Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sábado, janeiro 28, 2006

Vamos ao conselho da palavra. Hoje temos uma palavra difícil de explicar, é difícil de explicar, mas nós vamos tratar de explicá-la. Para Paulo se tornou difícil.

Assim que, procuremos no livro aos Hebreus capítulo 5, vamos ler do verso 7 ao 10. Todos com Bíblia, por favor. Tome nota. Isto, você não deve se dar ao luxo de escutá-lo assim, e mais, podem se confundir com isto, pois, se não o escrever e o estudar.

Isto é difícil de explicar para Paulo, quer dizer que estamos falando de revelação. O apóstolo Paulo recebeu isto no paraíso, sacaram ele do corpo e o levaram ao paraíso, mas você está no corpo. Assim que estamos falando de palavras inefáveis, que não é dado ao homem explicar, e você a está recebendo aqui, não fora do corpo, senão com teu corpo. Quando o tenham todos, me dêem um ABA PAI! E começamos a ler. Sim. Todos o temos.

Diz, o verso 7. “E Cristo, nos dias de sua carne…” Como quem diz: -Depois deixou os dias na carne, e se foi a quê? A um corpo glorificado-. Como você, nos dias de tua carne. Um dia se falará de ti quando você sair do corpo, vão dizer: -Fulano de tal, nos dias de sua carne fez isto, padeceu isto, aconteceu isto com ele. –José Luis, nos dias de sua carne. –Você nos dias de tua carne. –Cristo nos dias de sua carne. Porque você é um espírito que vive num corpo. Se você vem se tratando em carne e nada mais, você ainda não se conhece. Hoje é uma boa oportunidade para que comeces a entender quem é você em espírito, porque os dias de tua carne não são os melhores. Mas, temos instruções para os dias de tua carne.

Ele, pessoalmente, diz: “E Cristo, nos dias de sua carne, oferecendo rogos e súplicas com grande clamor e lágrimas ao que lhe podia livrar da morte”. Está falando aqui de morte espiritual, porque ele veio morrer, ele veio morrer. Ou seja, não para livrá-lo da morte que ele teve, senão da morte espiritual. Se ele chegasse a pecar, então, o mundo ficaria sob as mãos de Satanás para sempre. Toda a criação se perderia e desaparecia a criação.

Mas, diz: “Aquele que lhe podia livrar da morte, foi ouvido por causa de seu temor reverente. E ainda que era Filho, pelo que padeceu…”. Diga: APRENDEU A OBEDIÊNCIA. Esse é o tema desta noite: Aprender Obediência. Porque você e eu temos que aprender obediência também. Isso se aprende. Isso não se sabe, mas se aprende quando você vive num corpo. E vamos falar como aprender.

“Aprendeu obediência; e tendo sido aperfeiçoado…”. Olhe, porque as pessoas pensam que o menino Deus, que ele era perfeito. Ele não era perfeito. Teve que ser aperfeiçoado. Por quê? Porque ele foi tentado em tudo.

Se quiseres crer em mim que foi tentado em tudo, olhe o que diz o verso 15 do capítulo 4, aí mesmo, sem sair da página. Que diz? “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas debilidades, senão um que foi tentado…”. Em quê? “Segundo nossa semelhança…”.

Quer dizer, que se ele chegasse a pecar, então ele não poderia ser entregue para nos salvar. As pessoas pensam que ele veio nos salvar porque Maria o deu à luz. Maria deu à luz a um pedaço de carne, e essa carne era semelhante à tua e a minha. Por isso teve que ser aperfeiçoado, e teve que rogar para não pecar. Aí é que está o sofrimento dele. Você sabe o que é teu viver num corpo como o que você tem e não pecar? Porque todos aqui pecamos. Mas, se ele chegasse a pecar, então não poderia morrer por nós.

Olhe, em verdade temos um agradecimento tremendo por isso. Você sabe o que é um homem num corpo, imagine, com tantas mulheres ali em Jerusalém se acercando a ele; e com a ira que poderia lhe dar, com os hipócritas. Bem, uma vez chamou 24 vezes num capítulo: -Fariseus, hipócritas-. E uma vez entrou ao templo e virou as mesas porque lhe dava ira ao ver a hipocrisia. Mas tudo isso o fazia sem entrar no terreno de pecado, senão pela hipocrisia, tinha que os chamar como eles eram.

E diz: “E tendo sido aperfeiçoado, veio ser autor de eterna salvação…” De quê? A tua salvação é o quê? “Eterna salvação para todos os que lhe obedecem; e foi declarado por Deus sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque”.

Agora, veja o que diz o verso 11. “Acerca disto, ou seja, disso que acabamos de ler, acerca disto temos muito que dizer, e difícil de explicar, porquanto vos fizestes tardios para ouvir”. Eu posso repetir o mesmo: O mundo hoje não está preparado para ouvir. Eles estão preparados para ir a missa, fazer isto, deixar de comer carne, caminhar de joelho, mas ouvir, não têm ouvido. Por isso é que, veja, eu te felicito, porque você não somente tem orelhas, tem ouvidos. Se você está aqui é porque você tem ambas as, orelhas com ouvidos. Para chegar aqui... E bem, você tem que ser alguém muito especial para estar sentado aqui. Pode se aplaudir a ti mesmo, por estar aqui. (Aplausos).

Olhe, os pastores de Miami, todos estes líderes, padres, sacerdotes deveriam estar sentados aqui ouvindo, porque eles não sabem nada disto, desconhecem. As vezes que eu falei com padres e sacerdotes, quando falo assim, em seguida eles dizem logo: -Espere aí. Espere. Espere. De quê estás falando?-. É porque eles não estão acostumados. Num Convento, você não aprende isto. Num Seminário Teológico, você não aprende isto. Porque, se eles o desconhecem, como vão te ensinar isso? Eu o sei, posso entendê-lo porque a mim me levaram ao paraíso para poder desenvolver em meu ouvido, se não, também não o conheceria porque eu fui evangelista por muitos anos e não sabia nada disto. Eu tinha um ouvido de uma medida muito curta, porque o ouvido vai se desenvolvendo, até que você entende o que se diz a ti.

Por isso muitos de vocês vêm aqui, três semanas confusos, um mês e meio; e aos três meses diz: -Olhe, estou entendendo-. Depois de um ano dizem: -Entendi-. E mais, eu conheço a um que esteve três anos, e um dia passou chorando: -Apóstolo, por fim entendi-. Deixou de vir na outra semana e não voltou mais. Não o vi mais.

Então, como Cristo aprendeu obediência? Sendo tentado em tudo. Sendo tentado em tudo Ele aprendeu obediência, porque ele foi tentado em tudo.

Então, que acontece? Que ele aprendeu obediência, olhe isto, preste atenção. Ele aprendeu obediência para ser autor de eterna salvação. Agora, você tem que aprender obediência, não para se salvar porque ele já executou esse ato. Você tem que aprender obediência, você sabe para quê? Para que lhe agrades e para que possas reinar em vida, para que vivas bem.

Você sabe o que é você viver bem hoje em dia com um corpo como o que você tem, posto? Procure em todas as pessoas. Estão em problemas de depressão, em problemas disto. Você não viu essas pessoas? Que você fala com eles: -E quê? Como estás? –Pois, veja, agora tenho outra coisa. -E o que te aconteceu agora? –Pois, agora tenho outro problema, antes era minha esposa, agora não é minha esposa, agora é o meu filho. -E agora, a minha filha. -E agora, o meu chefe. -E o meu trabalho. -E agora é mamãe, ou papai, ou o avô. Bem, quanta coisa. As pessoas estão programadas, este sistema é para se ter problemas. A menos, que você aprenda obediência, e então, apesar disso, você vai reinando em vida.

Olhe, a mim me custou. Eu tive que aprender obediência através de um sem número de situações nos dias de minha carne. A pessoa aprende, você não vê que a experiência em nosso corpo físico é para que você aprenda? Não é para que você diga: -Ai, Senhor, olhe. Não, perdoa-me. Vou embora daqui-. Não, não te vás, porque se você se for, perdes tudo. Os problemas que você teve, olhe, de vício de álcool, de “fumadera”(um que fuma muito), de droga, de sexo, de fornicação, de adultério, de roubo, de engano, de mentiroso, mentirosa. Tudo isso que você teve, isso não é uma surpresa para o Senhor.

–Olhe, Senhor, vou te dizer algo-. O Senhor conhece teu andar, teu levantar. Diz: “Desde longe me conheceste”. A idéia é que você não entre em culpabilidade também. Não. A idéia é que você diga: -Caramba, eu não estou caminhando bem. Senhor, permita-me aprender obediência através de todas estas debilidades, todos estes tombos que eu dei. Ensina-me-. É longo e comprido o caminho. Você sabe por quê? Porque depois que você aprende, o que te vem é um reinar em vida, que é invejável. Porque você vai caminhar como poucas pessoas caminham, quando você aprende obediência.

Aprender obediência! Através de quê? Através de orar 40 dias posto de joelhos? Aí não se aprende. O que os evangélicos te ensinam: -Jejue por trinta dias, quinze dias. Não comas. Caminhe de joelhos. Ponha pedrinhas nos teus sapatos. Castiga tua carne-. À carne não se castiga assim. Como Cristo a castigou? Negando-se. Levando-a cativa, para poder conseguir.

Assim que não é tempo que você comece a chorar, pelas coisas que te sucederam, ou melhor, é tempo de você aprender obediência no que te aconteceu e que tenhas paciência. Que tua esposa tenha paciência contigo, e você tenha paciência com tua esposa, e com teu filho, e com a filha. E procurar a unidade, de se entender para ver como aprendemos. Que você possa dizer a tua esposa ou a teu esposo: -Espere um pouquinho mais, que estou chegando. Estou aprendendo. Não perdeste o tempo em tudo o que me suportaste. Estou aprendendo obediência-. E se aprende como? Como se passou com Cristo. Cristo se pôs em um corpo de carne.

Você não está suposto a ir a uma igreja para que o pastor te castigue, ou o líder te castigue. Você sabe para quê Deus põe homens?

Veja no capítulo 5 o que diz, começando no 5 (verso 1). Agora, olha o que diz: “Porque todo sumo sacerdote tomado de entre os homens…” O que é um padre? Um homem. O que é um pastor? Um homem.

Olhe o que diz: “É constituído…” A favor de Deus? “No que a Deus…” Quê? No que a Deus se refere, quê?

Os que não tenham Bíblia, olhem ali (referindo-se à tela eletrônica com a citação bíblica). “Porque todo sumo sacerdote tomado de entre os homens é constituído a favor dos homens no que a Deus se refere, para que apresente ofertas e sacrifícios, antes da cruz ofertas e sacrifícios pelos pecados”. Antes da cruz, explicando o que era um sacerdote antes. Após a cruz, já não há sacerdotes. O que há após a cruz? Pastores, mestres e apóstolos.

Mas, quando Deus põe a um homem num púlpito assim, para quê o põe? A favor de Deus ou a favor dos homens? A favor de quem? Quando você vai a uma igreja onde o líder te diz: -Oh, Papai Deus odeia o pecado-. Está te dizendo: -Papai Deus te odeia a ti-. Porque, onde é que estão os pecados? Na carne. O homem que Deus põe aqui é para te ajudar, dar-te um “trainning” (capacitação) para que trates com teu corpo físico sem que você desmaie, que te console. Não que venha a te maltratar para dizer: -Esse sim que é um bom pastor, olha como prega. Fez-me chorar, e depois me trouxe à frente, e me humilhei aí. Impôs-me a mão-. Essa não é a idéia.

A idéia é que todo o que Deus põe a frente para falar contigo é a teu favor. Você não vê que ele te conhece a ti como a palma? E ele foi o que te pôs todas essas debilidades. Ele o que está procurando, -Deixa procurar a um homem que seja um árbitro entre eu e eles, para que sigam sendo estimulados a seguir triunfando-. Deus não põe a ninguém para que esteja magoando. Um pastor que magoe, um líder que sempre está gritando e te dizendo: -Pecador. Deus diz: -O que esse aí está pensando? Que eu não sei o que há aí sentado? Deus a todo o que põe, põe a teu favor.

Agora, isso tem que te conduzir a isto: Romanos capítulo 5, verso 3. O que diz o verso 3? “E não é só isto”. O verso 1 e 2, diz que te salvou pela fé, que tens entrada à graça onde estás firme.

Mas, logo no verso 3, depois que te salva, teu espírito está bem, logo te diz no verso 3: “E não só isto, senão que também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência”. Olhe, você sabe o que é gloriar-se em tribulações? Quando alguém está atribulado, rapaz, -Ora por mim, rapaz, que estou atribulado-. E você lhe diz: -Não. Gloria-te. –Quê? Gloria-te. Como? Ore por mim-. Mas, quando você está aprendendo obediência, tudo o que te vem, a mínima prova, o que seja, você diz: -Espere aí. Aqui eu vou aprender paciência. Isto vem a meu favor. Ainda que não o veja por enquanto, isto vai produzir algo bom em minha vida-. Ensinar-te a que isso te ajude.

Romanos 14, aí mesmo, nesse mesmo livro, no verso 13. “Assim que, já não nos julguemos mais uns aos outros, senão, melhor, decidi não pôr tropeço e ocasião de cair”. Ou seja, aqui todos estamos aprendendo obediência, então Paulo diz: -Não é tempo de você estar criticando, e de dizer: Olhe a este, olhe aquele-. Porque há famílias que tratam melhor com seu corpo que outros, então ao que está mais abaixo, a família diz: -Olhe, veja como este pega a graça para pecar. E olhe a este, já é tempo disto-. Não. Você tem que decidir: -Não vou mais olhar a ninguém, que cada qual leve sua própria carga e que cada qual aprenda-.

Você não vê que quando você olha para o lado e se põe a olhar a alguém corre o perigo de torcer a Escritura? Ou torcer o evangelho? Perdão. Porque então você diz: -Bem, a Bíblia diz isso, mas olha o que eu estou vendo-. Não, não é tempo disso. Não é tempo disso. É tempo de você amadurecer na fé e lá cada qual, cada qual aprenderá de sua tribulação. Cada qual exercerá paciência em diferentes tempos. Porque se você julga a alguém, há muita probabilidade que o anjo dessa família te faça passar pelo mesmo a ti mais tarde, ou pior.

Você não vê que cada um aqui tem seu próprio anjo? Eu tenho um anjo que tem que me corrigir, mas ele me corrige conforme a como eu vou entendendo para não me fazer desmaiar. E ele vai tratando comigo, e ele já sabe tudo o que eu sou, ele o sabe, e vai me conduzindo. Mas você tem um anjo também.

Quando você se confunde é quando olhas para o lado. Você tem teu próprio anjo que ele te vai conduzindo, e ele conhece todos os teus passinhos. E então, ele vai te disciplinando. Diz assim: -Ao que ele toma por filho, corrige, disciplina, e até açoita-. Vai te conduzindo, em tua experiência pessoal.

E você tem que estar atencioso à voz desse anjo, que te fala aqui, olhe, na mente. Você ouve uma voz. Quantas vezes ele já não me fez advertências a mim, e faço caso omisso, e depois de alguns dias eu digo: -Olhe, deveria ter prestado atenção a isto. Falhei-. Mas, é que ele é paciente contigo. Mas, ele espera que você aprenda obediência, porque vais sofrer. Não queremos cair no terreno do legalismo. Por isso é que isto é difícil de explicar porque podes pensar: -Eh. Vamos voltar à lei? Agora, vão me castigar?-. Não, não, não é isso, é que você tem um anjo a cargo de tua vida, e a ordem que esse anjo tem é te conduzir a prosperar. Ele quer sanar todas tuas doenças.

Olhe, Rafael não tem ido ao hospital, parece que está indo bem com seu anjo. O anjo o está sanando. Olhe, que bom é. Que bom é estar são. Verdade que sim? E como é ruim estar enfermo. Quantos tiveram esses dias? Uns dias cinzas, “blues”, “blue days”, que são piores que outros, que você se sente... Olhe, mas quando o anjo está ativo, esse anjo faz provisão de todas as classes, é maravilhoso. Ter o anjo contente, tudo o que tocas, fazes a melhor compra, nada te vai mal, não sei, é que é uma maravilha. Imagine, se esses anjos estão para teu serviço.

E se você tem um anjo, ele a última hora vai te levar ao mesmo céu, à presença de Deus, porque ao inferno, ele não sabe chegar, assim que não estamos falando de condenação. Estamos falando no dia de hoje, no dia de amanhã nesta próxima semana.

Olhe, há um dito que diz, que o discípulo não é melhor do que seu mestre. O discípulo não é melhor do que seu mestre. Para o mestre chegar a ser mestre teve que aprender e sofrer um pouco. Pois, quer dizer que Cristo é o mestre, e você não é melhor do que ele. Se ele padeceu nos dias de sua carne, você vai padecer nos dias de tua carne.

E você tem que tratar com tua “carninha”. E tudo o que você está fazendo, que não esteja em linha com ele, você pode procurar o verso que você queira e se justificar. Você pode dizer: -Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo. -Hey! A mim não me conheças em carne-. Você pode dizer tudo o que te der vontade, mas o anjo sim que te conhece em carne. E diz: -Ele não vai te conhecer, mas eu te conheço e não gosto do que estás fazendo, e vou disciplinar-te-.

Ele fez isso comigo, e me disciplinou, e eu senti a correção desse anjo. E não gosto, muitas vezes das coisas que me acontecem. Mas, ele me diz: -José Luis, isto é porque eu te amo. Tenho que tratar contigo. Tenho que te conduzir porque você está escapando por aqui. Não, por aí não é-. E dói. A Cristo doeu, para salvação; a ti vai doer, para reinar em vida.

Olhe, porque você sabe o que é viver 33 anos sem pecar, com um corpo pecaminoso? Porque se tivesse um corpo glorificado, então ele não faria nada por ti. Diz: -Pois, se tenho um corpo glorificado. Eu não padeço-. Não. O problema é que ele veio em semelhança de carne de pecado.

Romanos 8:3. Olha o que diz, aí mesmo. O que diz Romanos 8, verso 3? Todos encontraram? “Porque o que era impossível para a lei, porquanto era débil pela carne, Deus, enviando a seu Filho em semelhança de carne de…” Quê? Sim, porque há pessoas que dizem: -Não, o menino Deus. O menino Deus é puro. Maria sem pecado concebida, por isso concebeu essa santa criança.

Deixe de contos! O que ela deu à luz veio em semelhança de carne de pecado e ela era outra pecadora também. O que ela deu à luz foi a um pedaço de carne, “em semelhança de carne de pecado”. A única coisa é que ele aprendeu obediência. Sim, Deus morreu por mim e não sofreu nada. Não, ele sofreu. Sofreu. E na cruz sofreu de tal forma que diz que o coração se lhe rasgou de sofrimento. Você já viu quando um animalzinho desses morre quando dois animais crescem juntos e um deles morre, o outro, morre de dor? Pois, ele se rasgou ali.

Na verdade ele fez um sacrifício tremendo por nós, para nos salvar. Olhe, graças a Deus. Que trabalho ele fez. Você não tem que fazer nada para se salvar, você está salvo, mas a ele interessa que agora, enquanto você está aqui, não sofras. A ele interessa que você herde as promessas. Olhe e tão bom que é herdar promessas.

Eu me sinto mais do que privilegiado porque, olhe, eu tenho gente maravilhosa. Eu tenho um Rafael que trabalha comigo, cantores maravilhosos, tenho amizades escolhidas, tenho gente que cuida de mim. Tente me dar um golpe com esses dois aí para que você veja. Eu me levanto pela manhã e ponho uma musiquinha, e desfruto o dia, e planejo minhas horas, as levo, faço um programa lindíssimo para o dia de hoje. Se o consigo cumprir, tremendo. Ponho: -Hoje tenho que fazer 8 coisas, se conseguir 6, fuf! Que alívio-. Às vezes, consigo 4, porque em Miami, uma viagem aqui e uma viagem lá, já se foram duas. Graças a Deus, que aqui você paga as coisas por correio e resolves uma porção por fax, e por um selinho, mas há outras que você tem que cuidar pessoalmente.

Olhe, e depois planejas um almoço, ou uma comidinha: -Hoje assim. Hoje vou fazer isto-. Olhe, e fecho o dia, pap! Com chave de ouro. E amanhã, outro dia mais. Que bom é viver. Desfrutar a vida. Eu quisera que os dias tivessem 48 horas, mas aquele que não está reinando, quer que dure 12 horas e desaparecer no sonho.

Ah, olhe isto, e os cristãos do sistema, esse sistema que há por aí, evangélico, cristão, essa gente diz: -Cristo, venha. Cristo, venha. Rápido, que não agüento-. Porque essas mulheres não se asseiam, porque é pecado colocar uma argolinha, e tudo é pecado. E não podem ir à praia, e não podem ir ao cinema, e não podem isto, e lhe proíbem uma porção de coisas, tanto que essa gente está super chateada. –Cristo, rápido. Vem, vem-. Assim dizia, João, o de Apocalipse, -Vem, Senhor Jesus, vem, que não agüento mais-. Você não tem que dizer assim. Você está completo. Você está reinando. Perdoado. Livre do diabo. Livre de pecado. (Aplausos).

Nós estamos reinando.

Agora, vou te dizer uma coisa. Vamos ler a Romanos 14. Vou terminar com isto, Romanos 14, onde estivemos. No verso 13 diz: “Assim que, já não nos julguemos mais uns aos outros, senão, melhor, decidi não pôr tropeço ou ocasião de cair ao irmão. Eu sei…”. Quem disse: Eu sei? Olhe, Oxalá você possa dizer como ele.

Veja. “Eu sei, e confio no Senhor, que nada é imundo em si mesmo; mas para o que pensa que algo é imundo, para ele o é”.

Vamos a outro verso mais. Tito, antes de Hebreus. Vá a Tito. Oxalá com o computador possa chegar lá, a Tito 1:15, para os que não trouxeram Bíblia. Que chegar aqui sem Bíblia é permitido a uma visita, mas a alguém que pertença aqui, sem Bíblia está em pecado.

1:15 (Tito) Para os que não têm Bíblia, a lousa eletrônica. “Todas as coisas…” Quantas? São o quê? Para quem? “Mas para os corrompidos e incrédulos nada lhes é puro; pois até sua mente e sua consciência estão corrompidas”.

Preste atenção. Quando você não aprende obediência, para ti tudo é mal. Quer dizer que você não deve nem dançar, você não deve nem beber, você não deve nem ir a nenhum lugar, porque você tem uma mente corrompida, e tudo é pecado para você. Agora, se você aprendeu obediência, nada é mal. Você sabe por quê? Porque o que aprende obediência é dono de si mesmo, e não deixa que nada o controle, melhor, você controla tudo.

Então, o que acontece? Que você pode estar com um irmão ainda aqui em Creciendo en Gracia, mas ele ainda não aprendeu obediência, então o que você faz lhe é pedra de tropeço porque para ele é mal, para ele é mal. Então, você está falhando a esse débil na fé. Para Paulo diz: Eu, eu sei, estou seguro que nada é mal. Mas, para o impuro… E quem é o impuro? O que não aprende obediência.

Então, temos gente que de todo estão corrompidos, então, são débeis na fé. E olham para o lado: -Você viu como está vestida esta irmã? Por quê ela veio vestida assim? Olhe, você ouviu que fulano está falando? E sempre estão olhando, então o que entra pelos olhos lhes chega a sua mente corrompida, dito e feito. –Não vou mais à igreja, porque essa igreja está cheia de pecadores-. Porque é que ele não aprendeu. O que aprende obediência é dono de tudo, nada o domina, senão que ele domina tudo.

A esse você não pode proibir nada, você não vê que ele é dono de si? Você pode lhe dar um trago e quando chega a dois diz: -Daqui não passo-. Você pode lhe dar um cigarro, ou o que seja que lhe dê: -Não gostei-. Pap! E o põe de lado, e o domina, quando entra no terreno de: te causar dano. Você o pode levar a um baile, você sabe? Recatado. Pode ir a uma festinha, e se guarda, ou melhor, ali dá testemunho. Pode levá-lo ao inferno, se existisse, e lá trataria bem com os demônios. Porque é que ele aprendeu obediência, mas isso toma tempo. Isso toma tempo. Agora, se aprendes obediência.

Veja, Jesus Cristo ia até aos samaritanos ali, os publicanos e bebia. O problema é que passavam os débeis na fé: -Olhe, se fosse filho de Deus não estaria bebendo com os publicanos. –Sim pastor, estava bebendo Perrier (água com gás). Não, não tinha Perrier. Ele estava bebendo um pouco de vinho fermentado. Mas, como ele era dono dele. Quer dizer que ele pôde ter bebido vinho e não era pecado. Porque ele foi aperfeiçoado para ser autor de eterna salvação.

Se não aprendes obediência, és um desastre, não podes desfrutar esta vida, não podes fazer nada. És um desastre porque é que não aprendeste obediência. És salvo, és filho de Deus em desastre. Reinando em desastre. A idéia é que reines em vida. Porque aqui ninguém está tratando de se salvar, salvo já estamos, se ele foi autor de eterna, o que é eterno não se perde, é eterna salvação. Isso foi o que ele veio executar, eterna salvação. Mas logo, você tem que reinar em vida. Você tem que estar bem. Você tem que prosperar, imagine, se não prosperas és um pobre desventurado que sempre estás lutando.

Se não aprendes obediência, não sabes se curar, sempre está enfermo, sempre, e enfermo, e enfermo, e enfermo, e enfermo. E não governas tua boca, sempre tens má confissão, sempre estás se queixando, e gritando, e fazendo, porque que não reinas em tua boca.

Ah, se não aprendes obediência, não tens bom proceder, magoas às pessoas: -Olhe, você, saia daqui. Olhe, eu cheguei primeiro. O que você está fazendo? –Acalma-te, rapaz. Como uma senhora no avião que ia caindo querendo passar. Quase me derrubou, e eu tive que lhe dizer: -Senhora, vamos chegar ao mesmo tempo. Deixe-me pôr a mala-. Porque é que eles crêem que vão tirar o assento deles. Vamos chegar ao mesmo tempo, digo quiçá um de nós saia primeiro que o outro lá na porta, dependendo do assento que te dêem. Se te derem o 18 e a mim o 12, eu sairei primeiro que você, você pode estar seguro.

Mas há gente assim. Há gente que não reina, vivem nervosos, você sabe? –O que é que está te acontecendo? Uh! Uh! Não têm modos. Você não vê que não aprenderam obediência em nada? Você tem que ser um cavalheiro, uma dama, que saiba tratar com decência. Saber escutar, não que te estejam falando e você: -Blblbll-. Olhe, acalme-se. Dê-me o microfone.

Há que aprender obediência para tudo, e assim reinamos em vida.





Nenhum comentário: