Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

segunda-feira, março 27, 2006

Bem, o tema é “Tudo me é Licito”. (Aplausos). Vocês sabem o que significa tudo me é lícito? Porém, você sabe de onde saiu a palavra lícito? De licença. Você tem uma licença para fazer tudo o que vem na tua mão. Olhe, mas isso não parece cristianamente católico? Há, há, ha. Isso não parece bom. Como é que é isso? Eu tenho uma licença para fazer o que eu quero? Deus já te deu. Deus já te deu. Digo, estou te falando do perito arquiteto, fariseu de fariseus, Saulo de Tarso, Paulo, conhecido como o apóstolo Paulo. De 27 livros escreveu 14 no novo testamento, da tribo de benjamim, circuncidado ao oitavo dia, judeu de judeus, se avantajava a todos os que tratavam de viver para Deus, ele era o melhor, viajava por todo o mundo.
E então, ele proibia, ele não dizia que tudo me é lícito, em um tempo: Ele dizia: Não, não, não, é o que diz Moisés, o que diz a lei. Você aqui não tem opinião é o que diz Moisés. E então, de repente Cristo morre, e ele aparece e diz: Agora, é o que eu digo, não o que diz Moisés. Em outras palavras, o que antes da cruz, você não podia dizer: Tudo me é lícito. Não, antes da cruz, não. Antes de ele morrer, aquele que dissesse: Tudo me é lícito, aí mesmo caía morto. Agora, depois que Cristo morre e ressuscita, então Paulo, ele mesmo diz: Olhem irmãos, tudo me é licito.
Vamos ver biblicamente? Com fundamento, porque isto é posição, isto não é religião e nem opinião de homens. Para eu garantir que sou autêntico, tenho que ir ao fundamento. Se eu estiver fora do fundamento, me chame de falso e têm toda razão. Porém, se estiver com que está escrito, tenha cuidado, não me chame falso, porque pode estar indo contra Deus. E Papai Deus pode dar a você um par de correiadas bem dadas.
Primeira carta aos Coríntios, capítulo 6. É uma alegria ter Frank Rodríguez aqui. Frankie, boa noite. Bem-vindo. (Aplausos). Frank está pastoreando no estado do Texas, Fort Worth. Olhe, que fácil para pronunciar isso, ah, Frank? Fort Worth, Texas. E então, me disse que o convidaram para pregar em uma associação de pastores. Assim que tem aí uma tarefa tremenda. Se te convidam duas vezes, Frank, muito melhor. Ha, ha, ha. Que bom!
Bem, no capítulo 6, de Primeira carta aos Coríntios, no verso 12, veja o que disse o apóstolo Paulo. Todos acharam? Diga ao Papai Deus assim: ABA PAIZINHO! ABA PAI! ABA PAI! Diz: “Todas as coisas me são licitas...” Quantas? Você está lendo aí? O que é todas? Todas as coisas me são licitas. “... mas nem todas convêm...” ALÔ! Nem todas convêm. “... todas as coisas me são licitas, volto, e repito, ele mesmo repete, mas eu não me deixarei dominar...” Diga: DOMINAR. “... de nenhuma”. Olhe, isso sim que está tremendo. Ou seja, tudo me é licito, porém nem tudo convém, e ainda as que convêm, não me deixo dominar. Isso se chama domínio próprio. Paulo disse que o ministro de Deus seja dono de si. Naturalmente isso não sai assim em dois ou três serviços que você visita, porque tão pronto você começa neste conhecimento, a carne se revolta. Diz: Ummm! Vou ter dar uma pernada. Vou fazer mais difícil.
E então, aquelas coisas que você tinha debilidades, agora em vez de diminuir por conhecer esta palavra, aumentam. Porque Deus disse: Já tem conhecimento, deixa-me soltar o cãozinho para que trate com ele. Veja, você sabe o que Deus esta cuidando de você por causa do medo que você tem? As pessoas andam com medo. E então, Deus utiliza este medo que eles têm para que se comportem bem. Porém Deus não pode seguir utilizando temor para que você se comporte bem. Chega o momento em que ele te ilumina os olhos do entendimento, então você chega à verdade. Porém quando chegas a verdade, então, Deus diz: Agora, vou sair para que ele cresça. E começam as debilidades a te açoitar, porque nas debilidades é onde se aperfeiçoa o poder de Deus. Então, Deus te deixa sozinho: Vamos, caminha por aí, caminha. E então, agora você anda com uma licença. Olhe, eu posso fazer tudo? Ai, Pai! Como é grande isso: Tudo me é licito. E então, com um corpo de debilidade, tudo me é licito? Hum!
Então, as coisas ficam sérias, porque agora você é um indivíduo, uma mulher que pensa: Espera, que agora não tenho proibição, o pastor não está me vigiando, o amigo não está me vigiando, Papai Deus não está me vigiando. Deu-me uma licença. Diga: EU TENHO UMA LICENÇA PARA FAZER O QUE EU QUERO. Digo, você crê no evangelho? Você nunca tinha ouvido alguma coisa assim. Assim. Isso que eu estou dizendo, você nunca... Jamais haviam dito isso em dois mil anos. E você apóstolo? Eu tampouco, eu nunca tinha ouvido isso. Ao contrário, eu tinha um medo que não fazia... Porém, agora, como cheguei a liberdade gloriosa, agora não tenho medo, porém aparece um conhecimento e me diz: Atreve-se? E eu digo: Bom, Senhor. Cuidado! Que nem tudo convém ALÔ!
Em outras palavras, Deus está buscando pessoas responsáveis, não pessoas medrosas. Deus está buscando pessoas que ele possa delegar toda sua mordomia e lhe dizer: Não vou te colocar mandamentos mais. Que sirva com amor reverente. Que se portem bem, se portem bem porque me amam, não porque sou um supervisor de más obras. Olhe, estarei eu falando com alguém nesta noite? Com todos. Com todos os que têm mente e pensam. Perdoa-me. A religião não trabalha assim, a religião te acusa e te diz: Você tem que andar assim, assim, e se não andar assim. Deus te corta. Essa é a religião, porém o Deus que Paulo conheceu no paraíso lhe disse: Não, não, não Paulo. Eu não funciono assim. Isso era antes, debaixo da lei de Moisés, porém, quando eu me vesti de carne, para libertar vocês, isso já mudou. Eu não estou cortando cabeças, agora o que eu faço é amando ao que eu mais amei. Eu derramei meu sangue por eles, os amo e os ofereço a liberdade e lhes dou uma licença para o que queiram. (Aplausos).
Agora, eu não terminei aí. Sabe por quê? Porque enquanto eu estou falando isto está se manifestando se você tem os olhos iluminados. Por exemplo, quando Paulo falava naqueles dias disto, quando ele falava naqueles dias disto, imediatamente o acusavam. Os crentes daquele tempo não o entendiam, os onze apóstolos muitos menos.
Veja como diz em Romanos 3:8. Para que tu vejas o que eles pensavam de Paulo, e vão pensar de mim, e vão pensar de você, se você prega o autêntico evangelho, digo, se pregas a verdade. Veja o que vão pensar de você. Verso 8, por favor, os que tomam nota, este é o segundo verso bíblico que estou usando do evangelho. “E por que não dizer...” Todos acharam? “E por que não dizer. (como se nos caluniam, e como alguns, cuja condenação é justa, afirmam que nós dizemos):” Ou seja, Paulo era acusado de dizer que tinha uma licença, que tudo me era lícito e diziam: Este manda as pessoas se portarem mal para que venham os bens. Acusavam-no, o caluniavam.
O que é uma calúnia? Uma mentira? A Paulo caluniavam. E outros diziam como diz Filipenses 1:28. Busquem, um pulinho agora porque este é o terceiro verso bíblico que estou usando, Filipenses 1:28. Eu sei que vocês conhecem esses versos, porém conhecem este pensamento. Vamos ler o verso 27 e 28. Porque Paulo dizia que você tem uma licença para viver como te dá vontade, porém também, veja como falava. Olhe. Diz: “Somente que vos comporteis como é digno o evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça no tocante a vós outros que estais firmes em um só espírito, combatendo unânimes pela fé...” De quem? “... pela fé do evangelho, e em nada intimidados pelos que se opõem, que para eles certamente, isto que eu prego, é indício de perdição, mas para vós...” De quê? E isto?
Olhe, por que alguém, e tenha cuidado porque eu vou examinar você agora mesmo. Se no tempo que eu levo falando você está em oposição com este pensamento, de onde nasceu este pensamento? Isso que ele está dizendo eu não gosto. É, mas, se eu soubesse não tinha trazido a minha esposa esta noite aqui. Se eu soubesse não traria meu filho, porque está ouvindo que tem uma licença para fazer o que lhe dá vontade. Possivelmente, você esteja no grupo dos que pensam que isto é indicio de perdição. Porém Paulo disse que os iluminados dizem: Não, não, não, isso é de salvação. Depende com que mente você esteja me escutando. Você tem a inteligência humana própria, com essa não passa no exame, e tem a mente de Cristo, com essa entende fácil e passa pelo exame. Aqueles que seus olhos já foram iluminados me escutam e dizem: Amém, isso é assim. Porém os que não foram iluminados, que, ainda são simplesmente crentes e este ministério é para salvar os crentes, pois então, esses mal entendem.
Por exemplo, quando eu estou na rádio os demais me escutam, veja e eu explico isto com calma, com respeito, eles lêem sua própria bíblia, ou seja, que eles lá dizem: Está aí. Porém, por que eles dizem: Não, não, não? Tem algo errado aí. Isso é muito suave. Na forma que ele o apresenta é muito fácil. Deus não pode estar nisso. Isso conduz à perdição. Porém Paulo disse aqui, que para Paulo e os que entenderam o pacto os conduzem a salvação. Por que existem pessoas que não entendem e outros entendem?
Veja o que diz Romanos, capítulo 8, no verso 21. Isto ele disse em Roma. Faltam-me quinze minutinhos, assim que, vão quinze minutos. Em quinze minutos eu vou terminar para que vocês possam ir para suas casas. Verso 21, “Porque também a própria criação será libertada da escravidão de corrupção a liberdade, bem, dos filhos de Deus”. A liberdade quê? Diga-me uma coisa? Se
Papai Deus te dá uma licença e te diz: José Luis se acabaram os mandamentos para você. E você lhe diz: Papai Deus, explica-me porque eu tenho um corpinho tão mal. E ele te diz: Pois, tudo é licito. Ou seja, para ser um bom cristão, o que é que eu tenho que fazer? E ele diz: Não, não, não. Você já é um bom cristão, por isso te dei a licença. Esta licença eu só dou para meus filhos, os que podem entrar na liberdade gloriosa. Não é qualquer liberdade, é gloriosa.
Tem pessoas que têm dito para mim: Que tenho que fazer para pertencer a este ministério? Crer no evangelho. Porém, tenho que assinar? Aqui não se assina. Aqui não tem que assinar nada. O que você tem que fazer é escutar e se o que se está dizendo está escrito no evangelho, é verdade e você diz: Isso eu recebo, isso é meu. Dá-me. Não vou permitir que me ponham mais mandamentos. Tudo me é licito e eu já sei que nem tudo convém. Tudo me é licito, porém eu não me deixarei dominar por nada.
Veja, eu gosto muito de arroz com feijõezinhos, e um bom “steakcito”, (bife) ou um bom franguinho, ou eu não sei. Porém, então, existem muitas comidas que eu gosto e quase todas têm farinha. Quer dizer, que eu vou engordar demais, porém eu também gosto de parecer bem, não parecer mal. Então, existe uma luta aí tudo me é licito. Eu posso comer três pratos de arroz com feijões agora mesmo com uma vitamina dessas que tem muitas calorias, de mamão. Ou comprar meio pote de sorvete, não vou mencionar qual é porque não estão me pagando pelo anuncio, porém existe uns sorvetes que eu gosto. Eu não me sirvo em copos, ao contrário, como na própria caixinha. Eu comprava um e ali mesmo começava meter a colher. E eu, alguém pode proibir que eu não coma? Veja, Paulo diz: Eu, eu como até comida dedicada aos demônios, aos ídolos. Se me colocam na minha frente? Porque esta é a liberdade gloriosa e ele sabia que nada era mal. Eu como o que me dão. Agora, se existe um débil na fé, me escondo e digo: Veja: isso é mal, depois me traga aqui quando ele for embora. Que mal, eu o como... ALÔ! Essa é a liberdade. (Aplausos).
Oferecem-me um copinho de vinho. Uhh! E, de que marca é? Merlot. De que ano? Está bem conservado. Olhe, um vinho desses, olhe, com uma boa ceia. E eu tenho licença para dizer que não, e para dizer que sim. Então, dependendo do momento, porque tudo tem seu momento. As dez da manhã você não vai oferecer isso para mim. Numa quarta –feira á noite, você não vai oferecer isso para mim. Mas você pode me oferecer no sábado, com uma boa comidinha assim. Olhe, eu desfruto bastante. Você sabe quem não desfruta essa liberdade gloriosa? O cristão legalista, evangélico que tem mandamentos e Deus não lhes deu a licença. Porque caem em culpabilidade e ao beber um copo dizem: Bom. Já se foi a minha santidade, vai beber o litro todo e no outro dia vai embora. Porém, como eu seu que o meu Papai Deus não está me vigiando, eu tenho a capacidade de desfrutar todas as coisas desta terra debaixo do domínio próprio. (Aplausos).
Pastor, eu não gosto de vinho. Pois, não tome. Porque não existem mandamentos, o que existe é “Tudo me é licito, mas não me deixarei dominar”. Diga: DOMINAR. Daí vem a palavra domínio próprio, que é o espírito que Deus deu a seus filhos: “espírito de amor, de poder e domínio próprio”. Tudo me é licito, porém nem tudo convém.
Veja, as pessoas semeiam dinheiro para mim. Os abençoados me semeiam dinheiro. Eu tenho a opção de dizer: Eu mereço isso. Veja, me semearam dinheiro. Porém, então, eu tenho a opção de dizer: Senhor, mas eles me semearam dinheiro porque eles pensam que eu vou utilizá-lo para o ministério. Por tanto me deixa usar um pouquinho, e deixa-me usar para aqui, deixa-me usar para ali. Então, eu reparto com liberdade, e então, pago meus gastos, e vou viajo a qualquer lugar e chego e pago. E se pagam para mim, pois está bem, eu recebo, se não pagam, pois eu logo pago. Paulo disse que o boi que trilha merecer comer do que ele está trilhando. Disse: Se nós semeamos o espiritual a vocês, não é justo que colhamos o material também? Porém tudo depende da medida que você tem. Tudo depende de onde este teu coração, tua mente.Tudo depende onde esteja o que Paulo disse: “Tudo o honesto, tudo o justo, se é de bom nome, nisto pensai”.
Tudo me é licito, mas nem tudo convém. Você não tem que dar dinheiro aqui, porque você tem licença para não dar também. Você tem licença para dizer: Eu não dou nada. Vou, me sento ali, colho ar condicionado, me educo, me beneficio e não semeio nada. Que pague outro para que o apóstolo viaje. Por quê tenho eu que estar pagando? Porém nem tudo convém, que você pense assim porque então, aí existe um princípio de seu futuro. Você está abandonando seu futuro, está fazendo dano a você mesmo.
Tudo me é licito, veja, em três lugares: Na igreja tudo é licito. No lar tudo é licito. Em tua vida pessoal tudo é licito. Nesses três lugares você manifesta sua vida: Tudo me é licito. Porém você não pode se deixar dominar por nenhuma.
Veja o que diz o Senhor em Hebreus. Vamos a Hebreus um momentinho. Vocês estão caladinhos aí porque dizem: olhe, que irá dizer. Livro aos Hebreus, capítulo 10, verso 14 em diante. Todos acharam? “Porque com uma só oferta aperfeiçoou para sempre aos santificados”. Os santificados é que têm licença para fazer tudo, ou seja, que ele já te santificou. Então, te dá a licença e diz: O.K. você é um santificado, aqui está. Você vai viver como você quiser. Agora, veja o que diz: “E nos testifica o mesmo o Espírito Santo...”. Ele Espírito testifica o quê? O mesmo? “... porque depois de haver dito: Este é o pacto que farei...”. Porque isto disse um profeta, não estava feito, neste pacto que viria. “Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei minhas leis...”. Onde? É aqui, corações e mentes. Disse: “Porei minhas leis em seus corações, e em suas mentes...”. Que? Olhe, em suas mentes que dizer que ele lhe licença, porém também escreve suas leis em tua mente para que cada qual não abuse de sua licença.
Eu posso correr com meu automóvel as milhas que eu quiser, porém, não convém porque as multas são quase duzentos dólares em um “highway” (autopista). E o carro pode derrapar, e ao derrapar eu posso cair abismo abaixo em um canal cheio de água, e partir com o Senhor nesta noite, então, eu morro. E quando eu estiver com o Senhor eu digo: Senhor, veja, me perdoe que eu dirigi tão duro. Ele vai me dizer: Eu não tenho nada que te perdoar foi você que perdeu a oportunidade de reinar em vida lá embaixo, violastes princípios. Como você colocou toda esta velocidade nesse automóvel, estava chovendo, rapaz. Por quê você não pensa? Eu não estou pondo mandamentos em ninguém. Você deve usar o domínio próprio e as leis que eu escrevi em sua cabecinha? Quando você está fazendo algo, você não ouve uma vozinha que te diz? Ah? E você quer viver porque alguém está te vigiando ou por causa da vozinha que te diz: Não faças isto? Existem uns princípios escritos. Os crentes têm sido chamados a viver em liberdade gloriosa.
Você sabe que eu me encontrei com alguém que me perguntou por um amigo e por mim. E eu lhe disse: Faz trinta e seis anos que o Senhor me trouxe para os seus caminhos. Então, me disse: Bem, e o que aconteceu com ele? Rapaz, ele voltou a usar drogas e isto, e morreu e aí ficou, e morreu. E, você sabe por quê? Porque ele trabalhava com uma escola de pensamentos de proibições. E o problema das proibições e das ameaças, é que isso é uma panela de pressão que vai, veja... Os cristãos que vivem por obras: Eu não me porto mal. Eu não faço isto. Eu sempre. Eu. Eu. Eu. E tudo é aparência, mas por dentro existe uma panela fervendo. Então, um dia a panela não agüentou e fez, Pssss!
E eu lembro que eu fui advertido neste lugar, porque eu já vinha olhando que havia algo mais excelente. E me disseram: Veja, De Jesús, vamos te advertir, porém você pode naufragar na fé nesses pontos de vista. Você vê o cristianismo muito fácil. E eu lhe disse: Não, não é que eu veja fácil. É o que Deus disse: Leve e fácil de levar. E eu o que vejo é uma série de mandamentos e proibições: Que o cristão não pode dançar. Veja, eu tive que aprender a dançar finalmente, um passinho aí simples. Digo, depende com quem você dance. Você dança com sua esposa, com sua noiva, você não vai dançar com outra mulher que não seja sua esposa, mas se é agarradinho, verdade? Pois pode, estimular a outras coisas. Porém o dançar não é o problema, é o lugar onde você faz. Pois eu em minha casa com minhas filhas e tudo, às vezes vinha no natal e colocava, e aprendi um pouquinho. Rapaz, porque olhe, a pessoa não se sente realizada. Existem cristãos complexados de que tudo é pecado.
Aqui me dizem que tudo me é licito, ainda que eu dance. Agora, eu não vou estar até às 5 da manhã dançando. Existem pessoas que gostam disso. Tem pessoas que dizem: Eu antes dançava muito, pois, desde que me converti deixei de dançar, porém essas são panelas de pressão. É como a mulher que disse: Veja, eu antes me enfeitava, porém me converti a uma igreja onde o pastor proíbe maquiagem. E agora eu não, eu estou tal e como Deus me mandou. Então, o que acontece é que passa na frente de um Beauty Parlor desses, de um salão de beleza, e diz: Não, eu não entro aí porque aí eu não posso ir, eu sou cristã. Porém seu coração está sentado na cadeira dali. Porém imagine, se você vai gastar todo o seu dinheiro em maquiagem e se arrumando? Olhe, tudo moderadamente. Verdade que sim?
Veja, eu te falo o que eu vivi. Eu tinha medo de Deus. Eu acreditava que Deus em qualquer momento: Te apago do livro da vida. Eu servia a Deus por medo. E todas essas famílias que servem a Deus por medo, seus filhos eventualmente, vêem ao papai ou a mamãe com uma conduta na igreja e no lar outra conduta. Porque você sabe que os matrimônios se deixam ver. Tarde ou cedo se queima todinho. E os filhos estão aí e dizem: Veja, lá na igreja lá, você sabe. E aqui, veja começam a ver falsidade. Na graça você é aqui como é em casa. Não tem que estar impressionando a ninguém, porque você... Ninguém tem te pedido para que impressione a ninguém. Não existem patrões na graça. Não existem proibições. Porém, nem tudo convém. Porém, não me deixarei dominar por nenhuma coisa. Eu não me deixo dominar pelas coisas que tenho direito de fazer, eu não me deixo dominar. E trato de viver prudentemente, de bom testemunho e de bom proceder. Trato. Se me queima eu digo: Olhe, apague essa. Que vou fazer? Tenho que seguir adiante.
Eu não posso me deter em um erro meu, eu cometo erros. Você comete erros, porém você tem que seguir adiante. Como você vai estar se detendo olhando: Veja, como me portei na semana passada. Ou, veja o que me aconteceu no ano passado. E quê? Você vai pôr a perder agora por tudo pelo que te aconteceu lá? Eu estava em um avião e o avião teve prejuízo, nesta semana, se prejudicou por uma hora e eu fui ao banheiro e o piloto estava ali. Porque American Airlines com tudo o que tem passado, pois tratam de fazer se sentir bem, especialmente os viajantes, como eu que viajo freqüentemente. E então, pois, ele me viu e disse: tudo está bem, prontamente nós iremos. E então, começamos uma conversação e eu lhe disse: Olhe, quantas milhas você tem viajado? Então, me disse: Eu tenho voado cerca de um milhão de horas, algo assim, de horas ou de milhas. E então, eu lhe disse: Ou seja, que eu tenho voado mais que você, eu levo dois milhões. E ele me disse: Ah, porque você viaja mais que eu? Eu viajo três dias e descanso, e então faço uma viagenzinha de regresso, porém você fica de cima para baixo. Assim que você tem viajado mais que eu. Porém, eu disse: Porém, você viaja há muitos anos? Tantos anos, X quantidade. E eu lhe disse: Não, você é perfeito, verdade? E me disse: Não, ninguém é perfeito. E eu lhe disse: Não, você é perfeito. Para mim, você é perfeito, porque está vivo. E no que você faz você é perfeito, porque o dia que você cometer um erro e o avião cair, você não estará frente a mim. Assim que, para mim, você é perfeito. (Aplausos).
Digo, se está vivo é porque é perfeito, porque até agora neste vinte anos que dirige, ou dezoito anos, não me lembro, até agora está vivo, e estou falando com você. Quer dizer que você é perfeito nas coisas que você faz. E me disse: Bom, em meu trabalho sim. E eu lhe disse: Você é perfeito. O que acontece é que se foi, porque eu ia para outro lado. Estava abrindo uma portinha para compartilhar com ele o evangelho, porém não pude.
Pois, você sabia que você é perfeito? “Com uma só oferta ele te fez perfeito”. Deus te vê perfeito. Pastor, Deus me vê perfeito? Com as maldades que eu tenho feito? Bem, se ele te chamou a este evangelho é porque você é demasiado bom. Ouviu? Em espírito. Você é um tesouro em um vaso de quê? Um tesouro é valioso e só aos tesouros é que se dá licença para fazer tudo. Mas nem tudo convém. Pastor, e quanto tempo demora em se dominar isso? Isso tarda um tempo. Você tem que cometer erros, às vezes te acontecem coisas que você não quer fazer e acaba fazendo. Então aí, se você é orgulhoso, você diz: Pois, não vou mais à igreja, porque se eu falhei, falhei. Não, isso está muito mal da tua parte. Se você cometeu um erro, seja valente para dizer: Isto está mal, vou tratar de melhorar isso, porque é com isso que Deus trabalha. Deus diz: Eu gosto da atitude, veja, ele não está conforme as coisas más. Ele sabe que não vai se perder, porque isto não é questão de salvação, salvo você está.
O que acontece é que para entrar no reino dos céus, você tem que melhorar, para reinar em vida, você não pode viver como te der vontade. Para reinar nos céus, que é aqui embaixo, não ao paraíso, aqui, com vida, você tem que pegar essa licença e dizer: Esta licença está sujeita à lei do Espírito. Já não vivo eu, Cristo vive em mim.
Veja o que Paulo disse a Tito. Tito, antes de Hebreus. Se você está em Hebreus, volte até o livro anterior. Bem, Filemon e logo Tito. Tito, capítulo 1, verso 15. Veja o que estamos falando, para ver se você está preparado para isto. Tudo depende da meninice espiritual que você possua em teu coração, ou a maturidade. Se você é maduro não te dá medo. Se você é imaturo, pega temor. Ah, e você sabe porquê te dá temor? Não por você, e sim, pelos demais. Você sempre está salvando aos demais, você é um Cristo. Porque para você...? Para mim não, eu entendo, mas isso não deve ser dito, porque veja, aí está fulano e fulana que isso vai causar danos. E quem te disse? Por quê você tem que estar carregando a responsabilidade dos demais? Cada um levará sua própria carga. Por acaso a verdade causa dano? Conhecereis a verdade, esta é a que te faz livre, a verdade. E a verdade é que tudo te é lícito. Ai pastor! Mas não convém falar essas coisas, fale de outra coisa. Não, eu falo o que o Espírito de Deus diz que se fale, ainda que a você não goste, tem que ser dito. Sim, mas, meu esposo está aqui e ele é meio mulherengo, e isso não vai lhe ajudar. Bem, pois isso é problema seu. Ele que se conserte com a verdade de Deus e deixe de ser mulherengo e entre em domínio próprio da palavra de Deus. (Aplausos).
Que aprenda isso, que passe um susto um dia para que você veja. Ai Pai! Cuida da língua. Você tem que aprender a falar com o sexo oposto corretamente, e tem que velar as coisas que diz em sua boca porque isso lhe pode trazer problemas a você. E a você ninguém vai ajudar, você já está ajudado, Deus já te equipou, e te deu licença para que você negue as coisas que não convém. Só às crianças é que se tem que estar pondo proibições, mas, quando você é maduro...: A mim ninguém tem que me proibir. Eu sei, eu sei o que ele está falando. O maduro diz: eu sei o que ele está falando. Papai Deus a mim não está velando como um supervisor desses com um chicote. Tem pessoas que tem a Papai Deus e dizem: Deus está com o chicote, cuidado. Não. Deus quer que você seja como ele, perfeito em todas as coisas, que seja maduro.
Veja o que disse Tito, capítulo 1, verso 15. Veja o que disse. Carta ao jovem Tito, esse que tinha relações sexuais com sua madrasta. Este, este rapaz? Ai, pastor. E, no reino cabe gente assim? Tito tinha relações sexuais com a madrasta, porque ele vem de uma igreja de Corinto, essa era uma área onde o sexo estava descontrolado. E parece que a madrasta lhe caiu bem, eu não sei o que aconteceu e formaram uma novela dessas aí, como essas novelas por aí. Essas coisas acontecem. E Paulo o resgatou, Paulo o ajudou e agora Tito é um homem ministro competente que corrige o deficiente.
Bem, veja o que diz no verso 5, “Por esta causa te deixei em Creta, para que corrigisses o deficiente, e estabelecesses anciãos em cada cidade, assim como eu te mandei”. Tito é um bispo do Senhor. Mas ele teve uma conduta feia no passado, e agora está livre. Então, agora veja o que diz no verso 15. Você suporta isto que Paulo disse? Veja o que disse: “Todas as coisas são puras para...”. Quem? Deus o que está tratando aqui é que você seja puro nesta noite para que não veja maldade, senão, que use o domínio próprio. Diz: “Todas as coisas são puras para os puros, mas, para os corrompidos e incrédulos nada lhes é puro; pois até sua mente e sua consciência estão corrompidas”.
Há uma porção de cristãos corruptos que vêem maldade em tudo. Eles vêem maldade nas festinhas, eles vêem maldade em tudo o que Deus fez para que você desfrute, eles vêem maldade. Mas, para os puros, olhe, eu dou glória a Deus, de que a palavra tenha me purificado. Purificou-me, não para eu viver como me der vontade, porque há outras verdades. O Espírito de Deus que mora em mim escreveu suas leis em minha mente. Digo, às vezes algo me queima, mas, domínio próprio, você sabe, que não passe daí. Porque é que somos seres humanos e os seres humanos todos estão danificados, incluindo a você, amigo e irmão, amiga e irmã, anciã, adulto, jovenzinha ou jovenzinho. Todos nós aqui, se a salvação fosse... Preste atenção, se a salvação fosse por uma vida estrita, ninguém iria ao céu. Jesus Cristo veio a morrer em vão.
Olhe, mas esse verso está poderoso. “Todas as coisas são puras para os puros, mas, para os corrompidos e incrédulos, nada lhes é puro; pois até sua mente e sua consciência...”. Você sabe o que é isso? A mente e a consciência? Desses nós teremos que falar na próxima quarta feira. Tua consciência, você tem que chegar a um crescimento onde você não veja maldade, o que você vê é domínio próprio. Eu não vejo maldade em que Deus tenha feito o diabo, ele criou a Satanás. Eu não vejo nada de mal nisso, eu vejo isso muito bem, e vejo muito bem que tenha desobedecido também e que tenha caído, vejo isso muito bem. E que desobedeceu, vejo muito bem, porque eu sou puro. Mas, se eu fosse um impuro, eu diria: Diabo mau, asqueroso, pedaço de couro. Mas, como eu já estou me purificando, eu não vejo maldade nisso, do que aconteceu, porque Deus é perfeito.
E às vezes, você arranja uns problemas que você está se queixando e chorando, e eu aqui: Olhe, que bom que lhe tenha acontecido isso. E você diz: Apóstolo. E o que lhe aconteceu? Não, aconteceu isto e isto... Olhe, eu me alegro muito. O quê? Você se alegra? Sim, porque veja, esta pessoa aí, vai aprender uma lição, digo, se é filho de Deus aprende. E depois, olhe, vem com mais solidez. As pessoas que cometemos erros, quando aprendemos, logo, até para falar pensamos, se nos vem o pensamento, o metemos em um filtro, o filtro o leva à consciência e então, a pessoa diz: Sim, sim ou não, não. Não fala muito. Mas é porque está purificado. O que não está purificado, você lhe pergunta algo e ele te responde: Blr, blr, blr! E fala muito rápido, e se mete em problemas. Mas, a graça do Senhor veio para te dar uma liberdade gloriosa. Liberdade gloriosa.
Vamos terminar, bem, ainda que seja preenchida uma parte da fita cassete, para que a fita cassete tenha uma parte cheia que são 45. O apóstolo Paulo uma vez teve que... Vamos buscar a Gálatas, capítulo 2. A liberdade que ele vivia era tão poderosa que todos os cristãos de Jerusalém, olhe isto, no dia de Pentecostes se converteram quantos? Quatro mil ou cinco mil. Quantos foram? Cinco mil. Vejam o que diz o capítulo 2, no verso 4 (Gálatas). “E isto apesar dos falsos irmãos introduzidos a escondidas, que entravam para espiar nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para reduzir-nos a escravidão”. Você sabe do que Paulo está falando aqui?
Paulo está dizendo: Olhe, de Jerusalém, quando ouviram desta liberdade gloriosa que eu disse que tudo me é lícito, pois, imediatamente se aborreceram os anciãos em Jerusalém. E então, Tiago, o irmão de Jesus na carne, pois, ele tinha uns guarda costas ali que Paulo chama aqui de “espias”. Então, como ouviram que Saulo de Tarso, o que assolava a igreja, agora se converteu e pregava o evangelho, Paulo estava levantando igrejas, então, as pessoas estavam crendo. Mas, quando Tiago ouviu, disse: Olhe, mas o que é que Paulo prega? Disse: É estranho, ele diz que tudo lhe é lícito, e que nem tudo convém, é a única coisa que ele diz. Mas diz que a salvação não está em perigo, mas, que ele não se deixa dominar, mas é uma liberdade gloriosa. Ele fala de que quando Cristo morreu e ressuscitou, mudaram os mandamentos e entregaram ao povo a uma liberdade gloriosa.
E então, quando Tiago ouviu isso de Jerusalém chegavam os irmãos a visitar os serviços do apóstolo Paulo. E Paulo os via chegar. Parece que Timóteo lhe dizia: Olhe, aquele que está ali na direita, vem da circuncisão. Sim, e o que fazem aí? Há um grupinho, se achegaram. E ao que ele vem? Veja ao que eles vêm, ALÔ! Como Paulo lhes chamou? Irmãos? Falsos o quê? Falsos o quê? “Falsos irmãos”. Eram irmãos? E por quê Paulo lhes chama de falsos? Porque estavam em lei, estavam em hipocrisia, estavam em mandamentos, não entendiam a Paulo. E então, eles não compreendiam a liberdade. Por exemplo, aqui em Miami, em Miami eles pensam que esta liberdade que nós temos é falsa. Dizem: Não, rapaz se nessa igreja você pode fazer o que te dá vontade...? Certamente, mas se Paulo diz aí, que tudo me é lícito. Nessa igreja o pastor não proíbe, essa é a igreja mais fácil de toda Miami, rapaz, isso aí, aí você vai, olhe, aí não há disciplina, aí não há mandamentos, não há regras de que você tem que fazer isto ou aquilo, não há diabo, o diabo foi destruído, o pecado foi aniquilado. Não tomam a Santa Ceia porque dizem que já beberam ao cordeiro, que para quê beber um suquinho se já tem a Cristo morando neles? O suquinho é símbolo.
E então, pois, Tiago enviava, os apóstolos enviavam irmãos: Vão ali e escutem para ver o que ele está pregando. E diz que espiavam o quê? Diz: “E isto apesar dos falsos irmãos introduzidos, olhe, às escondidas...”. Eles se escondiam. “... que entravam para espiar nossa liberdade que temos em Cristo Jesus...”. Em Cristo Jesus há liberdade? “... para reduzir-nos a...”. Quê? E o que era a escravidão naqueles tempos? Voltar ao quê? Voltar à lei, voltar aos rudimentos, voltar ao que Moisés disse. Aqui tem vindo gente a espiar, mas há espias bons. Olhe, Daniel, Daniel, ponha-se em pé, esse é um espia. Olhe. Ele veio a espiar um dia. Olhe, isso é como se a Rússia enviasse um espia aos Estados Unidos e o homem se convertesse ao americanismo e não voltasse. Pois veja, ele veio porque lhe disseram: Há um “boricua” (apelido de uma pessoa de cidadania porto-riquenha) aí que está mandando todo mundo pecar. Olhe, e Danny mede 6’4 (seis pés, quatro polegadas) e assim rapaz, e vinha a me dar um golpe ou algo assim, não sei o que ele tinha na mente. Danny, você pensava em me bater? Nem tanto. Insultar-me, me insultar.
Mas, sabe qual foi o erro que cometeu? Que se sentou para escutar. Sentou-se para escutar e então, quando viu, disse: Ai, Pai estou gostando disso, e ficou. E Danny é o ministro, imaginem, do ministério de áudio-visual, envia vídeos a Cuba, envia a todas as partes do mundo. Assim que, era um bom espia. Oxalá nos chegassem vários espias assim semanalmente para ver se ficariam. Verdade que sim? Olhe, lhes declaro abençoados e reinando em vida. Declaro-vos na liberdade, vamos estar em pé. (Aplausos).
Uma saudação a Internet: Abençoados com todas as bênçãos. Boa noite. Saúda a teu irmão aí e declare-o em liberdade: EU DIGO QUE VOCÊ É LIVRE. EU DIGO QUE VOCÊ É PURO. EU DIGO QUE PARA VOCÊ NADA É MAU.




Nenhum comentário: