Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

segunda-feira, novembro 16, 2009

“QUATRO LEIS ESPIRITUAIS”


Abençoados, meus queridos amigos e irmãos. Aqui de novo com vocês para levar-lhes o que nós chamamos o calqueo mundial, o calcado do Apóstolo Paulo do evangelho da incircuncisão.

Antes de fazer isso, queria notificar-lhes que o irmão Cudris (Andrés) está escrevendo uns panfletos pequenos, talvez de 2 ou 3 páginas, que se chamarão “Jóias de Graça”. É um tema, é como um corte de um calqueo, mas de vários que ele condensa, muito eficiente. O primeiro é um que se chama: “Romanos 7”. Nesse, contribuiu o colaborador Rafael Encarnación, Cudris e eu, pessoalmente; desenvolvemos isso entre os três. O outro é “Nome de Deus e o Conflito Milenar de duas Ciências”, por Cudris.

Bem, queria enviar uma saudação à família Fitata lá em Bogotá e Héctor de la Mora no México, são uns abençoados muito especiais que estão há tantos anos conosco, tão fiéis ao chamado que Deus nos deu.

Também, quero lhes anunciar que vamos estar bem ocupadinhos, celebrando uns Seminários Virtuais.

O tema que temos para hoje é: “QUATRO LEIS ESPIRITUAIS”

Vamos falar, brevemente, de uma primeira, que foi escrita por um apóstolo da circuncisão chamado Tiago e é a Lei Espiritual sobre a Língua.

Diz que a língua está posta como uma peça, é como o acelerador de um automóvel. A língua está posta em nossos membros e Tiago diz que tem uma função especial, a única coisa é que, como ele é da circuncisão, dos apóstolos, ele fala do aspecto negativo. Mas vemos como Paulo, já na incircuncisão, conserta e o apresenta positivo.

Vamos devagar, porque são 4 leis e necessitamos desenvolvê-las com tempo, para que tomes nota disto.

A PRIMEIRA LEI

Tiago capítulo 3 verso 3, diz:

“Eis aqui, nós colocamos freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, e dirigimos, assim, todo seu cuerpo.”

Em um cavalo, você põe um freio e lhe dominas TODO o corpo, dando a entender que a língua, isso é o que faz, que a língua domina nossos corpos quando a colocamos mal.

Diz: Observem também os navios; mesmo sendo tão grandes, e levados por impetuosos ventos, são governados por um pequeno timão, que os leva para onde quiser. Assim, também, a língua é um membro pequeno, mas se jacta de grandes coisas. Eis aqui, quão grande bosque um pequena chama incendeia!

E a língua é um fogo, um mundo de maldade. A língua está posta entre nossos membros e contamina todo o corpo e inflama a roda da criação e ela mesma é inflamada pelo inferno.”

Bem, aqui está falando Tiago, que tem um atraso, bem, judeu, por fim, estava, todavia, com Moisés e, ainda que Cristo tivesse morrido e ressuscitado, ele seguia olhando a Moisés como o deus deste século. Mas, então, entendemos que isto é uma lei e o apóstolo da circuncisão, Tiago, diz que isto está posto em nossos membros e governa todo o corpo.

Se o fazes com a Graça, com a ciência da Graça, porque Tiago estava falando da ciência velha, a ciência que não faz bem, mas com a ciência paulina, com a ciência da incircuncisão, você pode usar a língua para –no meu caso, eu a uso para curar-me, rejuvenescer-me, para que a palavra corra, para tirar-me os desejos enganosos que vem a este corpo, que está cheio de desejos enganosos, como todos os demais seres humanos, então, a língua é o veículo.

O Apóstolo Paulo diz: “Que, se confessares com tua boca corretamente, se confessares com tua boca…” Diz que “chamamos as coisas que não são como se fossem…”

Então, a língua pode fazer um dano tremendo, por isso é que o Salmista disse: “Põe guarda à minha boca”, porque o que se manifesta aí “inflama a roda da criação”. De fato, toda a maldade que existe neste mundo começa falando, pensando e falando: “Da abundância do coração, da mente, fala a boca”. Por isso é que temos que organizar nossos pensamentos e encher nossa mente do conhecimento da ciência do bem.

Vamos entrar em cheio na segunda, sem que me esqueça do que disse antes: que aos cavalos são postos freios e governamos todo seu corpo, quer dizer que, governando bem a língua, se pode governar todo nosso corpo.

A SEGUNDA LEI ESPIRITUAL

Está em Efésios capítulo 2 verso 10.

Esta é uma lei provada, estas são leis como a lei da gravidade: tudo o que sobe, desce; depende de onde esteja.

Mas em Efésios capítulo 2 verso 10, diz:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.”

Bem, aqui o Apóstolo diz que “somos uma criação, criados em Cristo Jesus para boas obras.” Isso é uma lei, toda criação tem um curso de desenvolvimento conforme sua medida, como toda semente dá frutos conforme a semente, pois esta criação que está em nós, os crentes, vai se desenvolvendo e quer te conduzir a boas obras que Ele preparou de antemão.

Naturalmente, a falta de conhecimento e submissão, o que vai fazer é atrasá-la, mas não eliminá-la.

Veja como diz Filipenses capítulo 1 verso 6:

“…estando persuadido disto, que aquele que começou em vós a boa obra, o mesmo que Efésios 2: 10 chamados “a caminhar em boas obras,” aquele que começou em vós esta boa obra, a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo;…”

Quer dizer que esta é outra lei que não podemos evitar.

IGUAL QUE, AQUILO QUE TU FALAS, EVENTUALMENTE VEM CONTRA TI, AQUILO QUE VAIS SEMEANDO, AQUILO QUE VAIS FALANDO.

Por exemplo, eu tenho visto casais no Ministério que falam constantemente de um tema e, eventualmente, esse tema os persegue, seja de medo, seja de temor ou seja de derrota, ou seja de vitória.

Por exemplo, eu sempre que falo com Álvaro (colaborador), me diz: -A congregação de Houston é tão linda, Apóstolo. Todos esses irmãos estão preciosos-. Há diferentes culturas, mas ele sempre me fala muito positivo dessa congregação. De todos! Me diz: -Está tão linda essa congregação, Apóstolo. E, eventualmente, isso é o que está se vendo, o que ele vem falando por um tempo dessa congregação.

Igual a Samuel Valle (colaborador em El Salvador), sempre me diz: -Apóstolo, o trabalho de Ana, que foi quem recebeu o lugar de Bispo, me diz: -Que bem que ela está como Bispo, porque as coisas vão melhores. São pessoas que sempre veem o lado positivo.

Igualmente, por exemplo, a Héctor Aguilar, que foi Bispo e agora frequenta a congregação de Houston, não como Bispo, e ajuda na congregação. Sem dúvida, são pessoas que semeiam umas atitudes que, eventualmente, se colhe tanto delas.

Por isso, é bom sempre falar em linha com o Pacto e sempre dar boas notícias, observando sempre “vossa boa ordem em Cristo Jesus”. Tudo o que sai por sua boca, eventualmente, assim vai se manifestar.

Como eu, com Telegracia. Eu sempre falava de Telegracia: -Um dia, quando eu governar os céus, quando eu governar o ar através de programas-, e eu sempre falava. Até que chegou a Internet e depois Telegracia, e isso é o que estamos vendo, a palavra correndo.

O mesmo espírito põe essa boa obra, para que você a confesse. Nunca permaneça calado, confessa-a que, eventualmente isso é o que você vai colhendo. E, então, somos feitura sua, eventualmente, isso vai tomar lugar.

A TERCEIRA LEI

Romanos 3: 27. Vamos ler, esta é uma lei poderosíssima e uma das mais importantes, ainda que todas são importantes, mas esta em particular alcançou algo que é imensamente espetacular. Diz o verso 27:

“Onde, pois, está a jactância? Fica excluída. Por qual lei? Pela das obras? Isso é uma lei, a lei das obras Não, senão pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado por fé, sem as obras da lei.”

Bem, a lei das obras é que você tinha que ser cem por cento perfeito. Você podia cumprir a lei de Moisés até os 70 anos e, ao cumprir, um dia depois dos 70 anos, você violava um ponto e se fazia culpado por tudo, como se nunca tivesse feito nada. Assim era a lei: “Olho por olho, dente por dente.”

Deus estabeleceu uma lei melhor: A LEI DA FÉ. Na lei da fé, você crê e permanece perfeito com uma só oferta, como diz Hebreus capítulo 10 verso 14, que nos fez perfeitos. “Com uma só oferta você fica perfeito para sempre”, teu espírito fica justificado.

Por isso é que ele diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado por fé sem as obras da lei.” Assim que, essa é uma das leis mais poderosas que podemos ler no novo testamento.

E, A QUARTA LEI

É uma lei que a mim, quase sempre, se me faz bem difícil de falar disso, por causa que se abusou tanto disto em todos os ministérios que, às vezes, se me faz difícil. Mas chega o momento em que, por causa do governo que eu represento, tenho que falar e é A LEI DA SEMENTEIRA E DA COLHEITA.

O que diz Gálatas capítulo 6 verso 7: “Não vos enganeis; Deus não pode ser burlado: pois tudo o que o homem semear, isso também colherá.” Tudo o que você Semeia é o que vai Colher.

Aqui, então, entramos no tema em que somos soldados, atletas e agricultores do reino. Porque há uma lei que diz que o que você Semeia, você Colhe.

Então, eu pus aqui, vamos ler Mateus 7:12.

É uma das manifestações dessa lei, que diz: Assim é a lei e os profetas, Jesus diz “que com a vara que você mede você será medido”. Mas, aqui também diz:

“Assim que, todas as coisas que quiserdes que os homens façam convosco, assim também fazei vós com eles; porque isto é a lei e os profetas.”

Se você quer que te respeitem: RESPEITE;
Se você quer que tudo te vá bem: FAÇA AS COISAS BEM;
Se você quer colher amizades: DEVE FAZER BOA AMIZADE.
EM TUDO, você deve semear para colher boas coisas.

Então, por exemplo, olha, aqui nos Estados Unidos, eu estava buscando como exemplo: As hipotecas nos Estados Unidos. Houve uma manifestação em todo o Estado, que isto trouxe um caos à economía dos Estados Unidos tremenda e tudo foi por que se semeou mal.

Por exemplo: Em uma hipoteca aqui nos Estados Unidos, todos se qualificavam, mesmo que ganhasse pouco. Eles mentiam: -Pois, que Fulano ganha tanto e que Fulano mora contigo e ganha tanto e assim, te qualificamos. Então, vinha o funcionário, também, porque todos ganhavam: aquele funcionário, o agente. E, então, também o corretor, aquele que estabelece o valor correto, ele inflacionava o preço da propriedade, fosse para vendê-la ou para comprá-la.

E começaram a se violar umas leis, e todo o mundo estava ganhando, todo o mundo ganhava. Fulano de tal, acabando de chegar eu não sei de onde, aplicava para uma casa e se qualificava. E, bom, os preços dispararam e uma casa que custou 30 mil dólares antes, pois, agora, custava 100 mil dólares e tudo era uma prosperidade, aparentemente uma prosperidade.

Quando veio o que se semeou e veio o tempo da colheita, o que se viu foi um caos econômico, que os Estados Unidos não sabe o que fazer com a situação financeira deste país. Porque o que se semeia se colhe, abençoado. CEDO OU TARDE VOCÊ VAI COLHER. Por isso é que temos que semear corretamente.

Então, por exemplo, há coisas que Deus não muda:
Ele não muda o AMOR, o amor é o mesmo no velho pacto e no Novo Pacto.
• Ele mudou a forma de justificar ao homem, isso, sim, ele mudou, mudou as leis que regem nossa salvação, tirou o diabo do meio –isso já é um alívio tremendo-, tirou o pecado do meio. Ali ele mudou, porque antes havia pecado, Ele via pecado. Agora, Ele não vê pecado, porque Ele pôe um juramento sobre isso.

• Ele não muda NA SEMEADURA tampouco, NA SEMEADURA E NA COLHEITA, Ele não muda.

Eu busquei por aqui a Malaquias capítulo 3, quando fala do dízimo, diz o verso 6, 8-9 e 12:

“Porque eu, Jeová, naquele tempo, mas é o Senhor, diz: Porque eu, Jeová, não mudo; por isto, filhos Jacó, não fostes consumidos.”

O verso 8 diz: Roubará o homem a Deus? Pois vós me roubastes. E dissestes: Em que te roubamos? Em vossos dízimos e ofertas. Malditos sois com maldição, porque vós, a nação toda, me roubastes.”

Então, veja que no verso 12 há uma promessa:

“E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque sereis terra desejável, diz o Senhor dos exércitos.”

Quando cumprimos esta lei da SEMEADURA E DA COLHEITA. Então, da mesma forma que “a língua inflama a roda da criação”, A SEMEADURA é uma lei, são as leis financeiras do reino.

Nós representamos um Reino e é um Reino com finanças e, então, a matemática de Deus é bem simples e se resume assim:

Eu te dou dez maçãs, que é “semente ao que semeia”. Agora, o que você faz se te dão semente e não há terra para semeá-la? Se te apodrece a semente e se acaba, a agricultura vai à falência. Tem que haver terra; neste caso, a terra representa o Ministério.

Então, Deus diz: -Ok, eu te dou dez maçãs: UMA é o dízimo e OUTRA é a oferta. OITO para ti, DUAS para o Senhor.

Olho. Eu pus aqui, por exemplo, cinquenta maçãs. Pois, das cinquenta maçãs, CINCO é o dízimo, CINCO é a oferta. OU, CEM maçãs, DEZ é o dízimo –daí vem a palavra DEZ. Você pega cem maçãs e não espera para gastá-las primeiro, você o primeiro que faz é: com estas DEZ maçãs, são do Senhor, você põe à parte e estas DEZ maçãs é minha oferta, vou funcionar com oitenta maçãs.

E estas oitenta maçãs, com isto eu pago o Ministério, com isto pago os gastos de luz, pago os gastos de Internet e, com este restante, me cubro, também, e isto uso para evangelismo e para preparar folhetos e para que a palavra corra.

E, então, isto é um ciclo, o que você está fazendo é contribuindo a um ciclo que começa a funcionar a seu favor e a favor dos que estão com você na congregação. Você não pode violar esse ciclo, porque o que você semeia, você vai colher.

Por exemplo, uma vez Jesus Cristo disse: “E aos pobres é pregado o evangelho”. Para quê? Para evitar que sejam pobres, para levá-los à prosperidade, porque o Evangelho da Graça faz prosperar, mas tens que honrar esse ciclo, as leis espirituais do Reino.

Imagine, eu me pus a observar aqui: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Equador, Bolívia, Chile, Peru, Caracas (Venezuela), Santo Domingo, Porto Rico, Espanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, El Salvador, Bahamas, esses 20 lugares onde nós estamos trabalhando com estas leis. E eu me pus a somar aqui, a nível de 100, se cada um separar VINTE maçãs destes países, eu estarei suposto a ver QUATROCENTAS MAÇÃS. Maravilhoso! E estás te pondo de acordo a um ciclo, é uma lei que não falha, abençoado.

Agora, UM DE VOCÊS, que esteja violando isso, começa a afetar seu país, sua nação, os que estão ao seu redor, porque é que são leis. VOCÊ NÃO PODE ROMPER ESTA LEI.

É como aquela história no Velho Testamento, onde o Senhor disse a Josué, penso que era, neste momento não, não me lembro bem da história, mas lhes disse: “Não guardeis nada do despojo do inimigo” e teve um que viu um lingote de ouro e o escondeu na terra e começaram problemas em todo o acampamento, até que se manifestou que um havia escondido algo muito valioso.

Então, você não pode ter esse lingote escondido em sua nação, abençoado, porque estás prejudicando um governo que EU sou quem o represento.

Eu não gosto de falar de finanças, porque, olha, eu te digo uma coisa: -Vou te dizer a verdade, EU DEVERIA VER QUATROCENTAS MAÇÃS, falando de porcentagem, mas eu não vejo nem DUZENTAS maçãs. Quer dizer que, por algum lado estão se perdendo duzentas maçãs.

Ah, eu não perco maçãs no Brasil, eu não perco maçãs em El Salvador, eu não perco maçãs na Colômbia, eu não perco maçãs no Equador. Em algum lado estão mordendo as maçãs e oxalá chegassem com mordidas, às vezes, não chegam em si, até sem mordida, NÃO APARECEM.

Se Todos nos colocarmos de acordo, abençoado e, veja, eu não estou te maltratando, porque eu te digo uma coisa, eu não sou uma pessoa que fixo a minha vista no que eu possuo, EU FIXO MINHA VISTA NO QUE EU CREIO, porque eu sou um semeador, essa é minha natureza: SEMEAR.

Mas Papai nos pedirá contas, porque somos um espetáculo e temos que ter vontade disposta, temos que buscar a forma, e mais, se te dão CINCO MAÇÃS, ponha uma por aí para trabalhar.

-Não, não, que eu não vou enviar uma maçã ao Ministério, uma maçã ao Apostolado, eu espero ter um montão, porque isso nada mais…
Mas, abençoado, se você não é fiel no pouco, quando te chegarem mil maçãs, vais pensar mil vezes, porque estás estragadinho, estás mal acostumado, estás utilizando a liberdade para entrar em uma libertinagem nesse terreno. E AQUI, TODOS TEMOS QUE SEMEAR, abençoado.

Olha, eu tenho semeado, eu tenho me desgastado em aeroportos, tenho me desgastado em Hotéis, Restaurantes, nas Imigrações -como maltratam as pessoas nesses lugares- almofadas velhas, moles, com mau cheiro, colchões que a pessoa amanhece com dor nas costas, de tantos diferentes colchões, comidas, envenenamentos. Eu me envenenei um montão de vezes…

Bom, Emilio (Gramajo, Bispo de Guatemala) uma vez me disse: -Ai Apóstolo, eu pensei que ia morrer-. Porque comi um toucinho, não sei o que tinha, com uns ovinhos pela manhã e peguei um envenenamento, que, bom, ele pensava: -Apóstolo eu, eu o vi morto, a pressão se foi, baixou, um envenenamento. EU TENHO SEMEADO.

Olha, eu, bom, só para mencionar, não é que eu queira jogar nada na cara, mas nós semeamos. Para que venha, agora, um colaborador que pega leve e, de momento, começa só a receber a colheita… Abençoado!

Diz na Segunda carta aos Coríntios capítulo 9 verso 9:

“…(como está escrito): Repartiu, deu aos pobres; Repartiu, deu aos pobres;… isso se cumpre agora. … aquele que dá semente ao que semeia, e pão ao que come,…”

Mas, se não semeias, para quê te dar semente? E chega o momento em que dizes: -Tem que fechar o Ministério, tem que entregar o local, vamos congregar em uma casa, vamos fazer… Porque é que estás retendo, abençoado. Não podes, estas são LEIS ESPIRITUAIS.

“…pão ao que come,…” Quem não come pão? O pão é boníssimo e Ele dá pão ao que come.

Então, veja o que diz –vou terminar- e se falhastes nisto, olha, há paciência para esperar. Ok, falhastes. O que você vai fazer, se aborrecer? Você não vai se aborrecer comigo. Eu tenho que vigiar por este Reino. A mim me puseram como responsável por este Reino e você tem que se submeter a isto.

Aqui não vale filho, pai, mãe, amigo. Aqui tens que te submeter, porque estamos falando de um Reino, um Reino onde vamos dar espetáculo ao mundo e, se cada um não põe as maçãs corretas, o barril se afeta, não se vê o que tem que se ver.

Olha como diz a Segunda carta aos Coríntios capítulo 9 verso 13, para terminar:

“…pois, pela experiência desta ministração…” Falando de finanças, aqui não está falando de outra coisa,

“…pela, diga: EXPERIÊNCIA, os que tem experimentado isto, desta ministração, glorificam a Deus pela obediência que professais ao evangelho de Cristo, que é a incircuncisão e pela liberalidade de vossa contribuição para eles e para todos;…”

Não são só eles, são TODOS. Por isso é que o Senhor disse ao povo de Israel: -“Não, vocês, A NAÇÃO INTEIRA TEM ME ROUBADO…”
Porque são princípios que envolvem tudo. Nos prejudica a todos. Se você não põe essa maçã aí, isso prejudica minha ministração, prejudica a ministração de lá, daqui. É DESOBEDIÊNCIA, Abençoado, e o anjo que te observa vê essas atitudes, vê essas maquinações e isso não agrada ao Senhor, porque os sete olhos do Senhor estão sobre ti.

Tens que tratar este assunto e enfrentar-te nesse assunto, abençoado. Porque aí está, estamos falando das finanças do reino, AS FINANÇAS DE PAPAI DEUS.

Como vamos governar? Assim é que vamos governar, tudo custa. O satélite custa Dez mil papéis –dizemos aqui brincando- Dez mil dólares mensais, não o satélite, o sinal para que o satélite chegue; o satélite, esses são outros vinte pesos. Temos outros gastos, aqui, gastos com os que ajudam, gastos com os que gravam, com os que editam, semeias aqui, semeias lá.

De fato, eu semeio tudo o que a Colômbia me semeia –que é um dos países que mais semeia- eu invisto em Telegracia e, antes, quando a semente era curta, eu utilizava de outro lugar para poder levar a cabo estas coisas.

Assim que, abençoado, me despeço de ti com muito carinho, com muito amor, psh! Um beijo para minha obediente amada e gozando-me, porque vejo tua boa ordem em todos estes 20 países que mencionei. Vejo uma ordem maravilhosa.

-Quando você vê, Apóstolo? Aqui as coisas não estão bem.
ESTÃO BEM, SE VÊ BOA ORDEM, porque eu não olho amanhã, nem hoje, EU ESTOU OLHANDO AO LONGE, que é o importante.

Assim que, abençoados com toda bênção e recebo para ti ESPÍRITO DE PROSPERIDADE, ESPÍRITO DE TRIUNFO, DE DOMÍNIO PRÓPRIO, DE PODER EM TODAS AS ÁREAS DE TUA VIDA.

ABENÇOADO COM TODA BÊNÇÃO! Até logo.

Nenhum comentário: