Bem, vamos a santa ceia. Todas as quartas feiras, nós tomamos a santa ceia aqui e vamos começar por Hebreus, capítulo 5, verso 13 e 14. O tema é "O Começo do Bem e do Mal". Hebreus, capítulo 5, no verso 13 e 14, podemos ler o 12 também porque tem a ver com o tema. Estamos todos aí? Todos com bíblia, com seu bloco de rascunho? Sim? Todos tomando nota? Lembre-se de que quando você vem aqui, você vem à escola, por isso é Centro Educativo, aqui, viemos estudar. Diz o evangelho: "Porque devendo já ser mestres, depois de tanto tempo, tendes necessidade de que vos torne a ensinar quais são os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e haveis chegado a tal ponto que tendes necessidade de leite e não de alimento sólido. E todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra de justiça, porque é menino; porém, o alimento sólido é para os que têm alcançado maturidade, para os que pelo uso, têm os sentidos exercitados no discernimento do bem e do mal. Portanto…" Verso 1, do capítulo 6 "… deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo, que é o leite, vamos adiante à perfeição, que é o alimento sólido…" HELLO! O que toma leite, o que está fazendo é, tomando circuncisão, os primeiros rudimentos das palavras de Deus, isso é velho pacto, circuncisão, um falso evangelho. O sistema vem tomando leite por dois mil anos.
E então, Paulo nos diz aqui, que devemos exercitar os sentidos, os sentidos; não os joelhos, não uma postura religiosa, porém, há necessidade de se exercitar, é necessário dar exercício aos sentidos. Os sentidos devem estar preparados, porque através dos sentidos que você é enganado. Quando você sente um pensamento, quando vêm os dardos e pensamentos, você tem que se exercitar para dizer: - Eu não recebo isto, isto pertence à carne, isto é mentira, isto foi pelo que eu fiz ontem -, os sentidos bem exercitados no conhecimento do bem e do mal. Agora, devemos pensar que quando falamos do bem e do mal, o bem e o mal chegou a esta terra, por dois homens: Adão, o primeiro Adão e o último Adão, o último Adão trouxe o bem, o primeiro Adão trouxe o mal.
Para que o mal chegasse à terra, primeiro teve que haver uma desobediência e entendemos, eu vou pedir a vocês que procurem em Ezequiel, não, perdão, Isaías, deixemos Ezequiel para depois. Não podemos nos exercitar no discernimento do bem e do mal, Isaías 14, por favor, não podemos nos exercitar no bem e no mal, se não conhecemos o que vamos ler agora, no livro do profeta Isaías, capítulo 14, verso 12; 14, verso 12, Isaías. Todos já estão aí? Diz: "Como caíste do céu, oh Luzeiro, filho da manhã! Cortado foste por terra, tu que debilitavas as nações”. Note bem o que o profeta diz: “Como caíste do céu! Cortado foste por terra”. A terra não corta a ninguém, o que diz aí é “formado foste de terra”. Vocês sabem que Deus fez, o primeiro homem foi feito do pó da terra, ele fez um boneco de terra. Agora, a esse boneco de terra, que é o primeiro Adão, se tornou necessário dar vida. Porém, para poder dar vida a esse boneco tinha que pôr ali um espírito e então, Deus, Deus soprou Satanás nesse corpo. E então, aí o lançou por terra e esse homem veio a ser um ser vivente. Você sabe que essas pessoas por aí, imaginam que Satanás é um ser muito feio com um tridente e é disso que se alimentam as companhias cinematográficas de Hollywood. É daí que vêm todos os contos e os medos das crianças quando são pequenos: - Cuidado que Satanás está por aí -! Porém, a bíblia nunca falou assim de Satanás. Temos que conhecer quem criou Satanás e como o trouxe a terra.
Vamos Isaías 54, rapidinho, Isaías 54 nos diz quem o criou e com qual propósito. Vamos dar exercício, diga: EXERCÍCIO. Estamos exercitando os sentidos. 54, verso 16, aqui nós estamos vendo quem criou Satanás: "Eis que eu fiz ao ferreiro que sopra as brasas no fogo e que prepara a ferramenta para a sua obra; e eu criei ao destruidor para…". Quem criou Satanás? E para que o criou? Para destruir. Pois a Escritura diz, que esse Luzeiro da manhã, Deus o criou e então, começou com maquinações. Então, quando Deus o criou, que o viu com maquinações, agora ele necessitava pecar, porém, para você pecar, você precisa de um corpo físico. Ele cometeu iniqüidade no estado de querubim, ele foi um querubim precioso, então cometeu iniqüidade. Porém, para pecar precisava de corpo físico porque não se pode pecar se não há carne. E então, tão logo Deus lhe preparou um corpo, porque tinha que lhe preparar um corpo, não havia homens e mulheres para formar carne. Hoje em dia temos muitas pessoas porque houve homem e mulher e então se multiplicaram, mas, como não havia ninguém, ele foi o primeiro, tinha que lhe colocar em um corpo para que fosse um ser humano. E então, quando ele começou com essas tramas, Deus lhe soprou. Disse que Deus soprou nesse corpo que estava assim e veio então a ser um ser vivente.
Então, Adão foi quem criou o mistério da iniqüidade e aí se formou a maldade e logo depois veio Deus e da sua costela, tirou a mulher, porque fazia falta uma mulher para continuar a multiplicação na terra. E dessa mulher, que veio do corpo que Deus pôs Satanás, que já não é Luzeiro, ele já não é querubim, porque todo ser espiritual que toma carne, abandona esse nome. É assim como você, que já não é anjo, você é um deus, você é um tesouro em um vaso de barro, porque você já saiu do céu, já não se pode chamar você de anjo. Ainda que, às vezes, nós dizemos: - Que anjo mais precioso! -, Mas, nós não estamos vendo ao anjo, estamos vendo o barro do anjo. Então, o que acontece é que essa mulher vem desse homem, de Adão. Por isso é que a nossa carne, você tem notado que Paulo diz que os desígnios da carne não se sujeitam à lei de Deus? Você tem visto as lutas que você passa? É porque veio da carne de Satanás, por isso é que nossa carne é gênero diabo. Então, o que acontece é que quando Adão tem a Eva, então, Adão gera em Eva um filho, porém, ao mesmo tempo em que Adão gerou um filho em Eva, Deus também gerou um filho no mesmo ventre, uma dupla, gêmeos. Por isso é que diz que nasceu Caim e logo, Abel, não diz que nasceu Caim e depois que o neném cresceu e ficou bonito, logo depois tiveram outro varão, nasceram os dois no mesmo momento.
Perdoem o exemplo que vou dar, mas não encontro outro, é porque nas mulheres não se pode fazer isto, mas há outras criaturas que geram e com elas isso pode acontecer. Por exemplo, você tem visto uma cachorra que tem cachorrinhos de diferentes cachorros? Ah? Porque a cachorra teve vários noivos. Você tem visto isso? E então, sai um cachorrinho pequeno e sai um bem grande e sai um boxer e saiu um outro chiuaua, ou o que seja. Porque o seu ventre pode receber gerações diferentes. O que acontece é que na mulher não é assim, mas Deus, quando Adão gerou, Deus também gerou e dali saíram dois filhos que são as duas sementes. Você está dando exercício aos teus sentidos? Vocês estão pensando? Sim? Porque veja que imediatamente depois que nascem esses dois filhos vem uma voz do céu e diz: “Porei inimizade entre esta semente e essa semente”. Deus disse que havia duas sementes, isso quer dizer que os dois não eram filhos de Adão. E não foi a última vez que aconteceu isso, com Maria aconteceu o mesmo, Deus colocou uma semente em Maria e dali, Deus se fez corpo. Note que Deus poderia fazer o mesmo, Deus poderia formar Jesus de Nazaré do pó da terra e logo a seguir se colocar dentro de Jesus de Nazaré. Mas, como já estava ordenado, já existia a lei de procriação, que diz que todos devem nascer de uma mulher, então Deus se submeteu a essa ordem e então, é daí que sai o bem e o mal.
Por isso é que o apóstolo fala desses dois filhos que saem do mesmo ventre, vamos ver isso em Romanos 9:21, para que você veja e mesmo ventre parindo as duas sementes, Romanos 9:21. O verso que você já conhece, porém, em outra glória, em outra dimensão. Romanos, capítulo 9, verso 21, diz: "Ou não tem poder o oleiro sobre o barro, para fazer da mesma massa, do mesmo ventre, da mesma massa, aí está Eva veja, um vaso para honra e outro para desonra? E quê, se Deus, querendo mostrar a sua ira e fazer notório o seu poder, suportou com muita paciência os vasos de ira preparados para destruição e para fazer notórias as riquezas de sua glória, as mostrou para com os vasos de misericórdia que ele preparou de antemão para glória, aos quais também chamou, isto é, a nós, não só dos judeus, senão também dos gentios?” Você sabia que isso nunca havia sido falado na face da terra? Nunca se falou isso. O dom de ciência me permite te explicar isto de uma forma bem simples e que não dure mais de quarenta minutos. Porque se entramos pelos livros, ficamos seis horas e quando terminamos, depois das seis horas não sabemos nada. Saímos todos discutindo, - Não, não é assim -, - Não, eu não estou de acordo -, mas, quando Deus fala, Deus fala pouquinho. Você sabe que Deus fala pouquinho? E mais, Deus é o que menos fala, porque às vezes, Deus te diz algo no teu ouvido, a teu espírito e resolve, e não te explicou muito, em várias palavras. O hino que Ivan canta, esse hino saiu de uma situação que eu passei, bem difícil de resolver e passou um anjo do meu lado e me disse: - Tudo está bem -. E ele não me explicou nada, porém, como veio do céu essa autoridade, - tudo está bem -; eu disse: - Pois olhe, eu não sei como tudo está bem, mas ele disse que tudo está bem, de maneira que vou repousar nisso de que tudo está bem -, e realmente saiu tudo bem. Eu nem sei como.
Bem, então o primeiro Adão, diga: PRIMEIRO ADÃO introduziu o quê? O pecado no mundo. Diga: O PECADO. O último Adão o tirou; o primeiro trouxe, o outro tirou. O primeiro Adão trouxe a morte e o último Adão trouxe a vida e a imortalidade, ou seja, é que tudo é: “da mesma maneira”, um trouxe e o outro tirou. Olhe, seria ridículo se um tivesse poder para trazer e o outro não pudesse tira-lo. Quando ele morreu na cruz, o tirou da face da terra e sem dúvida, todo mundo pensa por aí que ainda há pecado. Porém, um trouxe e o outro, tirou.
Vamos ver Primeira carta a Timóteo, estamos fazendo aqui um repasse das coisas que sabemos, porém, exercitando. Primeira carta a Timóteo, capítulo 3, verso 16, diz. Estamos todos aí? "E indiscutivelmente grande é o mistério da piedade: Deus foi manifestado em…" Quê? Quer dizer que esse não era o filho de Deus. O que acontece é que como Maria o pariu, lhe chamaram “filho”. Porém, quem foi manifestado em carne? Então, quem era o Espírito que estava no corpo de Jesus de Nazaré? Então, diz que grande é o quê? O mistério de quê? Isso é um mistério. Então, o mistério da iniqüidade, como é? Da mesma maneira, ou seja, Satanás foi manifestado em quê? Em carne. Só há esses dois mistérios: o bem e o mal, a piedade e a iniqüidade. Pois então, tudo foi “da mesma maneira”, a única diferença é que como não havia mulheres para parir, então para fazer Adão, tiveram que formar um boneco do pó da terra. Tudo bem? Estamos pensando? Esses são os dois mistérios que teus sentidos devem exercitar para que a religião não te faça danos, que você possa ver quais são os princípios do bem e do mal. Porque é isso que rege este mundo. Quando a igreja se exercitar bem, no discernimento do bem e do mal, crerão em nós. Eles verão o bem que há nesta palavra.
Atualmente, o que eles vêem no nosso ministério? O mal. É verdade que eles vêem o mal em nós? Eles dizem: - Esse ministério é falso, esse ministério é anátema, esse ministério apostatou da fé -. Por quê? Porque eles são vítimas do mistério da iniqüidade ainda. Todos os grupos religiosos são vítimas do mistério da iniqüidade, atualmente, porque eles ainda não chegaram ao conhecimento do mistério da piedade. Veja, eles ainda crêem que Deus teve um filho, não vê? A bíblia diz que Jesus era o filho de Deus. Uma senhora uma vez me disse: - Pastor, mas a bíblia diz que Adão é filho de Deus -. E eu lhe disse: - Certamente, filho de perdição -. Todos somos filhos, o que acontece é que Adão é o pai de todos os filhos de perdição. Por isso é que Jesus uma vez disse: “Vocês são filhos do pai de vocês, o diabo”, ou seja, vocês são filhos de Adão, do seu pai, o diabo. Nós, as ovelhas, não somos filhos de Adão, nós somos filhos de Deus porque fomos gerados no ventre de Eva por Deus mesmo. Os que são filhos de perdição, quem os gerou foi Adão, por isso é que há homens maus e perversos nesta terra. Você sabe o que é isso? Que eles são filhos de Deus no aspecto de que Deus criou Adão, porém, não são filhos diretamente. Há uma semente e é a semente dos filhos de Deus, que são as ovelhas. Por isso é que há lobos e há o quê? Ovelhas. Tudo isso são princípios que temos que entendê-los para conhecer e alcançar a maturidade. Veja o que diz: “Porém, os que têm alcançado maturidade são os que têm participado do alimento sólido, porque têm os seus sentidos exercitados no discernimento do bem e do mal”. Imagine, dizer que Adão foi o diabo, há pessoas que se escandalizam. Escandalizam-se por uma forma tão simples. Então, de onde saiu o diabo? Criou-se sozinho? De algum lugar ele tem que ter saído, pois foi Deus quem o criou, porém, Deus tinha que envia-lo a terra para fazer sua obra de pecado.
Então, entendemos bem claro, por exemplo, que a mulher sempre foi discriminada porque dizem que a mulher foi quem pecou primeiro. É verdade que falam assim? Sem dúvida, veja o que diz em Romanos 5:12, vamos a Romanos 5:12. Diz: "Portanto, como o pecado entrou no mundo por…" Quem? Porém, se quem pecou foi a mulher, por quê aqui diz que foi um homem? Porque quem foi o responsável? Adão. Não vê que Paulo diz que a mulher foi enganada. Nos tempos bíblicos, quando Jesus fez um milagre e comeram os pães e sobraram doze cestos, de peixes, se recordam? Pois diz que haviam cinco mil homens, não mencionaram as mulheres. Na cultura deles, se cumprimenta ao esposo. – Como está, senhor Martín Guio? Muito bem? Bem -. Angelita não conta, nessa cultura. Paulo foi quem veio liberar a mulher, foi Paulo quem disse, “Em Cristo Jesus não há homem e nem mulher, senão uma nova criação em Cristo Jesus”. Assim que as mulheres devem dar um aplauso a Paulo. (Aplausos)
Por isso, em nosso ministério, há mulheres que são pastoras, porque nós não olhamos para isso. Se tem o dom, seja mulher, seja homem, se tem o dom, se Deus o deu, tem que ser usado. Há denominações que não permitem que as mulheres preguem, dizem que é porque Paulo disse: “Que a mulher fique calada na congregação”. Você se lembra disso em coríntios? Diz ali que a mulher na rua se tiver alguma pergunta, que quando chegue em casa, pergunte ao seu marido. Agora, quem era a igreja de Corinto? Uma igreja espiritual? Eram meninos, carnais, viviam nos rudimentos da lei de Moisés, por isso, Paulo lhes disse: - Eu não posso falar-lhes como a espirituais. Eu falo a vocês como pedaços de carne que vocês são -. Paulo não falou a eles como a espirituais. Por isso, você vê ali que Paulo fala da ceia e lhes fala de rudimentos dos primeiros rudimentos de quê? Das palavras de Deus, que Paulo diz aqui, - Deixem isso já, os primeiros rudimentos das palavras de Deus, para entrar na perfeição -. E há pessoas que pegam essa primeira carta aos coríntios e dizem: - Não, não, veja a ceia, olhe. Paulo diz aqui que se tome ordenadamente -. Certamente, Paulo disse: - Olhem, eu não os aplaudo nisto, porém, já que vocês vão fazer isso, que façam direito. Ponham mesa e ponham muita comida para que, ah, e esperem uns pelos outros para que não passem fome -. Hoje não, hoje os evangélicos pegam uma tortinha assim de pão e um pouquinho de suco de uva e dizem que isso é, dizem que é a ceia. Isso é uma pobre cópia do que é esse rudimento.
Eu faria, eu faria, Martín, no domingo vamos fazer uma ceia judaica aqui. Primeiro precisamos juntar umas cem mesas e aí, procurar boas carnes e muitas coisas, muito arroz, bem, isso vai ser um tipo de atoleiro aqui de comida, que depois esses tapetes, pobrezinhos! Porque as crianças vêm e comem e saem correndo e derrubam o refresco (refrigerante), quando vimos, os tapetes não valem um centavo. Paulo, Paulo disse: - Vocês querem fazer isso? Então façam direito, se vão fazer isso, façam bem feito. Ainda que eu não os aplauda nisto, porque vejam, a páscoa já foi sacrificada por vocês. Eu não sei por quê vocês continuam com um pedacinho de pão com suco de uva, se a páscoa já foi sacrificada e já o têm por dentro e agora, ficam colocando um símbolo pela boca -. (Aplausos). Olhe, se você não dá exercício aos teus sentidos, você sabe que há pessoas que não estão em nosso ministério e dizem: - Eu estou de acordo com tudo o que ele diz, porém, isso sobre a santa ceia, olhe, esse é o corpo de Cristo, isso é muito sagrado -. Eu te digo, esse está com os sentidos trancados, é necessário colocar óleo lubrificante, para ver se... Tem que fazer exercício, se não fizer exercício, imagine.
E ainda existem as pessoas que não estão em nosso ministério por causa de um pouquinho de água, por causa do batismo nas águas. Esse sim, que é um rudimento bem, dos mais débeis, o batismo, isso é uma pobre manifestação. Uma pessoa que ainda batiza em água, ou está se batizando em água está deixando que a façam de boba. O que é um bobo? Um tonto. Olhe, colocando um símbolo por cima, quando Cristo já levou todos os pecados dele e ele ainda anda com um símbolo. Mas, é daí que as igrejas vivem e manipulam aos homens, porém, quando você exercita, quando você exercita os sentidos, veja, exercitar os sentidos significa pensar. Diga: PENSAR. Por exemplo, há pessoas que dizem: - Olhe, se Deus te encontrar em pecado, Satanás vai te pegar e vai te levar para o inferno -. Então, você começa com os sentidos, você diz: - Adão trouxe o pecado, Cristo o tirou: Não há pecado. O.K? O que fazem o diabo e o inferno agora? Então, você chega a Hebreus 2:14 e diz: “Cristo destruiu a Satanás”. O K. Já não existe diabo, nem há pecado. E o que faz um inferno sem o pecado e sem o diabo -? Então, você se dá conta de que isso é um rudimento também. Por exemplo, veja, este verso me foi dado quando eu estava em Porto Rico agora, um jovem se aproximou e me disse: - Olhe, eu estou com o ministério, porém, até que me expliquem este verso, eu não posso deixar a minha igreja -. E eu lhe disse: - E qual é o verso -? Disse-me: - Efésios 6:12, até que você me explique isso, veja isso tem me aprisionado -.
Vamos a Efésios 6:12. Veja como você tem que exercitar os sentidos para tratar com esse verso. "Porque não temos luta contra o sangue e a carne, senão, contra principados, contra potestades, contra os governadores das trevas…" De onde? Falamos sobre isto, fazem duas quartas feiras. “… contra hostes espirituais da maldade nas regiões celestes”.Pois veja, se você faz exercício, você diz: - Muito bem. A igreja está assentada em lugares celestiais, a igreja já está assentada. Quer dizer que as hostes da maldade estão nas regiões celestes, quer dizer que é aqui embaixo também -. A igreja imagina que isso é lá em cima, ou as chamadas igrejas, que são as sinagogas, essas não são igrejas como falamos. Porém os crentes de hoje imaginam que satanás os está vigiando, que há demônios por aí esperando para agarrá-los. E então, eu lhe disse: - Olhe, pense, estão nas regiões celestiais, não é no céu, “regiões do céu” -. Então, número 2, são governadores das trevas de onde? Deste século, quer dizer que têm carne, porque toda a maldade foi encerrada na carne, não há nada espiritual, não há nada pelos ares. Você não vê que reduziram Satanás a carne? Foi aí que Cristo veio tirar-lhe o império da morte. Quando Satanás não tinha corpo, estava no céu, porém, a reduzi-lo a terra, ao reduzi-lo a um corpo, quer dizer que encerrou a maldade em um corpo. Então, a maldade se propagou em nossos corpos, ou seja, eu sou diabo em carne porque a minha carne vem da costela do diabo, da costela de Adão. Por isso é que carne e sangue não herdam, isto não herda, você não está vendo que isto veio dali e até que seja revestido, isto tem a maldade, não se sujeita à lei de Deus.
Então, os crentes de hoje crêem, existem pessoas que crêem que há espíritos voando por aí. E isso causa insegurança, causa medo e quando você acredita nisso, então a mente começa, os sentidos, HELLO! Os sentidos começam a enganar. – Não, eu vi algo aí. Olha, eu sinto, eu sinto que aqui há algo mau -. Se fosse eu, eu te diria: - Eu não, o que eu sinto é que não têm lavado o piso e há sujeira nas paredes, isso é o que eu sinto. Porém aqui, não pode haver nada mau, aqui, se há, são anjos de Deus -. Digo, os anjos de Deus, esses sim é que estão soltos por aí, que estão ao nosso serviço. Porém, você vir me julgar com os sentidos e me dizer: - Hummmm! Eu acho que você tem algo mau. O que você estava pensando -? – Eu estava pensando em me suicidar --. Isso vem da carne. – Não, isso é um demônio -. A carne é inventora de males, a carne é perigosa, por isso é que o apóstolo diz: - Não há tentação que não seja o quê? Humana -. Diga: HUMANA. Quer dizer que as tentações vêm de onde? Da carne. “Não há tentação que não seja humana”, quer dizer que não é espiritual e as obras da carne são parte dela, “feitiçaria”. Eu, não sei se estou sendo repetitivo, Martín? Eu contei a experiência que eu tive com meu papai?
Quando eu estava no sistema religioso, quando eu não tinha os sentidos exercitados, eu vivia por obras, porque o meu papai foi um alcoólatra. Então, eu falei com o pastor e o pastor me disse: -Olhe, isso é coisa de legiões. Teu papai está endemoninhado -. Imagine, meu papai endemoninhado. Foi criado a vida toda em Porto Rico e agora nos mudamos para os Estados Unidos e nos disse: - Não, não, eu não vou beber mais -. E então, agora nos Estados Unidos, que começamos uma vida nova, isso começava a acontecer e me fazia passar umas vergonhas tremendas, quando eu o via assim, eu me escondia. E então, quando o pastor me disse que era um demônio, eu lhe disse: - Bem e isso sai -? – Isso só sai com jejum e oração --. Então eu falei com o meu irmão e nós fizemos jejum por cinco dias cada um. E minha mamãe que não compreendia, estava chorando quando se passaram os cinco dias e então, começamos a nos sentir fraquinhos, você sabe e já estávamos pálidos. E então, começamos a falar com ela e ela nos disse: - Não, não, veja, ele, para ele poder dormir é necessário colocar um crucifixo debaixo do travesseiro -. E eu disse: - Aí está! É isso! Esqueça-se porque vamos expulsar os demônios dele -.
E então, Carlos e eu, ficamos vigiando e quando passou para um quarto assim, o trancamos lá, seguramos a porta e ele queria sair e não podia. – O que vocês estão fazendo comigo -? – Estamos aqui para te expulsar --. E de repente, o velho, você sabe, se assustou, porque se sentiu encurralado, e porque estava alcoolizado, estava meio tonto. E então, eu lhe disse: - Não, você tem demônios e nós vamos expulsa-los de você -. – Tenho o quê --? – Você está endemoninhado -, e então, fomos, meu irmão e eu, o agarramos para orar por ele e quando o agarramos, lhe deu ira, fúria. E começou, e reagiu com força, - Demônio -, bem e começamos ali a lutar com ele. Rasgou-me a camisa, rasgou a camisa de Carlos e ele, só fazia, se defender, - Caramba, estes dois filhos meus...-. E então, eu disse: - Não, não, vamos orar por você, fique calmo. Já vamos abrir a porta, mas, antes, vamos orar por você. Responda, quando eu disser, “no nome de Jesus de Nazaré”, os demônios sairão -. E então, de repente, você quer saber o que ele me fez? Disse-me: - Eu vivo aqui muito tempo e não vou sair daqui -, mudou a voz. E então, meu irmão Carlos disse: - Mmm! Eu vou sair daqui -. Carlos saiu, se assustou e eu lhe disse: - Rapaz, como é que você vai me deixar aqui sozinho com isto? -. E então, ele olhou pela janela e passava um pastor e ele o convidou: - Venha, ajude ao meu irmão que está aqui, porque meu papai está endemoninhado -. E aí, fizemos um show, e dá-lhe que é tarde, e sai e não saio, sai, não saio, finalmente, eu me cansei e ele se cansou. E me disse: - Abra a porta para eu sair -, e saímos dali e até agora ele está bem, ele não tem nada, isso foi uma mentira.
Porque veja, a carne, a carne, se você a ativa, você não sabe que a carne é diabo e se você ativa as emoções de uma pessoa, ela pode se arrastar como uma serpente. Isso é como os ministérios de libertação que existem por aí, que te põem a mão e te dizem: - Vou te ungir com azeite, você vai sentir uma quentura e vai vomitar e então, saem os demônios -. Qualquer um vomita. Eu posso fazer você vomitar, com um pouquinho de... Ah, porque aqui isso não se manifesta. Você sabia que no Brasil me disseram: - Nesta igreja, antes, se manifestavam uns cinqüenta endemoninhados em cada serviço e desde que você chegou aqui, agora não se manifesta nenhum -. E eu lhe disse: - Você se dá conta de como eles nos respeitam -. Em nosso ministério, nós te educamos para que você exercite o quê? Os sentidos, no discernimento de quê? Do bem e do mal. Uma vez, você reduz o diabo à carne e então, toda a bondade de Deus em teu espírito, que com uma só oferta te fez perfeito para sempre, então, onde estão os demônios? Acabaram-se as manifestações, se acabou o medo, se acabou o temor. Os pensamentos sempre virão, porém, você os canaliza, porque você os leva cativos a quê? A obediência do Senhor. São desejos enganosos. Então, você pode trabalhar o teu problema sozinho, não precisa de psicólogo, porque você já sabe por onde é que vai. O psicólogo trata com a conduta humana, porém, a conduta humana, uma vez que você exercite os sentidos, você passa a conhece-la.
Veja, eu vi aqui na Colômbia, em uns anúncios na televisão, um padre que estava expulsando demônios e orava e a moça se jogava no chão e chorava e se sacudia. Pois tudo isso é carne, obra da carne, feitiçaria, feitiçaria, idolatria, obras da carne, “não há tentação que não seja humana”. E nas regiões celestes, onde estamos você e eu, assentados, onde está a igreja, o que há é o filho da perdição, homens maus e perversos, que são os que se manifestam. Que Paulo disse que devemos nos revestir de toda a armadura. E qual é toda a armadura? O que estamos fazendo. Agora mesmo eu estou te dando armadura, porque você está exercitando o discernimento do bem e do mal, o conhecimento para que você tenha discernimento, para que você saiba o que é mau e o que é bem. Portanto, nós estamos lidando com um sistema enfermo que foi enganado, teólogos, pessoas que têm até doutorado em teologia, porém, essa teologia é dos primeiros rudimentos das palavras de Deus, teologia dos primeiros rudimentos das palavras de Deus.
Vamos ver isso em Hebreus, vamos a Hebreus de novo e com isso terminamos, Perdão, me permitam, Colossenses, perdão. Esse verso quase que passou, Colossenses, capítulo 2 e logo a seguir, em Hebreus. Colossenses, capítulo 2, vamos ler o verso 13 em diante: "E a vós, estando mortos em pecados e na incircuncisão de vossa carne, vos deu vida, juntamente com ele, perdoando-vos todos os pecados, anulando a ata dos decretos que havia contra nós, que nos era contrária, quitando-a do meio, e cravando-a na cruz, e despojando aos principados e as potestades, os exibiu publicamente, triunfando sobre eles, na cruz. Portanto, se em verdade isto aconteceu, ninguém vos julgue por causa de comida ou bebida, ou quanto a dias de festa, lua nova ou dias de repouso…" Há pessoas que ainda guardam o sábado, esses são os rudimentos das primeiras palavras de Deus. Diz, verso 17, “… tudo isso é sombra do que havia de vir, porém, o corpo é de Cristo. Ninguém vos prive de vosso premio, afetando humildade e culto aos anjos, se entremetendo naquilo que não viu, vão, inchado por sua própria mente carnal…" VÃO, INCHADO, ou seja, se você não der exercício à mente, ela incha. HELLO! Se você não der exercício à mente, ela se incha de vaidades, de tolices, de ignorâncias. Por isso, o exercício é o que evita que você tenha uma mente inchada. Verso 19, "E não retendo a Cabeça, em virtude de quem todo o corpo, nutrindo-se e unindo-se pelas juntas e ligamentos, cresce com o crescimento que Deus dá. Pois, se estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por quê, como se vivêsseis no mundo, vos submeteis a preceitos tais como: Não manuseies, não proves, não toques, (em conformidade com mandamentos e doutrinas de homens), coisas essas todas que se destroem com o uso?”.
Vamos ao capítulo 1 de Colossenses, veja o verso 13, "O qual nos livrou da potestade das trevas e nos transportou ao reino de seu amado Filho”. Esse reino é aqui, já nos transportou ao reino. Existem pessoas que acreditam que o reino é lá em cima. “Já nos transportou ao reino de seu amado Filho”, já nos assentou em lugares celestiais e estamos livres da potestade das trevas. A potestade das trevas é na mente, tudo aquilo que você não tem conhecimento, se torna para você em potestade de trevas. Toda ignorância, quanto ao pacto, se converte para você em uma potestade, porque ao não saber, então, você carece de conhecimento para poder funcionar em conformidade com o pacto.
Então, voltemos a Hebreus e terminamos. Hebreus, capítulo 5, verso 13, ”E todo aquele que participa de leite, é…" Quê? Inexperiente em quê? Imagine que você visite uma igreja em que o pastor seja um inexperiente. Te mata, te destrói, dando vida àquilo que Deus destruiu. Te enche de conceitos do velho testamento, te enche do falso evangelho da circuncisão. Um inexperiente é um perigo. É como uma dinamite nas mãos de uma criança, pode destruir um bom edifício. Nas mãos de um engenheiro, ele fabrica uma auto-estrada dessas, tira a montanha da frente para que você não precise subir por ela. Porém, alguém que ainda participa de leite, que é tipo de velho testamento, é tipo de rudimentos, "… é um inexperiente na palavra da justiça, porque é criança…”.
Permitem-me um verso mais? Sim? Primeira carta aos coríntios, capítulo 3. Antes de Pablo dar uma pequena bronca nesta igreja, primeiro lhes dá um alento no capítulo 1, veja o que diz o verso 2, "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em…" Quê? “… chamados a ser santos com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”. Então, esta era uma igreja que estava em quê? Santificada, “aos santificados em Cristo Jesus”. Paulo lhes falou de sua posição gratuita, “aos santificados em Cristo Jesus”. – vocês são santos -. Porém, olhe o capítulo 3, "De maneira que eu, irmãos…" Verso 1, “… não pude falar-lhes como a espirituais, senão como a…" Quê? Como a quê? Como a meninos o quê? E o que diz Hebreus? Que os meninos são os que participam de quê? De leite. Diz: "Vos dei a beber…" Quê? Você sabe o que Paulo diz? Dei-lhes a conhecer as Escrituras, lhes dei o velho testamento, porque eles não suportavam sabedoria, eles não suportavam o que Paulo pregava. Por isso é que diz que o alimento sólido é para os que têm alcançado o quê? Olhe o capítulo 2, verso 6, "Sem dúvida, falamos sabedoria entre os que têm alcançado…" Quê? “… maturidade; e sabedoria, não deste século, nem dos príncipes deste século que…" Quê? “… que perecem. Mas falamos sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta, a qual Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória, a que nenhum dos príncipes deste século conheceu; porque se a tivessem conhecido, nunca teriam crucificado ao Senhor da glória”.
Quer dizer que, quando você dá exercício aos teus sentidos, veja, por isso, por isso é que às vezes há pessoas que dizem: - Caramba, como eu fui ignorante, se eu soubesse um pouquinho mais. Mas, como me comportei mal. Se eu tivesse maturidade, eu não teria respondido assim, eu não teria feito isto. Quando você dá exercício a mente, você se comporta de maneira diferente em todas as situações da tua vida, porque você tem maturidade e a maturidade evita que você cometa o erro. Por exemplo, como eu viajo muito, eu não cometo os erros dos que os que não viajam muito. Por exemplo, uma pessoa que trabalha em um avião, servindo, é uma pessoa que, número um, que se esquece, às vezes, você lhe pede algo, - Olhe, pode me dar uma Coca-Cola -? – Sim, sim, te trago agora mesmo --, e quando se afasta, já se esqueceu. Então, eu sei isso, que tem que ser no momento que ele passa, quando te oferece, você tem que pedir o refrigerante. Se você não lhe pede ali e depois se arrepende e lhe diz: - Olhe, ...-, ele não te dá. Há pessoas que por não saberem disso, dizem: - Olhe, já faz um bom tempo que te pedi uma Coca-Cola-, então, lhe faltam com o respeito, demonstram sua pouca maturidade, saem, você sabe e ficam tão mal e se iram. Porque elas respondem asperamente também, dizem: - Senhor, estou ocupada -, e então, o outro, - Não, mas é que você...-. Eu tenho visto pessoas discutindo no avião por causa de uma estupidez tremenda.
E mais, olhe, uma vez eu ia sentado assim e havia uma das que trabalham no avião. É aeromoça? E então, pediu um suco de tomate e me entornou o suco de tomate em cima de uma calça cáqui, clara. Eu ia para San Juan e essa mulher, ela não sabia o que fazer. Mas então, como eu tenho maturidade nesse aspecto, eu lhe disse: - Olhe, atente bem, antes...-. – Não, não...--. – Dê-me um segundo, veja, como você vê, esta calça é caqui e eu não vou trabalhar, eu não vou a nenhum seminário. Eu vou chegar em casa e tenho tempo de me trocar, de maneira que eu entendo, isso poderia ter acontecido de ser eu a entornar em você e se fosse assim, eu espero que você me tratasse como eu estou te tratando -, verdade que sim? E me disse: - Não, não, não -, então, me conduziu até o lugar onde ficam os líquidos e pegou uma soda e começou a me lavar as calças e a me lavar, e a lavar, e a lavar. Bem, - está bem, já está bom -. – Não, não, veja --, e não encontrava uma toalhinha e procurava outra toalha e procurava outra toalha e buscava outra. Bem, já estava tudo cheio de toalhas e papéis. E você sabe de uma coisa? De repente, eu fiquei olhando-a assim e lhe disse: - De onde é você -? Eu sou de Lawrence, Massachussetts -. E quando disse Lawrence, me disse: - Não me diga que você é José Luis de Jesus -. É que eu a deixei uma criancinha e então, agora ela cresceu e de repente houve algo em que eu vi a família dela na voz dela, a família que eu conhecia tão bem. E dali saiu essa menina e então, foi e chamou a outra, - Veja, venha cá, José Luis de Jesus -, e formamos ali uma amizade, e começamos a falar. E então, quando desembarquei, me puseram uma garrafa de champagne em um bolso e uma garrafa de vinho branco em outro, bem, e me encheram de presentes. E então, me deram o endereço e olhe, estamos viajando, viajamos um mês para cá, um mês para lá e então, uma vez a vi em Santo Domingo e me pôs em Primeira Classe logo.
Se eu não tivesse maturidade, teria me atribulado, teria lhe faltado com o respeito. – É porque esta companhia, se eu soubesse, voava em outra companhia -. Você sabe, que há pessoas que gostam disso. E então, quando você não dá exercício a mente, você comete uma porção de erros e de coisas. Porém, quando os anos passam e você tem lembrança, você não quer nem se recordar. Você diz como Paulo: - Certamente, me esquecendo do que para trás fica, me estendo para diante -. Foi por isso que Paulo disse que agora, neste pacto, nós servimos a Deus com o quê? Porque na mente é que você faz exercícios, no conhecimento do bem e do mal. Declaro-vos abençoados e fazendo um bom exercício. (Aplausos)
sábado, março 11, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário