
Mas, eu quero dizer a vocês que todos os que fazem esses filmes, eles tomam informação de Mateus, Marcos, Lucas e João, porque é a única coisa que eles têm. Mas, o que acontece? Que esses são livros históricos e todos se contradizem. Esses não são evangelhos. Aquele que disser a você: -Bem, os quatro evangelhos-. Há mais que dois evangelhos: um falso e um verdadeiro. O da circuncisão, que é falso agora, era verdadeiro antes da cruz; e o da incircuncisão, que é o que está em pé, o que está vigente ainda.
Mas, Paulo nunca chamou o evangelho segundo São Mateus, evangelho segundo São Marcos, evangelho segundo São Lucas. Melhor, Lucas o chama história. E diz: -Como já muitos trataram de pôr em ordem a história-. E “muitos” significa que não são 4, porque teria dito: -Porque quatro já trataram de pôr em ordem a história-. Mas, “muitos”, significa que todo o que viveu perto de Jesus escreveu dele, se tinha dinheiro para pagar um escriba, e podia pagar os papiros para fazê-lo, pois dava uma informação conforme ao que ele entendia. Mas os pais católicos pensaram que Mateus, Marcos, Lucas e João eram suficientes, porque se parecem bastante, mas se contradizem muito também.
Quer dizer que este filme que vão passar quiçá não tenha todo o conteúdo correto, mas nos alegra que saia porque assim é mencionado Jesus Cristo. Mas, eles vão mostrá-lo antes da cruz, portanto, vai ser uma versão muito pobre. Melhor que tivessem conferido conosco para dar-lhes a versão correta.
Você sabe por quê? Porque as pessoas, olhem as pessoas falam acerca do menino Jesus, dizem: -O santo ser que a virgem Maria teve-. Número 1, a virgem Maria era uma pecadora. Por quê? Naquele momento não se sabia, mas quando Paulo se manifesta e sobe ao paraíso, a Paulo foi revelado que quando Adão pecou o pecado passou a todos os homens. Ao passar a todos os homens e mulheres incluiu a Maria, quer dizer que Maria era uma pecadora. Cem por cento pecadora em posição não em prática, mas em posição. Todos. Moisés foi um pecador, Davi, todos os profetas. Toda pessoa antes da cruz era cem por cento pecadora, porque o que Deus faz, o faz bem feito. E se Deus colocou essa cabeça representante, Adão. Adão passou o pecado a todos os homens.
Diz em Romanos 5:12. Vamos vê-lo aí em Romanos 5:12, para que você tenha informação.
Quantos ouviram a rádio hoje? Olhe, a chuva não fez vocês pararem. Há um lindo grupo hoje. Venceram. Porque há pessoas que vêem a chuva, e vêem a neve. E dizem: -O carro vai derrapar-.
Romanos, capítulo 5. Isto, Paulo disse aos romanos. Molestou a todos os apóstolos quando ele disse isto. Imagine, eles entenderam que todo mundo estava em pecado então, antes da cruz. Olha o que diz o verso 12 , “Portanto, como o pecado entrou no mundo…” Por uma mulher? As pessoas dizem que quem pecou foi Eva. Eva não pecou. Eva foi enganada. Bem, por isso é que magoam muito às mulheres. Na história, as mulheres são tratadas como inferiores porque dizem que ela foi quem trouxe o pecado, que ela foi quem foi a culpada de tudo isto. Não.
Por isso, os judeus não mencionam as mulheres. Bem, quando Cristo fez o milagre dos pães e os peixes, diz: -E tinham ali cinco mil homens-. É impossível que cinco mil homens não tivessem esposas, ainda que fosse a metade. Tinham que ter ali várias mulheres; onde há homens há mulheres. Mas, como o preconceito era tão grande, a mulher nunca era mencionada. Possivelmente, umas nove mil pessoas comeram ali, e não cinco mil como diz a história.
Agora, Paulo diz isto depois que sobe ao paraíso. E Paulo apareceu como um abortivo muito depois. Quer dizer que Pedro, os apóstolos, ninguém sabia nada disto. Esta informação veio, quiçá, mais vinte anos mais tarde; depois que Cristo morreu, apareceu esta informação. Entenda isto, porque isto é bem importante. Porque quando você lê Mateus, Marcos, Lucas e João, ali não tinha revelação. Eles escreveram o que viram, e as suas mãos apalparam. Mas quando Paulo escreve já é revelação, porque Cristo o comunicou no paraíso. Quando você vê um pregador por aí falando, se você não entende estas divisões, você não entende porque está falando assim. Por isso é bom alimentar a mente, o conhecimento porque assim você mais ou menos se situa no por que as pessoas pregam o que pregam.
Agora, veja bem o que diz Paulo: “Portanto, como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, a morte espiritual, assim a morte passou a…” Quem? “A todos os homens, porquanto todos pecaram”. Quer dizer que Maria era um ser humano era uma pecadora. Por quê? Porque o pecado passou a quantos homens? A todos. E Maria tinha pai, ela tinha parentela, ela vinha da genealogia de Davi. Portanto, Maria nasceu em pecado, nasceu no tempo que o pecado estava presente. Portanto, o ser que ela deu à luz, também saiu com corpo em semelhança de carne de pecado. Portanto, esse menino Deus era um pedaço de carne pecadora. Que não pecou, perdão, não pecou, mas podia pecar, porque foi tentado em tudo.
Olhe, que alivio essas luzes, senão estaria um corre e corre aqui. (Teve uma falha de energia elétrica momentânea). Que beleza. Se acontecesse isto a Paulo…
Então, você tem que entender. Ah, perdoa-me. Você não nasceu em pecado. O pecado passou a todos os homens antes da cruz, mas após a cruz, você nasceu abençoado. Quer dizer que quem te chamou de pecador, mentiu a você. A única coisa é que você não sabia disso. Há um famoso verso que foi muito usado por um evangelista em Nova York, que com esse verso ele levou gente aos altares a chorar.
Romanos, 3:23 é? O que diz em Romanos 3:23? “Porquanto todos pecaram, e estão…” Quê? “Destituídos da glória de Deus”. Isso foi lá, há dois mil anos atrás. Mas após a cruz, os que foram destituídos, foram o quê? Constituídos de novo. Mas, isso o utilizam, atualizam-no e dizem: -Irmãos, olhem, “porquanto todos pecaram”. Há alguém aqui em pecado? Passe a frente-. E você passa. E isso está falando de dois mil anos, uma notícia de dois mil anos velha.
Que bom é entender, verdade que sim? Se você não entende, você ofende a Deus todos os dias de sua vida. Agora, imagine. Tudo o que você não sabe até este dia, tudo o que você não sabe, constitui-se em algo que você pode ofender a Deus por desconhecimento. Ou seja, que você pode estar dizendo coisas e estar ofendendo a Deus, e não sabe, porque não conhece. Mas se conhece, então deixas de ofendê-lo. As pessoas não ofendem a Deus por sua carne débil, as pessoas se destroem com sua carne débil. Deus não. A Deus não há quem lhe faça dano. A Deus se ofende quando a mente não tem conhecimento.
Há pessoas que dizem: -Deus está chorando pelos pecados que há nesta terra-. Deus, chorando? –Deus está triste, porque, olhe, como estão as prostitutas e os homens com os homens, casando-se-. Deus, o quê? Deus não sofre por isso. As pessoas sofrerão, e as pessoas comentam situações, mas Deus, Deus conhece isso como a palma de sua mão. A Deus nada disto lhe surpreende, e a ti não te deve surpreender também não, porque você é igual a Deus, e você tem o espírito de Deus, e você tem a mente de Cristo para que pense como ele.
Então, diz aí em Romanos, 5:12, que o pecado passou... Agora, note bem o que diz também o verso 17. Romanos 5:17. Diz: “Pois se pela transgressão de um só…” Recordem-se que foi um que pecou, não todos. “Pela transgressão de um só reinou a morte, muito mais reinarão em vida por um só, Jesus Cristo, os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça”. Os que recebem o quê? A graça? A abundância. Porque em Miami se prega graça. Em todas as igrejas pregam graça, mas não a abundância. Portanto, eles não reinam em vida. São os que recebem a abundância, ou seja, tudo o que tem a ver com graça.
Então diz, verso 18, “Assim que, como pela transgressão de um veio a condenação a todos os homens, incluindo a Maria…” Porque as pessoas dizem: -Santa Maria, mãe de Deus, sem pecado concebida-. Isso é um disparate. Sem pecado concebida? E onde fica a verdade bíblica? Sem pecado concebida? Esse é o atrevimento de Roma mais absurdo. Isso é uma blasfêmia. –Santa Maria, mãe de Deus rogai por nós, pecadores…- Você sabe o que é isso? E você orava assim, com devoção. –Sem pecado concebida-, e então, a Bíblia mente. Ou seja, como Roma tem tanta revelação a Bíblia mente.
Eu te digo, os disparates que o Papado romano nos vendeu é uma coisa… E eu sei que você é meio pacífico: -Ai, mas não o diga muito duro, Apóstolo-. Não. Eu o digo “esplaya’ou” (abertamente). Que se saiba. (Aplausos).
Eu quero que o Vaticano exploda. Que tenha um bom terremoto embaixo daquelas paredes. Que o Papa não tenha onde pregar mais, para que não abra aquela boca cheia de mentiras que ele tem. Tudo isso é mentira, irmãos. Tudo isso é mentira. Digo, se isto aqui for verdade, se não for, estou em tremendo problema. Mas se isto aqui é verdade, então aquilo lá é mentira. ALÔ!
Verso 19. “Porque assim como pela desobediência de um homem os muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um, os muitos serão constituídos justos”.
Então, esse filme, se você quiser, vá vê-lo. Eu queria vê-lo. Eu não sei de que fala porque não o vi, mas as pessoas vão falar sandices, e coisas que não entendem porque como não conhecem o evangelho. Mas eles pensam que conhecem o evangelho porque o sacam de Mateus, Marcos, Lucas e João, mas esse não é o evangelho. O evangelho está de Romanos a Hebreus e aí é que se sabe.
Bem, então vamos ao tema de hoje que é “Aprendendo Obediência Parte II”.
Vamos começar em Hebreus, onde estivemos. Hebreus capítulo 5, verso 7. Aí estamos todos? Sim? “E Cristo, nos dias de sua carne, quando se chamou Jesus de Nazaré, oferecendo rogos e súplicas com grande clamor e lágrimas ao que lhe podia livrar da morte”. Por que teve que rogar e fazer súplicas? Porque estava em debilidade, estava em carne. “Foi ouvido a causa de seu temor reverente. E ainda que era Filho, pelo que padeceu aprendeu a obediência; e tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem e foi declarado por Deus sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque”.
“Acerca disto, do que acabamos de ler, temos muito que dizer, e difícil de explicar, porquanto vos fizestes tardios para ouvir”. Quer dizer que isso é difícil de explicá-lo, porque as pessoas se fizeram demoradas em ouvir ,não em fazer. Em fazer, eles estão sempre prontos a fazer. Diga-lhes: -Caminha de joelhos uma escada dessas. Sacrifica-. Em seguida. –Acenda 10 velas-. Eles as acendem. –Vá à missa-. Vão à missa. –Faça missas de galo-. Fazem missas de galo. –Beija o rosário-. Mas, ouvir. Diga: OUVIR. Por isso é que se faz difícil de explicar.
Olhe, dois mil anos depois, eu estou tratando de explicar algo que para as pessoas é difícil de entender. Bem difícil que é, porque eles dizem: -Mas, Cristo foi um ser santo-. Pois, você é um ser santo também. Santo significa: “apartado para”. Ele foi um santo apartado para aperfeiçoar-se. Mas as pessoas não sabem como entender isso, você não vê que idolatraram tanto ao menino Deus? Na Colômbia lhe chamam “o menino Deus”. E hoje andam todos com a testa suja, com uma cruz de cinzas, como se isso fosse... Se isso ajudasse, eu jogaria um balde de cinzas em cima de mim. Isso não ajuda em nada. (Aplausos).
Hoje eu vi uma senhora com uma cruz aqui, feita em cinzas. Eu pensava que estava saindo sua maquiagem, porque estava chovendo, mas depois vi a marquinha que começava aqui (na testa).
Vamos procurar a Segunda carta aos Coríntios, a ver o que Paulo disse de Jesus Cristo, como ele foi crucificado. Segunda carta aos Corintios capítulo 13, verso 4. Estamos todos? “Porque ainda que tenha sido crucificado em poder …”. Em quê? Cristo foi débil. Olhe, nós temos evidência para o que falamos, não?
“Ainda que tenha sido crucificado em debilidade vive pelo poder de Deus. Pois também nós somos débeis nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para conosco”. Se não fosse pelo poder de Deus para conosco, nós não poderíamos viver com ele. Graças a Deus por toda essa cobertura espiritual que te cobre. Que quando você é débil, ele permanece fiel, pelo poder de Deus que está em ti. Senão, desapareceríamos todos, imagine. Diz que estamos sentados juntamente com ele.
Então, Cristo foi crucificado em debilidade, por isso sofreu tanto. Depois, no verso 5, diz: “Examinai-vos a vós mesmos se estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não vos conheceis a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós, a menos que estejais reprovados?” Que Jesus Cristo está onde? Em. Quando você diz: -Olhe, eu te espero aqui ao lado de meu automóvel-. Agora, se você diz: -Vou estar em, dentro de meu automóvel-. Não ao lado, em. E “reprovados”, estão todos os evangélicos. Aqui em Miami, todos os católicos, evangélicos, todos os que não entendem esta palavra da graça, são reprovados. A pergunta: A menos do que estejais reprovados?
Quem é reprovado? Pois, reprovado é, por exemplo, numa fábrica, às vezes, fazem 100 pares de sapatos, e uma costura fica viradinha assim, e os vendem a uma companhia que vende sapatos baratos, que não se nota a costura virada, e que de um avião não se vê a costura. Então, você compra o sapato pela metade do preço. E então, quando você vê a alguém com outros sapatos, você lhe diz: -Quanto você pagou por esses sapatos? –Eu paguei oitenta, cem dólares. –Olhe, eu paguei mais que trinta. E te diz: -E, onde você compra? –Eu sei que… Héy! Eu sei que me salvei-. Mas é por isso, porque compraste um par de sapatos reprovados.
Por isso nessas máquinas que trabalham nas fábricas você vê uma pessoa que começa: sapato para cá, sapato para lá; sapato para cá; e vão caindo em caixas, e é que estão reprovados. Mas você segue usando-os, porque às vezes não se notam. Mas, não é o mesmo. Não é o mesmo.
Pois, aqui em Miami há muito “cristino”, que quando o anjo os vê chegar: -Deus te abençoe-. Pap! Para a caixa de… (Aplausos).
E vêm por aí com a mesma Bíblia que você vem, assim. -Olhe, igualzinho, igualzinho, igualzinho. Fala. –Deus te guarde-. Pap! Reprovado. Não serve. Não passam na prova, pelo vocabulário. Agora, quando você vem assim igualzinho, ou quiçá te vês até pior, e mais, vens sem Bíblia, e este com Bíblia: -Abençoado. –Aprovado. Assim é.
Segunda carta aos Corintios, aí mesmo, mas o capítulo 12, não o 13. Vamos ao 12 agora, no verso 9 . Segunda carta aos Corintios capítulo 12, verso 9. Diz: “E me disse: Basta-te minha graça; porque meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto de boa vontade me gloriarei bem mais em minhas debilidades, para que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que, por amor de Cristo me gozo nas debilidades em afrontas, em necessidades, em perseguições, ALÔ! Em angustias, às vezes, a coisa fica difícil, verdade? Porque quando sou débil, então sou forte”.
Olhe, às vezes, a coisa se põe forte. Aí é onde o poder de Deus está se aperfeiçoando, quando você sente o peso de tua carne. Bem, Cristo o sentiu de tal forma que por causa do peso, você sabe? Porque é que ele era um ser humano como você e como eu. Então, ter que morrer sem ter feito mal a ninguém.
Você sabe lá o que é que a ti te acusem de algo que você não fez, e guardar silêncio? E então, pois, por isso ele disse: -Olhe, se este cálice puder passar de mim que passe, mas que seja tua vontade-. Assim diz você, às vezes. -Se esta situação que estou passando pudesse ser evitada. Mas, tudo obra para bem, Senhor, que seja tua vontade-.
Tudo o quê? Obra para bem? Mas, nesse momento você diz: -Hum! Nesse momento você diz: -Que isto obra para quê? Ha! Ha! Ha! –Estou atribulado. Estou de uma maneira que, quem me perguntar agora...-. Mas, estamos lendo o evangelho. Assim que, há muitas coisas que significam debilidade, e então, essa é a tua história e a minha. Mas, você foi chamado, e se te chamaram, você tem que dizer: -Eis-me aqui, Senhor-.
E é bem humilde que você com esse corpo de debilidade ainda persista. Porque se um legalista te pega e te diz: -Olhe, você se porta tão mal e ainda te atreves ir à igreja... Diga-lhe: -É que agora é que eu tenho que ir. Isso é para débeis, a igreja é para débeis. Diferente do sistema, verdade? Quando o pastor diz: -Aqui, o que eu pegar em debilidade, fora! Tiramos-lhe a membresia logo a seguir-. Não, e às vezes, há pastores por aí que têm vigilantes. –Vigie àquele, e vigie-. Vigiam.
Então, Jesus Cristo foi crucificado em debilidade, foi débil. Mas, ao morrer em debilidade, esse poder que agora ele tem, ele é a medida com que se te mede a ti. Todo o perfeito que ele é ele, foi passado a você, te outorgou .Diz: “Com uma só oferta nos fez perfeitos para sempre”. Portanto, a igreja está assim, e aprendemos obediência, os que aprendemos obediência, pois, fazemos dentro desse marco de referência. Que nós temos que aprender dentro dessa situação, temos que persistir em seguir adiante, aprendendo obediência.
E a obediência se aprende de forma bem pessoal, isso é bem pessoal contigo. Você sabe que, às vezes, há pessoas que dizem: -Olhe, é que eu tenho uma irmã que foi a essa igreja e lhe passou isto. –E, eu tenho um primo que foi a essa igreja, e lhe passou isso-. Então, julgam toda a doutrina pelo que se passou ao primo. Mas, isso não trabalha assim. Porque você está dizendo: -Olhe, eu sei onde há um barril de maçãs onde há uma que está estragada-, digo, e se estivesse estragada porque aqui as estragadas são as boas. Ha! Ha! Ha! Aqui as estragadas são as boas, e as boas são as estragadas. Aqui é ao contrário. Mas você tem que persistir no que está escrito.
O meu triunfo foi que eu persisti no que está escrito; contra vento, e maré. Porque nós estamos tratando com um povo que foi tardio para o ouvir. Portanto, eles julgam conforme as aparências e conforme ao que escutam, e ouvem. Mas, não é um povo que está acostumado a julgar conforme ao que está escrito, e com isso é que, até este dia, eu venci: O que está escrito.
Note bem o que disse o apóstolo Paulo, falando da debilidade de um homem. Em Gálatas, que é o próximo livro, veja o que ele diz, capítulo 2, verso 17. “E se procurando ser justificados em Cristo, também nós somos achados pecadores, e a palavra pecadores é por causa de quem ele está dirigindo a carta, porque ele já nos provou que o pecado foi tirado, ou seja, Cristo tirou o pecado. Mas ele tem que falar nesta expressão aos gálatas, porque os apóstolos passaram por ali e os confundiram. Portanto, ele lhes diz: -Ok. Vocês julgam de pecado. E se nós, os líderes, somos achados no que vocês chamam pecado, é por isso este ministério um ministério de pecado?
Paulo ainda põe isso assim. –Se eu, Paulo, sou achado em falta, o que eu prego é falso por isso? Ou seja, que você tem que aprender a dividir o que é o corpo e o que é a mensagem. E Paulo teve que se apresentar assim.
Olha o que diz: “E se procurando ser justificados em Cristo, também nós somos achados pecadores, é por isso Cristo ministro de pecado? Em nenhuma, quê, em nenhuma maneira”.
Assim que, temos que estar prontos para entender que estamos no processo de aprender obediência. E esse processo é longo. Para uns mais longo que para outros. Os últimos aprendem mais rápido do que os primeiros. Recebem igualzinho. Uns chegam às 8 da manhã a trabalhar, e outros às 3 da tarde, e são pagos de igual maneira, são pagos igual às 4 quando saímos. Verdade que sim? Assim que, cumpre-se essa parábola que Cristo disse, que os últimos serão primeiro.
Neste ministério, os últimos que chegam são os que melhores saem, porque sofrem menos e entram numa revelação mais ampla do que os que começamos. Assim que, bem-vindos, os últimos; e saudações aos primeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário