
Hoje, por instruções de nosso Apóstolo vamos continuar no tema “O que Roma Ocultou Parte III”.
Por instruções de nosso Apóstolo hoje estaremos analisando à luz do evangelho e a historia o caráter de Deus, e como este se manifestou com relação à salvação de seus filhos.
E vamos estar falando deste tema em quatro pontos principais. O primeiro deles é: A Soberania de Deus.
A soberania encerra uma idéia, a idéia de UM. De um ditador. Você lembra quando a professora na escola dizia: -OK. Hoje há um ditado. O que isso significava? Que ela iria estar falando, e você iria estar escutando. Quantas pessoas iriam estar ditando? Uma. Então, soberano, encerra a idéia de um que governa, que manda. E quando falamos de soberania, estamos falando de Deus nessa manifestação.
Vamos ver biblicamente no livro histórico de Atos, capítulo 4, verso 24. Estamos falando da soberania de Deus. “E eles, tendo ouvido, alçaram a voz unânimes a Deus, e disseram: Soberano Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há”.
Quem fez o céu e tudo o que há? Deus o quê? Deus o Soberano. Ou seja, fora de Deus não há outro criador. Então, “soberano Deus” implica que somente ele criou tudo o que está no céu, e tudo o que está na terra.
Outra evidencia, Primeira carta a Timóteo, capítulo 6, verso 15. Todos encontraram? “A qual a seu tempo mostrará o bem aventurado e único Soberano, Rei de reis, e Senhor de senhores, o único que tem imortalidade”. Um, o único, o governante, o Soberano, Rei de reis e Senhor de senhores.
Nesta próxima evidencia, está encerrada tudo o que implica a soberania de Deus. Colossenses, capítulo 1, verso 15. “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação. Poque nele foram criadas, algumas coisas, todas as coisas, as que há nos céus e as que há na terra, visíveis e invisíveis; sejam tronos, sejam domínios, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por meio dele e para ele. E ele é antes de, algumas coisas, de todas as coisas, e todas as coisas nele subsistem”.
Quer dizer que nesta expressão está encerrada a soberania de Deus; que todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele. Tudo o que se vê e o que não se vê foi criado para ele. Esse é o soberano Deus.
Outra evidência. Romanos, capítulo 11, verso 33 em diante. ”Oh, profundidade das riquezas, da sabedoria e da ciência de Deus! Quão insondáveis são teus juízos, e inescrutáveis teus caminhos! Porque quem entendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu a ele primeiro, para que fosse recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas”.
Esse é o Soberano Deus. Ou seja, a ele, olhe, ninguém o aconselhou, ninguém deu a ele primeiro, ninguém o acessorou; ou seja, tudo o que há foi feito por meio dele e para ele. Esse é o Soberano Deus, o único. Esse é parte do caráter de Deus, ou seja, quando você começa a conhecer a Deus, o primeiro que você tem que entender é que isto é fundamental em Deus: Deus é Soberano. Diga a quem está a teu lado: DEUS É SOBERANO.
Então, isso tem uma conotação tremenda, porque se Deus é soberano quer dizer que tudo partiu dele, e para ele, e por ele. E até em seu exercício de se manter diz que ele a sustenta hoje em dia, não somente que ele as criou e as deixou à deriva, não, que ele as sustenta. Por ele são e as sustenta. Tudo o que ele criou; sejam tronos, sejam domínios, sejam visíveis ou invisíveis. Tudo o que você possa ver ou imaginar foi criado por ele e para ele, e por ele são mantidas. Esse é o caráter de Deus, a soberania de Deus. Que tremendo, ah?
Vamos analisar o segundo ponto. O segundo ponto é: A Eleição de Deus. E quando falamos em termos de eleição, o Apóstolo nos dizia: Eleição significa o ato eterno de Deus, pelo qual segundo sua graça e soberana vontade, e não em base de nenhum mérito no escolhido, ele escolhe para ter uma relação especial com ele e um ministério específico dentro de seu pacto-; notas apostólicas.
ALÔ! Então, olhe, em outras palavras, o que é eleição? Um chamamento ou vocação onde o homem não tem a faculdade de eleger a Deus, porque o homem é o resultado da criação do Deus soberano, e ele foi criado por meio dele e para ele. Portanto, o homem não tem a habilidade e nem a capacidade de eleger ao criador.
Vamos ver isso biblicamente agora, a primeira evidência, Romanos, capítulo 9, verso 11. “Pois, não haviam ainda nascido, nem haviam feito nem bem e nem mal, para que o propósito de Deus conforme a…” Quê? Conforme a quê? E o que é a eleição? O ato eterno de Deus pelo qual segundo sua graça e soberana vontade, e não em base a nenhum mérito no escolhido, o escolhe para ter uma relação especial com ele e um ministério específico dentro de seu pacto.
Olhe, isto está claro? Ou estamos torcendo? “Pois, não haviam ainda nascido, e nem haviam feito ainda nem bem e nem mal, para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse, não pelas obras, senão, pelo que chama”.
-Pastor, quer dizer que a salvação do eleito, do abençoado é mais um ato soberano de Deus para com seu nome e não do homem para com Deus? Quer dizer que a salvação não é por obras? Não, porque é o ato eterno de Deus. Se é o ato eterno de Deus, quer dizer que não tem princípio. Não nasceu na livre determinação tua de eleger a Deus, porque o ser humano não tem a capacidade de escolher a Deus. A salvação é por eleição, dele para com o homem. E eleição implica que Deus te escolheu, que Deus te chamou e esse ato, antes da fundação do mundo.
Olhe, você sabe, quando nós pensamos e analisamos a teologia de hoje em dia, que ensina por todas as partes que o homem tem a liberdade de escolher a Deus ou rechaçar a Deus. Quantos escutaram esse termo? Essa é uma das doutrinas mais carnais que existem em toda a teologia. Você sabe por quê? Porque o que isso ensina, o espírito desse ensino, o que implica é que a criação tem a habilidade de dizer ao Criador que criou todas as coisas, ao Soberano Deus: Eu te quero ou não te quero. Não quero saber de ti. Isso é o que essa doutrina estabelece. Ou seja, que ele criou todas as coisas por meio dele e para ele, não tem a habilidade agora de governar a um abençoado que ele criou antes da fundação do mundo e o elegeu. ALÔ!
Olhe, esse é um dos maiores insultos contra a soberania de Deus, que o homem é quem tem a habilidade de buscar a Deus. Mas, quem te disse a ti que você tem cabeça paa buscar a Deus.
Bem, veja a romanos, e regressaremos novamente para cá. Mas, veja Romanos, capítulo 3 verso 10. “Como está escrito: Não há justo, quantos, nem sequer um; não há quem entenda. Não há quem...”. Quê? E, como é que agora você vai dizer que tem que buscar a Deus, se não há quem busque a Deus? Primeiro, não entendes; segundo, não há quem busque; então, como agora você vai ensinar teologicamente, que você pode buscar a Deus. se aqui a Bíblia diz, o evangelho, que não há quem busque a Deus?
Oh, você é um tremendo general que sabe onde está Deus para buscá-lo. Se você soubesse onde está Deus, não estaria metido na religião, porque Deus não está na religião. Você estaria em Creciendo en Gracia. (Aplausos).
“Todos se desviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. E quando a religiao diz que você pode receber a Cristo, o que está dizendo é: Há um bom. E aqui diz: Não há nem sequer um bom que tenha a habilidade de buscar a Deus.
-Pastor, então, se ninguém o pode buscar, como, então, nós o vamos encontrar? Bem, aí é onde está o projeto de Deus para com o homem.
Veja Romanos, capítulo 10, verso 20. “E Isaías diz: Fui achado pelos que, me buscavam…” Pelos que o quê? “Pelos que não me buscavam; me manifestei aos que não perguntavam por mim”.
Então, o que tem que acontecer? Como não há um bom que busque a Deus, e o projeto é de Deus para com o homem, Deus tem que buscar a seus eleitos. A ovelha não busca ao pastor. As ovelhas por sua natureza são “bem abençoadas”. Quando foi que você já viu a uma ovelha buscando ao pastor? Nunca. Se a ovelha é “abençoada”, não quero falar palavras corrompidas. A ovelha é torpe por natureza. Então, é o pastor que tem que ir em quê? Em busca da ovelha. Não há uma ovelha que busque ao pastor.
Então, por isso diz Isaías claramente: Me manifestei, me apresentei aos que não buscavam por mim. Quer dizer que a salvação no caráter soberano de Deus foi manifestada não quando um homem aqui na terra disse: Recebo a Cristo como meu salvador pessoal. Isso é um disparate da religião, isso é uma aberração. Não. A salvação vem pelo eterno propósito de Deus antes da fundação do mundo. Antes da fundação do mundo, ele elegeu a seus escolhidos e nessa eleição estava a salvação.
Bem, regressemos a Romanos 9:11, e vamos analisar isto novamente. “Pois, não haviam ainda, quê, nascido, nem haviam ainda feito nem bem e nem mal...”. Então, não era por obras, porque se não havia nascido, não havia se portado bem e nem mal, o menino, não se sabia se iria ser um bandido, ou se iria se portar como “boa gente”, de acordo à conduta da sociedade. O rapazinho não havia nascido, não havia feito nem bem e nem mal, “para que o propósito de Deus conforme a, quê? À eleição…”. Diga a quem está a seu lado: VOCÊ FOI ESCOLHIDO. Diga: A SALVAÇÃO É POR ELEIÇAO.
Então, o que implica isso? Que você ainda não havia nascido e já, pela eleição, pelo propósito eterno de Deus, você já era salvo. Você foi escolhido para ser salvo sem fazer nada. (Aplausos).
“Para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse, não pelas obras, senão, pelo que chama”. Olhe, que classe de glória. Você sabe o que é você entender que você é salvo e que essa salvação é o resultado do ato soberano de Deus com relação a tua vida? E que isso não é por tua obra, senão, pelo que ele determinou antes da fundação do mundo. Rapaz, isso é viver em repouso.
De fato, o Apóstolo nos dizia: Que grupo cristão, católico, evangélico, fala hoje sobre eleição? Ninguém. E o Apóstolo nos dizia, e isto não o dizemos em forma pejorativa, mas acontece que depois de nossos estudos teológiccos encontramos que o evangelho estabelece a eleição e todas as religiões em todas as partes do mundo operam pelo livre arbítrio do homem, doutrina que não se registra em nenhuma parte da Bíblia.
Então, temos que estabelecer um princípio fundado na soberania de Deus; que o evangelho fala de eleição, a religião fala de livre arbítrio. O único é que temos então que definir a quem vamos obedecer, ou ao evangelho, ou a teologia. O evangelho fala de eleição, a teologia fala do livre arbítrio. Mas, a Bíblia não fala de livre arbítrio.
Então, temos que concluir que o livre arbítrio é uma altivez em relação à soberania de Deus. e todos os sistemas religiosos em todas aspartes do mundo falam da liberdade do homem de escolher a Deus; quando a Bíblia diz que não há nem sequer um que possa buscar a Deus. ALÔ!
Olhe, será isto uma reforma à igreja de Jesus Cristo? O versículo dizia: Para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse. Quer dizer que não é de acordo ao homem.
Agora, por causa de que iria permanecer a eleição ou o chamamento do escolhido? Porque veja bem que dizia: Para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse; para que essa eleição, esse chamamento permanecesse. Como esse chamamento iria permanecer? Por causa de quê?
Veja, Romanos, capítulo 11, verso 29. “Porque irrevogáveis são os dons e o chamamento de Deus”. O que significa irrevogável? Isso não há quem tire. Uma vez que ele tenha jurado, ALÔ! Isso não há quem o desfaça.
-Pastor, quer dizer que uma vez que eu tenha sido escolhido, entenda-se, chamado, uma vez eleito ou chamado, sempre eleito ou chamado? Sim. Uma vez eleito, sempre eleito; uma vez chamado, sempre chamado, e isto é irrevogável. Isso ninguém pode tirar de você. Por isso é que não é por obras, é por eleição. E isso, o que significa é que o que Deus decretou em sua soberania sobre tua vida, é para sempre.
Você sabe o que é você entender isso? Olhe, aqui na terra, em 2004; que seu chamamento é para sempre, que tua vocação é para sempre, que tua eleição é para sempre, que ainda que você queira se perder não pode. Você sabe lá o que é isso? Ainda que você queira se perder, você não pode.
Você sabe essas pessoas que dizem: Vou tirar o sobrenome de meu papai? Grande coisa! Ah, tirou o sobrenome, e deixou de ser filho de teu papai, verdade que sim?
Entendendo o caráter de Deus, por quê hoje em dia todos os sistemas religiosos chamam ao arrependimento? Se entendemos que Deus é soberano, se entendemos que Deus é quem chama, aquele que escolhe, se entendemos isso, por quê todos os sistemas religiosos hoje em dia chamam a um escolhido ao arrependimento? Porque não entendem o terceiro ponto que é: A Reconciliação de Deus.
O que significa reconciliação? Voltar ao estado original. O Apóstolo me dizia: Um escolhido não pode ser chamado ao arrependimento senão, à reconciliação por causa de que faz 2000 anos, Deus aperfeiçoou seu espírito quitando os pecados e o levando a seu estado original. Por isso é que quando o sistema teológico desconhece o caráter de Deus neste aspecto, maltrata a igreja chamando-a ao arrependimento. Sabe por quê? É que a um escolhido não se pode chamar ao arrependimento porque Deus já o levou a seu estado original, a seu estado de perfeição.
Por isso é que Hebreus 10:14, diz que com uma oferta fez perfeito por quanto tempo? Para sempre aos santificados. A igreja, todo crente, todo escolhido em todas as partes do mundo espiritualmente estão perfeitos para sempre. Portanto, quando alguém chama a um abençoado ao arrependimento esse é o segundo maior disparate que a teologia comete. Porque o que está vendo nesse eleito é imperfeição, quando Deus já o aperfeiçoou. E isto provém de Deus.
Querem ver? Não é teu. Sim, porque as pessoas dizem: Não, eu sou salvo desde que recebi a Cristo como meu Salvador pessoal. Mentira! Se fosse assim seria por tua obra, e não é por obras, é por eleição.
Veja a Segunda carta aos Corintios capítulo 5, verso 18. “E tudo isto provém, do ser humano, de quem? De Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; que Deus estava em Cristo reconciliando consigo ao mundo, não tomando em conta aos homens seus pecados, e nos encarregou a nós a palavra, do arrependimento, a palavra de quê? Da reconciliação”. E o que implica reconciliação? Que Deus estava em Cristo faz 2000 anos não tomando em conta aos homens, seus pecados.
Quando um sistema religioso convida ao arrependimento, o que está dizendo? Que eles estão levando em conta aos homens os seus pecados: -Passe a frente e se arrependa. Disseram-me que você fez uma maldade, está em pecado. Ou seja, que faz 2000 anos, Cristo não levou em conta os pecados dos homens, e agorea você é mais general do que Cristo, e 2000 anos depois estás levando em conta os pecados dos homens, porque não entendeste a reconciliação de Deus. “E isto provém de Deus”. É o ato de Deus para com o homem.
-Pastor, quer dizer que já estou reconciliado? Abençoado, isso é um jornal velho. Faz 2000 anos que estás reconciliado, rapaz. E, ainda não sabe disso? Por causa de quê? Que Roma ocultou a verdade à igreja.
O Apóstolo dizia: Na história ninguém havia honrado este princípio como Creciendo en Gracia. Ninguém havia honrado a soberania de Deus, ninguém havia honrado a eleição de Deus, ninguém havia honrado a reconciliação de Deus, nem tampouco a predestinação de Deus.
E, predestinação significa teu destino previamente traçado. O Apóstolo nos dizia: Primeiro, toma lugar a eleição; logo, a predestinação. Aos escolhidos, ele os predestina.
Vamos a Efésios, capítulo 1, desde o verso 3, para notar que é de Deus para com o homem. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou...”. Quem nos abençoou com todas as bênçãos? Deus. “Quem nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.
Verso 4, “Segundo nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e sem mancha diante dele”. Verso 5, “Em amor, havendo nos predestinado...”. Quem nos predestinou? Deus, “em amor, nos predestinou para ser adotados filhos seus por meio de Jesus Cristo, segundo o puro afeto de, minha vontade, de quem? De sua vontade”.
Vamos ao verso 11. “Nele também…” Em quem? Em Deus. “Nele também tivemos herança, havendo sido predestinados conforme ao propósito do que faz, algumas coisas, todas as coisas segundo o desígnio de sua vontade. A fim...”. E este é o fim da soberanoa do Senhor, este é o objetivo da eleição do Senhor, este é o fim da reconciliação do Senhor, este é o fim da predestinação do Senhor. “A fim de que sejamos para louvor de sua glória”.
-Pastor, quer dizer, que eu não sou qualquer pedaço de carne aqui na terra? Não, abençoado. Se Deus te elegeu para escutar esta palavra, você tem que receber o cachê, tens que dar a glória a Cristo, Paulo disse isso: Podemos nos gloriar disto em Cristo. Você pode se dar glória, bater no peito e dizer que não foi você que entendeu por tua habilidade, de que não foi você quem chegou através de tua sabedoria; senão, que foste escolhido antes da fundação do mundo e isto para ser a glória de Deus aqui na terra. (Aplausos).
Por isso é que diz que fomos criados por meio dele e para ele. Olhe, diga a quem está a teu lado: EU FUI CRIADO POR ELE E PARA ELE, NÃO TE EQUIVOQUES. Olhe, você sabe como diriam em Cuba? “EU não sou qualquer pela-gatos”. Você é um abençoado muito especial. Olhe, caminhe a essa altura do que você é. Você é um herdeiro de Deus, e Deus tem compromisso com sua vida, e você está assegurado. Você já está selado.
Olhe, diga: A SOBERANIA DE DEUS, A ELEIÇÃO DE DEUS, A RECONCILIAÇÃO DE DEUS, A PREDESTINAÇÃO DE DEUS. –Tudo é de Deus, pastor? Tudo é dele e para ele, até você mesmo.
,
Por instruções de nosso Apóstolo hoje estaremos analisando à luz do evangelho e a historia o caráter de Deus, e como este se manifestou com relação à salvação de seus filhos.
E vamos estar falando deste tema em quatro pontos principais. O primeiro deles é: A Soberania de Deus.
A soberania encerra uma idéia, a idéia de UM. De um ditador. Você lembra quando a professora na escola dizia: -OK. Hoje há um ditado. O que isso significava? Que ela iria estar falando, e você iria estar escutando. Quantas pessoas iriam estar ditando? Uma. Então, soberano, encerra a idéia de um que governa, que manda. E quando falamos de soberania, estamos falando de Deus nessa manifestação.
Vamos ver biblicamente no livro histórico de Atos, capítulo 4, verso 24. Estamos falando da soberania de Deus. “E eles, tendo ouvido, alçaram a voz unânimes a Deus, e disseram: Soberano Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há”.
Quem fez o céu e tudo o que há? Deus o quê? Deus o Soberano. Ou seja, fora de Deus não há outro criador. Então, “soberano Deus” implica que somente ele criou tudo o que está no céu, e tudo o que está na terra.
Outra evidencia, Primeira carta a Timóteo, capítulo 6, verso 15. Todos encontraram? “A qual a seu tempo mostrará o bem aventurado e único Soberano, Rei de reis, e Senhor de senhores, o único que tem imortalidade”. Um, o único, o governante, o Soberano, Rei de reis e Senhor de senhores.
Nesta próxima evidencia, está encerrada tudo o que implica a soberania de Deus. Colossenses, capítulo 1, verso 15. “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação. Poque nele foram criadas, algumas coisas, todas as coisas, as que há nos céus e as que há na terra, visíveis e invisíveis; sejam tronos, sejam domínios, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por meio dele e para ele. E ele é antes de, algumas coisas, de todas as coisas, e todas as coisas nele subsistem”.
Quer dizer que nesta expressão está encerrada a soberania de Deus; que todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele. Tudo o que se vê e o que não se vê foi criado para ele. Esse é o soberano Deus.
Outra evidência. Romanos, capítulo 11, verso 33 em diante. ”Oh, profundidade das riquezas, da sabedoria e da ciência de Deus! Quão insondáveis são teus juízos, e inescrutáveis teus caminhos! Porque quem entendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu a ele primeiro, para que fosse recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas”.
Esse é o Soberano Deus. Ou seja, a ele, olhe, ninguém o aconselhou, ninguém deu a ele primeiro, ninguém o acessorou; ou seja, tudo o que há foi feito por meio dele e para ele. Esse é o Soberano Deus, o único. Esse é parte do caráter de Deus, ou seja, quando você começa a conhecer a Deus, o primeiro que você tem que entender é que isto é fundamental em Deus: Deus é Soberano. Diga a quem está a teu lado: DEUS É SOBERANO.
Então, isso tem uma conotação tremenda, porque se Deus é soberano quer dizer que tudo partiu dele, e para ele, e por ele. E até em seu exercício de se manter diz que ele a sustenta hoje em dia, não somente que ele as criou e as deixou à deriva, não, que ele as sustenta. Por ele são e as sustenta. Tudo o que ele criou; sejam tronos, sejam domínios, sejam visíveis ou invisíveis. Tudo o que você possa ver ou imaginar foi criado por ele e para ele, e por ele são mantidas. Esse é o caráter de Deus, a soberania de Deus. Que tremendo, ah?
Vamos analisar o segundo ponto. O segundo ponto é: A Eleição de Deus. E quando falamos em termos de eleição, o Apóstolo nos dizia: Eleição significa o ato eterno de Deus, pelo qual segundo sua graça e soberana vontade, e não em base de nenhum mérito no escolhido, ele escolhe para ter uma relação especial com ele e um ministério específico dentro de seu pacto-; notas apostólicas.
ALÔ! Então, olhe, em outras palavras, o que é eleição? Um chamamento ou vocação onde o homem não tem a faculdade de eleger a Deus, porque o homem é o resultado da criação do Deus soberano, e ele foi criado por meio dele e para ele. Portanto, o homem não tem a habilidade e nem a capacidade de eleger ao criador.
Vamos ver isso biblicamente agora, a primeira evidência, Romanos, capítulo 9, verso 11. “Pois, não haviam ainda nascido, nem haviam feito nem bem e nem mal, para que o propósito de Deus conforme a…” Quê? Conforme a quê? E o que é a eleição? O ato eterno de Deus pelo qual segundo sua graça e soberana vontade, e não em base a nenhum mérito no escolhido, o escolhe para ter uma relação especial com ele e um ministério específico dentro de seu pacto.
Olhe, isto está claro? Ou estamos torcendo? “Pois, não haviam ainda nascido, e nem haviam feito ainda nem bem e nem mal, para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse, não pelas obras, senão, pelo que chama”.
-Pastor, quer dizer que a salvação do eleito, do abençoado é mais um ato soberano de Deus para com seu nome e não do homem para com Deus? Quer dizer que a salvação não é por obras? Não, porque é o ato eterno de Deus. Se é o ato eterno de Deus, quer dizer que não tem princípio. Não nasceu na livre determinação tua de eleger a Deus, porque o ser humano não tem a capacidade de escolher a Deus. A salvação é por eleição, dele para com o homem. E eleição implica que Deus te escolheu, que Deus te chamou e esse ato, antes da fundação do mundo.
Olhe, você sabe, quando nós pensamos e analisamos a teologia de hoje em dia, que ensina por todas as partes que o homem tem a liberdade de escolher a Deus ou rechaçar a Deus. Quantos escutaram esse termo? Essa é uma das doutrinas mais carnais que existem em toda a teologia. Você sabe por quê? Porque o que isso ensina, o espírito desse ensino, o que implica é que a criação tem a habilidade de dizer ao Criador que criou todas as coisas, ao Soberano Deus: Eu te quero ou não te quero. Não quero saber de ti. Isso é o que essa doutrina estabelece. Ou seja, que ele criou todas as coisas por meio dele e para ele, não tem a habilidade agora de governar a um abençoado que ele criou antes da fundação do mundo e o elegeu. ALÔ!
Olhe, esse é um dos maiores insultos contra a soberania de Deus, que o homem é quem tem a habilidade de buscar a Deus. Mas, quem te disse a ti que você tem cabeça paa buscar a Deus.
Bem, veja a romanos, e regressaremos novamente para cá. Mas, veja Romanos, capítulo 3 verso 10. “Como está escrito: Não há justo, quantos, nem sequer um; não há quem entenda. Não há quem...”. Quê? E, como é que agora você vai dizer que tem que buscar a Deus, se não há quem busque a Deus? Primeiro, não entendes; segundo, não há quem busque; então, como agora você vai ensinar teologicamente, que você pode buscar a Deus. se aqui a Bíblia diz, o evangelho, que não há quem busque a Deus?
Oh, você é um tremendo general que sabe onde está Deus para buscá-lo. Se você soubesse onde está Deus, não estaria metido na religião, porque Deus não está na religião. Você estaria em Creciendo en Gracia. (Aplausos).
“Todos se desviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. E quando a religiao diz que você pode receber a Cristo, o que está dizendo é: Há um bom. E aqui diz: Não há nem sequer um bom que tenha a habilidade de buscar a Deus.
-Pastor, então, se ninguém o pode buscar, como, então, nós o vamos encontrar? Bem, aí é onde está o projeto de Deus para com o homem.
Veja Romanos, capítulo 10, verso 20. “E Isaías diz: Fui achado pelos que, me buscavam…” Pelos que o quê? “Pelos que não me buscavam; me manifestei aos que não perguntavam por mim”.
Então, o que tem que acontecer? Como não há um bom que busque a Deus, e o projeto é de Deus para com o homem, Deus tem que buscar a seus eleitos. A ovelha não busca ao pastor. As ovelhas por sua natureza são “bem abençoadas”. Quando foi que você já viu a uma ovelha buscando ao pastor? Nunca. Se a ovelha é “abençoada”, não quero falar palavras corrompidas. A ovelha é torpe por natureza. Então, é o pastor que tem que ir em quê? Em busca da ovelha. Não há uma ovelha que busque ao pastor.
Então, por isso diz Isaías claramente: Me manifestei, me apresentei aos que não buscavam por mim. Quer dizer que a salvação no caráter soberano de Deus foi manifestada não quando um homem aqui na terra disse: Recebo a Cristo como meu salvador pessoal. Isso é um disparate da religião, isso é uma aberração. Não. A salvação vem pelo eterno propósito de Deus antes da fundação do mundo. Antes da fundação do mundo, ele elegeu a seus escolhidos e nessa eleição estava a salvação.
Bem, regressemos a Romanos 9:11, e vamos analisar isto novamente. “Pois, não haviam ainda, quê, nascido, nem haviam ainda feito nem bem e nem mal...”. Então, não era por obras, porque se não havia nascido, não havia se portado bem e nem mal, o menino, não se sabia se iria ser um bandido, ou se iria se portar como “boa gente”, de acordo à conduta da sociedade. O rapazinho não havia nascido, não havia feito nem bem e nem mal, “para que o propósito de Deus conforme a, quê? À eleição…”. Diga a quem está a seu lado: VOCÊ FOI ESCOLHIDO. Diga: A SALVAÇÃO É POR ELEIÇAO.
Então, o que implica isso? Que você ainda não havia nascido e já, pela eleição, pelo propósito eterno de Deus, você já era salvo. Você foi escolhido para ser salvo sem fazer nada. (Aplausos).
“Para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse, não pelas obras, senão, pelo que chama”. Olhe, que classe de glória. Você sabe o que é você entender que você é salvo e que essa salvação é o resultado do ato soberano de Deus com relação a tua vida? E que isso não é por tua obra, senão, pelo que ele determinou antes da fundação do mundo. Rapaz, isso é viver em repouso.
De fato, o Apóstolo nos dizia: Que grupo cristão, católico, evangélico, fala hoje sobre eleição? Ninguém. E o Apóstolo nos dizia, e isto não o dizemos em forma pejorativa, mas acontece que depois de nossos estudos teológiccos encontramos que o evangelho estabelece a eleição e todas as religiões em todas as partes do mundo operam pelo livre arbítrio do homem, doutrina que não se registra em nenhuma parte da Bíblia.
Então, temos que estabelecer um princípio fundado na soberania de Deus; que o evangelho fala de eleição, a religião fala de livre arbítrio. O único é que temos então que definir a quem vamos obedecer, ou ao evangelho, ou a teologia. O evangelho fala de eleição, a teologia fala do livre arbítrio. Mas, a Bíblia não fala de livre arbítrio.
Então, temos que concluir que o livre arbítrio é uma altivez em relação à soberania de Deus. e todos os sistemas religiosos em todas aspartes do mundo falam da liberdade do homem de escolher a Deus; quando a Bíblia diz que não há nem sequer um que possa buscar a Deus. ALÔ!
Olhe, será isto uma reforma à igreja de Jesus Cristo? O versículo dizia: Para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse. Quer dizer que não é de acordo ao homem.
Agora, por causa de que iria permanecer a eleição ou o chamamento do escolhido? Porque veja bem que dizia: Para que o propósito de Deus conforme à eleição permanecesse; para que essa eleição, esse chamamento permanecesse. Como esse chamamento iria permanecer? Por causa de quê?
Veja, Romanos, capítulo 11, verso 29. “Porque irrevogáveis são os dons e o chamamento de Deus”. O que significa irrevogável? Isso não há quem tire. Uma vez que ele tenha jurado, ALÔ! Isso não há quem o desfaça.
-Pastor, quer dizer que uma vez que eu tenha sido escolhido, entenda-se, chamado, uma vez eleito ou chamado, sempre eleito ou chamado? Sim. Uma vez eleito, sempre eleito; uma vez chamado, sempre chamado, e isto é irrevogável. Isso ninguém pode tirar de você. Por isso é que não é por obras, é por eleição. E isso, o que significa é que o que Deus decretou em sua soberania sobre tua vida, é para sempre.
Você sabe o que é você entender isso? Olhe, aqui na terra, em 2004; que seu chamamento é para sempre, que tua vocação é para sempre, que tua eleição é para sempre, que ainda que você queira se perder não pode. Você sabe lá o que é isso? Ainda que você queira se perder, você não pode.
Você sabe essas pessoas que dizem: Vou tirar o sobrenome de meu papai? Grande coisa! Ah, tirou o sobrenome, e deixou de ser filho de teu papai, verdade que sim?
Entendendo o caráter de Deus, por quê hoje em dia todos os sistemas religiosos chamam ao arrependimento? Se entendemos que Deus é soberano, se entendemos que Deus é quem chama, aquele que escolhe, se entendemos isso, por quê todos os sistemas religiosos hoje em dia chamam a um escolhido ao arrependimento? Porque não entendem o terceiro ponto que é: A Reconciliação de Deus.
O que significa reconciliação? Voltar ao estado original. O Apóstolo me dizia: Um escolhido não pode ser chamado ao arrependimento senão, à reconciliação por causa de que faz 2000 anos, Deus aperfeiçoou seu espírito quitando os pecados e o levando a seu estado original. Por isso é que quando o sistema teológico desconhece o caráter de Deus neste aspecto, maltrata a igreja chamando-a ao arrependimento. Sabe por quê? É que a um escolhido não se pode chamar ao arrependimento porque Deus já o levou a seu estado original, a seu estado de perfeição.
Por isso é que Hebreus 10:14, diz que com uma oferta fez perfeito por quanto tempo? Para sempre aos santificados. A igreja, todo crente, todo escolhido em todas as partes do mundo espiritualmente estão perfeitos para sempre. Portanto, quando alguém chama a um abençoado ao arrependimento esse é o segundo maior disparate que a teologia comete. Porque o que está vendo nesse eleito é imperfeição, quando Deus já o aperfeiçoou. E isto provém de Deus.
Querem ver? Não é teu. Sim, porque as pessoas dizem: Não, eu sou salvo desde que recebi a Cristo como meu Salvador pessoal. Mentira! Se fosse assim seria por tua obra, e não é por obras, é por eleição.
Veja a Segunda carta aos Corintios capítulo 5, verso 18. “E tudo isto provém, do ser humano, de quem? De Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; que Deus estava em Cristo reconciliando consigo ao mundo, não tomando em conta aos homens seus pecados, e nos encarregou a nós a palavra, do arrependimento, a palavra de quê? Da reconciliação”. E o que implica reconciliação? Que Deus estava em Cristo faz 2000 anos não tomando em conta aos homens, seus pecados.
Quando um sistema religioso convida ao arrependimento, o que está dizendo? Que eles estão levando em conta aos homens os seus pecados: -Passe a frente e se arrependa. Disseram-me que você fez uma maldade, está em pecado. Ou seja, que faz 2000 anos, Cristo não levou em conta os pecados dos homens, e agorea você é mais general do que Cristo, e 2000 anos depois estás levando em conta os pecados dos homens, porque não entendeste a reconciliação de Deus. “E isto provém de Deus”. É o ato de Deus para com o homem.
-Pastor, quer dizer que já estou reconciliado? Abençoado, isso é um jornal velho. Faz 2000 anos que estás reconciliado, rapaz. E, ainda não sabe disso? Por causa de quê? Que Roma ocultou a verdade à igreja.
O Apóstolo dizia: Na história ninguém havia honrado este princípio como Creciendo en Gracia. Ninguém havia honrado a soberania de Deus, ninguém havia honrado a eleição de Deus, ninguém havia honrado a reconciliação de Deus, nem tampouco a predestinação de Deus.
E, predestinação significa teu destino previamente traçado. O Apóstolo nos dizia: Primeiro, toma lugar a eleição; logo, a predestinação. Aos escolhidos, ele os predestina.
Vamos a Efésios, capítulo 1, desde o verso 3, para notar que é de Deus para com o homem. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou...”. Quem nos abençoou com todas as bênçãos? Deus. “Quem nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.
Verso 4, “Segundo nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e sem mancha diante dele”. Verso 5, “Em amor, havendo nos predestinado...”. Quem nos predestinou? Deus, “em amor, nos predestinou para ser adotados filhos seus por meio de Jesus Cristo, segundo o puro afeto de, minha vontade, de quem? De sua vontade”.
Vamos ao verso 11. “Nele também…” Em quem? Em Deus. “Nele também tivemos herança, havendo sido predestinados conforme ao propósito do que faz, algumas coisas, todas as coisas segundo o desígnio de sua vontade. A fim...”. E este é o fim da soberanoa do Senhor, este é o objetivo da eleição do Senhor, este é o fim da reconciliação do Senhor, este é o fim da predestinação do Senhor. “A fim de que sejamos para louvor de sua glória”.
-Pastor, quer dizer, que eu não sou qualquer pedaço de carne aqui na terra? Não, abençoado. Se Deus te elegeu para escutar esta palavra, você tem que receber o cachê, tens que dar a glória a Cristo, Paulo disse isso: Podemos nos gloriar disto em Cristo. Você pode se dar glória, bater no peito e dizer que não foi você que entendeu por tua habilidade, de que não foi você quem chegou através de tua sabedoria; senão, que foste escolhido antes da fundação do mundo e isto para ser a glória de Deus aqui na terra. (Aplausos).
Por isso é que diz que fomos criados por meio dele e para ele. Olhe, diga a quem está a teu lado: EU FUI CRIADO POR ELE E PARA ELE, NÃO TE EQUIVOQUES. Olhe, você sabe como diriam em Cuba? “EU não sou qualquer pela-gatos”. Você é um abençoado muito especial. Olhe, caminhe a essa altura do que você é. Você é um herdeiro de Deus, e Deus tem compromisso com sua vida, e você está assegurado. Você já está selado.
Olhe, diga: A SOBERANIA DE DEUS, A ELEIÇÃO DE DEUS, A RECONCILIAÇÃO DE DEUS, A PREDESTINAÇÃO DE DEUS. –Tudo é de Deus, pastor? Tudo é dele e para ele, até você mesmo.
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário