
O tema dado por nosso apóstolo para esta noite é: "O que significa estar confirmado".
Vamos a Romanos, capítulo 16, verso 25. E na primeira parte deste estudo, como introdução vamos repassar o que temos visto nos últimos dois sermões e estudos que temos dado aqui. Romanos 16:25 diz: "E ao que pode confirmar-lhes segundo meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, segundo a revelação do mistério que se manteve oculto desde os tempos eternos, porém, que foi manifestado agora, e que pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, foi dado a conhecer a todas as pessoas para que obedeçam à fé, ao único e sábio Deus, seja glória mediante Jesus Cristo para sempre, Amém." Uma cuidadosa consideração deste verso nos ensina, como nosso apóstolo nos dizia no domingo, três pessoas dentro deste verso: #1. Está o que pode confirmar, 2. Paulo, que era o que escrevia e que disse, "segundo o meu evangelho" e 3. O evangelho de Jesus Cristo. As três pessoas estão aí, esta é uma trindade, porém, não a outra, verdade? Sabemos quem era Paulo, Sabemos quem é Jesus Cristo e mais recentemente, sabemos não?, quem é o outro, nosso apóstolo e tão claro como simplesmente, escute isto, perguntar-nos quem foi o que nos confirmou no evangelho que Paulo pregou. Tão simples como isso. Você pode se fazer essa pergunta ou contestar-me a mim em silêncio, aí sim, eu lhe digo: Quem foi que confirmou você no evangelho que Paulo pregou? Isso está bem claro.
Um sinônimo de confirmar que vi em algumas versões da bíblia em inglês, é estabelecer, confirmar, estabelecer e outros sinônimos em espanhol, seriam, corroborar, revalidar, assegurar, ratificar. Para estabelecer algo, para confirmar algo, neste caso, tem que haver algo previamente. O verso, diz: - Ao que pode confirmar-lhes – porém, para poder confirmar algo ou alguém, tem que já existir algo. Por exemplo, em Hebreus capítulo 8, verso 6, não vão lá, só menciono como referência, diz que o novo pacto foi estabelecido, aí está a palavra outra vez, estabelecido sobre melhores promessas, haviam umas promessas, porém, foi estabelecido sobre umas promessas diferentes, melhores. Então, quando se fala de confirmar, para confirmar, tem que haver algo já estabelecido e entendemos que o que está estabelecido e a forma com a qual nosso apóstolo tem nos confirmado é sobre algo que está estabelecido, que não é nem mais nem menos que aquilo que o perito arquiteto pôs como fundamento que é Jesus Cristo, de acordo com 1 Coríntios, capítulo 3, verso 10. Isso, eu preciso que fique bem claro nesta noite. Agora, diz que este evangelho é revelação de Jesus Cristo, no verso 25 é, "segundo a revelação do mistério". E você se lembra qual é esse mistério?
Está bem claro em Efésios, capítulo 3, vamos ver um momento, Efésios 3:1, sem duvidar que a pregação de Jesus Cristo é segundo a revelação do mistério, vamos a Efésios 3:1. "Por esta causa eu Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por vós os gentios; se é que tendes ouvido da administração da graça de Deus que me foi dada para convosco; que por revelação me foi declarado o…" Diga: MISTÉRIO. "… mistério, como antes vos escrevi brevemente, lendo o qual podeis entender qual é meu conhecimento no mistério de Cristo, mistério que em outras gerações não foi dado a conhecer dos homens, como agora é revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito:…" Dois pontos aí, quer dizer, que o que se segue é o mistério, "…que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo, e co-partícipes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho…" Agora, esse era um mistério e este era o evangelho do qual Paulo fazia referência, que era um mistério. Agora, para nós, nunca foi um mistério que o evangelho era para os gentios. Eu me lembro, estando no sistema, eu sabia que o evangelho era para os gentios, o que pregou o apóstolo Paulo. O que eu não sabia era que a lei nunca foi para nós. Estão me seguindo? Eu tinha claro o conceito de que o evangelho era para os gentios, porém, que a lei não era para nós, eu não sabia, então, aí é onde alguém entra em uma mistura. Quando estava no sistema dizia: - Sim, o evangelho é para nós, mas a lei também é para nós -. E o que nós vivíamos, pois, era a mistura de lei com graça, trágico isso, que vivemos por muito tempo.
E o interessante aqui, irmãos, para continuar, é que Paulo pôs esse fundamento e sem dúvida, nós não estivemos estabelecidos ou confirmados, ainda que isso já estava posto mas, até que veio nosso apóstolo a confirmar-nos neste evangelho. O problema da igreja de todos os tempos e a razão pela qual a igreja tem estado e está em orfandade, é que seguem os princípios e ensinos do pacto da lei, estabelecido em uma justiça própria. E há um verso aí, em Romanos, capítulo 10, verso 1, que vamos ver agora. Romanos, capítulo 10, verso 3 onde diz: "Irmãos, certamente o desejo do meu coração, e minha oração a Deus por Israel, é para salvação." Algo curioso está aqui, Israel não era salvo, mesmo que fosse o povo de Deus, verdade? Todo o gentio, pelo menos o gentio religioso, vê a Israel como o povo de Deus e com efeito, o povo de Deus até a cruz, porque depois da cruz todos somos o povo de Deus, enquanto na carne. Sem dúvida, com tudo isso e sendo povo de Deus Paulo disse que o desejo do seu coração é que Israel seja salvo. Que quer dizer? Que Israel não é salvo e quem está com a mesma doutrina dos hebreus, judaica, está na mesma condição. Logo diz: "Porque eu lhes dou testemunho de que têm zêlo de Deus, porém não conforme a ciência." E como era o zelo deles? Pois, conforme a lei, não é conforme a graça, conforme a ciência. Verso 3, "Porque ignorando a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitam à justiça de Deus." E irmão, deixe-me dizer-lhe, o que Israel estava fazendo, o que os judeus, os fariseus estavam fazendo, os profetas, a lei, estava, bem, eles estavam fazendo a justiça de Deus porém em outro pacto porque Deus foi quem deu a lei. E o que não sabíamos era que fazendo essa justiça, fazer essa justiça eqüivale à estabelecer a própria justiça pessoal, porque essa justiça, deixou de ser e Deus estabeleceu uma justiça diferente, totalmente diferente, uma justiça que é por fé. Então, quando uma pessoa, veja, pode ser o bispo, padre, cardeal, presbítero, pastor, mestre, evangelista, obreiro, leigo, como você queira chamar-lhe, os títulos são abundantes no mundo eclesiástico de hoje em dia, não? Porém, quando uma pessoa está pregando esse antigo pacto, não somente está em orfandade, mas, também está estabelecendo uma justiça própria e essa justiça própria está contra a justiça de Deus. Eu imagino, irmãos, os púlpitos da maioria das igrejas onde se está pregando, homens estabelecendo sua própria justiça e deixe-me dizer-lhe, super bem intencionados e que todos os que não conhecem graça podem estar dizendo, - Que homem mais santo! Que homem mais espiritual! Que homem mais dedicado! Que homem para buscar a Deus!, etc. – e pregando para você a justiça antiga, que é a justiça própria e eu imagino a Deus em uma esquina com os braços cruzados, dizendo: - Eu nunca disse isso para o novo pacto, eu disse para o antigo pacto, porém, para este pacto não o disse e eles não sabem -.
Veja que tremendo, o verso 3 de novo, "Porque, ignorando a justiça de Deus…" Qual é a justiça de Deus neste pacto? É a graça. A justiça de Deus, é que nós fomos santificados, nós nunca soubemos esses versos de memória. Os versos que estavam em nossa memória, creio que lhes disse em uma ocasião, eram: Romanos 3:23. Em uma seqüência de versos, te lembras? Em uma oração quando já não havia nada que fazer, porque as orações são bem aborrecidas, verdade? Em uma oração, dizem: Bem, agora, para que não durmam, vamos a uma série de textos bíblicos -. Então, começava uma de lá, - E Jesus chorou -. Vocês riem, porque sabem. Então, os versos que se sabiam eram os de justiça própria. Note bem, Romanos 3:23, o que diz? "Porquanto todos pecaram…" Quantos sabiam esse verso bíblico no sistema? "Porquanto todos pecaram, e estão destituídos da glória de Deus". Eu nunca conheci, incluindo-me a mim tampouco, ninguém que tivesse prestado atenção e dissesse Romanos 3:24. O que diz Romanos 3:24? "Sendo justificados gratuitamente…", esse não se sabe, verdade? "…por sua graça, mediante a redenção que é em Cristo Jesus". Então, todos os versos que as pessoas sabiam, eram os versos de condenação, da justiça antiga, a justiça passada que demandava em carne, pagar um preço e fazer algo.
Agora, o verso 3 diz: "Porque ignorando a justiça de Deus…" Esta gente, e quero sair dessa frase, porém veja, eles ignoram a justiça de Deus porém estão muito fiéis na justiça antiga. "…ignorando a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria" Por quê a sua própria, se é a justiça de Deus? Porque a justiça de Deus no estilo do antigo pacto, deixou de ser, o disse bem claro no verso 4, "…o fim da lei é Cristo". E se já não é a justiça…, pois, é a justiça deles. – Deus, tu já tiraste essa justiça, porém, nos parece bem, que em vez de aceitar a justiça da graça, vamos seguir com a justiça velha -. E Deus disse: - O fim da lei é Cristo -, porém eles dizem: - Não, porém seguimos com essa justiça -. Resultado: estabelecendo uma justiça de homens, uma justiça própria. E nesse processo diz: "… não têm se sujeitado à justiça de Deus". Pastores que escutam isso, se você está confirmando pessoas, estabelecendo pessoas e está fazendo isso conforme a lei ou conforme a uma mistura de lei com graça, você está fazendo com sua própria justiça que não tem nada a ver com a justiça de Deus. Que terrível é isso! Verdade? "Não se sujeitam à justiça de Deus".
Agora, se a igreja de hoje está confirmada, por quem está confirmada? Porque se não está sendo confirmada no evangelho de Paulo, não está na justiça de Deus. Resumindo isto, irmãos, a igreja de todos os tempos, e isto parece uma repetição aqui, porém, é uma realidade. Eu creio que, veja, quando Cristo estava durante seu ministério na terra, nos dias de sua carne, ele fazia milagres porque ele queria provar aos seus contemporâneos que ele era o filho de Deus e então, não acreditavam nele. Em uma de suas viagens ele disse que era o filho de Deus e lhe disseram que ele tinha demonios e iam apedrejá-lo e sabe o que disse o Senhor? Que se não cressem pelo que ele pregava, que cressem pelas obras que ele estava fazendo. Você se recorda disso? Bem, as pessoas não crêem na palavra de graça que se está pregando, não crêem neste apostolado, as pessoas do sistema, não crêem no apóstolo, não crêem no outro, em José Luis de Jesús e isto eu sei que sacode, porém, veja bem, irmão, o temos dito anteriormente, temos passado pela história buscando pessoas, as vezes com um desejo de não nos sentirmos tão sós nisto e pensando, quem sabe haja alguém.
Eu lembro que chegamos a encontrar um grupo que se chamavam "os cátaros" no sul da França que ao começar a estudá-los, esta gente não cria nos sacramentos. Sabem o que são os sacramentos, verdade? Os sacramentos que é a ceia, o batismo, o matrimônio é um sacramento para a igreja, a confirmação, etc., etc. Então, eu começava a ler e dizia: - Ah, não crêem nos sacramentos, crêem na predestinação, crêem no jejum. Descartados -. E passando assim por grupos, que os huguenotes, que os paulinistas, uns que se chamavam os paulinistas veja e tudo, porém, em algum ponto tropeçavam e já não imitavam a Paulo. E então, se as pessoas não querem crer porque é um simples homem que se levantou agora nesta mudança de milênio, quase no século 21, que já estamos, etc., etc.
E há um dia, abençoado, há um dia em que acontecem as coisas, um dia quando a nação de Israel veja, estava em total obscurantismo e fazia 400 anos e Deus não falava com seu povo, um dia nasceu um bebê e esse era Deus, um dia. Quem iria crer? As pessoas desse tempo, o que diriam? – Não, não pode ser. Nesse tempo, não -. Em algum dia teria que se manifestar o outro. (Aplausos) Não se pode menosprezar isso. Nesse mesmo dia aconteceram muitas coisas, veja, na história, que de todas elas a menos importante foi de que havia nascido Jesus. Agora é importante, porque a história provou que é o filho de Deus e nós já conhecemos, porém, naquele momento haviam coisas muitíssimo importante acontecendo. Havia um censo sendo feito, haviam muitas coisas muito mais importante do que um bebê que havia nascido numa estribaria porém, esse era o dia em que Deus se manifestou no mistério da piedade, Deus foi manifestado em carne. Um abençoado um dia me disse: - Eu não entendo a deidade de Deus -, e então, eu fiquei olhando para ele porque ele estava na igreja por muito tempo. E eu disse: - Será possível que este homem depois de escutar tanto isto, não tenha entendido ainda a deidade de Deus ? -. Então, com a paciência de Cristo ativada, eu disse a ele: - Veja -, e me lembrei de 2 Timóteo 3:16, verdade, que diz: "Grande é o mistério da piedade" e logo diz, você sabe o que diz? O quê é que você quer mais claro do que isso, Deus foi manifestado em carne, aí estava.
Bem, retornando ao tema, a igreja por todos os lados está confirmada, porém, conforme a sua própria justiça, não conforme ao evangelho que pregou o apóstolo Paulo. Assim que, exemplos de uma igreja confirmada nesta noite: # 1. Uma igreja que está confirmada não conhece a ninguém conforme a carne, isso está em 2 Coríntios 5:16. E você diz esta noite, claro, isso eu já sei de memória porém o exercício desse conhecimento é bom.
Vamos lá, 2 Coríntios 5:16, "De maneira que nós daqui em diante a ninguém conhecemos segundo a carne; e ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, já não o conhecemos assim." Sabe qual é uma frase importante dentro desse verso? A primeira frase que diz: "daqui em diante". Você pode repetir isso comigo?, diga: DAQUI EM DIANTE. Por quê? Porque há um dia em que acontecem as coisas. Talvez você ao aplicar esse verso, pense que você já não conhece a ninguém conforme a carne, nem ainda a Cristo conforme a carne, e tem esquecido o "daqui em diante". E talvez até aqui, até este momento você conhece a algumas pessoas em carne, a maioria, não os conhece em carne, porém, a algumas pessoas você diz: - É que não, não pode ser e é que à este sim, conheço em carne -. Diga: DAQUI EM DIANTE. E ninguém, quer dizer, ninguém.
Agora, isso de conhecer, sabe o que diz o sistema? O sistema diz, bem, tratando de defender a posição deles que "daqui em diante a ninguém conhecemos segundo a carne" está fazendo referência à circuncisão versus incircuncisão e se escapolem por aí, se vão por aí. Então, vão ao altar orar pelas pessoas e se alguém está mal, aconselhando e pregando-lhe à carne porque é difícil não pregar-lhe à carne. Sem este conhecimento, as igrejas vivem de pregar para a carne e então, têm que acomodar de alguma forma 2 Coríntios 5:16 e dizem: - Não, é que isso é em relação a judeus e gentios -. Então vão à Gálatas 3:19, que já não há judeu nem gentio. Porém, irmãos, não conhecer a ninguém conforme a carne é em termo de carne, em sua descendência, como diz o sistema, carne em condição social ao qual pertence, carne em condição física, moral ou como queira que esteja, A NINGUÉM CONHECEMOS SEGUNDO A CARNE e ninguém, é ninguém. Será este um bom momento, quem sabe, para dizer isso, DAQUI EM DIANTE A NINGUÉM CONHECEMOS SEGUNDO A CARNE, pensando em alguém? HELLO! Estão pensando em alguém? Não me esqueci do que ia dizer a seguir, estou deixando que vocês pensem porque vamos confessar, a ninguém conhecemos segundo a carne. Querem fazer isso? Sim? Já têm alguém em mente? Ou a lista está ainda aí… Diga comigo, é certo, isto é bem sério abençoado, você não está fazendo um bem a alguém não o conhecendo segundo a carne. Você está fazendo um bem a você mesmo. É como a pessoa que diz, - Não, é que à essa pessoa, eu não perdôo -. E crê que a está matando, mas a verdade é que está se matando a ela mesma. Você crê que este seja, uma pausa aqui no calqueo desta noite, um bom momento como para pensar em alguém ou em "alguns" e dizer comigo: DAQUI EM DIANTE A NINGUÉM CONHEÇO SEGUNDO A CARNE. Os anjos ouviram isso.
Uma igreja confirmada, por isso é que nós somos uma igreja confirmada, porque uma igreja confirmada, estabelecida no evangelho de Paulo não prega à tua carne. Não é um segredo que tua carne tem 18 atributos que às vezes se manifestam. Qual é a idéia de pregar a isso? Isso não era nenhum segredo. Não há mistério nisso, nem há sabedoria nisso, mistério, é ignorá-la totalmente e ver ainda eles se manifestarem todos juntos e dizer, não conheço segundo a carne. (Aplausos) E logo diz, nem a Cristo conhecemos segundo a carne. Uma igreja confirmada no evangelho de Paulo não conhece a Cristo segundo a carne, tem aplicado bem Hebreus, capítulo 6, verso 1 e 2 onde diz: "Deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo, vamos adiante à perfeição". Assim que, se você conhece a Cristo como o Mestre, como o Rabí, como Jesus de Nazaré, isso era bem comum dizer: - Em nome de Jesus de Nazaré -, te puseste a conhecê-lo segundo a carne e isso soa tão lindo no sistema, verdade? Isso soa tão espiritual, tão tremendo; o galileu, com sandálias, que caminhava por lá, o cordeiro. A igreja que conhece a Jesus nessa etapa não está confirmada, agora, a igreja que conhece a Cristo ressuscitado, o ressuscitado, essa é a igreja que está confirmada no evangelho.
Você sabe que os galacianos entenderam isto, porém, em um ponto voltaram atrás e quando Paulo lhes escreve em Gálatas, capítulo 3, verso 1, a admoestação que ele lhes dá é, "A vós, lhes disse, ante cujos olhos, Jesus Cristo foi já apresentado claramente, como? Ressuscitado. Claramente, porque a igreja que está confirmada, entende claro que a Jesus conforme a carne não se deve conhecer mais, se conhece ao ressuscitado. Simplesmente, porque nele dos dias de sua carne não há benefícios para o gentio, não existem benefícios para o gentio e esse é o Jesus que as igrejas andam seguindo, Jesus de Nazaré, o mestre. E que chegue a semana santa para ver que espiritual se torna a igreja, verdade? Roupa bonita e cruzes grandes. Essa igreja, sabe o que disse Paulo, o crente que é parte dessa igreja, não pode dar fruto para Deus e sei que você está pensando em Romanos, capítulo 7, verso 4, onde diz: "Assim também vós, irmãos meus, estais mortos à lei, mediante o corpo de Cristo, para que sejais… diga: DE OUTRO, DO QUE RESSUSCITOU DOS MORTOS, …" E há uma vírgula aí e logo diz: "…. A fim de que demos frutos para Deus." Uma igreja confirmada é uma igreja que não conhece a Cristo conforme aos dias de sua carne, mas que conhece ao ressuscitado e dá frutos para Deus.
Em segundo lugar, uma igreja confirmada é uma igreja que sabe prosperar semeando, sabe prosperar semeando. Aqui não é assunto de que você crê que dízimo era da lei ou era da graça. Aqui na palavra que escreveu o apóstolo Paulo à igreja dos coríntios, há um verso interessante, no capítulo 8, verso 11 da segunda carta aos Coríntios, onde diz Paulo, veja, "Agora, pois, levai também a cabo o fazê-lo, para que como estivestes prontos a querer, assim também estejais em cumprir… e logo o que diz por último é, …conforme ao que tenhais." A diferença irmãos, entre o dízimo, é que o dízimo existia na lei, e antes da lei, e na graça, porém, a diferença entre o dízimo na lei e o dízimo na graça, sabe qual é? É que na lei, veja, se uma pessoa não pagava, ah, e lá se falava esses termos de pagar, aqui, se recebem os dízimos, por isso é que os pastores do sistema estão tão mal acostumados a andar pelas casas buscando os dízimos das pessoas. Eu sei que para a maioria de nós, isso é algo muito distante, tão longínquo que para alguém parece até que isso não existia. Porém, eu me lembro irmãos, que em algumas partes onde a religiosidade é mais rígida, os pastores vão às casas para buscar os dízimos das pessoas quando elas não vão à igreja. E esses são os mesmos pastores que apontam o dedo para Creciendo en Gracia e dizem que aqui nós abusamos das pessoas. O que lhes parece? Porque é que esse era o princípio, abençoado. Há uma escritura aí do antigo pacto em Levíticos, capítulo 27:30 e vou te mostrar algo nesta noite, Levítico 27. O ponto é, uma igreja confirmada é uma igreja que prospera semeando.
Levíticos 27:30. Estamos aí? Ainda não? Vocês não lêem o antigo pacto? Fazem muito caso de Paulo, vocês, estão honrando a Deus contra a lei e isso está bem. 27:30 diz, "E o dízimo da terra, assim da semente da terra como do fruto das árvores, de Deus é; é coisa dedicada à Deus. E se alguém quiser resgatar algo do dízimo, acrescentará a quinta parte de seu preço por ele," - Pastor, e o que isso significa -? O que isso significa é que haviam pessoas que retinham o dízimo e no processo, abençoado, o gastavam e então quando repunham esse dízimo que haviam gasto, estamos falando da lei, estão me seguindo? Quando repunham esse dez por cento que era de Deus, tinham que repor com vinte por cento à mais, a quinta parte. O que é a quinta parte? Igual ao cartão Visa, verdade? Sim? Essa é a diferença, na graça, não? A graça te cobre e eu me lembro irmão, que, veja, tão real é isto que eu me lembro que pastoreando no sistema, havia pessoas que diziam a mim, - Pastor, tenho tres meses atrasados de dízimos, o que devo pagar -? Imagine, e alguém andando mancando pelo lado da lei e com esse assunto de dízimos como pastor. – Não, tem que… Está bem, os vinte por cento de acréscimo não, porque isso é demasiado, porém, sim… tem que repor os dízimos -. Quantos vêm de igrejas do sistema onde lhes diziam isso? Digo, aqui em Creciendo en Gracia não vamos te perturbar se tu o fazes, não vamos pelejar contigo por isso, HELLO! Agora, se não faziam isto, os mesmos levitas se encarregavam de andar pelas casas, pelas tendas do povo recolhendo os dízimos e eles levavam sua contabilidade e sabiam. E ali, irmãos, não era o caso de se esconder porque Deus quando havia pecado oculto e havia desobediência, Deus tinha formas, abençoado, de fazer aparecer o erro, porque estavam na lei. Por isso é que nas igrejas do sistema quando há um profeta desses de lei, que para e começa a dizer as verdades a todo o mundo, todo mundo tem medo e então, as pessoas vão para casa dizendo: - Hoje tivemos um tremendo culto. Ai, O Espírito Santo trouxe à luz todos os pecados das pessoas daí da igreja -. Que maravilhoso!
Então, a diferença entre a lei e a graça, em relação ao dízimo, era que na lei, se você atrasava o dízimo, tinha que pagá-lo de todas as formas e te cobravam vinte por cento. Tu estás lendo aí, ou é que não entendestes? Vamos lê-lo de novo, veja o verso 31 diz: "E se alguém quiser resgatar algo do dízimo, acrescentará a quinta parte de seu preço por ele," Não valia a pena jogar com o dízimo no antigo pacto, verdade? Agora, na graça, qual é a diferença na graça? A graça, como em todas as demais coisas, te cobre. A graça te cobre, saibas que, porém, os anjos te notam. HELLO! A graça te cobre, em uma igreja como esta que está confirmada com este evangelho, onde a lei deixou de ser, já essa regra, não existe, sem dúvida, existe o princípio incólume de plantar para colher. E quem são os que executam a colheita sobre o teu plantio? Os anjos, e nós, temos visto, irmãos, as atitudes como têm mudado porque temos sido parte dessa mudança progressiva, porque temos tido como lei, a graça. Temos visto atitudes como dizer: - Bem, eu já entendo que não é uma obrigação ir à igreja -. E é verdade que é assim, não é uma obrigação ir à igreja, porém, os que estão aqui nesta noite, são os que estão crescendo em graça neste conhecimento. Não é uma obrigação dar, nem há os vinte por cento, porém, é uma benção, colher. E para isto, sabe que linguagem usava o apóstolo Paulo? Ele dizia, "os convém".
Vamos de novo à Segunda Corintios, estamos no pontinho importante de que uma igreja confirmada é uma igreja que é próspera por causa da semente que planta. Segunda aos Coríntios 8:10, "E nisto dou meu conselho; porque isto os convém a vós…" Não diz, mandamento, verdade? O que diz? Conselho, disse conselho. Por quê? Porque se não nos conviesse, você crê que Paulo nos daria esse conselho? Você gosta de saber coisas que convém à você? Não, não seja tão santo nesta noite. Diga que sim, deixe de coisas. Se você tem duas ou tres coisas à fazer e você vê que uma lhe convém mais, você será um tonto, se escolher fazer, aquela que lhe convém menos. E não há nada de mal em ser alguém que gosta de fazer o que lhe convém, verdade? Não há nada de mal nisso? Ainda que existam pessoas que tenham atitudes de conveniência para o mal, verdade? São como materialistas, usam uma forma enferma de conveniências, porém, vejam irmãos, o apóstolo Paulo disse: "Eu dou meu conselho". Lá em Filipenses, capítulo 4 o verso 17, 18 e 19 do que lia o Pastor Encarnación agora, sabe, ele também disse: "Eu não faço isto buscando dádivas, mas, fruto que abunde em vossa conta". Paulo tinha isso bem claro, bem estabelecido, que era uma questão não de dizer, como na lei – Tenho que dar o dízimo e se não der tenho que começar a guardá-lo e se uso algo disso tenho que pagar os vinte por cento -. Isso se acabou, isto é um conselho de graça para uma igreja que está confirmada neste evangelho, que é uma questão de conveniência e não se sinta mal por isso. Diga: A MIM ME CONVÉM SEMEAR.
Vejam irmãos, o seu trabalho não é o seu sustento, o seu trabalho não é o seu sustento. Você sabe o que é o seu trabalho? Se lembra de 2 Coríntios 8:11 em diante, onde diz: "Ele dá semente ao que semeia". Sabe o que é o seu trabalho? A semente, porque o seu sustento, é Deus, se tiram o teu trabalho de você, ainda tem a Deus. Quase nada, verdade? Você o que faz quando você chega a seu trabalho e recebe o cheque depois, no final da semana, mentalize-se com este conceito de prosperidade no reino de Deus em dizer: - Esta é minha semente. Uma parte Deus me dá para eu desfrutá-la, porém, esta, o propósito primordial disto é para semear, isto é semente -. Graças pelo entusiasmo. (Aplausos) Ah, e sabe o quê, abençoado? O que você tira para Deus, tem que ser o primeiro, o primeiro. Tu sabes que se você tira o primeiro, você está injetando um proceder de fé que os anjos estão vendo em tudo o demais que se segue. Porque se você pega o talão de cheques e começa a dizer: - Oh, vou pagar isto e isto e o dízimo é importante, não me esqueci, em quinto ou em sexto lugar -. Isso está fazendo bem, porém, o mais excelente, sabe o que é? Separar primeiro e então todo o demais cai debaixo do primeiro que você fez. Que tremendo isso! (Aplausos)
Paulo disse: Os convém" e então, depois no verso 11 diz: "…assim também… na última parte, …estejais em cumprir …" Levar a cabo isto, o fazê-lo, "…conforme ao que tenhais." Não é como no Antigo Pacto que você já gastou o que não tem, tem que ver onde busca porque você tem que chegar à igreja, à sinagoga com isso e mais vinte por cento. Que problema! Verdade? E eu me lembro de pessoas antes no sistema que apanhavam emprestado para pagar os dízimos. Porém, se estamos na graça, isso não é da graça. Como Paulo disse que é? "Conforme ao que tenhais". E o que foi que dissemos primeiro de 2 Corintios 5:16? "Daqui em diante". Você poderia aplicar isso "daqui em diante" também? – Não pastor, o restante sim, de não conhecer as pessoas conforme a carne, sim, mas isto não -. É conforme ao que tenhais. Havia um indivíduo que vivia de boas intenções, mas quantos sabem que as boas intenções não produzem colheita? E então, ele falando com o pastor um dia, o pastor lhe disse que tinha que seguir caminhando e pregando e tinha que construir e tinha que fazer isto. E lhe disse: - Pastor, se eu tivesse cem mil dólares -, porque isso é bem fácil de dizer, verdade? – Se eu tivesse cem mil dólares, daria cinqüenta mil ao ministério, à igreja. Daria mesmo -. E qualquer um de nós faz isso aqui, faz mesmo, não vês que sais com cinqüenta mil dólares que não tinhas antes? É fácil dizer, se tenho cem mil. E o pastor lhe disse: - E se tivesses dez mil, darias cinco ao ministério -? –Também, --, porque não os tinha. E o pastor sabia que ele andava com mil dólares da bolsa e lhe disse: - E se tivesses mil -? E aquele homem se cansou daquilo e disse: - Porque me perguntas? Porque você sabe que eu tenho mil dólares, verdade -? E não gostou. "Conforme ao que tenhais". Aqui, a graça nos cobre irmãos, se você falha nisto, porque a graça é tremenda. A graça é a medicina para tudo, como a unha de gato, verdade? Mas, para colher, o princípio se mantém, tem que plantar. Uma igreja confirmada, estabelecida, é uma igreja que prospera, porque semeia.
Uma igreja confirmada é uma igreja que está submetida ao apostolado e isto eu deixo para depois, quando o apóstolo vier. Uma igreja, que foi confirmada pelo apostolo, está submetida ao apostolado. Existem pessoas que têm chegado ao nosso ministério que são pastores e eles vêm sempre com um temor, porque eles vêm arrastando uma congregação, um grupo de pessoas que quando ouvem falar de submissão aqui à este ministério, temem de que o apóstolo ou o apostolado de Creciendo en Gracia vá tomar o controle dessa igreja o os vá arrematar. Se bem que o certo é que um ministro que chegue à este ministério, necessita sentar e necessita aprender, também é certo que neste ministério, neste apostolado se respeita muito as pessoas. Não se vai tirar nenhuma igreja de nenhum pastor. Aqui não se tiram igrejas de ninguém, mas sim, entendemos que há uma submissão da igreja, que é uma submissão, veja, sem cartões de membresia. Eu, que servi nas Assembléias de Deus por muito tempo, todos os anos tinha que preencher um formulário e mandá-lo à sede, e lá pelo final de Janeiro, chegava para mim uma licença para pregar. Plena ordenação, dizia, e então, você podia continuar na igreja e se não chegasse isso, vinha o presbítero um dia, batia na porta para ver o que se passava e dizia a você: - Olhe, você foi transferido ou foi tirado ou você está sob disciplina ou o quê, sei lá -. Aqui há uma submissão que eu nunca havia visto antes e ninguém está obrigando a ninguém. Você pode entender isso? Você imagina isso? (Aplausos) Que coisa mais de graça é essa, verdade? E todos os anos, veja, apareciam umas listas bem grandes de pessoas que haviam sido excluídas. Pastores que eles tinham excluído, que não cumpriram isto, que fizeram aquilo.
Aqui não existe nada disso, sem dúvida, há uma submissão à este apostolado. Porque isso é o que ensina este evangelho que Paulo pregou e que o apóstolo José Luis de Jesús nos tem ensinado para confirmar-nos. Que lindo está! Você está confirmado nesta noite? Estabelecido? Em que doutrina? E quem o confirmou? Se lembram do que lhes disse outro dia? Que existem pessoas que não temem em dizer: - Eu tenho um pai espiritual, uma mãe espiritual ou meu conselheiro espiritual -. Alguém, que os levou à igreja um dia e que lhes disse: - Veja, tens que orar e tens que jejuar e tens que fazer isto… - E bum bum bum, fazendo tudo o que mandavam, e orgulhosamente dizem: - Ai, este é meu pai espiritual. Meu pai espiritual é fulano -. Agora chegam ao Creciendo en Gracia, se limpam de toda essa sujeira, imundície. Por quê não reconhecer?
Veja, cada vez que Deus quis fazer algo e com isto eu termino , abençoado. Cada vez que Deus fez algo, buscou um homem para fazê-lo. Sim ou não? E lembre-se: "Daqui em diante", que há um dia em que as coisas acontecem. Deus sempre, um dia buscou Abraão para escolher para si um povo e as pessoas poderiam dizer: - Quem Abraão pensa que é? Ele anda caminhando por aí como sendo o escolhido de Deus e o diz -. Outro dia num deserto se escolheu a Moisés e Moisés usando um pouco de modéstia quando Deus o chamou e lhe disse, tens que ir diante de Faraó, ele respondeu: - Não vão crer em mim -. Deus se incomodou com ele e lhe disse: "Diz-lhes, Eu sou, me enviou", já que não crêem em mim. No capítulo 4 de Êxodo voltou a dizer – porém, não crerão no que vou dizer-lhes -. E já Deus está se pondo na frente, verdade? Sabe o que Deus disse à Moisés? – Veja Moisés, o que tens nas mãos -? – Uma vara --. – Lança-a no solo -, e a lançou ao solo e se fez uma serpente e Moisés se assustou. Dando-lhe sinais para que esse cabeção cresse nele, Deus disse-lhe: - Pegue-a -, e a pegou e se tornou numa vara. – Sim, porém, Senhor, ainda não creio --. – Bem, põe tua mão no teu peito -, Moisés colocou a mão aqui (fazendo o gesto). – Tira-a -, leprosa. Põe-na outra vez. Tira-a -. Curada. – Agora sim -. – Senhor, mas tu sabes que eu tenho problemas para falar --. – Ai Deus, que vou fazer contigo, bem, que teu irmão vá contigo -. E só o que faltava era matá-lo ali mesmo, acabar com ele.
Eu, ainda que sei que há antagonismo no pensamento de muitas pessoas, eu sei que estamos no curso perfeito do plano de Deus, (Aplausos), reconhecendo nosso apóstolo José Luis de Jesús como "o outro". Porque ele está honrando esse chamado que Deus lhe deu de calcar ao apóstolo Paulo e confirmar a sua igreja com este evangelho. E não precisamos ir muito longe, o que tem feito conosco, não podemos deixar de dar esse mérito à ele irmãos, o que Deus tem feito por meio de nosso apóstolo. Ele é "o outro", nosso apóstolo José Luis de Jesús. Amém. Então, essa é uma igreja confirmada e há muito mais que estou certo que vem por aí. Declaro que vocês são CONFIRMADOS. Diga: EU ESTOU CONFIRMADO, ESTABELECIDO.
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