Vamos a Primeira carta aos Coríntios, capítulo 4, do versículo 1 em diante. Estamos todos aí? Sim? Diz: "Assim, pois, tenhamos os homens por servidores de Cristo, e administradores dos mistérios de Deus.” Administradores de quê? Paulo é o perito arquiteto da fé cristã, os apóstolos não conheciam a fé cristã, porque eles serviam à Moisés. Eles conheciam à Cristo, mas a fé, a doutrina era mosaica porque isso era o que eles haviam respirado por toda a sua vida. Ou seja, que tinham a Cristo com a lei de Moisés, que é o que se conhece como evangelho da circuncisão. Porém, a Paulo foi revelado o evangelho da incircuncisão, que não tem nada a ver com carne, com mandamentos, com posturas religiosas porque a circuncisão é para a carne e a incircuncisão é para o interior, que não tem nada a ver com mandamentos nem observâncias nem cerimônias. Então, o que acontece? É que Paulo, o perito arquiteto, nos diz que os homens devem ter, quando uma igreja tem o rótulo cristão, e você passa na frente dessa igreja, que se chama igreja, se chame como se chame, o nome que tenha, se você entra nessa igreja, você deve considerar o pastor dessa igreja, como um administrador de mistérios.
Agora, o que é um mistério? Um mistério é algo incompreensível para a razão humana. Se o pastor dali está pregando coisas que têm sentido comum, já não é mistério. Ele deve pregar loucura, coisas loucas, porque Paulo disse, “que agradou à Deus salvar os crentes por meio da loucura da pregação”. Paulo chamou “loucura” aos mistérios. Porque, por exemplo, note, Paulo disse, “se somos infiéis, ele permanece fiel”, e isso é um mistério. Porque se somos infiéis, o normal seria que ele fosse infiel à você, se tu falhas, que ele falhe contigo também. Mas, se tu falhas com ele e ele não falha contigo, já então, te puseste em um mistério. Então, se um homem está num púlpito e não está ministrando mistérios à você, ele não deve ter a ousadia de chamar a isso de uma igreja cristã, porque não está pregando mistérios, ou melhor, deve pôr-lhe o nome de sinagoga judia tal e tal. Mas, chamar de cristianismo, já não pode fazê-lo. E mais, ele não tem o direito nem de recolher ofertas, porque está te roubando o dinheiro. Ou seja, tu estás dando dinheiro à um farsante, à uma fraude. Agora, se ele administra mistérios, aí, tu podes pôr teu dinheiro, porque é um bom terreno e vais ter colheita. Porém, se não, tenhamos isso bem claro, que o apóstolo Paulo aos gentios, à nós, os gentios, ele disse: “tenhamos os homens como administradores dos mistérios de Deus”.
Logo, ele disse: "Agora bem, se requer dos administradores, que cada um seja achado fiel.” Está falando que deve ser achado fiel, quanto à doutrina. Ele não pode misturar esse pacto com o outro pacto, porque ele deu por velho ao primeiro pacto, ao velho pacto. Estamos todos aqui? Sim? Estão prestando atenção? Ou seja, há um velho pacto que caducou e começou um novo pacto. De maneira que, esse administrador, se vai pregar mistérios, não pode te falar dos mistérios e logo em seguida te meter um mandamento por detrás, porque assim, já não é achado fiel. Não pode te meter legalismo, não pode violar o sentido do que está pregando à você. Diz, “que é necessário ser achado fiel”. Diz: ”Eu, muito pouco tenho que ser julgado por vós, ou por tribunal humano; e nem ainda me julgo a mim mesmo. Porque ainda que em nada tenha em má consciência, nem por isso sou justificado…” Porque ele disse que não é justificado? Porque ele matou à Estevão. Ele matou à Estevão, ele é um criminoso, ele, que está te falando aqui, que diz que não tem má consciência, foi um criminoso, um Fidel Castro do século vinte ou do século primeiro. Mas por causa dos mistério que ele prega, ele diz, “eu, de nada tenho má consciência”, porque ainda que se portava mal, disse, - com este pacto eu me cubro e não tenho má consciência -, como tu tens te portado mal. Tu tens feito tuas coisinhas, eu tenho feito minhas coisas, aqui, todos temos feito, porém, o pacto nos cobre para dizer, - Eu não tenho má consciência de nada -. Ah? Hoje, cada um aqui, pode dizer, - Eu não tenho má consciência de nada -. Te atreves dizer isso comigo? NÃO TENHO MÁ CONSCIÊNCIA… DE NADA. Esse é um mistério. (Aplausos). Olhe, isso é um mistério, que tu não tenhas má consciência com as coisinhas. Se nos colocássemos de pé aqui e começássemos a dizer, - Veja pastor, você não sabe o que eu fiz em tal ano -. Ah? Imagine, não terminamos. Tu sabes porquê? Porque nós somos pessoas sumamente infiéis. Nosso espírito, o tesouro, é perfeito, mas a carne comete erros que são os que vão destruindo tua vida, e te envelhecem antes do tempo, e te acusam todos os dias. Mas, se tu descobres o mistério de dividir carne do espírito, então, tu dizes: - Eu não tenho má consciência de nada. Eu sou um ser perfeito. Jesus Cristo me ama -. E podes desfrutar dos benefícios, essa é a herança. A herança é que tendo tu que viver em um corpo de carne, vivas como se nunca tivesses pecado. HELLO!
Olhe, estou te falando de mistérios, se não me entendes, se tu não me entendes nesta manhã, vais sofrer e não há necessidade de que tu sofras com um pacto tão maravilhoso como o que Deus te deu. Tu não vês que o novo pacto, atente bem, abençoado, ouça-me, o novo pacto não é outra coisa senão que Deus te pedindo perdão e desculpas. Deus, o que faz, é, - Vejam, me perdoem porque eu os vesti de carne -. Isso é o que ele está dizendo à você, - Me perdoem, foi minha culpa -. Por isso é que o profeta diz, “eu fiz, eu levarei, eu suportarei, até às cãs eu os suporto”. Estás me seguindo? Isso é o que é o novo pacto, de maneira que, tu não tens nem direito de estar sofrendo. Tu não tens direito de estar deprimido. Essas coisas que te acontecem, que enfeiam tua vida e te fazem às vezes faltar até com teus filhos e aos teus entes queridos porque estás tão deprimido que se desentende com o primeiro que te aparece, não tens nem direito de estar assim. Tu tens direito de dizer, - Tudo posso en Cristo que segue me fortalecendo. Eu estou muito bem, não tenho passado nada. Tudo está bem. Tudo está bem -. Diga: TUDO ESTÁ BEM. Diga à você mesmo, porque isso, vai te ajudar, com isso é que eu vivo. Veja, você sabe qual é a minha fortaleza? Meu conhecimento, não é o que eu faço. O que eu faço de bom, não serve, e o que eu faço de mal, tampouco serve. Quando faço algo de bom, de que me vale?, se estou chamado a fazer o que é bom? Minha fortaleza, minha forma de me manter são, de me manter jovem, não ir à hospitais, viu?, eu não vou à hospitais, digo, perdoe-me se há algum médico aqui, mas você se alegra porque eu não vou te visitar. Mas o meu remédio, é o meu conhecimento, porque quando vêm pensamentos de fora, à esta cabecinha, e me chegam, veja, me abrem como que comportas para me atacar. Tu não vês que, como eu digo que conheço, pois então, - Ah, tu conheces? Pois então veja, aqui tens -, Fua! E me vem um montão de pensamentos maus. Me ameaçam, me dizem que vou morrer, - isto é assim, isto está mau, aquilo, vais ficar sem dinheiro. Todos estes edifícios serão tirados de ti um dia se as pessoas continuarem a ficar em casa e não vierem, com assentos vazios -. Veja, como estão vazias as fileiras aqui, isso é uma vergonha, Ha, ha! Isso é outro mistério! Sim, que com as fileiras vazias, nós seguimos adiante sempre, sim? Mas, tu sabes o que acontece? Que quando eu vou me queixar de como começam tarde os serviços e as poucas pessoas que vêm, me vem outro mistério e me diz: - José Luis, eles estão livres e quiseram ficar em suas casas. Tu também às vezes o fazes -. E aí fica então tudo resumido. Não há queixas, verdade que sim? Veja uma maneira de eu lhes chamar a atenção, eu estou aqui desde às dez e meia, sabe? Ha, ha! Desde as dez e meia, eu vim preparadinho por aí e vocês me chegaram às onze e meia e olhe lá. Ha, ha! Mas esse é outro mistério, como disse Sambrano.
Bem, já me desviei do tema. Olhe que coisa, ah? Bem, então diz o verso 5, que é o tema desta manhã, diz: "De maneira que, não julgueis nada antes do tempo, até que venha, quem?, o Senhor, o qual aclarará também o oculto das trevas, e manifestará as intenções dos corações; e então cada um receberá seu louvor de Deus.” Veja que diz aqui, aqui não diz que tu não julgues. O que te diz é “não julgues antes do tempo”, julga, mas não antes do tempo. – Pastor, e quando podemos julgar -? Quando venha o Senhor. – Mas pastor, isso ele escreveu fazem dois mil anos -. Porque não se podia julgar nada, tu não vês que Paulo estava confundido. Paulo disse, - Veja, eu não entendo isto. Eu sou o perito arquiteto, eu sou o apóstolo das nações, sou eu -. É verdade que ele disse isso? – “Eu, como perito arquiteto…”, eu sou o apóstolo e todos me abandonam -. Veja que ele num capítulo disse: - Irmãos, os da Ásia lhes enviam saudações -. Passou pela Ásia, e então, noutro capítulo, diz: - Irmãos, os da Ásia me abandonaram -. Te lembras de quando disse isso? Ah, e depois, mais tarde, disse: - Todos me abandonaram, só Lucas está comigo porque é meu escritor e meu médico -. Então, ele disse: - Vejam irmãos, não julguem nada agora, porque eu não entendo este problema de que me chamam de perito arquiteto, me levam ao paraíso, me revelam catorze livros e não tenho uma congregação que me escute -. Isso é um mistério, verdade que sim? Então, ele disse: - Porém, não julguem porque -, olhe, olhe, HELLO! – não julguem porque eu estou suspeitando que isto é a soberania de Deus, quem está fazendo isto é Deus, que não prestem atenção em mim -, parece que ele suspeitava. Tu sabes que às vezes te acontecem coisas e tu dizes: - Ai Pai, será isto do Senhor -?, mas tu não podes julgar agora, deixa que passe um mês ou dois e eu descubro, mas agora, não posso julgar-me, nem dizer que isto é de Deus ou não, porque é que não sei. Paulo estava no mesmo terreno, estava dizendo: - Vejam, eu vou dizer uma coisa à vocês, eu sou o perito arquiteto, eu sou o apóstolo aos gentios, mas enquanto não vier o Senhor, não se saberá nada do que está acontecendo, porque não tenho congregação. Veja que Timóteo estava envergonhado de mim e fiquei só. Só tenho a Lucas, escrevendo uns livrinhos para mim aí e escreve mal porque ele está afetado pelo idioma dos apóstolos conforme à lei e às vezes põe coisas aí que eu não quero que seja escrito assim -. Mas volta e diz: “mas quando vier o Senhor”.
Agora, o que iria acontecer na vinda do Senhor? Duas coisas, verdade? Diz aí. Que revelaria o quê? O oculto de quê? E as intenções de quê? Veja, Paulo disse, - Quando vier o Senhor, será averiguado quem são os que têm impedido que eu tenha igreja aqui na Ásia. Quando vier o Senhor, serão descobertos os que se opõem à mim, porque eu disse que Jesus Cristo morreu e tirou o pecado. E João está dizendo, - Irmãos, se alguém pecou -. Como ficamos?, se ele tirou o pecado, como é que João pode dizer: que se alguém tem pecado? Ezequiel disse que quando Jesus Cristo viesse na cruz do Calvário, disse que o diabo seria destruído. Pois então, eu disse, eu escrevi em Hebreus 2:14, que porquanto os filhos participaram de carne, Deus também participou do mesmo para destruir ao diabo, que tinha o império da morte. Porém, Pedro está dizendo que o diabo está rugindo como o leão -. E então, era por isso que as pessoas preferiam crer nos apóstolos do que em Paulo, e por isso, o abandonaram, focou só. Mas, quem sabia isso? Hoje em dias as pessoas dizem: - Oh, os grandes apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, gente que têm transformado ao mundo…- Esses onze apóstolos são as pessoas mais malignas que se manifestaram na face da terra. Eles são os que puseram o Vaticano em Roma. Dali é que nascem os tentáculos que atingiram a toda América Central, América do Sul e o Caribe, dali é que nasce, de Roma. Porém, Paulo disse: - Mas agora, não se pode dizer isso, quando vier o Senhor -. E porquê é que nós agora sabemos, e podemos julgar isso? Ah? Porque o senhor veio.
Mas, como é que veio o Senhor? O Senhor tem três manifestações em sua vinda. Primeiro ele vem esclarecer, mas para aclarar, fique atento e não te assustes. Eu não estou falando da ressurreição dos mortos e não estou falando de quando ele vier e trocar este corpo pelo incorruptível, eu não estou falando disso. Eu estou falando do departamento A. A vinda do Senhor tem três manifestações. Agora, a primeira manifestação, é ACLARAR. Mas, como é que vai aclarar se não há pessoas que escute? – Não, é porque isso é nos céus. Quando o Senhor vier, nós estaremos por lá trepados em uma nuvem -. Ali não há nada para aclarar. Lá para quê? Seria uma manifestação onde há pessoas, seres humanos, que há que ajudar-lhes a descobrir as intenções do coração. Imagine, veja, desde que eu conheço esta palavra, as intenções do meu coração, foram julgadas. Por exemplo, por exemplo, eu acreditava que poderia perder minha salvação. Tu sabes quantas vezes, quando eu me portava um pouquinho mal, um pouquinho, porque eu nunca me portei tão mal. Mas, quando eu me portava mal, como eu vivia em uma religião que era de tantas proibições, - Isto é pecado. Isto é pecado. Isto é pecado. Isto é pecado. Isto é pecado. Não vás, não toques -, pois eu, às vezes acreditava, te recordas daquela parábola de que havia uma festa e encontraram um sem a roupa da festa e o tiraram, - For a daqui -! Já me esqueci. Ah. Sim, tu sabes, que não tinha a vestimenta e ali será choro e ranger de dentes, e eu dizia: - Ai Pai, se o Senhor vem e me encontra me comportando como estou agora mesmo, fico -. Tu sabes porquê? Porque eu tratava com as intenções do meu coração com um velho pacto. Mas quando vier o Senhor com o verdadeiro pacto, então, eu me julgo com facilidade, - que vou ficar que nada rapaz, eu, estou é mais salvo do que… - Viste?, minha intenção se aclarou bem e agora, vivo em paz, estou tranqüilo e se me porto mal então, - carnezinha, vamos te governar um pouquinho melhor. Comporte-se bem, porque você está chamada a coisas melhores -. Ninguém quer se comportar mal. Você sabe porque você se comporta mal? Porque você foi formado assim e tem uns maus costumes e herdou de sua família e situações e até da política de seu país. E às vezes você faz coisas que não quer fazer, mas se você escuta o evangelho da verdade, você começa a se corrigir e a se amar um pouquinho e a se perdoar um pouquinho até que seu estado de ânimo se sente muito melhor e se realiza como pessoa, como hoje eu me encontro realizado, com domínio próprio. Nem eu me faço dano a mim mesmo hoje. Outro, me fazer dano, a mim? Eu mesmo não me faço dano, vou deixar que outro me faça dano? Mas, tu sabes porquê isso? Porque o Senhor já veio.
Tu sabes quando o Senhor veio? Em 1986. Como veio? Com informação. A primeira manifestação da vinda do Senhor, o ensino, aclarando as intenções do coração. (Aplausos) – Pastor, mas isso é tudo o que é a vinda do Senhor, informação -? Tu não sabes o que vai acontecer neste milênio, que de um momento para o outro, de repente, em um abrir e fechar de olhos, teu corpo fica glorificado. Te recordas de quando Jesus ressuscitou, que podia comer e tudo, lhe deram até, e atravessava os lugares? Imagine que um dia, tu te levantes pela manhã e vás assim e passes pela parede do banheiro, - Olhe, o que me aconteceu, se eu… -? Mas eu não estou falando disso, o mencionei, e mais, pensei em voz alta, eu não quero falar disso. Eu quero falar da vinda do Senhor, porque a vinda do Senhor, você vai descobrir todo o mal, o oculto das trevas. Veja, você vai descobrir movimentos religiosos inteiros que vão ser destapados. Falsidades. Você vai descobrir o Vaticano caindo em pedaços, descobrindo-se todos os crimes que existem ali embaixo. Isto vai descobrir muito, porque o Senhor já veio, a trombeta já está soando.
Note que nós estamos na Internet soando mundialmente. Mais de, quantos Alvarito? Quantas entradas neste ano? Cento e dez mil pessoas acessaram nossas páginas estudando conosco, cento e dez mil. Uma igreja nos ares, a igreja eletrônica, temos outra igreja eletrônica de cento e dez mil pessoas. E de quantos países? Ainda que temos alcançado vinte e duas nações, mas de quantas nações? Quarenta e uma nações estão estudando conosco. Bem, outro dia, até o papa disse que o diabo já não existe. Onde aprendeu isso?
Nós, cada dia avançamos, cada dia, o que acontece é que tu não notas porque tu és parte de uma história encerrada em Jerusalém. Tu sabes que as pessoas que viviam em Jerusalém, não sabiam como ia afetar aquela mensagem que sucedeu ali, ao mundo inteiro? Já tem passado dois mil anos e estamos falando do evento que aconteceu ali, porém, quase nunca as pessoas notam o que está acontecendo. É igual, veja, as pessoas não sabem quem sou eu. Agora, quando eu morrer… Não recebo. Quando eu morrer, em seguida, - Veja, tinham razão – e começa a história, porque quase sempre um movimento é quando morre a pessoa. Então começam a falar bem dele, enquanto está vivo, tem que falar mal e deve ser assim.
- Pastor, estamos falando das nossas intenções. As nossas intenções são más -? Como tu queres que saia algo bom do mal? Tu não vês que a carne para nada aproveita. Tu tens um corpo vendido para a maldade. O apóstolo disse que os desígnios de tua carne não se sujeitam à lei de Deus. Todos os teus desígnios são maus, digo, se os comparas com os desígnios de Deus. – Pastor, eu não gosto disso -. Pois, goste ou não, tu vais ter que comer, porque tu estás feito de barro. Temos este tesouro em vasilhas de quê?, de barro. – Pastor, e convém que eu conheça que o que eu tenho posto não serve -? Te convém, porque assim, conheces a verdade e a verdade te faz livre. Assim, não te surpreendes quando sai um cão assim desses bem bravos, de tua carne, quando te sai um pit bull ou te sai um chihuahua ou um cachorrinho mais manso do que outro, porém, continuam sendo cachorrinhos, que saem de tua natureza carnal. Pois quando saírem, tu enfrentas, e quanto mais conhecimento tenhas, - Te levo cativo. Não te recebo. Eu não tenho câncer, nada. Eu estou curado -. (Aplausos) – Não que vai te acontecer isto ou aquilo -. – Eu, não recebo isso. Eu estou bem. E mais, me declaro em saúde agora mesmo. Me declaro curado, tenho um fígado novo, tenho uma mente que se lembra de tudo --. Com a boca é que tu vais desfazer as intenções desta matéria que está contra a tua. Tu não vês que os seres humanos só usam dez por cento do potencial de sua mente, quer dizer, que tu tens uns noventa por cento escondido. Agora, por ingressar no Ministério Creciendo en Gracia, te deram mais uns por centos aí, estás pensando aos quinze, outros aos vinte, mas, há ainda uns oitenta escondidos. Imagine. Tu sabes o que tu sofres por não conhecer? O conhecimento é o que soluciona teus problemas. HELLO! O conhecer, tão logo a ti vem uma informação, tu dizes: - Ah, não, não, se é assim, tranqüilo. Tranqüilo -. Conhecimento. Tranqüilo, Bobby!, assim disse Juan Luis Guerra. Há muitas coisas que tu…, veja, eu te recomendo que é melhor que tu comeces a confessar esta palavra, pelo teu bem, pelo bem do teu trabalho, pelo bem dos teus esforços, pelo bem de teus filhos, de teus entes queridos, de teus pais, pelo bem da comunidade onde tu vives, é melhor que tu comeces ainda que seja em conhecer. Se Deus não te exige muito, se ele te exigisse algo que tu não pudesses dar. Sim, porque há pessoas que dizem: - Não, o cristianismo é difícil -. Certamente, é difícil dependendo das lentes que você ponha. Te pões à Moisés, difícil, porém, se te pões a Paulo, se faz leve e suave de se carregar essa carga.
Então, note o que diz Romanos 2:16. Aí estamos todos? "No dia..." Essa é a vinda do Senhor. Verdade que sim? A vinda. Veja, o que diz aí bem claro. "No dia..." Não era para seus dias, porém, ele disse: - Eu sei que vem um dia, quando o Senhor vier -. Diz: "no dia em que Deus julgará por Jesus Cristo os segredos dos homens, conforme ao meu evangelho." –E pastor, o que significa julgar? Que vai me meter num juízo assim? Culpado! Culpado -! Não, julgar, significa dividir. Por exemplo, a mim, me têm dividido muitíssimo. Tu sabes a divisão que me têm feito? Me tem dito que eu sou uma pessoa sumamente perfeita no espírito, e que eu sou uma pessoa amável, e que amo as coisas que não fazem dano ao próximo. Isso é dividir. Eu acreditava que eu era mau. Digo, entendo que em carne eu sou mau, mas, é que eu não sou carne. Eu sou um espírito que vive e… E então, pois, a palavra, até que o Senhor não veio, eu não pude saber quem eu era. Eu acreditava que eu era pior do que Caim. E tu também. Ah, e tu pensavas que teu esposo era muito mau. Ele não é tão mau, nada, o que acontece com ele é que ele está confundido e não o dividiram, e tu pensavas que tua esposa era má. Não, ela é uma pessoa maravilhosa, mas, como a palavra não a dividiu, se comporta mal. Tu não vês que palavra de Deus é mais cortante do que toda espada de dois gumes?, que vem partir, dividir.
Vamos ver, Hebreus 4, “no dia em que Deus julgará os segredos dos homens…”. Esse dia já chegou em 1986, eu fiz uma corporação na Casa do Estado em Porto Rico e ali começou. E começou a trombeta a sair e eu comecei a tocar a trombeta, ah, com som certo. HELLO! Carlos. Vocês ouviram essa trombeta como tocava? E era agradável. Porquê? Porque ele conhece as notas, o pentagrama, o tem bem claro, porque senão, seria uma desordem. Uma desordem como essa que tu escutas por aí, das religiões. Que uns te dizem: - Se não guardares o sábado, te perdes -. – Não, se a mulher se maquiar, peca -. E soam trombetas desafinadas. Pititos, essas cornetinhas de aniversários de bebês. Isso é o que se está ouvindo. Tu sabes, e então, há trombetas batistas, pentecostais, trombetas católicas, protestantes, de todas e todas tocam muito mal. Porque você gostou do som da trombeta Creciendo en Gracia? Algo aconteceu, que quando escutaste, te caiu como mel na tua boca. – Olhe, eu gosto desta palavra -. Tu escutaste faz tampo, verdade que sim? A escutaste em 1988, tu a escutaste e me chamou pelo telefone e me disse: - Ai, não posso mais -. E aqui está ainda, veja. Porque o que escuta, veja, o que escuta esta trombeta, imediatamente, fica livre. E essa trombeta não havia sido tocada em dois mil anos. Se a tivessem tocado, eu teria averiguado. Algum livro teria sido escrito que dissesse, porém, não havia sido tocada ainda. Se tocou, vamos para catorze anos que foi tocada, em 06 de Setembro do ano 2000, completam catorze anos que a trombeta está pelo rádio, por Internet, por televisão, por cassetes. Está sendo tocada.
Eu acabo de chegar da Guatemala e estava abarrotada de pessoas e todos ouviram com clareza o som da trombeta. E fui a Porto Rico agora, abarrotado de gente, veja, e não têm nem carta de membresia. Nós não damos carta de membresia. Tu sabes porquê? Se tu não gostas do som, para que vás e não voltes. Tu sabes porquê? Porque se o som não te agrada, vai te fazer dano ao tímpano. Sabes porquê? Porque este som é para tímpano de ovelha e se tu não és ovelha não vais gostar porque vai te arranhar, vai doer. Vais fazer assim, - Não quero escutar (tapando os ouvidos) -. Mas, se tu és ovelha vais gostar deste som, imediatamente, não vês que és ovelha? (Aplausos)
Então, veja o que diz Hebreus, capítulo 4, o que é uma trombeta, veja o que faz uma trombeta, o verso 12. "Porque a palavra de Deus, a palavra de Deus..." Veja, “a palavra de Deus”, não é o velho testamento. Porque diz aqui que a palavra de Deus é viva e Paulo diz que aquela palavra era morte. Paulo disse que a lei é um ministério de morte e maldição. De maneira que quando diz “a palavra de Deus”, não está dizendo que é qualquer palavra. “A palavra de Deus”, a do coração de Deus, são os catorze livros que Deus revelou ao apóstolo Paulo. E diz que a trombeta, diz que é viva, veja, "...viva...", e o quê? Porquê é eficaz? Porque te faz feliz. HELLO! Verdade que tem te feito feliz? "...é viva e eficaz..." Agora, veja o que diz: "...que é mais cortante do que toda espada de dois gumes; e penetra até partir a alma e o espírito, as juntas e medulas, e discerne os pensamentos e as intenções do coração.” As intenções de quê? E o que disse Paulo? “Quando o Senhor vier…” Verdade que ele disse: - Não julguem nada, mas quando o Senhor vier, ele vai penetrar em quê? As intenções do coração. Quer dizer, que para os tempos de Paulo, a palavra de Deus não era viva e eficaz, porque não a receberam, à ele, abandonaram, não creram nele. O ambiente estava tão permeado de Moisés, que não gostavam da trombeta dele, os judeus não gostavam desse som. Portanto, o mataram, fizeram planos de tirar sua vida e disseram: - Não convém que este homem viva. Não gostamos do que ele está falando, muito anti-religioso, muito liberal, muito livre -. Imagine que Paulo dizia, “Tudo me é lícito”. – Ah, você merece morrer, porque não pode ser que tudo te é lícito -. O mataram. E então, pois, a palavra de Deus é viva e eficaz, mas tu sabes que antes de 1986, ninguém podia julgar as intenções do coração. Tu sabes porquê? Porque julgavam mal. Imagine, com um diabo por detrás, com o pecado na frente, com os rudimentos para cumprir. Imagine, e toda a maldição que havia. Como iam julgar as intenções do coração e como a palavra seria viva e eficaz? Ta fazia mal. Como estão todas as igrejas neste mesmo momento, onde há um homem acusando-lhes, - Você está mal. Você está em pecado. Se Cristo vem, você fica. Passem à frente os que estão mal -. E você, arrependendo-se, - Deus meu, perdoa-me. Te prometo que não volto a fazê-lo -. E passados três meses, voltas e o fazes e – Aiii -! Depois de um ano, tu dizes: - Vou embora da igreja, para ser hipócrita dentro, fico for a -. E tu não és nenhum hipócrita. Você é uma ovelha com todas as descrições de ovelha. (Aplausos)
Vamos a Primeira carta à Tessalônica e com isso, terminamos e os deixo ir almoçar, a menos que estejam gostando deste almocinho. Vejam o que diz em Primeira carta aos Tessalonicenses. Olhe, tu sabes como Paulo deve estar triste? Veja, eu comecei uma igreja em Guaynabo, Porto Rico, fazem catorze anos, e está em pé. Eu comecei uma em Miami, fazem doze anos, e está em pé. Todas as igrejas que eu levanto, estão em pé, mas as de Paulo, fecharam todas. Onde está a igreja de Tessalônica? Não, essas pessoas se foram para o misticismo, como se chama? Aos gnósticos. Onde está a igreja dos Efésios? Fecharam-na. E os Coríntios? À vãs palavras. Tu sabes que todas as igrejas que Paulo escreve aqui, isto era uma igreja, a igreja de Tessalônica. Pois a fecharam, por isso é que não havia graça por dois mil anos, porque os apóstolos fecharam todas estas igrejas. Os apóstolos fizeram a Igreja Católica Romana e estas, as de Paulo, procuraram fechar, todas. Tu me compreendes, abençoado? Todas foram fechadas. E tu sabes o que ele disse à Tessalônica? Veja, falou de mim, veja, veja aí, veja. 1 Tessalonicenses 4:16, veja, não te assustes com isso, olhe que eu vinha assustado comigo mesmo e já passou este susto. "Porque o Senhor mesmo, olhe, o Senhor mesmo com voz de autoridade, com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus, descerá do céu; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” Tu sabes o que é uma voz de arcanjo? VOZ DE APÓSTOLO. É uma voz de autoridade. Eu tenho uma voz de autoridade, mas, voz de autoridade, não é gritar. Voz de autoridade, é o que tu dizes, se obedece. Por exemplo, agora mesmo eu tenho uns trezentos pastores no mundo inteiro que não movem um dedo sem procurar saber se eu aprovo. E por acaso eu exijo isso? Eu nunca chamei ninguém para dizer: - Veja, tens que fazer isto assim e assim -. Não. É que essa voz de autoridade é tão clara que eles entendem que para guardar a unidade do espírito, dizem: - Vamos nos submeter à uma só trombeta -. Porque diz, “Com trombeta de Deus”, mas não disse com “várias” trombetas de Deus. Porque então, entramos em diversidade. De maneira que há uma só trombeta, há uma só voz que vai mandar e reger todas as nações.
- Pastor, qual é a intenção de Deus -? A intenção, porque temos falado das tuas, a intenção do coração de Deus, que todos falemos uma mesma coisa, um mesmo sentir, um mesmo parecer, um Senhor, uma fé, um batismo, um apóstolo, uma trombeta, uma voz, uma forma de pensar, um evangelho, uma igreja. – Pastor, e isto se pode debater -? Bem difícil, para debater isto. Isto é para crer e aceitar, porque Paulo disse. Veja, Paulo em seu tempo, quis que todas estas igrejas que estão aqui, falassem uma mesma coisa, mas, Pedro se metia e quando ia corrigir o que Pedro fizera, lá já estava João, metido. Veja, é como fazem a mim, os pastores que dizem: - Vejam, esse homem está mal. Tenham cuidado -. Pois era assim que faziam com Paulo, - Veja, isso não é assim. Isso não é assim. Isso não é assim -. Olhe, que bom que ficou isso, Toledo. Isso sim, isso sim que ficou bem. Olhe, estava me fazendo falta (copo de água). Esse é outro mistério mais, que sem pedir, me trouxeram. Pois, note, eu passei muitos anos sofrendo sem saber minha identidade, sem saber quem sou, porque eu não sabia como eu comecei. Eu pensava que eu era mais um pastor que estava falando. Porém, logo, os ministérios começaram a descobrir o que era isto, e então, eu caí em confusão. Eu disse: - Como ficamos? Então, quem sou eu? “O outro” -. Com apóstolo, não mais tive dificuldades, com “o outro”, já foi mais difícil, como “pai”…, e então, agora, “arcanjo”. Pois lhes apresento ao Arcanjo Miguel. Abençoados. (Toda a congregação aplaudiu de pé).
Agora, o que é um mistério? Um mistério é algo incompreensível para a razão humana. Se o pastor dali está pregando coisas que têm sentido comum, já não é mistério. Ele deve pregar loucura, coisas loucas, porque Paulo disse, “que agradou à Deus salvar os crentes por meio da loucura da pregação”. Paulo chamou “loucura” aos mistérios. Porque, por exemplo, note, Paulo disse, “se somos infiéis, ele permanece fiel”, e isso é um mistério. Porque se somos infiéis, o normal seria que ele fosse infiel à você, se tu falhas, que ele falhe contigo também. Mas, se tu falhas com ele e ele não falha contigo, já então, te puseste em um mistério. Então, se um homem está num púlpito e não está ministrando mistérios à você, ele não deve ter a ousadia de chamar a isso de uma igreja cristã, porque não está pregando mistérios, ou melhor, deve pôr-lhe o nome de sinagoga judia tal e tal. Mas, chamar de cristianismo, já não pode fazê-lo. E mais, ele não tem o direito nem de recolher ofertas, porque está te roubando o dinheiro. Ou seja, tu estás dando dinheiro à um farsante, à uma fraude. Agora, se ele administra mistérios, aí, tu podes pôr teu dinheiro, porque é um bom terreno e vais ter colheita. Porém, se não, tenhamos isso bem claro, que o apóstolo Paulo aos gentios, à nós, os gentios, ele disse: “tenhamos os homens como administradores dos mistérios de Deus”.
Logo, ele disse: "Agora bem, se requer dos administradores, que cada um seja achado fiel.” Está falando que deve ser achado fiel, quanto à doutrina. Ele não pode misturar esse pacto com o outro pacto, porque ele deu por velho ao primeiro pacto, ao velho pacto. Estamos todos aqui? Sim? Estão prestando atenção? Ou seja, há um velho pacto que caducou e começou um novo pacto. De maneira que, esse administrador, se vai pregar mistérios, não pode te falar dos mistérios e logo em seguida te meter um mandamento por detrás, porque assim, já não é achado fiel. Não pode te meter legalismo, não pode violar o sentido do que está pregando à você. Diz, “que é necessário ser achado fiel”. Diz: ”Eu, muito pouco tenho que ser julgado por vós, ou por tribunal humano; e nem ainda me julgo a mim mesmo. Porque ainda que em nada tenha em má consciência, nem por isso sou justificado…” Porque ele disse que não é justificado? Porque ele matou à Estevão. Ele matou à Estevão, ele é um criminoso, ele, que está te falando aqui, que diz que não tem má consciência, foi um criminoso, um Fidel Castro do século vinte ou do século primeiro. Mas por causa dos mistério que ele prega, ele diz, “eu, de nada tenho má consciência”, porque ainda que se portava mal, disse, - com este pacto eu me cubro e não tenho má consciência -, como tu tens te portado mal. Tu tens feito tuas coisinhas, eu tenho feito minhas coisas, aqui, todos temos feito, porém, o pacto nos cobre para dizer, - Eu não tenho má consciência de nada -. Ah? Hoje, cada um aqui, pode dizer, - Eu não tenho má consciência de nada -. Te atreves dizer isso comigo? NÃO TENHO MÁ CONSCIÊNCIA… DE NADA. Esse é um mistério. (Aplausos). Olhe, isso é um mistério, que tu não tenhas má consciência com as coisinhas. Se nos colocássemos de pé aqui e começássemos a dizer, - Veja pastor, você não sabe o que eu fiz em tal ano -. Ah? Imagine, não terminamos. Tu sabes porquê? Porque nós somos pessoas sumamente infiéis. Nosso espírito, o tesouro, é perfeito, mas a carne comete erros que são os que vão destruindo tua vida, e te envelhecem antes do tempo, e te acusam todos os dias. Mas, se tu descobres o mistério de dividir carne do espírito, então, tu dizes: - Eu não tenho má consciência de nada. Eu sou um ser perfeito. Jesus Cristo me ama -. E podes desfrutar dos benefícios, essa é a herança. A herança é que tendo tu que viver em um corpo de carne, vivas como se nunca tivesses pecado. HELLO!
Olhe, estou te falando de mistérios, se não me entendes, se tu não me entendes nesta manhã, vais sofrer e não há necessidade de que tu sofras com um pacto tão maravilhoso como o que Deus te deu. Tu não vês que o novo pacto, atente bem, abençoado, ouça-me, o novo pacto não é outra coisa senão que Deus te pedindo perdão e desculpas. Deus, o que faz, é, - Vejam, me perdoem porque eu os vesti de carne -. Isso é o que ele está dizendo à você, - Me perdoem, foi minha culpa -. Por isso é que o profeta diz, “eu fiz, eu levarei, eu suportarei, até às cãs eu os suporto”. Estás me seguindo? Isso é o que é o novo pacto, de maneira que, tu não tens nem direito de estar sofrendo. Tu não tens direito de estar deprimido. Essas coisas que te acontecem, que enfeiam tua vida e te fazem às vezes faltar até com teus filhos e aos teus entes queridos porque estás tão deprimido que se desentende com o primeiro que te aparece, não tens nem direito de estar assim. Tu tens direito de dizer, - Tudo posso en Cristo que segue me fortalecendo. Eu estou muito bem, não tenho passado nada. Tudo está bem. Tudo está bem -. Diga: TUDO ESTÁ BEM. Diga à você mesmo, porque isso, vai te ajudar, com isso é que eu vivo. Veja, você sabe qual é a minha fortaleza? Meu conhecimento, não é o que eu faço. O que eu faço de bom, não serve, e o que eu faço de mal, tampouco serve. Quando faço algo de bom, de que me vale?, se estou chamado a fazer o que é bom? Minha fortaleza, minha forma de me manter são, de me manter jovem, não ir à hospitais, viu?, eu não vou à hospitais, digo, perdoe-me se há algum médico aqui, mas você se alegra porque eu não vou te visitar. Mas o meu remédio, é o meu conhecimento, porque quando vêm pensamentos de fora, à esta cabecinha, e me chegam, veja, me abrem como que comportas para me atacar. Tu não vês que, como eu digo que conheço, pois então, - Ah, tu conheces? Pois então veja, aqui tens -, Fua! E me vem um montão de pensamentos maus. Me ameaçam, me dizem que vou morrer, - isto é assim, isto está mau, aquilo, vais ficar sem dinheiro. Todos estes edifícios serão tirados de ti um dia se as pessoas continuarem a ficar em casa e não vierem, com assentos vazios -. Veja, como estão vazias as fileiras aqui, isso é uma vergonha, Ha, ha! Isso é outro mistério! Sim, que com as fileiras vazias, nós seguimos adiante sempre, sim? Mas, tu sabes o que acontece? Que quando eu vou me queixar de como começam tarde os serviços e as poucas pessoas que vêm, me vem outro mistério e me diz: - José Luis, eles estão livres e quiseram ficar em suas casas. Tu também às vezes o fazes -. E aí fica então tudo resumido. Não há queixas, verdade que sim? Veja uma maneira de eu lhes chamar a atenção, eu estou aqui desde às dez e meia, sabe? Ha, ha! Desde as dez e meia, eu vim preparadinho por aí e vocês me chegaram às onze e meia e olhe lá. Ha, ha! Mas esse é outro mistério, como disse Sambrano.
Bem, já me desviei do tema. Olhe que coisa, ah? Bem, então diz o verso 5, que é o tema desta manhã, diz: "De maneira que, não julgueis nada antes do tempo, até que venha, quem?, o Senhor, o qual aclarará também o oculto das trevas, e manifestará as intenções dos corações; e então cada um receberá seu louvor de Deus.” Veja que diz aqui, aqui não diz que tu não julgues. O que te diz é “não julgues antes do tempo”, julga, mas não antes do tempo. – Pastor, e quando podemos julgar -? Quando venha o Senhor. – Mas pastor, isso ele escreveu fazem dois mil anos -. Porque não se podia julgar nada, tu não vês que Paulo estava confundido. Paulo disse, - Veja, eu não entendo isto. Eu sou o perito arquiteto, eu sou o apóstolo das nações, sou eu -. É verdade que ele disse isso? – “Eu, como perito arquiteto…”, eu sou o apóstolo e todos me abandonam -. Veja que ele num capítulo disse: - Irmãos, os da Ásia lhes enviam saudações -. Passou pela Ásia, e então, noutro capítulo, diz: - Irmãos, os da Ásia me abandonaram -. Te lembras de quando disse isso? Ah, e depois, mais tarde, disse: - Todos me abandonaram, só Lucas está comigo porque é meu escritor e meu médico -. Então, ele disse: - Vejam irmãos, não julguem nada agora, porque eu não entendo este problema de que me chamam de perito arquiteto, me levam ao paraíso, me revelam catorze livros e não tenho uma congregação que me escute -. Isso é um mistério, verdade que sim? Então, ele disse: - Porém, não julguem porque -, olhe, olhe, HELLO! – não julguem porque eu estou suspeitando que isto é a soberania de Deus, quem está fazendo isto é Deus, que não prestem atenção em mim -, parece que ele suspeitava. Tu sabes que às vezes te acontecem coisas e tu dizes: - Ai Pai, será isto do Senhor -?, mas tu não podes julgar agora, deixa que passe um mês ou dois e eu descubro, mas agora, não posso julgar-me, nem dizer que isto é de Deus ou não, porque é que não sei. Paulo estava no mesmo terreno, estava dizendo: - Vejam, eu vou dizer uma coisa à vocês, eu sou o perito arquiteto, eu sou o apóstolo aos gentios, mas enquanto não vier o Senhor, não se saberá nada do que está acontecendo, porque não tenho congregação. Veja que Timóteo estava envergonhado de mim e fiquei só. Só tenho a Lucas, escrevendo uns livrinhos para mim aí e escreve mal porque ele está afetado pelo idioma dos apóstolos conforme à lei e às vezes põe coisas aí que eu não quero que seja escrito assim -. Mas volta e diz: “mas quando vier o Senhor”.
Agora, o que iria acontecer na vinda do Senhor? Duas coisas, verdade? Diz aí. Que revelaria o quê? O oculto de quê? E as intenções de quê? Veja, Paulo disse, - Quando vier o Senhor, será averiguado quem são os que têm impedido que eu tenha igreja aqui na Ásia. Quando vier o Senhor, serão descobertos os que se opõem à mim, porque eu disse que Jesus Cristo morreu e tirou o pecado. E João está dizendo, - Irmãos, se alguém pecou -. Como ficamos?, se ele tirou o pecado, como é que João pode dizer: que se alguém tem pecado? Ezequiel disse que quando Jesus Cristo viesse na cruz do Calvário, disse que o diabo seria destruído. Pois então, eu disse, eu escrevi em Hebreus 2:14, que porquanto os filhos participaram de carne, Deus também participou do mesmo para destruir ao diabo, que tinha o império da morte. Porém, Pedro está dizendo que o diabo está rugindo como o leão -. E então, era por isso que as pessoas preferiam crer nos apóstolos do que em Paulo, e por isso, o abandonaram, focou só. Mas, quem sabia isso? Hoje em dias as pessoas dizem: - Oh, os grandes apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, gente que têm transformado ao mundo…- Esses onze apóstolos são as pessoas mais malignas que se manifestaram na face da terra. Eles são os que puseram o Vaticano em Roma. Dali é que nascem os tentáculos que atingiram a toda América Central, América do Sul e o Caribe, dali é que nasce, de Roma. Porém, Paulo disse: - Mas agora, não se pode dizer isso, quando vier o Senhor -. E porquê é que nós agora sabemos, e podemos julgar isso? Ah? Porque o senhor veio.
Mas, como é que veio o Senhor? O Senhor tem três manifestações em sua vinda. Primeiro ele vem esclarecer, mas para aclarar, fique atento e não te assustes. Eu não estou falando da ressurreição dos mortos e não estou falando de quando ele vier e trocar este corpo pelo incorruptível, eu não estou falando disso. Eu estou falando do departamento A. A vinda do Senhor tem três manifestações. Agora, a primeira manifestação, é ACLARAR. Mas, como é que vai aclarar se não há pessoas que escute? – Não, é porque isso é nos céus. Quando o Senhor vier, nós estaremos por lá trepados em uma nuvem -. Ali não há nada para aclarar. Lá para quê? Seria uma manifestação onde há pessoas, seres humanos, que há que ajudar-lhes a descobrir as intenções do coração. Imagine, veja, desde que eu conheço esta palavra, as intenções do meu coração, foram julgadas. Por exemplo, por exemplo, eu acreditava que poderia perder minha salvação. Tu sabes quantas vezes, quando eu me portava um pouquinho mal, um pouquinho, porque eu nunca me portei tão mal. Mas, quando eu me portava mal, como eu vivia em uma religião que era de tantas proibições, - Isto é pecado. Isto é pecado. Isto é pecado. Isto é pecado. Isto é pecado. Não vás, não toques -, pois eu, às vezes acreditava, te recordas daquela parábola de que havia uma festa e encontraram um sem a roupa da festa e o tiraram, - For a daqui -! Já me esqueci. Ah. Sim, tu sabes, que não tinha a vestimenta e ali será choro e ranger de dentes, e eu dizia: - Ai Pai, se o Senhor vem e me encontra me comportando como estou agora mesmo, fico -. Tu sabes porquê? Porque eu tratava com as intenções do meu coração com um velho pacto. Mas quando vier o Senhor com o verdadeiro pacto, então, eu me julgo com facilidade, - que vou ficar que nada rapaz, eu, estou é mais salvo do que… - Viste?, minha intenção se aclarou bem e agora, vivo em paz, estou tranqüilo e se me porto mal então, - carnezinha, vamos te governar um pouquinho melhor. Comporte-se bem, porque você está chamada a coisas melhores -. Ninguém quer se comportar mal. Você sabe porque você se comporta mal? Porque você foi formado assim e tem uns maus costumes e herdou de sua família e situações e até da política de seu país. E às vezes você faz coisas que não quer fazer, mas se você escuta o evangelho da verdade, você começa a se corrigir e a se amar um pouquinho e a se perdoar um pouquinho até que seu estado de ânimo se sente muito melhor e se realiza como pessoa, como hoje eu me encontro realizado, com domínio próprio. Nem eu me faço dano a mim mesmo hoje. Outro, me fazer dano, a mim? Eu mesmo não me faço dano, vou deixar que outro me faça dano? Mas, tu sabes porquê isso? Porque o Senhor já veio.
Tu sabes quando o Senhor veio? Em 1986. Como veio? Com informação. A primeira manifestação da vinda do Senhor, o ensino, aclarando as intenções do coração. (Aplausos) – Pastor, mas isso é tudo o que é a vinda do Senhor, informação -? Tu não sabes o que vai acontecer neste milênio, que de um momento para o outro, de repente, em um abrir e fechar de olhos, teu corpo fica glorificado. Te recordas de quando Jesus ressuscitou, que podia comer e tudo, lhe deram até, e atravessava os lugares? Imagine que um dia, tu te levantes pela manhã e vás assim e passes pela parede do banheiro, - Olhe, o que me aconteceu, se eu… -? Mas eu não estou falando disso, o mencionei, e mais, pensei em voz alta, eu não quero falar disso. Eu quero falar da vinda do Senhor, porque a vinda do Senhor, você vai descobrir todo o mal, o oculto das trevas. Veja, você vai descobrir movimentos religiosos inteiros que vão ser destapados. Falsidades. Você vai descobrir o Vaticano caindo em pedaços, descobrindo-se todos os crimes que existem ali embaixo. Isto vai descobrir muito, porque o Senhor já veio, a trombeta já está soando.
Note que nós estamos na Internet soando mundialmente. Mais de, quantos Alvarito? Quantas entradas neste ano? Cento e dez mil pessoas acessaram nossas páginas estudando conosco, cento e dez mil. Uma igreja nos ares, a igreja eletrônica, temos outra igreja eletrônica de cento e dez mil pessoas. E de quantos países? Ainda que temos alcançado vinte e duas nações, mas de quantas nações? Quarenta e uma nações estão estudando conosco. Bem, outro dia, até o papa disse que o diabo já não existe. Onde aprendeu isso?
Nós, cada dia avançamos, cada dia, o que acontece é que tu não notas porque tu és parte de uma história encerrada em Jerusalém. Tu sabes que as pessoas que viviam em Jerusalém, não sabiam como ia afetar aquela mensagem que sucedeu ali, ao mundo inteiro? Já tem passado dois mil anos e estamos falando do evento que aconteceu ali, porém, quase nunca as pessoas notam o que está acontecendo. É igual, veja, as pessoas não sabem quem sou eu. Agora, quando eu morrer… Não recebo. Quando eu morrer, em seguida, - Veja, tinham razão – e começa a história, porque quase sempre um movimento é quando morre a pessoa. Então começam a falar bem dele, enquanto está vivo, tem que falar mal e deve ser assim.
- Pastor, estamos falando das nossas intenções. As nossas intenções são más -? Como tu queres que saia algo bom do mal? Tu não vês que a carne para nada aproveita. Tu tens um corpo vendido para a maldade. O apóstolo disse que os desígnios de tua carne não se sujeitam à lei de Deus. Todos os teus desígnios são maus, digo, se os comparas com os desígnios de Deus. – Pastor, eu não gosto disso -. Pois, goste ou não, tu vais ter que comer, porque tu estás feito de barro. Temos este tesouro em vasilhas de quê?, de barro. – Pastor, e convém que eu conheça que o que eu tenho posto não serve -? Te convém, porque assim, conheces a verdade e a verdade te faz livre. Assim, não te surpreendes quando sai um cão assim desses bem bravos, de tua carne, quando te sai um pit bull ou te sai um chihuahua ou um cachorrinho mais manso do que outro, porém, continuam sendo cachorrinhos, que saem de tua natureza carnal. Pois quando saírem, tu enfrentas, e quanto mais conhecimento tenhas, - Te levo cativo. Não te recebo. Eu não tenho câncer, nada. Eu estou curado -. (Aplausos) – Não que vai te acontecer isto ou aquilo -. – Eu, não recebo isso. Eu estou bem. E mais, me declaro em saúde agora mesmo. Me declaro curado, tenho um fígado novo, tenho uma mente que se lembra de tudo --. Com a boca é que tu vais desfazer as intenções desta matéria que está contra a tua. Tu não vês que os seres humanos só usam dez por cento do potencial de sua mente, quer dizer, que tu tens uns noventa por cento escondido. Agora, por ingressar no Ministério Creciendo en Gracia, te deram mais uns por centos aí, estás pensando aos quinze, outros aos vinte, mas, há ainda uns oitenta escondidos. Imagine. Tu sabes o que tu sofres por não conhecer? O conhecimento é o que soluciona teus problemas. HELLO! O conhecer, tão logo a ti vem uma informação, tu dizes: - Ah, não, não, se é assim, tranqüilo. Tranqüilo -. Conhecimento. Tranqüilo, Bobby!, assim disse Juan Luis Guerra. Há muitas coisas que tu…, veja, eu te recomendo que é melhor que tu comeces a confessar esta palavra, pelo teu bem, pelo bem do teu trabalho, pelo bem dos teus esforços, pelo bem de teus filhos, de teus entes queridos, de teus pais, pelo bem da comunidade onde tu vives, é melhor que tu comeces ainda que seja em conhecer. Se Deus não te exige muito, se ele te exigisse algo que tu não pudesses dar. Sim, porque há pessoas que dizem: - Não, o cristianismo é difícil -. Certamente, é difícil dependendo das lentes que você ponha. Te pões à Moisés, difícil, porém, se te pões a Paulo, se faz leve e suave de se carregar essa carga.
Então, note o que diz Romanos 2:16. Aí estamos todos? "No dia..." Essa é a vinda do Senhor. Verdade que sim? A vinda. Veja, o que diz aí bem claro. "No dia..." Não era para seus dias, porém, ele disse: - Eu sei que vem um dia, quando o Senhor vier -. Diz: "no dia em que Deus julgará por Jesus Cristo os segredos dos homens, conforme ao meu evangelho." –E pastor, o que significa julgar? Que vai me meter num juízo assim? Culpado! Culpado -! Não, julgar, significa dividir. Por exemplo, a mim, me têm dividido muitíssimo. Tu sabes a divisão que me têm feito? Me tem dito que eu sou uma pessoa sumamente perfeita no espírito, e que eu sou uma pessoa amável, e que amo as coisas que não fazem dano ao próximo. Isso é dividir. Eu acreditava que eu era mau. Digo, entendo que em carne eu sou mau, mas, é que eu não sou carne. Eu sou um espírito que vive e… E então, pois, a palavra, até que o Senhor não veio, eu não pude saber quem eu era. Eu acreditava que eu era pior do que Caim. E tu também. Ah, e tu pensavas que teu esposo era muito mau. Ele não é tão mau, nada, o que acontece com ele é que ele está confundido e não o dividiram, e tu pensavas que tua esposa era má. Não, ela é uma pessoa maravilhosa, mas, como a palavra não a dividiu, se comporta mal. Tu não vês que palavra de Deus é mais cortante do que toda espada de dois gumes?, que vem partir, dividir.
Vamos ver, Hebreus 4, “no dia em que Deus julgará os segredos dos homens…”. Esse dia já chegou em 1986, eu fiz uma corporação na Casa do Estado em Porto Rico e ali começou. E começou a trombeta a sair e eu comecei a tocar a trombeta, ah, com som certo. HELLO! Carlos. Vocês ouviram essa trombeta como tocava? E era agradável. Porquê? Porque ele conhece as notas, o pentagrama, o tem bem claro, porque senão, seria uma desordem. Uma desordem como essa que tu escutas por aí, das religiões. Que uns te dizem: - Se não guardares o sábado, te perdes -. – Não, se a mulher se maquiar, peca -. E soam trombetas desafinadas. Pititos, essas cornetinhas de aniversários de bebês. Isso é o que se está ouvindo. Tu sabes, e então, há trombetas batistas, pentecostais, trombetas católicas, protestantes, de todas e todas tocam muito mal. Porque você gostou do som da trombeta Creciendo en Gracia? Algo aconteceu, que quando escutaste, te caiu como mel na tua boca. – Olhe, eu gosto desta palavra -. Tu escutaste faz tampo, verdade que sim? A escutaste em 1988, tu a escutaste e me chamou pelo telefone e me disse: - Ai, não posso mais -. E aqui está ainda, veja. Porque o que escuta, veja, o que escuta esta trombeta, imediatamente, fica livre. E essa trombeta não havia sido tocada em dois mil anos. Se a tivessem tocado, eu teria averiguado. Algum livro teria sido escrito que dissesse, porém, não havia sido tocada ainda. Se tocou, vamos para catorze anos que foi tocada, em 06 de Setembro do ano 2000, completam catorze anos que a trombeta está pelo rádio, por Internet, por televisão, por cassetes. Está sendo tocada.
Eu acabo de chegar da Guatemala e estava abarrotada de pessoas e todos ouviram com clareza o som da trombeta. E fui a Porto Rico agora, abarrotado de gente, veja, e não têm nem carta de membresia. Nós não damos carta de membresia. Tu sabes porquê? Se tu não gostas do som, para que vás e não voltes. Tu sabes porquê? Porque se o som não te agrada, vai te fazer dano ao tímpano. Sabes porquê? Porque este som é para tímpano de ovelha e se tu não és ovelha não vais gostar porque vai te arranhar, vai doer. Vais fazer assim, - Não quero escutar (tapando os ouvidos) -. Mas, se tu és ovelha vais gostar deste som, imediatamente, não vês que és ovelha? (Aplausos)
Então, veja o que diz Hebreus, capítulo 4, o que é uma trombeta, veja o que faz uma trombeta, o verso 12. "Porque a palavra de Deus, a palavra de Deus..." Veja, “a palavra de Deus”, não é o velho testamento. Porque diz aqui que a palavra de Deus é viva e Paulo diz que aquela palavra era morte. Paulo disse que a lei é um ministério de morte e maldição. De maneira que quando diz “a palavra de Deus”, não está dizendo que é qualquer palavra. “A palavra de Deus”, a do coração de Deus, são os catorze livros que Deus revelou ao apóstolo Paulo. E diz que a trombeta, diz que é viva, veja, "...viva...", e o quê? Porquê é eficaz? Porque te faz feliz. HELLO! Verdade que tem te feito feliz? "...é viva e eficaz..." Agora, veja o que diz: "...que é mais cortante do que toda espada de dois gumes; e penetra até partir a alma e o espírito, as juntas e medulas, e discerne os pensamentos e as intenções do coração.” As intenções de quê? E o que disse Paulo? “Quando o Senhor vier…” Verdade que ele disse: - Não julguem nada, mas quando o Senhor vier, ele vai penetrar em quê? As intenções do coração. Quer dizer, que para os tempos de Paulo, a palavra de Deus não era viva e eficaz, porque não a receberam, à ele, abandonaram, não creram nele. O ambiente estava tão permeado de Moisés, que não gostavam da trombeta dele, os judeus não gostavam desse som. Portanto, o mataram, fizeram planos de tirar sua vida e disseram: - Não convém que este homem viva. Não gostamos do que ele está falando, muito anti-religioso, muito liberal, muito livre -. Imagine que Paulo dizia, “Tudo me é lícito”. – Ah, você merece morrer, porque não pode ser que tudo te é lícito -. O mataram. E então, pois, a palavra de Deus é viva e eficaz, mas tu sabes que antes de 1986, ninguém podia julgar as intenções do coração. Tu sabes porquê? Porque julgavam mal. Imagine, com um diabo por detrás, com o pecado na frente, com os rudimentos para cumprir. Imagine, e toda a maldição que havia. Como iam julgar as intenções do coração e como a palavra seria viva e eficaz? Ta fazia mal. Como estão todas as igrejas neste mesmo momento, onde há um homem acusando-lhes, - Você está mal. Você está em pecado. Se Cristo vem, você fica. Passem à frente os que estão mal -. E você, arrependendo-se, - Deus meu, perdoa-me. Te prometo que não volto a fazê-lo -. E passados três meses, voltas e o fazes e – Aiii -! Depois de um ano, tu dizes: - Vou embora da igreja, para ser hipócrita dentro, fico for a -. E tu não és nenhum hipócrita. Você é uma ovelha com todas as descrições de ovelha. (Aplausos)
Vamos a Primeira carta à Tessalônica e com isso, terminamos e os deixo ir almoçar, a menos que estejam gostando deste almocinho. Vejam o que diz em Primeira carta aos Tessalonicenses. Olhe, tu sabes como Paulo deve estar triste? Veja, eu comecei uma igreja em Guaynabo, Porto Rico, fazem catorze anos, e está em pé. Eu comecei uma em Miami, fazem doze anos, e está em pé. Todas as igrejas que eu levanto, estão em pé, mas as de Paulo, fecharam todas. Onde está a igreja de Tessalônica? Não, essas pessoas se foram para o misticismo, como se chama? Aos gnósticos. Onde está a igreja dos Efésios? Fecharam-na. E os Coríntios? À vãs palavras. Tu sabes que todas as igrejas que Paulo escreve aqui, isto era uma igreja, a igreja de Tessalônica. Pois a fecharam, por isso é que não havia graça por dois mil anos, porque os apóstolos fecharam todas estas igrejas. Os apóstolos fizeram a Igreja Católica Romana e estas, as de Paulo, procuraram fechar, todas. Tu me compreendes, abençoado? Todas foram fechadas. E tu sabes o que ele disse à Tessalônica? Veja, falou de mim, veja, veja aí, veja. 1 Tessalonicenses 4:16, veja, não te assustes com isso, olhe que eu vinha assustado comigo mesmo e já passou este susto. "Porque o Senhor mesmo, olhe, o Senhor mesmo com voz de autoridade, com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus, descerá do céu; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” Tu sabes o que é uma voz de arcanjo? VOZ DE APÓSTOLO. É uma voz de autoridade. Eu tenho uma voz de autoridade, mas, voz de autoridade, não é gritar. Voz de autoridade, é o que tu dizes, se obedece. Por exemplo, agora mesmo eu tenho uns trezentos pastores no mundo inteiro que não movem um dedo sem procurar saber se eu aprovo. E por acaso eu exijo isso? Eu nunca chamei ninguém para dizer: - Veja, tens que fazer isto assim e assim -. Não. É que essa voz de autoridade é tão clara que eles entendem que para guardar a unidade do espírito, dizem: - Vamos nos submeter à uma só trombeta -. Porque diz, “Com trombeta de Deus”, mas não disse com “várias” trombetas de Deus. Porque então, entramos em diversidade. De maneira que há uma só trombeta, há uma só voz que vai mandar e reger todas as nações.
- Pastor, qual é a intenção de Deus -? A intenção, porque temos falado das tuas, a intenção do coração de Deus, que todos falemos uma mesma coisa, um mesmo sentir, um mesmo parecer, um Senhor, uma fé, um batismo, um apóstolo, uma trombeta, uma voz, uma forma de pensar, um evangelho, uma igreja. – Pastor, e isto se pode debater -? Bem difícil, para debater isto. Isto é para crer e aceitar, porque Paulo disse. Veja, Paulo em seu tempo, quis que todas estas igrejas que estão aqui, falassem uma mesma coisa, mas, Pedro se metia e quando ia corrigir o que Pedro fizera, lá já estava João, metido. Veja, é como fazem a mim, os pastores que dizem: - Vejam, esse homem está mal. Tenham cuidado -. Pois era assim que faziam com Paulo, - Veja, isso não é assim. Isso não é assim. Isso não é assim -. Olhe, que bom que ficou isso, Toledo. Isso sim, isso sim que ficou bem. Olhe, estava me fazendo falta (copo de água). Esse é outro mistério mais, que sem pedir, me trouxeram. Pois, note, eu passei muitos anos sofrendo sem saber minha identidade, sem saber quem sou, porque eu não sabia como eu comecei. Eu pensava que eu era mais um pastor que estava falando. Porém, logo, os ministérios começaram a descobrir o que era isto, e então, eu caí em confusão. Eu disse: - Como ficamos? Então, quem sou eu? “O outro” -. Com apóstolo, não mais tive dificuldades, com “o outro”, já foi mais difícil, como “pai”…, e então, agora, “arcanjo”. Pois lhes apresento ao Arcanjo Miguel. Abençoados. (Toda a congregação aplaudiu de pé).
Nenhum comentário:
Postar um comentário