Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

segunda-feira, novembro 16, 2009

“A MENTE E O CORPO”


Abençoada. Amada minha, amada igreja, eleita, escolhida, predestinada desde antes da fundação do mundo. GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA!, por essas verdades tão belas.

Bem, antes de entrar no que chamamos ‘Calqueo’, que corretamente se diz, Calcado, mas nós preferimos chamá-lo ‘Calqueo’, ‘O CALQUEO ÀS NAÇÕES, quero enviar uma saudação à igreja de Cuba. Acabo de ver uns vídeos de Cuba, de crianças com o número, bom, aquele menino que eu vi deveria ter 9 a 10 anos, já marcado, e um sem-número de jovenzinhas marcadas com JH, os 666. Bem, a verdade é que a amada em Cuba é algo maravilhoso; e vi, também, como foram renunciar à rameira. Bom, esse povo está ali que arde. Ali, sim, é que há fogo.

Alguém também me perguntou pela Internet quanto ao vocabulário que Paulo usa que, às vezes, lhes chamou ‘cachorros’; Paulo lhes chamou ‘insensatos’, bem, às vezes, Paulo usava palavras fortes contra os apóstolos e contra os da circuncisão. E, também, alguém me fez uma observação, dizendo que Jesus nunca utilizava nomes assim contra ninguém.

E, então, eu lhe respondi que sim. Jesus também foi forte. Uma vez se dirigiu a Herodes e disse: “Diga à zorra de Herodes…” Ja, ja, ‘a zorra’, ok. Assim que, isso está em Lucas 13: 31 e 32; “A zorra de Herodes”.

Mas vamos ao tema. O tema de hoje é: “A MENTE E O CORPO”.

Nós somos dualistas, não somos trinitarianos, é: A Mente e o Corpo. Tem pessoas que pensam que somos trinitarianos, porque dizem: ‘Espírito, alma e corpo’.

Não, a alma representa teu corpo, mas, em si, você é um espírito que vive em um corpo. “Você é um tesouro em um vaso de barro”. Você não é nem dois tesouros, nem dois vasos de barro. “ÉS UM TESOURO EM UM VASO DE BARRO.” E vamos identificar como Paulo se referiu ao corpo e à mente.

Vamos buscar em seguida Romanos capítulo 7 verso 14 a 17. Por aí começamos neste dia.

Diz o verso 14: “Porque sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido ao pecado.”

Então, diz aqui o Apóstolo Paulo que, se a lei é espiritual e eu sou carnal, então eu digo: -Moisés, aparta-te de mim. Porque vou tratar de cumprir uns mandamentos que são espirituais –que são boníssimos, os dez mandamentos são boníssimos-, mas o problema é que você é “carnal vendido ao pecado.”

Então, o melhor é usar a lei como um espelho, mas: -Moisés, aparta-te de mim, porque eu não vou poder te cumprir. Por isso foi que Cristo morreu, para cumprir por você e imputá-lo em seu espírito, para que você descubra a sua verdadeira identidade.

Aqui, o Apóstolo Paulo diz “eu me deleito na lei de Deus”, o problema é que vejo outra lei em meus membros que se rebela contra mim.

Bom, e diz o verso 17 de Romanos 7:

“De maneira que já não sou eu quem faz aquilo, senão o pecado que mora em mim.”

Já não sou eu quem faz aquilo, senão o pecado que mora em mim. Parece que Paulo está dizendo: “Não, eu não…“ Por isso é que, no sistema, quando acontece alguma coisa má com estes pregadores do sistema, eles dizem: -Não, não fui eu. Foi o diabo quem me fez fazer isso. Vamos falar um pouquinho disso, porque o Apóstolo tem que dividir tua verdadeira identidade, tem que dividir teu corpo de teu espírito.

Por isso é que vamos ler este capítulo 7, porque aqui há uma revelação lindíssima de consolo, de santidade, que vai nos ajudar a ser melhores.

Diz em Romanos capítulo 7 versos 21 a 25, vamos ler todos esses versos.

Diz: “Assim que, querendo fazer o bem, encontro esta lei: Que o mal está em mim. Porque, segundo o homem interior, me deleito na lei de Deus; mas vejo outra lei em meus membros, que se rebela contra a lei de minha mente, e que me leva cativo à lei do pecado que está em meus membros. Miserável de mim! Quem me livrará deste corpo de morte?

Dou graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que, eu mesmo, com a mente, esse é o tema “A mente e o Corpo”, com a mente sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.”

Então, aqui, o que o Apóstolo nos convida é a como dividir tua mente –tua verdadeira identidade, a mente, que é sinônimo de espírito- então, como dividir esses dois, para que tenhas uma identidade sã quanto a ti. Que possas dizer: -Eu sou um tesouro, eu sou uma pessoa decente, eu sou uma pessoa boa, eu sou uma pessoa perfeita, mas ando com um veículo que é gênero diabo, que é o que me faz cometer os erros que eu tenho cometido e tudo o que me aconteceu em toda a minha vida. Mas, em si, minha verdadeira identidade é: UM ESPÍRITO PERFEITO. Por isso é que Paulo diz: “À congregação dos espíritos justos feitos perfeitos”.

Diga comigo: EU SOU PERFEITO. EU QUERO FAZER O BEM, EU VOU FAZER O BEM.

Mas o problema é o corpo, há que saber como governá-lo e esse é o propósito desta prática neste dia.

O Bispo Martín estava me contando de uma classe que lhe ocorreu, ele estava no Jardim da Infância lá em Bogotá e, então, ele lhes deu uma conferência de que ‘Nós somos Tesouros em Vasos de Barro’. Mas, depois, veio uma psicóloga e também falou como que uma hora das experiências da carne e o que se tem que fazer.

Então, parou um homem e disse: -Não, não, mas isso eu sei, quantas conferências de motivações eu já participei e saí contente dali, mas depois de duas semanas, volto à mesma coisa. Será que não é melhor eu congregar onde o pastor nos falou, de que somos um tesouro e o que tem que alimentar é o tesouro… Porque, tanta psicologia, tantas conferências, tantos cursos de motivação, as pessoas participam e continuam a mesma coisa.

Olha, este mundo, como não me conhece, nem crê no que eu digo, este mundo anda com um gênero maligno, mas eles não sabem que podem se separar desse mal que está neles, através da ciência da graça. E, então, a ideia é separar a Mente do Corpo carnal e, assim, poder viver no espírito. Uma vez isso dividido, então você descobre sua verdadeira identidade; que você não é um viciado em drogas, você não é um bêbado, você não é a pessoa que foi, você não é o ladrão.

Não, não. Você é um espírito perfeito, mas, por desconhecimento, porque nunca ouvistes o evangelho, não pudestes diferenciar entre estes dois.

Por isso é que Paulo termina o verso 25 do capítulo 7:

“Graças dou a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que, eu mesmo, com a mente, com a mente sirvo à lei de Deus, mas com a carne, se trato de usar minha carne, vou terminar lhe servindo, à lei do pecado.”

Porque você não tem que pecar para ser encontrado pecador. VOCÊ É UM PECADO, VOCÊ É UM PECADO AMBULANTE, TEU CORPO É UM CORPO MAU, UM CORPO DE PECADO.

Por isso é que o Apóstolo nos dá estes dois conselhos: -Olha, TEU CORPO REPRESENTA A LEI DAS OBRAS, TUA MENTE REPRESENTA A LEI DA FÉ. Pela mente, você vai viver por fé; com o corpo, vai viver por obras.

Por isso é que o capítulo 8 de Romanos, olha como diz o verso 1:

“Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, os que não andam conforme a carne, senão conforme ao Espírito a mente.”

Certamente que não há condenação para nós, se já sabemos quem somos… Mas aquele que não sabe dividir isso encontra condenação todos os dias, todas as semanas. Para estas igrejas do sistema, as pessoas vivem passando no altar chorando: -Não posso, Senhor, perdoa-me… Se Cristo vem, eu fico… Porque se veem em pecado.

Porque eles não tem a habilidade de separar o corpo da mente e, então, ao se verem juntos, então julgam suas más obras, tem uma má consciência deles e pensam que são maus. Pensam que são pecadores, dizem: -Não posso. E tratam e NÃO PODEM, porque isto é uma ciência que somente a divisão destes dois é o que vai te ajudar.

Veja quanto dano causa não conhecer esta verdade. O mundo, ao não separar estes dois, vive em um caos. E, bom, no caos em que nós vivíamos antes. Quanto dano nos fez? Aquele que não conhece isto, as consequências de viver em desordem, em vícios, em adultérios, em fornicações, em pelejas, fofocas, rancor, ódios, essas são as obras da carne.

Por isso, em Gálatas capítulo 5 verso 16 e 17, diz:

“Digo, pois: Andai no Espírito, andai na mente e não satisfaçais aos desejos da carne. Porque o desejo da carne é contra o Espírito,…” Você vê a dualidade aí?

O verso 17: “Porque o desejo da carne é contra o Espírito,…”

Em outras palavras, que você tem um corpo que procura te fazer dano. Você pode ter uns planos maravilhosos e descobrir que te saíram mal, mas é que não é de fora, a luta é de dentro de ti mesmo, a tua carne. Se não souberes governá-la e dividi-la, ela mesma vai te enfocando com os desejos enganosos, até que faz sua travessura.

Por isso é que diz aqui, o verso 17:

“Porque o desejo da carne é contra o Espírito, e, naturalmente, o do Espírito é contra a carne; e estes se opõem entre si, para que não façais o que quereis”

SE OPÕEM. A CARNE NOS FALA e tu vês que és iluminado e que estás crescido em graça. Com teu espírito, dizes: -EU NÃO RECEBO ISSO. E mais, olha, tenho que levar isto cativo antes que este monstro cresça. É algo como uma bola de neve que vai se enrolando e, finalmente, estoura e comete erros que, depois, você vai sentir muito.

TUA VERDADEIRA IDENTIDADE É: ESPÍRITO,

Olha, estamos falando a psicologia das psicologias, A MÃE DAS PSICOLOGIAS. Estamos falando agora, porque o psicólogo estuda a conduta humana e trata de melhorar a conduta humana com força de vontade própria. Ou seja, trata, com carne, de ajudar à carne. Isso é um engano tremendo, a psicologia. Se você estiver estudando isso, bom, se já começou, utilize-o como experiência de que NÃO SERVE.

Mas, a carne não pode ajudar a carne. O ÚNICO QUE PODE GOVERNAR, LEVAR CATIVO AS INTENÇÕES DA CARNE É O ESPÍRITO.

Mas, dizer: ESPÍRITO, as pessoas creem que andar no espírito é andar em uma posição mística, de joelhos e fazer uma série de coisas e ‘Estou no espírito.’ Não. O espírito é um CONHECIMENTO que a mente utiliza. A mente se alimenta das 14 epístolas de Paulo, onde está escrito identificando QUEM VERDADEIRAMENTE TU ÉS.

O mundo não conheceu isto e anda em trevas. Nós (Creciendo en gracia), olha, como a mariposa que nasce de um gusano, primeiro é gusano e depois entra em uma metamorfose e sai voando e se torna em outro ser. É como a serpente que muda seu corpo físico. Eu me lembro de uns anos atrás que, na varanda de minha casa, vi assim uma serpente e, quando a olhei bem, era só a pele, a cobra foi embora, tomou outro corpo e deixou seu corpo velho em cima da varanda.

É como o satélite, que sai aos céus e leva um transbordador, que é quem o impulsiona, mas esse transbordador depois se divide do satélite. O satélite segue até à lua e o transbordador cai no mar e desaparece, afunda no mar.

Então, nós, através da ciência da graça, temos que aprender como dividir estes dois. Naturalmente, não é para que, agora, você diga: -Bem, pois, então, eu agora deixo que meu corpo se vá à deriva. Não. Porque o que você semeia, você colhe, abençoado. Você é RESPONSÁVEL pelos seus atos. Você já sofreu bastante com a sua carne para continuar inventando desculpas.

Você não pode dizer: -Não, que foi que o Bispo, foi que o colaborador, foi que minha mãe, foi que eu nasci pobre, é que eu nasci em um bairro, é que meu pai era assim, que minha mãe era assim…

Você tem toda a razão, mas a REVELAÇÃO está em que você não tem que ficar assim. VOCÊ TEM QUE ENTENDER AS DUAS FONTES QUE ESTÃO EM VOCÊ: uma amarga e uma doce; uma é gênero diabo e outra é gênero Cristo.

Olha, até o próprio Jesus de Nazaré, de fato, no capítulo 7 é que fala destas duas divisões. Mas, quando você começa a ler Romanos 7, o que te diz é que já és de outro, daquele que Ressuscitou. Até Cristo teve que mudar seu corpo, dando-nos a entender que, um dia “Vamos ser revestidos de outro corpo”; pois, ele deixou a Jesus de Nazaré. Veja que morreu em debilidade e se vestiu do Ressuscitado, que é todo-poderoso.

E essa é a tua meta, ficar igualzinho a Ele, porque já somos como Ele na revelação e no conhecimento. Nós somos uma congregação de Cristos, mas andamos, todavia, com o tubarão em cima. Lembre-se daquele produto que vendiam antes, que mostravam um homem carregando um tubarão-, andamos com esse corpo e é sua responsabilidade tratar com ele. Cada um levará sua própria carga, é sua RESPONSABILIDADE.

Você não pode continuar colocando desculpas para viver como lhe dá vontade, abençoado. Porque o que você semeia você colhe e vai pagar por isso. Mas estamos te dando as ferramentas para que não continues caminhando assim, para que saias da depressão, para que saias desse estilo de vida que trata de te levar consciência de pecado, quando você já não é um pecador, você é um ESPÍRITO JUSTO FEITO PERFEITO.

Mas, o corpo, se não o manejas bem e não o levas cativo à obediência de Jesus, te traz culpabilidade e pensas: -A Graça não funciona. Não. A Graça funciona com aqueles que a deixam funcionar.

Ah, e isto não é para te fazer sentir culpado, ao contrário, é para TE AJUDAR. Que digas: -Não, não posso continuar vivendo assim. Eu tenho que me separar de meus próprios abençoados. E não é que eu não os ame, mas, às vezes, a pessoa tem que escolher, enquanto o outro vai crescendo e o outro vai se desenvolvendo, a pessoa tem que ter cuidado.

Uma congregação de “espíritos justos feitos perfeitos”, nem todos cresceram, uns vão pelos 30, outros vão pelos 60, outros pelos 80 e, então, você tem que procurar como se defender para viver uma vida mais sábia.

Veja como diz Segunda carta aos Coríntios capítulo 5 versos 3 e 4.

“…pois assim seremos encontrados vestidos, e não desnudos. Porque, assim também, os que estamos neste tabernáculo, gememos com angústia; porque não queremos ser desnudados, senão revestidos,…”

Quer dizer que, essa roupa, você a tinha antes, em espírito, quando estava em seu espírito, em forma espírito; depois, você se vestiu de carne: “Porquanto os filhos participaram de carne…” Você já era filho, mas participou de carne, ao participar de carne, você ficou desnudo daquela roupa.

Agora, diz: “…senão revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.”

Por isso é que este evangelho sacou à luz a imortalidade, porque já sabemos, e, por quê esta situação assim, por quê? Pois, para que você deseje ser revestido. Esta situação que você tem e que eu tenho, sabendo que o homem interior se deleita, que você quer somente fazer o bem.

Olha, outro dia eu estava dizendo a Lizbeth: -Lizbeth, virão uns lavamentos sobre a face da terra, que vai morrer gente… E está morrendo gente aos montões, nas catástrofes que estão tomando lugar, mas vem “como estopa“, diz Isaías. Você já viu essas bolas de mato nos desertos, que o vento as leva… “como estopa, a terra será limpa de gente má“.

Que bom é ser bom. Verdade que sim? Que bom é ter bons vizinhos, que você não tenha que se preocupar, que se roubaram a criança, que se assaltaram, que se mataram, que tanto acidente.

Você sabe por quê isto ocorre? Porque eles não tem a esperança que eu e você temos. O mundo está passando por um caos, mas logo vem um lavamento, a palavra vai correr, e correr e os ímpios serão tirados da terra e só morarão os justos na face da terra, com corpos revestidos dessa glória, governaremos aqui nesta terra. Esse é o anseio: Comunidades inteiras boas. Tanta gente que anda nas obras da carne, que você e eu a temos igualzinho.

Olha, se você ler em Gálatas 5 no verso 19 em diante, veja o que diz:

“E manifestas são as obras da carne, ponha aí, manifestas são as obras de José Luis, da carne,

“E manifestas são as obras do Bispo

“E manifestas são as obras DE TODA CARNE.

A carne para nada aproveita, abençoado. Você é um espírito perfeito, mas A CARNE, você tem que aprender a usar a ciência da graça, para opacar as obras da carne.

Olha como diz: “E manifestas são as obras da carne, que são: adultério, fornicação, imundícia, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, pleitos, ciúmes, iras, contendas, dissenssões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, orgias,…”

Olhe, isso, VOCÊ E EU TEMOS. Paulo disse: -Olha, abençoado, “querendo EU fazer o bem, encontro esta lei, não um sentir, esta lei, QUE O MAL ESTÁ EM MINHA CARNE”.

Então, você e eu temos a mesma coisa que o mundo tem, a única coisa é que você e eu fomos escolhidos, porque somos predestinados para ser SEMELHANTES A ELE. Porque nós somos uma linhagem escolhida sobre a face da terra, que se nos foi revelado.

Se a você foi revelado o meu evangelho, aquele que eu prego, QUE NINGUÉM na face da terra está pregando, o evangelho da incircuncisão, que para que não pareça novo, Papai o deu primeiro a Paulo e o deixou como fundamento para que eu não apareça agora, dizendo: -Ele diz coisas novas.

Não. Eu estou dizendo o que já está escrito, mas que somente é revelado a pessoas eleitas, a tesouros que foram apartados para Ele, porque o mundo anda em um despelote de carne por aí e não conhecem. O Deus deste mundo, Moisés, lhes cegou o entendimento. Esse é o Deus deste mundo, a Moisés foi dado um Ministério de morte. Imagine, um ministério de morte para sacar à vida a morte que está em você. Mas a Graça já nos cobriu e não estamos debaixo da lei, estamos debaixo da Graça, portanto, somos um povo especial, uma linhagem escolhida que Deus nos elegeu para isso.

Olhe o que diz Segunda carta aos Coríntios capítulo 4 versos 3 e 4:

“Mas, se nosso evangelho, falando do evangelho de Paulo, da Incircuncisão, mas se nossos evangelho ainda está encoberto, entre os que se perdem está encoberto; nos quais o deus deste século, Moisés, cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”

ESTA É A IMAGEM DE DEUS, o evangelho da incircuncisão, o que eu te prego, é para que vejas a tua imagem. O que eu te prego, olha, é um espelho para que vejas o diabo em tua carne e um espelho para que vejas a glória de quem és em espírito.

Por isso é que temos, um dia, que nos desapegarmos, como a mariposa se desapega do gusano. Por agora, temos a esperança, por agora, Paulo diz, olha: “Se vivemos pelo espírito, andemos também conforme ao espírito; Se vivemos pela mente, andemos, levemos a cabo com o conhecimento”. NÃO NOS ARRASTEMOS MAIS, PORQUE NÃO SOMOS GUSANOS.

ESSE GUSANO… Olha, esse gusano, a mim me fez tanto dano… E a ti fez dano, abençoado? Mas você não quer mais se arrastar, o que você quer é sair do gusano e entrar em mariposa. Você, o que quer é mudar esse corpo e ter um novo. Eu te casei com o Ressuscitado. Essa é tua meta, chegar ali, chegar a ser como Ele, nesse aspecto.

Assim que, eu te recomendo que pares de sofrer e comeces a reinar. COMEÇA A REINAR EM VIDA. A água benta não vai te ajudar, as muitas orações não vão te ajudar. Você pode se pôr de joelhos, pode jejuar 40 dias, pode ir ao psicólogo, ou podem te dar classezinhas de psicologia, a criancinha podem tratar assim, mas, olha, o que está mal está mal e o ser humano não vai consertar. A educação humana não conserta. A ÚNICA EDUCAÇÃO QUE VAI TE FAZER FELIZ, QUE VAI TE AJUDAR É A GRAÇA.

Nesta semana, eu recebi uns testemunhos tão lindos, tão belos, de pessoas que foram abusadas e de como a Graça os levantou. Pessoas que foram lastimadas pelos pais, pela mãe, pelos irmãos, pelos tios, mas chegou a glória do evangelho de Cristo e, hoje, vivem vidas reinando, vivem vidas completas em Cristo Jesus.

Assim que, me despeço de ti, momentaneamente, até o próximo calqueo, que garante, GARANTE levar-te a outra glória. Caminha, caminha, abençoado. Reina em vida, que tu podes, porque tu podes, porque estás iluminado e estás abençoado.

Até logo.

Nenhum comentário: