Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, maio 02, 2006


Bem, então vamos à comida que Papai (Apóstolo José Luis) tem para nós hoje. O tema nesta manhã, foi pregado por nosso Apóstolo (José Luis De Jesús Miranda) em Nicarágua…

Me disse: -Carlos, quero que leves esta comida à AMADA na sede.

E se chama o tema: "O TRONO DE SUA GRAÇA E A PROSPERIDADE".

Vamos começar com o verso central desta série de temas do TRONO da GRAÇA, em Hebreus capítulo 4, e o verso 16. Diz: "Cheguemos, pois, confiadamente ao TRONO…" É um trono de quê? -(Da GRAÇA). NÃO é um trono de marfim como se nos pintam, nem um trono alto de uma milha de altura, como as visões de "alguns". Não, é TRONO de GRAÇA.

(Diz): "…para alcançar misericórdia e achar GRAÇA para oportuno socorro".

O TRONO, é um trono de GRAÇA; é um trono de DOUTRINA (de conhecimento). É um lugar onde achas MISERICÓRDIA e achas oportuno socorro. Não é um lugar físico, não é um lugar no "terceiro céu"; não é um trono de metal brilhoso, não. É um lugar, um GOVERNO, um trono, um assento, um reino, porque se é um trono, então é um REINO... Um GOVERNO, um regime onde encontras OPORTUNO SOCORRO. Ali consegues misericórdia, consegues LIMPA CONSCIÊNCIA. É nesse trono que alcanças a paz, alcanças limpa consciência. Alcanças o que tu necessitas para o OPORTUNO SOCORRO.

Por muitos anos se ensinou que o TRONO da graça é algo lá no paraíso (no céu)... onde "Jeová" está assentado (o velho com barba), e Jesus ao lado em um troninho (trono pequeno) mais fraquinho (Jesus), e a pombinha voando pelos (dois) tronos... e que esse trono está lá e os "santos" estão se prostrando diante desse trono, foi dessa maneira que João viu (no Apocalipse).

Mas João NÃO é o perito arquiteto; João NÃO pôs o FUNDAMENTO deste pacto. A João foi dado outro espírito. Um espírito de CONFUSÃO, por não submeter-se a Paulo; mas Paulo, quando fala do TRONO, diz: "cheguemo-nos", porque é um lugar onde tu podes chegar, e depois diz: "CONFIADAMENTE".

-Por quê? Porque vais a ter CARNE que vai se opor a ti, para que NÃO te chegues…quer dizer que é um lugar aquí na TERRA. Não é um lugar onde se chega voando, ou te chegas numa visão acima. Não, é um lugar, aqui embaixo, a igreja se reúne e tem carne, e se lhe diz que chegue confiadamente, tranqüilo, venha, escute. E é um lugar onde temos encontrado OPORTUNO SOCORRO. Que oportuna é a PALAVRA que sai daqui para assistir tuas necessidades, para assistir a cada área de nossa vida.

Vimos falando sobre isso, mas hoje, vamos dar-lhe um giro: O TRONO da GRAÇA (onde se acha oportuno socorro), mas na PROSPERIDADE. Encontramos oportuno socorro na PROSPERIDADE; esse trono nos tem ensinado como ser prósperos. Como viver na prosperidade.

Vamos começar com a segunda carta aos Corintios capítulo 8 e o verso 9. Veja o que nos tem ensinado esse trono. Ou melhor, o JUIZ que está nesse TRONO. O juiz justo, o Deus VIVO.

Diz, Segunda carta aos Corintios 8: 9. "Porque já conheceis a GRAÇA de nosso Senhor Jesus Cristo,..." Isto é o que o TRONO dá. Isto: "…que por amor a nós se fez pobre, sendo rico, para que com sua pobreza fosseis …" -Quê? -(Enriquecidos).

Pois nós entendemos que já somos RICOS, ninguém aqui queremos ser RICOS, porque Paulo diz: Os que querem enriquecer caem em tentação e em laço. Se eu te pergunto: -Quantos querem ser ricos?
-Vocês, ninguém levante a mão, porque os que querem enriquecer-se caem em tentação.

-E qual é a DIFERENÇA, pastor, de querer enriquecer a ser RICO? -Pois, se tu queres enriquecer é porque tu NÃO sabes que já o és, e o queres. E tu queres ser RICO, e aí é que entras em cobiças néscias e daninhas.

Mas, tu NÃO tens que buscar ser RICO, porque tu já és RICO...
E como tu já sabes que és RICO, não buscas isso, e por não buscá-lo, te livras; o problema é buscá-lo.

-Tu trabalhas para ser RICO? Vês a diferença? Ou seja, tu semeias para ser RICO? Se tu, em algum momento, buscares ser enriquecido, saíste de FÉ. Então, aí vem a raiz de TODOS os males.
Porque tu estás buscando (expressas): -,Eu quero ser RICO…
Então, vais fazer dano a teu próximo, vais enganar, vais roubar, porque queres ser RICO.

Mas a diferença é que quando tu sabes que já ÉS, tu não tens que buscar SÊ-LO, porque tu já és... Agora, tu semeias porque agora sou rico. Vês, viste a diferença? Já sabemos que, ele, sendo rico, se fez POBRE para que nós, com sua POBREZA fôssemos enriquecidos.

Então, temos encontrado GRAÇA para o OPORTUNO SOCORRO em seu trono ao sabermos que somos RICOS? -Claro, tu sabes de quanto isso nos livra. Quando a ti te dizem no trabalho: Senhor, veja, você vai trabalhar só mais trinta dias porque aqui estamos remanejando tudo, vamos fazer outra coisa, estamos demitindo... Se você NÃO sabe que já é RICO, você agiria diferente.

Mas quando você sabe, como você age diante de uma SITUAÇÃO assim? (você diria ao chefe): -Tranquilo, não se preocupe, há anjos a meu serviço, é que vem um trabalho melhor, onde vão me pagar melhor, isso me convém. Porque tu já conheces a GRAÇA de Deus que, sendo rico, se fez pobre para que nós, com sua pobreza, fossemos (enriquecidos), já encontrastes graça para oportuno socorro.

Mas, se não sabes isso uffff... andarias (expressando): -Meu Deus, trinta dias!.... E começas a ligar: -Olha, mamãe, perdi o emprego, agora, sim, que as coisas estão mal. E a mamãe liga para o outro irmão (expressando): -Olha, está falido hoje... E por aí segue a cadeia de vozes, seguem falando (e com tanta fofoca) até que te põem preso, e tu nem sabes. E mais, te MATARAM, e nem deste conta.

Diga: EU ENCONTREI GRAÇA EM SEU TRONO, CONHEÇO SUA GRAÇA.

Então, já sabemos que somos RICOS. Você não espere ser enriquecido, já és RICO. Aconteça o que acontecer em sua vida; venha a notícia que vier, seja quem for, você é rico, essa é uma POSIÇÃO.
Uma pergunta: Sua SALVAÇÃO muda? -(NÃO). Tampouco tua prosperidade. Tu és salvo sempre salvo? -(Sim). Pois, tu és RICO sempre RICO... isso não muda, (ainda que expresses): -Não, que a salvação sim, isso de ser rico não... Não, é a mesma coisa... (Aplausos).

Olhe… quantos creem nisto: "Salvo sempre salvo" E se te portas mal, segues sendo salvo sempre salvo? -(SIM). Mas, se te metem PRESO, segues sendo salvo (sempre salvo)? - (SIM). E se morres, segues sendo salvo sempre salvo? Pois, igualmente é a prosperidade...

PRÓSPERO SEMPRE PRÓSPERO…

(Ainda que alguém argumente): -Sim, mas me demitiram do trabalho... (Lhe respondemos): -Próspero sempre próspero…
-Sim, mas me tiraram (o carro, a casa, ou qualquer coisa…).
(Lhe respondemos): -Próspero sempre próspero…
Essa é uma POSIÇÃO; digo, isso se encontra no TRONO da GRAÇA. Os que já conhecem sua graça.

E é como a SAÚDE, a saúde é igual; TU ESTÁS CURADO, ou tu buscas estar curado? (Tu podes dizer): -Sim, pastor, é que me fizeram uma operação. (Respondemos): -Ah, isso é outra coisa…
Te operaram, mas segues sendo curado. Isso é FÉ, esse é o espírito de FÉ. É como as pessoas que dizem a ti: - O quê, tu és salvo, mas estás bebendo cerveja!

Mas isso você já "leva", verdade que quanto a isso você já está tranquilinho? (Expressando): -Eu sou salvo…
Mas, e quando vem da prosperidade, (e quando se fala de prosperidade), como está tua FIRMEZA? Tão firme como SALVO SIEMPRE SALVO? Tu estás próspero sempre próspero? -Ah?...
E a CURA, tem que estar IGUALZINHA, essas três posições, olha:

SALVO, PRÓSPERO E RICO… igualzinho, não pode mudar isso...

Porque no mesmo corpo que levou os pecados, levou a ENFERMIDADE e levou a POBREZA, no mesmo corpo. Nele fostes, NELE... fostes.

Então, diga: JÁ CONHEÇO SUA GRAÇA. Tu já sabes que és RICO. O filho que está a caminho, o neto que está a caminho já NASCE rico. Ok.

Próximo verso, vamos agora ao verso 10. Segunda carta aos Corintios 8: 10. (Diz): "E nisto dou meu conselho (diz Paulo); porque isto vos convém, que começastes antes, não somente a fazê-lo, senão também a querê-lo,..." -Fazê-lo e o quê? -(A querê-lo).

A SEMENTEIRA se compõe de duas coisas: De querê-lo e de fazê-lo.

-Tu tens tido esse desejo de SEMEAR (querê-lo), mas NÃO tens o dinheiro? Mas queres... vais bem. Vais bem, porque PRIMEIRO está o querer e depois levas a cabo o fazê-lo. A SEMENTEIRA, tem que haver um querer , porque se não, então é simplesmente uma "esmola"... Mas a PROSPERIDADE, (A SEMENTEIRA) envolve um ânimo, um querer, por um conhecimento, por AGRADECIMENTO, pelo que esta palavra tem feito em ti.

Então, diz o verso 11. "Agora, pois, levai também a cabo o FAZÊ-LO,..." Já o queriam desde o ano passado, então Paulo diz: Pois, levem a cabo o FAZÊ-LO.

(Diz): "…para que assim como estivestes prontos a querer, assim também estejais em cumprir conforme ao que TENHAIS".

Igreja, você NÃO deve sentir-se "condenado" quando você NÃO puder semear mais, NÃO se conforme... mas não se sinta CONDENADO, porque nós semeamos conforme ao que TEMOS. Tu NÃO podes semear conforme ao que tu não tens.

Uma pergunta: -Quantos tem o "QUERER" de semear?

Isso… Agora, NEM todos tem o QUERER…isso é o que DISTINGUE; porque uns tem e outros NÃO. Outros NÃO tem o querer, outros buscam o "seu", e o seu, e o seu... Agora, os FILHOS de Deus (os que temos o espírito de Cristo), temos essa característica de que, ainda que NÃO tenhamos manifestado, sempre "queremos". -Quantos "querem"? (sempre querem).

Pois, então, a SEMENTEIRA é levar a cabo o fazer. Esse querer que começou, termina em uma ação (em uma manifestação), mas é conforme ao que TENS...

Tu não podes SEMEAR o que NÃO tens... porque senão vais entrar em MÁ consciência. Ou, senão, podes entrar em uma presunção (vaidade ou jactância) , e não em fé. (Muitos presumem dizendo):
-Não, eu digo que…(vou semear tanto…). Mas não chegou, todavia…

ATENTE bem, eu não estou dizendo que NÃO tenhas fé, mas tu não podes entrar em má consciência. No momento que tu entras em má consciência, algo está acontecendo. Porque, se tu tens o QUERER, então vai se levar a cabo o fazer, mas é conforme ao que tu TENS.

Há pessoas que dizem: -Não, nesse ministério "obrigam" a semear... (Perguntamos): -Quando? Isso é MENTIRA, aqui nunca obrigamos a semear. E muito menos dissemos que tens que semear aquí sua hipoteca, e que tens que semear aquí seu carro... quando? Se aqui é conforme ao que tu TENS. Ou seja, tu NÃO podes semear algo que tu não tens, porque NÃO te chegou.

Tens visto pessoas que, sem que lhes chegue o dinheiro, começam a fazer planos... não chegou e já o "gastaram". Ou seja, já... (Eles dizem): -Não, (se foi, se esfumaçou)... Então, estão fazendo "castelos no ar"; digo, estamos em FÉ, (declaramos que é nosso), mas tu tens que ser sábio administrador... Tu não podes desbocar-te, também, porque se não te chegou... tens que esperar (expressando): -Se o anjo, se é de Deus vai me chegar, e quando me chegar, então eu administrarei isso...

Mas tu não podes fazer negócio com algo que não te chegou... vais ficar louco... me faço entender? Ou seja, senão sais da fé, sais do REPOUSO. Ah, e se não se manifestou, é porque Deus tem um PLANO ali. Há um TEMPO, então, tu tens que ESPERAR um, dois, três, quatro, cinco dias mais; uma, duas, três, quatro, cinco semanas... conforme quando tiver que chegar. (Tu deves dizer_: -Quando cheguem, então eu trato com isso...

Pois com a SEMENTEIRA é igual, tu semeias conforme ao que tens, naturalmente podes dizer: -Eu recebo que quando vier esse DINHEIRO, eu vou semear.
Mas não o gastes antes que chegue...
Deus sabe que nós queremos semear, mas ele sabe que tu semeias CONFORME ao que tens.

Naturalmente, tens que pôr o anjo (claro e dizer-lhe): -Anjo, estou semeando, posso usar esse dinheiro para outra coisa, mas isto é o primeiro para Papai... conforme ao que me chegou, aqui vai... pac, o semeio. E então o anjo tem que te respaldar.

Agora, veja o bonito, veja o verso 12. (Segunda aos Corintios 8: 12):
"Porque se primeiro houver a VONTADE disposta,…" -Se primeiro houver o quê?
-(VONTADE).

Não chegamos, todavia, ao DINHEIRO. Estamos falando de "vontade disposta". Por isso é que a SEMENTEIRA, dissemos, se compõe de "querer" e depois de "fazer". Pois, se primeiro houver a VONTADE... Quantos tem VONTADE disposta para (semear)? Pois, se isto está, será aceita, segundo o que a pessoa tiver, NÃO segundo o que NÃO tem...

-Queres que Deus aceite tua SEMENTE? -Primeiro tens que querê-lo, tem que haver uma vontade disposta. E então, será aceita, mas senão, não... ou seja, se não há um agradecimento, um por quê dar, dar assim por dar, Deus não (o aceita). É como você dar um presente (expressando a alguém): -Aqui estou... para quê? (Te dirão): -Não sei, pega-o (Falando de um presente). Nãããooo, não se dá presente assim, porque se... há um por quê (por exemplo: Tu dizes a quem dás o presente): -Olha, pelo que me fizestes, obrigado porque me ajudastes nisto...

Igualmente com o Senhor (lhe dizemos): -Senhor, olha, estou tão agradecido porque me cuidastes todos estes anos no meu trabalho, me prosperastes, provestes para meus filhos que, por agradecimento tenho VONTADE disposta, e aqui está minha SEMENTE...
Então, essa SEMENTE é aceita pela VONTADE disposta, que se antepõe. A SEMENTEIRA começa com uma "vontade disposta"... -Quantos sempre querem SEMEAR mais além? E quantos tem entrado, às vezes, em tristeza, porque não tem podido semear? Vamos ver, levante a mão... Seja sincero, a mim me tem passado... (Tenho dito): É que eu quero semear...
E às vezes entro em tristeza e digo: -Senhor, mas, não pude semear, e eu quero semear mais...

E sabes que Papai me consolou com este tema? O Apóstolo (José Luis) me consolou, porque ele dizia: -Igreja, tens a vontade disposta?, pois tranqüilo, que o outro vem, se o querer está, tu não podes semear conforme ao que NÃO tens, é conforme ao que tens... Se está a VONTADE disposta, isso é o que eu aceito primeiro (a vontade disposta); se isso está, então será aceito o que tens, mas é pelo primeiro que tem (pela VONTADE disposta).

Agora, pergunto eu: É verdade que às vezes tu não tens podido semear porque NÃO tens manifestado, e gostarias de semear mais? Tem acontecido isso? E não tens podido, verdade? Mas tens a VONTADE disposta... (Aplausos).

Porque Deus aceita isso; igreja, as vezes que eu e minha esposa (Delmy) queremos SEMEAR a Papi (Apóstolo José Luis) mais além, mas às vezes a pessoa semeia conforme ao que tem... e às vezes a pessoa... tenho me entristecido (e expresso): -Senhor, mas não posso... (E o Senhor nos diz): -Mas tens vontade disposta? (Dizemos): -Tenho... (O Senhor nos diz): -Pois já... tranquilo... espera. Leva a cabo o fazer, mas é conforme ao que tu tens. Não te desesperes, não entres em tristeza, porque vais te condenar. Ou seja, vais sair do repouso...

Deus conhece teu CORAÇÃO, Deus sabe que esta palavra te fez livre, e que tu queres semear mais além do que tu (queres)... e tu já o fizestes, mas não tens podido mais, e NÃO podes entrar em condenação, porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus; tampouco podes negar a PALAVRA, porque ele te fez rico (tu és um RICO). -E o que vais fazer? (Expressar ao Senhor): -Senhor, tenho o querer…
Se tens o querer, vais bem. Se tens o querer, então leves a cabo o querer - mas NÃO daquilo que NÃO tens- (senão) do que tens...

Se são dez (10) maçãs que te chegaram, pois dessas dez maçãs dês uma a Papai, ou duas, ou três. O DÍZIMO é uma maçã. A OFERTA, tu dizes: -Bem, eu recebo em fé que dou uma maçã a mais (são duas maçãs). E eu TRATO com as oito (8) que me ficaram.
(E dizes): -E isto é para o carro, três maças para a comida, duas maçãs para os filhos, uma maçãzinha para o carro e já... E ali o reparto.

E na semana que vem, quando te chegarem (10) maçãs a mais, ou oito (8) maçãs, ou vinte (20) maçãs a mais tu fazes o MESMO. É conforme ao que TENS.

Mas o importante é a VONTADE disposta, isso é o que Deus olha, o coração (a mente).

Cada vez que vens aquí para SEMEAR, ele não vê o cheque que destes, os anjos veem isso... e te prosperam, mas Deus vê a disposição (VONTADE disposta). O querer, Deus AMA ao dador (alegre); NÃO ao dador... (Senão) ao dador alegre. -Deus necessita "plata" (dinheiro)? -Quem necessita somos nós, mas ele o que quer é tua VONTADE disposta e já...

Tu tens (vontade disposta)? -Quantos tem VONTADE disposta? Agora, se tu não tens vontade disposta, tu NÃO serves. Tu não serves para fazê-lo já, tu vives como um "CÃO".

Aquele que não tem VONTADE disposta vive para si mesmo, mas os que temos vontade disposta (o querer, temos o querer)...
Que quando nos chega, queremos SEMEAR, isso é o que Deus vê e o anjo vai prosperar tua semente. Vai PROSPERAR tua semente… (Aplausos).

Verso 13. (Segunda carta aos Corintios 8: 13): "Porque não digo isto para que haja para outros folga, e para vós escassez, senão para que neste tempo, com igualdade, la vossa abundância supra a escassez deles, para que também a abundância deles supra a vossa necessidade, para que haja…" -O quê? -(IGUALDADE).

Tu sabes que este ministério é tremendo porque nosso Apóstolo (José Luis) tem países onde ele tem que SEMEAR todavia... não tem podido se sustentar sozinhos (esses países). E o Bispo ou o Pastor desse país gostaria, gostaria, tem a vontade e quanto desejaria em seu coração que o Apóstolo (José Luis) não tivesse que investir. A mim aconteceu, às vezes estando em países (expressava): -Por quê eu...? Eu não recebo... eu recebo que Papai, em vez de enviar-me essa semente a mim, possa enviá-la a outro lugar.

Mas às vezes, a ABUNDÂNCIA de um lugar supre a escassez de outro país. Esse é o REINO de DEUS. Às vezes, tu semeias conforme ao que tu tens, e queres semear mais, mas então não tens podido semear tudo que tens querido, semeias conforme ao que tens, mas então vem outro, a quem o anjo proveu ABUNDANTEMENTE, e semeia, e então, se SUPRE.
A ABUNDÂNCIA de um, supre a ESCASSEZ de outro…

Que lindo!... como Deus cuida de seu Governo (de seu REINO), a verdadeira FAMÍLIA da FÉ, o VERDADEIRO governo de Deus... E, em seguida, esse país, quando vai amadurecendo e vai semeando, então esse país se converte em um dos que semeia abundantemente para suprir a escassez de um que está começando...

O verso 15 (Diz): "…como está escrito: O que recolheu muito, não teve mais, e o que pouco, não teve menos. Mas graças a Deus que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por vós. Pois de verdade recebeu a exortação; mas estando também muito solícitos, por sua própria vontade partiu..."

Olhe que lindo era Tito, ah... Tito tinha essa, e diz que recebeu a exortação. E Tito foi um dos mais débeis que Paulo vestiu com mais DIGNIDADE. Tito era dos que tinham relações com sua madrasta, e era um ministro; e então, tal era o seu comportamento que se havia ouvido por toda a cidade. Imagine que testemunho... Então, Paulo, tratando com ele até que... corrigindo a cobertura, tratando, correção, até que Tito recebeu finalmente a exortação.

E veja como dizia: "…estando também muito…" -O quê? -(SOLÍCITO). (Diz): "…solícito, por sua própria vontade…" Parece que Tito andava debaixo da "mão do Senhor", é essa correção. E, num momento, Tito lhe disse: -Paulo, envia-me a mim, eu vou... eu levo essa semente. Saiu dele, e diz que levou semente, está falando de DINHEIRO!…

E Paulo confiou nele (e lhe disse): -Sim, Tito, estás pronto, confio em ti... pelo que tens passado, estás pronto. Estás "ready" (pronto) para levá-lo... Que lindo, verdade que sim?

Igreja, no TRONO da graça há OPORTUNO socorro para tudo. Ou seja, tu és um filho de Deus, tu não podes entrar em condenação, tu não podes entrar em MÁ consciência. Há GRAÇA, há misericórdia, há oportuno socorro, e nas finanças também há. Deus tem tratado com muitos de nós nas finanças, quando chegamos a este ministério não pode deixar a área das FINANÇAS sem ser tratada, ele vai tratar contigo, ele trata com teu matrimônio, ele trata com teus filhos, ele trata com tua auto-estima, ele trata com tua profissão e ele trata com teu DINHEIRO...

E ele vai te conduzir até que tire o melhor de ti, que é a VONTADE disposta, e por isso ele às vezes tem que destruir coisas que por anos tu construíste, que não foi ele, fostes tu... e ele a destrói, para então edificar algo que ele vai fazer em tua vida. E ele faz em seu tempo, ele faz no ritmo que ele sabe que podes suportar. Ele não dá mais além do que possas suportar. Ele vai te ensinando dia após dia, calqueo após calqueo, mas por isso te diz CHEGA-TE, não te afastes... chega-te ao TRONO de sua graça, porque ali é que tu encontras GRAÇA para o OPORTUNO socorro.

Todos nós temos sido ensinados e seguimos sendo ensinados. Mas isso é o lindo deste GOVERNO, imagine que cheguemos um dia (E aconteça que): Pac, e aprendi tudo... (E perguntas): - E que mais há? (E que te respondam): -Não, aquí não há mais nada que aprender... Ah, que chato... o lindo disto é que cada dia vamos aprendendo.

Quantos aprendem cada dia neste (ministério)? Senão seria chatíssimo isto. E ele vai tratando contigo, olha, se mete nas conjunturas, ali, no que o homem não vê (o que teu papai não vê, o que teu marido não vê) ali se mete a PALAVRA e trata com as intenções de teu coração. E te diz: Olha, por quê fizestes isto? Cuida-te nisto... Ah, e não é em má consciência, não, (Não é que Deus te repreenda, dizendo): -Por quê fizeste isso? Não. (Senão que nos diz com amor): -Cuida-te nisto... não te convém... E como tu já andas, tu já estás tão receptivo à PALAVRA que um toquezinho ali (tu imediatamente expressas): -Recebo, hummm, não desobedeço nisto...

Que lindo, verdade que sim? (Deus) não tem que falar-te duro, com um toquezinho assim... je, je, je… (Entendemos).


É como quando o filho vai amadurecendo (diz): -Olha, Papai, tu poderias me ajudar com o lixinho... (O filho diz): -Ah, sim, como não, papai, sim, sim...
Mas quando és pequeño: -Papai, tira-me o lixo, já te disse... tira-me o lixo... Mas já quando vai crescendo não tens que (dizer ao filho), senão: -Papai, me ajudes, por favor... (Ele expressa): -Ai, sim, papai, como não...

Pois assim é Deus contigo, com os que temos encontrado GRAÇA em seu trono. Temos encontrado oportuno socorro, temos a vontade, temos o querer, e ele tem sua PACIÊNCIA conosco em ir nos ensinando, em ir nos conduzindo, até que entendamos, e se não entendemos neste ano, entenderemos um ano depois...

Ele não tem problema em esperar três (3) anos, nem cinco (5), nem dez anos (10)... nós é que temos problemas em esperar. Ele não, ele espera, ufff. Porque ele sabe o que ele tem. -Você sabe por quê ele espera?
-Porque ele sabe o que há dentro de ti, se ele te fez, ele espera, até que isso que ele manifestou em ti (que ele fez em ti), saia... Porque ele não quer que tu só dês por mandamento, ele quer que tu dês com ENTENDIMENTO. (Expressando): -Claro, Senhor, aquí está, olhe, agora entendo... O trono de sua GRAÇA.

E diz o verso 18. (Segunda aos Corintios 8: 18). Olha como diz o 18. "E enviamos juntamente com ele (com Tito) ao irmão cujo louvor no evangelho se ouve por todas as igrejas; e não só isto, senão que também foi designado pelas igrejas como companheiro de nossa peregrinação para levar este…" -O quê? -(DONATIVO).

Está falando de "plata" (dinheiro), sim, porque há pessoas que dizem: -Não, Paulo, não está falando de DINHEIRO alí… Olhe aí: "…donativo, que é administrado por nós para glória do próprio SENHOR, e para demonstrar vossa boa vontade..."

Quer dizer que o PRIMEIRO que a SEMENTEIRA envolve é a "VONTADE disposta". Julga-te, tens tu a vontade disposta? O querer? Pois, vais bem... vais bem.

Número dois: Segunda carta aos Corintios capítulo 9, verso 10 ao 13. Este é o SEGUNDO passo. "E o que dá SEMENTE ao que…" -O quê? -(SEMEIA).
-Quantos puderam SEMEAR aquí hoje, ou semearam em algum momento aquí no ministério?

Isso que você SEMEOU, Deus, diz que é SEMENTE, não é DINHEIRO... porque se tu vês isso como "dinheiro", vais ver que "botaste" (30) pesos, ou trezentos (300), ou três mil (3.000).

Mas diz, ele não dá dinheiro ao que semeia DINHEIRO, ele dá SEMENTE...

Então, há que RENOVAR a mente para entender que o que Deus nos dá é SEMENTE.

Se tu vais receber um "soldo" (teu salário), amanhã (segunda-feira) ou na próxima sexta-feira, tu tens que ver esse "cheque" (ou esse dinheiro) como semente (e dizes): -Que faço para semeá-lo?, espera...
Primeiro, porque se o vês como DINHEIRO, dizes: - Que tenho que pagar?... Mas, se o vês como SEMENTE, dizes: -Como vou semeá-lo?

Então, aí depende como, a lente, (Se expressas): -Tenho que pagar… (O viste como DINHEIRO). (Se dizes): -Vou SEMEAR… (Ah, os viste como semente).

Então, se tu dás SEMENTE, ele (Deus) dá semente... Ele dá semente ao que SEMEIA, Ele não dá DINHEIRO. Ele dá SEMENTE...
Ele dá semente, ah, e tens que buscar semeá-lo rápido, porque a semente apodrece.

Se tu (dizes): -Que faço com a SEMENTE?, que faço com a semente?, que faço com a semente? E passam as semanas (e segues pensando): E que faço com a semente? (Passa um mês e a semente, e pensando): -E que faço com a semente?... vai te apodrecer. Se te APODRECER a semente, se pensas muito... Não, a SEMENTE (se semeia), hup, rápido, semear... para que PRODUZA mais. Digo, se o vês como SEMENTE, porque se o vês como dinheiro, começas (a dizer): -Cinco (5) pesos aquí, dez (10) ali, quinze (15) acolá …

Depois não sobra NADA para semear… (Acaso o verso diz?): "…ele dá "dinheiro" ao que semeia "dinheiro", ah? O que ele dá? -(SEMENTE). -Ah, Deus não dá DINHEIRO? -(NÃO). -Deus dá o quê? -(DINHEIRO). -(SEMENTE). -Contigo fica DINHEIRO no bolso?, na conta?, em tua casa?, ou te fica semente? -(SEMENTE). -Ah, ok…

Digo, tens que vê-lo como SEMENTE, sim, porque, já semeaste aquí, mas tu vais lá (e dizes): -Vou fazer um "negócio", hmmm, vou comprar...
Tens que vê-lo como SEMENTE, (e dizer): -Para quê eu quero esse negócio? Isso vai me ajudar para...? Isso me ajuda, a pois, então, alô!, anjos, semente aquí, para que a PALAVRA CORRA...
É conforme à maneira como tu o vês... (Aplausos).

Por isso é que a prosperidade trata, olhe: -Por quê há duas pessoas sentadas na mesma congregação, e um prospera e outro não? Porque um vê o DINHEIRO como SEMENTE, e o outro o vê como DINHEIRO...

Olhe, e que difícil é DAR dinheiro!.. Ufff… isso NÃO é fácil. Agora, que bom é dar semente!... ah, isso que é fácil, semear semente... isso é um "quitao"(expressão para "coisa fácil")…mas DINHEIRO, uiiiii… não vê que (a carne diz): -Eu pude ter usado isso que disse na semana passada... aiiiiii....
E isso sim que dói... então, como te dói, tu vais, olha, tu vais semeando aí de orelhinha (dificultosamente sem convicção), então a VONTADE disposta a deixaste para trás... E Deus AMA ao DADOR alegre (Deus Não) ama ao dador assustado... dás assustado.

Mas, se tu o dás como SEMENTE (dizes com gozo): -Papai, o que tu me tens dado, isto vou investir em teu reino, e tu vais MULTIPLICAR porque é semente para que tua palavra corra... Isso já é outra coisa... hu, hu… (Aplausos).

Que lindo, igreja!... como Papai (Apóstolo José Luis) nos salva de nós mesmos, olha, como é um possível que uma cédula, duas pessoas a vejam diferente. Que um a veja como dinheiro (e expressa): -Hum, cuidado…
E outro a vê SEMENTE (e expresse): -Graças, Papai…
Se é a MESMA cédula... o "problema" é, a diferença está aquí, olha, na mente. Agora, se tu ensinas a teus filhos a ver o DINHEIRO como semente, os salvastes para toda a VIDA... os salvaste.

Então, número um: Tem que haver VONTADE disposta. Número dois: Tens que ver o DINHEIRO como SEMENTE.

Diz o verso 10. (Segunda carta aos Corintios 8: 10): "E aquele que dá SEMENTE ao que semeia, e pão ao que come, proverá e multiplicará vossa sementeira, e aumentará os frutos de vossa justiça, para que estejais enriquecidos em TUDO para toda (acumulação),…" -(LIBERALIDADE). Para "guardar" no banco. "…enriquecidos em TUDO para toda…" -O Quê? -(LIBERALIDADE).

-O que significa LI- BE- RA- LI- DA- DE? Guardar, guardar, guardar, guardar,…? -Não. Para isso é que ele te enriquece, para (toda liberalidade). Olha, se Deus te desse dinheiro para guardar, isso te FARIA DANO...

Saibas que o dinheiro te faz dano, se tu não o vires como semente. Te destrói... por isso é que ele às vezes não tem manifestado prosperidade em tua vida, até que não vejas o dinheiro como SEMENTE; porque se não, se ele te prospera, então ele é o culpado, te faz dano...
Não vês que a RAIZ de todos males é o AMOR ao dinheiro... (Se alguém pergunta): -E como posso fazer, pastor, para NÃO amar ao dinheiro? (A resposta é): Vê que a RAIZ de todos os males é o AMOR ao dinheiro... (Se alguém perguntar): -E como posso fazer, pastor, para NÃO amar ao dinheiro? (A resposta é): -Vê-lo como SEMENTE... e já te livrastes.

Quando o vês como semente, o anjo te diz: -Tranquilo... ele não tem problemas, enchamos seus bolsos, porque ele o vê como semente.

Diz o verso (11) "…para toda liberalidade, a qual PRODUZ…" Que linda é a SEMENTE, quando tu a semeias com gozo!... Diz: "…produz por nosso intermédio ação de (de graças a Deus)".

Tu tens notado que quando tu dás o DINHEIRO, há momentos que tu entregas essa semente, que tu sentes uma classe de "gozo", a quantos tem acontecido isso? Que até ficam curados quando SEMEIAM... pois, porque o estás dando como SEMENTE, o estás dando com VONTADE disposta. Há um gozo, tens um ânimo sobre ti ao semeares isso. Ah, e desde que vens por aí, como que te pica essa semente aí... (Expressas): -Já, que chegue a SEMENTEIRA, que já vou semear... -Verdade que sim...? Por isso é que a sementeira produz ABUNDÂNCIA de ação (de graças), e como os anjos se gozam disso.

Diz: "Porque pela ministração deste (serviço)…" É um MINISTÉRIO, alô! "…a ministração deste serviço não somente supre o que (falta à sede ) falta aos santos , (ao que falta para Telegracia) senão que também abunda em muitas ações de graças a Deus, pois pela experiência desta MINISTRAÇÃO, glorificam a Deus pela obediência que professais ao evangelho de Cristo, e pela LIBERALIDADE de vossa contribuição para eles e para todos;…" (Aplausos).

A SEMENTEIRA é uma MINISTRAÇÃO, eu estou ministrando agora mesmo... E quando você vai semear, você está ministrando. Estou ministrando SEMENTE, estou ministrando com GOZO, o que recebo de tuas mãos, tenho a vontade disposta conforme ao que tenho, te ministro esta semente, Senhor...
A coloco no lugar em que tem que estar, e diz que pela ministração (por esta ministração) se professa que OBEDECEMOS ao evangelho, (se dá testemunho de que estamos obedecendo sua palavra) ao semear. Ou seja, que isto é um negócio redondo, por todas as partes te convém… Que lindo, verdade?

-E tu sabes por quê Papai faz isto? -Porque estamos por entrar…em um RESPALDO ANGELICAL, porque vou te dizer uma coisa, necessitamos das comunicações. Ah, e o dinheiro não vai chegar do céu (é como dizer): -Ai, caiu uma bolsa do céu, que lindo... Nãããooo... a bolsa vai cair no banco, em teu negócio, em tuas MÃOS. O dinheiro vai chegar a ti, e tu vais ter a VONTADE disposta de dizer: -Papai, do que recebi de tuas mãos te dou com GOZO, para que a PALAVRA corra... (Aplausos).

Que lindo…! Que somos parte, que ele nos considera como parte de seu REINO. Isto é tremendo, igreja, igreja, estamos por entrar em uma etapa de SUPERABUNDÂNCIA; a super abundante RIQUEZA. Estamos, digo, temos sido fiéis no pouco, mais isso NÃO pára aí... temos sido ensinados, temos sido corrigidos, temos sido fiéis, e essa PROSPERIDADE em abundância vai se manifestar, mas primeiro temos que entender que o dinheiro é SEMENTE. Que há VONTADE disposta, para livrar-nos do próprio dinheiro.

E número três (por último). O primeiro é a VONTADE disposta. O segundo é ver o DINHEiRO como SEMENTE; e número três: O APOSTOLADO.

Gálatas 6. Vamos a Gálatas 6, verso 6. Diz: "O que é ensinado na PALAVRA, torne participante de toda coisa boa ao que (o instrui)".

Nos dizia o Apóstolo (José Luis) na Nicarágua, dizia: -Igreja, eu tinha medo de falar desse verso. Ouça isto, (dizia): Eu tinha medo de falar desse verso para que a igreja não pensasse que eu estava pedindo OFERTAS...

Mas, igreja, mas Papai falou com tanta LIBERDADE (Apóstolo José Luis) que eu (quando Papai falava) eu recebi em meu coração que já não tinha mais medo de falar sobre isso... e agora, nós necessitamos que Papai (Apóstolo José Luis) fale livremente da PROSPERIDADE, porque nos convém. Se ele não falar de prosperidade, como vamos prosperar?


Então, quem nos tem ensinado a PALAVRA? -(O Apóstolo JOSÉ LUIS DE JESÚS MIRANDA). Então, façamo-lo participante. -Que significa participante? -Algo que tu tiveres, compartilhe-o, porque tu não podes dar o que tu não tens, mas quando te chegou, faça-o participante de toda coisa boa, e NÂO do que sobrou.

Porque quando tu (por exemplo), quando um agricultor, quando recebe toda essa SEMENTE para voltar a semear, ele não busca (e diz): -Deixa-me ver qual é a pior para semear. (Senão que diz): -Deixa-me ver qual é a MELHOR semente. (Uma vez que a tenha, NÃO diz): -Ah, tira-me esta aquí, eu vou comê-las. E qual é a pior...? (Diz): -Pois, dá-me estas, que vou semeá-las para o ano que vem... Nãããooo... ele quer (o melhor e diz): -Qual é a melhor aí? Tira-me as melhores... essas são as que vou SEMEAR para que se me multiplique mais dessas boas, quero muito mais dessas...

Não as come, então, isso é fazer participante de TODA COISA BOA ao que te INSTRUI...

Que tremendo é semear!... isto é uma coisa maravilhosa, SEMEAR, igreja. Olhe, isso é um ministério. Eu conheço pessoas -neste ministério- que esse é seu dom, SEMEAR. E, se não semeiam, estão como (com pressa de fazê-lo)... tem que semear, porque é que isso, e o fazem com GOZO...
Agora, todos nós podemos participar disso também, porque temos sido ensinados na PALAVRA.

E vamos a terminar com Filipenses 4: 19. Me dizia o Apóstolo (José Luis):
-Carlos, no TRONO da GRAÇA encontramos valor contra os apetites da carne, o trono da graça nos tem ensinado a ver o DINHEIRO como semente e isso nos livra dos APETITES DA CARNE (da cobiça, que está em nossa carne).

E terminamos com Filipenses 4: 19 (Diz): "Meu Deus, pois, suprirá TUDO o que…" Diga: ME FALTA (pessoal). "…tudo o que (vos) FALTA conforme a suas riquezas em glória em Cristo Jesus".

Olhe, que lindo, todo o mundo (diz ou perguntam): -Qual é teu verso favorito? (Expressam em seguida): Meu Deus, pois, suprirá TUDO o que me falta conforme..." Mas isso, tu não podes confessar isso assim sem haver algo por trás. Vamos ir para atrás, para ver o que é que vem dizendo.
No verso 10. Para ver o contexto (verso 10). "De grande maneira me gozei no Senhor de que finalmente …" Como que dizendo: -Je, je, já era tempo… (Diz): "… revivestes…" Já o tinham, mas o mataram e depois voltaram a (revivê-lo). (Diz): "…reviveram vosso cuidado de mim;…"

-Tu sabes (…) nosso Apóstolo (José Luis) tem crescido, a ponto de dizer: -"Graças por seu cuidado de MIM". Porque isso NÃO é fácil, aceitar a semente de uma pessoa. Você gosta de dar, mas RECEBER é difícil, e neste REINO há que aprender a receber. Porque quando tu RECEBES, tu tens que colocar-te no lugar da pessoa que te dá. Tu não podes dizer: -Ai, por quê, Deus meu, mas eu... Não, diz, tu tens que colocar-te, (e dizer): -Espera, estás vendo isso como SEMENTE? E o anjo a moveu (para dar)... ah, pois eu a recebo...

É como uma velhinha, uma vez que me disse, uns anos atrás: -Ai, tenha, irmão... (E eu lhe disse quase chorando): Ai, não, irmã... (Me deu tanta pena que essa velhinha me desse...
-Sabes o que me disse? -E você vai entorpecer minha colheita?...
(Lhe respondi): -Ah, não, não, venha cá…perdõa-me…
Há que aprender a RECEBER. Ponha-te no lugar da pessoa, não te ponhas como (a expressar): -Ai, bendito, porque está me dando...
Nãããooo…

(Diz o verso): "…que (já) ao fim revivestes vosso cuidado para comigo; acerca do que, estáveis solícitos, mas vos faltava a oportunidade".

Olhe, esse Paulo, como consolava, saberá Deus se essas pessoas não semeavam fazia tempo. E ele tranqüilo (lhes dizia): -Eu sei que lhes faltava a oportunidade... Papai sempre consolando, não… je, je, je…

(Diz o verso 11): "Não o digo (olhe) porque tenha escassez,…" Ah, essa sementeira a Papai não é porque ele tenha escassez (Diz): "…pois aprendi a contentar-me, qualquer (que seja minha situação)..." -Ah, chegar ali, igreja, chegastes a esse ponto onde haja ou não haja (estamos) contentes…

Huuuuu, mas chegar a isso, isso não é assim: (falando línguas ou se jogando no chão)... NÃÃÃOOO... tem um conhecimento por detrás, tem, tu lhe pões a MENTE e dizes: -Não, espera, eu semeei (tenho) vontade disposta, (vejo ao) dinheiro como semente, (estou) agradecido, não se manifestou, ah, tem um propósito. Estou repousando, não saio do repouso.

Então, aí se aplica: "Aprendi (a contentar-me),…" porque isso não é assim de que sai assim, tens que ser ENSINADO nisso. (Diz): "Aprendi a contentar-me, qualquer que seja minha situação".

Uma pergunta: -Como você fica quando te chega um dinheiro inesperado? É verdade que se nota na tua cara...? E quando não te chega o esperado? Tens o mesmo GOZO? Na cara, o mesmo gozo? Je, je, je, je, je…
Isso se aprende. Olha, chega um momento que, se tu não aprenderes isso, o que está ao teu lado (tu dizes): - Fulano está passando por um fogo…

Porque se nota na cara, mas aquele que É ensinado a contentar-se, tu não o notas (antes, te dizem): -Olhe, em que glória tu estás! (E por dentro dizemos):
"Se ele soubesse o que estou passando"...
Mas ele não nota, porque tu fostes ensinado a CONTENTAR-TE qualquer que seja a situação... Abba Pai… je, je…je, je, je… (Aplausos).

Olha, aquele que é ensinado, tem uma escola por detrás, de ensinamentos, de padecimentos, de correção, de dia a dia... (Por isso, dizes): -Vivo isto dia a dia... espera, anjos, digo que isto...
És ensinado, e o que é ensinado, uma vez ensinado, SEMPRE ensinado. O dinheiro já não te (move)... naturalmente, te metem em outros exames, mas nesse NÃO.

Então, seguimos lendo o verso 12 (Filipenses 4: 12): "Sei viver humildemente, e sei ter abundância; em tudo e por tudo estou ensinado, tanto para estar saciado como para passar fome, tanto para ter abundância como para padecer (necessidade)". Isso tem que ser ensinado… Isso não acontece a todo MUNDO.

Então, agora é que tu podes dizer: "Tudo posso em Cristo (que me fortalece)". Mas está falando de DINHEIRO (de finanças)...

As pessoas dizem: -Qual é seu verso favorito? (E respondem): "Tudo posso em Cristo que me fortalece)". Je, je… sim, (Se lhes perguntas) -Fostes ensinado a contentar-te a viver humildemente e a viver em abundância? (Eles dizem categoricamente): -NÃO.
Então, não digas isso…

(Diz o verso 14): "Entretanto, fizestes bem em participar comigo em minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que no princípio da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja participou comigo na razão de dar e receber, senão somente vós; pois até para Tessalônica me enviastes uma e outra vez para minhas necessidades".

(Verso 17): "Não é que eu busque dádivas, senão que busco FRUTO que abunde em vossa conta. Mas recebi tudo, e tenho abundância: estou pleno, tendo recebido de (Cuba) Epafrodito o que enviastes; olor fragrante, sacrifício aceito, agradável a Deus, Meu Deus (o Trono de sua graça), pois, suprirá tudo o que vos falta conforme suas riquezas em glória em Cristo Jesus".

Abba Pai… (Aplausos).

Diga: GRAÇAS POR SUA GRAÇA.

No trono há OPORTUNO socorro, eu declaro que tu sais daqui, olhe: Com VONTADE disposta, vendo o DINHEIRO como SEMENTE e semeando ao que te ensinou na PALAVRA. -Tu o recebes?

Abba Pai, vamos estar de pé e terminamos com GOZO, e se você chegou tarde e não semeou, pois semeie agora. Que melhor momento há para SEMEAR?
Abba Pai, que lindo. -Temos encontrado graça e oportuno socorro hoje? Eu encontrei…



Nenhum comentário: