
Hoje temos um tema que é do serviço dos anjos.
O tema é: Ativa teu Anjo.
E então, Rafael (Encarnación), começou com esse verso de (Hebreus 1:14).
“Não são todos espíritos ministradores…?” Um espírito que ministra, é um espírito que está desejoso; é como se você ministra em um lugar, e não te deixam fazer, pois, te deprimes ao não poder ministrar. Ou seja, eu imagino, que esses espíritos, quando não vêem às pessoas se preparando para eles poderem ministrar-lhes (porque eles não ministram a todo mundo).
Número um. Se você não serve ao Senhor (por meio do Evangelho da Incircuncisão) eles não te servem. Você mesmo conduz a tua salvação. Agora, uma vez que você entra ao verdadeiro evangelho e te colocas aonde deves estar colocado como ministro competente deste pacto, então, aí começa esse serviço angelical.
E já temos lido Hebreus 1: 14. Diz: “Não são todos (estes) espíritos ministradores que estão postos para serviço aos herdeiros da salvação?”.
Esse é o primeiro verso que eu creio que sempre ensinamos para mostrar o serviço angelical.
Mas, há outros versos também, por exemplo: Eu quisera fazer ênfase: Os anjos trabalham fora de ti. FORA DE TI.
A tua mente trabalha para tuas necessidades físicas.
Com a mente você confessa e ativa essa saúde, e ativa as células de teu corpo para ser curado.
Agora, fora de ti aí você não pode fazer nada, aí são os anjos os que estão ao serviço. Protegendo-te, cuidando-te, evitando acidentes. Uma proteção.
A única coisa é que ha um dever nosso, mas, eu queria ler em Atos 27, verso 23, veja este detalhe.
Atos (livro histórico) quando Paulo começou daí ele teve umas experiências muito boas para sua vida.
Atos capitulo (Observa ao telão eletrônico e a forma) –Olhe, aí o temos, verso 23.
(Paulo) Ele ia em um navio e o navio estava tendo problemas e a tormenta que havia em alto mar era muito poderoso; mas, então, (Paulo) disse aos que estavam aí, lhes disse:
“Porque nesta noite esteve comigo o anjo de Deus de quem sou e a quem sirvo, (diz) dizendo: Paulo, não temas; é necessário que compareças ante César; e eis aqui, Deus te concedeu todos os que navegam contigo”.
O que eu quero fazer ênfase é que os ANJOS estão para falar. Chega um momento que falam contigo.
Agora note o detalhezinho que diz: (O anjo disse a Paulo) –Você sabe por quê não vais te afogar? –Porque tu és um homem de propósito, você tem que chegar até a César.
Mas, imagine que tu não tennhas propósitos em tua vida, e sempre estás sem fazer nada (o anjo te dirá).
–Deixe-o que se afogue, que se vá para a nuvem de testemunhas, para quê salvar a este? Se este não tem propósito?
Note que uma das coisas diz (como quem diz lhe diz): -O anjo me disse que vai me salvar e a vocês todos que estão comigo; (O anjo lhe disse):
-“Porque é necessário que você chegue até a César”. –Ainda te resta trabalho, Paulo.
Sem duvida, note que depois o anjo não lhe ajudou, e o mataram em Roma. Porque já o propósito havia terminado. O propósito de sua vida. Nós estamos aqui com um propósito.
E chega o momento que quando você não está ativo nesse propósito, pois então, para quê o anjo cuidar de você? O anjo, pelo contrário, tira as mãos, para que te suceda o que tenha de suceder.
Digo, isso aconteceu a Paulo, porque Paulo disse: -Olhe, me salvou, me salvou o anjo da “boca do leão”; o anjo me salvou desta situação. Me fizeram descer por uma janela altíssima!... E me salvaram a vida!
Mas (Paulo) chegou a Roma e aí os apóstolos o mataram... Aí não o ajudaram. Porque já havia um propósito, os nossos propósitos, temos que cumpri-los.
Então também, note aí, bem, este não busquei o verso, mas um anjo tocou a Herodes, e o tocou. O anjo diz que lhe tocou o corpo e ele apodreceu. Diz que imediatamente foi comido de gusanos. Os gusanos apareceram, com o toque do anjo. O mais precioso é saber que há anjos ao teu redor.
Eu tive três ocasiões que esses anjos me falaram e é maravilhoso; ah? E eles não falam muito; é: Ou te tocam ou te dizem umas instruções, ou te dão, às vezes são palavras bem curtas que você sabe que é tudo o que você necessita escutar. E eu diria que nestes dezoito anos que eu estou aqui, pois, eles me falaram, umas três vezes (que eu escutei a voz do anjo).
Uma media de dezoito aninhos, muita espera... seis, seis, seis, a cada seis anos. – Que bom se falassem mais, ah? Mas é que, é que se te falam mais, então, você se recosta nisso e não te exercitas no conhecimento da palavra que é o importante.
A mim mesmo, veja, foi esporádico às vezes que eu vi essa assistência. Agora, há um detalhe bem importante desse serviço angelical e é o Salmo 103, verso 20 ao 22 e logo o Salmo 91.
Mas, vamos primeiro ao Salmo 103 verso 20 e 22.
Diz: “Abençoai ao Senhor, vós, seus anjos, Poderosos em fortaleza, que executais...”. Quê? “… Obedecendo a voz de seu preceito. Abençoai ao Senhor, vós, todos seus exércitos,…”. (Aí há muitos) “… Ministros seus, que fazeis sua vontade”.
Quando fala de exércitos, é que são muitos, por exemplo: No Velho Pacto, uma vez, o profeta, tinha Geazi, seu amigo, não? E então, Geazi disse: -Vem muitos inimigos por aí!... Tenho temos, eles acabarão conosco.
E então, o profeta orou para que lhe iluminassem, e foram tirados uns véus que a pessoa tem para não ver o mundo espírito que está a nosso redor. Por exemplo: Na “nuvem de testemunhas”, você não vê a eles, mas, eles te vêem; porque você está em um ser, em um corpo muito deteriorado, para poder ver o espiritual.
Sem duvida, se o anjo tocar tua vista, tira o véu e você pode ver espíritos cerca de você. E então, quando o Senhor tocou a vista de Geazi, ele viu um exército; não um ANJO… um exército, diz: Muitos ANJOS ao redor assim, que o rodeavam, e então, ele disse: - Uauuu, que proteção mais tremenda!...
Pois, a ti não vão tocar teus olhos, porque os olhos de teu entendimento já foram iluminados; e você já deve saber que isso é assim. E com... É por isso que o Apóstolo às vezes diz: -“Não olhando as coisas que se vêem, senão, as que não se vêem”. E você está suposto a olhá-lo em fé. Com a fé você olha esse serviço angelical ao nosso redor.
Veja o Salmo 91. Veja que lindo é esse capítulo 91, verso 10 ao 16.
(Capítulo) 91, verso 10 ao 16. “Não te sobrevirá o mal, nem praga tocará tua morada. Pois, a seus anjos mandará acerca de ti, que te guardem em todos os teus caminhos. Nas mãos te conduzirão, para que teu pé não tropece em pedra. Sobre o leão e o áspide pisarás; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto em mim puseste seu amor, eu também o livrarei; lhe porei em alto, porquanto conheceu meu nome. Me invocará, e eu lhe responderei; com ele estarei eu na angústia; o livrarei e lhe glorificarei.
O saciarei de larga vida, e lhe mostrarei minha salvação”.
“O saciarei de larga vida”… -Você sabe como é isso! –Uma vida larga: Curado. Porque se estás enfermo, isso não é, isso não sacia. Enfermo, com problemas; queixando-te... isso não serve.
LARGA VIDA é que você esteja bem, que desfrutes o dia, que te cures.
Eu experimentei muitas curas em minha vida, o único que essa saúde, eu não sei até aonde intervém os anjos aí, porque há um dever meu –com minha vida física-, diz:
“A vida de Jesus (que está em mim) se manifeste em meu corpo mortal”.
Então já, vamos deixar aos anjos a um lado, e vamos à parte: A Vida de Jesus em nosso corpo físico.
Vamos buscar à segunda carta aos Corintios capítulo 4, verso 11 ao 13.
Vamos ver como diz quanto à Vida de Jesus que se manifeste em nosso corpo mortal.
Tem que pegar todas as áreas: O serviço angelical por um lado; a vida de Jesus manifestada em teu corpo físico.
Faz dois dias (eu me levantei de manhã) e entrou em mim um gozo. Bem, comecei até a falar em línguas, já fazia tempo que não falava em línguas, imagine. Comecei a gritar por toda a casa... e fui, pus uma salsa bem alta, hay... ¯ (Aplausos).
Toda a casa estava invadida... E era que o Senhor, você sabe? Me dizia:
- Rapaz, veja a idade que você tem!... Não te dói nem uma unha!... O que te se passa contigo?
Olhe, me chegam muitas enfermidades, e eu posso te contar! Porque há umas que não se pode dizer, que são bem pessoais, e ainda essas:
-Onde está aquilo? –Diga-me! –Onde está?
Que eu tenho confessado, e então, o que sucede é que como eu já determinei que eu não vou mais a um hospital. Sim, eu já determinei isso, nem exames médicos nem nada; eu não quero saber de mais nada disso.
Eu pessoalmente!... Você não tem que fazer assim, porque se a tua medida de fé não chegou aí, VOCE PODE MORRER...
Mas, eu, pessoalmente, eu não quero, digo e os médicos, eu os amo, e que bom ter amigos médicos; olhe, Emilio (Gramajo) é médico, eu vou lá (Guatemala) e ele às vezes me diz: -Olhe, isto é assim, isto é assim, assim... E digo, ele me dá seu conselho sabiamente, e me identifica, igual a Myrna.
Myrna é uma... ela é uma doutora em medicina. Myrna Cestero. E Myrna sabe muitíssimo, e, às vezes ela vê os exames que me deram no passado –porque ela os lê, e diz:
-Uauuu, isto estava aqui, tudo estava baixo, baixo, baixo, baixo... (E lhe pergunta) –E que sintomas tem agora? –Nenhum.
E diz: - Quer dizer que estás totalmente curado!
E então, quando a pessoa vai recopilando toda essa informação vem um agradecimento. Que você ande em saúde, que você possa desfrutar um dia, imagine, desfrutá-lo! –Você sabe o que é um dia inteiro e desfrutá-lo? Planificadinho! Aí pela manhã, toma teu cafezinho, tua coisinha e te sentas e desfrutas o dia.
Se está chovendo também; se está fazendo sol, também. Tudo depende de como esteja o dia. Você o aceita como ele vem, e aí aplica teu conhecimento.
Por isso, é que nós somos gente bem diferente aos demais. Temos cinco dedos iguais ao do vizinho; temos boca, nariz e ouvidos iguais aos do vizinho. Mas, nossa mente não é igual a do vizinho.
O vizinho tem uma mente deteriorada. Um entendimento que não está iluminado, e isso é uma diferença tremenda. Um entendimento que não está iluminado, e isso é uma diferença tremenda. Você não vê que, como nós entendemos todas essas verdades: Que o diabo está destruído, expulsamos os demônios a um lado. O pecado não está, então o pecado já foi deixado de lado também.
Então, o que nos resta é um Papai Deus nosso amigo, que o que está é consolando, sabe? Com uma mente assim, com uma mente assim, você não envelhece, com uma mente assim você não te enfermas; porque o material que você tem na mente…
Olhe, outro dia eu estava vendo um programa de televisão aí, de um médico que pôs a todo mundo a rir.
(Disse a todos) -Ok, riam: -Ha, ha, ha... e todos se puseram, bem, e todos... os músicos começaram a rir e todo mundo rindo.
(E o médico lhes dizia) –Mas, tratem.
Você sabe que há pessoas que são de mal humor e que não... você sabe? Que estão e os fez rir. Tudo para dizer-lhes que ele tinha uma paciente que tinha câncer; e ela era uma mulher muito chata, sempre estava se queixando e lhe restava pouca vida, vida curta. Sabe? As pessoas que estão enfermas começam sempre a tornar a vida dos demais impossível, e a eles mesmos.
Você sabe que com câncer, pois, mas, o que acontece? É que esta paciente parece que fez uma viagem e entrou em um positivismo e então começou a se alegrar por coisas que antes não se alegrava. E quando (ela) foi até ao médico, notou uma melhora (E o médico lhe disse):
-Olhe, que mudanças você fez em tua vida? –Você está tomando algum remédio?
(Ela disse ao médico: -Não, é que ultimamente estou bem positiva, e pois, me deleito porque já que não se pode fazer mais nada, pois, decidi deleitarme em vez de chatearme.
E parece que isso fez uma mudança nas células do corpo, que o próprio corpo, o que teu corpo físico traz, começou a ministrar a essas deficiências.
E melhorou tanto que agora a paciente não vai morrer. E então, ele pôs a todas as pessoas a rir, buscando que as pessoas se alegrassem, porque estar alegre é melhor do que estar triste.
Você não vê que quando você está triste, você sabe todas as energias que o teu rosto emprega? São milhões de energias que emprega para que você esteja triste; e são muito menos quando está alegre. Portanto, o corpo está mais jovem; te queixas menos, e o corpo, sim, o corpo tem umas provisões, lembre, que nós somos criação dele.
Então, este corpo vem com uns nutrientes e umas provisões que o próprio corpo se cura. Então, quando você põe confissão positiva a ele, do evangelho da graça (não de qualquer palavra).
Porque por aí há igrejas confessando a palavra, ma, não se curam. E estão aborrecidos e atribulados e sempre estão pelejando; nós não, nós somos UM POVO COMO JAMAIS HOUVE SOBRE A FACE DA TERRA, e com este conhecimento... (Aplausos).
Por isso você é bem-aventurado, porque conhecer esta palavra. É uma bem-aventurança, é um investimento que você fez em tua vida.
Salmo 91. -Ah já lemos? –Ah, não...
Segunda aos Corintios, perdão, capítulo 4 verso 11 ao 13.
“Porque nós…” –Diga: NÓS. –Nós-. Aplicá-lo para este tempo.
“… que vivemos, sempre estamos entregues a morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne…”.
-Olhe, você está vendo isso? –Você sabe o que é a vida de Jesus manifestada na carne mortal? –O que acontece se a vida de Jesus –que está em ti –mas, que se manifeste!...
É um passinho, já que está em ti, à idéia é como... é como quando você tem um cachorro, que você meche com ele para que ele ladre. Pois a vida de Jesus está aí, você tem que motivar isso para que se manifeste, já que está aí.
Diz: “Aquele que se une ao Senhor, um espírito com ele”. Quer dizer que você está bem próximo de uma vida sobrenatural. Bem perto. O que o impede são as tribulações do viver diário; a duvida; a falta de informação; um sem-numero de coisas que te acontecem, que você está a ponto de...
A ponto de, e como que sim, e como que não; e te deténs, há coisas que estão detendo coisas em tua vida. –QUÊ?... Isso você sabe!...
ISSO VOCÊ RESPONDE.
(Diz à congregação): -Que silencioooo...! Pai!...
(Verso 12) “De maneira que a morte atua em nós, e em vós a vida”. (Paulo já está falando dele, não?).
“Mas, tendo o mesmo espírito de fé, conforme ao que está...”. Quê?
–Escrito-. – Aonde? –No evangelho, porque se entras à lei, a lei nada aperfeiçoou. “Os que dependem da lei estão debaixo de maldição; os que vos justificais pela lei, da graça haveis caído, de Cristo te desligaste...
Assim que não é lei, estamos falando especificamente (de): Romanos a Hebreus. Catorze livros.
(Aos ouvintes e telespectadores da Internet e Telegracia, lhes diz):
–Internet, escute isto, Telegracia:
CATORCE LIVROS, ISSO É O QUE VOCÊ NECESSITA PARA REINAR EM VIDA. NÃO SESSENTA E SEIS. SÃO CATORZE... e tens que ser especifico, digo, a menos que você esteja reinando aonde você está. Se você está bem, então, não me escute.
Agora, se você quer estar como eu, e como está a congregação, então, tens que escutar... Porque não vais reinar em vida. (Aplausos).
O evangelho da Incircuncisão são catorze livros. Catorze livros. E tens que defender isso:
-Não, não, são catorze.
(Alguém poderia dizer a respeito disto) –Não, que tudo é a palavra de Deus.
- Sim, esta foi à palavra de Deus para um pacto, mas, esta é a palavra de Deus para este pacto; porque Deus, é um Deus de pacto.
-Não, que é de capa a capa...
-Sim, é de capa a capa. Uma coisa é velha e outra coisa é nova...
Diz que um escriba douto, mete as mãos no tesouro e daí saca coisas velhas e coisas novas. Pois, procure meter a mão e meter a cara também para que pegue a... as novas e deixe as velhas lá, porque isso não está fazendo bem...
-Não tem que estar fazendo assim (O Apóstolo faz gesto de meter a mão em algo, com a cara para outro lado, sem ver o que saca).
-Não, não, não... é, espere, espere... eu meto a mão e meto também...
(Verso 13) “… tendo o mesmo espírito de fé, conforme ao que escrito (nas catorze epístolas de Paulo, para ser mais especifico).
“… Crí, por isso, “CONFESSEI”.
Não é por falar, isso é: “Crí por isso,”… -quê? –Confessei. “… nós também cremos, por isso também CONFESSAMOS”.
Confessamos, falamos.
Então, se você quer que a vida de Jesus se manifeste em teu corpo mortal, então, você tem que ler, crer e confessar.
Diga: Um, crer, ler e confessar.
Isso é uma ordem. Esta é a ciência que eu estou pregando pelo mundo inteiro. Se eles não gostam, que fiquem como estão, parece que estão muito bem.
- Eles estão bem sem isto? –Não.
Eles dizem que nós somos falsos profetas, que aqui isto, que aqui aquilo, mas, nós vivemos bem. Então eles, nos identificam mal, mas, quem está mal são eles.
(Eles estão) Fugindo do diabo, sempre se queixando, sempre se criticando, sempre olhando aquilo que não tem que estar olhando. Essas “igrejas” são, essas igrejas eu não vou nem que me paguem mil dólares a hora.
Porque isso não serve.
Número um: têm um evangelho que não é o correto. Então, para quê eu vou me vestir para ir a uma igreja dessas a me sentar para escutar um homem que saca coisas velhas do tesouro, e as novas nem as vê?
Parece que pega as coisas assim, assim... (Faz gesto de meter a mão em algo sem ver o que saca). Você sabe? Quando nessas rifas que dizem:
-Meta a mão aí. (Que aí não há nada seguro, aí o teu não sai).
Tem que ser de maneira “segura”. –Verdade? –Segura, que te dêem o que é novo.
Então, a vida de Jesus se manifesta em teu corpo mortal, e se a vida de Jesus não se manifesta em teu corpo mortal, então, entra a área dos milagres.
Quer dizer que um anjo, fora de ti que está suposto a cuidar de ti, então, ele te faz um milagre.
Aí já não é a vida de Jesus, é um milagre que o anjo veio e te fez. Um milagre.
Neste caso, o anjo que tocou a Herodes, e ele expirou, comido de gusanos, neste caso, faz outra coisa em tua vida.
Olhe, uma vez, eu me lembro, que estava lá em São Pedro (Naquele templo que tínhamos lá na Flaweard) e então, faltava muito dinheiro, eu estava começando o ministério, e eu disse: Vou falar com a igreja para dizer-lhes acerca do dinheiro que me falta, porque é que não poderia passar daquela noite; não dá para mais nada, o “cake”(bolo) havia sido cortado em muitos pedacinhos, e faltavam muitos pedacinhos. E então, o que acontece? Que eu comecei a pensar (já estava sendo recolhida à semeadura) e eu disse:
Sim, eu sei... Mencionava algo, bem, vou fazer pessoalmente, vou dizer à igreja que necessito de sessenta mil dólares, eu não sei quanto era.
Porque é que tudo havia vencido: A rádio, isto, o aluguel ali(que era altíssimo), bem, um sem-numero de coisas, e que eu as estava deixando, passando, e chegou o momento em que faltavam.
Então, eu estou assim (maquinando, algo bom, não? Para cobrir as coisas da igreja). Pois bem, eu, o que vou fazer é que quando terminar a oferta, vou pregar e ao final vou dizer a uns diáconos que me mandem um papelzinho e me digam: entrou tanto. (Para tampouco pedir demais...).
(O Apóstolo iria dizer à congregação) –Olhem, entrou tanto, os diáconos acabam de me avisar, os que puderem me ajudar –neste caso-, porque é que eu não posso fazer mais nada. Porque este ministério é de todos, não? Todos cooperamos, e entre muitos, a coisa é mais fácil.
Olhe, e quando eu estava planejando isso, de repente me puxam o paletó, aqui (mostra a parte posterior de seu paletó). Ou seja, me puxaram assim…
Então, eu olhei, já haviam umas senhoras atrás de mim e eu disse: Elas não se atreveriam a fazer uma coisa assim!... É uma falta de respeito, sabe?
Olhe, estavam muito... Eu olhei assim para ver se alguma delas riam. Olhe!...
E então, pois, segui pensando aí, e de repente torna (e puxaram de novo) mas, forte, olhe, vai rasgar minha roupa!...
E então, desta vez fiquei olhando a elas para ver se era uma brincadeira ou algo assim, porque se eu ficasse olhando a elas um momento, eu sei que cedo ou tarde uma delas iria fazer... a começar a rir.
E então, eu as olhei assim. (E disse às senhoras).
-Quem puxou meu paletó? Estavam muito sérias.
Então, eu disse: Olhe, isto está bem estranho!…
Segui maquinando meu plano acerca da “oferta” e de repente me bateram forte aqui. (Mostra seu ombro esquerdo). Mas, me doeu. Ou seja, parece que esses anjos, o “dedinho” esse (que Herodes) expirou de gusanos, parece que quando fazem assim (e bate em seu ombro esquerdo) como que... e aí eu disse:
Caramba! É que o anjo está me dizendo para não fazer isso.
Sim, eu iria sair de um proceder, porque eu aqui nunca peço segunda oferta -como há ministérios por aí- (Que dizem):
-Uma oferta para isto, uma oferta para aquilo, uma oferta pra cá, uma oferta...
E as pessoas se queixam! Porque (dizem).
-Olhe, aqui sacam o dinheiro das pessoas! Sabe?
Porque a semeadura já é o correto, porque aqui se tem que pagar a luz, há que se pagar o aluguel, há que se pagar mil coisas; televisão, isso é o normal. Mas, já, colocar-se com “ofertas”, como que o Senhor disse (Ao Apóstolo).
-Eu não te pus para isso. E o anjo atuou, porque eu iria fazer, mas, iria pegar mal para mim.
E aqui eu não posso ficar mal.
Um pastor não pode ficar mal nunca. Você sobre aqui (ao púlpito), é doloroso (quando um pastor fica mal) em algo que disse, ou algo… A pessoa se vai a casa, a sofrer, quando… Por isso, quando eu subo aqui, olhe, eu tenho notinhas, vou dizer isto, isto e isto.
Se me ocorre algo e não pensei, melhor não dizer! Porque estamos tratando com a congregação dos espíritos justos feitos perfeitos. Aos espíritos há que lhes falar o que são; eu tenho muito cuidado com isso.
Por isso, quando me contam destes pastores por aí, que saem dizendo coisas, me dá ira.
Essa gente não sabe nem o que está fazendo! Ou não sabem a quem estão falando. Mas, ofender a uma congregação, ofender a alguém na congregação por questões pessoais? É bem perigoso!
Então, os anjos, note, se eles entram… veja que bela aplicação: Se metem a me proteger para que eu não tenha mal proceder (para não pedir outra oferta) me puxam o paletó, e depois me tocam…
Olhe, e outra coisa, eu não sei se vocês se lembram, MAS EU FIQUEI COM DOR, POR DIAS. –Vocês se lembram disso? –Alguém se lembra disso aqui? –Você se lembra disso, Carlos? –Sim, Rodrigo, Rodrigo estava ali, sim... Eu fiquei com dor, me deu dor por dias, esse toquezinho que me deram aqui em cima. Como quem diz: -Lembra-te.
Mas, eu disse (porque se tem que ser astuto com eles, sabe?) Se ele se mete a isso, quer dizer que estão bem pertinho de mim! Podem se meter em qualquer outra coisa!
-Você não acha? Porque se eles se ocupam disso, também podem se ocupar de um milagrezinho; esses que chegam as onze e cinqüenta e nove, às vezes... Rapaz!... Se metem.
A pergunta é: -Por quê às vezes não se metem? E a pessoa fica sofrendo, eu que tenho anjos, veja o que me aconteceu. Ainda me acontecem coisas que eu não gosto, mas, as tenho que comer, não? he, he.
Há situações que, pois, como ser humano, como eu ando em um corpo de barro, pois, às vezes, há situações que eu não quisera que me sucedessem, e me sucedem.
O que se vai fazer? Você tem que tratar aí: “Uma de cal e uma de areia”, como dizem por aí; sabe? Que às vezes as coisas não te saem da maneira mais excelente conforme ao que você pensou.
Ainda que, depois, passam os meses e você diz: -Olhe, aquilo me obrou para bem. Isto está friamente calculado, verdade que sim? (Aplausos).
Eu não deixo que nada me roube o gozo; posso me molestar um momentinho, mas, depois ( (digo).
- Aqui tem que haver propósito. Em qualquer coisa, por pior; por mais feia; sempre há um propósito em nossas vidas. Sempre. Deus sempre opera um propósito.
Então, já temos serviço angelical (fora de nós); temos a vida de Jesus (dentro de nós). Agora, há um detalhe que não podes passar por cima.
Romanos, capítulo 12 verso 2. Vamos diretamente ao verso 2.
(Ou o 1 e o 2 podemos ler os dois). Porque daqui depende que estes se ativem –do que vamos ler agora-. Paulo disse:
“Assim que, irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus,…” (Que são muitas), estão mencionados nos capítulos anteriores, não? O que acontece é que isso é uma carta e o “homem” lhe pôs: Capitulo um, dois, três, até o doze. Mas, isso é uma carta em si.
(O termo) Y “assim que”, é uma conclusão, depois de haver lido os onze capítulos anteriores, então, te chega (Paulo) com: -Olhe, já que isso é assim: “…rogo-vos pelas misericórdias de Deus…” (Que já lemos nos onze capítulos anteriores) “… que apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, que é vosso culto…” normal. Racional. Sabe? Que isso, no sistema, eu o lia (e dizia):
-Olhe, “sacrifício vivo”: Jejum e oração. “Sacrifício vivo”: Não vá ao cinema; não ligue muito a televisão, é sacrifício vivo. Mas, para ir a esse “sacrifício vivo” você tem que ler o verso 2. Que é a seqüência disso. Veja o verso 2.
“Não vos conformeis a este século,…” Ou seja, não se “formem” com as coisas deste século. “… senão transformai-vos por meio da renovação de vosso entendimento, para que comproveis qual seja a boa vontade de Deus, agradável e perfeita”.
Agora veja, aí diz:
(Diz ao colaborador do telão) –Mantenha o verso aí, veja o que diz aí, diz (…) “Não vos conformeis a este século, senão, transformai-vos…” .
-Olhe! Transformai-vos?
Você sabe as igrejas e as pessoas que vão às igrejas tratando de transformar suas vidas? (Eles dizem): Quem este vicio, quer se transformar; quem tem maus hábitos nisto, quer se transformar. Quem tem complexos, quer se transformar; quem tem enfermidade, quer se transformar.
As pessoas estão procurando se transformar hoje. Por isso vão às igrejas. Por isso vão as parapsicólogos. Por isso pagam pos palestrar que as pessoas dão em diferentes lugares. Por isso, procuram a yoga, a meditação, lêem o signo do zodíaco todos os dias. Porque eles querem… o mundo está buscando algo!
Todo o mundo! Todo o mundo quer melhorar sua vida. Todo o mundo quer ser melhor naquilo que se é, porque se tem que... este corpo o pede. Este mundo o pede. Você quer melhorar.
A única coisa, é que as pessoas querem melhorar mas, não prestam atenção ao meio de como melhorar.
E diz aí, note: “Não vos conformeis a este século…” Já está te dizendo que aqui não é.
“… senão, transformai-vos…”. Olhe, que mudar é bem difícil. Ninguém muda, o corpo é o mesmo; mas, as atitudes podem melhorar.
Diz: “… transformai-vos…”. Há um meio: “… por meio da renovação de vosso entendimento,…”.
Ah, e te dá a entender, a palavra “renovar” é: Tornar a. Porque não te diz: Por meio de um conhecimento. Não, (aí te diz): “renovação de vosso entendimento,…”.
Quer dizer, que esse entendimento, você o tinha em espírito antes; ao se vestir de carne, te deterioro e te mandam a renová-lo.
É como quando um edifício –está danificadinho-, e se renova. Olhe, este púlpito se renovou (se refere ao púlpito, o podium de onde ele prega em Miami); porque este é velhinho. Mas Rafa (o Bispo Rafael Encarnación) lhe fez uma renovação. Viram como está “brutal”?
(O púlpito tem) Até “luzinhas” pelos lados, isso sofreu uma renovação. Mas, não se fez novo. Se renovou, já estava.
Quer dizer que há um conhecimento que você tem (que já está) mas, há que “reno”... Renová-lo.
Então diz aqui, que se você tornar ao estado –em que você estava em teu estado espiritual-, te vem à renovação. Não é com jejum –como dizem por aí os religiosos, nem se ajoelhando-.
(Eles dizem) –Olhe, ajoelha-te. Ponha as mãos assim, diga vinte aleluias...
E às vezes, eu me lembro quando eu ia a essas, a esses... Como nós lhes chamamos? –Não, aos... onde cuidam das crianças. –As creches, quando eu ia à “creche evangélica” lá em Massachussets, pois, você vê todo tipo de inventos.
(Entre eles comentam).
-Mas, diga-me uma coisa: E como você estava ajoelhado?
-Não, eu estava ajoelhado aí...
-E as mãos, onde as tinha?
-Bem, (as tinha) mas, bem altas.
Porque Moisés levantava as mãos. Então, quando as baixava assim, perdia a vitória, quando as subia, sabe? Porque lá, tudo é por medida, essas medidas assim, você sabe?
E então, pois, eu me lembro que fazia assim, e eu tenho memória que eu queria falar em língua, porque aquele que não falava em línguas em uma igreja pentecostal, é um crente, frio, sabe?
(O Apóstolo dizia) De todas as maneiras, eu tenho que buscar isso, porque é que... É como aqui, aqui para estar em algo, tens que conhecer graça; se você não sabe falar aqui, muchacho!... ninguém se aproxima de ti!...
Pois, lá (no sistema religioso) era falar em línguas, rapaz! E você via que te diziam: -Repita isto: Tataratatarata…. (Simulando as línguas).
-Diga “aleluia” vinte vezes a ver se a língua te enreda: Blablablaublaublau…
(Nosso Apóstolo pensava) –Não, isto não pode ser assim, tem que ser...
Pois, todas essas conjecturas, (que se fazem no sistema religioso) lá os carismáticos, os católicos (Agora apagam as luzes) você sabe?
-Huuuuuuuuuu He! Parecem abelhas, mosquitos:-Huuuuuuuuuuuuuuuuu. Para ver se desce à presença, quando isso já está em ti!
Diz que a vida de Jesus já está em ti, e eles (os religiosos dizem):
–Desce, desce, desce.
(O Senhor lhes diz) –O que mais vou baixar? Se desço saio por teus pés. He, he.
Na verdade, que todo o sistema evangélico, cristão fora deste ministério, são “creches de crianças”.
Os entretém com todo tipo de contos, os entretém por anos e anos. E não se renovam! He... –Diga-lhes abençoados. Não querem se renovar.
Dêem-lhes informação de graça: Não querem. Não querem!... Agora (eles) querem transformar-se, mas, não querem renovar-se.
Então, se você quer transformação, tens que entrar a renovação.
-Para quê? –Para que comproves qual é a boa vontade de Deus, agradável! É agradável e perfeita!
-Você sabe que é algo agradável? –Como quando você come algo bem fresquinho. (E você diz). –Olhe, que fresquinha estava essa carnezinha. Que fresquinha estava essa alface, essa salada. Olhe! Estava bem fresca, verdade?
Te caiu bem. Ou quando te dão um traguinho bem nítido, sabe? (faz gesto de beber um gole) e te cai de maneira agradável. Eu falo assim, de propósito, pelos religiosos, sabe? Pra ver se lhes renovo a mente, sabe?
Ou que você esteja trabalhando no pátio de tua casa, sabe? A tarde inteiro, assim, estás suado e de repente aparece uma cervejinha dessas onde o copo está suado, assim...
(E você diz) –Ahhhh, não gosto da cerveja, mas, dá-me uma (Faz gesto de saborear a cerveja) ahhhhhh….
Você sabe o que eu fazia quando eu estava no sistema? –como isso(beber) é pecado, lá-, se eu fosse visto por um “deus te abençoe” daqueles que passam por lá, pois, eu, o que fazia, eu suado, e uma cervejinha que havia pedido...
(O Apóstolo orava):-Pai, mas, perdoa-me, sabe? –Não retires teu santo espírito, imagine... he, he.
Mas então, eu o que fazia era que ia às escondidas a tomá-las, sabe? Às escondidas. E a desfrutava... às escondidas. (Aplausos).
Você não vê que esse sistema te faz ver maldade, não te... nesse sistema, você tem o entendimento embotado. Aí você não se renova para nada, olhe: vinte anos pentecostal; vinte anos metodista; batista, quanta igreja.
(Pois, eu tratei com todas essas, te menciono as que eu tratei). E não te... olhe, estás vinte anos “bruto”.
É como que se você fosse à universidade e o mestre te vê, e te repete à aula e você vai e se sente e lhe paga o primeiro ano, não te dão diploma. E então, não te fazem perguntas porque você não sabe responder. E nunca te graduas! Jaaa… sabe?
Assim são essas igrejas, ali, você não se gradua para nada, ali, o que você aprende a dizer é: Aleluia; diabo, te repreendo; demônio; Cristo vem e eu fico... e passo a frente e orem por mim…
Sabe? Há que estar bem estragadinho aqui para visitar uma dessas igrejas, eu te digo. Mas, não te renova. Eles fazem contigo tanta... fazem seminários contigo; mas, não te renovam a mente.
E Paulo diz: Que agora nós servimos a Deus com a mente, então, se você serve a Deus com a mente e não a renova –que serviço você está dando a Deus com essa mente?
(Eles, sem renovar-se, dizem): -Aleluiaaaaa…. (Isso não é uma mente renovada)
(Dizem) –Deus te guarde. Bênçãos.
-Defina-te. Bênçãos, quando? Sabe...?
(Nós expressamos) –Abençoado, aí, agora…
Eu não sei, devemos ter coragem –verdade? Ou vamos rir para ver se... as células trabalham a nosso favor. E se não...
Estava contando a Lázaro (Seijo), e a Mirtica (sua esposa) que quando vínhamos para cá, agora-, que eles estavam dizendo que Lázaro visitou a todas as igrejas de Miami procurando (ele dizia) –Eu não sei o quê estava buscando? Busca aqui, busca lá, e visitava e às vezes ia a lugares e uma gritaria (em uma que puseram na Palmetto). Diz que havia uma classe de gritaria! He, he... eu me lembrei da estória de uma igreja que estava em avivamento; e havia uma classe de gritaria e passou um bêbado assim de longe e (disse):
-Olhe, como gritam aí! E então o bêbado, como estava bêbado assim (faz gesto de cambalear), sabe? Aproximou-se e (disse a uns dos irmãos).
-Olhe!... O que está acontecendo aí?
(O “irmão” lhe disse) –Hei, você não pode entrar, você está bêbado!...
(O bêbado lhe responde) –Mas, o que é que está acontecendo aí, tanta gritaria?
(E o irmão lhe responde):
–É que o Senhor está operando milagres!
Então, você sabe? O bêbado, disse: -Olhe! Mas, não dão anestesia a essa gente?... (Porque gritam tanto, parece que a operação doía)
Sem anestesia! O Senhor está operando sem anestesia? Há, ha…
Então, serviço angelical fora de ti: A vida de Jesus dentro de ti.
Deveres: Confessar. -Confessar o quê? –Com uma mente que foi renovada, que você sabe que és um predestinado desde antes da fundação do mundo. Que você é um tesouro em vaso de barro; que teu começo aqui foi tua carne, mas, teu espírito vem desde antes da fundação do mundo quando os filhos de Deus se regozijavam juntamente com ele.
Uma mente renovada, uma mente que sabe que está abençoado, que você não é qualquer um. Que você é uma pessoa que se conta contigo, que você merece respeito, porque é uma pessoa.
Mente renovada. Diga: ESTOU RENOVADO E ESTOU RENOVANDO.
Que rico!... (Aplausos).
Agora sim, podemos dizer como Alex (León): Que bien me siento!
Vamos estar em pé, e cumprimente ao que está a teu lado e diga-lhe algo bom, diga o que te vier à mente; digo, uma mente renovada.
Isso!...
Mentes renovadas!... ATIVA TEU ANJO!
Vidas transformadas, com vidas ativadas!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário