Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sábado, abril 08, 2006


Bem, então vamos para o tema desta noite, sempre temos um tema, ainda que você esteja com sono, não dormirá porque te tira o sono. Verdade que sim? Não, aqui ninguém vai dormir. Bem, vamos buscar Gálatas, capítulo 3, verso 23. Vamos começar por aí. Gálatas, capítulo 3, verso 23, para desenvolver nosso tema, já que temos tantos novos membros ao redor do mundo que ainda não ouviram esse tema, temos, as igrejas continuam enchendo. Em Medellín, não cabia mais ninguém, não? Em Cáli estava cheio. No domingo eu estive em Miami Lakes, pregando na igreja de Miami Lakes e foi muito gostoso ver o grupo que se reuniu ali. Bem, diz o verso 23: “Porém, antes que viesse a fé...” Diga: A FÉ. “... estávamos confinados...” presos, guardados, “... debaixo da lei, encerrados para aquela fé que seria...” O quê? Veja bem, a bíblia diz que a lei não é de fé; a lei não é da fé, onde há lei, não há fé. Há o quê? Obras. Quer dizer, que houve uma nação, uma nação judaica que Deus não lhes revelou a fé, eles viviam por obras e por obras ninguém pode ser salvo. Olhe, tenho pena dos judeus. Eu às vezes dou duro neles, lastimo por eles.
Você sabe, que o melhor não foi dado a eles, a eles foi dado um pacto defeituoso, onde tinham que viver por obras e nunca puderam cumprir isso. Note que, Deus mesmo teve que vir em seu socorro, Deus, se manifestou em um corpo de carne para cumprir e tirar isso do meio. Aquilo era tão mau que ele teve que tirar aquilo do meio, dar um fim naquilo. Eu não consigo compreender como há pessoas tratando de cumprir a lei hoje, cumprindo algo que Deus já tirou. Você tem visto pessoas guardando o sábado? Pois estão guardando algo que Deus já tirou. Gente cumprindo mandamentos, Deus os tirou do meio; pessoas fazendo sacrifícios, Deus tirou isso do meio; gente jejuando, gente clamando em altas vozes, - Meu Deus! Meu Deus! Se manifeste -.
Agora, veja o que diz aqui, “que a fé ainda não havia chegado”. Enquanto Cristo não morreu, ele é o autor e consumador da fé. Quer dizer que se diz aqui, “antes que viesse a fé”, quer dizer que a fé ainda não havia chegado. Estamos todos entendendo? Não havia chegado. Porém, os eleitos, as ovelhas estavam confinadas, encerradas, Deus as guardava, até os que morriam, Deus as encerrou até que se manifestasse a fé, por isso é que Deus reconciliou as coisas que estavam no céu, na terra e debaixo da terra. Quem estava debaixo da terra? Os que morreram, no seio de Abraão, pois então, Deus veio e pregou para eles a fé e com a fé, os justificou, mortos e vivos, por isso temos também uma grande nuvem de testemunhas. Quando um abençoado nosso morre, entra nessa nuvem de testemunhas e observa tudo o que está acontecendo na terra. Então, a fé não havia chegado.
Agora, o que é a fé? Vamos ver agora no mesmo evangelho, em Efésios, passe duas páginas, penso. Efésios, capítulo 2, verso 8, para ver o que é a fé. “Porque pela graça...” Estamos todos aí? “... pela graça sois salvos, por meio da...” O quê? “... e isto...” O quê? O quê? Diga: A FÉ É UM DOM DE DEUS. Estamos certos? Você pensa que isso é um dom de Deus? O evangelho diz que é um dom de Deus. Agora, a fé não é algo que você empurra ou aumenta. Você sabe que há pessoas que dizem: - Estou fazendo isso aqui, para aumentar a fé -. Você tem visto pessoas que se colocam a orar muito? Ou, você tem visto pessoas que dizem: - Ah irmão, ore por mim, para que a minha fé aumente -? A fé DOM, não aumenta e nem diminui: ISSO É UM DOM. Diga: EU TENHO O DOM DA FÉ. Agora veja, os eleitos do Senhor vêm iluminados com esse dom, o que acontece é que o evangelho é quem ilumina e mostra que esse é o dom da fé. Isso é um dom.
- Pastor e se me comporto mal eu perco esse dom? Então perco a salvação? -. Você tem toda razão, se você perder esse dom, perde também a salvação. Porém, vamos ver o que diz em Romanos 11:29, sobre os dons, Romanos 11:29, rapidinho para ver se conseguimos chegar aos cento e cinqüenta versos que tenho para esta noite. Nós cuidamos para não entrar em lógica, nós usamos o mesmo evangelho para explicar. É verdade que a própria palavra se explica? A lógica aqui não faz falta, nem torcer os versos bíblicos, 11:29. O que diz? Diz: “Porque irrevogáveis são os dons e o chamamento de Deus”. Agora, você poderá perder o dom da fé? Por quê? Porque é irrevogável. Então, se você não perde o dom da fé, poderá perder a salvação? Diga: A SALVAÇÃO NÃO SE PERDE. Diga: UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO, UMA VEZ TENDO O DOM DA FÉ, SEMPRE COM O DOM DA FÉ. – Pastor e o que é a fé? -. A fé é um dom. E o que é esse dom? Os dons são espíritos. HELLO! – Isso é um espírito, pastor? -. Isso é um espírito. A fé é um espírito, isso é um dom. Esse é o espírito de Deus em tua vida, que te capacitou para crer e te salvou, isso é um espírito.
- Pastor e onde diz que isso é um espírito? -. Na Segunda carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 13. Vamos para lá, Segunda carta aos coríntios, capítulo 4, verso 13. As pessoas dizem que o treze traz má sorte e Deus tem os melhores versos exatamente onde as pessoas pensam que é número de má sorte. Eu morava em um edifício em que eu pensava que morava no décimo quarto andar e eu disse: - Olhe, que tremendo! -. O meu número favorito é o catorze, por causa das catorze epístolas de Paulo, então um dia, me coloquei a contar e havia treze e então, realmente eu vivia no número treze. É que eles tinham medo disso e não puseram esse número. E às vezes, você entra em um avião e crê que está no assento catorze e na realidade está no treze, e o que acontece é que eles não põem esse número, por causa das pessoas, pelas tradições das pessoas. Diz o verso 13, “Porém, tendo o mesmo...” O quê? Diga: ESPÍRITO DE FÉ. Diga: A FÉ É UM ESPÍRITO. “... tendo o mesmo espírito de fé, conforme...” Diga: CONFORME. “... conforme ao que...”, imagino? Ao que sinto? Conforme ao quê? “... ao que está escrito...”. Veja, olhe isto abençoado. Isto é um espírito que está dentro de você e este espírito quando vê algo que está escrito no evangelho, diz: - Tomara que o receba! Eu quero dar isso a ele -. O dom quer que o que está escrito seja teu. Agora, há um fator bem..., há umas diretrizes aí para que você receba isso. Quantos querem receber algo? Cura, prosperidade, alegria, repouso, paz, domínio próprio manifestado, amor, todo o fruto do espírito, não são “os frutos” do espírito, é “o” fruto, ou seja, que se você tem um, estão aí também os demais.
Diz: “Porém, tendo o mesmo espírito de fé, conforme ao que está escrito, Cri, pelo qual...”. O quê? Como funciona o espírito de fé? Falando. Diga: CONFESSANDO. – Pastor, não é obrando? E se eu fizer três dias de jejum -? Você está violando o espírito de fé. Ah olhe isto. E se você viola o espírito de fé e se põe a fazer jejum e essas coisas de sacrificar, Deus pode enviar a tua vida um espírito de mentira. Por isso é que em Tessalonicenses, diz, por não haverem se submetido à verdade, Deus lhes envia um espírito mentiroso para que creiam na mentira. Há pessoas que se metem por aí em dez dias de jejum e então, Deus, quando o vê assim, o espírito de fé tem repugnância disso, e esse abençoado que está jejuando tem o espírito de fé e ele tem que confessar, falar e não obrar. E então, quando esse espírito de fé começa a repugnar essas obras, esse suor, então, esse mesmo espírito lhe envia sinais e de repente começa a dar voltas assim, - ah, que unção! -. Unção de espírito de erro, isso é o que acontece nessas igrejas de avivamento, essas igrejas por aí que você diz: - Rapaz, eu senti uma coisa -. Verdade, você sentia uma coisa, espírito de erro, o espírito do erro se sente. – Sim, mas é que me arrepiava os pelos -, isso é exatamente o que faz o espírito do erro, às vezes até te arrepia os pelos.
Porque você tem que ser obediente ao espírito, a esse dom que te foi dado e esse dom funciona e diz, olhe, diz: “Cri, por isso falei, nós também cremos, por isso também...” Obramos? – Pastor, mas isso é muito fácil, isso de falar! -. Eu já estou há catorze anos falando e não tenho feito nada e mais, eu já nem me ajoelho. Para quê? Por acaso eu preciso esforçar meus joelhos para provar algo? Ainda que haja pessoas que dobrem os joelhos, porém o espírito os tem de pé. E há outros que não se ajoelham e o espírito os tem como se estivessem ajoelhados, submetidos ao que está escrito. As posturas humanas, físicas, aqui não têm nada a ver. Você pode se ajoelhar e se colocar de joelhos e bem espiritual e estar falando baboseiras pela boca, falando estultícias. Não é como você está, ou como você aparenta. Por isso, Paulo disse: - Logo verei esses que se gloriam nas aparências e não no coração, na mente -. Faz catorze anos que venho falando.
- Pastor e por quê você fala -? Porque meu pai, o pai da fé, Abraão, ele é chamado de o pai da fé, veja o que diz em Gálatas, falando do pai da fé. Gálatas, capítulo 3, verso 7: “Sabei, portanto que os que são da fé, estes são filhos de...”. Quem? Diga: EU SOU DE FÉ. Portanto, você é filho de Abraão. Abraão não era judeu, Abraão era gentio. E se você hoje, se submete a esta pregação, hoje você confirma que você é da fé, hoje começa uma nova etapa em tua vida, de milagres, hoje começa uma nova glória em tua vida. Temos que descontaminar você de toda contaminação da carne e do espírito; que você esteja bem limpinho, que isso esteja bem claro em tua mente, porque qualquer coisa errada em relação ao espírito de fé, impede que você receba o que ele quer te dar.
Então, diz o verso 8, “E a Escritura, o velho testamento, prevendo que Deus haveria de justificar pela fé aos gentios, deu de antemão a boa nova a Abraão...” Diga: A BOA NOVA. Você sabe que dizem por aí que o evangelho são boas novas, pois esta é a boa nova. Você sabe o que é você viver por fé, abençoado? Sem fazer nada, ou seja, enquanto o outro está ali suando de joelhos, sem comer por quatro dias ali... – Ai, ai, ai. E amém e amém e aleluia e aleluia -. E você por aqui, veja, repousado, - Digo que estou abençoado -, e o espírito a teu favor e contra aquele que está sacrificando. Deus é um Deus de princípios e de propósitos. Nem tudo o que brilha é ouro, nem todo sacrifício, simplesmente por ser sacrifício, agrada a Deus. Diz: “... dizendo...” A boa nova era, “... dizendo: Em ti serão, abençoadas, benditas todas as nações. De modo que os da fé são...” O quê? “... Abençoados...” os da fé são o quê? E os da lei? Deus te abençoe? Veja, quando você vir isso, esta é a saudação mais maldita que há, quando alguém te diz: - Deus te abençoe -. Em tua mente, diga-lhe: - Bandido, que mal te fiz para você me tratar assim? -. E as pessoas acreditam que isso é bom, Deus te abençoe! É ABENÇOADO. “OS QUE SÃO DA FÉ SÃO ABENÇOADOS”, digam: OS QUE SÃO DA FÉ SÃO ABENÇOADOS COM O CRENTE ABRAÃO. Isto é uma promessa que foi feita há milhares de anos atrás. (Aplausos). Quando você diz: Deus te abençoe, os anjos dizem: - Veja, este desobediente está impedindo o nosso serviço a favor dele mesmo -. Você sabe por quê? Porque foi Moisés que disse que Deus te abençoe, porque não estava abençoado. Você não vê que a fé ainda não havia chegado? HELLO! A fé ainda não havia chegado. Se a fé não havia chegado, Deus é um Deus de fé, tudo o faz pela fé. Pois então, como a fé ainda não havia chegado, Moisés disse: - A benção tem que chegar: Que Deus te abençoe e te guarde...-. “Porém, vindo a fé, já não estamos debaixo da lei”.
E veja o que diz o verso 10, “Porque os que dependem das obras da lei, estão sob...”. Estão debaixo? Quando você vir alguém por aí em sacrifícios, em jejuns, guardando o sábado, você o vê, esse homem está sob maldição. E tenha cuidado porque senão isso pega em você. A irmãos assim, olhe, a irmãos assim, tem que lhes falar e ao mesmo tempo, guardar distância, porque essas pessoas estão debaixo de maldição. HELLO! Por isso, eu não visito essas igrejas. Podem até me convidar para pregar lá e há necessidade de se prestar bastante atenção naquilo que o pastor está dizendo, porque isso é outra cobertura. Não se meta nessas igrejas assim só por entrar, a menos que você esteja débil no dom da fé. Sim, porque você não tem uma fé débil. – Pastor é que eu tenho uma fé débil -. Não, não. Você é um débil com uma fé grande, mas aqui não existem débeis na fé. Porque a fé que você tem não é débil, é um dom, é um espírito, é o Espírito de Deus morando em você. Diz que os que estão sob a lei estão todos debaixo de “... maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da lei, para faze-las. E que pela lei, ninguém se justifica para com Deus, é evidente, porque: O justo, pela...” Por quê? Por sua fé? Por sua fé? “... PELA FÉ...”, o dom da fé. Essas pessoas que dizem: - Pastor, eu tenho uma fé bem grande -. Mentiroso, não tem fé grande nada, a tua fé não serve, é “A FÉ”, o “DOM DA FÉ”. No velho testamento, “o justo pela sua fé viverá”, quando chegou Paulo dizendo, “o justo pela”, não a sua, fé viverá.
É necessário que isso fique bem claro, porque logo vamos entrar nos benefícios do pacto, vamos falar deles e eu quero que você seja participante desses benefícios. Porém, de maneira doutrinal, você tem que estar descontaminado há uns princípios, olhe, tudo tem princípios. Tudo tem um princípio. Você não pode somar bem se você não conhece o princípio da adição, ou subtração, ou multiplicação, tem que conhecer isso. Então, a fé tem uns princípios e a primeira coisa que você tem que entender é que é um dom. E a outra coisa é que esse dom não aumenta e nem diminui. Você sabe que no sistema, as pessoas impõem as mãos a outros e oram pelas pessoas. Você sabe por quê? Porque eles viram que Cristo lhes impunha as mãos, porque quando Cristo viveu, o dom da fé ainda não estava presente. Quando morreu, então o dom da fé chegou e foi por isso que Paulo disse: “deixemos o rudimento da imposição de mãos”. Porque agora, como é que eu vou impor as mãos sobre você se você tem o mesmo espírito de fé morando em você? Eu tenho o mesmo dom, então, impor mãos é perder tempo. E mais, se eu te imponho as mãos, estou te desviando para que você não ative em você o que você tem que é o mesmo que eu tenho. Por isso eu não oro por você. Eu orar por você? Perder meu sono por você? Não. (Aplausos).
Não oro nem por mim, vou orar por você? Para quê vou orar por mim? Se eu estou completo, estou abençoado, tenho o mesmo espírito de fé que morou em Jesus de Nazaré e você também tem o mesmo espírito, então, por que tem que estar dizendo: - Pastor, ore por mim? -. Você tem visto essas pessoas que sempre estão dizendo: - Pastor, ore por mim -. E passar por ali: - Olhe, ore por mim -. E depois vão para lá: - Veja, não se esqueça de orar por mim -. Ligam o rádio e ali estão oferecendo oração e falando: - Olhe, podem me incluir na corrente de oração de sua igreja? -. Veja, dizem que é corrente de oração. – Envie seu pedido por escrito, que vamos colocar na nossa urna de oração. Nós temos uma tropa de choque, temos umas missionárias, uns missionários, que põem as mãos aí e quando pegam seu nome, o colocamos aí, desde as seis da manhã, até a meia noite. Abençoe-a! -. Violando o princípio de que você já está abençoado.
Rapaz, não ponha o teu nome aí, se eu tomar conhecimento de que o meu nome está aí, arrebento a urna até encontrar o meu nome e tira-lo dali, para que não me amaldiçoem. Essas pessoas não sabem orar. – Pastor, orar é bom -. Não. Orar é uma maldição. Se não souber orar, é uma maldição, porque a oração não resolve nada irmãos. Se a oração resolvesse alguma coisa, Cuba estaria livre, no Haiti não haveria fome, em Biafra não haveria fome, essas pessoas passam o dia todo orando. Quer dizer que orar, orar não é importante, o importante é você conhecer o espírito de fé que está em você e confessar corretamente. Há pessoas que acreditam que porque oram muito: - Ah, como ele é espiritual, como ele ora muito! -. Mentira, não é espiritual nada, aqui somos todos espirituais, nenhum de nós aqui, somos carnais. – Olhe, esse irmão é um carnal, essa irmã...-. Não, não, aqui somos espirituais, nós somos a congregação dos espíritos justos feitos perfeitos.
-Pastor e por quê uns funcionam mais efetivamente do que outros? -. Por causa deste detalhe: Romanos 10, verso 17. “Assim que a fé é pelo...” Obras? “... ouvir, e o ouvir...” O quê? Em outras palavras, você alimenta a fé lendo a palavra de Deus. Mas, qual é a palavra de Deus? O evangelho. A Escritura não é a palavra de Deus? Bem, a Escritura foi a palavra de Deus, para um pacto que ele mesmo tirou do meio. Quando Paulo te fala da palavra de Deus, está te falando: - Alimente-se do evangelho -. Sabe por quê? Porque parte da palavra de Deus é lei e a lei não é de fé, não vai te ajudar na fé. A graça é o que alimenta o dom da fé, a graça alimenta o dom da fé. Você precisa comer muita graça para que o dom da fé que está em você se ative de tal forma, que quando você confesse a palavra, a confesse e imediatamente aconteça. – Já não falo mais nisso, uma só vez. Deus me escutou, o dom que está em mim já registrou isso, já não preciso estar agora dizendo: ore por mim. Ore por mim. Ore por mim -. Cada vez que diz: - Ore por mim -, aqui e – Ore por mim – lá, você anulou o “ore por mim” aqui e continua pedindo oração, oração. Você sabe, eu tenho dito a vocês que a cada vez que eu vou pedir algo, Deus me diz: - José Luis, que a palavra corra -. E faz pouco tempo, vinha pelo aeroporto e havia umas necessidades e ia dizer: - Senhor, eu recebo... que a palavra corra -. Ia mencionar minha necessidade e me lembrei, - Senhor, eu recebo... que a palavra corra -. Como quem diz: Isso ele já sabe, já foi dito a ele. Não há necessidade de estar repetindo. Então, a fé é pelo ouvir.
Veja o que diz no capítulo 10, verso 4. “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Porque da justiça que é pela lei de Moisés, escreve assim: O homem que fizer estas coisas viverá por elas”. Que “fizer”, porém, nós não estamos fazendo, nós estamos falando, estamos confessando, vivendo pelo que falamos. E por quê nós vivemos pelo que falamos? Por causa de Romanos 7:25, veja o que diz aí mesmo. “Dou graças a Deus, por Jesus Cristo, Senhor nosso. Assim que, eu mesmo com a mente sirvo a lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado”. Ou seja, se você faz, está usando a tua carne e quando se põe a fazer algo, cai na lei do pecado. Ainda que o pecado tenha sido tirado, porém, você cai em um terreno em que dele não se tira nada. Você tem que aprender a servir a Deus com a tua mente. Diga: COM A MINHA MENTE. Quer dizer, com o coração, o coração e a mente, são o mesmo. Então, quando você pensa em boas novas como estas, é um evangelho maravilhoso. Por isso, é que se anunciava que viriam umas boas notícias para o povo, que você com a mente faz tudo. No sistema não, no sistema é uma competência. Ali, o que ora mais é mais espiritual e se supõe que esteja melhor do que o outro e se levanta cedo para orar, então, é mais espiritual do que o que chegou mais tarde. E se participou do dia de jejum, ou da vigília do sábado, dizem: - Uau! Hum! Fulaninho está mudando, porque veja, veio na vigília, no domingo esteve as seis da manhã, para a oração -. Que nada, e essas orações anulando a palavra de Deus, porque começam a falar disparates e disparates e disparates e não se submetem ao que está escrito.
Você pensa que um pastor do sistema sabe isto que estou falando aqui? Pelo contrário, quando você chega e lhe diz: - Pastor, me sinto fraco. A minha fé, a minha fé está diminuindo -. Ele te diz: - Irmão, eu te recomendo... -. Ah? – Eu te recomendo, olhe, eu te recomendo que troque a fé, pelas obras -. HELLO! Te diz: - Eu te recomendo que saia da fé e se meta nas obras, jejue. Ou seja, se meta naquilo que Moisés fazia, “o homem que fizer, fizer...”. O que é que está acontecendo com você? Você se sente fraco? Tem que fazer, saia da fé e meta-se em “fazer” -, assim é que estão todas as igrejas protestantes em todas as partes do mundo, fazendo. Agora há um espírito de marcha. Em Porto Rico, fizeram uma marcha e tiveram que fazer o mesmo em Ponce, onde vivo, para expulsar demônios de Porto Rico. Ah e as sete voltas de Jericó, dando voltas, verdade? Marchando.
Vamos a Segunda carta aos Coríntios, no capítulo 3. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 3, verso 13, “E não como Moisés, que punha um véu sobre o seu rosto, para que os filhos de Israel não notassem o fim daquilo que havia de ser...” O quê? O que foi abolido, o velho pacto? A lei foi abolida? O fazer foi abolido? “Porém, o entendimento deles se embotou; porque até o dia de hoje, quando lêem o antigo pacto, o mesmo véu continua sobre eles, não descoberto, o qual por Cristo, é tirado”. Você sabe os pastores que têm véu embotado? Você o tinha, embotado, como você estava? Não conseguia pensar nada? Ah? Como você estava em seu entendimento? Embotado. Você sabe um facão embotado? Bate e faz ruído. Você tem que ter o seu entendimento afiado, “sharp”, que corte, que pegue um fio de cabelo solto no ar e o parta, não embotado. Porém, para isso, você tem que comer olhe, você tem que comer dessas catorze epístolas para frente e para trás, aí. E combina e procure e procure uma concordância, fé, fé, fé: é um dom, é irrevogável, não se perde, é um espírito, funciona falando, funciona con– fe – ando, CON FE – SANDO. Você não pode se cansar de confessar. Faz catorze anos que eu vivo confessando, falando, e naturalmente, tenho atraído muitas críticas porque eu tenho família “cristina”, quer dizer cristãs, chamada cristã. E então, eles vêem que eu ando tão calmo e eles lá ocupadíssimos, trabalhando pela sua salvação e trabalhando e trabalhando. E então, eu tranqüilo, porém, estou alcançando mais do que eles. Isso é o que incomoda mais, quando você alcança mais do que o que está trabalhando.
Jesus falou sobre isto em uma parábola, você se lembra que ele disse que em uma vinha, uns foram trabalhar as oito da manhã, de oito as quatro, era o horário. Então, chegaram uns as três e meia; trabalharam meia hora e lhes pagou o mesmo que pagou ao que começou às oito. Pois assim é este pacto que você está, olhe, chega abençoado com todas as bênçãos e chega, olhe isto, e você, os que estão aqui visitando que vieram por causa do programa da televisão, chegaram hoje e têm o mesmo que eu tenho, que já estou há trinta e três anos. (Aplausos). Imagine, eu já estou há trinta e três anos neste caminho, trinta e três longos anos e o visitante da televisão, chegou aqui hoje e diz: - Eu estou igual a ele, estou completo, tenho o mesmo espírito da fé. Assim que, não há diferença, a única coisa é que ele sabe mais do que eu, porém, eu o alcanço agora mesmo. Já já eu o alcanço, o que tenho é que ler aqui -. Olhe, como é fácil este pacto! E você sabe que eu sinto alegria que você chegue aqui hoje e saiba que você é igual a mim. Na lei é que isso incomoda, porque na lei você diz, - Olhe, eu estou aqui cansado, rapaz. Estou aqui trabalhando duro e este, que chegou aqui outro dia -. Isso aconteceu com os apóstolos, quando Paulo chegou, Paulo chegou como um abortivo, por último e então, de repente Paulo disse: - Olhe, eu como perito arquiteto, eu pus... -. – Como? E nós que já estamos aqui há uma porção de anos com ele, andando com ele aí? --. E ele disse: - Bem, mas é que eu sou o perito arquiteto, e vocês têm que se submeter a mim. Aqui eu dou as diretrizes -. – Ah, não, isso está errado --. Eu creio que João gritou. E Pedro, hum! Pedro disse: - A este não corto uma orelha, a este vou cortar é o pescoço -.
Ah, e ele disse, ele disse aí mesmo em coríntios, deixe ver se o encontro. 15:10, creio que é; Primeira aos Coríntios, capítulo 15, veja o que diz sim, capítulo 15, hum! Verso 9; 15:9. Primeira carta aos Coríntios 15:9, veja o que diz: “Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Porém...” HELLO! “Pela graça”, olhe, o que faz a graça, veja. “Porém, pela graça de Deus sou o que sou; e sua graça não foi em vão para comigo, antes tenho trabalhado mais do que todos eles; porém não eu, senão a graça de Deus comigo”. TENHO ALCANÇADO MAIS DO QUE ELES, na graça você alcança mais. (Aplausos). HELLO!
Bem, vamos para os benefícios rapidinho, que o tempo já está indo embora. Vamos falar de saúde. Quantos gostam de saúde quando estão enfermos? Vamos a Segunda carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 10. “Levando...” Diga: LEVANDO. “... no corpo sempre por todas as partes, ainda que esteja de férias, por todas as partes, a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste...” Onde? – Pastor e como eu posso levar a morte de Jesus por todas as partes? -. Fácil. Quando você conhece que Cristo morreu por você e que você tem o dom da fé, você, constantemente, sabe que onde quer que você vá, ah, e você não se envergonha de dizer isso. Cristo morreu e ressuscitou e eu sou um abençoado, isso é levar no corpo sempre, por todas as partes. Então, o que acontece? Como você já foi descontaminado de toda contaminação de obras da carne e você sabe que isto funciona por fé, no momento em que você tem ou se manifesta uma enfermidade, então você diz: - Senhor, eu sempre tenho contado com o sacrifício que o Senhor fez por mim. Agora, esse dom, esse espírito que há em mim, que é Jesus Cristo morando em mim, eu quero que o Senhor se manifeste em meu corpo mortal. Eu quero que o Senhor se manifeste neste corpo. Eu recebo, eu não estou colocando obras, eu estou falando isso, porque creio. Tendo o mesmo espírito de fé, cri por isso falei. Falo hoje, neste dia, nesta data, que dia é hoje? Doze? Doze de Julho, do ano Dois Mil, às oito horas e dez minutos, eu tenho evidência que estou confessando essa palavra: ME DECLARO CURADO DESTA SITUAÇÃO, CONFESSO TUA PALAVRA -, e deixa isso para trás e agradece. – Obrigado Senhor, porque o Senhor sempre me escuta! Obrigado Senhor, porque eu sei que o Senhor está atento a isso! -.
- Pastor e se não acontecer nada? -. Fique bem quietinho. Quem sabe, há uns propósitos, que Deus te ensina umas lições, umas situações. Porém, você já manifestou crer. Teu chamado é crer, porque como você se alimenta pela palavra de Deus, essa palavra cria em você um crer, um repouso contínuo. Por exemplo, nosso pai Abraão nos dá exemplo em Romanos 4:17, veja o que diz em Romanos 4:17, para a saúde: “(como está escrito: Te coloquei por pai de muitas gentes) diante de Deus, a quem creu, o qual dá vida aos mortos e chama as coisas que não são, como se fossem”. Disseram a Abraão: - Abraão, você vaia ter um filho -, e então ele creu e começou a confessar, cometeu uns errinhos aí com Hagar, porém, continuou confessando. Olhe, você sabe, que isso me chama a atenção, a atitude do apóstolo. Você sabe que Abraão teve outro filho, verdade? Pela carne.
Porém, veja o que Paulo diz no verso 19, do capítulo 4, de Romanos diz: “E não se debilitou na fé ao considerar o seu corpo, que já estava como morto (sendo de quase cem anos), ou a esterilidade da matriz de Sara. Tampouco duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus, senão que se fortaleceu em fé, dando glórias a Deus, plenamente convencido de que era também poderoso para fazer tudo o que havia prometido; pelo qual também sua fé lhe foi contada para justiça. E não somente com respeito a ele se escreveu que lhe foi contada, senão também com respeito a nós aos quais há de ser contada, isto é, aos que cremos no que levantou dos mortos a Jesus, Senhor nosso...” Você sabe que Paulo não menciona o erro de Hagar aí? O cobriu, viram? Diz: “E não se debilitou na fé...” Mentira, se debilitou, porque ele teve um filho com Hagar. Porém Paulo não sentiu vontade, porque Paulo disse: - Eu não posso conhece-lo em carne. De maneira que é melhor deixar isso com o departamento desobediência. Deixe isso por lá porque aqui não me convém pôr isso -. Mas, ele chamou as coisas que não são, como se já fossem, então, você tem que usar o mesmo método, abençoado. Com Abraão, isso funcionou. Você sabe o quanto ele esperou? Mais de vinte anos ele esperou, até que chegou Isaque, durante vinte anos dizendo: - Eu o tenho. Compre o berço -, e o berço pegando poeira ali durante vinte anos. Porém, ele creu na esperança contra a esperança e não se debilitou na fé, continuou: - Não, isso vai acontecer. Deus o disse e eu creio. Deus disse e eu creio -. Esse é o princípio dos benefícios de saúde para tua vida: a vida de Jesus, que está morando em você, quando se manifesta em teu corpo, te dá saúde.
Nesta semana, eu me encontrei com a pastora Iby, da Bolívia. Acontece que ela tinha um automóvel, e teve um acidente e então, lhe ofereceram mil dólares pelo automóvel, porque estava acidentado. Então, ela disse: - Está bem -, mas, de noite sonhou com alguém que lhe dizia: - Dê esses mil dólares ao apóstolo -. Porém, quando se levantou no outro dia, ela disse: - Ah não, eu já dei o dízimo disso. Não posso dar ao apóstolo, eu preciso desse dinheiro -. E então, viajou a Bolívia, porque Martín esteve por lá nesse seminário, ela viajou a Bolívia, mas ela tinha umas dores aqui atrás e foi ao médico e o médico lhe disse que tinha uns tumores e que se fazia necessário operar. E então, ela foi e disse ao médico: - Doutor e quanto custa a operação, isto e isto -? E ele disse: - Bem, saem por mil dólares -. – Olhe, mil dólares --. E então, sabe o que ela fez? Ela foi e fez os exames e foi para casa e na segunda feira, parece que tinha que voltar lá na segunda feira para fazer a cirurgia. Porém, no sábado ela disse: - Anjos, se vocês me curarem e me tirarem esse tumor eu dou esses mil dólares ao apóstolo -. Eu estou falando isto, não é para que você me dê algum dinheiro, esse é o testemunho dela, e mais, me pediu que falasse sobre isso, porque ela não quis dar esse dinheiro em Miami. Ela já está em Miami e está curada, e então, quando eu a encontrei nesta semana, me deu os mil dólares. Disse-me: - Tome apóstolo, eu estou totalmente curada -. A vida de Jesus se manifestou nos tumores e os levou. HELLO! (Aplausos).
Estou dando o testemunho dela. Ela me pediu, ela vai ouvir isso, porque ela ouve o calqueo em Miami. Esse é o testemunho que ela deu. Porém, isto não é questão de dinheiro. No caso dela foi assim, porém, você sabe que foi melhor que Deus a tivesse curado porque você já imaginou o trabalho que é te cortarem e depois o tempo de convalescimento e todo esse problema, a saúde é maravilhosa. Ah? Viver com saúde, isso é maravilhoso e se você aprende o segredo de como a vida de Jesus se manifestar em teu corpo, é muito mais excelente. Isso é excelentíssimo.
Vamos ver os princípios de prosperidade. Vamos a Segunda carta aos Coríntios, já falamos de saúde, vamos para a prosperidade porque estes são princípios das posições que você deve conhecer porque através do dom da fé, você pode alcançar. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 8, verso 9, diz: “Porque já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que por amor de vós se fez pobre, sendo...” O quê? “... rico, para que vós, pela sua pobreza, fosseis...” O quê? Você sabia que você tem direito neste momento, a dizer: - Eu sou rico? -. – Pastor, mas é que eu não tenho, eu não tenho nem um dinheiro no meu bolso -. Não estamos falando do que você tem, estamos falando de uma posição. Você sabe que há dois mil anos em Roma, calaram a boca de Paulo? Se estes princípios tivessem sendo seguidos desde lá, não haveria pobreza em nenhuma nação. Todo mundo seria próspero em todas as partes do mundo, porém, violaram esses princípios por dois mil anos. Nós estamos levantando agora, os princípios que estavam adormecidos. Estamos tirando-lhes a poeira, para que as pessoas digam: - Eu sou rico -. Olhe, em Cuba nós temos nove Centros Educativos e eu gostaria que vocês tivessem visto uma pastora de lá que eu vi em La Havana, em um vídeo, dizia: - Diga: Eu sou rico -. Olhe e era mais difícil que isso saísse daqueles que estavam ouvindo. – Diga: Eu sou rico -, e logo disse: - Ouça-me abençoado, com os danos que temos recebido com este regime, você não se dê ao luxo de dizer que não é rico -.
Você sabe o que acontece? É que nós gostamos de ver para crer. – Pastor, quando eu for rico, eu direi -. Ah, mas assim, qualquer um diz. É como se eu te dissesse: - Vai comprar uma casa sem dinheiro -. Você diria: - Você está louco, apóstolo? Como? -. – E quando vai comprar? --. – Quando tiver o dinheiro -. – Mas assim qualquer um compra --. Você não crê que assim qualquer um compra? Eu tenho dito a pessoas que às vezes não têm recursos, - Vai lá buscar -. E me dizem: - Mas, é que eu não tenho -. E eu lhes digo, - Então comece a buscar, rapaz. Você não vê que por aí há uma porção de loucos que às vezes, de repente... -. Olhe, Eu saí para comprar uma casa sem dinheiro, porque ouvi uma voz que me disse: - Você vai receber uma casa -, então eu, para receber uma casa, tenho que ir até a pessoa que trata com isso. E o chamei, então me disse: - Que tipo de casa você está procurando? -. E eu lhe disse: - Uma casa assim, mais ou menos, assim, assim, assim e assim -. Disse-me: - Bem, eu tenho uma aqui que eu ainda não fui ver, então, me acompanhe, porque eu tenho que mostrar a outros clientes e quem sabe você gosta -. Então, eu disse: - Pois vamos lá -. E quando eu cheguei lá, era uma casa de meio milhão de dólares. E eu lhe falei: - Olhe senhor, não é isto que eu estou procurando -. E me disse: - Mas você não falou que queria ver casas? -. E eu lhe disse: - É que eu estou procurando algo mais moderado, mais...-. E me falou: - Bem, tudo bem, mas, entre comigo para ver esta casa -. E então, abriu o portão elétrico e quando entrei, a sala era maior do que tudo isto aqui, imagine e eu disse: - Ai Pai! Para mobiliar esta casa não será fácil -. Porém, eu fui ver, a vi e eu disse: - Certamente, isto não é -. Olhe, eu estava falando contra algo que Deus queria me dar. – Certamente, isto não é -. E disse-me: - Bem, tudo bem, continuaremos procurando. Temos muitas mais -.
E então, um domingo à tarde, fui para o serviço da noite e na noite o Senhor me disse no ouvido, um anjo, esses são os anjos de prosperidade. Olhe, se você confessa este verso e o confessa de todo o coração, porque o evangelho o diz, coisas vão ocorrer em tua vida. Veja, eu ouvi isso pela noite, estavam louvando ao Senhor e ouvi isso bem claro em meu ouvido, - Oferece tanto por aquela casa -, e eu então, chamei ao homem, ao corretor e no dia seguinte lhe disse: - Olhe, eu ofereço tanto -. Ele estava do outro lado do telefone e imagino que ele ficou vermelho, porque começou – pppp! -. E então eu lhe falei: - Veja, eu estou falando o que eu penso que devo oferecer -. E me disse: - Sim, mas é que está muito baixo, muito baixinho -. E eu disse-lhe: - Mas ofereça-lhe -. E me disse: - Bem, vou faze-lo -, e ofereceu e o dono lhe disse: - Sim, eu a vendo -. Ah, e então, eu nunca conheci a esse senhor, nunca, até hoje eu nunca o conheci e então, depois eu chamei a ele e me disse: - Você tem a aprovação do crédito? -. E eu respondi: - Não, não, eu queria ver se você me alugava com a opção de compra-la daqui a um ano. Porque eu não tenho o dinheiro -. Martín já esteve nessa casa, verdade Martín, você já a viu? Eu não estou falando mentira, Martín é testemunha. E então, ele me disse: - Olhe, vamos fazer uma coisa, pastor -, me disse: - Como eu não devo nada dessa casa, eu mesmo vou financia-la, de maneira que eu vou enviar-lhe as chaves e você pode se mudar quando você quiser -. E ele mesmo me financiou a casa, não tive gastos com financiamentos, ah, e quando o advogado soube, me disse: - Olhe, eu não me atrevo nem a cobrar os meus serviços de advogado -. Fez de graça para mim, também. (Aplausos).
O problema é que eu não tinha, não era dono de um edifício, então, todos os pastores começaram a me criticar pelo rádio. – Eu não consigo entender como há gente por aí com casas de meio milhão de dólares e estão se reunindo em um lugarzinho alugado -. E eu sabia que estavam falando de mim. O problema é que a prosperidade..., há um detalhe bem peculiar, que se você é uma pessoa que não sabe receber perseguição, Deus não vai te prosperar. Porque Cristo disse a Pedro: - Veja Pedro, não há ninguém que dê algo por mim, que eu não lhe devolva cem vezes mais agora, neste tempo, com perseguições -. E me perseguiram, “and guess what” (adivinhem quem?), olhe o que aconteceu. Depois apareceu um maravilhoso edifício que vale dois milhões de dólares agora, e então eu refinanciei esta casa e com esse dinheiro comprei um edifício para o Senhor e esse edifício agora, vale dois milhões de dólares. De maneira que Deus primeiro, me tratou e logo, através disso, se comprou o edifício. Mas veja, o espírito que está em você, é um espírito de poder, mas, se você o segue. Olhe, a primeira coisa que você tem dizer em voz alta a tua carne, é: - Eu sou rico -. A tua carne não vai gostar, a tua carne não vai gostar, a lógica vai te pegar e te transtornar nesta noite.
Olhem, há pessoas aqui que não se atrevem a dizer: - Eu sou um deus -, não se atrevem. Porém, Deus disse: - Eu disse, vocês são deuses -, mas, você não se atreve aceitar isso. E você sabe o que foi que Paulo disse? Paulo disse: - Olhem, já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que ele, sendo rico se fez pobre, para com essa pobreza, enriquecer a você -. “Já conheceis”, se espera que você a conheça, porém, os cristãos de hoje, não a conhecem. Rapaz, falar de riquezas, - Isso é vaidade, irmão. O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal -, porém, é o amor ao dinheiro. E Paulo, disse a Timóteo: - Os que querem enriquecer... -, porém, veja abençoado, eu não estou tratando de me enriquecer, eu já sou rico. O que trata de se enriquecer é que cai na trampa. Porém, se você diz: - Se eu sou rico irmão, eu não estou tratando de me enriquecer -. Mas é que ensinaram a você, que você é da classe média ou que você é da classe baixa, porque como você não estudou e não é graduado e vem de uma família humilde. E então, vão acomodando o teu espírito a isso e então, eu sou um pobre, pois, você sabe, eu tenho que me conformar com o que aparecer aí, com as migalhas que caem da mesa. Pois, já como é isso que você recebe e é o que você tem entendido, então, fica pobre. Fica pobre!
Em Miami, houve um balseiro que veio visitar e tinha uma prática assim. Rapaz, ele saiu atribulado, disse: - Que tipo, esse aí, charlatão, dizendo que eu sou rico. Eu que não tenho nada na geladeira -. Agora, é dono de uma agência de venda de automóveis. Então, agora diz: - Apóstolo, me perdoe, porque isso é que nós viemos com tanta contaminação de um regime como o de Fidel Castro, e então, eu chego aqui e ouço que eu sou rico, se não tenho nem onde cair morto e agora você diz que eu sou rico. Como é que eu vou dizer isso? Isso é uma hipocrisia -. Seria hipocrisia se fosse mentira, porém, se Cristo derramou sangue para pagar isso, você deve dizer isso, ainda que não tenha nem um dinheirinho aí. Diga: EU SOU RICO. EU ANDO EM SAÚDE. (Aplausos).
Diga: TENDO O MESMO ESPÍRITO DE FÉ, CONFORME AO QUE ESTÁ ESCRITO: CRÍ, POR ISSO FALEI. FALEI, ESTOU FALANDO. Diga ao que está do teu lado: ESTOU FALANDO, A BÍBLIA DIZ, É VERDADE, É UM PACTO.
- Pastor, você faz isso para nos entusiasmar? -. Para ter um serviço... -. Eu tenho aprendido a não fazer isso. Eu não gosto de tratar com as emoções das pessoas. Eu não preciso que você aplauda, nem que se motive para eu saber que estou dizendo a verdade. Eu sei que o que eu te digo, está escrito. Agora, que a lógica e o dano que fizeram com você, fizeram com que você tivesse os ouvidos cheios de cera religiosa, estão com tampões de religião e de experiências pessoais, isso é outra coisa. Aí eu não me meto, esse é o teu problema. A mim, convém dizer que estou curado, me convém dizer que eu estou próspero, me convém dizer isso, porque Deus disse a mim. E tudo o que ele disser de mim, se está escrito: EU CREIO, até que se manifesta, até que se manifesta. (Aplausos).
Tudo é vosso. Ah? Isso Paulo disse aos coríntios. Vamos ver isso lá em Primeira carta aos Coríntios, vamos ver agora onde está. Martín me esqueci onde diz isso. Vamos ao capítulo 3, verso 18. “Ninguém se engane a si mesmo; se alguém entre vós se crê sábio neste século, faça-se ignorante, para que chegue a ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é insensatez para com Deus; pois está escrito: Ele pega os sábios na astúcia deles. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Assim que ninguém se glorie nos homens...” HELLO! “... ninguém se glorie nos homens; porque...” O quê? “... seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o porvir...” Diga: TODO. “... tudo é vosso, e vós de Cristo e Cristo de Deus”. Diga: TUDO É VOSSO. (Aplausos). Porém para isso, você tem que se fazer ignorante. Para isso você tem que dizer: - Meus pensamentos, não concordam com os de Deus. Meus pensamentos vão contra a corrente de Deus -. Por isso ele salva aos que crêem com a loucura da pregação. “Salvando os crentes”, olhe como está bom para cantar isso. Ah, Próspero, “salvando aos crentes por meio da loucura, Henry, por meio da loucura da pregação”. Hoje é o dia de salvar aos crentes.
Olhe, Paulo diz que se salve aos que crêem, não aos incrédulos. Você sabe a quantos temos que salvar hoje? Aos que crêem. Você sabe por quê? Porque os que crêem são os escolhidos de Deus, ainda que não estejam na igreja. Os que não crêem são os lobos, todas as ovelhas crêem, estão programadas, vêm iluminadas de fábrica já com o dom da fé e há necessidade de salva-las. Salva-las de seu próprio raciocínio, têm que morrer para a sua lógica. Veja o mais bonito, eu tenho pessoas que escrevem para mim pela internet, por carta, às vezes me dizem: - Veja apóstolo, eu já não tenho nem perguntas. Você diz, pss! Para mim basta. Você diz, ainda que pareça um disparate, eu já creio, porque eu sei que você não prega disparates. Eu não tenho dúvida, o que estou procurando é que esteja escrito. Se estiver escrito, já está e você tempera para mim com graça, tempera bem temperadinho e eu asso e como e me cai muito bem. Faz-me bem -.
Vamos cantar isso. Subam para cá os músicos, todos os músicos para cá, vamos fazer barulho aqui. Ponha-se em pé e declare-se curado aí. Cumprimente ao que está do seu lado aí. Diga: ESPÍRITO DE PODER, ESPÍRITO DE SAÚDE, ESPÍRITO DE PROSPERIDADE, declare próspero aí o teu vizinho que está do teu lado. Vamos fazer barulho aqui, todos os músicos subam. Diga: ABA PAI! ABA PAI! SOU RICO, ESTOU CURADO, NADA ME FALTA, TENHO TUDO E SE NÃO VEJO, VEM JÁ A CAMINHO.


Nenhum comentário: