Então, o tema de hoje é: “Disciplina Angelical”, como os anjos nos disciplinam. Vamos começar, aqueles que anotam. Emílio, se você está me vendo, Irini está aqui e me entregou a semeadura que você me enviou. Assim que, te cobri aí Irini, para que não digam... Não que ficou com ela. Vamos ao capítulo 1 do livro de Hebreus. Este é um conselho maravilhoso para a igreja do Senhor, para todos nós, para nossos filhos, para pais, anciãos, pastores, líderes, enfim, para todos os que crêem. É um conselho muito bom, e é muito necessário isto neste momento para o mundo inteiro, bem necessário.Vamos ler Hebreus, capítulo 1, verso 14, o contexto é falando dos anjos, como você pode ver no verso 13 diz: “Pois, a qual dos anjos disse Deus…”. O contexto é anjos. Recorde-se que o livro aos Hebreus é um livro de anjos, falando de anjos constantemente e neste caso o verso 14 como podem ver. “Não são todos espíritos ministradores, enviados a favor dos que serão herdeiros de…”. Quê? “… da salvação?”. Então, quando diz: “espíritos ministradores”, do quê ele está falando? Que são enviados a favor de quem? Dos que herdam a salvação. ALÔ! Então, quer dizer que o cristianismo se compõe de um serviço de anjos que você tem a teu favor, porque Deus não vai te ajudar, ele já te ajudou ALÔ! Deus não está ajudando pessoas, o que Deus tem para isso, são os anjos. Ele tem anjos de maldade, anjos, bondosos, anjos de prosperidade, anjos de cura, anjos destruidores, ele tem tudo o que ele necessita, conforme a como esse povo ou essa forma de governo estejam governando. Anjos destruidores também. Mas, todos estes anjos de que vamos falar nesta noite são ministradores a teu favor. Diga: A NOSSO FAVOR.
Assim que, há consolo nisso, não? Ou seja, o Consolador quer te consolar dizendo a você que você tem anjos a teu favor. E eles estão atentos a você, porque esse é o trabalho deles. Diga: É O TRABALHO DELES. Então, tem que estudar sobre eles. Se você procura a concordância de sua Bíblia e busca anjos, a lista é assim, desde Gênesis até Apocalipse, fala de anjos, até o anjo que confundiu a João com Apocalipse, era um ajo enviado da parte de Deus para confundi-lo.
Então, o capítulo 2 é uma barreira, o número 2 foi posto pelo homem, ou seja, isto era uma carta inteira. Isso é como se eu estivesse falando contigo e te dissesse: - Olhe, saudações daqui de Miami, te saúdo. Abençoado -, então, logo começo a falar de tua família e ponho o capítulo 2, na carta, fazendo parágrafo um, parágrafo 2... Mas é uma só carta, a carta leva a te saudar, logo depois te dizer como estão as coisas e logo depois te pedir, se você puder, vir me visitar, capítulo 3, e capítulo 4, quero me despedir de você, - Pois, até logo. Espero que você me escreva também -. Mas é uma só carta. Isto é uma carta e a imprensa lhe pôs o número 2, e você pode pensar que já terminou o capítulo. ALÔ! Você tem que pensar sempre assim.
Então, o verso (capítulo) 1, termina com uma pergunta: “Não são todos espíritos ministradores, enviados…”. Quem os envia? Eles não se enviam, Deus tem anjos que envia a tua vida e o mesmo Deus os envia para que te aborrecer também. Diz: - Olhe, este homem está trabalhando mal, está mentindo, está fazendo isto -. Em si, ele te aborrece desta forma: - Não sirvam a ele -. É te aborrecer. Se eles não te ajudam, você está liquidado. Agora, se ele o envia para te ajudar, então, a bênção corre por tua vida.
Então, veja o que diz o verso 1 que em si deveria ser o verso 15. O capítulo 2, verso 1 é o verso 15 da carta. Vocês me entendem? Veja o que diz: “Portanto…”. Ou seja, em linha com o que acaba de terminar, diz: “Portanto, é necessário que com mais diligência atendamos às coisas que…”. Quê? O evangelho é um evangelho de fé e se você não ouvir você vai ter problemas. E diz que é necessário que “atendamos com diligência às coisas que ouvimos, não seja que nos deslizemos”. Não que você se perde, não é que o diabo te leva e que você termina no inferno como diz por aí o sistema. Não, é que você anda em deslize, anda confuso, anda confundida, um dia você diz uma coisa: - Amanhã vou para Nova York, depois volto a Santo Domingo, ou volto a Porto Rico. Hoje vou para a Colômbia -. E você lhe diz: Olhe, e o que acontece com você? – Rapaz, é que eu tenho uma confusão em mim, e não sei o que fazer -. Isso é que é deslize.
Agora, se você atende ao que você ouviu então, não anda em deslize, porque você está ouvindo. E como está ouvindo diz: - Espere aí, a palavra diz: Repouso. Vou repousar, espere aí. Vou repousar e vou deixar que os anjos me dêem serviço. Isto que eu estou passando está difícil e se me puser a pedir conselhinhos por aí, ele tem outro anjo diferente e eu tenho meu próprio anjo... -, porque há um anjo por cabeça. Você me pede conselho a mim, e eu te dou o meu e você se dá mal. Por isso é que Paulo disse: “Cada um levará a sua própria carga”. Não se coloque a dizer tuas coisas aos demais que depois isso se conserta e eles se confundem e te entendem mal, e você acaba pelejando até com teus amigos: - Rapaz, eu não tenho amigos. Todo mundo é um hipócrita -. Não. Todos nós somos mais do que hipócritas, somos em carne, perigosos. Nós somos pessoas perigosas, porque andamos com um corpo de carne, e você tem que ser inteligente. Diga: EU SOU INTELIGENTE. Mas, tem que se ativar essa inteligência em tua vida para que você não deslize, para que você não ande escorregando.
Veja o outro verso, verso 2, “Porque se a palavra dita por meio dos anjos foi firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição”. A palavra dita por meio de quem? Você sabe qual foi essa palavra? A lei, aquele pacto com defeito, um pacto de morte e maldição dito pelos anjos porque Deus não iria se meter aí: - Não, isso eu não vou dizer. Isso, eu uso os anjos. Agora, o evangelho não, quando chegar o evangelho, esse eu mesmo explico, porque esse é meu coração. As catorze epístolas de Paulo, isso eu mesmo explico pessoalmente a Paulo -. Por isso é que Paulo diz: - Eu, olhe, não aprendi de homem algum, senão, de Jesus Cristo mesmo que foi quem me explicou -. O evangelho é explicado por ele, mas, o velho pacto, esse foi por meio de anjos. Isso foi um anjo que se meteu a Moisés lá e lhe dava mandamentos. Por isso é que a lei nada aperfeiçoou. Mas, ainda que os dez mandamentos, ou os seiscentos e treze mandamentos e todas as ordenanças que se escreveram foram dadas por anjos, foi firme essa palavra e teve justa retribuição.
Veja o que aconteceu ao povo de Israel, que outro dia, em 1948 foi que vieram a ter uma prefeitura. Eles estavam como peregrinos correndo pela Rússia, pela Ásia, por todos os lados estavam metidos, em Cuba, em Porto Rico, em Miami, e todos os lados, espalhados, porque ficaram sem pátria, por crucificar a Jesus Cristo. Porque não ouviram, não entenderam e teve justa retribuição, e por isso andam despatriados, ou expatriados. Como se diz? Expatriados? Estava bem perto, viram? E têm o problema com os palestinos que isso é bomba vem, e explosão vem, e não acabam. Não há paz ali, porque eles chegaram ali por último. Então, toda palavra teve justa retribuição.
Verso 3, agora vem neste pacto. Diz: “Como escaparemos nós, se descuidamos uma salvação tão grande?”. Em forma de pergunta. Como você vai escapar se descuida desta revelação da graça? Porque a salvação contém revelação. Diz: “A qual, tendo sido anunciada primeiramente pelo Senhor, nos foi confirmada pelos que ouviram, testificando Deus juntamente com eles, com sinais e prodígios e diversos milagres e distribuição do Espírito Santo segundo sua vontade”. Então, o ensino desta noite pretende que você cuide do que você está ouvindo aqui, porque há anjos que estão te escutando. Nós temos anos em serviço. E como você é filho, diz: “A todo o que ele toma por filho, a esse disciplina”. Digo, “ao que toma por filho, a esse, disciplina”.
Agora, como é que ele o disciplina? Através dos anjos, através do serviço. Deus não desce a terra, Deus está em seu trono. Deus não está como as pessoas dizem: - Olhe, o Senhor me apareceu. Não, apareceu foi um anjo para você. O Senhor não aparece assim a ninguém. Apareceu a ele foi um anjo e ele pensou que era o Senhor, porque a pessoa se sente bem que um anjo lhe apareça. Digo, bem assustado, a principio, enquanto ele averigua o que é. A mim tem aparecido em sonho e me assusto, imagine, de repente assim o impacto, e eles falam pouco, falam pouco. Suas instruções são bem específicas. Por isso, Deus te deu duas orelhas e uma boca, para que você escute mais do que fala, para que escute por todas as partes, no estéreo, para lá e para cá. Agora, para falar, uma só.
Olhe, eu quero que você veja comigo a Eclesiastes, capítulo 5. Eclesiastes fica depois de Provérbios. Provérbios ficam depois dos Salmos. Assim que, abra a Bíblia bem no meio assim, ponha os dedos assim e quando encontrar Salmos comece a passar e chega aos Provérbios e chega a Eclesiastes. Eu vou esperar por você porque eu estou fazendo o mesmo, Provérbios, depois de Provérbios. Estes são os ditos de Salomão. (Eclesiastes) Capítulo 5, versos 1 ao 7. Veja porquê você deve ter cuidado com o que você fala, e como você fala, e como se conduz. E lembre-se, que isto está no velho testamento, portanto, a terminologia: “Quando fores à casa de Deus”, porque a casa de Deus antes era um edifício. Agora, a casa de Deus é você, porque ele não habita em templos feitos de mãos. Porém, os anjos são iguaizinhos, os anjos do velho pacto são iguaizinhos no novo pacto. A única coisa é que agora eles entendem que você está perfeito para sempre e que devem te servir melhor.
Agora, veja o que diz o capítulo 5, verso 1. Todos encontraram? Encontrem-no eu lhes dou tempo. Sim? Diz: “Quando fores à casa de Deus, guarda teu pé; e acerca-te mais para ouvir do que para oferecer o sacrifício dos néscios…”. O sacrifício de quê? Você sabe qual era o sacrifício dos néscios, os que falam muito? Você vai ver agora. Quando você vir a uma pessoa que sempre está falando: - Olhe, dê-me um “break” (oportunidade), rapaz. Pare, deixe-me falar -. Você sabe essas pessoas que sempre estão falando muito e não param, e não têm ouvido? Ah, e quando te dão um “break” (oportunidade) já estão pensando no que vão te responder. Não estão te escutando nada. Esses são os néscios, os néscios são os que não escutam e falam muito. Diga: EU NÃO SOU NÉSCIO, EU FALO POUCO. EU FALO POUCO.
Diz: “… para oferecer o sacrifício dos néscios; porque não sabem que fazem mal. Não tenha pressa com tua boca, nem com tua mente, coração e mente é o mesmo, nem teu coração se apresse a proferir palavra diante de Deus…” Hum! “… porque Deus está no céu, e você sobre a terra; portanto, sejam…” Quê? Você sabe por quê diz: “poucas tuas palavras”? Porque os anjos falam pouco. As minhas melhores mensagens às vezes duram 20 minutos ou 25, esse dia parece que falei pouco. Às vezes que Deus me falou a mim... Olhe, uma vez em Hartford, Connecticut, esse hino que canta Iván que diz: “Tudo está bem”, isso é, simplesmente, que eu tinha um tipo de problema comigo e de repente passou um anjo pelo meu lado. Eu senti sua presença e ele disse: - Tudo está bem -, e tudo foi solucionado. Só de ouvir isso, mas, tudo. Então, me deu um tipo de calma que me sentei e disse: - Vou tomar café tranqüilo, que tudo está resolvido -, porque ouvi a voz do anjo. Eles falam pouco.
“Não te apresses com tua boca, nem teu coração se apresse a proferir palavra diante de Deus; porque Deus está no céu, e tu sobre a terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras”. Em outras palavras, seja prudente, fale menos. E isso era naquele pacto, hoje você não está sobre a terra, você está assentado juntamente com ele em lugares celestiais. “Porque da muita ocupação vem o sonho e da multidão das palavras a voz do néscio. Quando a Deus fazes promessa, não tardes em cumpri-la; porque ele não se compraz nos insensatos. Cumpres o que prometes. Melhor é que não prometas, do que prometer e não cumprir. Não deixe que tua boca te faça pecar, nem diga diante…”. De quê? Porque quando você fala aqui é diante do anjo, o anjo está te escutando. Você sabe essas pessoas que me disseram no passado: - Apóstolo, é daqui para o céu -. Ah é daqui para o céu? E hoje não estão aqui. – Olhe Apóstolo, para me tirarem daqui a mim, hum! Rapaz, com tudo o que eu passei lá no legalismo -. Hoje não estão. – Apóstolo, submetido. Olhe, submetido a ti. O que me você me pedir... E mais, minha vida está em tuas mãos -. E eu disse: - Olhe, perdoa-me -. E me disse: - Não, não, não, minha vida... -, e de repente, hoje não estão aqui, e disseram isso diante do anjo.
Diz, verso 6. “Não deixes que tua boca te faça pecar, nem digas diante do anjo, que foi ignorância. Por quê farás que Deus se indigne por causa de tua voz, e que destrua a obra de tuas mãos?”. Você sabe, que ao redor do mundo, todos os pastores dizem: - Apóstolo, minha igreja é tua, esta não é minha igreja -. E em verdade não é minha, porque quem morreu e derramou sangue pela igreja foi o Senhor, em si, não pode ser minha. Mas Deus tem representantes aqui na terra, e quando um pastor mundialmente por aí diz: - Apóstolo, isto é teu -. E mais, há pastores que sempre dizem, - Irmãos, esta é a igreja do Apóstolo, não é minha igreja -, e em parte é verdade porque a levantaram com o que eu ensinei. A levantaram com a palavra que eu lhes ensinei e hoje têm igreja de 500 a 1.000 pessoas, e facilmente podem se ver tentados a dizer: - Se eu romper com o Apóstolo eu fico com esta igreja e continuo reinando sozinho-. Podem se ver tentados.
Sabe por quê? Porque eles têm obrigação de dizimar para mim de tudo o que entra. Digo, um pastor para ter um programa de radio, de quê ele necessita? De pessoas que entreguem dízimos. Verdade? Que quando se colocam aí e recolhem oferta dizem: - Que entre dinheiro -, porque quando eles vêem o dinheiro... Quanto vale o programa de rádio? Mil dólares, e quanto entrou? Entraram três mil, ah, pois vamos usar mil para a rádio e com estes dois mil pagamos a luz, pagamos aquilo, a nossa semeadura... Porque o boi que trilha deve comer do altar. Mas então, o que acontece? Ele tem que dizer: - Espere, o Apóstolo tem que viajar, o Apóstolo tem que chegar a tal lado. Assim que, se entraram três mil, vamos dar 300 dólares ao apostolado, para que ele viaje -. Digo, isso é o dízimo, agora, logo vem a oferta, como Rafa. Que Rafa, se entram 3.000, ele me dá 300 e mais 300, ele a duplica, dízimos e ofertas. Porque o dízimo é o obrigado, a oferta é o que faz com que venha a abundância. Por isso é que ele vive em abundância em Porto Rico. Nunca havia entrado tanto dinheiro em Porto Rico e são as mesmas pessoas, mas há um pastor diferente. Depende da medida do pastor, assim é a congregação.
Então, Deus destrói a obra de tuas mãos. Olhe, veja aí o que diz. “Por quê farás com que Deus se indigne por causa de tua voz, e que destrua a obra de tuas mãos?”. Ou seja, o que você está colhendo, você quer uma casa bonita, você quer um automóvel, e então, você disse: - Senhor, eu vou te dar o teu -, ou melhor, o anjo te ouviu. E disse: - Olhe, ele disse que iria dizimar -, e então, você disse diante de teu anjo. E o anjo vê que você não dizima nada, que o que você faz é tirar ofertinhas e diz: - Bem, entrou tanto, mas o Apóstolo tem um anel de diamantes, tem uma boa gravata, para que ele não vá comprar outra -. Há muitas coisas que as pessoas usam... Esta aqui me deram de presente. Eu ganho presentes. A mim, dão de presente jóias de qualquer tipo que haja. Onde quer que eu vá me dão jóias de presente. Irini disse: - Olhe, que bonito é isso -, e foi me dado por Moisés em Lawrence. E as pessoas se alegram em me presentear, e eu, uso tudo o que me dão, ainda que pegue mal a você. Isso é problema teu. (Aplausos).
Então, há pessoas que, olhe, aqui uma vez uma senhora me viu vestido e disse: - O que vou dizimar a você? Veja como este homem se veste. Veste-se melhor do que o meu esposo -. Pois, então, que ensine o teu esposo a se vestir. Que culpa eu tenho que as gravatas fiquem bem em mim? Porque é a mesma gravata, valem o mesmo. Agora, que ele não saiba fazer um laço, isso é problema dele, ou eu não sei o quê. Ou que não passa bem a roupa. Eu gosto de pôr goma nas camisas para que fiquem assim, olhe, engomadinhas, mas esse é o meu gosto. Como as freiras, você já viu as golas das freiras, engomadas? Pois, já que eu não sou freira e nem tenho aquelas golas, então, eu me ponho assim. Sim, isso, não tem que ter muito dinheiro para se vestir bem. Verdade? E não tem que ter uma casa de milhões, para parecer bonita. Há casas pobrezinhas, mas as senhoras que são limpas, as mantém... Que dá gosto ir ali. Isso depende do cuidado com que você tenha com as coisas.
Mas, você tem uma obrigação, e comigo muito mais, porque eu te relembrei, eu te ensinei, e eu te eduquei. E o do Senhor, você disse: - Eu devo dizimar, eu não posso comer toda a semente -. Por quê não? Se você semeia a Bush obrigatoriamente... Aí você não pode dizer: - Eu não sinto de pagar meus impostos neste ano -, e esses não são dez, esses são quinze e mais as taxas de lá, quando você vai ver são mais. Ali é obrigatório, senão, vêm e tiram até a tua casa. Pois o Governo de Deus tem que ter um sistema de prosperidade. É igual, olhe, há pessoas que dizem a mim: - Apóstolo, e como você sabe que todo o Centro Educativo mundialmente, como você sabe que lhe estão dizimando? -. E eu lhe digo: bem, eu tenho que confiar que é o que eles me enviam. – Mas, vamos fazer um papel aí para que eles assinem: - Entrou tanto, vamos vigiá-los, vamos colocar diáconos que peguem por aqui... -. Quem quer mentir, mente de qualquer maneira. O que eu tenho que fazer é levar a todos esses pastores e líderes, tenho que conduzi-los ao temor do Senhor, ao anjo. Eles podem mentir para mim em um papel, mas não mentem diante dessa presença e eles vão pagar caro, vão pagar caro. Hoje, estou cobrando a todos esses pastores que me devem. (Aplausos).
E mais, você deve ficar alegra, porque você é quem me enviou através deles. Hoje, reinam em vida por esta igreja que me enviou. (Aplausos). Isso é. E mais, vamos dar-lhes mais duro. Malaquias, vamos para Malaquias, vamos, antes de Mateus. Vamos ver o que diz. Porque tem que haver uma forma honesta, caramba, que eu lhes ensino, os ponho a reinar em vida, falam bonito, todo mundo os vê. Olhe, lá no Brasil há pessoas que dizem: - Não, isso foi revelado a mim por um anjo -, mas não dizem que é o anjo José Luis, é um anjo por lá... E olhe, porque esta palavra é uma ciência, esta palavra é uma ciência que educa, ah, eles não têm que se desgastar para estudar, eu sou quem tenho que estar atento todas as quartas feiras. ALÔ! – De quê eu falo nesta noite, Senhor? -. E vocês são demandantes, eu não posso vir aqui falar futilidades, vocês são demandantes porque já estão mal acostumados com toda a revelação. Vocês querem mais, querem mais porque tem que crescer em graça. E você não vai crescer em graça ouvindo falar do diabo, - que o diabo está te vigiando, que o inferno está queimando em fogo e enxofre -. Assim não se cresce, assim a pessoa se assusta.
Vamos ver em Malaquias, Malaquias, capítulo 3. Malaquias, último livro das Escrituras. Digo, isso é naquele pacto, agora, neste pacto é muito mais demandante. Diz o verso 8, capítulo 3 (Malaquias), “Roubará o homem a Deus?”. Olhe, e acaso Deus necessita de dinheiro? Mas ele está falando de sua obra. Diz: “Roubará o homem a Deus? Pois vós me roubais. E dissestes: Em quê te roubamos? Em vossos dízimos e ofertas”. Diga: DÍZIMOS E OFERTAS. Quer dizer que você rouba em duas formas: em dízimos e em ofertas. Não é dízimos, dez é uma medida, dízimos e ofertas. “Malditos sois com maldição, porque vós, a nação toda, haveis me roubado. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro e haja alimento …”. Onde? “… em minha casa; e provai-me agora nisto, diz o Senhor dos exércitos, se não vos abrirei as janelas…”. Do céu? Do céu? “… dos…”. Porque é aqui embaixo onde ele abre janelas. Para que você quer janelas lá em cima?
Existe o céu e existem os céus, você está assentado juntamente com ele em lugares, não no céu, em lugares. Porque o céu tem diferentes dimensões e o céu começa da planta dos teus pés até em cima, está o primeiro céu, tem o segundo céu e tem o terceiro céu. Então, onde você precisa que se abram as portas é no primeiro céu. Por isso, quando o Senhor disse: “Pai nosso que estás nos céus”. Porque ele era o Pai, ele não mentiu. “Pai nosso que estás nos céus”, o que acontece é que ele não podia dizer: - Eu sou o pai que vive dentro deste corpo chamado Jesus de Nazaré -. Não mentiu a eles, mas ele lhes disse: - Quando oreis, orai assim: Pai nosso que estás nos -, porque quem estava ali era ele mesmo. Mas ele não poderia dizer quem era ele, porque, senão, não o crucificavam. Ele teve que ocultar tudo e falar em parábola, diz: - Meu Pai, meu Pai enviará o Consolador -, e era ele mesmo quem o iria enviar. Foi ele quem se encontrou com Paulo e o ensinou.
Deus não teve um filho que ele enviou. Ele enviou uma porção de filhos que somos nós, mas Deus e Jesus Cristo é o mesmo. O sistema não, o sistema diz: Pai, Filho e Espírito Santo, e pensa que são três. Porque João que não conheceu graça andou com Jesus e João disse: - Não, não, são três. Eu o ouvi quando a pomba, quando por lá Eli, uma porção de deuses -. Paulo disse: “Grande é o mistério da piedade: Deus foi manifestado em carne”. Quem foi manifestado em carne? O Filho? Deus mesmo, mas você tem que ir até Paulo. Se você se mete em Mateus, Marcos, Lucas e João, você está longe, nunca vai compreender a verdade do evangelho. Porque esses são escritos, histórias que eles falaram conforme ao que viram. O Novo Testamento começa em Romanos e termina em Hebreus, os demais são Escrituras e escritos que Deus pôs aí com o propósito que já mencionamos no passado.
Diz o verso 10, “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, e haja alimento em minha casa; e provai-me agora nisto, diz o Senhor dos exércitos, se não vos abrirei as janelas dos céus, e derramarei sobre vós bênção até que…”. Quê? “Repreenderei também por vós ao devorador…”. Já o destruiu, mas o Velho Testamento, diz: “Repreenderei”. Imagine a bênção que nós temos. “… e não destruirá de vós, o fruto da terra, nem vossa vide no campo será estéril, diz o Senhor dos exércitos. E todas as nações vos dirão bem aventurados; porque sereis terra desejável, diz o Senhor dos exércitos”. Que terra mais desejável que Colômbia? Eu fiz várias viagens por aí, por Medelin, Cáli, Bucaramanga, Buenaventura, todos esses lugares. Linda, uma terra linda, mas, quando você chega na esquina há uma sinagoga com uma cruz em cima, e aí se estragou a terra. Uma virgem por lá, o menino Deus pelo outro lado e a outra... Toda essa idolatria destrói. Cuba, lugar onde todos os americanos gostavam de ir, mas, então, tem a Virgem do Cobre ali, onde você for... Destruídos pela ignorância da idolatria. A idolatria é o que Deus mais abomina.
Veja o que diz Êxodo, vamos ao Velho Pacto. Estou falando de anjos lá. E já vamos terminar. Êxodo 23. Vamos ao Velho Pacto, porque é que ali foi que os anjos trabalharam. Ali teve tanta desobediência, que devemos olhar como no Velho Pacto havia desobediência. (Êxodo) 23:20. Assim que, todos esses líderes que não me enviam os dízimos apostólicos, diante do anjo, o anjo o ouviu. E então, você sabe o que acontece? Que quando esses líderes recolhem os dízimos e as ofertas dizem a essa congregação: - Irmãos, aqui é que está a bênção -. Mas o anjo já disse: - Sim, e você vai comê-la todinha e não está cooperando com a missão de alcançar as nações -. Porque esses anjos, irmãos, este é um ministério de anjos. Isso é o que fez a este ministério, o ministério angelical.
Quem me enviou a Miami? Um anjo, que se sentou ao meu lado no automóvel e me disse: - Saia daqui logo. Vá a Miami, porque é ponte para todas as nações -. Eu ouvi isso. E eu cheguei na minha casa, maletas assim, e vamos... Liguei ao aeroporto, e no outro dia, eu estava em Miami com tudo e família... Porque ouvi a voz do anjo. E aí sim é que eu não me pergunto, quando essa voz chega a mim: - Caminha, vamos. Vamos por ali -. Olhe, mas venha cá, espere, que isso parece uma loucura. – Esqueça, parece loucura, mas, vai ser... -, porque a pessoa vai desenvolvendo esse ouvido, essa sensibilidade. Eles vão ficando íntimos contigo, conforme a tua obediência e podem te falar porque sabem que você não vai abusar disso. Este é um conselho para pastores.
Mas isto é um conselho para, olhe, uma mãe em vez de estar maltratando esses filhos tanto, deve dizer: - Venha cá meu amorzinho, venha cá, olhe, eles estão a teu serviço -. Eduque-os com Bíblia, a teus filhos e diga a eles: - Olhe, eu sou tua mamãe, eu te amo. Eu sou teu papai, eu te amo, mas olhe, o problema aqui não sou eu e nem é aquele que vende droga. Mas, é que há anjos que estão te escutando, abençoado, cabeçudinho, preste atenção com calma. Que o que você está procurando, esses estudos que você está querendo, esse trabalho que você está procurando, essa relação, essa noiva, esse noivo, você tem que colocar tudo isso no serviço angelical, anjos -. Tudo. Diga: TUDO. Isto tem que trazer temor reverente a tua vida.
Eu tive problemas em minha vida, mas quando se trata disso, e mais, mesmo antes de vir a estes conhecimentos. Quando eu andava jovenzinho, que eu era um bandidinho e fazia das minhas... Olhe, quando blasfemavam o nome de Deus diante de mim, meus amigos, porque eu tinha umas amizades que tinham um vocabulário, uma Bíblia de vocabulário, quando arrancavam por aí: - Vá prá ... e fu! -, e a lista era assim. E você sabe o que eu fazia? Mesmo sem eu ter chegado, eu dizia: - Senhor, não leve isso em conta, eu não estou nisto -. Eu roubava e fazia de tudo, e jogava pedra, vigiava também, fazia tanta coisa. Mas, quando se tratava de lá de cima, eu dizia – ALÔ! Aqui eu não me meto, Senhor -. Sempre tive esse temor reverente. Metido lá em uma Catedral fazendo o sinal da cruz e jogando moedinhas à virgem para que me ajudasse... Mas, a intenção, o que acontece é que não havia sabedoria. Mas Deus vê o coração de seus filhos e lhes revela a verdade. Ao que busca a verdade, Isaías disse: “Os amantes de verdades entrarão por suas portas e os entendidos entenderão”. Mas, o temor reverente ao Senhor... Lembre-se que há anjos no meio. E você pode dizer: - Senhor, tu conheces o meu coração, tu isto, tu aquilo -, mas estão te escutando e aí é onde está o detalhe.
Olhe, veja como diz o verso 20, do capítulo 23 (Êxodo). “Eis aqui eu envio o meu Anjo diante de ti para que te guarde no caminho, e te introduza no lugar que eu preparei”. ALÔ! Eles introduzem, eles dirigem para o trabalho, eles dirigem para ministério. Olhe, “para que introduza”, são conexões, te conduzem à amizade que você precisa e de repente te introduz a outro: - Olhe, venha cá. Você tem trabalho para este homem que acaba de chegar de tal parte? -. E ele diz: - Pois olhe, vamos colocá-lo aqui para ver se dá -. E de repente está o anjo aí abrindo portas. E quando ele abre portas não há quem as feche, e te prosperam e te curam e tiram a pressão alta.
Olhe, veja o que diz. Agora, veja como começa o verso 21, aqui fica sério. “Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz; não lhes seja rebelde; porque ele não perdoará vossa rebelião, porque meu nome está nele”. Eles não perdoam. Eles não perdoam. Você não vê que eles são enviados a um serviço e você faz e paga? E diz: - Por quê aconteceu isto? -. Hha! Por quê te aconteceu isso? Não, e depois você começa: - Deus, onde tu estás que eu... -. Não, rapaz, é que você não está seguindo instruções e tem que se guardar diante do que você tem ouvido e entendido, porque eles não perdoam. Deus perdoa, Deus se esquece, mas, os anjos não, são criaturas. Preste atenção, abençoado, você está vestido de carne e você tem uns véus. Você, só vê uns 15, uns10%. Note que a tua vista, se Deus a toca, você vê anjos aqui me ouvindo falar agora mesmo. Se chega a tocar o ótico, porque o ser humano está em uns limites, mas eles estão contigo. Bem, vão diante de ti. Vão diante de ti.
Diz: “… porque meu nome está nele. Mas se em verdade ouvires sua voz e fizeres tudo o que eu te disser, serei inimigo de teus inimigos, e afligirei aos que te afligirem”. Olhe, isso sim é que é um problema, se meter contigo e você em obediência. Por isso, olhe, eu no púlpito eu só falo a palavra do Senhor. Eu não falo coisas que não estejam em linha com isto. Eu não me meto aqui com questões de família, nem a explicar, nem a dizer, nem que isto, que aquilo. Deus me enviou a falar isto, porque enquanto eu me mantiver obediente, “o que te aflige, Deus o aflige”. Deus está por ti, abençoado. Diga: DEUS ESTÁ POR MIM. É um problema se meter contra você. É um problema se meter contra você. Você não vê que você tem um anjo. Por isso, te criticar é um problema também. Você sabe essas pessoas que gostam de criticar e começam a criticar ao outro: - Olhe, olhe, olhe como ele come. Olhe, veja como isto. Olhe como aquilo -. É perigoso porque o anjo está te ouvindo e diz: - Ah sim, pois veja, pior para você. É sério, isto é muito sério, irmãos. É muito sério. Diz: Vamos deixar aí, para quê acrescentar mais, porque aí começa com hebreu, com o amorreu, com todos esses fariseus feios. Mas, te fala muitas coisas de como eles cuidam e protegem.
Bem, o livro anterior em Gênesis há algo mais. Em Gênesis escolhi, havia uns 60 versos, mas eu escolhi uns 3 para nós irmos embora cedo. Gênesis, capítulo 48, no verso 15 e 16, há algo que eles fazem: “E abençoou a José…”. Que pena que ele não disse: “José Luis”, esse era ouro José que havia por lá. “E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me mantém desde que eu sou até este dia, o Anjo que me liberta de todo mal, abençoe a estes jovens; e seja perpetuado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multiplique-se em grande maneira no meio da terra”. “O Anjo que me liberta de todo mal”. Um? Esse era o anjo dele. Olhe, há um anjo por pessoa, mas, como não chegaram todos os eleitos há como uns 20.000 anjos para cada um de nós aí dizendo: - Senhor, estou aqui aborrecido. Não chegou fulano, nem chegou cicrano. Eu devo me meter a ajudar a José Luis nisto? -. Vão todos com ele. Há uns 20.000 anjos por cabeça, mas, eu me conformo com um porque o dia em que eu cometer um erro, se me derem vinte mil...
Olhe, você sabe que Paulo diz que ele também intercede por nós e falamos antes que a intercessão de Jesus Cristo por nós é através dos anjos. Ou seja, o que ele faz é que supervisiona aos que te servem e então, ele intercede nessa forma. – Olhem, ajudem a José Luis porque eu o enviei para mudar as nações -. Sim, estamos fazendo, estamos fazendo e ele está conseguido também. Porque Deus lhes dá palavra. Ele envia, eles não podem sair assim por sua própria conta, ou seja, você não pode fazer uma divisão e dizer: - Espere, eu não vou pelejar com Deus, vou pelejar com meu anjo -, porque você termina ficando com o espiritismo. Isso de anjos, anjos, anjos, anjos; não, não, espere aí, em momentinho, quem os envia é Jesus Cristo. E te digo isto porque nos acusam de Nova Era.
E tenha cuidado com todos esses livros que dizem: “Anjos”, nas livrarias. – Olhe, fala de anjos -, não, tenha cuidado. Veja bem quem escreve isso, que essas pessoas são essas pessoas positivistas desta última hora. Olhe, eu sei mais do que eles sobre anjos, e eu não escrevi um só livro. E eles, olhe, assim de grossos que são, assim e falam futilidades e besteira. Eu já vi alguns e me coloco a lê-los e digo: - Não, rapaz, isso está fora de ordem -. Os anjos são espíritos ministradores, se são espíritos não têm corpo, ainda que haja anjos com corpo que somos tu e eu. E como você é um anjo com corpo, um espírito com corpo, você se dá conta que anjo e espírito é sinônimo? Esses são espíritos ministradores a teu favor, aos herdeiros da salvação.
Vamos terminar com Primeira carta a Timóteo, capítulo 5. Efésios, Filipenses, Colossenses, Primeira a Tessalonicenses, Segunda a Tessalonicenses; Primeira carta a Timóteo, capítulo 5, verso 21. “Te encarrego diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo…”. Aí parece dois, verdade? Sim. Mas você tem que ter cuidado com isso porque está falando da mesma pessoa. “Te encarrego diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, de seus anjos escolhidos, que guardes estas coisas sem prejuízos, não fazendo nada com parcialidade”. Hum! “De seus anjos escolhidos, que guardes estas coisas sem prejuízo, não fazendo nada com parcialidade”.
Siga adiante e vamos a Hebreus de novo, e aí terminamos. Hebreus, capítulo 12, verso 28 e 29. “Assim que…”. Aí estamos? Hebreus 12:28. “Assim que, recebendo nós um reino inabalável, tenhamos…”. Quê? “… e mediante essa gratidão sirvamos a Deus agradando-lhe com temor e reverência; porque nosso Deus é fogo…”. Quê? Te consome, te consome. Como eu mostro minha gratidão? Como é que eu mostro o meu respeito ao ministério angelical? Por exemplo, olhe, se eu pego a este ministério em minhas mãos, envelheço em um ano, me liquido, me destruo. Eu vou cumprir 56 anos agora, neste abril próximo, então, eu preciso estar aqui muito mais tempo. E Deus me diz: - Eu te dou todo o tempo que tu queiras, mas, você não pode falhar nestas áreas porque aqui o trabalho quem faz sou eu. É minha igreja, eu paguei por ela, eu derramei sangue por ela. O que cabe a você é regar a palavra, dá-la. Obedeça a isso e deixe o trabalho para mim -.
Olhe, às vezes me acontecem coisas no ministério que me dizem: - Olhe, é que um irmão por lá, que a igreja tal -, e é como se eu fosse correr... E ele me diz: - Ei! Para onde você vai? Quem és tu para solucionar isso? -. Então, de repente, fshu! Tenho que repousar. Antes, quando eu era pastor, e digo isto também para ajudar aos pastores, às vezes um irmão deixava de vir à igreja porque lhe aconteceu isto, porque lhe aconteceu aquilo. E eu ia em seguida, e colocava uma gravatinha, Visita Pastoral, ALÔ! Trabalho de Superman, aqui vai o Superman, vou aconselhá-lo. Olhe, e às vezes eu ia assim e de repente nas escadas assim: - Não vá. Não se meta na vida desse abençoado, porque eu estou tratando com ele. Eu estou tratando com essa família -. Senhor, mas é que vão dizer que eu não me importo, vão dizer até que nada importa. – não, não, não, não me importa nada. Não se meta nisto -.
O que faz um dentista quando te dói o dente? Ele averigua que você tem dor de dente e se mete em tua casa? Ah? Você vai até ao dentista? E quando você tem um problema legal? O advogado está buscando como se meter em tua casa para te ajudar? Os únicos estúpidos aqui são os pastores religiosos que sempre estão metidos naquilo que não lhes diz respeito, metidos nas casas das pessoas. (Aplausos). E eu aprendi essa lição. O Senhor me disse: - Não se meta com o meu, se essa é minha igreja, essa não é tua igreja. Essa é minha igreja, eu me encarrego de cada um. Eu tenho anjos para eles. Fique na tua casa -. Olhe, que venham aqui, quando se prega o evangelho é aí que se consertam os problemas. – Ai, mas é que o pastor não tem amor porque o pastor não vem me visitar -. Os pastores não estão supostos a estar metidos nas casas das ovelhas. Esses são maus costumes que os evangélicos ensinam.
Olhe, eu trabalhei em uma organização que me pediam um informe mensal que dizia: - Quantas visitas você fez ao hospital? -. E então, eu dizia, imagine: - Ai, pai, eu não fui neste mês ao hospital, mas para me cobrir, deixe-me mentir, cinco -. Porque a pessoa se sente mal com essas perguntas, e então, não, e Deus já estava me educando que em verdade eu odeio os hospitais. É só fechar os olhos e eu sinto o cheiro de todos aqueles cheiros de lá. E então, eu colocava cinco visitas. – E quantas visitas você fez às ovelhas? Porque um bom pastor dá sua vida pelas ovelhas e sente por suas ovelhas, e as melhores mensagens nascem quando o pastor ouve os problemas da igreja e dali tira as suas mensagens -, então, eu punha 25. E eu já não estava, e eu dizia: - Todo este sistema, isto é como que... -, porque eu já estava suspeitando que havia um sistema melhor, que é a graça.
Paulo disse: “Aqui, cada um levará a sua própria carga”, você não tem que estar metido na casa de ninguém. Digo, a pessoa tem suas amizades que de vez em quando, com prudência, de vez em quando, disse, e com prudência, não muito tempo. Porque não é conveniente. Eu levei anos, anos. Você sabe por quê eu te aconselho? Porque eu já cometi erros, e para que você não os cometa então, eu me ponho a aconselhar dentro do contexto do que é a igreja do Senhor. A igreja é do Senhor, ele a comprou com seu próprio sangue, ele a cuida e a sustenta. E você sabe o que diz o Senhor? Ele diz que ele é Conselheiro, Príncipe de paz, Deus forte, Pai eterno, ele sabe como cuidar de você e há anjos para esse propósito. Os pastores que queiram se manter tranquilinhos... Por quê um presidente envelhece em um ano ou dois? Porque ele tem que estar metido com os problemas das pessoas e ele não conhece anjos. Ele diz: - Aqui os anjos são o FBI (Bureau Federal de Investigações) e os espias que vou enviar -. E então, tem que lutar porque vão tirá-lo em quatro anos, quando vierem as próximas eleições, então, tudo isso é uma carga que te mata. Imagine.
Olhe, terminamos, este já terminou. Ah? Eu creio que já terminamos. A idéia é, audiência da Internet: Há anjos. Olhe, há anjos para teus filhos. Ensine a eles. Com o quê vamos educar nossos filhos? Com o mesmo com que você é educado. A única diferença é que ele vai saber disso agora, desde pequeno, e você soube já grande, depois que deu vinte batidas e vinte pancadas e vinte deslizadas. Pois, evite que eles passem por isso, dizendo a eles: - Olhe, há anjos a teu serviço, vão cuidar de você, vão te ajudar. Você tem que ter reverência com eles. Deus não os abandona, Deus está com vocês sempre. Ele cura as tuas doenças, ele prospera, ele guia, se faz o que ele te diz. Agora, para que você saiba o que ele diz, você tem que vir a congregar, abençoado. Isto não aparece dormindo. Isto não sai: “Ai, Deus conhece meu coração. Eu não tenho que ir lá, Deus está em minha casa” -. Continue pensando assim que Deus está em tua casa...
Você tem que vir e congregar, Paulo disse isso: “Não deixando de congregar como alguns têm por costume”. Porque você deixa de congregar, imagine se você não viesse esta noite, o que você teria perdido. E mais, saberá Deus, você está dizendo: - Rapaz, fulano tinha que estar aqui. Olhe, se fulano estivesse aqui, mas, como tem problemas então, não veio porque tem problemas -. Pois, certamente, os problemas iriam ser resolvidos esta noite. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e cortante, espada de dois gumes, educa a criança, ao ancião, ao grande. Você quer viver uma vida longa? Meta-se com teus anjos, conserte tua vida, meta-se na graça do Senhor e conheça esta palavra para que você veja como vai bem para você. E não tem que estar ligando para Walter Mercado, nem lendo signos, nem brincando com pulseirinha de boa sorte e essas tolices. Isso não vai te ajudar, são os anjos do Senhor quem ajudam. (Aplausos).
Bem, então, já estamos orados e acabados. Abençoados com todas as bênçãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário