Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quinta-feira, maio 11, 2006

Vamos buscar a primeira carta aos Coríntios capítulo 2. O tema de hoje é: A Mente Natural.

Está a mente de Cristo, e está as demais mentes. Então na primeira carta aos Coríntios capítulo 2, e verso 12 em diante. Diz assim o evangelho: “E nós não temos recebido o espírito o mundo,…” Ou seja, a interpretação de como o mundo interpreta, o espírito de ensinamento do mundo.

“… Se não o Espírito que provem de Deus,…” para que? “…Para que saibamos o que Deus nos há concedido.” Dando a entender que se você não tem o Espírito que vem de Deus, então não pode entender o que Deus há te concedido. A palavra Espírito aqui é ensinamento. Não está falando de um espírito voador ou algo assim, não o Espírito de ensinamento, e logo o confirma, diz: “O qual também falamos,…” Esse Espírito fala. “O qual também falamos, não com palavras ensinadas por sabedoria humana, se não com as que ensina o Espírito, acomodando o espiritual ao espiritual. Mas o homem natural…” Esse é o tema de hoje: O Homem Natural. “Não percebe as coisas que são do Espírito de Deus…”

Por exemplo, Rafael estava explicando agora mesmo o verso que uma trombeta não se toca sozinha. Por quê? Porque o homem natural que nos escuta diz: - Bom, ele é um instrumento. Como há milhares de instrumentos. Mas esse é o homem natural, mas o homem espiritual imediatamente ele diz: - Não, não, um momentinho, uma trombeta não se toca sozinha. Porque percebe.

Diga: Percebe.

Essa é a idéia de tu perceberes o espiritual. E então, nós temos um sistema religioso, por 2000 anos, que tem vindo interpretando a Bíblia com a mente natural. Por isso, a mim, me dá lástima que nos hotéis, a sociedade cristã dos Gideões, eles põem uma Bíblia em cada hotel, pensando que isso lhes vai ajudar. Mas quando eles pegam essa Bíblia, eles lêem com a mente natural. Então, a Bíblia, é como uma pistola na mesinha de cabeceira. Uma pistola, porque ao ler se matam com ela. Porque se não é com a mente de Cristo, isto é morte. Por isso, é que Paulo disse que a letra mata. A Bíblia é um dos piores livros que existem se você não tem o Espírito de Deus ou a mente de Cristo para interpretá-la.

Agora, vamos seguir lendo, diz: “Mas o homem natural não percebe as coisas que são do Espírito de Deus, porque para ele são loucura,…” Imagina, dizer que eu sou Deus!... Isso é uma loucura, é tudo, é loucura!

Dizer que está predestinado: Loucura; dizer que o diabo está destruído: Loucura; Dizer que o pecado foi tirado: Loucura. Tudo o que nós ensinamos é loucura! De fato, nós somos salvos pela loucura da pregação!... (Aplausos) Imagina!

Porque o que salva a ti, não é a semeadura de Cristo, o sangue de Cristo foi derramado para o perdão dos pecados. O que salva a ti, é a loucura de tu perceber que se está dizendo a verdade. Isso te salva de ti mesmo.

Diga: Eu estou louco. Ha! Ha! Ha!

Disse: “Porque para ele é loucura, e não as pode…” Que? Tu tens tratado de explicar a esse amigo teu que te entenda? E ao teu familiar, tu tens tratado? Álvaro, tu tens tratado com teus pais que te entendam? E não tens conseguido ainda ? “…E não as pode entender, porque se discernir espiritualmente. Ao contrário o espiritual julga todas as coisas; mas ele não é julgado por ninguém . Porque quem conheceu a mente do Senhor? Quem lhes instruirá? Mas nós temos a mente de Cristo”. (Aplausos)

Olhe, e você sabe porque Paulo disse: Quem conheceu a mente do Senhor? Porque até Paulo, Moisés não conheceram a mente do Senhor. Moisés recebeu os mandamentos através dos anjos, porque Deus nem apareceu ali para isso. Ele enviou anjos: - Deixe isso. Isso é temporário, isso foi acrescentado. A lei foi um pacto acrescentado, portanto, ninguém possuía a mente de Cristo. Os apóstolos não tiveram a mente de Cristo. Eles, simplesmente serviram a Moisés também.

O único que teve a mente de Cristo foi Paulo, por isso pode escrever, mas para escrever, não para explicar. Porque se houvesse explicado, então não o haviam matado, e então o evangelho seria conhecido. Agora, predestinadamente no decreto de Deus, Paulo teve a mente de Cristo para escrever e logo a mente de Cristo se foi da terra, desapareceu.

Então, por 2000 anos as pessoas pegaram a Bíblia e começaram a interpretar. E veja se é a mente natural, que em Whashinton DC nada mais, há mais de 1000 interpretações de regras da fé. Veja se a mente natural pode ter diferenças.

Bem, agora mesmo, fora daqui, porque aqui não. Aqui colocamos 20 pessoas em uma sala e lhes entregamos o verso bíblico para ver o que pensam, e pensam os 20 iguais. Porque eles perderam suas mentes, e possuem a mente de Cristo.
Agora, vai em um Centro Comercial e diz: - Vem aqui, interpreta-me esse verso bíblico. E coloca 20 pessoas em uma sala e lhes pergunta: - e você, o que entendeste? Vai háver 20 interpretações. Por isso é que existem Metodistas, Batistas, Presbiterianos, Pentecostais, Carismáticos, Mormons, Testemunhas de Jeová, Batistas I, II III, IV, V, Pentecostais 20, 22, 23, 24,…

Por que? Se é uma só Bíblia, Por que existem tantas interpretações se há uma só Biblia? Por que? Porque a interpretaram com a mente natural. E com a mente natural você não vai chegar a unidade do Espírito.

Por isso, nenhum ministério mundial, tem podido levar que todos falem o mesmo. Não se tem podido, e mais, no Estados Unidos não há uma congregação que fale o mesmo de um estado para o outro… imagina! Se te afasta de dois estados e, lá falam diferentes, até cantam diferentes.

A mim, me passava, porque eu as vezes cantava um corinho aqui nos Estados Unidos, e quando ia a Porto Rico, o mudaram… Olhe, isto não é o mesmo? Mas para alcançar isso, tinha… por isso foi que Paulo disse: Olhem, comigo, com minha morte a mente de Cristo se apaga. Portanto, não julgueis nada antes do tempo, até que venha a mente de Cristo. Essa é a interpretação: Até que venha a mente de Cristo a terra de novo. (Aplausos)

Uma das coisas que a mim sempre me chama atenção é que, não posso tirar- da cabeça, eu levo mais de 25 anos com essa experiência. E, quando o Senhor me aparece, me aparece um corpo mas sem rosto. Mas, imagina, tudo é como congelado, e então quando aparece essa imagem assim diante de mim, imediatamente me sentam e começam a ensinar-me. A interpretar-me o que está escrito.

E foi pouco, o que me interpretava era: Romanos 6, digo pouco, isso… Eu estive três anos falando desses três capítulos. Romanos 6, Romanos 7, e Romanos 8.

E então, me repetia, me repitiu isso como por duas horas e meia. Então, Romanos 6, implica que estamos mortos ao pecado. Que somos impecáveis porque estamos mortos ao pecado. Romanos 7, diz que agora estamos livres da lei, por estar morto ao pecado, porque a lei só julga aos vivos. Mas se você está morto em Cristo então, a lei, não encontra a quem julgar.

Romanos 8, diz que a lei do Espírito de vida, nos livrou da lei do pecado e da morte. E Ele me explicava isso, isso é o que forma a mente de Cristo no crente. Quando você quer dirigir, alguém que está próximo de ti, como formar nele a mente de Cristo, leia Romanos 6, olha, você está morto ao pecado. E lhe explica, como você melhor puder. Por exemplo, um morto na Flórida, não lhe podem cobrar taxas, porque morreu.

Igual, que um morto na Flórida, se a polícia o está buscando, tem que arquivar todos os casos porque ele morreu, a quem vão colocar preso? A um morto? Então, se você está morto ao pecado, como pode te falar em pecado se você está morto ao pecado, quer dizer que você é impecável. A ti não se pode falar em pecado, ainda que te comportes, saltes, brinques,… Faças o que faças, vai ter problemas naturalmente, mas não te podes falar em pecado porque você está morto ao pecado, que é o que a mente natural não entende.

Se, a mente espiritual diz: - Claro!... logo em seguida, isso eu entendo. Mas a mente natural: - Esses pregadores por aí diz: Humm... – Ele disse isso para viver como lhe dar vontade. Porque com a mente natural não percebe. Se a mente natural jamais vai perceber o Espírito de ensinamento, porque é uma mente natural.

Digo, essa é a versão moderna. Se tu vai ler a versão antiga, de 1500 - eu tenho várias bíblias velhas essas dizem: O homem animal não percebe a Deus.
O homem é um animal, sem esta interpretação, por isso por aí o que há são congregações de animais, digo, de homens naturais perdão. (Aplausos)

Eu recebo que em Telegracia, que me estão vendo milhares de pessoas, que não são animais os que me estão… que são espirituais, que entendem assim… eu digo que são entendidos, para avançar o projeto, que da mesma forma que a água, o marremoto esse, que se meteu, olhe, que se meta em o MARREMOTO DA GRAÇA, na palavra, correndo, eh! (Aplausos)

O homem natural, você sabe quantos naturais nos interpretam a nós? A mim, me dá pena, por isso, eu nem pelejo, nem quero me explicar. Com quem estou pelejando? Com um animal? Imagina. E por mais que alguém lhe explica e lhe explica, e lhe explica. Você sabe que no sistema, no sistema natural dizem: Sem santidade ninguém verá a face do Senhor. Verdade que dizem isso? Sem santidade… E então, pois eles lêem isso: Sem santidade ninguém verá a face do Senhor. Então dizem: - Eu tenho que me comportar bem. Até quanto você pode merecer se comportando bem para poder ver ao Senhor por tua santidade?

Está bem que te comportes bem um dia, dois, três quatro, sessenta anos se comportando bem, no dia primeiro dos anos 60,… pois já não podes ver ao Senhor. Sem dúvida a primeira carta aos Coríntios capítulo um, verso 30 diz: “Mas por Ele estais vós em Cristo Jesus, o qual nos tem sido feito por Deus - santificação. Se, alguém percebe imediatamente, ah, pois, eu já sou santo. Sou um santo travesso, mas sou santo! Um santo tranquilo, mas sou santo.

Mas esse é nosso objetivo, esse é meu direito, tratando com um mundo de teólogos naturais, de pastores que são muito bons, boas pessoas bem intencionadas e são nossos vizinhos, por fim, se têm convertidos em nossos inimigos. Porque com a mente natural, imagina, por isso Paulo tinha tanta perseguição. Quem eram os piores inimigos de Paulo? Os Apóstolos.

Por que? Porque eles tinham a mente natural, e Paulo tinha a mente de Cristo. Por isso é que você tem problemas com tua família. E por mais que você trate de explicar-lhes, com a mente natural, não vão poder acomodar o espiritual ao espiritual, não sabem acomoda-lo. Então, se converte em uma luta, em tremenda luta. O que lhe aconteceu com este ministério é que lhe chegou a MENTE DE CRISTO. Ou seja, que Deus predestinadamente, imagina, se Deus não tira sua mente da terra não haveria apostasia.

A apostasia nunca haveria chegado, sem dúvida, Ele disse: Que é necesário a apostasia para que depois venha o Senhor. Então, para que houvesse apostasia, Ele mesmo teve que tirar sua mente da terra, tirá-la, para que ninguém a intrepretasse bem. Porque disse: Que o Senhor não viria sem que antes venha a apostasia. Quer dizer, que a apostasia, o que temos visto nestes anos, que todo o sistema cristão apostatou da verdade.

Bom, todos dizem que o diabo está vivo! Pois apostataram. Todos pensam que a salvação se perde, apostataram. Não lhes digas abençoados, porque se chateiam, não querem estar abençoados, eles querem: Deus te abençõe, e Deus continue te…, mas não querem definir a coisa! Porque apostataram. Eles pensam que você é salvo por tua decisão, por tua livre ação, teu livre arbítrio, e a Bíblia não ensina isso.

Então, nos encontramos com a tremenda tarefa, a tremenda tarefa de enfrentarmos a um monstro religioso que não possue a mente de Cristo. Por isso Paulo disse aí: Mas nós temos a mente de Cristo. Ele estava fazendo diferença dele, Timóteo, seus discípulos, disse: -Nós temos a mente de Cristo, mas os demais não, naquele tempo. Ou seja, que Deus, sua mente sempre se deu a um grupo de pessoas escolhidas para, que governem a terra através dessa mente. (Aplausos)

Então, com a mente de Cristo é que você tem que aprender a viver. Primeiro, se vai manifestar a mente natural, digo, se desejas, se desejas ser maduro nas tuas ações, em tuas decisões, quando vai falar, quando vai atuar, te perguntarias: Que me diz a mente de Cristo neste momento? Que me diz a mente?... Porque primeiro você pensas, e você está aí, lutando, o que foi, e você lutas, e pensas. Agora, se você tivesse um momento, que me diz a mente de Cristo? Isso te salva de toda situação. Se você pensas ir ao médico, e de momento você dirias: Que me diz a mente de Cristo?

Olhe, a mente de Cristo diz que: Se sua vida se manifesta em meu corpo mortal, estou curado. Pois eu recebo, antes de ir ao médico, antes de fazer uma declaração de que eu não vou alcançar nada, deixe-me ver o que me diz a mente de Cristo. Porque a mente de Cristo são as catorze epístolas expressadas em revelação, não em letra. E com essa mente, com essa mente é que vamos dominar o mundo.

Eu pessoalmente, não penso fazer nada que essa mente não me diga, não me diga, imagina! Eu estou, se essa mente não fala, se a mente de Cristo não fala em mim, então nós somos uns farsantes. Tremendos farsantes, sabe. Talvez o movimento mais falso que se levantou em toda a história. Assim disse um escritor do Brasil a pouco, em uma carta que me chegou, uma carta não, tinha como umas 15 páginas eu creio, de um homem que faz investigações sobre todas as seitas, cultos, o que ele lhe dar na cabeça chamar uma seita ou um culto, então escolheu a Crescendo em Graça. E disse: Possivelmente, esta é uma das seitas mais perigosas que havia levantado na história do cristianismo. E tem toda a razão, tem toda a razão… (Aplausos)

Veja se tem toda a razão que quando João falou do Anticristo, estava falando de Paulo, naquele tempo. Porque a mente de Cristo é anti-Cristo… Ha! Ha! Ha! A mente de Cristo é anti-Jesus de Nazaré, porque não lhe convém que você o imites na carne, portanto, Paulo, evitando que as pessoas imitasse a Cristo na carne, João lhe chamou: Anticristo.

Então, eu, que promovo mundialmente que não imitem a Jesus de Nazaré, pois eu sou o próximo Anticristo, e nesse caso, pois tem toda a razão, de fato vem um livro por aí, vem. O livro já se está cozinhando que é: O Verdadeiro Anticristo. Que de fato, hoje recebemos de Bogotá a capa, se está trabalhando na capa onde me põem uma besta e logo põem um anjo, e logo o anjo se converte em minha face.

Besta, Anjo e Anticristo. (Aplausos)

Olhe, todos esses méritos, porque possuo a mente de Cristo. Quantos possuem a mente de Cristo aqui? Se lhes ativou a mente de Cristo? Pois com a mente de Cristo, a dívidas de vocês é pensar como Cristo.

Devedores não a carne, se não ao espírito, portanto, você deve pensar como pensa a mente de Cristo, e se o fazes, isso é uma loucura. Isso é um estilo de vida louca. É uma loucura gostosa, porque você está dizendo o que a mente de Cristo disse que você é. A mente de Cristo diz que você é um tesouro em um vaso de barro, e um tesouro tem muito valor. Isso é o que você tem dito. Ohe, e é uma pena, que nós, tão fiéis que somos aos escritos, as pessoas não nos entendem. Mas a Paulo lhe passou o mesmo. Paulo ninguém, veja, ninguém, nem João o entendeu, nem Pedro, nem Judas – os irmãos de Jesus, nenhum dos Apóstolos puderam entender o trabalho do Apóstolo Paulo.

Bom, ao contrário, Pedro se levantou contra Paulo, de uma forma que o único amiguinho que viajava com Paulo era Bernabé, em Gálatas 2, disse que até Bernabé foi arrastado pela hipocrisia de Pedro. Quer dizer que Pedro, quando viu a Bernabé lhe disse: - Livra-te desse homem, que esse homem pensa diferente de nós. Por que? Porque Paulo disse: Nós temos a mente de Cristo. Assim que, Bernabé foi arrastado pela hipocrisia de Pedro e toda a igreja da Gálacia foi arrastada pelos apóstolos. Quando Paulo se ausentou, eles chegaram e maltrataram a congregação: - Não é como paulo diz , disse.

Se equivocaram. O Espírito não só se recebe por fé, senão também pelas obras da lei. Porque imagina, aí estava Santiago, e Santiago era o assistente de Pedro. E Santiago disse: Já veis, que o homem não é justificado somente pela fé, senão também pelas obras. Escolheram aos galicianos, e os turbaram de tal forma que Paulo disse: Gálatas insensatos quem os fascinou para não obedecer a verdade? Me tenho feito vosso inimigo por dizer-lhes a verdade? Se fez inimigo deles!

Eu trabalhei muitos anos com uma associação de igreja, e eu trabalhei muitos anos, aí fiz muitas boas amizades, e hoje, essas pessoas, esses pastores me odeiam! Porque se tivessem pena mim, porque quando você ver alguém que está turbado em um espírito de erro você tem pena.

- Olhe Chico, você sabe que fulano… pobrezinho, olhe!... o homem não é tão mau, olha como está turbado! Mas não, é com ira que falam de mim. Quando a ti, te tem lástima, é porque você está em erro. Mas quando falam mal de ti, é porque há ciúme, há inveja, há insegurança. (Aplausos)

Então declaramos ao MINISTÉRIO CRESCENDO EM GRAÇA a mente de Cristo, a mente de Cristo. (Aplausos)

Não saias da mente de Cristo porque vai ficar turbado. Te vais chegar pensamentos naturais, e esses pensamentos naturais, te podem tirar até do ministério. Te tiram do reinando em vida. Olha, todas as pessoas que se foram deste ministério, não sabem reinar em vida. E não estão reinando em vida. Se faz bem difícil, porque reinar em vida é respirar graça sempre. E ouvir conselho novo, e o que se vai daqui, perde o contato e então começa a se repetir e a entrar em contradições, de alguma forma, eu não sei. Eu quisera saber de um pastor que se foi daqui se está bem, mas um só.

Todos, eu não sei o que lhes passa, se lhes mete como um espírito de confusão e ficam sem gente. Não crescem tão pouco. É algo, é uma situação, que não se sabe que lhes passa, Por que? Porque melhor é que não houvesse conhecido o caminho da verdade, que logo volte atrás. Porque uma vez a mente de Cristo… repousa em você, e se você não segue pensado assim, é uma maldição! É pensar com a mente natural pelo resto de tua vida!

Assim, abençoado, eu os convido a estar em pé e diga ao que está ao teu lado: VOCÊ TEM A MENTE DE CRISTO, VOCÊ PENSAS COMO CRISTO. (Aplausos)
Olhe, eu recebo que as milhares de pessoas que nos vêem através da Telegracia, que seus olhos são iluminados, para que eles também possam pensar como você e eu com a mente de Cristo. Assim que me despeço até a próxima ocasião. Uma saudação a todos. Abençoados. (Aplausos)


Nenhum comentário: