Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sábado, setembro 09, 2006



(calqueo ministrado em 18/04/2001)
Hoje vamos falar "A Mente Parte II", vamos ver uns detalhezinhos bem importantes. O verso central que usamos foi Romanos 7:25, vamos ler de novo para dar introdução. Diz o verso 25, estamos todos? Sim? ABA PAI! Diz: "Graças dou a Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Assim que, eu mesmo …" Diga: EU MESMO. Isto você tem que fazer, e ele te diz como, "com a mente". Porém é você quem tem que se propor a fazer. Diz: "… eu mesmo com a mente sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." Lembra que a lei de Deus não é a lei de Moisés? A lei de Moisés é a lei do pecado, agora a lei de Deus é a lei do Espírito. São muitos os abençoados que guardam o sábado por que não puderam entender esta divisão.
Gostaria que alguém me entendesse nesta noite, por que eles pensam que ainda tem que cumprir a lei de Deus, só que a lei de Deus não é a lei de Moisés. A lei de Moisés foi a lei que mostrou o pecado, agora a lei de Deus é a lei do Espírito, por isso é que tem que usar a mente. Na lei do Espírito só se pode usar a mente, não se pode usar a lei de Moisés porque não combinam, são dois pactos diferentes.
Agora, quando a mente é iluminada a primeira coisa que acontece é que teu entendimento começa a renovar um conhecimento, a tua mente começa a renovar-se. Eu quero falar de três coisas que acontecem quando a mente é renovada, três coisas que você vai experimentar ou já experimentou e vai entender melhor, ou está passando por elas, três coisas que acontecem.
A primeira coisa é o temor ao infinito, o temor ao desconhecido começa a desaparecer. Esta semana eu falei com uma pessoa que ouviu sobre um documentário das pessoas que vão à lua, e disse que quando vê esse documentário se lembra de quando era pequeno. Porque disseram a ele que quando o homem chegasse à lua o mundo acabava. E agora, mesmo sendo adulto, quando vê estas notícias, lhe vem a memória o tempo em que era criança. Muitos de nós temos estado em temor, pensando que o mundo vai explodir em chamas e vai se partir em pedaços, todas essas coisas vêm do tempo de criança. Porque lhe metiam medo, e a criança começa a crescer em temor e isso vai prejudicando a sociedade, é muito ruim uma sociedade crescer em temor. Hoje em dia isso é muito fácil por causa dos jornais. Ah, as notícias locais e estrangeiras, quando vêm... se você não proteger sua mente, porque é com a mente que você serve a Deus. Então você tem que proteger tua mente destas noticias, falar: eu não recebo isto, eu não me deixo afetar por isso - porque se você ficar calado, isso vai bombardeando e vai trazer temor e preocupações no futuro.
Então, a primeira coisa é que você perde o temor do mundo desconhecido. Você agora diz: -Não, não, se o mundo está firme e sustentado pelo governo de Deus, nada pode lhe mover -. Então, o medo e a insegurança sobre o futuro vão embora, por que essas coisas te afetam.
Número 2, você começa a entender que é um salvo para sempre. A dúvida de perder a salvação vai embora, porque você começa a compreender que é um espírito que foi criado antes da fundação do mundo. Você não é um espírito que começou com o teu nascimento. No nascimento começou o teu barro, mas Deus é Pai dos espíritos, isso quer dizer que você é um espírito e teu verdadeiro Pai é Deus. Então vem a pergunta: pois se meu Pai é Deus, do meu espírito, então quando o criou? Foi quando mamãe e papai começaram o barro? Não, o espírito tem o seu começo antes da fundação do mundo, Deus não está criando mais espíritos. Tudo que ele queria criar o fez milhões de anos antes de visitar a o planeta Terra. Ele criou o diabo, ele criou anjos desobedientes e criou, em diferentes classes, anjos obedientes como querubins, arcanjos e anjos.
Então, quer dizer, (obrigado Iby) que agora você sabe que não teve começo quando nasceu, quando nasceu começou neste mundo a tua formação no barro. É como Jesus de Nazaré, ele chegou no ventre de Maria, foi formado, mas o Espírito que entrou no ventre de Maria era Deus mesmo, aquele que não tem princípio e nem fim. Então, você tem um princípio, mas foi antes da fundação do mundo, quando a tua mente é renovada você diz: -Como é que eu vou me perder se sou um filho de Deus. Como pode um filho de Deus se perder -? Uma vez sendo ovelha como se converter em lobo? É bem difícil, um animal não pode mudar sua natureza. Então você não pode mudar de filho da salvação para filho da perdição, porque não é você quem escolhe, quem escolheu foi Deus: filhos da ira e filhos da salvação.
Portanto, por isso é que aí mesmo em Romanos, vamos buscar, Romanos, no capítulo 9, verso 11, observe o que diz. Por causa deste verso é que você entende que sua salvação nunca vai estar em perigo, por isso é que você pode dizer "Salvo sempre salvo", mas você não diz como pretensão, é que "salvo sempre salvo", porque uma vez filho de Deus, sempre filho de Deus. Veja o que diz o verso 11, de Romanos 9. Diz: "(Pois ainda não haviam nascido, nem haviam feito ainda nem bem nem mal, para que o propósito de Deus …" Não é o seu propósito, "…o propósito de Deus conforme…" O livre arbítrio? Não. "…conforme a eleição …" Quem é aquele que elege? Ele, ele disse: "Eu elegi a vós. Vocês me elegeram? É Ele quem elege. Diz: "… o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse …" A eleição permanece, o sistema pensa que é pelo seu livre arbítrio. Eles pensam que você decide se vai se salvar ou não, se vai ser filho de Deus ou não. Aqui diz o contrário, "…o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse…" você não tinha nascido e isso já estava decidido, esta informação é maravilhosa, isso é renovar tua mente.
Veja o que diz mais: "…não pelas obras senão pelo que chama)" Ou seja, não é pelas obras boas ou más, mas é por aquele que chama. Esta é uma informação que se tem que dizer às pessoas, porque todos pensam que é por obras, se comportam bem esperando serem salvos. E se lhes disserem que já são salvos, vão se comportar mal? Então, as obras são uma hipocrisia, porque estão se comportando bem para que Deus lhes salve. Não é assim, você se comporta bem porque já é um salvo. Isto lhe traz paz, saber que você está salvo para sempre, não é um ato de livre arbítrio, é um ato da eleição. Diga: ELEIÇÃO. Estas são palavras do reino, estas são palavras que ativam os teus anjos, eles gostam, eles ficam encantados com este tipo de vocabulário. Quando eles te ouvem falar de eleição em seguida pensam nos mistérios escondidos, quando ouvem você falando que foi Deus quem elegeu e não você, imediatamente eles se adaptam a esse idioma. Porque eles o ouviram da parte de Deus.
Então, número 1, se vai o temor ao desconhecido. Você deixa de crer nos filmes de bruxas e de possessões demoníacas, e deixa de crer neste seriado da televisão que fala de coisas desconhecidas, deixa de crer em tudo isso que lhe traz insegurança. Se existe gente lá no outro planeta ou não existe. Eu creio nos OVNIS, eu creio, com certeza, estes são carros celestiais que de vez em quando um anjo sai do rumo e se deixa ver para que as pessoas saibam que eles estão por aí. O mundo crê que eles são seres de outro planeta e que pensam de maneira diferente, eu não penso assim, mas para não pensar além do que está escrito... como não tenho mais nada escrito. Eu me submeto ao que está escrito, eu não tenho que pensar além.
Por isso é que Paulo diz: "Para que aprendais a não pensar além do que está escrito". Porque tem gente que gosta de jogar com a mente e eu advirto: Não jogue com o terreno de Deus. Se Deus lhe entregou um terreno, cultive-o, mantenha-o, mas não se ponha a plantar coisas que ele não plantou, porque você serve a Deus é com a mente. Essa gente que gosta de procurar cinco patas no gato quando ele só tem quatro, o que está escrito é suficiente para te manter entretido e se manter contente. Não se ponha nessas religiões como rosa cruzes e científicos, que se põem a inventar e deduzir. Deixe isso, o que está escrito é suficiente. Veja catorze livros, quatorze epístolas te educam. Veja, eu as venho estudando há dezoito anos, quando entendi a graça, dezoito, e segue aparecendo coisas. Do mesmo verso aparece, porque vamos de glória em glória, eu não sei quantas glórias serão. Talvez nunca chegue a entender estes quatorze livros enquanto estiver vivo. Porque há muita glória aí, os quatorze livros são a mente de Cristo escrita, a mente de Cristo escrita. Então, imagine, "as profundidades das riquezas de sua glória", isso é maravilhoso.
De maneira que, número 1, no mundo o desconhecido se acaba e então sabes com certeza que estás salvo. E número 3 do primeiro passo, é que o diabo, e o inferno, e os demônios se acabaram. Você sabe que quem nos ensinou isso foi Roma: Satanás, o demônio, a serpente antiga. Ah, o inferno, porque inferno sem Satanás não funciona e um Satanás sem inferno, é como uma prefeitura sem prefeito, ambos necessitam um do outro. Eu estava olhando no inglês a palavra "inferno" significa Seol, que dizer sepulcro. Em todas as versões em inglês o que fala é "Não deixarás a minha alma no sepulcro, no Seol, no inferno". E então eu gostaria, só para tirar, porque veja, isso é um conto de Hollywood, como disse Rafael em um programa gravado na televisão, é um conto de Hollywood. E então o único versículo, veja que Mateus nem se atreveu falar disso, Lucas muito menos e João também não. Porém Marcos, eu não sei onde se metia Marcos, ele escreveu, se você quiser buscar, tem uma referência em Isaías.
Vamos ver Marcos 9:46 a 48, se você pensa que ainda tem diabo ou inferno, relaxe e não creia nessas fábulas. Ou creia como está escrito na Bíblia entendendo o que significa. Marcos o segundo livro de história do velho testamento, ou seja, antes da cruz. O sistema pensa que o novo testamento começa em Mateus, mas o novo testamento começa na morte e ressurreição de Cristo, porque foi aí que mudou o pacto. ALÔ! O pacto mudou aí, então aí começou o novo pacto.
Marcos 9, vamos ler o verso 46 e 48. Diz: "Onde o gusano deles não morre, e o fogo nunca se apaga." O 48 diz: "Onde o gusano deles não morre, e o fogo nunca se apaga. " Quando mencionamos "gusano", estamos falando de algo físico, as pessoas pensam que o inferno é um lugar ao lado do céu, eles acham que de um lado celestial estão os bons, e de outro lado estão os maus. Porém o que está se dizendo aqui é "que o gusano nunca morre", você sabe o único lugar onde vive o gusano? Num morto quando o enterram, é de um morto que saem gusanos. Ah, por um tempo, porque depois que apodrece só ficam os ossos. Quando Jesus se referia a inferno, estava se referindo ao crematório da cidade, veja o que ele dizia: -Se você se portar mal, cuidado para não perder uma mão. É melhor perder a mão, o olho do que todo o seu corpo ser lançado no crematório da cidade, onde estão os gusanos de montão. E o fogo não se apaga porque imagino que nestes lugares se usa fogo para que não haja epidemias.
Então observe essa mesma referência em Isaías, se você tem o velho pacto na mão, vamos ao capítulo 66, o último capítulo de Isaías. Nos dá uma boa referência de que é algo físico e não espiritual. Isaías 66, verso 24. Ouça, o deixou por último, o último verso do capítulo 66. Diz: "E sairão, e verão os cadáveres dos homens que se rebelaram contra mim …" Vou repetir. Isaías 66:24. "E sairão, e verão os cadáveres dos homens que se rebelaram contra mim, porque seu gusano nunca morrerá, nem seu fogo se apagará, e serão abomináveis a todo homem.." Ou seja, é algo físico, é algo aqui na terra, o mesmo "o gusano não morre e o fogo não se apaga e é abominação aos homens que estão na terra ". Porque no céu não existem homens, no céu existem anjos. Assim que, é o mesmo de Marcos, você não tem que ficar pensando que vai para um lago de fogo, caso comporte-se mal. Ah, e que fica se queimando, isso é o mais grave, ficar aí. "As almas do purgatório", a ver se as culpas se pagam depois de cinco anos se queimando.
A mentezinha precisa estar bem obstruída, bem trancada para achar que morrendo a pele apodrece, e o espírito vai se queimar, quando na verdade os espíritos não se queimam. Na parte espiritual não tem fogo, o fogo só existe aqui na terra, é para consumir coisas físicas. Você está pensando comigo? Diga: -AI, QUE BOM QUE NÃO HÁ INFERNO -! Ouça, e estamos falando que teólogos de alta categoria dizem: -Não, o inferno, isso é oficial -, para eles, imagina. Sabe lá o que é isso? Estas igrejas grandes americanas que você vê na televisão, homens famosíssimos, conhecidos, de fama, especialmente na Bible Bell, no sul dos Estados Unidos. Essas belas catedrais sem inferno e sem diabo, fecham as portas, imagine.
Observe bem, o espírito que Deus te deu não foi espírito de temor, foi espírito de poder, de amor e domínio próprio. E que espírito de poder você vai ter, crendo que ao morrer vai ser lançado para o lado de lá? Paulo nunca testificou que quando foi ao paraíso tinha um lugar quente na parte norte do paraíso, ele não sentiu calor. Se fosse assim, ele teria dito: -Enquanto ia para o paraíso, havia um lugar que saía vapor -, mas, não. Paulo nunca, o perito arquiteto, imagina, o apóstolo dos gentios, aquele que nos deixou o fundamento nunca mencionou essa palavra. Ele mencionou como fez Isaías, ele disse que, -Se nossa morada terrestre se desfizer, temos, pois, um edifício feito não de mãos, da parte de Deus -. Ele falava assim, se você se desfizer onde vai estar? No sepulcro? Pois é o melhor inferno para quando você ficar velhinho. Eu não quero ainda ir para o inferno, para o sepulcro, mas... Engano dessas criancinhas, dê um aplauso a Jesus Cristo que isso não é assim.
Imagine eu, um Evangelista Internacional em toda a área da Nova Inglaterra, reconhecido pelas denominações, eu pregando "inferno", eu. Ouça a verdade, sair do sistema e entrar aqui, é entrar no reino dos céus. Quando você entra no Ministério Crescendo em Graça, pela primeira vez você entra no reino dos céus.
Veja, o tinha escrito: "Por fim entras no reino dos céus", essa é a Parte II, Entrando no Reino dos Céus. Vamos buscar em Efésios, para que você veja que é verdade. Efésios, capítulo 2 diz que você entrou no reino dos céus quando os olhos foram iluminados, quando seu entendimento foi esclarecido. Um dos benefícios da mente esclarecida é que com a mente você serve à lei de Deus, mas é porque você está num bom lugar. Veja o que diz o capítulo 2, verso 1, vamos ler do 1 ao 10, para que veja aí tua vida, para que veja o patrão que vai seguir.
Diz: "E ele vos deu vida a vós …" Aí estamos todos? Sim? Capítulo 2 aos Efésios. "E ele vos deu vida a vós, quando estáveis mortos em vossos delitos e pecados, nos quais andastes noutro tempo, seguindo a corrente deste mundo, conforme o príncipe da potestade do ambiente, do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência…" Espírito com "e" minúscula, porque é a atitude que opera, não é um espírito como se Satanás estivesse vivo, mas é um espírito que está na carne. Diz: "…entre os quais também nós vivemos noutro tempo nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos …" Porque tua mente não estava renovada, os teus pensamentos estavam sendo governados pela ignorância.
"…e éramos por natureza filhos da ira, o mesmo que os demais. Mas Deus, que é rico em misericórdia, por seu grande amor com que nos amou, ainda nós estando mortos em pecados, nos deu vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e juntamente com ele nos ressuscitou, e deste modo …" Nos vai fazer assentar? "…nos fez assentar nos lugares celestiais com Cristo Jesus…" Você sabe quando um cristão, um evangélico entende que está assentado em lugares celestiais com Cristo Jesus? Quando seus olhos são iluminados, quando entra no reino dos céus. Você sabe que no sistema protestante nenhum grupo evangélico, nenhuma escola de interpretação cristã em qualquer livraria pode explicar a vocês Efésios 2: 6? Eles não entendem isso, eles até podem dizer: -Oh, a igreja está assentada em lugares celestiais com Cristo.
Mais e daí, se seus olhos não foram iluminados? Como é que a igreja vai estar assentada em lugares celestiais com inferno, com demônios lhes buscando, podendo perder-se? Que tipo de Igreja é essa que mesmo já estando assentada em lugares celestiais, ainda pode ir para o inferno? Isso é uma palhaçada, ou uma piada, é brincadeira. Eu te digo: Eu recebo, eu recebo que neste novo milênio estarão entrando milhares de congregações, pastores entendendo. Porque estas coisas são criancices, coisas elementares que os mantêm presos por não conhecerem. Porque a mente não tem sido iluminada, não sabem servir a Deus com a mente, estão sempre buscando cerimônias e cerimônias. Eu quando estava vindo para cá, pelo rádio estava ouvindo um grupo de judeus messiânicos, e eram só disparates. E que o pão significa isto, e aquilo, e que tem que fazer, e que não é a Santa Ceia, e que é a Páscoa Judia, um cem números de coisas. E eu disse: Como é que pode se entreter com isso? Cerimônias, ritos, mandamentos.
Quando aí mesmo neste capítulo 2, se você vê o verso 15, veja como diz: "Abolindo na sua carne…" Cristo, observe, "Abolindo na sua carne as inimizades, a lei dos mandamentos expressos em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um só e novo homem, fazendo a paz, e mediante a cruz reconciliar com Deus a ambos num só corpo, matando nela as inimizades." Quando Cristo morreu tirou toda a inimizade, já não há mandamentos expressos em ordenanças da lei, mas a igreja dorme. Ouça, assim era o título de um livro que foi escrito há anos, "A Igreja Dorme", escrito por um sacerdote. Se este sacerdote agora nos escutasse, diria: -Até eu estou dormindo. Até eu que escrevi este livro "A Igreja Dorme", não sabia que também estava cochilando. Na verdade, ele o escreveu como se fosse sonâmbulo, estava dormindo. Sim porque todos estão dormindo.
Então, a primeira coisa que a igreja faz quando entra no reino, este é o segundo passo que estou falando, já nos livraram do temor, agora entra no reino dos céus. Então, a primeira coisa que a igreja faz quando sua mente é iluminada, quando seu entendimento é esclarecido é deixar os rudimentos da doutrina de Cristo. Porque Cristo nos dias de sua carne ainda cumpria o velho pacto e as doutrinas que praticava estavam em linha com Moisés, ele tinha que cumprir Moisés. E então, tem que deixar essas doutrinas. No entanto, a Igreja Evangélica continua praticando, os Católicos continuam praticando, os mórmons continuam praticando, os Testemunhas de Jeová também, os Espíritas, os Feiticeiros, todos continuam praticando. Todos eles estão ligados a estas doutrinas e por isso usam cruzes, sangue, amuletos, rosários, virgenzinhas, todas essas coisas ficaram antes da cruz. Quando o seu entendimento é iluminado, você deixa tudo, tudo que faz parte da doutrina de Cristo ficou para trás.
Então imediatamente você começa a se submeter ao sentimento apostólico, e começa cuidadosamente a guardar a unidade do Espírito. Paulo exigiu desta igreja dos Efésios no capítulo 4 (verso 1), veja aí, já que o tens aberto. Diz: "Eu, pois, preso no Senhor, vos rogo que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, suportando-vos com paciência uns aos outros em amor, solícitos(cuidadosos) em guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz …" Isto tem que estar em todo pastor, em todo membro deste ministério, têm que estar "solícitos". Não simplesmente dizendo: -Estou submetido e imito o apóstolo -. Não, é necessário o sentir, que todos realmente falemos uma mesma coisa, que todos sintamos uma mesma coisa, no mundo todo. Que um dia se levante este exército de crentes com os olhos iluminados, servindo a Deus com a mente, fora de rudimentos, fora de ritos, fora de inferno, fora de diabo, fora do pecado e possa servir a Deus pensando uma mesma coisa. Nós vamos ver isso irmãos, isto será glorioso, vai ser glorioso.
Vamos ver a mesma Roma chamando em nossas portas, -Veja, queremos …-, digo os amantes da verdade. Os amantes da verdade, porque nem todos estarão chamados a entender estes mistérios.
Bem, o terceiro passo é Entrar no Caminho dos Perfeitos, entrar na perfeição. Porque em Hebreus 6:1 diz: "Irmãos, deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo, vamos onde? A perfeição". Por isso Paulo disse: "Todos os que somos perfeitos, sintamos uma mesma coisa, todos os que somos perfeitos". Perfeitos em conhecimento, porque na carne não há perfeição. Ele diz: "Todos os perfeitos, sintamos uma mesma coisa". Você sabe, esta semana eu estava lendo o livro aos Coríntios e cheguei aos capítulos 12, 13 e 14 que fala dos dons espirituais; dom de línguas, o dom de profecias, interpretação de línguas, dom de milagres. Lembram desses três capítulos? Lembram que falam disso?
Então eu estava dizendo: -Senhor, eu tenho notado que no Ministério Crescendo em Graça, é como se estas coisas tivessem sumido -. Você não vê gente falando em línguas publicamente, não vê gente cantando em línguas, há igrejas que saem: -iiiiiribiba-, e saem cantando. Então você pergunta: -O que estarão cantando -? Ah, e você vê desordens nessas igrejas carismáticas, pentecostais, quando o entre aspas Espírito se manifesta, se balançam, tremem, caem ao chão. E então eu dizia: Senhor porque no Ministério Crescendo em Graça isso não acontece -?
E o Senhor me deu a resposta, eu a encontrei na Primeira carta aos Coríntios. Por que no Ministério Crescendo em Graça, no mundo inteiro, os dons não se manifestam como nesses lugares carismáticos? Vamos ver isso biblicamente, Primeira carta aos Corintios, capítulo 12. Primeiro, você deve ter em mente que Paulo quando escreveu a esta igreja, ele disse: "Eu não pude falar a você como espirituais, senão como a meninos em quem? Em Cristo ", você tem que ter isso em mente. Agora vamos ao capítulo 12, onde ele aplaude esta atitude no verso 1, diz: "Não quero, irmãos, que ignoreis acerca dos dons espirituais. Sabeis que quando éreis gentios, deixáveis levar-vos aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. " Bem, então aí ele começa a dar uma lista dos dons espirituais, das línguas e os aplaude. Diz: -Vejam irmãos, não quero que ignorem os dons espirituais.
Depois no capítulo 14, verso 9 ao 15, veja o que diz: "Assim também vós, se por língua não disseres palavras bem compreensíveis, como se entenderá o que dizeis? Porque falareis ao ar. Muitas classes de idiomas há seguramente no mundo, e nenhum deles carece de significado. " Diz: "Porém se eu ignoro o valor das palavras, serei como estrangeiro para o que fala, e o que fala será como estrangeiro para mim. Assim também vós, pois que anelais dons espirituais, procurai abundar neles para edificação da igreja. Pelo qual, o que fala em língua estranha, peça em oração poder para interpretá-la. Porque se eu oro em língua desconhecida, meu espírito ora, mas meu entendimento fica sem fruto. " ALÔ! "Que farei pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito,mas cantarei também com o entendimento.
Paulo está dizendo que estas línguas são permitidas, porém que sejam com interpretação, ou seja, que ninguém fale sem interpretação. Porque, o dom de línguas é verdadeiro. Eu por exemplo tenho esse dom, eu falo em línguas, porém quando eu falo, eu não entendo o que digo, e assim meu entendimento ficou sem fruto, no entanto segue sendo um dom. Agora, se na igreja eu começar a falar em línguas, vocês vão dizer, -O que estará dizendo -? A menos que vocês entendam esse idioma. Imagine que você vá agora a um país, na China, e lá comecem a falar no idioma deles, e você não conhece. Vai chegar um momento que você vai cansar de ouvir, e vai dizer: -Tudo está muito bom, mas eu não estou entendendo nada -, e não vai haver comunicação.
Paulo disse que prefere na igreja cinco palavras com entendimento. Verso 19, disse: "Porém na igreja prefiro falar cinco palavras com meu entendimento…" Na igreja, se você quiser falar em línguas só, se no seu quarto estando só quiser falar, pode falar até se cansar. "Porém na igreja prefiro falar cinco palavras com meu entendimento, para ensinar também a outros, que dez mil palavras em língua desconhecida. " Imagine, dez mil, se você falar dez mil palavras em língua, vai cair a língua, porém na igreja cinco palavras. E mais, cinco palavras, veja: -Estou (1) abençoado (2) com toda (3) bênção (4) espiritual; isso com cinco palavras, isso sim você entende. Mas dez mil em línguas, seu entendimento fica sem fruto.
Agora há um detalhe no capítulo 13 que me fez entender porque no Ministério Crescendo em Graça essas coisas como que desaparecem. Capítulo 13, aí mesmo, vamos ler capítulo 13, do 8 ao 13. "O amor nunca deixará de ser, porém as profecias se acabarão, e cessarão as línguas, e a ciência acabará. Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos, mas quando vier o perfeito, então o que é em parte…" Quê? E o que foi que chegou a nós? O perfeito? Ao deixar os rudimentos da doutrina, o que segue dizendo? "Sigamos para onde? À perfeição". Pois o terceiro passo é que quando você entrou na perfeição tudo isso começou a cessar. ABA PAI! A SEU NOME GLORIA! (Aplausos)
Você sabe, ao ministério e a mim, chegam pessoas com muitas perguntas que nem sempre posso responder. Antes me perguntavam: -Por que aqui não tem culto de oração toda semana? Essa eu expliquei na quarta-feira passada. Porque esta eu a tinha no departamento de espera. Você não tem que responder tudo que as pessoas lhe perguntam. Que pretensão é essa de saber tudo? Por que você tem que saber tudo? -Ai, eu não me atrevo a falar, por que se me fizerem uma pergunta! Quando chegarem a você com uma pergunta e você não souber, simplesmente diga: -Não sei. Vão te dizer: -Como é que você não sabe? Você teria que saber. –Pois eu não sei. Eu só respondo o que eu sei, o que não sei não respondo nada -. Nas minhas viagens pelo mundo, sempre me param para fazer perguntas. Martín, lá na Colômbia me passou. –Veja isto, e mais isto. E eu lhe disse: -Eu não sei. E me disseram: -Adeus, você é apóstolo e não sabe? –E quem te disse que o apóstolo tem que saber tudo? Agora, me dá uma oportunidade, talvez em seis meses ou um ano eu saiba. --.
Pois bem, eu pessoalmente dizia: -Antes tanta língua que nós falávamos -. No princípio deste ministério havia mais manifestações de línguas e uma mensagenzinha por aqui e –Veja, meu servo, assim te diz o Senhor, e avança, e corre, e não te detenhas -. Você sabe, que quando se está no sistema se busca alento, você sabe. Eu lembro que tivemos conosco ministros que gostavam destas coisinhas carismáticas, rapaz isso é muito bom. –Veja você, de blusa amarela ou vermelha, assim diz o Senhor. Então, há igrejas onde você depende disso, que te aliviem, que te guiem. –Dizei-me, o que recebestes do Senhor para mim? O que lhe deu o Senhor?
Pois veja, quando você entra no caminho do Senhor, quem poderá vir a você falando em línguas? Você já entrou no caminho da perfeição, você tem a mente de Cristo, a Cristo não se fala em línguas. ALÔ! (Aplausos) Se você tem a mente de Cristo, por que você tem, Paulo disse "Mas nós temos a mente de Cristo". Então o que está você fazendo falando em línguas com Cristo? Ele vai dizer: -Adeus, veja, falando com o chefe em línguas -. Se Cristo está em vós, Cristo em vós, com a mente ativada, para que então eu tenho que te dar conselhinhos? Eu vou ser honesto com você, eu não estou enganando ou zombando os meus irmãos pentecostais e carismáticos, o que na verdade estou fazendo é tirando-os da meninice, da criancice espiritual.
Porque eu, mesmo neste ministério, com todas essas coisas que tenho pela frente, você não crê que às vezes eu espero que me falem um linguinha por aí? Que venha a mim e me diga: -Veja meu servo, prepara-te porque em agosto virá algo. – Rapaz, estas coisas encantam a carne, ela gosta de adivinhação, que lhe fale do futuro. Tem gente que mesmo estando neste ministério, ainda busca horóscopo. Deixe-me ver o que saiu, eu sou Touro, eu sou isso, isso não é da fé. E mais, tem gente que nos restaurantes chineses tiram dos saquinhos de biscoitos papeizinhos que falam de horóscopo. –Rapaz a carne gosta, e como gosta disso. Porém Cristo não necessita de nada disso, a mim o Senhor mesmo me perguntou: -José Luis, o que você quer que eu te diga? O Quê? O Quê? Quer o futuro adiantado? Quer que eu te diga o que vai acontecer no ano 2004? Se eu te disser você vai se chatear, porque estarás avançando em dois anos que não chegaram, que ainda o estão esperando. Não vivas assim, viva hoje, hoje é o dia. Viva dia a dia, é a melhor coisa do mundo. (Aplausos)
Pois se seguirmos lendo, observe o que acontece quando você entra no caminho dos perfeitos, quando a mente está iluminada e você entra tudo se explica. E você não tem que buscar conselhinhos, porque lembre que o menino que Isaías falou é o Conselheiro. É Este mesmo que está em você e lhe diz: -Veja, a você aconteceu isto. Cale a boca, não fale com ninguém, não tem que estar falando com a avó, nem com o tio, porque depois vão estragar sua vida com comentários. Aprenda a levar sua própria carga, não ponha sua carga na sua avó, nem no amigo, nem no vizinho. Aprenda a levar suas próprias cargas, não negue ao Senhor nisso que lhe aconteceu, você é único na sua classe. Aprenda a dizer: -Senhor me aconteceu isto, eu recebo que estou entendendo. Pois veja, isto vai cooperar para o meu bem por isso te dou graças e não te nego nessa situação.
E pronto, não tem que ficar buscando: -Eu quero falar contigo, porque só você me entende. Porque você é uma pessoa madura, tem bem mais tempo que eu no ministério então eu gostaria... e começa... e então acrescenta sua carga a carga diferente do outro. É como se você emprestasse a chave do seu apartamento, para ou outro abrir o dele, sua chave é única só abre sua porta. ALÔ! Você tem sua própria chave, "cada um levará sua própria carga", porque nós somos gente diferente, não podemos nos recostar na experiência do lado porque pode nos prejudicar. Por isso, neste ministério o pastor não se mete na sua vida nem faz aconselhamento pastoral. Veja, em algumas igrejas na porta está escrito: "Aconselhamento Pastoral", e aí você se mete com a carga do conselheiro. E aí o conselheiro que está carregando uma carga que você nem sabe, vem e passa pra você. -Não, você deve fazer isto -. Bem, ele disse que eu tenho que fazer isso, mas depois das decepções que você vai tendo durante os anos vai ficando arrependido.
Por isso, veja, o que é seu guarde-o. Paulo disse: "Ninguém conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que está nele". Isto é um departamento privado que Deus te deu, se organize aí, limpa como puder, a questão é que tua mente fique clara para servir ao Senhor, e que você entenda as coisas que lhe acontecem sem culpar a ninguém. Cada um levará sua própria carga.
Bem, diz então o verso 9, do capítulo 13 da Primeira aos Corintios. "Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos, mas quando vier o perfeito, então o que é em parte se acabará. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, julgava como menino, mas quando me tornei homem deixei o que era de menino." Irmãos, os que são do sistema cristão protestante são nossos irmãos, porém a um menino não se confia coisas. Você não espera explicação de um menino. Imagine um menino no púlpito, um menino de sessenta anos, no púlpito aos domingos falando com uma congregação de meninos, sim é menino. Você sabe como estão estes grupos evangélicos por aí? Cada um com sua própria interpretação. Quantas denominações partidas em pedaços, quanta interpretação? Aí vem o reverendo menino, imagine. –Como você se chama -? –Eu sou o Reverendo Menino --, pastoreando a amada menina. Agora, quando alguém entra no caminho da perfeição, o que acontece é que deixa as coisas de menino e passa à maturidade.
Irmãos, o que estamos falando é bem sério, porque veja, os meninos estão nos chamando de apóstatas. Os meninos dizem: -Essa é uma igreja perigosa, tenham cuidado, isso é falso. Ah, veja, - e o menino diz: eles idolatram o líder. Dizem que é Deus para eles. São meninos e não nos entendem. Para nós que entendemos é tão fácil e tão bom. Verdade que sim? Não entendem. Bem, tem gente que crê na palavra, na Internet, Carlos recebe cerca de quarenta cartas semanais dizendo: -Porém porque tem que estar adorando tanto? Por que tanto ele? Porque? Eles perguntam isso porque não entendem. E essa é a pedra de tropeço, eu sou a pedra de tropeço deste ministério para milhares de pessoas, e os aborrecidos são eles por que se perdem na festa, não entram no reino dos céus. Você sabe por quê? Porque a chave do reino dos céus foi entregue a mim neste ministério. (Aplausos)
A Pedro foi dada uma chave, mas foi uma chave de um departamento perigoso porque ele ainda tinha o diabo rugindo como leão. Porém a mim foi dada esta chave de "abrir mentes", eu tenho a chave que abre, eu tenho a chave. Se você se perder no caminho e lhe disserem: -Veja, aquele tem a chave -, então você tem que seguir aquele que tem a chave, mesmo que lhe caia mal, mesmo que seja gordinho, ou baixinho, altinho, ou feiozinho; vamos seguir a chave. Eu fui chamado com a encomenda de destapar o conhecimento das pessoas com este evangelho. Eu não sei porque eu, porque também eu estava envolto na meninice, eu ia à creche. Primeiro, fui à creche pentecostal, então me disseram que a creche batista era melhor, então depois fui batista. E já não encontrava o que fazer. Eu ia a uma creche pentecostal e fiquei procurando creches, porém menino é menino.
Até que você entre na graça, e seu entendimento seja iluminado, você não vai poder ver o reino dos céus, não vai entender, não vai entender a Deus e vai ter os anjos em oposição a você. A pior coisa do mundo é que teus anjos estejam te chateando nesta hora, com tantas coisas que há neste mundo.
Então veja, depois que fala dos meninos. Diz o verso 12, "Agora vemos por espelho, obscuramente…" Não havia espelhos nesse tempo. O que Paulo tinha era um latão brilhante, porque o espelho ainda não tinha sido inventado. Disse: - Agora, veja, por agora -, e mais com os coríntios ali. –Veja, por agora -. Você sabe o que é um espelho mau e sem luz? Essas mulheres que para se arrumar, rapaz elas põem umas luzes elétricas e vêem assim, sem um espelho as mulheres de hoje morrem, a beleza vai lá no chão. Você se atreve a se arrumar no escuro? Rapaz, tem que tirar essas mulheres do espelho, demoram muito, tem um retoquezinho aqui, e outro ali, e tudo isso é com o espelho. Se não tiver um espelho não saem de casa. Pois disse: "Agora vemos por espelho, obscuramente…" Ouça, "…mas então veremos cara…" ALÔ! "…cara a cara. Agora conheço em parte; mas então conhecerei como fui …" Quê? E quando você foi conhecido? Antes da fundação do mundo, predestinado, escolhido desde antes dos tempos dos séculos. (Aplausos)
Ouça bem, quando você conhece do jeito que foi conhecido, e vem alguém com -Taca, taca, paca, papa, masa-. O que está se passando com você? Alguma coisa está lhe doendo? -Para, masima, ca, rabababa-. Alguma coisa lhe dói Senhor? Nestas creches é que estávamos todos nós, eu mesmo estive um montão de anos nessas creches onde vivem as crianças. -Bibibibibibi-, um sem números de línguas, -paica, paica, paica, sapo, sapo, sapo-. Isso quer dizer o quê? -Não, é que essa senhora tem um sapo aqui -. Que engano irmãos! Veja, em pleno século vinte, o menino que está me ouvindo pela Internet, você sabe o que ele diz? -Está blasfemando contra o Espírito Santo-. E isso não é nenhuma blasfêmia, se fosse blasfêmia, estariam mortos todos os locutores que ficam todo o tempo fazendo piada da igreja, estariam mortos. Eu não, o que eu faço é para despertar teu limpo entendimento abençoado, para que saias da creche. (Aplausos)
Eu me lembro que uma vez fui pregar em uma igreja em Boston, e ali eu pude notar que o pastor tinha um tique nervoso, esse tique o fazia levantar-se assim. E eu sentado ali observando, e de repente, ¡-YYY-!, era como se houvesse uma unção nele. E eu ali olhando, e de repente apareceu uma irmã aeroplano, assim... de hélice, assim... e ela vinha e eu olhando para ela... sabe daqueles momentos que você não pode se defender se não vão dizer que você é carnal? Mas eu disse: -Mmm-! Quando ela se aproximou eu me abaixei, senão ela me acertava uma bofetada no rosto, ela ia me dar uma bofetada. A igreja estava cheia, bem cheia, e então quando terminou o culto me disseram: -Sabe o que está acontecendo? A igreja lá da esquina veio toda para cá porque o pastor não faz (um movimento) -. Então, como crianças são assim mesmo, disseram: -Não, lá não tem unção, o pastor é muito sério. Mas aqui, vê -. E eu dizia: Ai, Pai!
Bem, o caso é que criança espera qualquer coisa. O que fazem as crianças? Se você disser às crianças que este edifício está na água, eles vão dizer: -Veja, tem água aqui em baixo, cuidado -. Eles crêem, porque criança é criança, então nestes sistemas carismáticos, pentecostais, onde o Espírito se move, na verdade o que se move são as emoções na ignorância, porque não conhecem. Estão meninos, pensam como meninos, falam como meninos. De onde te tirou o Senhor abençoado? Ah? Veja, quando a igreja deixa de ser menina, chega à maturidade, e aí cessam todas essas operações carismáticas, que só fazem enfeitiçar os crentes não permitindo que cresçam, e se conheçam como foram conhecidos, é uma imaturidade tremenda.
Observe, Paulo falou assim em Hebreus 5, para terminar. Ainda tem tempo, verdade? Hoje gastei muito tempo, mas é que estou me alegrando também com a lembrança da minha meninice. Ouça, Carlos está me ouvindo. Nesta semana eu estava gravando televisão com ele, e estava explicando algumas coisas, e aí ele se lembrou de algo e começou, -Apuhhh-! E eu tive que dizer: -Cortem, cortem -, e tiveram que parar as câmeras, –E eu perguntei pra ele, Carlos o que está acontecendo? -. Ele me disse: -Rapaz, eu me lembrei do tempo que era menino, me lembrei de uma expressão que não pude controlar o riso, tive que dar risadas -, tivemos que cortar, fizemos um recesso e começamos outra vez. Quando começamos Carlos começa, -Apuhhh-!, e ele começou um seção de risadas que não parava mais, paramos e começamos umas vinte e cinco vezes, e ele não parava e acabou pegando em mim. Bem, para terminar o programa, nos faltavam quatro minutos quando ele começou com isso, rir sem parar, ficamos de uma hora até mais ou menos cinco horas da tarde para gravar meia hora. E assim mesmo ele teve que sair, -Carlos sai daqui -, e ele se escondeu lá não sei por onde, e gravou sozinho o versículo que eu havia pedido que lesse. Teve que sair para que eu pudesse terminar os quatro minutos, tudo porque fomos pegos por uma seção de risadas. Isso é um perigo, porque as crianças, os meninos dão risadas, criança faz coisas tremendas.
Então vamos a Hebreus, para terminar, Hebreus, capítulo 5, verso 11, rapidinho. Diz o verso 11, "Acerca disto temos muito que dizer, e difícil de explicar, porquanto vos haveis feito tardios para ouvir." Observe, "tardios para ouvir", a igreja menina tem os ouvidos enfermos e não ouve, não vê que tem infecção nos ouvidos. É uma igreja enferma, com ouvidos enfermos, e Paulo diz: -Veja, estão tardios em ouvir, não podem ouvir, porque as emoções e a meninice (criancice) não lhes deixam ouvir -. Disse: "Porque devendo já serem mestres, depois de tanto tempo,tendes necessidade de que se volte a ensiná-los quais são os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e haveis chegado a serem tais que tendes necessidade de leite, e não de alimento sólido. E todo aquele que participa de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é …" Quê? ALÔ!
Em outras palavras, o reverendo da esquina tem, veja: oito anos de teologia, tem grau de aconselhamento pastoral, e já foi à Jerusalém três vezes, já estudou por onde Jesus caminhou, porém tem os ouvidos tapados. Ele é na verdade um bacharel em criancice, e tem por aí um montão. Aqui em Miami tem duas associações de pastores meninos. Se não nos entendem é porque são meninos, eu deixei de ser menino, eu era menino. Ah, e falava como menino, mas agora eu noto que já não falo como menino, e você também já não fala como menino, nem pensa como menino, nem conduzes mais como menino. Nós temos evidências que eles se conduzem como meninos. Aqui em Miami eu conheço tudo que se move, e em qualquer lugar por onde viajo é sempre o mesmo cachorro com diferente coleira, a mesma coisa, o mesmo anúncio, mesmos brinquedos, os mesmos medos, a mesma tolice por toda parte.
Criancice, meninice, e mais meninice, e até que saiam disso não podem herdar. "Porque enquanto o herdeiro é menino em nada difere do escravo". Então, a herança, você sabe quando você começa a herdar? Quando você entra na perfeição, é aí que você começa a herdar as promessas.
Disse, vamos terminar, disse, verso 14, "Porém o alimento sólido é para os que tem alcançado maturidade, para os que pelo uso tem os sentidos exercitados no discernimento do bem e do mal. Portanto, deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo, vamos adiante à…" Onde? "… à perfeição." Todo aquele que entra na perfeição entende tudo do nosso ministério, tudo. E entende assim... rápido. Entendem tudo muito claro, não se perturbam com nada deste ministério, porque entrou na perfeição. Mas se não entrou na perfeição é menino, e menino não vai entender.
Diga: MINHA MENTE HOJE FOI RENOVADA, E SEGUE RENOVANDO-SE. E tem que renovar-se, eu tenho dezoito anos nisso, dezoito anos, e hoje vim a entender o que é "Quando chegou o perfeito, o demais cessa ". Dezoito anos esperei para uma coisinha assim, que você entendeu em dois minutos. Ou seja, eu tive que esperar dezoito anos e você espera dezoito dias. Veja como isso funciona, hoje você entendeu. Eu tive que moer o vidro por dezoito anos, - Por quê, por quê, por quê-, hoje eu lhe dou tudo cozidinho. Bem, é isso mesmo que o pai deve fazer. Verdade? Trabalhar e levar a comida para os filhos. Quero terminar com uma anedota, mas eu quero que prometa que não vai rir. Eu nem comecei e vocês já começaram a rir.
Havia uma igreja do sistema menino que estava gritando, -Ah!, Gloria-!, e havia uma gritaria tremenda. Então vinha caminhando um bêbado assim...e disse: -o que é que está acontecendo aqui para ter tanto grito? Então chegou um diácono bem sério e disse: -Eh, veja, tenha muito cuidado porque Jesus está operando milagres -. - Operando milagres?! -Sim-. –Mas sem anestesia -? Disse isso por causa dos gritos que ouvia.
Vamos estar em pé e diga a quem está a seu lado: MINHA MENTE É RENOVADA, FOI RENOVADA. Vamos nos unir, quantos se unem comigo pelos abençoados da Internet? Se unem? Vamos orar:
"SENHOR, EU RECEBO QUE NESTE MOMENTO MILHARES SÃO FLEXÍVEIS PARA INTERPRETAR, PARA ESCUTAR. EU RECEBO QUE OS OLHOS DE SEU ENTENDIMENTO SÃO ILUMINADOS E QUE COMEÇAM A SERVIR A DEUS COM A MENTE E NÃO COM A CARNE. RECEBO MILHARES NESTA NOITE, MILHARES AO REDOR DO MUNDO QUE SAIBAM QUE ASSIM É, QUE JÁ EXPERIMENTARAM".



Nenhum comentário: