Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, março 28, 2006


Assim, vamos procurar Gálatas 3 para ver onde é que está o problema. Vamos ver aí clarinho para que você entenda porque não o entendem quando você fala da graça.
Gálatas capítulo 3. Estamos todos aí? Sim? Eu gostaria que você sublinhasse, que você pense, que você leia. Se você é novo, comece por aqui. Aqui você não tem que perguntar: -Pastor, mas eu acabo de chegar. Quais são os primeiros estudos-? Não. Quando você chega aqui, esse é o primeiro estudo. Esse é o primeiro andar para você. Porque toda esta doutrina engrena e exalta bem e vai educando você.
Diz o apóstolo Paulo aos gálatas, "Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade...," Preste atenção: a palavra fascinar. Eu a procurei na bíblia inglesa e diz: " Who bewitched you?". "Bewitch", da palavra "enfeitiçar". "Who bewitched you?" Quem vos enfeitiçou? Quem vos hipnotizou para não obedecerem à verdade? O apóstolo Paulo está perguntando, - Gálatas, vocês…- Porque esta é uma igreja que Paulo mesmo fundou. Paulo, numa de suas viagens, lhes ensinou a graça, eles compreenderam a graça. Mas, então, Paulo saiu, deixou a igreja só como apóstolo, estabeleceu ali uns varões para que cuidassem da igreja, mas, então, aproximaram-se dela uns indivíduos de Jerusalém e ela foi enfeitiçada.
Firme-se aí, chama muito a atenção e que os enfeitiçou está no capítulo 2, aí mesmo, versos 11 a 14 e isto pelos benefícios das visitas. Olhe o que diz Paulo, quem são os culpados. Porque isto é uma carta e tem um contexto. Então, o contexto é esse, o verso 11 diz: "E, chegando Pedro a Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível." Quando, quem? Então, Paulo diz que Pedro, o apóstolo Pedro, era de quê? De condenar. Mas, Pedro não está só, há outros apóstolos. O verso 14 os inclui a todos e leio pouco porque meu tempo está avançando e quero que você saia cedo daqui.
Olhe o que diz o verso 14: "Mas, quando vi que não andavam…", já não é Pedro, está no plural, "…não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a … a quê? …a viverem como judeus?" Ou seja, qual era o trabalho do apóstolo Pedro? Obrigar você a observar as tradições judaicas. Perdoe-me, Pedro, esse personagem místico, que é tão respeitado, que andou sobre a água, esse personagem místico que com a sua sombra curava os enfermos; o apóstolo Paulo nos diz que esse homem era de condenar. -Pastor, mas como um apóstolo de Jesus Cristo pode ser tornar repreensível-? Bem, tornou-se repreensível pelo trabalho de nos fazer viver como judeus. Isso é uma condenação.
Olhe, quando você que é um gentio e alguém lhe diz que você tem que guardar os dez mandamentos, que você tem que guardar o sábado, que você tem que guardar os dez mandamentos, o que estão fazendo é obrigando você a viver como judeu. Quando lhe dizem: -Você tem que se batizar-, estão obrigando você a viver como judeu. -Você tem que apresentar seu filho ao Senhor para que o Senhor o abençoe-. Isso é judaísmo. Há muito judaismo na igreja gentílica de hoje. Então, Pedro foi o primeiro que iniciou isso. Porque, fixe-se no que Paulo diz: Quem vos enfeitiçou? O feitiço vem do judaísmo. Por isso é que você vê que nas igrejas protestantes eles ficam encantados por viajarem para Jerusalém e os pastores por aí são loucos, vendendo passagens aéreas para você. -Irmãos, vamos para Jerusalém, onde Cristo caminhou, onde Jesus Cristo nosso Salvador esteve. E vamos ali para trazer sementes de oliva, azeite de oliva puro. Vamos trazer umas lasquinhas da árvore, de onde mataram Jesus, do mesmo tipo de árvore onde o crucificaram e essa lasquinha você vai trazer e vai colocar assim no coração porque se você tem pressão alta, a lasquinha vai curá-lo-. Isso é judaísmo. Daí é que vem a feitiçaria.
Você sabe qual é o tema de hoje? O Feitiço dos Séculos. Um feitiço que durou dois milênios.HELLO! Dois, nada mais. Porque começando o terceiro milênio nós vamos lançar esse feitiço fora. Vamos lançá-lo fora. Vamos arrancar esse feitiço através da Internet, através do vídeo, através do cassete, através da pregação, através de você, quando você falar. Quando vier um cristão desses para criticar você, diga: -Meu amor, você está enfeitiçado. Você está encantado-.
Você sabe, atente bem, você sabe que um pastor que não ensina graça é um feiticeiro. Os pastores criticam os bruxos e eles são os primeiros bruxos e feiticeiros. Bem, Pedro foi o primeiro bruxo. Dizem que foi o primeiro papa; ele foi o primeiro bruxo. Olhe, perdoe-me. Você respeita a bíblia? Você respeita a história? Aqui eu não estou dizendo nada novo. Isto está escrito. O que eu faço é utilizar o dom para apelar para seu limpo entendimento para ver se você entende sua bíblia. Você pode ler na bíblia católica, em qualquer bíblia diz o mesmo. Eu procurei quatro versões em inglês e diz o mesmo: "Who bewitched you?" Quem vos enganou? Aqui diz: Quem vos fascinou? Fascinar vem do termo hipnotizar. Ou seja, o judaísmo é uma das maiores maldições que já chegou nesta terra. E você sabe o que fazem os ministérios judaizantes de hoje? Cuidam para que o povo gentio ame Israel. -Oh, irmãos, respeitem suas raízes judaicas, nossas raízes judaicas. Observem o Torah, observem isto...-. E dizem inúmeras coisas, mas isso é hipnotismo religioso também, mesmo os judeus convertidos.
Então, vamos continuar lendo. Olhe o que diz. Repito "Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado?" Por que Paulo diz: -Olhem, por que vocês persistem em ensinar sobre Cristo quando Ele era judeu? Se, ao ser crucificado e ressuscitar Ele deixou de ser judeu. Por que persistem? Se Cristo já foi claramente, isto é algo feito, vocês sabem que Ele já ressuscitou dos mortos, já não é judeu. Já não é judeu porque já ressuscitou. Porque, fixe-se nesse termo, se você é bom entendedor quando ele diz: -Olhem, vocês foram enfeitiçados, mas não há necessidade porque Cristo já ressuscitou-. Como enfeitiçaram vocês? Dizendo-lhes: -Imitem a Cristo nos dias de sua carne-.
-Pastor, então a manifestação de Deus naquele menininho Jesus e essa vida de 33 anos é parte do feitiço-? Olhe, aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça. E se isso é raro para você, não fuja. Investigue, esquadrinhe. Não é conveniente para você fugir do que eu estou dizendo porque, imagine, você sai com uma incognita de saber se foi verdade ou não. Vamos um momentinho, não saia de Gálatas 3, mas vamos um momentinho a Hebreus 10:20 para que você veja do que estou me ocupando de dizer para você. Mas marque aí, olhe como eu estou fazendo aqui, marque porque preciso voltar a Gálatas.
Olhe o que diz Hebreus 10:20. Diga: RECEBO QUE ENTENDO. Olhe o que diz aí. Vou ler o verso 19 para dar um pouquinho de respaldo. Diz: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo… OLHE, …pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é … quê? …pela sua carne." Então o novo caminho, entenda-me bem, o novo caminho não é a carne, A carne que Deus usou, que se chamava Jesus de Nazaré, foi um meio. Através dessa carne colocaram você em um caminho novo, mas a carne não é o novo caminho. Por isso Paulo diz aqui: -Do que você está me falando? De Jesus de Nazaré-? Isso foi um véu. –Mas, Paulo, como é que você vai chamar de véu se esse é o divino coração de Jesus? Esse é o menininho divino, é o mais sagrado, o mais santo-. Pois a ciência paulina diz a você aqui que essa carne é um véu. Diga: SUA CARNE É UM VÉU. Esse véu foi para colocar você no novo caminho. E, qual é o novo caminho? Quando ele ressuscitou, não quando esteve vivo.HELLO!
-Pastor, as pessoas não vão poder entender você. Isto é muito para as pessoas religiosas de hoje-. Eu não sei porque tem que ser muito porque está escrito aqui e esta é a mesma bíblia que eles têm. O que eles têm que fazer é ler isso e se acostumar. –Pastor, mas as pessoas de hoje em dia não pensam. As pessoas crêem, mas não pensam-. Pois que pensem. Vamos ensinar as pessoas a pensar. Verdade que sim? Vamos ter a paciência. Uma senhora, quando ia à Nicarágua, veio e me disse: -Eu sou batista-, porque me viu lendo a bíblia. -Você é cristão-? E eu disse: -Sim, eu sou cristão-. E me disse: -Ah, que bom que estou viajando com um cristão-. E, então, ora, comecei a falar com ela e com a bíblia eu disse...E ela me disse: -Mas, e de que igreja você é-? E eu disse a ela: -Eu sou do Ministério Creciendo en Gracia-. --Ah, eu nunca tinha ouvido sobre isso--. -Bem, pois, agora tem a oportunidade de saber que esse ministério existe e eu vou para sua nação para pregar a palavra-. Então, ela me disse: --E, conte-me--.
E então comecei a falar com ela e disse: -Bem, nós ensinamos Cristo depois que ressuscitou. Nós louvamos ao que ressuscitou, mas não ao que viveu-. –Ah, mas isso é raro--. E, então, ela me disse: --Mas, por que vocês não adoram a Jesus de Nazaré, não o louvam--? Então eu disse a ela: -Bem, porque Jesus de Nazaré foi um véu para me colocar no caminho novo e me tirar do velho. Porque se dizem que você foi colocado num caminho novo é porque há um caminho velho. Você não quer estar no velho. Em outras palavras, esse véu, Deus se vestiu de carne para tirar de você os efeitos de um velho pacto para acomodar você em um novo pacto-. E ela disse: --mas, que coisa rara você ensina-. E eu disse: -Preste atenção, mas está na bíblia. Verdade? Leia-o você mesma-. -Sim, ah não, mas eu prefiro continuar crendo como eu sempre tenho crido. Isso me confunde muito--. E eu disse: -Bem, pois então eu tenho pena que você não entenda a bíblia, que não entenda o novo testamento-. --Sim , sim, mas eu fico como estou--. -Não, não. Esteja tranqüila. Eu continuo Creciendo en Gracia-.
E, entenda-me bem, você tem que se cuidar porque vai haver pessoas que vão reagir assim com você e se opõem a pensar em você. -Ai, ai. Será que Deus vai saber disso...- Então, fazem com que você pare de crescer. Nem todos os que vão caminhando chegam. Você tem que se adapatar à oposição. Alguns têm me dito: -Olhe, você tem muita confusão-. As pessoas me dizem assim: -Você tem muita confusão. Sabe, isso está muito confuso-. Sabe de quê? Quem está confusa é a pessoa que me diz isso, mas como ela não entende me diz que eu é que estou confuso. Isso é como alguém vem e tem um quarto fechado e você diz: Posso abrir esse quarto? Posso abrir esse dormitório-? E ele responde a você: --Não, não, não. Isso aí está fechado--. Então você pega a pessoa e acende a luz e, por um momento, a luz mostra todas os porcarias e sujeiras que há no quarto. Então, colocam a culpa em você. -Não, não. Se o que eu fiz foi acender a luz. Foi a luz que deixou você ver as porcarias que estão aí. Não fui eu-. Então, há pessoas que querem culpar você da confusão. Eles é que estão em confusão.
A bíblia diz que o corpo de Jesus foi um véu para colocar você no novo caminho. É através do véu que se coloca você em um novo caminho. Porque no caminho velho você fica enfeitiçado, não desfruta da vida, tem medo da morte, um diabo bem grande se levanta contra você, tem medo de perder a salvação, vê Deus como um inimigo que o está vigiando com um chicote para açoitar você, vive se culpando, sempre falando negativamente, repreendendo seus filhos, sempre enfatizando o mal e não o bem: -Este mundo está mal, as ruas, olhe como estão cheias de drogas. Ai, que não sei o que vai acontecer-. Sempre olhando o mal porque está no caminho velho, mas quando os olhos do seu entendimento são iluminados, você diz: -Isto sempre esteve mal-. Desde quando a carne esteve bem? A maldade sempre existiu.
Voltemos a Gálatas 3. Olhe o que diz o verso 2. "Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" Diga- me uma coisa, você recebeu o Espírito por observar o sábado, por deixar de comer carne às sextas-feiras? Você recebeu o Espírito pelo que você fez ou recebeu o Espírito pelo que ouviu? Não é por obras. É por ouvir e crer. É fácil de ver, verdade. -Pastor, ouvir e crer-? Diz, primeiro os chamou de insensatos, agora os chamou de néscios.
Diz: "Sois vois tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?" Agarre-se nisso, Paulo foi quem começou essa igreja. Então, ele diz: -Olhe, quando eu comecei esta igreja, eu, Paulo, levei a vocês a vida do Espírito. Mas, quando Pedro e os demais apóstolos se meteram aqui, colocaram vocês para viverem segundo a carne. -Pastor, mas como os apóstolos vão nos colocar vivendo conforme a carne-? Sim, porque os apóstolos conduzem você ao rito, à cerimônia, às ordenanças e isso é viver conforme a carne. Viver no Espírito é uma vida vivida com a sua mente, com umas promessas que Deus diz que você já recebeu e nas quais você crê. Eu estava falando no Espírito agorinha. Você sabe o que eu lhe disse? Que você está enriquecido. Isso é viver no Espírito. Há muitas coisas que eu posso lhe falar, para que você viva exclusivamente no Espírito sem fazer nada. Viver no Espírito sem fazer nada. Bem, a única coisa que você vai fazer é ouvir e crer e confessar e vai viver no Espírito. Por isso é que ele diz aqui: -Sois tão néscios? Vocês deixaram que lhes vendessem a idéia de se envolverem com tradições de ordenanças? Se, no começo, quando eu vim aqui, eu lhes ensinei a viver no Espírito-.
Olhe, vamos continuar lendo, diz: "Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que obra maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" -Pastor, maravilhas só pelo ouvir-? Há anos não faço nada, só ouvindo e crendo e falando. -Estou curado-. --Ah, então por que você diz: "Estou curado", está curado--? Bem, e o que você quer que eu faça? Se é isso tudo o que a bíblia exige de mim; -Estou são, estou próspero, estou bem. Tudo está bem-. Por isso mataram Paulo porque o que ele ensinava era muito fácil. Por isso os apóstolos de Jesus Cristo não entenderam. Você não vê que eles viram Jesus Cristo na carne, sofrendo, levando bofetadas, terminando em uma cruz. Então, eles tomaram para si esse mesmo espírito de sofrimento.
O que o catolicismo ensinou para você? A colocar pedrinhas nos sapatos para castigar a carne ou colocar uma correia de arame farpado, subir uma escada de joelhos. Você não crê que é melhor subir uma escapa com os pés? Ah, ou é mais fácil com o joelho? O que você crê, que caminhar de joelhos até o lado oposto da parede é mais fácil ou caminhar de pé? Quem chega primeiro? Mas, se você é um religioso, você crê que andando de joelhos está fazendo um sacrifício e que Deus diz: -Oh, olhe que humildade-. Você sabe o que Deus diz do céu? -Olhe que tonto, olhe que néscio, olhe que estúpido. Eu fiz o caminho novo para ele e ele ainda continua no velho caminho com obras-. Deus chama você de tonto e néscio. Deus abriu um caminho novo para você: Diga: CAMINHO NOVO. E você não quer entrar em um novo caminho? Se o novo é sempre melhor do que o velho.
Agora, eu vou lhe dizer uma coisa. Para que esse novo caminho fosse aberto, Deus teve que visitar a terra e se vestir com um corpo que se chamou Jesus de Nazaré. E, então, viveu 33 anos e sofreu para que você não sofra e levou o pecado, destruiu o diabo, tirou tudo do meio para que você esteja bem e...você não quer? Ele tornou sua vida mais fácil com um novo caminho. Paulo diz: -Sois tão néscios? Se isto é por ouvir e crer. Não querem isso da parte de Deus? Vocês não sabem que essa é a salvação que ele nos trouxe? Não sabem que isso são BOAS NOVAS-? Boas novas tem que ser algo maravilhoso. E o que é mais maravilhoso do que viver sabendo que você é um abençoado. OK, eu digo: -Você é um abençoado-. E você recebe isso. Para tudo o que eu disser, diga: "Eu recebo". -Você é um abençoado-. ( --Eu recebo-- ). Comece a viver por fé. -Você está completo nele-. ( --Eu recebo--). -Nada lhe falta-. ( --Eu recebo--). -Você é perfeito-. (--Eu recebo--). -Seu espírito está limpo e santificado-. (--Eu recebo--). -Você está próspero-. (--Eu recebo--). Não lhe falta nada-. ( --Eu recebo--).
-Pastor, e isso é viver no Espírito-? Você vê como é fácil? As pessoas não gostam das coisas fáceis. As pessoas dizem: -Pastor, o que devo fazer para ser um bom cristão-? E é aí que fazem mal a você. Você sabe o que tem que fazer para ser um bom cristão? "Eu recebo". Ouvir e crer. Você sabe que um dos apóstolos, dos que enfeitiçavam ficou incomodado...Um dos apóstolos de Jesus Cristo se incomodou com o que estou ensinando a você, que Paulo ensinava e, então, ele disse: -Irmãos, sede praticantes da palavra e, não somente ouvintes. Porque o que ouve e não faz é como aquele que se olha em um espelho e se esquece da sua imagem-. Preste atenção aí. Todos os livros, menos os catorze, todos os livros que estão ao redor das catorze epístolas, são de pessoas que estão resistindo ao que Paulo ensinava. Então, ensinava o contrário de Paulo. -Pastor, eu acreditava que todos esses livros estavam a favor-. Os únicos que estão a seu favor são catorze. Os demais, o que fazem é colocar nas obras e enfeitiçar você com as obras da lei.
Olhe, isto é para aquele que tem ouvidos. Você não pode perder isto. Isto que eu estou lhe dando é a alternativa de Deus para que você saia de todo feitiço e viva nesta terra normalmente. -Não, pastor. Eu espero ter boa sorte-. Deixe isso. A boa sorte, não. Viva pela palavra do Senhor. DEUS DISSE, EU CREIO. É assim que eu tenho vivido há anos. E a vida fica mais fácil. Você sabe o que é chegar em minha casa e dizer: -Nydia, o que há para comer por aqui. E não tem uma agüinha-? --Sim, há--. -Graças, Pai, estou abençoado-. E ter apetite para comer porque os molares não doem e a comida cai bem no estômago e depois eu vou e ligo a televisão e vejo um bom programa e me inteiro de qualquer coisa. Se há um boxezinho ou um bom esporte que eu goste, eu o desfruto. E chegam meus filhos, -Abençoados. Está tudo bem-? --Ah, como você está, dad ( papai)--? E compartilhar. E não estou brigando com minha esposa. Porque a graça me enriqueceu para não brigar. E não estou sendo repugnante com meus filhos e agora o que há em minha casa é paz e paz.
E a carne diz: -Isto não pode continuar assim. Isso é muita paz. Algum dia a tribulação tem que vir-. --Não recebo isso porque eu vivo por fé. Sempre há paz--. Sabe, eu me assusto. Há anos eu vivo assim. Eu vivo anos em paz, paz, paz, tranqüilidade, gozo. Então, a carne se assusta. A carne diz: -Um dia isto tem que acabar-. --Por que? Cale a boca--. Essa é a carne falando. Então, depois, eu vou dormir e como estou nessa paz, caio como uma pedra pah! E, então, quando acordo, me levanto e no momento há um telefonema. -Abençoado pastor, como está-? --Aqui, reinando em vida. Chamando as coisas que não são como se fossem--. -E quais são os planos para amanhã-? --Bem, vamos nos dispor com os de hoje. Hoje tudo está bem--. -Mas, não há preocupações?- -- Não, tudo está bem--. Mas é impossível viver assim.–Olhe, pastor, disseram que há um câncer, que há isto, que há aquilo...- Esqueça disso. Pense em todo o bem que há em você, como disse o apóstolo. Isso é viver por fé. Isso é viver no Espírito.
Você sabe o que é viver enfeitiçado? Uma pessoa que sempre está se queixando. -Ai, estou enfermo, Ai, que mal. Olhe que estou sofrendo muito, que muito isso...E eu não sei. Eu não sei o que vai acontecer-. Isso é estar encantado. Isso é estar fascinado, enfeitiçado. Você sabe o que Paulo disse à igreja de Éfeso? Disse-lhes: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá". Você sabe por quê? Porque as multidões andam adormecidas, incluindo os governos. Eles estão adormecidos. Esta revelação da graça de Deus não foi revelada a eles, de se viver no Espírito. Eles vivem enganados, preocupados, sempre se queixando. -Pastor, e quando eu estou com um problema muito sério, o que as pessoas chamam de problema, e me perguntam: Como você está. E eu estou passando por esse problema, o que eu digo-? Bem, ora, você diz: -Olhe, eu estou passando por uma leve e momentânea tribulação. Isto é leve-. --Leve? Fulando morreu disso--. -Bem, ele morreu, mas eu não porque para ele era morte, para mim é leve tribulação-. E que o Espírito respalde isso. O Espírito pode respaldar a palavra de Deus na sua vida? Ou você quer viver na carne? Você quer viver na carne?
Olhe, viver na carne, vá aí na Rua 8 e você vai ver um montão de pessoas vivendo na carne. Não estão fazendo coisas más, isso é mundanismo. Eu não estou falando de mundanismo, estou falando de viver na carne. Para mim todo o mundo que não está na graça, para mim vive na carne, não no Espírito. Eu vivo no Espírito porque conheço a graça de Deus. O que é um carnal? Uma pessoa que não confessa que por fé está abençoada. Uma pessoa que não quer entrar no novo caminho. -Pastor, e qual é o novo caminho-? Porque o novo caminho é bem fácil. Deus diz que ele abriu um novo caminho para que você caminhe por ele. E que você comece a chamar as coisas que não são como se fossem. -Pastor, e quanto demora isso-? Isso é o Espírito que decide. Para esse demora um mês, para aquele dois. Para esse demora um ano, para aquele quatro, mas acontece porque Deus cuida da sua vida. A pior coisa do mundo é viver preocupado. Viva ocupado, mas não pré-ocupado.
Gálatas capítulo 4 versículo 17 ao 19. Aí mesmo. Suspeito que devo ler um pouquinho mais, do verso 12. Olhe como Paulo diz a essa igreja. "Irmãos, rogo-vos que sejais como eu,…" HELLO! "…que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne..." Recordam-se que Paulo teve uma visão e caiu no chão? Ele não caiu de um cavalo, ele caiu no chão e por causa da visão ficou cego por três dias. Então, ao ficar cego desenvolveu uma enfermidade nos olhos. Devido a essa situação nos olhos ele não pôde viajar e ficou ali e por isso ele disse: -Olhe, por causa daquela enfermidade é que eu tive que me deter um pouquinho por causa da prova que passava quanto à vista, pois eu lhes anunciei o evangelho-.
Olhe como diz, verso 13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne. E não rejeitaste, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne; antes, me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis vossos olhos e mos daríeis." Por que ele diz "vossos próprios olhos’? Porque é aí onde estava a prova do corpo. Eles se lastimavam de que ele tivesse os olhos assim. Verso 16, "Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade?" Agora o panorama mudou. Antes eles teriam dado a vista por Paulo. Mas, ao se meterem com os apóstolos e serem enfeitiçados, -Agora sou inimigo de vocês? O que aconteceu-? Porque ao se meterem com os apóstolos, os apóstolos fizeram com que eles vivessem como judeus, começaram a pregar sobre as obras. Então, ao pregarem sobre as obras não estavam de acordo com o que Paulo pregava.
Imagine que você está me ouvindo hoje e a mensagem que eu estou dando a você é: Quão fácil é o evangelho. Quão fácil é o que ele apresenta. E num dia você vai a outra igreja por aí e você diz ao pastor: -Pastor, abençoado-. E ele vai dizer a você: --Onde você esteve? Você visitou alguma igreja aqui em Miami para me dizer: Abençoado-? E você diz: Ah, o Ministério Creciendo en Gracia-. Ele diz: --Tenha cuidado! Que para essa gente aí tudo é fácil. Tem que se pagar um preço--. Vê, já está nas obras. --Tem que se pagar um preço. A salvação custa muito. Para Cristo custou a morte, você tem que pagar um preço--. E, então, naquele momento mostram a você como eu estou mal. E você fica um tempinho lá e chega o momento quando você me vê na rua e eu digo: -Abençoado-. E, em seguida, você mal me olha. Esse era o feitiço que os apóstolos fizeram por dois milênios.
Faz dois mil anos que na sua nação as pessoas estão hipnotizadas. Vivem por obras, carregando uma virgenzinha, rezando um rosário. Olhe, com sinais. Quando na semana passada eu vinha no avião de Porto Rico, havia uma senhora com um lenço tapando as mãos. Mas ela não soltava as mãos, assim. E eu disse: -Essa tem um rosário aí, esqueça-. Então, quando o avião melhorou ao estabilizar o vôo, o lenço se me mexeu e ali estava ela com o rosário. Naturalmente eu o via. Eu digo isso a você, observando, porque eu vi que a senhora estava era assustada. -Meu Deus, que este avião não caia-. Porque ela vive com medo, ela vive na carne. Então utiliza um amuleto para expressar sua fé. Então eu estou aqui. Ela está orando como estou aqui. A diferença é que eu aqui, antes do avião sair, digo: -Anjos, aqui vou eu. Assim, encarreguem-se e graças pelo serviço antecipado-. Eu não digo: - Senhor...- Não, porque ele deixou anjos. Eu não molesto o Senhor com orações...eu não oro a Deus para que cuide de mim nos caminhos maus. Deus já deu ordem aos anjos para que estejam a meu serviço.
Assim, eu, no avião, digo: -Anjos, graças pelo serviço que vocês me prestam-. E o avião faz assim e faz assim e faz assim e eu digo: -Esqueça, porque o anjo está aí-. Mas eu não começo a ficar nervoso. Nada, e você vê essas pessoas que não crêem nem na luz elétrica, lá dormindo. Então os crentes aqui...assustados. Vou fazer... E outro tranqüilo lá com um copo de rum ou de cerveja, vendo televisão ou conversando e os que servem no avião estão descansando: -Fulano, nos vemos quando chegarmos lá-. E este aqui assustado. E eles, não porque estão acostumados com isso. Eles sabem que isso é normal, essas tremedeiras, essas turbulências. Mas, o espírito de temor é terrível. Olhe, há pessoas cristãs que não se atrevem a viajar de avião, dá medo a eles. Preferem ir de automóvel. Dizem a você: -Não, é porque eu gosto de ver as árvores-. Mentira, é porque eles têm medo. Eu descobri temores em minha carne. Antes eu dizia: -Não viajo mais-. E eu disse: -De onde saiu isso: não viajo mais-? Se meu trabalho está em viajar. Assim, comecei como que a amontoar um certo medo. Então, descobri que isso é um desejo enganoso da minha carne. Eu o identifiquei e já não sinto nada. Mas, às vezes, há tendências para certos sustos que alguém passou. E, então, a carne diz a você: -A lei do ponto médio das probabilidades diz que um dia tem que cair um avião desses e você pode estar nele-. Mas isso é temor. É temor.
Então diz aqui, verso 16. "Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade?" Então, falando dos apóstolos, olhe o que Paulo diz: "Eles têm zelo por vós, não como convém ;...mas para enfeitiçar você. Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhas zelo… por Deus? …por eles. É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco. Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto…"
Conclusão. Há um termo, que eu vou apresentar a você para terminar e é: CONVERSÃO OU RECONCILIAÇÃO. O apóstolo Pedro...o culpado por este hipnotismo, o culpado por este feitiço. Os apóstolos foram os culpados por este feitiço que foi feito para uma igreja. Quer dizer que se isso foi feito para uma igreja e Paulo morre, eles continuam enfeitiçando as igrejas e enquanto as pessoas se multiplicam sobre a face da terra, continuam sendo enfeitiçadas. E logo depois vem Cristóvão Colombo, sai da Espanha e visita todos os nossos países e trouxe o mesmo feitiço. Porque todos esses curas trazem o ensinamento semita-cristão. Uma mistura que não é o novo caminho para nós, os gentios. Então, pouco a pouco, enquanto eles iam estabelecendo essas catedrais em nossos países, o feitiço continua. Isso é chamado de conversão.
Pedro dizia: -Arrependei-vos e convertei-vos-. Porém, Paulo não dizia: -Arrependei-vos e convertei-vos-. Paulo dizia: -Reconciliai-vos com Deus. Reconciliai-vos com Deus-. O nosso apóstolo, o apóstolo para os gentios, diz a todos os nossos pastores: -Não ordenem que as pessoas se arrependam-. -Pastor, e se eu tenho um familiar que é um pecador e está sempre fazendo coisas más, como posso ajudá-lo? É bom que ele se arrependa, verdade-? Não, porque ele se arrepende...de quê? Ele pode é ficar enfeitiçado. Não. Diga a ele: -Olhe, você sabe que já está perdoado. Deus já se reconciliou com você e Deus já perdoou você-. O que é o oposto de dizer: -Se você se arrepender, Deus perdoará você-. Paulo ensinava que Deus já perdoou todos os escolhidos dele.
Para evitar esse feitiço é preciso pregar reconciliação e não arrependimento. E, lembre que o que o sistema prega é arrependimento, não reconciliação. Assim, há um feitiço que tem feito um dano tremendo por dois milênios, dois mil anos de feitiço religioso. Por isso Karl Marx disse: -A religião é o ópio do povo-. A religião faz isso que arrebata você, incomoda você, hipnotiza você e, por isso, Paulo diz aqui: -Quem os encantou? Quem os enfeitiçou para não obedecerdes à verdade-? Há um feitiço religioso e nós estamos em oposição a isso. Nós temos que continuar levando o evangelho da graça. Você estava, muitos de vocês estiveram hipnotizados. Muitos de vocês estiveram hipnotizados por muitos anos. Eu estive hipnotizado por muitos anos. Os pastores aqui presentes, hipnotizados por muitos anos.
E vou te dizer uma coisa, estas pessoas, estas igrejas que aparentemente têm um aspecto de piedade, mas o evangelho que pregam para você é falso. Há muita hipocrisia, não há amor. O amor de Deus não se manifesta, há muita divisão, muita hipocrisia, é um falso evangelho. Eu quero instar com você para que você contribua falando a verdade do evangelho, para que se viva por fé. Quando você vir uma pessoa muito séria com uma bíblia debaixo do braço e você vê que não tem gozo, não tem tranqüilidade, é um desmancha-prazer, se mete nos lugares para dizer: -Eu sou cristão-. Isso é um enfeitiçado. Agora, quando você vê uma pessoa que está: -Abençoado-. Com um sorriso, completo, até sem bíblia, Isso é um abençoado. Naturalmente seremos perseguidos por esta mensagem. Paulo foi perseguido por pregar isso, verdade? Bem, Paulo disse: -Fiz-me vosso inimigo-? Se o que eu digo a você é a verdade. HELLO! Paulo se tornou inimigo dos gálatas. Sim ou Não? Por quê? Por mentir para eles? Por lhes dizer a verdade.
Assim, os que pregam a verdade de hoje, buscam muitos inimigos. Você vai procurar pessoas que vão criticar você e vão dizer: -Olhe, essas pessoas são perigosas. Sai daí. Isso é muito suave. O pastpr diz que tudo está bem. O pastor diz que tudo está sob controle. O pastor diz que destruíram o diabo na cruz. O pastor diz que não precisa jejuar. O pastor diz que não é necessário sacrificar. O pastor diz que estamos abençoados com todas as bênçãos. Qão fácil-? Pois Deus o fez assim. Fácil. Uma vez, Jesus Cristo nos dias de sua carne falou um pouquinho e disse: "Tomai o meu jugo sobre vós porque a minha carga é leve e fácil de ser levada."Ele disse isso, sim ou não? Mas não pôde falar mais nada porque teve que se calar. -Levai meu jugo..."- Porque é um jugo sobre o qual você sempre está falando. Mas é um jugo fácil, agrada.
Olhe como essa moça levanta as mãos. Que alívio, ah! Que alívio porque tudo está bem! Você não gosta que tudo esteja bem? Você se assusta com a felicidade? Você se assusta em estar bem? Você se assusta porque vai para casa e vai dizer: -Anjos, graças porque tudo está bem-. O religioso, não. O religioso começa -Bla, bla, bla…- , e crê que com muitas palavras Deus vai escutá-lo. Deus arrumou tudo na cruz do Calvário. O que ele fez ali não foi um sacrifício pela metade. Ele não deu sua vida em uma cruz para dar mais problemas para você, para dar meia verdade para você, para dizer: -Eu amo você e eu não amo você-. Ele deu sua vida ali, morreu e Paulo disse: -Tudo se fez novo-. Quantas coisas? Todas as coisas foram feitas novas? E o que havia antes que não fossem feitas novas? Havia diabo, havia condenação, havia medo, havia legalismo, havia demônio, havia enfermidade, pobreza, tristeza. E, então, ele morre e abre o novo caminho. O novo caminho que trouxe: Bênção, perfeição, vida eterna, livre do diabo, livre da potestade do diabo, repouso, unidade, tranqüilidade, não tem que haver malícia. Você pode viver assim. Isso é fácil de ser alcançado. Você sabe porque é fácil? Porque é com a boca. É dizer: -Eu recebo isso-.
Agora, entenda-me bem. O que você diz pela boca, você começa a dizer e em seguida começa a se manifestar fisicamente. E quando se manifesta fisicamente porque você está falando, não vê que o que você fala são sementes que você está falando. São palavras espirituais que os anjos escutam e chega o momento que isso que você fala, que são sementes, começa a germinar. Isso começa a se manifestar em sua casa. Começa a se manifestar no lar, começa a se manifestar no trabalho, na sua personalidade e as pessoas vão ver mudanças. As pessoas vão dizer a você: -Olhe, o que está acontecendo com você? Você mudou. Eu vejo uma tranqüilidade no seu rosto-. Quantos estão vendo essa mudança em você? Você é diferente, você fala diferente, você não se assusta. Você fala de Cristo, mas não se assusta. Você fala de Cristo mas fala como que de uma paz, de uma aceitação. Essa é a verdadeira mensagem, o resto é bruxaria. Bruxaria. Feitiçaria. Paulo os chamou de néscios e insensatos e os que ensinam, os pastores, são bruxos, feiticeiros.
O primeiro feiticeiro de todos foi o apóstolo Pedro. O segundo feiticeiro foi João. O terceiro feiticeiro foi Tiago e quando você chegar a onze apóstolos, eram onze feiticeiros. Simplesmente por pregar o véu mesclado com Moisés. Você prega Moisés e o mescla com o corpo de Cristo e isso produz um feitiço. Olhe, que mistério! -Pastor, mas se o mundo prega Jesus de Nazaré-. Pois, é por isso que estão enfeitiçados. O mundo todo ocupa-se em imitá-lo. Aqui nos Estados Unidos havia um homem que colocava uma cruz assim e caminhava de estado em estado com a cruz. Ainda o faz. Mas, preste atenção, ele é um equivocado mas não o sabe, ele o faz por amor. Mas Deus o chama de insensato. -Eu já levei a cruz por você.Você não tem que levá-la-. HELLO!
Olhe, isso é como se eu fosse à sua casa e você me dissesse: -Pastor, você poderia me ajudar a arrumar o encanamento porque está vazando água-? E então eu digo a você: -- Sim, como não!-- E eu ajudo você e vou e compro, aperto e digo: --Está vazando água--? -Não.- Então, num determinado momento, sua esposa chega e diz: --Isso não é assim. Isso está mal feito--. E eu sei que eu já o consertei. Está menosprezando o que eu fiz. Verdade que é assim? Se eu já terminei. Você se lembra quando Cristo disse: -ESTÁ CONSUMADO-. Em inglês: -IT IS FINISHED-. Acabou, eu já o consumei. No outro dia você aparece com uma cruz por toda Jerusalém. Ele diria: -Por acaso eu não terminei o trabalho-? Olhe, está me ajudando. Crê que eu não terminei-. Não é para você imitar Cristo nos dias de sua carne. É para que você dê graças por isso que ele fez para fazê-lo feliz. Você já não tem que fazer o que ele fez. O que você tem que fazer é: EU RECEBO. Amém.
Vamos ficar de pé. Olhe para o que está ao seu lado e diga: EU ESTOU COMPLETO. EU ESTOU ABENÇOADO. EU ESTOU LIVRE.


Nenhum comentário: