Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, junho 13, 2006


Hoje, uma vez mais, temos instruções da parte dele para sua amada. E o tema, que por suas instruções vamos estar compartilhando hoje, é “A Segunda Besta e o Anjo”.

Como anteriormente o Apóstolo veio nos dizendo com relação à besta e Apocalipse, o Apóstolo nos ensinou que Apocalipse no princípio, esse termo está mal aplicado a esse livro. A razão: Apocalipse, literalmente significa, revelação e quando vamos ali, ali não há nada revelado, tudo foca em símbolos. Revelação significa um mistério aclarado. Revelação foi dada ao apóstolo Paulo. Por isso é que o apostolo Paulo fala tão claro. Os profetas não entenderam nada, todos os profetas, nenhum dos profetas entendeu, tampouco João.

Mas, o Apóstolo sempre disse que Apocalipse é um livro escrito em códigos para ele. E isso o que significa é que, escute bem, olhe, João era um legalista, ponto. João estava submetido à lei. João estava submetido à circuncisão, a Moisés, e acrescido a isso, a experiência de Jesus de Nazaré. Portanto, o evangelho nos ensina que a lei é sombra, a lei é um véu, a lei produz ira, a lei é maldição. Se João tem isso na cabeça o que ele vai ver, é isso.

Ainda que posicionalmente, doutrinalmente, o rumo da história havia sofrido uma mudança positivo em termos de pactos. Na cruz do Calvário, Jesus Cristo já havia destruído ao diabo, já havia terminado com a consumação dos séculos, havia aperfeiçoado à igreja, mas, quanto a João, por causa da doutrina que ele mantinha em sua cabeça, para ele era vivo.

Portanto, João foi um indivíduo que não se submeteu a Paulo, ao não se submeter a Paulo e começar a confessar: Eu quero poder de Deus: Deus mesmo lhe enviou um poder. E foi um poder enganoso, diz literalmente em Tessalonicenses, para que creiam à mentira por não obedecer à verdade. Mas, era enganoso quanto ao conhecimento que João possuía, não porque ali não havia umas verdades. Ali estavam as verdades, mas, João não as estava entendendo por causa de sua condição. Por isso é que está registrado e os mesmos anjos permitem que se codifique e se registre assim.

Então, Apocalipse, dependendo de como você o vir, é falso ou é correto. Se você for ver com uma mente legalista, da circuncisão, vai ser falso para ti; porque tua condição interna é essa, de falsidade, estás mesclado. Mas, se você olhar desde o ponto de vista que o único Edificador da igreja tem autoridade para apresentá-lo, então, você vai encontrar sentido e revelação a esse livro da Bíblia chamado de Apocalipse. (Aplausos).

Então, em base a esse pensamento vamos a Apocalipse, capítulo 13, verso 1. Todos encontraram? Veja o verso 1, “Estava eu sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma...”. Quê? Note a expressão: “E vi”. Esse é o capitulo 13.

Veja o verso 2. “E a besta que vi...”. O Apóstolo nos explicava a tipologia do que significava a besta, que era em nosso aspecto o quê? Homem, carne. Era similar, tipologia de homem. Quando se utiliza o termo besta, aqui está falando de um homem. Isso é o que significa.

Agora, observe o verso 7 desse mesmo capítulo. “E lhe foi permitido fazer guerra contra os santos”. A quem? À besta. “Foi-lhe permitido fazer guerra contra os santos e...”. Quê? “E vencê-los. Também lhe foi dado autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação”. A quem? Foi-lhe dado autoridade? Para governar? Para controlar o mundo. Mas, quando você entende a tipologia de besta, de quê está falando? De um homem, de uma autoridade. Está claro isso?

Agora, veja o verso 11. “Depois vi...”. Vi o quê? “Outra besta”. E aqui é onde nosso Apóstolo quer edificar hoje, em “outra besta”. Agora, note que neste capitulo 13, João está observando: “Vi uma besta. Vi uma besta”.

Um princípio que temos que compreender de Apocalipse, primeiro, que Apocalipse não está em ordem cronológica. João, João não entendeu nada. E mais, ele mesmo concluiu: Vi e não entendi. Houve dois escritores que disseram essa expressão: Daniel, que disse: Vi e não entendi; e João. Nenhum dos dois entendeu. Nenhum dos dois. Então, escute bem. Note a característica dessa expressão. João disse: Vi. Vi. Vi.

Agora, no capítulo 14, verso 6 veja o que diz: “Vi voar pelo meio do céu a...”. Quem? “A outro anjo, que tinha o evangelho eterno para pregá-lo aos moradores da terra, a toda nação, tribo, língua e povo”. (Aplausos).

Então, o Apóstolo dizia: A besta que João está vendo no capitulo 14, do qual ele não está recebendo revelação, ele diz: -Olhe, a essa foi dado uma autoridade para governar todo povo e nação. Mas agora, no capítulo 14, ele vê não mais uma besta, ele vê a um anjo do céu. Mas ele não tem revelação do que está se passando ali, se ele anda debaixo de uma lente, e mais, ele o que está dizendo é: -Rapaz, agora vem alguém aí a pregar o evangelho eterno. Que glória.

Mas, ele não está entendendo o que está vendo, sem dúvida, note o que assinala, a característica que esse anjo ia ter o mesmo domínio que a besta que fala no capitulo 13. ALÔ! A única coisa é que vinha pregando o evangelho eterno, o evangelho que sempre foi, que foi desde a eternidade e até a eternidade, o evangelho que permanece. ALÔ!

Olhe, o Apóstolo dizia: João, a besta que ele vê no capítulo 13 agora a vê como anjo no capitulo 14. ALÔ! Olhe, eu te digo... Digo, o detalhe é que você não pode ir até João para entender isto, você tem que ir até o perito arquiteto. Porque, primeiro, isto não está em ordem; segundo, ele não entendeu, e terceiro, você tem que se limpar da contaminação do sistema religioso, da prévia informação que você tinha da religião para que não sejas contaminado a tratar de interpretar o que você não pode interpretar. Você não tem chamado a interpretar nada aqui, você tem chamado a receber uma edificação de seu Apóstolo. Isso é tudo. (Aplausos).

-Pastor, e se eu não entender? Bem. E mais, você não está chamado nem a entender isso, você está chamado a crer. Porque isso é o que é fé. Não é isso que significa fé? Eu crí conforme ao que está escrito, por isso falei. E depois que você entra nesse espírito de fé, então, o anjo diz: -Ah, bem, agora posso lhe dar entendimento. Mas, como você vai tratar de entender antes? Digo, assim qualquer um: -Deixe-me entender primeiro para dizer que é assim. Assim qualquer um. Tens que entrar em fé, senão, não és de fé, e se não és de fé, não podes agradar-lhe. Ai, Pai!

Agora, veja o verso 7. “Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória, porque a hora de seu juizo chegou; e adorai àquele que fez o céu e a terra, o mar e as fontes das águas”. Então, como João, o que tem é uma mentalidade legalista, João diz: -Rapaz, tem que adorá-lo. Mas, espere aí. João, isso não era para ti. Mas, como ele o que tem é a Moises em sua cabeça, ele utiliza o termo adoração. Porém, na verbologia paulina o termo adoração não existe, isso é do velho testamento, isso é de Moises. No novo pacto o que aparece é o termo de louvor.

Portanto, João está entendendo para ele: -Olhe, isto é glória. Olhe, vamos adorar. Não! Ele interpretou isso, mas não havia tal coisa. Rapaz, faz 50 anos que Cristo havia morrido e ressuscitado. Estamos claros?

E outro ponto bem interessante é que ele estabelece aqui, nesse mesmo verso: “Porque a hora de seu juízo chegou”. Porém, isso é paralelo a Romanos 2:16. No dia em que Deus julgará por meio de quê? De Jesus Cristo os segredos dos homens conforme a quê? Conforme a quê? Que evangelho? O que o anjo trazia? O que trazia? O evangelho eterno. E isso é o que em Romanos 2:16 Paulo estabelece como fundamento: “No dia em que Deus julgará por meio de Jesus Cristo os segredos dos homens, conforme a meu evangelho”, o evangelho eterno. (Aplausos).

Então, não era um juízo de condenação, era um juízo por meio do evangelho onde viria a dividir você, a te abençoar, a te prosperar.

O Apóstolo tocava para nós em outro detalhezinho no verso 8, veja que interessante: “Outro anjo lhe seguiu, dizendo: Caiu, caiu a Babilônia, a grande cidade, porque fez beber a todas as nações do vinho do furor de sua fornicação”. E o Apóstolo nos dizia: Isto é o sistema religioso que contaminou a todas as nações do mundo, entenda-se, sistema católico romano, pentecostal, batista, por seu adultério espiritual. E o Apóstolo nos dizia: O que estamos vendo nestes dias com o Ex-Bispo Rafael Pardo, isso foi as primícias. Já temos reportagens de dezenas de bispos católicos de muito nome na Colômbia... (Aplausos).

Escute bem. Por causa de segurança não podemos mencioná-los. Mas, na Colômbia, em Costa Rica, no Brasil e em outros países já temos reportagens de dezenas de bispos católicos romanos que já se submeteram a esta forma de doutrina, dando indício de que a Babilônia começou a ser destapada e destruída. (Aplausos).

Mas, isso é como resultado do anjo que vinha com o evangelho eterno, que para João era a besta. Porque, imagine, um homem que ele vê pregando contra a doutrina que ele ensina, esse é o diabo para ele. É besta para ele, claro que é besta, se vai contra de seu negócio. Não vês que está derrubando seu império monetário? Era puro diabo para ele. Claro, se ele o está vendo com a mentalidade de seu interesse pessoal e de sua corrupção doutrinal. ALÔ! ABA PAI!

Olhe, e veja o verso 10. “E ele também beberá do vinho da ira de Deus, que foi posto puro no cálice de sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro; e a fumaça de seu tormento sobe por todos os séculos dos séculos”.

O Apóstolo dizia: Olhe, para você entender esse reboliço que João não está entendendo, você tem que ir a Paulo. Paulo quando fala de ira, quando fala de juízo, ele fala de uns vasos de ira que foram preparados para serem destruídos. Você tem que compreender que quando foi dada esta visão a João profética, se passaram 50 anos depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, o que está tomando lugar aí é, simplesmente, uma manifestação de duas sementes que há nesta terra, onde há uns que não serão salvos, ponto.

Você quer ver isso? Vamos um segundinho. O Apóstolo me pediu que tocasse para você nesta cita: Romanos, capítulo 9, verso 20. “Mas antes, oh homem, quem és tu, para que alterques com Deus? Dirá o vaso de barro ao que o formou: Por quê me fizeste assim? Ou não tem poder o oleiro sobre o barro, para fazer da mesma massa um vaso para honra e outro para desonra? E quê, se Deus, querendo mostrar sua...”. Quê? “Sua ira e fazer notorio seu poder, suportou com muita paciência os vasos de ira preparados para destruição”.

Mas isso é para os vasos de ira. A ira de Deus vai ser para os vasos de ira. Mas, para a igreja, há ira? Não! Para a igreja não há ira, para a igreja o que há é glória.

Bem, veja o que segue dizendo: “E para fazer notórias, verso 23, as riquezas de sua glória, as mostrou para com os vasos de misericórdia que ele preparou de antemão para glória”.

Então, a igreja está bem guardada para a glória do Senhor aqui na terra. Mas, aquele que não é vaso de glória é um vaso de ira, portanto, a ira de Deus vai ser manifestada sobre esses vasos de ira. ALÔ! Olhe, que tremendo.

Você sabe que o Apóstolo dizia: Tão logo Babilônia seja destruída, o qual já começamos a ver os efeitos, já estamos olhando as colunas caindo. O que significa isso? Ex-bispos se submetendo a esta doutrina. O que significa isto? Pessoas do sistema religioso, pentecostais, se submetendo a este ensino. Mais de 27 nações no mundo se submetendo a este ensino. É o começo da destruição de um sistema corrupto de entendimento que não se submeteu a Paulo.

Quem eram eles? Quem fundou esse sistema? Olhe, Pedro, João, Tiago, eram as colunas principais dessa Babilônia original. Porque seu ensino doutrinal o que incluía era que, o que incluía era obra, missas, novenários, jejuns, rudimentos, batismos, imposição de mãos, juízos, diabos, demonologia. Esse sistema religioso fundado por Pedro e os apóstolos de Jesus de Nazaré foram os que levantaram esse império babilônico. Mas, o que acontece? Que esse sistema de engano já começou a ser destruído pela mensagem da besta, ou se você quiser entender, do outro anjo. (Aplausos).

João não entendeu o mistério. É que não era para os judeus. Este mistério não era para eles. Este mistério era, esta glória era para os gentios.

Vamos a Colossenses, capítulo 1, verso 26. Veja, abençoado, não trate de se meter a interpretar isto, espere as instruções do Edificador. Submeta-se às instruções, porque se você se mete, imagine. Espere! Não está vendo que esse livro, primeiro, não foi escrito para ti, isso foi para o Apóstolo. E o Apóstolo é o único que tem a chave para sacar o tesouro que está aí escondido, mais ninguém. (Aplausos).

Colossenses, 1:26. “O mistério que havia estado oculto desde os séculos e gerações, mas, que agora foi manifestado a seus santos, aos quais Deus quis dar a conhecer as riquezas da glória deste mistério entre...”. Quem? Entre quem? Ah, pois, então não era para os judeus. Para quem era? E quem são os gentios? Diga: EU SOU GENTIO, PORTANTO, ESTE MISTÉRIO, ESTA GLÓRIA ERA PARA MIM. Isto não era para o povo de Israel, era para a igreja. (Aplausos).

Então, o anjo está mostrando a João, mas, como não era para ele, ele não pôde entender, se isso não era para ele. Para ele ficou sem ser revelado, para ele ficou oculto. Ai, Pai!

Olhe, o Apóstolo nos fazia entender um detalhezinho bem interessante também. Vamos regressar ao capítulo 14, para ver este detalhezinho bem interessante. Apocalipse, capítulo 14, e o verso 11. ABA PAI! Veja que interessante. “E a fumaça de seu tormento sobe pelos séculos dos séculos. E não tem repouso nem de dia e nem de noite os que adoram a besta e a...”. Quê? E, a quê? E, a quê?

Você sabe o que o Apóstolo dizia? Olhe, o que significa imagem. Você sabe o que significa a imagem? Que ele iria estar falando desde Colômbia e através de sua imagem, que sua imagem iria estar no mundo inteiro. O que acontece é que João, ele está olhando algo que não entende. Mas, diz que foi dado vida à imagem. Como foi dado vida à imagem? Através de que meio? Como se dá vida a uma imagem? Diz que foi dado vida à imagem da besta. Via satélite para todas as nações do mundo. Olhe, que classe de glória.

A linguagem de João é uma linguagem que vai em linha com sua condição interna. Quer dizer que para poder entender isto, você tem que ter as lentes de quem? De Paulo? Não se meta com as lentes de Paulo, você tem que usar as lentes de teu Apóstolo, de nosso Apóstolo José Luis, porque é ele que explica a Paulo. Se você entrar sozinho... Se você nunca entendeu a Paulo. Você estava no sistema e ainda que tivesse a Paulo, não o entendias tampouco. É que Paulo não escreveu para ti.

Paulo escreveu para ti? Não, ele deixou um fundamento para os gentios, mas, como código para o que viria edificar para os gentios. Isso é como uma corrida com bastão(modalidade de corrida em que um corredor chega a um certo ponto e passa o bastão a outro e este segue a corrida). E Paulo chegou, rapaz, até o ano 70. Onde está o outro? Toma. E aí ele o pegou e seguiu com a edificação, mas, isso não foi para ti. Por isso é que somos igreja e não cabeça.

Olhe, veja, quero concluir no capítulo 14, versículo 14. Note a seqüência de eventos, primeiro, não está em ordem cronológica; segundo, está falando de um mesmo evento, mas que o anjo apresenta a João em cenas diferentes, mas, era para confundi-lo. Ele não está entendendo o que está ocorrendo ali, mas, é que não era para ele.

Mas, veja o que escreve no verso 14. “Olhei, e eis aqui uma nuvem branca; e sobre a nuvem um sentado semelhante ao Filho do Homem, que tinha na cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada. E do templo saiu outro anjo, clamando a grande voz ao que estava sentado sobre a nuvem: Mete tua foice, e colhe; porque a hora de colher chegou, pois o fruto da terra está maduro”. (Aplausos).

Ato seguido, olhe, ato seguido ao tombamento da Babilônia que é o Sistema Religioso corrupto submetido a João, a Pedro, a Tiago, aos apóstolos de Jesus de Nazaré; então, vem outro anjo e aparece outra manifestação, que é a mesma do anjo, a mesma da besta. Aparece a manifestação do próprio Deus dizendo-lhe: Mete tua foice sobre a terra porque o tempo chegou, a colheita está pronta, é tempo de colheita. (Aplausos).

Olhe, e esse é o cumprimento do que diz em Romanos, capítulo 1, verso 5: “A graça e o apostolado para a obediência à fé em todas as nações do mundo”. Ele o está vendo e não está entendendo.

Porém, o perito arquiteto já havia colocado como fundamento. E hoje, você e eu, a igreja de Jesus Cristo, somos testemunhas da etapa, a hora mais importante na história. Estamos presentes, testemunhas oculares da manifestação de Deus mesmo aqui na terra, governando sobre sua igreja. (Aplausos). Ele mesmo edificando a seu povo, edificando sua amada, para a obediencia à fé em todas as nações do mundo. (Aplausos). ALÔ! Assim é. –Músicos-.

Estas são as instruções de teu Papai, meu Pai, Deus mesmo para nós, do Doutor José Luis De Jesús Miranda. Declaro uma semana próspera para ti e abençoada com todas as bênçãos.

Nenhum comentário: