O tema nesta hora é dado por nosso apóstolo José Luis de Jesus, intitulado SALVANDO A IGREJA. No fim de semana passado, estivemos falando acerca do tema SALVANDO AOS CRENTES. Diga: SALVANDO AOS CRENTES. Explicamos que essa salvação não era a salvação eterna, Não era a salvação do teu espírito, porque essa, Jesus Cristo já alcançou por você. Quando ele disse: CONSUMADO ESTÁ, aí, seus escolhidos, foram achados perfeitos com uma só oferta. Porém, não está se falando dessa salvação. Quando Paulo disse: - É necessário salvar os crentes pela loucura da pregação-, Paulo está falando de uma segunda salvação aos crentes, aos que já são salvos, tinha que salvá-los com uma loucura. Então, Paulo queria que a igreja, que os crentes, se salvassem deles mesmos por isso disse à Timóteo, - Cuida de ti mesmo-. Falamos que o evangelho vem salvar-nos de nosso gênero carne, de nossa carne, de nossos conceitos e falamos de forma individual.
Porém, nesta noite, é salvando a igreja, salvando a igreja. A igreja é um conjunto, salvando uma congregação, o conjunto desses crentes que são salvos. Como atuar, como deve atuar uma igreja debaixo dessas circunstâncias. Paulo em suas epístolas nos menciona e nos faz ver o perigo de uma igreja que não é salva, ouça isto, uma igreja que não é salva. Porque, se é igreja está salva, porém pode haver uma igreja que não esteja salva no segundo aspecto da salvação. Em outras palavras, está salva em sua posição eterna, estão salvos, Cristo os salvou, os abençoou porém, não estão salvos no segundo aspecto porque não estão submetidos ao evangelho de Paulo. Então, Paulo faz menção de um caso.
Vamos a Tito, capítulo 1, veja o que acontece com uma congregação que não está salva. Tito, capítulo 1, verso 10; crentes que não estão salvos, pastores que não estão salvos, veja o que acontece com eles. Tito, capítulo 1, verso 10, todos aí? "Porque há muitos contumazes, faladores vãos e enganadores, principalmente os da….quê?….os da circuncisão….." que eram os que vinham pela influência dos apóstolos porque os apóstolos eram apóstolos da circuncisão. Verso 11, "…aos quais é preciso tapar a boca; que transtornam…."quê? Transtornam o quê? "….casas inteiras…." O que faz uma igreja que não é salva pela loucura da pregação?Você tem visto igrejas que suas famílias vêm e se banham num Domingo pela manhã, se penteiam, se arrumam todos e vão os meninos e o papai e a mamãe à igreja num Domingo e se enche a igreja de muitas famílias ?
Pois essa igreja se não for salva pela loucura da pregação transtorna casas inteiras. Nós temos visto o testemunho de famílias que não têm sido salvas, vão a uma igreja que não é salva pela loucura da pregação e esse evangelho que é incutido neles, esse evangelho que se dá a eles, lhes transtorna a casa inteira. Divisão entre a família, os filhos movidos por toda a influência da carne, não há harmonia, porque são igrejas que não são salvas e são um perigo para uma nação, transtornam países inteiros.
Você conhece as igrejas que não têm sido salvas pregando? Imagine uma igreja que não foi salva e que esteja pregando e que não foi salva pela loucura da pregação. Então, está pregando, o que está pregando? Está pregando outro evangelho, morte, então, esse evangelho transtorna cidades inteiras. Diga: TRANSTORNA. Transtornam nações, casas, povos, estamos vendo isso. Olhe, Porto Rico é um país belíssimo, é uma ilha preciosa, com um povo maravilhoso, porém, aí, a circuncisão tem transtornado casas inteiras, povos inteiros. É porque a circuncisão, o fariseísmo, a religiosidade, aumenta de uma maneira abundante, porém, não por muito tempo. Não por muito tempo, porque isso é até o tempo assinalado pelo Pai, porém, uma igreja, um pastor, uma congregação que não é salva, causa muito dano. Por isso Paulo quis comunicar isso à igreja dos corintios.
Vamos a segunda carta aos corintios, esta não é uma carta dos corintios, mas, aos corintios, escrita pelo apóstolo Paulo. Segunda carta aos Corintios, capítulo 1, verso 15 veja como Paulo disse, verso 1, "Com essa confiança quis ir…" Quê? Quê?, Paulo teve outras viajens anteriores? Preste atenção, "Com esta confiança quis ir primeiro a vós, para que tivésseis uma… quê? …segunda graça." Diga: SEGUNDA GRAÇA. Segunda graça é sinônimo de "salvar os crentes", porque a segunda graça é o segundo aspecto da salvação. Então, veja bem, Paulo quis comunicar aos corintios uma segunda graça para salvar-lhes, por isso no capítulo 1, ele necessitou falar dessa segunda graça porque no capítulo 1 vemos que esta era uma igreja em que havia divisões. Número um, no capítulo 1 havia divisão, contenda, não havia unidade, havia diversidade porque uns diziam: - Eu sou de Apolo. Eu sou de Cefas. Eu sou de Cristo. Eu sou de Paulo-. Havia tanta divisão, porque uma igreja que não recebeu a segunda graça, uma igreja que não é salva pela loucura da pregação, uma de suas características é a divisão, contendas, disputas, ciúmes ira, há diversidade e não há unidade.Oh, e podem ser muito grandes os seus templos, bem desenhados na arquitetura, e bem decorados, e são umas catedrais preciosas, porém, são congregações divididas porque não são salvas pela loucura da pregação. E a igreja dos corintios é um exemplo vivo disso.
No segundo capítulo ele quis falar da sabedoria predestinada, era uma igreja que não recebia a predestinação. "Eu quis falar-lhes como a espirituais, porém, não pude", porque esta sabedoria falamos entre os que têm alcançado…maturidade. Paulo quis falar-lhes de predestinação, porém, uma igreja que não é salva quando você diz a ela: - Irmãos, saúdo aos predestinados-. –O que é isso? Isso soa como Walter Mercado-. Se assustam. Olhe, Toda pessoa que não é salva pela loucura da pregação não entende. Essa palavra "predestinação" não a entende, isso soa para eles como astrologia. Porém, essa predestinação é o que salva ao crente, essa loucura. Esses que dizem –essa predestinação que prega Creciendo en Gracia, isso é uma loucura-, pois essa loucura é o que salva aos crentes. Quando dizem a você, -Olha, você não é o que nasceu-. Imagine que digam a você, -Tu não és o que nasceu no ventre de tua mamãe-. Você vai dizer, -Tchau! E quem sou eu então?- Você é um espírito que veio em pré-existência desde antes. –Estás louco, tu estás me falando loucura-. Pois essa é a loucura que salva os crentes e Paulo quis falar-lhes dessa loucura no segundo capítulo, porém, não deixaram, não pôde falar, porque eram carnais. Ah, capítulo 3, veja o capítulo 3 eram o quê? Carnais, eram meninos em Cristo, ele não pôde falar-lhes como a espirituais, por isso teve que falar-lhes de ceia, se recordam que teve que falar-lhes de ceia porque eles estavam praticando a ceia. Você imagina o que é uma igreja gentia praticando páscoa judia? Quando Paulo fala para uma igreja espiritual ele não tem que falar da ceia, ele prefere dizer: -Deixem já os rudimentos da doutrina de Cristo-. Porém, esta igreja praticava a ceia. Quer dizer, que era uma igreja carnal, uma igreja menina em Cristo.
No capítulo 5, olhe, no capítulo 5, ou melhor, vamos ao capítulo 4, verso 6. Veja o que diz, olhe como Paulo teve que falar à esta igreja. Veja o que acontece com uma igreja que não é salva. Primeira carta aos corintios capítulo 4, verso 6, "Por isso, irmãos, os tenho apresentado como exemplo em mim em…quem?…e em Apolo por amor de vós, para que em nós aprendais a não pensar mais do que o que está escrito…" Uma igreja, preste atenção, uma igreja que não é salva pela loucura da pregação não se sujeita ao que está escrito. Começa a trazer filosofias, então, preste atenção, quando Paulo diz, -que não pensem mais do que o que está escrito-. Escrito, ao que se referia, ao velho pacto? Não, porque Paulo havia dito que o velho pacto estava por desaparecer, quando Paulo disse, que não pensem mais do que o que está escrito-, é das cartas que ele escrevia como apóstolo, suas epístolas. Então, uma igreja que não é salva pela loucura da pregação, não se sujeita ao que Paulo escreve, fica divagando, fica divagando pelo velho pacto, pelo Apocalipse, por Mateus. E então, pensa mais do que aquilo que está escrito. Estão me entendendo? Preste atenção, repito, uma igreja que não é salva, que não tem sido salva pela loucura da pregação, pensa mais do que o que está escrito, pensa mais além do que o que está escrito, entra em "falação vã". Um pastor que não é salvo pela loucura da pregação, em vez de sujeitar-se ao que está escrito, começa a falar palavras vãs, começa a falar sabedoria humana. E então, a espada quando prega, a espada não corta porque não vem protegida com o evangelho de Paulo, é uma espada que não corta. Oh, é muito culto, tem um discurso muito, tem um carisma maravilhoso porém como não se sujeita ao que está escrito, pensa mais além do que está escrito, não salva a igreja pela loucura da pregação. E então uma igreja assim é um perigo em um país. ALÔ !
Olhe, desde quando se disse que a igreja é um perigo? Um dia um homem disse que a religião era o ópio dos povos. E você sabe que são palavras certas? "O ópio dos povos"…. Uma igreja que pensa mais além do que o que está escrito, do que aquilo que escreveu Paulo, que não se sujeita ao que Paulo disse, destrói uma nação inteira, "é o ópio dos povos". Você vai a uma das instituições penais e a maioria das pessoas que estão ali foram transtornados por gente que não se sujeitaram ao que está escrito. A maioria desses presos, desses confinados, são pessoas, são produto de uma falsidade, são produto desse sistema que não foi salvo pela loucura da pregação. A delinquência aumenta através de pastores que transtornam casas inteiras e não são salvos pela loucura da pregação.Por isso, esta palavra quando entrar neste novo milênio, vamos entrar nas escolas, vamos entrar nos colégios, nos institutos de educação e vamos levantar uma nova geração com outra mentalidade que vão se sujeitar ao que está escrito. ( Aplausos ) Isso toma tempo. –Pastor, e como você pode garantir que isto seja assim-? Tem sido assim na tua vida? E como não pode ser no teu filho? E em teu neto, e em teu bisneto e em teu tataraneto?
Uma igreja que está salva, olhe, uma igreja que está salva, porque há igrejas que estão salvas porém, que não estão salvas. Ou seja, há igrejas que têm uma salvação, não têm duas, estão na primeira. São salvos, se morrem, vão para o paraíso, são escolhidos porém, há igrejas que não são salvas porque não estão no evangelho de Paulo. Porém, uma igreja que está salva no segundo aspecto não pensa mais além do que o que está escrito, se sujeita às epístolas de Paulo. E sabe dividir o velho do novo, sabe fazer diferença entre inspiração e revelação, sabe fazer diferença entre o novo pacto e a história, sabe fazer diferença entre o evangelho e o outro evangelho, entre um apostolado e outro porque está salvo pela loucura da pregação. Louva em vez de adorar, diz "Abençoado"em vez de "Deus te abençoe". Diz "Aba Pai"em vez de "Aleluia" porque "aleluia" pertence ao velho pacto. Paulo nunca disse, Aleluia, você sabia disso? Paulo nunca disse: -Aleluia-, porque Aleluia era uma expressão que se usava na páscoa judia, isso era um louvor que se introduziu quando se participava da páscoa, isso era judeu. Por isso Paulo, no novo pacto, no que está escrito dele, ALÔ!, por isso tem que se sujeitar ao que está escrito, ele disse: -Os que têm recebido o Espírito de adoção, clamam: Aba Pai-! Porém, se você não está salvo, clama: -Aleluia-! Nós estivemos muito tempo dizendo: -Aleluia-. E estivemos salvos em algumas áreas, em outras áreas não estávamos salvos e tiveram que voltar a nos salvar porque a você, se salva diariamente. Cada dia de reunião aqui, você é salvo. ALÔ! Cada quarta feira, é trazido a você algo novo, você é salvo de você mesmo, você é salvo de uma falsa doutrina, você é salvo de um falso conceito. Por isso vais de glória em glória e precisas estar sujeito a esta autoridade apostólica que é o canal que Deus usa para trazer revelação, para que todos falemos uma mesma coisa.
Então, veja se esta igreja não era salva, veja a situação no capítulo 5. Vamos a primeira carta aos corintios, capítulo 5. Falamos dos capítulos 1, 2, 3, 4; falamos de um verso do capítulo 4. Agora vamos ao capítulo 5, verso 1, primeira carta aos corintios 5:1. "De certo se ouve que há entre vós….o quê? …fornicação, e tal fornicação qual nem ainda se encontra entre os gentios; tanto que alguém tem a mulher de seu pai." Esta era uma situação que havia na igreja dos corintios, por causa deste igreja ser uma igreja que não era salva, ALÔ! Você tem visto uma igreja que não é salva e acontecem coisas assim, o que acontece? Quando uma igreja não é salva e acontece um caso desses, acontece o que diz aí. –Se ouve-, porque a fofoca começa a correr porque uma igreja que não é salva, não cobre, anuncia, envergonham. Então, esta igreja estava, por não ser salva pela loucura da pregação, não sabia como tratar este caso. Então, olhe como Paulo, preste atenção, veja como Paulo, o que salvava aos crentes, falou desta situação, desta fornicação.
Vamos ao capítulo 6, verso 2, estão aí? "Ou não sabeis que os santos hão de julgar ao mundo? E se o mundo há de ser julgado por vós, sois indignos de julgar coisas muito…o quê? …pequenas?" ALÔ? Como Paulo chamou essa situação de fornicação, preste atenção, estamos falando de fornicação, que houve na igreja dos conrintios? Agora, como o sistema chama a essa situação? Preste atenção, atenção, se eu estou falando isto e está te incomodando, quero te salvar, quero te salvar, para que relaxes e não entres em espírito de temor. Olhe, para que sejas livre, Paulo falou sobre isto, disse que era uma coisa muito pequena: -Vocês não podem julgar uma coisa tão pequena, têm que anunciar pelo rádio, pela televisão? Têm que falar abertamente, não sabem como tratar com um irmão que caiu-? Foi um ministro que caiu nisso. –Não sabem, como tratar uma coisa tão pequena? Se vocês vão julgar ao mundo, e não podem julgar uma coisa tão pequena-? Ou seja, Paulo chamou a isso, pequeno, o que será grande? O que é grande então? Você sabe o que é grande? Para Deus isso é pequeno, o grande é quando você não sabe como julgar ao débil na fé, quando você acusa, quando você entra em legalismos, em hipocrisias, em religiosidade. Isso é grande, Porém, quando uma pessoa cai nisto, Paulo fala: -Vocês não sabem julgar uma coisa tão pequena-? Você sabe as pessoas que têm caído nesta debilidade e a igreja de hoje não tem sabido como julgar isso? E você sabe quantas pessoas feridas que hoje em dia não pisam em uma igreja porque participaram disso e a igreja onde eles frequentavam não soube julgar uma coisa tão pequena? Diga: COISA PEQUENA.
-Pastor, não chame isso de pequeno, porque é grande-. Bom, se você é salvo, você chama isso de pequeno. Agora, se não está salvo então, você não sabe como lidar com isso. Por isso é que os pastores por aí, começam a ferir desde o púlpito. –Pois veja, tem seis meses de disciplina, tem que fazer isto, tem que fazer aquilo-. Paulo era um restaurador, Paulo era o único que conhecia o amor de Deus e sabia como tratar com situações assim. E isso, nós temos visto em nosso apóstolo. Você sabe as pessoas feridas que se aproximam de nosso apóstolo? Feridas pelo sistema, que as religiões de hoje não souberam como julgar essa situação. Porque todos nós temos o poder em carne, de fazer isso ou pior. ALÔ! Estamos todos aí? Ou você não possui esse potencial em carne? Então, quando isso acontece, uma igreja que é sabia, que sabe julgar, então, sabe tratar com uma coisa pequena e em vez de ferir, sabe como atuar. Veja, como um crente deve tratar esta situação.
Vamos a Gálatas, capítulo 6. Desta maneira, vamos curar o mundo. Gálatas, capítulo 6, verso 1, "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta…" se for o quê? Ou seja, que não foi mentira, foi verdade. Te flagraram, te flagraram. Agora, se alguém era surpreendido em fornicação ou em adultério no antigo pacto, o que faziam? Bom, quando trouxeram a mulher que flagraram em fornicação, a mulher adúltera, já vinham com pedras nas mãos porque Moisés dizia que havia que cortá-la ao meio, apedrejá-la. E então, trouxeram-na a Jesus, e lhe disseram: - Olha, Moisés disse isso, o que dizes tu-? ALÔ! Em um pacto inferior, em um pacto inferior, que não havia chegado ainda a manifestação do pacto da graça. Então, ele começou a escrever e diz a história que desde o mais velho até o mais jovem começaram a soltar as pedras, - Eu vou embora daqui, vou desaparecer -. E Jesus disse à mulher: - Onde estão os que te acusavam-? E disse ela, - foram embora -. Então, Deus no velho pacto, não havia chegado o novo pacto, no velho pacto lhe disse: - Nem eu te condeno. Vai e não peques mais. Não peques mais, não porque eu não te aceito,mas para que não sofras essa vergonha de te pegarem e te levarem para televisão e com cameras e tudo -. Quando alguém é surpreendido na lei, oh isso é um escândalo, porém, como uma igreja que é salva pela loucura da pregação, trata com estas circunstâncias.
Vamos ver, verso 1, "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois…" ALÔ! Que sois o quê? Quantos se declaram espirituais? O que é uma pessoa espiritual? Uma pessoa salva, uma pessoa carnal é uma pessoa que não está salva, não foi salva pela loucura da pregação. Ele diz: "…vós que sois espirituais, restaurai-lhe…" Olhe, porém não só rastaurar-lhe, veja como. "…com espírito de mansidão…" Veja, quando uma pessoa cai em uma debilidade como esta, você sabe as lutas que tem para chegar a isso, os sofrimentos, as decepções? Porque isso não acontece da noite para o dia. Então, se você não restaura com "espírito de mansidão", tem que ser com "espírito de mansidão" porque aquela pessoa cometeu algo que não queria cometer, mas, foi seduzida a isso. Então, como Paulo, o perito arquiteto, disse a igreja que tratasse com uma situação assim? Veja como disse: "….restaurai-lhe com espírito de mansidão considerando-te a ti mesmo, não seja que você também seja tentado." ALÔ! Nós temos visto pastores que acusam nosso ministério dizendo, - Essas pessoas do Creciendo en Gracia, são libertinos, são uns adúlteros, são uns fornicários -. E dizem muita coisa de nós, então, começam a acusar e acusam, então, não têm espírito de mansidão. Número um, estão difamando, número dois, não há espírito de mansidão, então, não se consideram a si mesmos e esses que acusam, eventualmente, a situação se inverte e eles mesmos se vêem caindo no mesmo que acusaram em tempos anteriores. Por isso é que você antes de levantar e julgar, tem que ter muito cuidado. Tem que fazê-lo em espírito de mansidão, em espírito de restauração, considerando-te a ti mesmo, sabendo que você pode fazer isso ou pior. Assim é que se tem que restaurar, quem não age assim, é porque não foi salvo.
E eu tenho visto nosso apóstolo, José Luis de Jesus, com este espírito de mansidão, de restauração, considerando-se a si mesmo, para que tu mesmo não sejas tentado. –Não Pastor, eu chamo ao pecado pelo nome e faço com que o pague e tem que acusá-lo -. Bem, segue assim, se vais por aí, te vemos daqui a dois anos. –Sim pastor, mas não se pode permitir isso -. Porém, quem és tu para tratar de governar o corpo do outro, se o teu mesmo tu não podes governar? Cada um levará a sua própria carga. Veja, a posição de uma igreja salva, não é acusar, é restaurar. –Pastor, mas é que foi uma coisa muito feia -. Restaurai. O sistema de hoje, por dois mil anos, não tem sabido restaurar ao débil, não tem sabido como compadecer-se dos que tem caído em alguma falta. Veja bem que Paulo não chama pecado, chama falta, porque o pecado foi tirado. Não houve uma igreja em dois mil anos, que tenha tido sabedoria em lidar com situações pequenas. Veja, o primeiro que se faz é colocar na televisão. O primeiro que fazem, -Evangelista tal- e o lançam ao mundo inteiro, em uma hora, o mundo inteiro sabe, e no rádio e na rádio "bomba". Não sabem como restaurar, então, o que produz isso em uma igreja? Em vez de restaurar, e cobrir, e animar, porque a pessoa quando cai nisso está "down" (deprimida), tem que ser ajudada para que se restaure. Uma igreja que não foi salva, quando entra nisso, então as demais pessoas ao ver essa acusação, dizem: - Ai Pai, deixa eu fingir com aparência porque eu estou na mesma situação. Eu caí na mesma falta que fulano, deixa eu fingir para que não me façam o mesmo que fizeram a "fulano", deixa eu fingir que tudo está bem -, e entra em hipocrisia e fariseísmo e em aparência, santidade falsa, fingida. Então, temos uma igreja de uns santarrões que não são salvos e cada um acusando e eles mesmos estão desnudos. Estão me entendendo?
Eu entendo, preste atenção, o Ministério Creciendo en Gracia precisa de pastores que saibam restaurar ao débil, ao que caiu em alguma falta, com espírito de mansidão, considerando-se a si mesmo. –Pastor, é que se isso acontecer vai se formar uma devassidão, se torna uma coisa desenfreada -. Não, porque isso é que diz o evangelho que se tem que fazer. A verdade não produz isso e afinal de contas a igreja não é tua, a igreja é de quem a comprou e o pastor tem que se deter aí e falar o pacto e não falar-lhe à carne, falar aos espíritos justos feitos perfeitos. (Aplausos) Por isso, às vezes esses pastores que não entendem isso e começam a acusar, Deus tem que permitir que venha a ele a mesma situação e caiam nela para depois então, saber como restaurar. –Ai, agora sim, amo -. É verdade, porque tu caíste no mesmo e agora queres que te amem. Por isso às vezes Deus permite, mas se você entende isto e te reges a vida por isto, então, você evita muitos problemas. Porque com a mesma vara com que você medir, serás medido. Considerando-te a ti mesmo, ou seja, você não pode se achar superior, porque te mostrarão que não é assim. Não podes se considerar superior ao outro, é considerando-te a ti mesmo como o mesmo. –Não, não, eu….Rapaz, eu faria pior do que você -. Para que não sejas tentado, desta maneira, te livras da carne, desta maneira te salvas do gênero carne. Por isso esta palavra vem curar, cobrir, consolar, esta palavra não veio acusar ninguém.
Quando uma pessoa cai nisto, não necessita de acusação porque já se sente mal, imagina, já sente que o mundo lhe caiu em cima. Então, como vais restaurá-la? –Olha, você vai para o inferno. O Espírito foi embora da tua vida, você está mal -. Não, considera-te a ti mesmo. Você se atreve "calçar esses sapatos"? O que significa considerar-te a ti mesmo? Calçar os sapatos dele e olhar para a situação dele como se fosse você. Como você gostaria que te tratassem? Como é que Deus te trata? Lembra do velho pacto, como foi que Deus tratou a mulher adúltera? Não segurou uma pedra, lhe disse: - Vai, nem eu te condeno -. Agora, você crê que ela foi embora tranqüila? Ela sabe, ela sofreu por essa vergonha, porém, Deus não a acusou, e sim, a restaurou e essa é a missão da igreja. Você sabe as pessoas sofridas que existem? Veja, quando uma pessoa cai em alguma falta, você sabe o sofrimento e a tribulação que isso traz? Pessoas que tem sido violentadas desde pequeno, pessoas que vêm de uma família que não é funcional, uma família dividida, uma família de abusos de todo tipo de vícios, então, em algum momento caem em uma falta para que os chamados crentes lhe caiam em cima.
Neste novo milênio há muita gente que está fora, esperando por esta palavra, que não se atrevem pisar em uma igreja porém, aqui, têm lugar para elas. Aqui tem lugar, do teu lado aí, tem lugar para essas pessoas, aí mesmo e com consciência limpa. (Aplausos)
Paulo era um restaurador. Sabem como Paulo chamou a esse jovenzinho, a esse jovem pastor que teve essa fornicação, depois que Paulo deu instruções apostólicas, veja como Paulo falou à igreja na segunda carta aos corintios. Segunda carta aos corintios, capitulo 2, verso 6; "Basta a tal pessoa esta…" o quê? "Basta a tal pessoa esta repreensão feita por muitos…" Você sabe a vergonha que passou essa pessoa diante de muitos, diante de todos? "…assim que, ao contrário, vós deveis perdoar-lhe e consolar-lhe, para que não seja consumido de demasiada… o quê? …tristeza." O quê, é acusando que se vai corrigir? Acusando uma pessoa se vai corrigir? Não, porque a lei não corrige, a lei, ao contrário, faz com que o erro seja mais abundante. Tem que restaurar com espírito de mansidão. –Pastor, e como eu faço isso-? Da mesma maneira que Deus trata com você. Como é que Deus trata contigo? Ou seja, quando você comete um erro, Deus por acaso fica, -Fshhhh (assobiando), vejam, fssssh ( assobiando ), toca-o agora que…? –Ou seja, Deus não é assim, Deus trata contigo, - Veja, se você segue assim, vai sofrer -. Te adverte, - Cuida-te. Cuida-te de ti mesmo -. Da mesma maneira que Deus nos trata a nós, temos que tratar, porque se não for assim, o que nós vamos salvar? Então, o que estamos fazendo é jogar fora as pessoas que não "servem". –Não, só servem os santos, os santarrões -. E quem é santarrão em carne aqui que levante a mão? Aqui ninguém é santo em carne. –Não pastor, eu não fiz aquilo -. Ainda que não tenhas feito, não és santo em carne. Não tem que fazê-lo, já fizeste, só de estar vivo, já és assim. Ou seja, só de respirar você já é imundo em carne, não precisa cometer uma falta para sê-lo. Em carne, você já é, contém um corpo de carne que é assim.
Pastor, e isso não traz uma devassidão na igreja-? Não, se trouxesse devassidão então Paulo não o diria aqui. Isto traz restauração. E eu entendo que Deus está levando este ministério, a esse espírito de mansidão e de restauração. Por todas as partes, a nível internacional, porque vai chegar gente assim. –É pastor, mas minha imagem, minha reputação de tantos anos, eu não posso deixar que manche assim -. Espere, que reputação? Se o que temos feito de bom na carne, não serve. Nós não somos bons por isso que tenhamos feito, somos bons porque ele disse que somos bons, não por nada de bom que tenhamos feito. Tem que salvar a igreja, salvando a igreja, há igrejas inteiras que necessitam ser salvas disso. Eu entendo e creio que neste novo milênio, assim como esta carta que recebemos de quatorze pastores em uma só carta, -Necessitamos que nos ajude -. Vai chegar um momento que por fax, por telefone, por e-mail, virão chamadas de todas as partes, - Por favor, ajude-me. Como faço isto? Restaurem-me, ajudem-me, consolem-me, dêem-me instruções, como trato com isto-? Deus está levantando um povo que sabe como salvar ao mundo, que sabe como julgar uma coisa pequena. Diga: COISA PEQUENA. Não te assustes com isso, "coisa pequena" e que saiba como restaurar com espírito de mansidão, considerando-se a si mesmo. Diga: EU RECEBO.
Esse é o conselho de hoje. Está bom esse conselho para tua vida? Você crê que isso é importante para que tenha sempre contigo? Como está tua mente agora? Ou estás aí "struggling" (batalhando). –É pastor, mas tem que ser forte, tem que… -Tem que ser como Deus. Quando você tem espírito de mansidão, porque lembre-se, que essa pessoa que caiu em falta, ao que Deus toma por filho a esse, disciplina. Então, se Deus trata com ele, a disciplina dada, não é de alegria. Essa pessoa vai começar a passar por sofrimentos, então, se por esses sofrimentos você vai cair em cima dela com outros sofrimentos. Não, não e você não é o papai, você é irmão. Pois tem que restaurar-lhe e passar-lhe o ungüento, para que saia disso e se restaure e se livre de seu gênero carne. Quantos recebem a palavra? Amém. Vamos ficar de pé. Esse é o conselho para as nações hoje, "Salvando a Igreja". Diga: EU ME CONSIDERO A MIM MESMO QUANDO RESTAURO. EU JULGO TODAS AS COISAS, SEI COMO JULGAR. Ouça bem, para você julgar tem que ser com o evangelho de Paulo, conforme ao que está escrito e tens que imitar a Paulo, melhor, a nosso apóstolo, que é o que te ensina a imitar a Paulo. Porque é que tem que imitar a Paulo? Porque Paulo era um restaurador. Este homem que mencionamos, você sabe o que fez Paulo? Lhe escreveu uma epístola, este foi Tito, depois Paulo lhe escreveu uma epístola dizendo: - Que ninguém te menospreze. Cuidado!, que ninguém te menospreze -. Você se declara com esse espírito de mansidão? Você se declara nesse espírito de perdoar, de restaurar? É melhor que esteja, porque "some day you’ll need it", algum dia você vai precisar, usar na tua vida. Amém? Saúda a teu irmão e diz a ele: A GRAÇA ME SALVOU E EU SIGO SALVANDO DAQUI PARA A FRENTE. Abençoado.
quarta-feira, março 08, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário