
Hoje, por instruções de nosso Pai, vamos estar falando do que Roma não entendeu.
Historicamente tudo começou pelo princípio da fé. Quando nós vamos a Hebreus, Hebreus nos diz que pela fé entendemos que o universo foi constituído. Quer dizer, que a fé sempre existiu em Deus, a fé sempre foi, e tudo começou por meio da fé. Então, Deus estabeleceu um plano, criou ao homem e logo depois de criar ao homem, escolhe a Abraão, e em Abraão estabelece uma promessa por fé. A criação começou por fé, e a primeira promessa que Deus faz, faz a Abraão e a faz também por fé. Então, o condimento, a característica da fé, a essência da fé sempre existiu no coração de Deus.
E vamos ver a luz desse princípio, o que nosso Apóstolo quer comentar conosco hoje, porque a religião entendeu que operar com fé é violar a lei de Moisés. E ao entender esse princípio ignorou o fundamento essencial de como Deus opera com o homem.
A palestra de hoje o Apóstolo a dividiu em dois aspectos, o primeiro deles: Cumprimos a lei por meio da fé.
E vamos a Romanos, capítulo 3, começando no verso 29. Se há algum abençoado ao teu lado que não tiver Bíblia, por favor, compartilhe a palavra; senão, pode observar o telão. Todos encontraram? “É Deus somente Deus dos judeus? Não é também Deus dos gentios?”.
Uma pergunta, quando Deus deu a lei ao povo judeu, a promessa por meio da fé já existia? Deus havia dado a promessa a Abraão 430 anos antes da lei. Em outras palavras, quando Deus chama a Abraão e lhe faz a promessa por fé, que Abraão a crê por fé, diz que isso lhe foi contado por justiça, os judeus não existiam. De Abraão nasceu Isaque, de Isaque nasceu Jacó, Jacó teve 12 filhos de onde saem as 12 tribos de Israel.
Então, a lei que veio 430 anos depois da promessa, não invalida o que Deus já havia prometido. A lei veio depois. Porque há um espírito que diz, por exemplo que os judeus são o povo de Deus. Porem, a promessa em Abraão 430 anos antes que existisse o povo de Israel foi “em tua semente vão ser abençoadas todas as famílias da terra”. Quer dizer que a promessa da prosperidade para todas as famílias veio antes que Deus escolhesse um povo onde iria manifestar a lei.
Por isso, aqui diz este verso: “É Deus somente Deus dos judeus? Não é também Deus dos gentios? Certamente, também dos gentios. Porque Deus é um, e ele justificará por, pela lei, por quê? Pela fé aos da circuncisão, e por meio da fé aos de, quê? Aos da incircuncisão”.
Ou seja, que Deus por meio da fé iria justificar aos que confessavam a lei de Moisés, e aos que não confessavam a lei de Moisés, a ambos. –Pastor, quer dizer que a fé é um princípio? A fé é o princípio. Deus sempre estabeleceu tudo em fé. Então, aqui há uma conclusão. Qual é a conclusão?
Verso 31. “Logo, pela fé invalidamos a lei? Em nenhuma maneira, senão, que confirmamos a lei”. O Apóstolo dizia: O judeu entendeu que se entrasse por fé iria violar a Moisés, e aí foi que Roma interpretou mal, com relação a este princípio do evangelho. Roma não entendeu que por meio da fé você não violaria. Eles não entendiam que se você entrasse por fé, você cumpriria a lei. E ao não entender este princípio, então, escravizaram, judaizaram.
Por isso é que em Gálatas, capítulo 2, você nota que Pedro pegava um gentio e lhe dizia: -Não, não, venha cá. Temos que te converter ao judaísmo. E pegavam a um gentio e o escravizavam a guardar a lei de Moisés, porque a fé para eles era uma ameaça de não cumprir a Moisés. Porque não entenderam que se você entrasse por fé você não violaria a lei, senão, que a cumprias.
Por isso é que nós temos que compreender isto, a ciência certa. Olhe, o Apóstolo dizia: Paulo escreve que se você entra por fé, você tem um up-grade (melhora). Se você entra por fé, você vai a outra posição, te é imputado tudo o que Cristo fez, sem que você faça nada.
Por isso, você nota que a lei, olhe, Cristo quando foi manifestado em carne, ele veio a cumprí-la porque ninguém podia cumprí-la. Então, o que acontece? Uma vez que Cristo cumpre à lei, então, essa imputação nos alcança a todos. Quer ver isto?
Olhe aí mesmo em Romanos, capítulo 10, verso 4. “Porque o fim da lei é, quem? Cristo, para justiça a todo aquele que, faz”. Para todo aquele que o quê? E o que é a fé? Crer? Então, o fim da lei, essa lei que o espírito era obrar, o fim dessa lei era Cristo para a justiça que era pela fé, por crer, não pelo obrar. Então, agora Cristo veio e cumpre à lei para justiça. O detalhe é que agora Cristo não somente cumpre à lei, veja o que faz com teu espírito.
Primeira aos Coríntios capítulo 6, verso 17. “Mas, o que se une ao Senhor, um, quê? Um espírito é com, quem?…”. Então, quando Cristo morre e ressuscita o que faz com teu espírito? Casa-se com teu espírito; e ao se casar com teu espírito, o cumprimento de sua vida à lei é imputada a teu espírito sem que você faça nada. Isso é fé.
Então, o que Roma não entendeu é que se você entrasse por fé, automaticamente, você não violava a lei, você cumpria a lei. O que ninguém pôde fazer, Cristo fez. Cristo cumpriu a lei: “o fim da lei é Cristo”, e terminou com a lei. Mas, agora, por meio da fé, ele a imputa a teu espírito e agora Deus quando te vê, vê que você cumpriu os 613 mandamentos da lei. Não violamos a lei, diz que a confirmamos, a cumprimos. Todas as demandas da lei, quando você entra pela fé, a cumpre, sem fazer nada. Por isso é que você é mais que vencedor. Você não é vencedor, você é mais que vencedor, porque Cristo lutou e você tem o benefício. (Aplausos).
Veja Gálatas, capítulo 3, verso 23. Paulo que recebeu esta revelação está profetizando uma verdade demasiadamente maravilhosa que nós não podemos perder de vista. E a todos os nossos abençoados irmãos judeus que amamos com um amor tremendo, e aos abençoados do sistema, adventistas, círculos religiosos que amam a lei e querem viver pela lei, mas, acham que falham com a lei, não querem violar a lei, porque assim, falham com Moisés. E é por, simplesmente, não entender que você não está violando e nem falhando a Moisés, pelo contrário, quando você entra por fé, você está cumprindo o que ninguém pôde cumprir.
Agora, veja o que Paulo está profetizando, ensinando aqui em Gálatas 3:23. “Porém, antes que viesse a fé, estávamos, como? Confinados, como? Debaixo da lei”. O que significa um confinado? Ou seja, você estava livre e estava se gozando? Não! Porque a lei é uma “cadeia”. Você estava encerrado, estava prejudicado, porque ninguém podia cumprir à lei, não porque a lei era má. A lei era, olhe, boa; o evangelho diz que a lei era boa. O problema não era a lei, o problema era o ser humano que não tem a capacidade carnal para cumprir a lei.
Por isso era que aquele que cumpria a lei estava mal, ninguém podia cumprí-la. O problema não era a lei. Diz que a lei era boa, e mais, é tão boa se você a usa legitimamente. Como é que você a usa legitimamente? Aplicando-a a teu espírito, e não a tua carne, porque em carne ninguém tem a capacidade de cumprir a lei. Ninguém.
Então: “Esátvamos encerrados para aquela fé que iria ser revelada. De maneira que a lei foi nosso aio, para nos levar a Cristo, a fim de que fôssemos justificados, como? Pela fé”. Então, a lei nos encerrou, mas não para que vivêssemos por ela, proque é que ninguém pôde cumpri-la, senão, que fomos encerrados até que aquela fé fosse manifestada. Entenda-se, Cristo na cruz do Calvário, para então poder ser justificados por meio da fé.
Então, uma vez que você entra por fé, você não abroga a lei. Não está vendo que ninguém poderia abrogar a lei? A lei veio para ser cumprida. Vamos ver isto na história, Mateus.
Vamos ao livro histórico de Mateus, capítulo 5, verso 17. Olhe, o Senhor nos dias de sua carne, o que ele expressou com relação à lei. “Não penseis que vim abrogar a lei ou os profetas; não vim para abrogar, senão, para, quê? Para cumprir. Porque, de certo vos digo que até que passem o céu e a terra, nem um jota e nem um til passará da lei, até que tudo se tenha cumprido”.
Então, Jesus não veio quebrantar a lei. Ele disse: -Olhe, eu não posso fazer nada, nem um jota e nem um til até que o céu e a terra passem, mas, a lei será cumprida completamente. –Pastor, quer dizer que a lei iria chegar até um momento determinado na história onde alguém lhe iria dar cumprimento? Aí é onde nosso Apóstolo quer te levar hoje. Porque se na cruz do Calvário, Cristo consumou os séculos, quer dizer que ele deu cumprimento à lei, e se ele deu cumprimento à lei, se cumpriu aquela expressão de Gálatas, que estávamos encerrados, confinados debaixo da lei, até que fosse revelada a fé.
Veja Hebreus, capítulo 9, verso 26. “De outra maneira teria sido necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, se apresentou uma vez para sempre pelo sacrifício...”. Quando? Na consumação de quê? Quer dizer que a lei teve uma consumação. Na cruz do Calvário, aí diz que foram consumados os séculos. Por isso, quando ele expressou na cruz do Calvário: Está consumado; o que ele estava dizendo: -Olhe, a lei acabou; acabou o pecado; acabou o diabo; o primeiro céu passou, a primeira terra; olhe, liberdade aos presos. E revelou, manifestou a fé, terminou com a lei e manifestou a fé.
Por isso, nos dá pena, nos dá dor ver milhares de judeus e milhares de abençoados, adventistas, círculos religiosos tratando de cumprir algo que Cristo quitou faz 2000 anos.
Olhe, Romanos, capitulo 15, regressemos a Romanos, capítulo 15, verso 8 e 9. “Pois, vos digo, que Cristo Jesus veio a ser servo de...”. Quê? Da circuncisão. É a lei. “Cristo Jesus veio a ser servo da circuncisão para mostrar, quê? A verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas...”. A quem? A quem foi feita a promessa? A Abraão.
“Para confirmar as promessas feitas a Abraão, e para que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: Portanto, eu te confessarei entre os gentios, e cantarei a teu nome. E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios...”. Porque os gentios eram como se fossem cães para os judeus. Naquilo que cabia a ser judeu, um gentio não valia um centavo, porque eles vinham com a reputação: Nós fomos o povo escolhido. O que o gentio estava ignorando, era que 430 anos atrás, Deus já havia dado uma promessa a Abraão, que em Abraão iriam ser abençoadas todas as famílias da terra. (Aplausos).
E então, o judeu batia no peito e dizia: -Não, é por lei. Eu fui a semente escolhida. Estou prejudicado aqui com lei, que não a posso cumprir-, com uma consciência caída, e o que ignorou foi que a fé era o recurso que ele havia utilizado para te justificar. (Aplausos).
Por isso, Paulo profetiza: “Alegrai-vos, gentios, com seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor todos os gentios, e magnificai-O todos os povos. E outra vez Isaias diz: Estará a raiz de Jessé, e o que se levantará a reger os gentios; os gentios, futuro, esperarão, nessa manifestação, esperarão nele”. Essa era uma manifestação para o futuro que Paulo está profetizando.
O próprio Paulo diz: -Eu não vou poder fazer muito. Eu, simplesmente, vou poder pôr um fundamento de uma verdade, mas, vai ficar só nisso. Mas, os getnios esperarão nessa manifestação que virá para reger a todos. (Aplausos). A única coisa que já não podemos seguir esperando, já chegou. (Aplausos).
-Pastor, quer dizer que Cristo foi servo da circuncisão, mas, era para mostrar a verdade? Sim. Qual era a verdade? Que em sua morte e ressurreição, ele imputou a nosso espírito todo o cumprimento que ele deu à lei, que nenhum ser humano poderia lhe dar.
Quer dizer que pela fé, abençoado, escute bem. Estas são as instruções de teu Papai. As instruções são que pela fé não invalidamos a lei, senão, que a cumprimos. Você sabe o que é isso? Você sabe a “clase de reposazo?”. Você entender hoje em dia que se você entra por fé, se você entra pela fé Deus já te vê como se tivesse cumprido a lei sem fazer nada. Isso é uma glória! (Aplausos).
O Apóstolo dizia: Quando você entra pela fé, cumpre todas as demandas que a lei exige, mas, quando não entras por fé, as demandas da lei te caem em cima, porque a lei te demanda. A lei te exige. E, com quê você vai cumprir à lei? Se você não tem material para cumprir a lei, ninguém teve material para cumprir a lei.
O mesmo que estabeleceu a lei, que foi Moisés, terminou adulterando, e um dos mandamentos é não adulterarás. Ou seja, que Moisés que deu a lei: Não adulteres; foi o primeiro que adulterou. E o próprio que estabeleceu na lei que não tomasse mulher que não fosse do povo, foi o primeiro que tomou uma mulher que não era do povo de Israel. Porque ninguém pôde cumprir às exigências da lei. ALÔ!
E você vai entrar pela lei? Então, você, 4000 anos depois, o general; um “boricua general” (uma pessoa nascida em Porto Rico). Quatro mil anos depois, primeiro, você não é judeu; segundo, você é portoriquenho; agora, você vai cumprir algo que o próprio a quem foi dado a lei, que foi Moisés, não pôde cumprir. O boricua general, ou o adventista general, ou o judeu general. Olhe, use a cabeça ponto com. Rapaz! ALÔ! Se há um caminho mais excelente, há mais glória se entras por fé.
O segundo aspecto que o Apóstolo queria compartilhar hoje: O zelo por Deus, sem ciência.
O Apóstolo dizia: Olhe, eu admiro pessoalmente a todos os judeus na forma que amam ao Senhor, e muitos pentecostais do sistema religioso. Eles amam ao Senhor de uma forma maravilhosa, e vivem para o Senhor, e se desvelam pelo Senhor, o único é que é sem ciência; e há uma ciência correta na qual você está chamado para que possa edificar tua vida.
Veja em Romanos, capítulo 10, verso 2. “Porque eu lhes dou testemunho de que eles têm zelo de Deus, mas, não conforme a ciência”. –Quer dizer que há uma ciência, pastor? Sim. Você sabe qual é a ciência? A graça e o apostolado. Essa é a ciência que o Senhor estabeleceu para que você possa ser feliz e reinar em vida.
Agora, veja como segue dizendo: “Porque ignorando a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus; porque o fim da lei é Cristo, para justiça...”. A quem? A todo aquele que faz? A todo aquele que faz? Não! A todo aquele que entra pela fé.
Ou seja, a justiça de Deus é que você entre pela fé. Essa é a justiça de Deus. Mas, quando você quer estabelecer tua própria justiça, você sabe como você estabelece tua própria justiça? –Não, eu jejuo todos os dias. Não, eu acendo uma vela todos os dias. Eu oro cinco vezes, você sabe? Eu jejuo, eu faço, eu faço, eu faço, eu faço-. Então, você está estabelecendo tua própria justiça.
Porque quando você vai até ao Senhor, com tuas batidas no peito: -Senhor lembra-te do que eu fiz-. Então, aí você vai com teus próprios galões diante do Senhor. E o Senhor lhe diz: -Bem, você quer lidar com lei? Então, ficas encerrado e danificado, mas, não podes desfrutar, não podes reinar em vida. Porque o que ele estabeleceu foi a fé, e a fé é a ausência de obras, a fé é crer.
Olhe, tão fácil que é isto. Verdade? Isto é muito simples. Você sabe lá o que é desfrutar e entender este princípio, isto é uma “chuleria”(maravilhoso). Eu não sei porquê as pessoas estão tão mal por aí. Por isso é que você nota que, olhe, uma pessoa que você vê com uma Bíblia com uma cara de “animal”, está vivendo lei. Porque é que ele está encerrado, está amargurado. A lei é um aio, rapaz, um carregamento lá em cima. Claro, entendemos porquê andam assim tão cabisbaixos, se isso é uma carga tremenda. Tratar de viver o que não se pode viver, isso é um martírio.
Mas, quando uma pessoa, rapaz, que você não necessita andar com uma Bíblia para saber que és um cristão. Você não precisa andar com Bíblia, é que você vive realizado. Não está vendo que em teus lábios o que está é a fé?
Olhe, veja o verso 5. “Porque da justiça que é pela lei Moisés escreve assim: O homem que fizer estas coisas, viverá por elas. Mas, a justiça que é pela fé diz, não faz, diz…”. A justiça que é pela fé não faz, diz. ALÔ!
Olhe, que tremendo. –Pastor, então, se uma pessoa está nos escutando e não entra pela fé e fica em lei-. Então, está “ferrado”.
Veja isso biblicamente, Gálatas, capítulo 5, verso 2; está caído. “Eis aqui, eu Paulo vos digo que se os deixais circuncidar...”. De quanto vos aproveita Cristo? O que é circuncisão? Lei. Se guardas a lei, “de nada vos aproveitará Cristo. E outra vez testifico a todo homem que se circuncida, que está obrigado...”. Quê? Obrigado? E isso é liberdade? Não, rapaz. “Está obrigado a guardar, alguns aspectos da ley…”.
Você sabe o que era a lei? Seiscentos e treze mandamentos, “plus”(além de) do Decálogo. Você sabe o que é isso? Estava “obrigado” a guardar toda a lei.
“De Cristo vos desligastes, os que pela lei vos justificais; da graça haveis caído”.
Você sabe o que significa ter caído da graça? Não é que perdeste a salvação. Porque teu espírito está perfeito para sempre, é simplesmente, de que não há serviço angelical para tua vida. Estás caído da herança. Você é um abençoado chamado a herdar, sem estar herdando a terra. Não há provisão para ti, porque estás fora, estás fora do princípio estabelecido para poder reinar em vida.
-Pastor, mas a lei não era perpétua? Ensinaram-me que a lei é perpétua-. Perpétua significa um período de tempo. A lei não era para sempre. A graça, com um só sacrifício ele te fez perfeito por quanto tempo? Para sempre. Mas, a lei não foi para sempre, a lei foi dada perpetuamente.
Quando você escuta este termo “lhe deram cadeia perpétua”, o que significa? Cem anos. A lei foi aplicada por um período de tempo. E nossos abençoados, “ai bendito!”. Aí se aplica isso: “Ai, bendito!”. A todos os judeus e a todos os abençoados que vivem a lei. Porque Cristo a consumou faz 2000 anos na cruz do Calvário e ele ainda querendo tratar de viver algo que Cristo já tombou, terminou. E enquanto você entrar por aí não haverá serviço para tua vida, estás caído da graça.
-Pastor, então, Pedro não entendeu isto? Não! Por isso, Pedro, Roma e quando falamos de Roma, falamos de Pedro porque o fundador histórico de Roma foi Pedro. Pedro não entendeu o mistério da fé, porque se ele tivesse entendido o mistério da fé, ele não teria escrito “a metida de quatro”(gíria-opiniões pessoais) que ele escreveu na segunda carta de Pedro.
Vamos lá um segundinho. Segunda de Pedro 1:5. E, naturalmente, o próprio livro o diz, de Pedro.
Você nota essa diferença de Paulo? Quando Paulo escreve, ele não diz: Carta de Paulo. Não, não, ele sabia quem era. Ele não necessitava de nenhuma projeção pessoal, ele sabia quem era: Paulo, à igreja. Mas, Pedro, ele necessitava acentuar quem era: Primeira carta de Pedro. Vêem? Claro é a tua, mas não é a de Jesus Cristo.
Segunda de Pedro 1:5. Veja como diz: “Vós também, pondo toda diligência por isto mesmo, acrescentai a vossa fé...”. Quê? Você sabe que Pedro não entendia nada? Porque ele pensava que à fé se tinha que acrescentar algo. Não se tem que acrescentar nada à fé! Quem disse a você que se tem que acrescentar algo à fé? Se é o dom da fé. Você está bem completo. ALÔ!
Roma, o Apóstolo dizia, não entendeu o mistério da fé. E de fato, todo o sistema religioso, o Apóstolo dizia, tem um zelo maravilhoso. Eles amam a Jesus Cristo, mas, esse zelo é sem ciência. Você sabe o que significa sem ciência? Que ignoram a justiça de Deus para estabelecer a deles própria. Há uma ciência, a ciência correta é que você não ignore a justiça de Deus, e que entres pelo caminho da fé. Isso é tudo.
-Pastor, simples assim? Sim! Jesus disse isso nos dias de sua carne. Você sabe o que Jesus disse nos dias de sua carne? Meu jugo e minha carga são “bombito al pitcher”(lançamento sem força). Isso está aí. Ele o disse: Meu jugo e minha carga, são leve e suave. Imagine. Isto era fácil.
Você sabe quem o torna difícil? Todos estes pastores, abençoados, do sistema religioso que ao não entender a fé, ficam metidos na lei e ao ficarem metidos na lei, o que fazem é pôr jugo sobre as pessoas, que eles mesmos não podem levar. E o que é fácil e simples, eles o complicam. Complicam a própria vida. Tão fácil que é entender isto, entrando por fé.
Se você entra por fé, veja o benefício que você vai ter em sua vida. Romanos, capítulo 1, verso 16, e concluímos, e os músicos vão me acompanhando. Deus sempre operou por fé: criou o universo por fé, deu a promessa a Abraão por fé, viveu a lei, nos reservou para aquela fé que iria ser revelada. E agora, ele também nos diz, não somente que ficou aí, que a vida que resta por diante a vivamos também em fé, a vivamos como começou tudo, em fé.
-Pastor, quer dizer que fé, por fé e para fé? Isso é o que diz o evangelho, veja. “Porque não me envergonho do evangelho, porque é poder de Deus para salvação a todo aquele que crê; primeiramente ao judeu, e também ao grego, ao gentio. Porque no evangelho a justiça de Deus se revela por fé e para fé, como está escrito: Mas, o justo pela fé viverá”. (Aplausos).
Diga comigo: POR MEIO DA FÉ, EU CUMPRI A LEI. (Aplausos).
Você sabe lá o que é entender isso? Que já cumprimos à lei por meio da fé? Olhe, essas são as notícias mais maravilhosas! Há milhares de pessoas que nos escutam que não entenderam esse princípio. Pedro não entendeu. Mas, hoje eu recebo que milhares de pessoas que estão nos assistindo possam entender que a fé é o veículo para que você possa se apresentar justificado ante a presença do Senhor sem fazer nada para que possas desfrutar a maravilhosa vida do Senhor.
Quero te declarar abençoado, reinando em vida e receber para todos vocês a melhor semana, o melhor dia em todas as áreas: em saúde, em prosperidade, e em boas obras preparadas de antemão. Abençoados com todas as bênçãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário