Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, outubro 03, 2006

(calqueo ministrado em 3 de novembro de 2002)
Bem, pois, a amada do Senhor, estamos prontos para a palavra? Você quer ser alimentado em seu homem interior? Ah? Estamos prontos? Isso é.
Convido-lhes para que acompanhem ao livro de Colossenses, estamos a tempo para começar. Saque papel, lápis, tome nota, faça como os bereanos. Tudo o que nós ensinamos, ainda que as vezes seja forte, está na Bíblia. Tudo o que está aqui no evangelho. Você, simplesmente, tem que escutar a palavra que está na Bíblia e então, desta maneira você se edifica não deixa que o enganem. Porque Paulo diz: Esquadrinhai tudo, mas retendes o quê? O bom. O mal você tem que abandoná-lo. Agora, o que é o mal? O que não está em linha com o novo pacto. Agora, se está aqui tem que recebê-lo, porque vai te fazer bem, vai te fazer muito bem.
Nesta noite o tema, trazido por instruções de nosso Apóstolo, como você bem sabe, nós não falamos nada do que nos vem à mente. Estamos submetidos a ordem apostólica, essa é a ordem, diz a Bíblia que Deus pôs na igreja primeiramente apóstolos, logo pastores, profetas. Assim que, nós estamos sujeitos a esse Dom, e essa é a maneira em que guardamos a unidade. E sabemos que vamos comer boa comida, sã, e nutritiva para a igreja.
O tema é: “Bom Ânimo”. Você sabe que nós falamos às vezes temas de revelação, hoje não é revelação; às vezes falamos temas para trazer zelo à igreja, não é esse o espírito. Ou melhor, hoje é um espírito de exortação a que mantenhamos um bom ânimo.
Por exemplo, a luta de cada crente é como separar o espírito da carne, como tirarmos esta carne que nos humilha para poder desfrutar de uma vida abundante, para poder desfrutar em nosso trabalho, com nossa família, com nosso matrimônio, e o problema está na carne. Então, a idéia é como nos circuncidar na mente, o problema é aqui em cima, na mente, o problema não é no dedo, nem no pé, é na mente, como descolar, separar o espírito da carne para então, poder ter um bom ânimo. Por isso Paulo dizia: Já não vivo eu.
A idéia é como viver, mas que não vivas. Como viver tu, mas sem que tu vivas, senão, que viva Ele em ti. Diga: JÁ NÃO VIVO EU, VIVE CRISTO EM MIM. Essa é a idéia, isso é o que todo crente busca, mas isso não se alcança por obras, isso não se alcança por esforço, isso se alcança levando cativo na mente, sujeitando os pensamentos ao evangelho, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. E é um processo como quando se pela uma galinha. Você já viu quando tiram o couro a uma galinha? Ah? Depois que lhe tiram as plumas quando estão lhe tirando o couro. Você já viu isso? Que às vezes esse couro não quer romper, e tem que ser esticado... Pois, assim é o que nós vamos fazer nesta noite, uma circuncisão de espírito e carne, para que você saia em puro espírito. E você possa ter um bom ânimo, porque esse é o propósito do conselho de Deus nesta noite.
Vamos com Colossenses, capítulo 2, verso 10 e 11. Quando todos encontrarem, confessem: ABA PAI! Isso é. Colossenses, 2:10 e 11, diz: “E vós estais completos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade”. Diga: EU ESTOU COMPLETO NELE. O que significa completo nele? Que não te falta nada. Tudo o que você necessita, o tem, estás completo nele.
Verso 11, “Nele também, há um também, fostes circuncidados com circuncisão não feita a mão, ao lançar fora de vós o corpo pecaminoso carnal, na circuncisão de Cristo”. Vou te explicar o que significa isto. Quando Paulo diz: Na circuncisão de Cristo, ali na morte de Cristo, essa é a circuncisão de Cristo, ocorreu uma circuncisão não feita a mão. A circuncisão se fazia a mão no Antigo Testamento, mas na de Cristo se fez através de sua morte. Quando Cristo morreu, nós morremos, quando Cristo ressuscitou, nós ressuscitamos juntamente com ele. Mas, o que acontece? Ao ressuscitar com ele nessa ressurreição, ouça bem, nessa ressurreição ele lançou fora o corpo pecaminoso carnal. Entendeu?
Quando Cristo ressuscitou, nós ressuscitamos e aí nessa ressurreição, Cristo lançou fora o corpo pecaminoso carnal. Quer dizer que quando Deus te olha hoje, ele não vê o teu corpo pecaminoso carnal porque ele o lançou fora, ele vê o teu espírito perfeito, ele vê a sua imagem refletida em ti. Agora, isso é uma posição. Por mais débil que você seja, essa circuncisão não deixa de ser. Tens que entender isto. Isto é básico. Um cristão que não entenda isto, está coxo. Um pastor que não entenda isto, está em perigo, porque cada pessoa, cada crente deve entender a circuncisão de Cristo. Quando Cristo morreu, tu e eu morremos; quando ele ressuscitou, tu e eu ressuscitamos.
Quer dizer que quando ele ressuscitou e eu ressuscitei, já ressuscitamos mortos ao pecado, divorciados do pecado, circuncidados. Diz que ele lançou de vós, ele lançou de ti o corpo. Você não é o corpo, você é o espírito que foi vestido de um corpo que ele lançou de ti. Diga: EU SOU UM ESPÍRITO PERFEITO QUE ESTÁ COMPLETO E ESTÁ VESTIDO DE UM CORPO. Mas, sabe o que o Senhor fez? Ele lançou fora de ti o corpo. Agora, tu o levas contigo, mas está fora de ti, ele o tirou de sua presença. O que acontece é que você dorme com ele, você come com ele, mas na mente de Cristo ele o lançou fora, ele não vê esse corpo. Por isso, ele a ninguém conhece segundo a carne.
Então, a nós cabe lançá-lo fora de nossa mente. Para você poder ter um bom ânimo, você necessita eliminar teu corpo, você precisa se circuncidar do corpo. Porque o corpo é o que impede que você tenha bom ânimo. A carne é a que te humilha para que você não desfrute de um dia de glória, para que tu não desfrutes de uma semana de bom ânimo, é a carne a que te humilha. Então, a luta do crente é de como fazer para lançar fora esse corpo para o lado, ainda que fale, jogá-lo a um lado, lançá-lo de vós na mente para que não nos impeça desfrutar de um bom ânimo. Diga: BOM ÂNIMO. Então, tudo isso é na mente.
Veja Romanos, vamos rapidinho a Romanos, capítulo 7, verso 25; vamos ler o 24 para ler o contexto. Romanos 7:24. Encontraram? “Miserável de mim!” Olhe, você tem estado em momentos quando você sente carne como se fosse o próprio diabo te falando? Ah? Olhe, você sabe por quê o diabo não tem que existir? Porque com tua carne é suficiente. Com minha carne, rapaz, se esta carne é gênero diabo... Veja, é uma dualidade porque tudo o que é Deus, tu estás completo em espírito, verdade que sim? Diz que em vós estais completos nele, quer dizer que nossa vida está escondida com Cristo em Deus, em teu espírito. Mas, assim como tu estás completo em espírito, tu estás completo em carne, ou seja, todo o mal está em tua carne: Os desejos enganosos, a avareza, tudo está em tua carne.
Então, Paulo dizia: “Miserável de mim! Quem me livrará deste corpo de morte?”. Que bom seria poder se livrar deste corpo, verdade? Mas, veja como diz o verso 25. “Graças dou a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso. Assim que, eu mesmo com a…” Quê? “Com a mente eu sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”. Como você serve a Deus? Com a carne? Não, porque tua carne não se sujeita à lei de Deus. Por isso é que quando tu lhe ofereces um sacrifício ao Senhor, um rito, um jejum, uma abstinência, estás fazendo com a carne; então Deus não aceita nada de tua carne, porque a carne não se sujeita. Nossa carne está cheia de desejos enganosos é um corpo de pecado. Diga: CORPO DE PECADO.
Você não pode oferecer a Deus um sacrifício com esse corpo de pecado, agora é pela fé. Antes era correto, mas agora é pela fé, agora o justo pela fé viverá. E o que é fé? A ausência da carne. A fé é a mente, espírito de fé. Cri, por isso falei. Você crê ainda que não veja: Eu digo que estou completo. Não me sinto completo, Senhor, mas tua palavra diz e eu creio. Não me sinto salvo, mas tua palavra o diz e eu o creio. Não sinto que estou abençoado, mas o evangelho o diz e eu o creio, ainda que não o sinta. Isso é se circuncidar de teu corpo. Isso é um exercício na mente. Aí é que se sabe o grau de maturidade que você tem. A nossa luta é na mente, levando cativo.
Então, Paulo disse: Quem me livrará deste corpo? Senhor, tira de mim este aguilhão, disse em outra ocasião. Mas, quando ele entendeu que a carne não muda, porque a carne não muda, disse: pois, tranqüilo, já entendi qual é o assunto. Graças, Senhor. Agora, vou te servir com a mente. Mas, é que a carne segue igual. Não importa. Eu, com a mente sirvo à lei de Deus, e com a carne à lei do pecado. Porque é que a tua carne não se sujeita à lei de Deus. Deus o que quer é a tua mente. E quando você serve a Deus com a mente, então, você governa o corpo e reinas sobre ele. Mas tem que ser tudo na mente. Diga: COM A MENTE EU SIRVO A DEUS.
Então, o tema hoje é: “Bom Ânimo”. Vamos ver alguns versos bíblicos relacionados com o ânimo, com esta palavra paulina. Vamos a Filipenses, capítulo 2. Este é um Centro Educativo que educa ao crente nos mistérios. Nosso Apóstolo chamou nesta semana de Ministério Científico, Centro Científico, porque estamos lidando com a ciência de Deus, com o Dom de ciência, isto é Dom de ciência, falando mistérios.
Diz Filipenses 2:19. Encontraram? Paulo disse: “Espero no Senhor Jesus enviar-lhes logo a Timóteo, para que eu também esteja de bom...”. O quê? Diga: BOM ÂNIMO. “Ao saber de vosso estado; pois a ninguém tenho do mesmo...”. O quê? A ninguém tenho do mesmo o quê? O quê? Timóteo tinha o mesmo ânimo do apóstolo? Bem, veja como diz. “A ninguém tenho do mesmo...”. O quê? Ânimo. “Pois, todos buscam o seu próprio, não o que é de Cristo Jesus”.
Parece que havia alguns que estavam perto de Paulo que buscavam o seu, satisfazer sua carne, satisfazer seus próprios desejos, mas Timóteo buscava o que Paulo buscava, o que é em Cristo Jesus. Timóteo buscava a amada, a igreja, então, Paulo, ainda que passasse por tribulação, ainda que passasse por padecimentos, preso, naufrágios, fome, o que fosse, Paulo sempre guardava um bom ânimo. Então, Timóteo, diz: A ninguém tenho do mesmo... Do mesmo ânimo de quem? De Paulo
Por exemplo, eu tenho visto em nosso Apóstolo, através de 13 anos que tenho estado ao lado dele, tenho estado 13 anos com ele, tenho visto a ele passar por fornos, por fogo, por tribulação, por perseguição, por difamação, por angústia, por todo tipo de tribulação, mas em meio de tudo isso tenho visto a ele em bom ânimo. Que coisa, ah? Aí é que se sabe se você é maduro ou não.
Como é o teu ânimo quando chega o fogo? Porque todo mundo gosta: Ah, a graça. Salvo sempre salvo. Abençoados. Somos deuses. Isso qualquer um gosta. Verdade que sim? Quando te dizem: Olhe, o pecado foi aniquilado. Glória a Deus! ABA PAI! O diabo foi destruído. Ai, que lindo papai, que bom! Estou assentado juntamente com ele. ABA PAI! Somos deuses. Que lindo! Eu gosto da palavra. Mas, quando vem o fogo, porque toda glória traz um fogo. Ou seja, quando você diz: Estou curado. Isso é passado por fogo. Sou rico. Isso, essa semana, essa confissão essa semana é passada por fogo. Estou submetido ao Apóstolo. Isso vai ser provado em você. Porque tudo o que sai de tua boca é espírito, então, isso tem efeito e a carne vai se rebelar a isso, e você vai ser provado.
Então, conforme a tua maturidade quando vem essa prova, se você está em bom ânimo aí se nota se você está maduro ou não. Se o teu ânimo varia, eh, então há ainda meninice, não há firmeza em teu crescimento espiritual. Por exemplo, eu tenho visto pessoas que passam por coisas tremendas, mas quando você os vê: Como estás? Eh, reinando. E você sabe que estão passando por tribulação: O esposo morreu, morreu a esposa, morreu, foi demitido do trabalho, tem uma enfermidade que foi chamada de enfermidade de morte, está passando por fogo, mas te diz: Estou reinando em vida. E canta e assiste à congregação, e tem uma confissão, está de bom ânimo. Porque sabe como se dividir do problema.
Você tem que viver sem viver. Viver sem viver. Não vivas tu, deixe que ele viva em ti. Sim pastor, mas explodiu. Pois, que exploda. Sim pastor, mas estragou. Que se dane. Sim, mas se rasgou. Que se rasgue. Sim, mas é que não se pode mais. Tranqüilo. Tudo obra para bem. Qual é o problema? Não disse ele que nem o alto, nem o profundo, nem principados, nem potestades, nada poderá te separar do amor de Deus? Não crês tu nisso? Pois, então, tens que descansar, tens que estar de bom ânimo. E eu tenho visto que o Apóstolo se rodeia de pessoas que mantém esse bom ânimo. Há pessoas que não podem manter esse bom ânimo, então, passam por dificuldades.
E toda a idéia de Deus, o propósito de Deus para tua vida é que você possa manter um ânimo ainda que esteja passando pela prova maior que for. Porque o bom ânimo é o que vai manter tua limpa consciência. Você vai chegar à congregação: Graças, Senhor. Agora, se você não pode dizer: Graças Senhor; é porque você tem outra coisa na cabeça. Ah? Você tem uma mentira metida na mente que está te obstruindo a que você esteja de bom ânimo. Você tem que circuncidar isso, tem que lançar isso fora com a palavra, levando cativo, para que possa se apresentar ante Deus aprovado.
Sim pastor, mas é que eu tenho muitas debilidades, você não me conhece. Olhe, a mim me passam coisas. Mas, é que eu te conheço. Eu sei quais são tuas debilidades. Você sabe por quê? Porque eu as tenho também, e todos estamos vestidos do mesmo material. Aqui não há carnes mais santas do que outras. Ah não, pastor, mas é que você é diferente. Diferente! Queres que te empreste minha carne por 5 minutos? Ah? Eu não te recomendo. Não há carnes santas. E mais, a que você pense que é santa, é a pior, porque está vestida de santidade quando não há carnes santas. Isso é uma mentira, não há carnes santas.
Quem te disse que a carne é santa? Ah não, mas a essa mulher eu a vejo, essa mulher é santa. Santa? É santa por dentro, em espírito mas em carne não há ninguém santo. Não se engane com isso. Não, mas eu vejo um irmão que se passa de joelhos todo o tempo. Esse irmão sim é que está certo, esse irmão é santo, é pior. Olhe irmão, Jesus disse: A carne para nada aproveita. Você não pode confiar na carne. Por isso é que neste ministério a ninguém conhecemos segundo a carne. Não nos interessa onde você mora, o que você faz às sextas- feiras pela noite. Não nos interessa nada disso porque não queremos te conhecer segundo a carne. Queremos te conhecer como Deus te conhece: Em espírito, completo, perfeito, justificado. (Aplausos).
Aqui cada um levará sua própria carga. Que você está vivendo uma vida, pois tudo o que você semeia, você colhe. Mas, ainda que você colha, você segue sendo perfeito em espírito. E minha função como crente é não olhar tuas debilidades, é ver tua perfeição, porque Cristo pagou um preço por tua perfeição, e há que honrar esse sangue de Jesus Cristo. E então, você pode manter um bom ânimo. Diga: BOM ÂNIMO. Diga: MESMO ÂNIMO. Eu tenho visto ao Apóstolo José Luis De Jesús manter um ânimo, veja aí. E quando se coloca aqui, você pensa: Que tremenda pregação, mas detrás disso houve fogo. Para que esse tema chegasse onde chegou, foi passado por fogo.
Quer dizer que, primeiro você conhece tua posição, logo, você morre. Conhece que é um abençoado, santo, vem a etapa de morte, onde você tem que morrer a tua lógica, tens que morrer a tua interpretação, a tuas idéias, ao que você pensa. Tens que Ter a cabeça cortada: Já não vivo eu. Declaro-me sepultado, morto. Como se chama, quando um fiscal vai e assina? Certificado de óbito. ALÔ! Diga: NÃO VIVO EU, VIVE CRISTO EM MIM.
Então, se você é um colaborador, se você tem alguma função no corpo de Cristo, faça-o de bom ânimo. Se é vídeo igreja, se é pôr um vídeo para um grupo de irmãos faça-o com bom ânimo. Se é limpar as janelas, limpar os banheiros, limpar os assentos, faça-o de bom ânimo. Se você é um pastor com uma congregação pastoreie com bom ânimo. Se você é um bispo que tem várias congregações a seu cuidado faça o bispado com bom ânimo. Porque seu ânimo vai refletir naquilo que você faz, você vai contagiar aos seus com esse ânimo.
Você tem visto pessoas quando entram em um escritório que tem um bom perfume posto? Desde que entra: Olhe, que perfume bom esse... Pois veja, contagie aos demais com seu ânimo. Esse bom ânimo é contagioso, o mal é contagioso também. Mas o bom ânimo fale-o pela boca: Bom dia, abençoado. Seu proceder, sua maneira, ainda que esteja passando pelo que esteja passando leve cativo e fale palavras de bem. Tudo o que seja de bom nome, se há alguma virtude, nisto pensai. Você tem que falar isso. Manter a limpa consciência, o ânimo, porque os anjos estão olhando a tua confissão. Eles vêem quando você confessa que tudo está bem ainda que as coisas não estejam bem. Eles sabem, eles te vêem dizendo: Eu reino em vida, ainda que esteja passando por tribulação.
Então, quando você leva a cabo esse exercício, diga: EXERCÍCIO, quando você diz: As coisa se vêem más, mas eu digo que estão boas. Vê? Esse exercício. Os anjos o honram e te respaldam e em um segundo, em um abrir e fechar de olhos, o que não se podia fazer eles o fazem, em um segundinho. Abrem a porta para você assim. Mas, não o faça você, deixe que eles façam. Repouse. Diga: BOM ÂNIMO.
Quando você semear, você tem que ter bom ânimo, ao semear. Você não pode dizer aqui: Ah, rapaz. Vou perder cem dólares aqui, perdi, acabo de perder mil dólares. Não. Bom ânimo. Não dê com tristeza e nem por necessidades porque Deus ama ao doador alegre. Você não sabe que meu Deus suprirá as tuas necessidades conforme a suas riquezas em glória? Não vê que ele é o Deus de toda a abundância? Tens que estar de bom ânimo, até para semear, semeando. Quando você tem bom ânimo, você assiste à congregação, sacas um tempo e tomas um tempo de teu tempo para investi-lo no reino, chega cedo aí, ouvindo a palavra, porque tens bom ânimo. Olhe, que mau é estar ao lado de uma pessoa que não tem bom ânimo. Olhe, lhe sacamos o corpo rápido, porque tem um mau ânimo, não tem bom ânimo. Então, fica só e diz: O que está acontecendo que todos me abandonaram? É que o ânimo está “low” (baixo). Tem que levantar o ânimo dele.
Olhe, eu às vezes me levanto “low” (baixo). Você sabe o que é low? Com a gasolina... E você o nota quando abre os olhos, você nota isso: Eh, que se passa? O que é isso? E eu rápido ponho uma fita cassete, e ponho a Iván aí.. Eh. ♪ Seja bom ou seja mau, ou Alex David ponho aí. Buscando a maneira de como, eh, agarrar o ânimo outra vez. Porque a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra. Ou ponho uma fita cassete do Apóstolo, ou ponho uma fita cassete de Rafael Encarnación, a idéia é me levantar, estimular, porque a carne está me... ALÔ! Diga: BOM ÂNIMO. Diga: MESMO ÂNIMO.
Veja outro verso: Hebreus, capítulo 12, verso 3. Encontraram? Diz Hebreus 12:3. “Considerai àquele que sofreu tal contradição de pecadores contra si mesmo, para que vosso ânimo não se...”. Quê? “Não se canse”. Olhe, quando você ouve os testemunhos de outros que padeceram pela palavra e o que a palavra fez neles, verdade que isso te estimula? Pois, considerai a esses que batalharam pelo evangelho para que teu ânimo não se canse.

Você sabe o que significa desanimado? Olhe, desânimo, ânimo vem da palavra ânimo, espírito; desânimo, sem espírito, estás em pura carne. Aí não há espírito estás em pura chuleta “beef people” (gente carne), em pura carne. Desânimo, não há ânimo, não há espírito aí, está a carne reinando.

Olhe, há bom ânimo, diga: BOM ÂNIMO, há MESMO ÂNIMO, há DESÂNIMO, esse é outro tipo de ânimo. Então, esse tem que: Eh, não o recebo. Por isso, às vezes o chegar à congregação, quando você ouve os anúncios, os testemunhos, e os louvores te estimulam. Verdade que sim? Verdade que você vem aqui? Olhe, ainda que você fique em tua casa, você segue abençoado, você segue perfeito em tua casa, mas não é o mesmo que chegar aqui. Aqui você chega e ouve a palavra, e os irmãos: Abençoado. Tudo está bem. Anjos; e aí você se estimula às boas obras. Teu ânimo vai se levantando, te fortalece no homem interior.

Então, veja Filipenses, vamos voltar a Filipenses, capítulo 1. Estamos tocando alguns versos que têm a ver com ânimo. Filipenses 1:14. Encontraram? Diz: “E a maioria dos irmãos, recobrando…” Quê? “Recobrando ânimo no Senhor com minhas prisões, se atrevem muito mais a falar a palavra sem temor”. As tribulações de Paulo, as prisões de Paulo faziam com que os irmãos recobrassem ânimo. Quando você nota que estão nos perseguindo por esta palavra que pregamos, isso não te dá ânimo? Porque você sabe que esta é a verdade de Deus. Você recobra ânimo quando escuta por aí o que disseram do Apóstolo contra esta doutrina, você recobra ânimo. Pois, as prisões de Paulo traziam consolo, fazia com que os irmãos recobrassem ânimo e mantivessem esse bom espírito, esse bom ânimo.

Veja Primeira a Tessalonicenses, capítulo 5, outro verso. Olhe, que bom conselhinho o de hoje. Você sabe que às vezes você vai a um restaurante e come um filé mignon, assim de 14, que toma todo o prato, com uma batata, e com uma salada, e sai assim. Mas há dias em que você vai a um restaurante e come uma sopinha e uma saladinha, e está bem. Hoje é sopinha, saladinha, hoje é suavezinho, vê? Mas é bom, rico, condensado.

Veja, Primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 5, verso 14. Encontraram? “Também rogamos, irmãos, que admoesteis aos ociosos, que alenteis aos de pouco…” Quê? “Que alenteis aos de pouco...”. Quê? Quer dizer que há alguns de pouco ânimo? E tem que ajudá-los, alentá-los. Olhe, e há membros no corpo que têm esse Dom de alentar. Você desde que os vê já se prende, desde que você o vê já: hei, já se foi a tristeza, se foi o desânimo. Há irmãos assim. Verdade? E irmãs que têm esse Dom. Por isso é que temos que alentarmo-nos uns aos outros. Por isso é importante o congregar.

Veja, pela Internet os que estão nos vendo, pela distância, não há outra maneira, tem que ser através da Internet. E há uma edificação, mas estar aqui é outra coisa. Estar aqui é uma glória maior porque você vê ao vivo e a cores.

Então, Paulo diz: “Que alenteis aos de pouco ânimo, que sustenhais aos débeis, que sejais pacientes para com todos”. Então, você deve avivar o fogo de Deus que está em ti. Há um fogo de Deus, não se apaga, o que tem que fazer é avivá-lo. Como se aviva? Com a confissão, com a palavra, ouvindo a palavra, assistindo, semeando, louvando, dando graças. Assim se aviva esse fogo, assim se mantém o bom ânimo. E você com bom ânimo tem um melhor emprego, te dão uma... Como se chama? Uma promoção em teu trabalho, um “upgrade”, te promovem porque você tem bom ânimo. Você consegue melhores amizades porque está de bom ânimo. Se você está de mau ânimo, então não tem amigos. Vão te tirar o corpo, porque não tem ânimo, não tem bom ânimo.

Então, o Ministério Creciendo en Gracia promove o bom ânimo, através da doutrina, do ensino, mostrando a você quem você é por dentro, para que você se conheça por dentro. Você vai se frustrar com a tua carne, claro, a carne não serve, a carne humilha, a carne, nos envergonha, porque essa é a função da carne, ir contra o espírito. Mas, se você na mente é maduro, e tem os sentidos exercitados, quando a carne se manifesta, você não lhe faz caso. Isso é, se você é maduro, porque se não é maduro, se dá um tiro. Por quê é que as pessoas dão um tiro na cabeça e não se dão aqui no braço? Pap! E dão aqui, porque aqui é que é o problema, é na mente, aqui.

Não agüento mais. Pap! Porque é a multidão de pensamentos, mas se você aqui na mente leva cativo, divide: Eh! Isto é aqui. Agüento. Olhe, mas é que o matrimônio vai para o chão. Não, não. Deus uniu isto e fique tranqüilo. Isto é temporário, isto é uma leve tribulação momentânea que produz um excelente e eterno peso de glória. (Aplausos).

As coisas estão más no trabalho. Não recebo. Que vão te demitir. Pois, que demitam. Deus tem algo melhor para mim. Você sempre está de bom ânimo. Qual é a situação? Quando você está neste bom ânimo, não há porquê se queixar. Por quê você está se queixando? Qual é o problema? Olhe, como tem gente que gosta de se queixar. E buscam... E de quê me queixo agora? Ou seja, as coisas não podem estar bem, está muito boa a coisa, tenho que buscar algo para me queixar. Porque não aprenderam a desfrutar a vida. Glória! (Aplausos).

O quê? Estão falando de ti? Que falem de ti. Você necessita de que falem de ti, te faz falta de que falem de ti, te faz falta de que te joguem a reputação no chão. Esse é um bom exercício em tua mente para que não tenhas mais alto conceito de ti do que deves Ter. (Aplausos). ALÔ!

O quê? Difamaram a você e não é verdade? Tranqüilo. Sim, mas não é verdade e estão mentindo. Que mintam. Deixe o juízo ao Senhor. “Minha é a vingança”, diz o Senhor. “Eu pagarei”, não pagues tu, deixa que ele o pague. Viu o que é viver repousado, de bom ânimo?

Não quero ver aquele irmão nem pintado. Não. Sim, porque ele disse isto, isto, isto. Tranqüilo. Quando você está de bom ânimo, você vê ao irmão: Irmão, abençoado. Ah, e isso não é fingido. Quando você diz: Abençoado, essa é a verdade de Deus. Ele está abençoado, e você não o conhece segundo a carne. Isso é uma pessoa madura. Mas uma imatura faz... Porque é criança. Não o quero ver. Eu não sou um hipócrita. O que é maduro, sabe o que é maduro, o que faz? Olhe, ele me ofendeu, eu teria feito o mesmo, é que ele está passando por isto. Olhe, está passando por tantas tribulações: Perdeu o trabalho, comece a justificá-lo. O que é maduro começa a justificar o outro, porque é maduro. É como o pai que sempre justifica ao filho: É que olhe, ele é menino, não sabe. E o menino fazendo suas travessuras: É que ele não sabe. Deixe que cresça. Porque é filho.

Diga: BOM ÂNIMO. Você tem bom ânimo hoje? Ah? Olhe, não saia daqui de outro ânimo. Olhe, e se você é dos de pouco ânimo. Tranqüilo, ponha exercício a tua mente. Comece a exercitar, esse mesmo ânimo que você tem, exercite-o, dia a dia, ouvindo a palavra. Não, não te compares com o outro. Aí, o teu, aí, exercitando-te, até que teus sentidos se exercitem no discernimento do bem e do mal, e ninguém te engana, nem teu corpo te engana. Começas a desfrutar de tudo. Se você não tem bom ânimo, não pode desfrutar a vida. Chega o dinheiro a você, e então: Ai, não. O dinheiro é mau. Não!

Vamos terminar com um sucesso histórico no livro dos Atos que relatou o doutor Lucas de Paulo. Atos 27, e com isto terminamos. Atos 27:22. Encontraram? Atos 27:22 até o 25. Diz, Paulo está em um naufrágio, em alto mar e diz: “Porém agora os exorto a ter...” Quê? ALÔ! “Bom ânimo, pois não haverá nenhuma perda de vida entre vós, senão somente do navio. Porque esta noite esteve comigo o anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo, dizendo: Paulo, não temas; é necessário que compareças ante César; e eis aqui, Deus te concedeu todos os que navegam contigo. Portanto, oh varões, tende bom ânimo; porque eu confio em Deus que será assim como me foi dito”.

Igreja, tenha bom ânimo. Amadureça. As tribulações são necessárias, produzem cada vez mais um excelente e eterno peso de glória. Não peça a Deus que te elimine as tribulações, deixe-as aí, se elas são as que vão te amadurecendo, para que você possa manter um bom ânimo em meio de toda circunstância.

Declaro-te abençoado, curado e próspero em Cristo Jesus. (Aplausos).

Boa noite, igreja. Saúda a teu irmão e declare-o abençoado e completo. E nos despedimos da audiência que nos sintoniza através da Internet. Te declaro: Completo e de bom ânimo. Pastores, Bispos, no Brasil, na América do Sul, na América Central, no Caribe, levem este bom ânimo, o mesmo ânimo de nosso Apóstolo. Leve-o a suas congregações, a suas casas, a seus trabalhos e o Deus de paz estará convosco. Abençoados.




Nenhum comentário: