
E então, perguntamo-nos: Mas, se vimos falando que por fé Davi, que por fé Sansão, que por fé… Mas, essa era uma fé prática, como já temos dito; a fé de fazer milagres. Moisés teve a valentia de pegar o cajado e bater na água. Por fé, bateu na água e o Mar Vermelho se abriu. E esse foi um projeto lindíssimo, porque você sabe que quando aquilo lá se abriu tinha que passar 2 milhões de pessoas. E dois milhões de pessoas caminhando, quiçá levaram quase uma semana, não se sabe, caminhando.
E então, ali estavam os tubarões se debatendo, e todas as baleias, e tudo. Viam-se todos esses animais, alguns morreram, porque não ficaram na parede onde estava a água. Aquilo foi como uma auto-estrada que se abriu por ali, e todos caminhando. Olhe, que maravilhoso seria você olhar para um lado assim e ver como se fosse um, sim, como um aquário desses que você vê os animais assim. Aquilo foi um milagre maravilhoso, por fé. Mas, essa fé era a fé prática, a fé de fazer milagres. A fé que Pedro teve para caminhar por cima da água.
E então, aparece Paulo agora dizendo: “Antes que viesse a fé”. A fé não tinha chegado. Porque Paulo estava estabelecendo uma fé definida, uma fé doutrinal, a fé do evangelho, a fé que fala de teu espírito, a fé que serve para que você sirva a Deus com a mente, Romanos 7:25. Diz que agora, após a cruz, porque toda a ciência disto está antes da cruz e após a cruz. E então, após a cruz, Paulo diz: -Agora não é com o corpo, agora é com a mente-. Veja bem que antes era o corpo, postura religiosa, cerimônias, abstinências, lavamentos, azeites, unções.
Mas então, logo, quando Cristo ressuscita, agora o corpo não cumpre nenhum papel. Por isso Paulo diz: -Olhe, nem carne nem sangue herdam o reino dos céus-. Portanto, o corpo agora cumpre outro papel, e então, como agora iríamos servir a Deus em espírito, com a mente? Para a mente, então veio uma fé estabelecida num conhecimento: A fé doutrinal.
E por isso, se você quer comparar a diferença, eu vou te mostrar rapidinho. Olhe o que aconteceu a Pedro, livro dos Atos. Leia comigo em Atos, capítulo 5, verso 12. Para que veja o que estamos falando, e muitos versos mais do que há aí, mas vou usar este simples e despretensiosamente para mostrar o ponto que estou trazendo.
5:12 (Atos). Quando todos tiverem encontrado, digam: ABA PAI. Todos encontraram? Sim? Não escuto as páginas mexendo? Ok. O que diz o verso? “E pela mão dos apóstolos se faziam muitos sinais e prodígios no povo; e estavam todos unânimes no pórtico de Salomão”. O que faziam pela mão dos apóstolos? Prodígios e sinais.
Agora, esses mesmos apóstolos que fazem prodígios e sinais, eles não têm a fé doutrina. Eles o que têm é a fé de fazer milagres e maravilhas entre o povo. E impunham as mãos porque eles viram a Jesus de Nazaré impondo as mãos. Eu imagino que Pedro ia e impunha as mãos. Por isso você vê muitos evangelistas hoje pela televisão que se encantam em impor as mãos.
Até que aparece Paulo e diz: -Impor as mãos é um rudimento. Agora não é impondo as mãos, agora é educando e você mesmo se cura-. Por isso aqui você nunca vai me ver dizendo que você passe a frente para eu lhes impor as mãos. Agora, você vai a uma igreja evangélica, milhares de igrejas por aí, e você vai aos Domingos e o pastor diz: -Passem a frente que vamos orar por você-. Imediatamente aparecem os diáconos e um grupo de pessoas e começam (faz o gesto de impor mãos), viram? Procurando que você sinta algo. Mas é que isto já não é por sentir, isto é agora por conhecimento.
É como uma senhora disse hoje a um amigo meu. –Olhe, na igreja de vocês não oram? Na igreja de vocês não visitam aos enfermos no hospital? E então, o amigo que estou falando lhe disse: -Bem, é que olhe, é que o Apóstolo nos educa a nós numa forma que quando a nós nos vem uma doença, nós mesmos ativamos o pacto e nos curamos a nós mesmos.
Então, eu disse ao meu amigo, que uma vez havia uma irmã aqui que teve umas queimaduras de terceiro grau no corpo e então, eu vim saber disso... Eu estava de viagem, imaginem, vim saber como a uns 10 dias após a queimadura. E então, nesses 10 dias a igreja que ela ia antes, um dia o pastor estava por ali pelo hospital fazendo visitas e a viu. E lhe disse: -Hei, como está? Tudo bem? E então, ela usou o pacto: -Aqui, passando uma leve tribulação momentânea. E então diz: -E, José Luis? Porque ele me chama a mim José Luis, para não me chamar de Apóstolo. -E, José Luis veio te ver? Ela ficou calada. -Por quê me pergunta isso? –Porque ele não virá te ver. Não importa a ele. A ele você não importa.
E então, ela lhe diz: -Pois, veja bem, você veio me ver, mas você não me dá nada. Você o que me dá é lástima, ora. No entanto, José Luis está aqui comigo todos os dias porque ele me deu uma educação onde eu… (Aplausos).
E lhe disse: -Você vê todos estes enfermos aqui queimados?-, é um departamento do hospital onde levam às pessoas que se queimam. E ela diz: -Olhe, todos estão se queixando e amaldiçoando. Eu estou aqui calma, levando tudo cativo, não passei dor, isto logo acaba e me darão alta de manhã-. Essa é a diferença de você ir a uma igreja onde recebe educação referente a tua posição, e não que lidem somente com tuas emoções.
Porque então, vais estar dependendo sempre do homem. Mas, se você é educado, e você sabe que o que você tem é o mesmo que eu tenho... Deus não dá seu espírito por medidas. Assim que, qual é a idéia que eu ore por ti? Ora você. Se você tem um prato de comida e eu tenho outro, por que você quer comer a minha? Coma a tua e deixe a minha. Pois, se você tem o mesmo espírito que eu tenho. Não é o mesmo? Deus não faz acepção de pessoas, ele não dá seu espírito por medida. Assim que, o que você tem eu tenho, então, não me peça oração. Eu não vou orar por ti, ora você por ti. Você não acha? Isso é mais prático.
Por isso você vê esses “enclenques cristãos”(doentes cristãos) na rádio, aqui em Miami?: -Pastor, ore por mim. Pastor, ore por mim-. E então, passa o programa de meia hora, então voltam e ligam, porque eles pensam que pelas quantidades é que Deus vai operar. E ligam: -Olhe, é que eu liguei para o programa anterior e estou ligando para que você me ponha em: “na lista” que você ponha lá-. Sim, numa relação que eles têm, que põem. E eu estou seguro que o pastor não ora nada por isso, ele as põe aí e se vai para a casa. Esses são joguinhos religiosos.
Então, aqui diz que pela mão dos apóstolos se fazia o quê? Agora, esses apóstolos por não terem a fé doutrinal, tinham a fé para fazer milagres, no entanto, olhe Gálatas 2 como fala dos apóstolos, especialmente do chefe deles, Pedro.
Olha o que diz Gálatas 2. Estamos falando aqui com evidência, e estamos falando anos depois que Pedro já fez milhares de milagres, que Pedro tem fama por toda Jerusalém, que é conhecido, que era um espetáculo para aquele mundo, para aquele tipo de gente. Pedro já era um, bem conhecido. No entanto, quando pegam a Pedro, olha como diz o verso 11. Quando Paulo pega a Pedro na Galácia, que lhe diz. Estamos todos com Bíblia? Não chegue aqui sem a espada, que isto é um campo de batalha aqui.
Diz: “Mas quando Pedro veio a Antioquia, resisti-lhe cara a cara, porque era de condenar. Pois antes que viessem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; mas depois que vieram, retraía-se e se apartava, porque tinha…”. Diga: MEDO. Não é: meio; é medo. Pedro tinha o quê? E de que lhe valeu aquele montão de milagres que fez ali? -Huh! Huh! Parece estes evangelistas de hoje em dia, que você os vê na televisão -Wow! Quanto poder. Olhe, e logo 15, 16 anos mais tarde que está suposto a ser um homem maduro, olhe, medo, com hipocrisia.
Paulo disse: -Olhe Pedro, você, você é uma criança na fé. Você está de condenar. Não quero te condenar ainda, mas, olhe, você atua como uma pessoa que não é crente-. Você que queria ser como Pedro. Você que falava tanto: -Oh, quando Pedro caminhou por cima da água-. So, what! (E quê!) Caminhou por cima da água e afundou. Pedro foi um hipócrita. Por quê? Oh, porque ele fazia milagres. –Irmão, não fale assim de Pedro. Pedro fazia milagres-. Sim, tinha o primeiro aspecto da fé, tinha a fé prática. Mas essa não é a idéia, a idéia é que você tenha a fé que se baseia em tua posição, no evangelho.
Você sabe onde está essa fé? Em Romanos 5. Vamos vê-la. Você sabe que eu estou a 19 anos ensinando a Bíblia, e a pessoa se cansa, e às vezes a pessoa se corrige, às vezes, a pessoa se escuta de novo e não gosta de como ela mesma falou. Falar é um problema e escutar-se depois, é tremendo. Você sabe o único alento que eu tenho para seguir falando? Porque eu já teria me calado, já teria descido daqui. É que Deus me revelou que quando eu fale tenha respaldo bíblico para dar formação à mente do crente. Porque um crente sem formação é como as ondas do mar, que vão e vêm.
Por isso, Paulo disse: -Olhe, estejam firmes para que não sejais levados por todo vento de doutrina-. Você sabe quantos ventos de doutrina há nos Estados Unidos? Os batistas têm seu vento, os pentecostais têm seu vento, os canais de televisão têm seu vento. O último vento é o dom do riso. Ha! Ha! Há! Ha! E todos se jogam ao chão rindo assim, olhe. E isso pega, e todo o mundo começa a rir, e a rir, e –ahhhhh-. E você vê ao pastor rindo, e o outro ri, e então tem uma velhinha olhando, e –Ha! Ha! Ha! Ha! Vejam só com o que conta o Senhor. –Tenho o dom do riso-. E quando vem uma mentirinha dessas carnais, você os vê todos... O riso num instante vai embora, sim, quando chega a prova.
O que diz em Romanos 5. Vamos ver. (Leu em seu lugar Gálatas 5.) “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos fez livres, e não estejais…”. Ah, se estou em Gálatas, olhe, que aconteceu? MANDEI a vocês a procurá-lo e eu não procurei. Ha! Ha! Ha! Mas, é bom que você esteja firme na liberdade. Ha! Ha! Ha! Ha! Veio bem, verdade que sim? Assim que, vamos deixar esse “sazón”(tempero) aí. Ha! Ha! Ha!
Bem, verso 1. Romanos 5, verso 1. “Justificados, pois, por…” Quê? E você crê que esta fé que justifica, é a fé que Pedro usava para curar enfermos? Diga: A FÉ TEM DUAS MANIFESTAÇÕES; UMA PARA MILAGRES E OUTRA QUE ME JUSTIFIQUE.
Diz: “Justificados, pois, pela fé temos paz, olhe, para…, ALÔ!, para com Deus”. Diz: “Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. E há um também. Olha o que faz a fé doutrinal. “Por quem também temos entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes”.
Você sabe por que Pedro, nem os apóstolos puderam conhecer a graça de Deus? Porque eles não tinham a fé doutrinal, porque a fé doutrinal quem a ensinava era, exclusivamente, o Apóstolo Paulo, e eles não se davam bem com Paulo. Portanto, quando Paulo falava e expunha todo o conhecimento, lá estava Pedro atribulado com João, com uns zelos. Estou falando Bíblia. Tudo o que eu digo o provo. Ou seja, eles tornaram a vida de Paulo impossível. Portanto, não creram em Paulo, ao não crerem em Paulo, pois, eles não podiam estar firmes.
Diz: “Por quem também temos…” Não só que já você está justificado com Deus, que a paz está feita, senão que também tens entrada a outro aspecto da fé que é firmeza. Onde vêm tempestades a tua vida…
Bem, veja mais adiante, olha os tipos de tempestades que podem vir. O verso 3, que diz: “E não só isto”. Ou seja, não só que estamos firmes. Olhe isto. “Senão que também nos gloriamos nas tribulações…”. ALÔ! –Olhe irmão, o que é que há? –Estou atribulado, rapaz, mas estou me gloriando. Estou calmo. –Como? Mas não disseste que estás atribulado? –Sim, mas é que a mim, como eu sou um justificado e sei usar a fé doutrinal, a mim a tribulação não me faz o que faz a ti. –Ah, então, você é especial? –Tenho que ser especial porque se você está gritando e fugindo, e dizendo: -Isto é o diabo, isto é o diabo. Veja só, que o diabo-.
Então, aqui este, está dizendo: -Que diabo, rapaz, a mim me produz glória. Isso só Paulo entende. Uma pessoa atribulada diz: -E não só isto, não é só que estou firme, senão que as provas e tribulações, olha o que me fazem.
Diz: “E não só isto, senão que também nos gloriamos nas tribulações sabendo…”. Isso tem que se saber, se você não sabe disso, rapaz, te colocas a procurar oração, a chamar ao pastor: -Pastor, ore por mim que estou atribulada. -Estou atribulado-. Aqui não percas o tempo em chamar porque se eu sei que você está atribulado, eu digo: Glória a Deus que estás crescendo. Há que te deixar crescer. A igreja não pode ter um tipo de programação que quando a pessoa está atribulada, o pastor diga: -Venha para o culto de oração. Não. “Chupe-se essa no que lhe mandamos a outra”, como dizem. (Desenrole essa, enquanto não vem outra).(Aplausos).
A mim me vêm tribulações. A mim me vêm tribulações. Eu choro. De mim saem lágrimas. Às vezes me sucedem coisas. Mas, que vou fazer? Vou trazê-las para cá, para o púlpito? –Eh. Bispo Martín, hoje não posso dar o calqueo. –Apóstolo, que te aconteceu? –É que estou atribulado. Estou muito atribulado, e eu não posso pregar atribulado.
Imagine, e se você mora comigo? Vamos colocar como se você estivesse comigo sempre, então me vês atribulado, chorando ou me vês passando por uma situação, ou algum mal entendido, ou familiar, isto, aquilo, todas as situações que nos vêm. Então, de repente você me vê aqui, olhe, olhe. –Mas, se agora mesmo estava ali, olhe. Que isto é uma hipocrisia? Quê? Não! É que eu tenho direito a me gloriar também e não deixar me levar por esta carne. Tenho que a levar cativa, e tenho que dizer o que é. (Aplausos).
Ou se eu sei que você está passando por uma prova e chorei contigo, e então, de repente você me vê contente, desfrutando este manjar como nesta noite, e dizes: -Caramba, o Apóstolo não tem sentimentos. Sabendo a prova que eu estou passando, veja como está contente e está calmo. E que você quer que eu faça? Que me submeta à tua mentira temporária ou a minha, ou à de quem seja? Você tem que levar cativo e do limão fazer uma limonada. Você não acha? (Aplausos).
Então, diz aí. “Nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz…” Quê? “Paciência”. E você, o que diz? -Apóstolo, ore por mim para que Deus me dê paciência-. Ah bom, pois há que orar que te venham tribulações. Digo, se a tribulação é o que produz paciência, pois se glorie em todas essas coisas que estão passando a ti. Ah? Ou, você quer que tenham pena de você? Ou, queres se colocar a lutar para ver quem sofre mais?
Possivelmente, você é um dos que tem mais paciência aqui, se foste muito atribulado. A paciência é um fruto tremendo porque a paciência o que faz, é que quando surge uma situação, então você se acalma, e diz: -Espere. Não vou falar rápido nem vou responder agora. Vou me agüentar porque isto pode trazer glória. E se me queixo antes de tempo, depois vou ficar mal.
“Produz paciência”. “E a paciência, prova; e a prova, esperança; e a esperança não envergonha; porque o amor de Deus foi derramado em nossas mentes pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Então, quer dizer. Preste atenção. Se você não entende as duas manifestações da palavra fé, então você jamais estará em firmeza. Olhe, eu estive nesse sistema. Eu fui pentecostal, fui batista, e eu olhava, e essa gente não cresce, incluindo a mim que estava ali. Eu já me perguntava. Eu dizia: -Olhe, estou a muitos anos aqui e não… Não-. A ti também não te deu? Nada. Sim, então tudo é, -passem a frente, vamos orar, e repreende... –Te repreendo diabo. Repreendo toda tentação. Repreendo isto, repreendo aquilo. E então, -Deus meu, ajuda-me. Deus meu, ajuda-me. Deus meu. –Pastor, ajude-me.
Então, é uma situação onde você não cresce. E sabe por quê? Porque para você crescer, você precisa de firmeza, e para você ter firmeza, você tem que entender a fé doutrinal, que é a que te dá entrada a esta graça. E, como isso funciona? Pois, veja bem, isso funciona de uma maneira, é uma ciência. Diga: CIÊNCIA. Paulo disse: -Esta é a verdadeira ciência. Paulo disse: -Esta é a verdadeira ciência.
Por exemplo, se o evangelho diz que com uma oferta ele fez teu espírito perfeito para sempre, quer dizer que você é igualzinho a Jesus Cristo. E em carne, você diz: -Eu, igual a Jesus Cristo? Oh, não. Eu sou um pobre miserável, nu, desventurado; mas eu, ser igual a Jesus Cristo?-. Bem, isso é o que ele disse: Que com uma só oferta, ele a teu espírito, não a tua carne, tua carne é o veículo que passa tribulações, situações para aperfeiçoar o que está dentro, para que o de dentro domine o que está fora.
Mas, isso é uma ciência que quando você toma essa pílula de que eu estou perfeito, não o vejo, não o sinto, mas ele diz que com uma só oferta, quando morreu e ressuscitou me fez perfeito para sempre. Eu o creio, confesso e desde agora em diante eu falo isso. Quando você faz isso, isso tem uns efeitos em tua mente.
Naturalmente, esses efeitos trazem muitas manifestações. Porque se você está perfeito para sempre quer dizer que você está salvo para sempre. Então, ao você sentir que já está salvo para sempre te sentes mais livre; ao sentir-te livre, então leva isso aqui mais de leve; ao levar isso aqui mais suave, entras na liberdade gloriosa dos filhos de Deus; ao entrar em liberdade, a liberdade tem um custo, um preço muito grande; e é saber se conduzir dentro do terreno da liberdade. E para isso, você precisa de paciência porque os irmãos novos que chegam, entram nessa liberdade e de repente você os vê muito libertinos.
-Olhe, você sabe que fulano, eu o vi assim, eu o vi assa’ou(uma abreviatura de “assado”)-. VIU. Ah? Tens olhos para ver? –Sim, eu o vi. Que vais fazer? -Vou CRITICÁ-LO. Ah, você se meteu com seu anjo, que seu anjo lhe está dando treinamento. Ele está em “trainning” (treinamento), ele está sendo formado dentro de uma liberdade bem grande.
A mim me passou isso. Eu o faço bem escondidinho para não magoar, mas veja, rapaz, eu via ao diabo até na sopa, imagine. Eu venho do medo, uma religião de medo, que vou ao inferno, que me perco por olhar para o lado, olhe, quando eu descobri: O que se une ao Senhor um espírito é com ele, livre da potestade do diabo. Quando eu descobri isso, você sabe, meu corpo não estava formado para tanta liberdade. Olhe, e abusava, sabe? Mas abusava, mas pagava conseqüências. Mas como eu o fazia sabiamente, pois segui adiante, então, e pouco a pouco ia aperfeiçoando e dominando até que então, eu cheguei a ser dono dessas coisas que me humilhavam.
Para isso se precisa de muita paciência, porque há irmãos que não se sabem esconder um pouquinho e abertamente, e prejudicam a outros, ao débil na fé, ao débil na fé. Então, o débil na fé se revolta: -Não, essa igreja. Isso aí é muita libertinagem.
É que eu estou seguro que alguém que te viu em debilidade e te criticou, se o apóstolo Paulo estivesse vivo e você lhe telefonasse, o apóstolo Paulo te diria: -Olhe, cuida-te desse irmão que é um débil na fé enquanto você cresce. Estás me entendendo? Mas não é por isso que você não está firme. Não por isso você não é quem Deus diz que você é.
Olhe, quando Deus diz: Eu te suportarei até as cãs. Você sabe o que isso significa? Que você é um ser que há que suportar. Olhe, Deus tem uns atributos, diz: -Olhe, eu, eu fiz. Eu levarei. Eu suportarei. Até às cãs. Quiçá você seja tão bom que ele nunca tenha tido que usar esses atributos. Quiçá você seja dos filhos bons de papai, os filhos que dizem: -Papai, não tiveste nem que me guardar, nem me suportar, porque tenho aqui o Mr. Perfeição. Tenho aqui o crente perfeito. Mas, há outros que têm que ir ao empréstimo: -Papai, suporta-me. Papai, cubra-me. Papai, eu quero aprender. E você tem que ter paciência com o outro enquanto cada qual vai crescendo na liberdade gloriosa.
Olhe, que bom é saber, ter irmãos maduros. Ai, mas há irmãos nossos, abençoados, que já estão iluminados e são tão rudes. Não têm paciência para suportar ao irmãozinho que está aí. E mais, e às vezes Deus permite que eles vejam para sacar medida. Diz: -Olhe, olhe. Eu lhe perdoei vinte mil erros antes de chegar aqui e agora que pegou um pouquinho de força não suporta ao débil-.
Você sabe tudo o que Deus tem perdoado a mim? Às vezes você diz: -Ai, é que o Apóstolo nos consola tanto-. Bem, você sabe o que Paulo disse? –Eu os consolei com a consolação com a qual fui consolado-. Se no passado eu tive uma vida alvoroçada, e tão tremenda, e sofri tanto, e passei por tanta situação.
Você se recorda da parábola? Que Cristo nos dias de sua carne disse que foi um homem até o seu senhor, e ele lhe disse: -Quanto você me deve? E lhe disse: -Te devo 10,000 denários. -Pois olha, vamos fazer uma coisa. Esqueça isso. Não me deves nada. Eu vou apagar a tua conta. Abençoado com todas as bênçãos. Tranqüilo. Eu estou próspero. Esqueça-te disso, tire isso da cabeça. Já. –Ah, rapaz, te agradeço.
Mas, esse sujeito que foi perdoado se foi caminhando e encontrou um homem que lhe devia 1.000 denários, mil. Rapaz e o pegou pelo pescoço e lhe disse: -Se você não me pagar eu quebro a tua cabeça. Imagine.
E você vai ser assim? Você não pode ser assim. Deus só trata com os humildes. Olhe, quando você vir pessoas que não estão aqui é porque não são humildes, não é porque são mais santos que você, é que não têm humildade. Porque o humilde tudo crê, tudo sofre. O amor tudo o sofre, tudo o suporta, tudo espera. Diz: -Eu sei que ele vai melhorar nesta área. Eu sei que ele vai se portar melhor. Eu sei que vai cobrir isto. Eu sei que, tarde ou cedo, ele vai vencer essa atitude, ou o que seja.
Olhe, ainda que há alguns que se tem que esperar demasiado por eles. Mas esses são partes do corpo. Verdade? Diz que os membros mais débeis nós os vestimos com mais decoro. Eu gostaria de pertencer a uma congregação que me cobrissem. Não me convém uma congregação que não me cubram quando eu tiver um escorregão. É que essa é a única congregação que existe. Se não for assim, não é de Deus, é um grupo, é uma sinagoga.
Uma verdadeira igreja cobre. (Aplausos). Essa é a natureza de Deus. A menos que você seja tão estrito que te doa isso. Imagine, não está qualificado porque o Senhor, olhe as pessoas que Deus perdoava, uma mulher com cinco maridos. E lhe disse: -Você é deste reino. E lhe disse: -Mas, estou qualificada? Ou seja, eu não vou prejudicar a congregação? –Não, você cabe. He! He! Você cabe. E mais, não só cabes na congregação, mas veja, aqui tenho um ladrão que eu vou levá-lo para o paraíso. (Aplausos).
Agora, a fé que justifica e dá entrada é a fé que Creciendo en Gracia prega. Você sabe por que essas igrejas não crêem em nós e sempre estão falando de mim e de nós? E não querem saber de nós. Sabe por quê? Porque eles não estão na segunda manifestação da fé a que justifica e dá firmeza. Eles pensam que a fé é uma só coisa, e não foram iluminados; ao não serem iluminados, falam e não sabem o que estão falando. Porque se vierem aqui vão se sentir ignorantes em grandes proporções.
Você já viu as pessoas que ligam para contender com Rafael? Uns ignorantes. Ou seja, a inteligência brilha por sua ausência. Quando falam, falam estupidez que você e eu que entendemos dizemos: -Abençoado, isso Rafa derruba logo aí. E vem Rafa e lhe diz: -Foi para isso que você chamou? Sim? Rafa lhes diz: -Sim? Qual é seu nome? Agora mesmo vou responder-te-. E aí Rafa, Bim! Pam! Pam! Pam! (Aplausos). Pobrezinho!
Olhe, e você sabe por quê se atrevem a chamar? Porque começaram a escutar ao programa recentemente. Porque uma pessoa que está a meses diz: -Rapaz, eu não ligarei para lá. Se te pegam e te despem, rapaz, e você fica parecendo um ignorante que nunca leu a Bíblia-. Olhe, que tremendo.
Agora, essa fé de que o apóstolo Paulo fala não é qualquer fé. Isso é uma fé que confirma a igreja. Sem essa fé não tem direito a chamar-se de igreja. Romanos 16:25. Olha o que diz. O último capítulo aos Romanos 16:25 . “E ao que pode confirmar-lhes segundo meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo…”. A pregação de quem? E quando você viu a Jesus Cristo pregando? Ele nunca pregou, ele falou por parábolas quando esteve vivo. Mas ele pregou ao apóstolo Paulo no paraíso.
“E a pregação de Jesus Cristo segundo a revelação do mistério que se manteve oculto…”. Ou seja, que essa fé doutrina esteve oculta por anos. Diz: “Desde tempos eternos, mas que foi manifestado agora, na vivência dele, 2000 anos atrás, após a cruz diz, que foi manifestado agora, em meu tempo, é Paulo quem está falando, e que pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, deu-se a conhecer a todas as gentes para que obedeçam a…” Quê? A que fé? À fé doutrinal, à fé da revelação. Não está falando dessa fé, de estar fazendo “milagrezinhos”.
Por isso é que este povo está enganado. Olhe, você vê essas campanhas deste evangelista que sopra. Você o viu? Bem, agora há muitos soprando, porque o vento de doutrina é, são ventos de doutrina, são ventos doutrinais. Antes era o vento da língua: “Ra-ba-ta-ca-ta-ca-as-ma-ra”. Isso é um vento. Então, quem não falava assim, pois, estava. Mas então, agora é, bem, o riso, o riso louco este aí, e então, também o vento.
Então, as pessoas fogem disto, a este tipo de ensino. Este é um ministério sofrido, um ministério que sofre nesse aspecto, cumprindo o que faltou a Jesus Cristo sofrer por sua igreja. Porque isto é para estar repleto, isto aqui é para que as pessoas estivessem fazendo fila para entrar aqui. Mas como aqui formamos a mente, as pessoas não querem ser formadas, as pessoas, o que estão procurando é o “pulinho”, o “milagrinho”, a “coisinha”, estão vendo?
E então, pois, você vê essas campanhas de Benny Hinn cheias, mas, repletas, e então, as pessoas procurando... Você os vê com os olhos abertos procurando o milagre, procurando que sintam. -Ui! Meus pelos se arrepiam, olhe. –A mente se arrepiou? –Não, não, os cabelos. –Mas, e a mente? –A mente eu a tenho adormecida. E então, se baseiam em milagres. E essa gente, escute isto, essa gente vai a essas campanhas, então no outro ano, a mesma pessoa que caiu e se arrebentou, que ele lhe disse que estava curada, volta outra vez, e voltam.
Bem, fizeram estudos e investigações sobre essa gente que eles disseram que estava sã. Outro dia eu vi um documentário, é um abuso. Abusando das pessoas. E não é que eu não creia em milagres. Claro, eu sou um milagre. Eu recebo milagres ainda, aqui sucedem milagres, e mais, o fato de que você esteja aqui sentado é um milagre. (Aplausos). Isso sim que é um milagre.
Então, essa fé te dá entrada à graça, te dá firmeza, te confirma e te faz outra coisa mais. Efésios, capítulo 1, verso 13; e com isso terminamos. Verso 13. Todos encontraram? Diz: “Nele também vós, tendo falado em outras línguas? tendo…”. Você tem ouvido, abençoado? Você sabe que os que ouvem são as ovelhas? Ele o disse: “Minhas ovelhas ouvem minha voz”. Mas tens que ter, não só orelhas. Ouvido. “Tendo ouvido”; e entendido, crido.
Diz: “Tendo ouvido a palavra de verdade, o evangelho de vossa salvação, e tendo…”. Quê? Já ouviste, e agora, vais crer. Olhe, quantos são crentes aqui? Olhe, se você cresse... Não só que escutes e ouças, senão que creias. –Isto é assim. Eu o recebo. VOU confessar de maneira audível.
Diz: “E tendo crido nele, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Você sabe o que os pentecostais ensinam? Que a promessa do Espírito Santo é quando você fala em línguas. Mas aqui diz que é “tendo ouvido e crido foste selado com a promessa do Espírito Santo”. Olhe, isso não é qualquer coisa. Você sabe o que é estar selado? Ou seja, selo de autenticidade. Pap! Este homem é um filho de Deus em autoridade, porque cri no evangelho. Isso é tremendo.
Então, a fé doutrinal é a que faz este trabalho, mas há que dividi-la: Existe a fé prática, existe a fé doutrina. Porque se não a divides, não vais entender bem. Por isso é que o sistema não nos compreende, porque eles crêem que fé é uma coisa só. Eles vêem a palavra FÉ, e: “por aqui há caminho”(um dito popular dizendo: Vou por aqui). E se lançam por aí. E põem emoção a tudo o que diz: Fé. Fé, fé, fé, fé! Teve um que até a dividiu: Com fé ando. Tirou o “s”; com fé ando.
Então, veja bem, da mesma forma que há duas manifestações da fé há dois evangelhos para cada uma dessas “fé”. Para a fé prática está o evangelho da circuncisão; para a fé doutrina está outro evangelho, o da incircuncisão. Então, o que acontece? É que quando você está na doutrina o evangelho que você põe aqui, olhe, é o da incircuncisão. Mas quando você fala com um irmão que tem o outro evangelho, ele não te entende.
Como vai te entender? Se esses são dois pólos opostos, e você trata de explicar. Diz-lhe: -Olhe, abençoado. –Não, não, não. Eu sei o que você está tratando de dizer. –Olhe, mas. Cumpre-se o que disse Salomão: “O homem é o que ele pensa em seu coração”. Dependendo do que você tenha aqui, vêem? Porque conforme ao que você tem aí é que você vê as coisas. E se não tens a verdade aqui não vais ver nada. Perdoa-me, Deus te passa pelo lado, rapaz, e se vai de “skin”, ou seja, foi embora, e não vais ver a Deus.
Por isso há crentes que estão atribulados com Deus. Dizem: -Olhe, eu estou 30 anos na igreja e mais provas não posso ter. E tudo é prova e prova. Deus meu, até quando?-. Até falam mal e tudo, se atribulam e terminam: E mais, não vou mais à igreja-. Teve um em Porto Rico que bateu no pastor com a Bíblia e lhe quebrou os dentes com a Bíblia. –Não agüento mais-. Claro, se o pastor o que lhe está dando é lenha ao invés de erva fresca o que lhe dá é lenha, e comendo lenha ele teve uma indigestão.
Há homens postos nos púlpitos que são uns ventres cheios de lixo. O que têm na mente é “gusarañas”, (tipo de parasita que sobrevive no lixo) e o que pregam todos os Domingos é... E destroem vidas inteiras. Por isso o pior lugar para visitar é uma igreja. Tenha cuidado. Como você vai dizer: -Não, não, se for igreja todos os caminhos conduzem ao Senhor-. Rapaz! –Não, tudo bem, porque tudo que você procure de Deus é bom-. Bom? Veja, rapaz. Procurar de Deus a esta hora? Melhor que você vá a um baile, vá festejar porque aí o que te podem fazer é arrancar um olho teu. Mas que te maltratem a mente? Que a danifiquem como há gente por aí?
Há pessoas que não querem saber de Deus, que estão amargurados. Dizem: -Eu não piso mais em uma igreja em minha vida-. Assim o dizem: -Olhe, eu não volto-. Quem vai voltar? Imagine, com todos esses tipos de doutrina que se pregam, com toda essa hipocrisia.
Postos em pé. O veredicto. (Aplausos).
Diga comigo: EU ENTREI A ESTA GRAÇA, E NESTA GRAÇA NESSE PAVILHÃO, NESSE REINO AQUI NÃO HÁ DIABO, AQUI NÃO HÁ PECADO, AQUI NÃO HÁ CONDENAÇÃO, AQUI NÃO HÁ PERDIÇÃO. AQUI HÁ VIDA ETERNA E FIRMEZA. Abençoados com toda as bênçãos.
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