(calqueo ministrado em 20/11/2002)
Bem, vamos ao tema porque são 9. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 13. O tema de hoje é: “Amadurecendo nossa Confissão”, a maturidade do que nós confessamos por nossos lábios, por nossa boca.
Segunda carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 13 diz: “Porém, tendo o mesmo espírito de fé, conforme ao que está escrito: Cri, por isso falei, nós também cremos, pelo qual também falamos”. Quando a pessoa é cristã, essa pessoa vive pelo que fala, e não pelo que faz. Antes da cruz, no Velho pacto, você podia confessar o que lhe desse vontade que isso não tinha nada que ver, era o que você fazia. Era guardando mandamentos, exercendo lavamentos, cumprindo regulamentos, tudo era com a carne, com o corpo, não com a mente. Ah, e você podia ter a mente longe disso, e se cumpria, estava qualificado, ainda que o fizesse de maneira hipócrita. Está me ouvindo?
Moisés disse: Isto é o que você tem que fazer. Então, ainda que você não tivesse o desejo, se você o fizesse estava qualificado, e te aplaudiam e diziam: Olhe, este homem sim é bom; e não era bom, mas cumpria com o mandamento. E então, pois, se guardasse os mandamentos, estava qualificado. Por exemplo, eu tenho desejos de matar a você, te odeio tanto, mas não te mato. Não matei, cumpri um mandamento, mas te odeio com tudo, mas não te matei. Você se dá conta do porquê esse pacto não servia? Porque você cumpria. Por isso é que Jesus, nos dias de sua carne, ele dizia aos fariseus: Como vocês podem fazer o bom, sendo maus? Não, e estavam qualificados, enchiam as congregações e tudo, bem bonitos assim, mas eram maus como só eles.
Agora, quando veio o último pacto, a realidade do que é Deus, então, o pacto é pelo que você fala, porque da abundância do coração fala a boca. E aqui, se você é mau, não cabe. Lá, os lobos se pegavam com as ovelhas, neste pacto, se você o pratica bem, o lobo não cabe. O lobo, chega o momento em que ele se sente mal e se vai ,ele mesmo. Ele mesmo diz: Olhe, eu não vou mais aí, e não quero ir mais aí. Não gosto. Porque as intenções dele são outras. Mas, quando em uma congregação como esta, chega alguém que é justo, verdadeiro, que quer a verdade e escuta, porque, quem sabe ele se confundiu, ou se prejudicou, isso o entendemos, mas se escutar detidamente e conhecer a verdade, diz: Aqui eu quero estar.
E está, e pertence aqui, ainda que se comporte mal, pertence, porque ele sabe que está se comportando em umas áreas que ainda não venceu, mas as vai vencer eventualmente. Mas ele sabe: Isto é o meu, este é o meu redil. Isso é o bom da graça. A lei, a lei não serve. Por isso essas pessoas que defendem os mandamentos, o que estão defendendo são seus próprios ventres. Porque eles dizem: Rapaz, depois que eu cumpra aqui... O que é o que se tem que fazer? Não fumar? Não fumar. Não ir à praia? Não vou a praia. Não danço? Não danço. Mas, faço minhas coisas piores: Odeio. Faço danos a meu próximo. Utilizo aos demais para os meus projetos. Mas, não fumo, nem bebo, nem danço.
Grande coisa! Melhor fumar, beber e dançar, e se comportar bem. Como se um cigarro fosse me causar danos a mim. A mim o que me faz danos é que me odeiem, e me faças dano. O cigarro faz mal a ti, a mim não. Porque o fumo é você quem fuma. Digo, não recomendamos isso, tampouco. Ainda não chegaram cigarros celestiais, os que existem, causam câncer. Não, não o recomendamos, pela saúde. Pelo teu corpo, não recomendamos a que você fume, digo, se você faz, lá, você. Tampouco eu quero te condenar, porque há pessoas que não fumam e são piores. Há pessoas que são excelentes pessoas porque têm um medo da morte tremendo, e se cuidam mais do que ninguém, mas, é por medo e não por revelação.
Assim que eu com as obras, não brinco, porque as obras, nenhuma delas é boa. Eu, com as pessoas que se pegam: Que minha conduta, que isto, que aquilo. Isso de conduta, isso não te deixes levar porque as condutas enganam. O que vale é uma nova criação em Cristo, a atitude, o proceder da pessoa, o comportamento, o bom trato a seu próximo, o não fazer dano, o amar. Isso sim é que vale, isso vale muito para o céu.
Então, o verso que acabamos de ler é: “Cri, por isso falei”. Você crê na mente, então o que você crê, então fala. Agora, há uma debilidade no que você fala. Exemplo: Há pessoas que dizem: Esqueça isso, que eu tenho minha confissão em linha, e eu já confessei. E como eu confessei eu cri e falei, Deus tem que fazê-lo. Não necessariamente. Por exemplo, Deus quer que eu tenha prosperidade, essa é a vontade de Deus. Agora, Deus regula quando é que te vai chegar. Deus quer que eu esteja são, mas, Deus regula a minha saúde. Deus regula minha confissão. Agora, a maturidade está em que eu sei o que está escrito, e sei o que confesso, mas se não me chega, tampouco alterco com Deus. A maturidade estriba no que eu digo: Senhor olhe, meu dever, minha obediência é confessar. Agora, minha paciência está em linha com a tua mente: Se tu queres, dá-me isso agora, se não me convém...
Porque se não cresce na confissão, então, a tua confissão se torna um rudimento, um mandamento. Eh, eu confessei. Olhe, veja, ele confessou. Mas é que a confissão tem que ir em linha com teu crescimento, olhe, com tua humildade, com respeito. Porque é que as coisas se herdam. Deus está a favor do que te prometeu, está escrito: Cri, por isso falei. Quem falou? Você. Eu. Mas, dependendo da atitude dessa confissão é que chegam as coisas a tua vida. Olhe, a mim tem chegado promessas que eu nem havia me dado conta. Porque é Deus quem regula. Tua confissão está sujeita ao decreto dele, e às obras preparadas de antemão que ele tem preparadas para ti. Não necessariamente o que ele vai cumprir nesta família, se vai cumprir naquela, quem sabe se cumpra mais tarde.
Eu dizia a Lázaro enquanto vinha pelo caminho que, por exemplo, chega alguém até a você e te diz: Olhe, abençoado, eu quero que tu te unas com minha confissão. E você pensa que isso é bom. E se é uma pessoa que é amiga tua: O que tu queres confessar? Eu quero confessar isto, isto e isto, ponha-te de acordo comigo. E você diz: Bem, eu me ponho de acordo, porque isso parece bem. Mas, e se essa pessoa semeou todo o contrário? Mas agora com uma confissão quer consertar? Ou seja, eu venho fazendo trampa, eu venho enganando, eu venho prejudicando e agora, quero confessar. Bem, às vezes Deus é tão bom que você se comportando mal, agora você confessa e tudo se consertou. Olhe, que bom. Mas não necessariamente todas as vezes é assim. Especialmente quando é sabendo.
Houve um, Esaú, que vendeu a sua primogenitura, e então, ele sabia o que estava fazendo. Mas quando se deu conta do erro, diz que com lágrimas ele procurava e Deus não lhe concedeu o arrependimento. Porque havia conhecimento por detrás do assunto que ele estava fazendo. Esse é o problema de vir a este ministério. Disse problema, viram? Ou seja, aí é que está o risco porque aqui você conhece, e conhece, e conhece; e Deus te joga tudo em cima, e você fala, e fala, e fala: Olhe, que bom é isto em graça. ALÔ! E que fácil. Eu venho de um ministério que ameaçavam de morte com o diabo, com o inferno. E você pega o crédito e usa, e usa, mas enquanto você usa o limite também está chegando o conhecimento, então, o que você semeia, colhe. Então, não é temor, mas se vai regulando em ti o cartãozinho de crédito. Diz: Olhe, suavezinho, que tem que semear para poder colher.
As pessoas nos acusam de libertinos, porque todo ministério de graça parece libertino. A Paulo disseram o mesmo: Então, podemos pecar para que a graça abunde? Paulo disse: Em nenhuma maneira, mas trate a ver se pode... Porque é que onde há liberdade; a liberdade tem umas elasticidades, a liberdade é flexível, a liberdade não condena, a liberdade espera por teu crescimento. E a liberdade é pessoal. Eu, eu tive que crescer muito dentro dessa liberdade gloriosa; eu tenho que crescer. Por isso é que algumas pessoas se escandalizam. Vêm à graça e então, estão sentados aí ouvindo, e ouvindo, de repente vêem a um irmão: Ah, olhe, eu conheço a esse irmão. E depois o vêem fazendo algo por aí e dizem: Não gosto deste ministério. Aí as pessoas que vão, fazem isto e isto, porque eu o vi. Não sejas bobo. Está deixando que te roubem uma bênção por causa da conduta de outro. Cada qual levará sua própria carga. Você, se ocupe, se a palavra está fazendo bem a ti, deixe aos demais quietos.
Eu não estou investigando a vida de ninguém. Para mim você é um abençoado, e nem quero saber o que você faz. Porque eu sei que isso a mim não deve me importar porque se você ama a verdade, a verdade vai pegar a tua vida e a vai consertar, cedo ou tarde te conserta. Essa é a vantagem desta palavra, que não retorna vazia. Que se fulano de tal, que se cicrano ou beltrano. Isso a mim não me causa nenhum problema. O que eu necessito saber é se você está ouvindo, porque as garantias não estão em tua carne, nem em tua bondade, nem em algo bom que você possua. A garantia está em que você escute a verdade, porque a verdade, você a escuta e ela vai te fazer livre. Não é que você vá poder ser livre por tua própria vontade. Você não tem nenhuma força de vontade, você é um zero à esquerda. Você é um ser humano, à igreja você não vem melhorar nada, a carne não muda.
Cristo disse: A carne para nada aproveita. O Senhor o disse. Disse: Como se alguma competência provenha de nós. De ti não provém nada bom, abençoado. De onde vem o bom é de você escutar a verdade, porque conhecereis a verdade e ela, não você, ela te fará livre. É a palavra. Por isso é que nossas intenções são que a palavra corra e seja glorificada. Que corra. Você não vê que a palavra é que vai sacar a tua medida? A palavra é quem saca. Por isso é que em Hebreus diz que a palavra de Deus é mais cortante que toda espada de dois gumes, e penetra até par... Olhe, que parte. O quê? Se esta palavra parte? Parte você. Parte as intenções de teu coração, da mente. E você diz: Ai, Pai. Eu estou fazendo isto mal. Deixe-me melhorar. Deixe-me tratar. Olhe. Ui! Espere, Senhor. ALÔ! Eu não sabia o mau que eu era. Eu pensava que eu era boa. Eu pensava que eu era bom.
É porque as pessoas te fazem pensar muitas coisas. As tradições dos povos, tudo isso está estragado por tantos anos... Você vem aqui a escutar a verdade, e a verdade é bem poderosa. A verdade, que é a palavra, penetra e ela entra pelos ouvidos, e começa a tratar com teu espírito. A lei não, a lei não trata com teu espírito, a lei trata com a tua carne, mas a graça trata com teu ser interior, e aí é que começa o Senhor a trabalhar.
Então, da confissão se tem abusado muitíssimo. Você tem ouvido desses ministérios de fé, que dizem: Eu confesso um Mercedes Benz para amanhã. Eu confesso que, ainda que eu não depositei nada em meu talão de cheques, amanhã eu encontro meio milhão de dólares nela. Mas, e quem paga esse meio milhão de dólares depois? Alguém se equivocou em colocá-los aí. A menos que um anjo faça algo, você sabe, e não culpem a ninguém. Eu ouvi muitas coisas da confissão no passado que se parecem com a confissão de Creciendo en Gracia. Esses ministérios de fé que dizem: Ah, sim, Creciendo en Gracia e tal, é o mesmo. Não é o mesmo. Aqui a confissão é com responsabilidade, é com paciênca, é misturado com decreto.
Imagine, eu venho e me comporto mal, mal, mal, mal, mal, e ao fim digo: Digo que tudo está bem. Olhe! Mas se eu estou semeando mal, como agora vou dizer que tudo está bem? As pessoas que compreendem nos entendem mal, mas é tudo, que chegue o tempo em que a pessoa entende. E então dizem: Ah, olhe, agora sim que entendi. Porque no passado, pois, se comenta. Você sabe como dizem por aí os do sistema quando ouvem acerca da confissão de fé? Eles dizem: A super fé. Por aí há uns que são da super fé, e da super prosperidade, que eles dizem que Deus tem que lhes fazer ricos. Não, não. Tudo tem uma ordem bem explicada.
Por exemplo, uma das coisas que Deus nos promete são riquezas. Ele diz: Que Cristo sendo rico, se empobreceu para que com sua pobreza nos fazer o quê? Vamos ler isso? Porque pode haver uma visita, alguém diz: Olhe, espere aí. Eu não me atrevo a dizer que sou rico, e muito menos dizer que sou um deus. Depois que esteja na palavra, a idéia é como desenvolver esse deusado, e como desenvolver essas riquezas, porque há uns cuidados que tem que ter com isso. Se você o faz corretamente, vai funcionar para você.
Segunda carta aos Coríntios, aí pegadinho aonde estávamos. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 8, verso 9. Leia e creia: “Cri, por isso falei”. Tem que estar escrito, senão, não te funciona a confissão. E depois que está escrito e o fale, então, acrescente a paciência e o cuidado, e a maturidade que deve ter a tua confissão. Veja o que diz, verso 9. “Porque já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo”. Quantos a conhecem? Paulo disse: Espero que já a conheçam. Porque se você não se declara rico, você não a conhece. Isso é uma confissão que agora vai ser parte de tua vida, e pode tardar 15, 20 anos, mas, está a caminho.
Diz: “Porque já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que por amor a vós se fez pobre”. E o contexto é dinheiro. Sabe? Não está falando de espiritualidade: Não, é que era pobre espiritual e agora é rico espiritual. Não! Aqui tudo isto é dinheiro. Se você vir o subtítulo diz: A oferta para os santos. Verdade que diz assim? “Que por amor a vós se fez pobre, sendo rico, para que vós com sua pobreza fôsseis enriquecidos”. E Paulo disse: “E nisto dou meu conselho; porque isto os convém a vós, que começastes antes, não somente a fazê-lo, senão, também a querê-lo, desde o ano passado”. Falando as ofertas.
Então, uma das coisas que você deve confessar, e sinta-se seguro, que desde agora você vai dizer: Eu sou rico. Você se atreve? Ou você foi tão contaminado e afetado? E como você vive pelo que você vê, você diz: Rapaz, com o que eu vejo, eu não posso confessar isso. Mas, se você o crê: Cri, então o pode falar. E então, repousar nele e deixar que Deus modifique isso. Isso você começa a dizê-lo e tarda tempo, pode tardar.
Há outros conselhos que nós vamos ler como é que chega, mas da mesma maneira a saúde. Eu quero ser uma pessoa completamente saudável. Quem sabe você é uma pessoa enferma, e há muitas coisas que têm contribuído através do tempo, mas esse não é o teu final. Você pode ir: Eu necessito, e chega o momento, até por remédios de um médico, que você vá ao médico correto e te ajudou nisto: Olhe, você tem esta deficiência. Porque tampouco somos ignorantes e legalistas: Não, o meu é tudo por fé. Não me toquem. Não, às vezes aparece o doutor, um bom médico. Porque Deus usa a medicina.
Eu prefiro usar a mão de Deus, você sabe, muito mais fácil, menos gastos e menos problemas. Mas a idéia é que você ande em saúde, que se sinta bem, que esteja bem. Quantos se sentem bem? Olhe, eu venho de umas viagens meio incômodas, mas hoje eu amanheci bem. E eu investigo: Como me sinto? Agora mesmo me sinto bem. Estou respirando bem, me sinto bem, tenho bom apetite, não me dói nem uma unha. Olhe, me sinto bem tremendo agora mesmo. Isso é bom. Mas isso tem que ser cultivado, digo, cultive isso como você sabe, cada qual levará a sua própria carga. Verdade que sim? Ah? Minhas receitas, quem sabe, não são as tuas, a idéia é que você se sinta bem. Verdade Danny? Você se sente bem? Danny tem uma receitinha aí, melhor que ele tem e se sente bem.
Mas, isso é parte da promessa: Que você tenha dinheiro. E ser rico não é para amontoar, já isso é ser milionário, quando você tem guardado. Mas rico é que você tem para tudo o que você necessita Que pagou as tuas contas, que está bem, não está fugindo de ninguém; você sabe, está tranqüilo, comeu bem, semeou em tua igreja. Imagine você, se você é rico que pode até semear. E logo, que esteja bem de saúde, e que tenha paz, e que tenha cobertura angelical te cuidando.
Que não estejam te vigiando para te matar. A menos que estejam te vigiando para te matar pelo que você está ensinando, que isso já é diferente, você sabe, por estar falando revelação. Como escreveram a Carlos esta semana. Verdade Carlos? O que disseram? O Apóstolo está em perigo de morte. E eu digo, preste atenção em mim, vou confessar para ver se estou amadurecendo: Não o recebo. É meu dever dizer isso, mas e se tiver que morrer... Não o recebo! Não, não posso me colocar com coisas. Eu não o recebo, anjos de minha cobertura. Mas, se tiver que acontecer, pois que aconteça. O quê? Se me acabou tudo já, porque passou isso, porque me mataram? Você não pode: Não. Não. Não. Não o recebo. Você deve é dizer: Não o recebo. Mas, sobre isso o decreto de Deus vale mais do que isso. (Aplausos).
Imagine, você roubou um banco, tem o dinheiro contigo e diz: Eu não recebo que me ponham preso. Oxalá, nem te toquem. E oxalá ponha a metade na oferta quando a recolhamos e nem te toquem. Mas se te tocarem, pois, vai ser preso. Você está me entendendo? Não os estou levando à incredulidade nem a dúvida, o que estou levando a vocês é que a confissão é necessária, mas dentro dessa confissão há umas atitudes, há umas responsabilidades e há uns cuidados, e Deus segue sendo fiel no que diz para ti.
Ou seja, há uma Escritura, perdão, que tenha dito: Escritura; um verso do evangelho. Graças a Deus que não é Escritura, é evangelho, em Hebreus; é um conselho de nosso tataravô Abraão. Em Hebreus, capítulo 6, verso 11 ao 15. “Porém, desejamos que cada um de vós mostre a mesma solicitude até o fim, para plena certeza da esperança, afim de que não vos façais preguiçosos, senão, imitadores daqueles que pela fé e a paciência, herdam...”. Quê? Pela fé e a paciência herdam as promessas. “Porque quando Deus fez a promessa a Abraão, não podendo jurar por outro maior, jurou por si mesmo, dizendo: De certo abençoarei com abundância e te multiplicarei grandemente. E havendo esperado com paciência, alcançou a promessa”. Havendo esperado com quê? Com paciência, alcançou a promessa.
Tudo o que eu te digo deste púlpito é verdade.Tudo o que eu te menciono aqui, eu estou seguro que é assim, mas quem executa o pago, é Deus. Eu o prometo porque está escrito, porém, quem o cumpre é Deus. E isso quem o regula é Ele e você; cada qual levará a sua própria carga. Mas você pode estar segura que podes viver por meio destes conselhos que irão bem a você. Comigo tem funcionado. Eu não sei a quem mais tem funcionado aqui? Funciona a você? Sim? A bem, então, não estou só. A mim tem funcionado, a mim tem curado, me tem prosperado, me tem dado paz, me guardado, me feito de tudo, me amado. Me sinto amado, me tem dado pessoas que me amam, como vocês. Estou completo. Estou satisfeito, não me falta nada.
Digo, eu tive que semear para isso também. ALÔ! Porque imagine você que eu suba aqui com um chicote e comece: Você, pecador. Você. E dando golpes... Você vai terminar não me amando. Você tem que semear, mas se você sempre está golpeando e golpeando, imagine. Tudo o que você semeia, colhe. Deus não pode ser burlado, tudo o que o homem semear, isso colherá. Você não vá se queixar dizendo: não, eu sim é que tenho me comportado bem e nada tenho colhido. Olhe, eu espero que te chegue já logo a colheita de todo esse bem que você tem semeado. Mas te chega, Deus não mente, Deus não pode ser burlado. Se você semeia, colhe e se semeias mal, também colhes mal porque Deus não pode ser burlado. E você gosta do que é justo: É verdade, eu venho falhando e falhando e falhando. Chegam a mim estas provas, pois deixe-me tratar com elas enquanto faço sendas direitas para os meus pés, como diz em Hebreus.
Assim que, a confissão é o método mais poderoso que nós possuímos. O apóstolo disse que Abraão chamou as coisas que não eram como se fossem. E a confissão é o método, e obediência nossa para que a fé se manifeste.
Resta-me um verso mais do evangelho. Romanos, capítulo 10, verso 8. Diz: “Mas o que diz? Perto de ti está...”. Quê? “A palavra”. Em teus joelhos? Você pode se ajoelhar todo o tempo, se não o levas à boca, aqui não funciona. Você pode viver de joelhos e eu vivo de pé, e eu alcanço mais de pé do que você de joelhos, se não passas a palavra a tua boca. Sim, porque há pessoas que pensam que por estarem fincados: Ai, aí Deus vai me escutar. Não! Teus pés podem estar dobrados e teu coração de pé. Tem que ser a atitude, não é a postura do corpo. Sim, há pessoas que gostam de se prostrar e pôr as mãozinhas assim, você sabe? Como que Deus: Olhe, não, veja como ele tem as mãozinhas, olhe, dobradinhas. Deus não caminha com isso. Isso era antes no velho pacto que funcionava um pouco. Mas depois deste pacto, você pode estar deitado, ou sentado, e o outro de pé, e o outro ajoelhado, e o ajoelhado ficou abaixo, e o que estava de pé e deitado, acima. Porque não é a postura.
Diz: “Mas o que diz? Perto de ti está a palavra, em tua boca e em teu coração. Esta é a palavra de fé que pregamos: que se confessares, com teus joelhos, que se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor”. Quem confessa que Jesus é o Senhor? Uma pessoa que é cristã. Isto não é para salvação.. “Que Jesus é o Senhor, e creres em teu coração que Deus o levantou dos mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, mas com a boca se confessa, outras versões dizem: para saúde, ou para salvação dessa enfermidade, para salvação dessa condição de pobreza, para salvação. Pois a Escritura diz: Todo aquele que nele crer, não será envergonhado”.
Assim que, o instrumento dos cristãos, não dos judeus, o instrumento dos cristãos é a boca. A boca, portanto, você tem que falar, você tem que confessar a palavra. Veja bem, que eu às vezes vou no avião e penso o que devo dizer, mas me sinto mal, porque é uma atitude de responsabilidade e então tenho que falar. Mas como é tão incômodo que as pessoas te entendam, pois eu, em alguma forma, eu digo: Anjos, eu vou neste avião, quero sua proteção, confesso sua proteção. Eu não faço assim, o sinal da cruz, porque isso não vai te ajudar em nada. Isso pode é jogar o avião no chão, porque as cruzes são símbolos de morte. Está metendo morte aí, rapaz, o avião pode mudar de rota. E isso é o mais que as pessoas fazem.
Assim que, eu te recomendo pequenas mudanças, especialmente, em cima de um avião. Você não sabe quantas vezes a pessoa cai de um avião? Porque uma vez basta. Aí não se repete. Assim que, te recomendo que você tenha a tua confissão em linha, limpinha, sem contaminação, sem mancha. Siga confessando, que seja audível, procure que seja audível, em qualquer parte de tua casa. Escute-se falando, vê? Com a boca, não diz: Com a mente. Com a mente e a boca; o que você pensa aqui, o passa à boca e a boca confessa a palavra e até aí chegou a tua responsabilidade.
Veja que você diz: Senhor, olhe, eu faço a única coisa que posso fazer neste pacto que é falar tua palavra. Porque se tivesse algo que você pudesse fazer, como se ajoelhar por meia hora e olhando o relógio: Olhe, levo meia hora de joelhos, agora sim é que meu pedido vai ser atendido. Não! Isto não funciona por tempo, aqui o tempo é um rudimento. Isto não funciona pelo tempo que você está ajoelhado, isto funciona pela eficácia do que você está pensando e falando. Digo, ainda que seja, comigo isso tem funcionado assim. Assim é que eu vivo. Eu não oro muito, nem confesso muito tampouco, porque não me atrevo a confessar mais do que, imagine você, se vivo bem assim, como é que eu vou me atrever agora a aumentar a confissão?
E aqui você não tem que confessar muito, se você já sabe uma porção de coisas de ti. O que você tem que fazer, é pela manhã: Anjos. ALÔ! Hoje é um novo dia, estou abençoado com todas as bênçãos. Recebo o que necessito. (Aplausos).
E você me dirá: Não, mas a palavra diz: Orando sem cessar. A palavra diz muitas coisas. Você sabe o que a palavra também diz? Diz: Sejam conhecidas as vossas petições com todo rogo e súplica. A Paulo convinha dizer isso. É como você a criança, a criança você diz: Olhe, você tem que estudar, você tem que preencher estes requisitos. Quando você é criança tem que te dizer muitas coisas, mas chega o momento em que você não vai seguir dizendo a criança a mesma coisa. Então, conforme a tua maturidade, eu não tenho que ir “em toda súplica”. Senhor, olhe, Deus meu, em toda súplica e rogo, Pai, olhe. Isso teve o seu tempo, mas eu já não tenho que estar fazendo isso. Ou você quer estar toda a tua vida? Senhor, com toda súplica, Deus meu. Isso tem seu tempo. Você tem que ler, e ver a mente de Paulo. Você tem que amadurecer, porque senão, você vai se converter em um legalista dentro da graça.
Olhe, Paulo uma vez disse a Timóteo: Timóteo, escute o que eu te disse e que Deus te dê entendimento em tudo. Você necessita de entendimento. Cumpra. Olhe, aprenda a palavra, confesse-a, confie, seja honesto, não apresse as coisas, seja respeitoso com Deus, seja humilde e espere nele que ele fará. Ele vai fazer, ele não vai te deixar abandonado, ele não falhou com ninguém. Você vai ver a mão de Deus em tua vida, em todos os aspectos. Olhe, você não tem que dar mais do que ele te exige, confesse a palavra.
O quê? Você vai confessar os 14 livros todos os dias? Olhe, perdoa-me, não vá gastar a tua mente. Não, porque quanto mais eu confesse, mais eu avanço. Aqui isso não funciona. Isso é na lei: Que olhe, que aquele que mais ora, mais alcança. Então, você vê: Quantas horas você orou? Bem, eu orei 10 horas. E desde quando você está aqui? Olhe, ei cheguei ontem, desde ontem eu estou metido no templo orando. Ah, este sim é que é espiritual. Mentira. Às vezes esses são os mais carnais que tem a igreja.
Quando eu estava no sistema, os mais carnais eram os que mais oravam. Os que estavam mais metidos nas igrejas eram os piores, que pegam os teus filhos e lhes dão uns beliscões assim. Esses diáconos que se acham tão espirituais que te respeitam a ti, porém, pegam ao teu filho lá: Vou te dar uma bofetada se continuar correndo e subindo nas cadeiras. E oferecem até um golpe a teu filho. Esses são os espirituais? A mim ninguém me engana mais, olhe, eu tenho 36 anos nestas coisas e a pessoa cresce. Verdade, que a pessoas cresce? Se dá conta de muitas coisas, e nem tudo o que brilha é ouro. ALÔ!
Assim que, abençoado, repouse. Repouse. Vá tranqüilo agora com uma confissão para a tua casa: Senhor, graças. Eu digo que tudo está bem, e eu estou me portando bem também. Olhe, que bom que eu estou me comportando bem. Ah? E não se encoste muito nisso que você pode se comportar mal também, se encostar muito nisso.
Bem, vamos ao tema porque são 9. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 13. O tema de hoje é: “Amadurecendo nossa Confissão”, a maturidade do que nós confessamos por nossos lábios, por nossa boca.
Segunda carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 13 diz: “Porém, tendo o mesmo espírito de fé, conforme ao que está escrito: Cri, por isso falei, nós também cremos, pelo qual também falamos”. Quando a pessoa é cristã, essa pessoa vive pelo que fala, e não pelo que faz. Antes da cruz, no Velho pacto, você podia confessar o que lhe desse vontade que isso não tinha nada que ver, era o que você fazia. Era guardando mandamentos, exercendo lavamentos, cumprindo regulamentos, tudo era com a carne, com o corpo, não com a mente. Ah, e você podia ter a mente longe disso, e se cumpria, estava qualificado, ainda que o fizesse de maneira hipócrita. Está me ouvindo?
Moisés disse: Isto é o que você tem que fazer. Então, ainda que você não tivesse o desejo, se você o fizesse estava qualificado, e te aplaudiam e diziam: Olhe, este homem sim é bom; e não era bom, mas cumpria com o mandamento. E então, pois, se guardasse os mandamentos, estava qualificado. Por exemplo, eu tenho desejos de matar a você, te odeio tanto, mas não te mato. Não matei, cumpri um mandamento, mas te odeio com tudo, mas não te matei. Você se dá conta do porquê esse pacto não servia? Porque você cumpria. Por isso é que Jesus, nos dias de sua carne, ele dizia aos fariseus: Como vocês podem fazer o bom, sendo maus? Não, e estavam qualificados, enchiam as congregações e tudo, bem bonitos assim, mas eram maus como só eles.
Agora, quando veio o último pacto, a realidade do que é Deus, então, o pacto é pelo que você fala, porque da abundância do coração fala a boca. E aqui, se você é mau, não cabe. Lá, os lobos se pegavam com as ovelhas, neste pacto, se você o pratica bem, o lobo não cabe. O lobo, chega o momento em que ele se sente mal e se vai ,ele mesmo. Ele mesmo diz: Olhe, eu não vou mais aí, e não quero ir mais aí. Não gosto. Porque as intenções dele são outras. Mas, quando em uma congregação como esta, chega alguém que é justo, verdadeiro, que quer a verdade e escuta, porque, quem sabe ele se confundiu, ou se prejudicou, isso o entendemos, mas se escutar detidamente e conhecer a verdade, diz: Aqui eu quero estar.
E está, e pertence aqui, ainda que se comporte mal, pertence, porque ele sabe que está se comportando em umas áreas que ainda não venceu, mas as vai vencer eventualmente. Mas ele sabe: Isto é o meu, este é o meu redil. Isso é o bom da graça. A lei, a lei não serve. Por isso essas pessoas que defendem os mandamentos, o que estão defendendo são seus próprios ventres. Porque eles dizem: Rapaz, depois que eu cumpra aqui... O que é o que se tem que fazer? Não fumar? Não fumar. Não ir à praia? Não vou a praia. Não danço? Não danço. Mas, faço minhas coisas piores: Odeio. Faço danos a meu próximo. Utilizo aos demais para os meus projetos. Mas, não fumo, nem bebo, nem danço.
Grande coisa! Melhor fumar, beber e dançar, e se comportar bem. Como se um cigarro fosse me causar danos a mim. A mim o que me faz danos é que me odeiem, e me faças dano. O cigarro faz mal a ti, a mim não. Porque o fumo é você quem fuma. Digo, não recomendamos isso, tampouco. Ainda não chegaram cigarros celestiais, os que existem, causam câncer. Não, não o recomendamos, pela saúde. Pelo teu corpo, não recomendamos a que você fume, digo, se você faz, lá, você. Tampouco eu quero te condenar, porque há pessoas que não fumam e são piores. Há pessoas que são excelentes pessoas porque têm um medo da morte tremendo, e se cuidam mais do que ninguém, mas, é por medo e não por revelação.
Assim que eu com as obras, não brinco, porque as obras, nenhuma delas é boa. Eu, com as pessoas que se pegam: Que minha conduta, que isto, que aquilo. Isso de conduta, isso não te deixes levar porque as condutas enganam. O que vale é uma nova criação em Cristo, a atitude, o proceder da pessoa, o comportamento, o bom trato a seu próximo, o não fazer dano, o amar. Isso sim é que vale, isso vale muito para o céu.
Então, o verso que acabamos de ler é: “Cri, por isso falei”. Você crê na mente, então o que você crê, então fala. Agora, há uma debilidade no que você fala. Exemplo: Há pessoas que dizem: Esqueça isso, que eu tenho minha confissão em linha, e eu já confessei. E como eu confessei eu cri e falei, Deus tem que fazê-lo. Não necessariamente. Por exemplo, Deus quer que eu tenha prosperidade, essa é a vontade de Deus. Agora, Deus regula quando é que te vai chegar. Deus quer que eu esteja são, mas, Deus regula a minha saúde. Deus regula minha confissão. Agora, a maturidade está em que eu sei o que está escrito, e sei o que confesso, mas se não me chega, tampouco alterco com Deus. A maturidade estriba no que eu digo: Senhor olhe, meu dever, minha obediência é confessar. Agora, minha paciência está em linha com a tua mente: Se tu queres, dá-me isso agora, se não me convém...
Porque se não cresce na confissão, então, a tua confissão se torna um rudimento, um mandamento. Eh, eu confessei. Olhe, veja, ele confessou. Mas é que a confissão tem que ir em linha com teu crescimento, olhe, com tua humildade, com respeito. Porque é que as coisas se herdam. Deus está a favor do que te prometeu, está escrito: Cri, por isso falei. Quem falou? Você. Eu. Mas, dependendo da atitude dessa confissão é que chegam as coisas a tua vida. Olhe, a mim tem chegado promessas que eu nem havia me dado conta. Porque é Deus quem regula. Tua confissão está sujeita ao decreto dele, e às obras preparadas de antemão que ele tem preparadas para ti. Não necessariamente o que ele vai cumprir nesta família, se vai cumprir naquela, quem sabe se cumpra mais tarde.
Eu dizia a Lázaro enquanto vinha pelo caminho que, por exemplo, chega alguém até a você e te diz: Olhe, abençoado, eu quero que tu te unas com minha confissão. E você pensa que isso é bom. E se é uma pessoa que é amiga tua: O que tu queres confessar? Eu quero confessar isto, isto e isto, ponha-te de acordo comigo. E você diz: Bem, eu me ponho de acordo, porque isso parece bem. Mas, e se essa pessoa semeou todo o contrário? Mas agora com uma confissão quer consertar? Ou seja, eu venho fazendo trampa, eu venho enganando, eu venho prejudicando e agora, quero confessar. Bem, às vezes Deus é tão bom que você se comportando mal, agora você confessa e tudo se consertou. Olhe, que bom. Mas não necessariamente todas as vezes é assim. Especialmente quando é sabendo.
Houve um, Esaú, que vendeu a sua primogenitura, e então, ele sabia o que estava fazendo. Mas quando se deu conta do erro, diz que com lágrimas ele procurava e Deus não lhe concedeu o arrependimento. Porque havia conhecimento por detrás do assunto que ele estava fazendo. Esse é o problema de vir a este ministério. Disse problema, viram? Ou seja, aí é que está o risco porque aqui você conhece, e conhece, e conhece; e Deus te joga tudo em cima, e você fala, e fala, e fala: Olhe, que bom é isto em graça. ALÔ! E que fácil. Eu venho de um ministério que ameaçavam de morte com o diabo, com o inferno. E você pega o crédito e usa, e usa, mas enquanto você usa o limite também está chegando o conhecimento, então, o que você semeia, colhe. Então, não é temor, mas se vai regulando em ti o cartãozinho de crédito. Diz: Olhe, suavezinho, que tem que semear para poder colher.
As pessoas nos acusam de libertinos, porque todo ministério de graça parece libertino. A Paulo disseram o mesmo: Então, podemos pecar para que a graça abunde? Paulo disse: Em nenhuma maneira, mas trate a ver se pode... Porque é que onde há liberdade; a liberdade tem umas elasticidades, a liberdade é flexível, a liberdade não condena, a liberdade espera por teu crescimento. E a liberdade é pessoal. Eu, eu tive que crescer muito dentro dessa liberdade gloriosa; eu tenho que crescer. Por isso é que algumas pessoas se escandalizam. Vêm à graça e então, estão sentados aí ouvindo, e ouvindo, de repente vêem a um irmão: Ah, olhe, eu conheço a esse irmão. E depois o vêem fazendo algo por aí e dizem: Não gosto deste ministério. Aí as pessoas que vão, fazem isto e isto, porque eu o vi. Não sejas bobo. Está deixando que te roubem uma bênção por causa da conduta de outro. Cada qual levará sua própria carga. Você, se ocupe, se a palavra está fazendo bem a ti, deixe aos demais quietos.
Eu não estou investigando a vida de ninguém. Para mim você é um abençoado, e nem quero saber o que você faz. Porque eu sei que isso a mim não deve me importar porque se você ama a verdade, a verdade vai pegar a tua vida e a vai consertar, cedo ou tarde te conserta. Essa é a vantagem desta palavra, que não retorna vazia. Que se fulano de tal, que se cicrano ou beltrano. Isso a mim não me causa nenhum problema. O que eu necessito saber é se você está ouvindo, porque as garantias não estão em tua carne, nem em tua bondade, nem em algo bom que você possua. A garantia está em que você escute a verdade, porque a verdade, você a escuta e ela vai te fazer livre. Não é que você vá poder ser livre por tua própria vontade. Você não tem nenhuma força de vontade, você é um zero à esquerda. Você é um ser humano, à igreja você não vem melhorar nada, a carne não muda.
Cristo disse: A carne para nada aproveita. O Senhor o disse. Disse: Como se alguma competência provenha de nós. De ti não provém nada bom, abençoado. De onde vem o bom é de você escutar a verdade, porque conhecereis a verdade e ela, não você, ela te fará livre. É a palavra. Por isso é que nossas intenções são que a palavra corra e seja glorificada. Que corra. Você não vê que a palavra é que vai sacar a tua medida? A palavra é quem saca. Por isso é que em Hebreus diz que a palavra de Deus é mais cortante que toda espada de dois gumes, e penetra até par... Olhe, que parte. O quê? Se esta palavra parte? Parte você. Parte as intenções de teu coração, da mente. E você diz: Ai, Pai. Eu estou fazendo isto mal. Deixe-me melhorar. Deixe-me tratar. Olhe. Ui! Espere, Senhor. ALÔ! Eu não sabia o mau que eu era. Eu pensava que eu era boa. Eu pensava que eu era bom.
É porque as pessoas te fazem pensar muitas coisas. As tradições dos povos, tudo isso está estragado por tantos anos... Você vem aqui a escutar a verdade, e a verdade é bem poderosa. A verdade, que é a palavra, penetra e ela entra pelos ouvidos, e começa a tratar com teu espírito. A lei não, a lei não trata com teu espírito, a lei trata com a tua carne, mas a graça trata com teu ser interior, e aí é que começa o Senhor a trabalhar.
Então, da confissão se tem abusado muitíssimo. Você tem ouvido desses ministérios de fé, que dizem: Eu confesso um Mercedes Benz para amanhã. Eu confesso que, ainda que eu não depositei nada em meu talão de cheques, amanhã eu encontro meio milhão de dólares nela. Mas, e quem paga esse meio milhão de dólares depois? Alguém se equivocou em colocá-los aí. A menos que um anjo faça algo, você sabe, e não culpem a ninguém. Eu ouvi muitas coisas da confissão no passado que se parecem com a confissão de Creciendo en Gracia. Esses ministérios de fé que dizem: Ah, sim, Creciendo en Gracia e tal, é o mesmo. Não é o mesmo. Aqui a confissão é com responsabilidade, é com paciênca, é misturado com decreto.
Imagine, eu venho e me comporto mal, mal, mal, mal, mal, e ao fim digo: Digo que tudo está bem. Olhe! Mas se eu estou semeando mal, como agora vou dizer que tudo está bem? As pessoas que compreendem nos entendem mal, mas é tudo, que chegue o tempo em que a pessoa entende. E então dizem: Ah, olhe, agora sim que entendi. Porque no passado, pois, se comenta. Você sabe como dizem por aí os do sistema quando ouvem acerca da confissão de fé? Eles dizem: A super fé. Por aí há uns que são da super fé, e da super prosperidade, que eles dizem que Deus tem que lhes fazer ricos. Não, não. Tudo tem uma ordem bem explicada.
Por exemplo, uma das coisas que Deus nos promete são riquezas. Ele diz: Que Cristo sendo rico, se empobreceu para que com sua pobreza nos fazer o quê? Vamos ler isso? Porque pode haver uma visita, alguém diz: Olhe, espere aí. Eu não me atrevo a dizer que sou rico, e muito menos dizer que sou um deus. Depois que esteja na palavra, a idéia é como desenvolver esse deusado, e como desenvolver essas riquezas, porque há uns cuidados que tem que ter com isso. Se você o faz corretamente, vai funcionar para você.
Segunda carta aos Coríntios, aí pegadinho aonde estávamos. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 8, verso 9. Leia e creia: “Cri, por isso falei”. Tem que estar escrito, senão, não te funciona a confissão. E depois que está escrito e o fale, então, acrescente a paciência e o cuidado, e a maturidade que deve ter a tua confissão. Veja o que diz, verso 9. “Porque já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo”. Quantos a conhecem? Paulo disse: Espero que já a conheçam. Porque se você não se declara rico, você não a conhece. Isso é uma confissão que agora vai ser parte de tua vida, e pode tardar 15, 20 anos, mas, está a caminho.
Diz: “Porque já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que por amor a vós se fez pobre”. E o contexto é dinheiro. Sabe? Não está falando de espiritualidade: Não, é que era pobre espiritual e agora é rico espiritual. Não! Aqui tudo isto é dinheiro. Se você vir o subtítulo diz: A oferta para os santos. Verdade que diz assim? “Que por amor a vós se fez pobre, sendo rico, para que vós com sua pobreza fôsseis enriquecidos”. E Paulo disse: “E nisto dou meu conselho; porque isto os convém a vós, que começastes antes, não somente a fazê-lo, senão, também a querê-lo, desde o ano passado”. Falando as ofertas.
Então, uma das coisas que você deve confessar, e sinta-se seguro, que desde agora você vai dizer: Eu sou rico. Você se atreve? Ou você foi tão contaminado e afetado? E como você vive pelo que você vê, você diz: Rapaz, com o que eu vejo, eu não posso confessar isso. Mas, se você o crê: Cri, então o pode falar. E então, repousar nele e deixar que Deus modifique isso. Isso você começa a dizê-lo e tarda tempo, pode tardar.
Há outros conselhos que nós vamos ler como é que chega, mas da mesma maneira a saúde. Eu quero ser uma pessoa completamente saudável. Quem sabe você é uma pessoa enferma, e há muitas coisas que têm contribuído através do tempo, mas esse não é o teu final. Você pode ir: Eu necessito, e chega o momento, até por remédios de um médico, que você vá ao médico correto e te ajudou nisto: Olhe, você tem esta deficiência. Porque tampouco somos ignorantes e legalistas: Não, o meu é tudo por fé. Não me toquem. Não, às vezes aparece o doutor, um bom médico. Porque Deus usa a medicina.
Eu prefiro usar a mão de Deus, você sabe, muito mais fácil, menos gastos e menos problemas. Mas a idéia é que você ande em saúde, que se sinta bem, que esteja bem. Quantos se sentem bem? Olhe, eu venho de umas viagens meio incômodas, mas hoje eu amanheci bem. E eu investigo: Como me sinto? Agora mesmo me sinto bem. Estou respirando bem, me sinto bem, tenho bom apetite, não me dói nem uma unha. Olhe, me sinto bem tremendo agora mesmo. Isso é bom. Mas isso tem que ser cultivado, digo, cultive isso como você sabe, cada qual levará a sua própria carga. Verdade que sim? Ah? Minhas receitas, quem sabe, não são as tuas, a idéia é que você se sinta bem. Verdade Danny? Você se sente bem? Danny tem uma receitinha aí, melhor que ele tem e se sente bem.
Mas, isso é parte da promessa: Que você tenha dinheiro. E ser rico não é para amontoar, já isso é ser milionário, quando você tem guardado. Mas rico é que você tem para tudo o que você necessita Que pagou as tuas contas, que está bem, não está fugindo de ninguém; você sabe, está tranqüilo, comeu bem, semeou em tua igreja. Imagine você, se você é rico que pode até semear. E logo, que esteja bem de saúde, e que tenha paz, e que tenha cobertura angelical te cuidando.
Que não estejam te vigiando para te matar. A menos que estejam te vigiando para te matar pelo que você está ensinando, que isso já é diferente, você sabe, por estar falando revelação. Como escreveram a Carlos esta semana. Verdade Carlos? O que disseram? O Apóstolo está em perigo de morte. E eu digo, preste atenção em mim, vou confessar para ver se estou amadurecendo: Não o recebo. É meu dever dizer isso, mas e se tiver que morrer... Não o recebo! Não, não posso me colocar com coisas. Eu não o recebo, anjos de minha cobertura. Mas, se tiver que acontecer, pois que aconteça. O quê? Se me acabou tudo já, porque passou isso, porque me mataram? Você não pode: Não. Não. Não. Não o recebo. Você deve é dizer: Não o recebo. Mas, sobre isso o decreto de Deus vale mais do que isso. (Aplausos).
Imagine, você roubou um banco, tem o dinheiro contigo e diz: Eu não recebo que me ponham preso. Oxalá, nem te toquem. E oxalá ponha a metade na oferta quando a recolhamos e nem te toquem. Mas se te tocarem, pois, vai ser preso. Você está me entendendo? Não os estou levando à incredulidade nem a dúvida, o que estou levando a vocês é que a confissão é necessária, mas dentro dessa confissão há umas atitudes, há umas responsabilidades e há uns cuidados, e Deus segue sendo fiel no que diz para ti.
Ou seja, há uma Escritura, perdão, que tenha dito: Escritura; um verso do evangelho. Graças a Deus que não é Escritura, é evangelho, em Hebreus; é um conselho de nosso tataravô Abraão. Em Hebreus, capítulo 6, verso 11 ao 15. “Porém, desejamos que cada um de vós mostre a mesma solicitude até o fim, para plena certeza da esperança, afim de que não vos façais preguiçosos, senão, imitadores daqueles que pela fé e a paciência, herdam...”. Quê? Pela fé e a paciência herdam as promessas. “Porque quando Deus fez a promessa a Abraão, não podendo jurar por outro maior, jurou por si mesmo, dizendo: De certo abençoarei com abundância e te multiplicarei grandemente. E havendo esperado com paciência, alcançou a promessa”. Havendo esperado com quê? Com paciência, alcançou a promessa.
Tudo o que eu te digo deste púlpito é verdade.Tudo o que eu te menciono aqui, eu estou seguro que é assim, mas quem executa o pago, é Deus. Eu o prometo porque está escrito, porém, quem o cumpre é Deus. E isso quem o regula é Ele e você; cada qual levará a sua própria carga. Mas você pode estar segura que podes viver por meio destes conselhos que irão bem a você. Comigo tem funcionado. Eu não sei a quem mais tem funcionado aqui? Funciona a você? Sim? A bem, então, não estou só. A mim tem funcionado, a mim tem curado, me tem prosperado, me tem dado paz, me guardado, me feito de tudo, me amado. Me sinto amado, me tem dado pessoas que me amam, como vocês. Estou completo. Estou satisfeito, não me falta nada.
Digo, eu tive que semear para isso também. ALÔ! Porque imagine você que eu suba aqui com um chicote e comece: Você, pecador. Você. E dando golpes... Você vai terminar não me amando. Você tem que semear, mas se você sempre está golpeando e golpeando, imagine. Tudo o que você semeia, colhe. Deus não pode ser burlado, tudo o que o homem semear, isso colherá. Você não vá se queixar dizendo: não, eu sim é que tenho me comportado bem e nada tenho colhido. Olhe, eu espero que te chegue já logo a colheita de todo esse bem que você tem semeado. Mas te chega, Deus não mente, Deus não pode ser burlado. Se você semeia, colhe e se semeias mal, também colhes mal porque Deus não pode ser burlado. E você gosta do que é justo: É verdade, eu venho falhando e falhando e falhando. Chegam a mim estas provas, pois deixe-me tratar com elas enquanto faço sendas direitas para os meus pés, como diz em Hebreus.
Assim que, a confissão é o método mais poderoso que nós possuímos. O apóstolo disse que Abraão chamou as coisas que não eram como se fossem. E a confissão é o método, e obediência nossa para que a fé se manifeste.
Resta-me um verso mais do evangelho. Romanos, capítulo 10, verso 8. Diz: “Mas o que diz? Perto de ti está...”. Quê? “A palavra”. Em teus joelhos? Você pode se ajoelhar todo o tempo, se não o levas à boca, aqui não funciona. Você pode viver de joelhos e eu vivo de pé, e eu alcanço mais de pé do que você de joelhos, se não passas a palavra a tua boca. Sim, porque há pessoas que pensam que por estarem fincados: Ai, aí Deus vai me escutar. Não! Teus pés podem estar dobrados e teu coração de pé. Tem que ser a atitude, não é a postura do corpo. Sim, há pessoas que gostam de se prostrar e pôr as mãozinhas assim, você sabe? Como que Deus: Olhe, não, veja como ele tem as mãozinhas, olhe, dobradinhas. Deus não caminha com isso. Isso era antes no velho pacto que funcionava um pouco. Mas depois deste pacto, você pode estar deitado, ou sentado, e o outro de pé, e o outro ajoelhado, e o ajoelhado ficou abaixo, e o que estava de pé e deitado, acima. Porque não é a postura.
Diz: “Mas o que diz? Perto de ti está a palavra, em tua boca e em teu coração. Esta é a palavra de fé que pregamos: que se confessares, com teus joelhos, que se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor”. Quem confessa que Jesus é o Senhor? Uma pessoa que é cristã. Isto não é para salvação.. “Que Jesus é o Senhor, e creres em teu coração que Deus o levantou dos mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, mas com a boca se confessa, outras versões dizem: para saúde, ou para salvação dessa enfermidade, para salvação dessa condição de pobreza, para salvação. Pois a Escritura diz: Todo aquele que nele crer, não será envergonhado”.
Assim que, o instrumento dos cristãos, não dos judeus, o instrumento dos cristãos é a boca. A boca, portanto, você tem que falar, você tem que confessar a palavra. Veja bem, que eu às vezes vou no avião e penso o que devo dizer, mas me sinto mal, porque é uma atitude de responsabilidade e então tenho que falar. Mas como é tão incômodo que as pessoas te entendam, pois eu, em alguma forma, eu digo: Anjos, eu vou neste avião, quero sua proteção, confesso sua proteção. Eu não faço assim, o sinal da cruz, porque isso não vai te ajudar em nada. Isso pode é jogar o avião no chão, porque as cruzes são símbolos de morte. Está metendo morte aí, rapaz, o avião pode mudar de rota. E isso é o mais que as pessoas fazem.
Assim que, eu te recomendo pequenas mudanças, especialmente, em cima de um avião. Você não sabe quantas vezes a pessoa cai de um avião? Porque uma vez basta. Aí não se repete. Assim que, te recomendo que você tenha a tua confissão em linha, limpinha, sem contaminação, sem mancha. Siga confessando, que seja audível, procure que seja audível, em qualquer parte de tua casa. Escute-se falando, vê? Com a boca, não diz: Com a mente. Com a mente e a boca; o que você pensa aqui, o passa à boca e a boca confessa a palavra e até aí chegou a tua responsabilidade.
Veja que você diz: Senhor, olhe, eu faço a única coisa que posso fazer neste pacto que é falar tua palavra. Porque se tivesse algo que você pudesse fazer, como se ajoelhar por meia hora e olhando o relógio: Olhe, levo meia hora de joelhos, agora sim é que meu pedido vai ser atendido. Não! Isto não funciona por tempo, aqui o tempo é um rudimento. Isto não funciona pelo tempo que você está ajoelhado, isto funciona pela eficácia do que você está pensando e falando. Digo, ainda que seja, comigo isso tem funcionado assim. Assim é que eu vivo. Eu não oro muito, nem confesso muito tampouco, porque não me atrevo a confessar mais do que, imagine você, se vivo bem assim, como é que eu vou me atrever agora a aumentar a confissão?
E aqui você não tem que confessar muito, se você já sabe uma porção de coisas de ti. O que você tem que fazer, é pela manhã: Anjos. ALÔ! Hoje é um novo dia, estou abençoado com todas as bênçãos. Recebo o que necessito. (Aplausos).
E você me dirá: Não, mas a palavra diz: Orando sem cessar. A palavra diz muitas coisas. Você sabe o que a palavra também diz? Diz: Sejam conhecidas as vossas petições com todo rogo e súplica. A Paulo convinha dizer isso. É como você a criança, a criança você diz: Olhe, você tem que estudar, você tem que preencher estes requisitos. Quando você é criança tem que te dizer muitas coisas, mas chega o momento em que você não vai seguir dizendo a criança a mesma coisa. Então, conforme a tua maturidade, eu não tenho que ir “em toda súplica”. Senhor, olhe, Deus meu, em toda súplica e rogo, Pai, olhe. Isso teve o seu tempo, mas eu já não tenho que estar fazendo isso. Ou você quer estar toda a tua vida? Senhor, com toda súplica, Deus meu. Isso tem seu tempo. Você tem que ler, e ver a mente de Paulo. Você tem que amadurecer, porque senão, você vai se converter em um legalista dentro da graça.
Olhe, Paulo uma vez disse a Timóteo: Timóteo, escute o que eu te disse e que Deus te dê entendimento em tudo. Você necessita de entendimento. Cumpra. Olhe, aprenda a palavra, confesse-a, confie, seja honesto, não apresse as coisas, seja respeitoso com Deus, seja humilde e espere nele que ele fará. Ele vai fazer, ele não vai te deixar abandonado, ele não falhou com ninguém. Você vai ver a mão de Deus em tua vida, em todos os aspectos. Olhe, você não tem que dar mais do que ele te exige, confesse a palavra.
O quê? Você vai confessar os 14 livros todos os dias? Olhe, perdoa-me, não vá gastar a tua mente. Não, porque quanto mais eu confesse, mais eu avanço. Aqui isso não funciona. Isso é na lei: Que olhe, que aquele que mais ora, mais alcança. Então, você vê: Quantas horas você orou? Bem, eu orei 10 horas. E desde quando você está aqui? Olhe, ei cheguei ontem, desde ontem eu estou metido no templo orando. Ah, este sim é que é espiritual. Mentira. Às vezes esses são os mais carnais que tem a igreja.
Quando eu estava no sistema, os mais carnais eram os que mais oravam. Os que estavam mais metidos nas igrejas eram os piores, que pegam os teus filhos e lhes dão uns beliscões assim. Esses diáconos que se acham tão espirituais que te respeitam a ti, porém, pegam ao teu filho lá: Vou te dar uma bofetada se continuar correndo e subindo nas cadeiras. E oferecem até um golpe a teu filho. Esses são os espirituais? A mim ninguém me engana mais, olhe, eu tenho 36 anos nestas coisas e a pessoa cresce. Verdade, que a pessoas cresce? Se dá conta de muitas coisas, e nem tudo o que brilha é ouro. ALÔ!
Assim que, abençoado, repouse. Repouse. Vá tranqüilo agora com uma confissão para a tua casa: Senhor, graças. Eu digo que tudo está bem, e eu estou me portando bem também. Olhe, que bom que eu estou me comportando bem. Ah? E não se encoste muito nisso que você pode se comportar mal também, se encostar muito nisso.
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