Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quarta-feira, abril 05, 2006


Assim que, por instruções de nosso Pai, há um tema que ele gostaria que compartilhássemos hoje, e o tema é:

“Os que AMAM sua VINDA”.

Vamos à primeira, ou melhor, à segunda carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 4, verso 8: Vamos estar abordando quatro (4) pontos PRINCIPAIS hoje.

O primeiro deles será precisamente: “Os que AMAM sua VINDA”

Segunda carta a Timóteo capítulo 4, verso 8. (Diz): “Quanto ao mais, me está reservada a coroa da justiça, a qual me dará o Senhor, justo juiz, naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que AMAM sua VINDA”.

O Apóstolo (José Luis) me perguntava e me dizia: -Rafa, veja, de que maneira uma pessoa pode demonstrar que AMA o Senhor? Porque o FUNDAMENTO que o Apóstolo Paulo estabelece e naturalmente ele o que faz é que está profetizando; o que Paulo está apresentando aqui é uma profecia. Veja, observemos novamente como Paulo o apresenta:

“Quanto ao mais, me está reservada a coroa da justiça, a qual me dará o Senhor, justo juiz, naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que AMAM sua VINDA”.

Então, o Apóstolo (José Luis) dizia: - Como uma pessoa pode DEMONSTRAR que AMA o Senhor? Porque é uma profecia (diz): “… naquele DIA…”

Veja este verso. Na primeira carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios capítulo 16, verso 21 e 22. (Diz): “Eu, Paulo, vos escrevo esta saudação de meu próprio punho. O que NÃO amar ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. O Senhor vem”.

Sim, note que o Apóstolo (Paulo) põe como fundamento o AMAR a Jesus Cristo, com AMAR sua VINDA.

Agora, como você demonstra que AMA ao Senhor? –Amando sua VINDA. Se você NÃO ama a “vinda” do Senhor, você NÃO ama ao Senhor, e portanto, não somente isso, senão que Paulo dita uma sentença: Seja ANÁTEMA (seja maldito).

Então, Paulo o apresenta em um aspecto futuro, como quem diz: Ele vem, não chegou, ele vem; mas, quando ele chegar, tu tens que te encontrares em uma atitude de AMAR essa chegada, porque senão, vais estar em perigo de te encontrares no aspecto de ser MALDITO.

Digo, JH (Jesus Cristo homem) me dizia, “JH”… Que faria o Senhor quando chegasse? Porque se ele viria, teria que fazer algo. Ele não faria uma viagenzinha para nada, porque Deus é um Deus de PROPÓSITOS. Então, se ele vinha e vinha a estar com sua amada – porque se o REQUISITO é amar sua vinda – ele viria estar com sua amada; ou seja, ele iria manifestar uns princípios, ou seja, ele não somente iria vir para estar e sair do ambiente imediatamente, não, Ele viria fazer um TRABALHO.
Vamos ver esta função. Veja a Segunda carta do Apóstolo Paulo a Tessalonicenses capítulo 2, verso 1. (Diz): “Mas com respeito à VINDA de nosso Senhor Jesus Cristo, e nossa reunião com ele,…”

Então, tenho que fazer um parêntesis aquí, porque o detalhe é que você sabe que a “TEOLOGIA” tem falado muito sobre a segunda chegada do Senhor. E então, há um homem que tem oito (8) anos de “estudo” na letra. Veja, oito(8) anos de “estudo” em uma “universidade”, investe dinheiro para – no final – de oito anos que lhe dão um documento que o identifica como “DOUTOR” em teologia, “fulano de tal”. Isso é um engano tremendo quanto à CARNE, nem todo mundo pode ter esses enganos... você sabe o que é chegar ao título “Doutor em Teologia, fulano de tal”. Isso é uma glória tremenda quanto à carne.

Então, o detalhe é que há um homem que gasta esses oito anos de estudo, tem um título e agora começa a ser (e o apresentam assim): -Vamos receber agora o Doutor em Teologia fulano de tal... que vai dissertar uma conferência sobre a “SEGUNDA CHEGADA DO SENHOR”.

E começa o “Doutor em Teologia” (dizendo): Amados, irmãos, esta noite vamos falar sobre a segunda vinda do Senhor... e a segunda vinda do Senhor significa que ele vai levar a sua igreja... Oito anos de estudo para “concluir” que “vinda” significa “saída”...

Quando o Apóstolo Paulo apresenta como fundamento, e é onde nosso Pai (Apóstolo José Luis) quer edificar hoje em dia (diz o verso): “…com respeito à VINDA (à chegada) de nosso Senhor (…)e nossa reunião com ele ,…”

Vinda NÃO é saída, VINDA é chegada...

Então, aquí, por isso é que Paulo dizia “o que NÃO amar a CHEGADA”.

Então, que viria fazer? Ele viria a REUNIR-SE com sua amada e nessa reunião, ele não viria estar sentado, ele viria para compartilhar com sua AMADA.
E o que tinha que compartilhar, isso não se poderia resolver em uma reunião, porque levaram DOIS mil anos para contaminar-nos a todos nós. Então, ele viria a reunir-se com a amada, para quê? –Bom, para ministrar-nos, para consolar-nos.

Agora, o ponto “B”. Veja, o ponto “B”.
Falamos o ponto um (“A”): “Os que AMAM sua VINDA”.

O ponto “B”. “Os que TEMEM sua VINDA”.

Veja, os que TEMEM sua vinda, o Apóstolo (José Luis) dizia: Há que perguntar-se: Por quê temem sua vinda? Ou seja, todo temor que uma pessoa pode ter é por causa de uma MÁ EXPERIÊNCIA, ou de uma MÁ INFORMAÇÃO. Então, há um grupo, quando Paulo diz: Os que AMAM, implica que há outros que não AMAM.

Então, há um “grupo” de pessoas nesta terra que NÃO ama a vinda do Senhor; então, a pergunta lógica é: -Por quê há pessoas no mundo que não AMAM a vinda do Senhor? O Apóstolo (José Luis) me dizia, é porque eles possuem uma MÁ INFORMAÇÃO.

Diga: MÁ INFORMAÇÃO.

Sim, porque o que produz temor em um indivíduo é a má informação. Então, veja, no sistema religioso – quando eu estava no sistema religioso, e se falava da segunda vinda de Cristo – eu dizia: -Uff, não venhas hoje... não venhas hoje, muchacho, porque a conduta...
Não vê que a “salvação” se esperava e se o Senhor vem e não te encontra fazendo assim... mas como o dia e a hora ninguém sabe, se ele chegar quando não te convém que ele chegue... Então, a “segunda vinda” NÃO era de agrado, era de TEMOR.

-Por causa de quê? Pois, por causa de que os que temem, TEMEM porque vivem por OBRAS, e como pelas obras nenhum ser humano será justificado, e como ninguém pode cumprir a LEI, naturalmente implica que diariamente VIVEM em temor... porque diariamente tu vais te encontrar cometendo faltas em carne, porque estás vivendo por OBRAS.

Alô!... Agora, veja, por quê tem TEMOR? –Bem, porque o apóstolo deles (Pedro) –o “presidente” da circuncisão, Pedro- começou a dizer:
-Porque um dia os “elementos ardentes” serão queimados...
Ou seja, o “presidente da circuncisão”, e depois o vice-presidente (Tiago) não se atreveu a pegar esse tema, Tiago (disse):
-Não, muchacho, eu NÃO me meto aí...
Mas então, o secretário (João) começou a dizer no Apocalipse: -Porque o lago de fogo e enxofre, quando chegar a segunda vinda do Senhor, as terceiras partes da terra serão queimadas...

(Com essa informação), pois eu NÃO quero a segunda vinda... e quem quer a segunda vinda? Se a implicação da segunda vinda –de acordo com a circuncisão- é JUÍZO e CONDENAÇÃO. Então, os discípulos deles, como vão estar? Irão AMAR a vinda? –Nãããooo... porque para eles é fogo e enxofre. Para eles, é CONDENAÇÃO. Alô!...

Olhe, João dizia: -Olhe, para que aquele dia não nos deixe envergonhados...

Quer dizer que estamos diante de uma situação bem ELEGANTE, por isso é que os que são do Apóstolo Paulo –entenda-se de nosso Pai (José Luis)- NÃO temos medo da SEGUNDA VINDA... nós AMAMOS sua VINDA.

E,naturalmente, quando dizemos que amamos sua vinda, tem que ver um fundamento (uma informação) que me leve a andar em REPOUSO e amar sua vinda; da mesma forma que há uma informação que CAUSA temor, pois há uma INFORMAÇÃO que causa AMAR essa vinda.

Será porque nosso Pai nos ensinou que com uma só OFERTA fomos feitos perfeitos para sempre (Aplausos)... Será porque nosso Pai (José Luis) nos ensinou que com um só sacrifício tirou o pecado do meio e que a igreja não está posta para IRA, senão para alcançar misericórdia... Mas, naturalmente, olhe, nessa reunião ele viria então comunicar-nos uns PRINCÍPIOS, precisamente para que NÃO tivéssemos medo.

Eu me lembro no princípio dessa reunião, quando por exemplo, eu lhe digo: -Pois, vamos fazer uma reunião...
E depois, vocês perguntam: -E o que se discutiu na reunião?

Sim, porque a reunião tem um propósito, não é para nos olharmos na cara... Toda reunião projeta um OBJETIVO; então, a REUNIÃO de Jesus Cristo com sua AMADA também projeta uns princípios. Vamos vê-los.

O ponto “C”. Vamos ver nossa reunião com ELE.

-O que significa nossa REUNIÃO com ele? Primeira carta do Apóstolo Paulo aos Corintios capítulo 4, verso 5. (Diz): “Assim que, NÃO julgueis nada antes do tempo, até (que se vá o Senhor), até que venha o Senhor.” Até que saia o Senhor. -(Até que VENHA).

-Até que? –(Até que VENHA). (Diz): “...até que VENHA o Senhor (e quando ele tenha chegado)...” (...) “... aclarará também o oculto das trevas, e manifestará as intenções dos corações; e ENTÃO cada um receberá seu louvor de Deus”. Cada um receberá seu louvor...

Então, o primeiro aspecto do que o Senhor iria manifestar nessa chegada (nessa vinda) é que ele iria ACLARAR tudo. Ele iria aclarar tudo.

“JH” (Jesus Cristo homem) me dizia que de pronto Timóteo estava ali ao lado com ele, e então lhe diz: (Timóteo dizia a Paulo): -Paulo, pois é que Pedro está escrevendo...
(Paulo o interrompia e dizia): -Timóteo, tranquilo, já estou para ser sacrificado, completei a carreira, guardei a fé, portanto, me está reservada a COROA da justiça, a qual me dará o Senhor, o justo juiz, naquele dia... e não somente a mim, mas também aos que amam sua VINDA. Assim que, Timóteo, veja, Timóteo, tranquilo, esqueça-te de Pedro; quando ele vier (quando o Senhor vier), ele aclarará o oculto das trevas e irá manifestar a intenção do coração de Pedro. Mas isso irá fazer o Senhor quando vier, tranquilo...

(Timóteo insistia, dizendo): -Mas Paulo, é que veja o que está ocorrendo, João o que está dizendo...
(Paulo lhe dizia sobre isso): -Tranquilo…veja, e mais, depois de minha partida, isto vai se acabar, mas quando vier o Senhor, ele irá ACLARAR tudo, quando ele vier, esqueça-te... e não somente irá aclarar tudo, senão que então cada UM, cada UM, receberá seu louvor dele (de Deus).

Número um, nessa REUNIÃO, ele iria aclarar e cada um iria receber.
Diga. CADA UM (Cada um iria receber) seu louvor dele.

Bem, número dois: Ele viria a CONFIRMAR.

Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos capítulo 16, verso 25. (Diz): “E ao que PODE confirmar-vos conforme MEU evangelho…”

Por exemplo: Se eu dou uma conferência sobre economia e depois você vai falar a alguém sobre a conferência, que é que você diz?
-Olhe, a conferência que Rafael deu sobre...
Ou seja, a conferência de Rafael, (você diz): -Esteve tremenda…
-No que isso implica? Que quem deu a conferência foi quem?... (Rafael).

Quando aquí diz, veja: “E ao que pode confirmar-vos conforme MEU evangelho e a pregação de (Jesus Cristo)...” –No quê isso implicava?

Que Jesus Cristo iria estar PREGANDO, e essa pregação iria ter a habilidade de afirmar-te, de pôr-te um fundamento que NADA nem NINGUÉM iria poder te mover. Isso era o que viria fazer, ele iria poder mover. Isso era o que viria fazer, ele viria a AFIRMAR-TE com o EVANGELHO do Apóstolo Paulo. É o que diz o verso.

E terceiro: Primeira carta a Timóteo capitulo 2, verso 5. Nessa REUNIÃO ele iria MEDIAR com a igreja.

Primeira carta do Apóstolo Paulo a Timóteo capítulo 2, verso 5. (Diz): “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens...”

Veja, há um só o quê? -(MEDIADOR). –Quantos deuses há? –Um só DEUS.
-E quantos MEDIADORES? –Um só mediador.

(Diz o verso): “…entre Deus e os homens,…” Pois, está Deus, ponha o nome que você quiser pôr, ponha-lhe uma identidade, está Deus e estou eu, que sou homem. Entre essa IDENTIDADE, Deus, e eu que sou homem há um mediador; entre essa identidade, Deus, onde estiver, e eu, que sou a IGREJA, há um homem (há um mediador), um que media entre essa manifestação Deus e eu, que sou a igreja.

-Quem é? Jesus Cristo... Jesus Cristo quê? –(HOMEM). Quer dizer que esse Deus (essa identidade Deus) está metida em um homem, JESUS CRISTO HOMEM.
E nessa manifestação, ele viria para mediar comigo. –Que significa MEDIAR? Ele viria em uma etapa (em uma manifestação de tempo e espaço como humano); ele NÃO poderia vir como espírito porque ele mesmo estabeleceu umas leis espirituais, onde os espíritos NÃO podem se comunicar com carne; para Deus poder FALAR com a igreja, teria que estar na mesma dimensão de tempo e espaço... (Aplausos).

Um espírito NÃO pode falar com os seres humanos, isso é MENTIRA; para ele poder se reunir com a igreja, ele teria que estar no mesmo tempo da igreja; por isso, a expressão bíblica diz: “...há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO (HOMEM)...”

Mas, como ele poderia mediar, para quê ele necessitaria MEDIAR para a igreja? Olhe, para que ele pudesse mediar com a igreja, ele teria que estar em uma manifestação igual à minha, para que quando eu ponha os pés pelas mãos (cometa erros) –como faço de vez em quando- ele pudesse, com sua experiência, mediar com minha situação e dizer-me: -Rafa, tranqüilo, tudo está bem, tudo isso que tu estás passando vai te resultar para bem... (Aplausos).

Porque se ele vem como espírito, não me venhas dizer (que tu dizes ao Senhor): -Perdoa-me, Senhor, com todo amor, não venhas consolar-me a mim, porque tu andas em espírito e eu em CARNE.
Ele teria que estar em um corpo tão mau quanto o meu para poder me consolar. (Aplausos).

Então, veja, ele viria, número um: A ACLARAR. Segundo: Nessa aclaração, ele viria a AFIRMAR-ME; e terceiro: Ele viria MEDIAR por mim como meu exemplo, por isso é que neste ministério amamos sua VINDA, porque essa vinda iria nos beneficiar ainda mais como igreja...

O DETALHE é, o que apresentou, que é o último ponto que queremos tocar; o que apresentou a primeira expressão que lemos do Apóstolo Paulo, você nota que nosso Apóstolo (José Luis) constantemente honra a, por exemplo, Bispo Myrna Cestero (pelo trabalho que está realizando no México, pelo trabalho que está realizando em Porto Rico, o trabalho que está realizando na República Dominicana). Que quando ele delegou essa função a ela, automaticamente esses lugares foram a outra GLÓRIA.

Se você vê constantemente como nosso Apóstolo (José Luis) honra a nosso Bispo de Bispos (Carlos Cestero), pelo trabalho (dele e expressa) “que a ninguém tenho como ele”.

Você nota como constantemente nosso Apóstolo (José Luis) honra a nosso Bispo Martín Guio, pelo trabalho que está fazendo (com Telegracia).

O Bispo Tomás Flores, lá em Cuba, então, veja, regressemos novamente ao primeiro verso que lemos.

Segunda carta a Timóteo capítulo 4, verso 8. (Diz): “Quanto ao mais, me está reservada...” Nota o sentir de Paulo.

Paulo escreveu aproximadamente há dois mil anos atrás, e há dois mil anos, Paulo está profetizando e esperando uma MANIFESTAÇÃO, porque Paulo foi insultado, esbofeteado, maltratado, por toda a TEOLOGIA a nível mundial. Paulo foi categorizado, dentro da “teologia”, como um LOUCO. Paulo, a teologia (estes estudiosos da letra) intitularam Paulo como um louco, como um homem que era radical, um homem que NÃO se conduzia...
Paulo, a teologia... o deixou de lado!... HONRARAM a Pedro, mas de Paulo, Paulo deixaram de lado. (Dizem dele): -Não, ele era um a mais dos apóstolos... (o consideraram como comum e corriqueiro...).

Mas veja o que Paulo está esperando: “Quanto ao mais, me está reservada a coroa da justiça,…” Mas essa COROA, não é uma “coroa de diamantes” de “adornos” como a que tem o “papa” lá em Roma…

Essa NÃO é a coroa que Paulo está esperando (diz): “Quanto ao mais, me está reservada a coroa da justiça, a qual me dará o Senhor, justo juiz, naquele dia;…” Vai chegar um DÍA, e Paulo está esperando por dois mil anos esse dia, (Paulo dizia): -Vai chegar um dia, no qual , o Senhor, justo juiz, me dará minha COROA de justiça…

HOJE... hoje o Senhor, justo juiz, MUNDIALMENTE honra o Apóstolo Paulo.

Quando você ouve o que nosso Pai (Apóstolo José Luis) está dizendo: “O grande Apóstolo Paulo”, o apóstolo da IGREJA; hoje, nosso Pai honra ao APÓSTOLO PAULO COMO AQUELE QUE PÔS O FUNDAMENTO DA IGREJA NÉO-TESTAMENTÁRIA... (Ovação da amada).

(Diz o verso): “…o Senhor, justo juiz (…) e não somente a mim, mas também a todos los que AMAM sua VINDA”. Por isso, Paulo dizia, olhe: “…e (…) cada um receberá seu louvor de Deus”. (1ra., Corintios 4: 5).

Alô!... olhe, igreja, há uma HONRA, teu esforço, tua submissão, teu zelo por esta PALAVRA, teu PAI também o sabe, também o conhece; e o Senhor JUSTO JUIZ –que já está aqui na terra- vai TE RECOMPENSAR por tudo o que tens feito para seu Governo... (Aplausos).

Se AMAS sua vinda, olhe, quantos amam a VINDA do Senhor?

Diga: EU NÃO SOU DOS QUE TEMEM, EU SOU DOS QUE AMO SUA VINDA, PORQUE ELE JÁ ESTÁ EM NOSSO MEIO, E EM NOSSO MEIO JULGA.

Igreja, eu te declaro como o que tu já és: Abençoado com toda bênção espiritual... (Aplausos).

Nenhum comentário: