Vamos rapidamente, vamos à Gálatas, capítulo 3, versículo 8, o título desta palestra se entitula “A cidade de Abraão “. Na convenção tive oportunidade de poder compartilhar um tema maravilhoso, tive o privilégio de compartilhar o tema “Fortalecei-vos no Senhor” e ali, pudemos compartilhar a atitude, o espírito de fé, - Crí, pelo qual o quê?, falei -. E isso aprendemos de nosso pai Abraão, ou melhor, não digo de nosso pai porque temos um pai e não é Abraão, é nosso apóstolo José Luis. Temos um avô que se chama Paulo, por uma genealogia espiritual e temos um bisavô chamado Abraão. E, de nosso bisavô Abraão, aprendemos o crer, a atitude de “crí, pelo qual, falei” e Paulo, sendo o perito arquiteto utilizou muitas vezes o exemplo que existe em Abraão. Paulo exortou a que nós sejamos imitadores daqueles que pela fé e pela paciência herdam todas as promessas. Diga: TODAS AS PROMESSAS. E, o exemplo que utilizou, foi Abraão, quatrocentos e trinta anos antes da lei, e não somente utilizou esse exemplo muitas vezes, mas também que através de Abraão, nós aprendamos a abandonar, ou a tirar do meio esse espírito de incredulidade mas que através desse exemplo nós mantenhamos firme a nossa confissão e confessemos o que Deus tem para nós. Assim é? Agora, Paulo não só cita Abraão para esse exemplo e nada mais, para reter as promessas, reter a palavra, mas é que em Abraão, há coisas muito mais profundas do que nós pensamos. E, quero utilizar o exemplo de Abraão, porque vamos ver o que Abraão sempre esteve esperando, toda sua vida, esperando uma manifestação, esperando um tempo, esperando que se manifestassem umas pessoas para ele ver o cumprimento da promessa que Deus fez a ele.Agora, vamos rapidamente, vamos a Paulo, vamos ao livro dos Gálatas, escrito pelo apóstolo Paulo, Gálatas, capítulo 3, versículo 8. Diz: "E a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé aos judeus?" A quem? "…aos gentios…" Este detalhe aqui é muito importante, penso que é muito importante. Paulo escreve e diz que a Escritura de antemão, diga: DE ANTEMÃO, e prevendo, diga: PREVENDO. Quando você pode prever algo, quer dizer que você está vendo de antemão, você já está olhando mas ainda não aconteceu, porém, você está vendo. Você está vendo os milhões que virão para este apostolado, para você, para nós. Amem? Você os prevê. Quantos prevêem? Receba. Diz: "E a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé aos gentios, deu de antemão s boas novas a quem? a Abraão, dizendo: Em ti, serão benditas…Quantas nações? "…todas as nações." Todas as nações serão abençoadas em Abraão, obviamente, Paulo utiliza isto para exemplo a nós daquilo que ele viria fazer.
Quando vamos a Gênesis, vamos a Gênesis, vamos a Gênesis, capítulo 12, para vê-lo quem sabe em outras palavras, para que você compreenda qual é o propósito deste ministério. Gênesis, capítulo 12 versículo 3, digam "ABA PAI", quando estiverem na Escritura. Diz: "Abençoarei aos que te abençoarem, e aos que te maldisserem, amaldiçoarei; e serão benditas em ti todas as o quê? as famílias da terra." Você sabe que o propósito de Deus era abençoar a cada família de toda a terra, esse era o propósito de Deus com Abraão. Uma das coisas que Deus promete à Abraão, é que em ti serão benditas todas as famílias da terra. Paulo usa o termo nações, porque para aquela época, para os tempos de Paulo, tudo já estava dividido em “nações”. Mas em Abraão, a única coisa que de antemão Abraão viu, foi uma promessa que Deus lhe fez e disse: “Em ti serão benditas todas as nações”. Agora, note que Deus faz a promessa a Abraão, porém, não lhe impõe condições, simplesmente, o que lhe diz é: - Em ti serão benditas todas as nações; o que te bendisser eu abençoarei, e o que te amaldiçoar, eu amaldiçoarei e eu ti serão benditas todas as famílias da terra -. Você sabe que isso era tudo o que Abraão estava esperando? – Pastor, não, Abraão teve Isaque e isso foi a promessa que se cumpriu para ele -. Sim, é uma realidade, mas, lembre-se que Abraão não somente teve um filho, teve o quê?, dois. Deus tinha feito uma promessa à Abraão, que nele seriam benditas todas as famílias da terra e Abraão esteve esperando por toda a sua vida para ver essa manifestação. Você sabe o que é estar toda uma vida, esperando por algo e esperando por algo e esperando por algo e esperando por algo? E mesmo que ele tenha visto a seu filho Isaque, que Deus o havia prometido, isso não era a confirmação da promessa feita por Deus. Isso foi para ele como se fosse um alento, que em ti serão benditas todas as famílias. Você sabe que há coisas que nós, algumas vezes, esperamos toda uma vida, porém, Deus, nos dá outras coisas para nos animar que ele vai cumprir sua promessa.
Agora, vamos rapidamente, vamos a Hebreus, capítulo 11, porque Paulo utiliza a Abraão, como um dos heróis da fé, como um dos exemplos velho-testamentários, mas, é interessante, porque você sabe que Abraão nunca viu essa manifestação. – Pastor, como que Abraão, nunca viu essa manifestação? Abraão viu muitas coisas -. Viu muitas coisas, mas não viu que todas as famílias foram benditas nele, inclusive, nem existiam. Agora, vamos ver o que através do apóstolo Paulo conhecemos de Abraão e aqui quero que se fixem em algo bem interessante. Hebreus, capítulo11, versículo 8, diz: "Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu para sair para o lugar que havia de receber como herança; e saiu sem saber para onde iria. Pela fé habitou como estrangeiro na terra prometida como em terra alheia, morando em tendas com Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa; porque esperava a cidade…” Diga: A CIDADE. "…esperava a cidade que tem fundamentos, cujo arquiteto e construtor é quem? Deus." Parem aí um momentinho, aí não lhes soam umas palavras muito familiares para nós? Abraão esteve esperando a cidade cujos fundamentos, cujo arquiteto… o quê falta aí? E construtor, diga: CONSTRUTOR, é Deus. Abraão esteve toda uma vida esperando que se manifestasse esta cidade. O que acontece? Em Abraão, Abraão esteve esperando e esperando e esperando por um arquiteto que pusesse um fundamento e que esse fundamento fosse Deus. E quero ir avançando porque o tempo não dá para ter todo o panorama. Mas, veja, Abraão estava a espera de uma cidade, essa cidade Paulo logo a explica, que é a Jerusalém celestial, a qual somos tu e eu, que somos filhos deste pacto.
Agora, veja, Paulo quando recebe o evangelho, vocês se lembram quando Paulo diz: - Eu como perito arquiteto pus, o quê -? Agora, como Paulo recebeu esse fundamento? Diz, - Veja, eu quero dizer para vocês que o evangelho anunciado por mim, não é ensinado por homem. Eu não o aprendi de homem algum mas, por revelação, senão que Deus mesmo, Jesus Cristo mesmo, me apareceu nesse êxtase, e nisso eu recebi o evangelho -. Paulo logo, mais tarde, aos coríntios, vem e diz: - Eu como perito arquiteto, pus o quê?, o fundamento, o qual é Cristo Jesus -. É muito importante que atentemos para estas coisas porque vejam, nosso apostolado, ou, digo nosso porque somos co-partícipes com o que tem o apostolado. Eu sei que isto é sério, mas Abraão esteve a espera das coisas que haveriam de suceder nestes tempos. Você sabe que Deus não terminou seu plano ainda? – Pastor não, mas Jesus disse: - Consumado está – e todas as coisas foram terminadas -. Sim, todas as coisas foram acabadas, quanto à lei, quanto ao antigo pacto, porém, Deus não terminou seu propósito na terra. E vou lhes explicar porquê. Porque Abraão estava a espera daquela cidade cujo fundamento, arquiteto e diga: CONSTRUTOR, construtor é Deus. – Pastor, mas Jesus disse, Está consumado. O que foi consumado então -? Uma promessa feita a Abraão. – Pastor, mas, como assim uma promessa feita à Abraão -? Os dois apostolados que nós vemos em Gálatas 2:7, se recordam de Gálatas 2:7, quando diz que há um apostolado de circuncisão e outro de quê?, de incircuncisão. Você sabia que o apostolado da circuncisão acabou há dois mil anos atrás? Na cruz do Calvário, Deus acabou com esse apostolado. – Pastor, mas me explique isso -.
Vamos rapidamente, vamos à Gênesis, capítulo 17, versículo 20. Note, quando Deus disse à Abraão, - Em ti serão benditas todas as famílias da terra -, como disse anteriormente, não lhe impôs condição. Você sabe o que Abraão foi e fez para manifestar essa promessa? Ele foi e disse: - Bem, depois que eu tiver um filho, pois então, aí, se confirma a promessa – e pois, obviamente, você sabe o que Abraão fez, e digo isto de brincadeira “Faz por onde que eu te ajudarei”. Você sabia que Deus não precisa de ajuda? Você sabia que quando Deus promete algo, ele o cumpre, por isso é muito importante a paciência de Cristo. Porque há vezes que nós vimos uma palavra e a recebemos e num momento dizes: - Ah, Deus me disse que eu sou curado, por suas chagas eu fui curado -. E sai, e começas a inventar e não esperas pela plena manifestação dessa promessa. Algumas vezes, - Oh, Deus me disse que eu sou rico, que por sua pobreza fui enriquecido -, e num momento pela falta de paciência vens e fazes umas invenções e essas coisas não é Deus , essas invenções é você inventando. Da mesma maneira, Abraão disse: - Bem, depois que eu tiver um filho, não haverá mais problemas -. O problema foi que ele foi e se deitou com Agar, que era escrava, e Deus já havia feito uma promessa. Mas Deus, sendo fiel e misericordioso, Deus não havia posto condições à Abraão. Lhe disse: - Eu sei que tu tens a Ismael, porém, eu te prometi a Isaque -. E aqui vemos uma promessa feita à Abraão, sobre Isaque.
Porque veja, quando Isaque nasceu, já faziam treze anos que Ismael havia nascido, veja, com carinhos e bajulações com Ismael. Você sabe o que é ter um filho e quando essa filho nasce, esse filho não é o que Deus te prometeu? Isso foi o que tu fizeste quando quiseste ajudar à Deus e de repente sai Isaque e Abraão está olhando a Isaque e está olhando a Ismael e está olhando a Isaque e está olhando à Ismael e diz: - Senhor, certamente que tu havias me prometido um filho e este filho é o filho que Sara tem, definitivamente é teu, porque eu não fiz nada para que este filho nascesse. Agora, o que é isto? E Ismael? Se em Isaque tu me fizeste promessa, e Ismael -? E aí está a famosa pergunta que Paulo faz aos Romanos, lhes disse: - O quê pois alcançou nosso Pai Abraão segundo a carne? Vou lhes dizer: um problema, um grave problema -. Porque Abraão fez outro apostolado… HELLO! Tu não vês que Deus havia, veja, quando Deus se compromete com Abraão, Abraão é muito importante para nós e para toda esta terra, porque é a primeira pessoa que Deus faz um pacto com ele. É o primeiro que nós entendemos que Deus aparece à ele, aparece à ele na forma de Melquisedeque, se lembra de Melquisedeque?, e Deus entra em pacto com este homem. (Aplausos) Abraão agora tem um grave problema, que Deus lhe prometeu um filho e o filho que Deus lhe prometeu, nasceu, mas, agora, ele tem outro filho que foi de uma invenção, foi carne e num momento, saem dois apostolados. Vocês querem ver os dois apostolados?
Vamos ler rapidamente Gênesis 17:20, diz: "E quanto à Ismael, também te tenho…” Quê? "…ouvido…" Você sabe qual foi o problema? Que Abraão se apresentou diante de Deus e lhe disse: - Senhor, agora entendo, que isto não sou eu, és tu. Tu prometeste, tu cumpre, mas Senhor, mas… Ismael é meu filho, já fazem treze anos comigo, eu o tenho criado. O que vais fazer com Ismael? O que vais fazer com Ismael, Senhor -? E Deus lhe responde assim, diz: "…eis que o abençoarei, e lhe farei frutificar e multiplicar muito e de grande maneira; doze príncipes gerará, e farei dele uma…” Quê? Uma o quê? Uma o quê? "…grande nação." Quantas nações? Você sabia que Deus, nunca foi propósito de Deus abençoar a todas as nações da terra por meio de Ismael? Vou dizer-lhes porque. Porque Ismael foi um acréscimo, assim como a lei foi um enxerto, da mesma maneira foi Ismael. Tu não vês que Ismael nunca foi o propósito de Deus? A lei, como o apóstolo Paulo nos escreve em Gálatas 3, versículo 20, diz que foi acrescentada por causa das transgressões. Você sabe o que Deus teve que fazer por amor à Abraão? Por amor à Abraão, Deus teve que acrescentar um pacto para poder abençoar-lhe e frutificar-lhe e fazer dele uma grande nação e dar-lhe doze príncipes, mas isso era por amor à Abraão. Mas não era seu propósito, não era que simplesmente, ia abençoar todas as famílias através da lei. Simplesmente, foi o cumprimento de uma promessa feita à Ismael porque Ismael era filho de Abraão também. Veja, daí, de Ismael, temos visto uma grande nação que foi o povo de Israel ao qual foi dado a lei e se engrandeceu e tem frutificado, tem prosperado. O problema está, em que essa nunca foi a vontade de Deus. Veja, quando Deus estabelece um pacto, quando Deus tem um propósito, esse propósito é eterno. Ismael não ia estar na casa sempre.
Você sabe o que aconteceu em Cristo Jesus, quando Jesus disse: Consumado está? Você sabe o que Deus fez ali? Veja, o que foi que Jesus fez primeiro quando foi às regiões inferiores da terra? Foi e pregou aos espíritos encarcerados nos tempos de quem?, de Abraão, você sabe que os descendentes de Abraão, iam para o seio de Abraão. Você sabe o que Jesus disse à todos os que estavam ali? Lhes disse: - Vejam, já cumpri a Ismael, já fiz todo o possível por Ismael, já cumpri a lei, já cumpri esta promessa -. Por amor à Abraão. Você sabe a quem ele foi dar as boas novas? A Abraão, - Veja Abraão, já cumpri tudo com Ismael, com Ismael já cumpri. O frutifiquei, lhe abençoei, lhe dei um pacto, lhe fiz uma grande nação de Ismael, doze príncipes, tens doze tribos de Ismael -, doze apóstolos também lhe dei. (Aplausos) Mas, você pensa, - Bem sim, bem Deus o.k., já cumpriu com Ismael -.
Vamos ler o livro histórico de João, para ver um detalhe. Você sabe o que aconteceu na história? Que ninguém se deu conta do que Jesus veio fazer. João, capítulo 1, o livro histórico de João, versículo 11. E quero que leiam bem detidamente, você sabe por quê? Porque eu fui corrigido por um abençoado, de Porto Rico, porque eu dizia: - Veio para os seus e os seus não o receberam -. Mas aí não diz: - aos seus -. Aí diz: "Ao seu…" Aí diz: "Ao seu veio e os seus não o receberam." E a quê veio Cristo? A quê veio o Senhor? Veio levar cativo o cativeiro e, veio lançar for a o príncipe deste século, veio terminar com a lei, “remove este primeiro para estabelecer este, o quê? último”. Você sabe o que Jesus fez? Jesus cumpriu com o apostolado da circuncisão, tanto que disse aos doze príncipes, aos doze apóstolos, - Pelo caminho dos gentios não ireis. Pelo caminho dos gentios não ireis, simplesmente, dêem testemunho de que a promessa já foi cumprida, que o Messias já chegou -. - Pastor, porque tanta importância com isso que já acabou -? É porque quando ele acabou com o apostolado da circuncisão, começou um novo apostolado, que foi o apostolado da incircuncisão, que foi prometido por Deus à Abraão, desde antes da lei, quatrocentos e trinta anos antes da lei, lhe prometeu um apostolado. (Aplausos) E lhe disse: - Em ti serão benditas toooodas as nações do mundo -. O que acontece? Abraão estava a espera dessa benção tão grande. Abraão estava a espera, - Senhor, e onde estão as nações -? – Espera, tens que ter paciência, Abraão, dá-lhe tempo --. Abraão esteve a espera de uma cidade, essa cidade quero que vocês a vejam.
Vamos a Hebreus, capítulo 12. Lembre-se de que a circuncisão tem feito muito dano. Todos nós viemos com umas contaminações por causa da circuncisão. Deus não terminou com todo seu propósito, Deus, ou melhor, começou em Cristo uma vez mais a cumprir sua promessa, o que ele havia prometido à Abraão. Veja, por tantos milhares de anos, Deus simplesmente, para cumprir com Abraão, estabeleceu a lei, estabeleceu a lei, para cumprir com Ismael. A lei não é importante para você e nem para mim. Por quê? Porque isso não nos diz respeito, isso foi por causa de Ismael. Por isso é tão importante obedecer à fé, obedecer a este novo pacto porque sim, a você e a mim, não nos diz respeito o pacto da lei. Por isso é que Deus está levantando este apostolado. Se você pensa que é José Luis, José Luis é simplesmente um utensílio, da mesma maneira que Paulo foi, obviamente, Deus escolhe homens e isso, tem que ser respeitado. Deus escolhe homens para fazer seu trabalho. Veja, tem que haver um presidente e você quem sabe, se pergunte, mas, por que é que tem que ser Clinton? Pois, porque esse foi o que Deus escolheu e esse é seu problema, por assim dizê-lo, tu não tens a responsabilidade de presidente nem a queres. Você sabe o que Paulo disse quando estava: - Eu preso no Senhor, preso em Cristo Jesus. Ai de mim! Se não pregar o evangelho -. E você não tem problema com Paulo, porque você diz: - Sim, porque Paulo foi o escolhido de Deus para ser arquiteto -.
Vamos rapidamente a Hebreus 12, versículo 22, esta cidade que Abraão esperava, Paulo a fundamentou. Você sabe que Paulo também não a viu? Você sabe que Deus é um Deus bem paciente? Deus tem uma paciência, e mais, Deus tudo faz a seu tempo. Em um dado momento quando Deus ia se manifestar na terra, que é o mistério da piedade, isto o aprendi do Pastor Abel, diz que Deus não falou ao povo de Israel por quatrocentos anos. Houve silêncio nesses quatrocentos anos e Deus não lhes falou, mas, num momento, inesperadamente, apareceu em um presépio. Naquele momento ninguém imaginava que aquele era Deus, e mais, ninguém o sabia. Você sabe quem veio saber? Tres Reis Magos. Você sabe que nem o povo judeu nem os fariseus nem os saduceus desses tempos puderam conhecer a época, o dia, a dispensação, para ficar em espera. Tu e eu não podemos nos dar à esse luxo, de não saber em que época nós estamos vivendo. Se você é diligente, veja, se você é diligente com esta palavra de graça, à você interessa tudo, porque é da maneira em que você vai herdar todas as promessas. Eu sou diligente nisto, veja eu espero este novo milênio com ansiedade de louco, ainda que me chamem de louco.
Agora, vamos rapidamente, vamos ler, "mas que haveis chegado ao monte Sião, à cidade de quê? do Deus do Deus o quê? do Deus vivo, Jerusalém a quê? a celestial, à companhia de muitos milhares de anjos, à congregação dos primogênitos que estão inscritos nos céus, à Deus o Juiz de todos, aos espíritos dos justos feitos o quê? perfeitos…" Você sabe que Paulo escreveu isto mas ele nunca viu? Abraão estava louco para ver essa cidade, veja, ele esperava dispensação atrás de dispensação. Quem sabe não o viu fisicamente, mas no espírito ele ainda espera isso, ele espera ver essa manifestação. Mas Deus o fez esperar, Deus o fez esperar até que aparecesse um que se chamava Saulo de Tarso e Deus em sua predestinação, diga: PREDESTINAÇÃO, o escolheu a ele para ser o perito arquiteto. Você sabe que a única coisa que Abraão viu de antemão foi que nele seriam benditas todas as famílias, mas ele não sabia como, obviamente, em Paulo vimos como Deus abençoou todas as famílias da terra. E Paulo conhecendo esta glória, sendo o perito arquiteto pôs o fundamento, pôs o fundamento da cidade de Deus. Abraão estava à espera, olhando, buscando quando iria se manifestar essa cidade cujo fundamento, cujo arquiteto e construtor é Deus. E esperando, e esperando, e esperando e esperou e num momento uma vez Deus paga a Ismael e começa com Isaque. Começa a estabelecer o apostolado da incircuncisão e Paulo vem a ser o perito desse apostolado da incircuncisão que começou em Abraão por promessa de Deus. Deus agora vai cumprindo sua promessa e Deus vem e põe esse arquiteto e lhe dá esse fundamento, esse fundamento que ele vem e escreve que diz que a palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que toda espada de dois gumes. E esse fundamento que a ti e a mim nos tem feito livres e nos tem feito felizes e nos tem abençoado com todas as bençãos espirituais e nos tem assentado em lugares celestiais e nos tem feito partícipes dessa congregação de espíritos justos feitos perfeitos, (Aplausos) e nos tem feito co-herdeiros com Cristo Jesus. E diz que os que são da fé são abençoados juntamente com o crente Abraão.
O problema está em que Paulo desapareceu e num momento na última carta que escreve diz: - Ao que pode…, ao que pode confirmar-lhes segundo meu evangelho. Porque veja que eu procuro esse construtor e não o encontro. Eu sei que depois da minha partida entrarão lobos vorazes -. Veja e da maneira que Deus não falou ao povo de Israel por quatrocentos anos, a nós, esteve em silêncio por dois mil, por dois mil anos esteve em silêncio. Tu não vês que Deus pôs o perito arquiteto mas segurou ao construtor. Segurou o construtor. Em sua paciência ele diz: - Bem, eu vou manifestar, mas, será quando eu quiser. Minha cidade é toda minha, meus filhos são todos meus, eu faço as coisas da maneira que eu quero fazer -. Por isso é que Paulo vem e diz: - O que faz as coisas conforme à sua vontade -. Veja, Paulo diligentemente buscando esse construtor e olhe que até ele mesmo tratou de construir e num momento vinha o iníquo e lhe destruía a construção. Chegou aos gálatas e lhes disse: - Quem os fascinou para não obedecerem à verdade? Vocês não sabem que eu estou gerando vocês, estou em dores de parto até que Cristo seja formado em vós -. Mas, chegava o iníquo e fshhhhhhhhhhuit! E em outro momento chegava aos coríntios com esse entusiasmo, - Eu não pude falar-lhes como a espirituais, Cefas está por aí -. E chega aos efésios, aos que começou, - Vejam, vocês são predestinados, abençoados, completos -, e dormiram. – Desperta tu que dormes e Cristo te levantará -. De repente ele contava com tremenda equipe apostólica e noutro momento, - todos me abandonaram -. Num momento… veja, a luta de Paulo foi forte, sabe? Você sabe o que é ter isto e não poder fazer nada? E veja, não era porque ele não podia fazer nada, é que Deus lhe disse: - Tu não podes fazer isso, tu és o arquiteto. Eu te pus para fundamentar, para pôr um fundamento, isso é tudo, mas eu não te mandei construir -. Veja, cá entre nós, você tem aberto uma dessas revistas de Real Estate? (de construção civil ) e de repente você vê e começa a olhar as casas e você diz: - Eu recebo esta e recebo esta. Eu recebo esta, esta é a casa que eu quero -. E de um momento Deus tem outros planos e não lhe dá essa, Deus lhe dá outra. E você empenhado, pois, Paulo empenhado, - Eu vou edificar o corpo de Cristo, eu vou fazer uma… veja, eu vou fazer… a Jerusalém celestial eu vou fazê-la, você verá -. E de repente se chateou e disse: - Veja, eu tenho feito mais do que todos eles, porém, não eu mas a graça de Deus em mim -. E de um momento tem que dizer à Timóteo, - Timóteo, já estou pronto para ser sacrificado -.
Vai e escreve aos hebreus, vamos lá para que vejam, porque era como ele já tivesse se rendendo. Hebreus 6:3, depois que disse: - Deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo vamos adiante à perfeição e diz: - e isto faremos se Deus em verdade o permite -. Isso está escrito, veja, leia aí, Hebreus 6:1, diz: "Por tanto, deixando já o quê? os rudimentos da doutrina de Cristo…" Quem escreveu isso? O arquiteto, o perito arquiteto, agora, ele os tirou? Tu não vês que por aí vinha Cefas, o fascinador, o iníquo e dizia: - Que deixando lei, que deixando os rudimentos, vocês estão loucos? Não, não, não, tem que guardar isso -. E vejam o que diz o versículo 3, "E isto quê? faremos, se Deus o quê?" A pergunta que eu faço nesta noite, Deus lhe permitiu a Paulo? Você sabe o que Paulo disse? Paulo disse: - Veja, há no presente quem o detém, ao iníquo. Até que a seu tempo seja tirado do meio -. Ele estava falando dele mesmo, tu sabes, - veja, eu, a única coisa que posso fazer, é que o detenho. Eu o aguento, mas tão logo eu solte esta parede, isso vai cair. Eu, na verdade, o que vim fazer, foi pôr um fundamento, mas, construir, é outra coisa. Estou aqui preso, estou cumprindo no meu corpo o que falta das aflições de Cristo, mas isto é se Deus na verdade o permite -. E todos sabemos o que se passou depois da partida de Paulo, o mesmo que ele profetizou, entraram lobos o quê?, vorazes e eles mesmos se levantaram para falar blasfêmias. E logo ele vem e diz: - Agora, veja, os encomendo à palavra de sua graça que tem poder para… - O problema está em que encomendar alguém à graça sem construtor é… E isso tudo, quem escreveu foi Lucas, não foi Paulo. Eu estou bem certo que Paulo, Paulo não te encomendou à palavra de sua graça, Paulo te deixou – ao que pode -.
Vamos a Romanos 16. Você sabe que lá no paraíso, veja lá no paraíso, porque você está no reino sabe?, lá no paraíso, imagino que está, veja, imagino que Abraão está, com sua barba grande e está Paulo ao lado, dizendo: - Caramba, eu estive te esperando muito, Paulo, tu sabes que tu és meu -. E Paulo contesta: Não, sim, eu sei, eu sei -. – Mas, onde está meu neto --? Não, não, não, não, o neto ainda não chegou, o neto ainda está lá embaixo -. Porque são tres pessoas que Deus escolhe para fazer sua cidade; um para pôr o fundamento, que é Paulo. E logo Paulo começa a profetizar, - ao que pode -. A mim me encantou, me fascinou quando vi a interpretação que se deu à isto, creio que foi pelo calqueo do Pastor Rafael Encarnación, porque não é ao que quer. O querer e o poder são duas coisas; há coisas que tu queres, porém, não podes. Você sabe quantas pessoas têm tratado de reformar a igreja de Jesus Cristo? Vejam, Martinho Lutero começou e disse: - O justo viverá pela fé -. E ele quis, mas não pôde. Quem te disse que Martinho Lutero reformou a igreja? Se a igreja ainda está debaixo de maldição, ainda segue com aquele apostolado que não existe, porque Cristo já pagou o preço por esse apostolado. “Ao dizer novo pacto, torna o outro velho e o que está velho está próximo a quê?, a desaparecer”. Por dois mil anos, a igreja do Senhor não tem sido edificada porque sem construtor não pode haver edificação. É porque muitos têm querido, veja, Pedro queria você não crê que Pedro queria? Certamente que ele queria. De onde você pensa que saiu o Vaticano? Do querer de Pedro. De onde você pensa que saíram os chamados protestantes? Que na verdade não protestam nada porque ainda têm os dois pactos, não tiraram nenhum rudimento, não têm feito nada, veja, a igreja do Senhor somos nós. Você me perdoa com isto, mas somos nós, porque veja, não depende do que quer, depende do que pode.
Veja bem o que o arquiteto, quem o arquiteto deixou. O arquiteto não deixou ao que queria, deixou ao que podia edificar a cidade de Abraão. Diz, Romanos 16:25, diz: "E ao que quer confirmar-lhes segundo…" Ao que o quê? "E ao que pode…" Você sabe que por dois mil anos ninguém tem podido, muitos têm querido, mas nem todos… podem. – Pastor, mas isso -. Você se lembra que, veja, que não depende de quem quer nem de quem corre, mas de Deus que tem misericórdia. Diz: "Ao que pode confirmar-lhes segundo meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, segundo a revelação do mistério que se manteve oculto desde tempos eternos.” Veja, aqui há tres condições: ao que pode, confirmar, mas tem que ser segundo “meu evangelho”, segundo o evangelho de Paulo. Você sabe que o sistema de hoje está confirmado, mas não está confirmado com o evangelho de Paulo. Olhe, está confirmado sob o mistério da iniquidade e nisto há polêmica. Veja, vou fazer uma pequena comparação. Voltando à história de Ismael e Isaque, quando Isaque era pequeno, bem pequeno, e como o seu irmão já tinha treze anos, era maior do que ele e parece que debochou dele, porque Isaque estava na casa, porque isso era o que Deus havia prometido. O milagre na casa não era Ismael, era Isaque, e Sara estava com sorriso de “orelha à orelha”. – Afinal, lhe colocou por cabeça sobre a escrava, Deus cumpriu sua promessa -. Porque veja, Sara era a esposa e estavam todos vivendo na mesma casa e Sara vendo a alegria com Ismael e, bem… - É verdade, Deus havia prometido um filho, mas não foi comigo, porém, já que foi com eles, pelo menos Abraão está contente, mas eu estou triste, só, triste e abandonada -. Até que começaram as dores de parto e num momento, Sara, - esqueça-se da dor, da dor, este é meu – e Sara era estéril e Sara com alegria. E agora Isaque é da casa e é filho legítimo, não é filho de fornicação, HELLO!
Você se lembra quando os fariseus se aproximaram de Jesus e lhe disseram: - Tu, que dizes, és filho de Abraão -? E Jesus vem com muita paciência e lhes diz: - Vejam se vocês fossem filhos de Abraão, porque não crêem em mim -. E eles lhe dizem: - Nós não somos filhos de fornicação -. Porque Ismael foi uma fornicação de Abraão, foi um filho de desobediência. Mas veja que estes dois iam crescendo juntos, diga: JUNTOS. Iam por aí, não estavam unidos, estavam juntos, porém, cada vez que Isaque passava, Ismael olhava com ciúmes e com inveja, - Desviaste a atenção de mim, sabes. Aqui, eu reinava só -, e tum!, e parece que o menino chegava para Sara e lhe dizia: - Não, não, não. Não me aconteceu nada -. – Mas, espere, e esse olho inchado --? - Não, não, não, é que eu caí -. E Sara dizia, - caramba, cada vez que ele volta, volta com um hematoma, volta meio triste -. Até que Sara se aborreceu e foi à Abraão e lhe disse: Abraão, eu creio que já é tempo de despedir a escrava e não somente que me tires a escrava, manda embora o seu filho também, porque estes dois não herdam, estes dois não herdam, estes dois não herdam juntos -.
Você sabe o que aconteceu à Paulo? Que Paulo foi como Isaque foi quando era pequenininho e vinha sobre ele muita perseguição e muitos maus pedaços, mas chegou um momento que veja, o desejo de Paulo era acabar com os rudimentos, mas ele disse: - E isto faremos se Deus em verdade o permite -. O que acontece? É que passaram dois mil anos e ninguém tirou os rudimentos. Martinho Lutero, quando aparece, se trai quando permanece com batismo, santa ceia, páscoa, em quantas coisas está enredado. E aparece João Calvino, - Oh, predestinados -, mas, traz junto os rudimentos. E onde há um pouquinho de fermento, leveda toda a massa. Portanto, nenhum dos reformadores destes últimos dois mil anos, todos têm carregado com fermento e levedaram toda a massa. Eles não são os que podem confirmar segundo o evangelho de Paulo. – Não pastor, é que eu estive lendo que Lutero e Calvino…- Eles todos tinham rudimentos, e se têm um pouquinho de fermento, veja, eles não são os que podem. Eles, quem sabe, até queriam, porém eles não são os que podem confirmar-te segundo o puro e autêntico do evangelho da graça. Eles não podem te confirmar segundo o fundamento. Estamos vivendo em tempos bem sérios, porque chegou o tempo onde Sara…
Vamos rapidamente, vamos a Gálatas, capítulo 4, versículo 26. Veja, Abraão, tudo o que ele esperava era ver a manifestação, a construção de toda sua cidade. Olhe e você sabe como era sua cidade ou sua descendência, como as estrelas do céu, como a areia do mar, assim é sua descendência. Você sabe o que nos espera? Você sabe o que te espera neste apostolado debaixo do único construtor? Veja, o construtor tem feito o papel de Sara, mas olhe, uma Sara zangada. Você sabe o que o construtor veio e disse, o construtor disse: - Deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo. Não mais batismos, não mais santa ceia, não mais imposição de mãos, não mais rudimentos, uma igreja limpa, sem adulterar. Os apóstolos, for a, aqui há um só arquiteto, um só fundamento -. (Aplausos) Porque, a história, a história nos confirma isso, a promessa de Deus nos confirma. Paulo está falando de uma alegoria, está pondo dois pactos, duas mulheres e dois filhos que não herdam juntos. Por isso é muito importante que quando você chegue na graça, você se mantenha em graça. Não jogue os dois papéis, não esteja em vai e vem porque não herda assim. Tu não podes te congratulares com Ismael e estar bem com Isaque. Por isso é que Paulo fala tão zeloso, diz: - Vejam, não sejam como Esaú que por um prato de lentilhas vendeu sua primogenitura, isto é importantíssimo -. Nós estamos cumprindo com o plano de Deus para formar, para edificar a cidade de Abraão.
Veja o que diz: "Mas a Jerusalém de cima, a qual é mãe de quem? de todos nós, é livre." Agora, vamos rapidamente, vamos ao versículo 28, diz: "De maneira que, irmãos, nós, como Isaque, somos filhos da promessa. Mas, como então o que havia nascido segundo a carne perseguia ao que havia nascido segundo o Espírito, assim também o quê? agora." Pare aí, esse "agora", Paulo o escreveu, fazem dois mil anos. Não mais, é a palavra. Você sabe o que acontece? Que Paulo era um Isaque, por assim dizê-lo. E veja, e não por menosprezá-lo, porque não quero menosprezá-lo, ele é o que nos dá o fundamento, ele é o perito arquiteto, mas Paulo só pôde fazer o que pôde fazer, o que Deus lhe permitiu fazer. E ele foi perseguido, e foi, veja, foi golpeado, olhe, Paulo, bem, o que não sofreu Paulo. Mas, você crê que Paulo queria sofrer? Paulo também estava em espera, - Deixa o construtor chegar para que você veja que agora eu reino -. Mas Paulo não pôde reinar. Veja, da mesma maneira que Moisés não pôde entrar na terra prometida, porém, teve que vir Josué para entrar. Veja, Moisés olhava a terra de Canaã e nunca a pôde herdar, da mesma maneira, Paulo sofreu toda a perseguição. Se você pensa que o que nós temos passado é perseguição, isso não é nada comparado com Paulo. Nós estamos reinando em glória e você sabe por que estamos reinando em glória?, porque Deus o permitiu.
Agora, veja bem, note a manifestação que logo vem, vamos ao versículo 30. Diz: "Mas o que diz a Escritura? Lança fora o quê? a escrava e a seu o quê? filho, porque não herdará o filho da escrava com o filho da livre. De maneira, irmãos, que não somos da escrava, mas da livre." Você sabe que Paulo nunca pôde lançar for a, Paulo deteve mas nunca lançou fora. Paulo o aguentou, mas não lançou fora; o identificou, mas não pôde, não pôde, veja, não o pôde tirar. Porquê? – Pastor, mas tem que haver um porquê -. Eu vou te dizer: porque Paulo não era construtor. Você sabe a importância que tem este ministério sobre a face da terra? Por assim dizer, a igreja de Jesus Cristo a nível universal, depende da existência deste ministério. – Mas, que importância vocês se dão -. Não, não é que nós nos damos essa importância, nós somos bastante humildes, é que Deus está levantando, está edificando sua amada, sua igreja. – Pastor, mas como você sabe isso -?
Vamos a 2 Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 8. Você sabe qual foi a confirmação para Deus edificar a sua igreja? Quando se tira da casa, o escravo, quando se tira o apostolado da circuncisão, é o selo para o começo da edificação do corpo de Cristo. Você sabe quando foi que nós começamos a ser edificados, por assim dizer? Quando tiramos o iníquo do meio. – Pastor, mas eu não havia sido edificado -? Exatamente, você havia conhecido a graça e tudo isso, mas Deus não começa seu plano até que o iníquo esteja morto, enquanto o escravo não sai. Veja, até que Ismael não saísse da casa, Isaque não podia reinar livremente. Tu não vês que cada vez que Isaque corre por aí, se Ismael está na esquina, vem o tropeço? Você sabe quando Isaque disse: Ufaaaaaa!? Você sabe quando Isaque descansa? – Obrigado mamãe, por tirar Ismael do meu caminho! Graças por livrar-me do filho da escrava -. – Pastor, mas como você sabe isso -? Bem, é que está escrito. 2 Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 8 diz: "E então se manifestará aquele o quê? iníquo, a quem o Senhor matará com o espírito de sua boca, y destruirá com o resplendor de quê? sua vinda." Você sabe o que significou o ano passado em Bogotá? Significou o resplendor, diga: O RESPLENDOR, não é a vinda, mas, o resplendor. Você sabe como é às 5, 5:30h da manhã, tudo está escuro, há trevas mas às 5:45h, 6:00h, 6:10h, dependendo de como esteja o dia, de repente você vê um raio de luz que resplandece em todas as trevas. Quantos tem visto um amanhecer? A aurora. Você tem visto como esse raio de luz, de um momento para outro, vai entrando nas trevas e neste momento está bem escuro, porém esse raio de luz segue aí, segue aí, e vai crescendo, e vai crescendo, vai crescendo, e lá pelo meio dia essa luz está em todos os lados, as trevas se foram. Assim mesmo aconteceu neste ministério no ano passado quando o iníquo foi morto.
Quando você lança for a escrava, quando tira o apostolado da circuncisão, quando tira isso, Isaque pode reinar só. E quando Isaque reina só, obviamente, tudo dependia de que chegasse aquele que poderia matar o iníquo. Tudo dependia de um construtor que Abraão estava esperando. Veja, Abraão estava a espera dessa cidade e a esperava e a esperava e a esperava e morreu e em espírito lá no paraíso ou no seio dele, lá no antigo pacto esperou e esperou e de um momento quando viu a Jesus disse: - Ah! Já começou a formação -. E seguiu esperando, segue esperando e segue esperando e aí, chega Paulo, o arquiteto e diz: - Ah! Chegou o arquiteto e pôs o fundamento -. E então, o arquiteto desaparece e diz: - Ah! Ainda não está tudo completo -. Até que há treze anos atrás, se chama Creciendo en Gracia e seu apóstolo, seu fundador, seu construtor, se chama o apóstolo José Luis de Jesús Miranda, (Aplausos) o construtor. – Pastor, essa é a cidade de Abraão, e a mim não me interessa nada de Abraão -. Deve te interessar sim, porque “se sois de Cristo, sois da linhagem de Abraão”. Você sabe que Abraão é símbolo de Deus? Ou seja, nós estamos levantando a cidade de Deus. Deus através deste apostolado vai reinar através de todas as nações por meio do conselho de sua palavra. O resplendor de sua vinda já chegou, nós, o que veremos, veja, não é questão de José Luis, não é questão de Paulo, é questão de que Deus fez uma promessa um dia e a fez a um homem chamado Abraão, e lhe disse: - Em ti, serão benditas todas as famílias da terra -. Você sabe o que significa este apostolado para todas as famílias da terra? Tu és bem aventurado ao seres das primícias, que esta palavra chegou à tua vida e te abençoou com todas as bençãos espirituais, que te pôs a reinar em vida. (Aplausos)
E veja, isso, não é questão de José Luis, não é questão de Paulo, esse é Deus mesmo. Se meter contra esta cobertura, veja, se meter contra esta promessa feita à Abraão, por isso quando Deus falou a Abraão, ele lhe disse: - O que te abençoar, eu o abençoarei, mas o que te amaldiçoar, eu o amaldiçoarei. Porque não é contigo, é comigo que estarão se metendo, é com minha promessa, é com o que eu tenho querido fazer -. (Aplausos) Eu vou te dizer outra coisa, isto vem como exortação, isto não é um calqueo, isto é uma exortação: Não há nada, veja, veja como esta cobertura segue. Não há nada, disse a Pedro, o Senhor falando ao iníquo, ao ventre. Lhe disse: - Veja Pedro, não te aborreças comigo porque não há nada que tu deixes por mim ou por meu o quê?, ou por meu evangelho que eu não te devolva cem vezes mais. Você crê que Pedro deixou algo pelo Senhor ou pelo evangelho? Nada, era ventre. Quando você perde sua vida, quando você se entrega por inteiro ao crer em Deus, veja, este apostolado, o que vem fazer é chamar a obediência à fé a todas as nações. E veja, e isto não foi dado a uma nação, isto foi dado à todas as nações. Literalmente, nós estamos nos tempos mais maravilhosos da terra. Veja, você sabe que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Olhe, esta primogenitura é tão e tão e tão importante. Veja, esta cobertura não vem de Paulo, isso não começou em Paulo e isso não começou em José Luis, isso começou fazem anos atrás, em Abraão, milhares de anos atrás. Por uma promessa feita a um homem, veja, ele não era judeu porque nem povo de Israel existia naqueles tempos. E Deus se comprometeu, Deus fez pacto sem condenação, por isso é que o amor de Deus é incondicional. Deus fez um pacto com esse homem e lhe disse: - Veja, o que te bendisser, eu vou abençoar, mas Abraão, o que te amaldiçoar, vai se meter contra mim. Em ti serão benditas todas, veja, diga: TODAS, todas as famílias da terra -.
Você sabe que Paulo disse algo bem interessante e é que – a Deus, lhe agradou salvar aos crentes -. Se lembra disso? Um calqueo de algum tempo atrás. E Paulo vem e diz à Timóteo, que o propósito de Deus é que todos os homens sejam salvos. Não está falando de todos os homens no aspecto de todos os homens espiritualmente, porque espiritualmente já estão salvos desde antes da fundação do mundo. É que Paulo queria abençoar todas as famílias da terra, ele não pôde fazê-lo, porque ele não era o construtor. Não tenhas medo deste apostolado, este apostolado não vem para meter-te medo ou te chantagear, nem nada disso. Simplesmente este apostolado o que vem fazer, é te abençoar. Todo o propósito de Deus é abençoar, iluminar, engrandecer, dar glória, tudo o que este apostolado vem fazer é edificar. O propósito deste apostolado é fazer a você, feliz. Bem, nosso apóstolo está há anos dizendo: - Meu trabalho é fazer as pessoas felizes -.
Quero terminar com Efésios, capítulo 4, eu sei que o tempo já avançou e passou. Minhas desculpas, mas amanhã, tenham um dia de muito agradecimento. Efésios, capítulo 4, versículo 11 diz: "E ele mesmo…" Estamos todos aí? Diga: ABA PAI. Tranquilo que já estamos terminando. Diz: "E ele mesmo constituiu a uns, o quê? apóstolos; a outros, o quê? profetas; a outros, o quê? evangelistas; a outros, o quê? pastores e mestres." Você sabe que por dois mil anos não têm havido apóstolos nem profetas e nem pastores? – Mas, e quem é aquele lá na esquina -? Um falso apóstolo. – E quem é aquele -? Um enganador. – E o outro lá, que se chama pastor -? Um falador vão. Tu não estás vendo que tudo o que vem do apostolado da circuncisão é engano? Tu não podes pretender que do mau saia algo bom, se por dois mil anos a igreja não foi edificada, o que tu podes esperar dos líderes que tratam de edificar mas que não edificam? Algumas vezes nós pensamos, - Não, é que não pode ser. Creciendo en Gracia está exagerando -. O quê? Nós estamos exagerando? Não, nós simplesmente, somos diligentes e zelosos por uma verdade que está escrita. Tu não vês que se tu não tens zelo por este apostolado, o lobo te come, o lobo voraz? Por isso é que Paulo vem e diz: "E ele mesmo constituiu a uns, apóstolos; a outros, profetas; a outros evangelistas; a outros, pastores e mestres, a fim de aperfeiçoar aos santos para a obra do ministério, para a edificação…" Diga: EDIFICAÇÃO, diga: CONSTRUÇÃO, é a mesma coisa, sinônimo.
Agora, a pergunta que eu faço nesta noite, houve construtor no passado? Não, portanto, esta função jamais foi vista. E único lugar em que você pode ver a construção e a edificação do corpo de Cristo, se chama, sob o apostolado da graça. Se chama, sob este apostolado, o governo de Deus, Creciendo en Gracia. Sob o único construtor José Luis de Jesus Miranda. (Aplausos) Se não há construtor, não pode haver edificação. Os únicos pastores, os únicos profetas, os únicos evangelistas, que você tem visto, são os que você vê aqui. Paulo disse algo bem importante e quero que você o mantenha em sua mente sempre. AO DIZER NOVO PACTO, TEM DADO POR VELHO AO QUE ESTÁ VELHO E O QUE ESTÁ VELHO, ESTÁ PRÓXIMO A QUÊ? A DESAPARECER. Tu e eu temos que fazer desaparecer todo esse engano. Você sabe quanta gente vive enganada, quanta gente vive fascinada por um – ripalapatrás – ( som de linguas ) e manda poder, manda poder, manda poder. – Vem aqui que eu vou te ungir -. Enganadores, farsantes, faladores vãos, veja, você não vê que se não foi confirmado pelo outro, não há confirmação? A edificação do corpo de Cristo, começou aqui. – Pastor, mas até onde vai chegar -? Vamos seguir lendo, diz: "…até que alguns cheguemos a unidade…" Até o quê? Te faço a pergunta: Paulo chegou a todos? Ele não pôde chegar à Espanha, quer dizer, que ele não chegou a quê?, diga a quê: A TODOS.
Veja, se você não crê pela palavra, chegue à conclusões. Olhe, se não é por evidência, tem que ser por dedução. A mim, as evidências me encantam, deduções eu não gosto muito, porém, se tenho que deduzir, creia por dedução. Porém, que mais evidências você precisa do que as obras que acompanham a este ministério? Veja, você sabe que em treze anos, este ministério tem alcançado mais nações do que qualquer outro ministério na face da terra? Você sabe de quantos anos precisam estes chamados “concílios” para chegar à uma nação e estabelecer seu credo e têm que mandar uns missionários que na verdade não sabem nem o que estão fazendo. Veja, para eles fazerem algo, precisam de milhões, pressupõem que precisam de milhões. Por quê? É porque eles não são eficientes, você não vê?, Deus não está aí! Deus não está edificando aí! Agora, quando você é o construtor, você não necessita de adiantamentos grandes, o que você precisa é fidelidade, você necessita de zelo. E veja, com tranquilidade, são vinte e duas nações em treze aninhos, dá-nos treze anos mais, dá-nos vinte e serão todas as nações. Tu não vês que isto é, simplesmente o resplendor, este é o começo de algo fabuloso. Esta é a aurora da manhã, o dia está começando, o dia está começando, está amanhecendo pouco a pouco o sol. Tome sua tacinha de café, mas lá para as 7:30h ou 8:00h, tem que ir trabalhar porque são as nações. Por agora, repouse tranquilo, sente-se aí tranquilo, aprenda graça, coma graça, coma graça, coma graça que um dia o construtor vai dizer à você: - Assim te diz o Senhor, tu vais para tal nação -. (Aplausos)
Digo algo, o governador de Porto Rico, em sua última campanha anterior política que me chamou muito a atenção e ele dizia que o melhor está por vir, o melhor está por vir. O que ele não sabia é que estava profetizando deste apostolado. Neste apostolado, veja, o melhor está por vir. Quantos são honestos e têm ficado maravilhados do que este apostolado tem feito? Pelo menos, o que tem feito em você. Verdade que é incrível você se sentir como você se sente? (Aplausos) Pois veja, O MELHOR ESTÁ POR VIR. Eu somente, vou entregar-lhes a nosso apóstolo e lhe vou dizer uma coisa: OS QUE SÃO DA FÉ, veja que não é, os que são de fé, OS QUE SÃO DA FÉ, DA GRAÇA, DO EVANGELHO, singular, ESTES SÃO ABENÇOADOS JUNTAMENTE COM O CRENTE ABRAÃO. Veja, nem por um momento pense que você tenha chegado à plenitude de tudo o que é graça. Nós estamos começando, nada mais, não seja apressado, seja diligente com esta palavra de graça, seja diligente com esta palavra de graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário