Bem, então começamos pelo verso 17, capítulo 10 do livro de Marcos. Esta história é repetida por Mateus, e Lucas a repete. Naturalmente, os três diferem, em algumas coisinhas pequenas, porém, há diferenças. Porém, pensei que pegar daqui de Marcos, nos dá uma idéia melhor do que trata este assunto. Diz assim, esta é a história de um jovem rico que se aproximou do Senhor. Vejam o que diz, diz: "Ao sair ele para seguir o seu caminho, veio um correndo, e se ajoelhando diante dele, lhe perguntou: Bom mestre, o que farei para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por quê me chamas bom? Não há ninguém bom, senão, só um, Deus. Os mandamentos sabes: Não adulteres. Não mates. Não furtes. Não digas falso testemunho. Não defraudes. Honra a teu pai e tua mãe. Ele então, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isto eu guardei desde minha juventude. Então Jesus, olhando-o, o amou, e lhe disse: Uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens, e dê aos pobres, e terás tesouros no céu; e vem, segue-me, tomando a tua cruz. Porém ele, afligido por esta palavra, se foi triste, porque tinha muitas posses. Então Jesus, olhando ao redor, disse a seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos se assombraram de suas palavras; porém Jesus, respondendo, voltou a dizer-lhes: Filhos, quão difícil é entrar no reino de Deus, aos que confiam nas riquezas!" Não os que têm, senão, os que confiam.
"Mais fácil é passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Eles se assombravam ainda mais, dizendo entre si: Quem, pois, poderá ser salvo?" Isto disseram os discípulos, "Quem, pois, poderá ser salvo?" "Então Jesus, olhando-os, disse: Para os homens é impossível, mas para Deus, não; porque todas as coisas são possíveis para Deus. Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que, nós deixamos tudo, e temos te seguido. Respondeu Jesus e disse: De certo vos digo que não há nenhum que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por causa de mim e do evangelho, que não receba cem vezes mais agora neste tempo; casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições; e no século vindouro, a vida eterna".
Vocês sabem, esta é uma história que eu a li, a li, e a mim, chama muito a atenção o pulo que Pedro deu; o salto que deu Pedro no verso 28. olhem como ele diz: "Então Pedro começou a dizer-lhe: Eis que, nós deixamos tudo, e temos te seguido". E antes que continuasse falando, o parou e lhe disse: - Olhe, olhe, espere, agüente, eu sei o que você vai me dizer -, porque Jesus conhecia o coração de Pedro, como quem diz. Vocês sabem o que Pedro estava pensando? Pedro estava observando a prática de Jesus com aquele jovem rico, e então, Pedro disse: - Olhe, que injusto é o Senhor, pediu tudo em vez de pedir o dízimo conforme a lei, ou pedir-lhe uma oferta, mas, que dê tudo! Como vai fazer isso? Olhe -. Como quem diz, eu não teria dado tudo, tampouco, isso é demais. E então, Pedro, vejam bem, a voz cantante do grupo, de todos os discípulos, imediatamente lhe atirou na cara; lhe disse: - Olhe, eu já me esqueci de pescar. Eu já estou a três anos contigo, isso quer dizer que eu já perdi as conexões ali na praia, o bote já me roubaram, a rede eu já dei e se agora isto pegou tão mal, que ninguém vai ser salvo, pois então, diga-me agora para ver se recobro algo, ainda que seja um botezinho, ou uma rede -.
Digo, há palavras que não estão aí que você as pode ver, porque ele deu um grito tremendo. Saiu, - Olhe, deixamos tudo. E eu? O que vai acontecer comigo? -. E antes que, vejam o que é Jesus, o cobriu, antes que vomitasse todo esse mal estar, para que não esquentasse (ficar em evidência) com os demais discípulos, disse: - Vem, deixa eu te cobrir, rapaz, olhe, eu devolvo isto cem vezes mais. Eu não fui injusto com esse jovem, eu iria multiplicá-lo. Bobo foi quem perdeu porque eu devolvo cem vezes mais. Se ele chegasse a dar toda essa riqueza, eu a devolvo cem vezes mais -. Parece que Pedro disse: - Sssss! Olhe, aqui não se pode falar porque... Aqui não se pode falar rápido -. Por isso é bom não falar rápido, sabe? É que às vezes você lança a palavra assim em seguida, e cai.
Agora, vejam bem, naturalmente estamos falando de antes da cruz. Diga: ANTES DA CRUZ. Vocês têm que entender que antes da cruz é uma história, e depois da cruz é outra história. Depois da cruz todos somos ricos, não um jovem rico, porque depois da cruz Paulo disse que "ele sendo rico se empobreceu para com essa pobreza nos enriquecer". Ou seja, que você não está tratando de ser rico, em posição você é rico ainda que não tenha dinheiro; em posição. Ou seja, quando você disser a alguém aqui: - Bem, e o que te ensinam na igreja? -. – Que eu sou próspero, que estou abençoado, que eu sou um rico --, e te virem com um carrinho velhinho, e foram onde você mora. Te diga: - Mas, você é rico? Estão mentindo para você -. E você lhe diz: - Perdoe-me, deixe explicar-me. Eu sou rico em posição, não em condição -. É igual a você que é perfeito em posição, mas em condição às vezes você se comporta tão imperfeito. Mas posição e condição são duas coisas diferentes. Por exemplo, eu estou curado, mas adoeço. Porque em posição, eu estou curado; em condição, vejo minha enfermidade. Porém, nós estamos chamados a falar de posição, não de condição. Essa é a diferença de uma pessoa que vive por fé. A fé é assim, a fé chama as coisas que não são como se fossem.
Diz que "fé é a certeza do que se espera", se você está esperando, não o tem. Mas, para que seja fé, você tem que confessar, parece ridículo, mas, os que somos da fé temos que viver assim. Aí é onde está a grande diferença de alguém que vive por fé. Por isso, quando o profeta Joel disse: - Olhe, vem um povo sobre a face da terra que jamais houve alguém como esse povo. Jamais houve alguém, como esse povo que vem -. Era o povo da fé, mas a fé não se manifestou. Nos grupos cristãos de hoje, você lhes diz: - Como está? -. – Olhe, eu estava bem, mas agora estou... --. Viram? "Estou", condicionalmente. – Estou muito mal, rapaz. Estou olhe, o que se passa comigo é que eu por deixar de orar na semana passada e por deixar de ler a Bíblia, um demônio ou algo, eu tenho má sorte, algo mal me pegou --. Viram? Porque não conhecem posição. Estão falando de uma condição e a condição foi o que Paulo disse que "nós passamos por leves e momentâneas tribulações". Porque essa é a condição, porém, a posição, ele disse: "Dou graças a Deus que sempre me conduz em triunfo, sempre me conduz em triunfo". Porque você não pode olhar o momento, você tem que olhar o final. É como quando você está vendo um filme com alguém que ainda não viu, porém, você já viu. E então, aquele que está do teu lado diz: - Isto não pode ser assim! -. E você do lado: - Tranqüilo! Que eu já conheço o final -.
Então, a vida de fé é uma coisa assim. Por isso eu sempre vejo todas as coisas bem, porque isso foi o que disse Joel. Vejam bem: "Um povo vem, como nunca jamais houve sobre a face da terra". E uma pessoa imagina, pois esse povo terá quatro braços, terá seis olhos, porque se nunca houve alguém como ele, deve ter quatro pernas. Não. Era um povo igualzinho àquele fisicamente, mas em posição era um povo, que é a descendência de Abraão, que iria aprender a chamar as coisas que não são como se fossem e iria confessar a prosperidade. Aí é que está estribada a fé: posição e condição. Por exemplo, às vezes a condição é, olhe, tristeza. Mas a tua posição, qual é? Se aqui tivesse outra cadeira, a posição é o quê? Sempre alegres "dando sempre graças a Deus"; a condição, a posição. E você tem que aprender a viver por posição. Sabe por quê? Porque cada vez que você vive por condição, você está negando ao Senhor em tua vida. Porque você começa a se queixar e começa a confessar uma situação que não é verdade, porque afinal, Deus sempre te vê aqui, na posição e não na condição. Essa é a diferença do povo da fé.
E você sabe que isso é o que vai te ajudar a sobreviver em momentos difíceis em tua vida? Ai, de ti! Se chegar uma prova a tua família, a tua casa e você não entende o que eu estou falando agora. Ai de você! Porque você vai sentir pena e falar coisas que não são e depois, você vai terminar se arrependendo e pedindo perdão. Dizendo: - Como eu me manifestei dessa forma, Deus meu? Como falei mal diante desses amigos! Como falei mal diante de meu chefe! Como falei mal diante desse meu familiar que veio aqui! -. Por estar deitado em cima de uma condição temporária e não olhar uma posição. ALÔ! (Aplausos).
Olhem, voltando ao homem rico. Vejam bem o que ele disse: - O que farei para herdar a vida eterna? -. Vocês sabem que todo mundo sempre está perguntando: O que farei? Mas é que você não pode fazer nada por isso, isso já está feito. Mas é o jovem rico, estamos falando de antes da cruz quando não havia revelação, ele foi e fez uma pergunta muito néscia ao Senhor. Porque vejam bem, não está falando aqui de salvação, o jovem rico falava de vida eterna e Jesus lhe falava do reino de Deus. Porque Jesus sabe que vida eterna ele já a tem, o problema é entrar no reino de Deus, que é aqui embaixo na terra, no primeiro céu. Então, ele dizia: - O que farei para herdar a vida eterna? -. Então Jesus, lhe seguiu a corrente e lhe disse: - Bem, aí tens os mandamentos -, porém, é que dos mandamentos ele só contou seis.
Eu contei aqui seis mandamentos, olhem, diz. Verso 19, "Os mandamentos sabes: Não adulteres, um. Não mates, dois. Não furtes, três. Não digas falso testemunho, quatro. Não defraudes, cinco. Honra a teu pai e a tua mãe, seis." São dez, não são seis. E então ele disse: - Oh, mas tudo isto eu tenho cumprido -. – Esses seis você tem cumprido. Mas, e a cobiça? --. Ele está chamando o rico de mentiroso, lhe disse: - Você está cobiçando, eu toquei nas tuas riquezas e logo em seguida você deu um pulo -. Eu contei seis aí e então, hum! Ah, e guardar o sábado ele não levou em conta. Porque como o homem ama o dinheiro, esquece o sábado, porque se ele tinha que vender um burro, ele o vendia.
E então, eu, olhando as coisas que diz esse capítulo, eu olhei, não sei, me deu vontade de estudar esse capítulo, mas o que me chamou a atenção foi a atitude de Pedro. Vejam bem, o Senhor estava tratando com o jovem rico, mas Pedro estava atento. Ou seja, que às vezes Deus trata contigo e não é contigo, é com aquele que está te vendo no meio da prova. Às vezes Deus está usando a você para alcançar a outro. Às vezes Deus usa uma prova onde você está metido e você não entende porquê, e está lutando. Mas há pessoas que estão te observando, e então, isso traz reações ao que você faz. E então, pois, eu vi a Pedro aqui em total dúvida.
Porque vejam bem o que eles disseram no verso 26, diz: "Eles se assombravam ainda mais, está falando dos discípulos, dizendo entre si..." Murmurando, ou seja, Jesus já não os escutava, "entre si". – Olhe, venha para cá Pedro. João, vem cá. Tiago. Olhe, Tiago, venha cá. Judas, aproxime-se -. Diz o verso 26, "Quem, pois, poderá ser salvo?" – Olhe, aqui estamos perdendo tempo com este Senhor, aqui ninguém vai ser salvo. Você não viu o que ele pediu ao jovem rico? -. Estavam murmurando. Olhem, como Jesus fazia. Vocês sabem como se chama isso? Tirando medida. Jesus tirava as medidas. E há situações que vêm para tirar a tua medida e ver se você é humilde para a prova. E você se dá conta de que falhou, e você se dá conta de que não julgou corretamente, e você se dá conta de que errou o alvo nessa prova em que Deus te pôs. E aqui, Jesus pôs aos discípulos, porque, como ele andava com eles, ele tirava medida a cada momento. Uma vez os pegou por lá e lhes disse uma palavra e eles falaram por dentro. Você sabia que você pode falar por dentro? Eles disseram por dentro: - Mas, porque disse para não trazermos pão? -. Porque Jesus havia dito a eles para não trazerem pão. E eles disseram: - Mas, por que disse que não trouxéssemos pão? -. E então, Jesus os parou assim e lhes disse: - O que vocês estão pensando? Que eu digo isso por causa do pão? Eu digo isso por causa da hipocrisia dos fariseus, rapaz -. E eles disserem: - Olhem, este homem lê nossas mentes! -. E aqui voltou a pegá-los em outra prova.
E você sabe que assim o Senhor faz contigo nesta hora? Deus sempre está tirando medida. Você sabe como se chama isso? Disciplina. Disciplina. Ou seja, a disciplina de Deus é tratar contigo em diferentes etapas de tua vida. E então, conforme ao que você manifeste, ah, e quando você descobre que está equivocado e decide consertar essa atitude, a disciplina já passou. Porque a disciplina significa correção de alguém, a quem você ama. Porque um pai disciplina a quem? Aos que ama. Se não os amasse os deixaria que fossem à deriva.
E então, ele tirou a medida dos discípulos e logo lhes disse a realidade, que é o verso 30. "... que não receba cem vezes mais agora neste tempo..." Agora, em que tempo estava falando? Estava falando antes da cruz, no tempo onde ele está vivo. Porque vejam bem, usa um termo aí, quando termina diz: "... que não receba cem vezes mais agora neste tempo; casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, e terras, com perseguições; e no século..." Quê? E quando começou o século vindouro? Depois que ele morreu, depois da cruz, porque não havia vida eterna antes da cruz. Maria, sua mãe, não era salva; ninguém estava salvo antes da cruz. Estávamos salvos no aspecto de que ele sempre cuidou de nosso espírito, mas, salvos da maldição da lei não havia ninguém. Por isso é que ele disse: - Olhe, por agora, eu devolvo cem vezes mais, antes de eu ir à cruz eu devolvo cem vezes mais. Agora, depois que eu vá à cruz, não é cem vezes mais, é muito mais abundante -. Diga: MUITO MAIS ABUNDANTE. Não são cem vezes mais. Há pessoas aqui que se põem a pensar em tudo o lhes têm acontecido, passam de cem. Dizem: - Rapaz, com tudo o que eu tenho passado... Olhe, com o cuidado que o Senhor tem comigo, com as amizades que ele me deu, com a esposa que tenho, com o esposo que tenho, com o trabalho que tenho, com as bênçãos que tenho; que cem vezes o quê! MUITO MAIS ABUNDANTE. Diga: EU RECEBO MUITO MAIS ABUNDANTE.
Essa é a vontade de Deus para você. Agora, cem vezes mais é bom. Quantos crêem que isso é suficiente? Cem vezes mais é uma bênção tremenda, mas isso está antes da cruz. A revelação começa depois da cruz, porque depois da cruz não se conta; sim, passa de cem, sim, passa de duzentas vezes mais, sim passa de trezentas vezes mais, aí é que conta, muito mais abundante. Assim está o povo da graça, muito mais abundante. E nós somos esse povo único, somos esse povo que Deus chamou para ser espetáculo do mundo. E para ser espetáculo do mundo tem que se ter uma confissão nítida. E quando o Senhor tratar de nos tirar a medida, que encontre boa medida. Vocês se lembram que a semente caiu em bom terreno e deu fruto a trinta, a sessenta e a cem por um da semente? Pois, esse é o chamado que Deus fez ao Ministério Creciendo en Gracia, em tudo. Estas situações, terroristas que têm tomado lugar, isso não deve incomodar a você; isso deve pôr você a observar e a guardar silêncio; observar e guardar silêncio. E se você tivesse que estar ali? Bem, pois, olhe, a morte, Paulo diz que "morrer é lucro". Isso é um só um susto.
Olhe, muito mais você deve... Às vezes há coisas que chamam a atenção a uma pessoa, mas, você notou a obediência desses terroristas que primeiro vieram estudar aqui nos Estados Unidos para aprender a pilotar um avião. E logo, chega o momento de subir no avião, mas logo, eles estão procurando um algo que é ele mesmo que vai estar no assunto; por convicções de religiões, pagãs, falsas. Ele não colocou o piloto que ele raptou ou que atacou, ele tirou ao piloto e ele mesmo dirigiu a situação. Ou seja, ele estava batendo em um edifício de frente, que sabia que ele mesmo morreria ali. Essas pessoas têm umas convicções brutais. Que tipo de convicções! Você sabe lá o que é você vir aqui para Miami para estudar para piloto, entrar na escola de aviação ali, e estar dois ou três anos, simplesmente para uma sementeira que você tem para Alá? Ou para o Deus que eles digam? E então: - Quais são as tuas metas? -. – Pois, as minhas metas é estudar, me preparar, aprender a pilotar um avião para bater com ele de frente --. Que perguntem isso a você! – Não, a minha meta é estudar para ajuntar, para ter meu tremendo carro, minha tremenda casa e se logo, posso voltar a meu país para comprar uma casinha por lá. As minhas metas, é carne. Carne mais carne, carne -. Olhe, fizeram uma semeadura! Aquelas pessoas semearam suas vidas para matar uma porção de vidas. Mas, que atitudes! Estão bem loucos aquelas pessoas, viram? Ah, e aí não há colheita. Porque aí não é a cem por um, ali terminaram suas vidas e ficaram ali.
Agora, quando você dá algo para o ministério, para o evangelho e dá a tua vida, tuas emoções, teu tempo; Deus diz: - Isso eu devolvo -, como dizem em Porto Rico: - Não fico no dado -. Quando alguém te diz: Eu não fico no dado, eu vou dar nele um murro para trás. Se ele me deu, eu não fico no dado -. Pois Deus diz: Eu não fico no dado, eu, tudo o que puserem... -. Cada vez que você traz essa semeadura, há anjos que vêem tua semeadura e vêem teus esforços e vêem teu sacrifício, "oferta, sacrifício de amor agradável", eles a vêem. E sabe o que eles dizem? Olhe, eles dizem: - Essa oferta, marque-a, que é da Família González, da Família Rodríguez. Marque-a que essa semeadura vai para a conta da Família Tal -. Paulo falava de "ponha na minha conta", Paulo tinha uma conta. Diz: "Eu não busco dádivas, é que eu busco com que abunde na vossa..."
Você tem semeadura em tua conta? "Não se canse de fazer bem, especialmente à família da fé", que aqui estamos tratando com um evangelho puro. Olhe, aquelas pessoas semearam suas vidas para nada, para ideais terrenos, ideais políticos, causando dor a milhares de famílias e entregando suas vidas. Mas aqui, tudo o que você dê ao Senhor... eu, às vezes penso, e isto é um erro, não o faça. Mas eu às vezes digo: - Olhe, se quando eu tivesse trinta anos eu tivesse feito isto. Olhe, que oportunidade perdi quando tinha trinta e cinco anos de ter feito isto -. Tem acontecido com você? O que você põe a se recordar? Isso é pior. Não faça isso porque é um passado que você não pode mudar, é o futuro que você tem adiante e agora é que te cabe ter decisões boas. Assim que, recebam muito mais abundante porque não estamos naquele tempo, estamos nos bens do século vindouro.
segunda-feira, abril 03, 2006
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