
"DESOBEDIÊNCIA À VERDADE"
APÓSTOLO JOSÉ LUIS DE JESÚS
CALCANDO 05/02/2003
Você é um predestinado antes da fundação do mundo. (Aplausos). Você não é qualquer pessoa, e Deus tem obras preparadas para você. (Aplausos). Assim que, esta hora é muita honra para mim apresentar ante a amada do Senhor, e ante as câmaras da Internet, e para todas as nações ao que nos falou esta palavra, a nosso Pai na fé, o Apóstolo José Luis De Jesús Miranda. (Aplausos). ABA PAI! (Aplausos).
Graças. Podem se sentar. (Aplausos). Fico vermelho. (Aplausos). Boa noite. Olhe, para mim, parece que quando Paulo disse: “E estas algemas que levo”, era porque diz que o recebiam como a Cristo Jesus mesmo, então, ele ficava vermelho como eu. Olhe, que tremendo.
Esta palavra é tremenda. Este ministério, isto é único. Isto nunca existiu sobre a face da terra. E eu já me dei conta, porque eu levo muitos anos nisto, imagine você. Olhe, você sabia que há uma febre de falar revelação? Há ondas que tomam dez anos, os milagres; levam dez anos as línguas. Mas agora estamos na onda de falar profundidades. Você sabe? Todo mundo quer falar e demonstrar que sabe. Então, eu estava, olhe, a pessoa ri, verdade? Este ministério é tremendo. Eu estava ouvindo um homem. Ha! Ha! Ha! Eu estava ouvindo um homem que tem revelação, e então, quando Carlos estava falando de dar generosamente, ele disse: Olhe, generosamente significa primeiro “gene”. Ha! Ha! Então, logo, “rosa”. Você sabe, a gene, as rosas e logo, mente. Vê? Está composta em gene, rosa, mente. E eu disse: Aprendi muito, eu!
Então, se eu digo a ele: E o que quer dizer: Apostolado? Ele diria: Apóstolo ao lado. Olhe, é um bom teólogo. Viram? Ha! Ha! Ha! Eu estou rindo desde ali faz tempo, e Oxalá as pessoas não pensem que estou debochando de alguém.
Olhe, Carlos e não se acabou janeiro? Olhe, eu estava me perguntando, e eu busquei a ver se tinha um calendário. E eu disse: É verdade, Carlos. Essa é a revelação. Se vão como seis meses nesse mês. Quanta coisa aconteceu. Eu estava olhando o meu calendário. E disse: Olhe, mas e o que aconteceu a este mês? É que este é comprido, foi comprido. Os demais são curtinhos e este veio... Incrível.
Olhe, e essa rádio, que aditivo está esse programa. Você não pode perder, verdade? Olhe, vendem uns rádios assim, pequenos, vale como 8 ou 9 dólares, marca Sony. E então, por exemplo, eu comprei dois porque às vezes a bateria acaba. Então, eu o ponho no bolso, ponho pela camisa e estou fazendo a fila no banco, ou estou em algum lugar; é verdade que às vezes me dizem: O que foi? Olhe, você está me falando? E eu lhe digo: Ai, perdoe é que estava escutando o programa. Mas, escute e não perca nada. Eu não posso perder esse programa. E quando não estou em Miami, o escuto através de Netgracia, ou guardam para mim as fitas cassetes e quando eu chego o escuto completinho.
Porque é que, ALÔ! Cada vida que fala ali, digo, se a ti te importam os demais. Porque às vezes você está tão concentrado em ti que não podes pensar nem um pouquinho nos demais. Mas, amar a teu próximo significa se preocupar pelo que está se passando nessa vida. E veja, a mim não me importa o tempo que levem, porque você sabe que há pessoas que levam mais tempo do que outros, outros são mais breves, e outros tomam mais tempo em dizer o seu testemunho. Eu digo: Mas, é uma vida que está falando aí, e essa vida chega a milhares de vidas. Porque isso se escuta por todas as partes do mundo. Assim que, esse é o investimento. Você sabia que eu disse a Martín: Martín, pegue a hora. E hoje estávamos somando e eu lhe disse: Olhe Martín, quanto é que custa isso? E ele me disse. Uns 10 mil ao mês. E eu disse: Ai, Pai. Se eu chegasse a olhar os números diria que não. Mas, você sabe o que é ver a felicidade que está tomando lugar nas vidas é tremendo.
Olhe, me honra que está por aqui Sonia Fox. Sonia, ela é a diretora de, ajuda-me, Sonia: Publicrecer. Essas Bíblias bonitas pequenas, compactas, de 14 livros, e outras coisas mais que estão por acontecer. Verdade que sim?
Olhe, o livro “El Otro” como vai isso? Na revisão final? Vem um livro que se chama “El Otro”. Esse livro foi escrito por um senhor que eu vou ter que fazer uma viagem lá a Rioacha para conhecer quem escreveu isso. Porque ele sabe mais do que todos nós explicar isso. Eu nunca teria podido escrever um livro assim, sobre a explicação de “o outro”. Ele me deu um panfleto em Barranquilla, Oneith quando estivemos lá, eu pus assim debaixo, e eu não sei nem quem... Porque debaixo de pressão a pessoa não pode saudar assim. E quando no avião comecei a lê-lo não pude parar. Porque é a melhor explicação que existe sobre este tema, e Deus está usando um anjo que tem uma expressão tremenda para explicar esse personagem que anda comigo.
Eu não, eu sou José Luis; “o outro” é o outro que anda comigo. A esse eu tenho que me submeter e tenho que estar escutando a ele porque eu desobedeço ao “o outro”. Então, ele me chama a atenção e tudo, me diz: Hei! O que acontece? Conserte esse veículo. Você tem teu veículo, e tem que atendê-lo, verdade que sim? Pois, eu sou o veículo do “outro”. E então, às vezes não troco o óleo dele a tempo, às vezes não o lavo, não o mantenho polidinho e me chamam a atenção.
Bem, vamos para o que nós gostamos: A palavra, a que não retorna vazia, a que está contigo para sempre. Olhe, foi o capelão Toledo, Ezequiel Toledo que um dia disse: Apóstolo, eu já não leio a Bíblia. E eu disse: Olhe, fazes muito mal. E ele me disse: Não. É porque a fé vem pelo ouvir não pelo ler. Há pessoas que lhes ocorrem coisas, verdade que sim? A fé vem pelo ouvir, então se é pelo ouvir eu tenho que esperar te ouvir para que a fé chegue. Porque eu lendo o que faço é ler algo que não tenho o dom para explicar e me confundo.
Olhe, uma saudação ao Peru. Há pessoas que têm uns pontos de vista, por exemplo, me escreve desde Peru este jovem e me disse: Apóstolo, você sabe que nos tempos de Jesus Cristo quando andava na terra, ele dizia: “Ninguém vem ao Pai, senão for por mim”; porque ele era o contato para o Pai. Ou seja, se você fosse a Jesus de Nazaré, ele te levava ao Pai que estava nele. Veja bem, ele dizia: “Ninguém vem ao Pai, senão, por mim”. Então, ele agora aplica e diz: Pois, é o mesmo hoje em dia não está Jesus de Nazaré, então é: Ninguém vem a Deus, senão for por você. Porque eu nunca pude chegar a Deus, me disse. E quando escutei a você, imediatamente me contactei. Olhe, há pessoas que pensam umas coisas que eu fico...
Bem, Gálatas, capítulo 3. Olhe, e disse Sonia, e me esqueci do pastor dela, que é Oneith Valdés, que lhe pedi que amanhã esteja na rádio conosco. Assim que, vão escutar um pouquinho de tudo o que está acontecendo em toda Colômbia. Oneith parece que puseram nele gasolina “nas pernas”, como dizemos nós, nos pés e se passa correndo por toda Colômbia. Eu não sei. Quantos departamentos alcançamos, estudos bíblicos? O que é que está acontecendo, Oneith? Vinte e dois departamentos alcançados e as prisões agora. Olhe, e eu me vi na televisão no sábado.
Olhe, uma classe de programaço, que eu tive que anotar porque eu disse: O quê? Eu disse isso? Incrível. Comecei a anotar porque estava tão interessante o tema. Eu não sei quando foi que eu o ensinei, mas saiu por toda Colômbia. E esta vez no Aeroporto, eu comprei um chapeuzinho, porque estava no aeroporto e já estava muito exposto; porque imagine você, isso se vê em toda Colômbia. Onde quer que eu entre, ali não posso me esconder. Toda Colômbia.
(A colaboradora Sonia Fox comenta ao Apóstolo que já existe outra congregação em Bogotá, ao que ele responde). Que tremendo, ah? Isso é: Que a palavra corra! Esse é o detalhe. (Cumprimenta) Martita, abençoada.
Bem, Gálatas, capítulo 3. Aí estamos todos? Sim? “Oh gálatas insensatos! Quem vos fascinou para não obedecer à verdade, a vós ante cujos olhos Jesus Cristo já foi apresentado claramente entre vós como crucificado?”. Olhe, você sabe que Paulo diz a esta igreja: Eu não entendo, porque vocês já sabem que Jesus Cristo foi crucificado. Como vocês podem ser fascinados? Se Jesus Cristo já foi crucificado, como vocês seguem ainda em jejuns, guardando dias de festa, abstinências de alimentos, enviando rogos de espécies de repetições? Como vocês podem ainda estar pensando em Moisés? Vocês não sabem que a Moisés foi dado uma glória perecível? Vocês não sabem que a Moisés foi dado um pacto que iria ter final? Que Paulo disse a eles que não pusessem os olhos na direção daquilo que seria o quê? Perecível.
Então, Paulo diz: Fui eu que lhes ensinei a vocês na primeira viagem. Paulo esteve ali, e então, ele recebeu uma enfermidade nos olhos e teve que ficar ali e levantou a essa igreja. E ele disse: Olhe, que tremendo. Levantei uma igreja em graça e lhes apresentei a Cristo como crucificado. Porque como disse Carlos ou Rafael, não sei qual dos dois, não importa, eles o aprenderam de mim. Não há jactância entre eles, viram? Disse: Jesus de Nazaré não foi cristão. Mas, se é que ainda não havia cristianismo. O que ele fazia era cumprindo a lei, mas isso de «cristianismo», isso foi depois. Quando Paulo apareceu foi que pela primeira vez se mencionou essa palavra: Olhe, cristãos.
Então, aí é que está o engano das nações. Ou seja, Roma e todas as religiões apresentam a Jesus e então, começam a apresentar que cristianismo é... e o põem sofrendo, e o apresentam com os espinhos e com tudo o que ele fazia, e lavando os pés das pessoas. Mas é que isso não é cristianismo. Lavar pés não é cristianismo. Imagine você. Carregar uma cruz não é cristianismo. Caminhar de joelhos não é cristianismo. Ter um rosário na mão, começar a: Santa Maria, mãe de Deus... Isso não é cristianismo. Há muitas coisas que as pessoas fazem pensando que isso é cristianismo.
E então, Paulo disse: Olhe, vocês são o primeiro grupo que eu pude chegar, e apresentar-lhes o mistério depois da cruz. Então, agora o que acontece? Que parece que os apóstolos passaram por ali. Olhe, quantos apóstolos desses há hoje! Estão cheios. Olhe, se multiplicaram como, te lembras daquele filme que caía água no animalzinho? Ah? Os Gremlins? Pois, esses apóstolos se multiplicaram como os gremlins, por milhões e estão onde você quiser. Estão metidos por todas as partes, e se chamam de quê? De cristãos, e de cristãos eles não têm nada. Não penses que você foi cristão antes de escutar isto. Nós estamos levantando o primeiro ministério cristão na história. (Aplausos). Imagine que lindo! Pela primeira vez, Deus tem uma igreja. (Aplausos).
Olhe, e então teve que chamar-lhes de: “Gálatas insensatos”. Assim ele lhes chamou: Gálatas insensatos! Como é que vocês, depois que eu lhes apresentei depois da cruz me vão antes da cruz; onde aí está todo o sistema, antes da cruz. Todos os ministérios, vocês os ouvem um pouquinho e o levam a antes da cruz, e não depois.
E lhes disse, verso 2. “Isto somente quero saber de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pelo ouvir…” Ouvir o quê? “Ouvir com fé?”. Esse é um mistério tão grande que você está sentadinho aí, e de repente você começa a ouvir, mas não é ouvir somente. Se Deus te deu o dom da fé, você tem a habilidade quando você escuta a palavra acrescentar isso, aplicar. A palavra de Deus junto com o dom da fé em ti, quando você o ouve se ilumina o teu entendimento. E uma vez que você é iluminado, isso é o que te guia, e o que te conduz. Você não conduz. Não és tu. Paulo diz: “Fazendo ele em vós”. Agora, como é que ele faz em vós? Quando você escuta a palavra e se mistura com fé. Não és tu, não é os esforços que você põe, porque aqui não há jactância. Aqui não há cooperação de tua carne. Ao contrário, tua carne é o pior inimigo para que isto funcione. Ou seja que “you are sleeping with the enemy”, você está dormindo com o inimigo ao lado, porque o pior inimigo és tu. A única coisa que pode te ajudar é que quando você ouve, se mistura a fé aí e o agarras, e então, te sustém confessando isso.
Você sabe o que é receber o Espírito pelo ouvir? Você sabe que as pessoas hoje dizem: Olhe, para você receber o Espírito você tem que deixar isto. Você tem que deixar aquilo. Você não pode ouvir este tipo de música. Você tem que jejuar. Você tem que se inclinar. Bem, você tem que, olhe, ah, você tem que deixar todas as tuas amizades. Você não pode se vestir assim. Bem, é uma série de regras, menos ouvir com fé. Então, eles recebem um Espírito. O problema é quê tipo de Espírito? Você sabe que a Paulo uma vez lhe perguntaram: Olhe Paulo, e quando a pessoa não faz como você diz e faz como eles dizem? Porque Paulo era exclusivo. Ele dizia: Ou é assim, ou não há; porque ele era o pai da fé. – Ou você o faz desta forma, ou não te funciona -. Pois havia pessoas que diziam: Não, não, pois eu faço como Pedro e os apóstolos. Paulo dizia: Se você faz como eles, cai nas obras da lei. – Sim, mas é que eles recebem -. Pois, você sabe o que Paulo disse? – Bem, eles recebem um espírito de mentira. Diz; “Por não obedecer à verdade, Deus lhes envia um espírito para que creiam na mentira”.
Você sabe que Deus tem muitos espíritos. Ele tem o espírito de fé para ti. Agora, se você se mete pelo outro lado ele te envia outro espírito. Olhe, Deus tem armazéns de espírito. No velho pacto, olhe, no velho pacto quando um rei se empenhava em algo contra o profeta, ele vinha e dizia: Espírito de confusão, onde você está? Venha cá. Venha cá, papai. Meta-te na boca do profeta do rei para que o confunda. Digo, estou falando a Escritura, está assim escrito. Pois agora, no novo pacto quando ele estabeleceu isto tão fácil e leve de carregar, ele quando você desobedece à verdade, ele diz: ALÔ! Ponha ele para pular, e mais, mande a ele até línguas, para que pule e pense que está bem. E saem falando em línguas e tudo, e juram que estão na verdade. E te falam línguas e até curam um enfermo, mas, e o que está escrito? – Não, o que está escrito a mim não me importa. O que diz José Luis não é, é o que eu digo, porque eu o sinto -.
Os espíritos de mentira se sentem. Por isso é que você tem que estar atento às palavras que você tem ouvido, que estejam aí. Não é José Luis, porque eu não? Eu posso te falar uma porção de coisas, mas podem te levar à mentira. Se eu te falar muitas coisas podem te levar à mentira. Por isso é que você me vê que eu sempre digo: Onde está isso? Busque aí o escrito. Ah, e busque que esteja escrito nas epístolas do perito arquiteto. Porque a conta de que está escrito não. Pode estar escrito aí, e já caducou o remédio, porque está escrito, mas é antes da cruz. Isso já caducou. Imagine você.
A você não te acontece que às vezes você tem algo na geladeira e você tem que procurar a data? Ai Pai! E continua bonito, olhe, mas caducou. Já você não o pode beber. A mim me acontece muito isso, porque como eu viajo muito às vezes chego e digo: Ai. E começo a checar, e eu jurava que tinha algo aí, e começo a jogar fora, e a jogar fora, e a jogar porque estragaram nos dias que estive fora. Pois, porque esteja escrito aqui não. Está escrito aí, ok., agora, deixe-me usar bem a palavra de verdade, porque esta é a palavra. Agora, deixe-me usá-la bem, espere aí. Está antes da cruz ou depois da cruz? Pois, Paulo teve que chamar a esta gente: Insensatos!
Veja como lhes diz: “Quem vos enfeitiçou? Quem vos fascinou para não obedecer à verdade?”. Em que forma você não obedece à verdade? O tema de hoje é: “Desobedecendo à verdadade”. A única forma em que você desobedece, é quando não escutas bem as instruções que vêm das 14 epístolas de Paulo. Como você saber que não está na verdade? Você sabe o peso dessa palavra: A verdade? Todo mundo diz que tem a verdade. Não é verdade, que todo mundo diz isso? Até eu digo que tenho a verdade. E eu digo que eu tenho a verdade, e isso eu pelejo até as últimas. Mas, você sabe por quê? Porque eu não sou desobediente. Eu já obedeci àquela forma de doutrina que entregaram ao Apóstolo para os gentios. Eu sou gentio, eu obedeci ao que está escrito, pois eu estou na verdade. (Aplausos). ALÔ!
Agora, quando eu vejo a alguém que não crê no que está escrito que eu creio, porque está escrito no livro correto, e não crê, ainda que se porte bem, ainda que seja a pessoa mais impressionante, está na mentira. E uma pessoa na mentira é um perigo. Olhe, e lhe podem passar coisas bem feias, ou ele pode fazer coisas bem feias. Você já viu essas notícias de pessoas que dizem: Veja esta pessoa é uma bela pessoa. Uma pessoa admirável na comunidade. Mas, como não está na verdade, não há garantias com essa pessoa. De repente entra nela um espírito desses, e matou aos filhos, matou ao esposo, levou um tiro. O homem honorável da sociedade, e de repente. Há família que não podem garantir nada. Há lares que você os vê, olhe, bem felizes: Que linda família! De repente, fuap! Porque se a verdade não está governando isso, a verdade é a única coisa que garante um matrimônio feliz; que garante um bom trabalho; que garante tudo o que está ao teu redor.
Qual é o teu melhor seguro? Depois que eu estiver na verdade que exploda isto por onde exploda. Depois que eu estiver na verdade, ainda que venha a guerra. Depois que eu estiver na verdade; ainda que haja frio, ainda que venha calor. Não importa, o meu é estar na verdade, e me concentrar na verdade que aí sou coberto pelos anjos. Que aos anjos não lhes importa a tempestade, não lhes importa as temperaturas, não lhes importa as questões econômicas porque são anjos. Você está debaixo de uma cobertura que os anjos dizem: A verdade, eu respondo por ela.
Olhe, no deserto um anjo dirigia aqueles dois milhões de pessoas. E eu não sei se eu ainda me lembro, porque eu, com a Escritura... às vezes me esqueço das coisas, mas estiveram 40 anos, e diz que nunca mudaram de sapato, nem a roupa. E não carregavam água, Carlos? A água os seguia, porque ele era a rocha, lhes dava a água. E como aquele pacto era o do momento, o pacto acrescentado, e eles estavam debaixo daquele pacto, pois, aquilo supria. Então, não havia Publix (nome de um supermercado), nem Serrano Supermarket (outro supermercado), e dava fome. Metido em um deserto dá fome e sede, e então, pois em certo momento Moises dizia: Digo, o Apóstolo daquele pacto dizia: Agora; e começavam a descer as tortas do céu, maná; e comiam, e os sustentava a todos. Dois milhões de pessoas eram, Carlos? E comiam, e tudo. Ah, com instruções: Não guardem para amanhã. Porque Deus já estava mostrando que ele queria que você dependesse dia a dia.
E sempre havia desobedientes que pegavam e faziam assim, olhe, o outro dia vinha e a guardava. Uma tortinha aparte, e a guardava. E então, Moises dizia: OK. Mostre-me as mãos. Ninguém guardou nada, verdade? – Não -, e havia uma torta guardada. E então: OK. Caminhemos; e de repente surgia uma peste no acampamento, e se enfermavam dois ou três, e lhe davam chagas, e começavam coisas. E ele dizia: Olhe, não me diga que alguém guardou algo? E então saía: Eu. Eu guardei. Rapaz, Moises, você sabe o que é olhar para o céu e pensar que vão cair tortas? E eu às vezes tremo. E eu digo: Pois, deixe-me, porque se não vier amanhã por alguma desobediência que venha, ainda que seja, eu tenho essa tortinha aí. De um dia para outro não vai se estragar.
Diga: A VERDADE ME COBRE. A MIM, NÃO ME COBREM AS OBRAS. GOSTO DO BOM COMPORTAMENTO, MAS A MIM, O BOM COMPORTAMENTO NÃO COBRE. GOSTO DE ME COMPORTAR BEM. GOSTO DO BOM PROCEDER DE NÃO MALTRATAR. EU NÃO GOSTO DE OFENDER. NÃO GOSTO DE JOGAR INDIRETAS. OLHE, EU NÃO GOSTO DE FAZER NADA DE MAU, MAS ESSA NÃO É A MINHA COBERTURA. MINHA COBERTURA É A VERDADE DO EVANGELHO. (Aplausos).
Estás ou não estás nesta cobertura? Isto é o que dá vida. Isto é o que dá vida: A cobertura. Diga-me qual é a tua cobertura e te direi quem és. Isso é o que salva aqui. Por isso aqui não podemos nos conhecer conforme à carne, porque você se põe a olhar a alguém e diz: Mm! Olhe o problema em que esse aí vai se meter. Porque você está acostumado a isso. Mas então, ele, lá com sua cobertura diz: Pai, eu recebo que esta mentira, Senhor, olhe, não o tomes em conta. E o Senhor diz: Não, se eu nunca o tomei em conta. – Mas, é se por acaso..._. E então, você ao julgar, aí os anjos te cortam. Então, ele que fez mal, está caminhando diretinho em benção. Por isso, Jesus Cristo nos dias de sua carne disse: Olhe, antes de você olhar a palha que está no olho de teu irmão, veja primeiro a viga, o tronco da árvore que tens. Porque essas são parábolas que vinham a explicar-se neste pacto.
Você não está preocupado, verdade, abençoado? Você não está preocupado nem por teus filhos, você não está preocupado nem por ti. Por nada. Não te afanes. Porque se você se afana, estás tirando a visto do método que Deus usa para te rejuvenescer. ALÔ! Bom ânimo. ALÔ! Saúde fluindo em ti. Ah? Provisão. A prosperidade flui por aí também. Olhe, por quê você se afana? Qual é o teu problema? Você não vê que isso está produzindo em ti um peso que você não está posto a levar? – Não, é que se eu não ajudar minha família não pode sobreviver -. Você sabe o que está fazendo? Tirando a responsabilidade ao que tua família deve exercer. E então, acrescentando um peso que não cabe a você. E você sabe que o sobrepeso nunca ajuda. – Não, não. Eu estou bem já, Apóstolo. A única coisa que me preocupo no amanhã -. Isso também. Deixe isso à verdade que te abriga.
O que é que te preocupa? Minhas relações. Eu quisera isto. Eu quisera ter um marido assim. Eu quisera ter uma esposa assim. Eu quisera... Então, você vai resolver? Se você quer algo melhor, porque parece que o que tu escolheste não te serviu, deixe o outro ao Senhor. Você sabe que o Senhor sabe fazer provisão? E quando ele a faz, a faz bem.
Você sabia que o Senhor sabe fazer provisão? E quando ele a faz, a faz bem. Veja bem, Paulo repreendeu a esta igreja, simplesmente, olhe: Quem vos fascinou para não obedecer a quê? À verdade. E qual é a verdade? O evangelho? Pois, não se deixe fascinar. Quem está te fascinando para que você saia da cobertura? Se aí é que está a tua vida. Aí é que está a tua vida. Você não pode se turbar nisso. NÃO SAIA DA VERDADE. Olhe, os que saem da verdade, digo, e a verdade tem uns requisitos. A verdade é uma doutrina com alguém que a governe. Digo, eu não teria querido que fosse assim. Mas, é que é assim. Ou seja, a ciência de Deus mesclada com carne. Olhe, e que sempre usa carne. Olhe, quisera que alguém olhasse assim para as nuvens e dissessem: A cobertura, olhe. E Jesus Cristo de vez em quando fazia... E então, não terias que submeter-se ao homem. Que bom seria assim. Mas, Deus deu um conhecimento, uma ciência e logo disse: Deixe-me buscar um pedaço de carne. Um pedaço de carne escolhida por mim, levada por mim, que não é muito boa tampouco para que não ponham os olhos nele. (Aplausos).
Essa ciência, somente Deus a faz: Santos e imundos. Perfeito e imperfeito. As duas: Perfeição e imperfeição misturadas. E isso é o que governa a verdade. Olhe, e veja o que segue dizendo Paulo. Eu não terminei. Ai, Pai, estou no primeiro verso. O que se passa?
Diz o verso 3, bem desde o segundo (verso 2). “Isto somente quero saber...”. É a única coisa que eu quero saber. “Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?”. Ou seja, Paulo está dizendo: OK. Vou sacar medida. Como você recebeu aquelas bênçãos quando eu estive na viagem anterior? – Não, você disse que o confessava, e eu o confessei e saiu -. Mas, outro disse: Não, mas lembre-se que nosso pai Moises, e tem que atender o que ele disse. Ah, ah. Você não pode mesclar isto assim. Isto é somente por fé: Ouvi, pelo qual falei. Ouvi, pelo qual falei. “Cri, por isso falei”. (português). «Falei», hablé (português). Isto é crendo e falando; crendo e falando. Esses são os requisitos para que você receba os benefícios da verdade que você conheceu. E ISSO AGRADA A DEUS.
ISSO É O QUE DEVE TE IMPORTAR. SE AGRADA A DEUS ASSIM, DEIXE-O ASSIM. (Aplausos). NÃO META A TUA OPINIÃO. NÃO LHE ACRESCENTE. (Aplausos).
Você sabia que o sistema sempre me critica dizendo: Porque esse falso Apóstolo não sabe que esta palavra não se pode acrescentar e nem quitar, nem acrescentar. E o menos que eu faço é acrescentar, e muito menos tirar. E eles estão tirando, e acrescentando, e pensam que estão bem. Não, aqui você não pode tirar e nem acrescentar. É: Deus diz, eu creio; e deixe aí, «that settles», (isso basta). Isso, Deus diz que é assim e assim vai funcionar para você. Eu não sei, mas eu escuto a rádio, e quando o bispo pergunta: E quanto tempo faz que você ouviu isto? – Catorze anos -. Olhe. Funcionou a você? – Uff -. Dez anos, outros são dez meses, e funciona a eles. O importante é que a palavra funcione para você.
Agora, veja como ele diz aos que não obedecem a esta forma que estamos falando, verso 3. “Tão néscios sois?”. Veja, quando Deus chama néscio a alguém, veja, aquele que não entrar por esta forma de doutrina, Deus o chama de néscio. “Tão néscios sois?”. Veja como diz: “Havendo começado pelo Espírito, agora vais acabar pela carne?”. Alguém dirá: E como se começa pelo Espírito? E como alguém acaba pela carne? Como é essa química? Que eu vou pelo espírito, e agora vou pela carne. Isso não se nota, Paulo. E Paulo diz: Se nota. Ainda que seja, eu, o perito arquiteto Paulo dizia: Eu o noto. Eu sei quando alguém está na carne, e alguém está no espírito. Como se sabe? Pela forma de falar. Pela forma de falar.
E por quê diz: Tão néscios sois? Havendo começado pelo espírito? Onde está a evidência de quando eles começaram? Veja o que diz o capítulo 4, verso 12, aí mesmo. “Rogo-vos, irmãos, que vos façais como eu...”. Ele sempre rogava: “Façam como eu”. ALÔ! Ele sempre estava rogando: Não, não o faças assim. – Como Pedro? -. Não, como Pedro não. – E Tiago? -. Não, não. – E São João? -. Não, não, não, não; como eu. – Rapaz, mas, Paulo, isso me incomoda essa exclusividade tua -. E ele dizia: Pois, não se arrume que não adianta. Se queres subir neste trem, tens que fazer como eu. Eu sou o único, o primeiro, o primeiro exemplo.
Olhe, e isso é bem difícil para um homem se colocar assim. Eu sei que isso é difícil. Mas chega o momento em que Paulo teve que dizer: Olhe, eu lhes rogo que vocês sejam com eu. – Não, como Cristo? -. Tampouco. Não. Como Cristo não sejam. – Tu és falso, rapaz -. Não, não, não. É como eu. Essa é a receita para andar na verdade. – Não, não. Eu quero ser como Cristo -. Zero. Falhou no exame. – Como? -. Não, não. Não é como Cristo, é como eu. Que empenho! Ah?
Diz: “Rogo-vos, irmãos, que vos façais como eu, porque eu também me fiz como vós”. Em outras palavras, Paulo se fazia como eles, encontrava qualquer condição: Eu sou pior. Tranqüilo. – Não, mas Paulo, olhe, a mim me passou isto -. Não te ocupes. Eu me faço como você. Tranqüilo. Ainda se qualifica. Ele se fazia como as pessoas, ele não vinha em um espetáculo: Eu sim, irmãos, eu sou um homem que me levanto todos os dias às 5, impecavelmente, de maneira inatacável. Minhas orações nunca são menos de meia hora. Eu nunca falho. Minha dedicação, Carlos González, a mim, você nunca me viu em nada mau. Eu sou um homem inatacável. Assim é que as pessoas fazem. Então, dizem aos demais: Seja como eu. Então, os demais tratam de fazer e se prejudicam porque ninguém pode ser. Ele é um mentiroso. Isso é mentira.
Paulo dizia: “Sejam como eu”, quanto ao ensino doutrinal, quanto ao que se deve imitar desse apóstolo; a maneira de ensino. Sejam como eu nisso, porque eu sou o único de minha classe. O único homem escolhido para ensinar a verdade sou eu, naqueles tempos, Paulo dizia: Sou eu. Assim que, rogo a vocês que se façam como eu. – Mas, Paulo é que queremos que você se mostre como...-. (assinalando para o céu). Não, não. Esqueça-te de lá de cima, é por baixo que começa a coisa. É que estamos acostumados: - Não, não. Se Deus não me revela...-. Vai se estragar. Eu te revelo. – Não, não, que ele me revele -. Não. Eu te revelo. É aqui. Aqui em baixo está a revelação. (Aplausos).
Olhe, a mim me encantam as perguntas da Internet, da rádio e tudo, mas são tão tontos que não aprenderam uma pequena lição: Deus não está falando com ninguém. Olhe, se Deus tivesse o telefone ligado, se Deus tivesse deixado lugar para algo assim, estariam sãs todas as nações, porque todo mundo se passa enviando petições para lá, mas ele não as escuta. Ele faz como você faz quando você está cansado: OK. Tire o telefone. Não quero falar com ninguém hoje. Hoje é repouso. Você é uma pessoa responsável que responde todas as tuas chamadas. Mas não é verdade que às vezes você diz: Olhe, hoje não quero falar com ninguém? Ponha a secretária eletrônica. Verdade?
Pois, assim Deus fez. Foi a descansar, ressuscitou e disse: ALÔ! Que não me chamem. Lá lhes deixo a meu imitador, a Paulo, digo lá. Disse: Aí está Paulo, falem com ele. E mais, Paulo, que sejam como tu. E ele disse: Disse. Eu te roguei que me mudes primeira. – Não, não. Basta-te minha graça -. Então, qual é a medida? A medida é: Diga a eles que te imitem. Pois, assim foi que Deus estabeleceu isto.
Bem, o que diz, o verso 13. Aqui vem o princípio: “Pois vós sabeis que a causa de uma enfermidade do corpo...”. Por causa de uma enfermidade de quê? Do corpo. “Vos anunciei o evangelho ao princípio”. E olhe, veja como diz: “E não me desprezastes e nem me abandonastes pela prova que tinha em meu corpo, antes bem, me recebestes como a um anjo de Deus, como a Cristo Jesus”. Porém, então, que se passa? Que aí se meteram os apóstolos, os bandidos, apóstolos da circuncisão, e então, os confundiram. Disseram-lhes: Olhe, tenha cuidado com Paulo, que isso é uma licença para pecar. Isso é salvo sempre salvo. Ele não crê no diabo, porque diz que o diabo foi destruído. Paulo diz que o pecado foi aniquilado. Tenha cuidado com isso. E os fascinaram.
Veja, veja como diz, verso 15. “Onde, pois, está essa satisfação que experimentáveis? Porque eu vos dou testemunho, quero relembrar isso, de que se pudésseis, teríeis arrancado vossos próprios olhos para me dar”. A atitude que vocês tinham quando eu vim aqui pela primeira vez para levantar a igreja, vocês estavam que arrancariam os olhos. Então, abençoado, isso te explica que a enfermidade do corpo qual era. Viam os olhos dele cheios de secreções, ele expelia uma... E você sabe quem lhe fez isso? Quando ficou cego, o “lamparazo”, o “campanaço junto com a lámpara"(uma junção de duas palavras para se referir a uma forte campainha soando chamando com uma forte luz), ficou cego e desde aí o homem, pois, parece que tinha que andar com algo...Viram?
Olhe, há coisas que te envergonham. Às vezes Deus põe coisas. – Isso é para que se lembre, bandido. E mais, este olho é por Estevão, e este olho é por todos aqueles que obrigaste a blasfemar. Assim que, perdoe-me sabe? Perdoe-me Paulinho, mas, você é um míope -. Assim que, olhe, ia bem elegante ali aos gálatas e as pessoas diziam: Olhe, vamos tirar um olho e fazer-lhe um transplante. Eu quisera dar-lhe um rim, mas não era um rim, era um olho. Teriam dado a ele, a ele o receberam como Cristo. Disse: Olhe, quando eu vim aqui, vocês tinham a submissão perfeita. Vocês me viam a mim como a Cristo Jesus.
É como os que se foram daqui. Os que se foram, antes: O Apóstolo. Submetidos. Olhe, esqueça-te. É daqui para o céu. Esta é a verdade. A mim não me importa, olhe, eu lhe disse que não. Há uma porção que se foram, um montão não, um grupinho. Quase sempre quem se vai daqui é pastor, porque os ventres não agüentam. E então, antes eu era a voz de Deus para eles, agora, sou José Luis. Agora: - Não, José Luis. Não. Esse é boa gente, digo, mas eu me dei conta que aqui há oportunidade para que cada um toque sua própria trombeta -. Olhe, e vá escutar os numerozinhos que montam, que soam desafinados. Não gosta. A musica, não há trombeta. Não há som certo. Não há voz de mando. Não, não. Há voz de desmando. Me dá lástima, mas assim é que diz a palavra.
Verso 15. “Onde, pois, está essa satisfação que experimentáveis? Porque vos dou testemunho de que se pudésseis, teríeis arrancado vossos próprios olhos para me dar. Fiz-me, pois, vosso inimigo, por dizer-lhes...”. Quê? “A verdade?”. Então, logo lhes diz: Olhe, tenham cuidado que os apóstolos -, porque eu sei o que estou te dizendo pelo contexto desta carta. – Tenham cuidado porque os apóstolos mostram zelo por vós, mas não é para bem -.
É como os que se vão daqui, que nem se falavam aqui, e então, agora quando se vão, se buscam um ao outro, mostram zelo. – Olhe, vamos estar juntos -. Mostram um zelo, mas não é para bem, é para vê o que podem sacar de ti. Os conheço, olhe, como a palma de minha mão. Eu os conheço de cima abaixo, sei o que dão, sei o que produzem. Não têm amor. Isso é o menos que têm, porque se tivessem, teriam me amado a mim. Teriam me amado, porque olhe que eu lhes fiz, porque eu nunca fiz mal a ninguém. Eu nunca fiz mal a ninguém.
Aquele que você não vê aqui, é porque não quer a cobertura da verdade como está escrita. Quem não está comigo é porque não gosta desta comida que eu como. Isso é tudo. Porque eu não sou um monstro, eu não arranho, eu não mato gente, eu não tenho um caldo escondido para dar a ninguém. É que eu me empenho em me cobrir com a verdade.
Porque essa verdade, isso me fez bem a mim. Imagine você, me fez bem. Tudo o que eu economizo em hospitais, em remédios, em dores de cabeça. Eu não sei o que é ir a um psiquiatra. Olhe, e que eu metido onde? Em um psiquiatra? Eu vou torná-lo louco. É como Robertito, o que já passou com o Senhor, que ele era veterano da guerra e então, quando foi lá, lhe disseram: E o que é que se passa contigo que você mudou? – Bem, é que descobri que eu sou um anjo -. Em seguida o médico disse: Aumente $100 pesos (dólares), que está mais complicado. E então, voltava de outra viagem: O que está se passando? – Não, porque é que eu sou um predestinado, escolhido desde antes da fundação do mundo. Você não pode me maltratar assim me chamando de louco. Eu não estou louco -. Então, outro: Aumente $100 dólares mais. Rapaz, já estavam lhe dando o que não davam a ninguém, porque o viam pior do que nunca. Ou seja, que você não pode ir até os psicólogos. Uma vez você aprende esta palavra, e mais, você não vem nem até a mim, porque é que você tem ao conselheiro dentro de você. ALÔ! (Aplausos).
Digo, a menos que você mescle a palavra com fé, e não te ativa ao conselheiro, que é a mente de Cristo em ti. Os que são deste ministério têm uma vozinha, é uma vozinha que te fala deitado, dormindo, no banheiro, onde quer que você esteja: Ti! Olhe! ALÔ!! E em seguida te põe: Cuidado. Te põe alerta: Cuidado. Espere aí. Te conserta. Isso é uma vozinha. ALÔ! Por isso é que eu pastoreio tão feliz. Você pensa que eu me preocupo por ti? Digo, me dói quando te passam certas coisas.
Mas, antes que me doa o suficiente para te chamar eu vou até a vozinha. E digo a ela: Olhe, posso? – Não se meta aí. Não toque isso -. Senhor, mas vai dizer. – Que diga o que diga. A vozinha lhe fala a ele como te fala a ti -. Então, que faço? – Fique quietinho. Não se mete, nem perguntes por isso. Está bem? O pastor dela ou dele sou eu, não tu, José Luis. Tu és só um... Você é somente um microfone. Você é uma antena repetidora, assim que não se meta na vida dos demais, porque nem com a tua podes. Que tens tu? Quem és tu para aconselhar? Qual é tua auto suficiência, que tu pensas que podes aconselhar? -.
Por isso é que te acontecem coisas, porque você pensa que pode fazer algo aqui. Aqui você não pode fazer nada. Quando eu digo às pessoas: Olhe, entre no repouso onde eu estou. Eles pensam que é eu não jejuo, que eu não... Essas são bobagens; o jejuar, o fazer vigílias. Não, é outro repouso o que eu estou falando: É que eu morri. Ou seja, eu parei de resolver situações. Pare! Pare de sofrer! (Aplausos).
Ah, esta vez violei todos os estatutos, olhe. Bem, verso 16. “Fiz-me, pois, vosso inimigo por dizer-lhes a verdade?”. Olhe, você sabe que sou eu, olhe, eu sou uma pessoa que muitas pessoas querem conhecer. Há pessoas, bem, que caminham montanhas, e se o serviço é às 7, começam a caminhar à 1; e atravessam montanhas, e se molham, e para quê? Para me conhecer. E eles são meus amigos. Vocês me amam. Como vocês me amam! E mais, as pessoas, o que os incomoda é que não podem ligar e dar um testemunho sem meter a este «trapo de apóstolo este», no meio de tudo. – Por quê têm que estar colocando ao bendito apóstolo? Não podem falar de Deus e do que está acontecendo e colocam ao homem? Eles me têm até aqui (até o nariz) com «o outro», esse -.
Olhe, e eu sou seu amigo, por isso me mencionam, porque sou seu amigo. Mas aqui há outro papel: “Fiz-me vosso inimigo por dizer-lhes a verdade”. Eu tenho uma de inimigos. Sabe por quê? Porque não querem a verdade. Então, o que é o que querem? A mentira. E são filhos de mentira. E são desobedientes à verdade, porque não gostam do evangelho de Jesus Cristo. Não gostam da verdade da graça, que é tão saborosa. Isto é tão fácil. Isto cai da árvore. Isto, você olha assim, você toca. Você já viu um fruto que você o toca e diz: Deixe-me ver como está? E se cai assim na mão. – Ai, se está «ready» (pronto) para comer. Não tens nem que puxá-lo, simplesmente, tu o tocas assim: Veja, caiu da árvore. Esta verdade que nós falamos, isto, veja, cai da árvore. Isso é para o paladar, aí, pronto para desfrutá-lo.
Por isso, essa mulher de Costa Rica ficou louca, anda até com um apito. Como é que soa esse apito? Ah não, desperta a criança. Olhe, que proceder. Verdade? Olhe, que tremenda está esta palavra, verdade que sim?
Bem então, eu creio que nesta noite estamos bem claros que você tem que andar debaixo da cobertura da verdade. Não saia daí; chova, trovoe, ou relampagueie. Mantenha-se na verdade, porque: “Conhecereis a verdade e esta te fará livre”. ALÔ! (Aplausos). A seu nome! Vamos estar em pé. Damos glória ao Senhor.
“Graças, Pai. Agradecidos estamos de ti por esta palavra tão preciosa que nos fez felizes a todos, reinando em vida. No nome de Jesus Cristo, diga assim: NO NOME DE JESUS CRISTO, O RESSUSCITADO. A ESSE É QUE NÓS SERVIMOS. A ESSE É QUE AMAMOS. POR ISSO PREGAMOS ASSIM, PORQUE O AMAMOS. GRAÇAS PAPAI”. UM BEIJO A ELE, ELE O MERECE. ABENÇOADOS.
Alex, isso é assim. Saudai-vos uns aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário