Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quinta-feira, março 09, 2006


O tema nesta noite tem como título "Anátema", uma palavra que se chama anátema. De maneira que, esse é o título e vamos estar desenvolvendo um versículo central, e logo, quatro aspectos ou quatro anátemas e por último, uma conclusão.
De maneira que busquemos, por favor, me acompanhe em Gálatas, capítulo 1, carta de Paulo aos gálatas, todos com bíblia por favor, compartilhe com os outros. Se você participa deste Centro Educativo, é bom que tenha com o que anotar, nunca pense que já aprendeu tudo, porque aqui, estamos todos creciendo en gracia. Se você já conhece isto e o repassa sempre, Deus traz um ângulo diferente. De maneira que, eu sei que você é um entendido nisso. Gálatas, capítulo 1 e vamos estar lendo desde o versículo 6. Diga comigo: EU TENHO A MENTE DE CRISTO E DIGO QUE A TENHO ATIVADA E ME SUBMETO AO CONSELHO DO EVANGELHO. Assim é, o recebemos assim. Gálatas 1:6, diz assim o evangelho: "Estou maravilhado de que tão depressa vos tenhais afastado do que vos chamou pela graça de Cristo, para seguir um evangelho diferente.” Note dois aspectos ali, Paulo disse: - Estou maravilhado de que "tão depressa”…- Ou seja, Paulo disse: - Isto, nem acabei de sair e vocês já estão se afastando -. Se afastando de quê? Da graça de Cristo; número 1, da graça de Cristo para seguir outro evangelho o quê? Diferente. A graça de Cristo, vs. outro evangelho diferente. Quem ensinava naquele tempo a graça de Cristo? Quem ensinava outro evangelho diferente? Pedro e os apóstolos. Paulo ensinava o evangelho para teu espírito, o evangelho da incircuncisão, no qual você está perfeito, no qual você está completo em Cristo. E os apóstolos? Os apóstolos e Pedro, ensinavam um evangelho da circuncisão, para a tua carne, no qual, você tinha que ser circuncidado e guardar práticas judaicas. Diga: O EVANGELHO DE CRISTO. Diga: OUTRO EVANGELHO DIFERENTE.
Siga lendo, o verso 7, diz: "Não que haja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.” Verso 8 , "Mas se ainda…" Veja a advertência de Paulo, "Mas se ainda nós, ele se incluiu, se ainda nós, ou um anjo do… inferno? Do céu, vos anunciar outro evangelho diferente do que temos anunciado, seja…” Quê? Veja como Paulo fala, preste atenção um segundinho aqui. Paulo diz, se vier algum de nós ou se vier um anjo de onde? Do céu. Do inferno não pode vir, porque o inferno não existe mais. Paulo nunca te falou de inferno, Paulo te disse que o diabo foi destruído e, nunca te fala de inferno. Mas diz, “se um anjo do céu”, veja a segurança que Paulo tinha, ele se atreve a dizer que se Deus enviar um anjo do céu, seja o quê? Havia segurança no que Paulo ensinava? Claro que sim! – Pastor, como Paulo podia se atrever a dizer que se algum anjo do céu viesse ensinar outra coisa diferente, fosse anátema -? Sabe por quê? Porque o evangelho que Paulo te ensina, Gálatas 1:11, diz: “- Eu não recebi de nenhum homem”. Eu não recebi de Pedro e nem de Tiago, eu o recebi de quem? De Jesus Cristo -.O evangelho que Paulo te ensina, ele recebeu de quem? De Jesus Cristo e este, Ressuscitado.
Veja o verso seguinte, Paulo repete isto e diz, verso 9, "Como antes dissemos, também agora…” Agora o quê? Diga: REPITO. "…Se alguém vos prega evangelho diferente do que haveis recebido, seja …" Quê? Seja o quê? Diga: ANÁTEMA. O que é anátema? Maldito. É estar debaixo de maldição. – Pastor, quer dizer que uma pessoa pode passar dez, quinze anos em uma igreja, se não estiver debaixo do evangelho de Paulo, está em anátema? Mas pastor, essas pessoas amam ao Senhor -. Sim. – Essas pessoas são uns abençoados -. Sim, porém, estão em quê? Anátema. Por isso, uma igreja, uma congregação, que seu fundamento não seja Paulo e suas catorze epístolas, não há crescimento, permanecem meninos. Você vê aos mesmos irmãos, passar sempre à frente. – Passem à frente os que estão se sentindo mal -. E você vê sempre os mesmos ali. – Passem à frente os irmãos que se sentem presos -. E vão os mesmos, ficam como crianças. Paulo dizia aos coríntios: - Não lhes pude falar como a espirituais, tive que falar-lhes como a carnais, como a meninos -. Estar en “anátema”, é estar em maldição e este cristão não prospera, fica no mesmo. Você passa dez anos por essa congregação e são os mesmos com as mesmas coisas. HELLO! Porque estão em quê? Anátema. Não têm limpa consciência, passam-se os anos e ainda pensam que podem se perder, ainda pensam que um demônio pode entrar neles.
- Por quê, pastor, se eles lêem a mesma bíblia que eu leio, se eles, de manhã se preparam da mesma maneira que eu me preparo para vir à igreja, se eles cantam corinhos lá e também fazem isso para ao Senhor? Pastor, se eles vão lá e lá há milagres e eu conheço uma irmã que ficou curada de um câncer -. Isso é uma coisa que não tem nada a ver. Eu estou te dizendo, se está no evangelho de Pedro, está sob maldição, está em anátema, se está no evangelho da circuncisão, no de Pedro, está em maldição. Quantos têm sido testemunhas disso, abençoados? Passamos muitos anos, muitos de nós, e nos perguntávamos: - e por quê? E por quê a mesma coisa? E por quê o mesmo -? E você saía de uma igreja e ia à outra e dizia: - Agora sim -, e outra vez, era a mesma coisa. E ia para outro lado e dizia: - Agora sim -. Você estava desanimado porque não haviam mostrado o evangelho à você, haviam te mostrado um evangelho di-ferente. Por isso, Paulo se atreve à dizer: - Veja, pode vir um anjo do céu, como quer que você o pinte, bem bonito, Jesus Cristo me revelou que se vier outro, seja quem for, tenha os títulos que tenha -. HELLO! - Pastor, mas ele estudou -. Esqueça de onde ele estudou. – Mas é que esse senhor sabe de homilética e conhece de hermenêutica e todas essas coisas -. E o quê? Prega o evangelho de Paulo? – Pastor, mas os que usam um pouco de Paulo e um pouquinho de lá -? Está em ANÁTEMA, um pouco de levedura, leveda toda…
Preste atenção abençoado, há duas maneiras de viver aqui na terra: no evangelho de Paulo e no evangelho dos apóstolos. Não há nada intermediário, porque um pouquinho de carne, estraga tudo, um pouquinho de evangelho de circuncisão, leveda toda… Quanta massa? Toda. – Pastor, eu ia à uma igreja onde me pregavam “graça”-. E nos outros dias, o quê pregavam? Aqui é graça sobre graça, graça sobre graça, então, você vai de glória em glória. Acomodando o espiritual ao espiritual, porque você, é espiritual. Você não é um pedaço de carne, você é um espírito perfeito. Eu não posso fazer o teu espírito fazer jejum, porque você não jejua com o espírito. Você jejua com o quê? Com a barriga. É acomodando o espiritual ao quê? Ao espiritual, falando à congregação dos espíritos dos justos feitos perfeitos e o homem que teve as instruções para o teu espírito foi o apóstolo Paulo. Diga: O APÓSTOLO PAULO. Isso está claro? Isso aqui não se pode trocar, irmão, aqui não se pode: - Não, é que, pastor, se eu o mostro desta maneira -. Não, se não mostra assim, Paulo diz, leia comigo o verso 9. Leiamos todos à uma voz: Amém? "COMO ANTES DISSEMOS, TAMBÉM AGORA O REPITO: SE ALGUÉM PREGA EVANGELHO DIFERENTE DO QUE HAVEIS RECEBIDO, SEJA ANÁTEMA." Diga: SEJA ANÁTEMA. Isso está claro, igreja?
Agora veja, vamos ver quatro anátemas diferentes. Vamos ver na bíblia, quatro situações de anátema, diferentes. A primeira, busque comigo Apocalipse, capítulo 1, o último livro da biblioteca que você tem aí, que se chama bíblia, esse livro que não deixa muitos cristãos dormirem, que os põe medo, os põe em temor. Quem você supõe que escreveu o livro de Apocalipse? João? É isso, o apóstolo João. Leia Apocalipse, capítulo 1, versículo 1. Estamos aí? Diz: "A revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para manifestar a seus servos as coisas, que devem acontecer logo; e a declarou, enviando-a por meio de… por meio de… seu anjo, à seu servo João.” Quem enviou esse anjo? Deus mesmo. HELLO! Igreja, você está me entendendo? Deus enviou um anjo ao apóstolo João na ilha de Patmos. Desse livro é que saem os cavaleiros do apocalipse, os selos, as bestas, os dragões, o seiscentos e sessenta e seis, saem toda essa quantidade de coisas, que ainda estão querendo entender, e as religiões não estão de acordo quanto à isso. Agora, Paulo pressentia, ou Deus havia lhe dado instruções, de tal maneira que ele advertiu, que se viesse um anjo do céu e não do inferno e trouxesse algo diferente, seria considerado como? Anátema. É por isto, que o evangelho de Paulo, catorze epístolas, você não as pode reconciliar com Apocalipse, não há nenhuma maneira de fazer isso..
No Apocalipse, fala de diabo, Paulo te diz que o diabo foi destruído. Em Apocalipse te diz que “o que vencer”, Paulo diz que somos mais do que vencedores. Em Apocalipse diz que vão te excluir, e Paulo nunca te fala de alguém que vai te excluir. Em Apocalipse diz que aquele que for morno, o Senhor o vomitará de sua boca e Paulo te diz que você é a esposa de Jesus Cristo, que você é aquilo que o Senhor mais ama, que você está perfeito em Cristo. – Pastor, mas podemos usar uma maneira que a teologia nos ensina, se formos ao grego e fizermos assim…-? Não. Paulo advertiu sobre isso, por isso, este ministério Creciendo en Gracia em todas as nações nunca, diga: NUNCA, nunca usaremos uma escritura de Apocalipse como fundamento doutrinal. Lemos o Apocalipse, para mostrar que não serve, somente para isso. Porém, neste ministério, nenhum fundamento sai do livro de Apocalipse. Isto, o apóstolo me pediu, que eu fosse bem claro nisso. – Pastor, mas está na bíblia -. Está na bíblia justamente para isso, porque, como você iria saber qual é a verdade se não estivesse vendo ao lado a mentira? Como você identificaria algo verdadeiro, se não houvesse o falso? – Pastor, então, esses livros estão ali para isso -? Justamente para isso e por dois mil anos, ninguém nunca se atreveu a falar assim. Até que o apóstolo nos esclareceu isto e era necessário esclarecer, porque, por causa desse livro é que os homens têm a igreja de Jesus Cristo em medo, em temor. As pessoas não podem nem dormir e usam essas escrituras de lá e as aplicam à congregação dos espíritos perfeitos. O livro de Apocalipse está em anátema. – Como você se atreve a dizer isso -? Eu não. Se você leu Gálatas, capítulo 1, verso 6 – 9, Paulo te dá evidência. – Vocês do Creciendo en Gracia…- Não, o lemos, você leu isso em espanhol (português). “Se ainda , um anjo do céu, vos pregar algo diferente, está em quê? Seja anátema!” Isso está claro, igreja?
Segunda evidência de anátema, chame-a de “A doutrina de Cristo”. Venha comigo à Hebreus, capítulo 6, no evangelho, a carta de Paulo aos Hebreus, Hebreus 6:1. Veja as instruções do apóstolo da graça, o perito arquiteto, diz: "Portanto, deixando já…" Diga: JÁ. "…os rudimentos da doutrina de Cristo…" E sublinhe doutrina de Cristo. "…vamos adiante à perfeição; não lançando outra vez o fundamento do arrependimento de obras mortas, da fé em Deus.” O que diz o apóstolo Paulo que se tem que fazer com os “rudimentos da doutrina de Cristo”? O que diz? Deixá-los já. Veja agora, deixe um dedinho aí, uma marca, Segunda epístola de João, perto de Apocalipse, o capítulo 1, bem, só tem um capítulo, verso 9. Estamos aí? Segunda de João, verso 9, "Qualquer que abandona, e não persevera…" E não o quê? "…persevera na doutrina de Cristo, não tem a…" Quem? "…o que persevera na doutrina de Cristo, esse sim…" Olhe. "…esse sim, tem ao Pai e ao Filho." Tem aos dois. HELLO! Porque eles, lembre-se que os apóstolos te mostravam os três, te mostravam três deuses: Pai, Filho e Espírito Santo. Paulo te diz: Um Senhor, uma fé, um batismo. Agora, o quê te diz João quanto à doutrina de Cristo? Que você tem que perseverar. Digo, segundo ele, se você tem Deus, tem que perseverar na doutrina. E Paulo, o quê te disse? Que tem que o quê? Como você reconcilia isso na mesma bíblia? Nossos teólogos não nos disseram que a bíblia é um compendio em perfeita unidade? FALSO. Se lá no instituto teológico te ensinaram isso, vá lá e peça que te devolvam o dinheiro abençoado. Bem, já não podem devolver. Porém, há unidade entre o que Paulo disse e o que João disse? Não!
- Pastor, mas por quê Paulo disse que tem que deixar os rudimentos da doutrina de Cristo? Será que Paulo não amava à Cristo? Será que Paulo tinha algo contra Cristo -? Não. Por isso, em Hebreus 6:1 te diz: “Deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, não lançando outra vez o fundamento de obras o quê? Mortas”. Quais obras mortas? Por exemplo, uma obra morta: - Passe à frente que eu vou orar por você -, essa é uma obra morta. – Passe à frente e arrependa-se dos seus pecados -. Quais pecados? Por acaso Jesus Cristo não tirou os pecados num só dia? Por acaso o Senhor não te limpou e te fez perfeito para sempre? Essa é uma obra morta. – Irmão, venha cá e chore, chore mais para ver a glória de Deus…- Qual glória de Deus? Isso é afronta ao Espírito da graça, isso se chama, ANÁTEMA. – Irmãos, venham aqui porque o Senhor me mostrou que há alguns de vocês que têm um demônio em cima e não me olhem assim, porque é você, irmã -. E a irmã, - Eu -? – Sim, você --. – Tem razão, por isso eu me sentia assim -. Porque eles vivem pelo sentir. – Pastor, eu me sentia -. – Pois então, isso é um demônio --. E então, a irmã vai e lhe expulsam um demônio. Qual demônio? Se o diabo já foi destruído, o que estão fazendo, é manejando com a carne, essa é uma manifestação da carne. Vem e chora, e grita, sapateia, cai, vomita: a carne. Diga: A CARNE. “A carne, para nada aproveita”. Então, essa irmã, supostamente, vai dizer: - Aaaai que bom, tiraram um demônio que eu tinha, aaaai -. – Mas, cuidado irmã -! Porque se você não se comportar bem… sete por um --. Diz: - Olhe, por quê me tiraram esse um? Estava melhor com um só do que com os sete que vêm por aí -.
E então, ela torna a ir à frente porque ela volta à sentir o mesmo que sentiu naquela noite que lhe expulsaram um demônio, porque o que ela está sentindo é a manifestação de quê? De sua carne e a carne não muda. Então, essa irmã está participando de uma obra o quê? Morta. – Venha irmão, que eu vou assoprar, Fffffff -! E o homem cai; uma obra morta. – Não, é que se me impuserem as mãos…- Para quê as mãos? Isso é um rudimento, um símbolo, Cristo está dentro de você, Cristo em vós, a esperança da glória. Você não precisa de um milagre, o que você precisa é ativar a mente de Cristo e entender que o que faz os milagres vive dentro de você vinte e quatro horas por dia. Diga: ANÁTEMA. Não era que Paulo tinha algo contra Cristo, o que Paulo tinha era algo contra a “doutrina que Cristo praticou nos dias de sua carne”. Por quê? Porque Cristo foi servo da circuncisão, serviu à lei e todos os que dependem das obras da lei, estão sob maldição. Se ensinam à você seguir as doutrinas de Cristo, te põem em maldição, está em anátema.
Leia comigo Romanos 15, isto tem que ficar muito claro em tua vida, Romanos 15. Estamos no segundo ponto que se chama “A doutrina de Cristo”. Romanos 15:7.Vamos ver qual foi a doutrina de Cristo, vamos vê-la. Veja Romanos 15:7, diz: "Portanto, recebeis uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus. Pois vos digo que Cristo Jesus veio à ser servo de Quê? "…servo da circuncisão…" Qual era a doutrina de Cristo? A circuncisão, ele foi servo da circuncisão, da lei. Se você imita Jesus de Nazaré, você se faz servo de quê? Da circuncisão também. Siga lendo: "…para mostrar a verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos pais e para que os gentios glorifiquem à Deus por sua misericórdia, como está escrito: Portanto, eu te confessarei entre os gentios e cantarei à teu nome. E outra vez diz: Alegrai-vos gentios, com seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor todos os gentios, e magnificai-o todos os povos”. Os apóstolos de Jesus de Nazaré, viram à Cristo, guardando a lei, batizando, circuncidando-se, comendo um pedacinho de pão, a Páscoa, um símbolo e eles ensinaram o mesmo. Por isso, João te diz que você tem que perseverar na doutrina de quem? De Cristo. E por isso, Paulo te diz: - Não senhor, você tem que abandonar os rudimentos dessa doutrina, porque foram símbolos até o tempo de reformar todas as coisas. Estando já presente Cristo, para quê? Como vos submeteis a preceitos tais como, não proves, não toques, não comas, em conformidade a mandamentos de homens -? Tem que abandonar a doutrina de Cristo. – Pastor, e se uma pessoa promove isso, e se um pastor promove viver como o Mestre viveu. Seguir as pisadas do Mestre porque Pedro disse isso? Se um pastor promove andar como ele andou, está em bençãos -? Não. Está em Anátema, é um abençoado em posição, mas sua condição é de maldição, para nada aproveita. Por isso, a igreja se divide, por isso, a igreja se conhece segundo a carne, por isso, não crescem, seguem da mesma maneira porque estão em uma condição de…ANÁTEMA. Porque não têm abandonado a doutrina de quem? De Cristo.
Terceiro ponto neste estudo, chame-o “Obras em lugar de fé”. Venha comigo no livro de Tiago, agora vamos falar com Tiago. Tiago, capítulo 2, fazia tempo não abríamos a bíblia aí, certo? Vamos ver o que te ensinava Tiago, veja que interessante, já te falamos de João, do Apocalipse, da doutrina de Cristo e agora, a terceira parte, o terceiro anátema: Obras em lugar da fé. Tiago, capítulo 2, verso 24, veja que interessante, veja que interessante isso; 2:24, de Tiago. Estamos aí? Diz: "Vós vedes pois, que o homem é justificado pelas obras e não somente por …" Quê? O quê te diz Tiago? Que o homem é justificado pelas… obras e não somente pela fé. Quem te disse isso? Tiago. Vamos agora, ao perito arquiteto, Romanos, capítulo 3, estes versos eu recomendo aos pastores que nos vêem, já que é o calqueo (para ser imitado). Há umas instruções do apóstolo para ler estes versos, procure se manter naquilo que o apóstolo nos dá como instruções, não se adiantando, não mudando a ordem. Digo, se você guarda a unidade do Espírito, te recomendo o proceder do apóstolo. Romanos, capítulo 3, verso 27 diz: "Onde pois está a jactância? Fica…" Quê? "…excluída. Por qual lei? Pela lei das obras? Não…” Diga: NÃO. "…senão pela lei da fé. CONCLUÍMOS, pois, que o homem é justificado por…" Quê? "…FÉ sem as obras da lei…" Paulo te diz: Concluímos, veja, há que se chegar a uma conclusão. Se você é crente, se você ama ao Senhor Jesus Cristo, você tem que chegar à esta conclusão: "CONCLUÍMOS, POIS, QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ, SEM AS OBRAS DA LEI.” – Pastor, mas Tiago disse que era pelas obras -. Bem falou quem disse isso, Tiago.
Veja outro verso, Efésios, capítulo 2, um verso que quase nunca lemos; Efésios, capítulo 2, versículo… Veja irmão, isto, às vezes, você sabe que estes versos lá no sistema, eu os sabia todos de memória. Você sabia Efésios 2:8 de memória? Sim, líamos isso, porém, uma coisa é ler e outra coisa é en-tender, que venha traçado por um apóstolo. Efésios 2:8, veja "Porque pela graça sois salvos por meio da, tua fé? Da fé, o dom da fé, isso é um dom, a fé; e isto, não vem de vós, pois é dom de Deus…" Quê mais diz? "NÃO POR OBRAS, para que ninguém se glorie." Você não é salvo por obras, você é salvo, porque Cristo salvou você antes da fundação do mundo. HELLO! Aqui ninguém conquistou a salvação. Por isso, a salvação não se perde, uma vez salvo, sempre salvo, porque a salvação, nenhum de nós conquistou particularmente, ou levante a mão aquele que está qualificado com mil pontos aqui. Aqui ninguém tirou mil pontos, não tiramos nem cinco pontos, aqui, o que tirou os mil pontos, foi Jesus Cristo, que te deu a salvação, pela graça. Então, uma pessoa que se atreve a dizer: - Irmão, veja, a bíblia diz, aqui na bíblia diz em Tiago 2:24 que é por obras. Irmãos, na época das obras é que foi dito esforça-te e sê valente -, está em Anátema. Está em quê? ANÁTEMA. – Mas está escrito na bíblia -. Sim, mas não é no evangelho. Está escrito em um livro que não é parte do evangelho. O evangelho são catorze epístolas, que foram dadas à um só apóstolo.
Por isso, irmãos, uma das coisas mais maravilhosas e por causa das quais você e eu temos que dar graças ao Senhor, é que um dia escutamos à um apóstolo. HELLO! Escutamos à um apóstolo que nos explicou, porque aqui, nenhum de nós é sabichão, nenhum de nós aprendeu isso sozinho. Deus tinha que explicar à um e esse um tinha que explicar à todos. Assim, Deus sempre fez. E nós, somos tão privilegiados, que um dia, eu não sei quando, fazem cinco anos, três, quatro anos, eu não sei em que parte do mundo você vive, mas um dia, você escutou a verdade do evangelho. E nesse dia você disse: OBRIGADO SENHOR, PORQUE EU SOU SALVO PELA FÉ DE JESUS CRISTO E NÃO POR OBRAS. (Aplausos) Você sabe o que é uma pessoa de quarenta anos ir à uma igreja, ajoelhar-se ali, jejuar, porque também passam fome ali e sacrificar tudo e não ter garantia de nada? Saber que se falhar um pouquinho, o Senhor vem e a pessoa fica? Isso será justo para uma vida? Isso será justo para um lar que ama à Deus; pensar que são salvos por obras? Isso é ter por imundo o sangue de Jesus Cristo, porque o Senhor disse ao ladrão ali na cruz, ao ladrão, - esta tarde estarás comigo no paraíso -, não no juízo final. Aonde? No paraíso. E havia roubado? Sim, porém, a salvação é por graça e esse abençoado era um predestinado do Senhor e foi salvo sem obras. Não chegou à fazer obras. De fato, as obras que se fazem, neste pacto, se contam como dívidas. HELLO! Quer estar bem endividado? Faça obras. Agora, creia no Senhor e você é justificado, você foi justificado pelo Senhor. Diga: EU SOU SALVO PELA FÉ, SEM AS OBRAS.
Para você isto é simples, você sabe que há milhões de crentes em todo o mundo que não entendem esta coisa tão simples? Olhe, quantos dizem: PAPAI, OBRIGADO. OBRIGADO PORQUE O ENTENDO, CREIO, RECEBO, E VIVO PELA FÉ, e você tem repouso. Você dorme bem? Você dorme tranquilo? Você é salvo para sempre? Graças ao Senhor. Eu dou graças ao meu apóstolo, que nos explicou isto que é tão precioso. De fato, isso é o que está mudando o mundo, porque afinal está sendo explicado isto. HELLO! Veja, nosso apóstolo José Luis nos contava que quando ele entendeu estas verdades do evangelho, ele ia até aos teólogos dos batistas de lá de onde ele pertencia. E haviam uns batistas muito instruídos em teologia, gente de muita reputação, das melhores universidades do mundo e ele ia lá e lhes dizia: - Veja, leia aí em Romanos 6:3, diz que estamos “mortos ao pecado”-. E ele dizia à eles, o apóstolo dizia à eles, - O quê você entende por estar “morto ao pecado”-? – Bem, eh… José Luis, de onde você tirou isso --? – Não, não, o que estou te dizendo é o que diz aí -. – Não, mas em que corrente de pensamento você está…? Que livro você tem dado atenção por aí, José Luis --? E eles estranhavam. E quando lhe diziam: - Bem, José Luis, e você, o quê você entende -? E ele lhes disse: - Bem, aí diz que estamos mortos ao pecado, para eu pecar, para poder me perder, teria que estar vivo ao pecado e aí diz que eu estou o quê? Morto -. – José Luis, você não entende o básico da homilética e da interpretação teológica --. E ele lhes dizia: - Veja, eu não entendo o básico da homilética, mas o que eu entendo e você não entende, é que estamos “MORTOS AO PECADO”-. HELLO! (Aplausos) ABA PAI!
Porém, ele se manteve. Você imagina que nosso apóstolo esteve…? – Rapaz, ninguém crê em mim. Vou para o sistema outra vez -, porque estas coisas parecem novas, porém, estão escritas. HELLO! Faz quanto tempo que Paulo escreveu: Deixando os rudimentos? Dois mil anos. Diga: ANÁTEMA. O Apocalipse, número 1; Estar na doutrina de Cristo, número 2; número 3, Viver em obras, estar em Anátema e número 4, A presciência em lugar da predestinação; A presciência em lugar da predestinação.
Vá à Primeira carta de Pedro, agora vamos falar com Pedrinho. Já falamos com João, com Tiago e agora cabe falar com quem? Com Pedro. Vamos visitá-lo. Olhe, que bom entender estas coisas, certo? Você as entende? Que maravilhoso! Você sabe que eu nunca me imaginei estando explicando isto tão claro e é porque nosso apóstolo nos ensinou explicar assim. Isto não tem que ser complicado, está claro em espanhol (e em português) e assim, você as pode explicar. HELLO! Da mesma maneira. Veja a Primeira carta de Pedro, sim, primeira epístola, não de São Pedro, senão de Pedro, capítulo 1, versículo 1 diz assim. Estamos aí? Diz: "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos expatriados da dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia Ásia e Bitínia …" Vocês sabem se esses lugares eram de gentios ou de judeus? Eram de gentios, pastor Oneith? Galácia, era parte de…, todos eram gentios. Olhe, Pedro escrevendo para quem? E a ele foi dado o evangelho de quê? Circuncisão, para ir aonde? Aos judeus. “Pelo caminho de gentios não…”A quem ele estava escrevendo? Gentios. Isso é muito importante, não?
Verso 2 diz e aí é onde queremos estar: "eleitos segundo a…” Quê? "…segundo a presciência de Deus Pai em santificação do Espírito, para obedecer e ser aspergidos, veja, aspergidos com o sangue de Jesus Cristo: Graça e paz, vos sejam multiplicadas.” Isto soa uma coisa muito preciosa, soa muito bonito, “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, que haveis sido aspergidos pelo sangue, graça e paz”. Mas, é que a graça não te ensina “presciência”. A graça te ensina o quê? predestinação. HELLO! Diga: PRESCIÊNCIA. Diga: PREDESTINAÇÃO.
Vamos até ao perito arquiteto, Efésios capítulo 1; vamos agora até ao que recebeu as medidas deste edifício, vamos falar com o que pôs o fundamento. Quem pôs o fundamento? Paulo. Quem é o perito arquiteto? Paulo. Quem é o apóstolo dos gentios? Paulo. Efésios, capítulo1, versículo 5, veja como te diz o teu apóstolo, o apóstolo Paulo, 1:5, diz: "Em amor, havendo nos predestinado…" Sublinhe, "…predestinado para ser adotados filhos seus por meio de Jesus Cristo, segundo o puro afeto de, tua vontade? …" De qual vontade? Segundo a vontade de quem? De Deus. Aqui não é segundo a tua vontade, aqui não é segundo a tua decisão, é segundo a vontade de quem? De Deus, de teu Pai, o que te predestinou. A presciência te ensina que Deus, teve a capacidade, em sua onisciência, de ver além, com um telescópio e ver que no ano mil novecentos e oitenta e algo, você tomaria uma decisão pelo Senhor. E então, como você tomou essa decisão, Deus diz: - Anotem-me à esse abençoado no livro da vida -, e anotaram o teu nome, porque você tomou o quê? A decisão. Essa é a presciência que te ensina quem? Pedro. Ou seja, que Deus estava dependendo de tua decisão. Será, então, que Deus é Soberano, ou não? Deus é Soberano, por isso, ele não depende de tua decisão.
De fato, Paulo diz ali também, no verso 4 que “segundo ele nos escolheu quando? Antes da fundação do mundo”. Você nem havia nascido e já haviam te escolhido. HELLO! Diz, “que nos chamou e salvou com chamamento santo, quando? Antes da fundação do mundo”. Paulo te ensina que Jesus Cristo é Soberano, que você não tem a capacidade de escolher ao Senhor. Você não tem a capacidade de saber em que família vai nascer, nem em que cidade você vai nascer, nem em que data vai nascer, nem sequer que nome vão te chamar. HELLO! E então, você vai ter a capacidade de escolher ao Senhor? Abençoado, Deus nos amou tanto, que ele não permitiu que você escolhesse, ele escolheu por você, ele decidiu por você. E disse: - Este abençoado, vou me glorificar em sua vida, para o louvor da glória de minha graça -. Diga: DEUS ME PREDESTINOU.
Veja o verso 11, diz: "Nele, desta maneira, temos herança, havendo sido, tempo passado, havendo sido, quê, pre-des-tinados, pre-des-ti-nados conforme ao propósito do que faz, algumas coisas, do que faz todas as coisas segundo o desígnio de sua vontade." Aqui, há um Deus que faz quantas coisas? Todas as coisas, segundo o desígnio de quem? De sua vontade. Deus não contou contigo, Adão não contou contigo para te pôr “morto em pecado”, da mesma maneira, Jesus Cristo não contou contigo para te fazer justo. Aqui, não há livre arbítrio, abençoado. Aqui, você pode decidir, com certeza, amanhã, se vai beber Coca-cola, ou Pepsi-Cola, e isso é tudo, porém, quanto à tua salvação, Deus decidiu por você, Deus te pre-des-tinou. Veja, pré-destino, HELLO! Uma palavra composta, pré-destino, Deus fez o teu destino, não é você quem faz, Deus fez por você, Deus sabia em que família, em que casa, em que lugar, Deus sabia tudo sobre a tua vida. Deus te pre-destinou. HELLO! Deus preparou obras de ante-mão, para a tua glória, para que você caminhe em obras que ele preparou. Isso te dá repouso? Isso te dá segurança? Por isso, Paulo concluiu lá em Romanos e disse: - Veja, aos que antes conheceu, à estes predestinou, à estes chamou, à estes justificou e à estes glorificou. O quê então? Se Deus é por nós, quem será contra nós -? Alguém poderá perder a salvação? (Aplausos) HELLO! Dê graças ao Senhor.
A religião, foi quem introduziu, por causa de Pedro, a presciência. – Irmão, tome a tua decisão, neste dia, venha à frente, levante a sua mão, decida -. Decida o quê? Veja, isso é estar em ANÁTEMA, pensar que você pode decidir pelo Senhor e muitas outras coisas mais, o apóstolo nos trouxe quatro evidências. A primeira: O Apocalipse, o que vive segundo o Apocalipse está como? Anátema. A segunda: Viver na doutrina de Jesus de Nazaré, de Cristo, é estar em anátema. A terceira: Viver por obras, estar em anátema e a quarta: Pensar que você pode decidir, a presciência, é estar em anátema. – Pastor, e a que conclusão podemos chegar -?
Vamos chegar a esta conclusão, vá à Gálatas, capítulo 5. Veja, alguma pessoa pode pegar este cassete e dizer: - Olhe, como estas pessoas se atrevem a dizer que eu estou em anátema -? E não é que nos atrevamos à dizer, e sim que temos nos atrevido a ler isso e à explicar também. HELLO! E por séculos, veja, não é semanas igreja, não são semanas, não são meses, não são anos; dois mil anos, mataram à Paulo e agora já sabemos quem foi, mataram à Paulo e a igreja tem vivido em anátema. Amam ao Senhor, são abençoados do Senhor, certo? Claro que sim! São abençoados do Senhor porém, vivem em anátema. Veja como Paulo deixa explícita esta condição, Gálatas, capítulo 5, versículo 4. 5:4 diz: "De Cristo vos desligastes, vós que pela lei vos justificais; da, salvação…" Da quê? "…da graça haveis caído." Não diz da salvação, porque você não pode cair da salvação. Nenhum crente pode se perder, da salvação, ninguém cai, de onde é que alguém pode cair? Da graça. – Pastor, você está querendo dizer que todos os nossos abençoados irmãos que não estão no evangelho de Paulo, caíram da graça -? Estão caídos. Este é um ministério que está tratando de quê? de levantar quem? Ao caído. Você se recorda de quando Jesus de Nazaré viu o paralítico? – Vamos, levante-se -. O que nós estamos fazendo? Levantando ao caído, estão caídos de quê? Da graça, não têm fundamento, não têm evangelho, não têm apostolado. Você pergunta à eles, - Vocês crêem em quê? Me explique a sua doutrina em cinco minutos -. Não sabem, não entendem, vacilam os fundamentos da terra. Por quê? Porque não conhecem o evangelho de Jesus Cristo, “da graça haveis caído”.
Isso está claro, igreja? – Pastor, estamos enfrentando à um sistema religioso caído -? Sim. Chame-se como se chame e aqui temos que envolver a todo o sistema tradicional e protestante, que têm protestado, porém, tem protestado mal: Testemunhas, Adventistas, veja, todos os que têm uma bíblia e não estão no evangelho de Paulo, estão em quê? Em anátema. Diga: ESTÃO EM ANÁTEMA. E o quê nós estamos chamados à fazer? Salvar aos crentes. Como? Por meio da loucura da pregação, senão, estes abençoados seguirão, vão passar vinte anos, você se encontra com eles depois de cinco anos e estão da mesma maneira. Veja, até cantam o mesmo, às vezes, de vez em quando, uma e outra canção nova aparece por aí, porém, sua doutrina é a mesma, é um judaísmo combinado com Jesus Cristo. Cristo vive e salva porém, há necessidade de se guardar a lei. Cristo vive e ressuscitou porém, você pode se perder. Cristo vive e ressuscitou, mas no Apocalipse, diz… Cristo vive e ressuscitou, porém, guarde a tua salvação com temor e tremor. HELLO! Em lugar de estarem reinando em vida, em vez de se ocuparem em desfrutar a sua herança. Igreja, tem que desfrutar de quê? Da herança do Senhor. Não é tempo de estar em temor, não é tempo de estar em ignorância, tem que despertar para o único evangelho, é tempo de herdar as tuas promessas porque a herança é tua. Porém, Paulo disse que enquanto o herdeiro é o quê? Menino, em nada difere de quem? Do escravo ainda de seja senhor de quê? De tudo. Veja, na casa do Rei, há um menino, há dois meninos e eles jogam ali e se divertem, são meninos e em nada difere o menino do Rei, em relação ao menino do escravo, ainda que o menino do Rei seja senhor de quê? De tudo. O que acontece é que ele é menino. HELLO!
Se continuar menino, se ficar em anátema, não desfruta sua herança, continua menino porque está em anátema, não lhe ensinaram o evangelho. Lhe têm ensinado doutrinas de homens: Tiago, Pedro, João, circuncisão, não o evangelho de Paulo. E então, vive como pobre ainda que é rico. Vive como escravo ainda que é livre, vive dizendo: - Senhor, liberta-me -, quando o Senhor já o libertou. – Senhor, perdoa-me -, quando o Senhor já o perdoou. HELLO! – Senhor, dá-me mais de ti -, quando Cristo já está dentro de ti. HELLO! Estar em anátema, é estar em meninice, estar em anátema, veja, é não prosperar, não avançar, é estar em ignorância, ter uma consciência de pecado, ver o diabo em tudo, sentir-se perdido, sentir que Deus não te ama. E há milhões de crentes que vivem em trevas, irmão, são abençoados e vivem em trevas. Damos graças à Deus que temos saído dessa obscuridade. Certo? Porém, temos uma tarefa, há que se anunciar esta palavra, não é tempo de estar buscando o nosso, é tempo de semear, é tempo de reinar, é tempo de falar esta palavra pela televisão, pelo rádio, todos os meios que Deus nos dê, vamos utilizar para que esta palavra corra e já são nossos, esses meios.
Porém, se acabou! Veja, se acabou o anátema! Acabou o anátema! Acabou a ignorância! É tempo de salvar aos crentes por meio da loucura da pregação, o que está em anátema, da graça haveis caído. O que não está na graça e no apostolado, porque a graça vem com um apostolado. A lei veio com um apostolado? Sim. A circuncisão veio com o apostolado de Pedro, a graça veio com o apostolado de quem? De Paulo. Você está debaixo da graça e debaixo do apostolado. Não pode estar na graça, se você não tem um apóstolo, você não pode, veja, se está somente em graça e não tem um apóstolo, está em anátema também. Porque o apóstolo é o que te livra de estar em anátema, o apóstolo é o que vela pela doutrina, o apóstolo é Deus mesmo aqui na terra, salvando aos crentes.
Quantos dão graças ao Senhor, por que estão reinando em vida? (Aplausos) Assim é. Vamos estar em pé. Você recebe a palavra, igreja? Diga à quem está do seu lado: EU NÃO ESTOU EM ANÁTEMA, EU ESTOU EM BENÇÃOS.

Nenhum comentário: