
Vamos rapidamente a Gálatas 3:1. O apóstolo começou na semana passada com este versículo e eu quero continuar nessa mesma linha de pensamento. Porque temos visto a maneira como a igreja do Senhor Jesus Cristo tem sido fascinada nos últimos dois mil anos. Em outras palavras, tanto a igreja católica, como a protestante, estão fascinadas, enfeitiçadas. A palavra em inglês é "bewitched", que quer dizer enfeitiçada por uma doutrina e um espírito. Cada doutrina traz um espírito por trás dela. Em outras palavras, quando você conhece a palavra da graça não adulterada, quando você conhece o que Paulo diz através de suas catorze epístolas, Paulo garante a você que o espírito por trás desta doutrina é um espírito de amor, um espírito de poder e um espírito de domínio próprio.
Se a graça não tem produzido isso em você significa que num dado momento da doutrina a palavra foi adulterada e esse espírito não está sendo dado para você, essa atitude para que você reine em vida. Mas, toda doutrina tem um espírito por trás dela. Por isso é importante que quando um não imita, não é somente mencionar os mesmos versículos que o apóstolo diz, é importante que esses versículos venham acompanhados do mesmo espírito, com o mesmo traçar do espírito do Senhor, com a mente de Cristo.
Paulo está dizendo aqui: -Quem vos fascinou-? Gálatas 3:1, vamos lê-lo rapidamente. Diz:"Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade...." Quero que vocês parem aí. Paulo está dizendo: -Quem vos seduziu? Quem vos enfeitiçou? Quem vos enganou-? Para poder falar disso, temos que falar de uma das obras da carne, talvez sobre a qual menos temos falado.Gálatas 5:21 diz que as obras da carne são manifestas e que uma das obras da carne se chama feitiçaria. Diga: FEITIÇARIA. O que é feitiçaria? A capacidade de poder encantar, ou enfeitiçar, ou submeter, ou seduzir uma pessoa com uns critérios ou uns pensamentos.
A igreja tem sido enfeitiçada por um homem que é culpado disto, e penso que todos nós já sabemos quem é. "Quem vos fascinou?" Já sabemos quem e como, também. Porque aqui Paulo vem e diz a você: quem é aquele que fascinou? Pois, sabemos que é Pedro. -Pastor, e como sabemos que é Pedro? Porque em todo o capítulo de Gálatas, Paulo está sendo extraordinariamente importuno. Paulo passa todo o livro da Gálatas falando de Pedro: -Estive quinze dias com ele-, -Subi a Jerusalém segundo uma revelação e estive com ele quinze dias-, -Depois, passados catorze anos, volto e vejo que não anda retamente conforme a verdade. Portanto, tive que repreendê-lo cara a cara-, capítulo 2. Depois, no capítulo 3, vem e diz: -Quem vos fascinou para não obedecerdes-? E Paulo estava sendo extraordinariamente importuno, estava bem importuno. Estava ferido porque Paulo começou a Galácia no espírito, mas eles estavam se desviando por uma sedução ou uma fascinação, através de uma doutrina e um proceder, ou um espírito que havia por trás dessa doutrina.
E aqui, Paulo vem e diz: "…Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como, o quê?… crucificado." Em outras palavras, Paulo não falava sobre Jesus de Nazaré para você. Primeiro, porque Paulo não andou com ele.Segundo, essa não foi a recomendação que recebeu. Aqui o apóstolo Paulo começa a falar da doutrina, o porquê, de onde surge o fascinar ou o feitiço sob o qual os gálatas estavam. E é por seguir Jesus de Nazaré. E Paulo está dizendo: -Olhe, eu apresentei claramente Cristo crucificado-.
E, eu estava compartilhando com a igreja de Porto Rico, já que o calqueo chegou até a mim e eu entendi claramente que os benefícios da cruz não começaram senão depois da morte. É como uma apólice de seguros. Você sabe que uma apólice de seguros não serve para nada enquanto você a está pagando? Você paga e paga e paga e paga e paga e paga...e diz: -Mas, para que eu quero seguro se eu pago e pago e pago...- Mas, no dia em que algo acontece, no dia em que acontece um acidente, aí é que você cobra do seguro. Aí é onde o seguro se torna seu melhor amigo. Da mesma maneira, o que Jesus de Nazaré fez foi pagar e pagar e pagar e pagar e pagar e pagar e pagar porque até que ele morresse, os benefícios não chegaram. Porque é aí onde ele obtém eterna redenção. E, por aí, podemos compreender que o que Paulo está procurando é que Cristo seja apresentado a você, mas já crucificado.
Em outras palavras, que você tenha já o direito de reclamar por essa apólice, para sua herança. O problema é que havia outros interesses para que você não cobrasse essa apólice. Um deles é Pedro. Mas, foi ele que disse: -Humm, há uns benefícios, mas esses benefícios são para mim-. Querem ver esses benefícios? Vamos a Gálatas 2. Fixe-se na acusação que Paulo faz a Pedro no versículo 14 do capítulo 2 de Gálatas. Diz:"Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem...como o quê?" Em outras palavras, Pedro vivia como gentio, mas ele mandava os gentios a o quê? A viverem como judeus.
Agora, estou me desviando para onde verdadeiramente quero ir. Quero apresentar evidências claras de quem estava fascinando a igreja dos gálatas, claramente, era Pedro. Com o tema do iníquo, muitas interpretações diferentes têm surgido e muitos mal-entendidos e muita confusão. Mas, essa confusão é de Deus, não me entenda mal. Essa confusão é nítida, é boa porque vai tirar de você uma medida e essa medida é necessária. E o Senhor está sempre abanando para tirar a palha para que o trigo fique. Agora, Paulo diz que ele apresentou Cristo claramente já crucificado. Quer dizer que Paulo estava pregando o evangelho depois da ressurreição ou depois da morte e ressurreição. Agora, vamos rapidamente. Quero que vocês vejam a autoridade de Pedro, de onde Pedro tirava sua autoridade e sua habilidade para fascinar.
Vamos rapidamente a 2 Pedro, capítulo 1. Digam-me: -Amém-!, quando estiverem com a Escritura. 2 Pedro 1:16. Vocês se lembram quando Paulo disse: "Se alguém vos prega outro evangelho diferente do que eu vos anunciei, seja o quê? Seja anátema". Ele disse melhor aos coríntios: "Se alguém prega outro Jesus diferente do eu eu vos anunciei, o sofrereis. E em nada penso Ter sido inferior àqueles grandes apóstolos." Isso porque os outros apóstolos, começando pela cabecinha, que é Pedro, estavam pregando outro Jesus. Eles estavam pregando outro Jesus, estavam pregando o Jesus com quem eles caminharam, o Jesus com quem tiveram seus momentinhos e com quem comiam e iam para o monte orar. Eles, simplesmente, o seguiam. E diziam: -Bem, pois, vamos a ver a próxima coisa que ele vai fazer-. Porque Jesus era um espetáculo para o mundo inteiro. Jesus era o Messias, Jesus era o sinal. E, pois, era divertivo, era fascinante andar com Jesus porque num momento você via Jesus caminhando. Ele via uma pessoa enferma e a curava. Pegou Pedro e disse: -Vem, Pedro-, e o colocou para andar sobre a água. Havia diferentes entretenimentos junto com Jesus de Nazaré. Não havia edificação, mas, sim, havia entretenimento. Era um show tremendo, era um espetáculo tremendo. E é essa a autoridade que Pedro está manifestando para sobreviver.
Você sabe, quando uma pessoa famosa morre ou acontece alguma coisa com ela, sempre, os que estão ao redor escrevem seus livros. Olhe, quando Elvis Presley morreu todos os músicos que trabalharam com ele se ausentaram. E mais, aquele que deu água a ele sai falando de como o conhecia, -Oh, sim. Eu me lembro do Elvis. Eu me lembro disso...E me lembro...- E sempre há esse tipo de pessoas que quando se encontram com uma pessoa famosa ou com uma pessoa que atrai as multidões e que há sempre pessoas ao seu redor e que depois que algo acontece com essa pessoa, vêm falar de suas experiências com essa pessoa para se beneficiar. E Pedro está fazendo o mesmo.
Vamos ler 2 Pedro 1: 16 que diz: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas..." Como aquelas pessoas que dizem que "subiram ao paraíso e que a revelação que eles receberam não foi ensinada por homem algum, mas por Jesus Cristo mesmo...". Pois, Pedro está escrevendo e diz que ele não segue esse tipo de revelação ou ensinamento. Diz: "…mas nós mesmos vimos o quê?…a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz.: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho...quê? …comprazido. E...o quê? ...ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.." Você sabe o que Pedro está dizendo? Pedro agora está ressaltando seu..., seu relato. -Olhe, eu andei com ele, eu estava com ele. E mais, eu ceei com ele. Eu me lembro quando celebramos juntos a páscoa. E eu me lembro quando estivemos no mar e ele me disse: "Lança a rede, não para esse lado, para o outro". E eu me lembro que tiramos a moeda da boca do peixe-.
Mas, certamente, ele não lhe diz: -Bem, eu o neguei três vezes-. Isso ele não diz. Ele não lhe conta quando Jesus disse para ele: Arreda-te de mim, Satanás-. Isso ele não conta. Obviamente, ele não conta quando cortou a orelha do soldado. E o Senhor diria: -Ai, Pedro! Meu Deus, tenho que suportar muitas coisas com este cabeção-! É claro que isso ele não conta. Ele simplesmene conta sobre a voz que ele escutou. Ele conta todos os milagres e todos os prodígios. Mas ele não conta suas carnalidades, quando se chateou porque o jovem rico foi embora. Que veio cheio de idéias ao Senhor, dizendo: -Olhe, Senhor, eu vendi meu barco. O que eu vou fazer agora? O que vamos fazer agora-? E o Senhor teve que dizer: -Olhe, Pedro, seu cabeção, não há ninguém que deixe algo por mim, ou pelo meu evangelho que eu não lhe devolva, agora, o cêntuplo por um e, depois, a vida eterna-. Certamente ele não era dos que ia receber isso, se estava preso aos pães e peixes. Pedro não lhe conta isso. Agora Pedro está contando de sua autoridade, como ele caminhou com Jesus.
E é esse que fascinou os gálatas. Porque, obviamente, ele não pode lhe falar do ressuscitado. Se quando ele foi crucificado não havia quem o encontrasse. Literalmente, ele não estava ali. Quando lhe disseram: -Olhe, você fala como ele-. --Eu não--. -Sim, sim. Eu me lembro que você caminhava com ele-. --Não. Eu não--. -Olhe, parece-me que você...- --Não. Eu não--. E, então, o galo canta. Mas, Pedro está se utilizando dos seus momentos. Ele não está lhe apresentando Jesus crucificado. Ele está lhe apresentando o que os seus olhos viram e o que ele escutou; a voz que descia do céu.
E eu espero que as mentes estejam abertas para poderem pensar assim. Porque o religioso diz: -Não. Isso não pode ser-. Pois estamos lendo que ele não segue fábulas artificiais, mas a sua autoridade está baseada no que ele viu e no que ele escutou quando estava com ele. Obviamente, esse tipo de experiência, esse tipo de pregação é a que tem fascinado toda a igreja do Senhor. Eles estão enfeitiçados com as pessoas que vivem falando de contos. De que: -Jesus subiu e Jesus desceu...do monte-. Que Jesus disse: -Passemos ao outro lado-. Você sabe as milhares de doutrinas que nascem de Jesus de Nazaré? Você sabe as milhares de interpretações que aparecem? Você sabe dos milhares de milagreiros e curandeiros que têm aparecido pelo mundo imitando Jesus de Nazaré? Isso porque cada doutrina tem um espírito por trás de si.
Vamos a Mateus capítulo 9 porque quero que vejam uma coisa. Você sabe porque o sistema atual, católico ou protestante não pode amadurecer? Porque Jesus não estava edificando sua igreja ali. Jesus derramou seu sangue para estabelecer o novo pacto e em seguida ele pôs o perito arquiteto. Mateus 9:35. Todo aquele que se baseia em Jesus de Nazaré tende para umas manifestações místicas e o misticismo não edifica. Pelo contrário, fascina, enfeitiça. Tenha muito cudado com o: "Uuuuuuu..." Porque todo esse misticismo e toda essa fascinação sai daquele que escutou a voz do céu. E agora tenho que ter cuidado com a maneira com que falo destas coisas, porque, talvez, você diga: -Mas, pastor, você não crê em milagres, em prodígios-? Esses são sinais que Deus deu ao povo de Israel. -Mas, pastor, e agora-? Os anjos são os que se encarregam dessa função. Mas, fixe-se em uma coisa que era comum na vida de Jesus de Nazaré.
Mateus 9:35 diz,"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando as enfermidades e...o quê? …enfermidade e… o quê? …moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como… o quê? …errantes, como ovelhas que não têm… o quê? …pastor." -Pastor, mas Deus estava ali? Jesus de Nazaré estava ali? O que mais você quer? Se ele fazia milagres e prodígios e estava ali pregando o reino e pregando e pregando-. Ele falou tudo por parábolas. Ninguém entendia o que ele dizia. Marcos capítulo 4 diz isso. Diz: "Olhe, falo todas as coisas por parábolas, para que vendo, vejam e não percebam; e escutando, ouçam e não entendam; para que não se convertam nem sejam perdoados os pecados". Portanto, ninguém entendia o que Jesus pregava. Eles estavam ali atrás de milagres e prodígios, milagres e prodígios, milagres e prodígios, sinais e prodígios.
-Pastor, e há problema com isso-? Há graves problemas com isso porque isso não conduz você à maturidade. E essa é a autoridade que Pedro tem. Era isso que Pedro estava tratando de fazer. Ele lhe fala de uma ocasião em que esteve com Jesus de Nazaré quando curou o leproso e depois: -Irmão, quantos desejam uma cura milagrosa nesta noite-? -Pator, você está sendo contra a cura-. Eu não estou sendo contra a cura porque é herança sua. Mas, há algo mais importante do que simplesmente uma cura da sua carne, do seu físico. Se não houver cura aqui ( apontando para a mente ). De que vale você ter aqui ( apontando para o corpo )? Ele curava e ele estava curando todas as doenças, mas ele se compadecia porque ele via um povo que não tinha pastor. E é assim que está o sistema de hoje. Simplesmente por seguir a um que falava de suas experiências com Jesus de Nazaré, mas não edificava. Ele fascinava, ele enfeitiçava. Esse é o problema com Jesus de Nazaré, enfeitiça você, fascina você. E todo aquele que prega esse tipo de doutrina está fascinando você, mas não está levando você à maturidade.
Por isso é que Paulo diz, vamos rapidamente a 1 Coríntios, capítulo 1 versículo 23. 1 Coríntios 1:23. Vamos ler o versículo 22, para que, talvez, você entenda um pouquinho mais claro. Olhem, nem tudo o que reluz é ouro. Nem sempre onde, supostamente há "unção, unção, unção, poder do alto, unção, unção..." Vamos ler, diz: "Porque os judeus pedem… o quê?" Os judeus pedem o quê? E o que foi que Jesus de Nazaré deu a eles? Sinais. "…e os gregos buscam sebedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado...o quê? …crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e… quê? E o quê? E o quê? Diga: SABEDORIA. "…e sabedoria de Deus."
-Pastor, como que sabedoria de Deus? Cristo é poder, e poder , e poder, e poder, e poder, e poder... -Tenha cuidado com esse "poder, e poder, e desça fogo, e baixe Espírito Santo, e baixe, e baixe, e desce..." Se não há sabedoria, há fascinação. Estão enfeitiçando você. -Irmãos, vamos ficar de pé e vamos levantar nossas mãos até que a unção seja derramada neste lugar-. Estão enfeitiçando você, estão fascinando você. Paulo diz que "Cristo é poder de Deus, e sabedoria de Deus". E vem e diz, "que eu não me envergonho do evangelho porque é... o quê?" Por que é o quê? "Porque é poder de Deus." Olhe, se o evangelho, se a palavra de graça não é suficiente para você, nada será suficiente para você. Por isso é que o Senhor disse a Paulo: -A minha graça te basta. Basta para ti o meu evangelho. O que está escrito basta." O problema é que foi posto um fascínio em nós, por causa de um feitiço que foi feito há dois mil anos atrás. O que Pedro promoveu foi um feitiço em nome do cristianismo, mas não é cristianismo. Por quê? Porque não tem evangelho. E se não há evangelho isso não é poder de Deus. Isso é um feitiço.
-Pastor, você está me dizendo que isso aí do Benny Hinn, e do Yiye, e de tudo isso de: "Poder de Deus, poder de Deus, poder de Deus", e tudo isso que me arrepia o cabelo…? Isso é feitiçaria. Isso é uma das obras da carne. Confundiu-se o evangelho com milagres e prodígios. O evangelho não são milagres e prodígios. O evangelho é sabedoria de Deus que tem poder para lhe dar herança, para sobreedificar você, para consolar você. Não há nenhum consolo em um "Iiiiiiiii, di, da..." E então, no dia seguinte você tem as mesmas más manias da sua carne dispostas aí. Aí não há consolo, aí não há consolo. O que há aí é confusão. iiiiii, di, da…"
A igreja dos coríntios estava dividida, estava em contenda porque Paulo estava pregando o evangelho. Paulo estava pregando sabedoria. E ele diz: "Falamos sabedoria entre os perfeitos." Uma pessoa madura não é a que está seguindo os milagres e prodígios. -Ah, chegou o evangelista tal...Ah, pois eu vou para lá porque ali há poder de Deus-. --Oh, o pastor chegou. Não, eu vou para aquela igreja porque ali sim há poder. Ali sim meu cabelo fica arrepiado--. Isso são infantilidades. Isso é imaturidade.
Paulo diz aos Efésios, -Olhem, por isso é que primeiramente Deus pôs apóstolos, pastores e mestres para a edificação do corpo de Cristo, para que já não sejamos meninos, levados por qualquer vento de doutrina...- Você sabe como o povo hoje está seguindo tudo o que aparece? Há um que tem o riso santo e aparecem dois ou três por lá. Há o que estica as pernas e elas se endireitam e o povo vai para lá. O que coloca azeite nas mãos, o que faz isto, o outro que... E tudo isso é feitiçaria. Mais são os que saem desiludidos do que os que são edificados. Vá a uma capanha de Benny Hinn para que você veja os milhares de pessoas que chegaram ali com uma expectativa de receber um milagre e saem pior do que entraram. Desiludidos, porque não têm sabedoria.
Quando dois ou três somente conseguem subir no púlpito...HELLO! E isso acontece porque não há evangelho. E é porque estão baseados na experiência de um homem que, supostamente, é a cabeça da igreja, o apóstolo Pedro. Você sabe porque isso tem sido promovido? Por causa de um equívoco que Paulo corrigia freqüentemente.
Vamos rapidamente a 1 Coríntios capítulo 14. E o equívoco aconteceu por causa de um sinal que Deus ia mandar para o povo judeu e eles não o entenderam. Eles não o entenderam. Agora vou entrar em águas profundas, com os pentecostais. Se você vem de uma experiência pentecostal, se você tem algum irmão, algum familiar, algum vizinho que vai a uma igreja pentecostal, ele está enfeitiçado com a manifestação de Pedro. Melhor dizendo, um engano de Pedro.
1 Corintios 14:20. Eu falei há pouco sobre isso no Seminário Mundial em abril passado e muitas pessoas foram edificadas, mas outras pessoas disseram: -Hum, não toque nas línguas. Não toque no: Uuuuuuuuuu-. E, sim, tenho que tocar nisso porque é isso que reprime a maturidade. As coisas não acontecem assim, da noite para o dia. Paulo disse: "Não vos enganeis. Tudo o que o homem semeia, isso mesmo colherá". Sua vida não pode estar edificada sobre milagres e prodígios porque você está se enganando. Esses prodígios e milagres seguem os crentes, mas você não pode depender disso. –Não, o serviço estava tão frio que nem os meus cabelos se arrepiaram...Joe não cantou bem porque eu não senti-. E desde quando você caminha pelo que você sente? Todos os concílios pentecostais, sejam americanos, latino-americanos, seja o que for, todos caminham pelo que sentem e por um misticismo, por um "descer do céu", que é o chamado "dia de Pentecostes". E isso não foi "dia de Pentecostes". Ali estava sendo celebrado o dia de Pentecostes por ser uma tradição judaica. Mas, o que aconteceu ali foi um sinal que foi enviado ao povo judeu.
Vamos ler. 1 Coríntios 14:20 diz, "Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no...quê? … no entendimento. Está escrito na lei: Por gente de outras línguas e por outros lábios, falarei... a quê? A quê? "… a este povo; e ainda assim… quê? "…me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um… quê? Por quê? Por quê? "…sinal, não para… quem? "…os fiéis…" Assim, se não é para os crentes e você é crente, para que você precisa de um: -Rapapapapapa, Yasayapacacapapapapa…-? Você me perdoe. Não quero insultar ninguém, mas é necessário que isso seja esclarecido.
O que diz aí? Diz que as línguas são por sinal, não a quem? Não a quem? Diga forte comigo: NÃO AOS CRENTES. "…, mas para os infiéis… quem?" Mas para quem? Mas para quem? "… para os infiéis." E por que você tem que seguir um homem que está: -Aypapaiatatattata… Receba. Receba. Receba. Aí está o poder de Deus....-? Aí está o grande fascínio , aí está o maior feitiço. -Pastor, você está se metendo em graves problemas-. Eu sei. Eu estou em graves problemas há tempos. Paulo mete você em graves problemas.E o que falta!
Diz: "Por gente de outras línguas e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os… quê? … para os fiéis". Mas, agarre-se no que diz: "…mas a profecia…" Não diz: as profecias. Diga: A PROFECIA. Diga: A PROFECIA. Não, as profecias. Todos os profetas e a lei duraram até João Batista. Você não tem que se meter lá em Isaías e em Jeremias e.... -Assim te diz o Senhor, filho meu, Ribabababababab…" Se é de outra maneira, estão enganando você. Você tem que falar o que diz: "a profecia".
E qual é a profecia? A que Paulo lhe explica em catorze epístolas. Você não vê que Paulo fala do seu passado, presente e futuro. Paulo é tanto apóstolo, como profeta. Ele é aquele que explica a você. Por isso, quando você conhece Paulo, você tem um código que decifra toda a bíblia para você. Toda, completa. Para que você não seja levado por qualquer vento de doutrina, qualquer experiência mística, qualquer experiência. Se a palavra não é suficiente, então eu não sei do que você precisa. Talvez uma viagem com a "space shuttle" ( nave espacial) por lá, não sei. -Pastor, e o que você pensa ser suficiente-? A palavra escrita.
Paulo deu um conselho e disse: -Olhem, para que não pensem mais do que está escrito-. Se o que está escrito não é suficiente, então eu não sei o que você está procurando. Se Paulo diz a você que você está abençoado, que está completa, que não lhe falta nada... Por que você tem que depender de : Iquedddddddddddd…? -Ah, pastor, meus cabelos se arrepiam-. E? Porque os seus cabelos se arrepiaram os seus problemas foram resolvidos? É mais provável que você tenha semeado para esses problemas. Assim, da mesma maneira você tem que levar o oposto. Um mau procedimento leva a um mau resultado. Um bom procedimento leva a um bom resultado. Aquilo que você semeia, você colhe. -Pastor,e você quer que eu simplesmente me mantenha nisso-? Sim, porque isso traz maturidade.
Nós estamos lutando contra um sistema criança. Eles o que pensam e para que vão repreender o diabo? Creciendo em Gracia vai desaparecer.O diabo deixou de ser. Creciendo en Gracia não vai desaparecer. Creciendo en Gracia vai continuar daqui para adiante, e para adiante, e educando, e edificando, e consolando. Por isso é que Paulo dizia: -Olhe, eu não dou golpes ao ar. Eu não estou "Icamayadadadadadadadada…"- Ele simplesmente sabia onde estava seu problema. -"Eu esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão", e semeio corretamente. E o que tenho que semear, isso semeio e colho o que tenho que colher-. -Pastor, mas isso não leva a igreja a uma seca espiritual-? Que seca espiritual se você está ativando a mente de Cristo em cada um dos crentes! Isso vai é trazer um espírito de poder, de amor e de domínio próprio. Desviei-me outra vez, perdoem-me.
Paulo está falando que Deus iria falar a este povo através de outros lábios e de outras línguas. Isso foi profetizado por Isaías, em Isaíais 28. Mas vamos ver da maneira como Pedro interpreta este sinal. Isaías 28..., melhor, vamos até lá um momentinho. Simplesmente quero levá-los à confirmação do que Isaías profetizou. Isaías 28 versículo 7. É óbvio que Pedro não quer que você veja isso. Pedro quer lhe dizer que isso foi o que o profeta Joel profetizou: -Que o Espírito Santo foi derramado sobre toda língua e eles falaram em outros idiomas...- E que esse foi o derramamento do poder de Deus no dia de Pentecostes. Não, este foi o sinal que Deus enviou no dia de Pentecostes. Pentecostes era uma festa judaica, era um rudimento do povo de Israel e Deus enviou um sinal. Deus não enviou seu Espírito. Deus enviou um sinal por meio de um anjo de confusão.
Isaías diz, versículo 7: "Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte, são absorvidos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo. Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de imundícia; não há nenhum lugar limpo. A quem, pois, se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento; regra sobre regra; regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali. Pelo que, por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo, ao qual disse: Esté é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram...quê? …ouvir."
Agora, qual é a interpretação que Pedro dá sobre o que aconteceu em Atos capítulo 2? Vamos a Atos capítulo 2. Vamos ver o famoso batismo no Espírito Santo, que Paulo não menciona. -Pastor, não. Eu me lembro de quando fui batizado no Espírito Santo-. Você foi batizado em uma feitiçaria. Você foi enfeitiçado, encantado. Você sabe porque eu sei que você foi enfeitiçado? Porque você não dava fruto. Você sabe que nenhuma dessas pessoas que: Ibabababababablabla…, e não conhecem nada de Paulo,não dão fruto? São pessoas altamente religiosas, têm muito zelo, mas não há fruto. Não há o fruto do Espírito, que Paulo diz que é: Amor, benignidade, paciência, fé, mansidão, moderação, paz. Estão todos atormentados. Incluindo as chamadas "tremedeiras e unções" que eles recebem para lutar contra o diabo. Quer dizer que o Espírito Santo não está ali. HELLO!
Há alguma verdade nessas manifestações carismáticas de libertação, de unção, de dupla unção, de cura, do chamado "repouso" ou do chamado "batismo no Espírito Santo"? -Oh, irmão, quando você receber o batismo no Espírito Santo como aconteceu em Atos 2, como aconteceu com os apóstolos, você vai receber essas línguas dadas como se fossem de fogo-. E há pessoas que são enfeitiçadas com esse tipo de manifestação e elas pensam que foram batizadas no Espírito Santo. Paulo nunca falou de um "batismo no Espírito Santo". Paulo falou do "batismo na sua morte", "na sua morte" segundo Romanos 6:4.
Agora, vamos ver isto, Atos capítulo 2. Diz: "E, cumpirndo-se o dia de Pentecostes… a manifestação de Pentecostes?…" Atos 2:1, estamos todos aí? Diz: "E, cumprindo-se… a manifestação de Pentecostes? …o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar." Por quê? Porque todos eram judeus. Eles estavam celebrando as tradições do seu povo. Diz: "E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do…quê? …do Espírito Santo…" -Viu, pastor, a bíblia diz que "foram cheios do Espírito Santo"-. Quem escreveu isso foi Lucas, porque Lucas pensava que isso tinha sido o Espírito Santo. Isso foi o que disseram a ele.
-Pastor, você está negando o que está escrito-. Se não está de acordo com Paulo... -Pastor, mas aí diz "que foram cheios do Espírito Santo-". Eles não foram cheios do Espírito Santo coisa nenhuma. -Pastor, você está negando que eles foram cheios do Espírito Santo-? Não é que eu o negue. É que eu posso provar que isso não foi o Espírito Santo. Isso foi um sinal para o povo de Israel. Tanto é assim que todo o povo viu. Não é que eles estivessem num lugar, ali, sozinhos, em um aposento alto e ali, de repente, eles começaram a falar em outras línguas e eles receberam... Todo povo entrou ali. O que aconteceu foi um alvoroço.
Vamos continuar lendo. Diz: "…e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do...de onde? …céu. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma… o quê? …multidão…" Por que Deus vai encher com o Espírito Santo para que falem em outras línguas? HELLO! Deus estava era mandando um sinal. Deus não estava mandando o Espírito Santo. Deus não estava derramando do seu Espírito. Paulo lhe diz: -Olhe, "no dia em que você creu, você foi selado com o Espírito Santo da promessa-". Não é no dia em que você falou em línguas. -Pastor, você está negando isso-. Não é que eu não esteja negando, mas é que isso não é nenhum batismo no Espírito Santo. Esse foi um sinal dado ao povo judeu. Obviamente todos erraram. Não compreenderam o sinal que Deus estava enviando. Por isso é que Paulo escreve: -"E nem ainda assim me ouvirão...
-" E vem e diz: "E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria...o quê? …língua." Agarre-se aí. Paulo diz que Deus não é um Deus de confusão. E por que eles estavam confusos? Por que eles estavam confusos? Você nunca se encontrou confuso com uma manifestação dessas línguas? Isso traz confusão ao povo, isso não edifica. Isso nunca edificou ninguém. Isso traz confusão, traz confusão. Você sabe quantas pessoas vivem confundidas com falsos chamados porque um chamado "profeta" profetizou para elas? E com esse feitiço os cabelos ficaram arrepiados e eles: -Ah...E assim te diz o Senhor: Você vai fazer isto,... Você vai fazer aquilo...Sai do teu país, sai do teu trabalho porque eu tenho um chamado para ti-. E depois não acontece nada. -Vai-te para o Japão, vai-te para a África, vai-te para lá...-" E depois suas vidas são destruídas porque um chamado "profeta"...E ai, quando estão do outro lado, dizem: -O que eu faço aqui-? São muitos os chamados, poucos os escolhidos.
Vamos continuar lendo. Diz:"E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e Medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de....quê? …mosto." Estavam cheios de quê? De mosto. Estavam bêbados. O que foi profetizado pelo profeta Isaías.
-Pastor…você está tirando todas as esperanças que eu tinha de passar a frente, que você ia me ungir e que...- Você nunca viu um chamamento desses do nosso apóstolo porque o que isso faz é contaminar. Isso detém a maturidade. Por isso é que o apóstolo Paulo em Hebreus 6:1 diz. "Deixando já...Deixando já os rudimentos...Deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo.
" Versículo 14, "Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notótio, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta… qual? Isto foi dito por qual profeta?...Joel." Estavam todos confusos e isso foi dito pelo profeta Joel. Paulo diz a você que isso é um sinal, e isso não é um sinal para os crentes, mas para quem? Para quem? Para os incrédulos.
Vamos a 2 Tessalonicenses. Quem Deus ia escolher para mandar um sinal para os incrédulos? Se as línguas não são para os crentes, mas para quem? Para os quê? Você crê que era justo que Deus utilizasse um crente para esta obra? Você crê que Deus usaria um crente para ir contra o que Paulo diz? Para fazer afronta ao Espírito da graça? Para pisar o sangue do pacto? 2 Tessalonicenses capítulo 2, versículo 7. "Porque já o… quê?…mistério da injustiça opera…" Estamos todos aí? 2 Tessalonicenses 2:7. Digam-me: -Amém-!, quando tiverem a Palavra. Diz: "Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus…" Diga: DEUS. "E, por isso, Deus lhes enviará...a operação…" O quê? "…operação do erro… quê? Uma operação do quê? … a operação do erro, para que creiam na mentira." Deus envia um poder de feitiço, de feitiçaria, de bruxaria. Quem tinha esse poder de bruxaria? Pedro. -Pastor, mas o diabo foi destruído-. Mas seus filhos não. A semente não está liquidada. Por isso é que Paulo dizia: "Porque a fé não é de todos." Os filhos são disciplinados, os bastardos não. Ou, por acaso, não é esse o espírito que agora opera nos filhos da desobediência?
Vamos a Efésios capítulo 2 versículo 1. Se alguém não está em graça, está em quê? Na mentira. Se alguém não está na verdade, está em quê? Na mentira. Ou você está na verdade ou você está na mentira. Não há meio-termo.Efésios 2:1. Diz: "E vos vivificou, estando vos mortos… quê? …em ofensas e pecados, em que Quando? noutro tempo andastes segundo o… quê?..segundo o príncipe das potestades do ar, do...espírito que agora opera nos… quê?… nos filhos da desobediência". No espírito que agora opera nos filhos de quê? Da desobediência. Agora, você não é um filho da desobediência. Por quê? Porque a verdade chegou até você e iluminou os olhos do seu entendimento e você conhece a verdade. Portanto, você é muito obediente. Mas aquele para quem a verdade não resplandeceu, onde a luz do evangelho não pôde penetrar, é o quê? Um desobediente. E, finalmente, por que a luz do evangelho não pode chegar? Porque é um espírito da desobediência. Neste mundo há duas sementes. Deus não vai levantar um justo para manifestar o mistério da iniqüidade. O mistério da iniqüidade começa através de um filho da perdição.
Nas últimas semanas tem-se falado muito de Pedro. Muitos têm descordado… -Não. Isso não pode ser assim-. E qual é a doutrina que Pedro lhe apresenta? Obviamente, nosso apóstolo nos têm dado evidência após evidência de seu adultério quanto à doutrina. Ele parecia, mas não era igual. Vemos seu proceder com hipocrisia, "ele, sendo judeu vivia como gentio, mas mandava os gentios viverem como judeus." Vemos suas experiências com os sinais que não são para os crentes, são para os incrédulos. E se alguém não é crente, é o quê? Incrédulo. Por isso toda doutrina tem um espírito por trás dela.
2 Coríntios capítulo 11 e com isto terminamos. 2 Coríntios 11:1 e oxalá me tolerassem um pouco de loucura! Porque certamente nesta noite falamos loucura. Isto é loucura para o sistema. Recomendo a vocês o cassete "O Rudimento do Batismo no Espírito Santo" para entenderem mais a fundo o que é o dia de Pentecostes. Esta noite toquei brevemente no assunto, mas esse cassete tem muito mais informação. Portanto, isso é do ano passado. Eladio, se você puder buscá-lo. Porque vai haver perguntas sobre isso e o melhor é o cassete.
Agora, vamos terminar com 2 Coríntios, capítulo 11, versículo1." Oxalá me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro…quê?…Jesus que nós não temos pregado,…" Na semana passada, claramente, nosso apóstolo nos ensinou que Pedro estava pregando "outro Jesus". E esta noite tivemos evidência, segundo seus escritos, que ele estava pregando Jesus de Nazaré, Jesus nos dias de sua carne. Continua dizendo:"…ou se recebeis outro… quê? Outro o quê? Outro o quê? Diga: OUTRO ESPÍRITO. "…que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos." Nem tudo o que brilha é ouro.
Quando você lê todo o contexto do capítulo 11, você vai se dar conta de que está se falando dos apóstolos, e, mais exatamente, de um apóstolo. Daquele a quem foi dado o apostolado da circuncisão, do mistério da iniqüidade. Ele é a cabeça, ele é a cabeça desse mistério, desse apostolado. Olhe, este apostolado combate contra o outro apostolado. Se este apostolado tem a verdade, contra qual apostolado se está combatendo? Contra o da mentira. Se este apostolado é para o espírito, para o quê é aquele apostolado? Para o quê? Para a carne. Paulo chegou à conclusão no versículo 13 e disse assim:"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus… ministros, seus apóstolos, seus escritores, se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme a seus enganos as suas obras."
Tenha muito cuidado com aquilo que não seja o evangelho. Certamente cada um de nós viemos contaminados com certas experiências que tivemos. Certamente cada um de nós fomos ensinados de uma maneira, fomos encaminhados de uma maneira tradicional e há coisas que nós vemos no sistema e dizemos: -Isso é de Deus. Isso tem que ser de Deus-. Não necessariamente. Se seu fundamento está mal, tudo está mal. Tudo está mal por lá. -Não pastor, mas eles ainda não se reconciliaram, como é que desabam-? Se não há evangelho, o que há é feitiçaria. Não se deixe fascinar, não se deixe enfeitiçar pelas chamadas experiências místicas. Deixem-me dizer-lhes, eu venho daí. Certamente, desde o início deste ministério, nós, pouco a pouco, temos nos limpado de toda contaminação de carne e de espírito. E o Senhor está nos amadurecendo pouco a pouco. O certo é que uma verdade conduz você a outra. Eu não estou falando com crianças esta noite. Eu estou falando com maduros. Estou falando na Sede Central. Não estou falando em uma igreja particular. Estou falando com o mundo inteiro. Nós, como ministério, temos que nos cuidar do falso misticismo que ajuda a vida do apóstolo Pedro. Não somente sua doutrina, mas, também, seu procedimento, suas experiências.Você não vê que todo esse sistema, tudo vem dos judeus até os italianos, e é aí onde se forma a igreja católica.
Atos retrata bem isso para você. Que Pedro foi visitar aquele que era dono da companhia chamada "A Italiana" e aí foi onde começou todo o negócio e toda o comércio, em Roma. Depois dessa manifestação, molestaram dois ou três, maltrataram um pelas vendas das indulgências, Martinho Lutero que procurou dois ou três versículos isolados de Paulo como, por exemplo: "O justo viverá pela fé". E começaram os protestantes, mas dentro dos protestantes se meteu a chamada "experiência pentecostal". E os pentecostais acusam os batistas dizendo que os batistas estão frios e isto e aquilo. E há uma tremenda divisão, mas tudo vem, toda essa prostutuição vem da mesma cabeça. Isso tudo é um mesmo engano. Tudo isso, os protestantes se queixam dos católicos, mas eles saíram daqueles mesmos católicos e não estão protestando nada porque sua cabeça representante é o mesmo Pedro.
Assim, você tem que passar por uma reforma total. Você não pode ficar pelo meio.Nós somos a alternativa, somos o verdadeiro cristianismo neste mundo. Paulo disse que o resplendor da sua vinda era o que iria matar o iníquo. Certamente ninguém havia descoberto o iníquo. Creciendo en Gracia o descobriu. Nosso apóstolo o descobriu. Você sabe o que isso quer dizer? Que, certamente o resplendor da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo está para acontecer. Mas, somente estamos vendo o resplendor. Não é que ele já tenha chegado, mas é o resplendor que mata o iníquo e a sua palavra, sua doutrina.
Nós estamos diante de uma reforma mundial e estamos começando, ainda somos bebês. Mas você é das primícias que encontrou este tesouro. E você não pode deixar que este tesouro seja contaminado, você não o pode perder. Agarre-o com tudo o que você tem. Dê sua vida por este tesouro. De outra maneira, vão fascinar você. Nesta noite, eu os declaro abençoados.
Se a graça não tem produzido isso em você significa que num dado momento da doutrina a palavra foi adulterada e esse espírito não está sendo dado para você, essa atitude para que você reine em vida. Mas, toda doutrina tem um espírito por trás dela. Por isso é importante que quando um não imita, não é somente mencionar os mesmos versículos que o apóstolo diz, é importante que esses versículos venham acompanhados do mesmo espírito, com o mesmo traçar do espírito do Senhor, com a mente de Cristo.
Paulo está dizendo aqui: -Quem vos fascinou-? Gálatas 3:1, vamos lê-lo rapidamente. Diz:"Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade...." Quero que vocês parem aí. Paulo está dizendo: -Quem vos seduziu? Quem vos enfeitiçou? Quem vos enganou-? Para poder falar disso, temos que falar de uma das obras da carne, talvez sobre a qual menos temos falado.Gálatas 5:21 diz que as obras da carne são manifestas e que uma das obras da carne se chama feitiçaria. Diga: FEITIÇARIA. O que é feitiçaria? A capacidade de poder encantar, ou enfeitiçar, ou submeter, ou seduzir uma pessoa com uns critérios ou uns pensamentos.
A igreja tem sido enfeitiçada por um homem que é culpado disto, e penso que todos nós já sabemos quem é. "Quem vos fascinou?" Já sabemos quem e como, também. Porque aqui Paulo vem e diz a você: quem é aquele que fascinou? Pois, sabemos que é Pedro. -Pastor, e como sabemos que é Pedro? Porque em todo o capítulo de Gálatas, Paulo está sendo extraordinariamente importuno. Paulo passa todo o livro da Gálatas falando de Pedro: -Estive quinze dias com ele-, -Subi a Jerusalém segundo uma revelação e estive com ele quinze dias-, -Depois, passados catorze anos, volto e vejo que não anda retamente conforme a verdade. Portanto, tive que repreendê-lo cara a cara-, capítulo 2. Depois, no capítulo 3, vem e diz: -Quem vos fascinou para não obedecerdes-? E Paulo estava sendo extraordinariamente importuno, estava bem importuno. Estava ferido porque Paulo começou a Galácia no espírito, mas eles estavam se desviando por uma sedução ou uma fascinação, através de uma doutrina e um proceder, ou um espírito que havia por trás dessa doutrina.
E aqui, Paulo vem e diz: "…Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como, o quê?… crucificado." Em outras palavras, Paulo não falava sobre Jesus de Nazaré para você. Primeiro, porque Paulo não andou com ele.Segundo, essa não foi a recomendação que recebeu. Aqui o apóstolo Paulo começa a falar da doutrina, o porquê, de onde surge o fascinar ou o feitiço sob o qual os gálatas estavam. E é por seguir Jesus de Nazaré. E Paulo está dizendo: -Olhe, eu apresentei claramente Cristo crucificado-.
E, eu estava compartilhando com a igreja de Porto Rico, já que o calqueo chegou até a mim e eu entendi claramente que os benefícios da cruz não começaram senão depois da morte. É como uma apólice de seguros. Você sabe que uma apólice de seguros não serve para nada enquanto você a está pagando? Você paga e paga e paga e paga e paga e paga...e diz: -Mas, para que eu quero seguro se eu pago e pago e pago...- Mas, no dia em que algo acontece, no dia em que acontece um acidente, aí é que você cobra do seguro. Aí é onde o seguro se torna seu melhor amigo. Da mesma maneira, o que Jesus de Nazaré fez foi pagar e pagar e pagar e pagar e pagar e pagar e pagar porque até que ele morresse, os benefícios não chegaram. Porque é aí onde ele obtém eterna redenção. E, por aí, podemos compreender que o que Paulo está procurando é que Cristo seja apresentado a você, mas já crucificado.
Em outras palavras, que você tenha já o direito de reclamar por essa apólice, para sua herança. O problema é que havia outros interesses para que você não cobrasse essa apólice. Um deles é Pedro. Mas, foi ele que disse: -Humm, há uns benefícios, mas esses benefícios são para mim-. Querem ver esses benefícios? Vamos a Gálatas 2. Fixe-se na acusação que Paulo faz a Pedro no versículo 14 do capítulo 2 de Gálatas. Diz:"Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem...como o quê?" Em outras palavras, Pedro vivia como gentio, mas ele mandava os gentios a o quê? A viverem como judeus.
Agora, estou me desviando para onde verdadeiramente quero ir. Quero apresentar evidências claras de quem estava fascinando a igreja dos gálatas, claramente, era Pedro. Com o tema do iníquo, muitas interpretações diferentes têm surgido e muitos mal-entendidos e muita confusão. Mas, essa confusão é de Deus, não me entenda mal. Essa confusão é nítida, é boa porque vai tirar de você uma medida e essa medida é necessária. E o Senhor está sempre abanando para tirar a palha para que o trigo fique. Agora, Paulo diz que ele apresentou Cristo claramente já crucificado. Quer dizer que Paulo estava pregando o evangelho depois da ressurreição ou depois da morte e ressurreição. Agora, vamos rapidamente. Quero que vocês vejam a autoridade de Pedro, de onde Pedro tirava sua autoridade e sua habilidade para fascinar.
Vamos rapidamente a 2 Pedro, capítulo 1. Digam-me: -Amém-!, quando estiverem com a Escritura. 2 Pedro 1:16. Vocês se lembram quando Paulo disse: "Se alguém vos prega outro evangelho diferente do que eu vos anunciei, seja o quê? Seja anátema". Ele disse melhor aos coríntios: "Se alguém prega outro Jesus diferente do eu eu vos anunciei, o sofrereis. E em nada penso Ter sido inferior àqueles grandes apóstolos." Isso porque os outros apóstolos, começando pela cabecinha, que é Pedro, estavam pregando outro Jesus. Eles estavam pregando outro Jesus, estavam pregando o Jesus com quem eles caminharam, o Jesus com quem tiveram seus momentinhos e com quem comiam e iam para o monte orar. Eles, simplesmente, o seguiam. E diziam: -Bem, pois, vamos a ver a próxima coisa que ele vai fazer-. Porque Jesus era um espetáculo para o mundo inteiro. Jesus era o Messias, Jesus era o sinal. E, pois, era divertivo, era fascinante andar com Jesus porque num momento você via Jesus caminhando. Ele via uma pessoa enferma e a curava. Pegou Pedro e disse: -Vem, Pedro-, e o colocou para andar sobre a água. Havia diferentes entretenimentos junto com Jesus de Nazaré. Não havia edificação, mas, sim, havia entretenimento. Era um show tremendo, era um espetáculo tremendo. E é essa a autoridade que Pedro está manifestando para sobreviver.
Você sabe, quando uma pessoa famosa morre ou acontece alguma coisa com ela, sempre, os que estão ao redor escrevem seus livros. Olhe, quando Elvis Presley morreu todos os músicos que trabalharam com ele se ausentaram. E mais, aquele que deu água a ele sai falando de como o conhecia, -Oh, sim. Eu me lembro do Elvis. Eu me lembro disso...E me lembro...- E sempre há esse tipo de pessoas que quando se encontram com uma pessoa famosa ou com uma pessoa que atrai as multidões e que há sempre pessoas ao seu redor e que depois que algo acontece com essa pessoa, vêm falar de suas experiências com essa pessoa para se beneficiar. E Pedro está fazendo o mesmo.
Vamos ler 2 Pedro 1: 16 que diz: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas..." Como aquelas pessoas que dizem que "subiram ao paraíso e que a revelação que eles receberam não foi ensinada por homem algum, mas por Jesus Cristo mesmo...". Pois, Pedro está escrevendo e diz que ele não segue esse tipo de revelação ou ensinamento. Diz: "…mas nós mesmos vimos o quê?…a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz.: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho...quê? …comprazido. E...o quê? ...ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.." Você sabe o que Pedro está dizendo? Pedro agora está ressaltando seu..., seu relato. -Olhe, eu andei com ele, eu estava com ele. E mais, eu ceei com ele. Eu me lembro quando celebramos juntos a páscoa. E eu me lembro quando estivemos no mar e ele me disse: "Lança a rede, não para esse lado, para o outro". E eu me lembro que tiramos a moeda da boca do peixe-.
Mas, certamente, ele não lhe diz: -Bem, eu o neguei três vezes-. Isso ele não diz. Ele não lhe conta quando Jesus disse para ele: Arreda-te de mim, Satanás-. Isso ele não conta. Obviamente, ele não conta quando cortou a orelha do soldado. E o Senhor diria: -Ai, Pedro! Meu Deus, tenho que suportar muitas coisas com este cabeção-! É claro que isso ele não conta. Ele simplesmene conta sobre a voz que ele escutou. Ele conta todos os milagres e todos os prodígios. Mas ele não conta suas carnalidades, quando se chateou porque o jovem rico foi embora. Que veio cheio de idéias ao Senhor, dizendo: -Olhe, Senhor, eu vendi meu barco. O que eu vou fazer agora? O que vamos fazer agora-? E o Senhor teve que dizer: -Olhe, Pedro, seu cabeção, não há ninguém que deixe algo por mim, ou pelo meu evangelho que eu não lhe devolva, agora, o cêntuplo por um e, depois, a vida eterna-. Certamente ele não era dos que ia receber isso, se estava preso aos pães e peixes. Pedro não lhe conta isso. Agora Pedro está contando de sua autoridade, como ele caminhou com Jesus.
E é esse que fascinou os gálatas. Porque, obviamente, ele não pode lhe falar do ressuscitado. Se quando ele foi crucificado não havia quem o encontrasse. Literalmente, ele não estava ali. Quando lhe disseram: -Olhe, você fala como ele-. --Eu não--. -Sim, sim. Eu me lembro que você caminhava com ele-. --Não. Eu não--. -Olhe, parece-me que você...- --Não. Eu não--. E, então, o galo canta. Mas, Pedro está se utilizando dos seus momentos. Ele não está lhe apresentando Jesus crucificado. Ele está lhe apresentando o que os seus olhos viram e o que ele escutou; a voz que descia do céu.
E eu espero que as mentes estejam abertas para poderem pensar assim. Porque o religioso diz: -Não. Isso não pode ser-. Pois estamos lendo que ele não segue fábulas artificiais, mas a sua autoridade está baseada no que ele viu e no que ele escutou quando estava com ele. Obviamente, esse tipo de experiência, esse tipo de pregação é a que tem fascinado toda a igreja do Senhor. Eles estão enfeitiçados com as pessoas que vivem falando de contos. De que: -Jesus subiu e Jesus desceu...do monte-. Que Jesus disse: -Passemos ao outro lado-. Você sabe as milhares de doutrinas que nascem de Jesus de Nazaré? Você sabe as milhares de interpretações que aparecem? Você sabe dos milhares de milagreiros e curandeiros que têm aparecido pelo mundo imitando Jesus de Nazaré? Isso porque cada doutrina tem um espírito por trás de si.
Vamos a Mateus capítulo 9 porque quero que vejam uma coisa. Você sabe porque o sistema atual, católico ou protestante não pode amadurecer? Porque Jesus não estava edificando sua igreja ali. Jesus derramou seu sangue para estabelecer o novo pacto e em seguida ele pôs o perito arquiteto. Mateus 9:35. Todo aquele que se baseia em Jesus de Nazaré tende para umas manifestações místicas e o misticismo não edifica. Pelo contrário, fascina, enfeitiça. Tenha muito cudado com o: "Uuuuuuu..." Porque todo esse misticismo e toda essa fascinação sai daquele que escutou a voz do céu. E agora tenho que ter cuidado com a maneira com que falo destas coisas, porque, talvez, você diga: -Mas, pastor, você não crê em milagres, em prodígios-? Esses são sinais que Deus deu ao povo de Israel. -Mas, pastor, e agora-? Os anjos são os que se encarregam dessa função. Mas, fixe-se em uma coisa que era comum na vida de Jesus de Nazaré.
Mateus 9:35 diz,"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando as enfermidades e...o quê? …enfermidade e… o quê? …moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como… o quê? …errantes, como ovelhas que não têm… o quê? …pastor." -Pastor, mas Deus estava ali? Jesus de Nazaré estava ali? O que mais você quer? Se ele fazia milagres e prodígios e estava ali pregando o reino e pregando e pregando-. Ele falou tudo por parábolas. Ninguém entendia o que ele dizia. Marcos capítulo 4 diz isso. Diz: "Olhe, falo todas as coisas por parábolas, para que vendo, vejam e não percebam; e escutando, ouçam e não entendam; para que não se convertam nem sejam perdoados os pecados". Portanto, ninguém entendia o que Jesus pregava. Eles estavam ali atrás de milagres e prodígios, milagres e prodígios, milagres e prodígios, sinais e prodígios.
-Pastor, e há problema com isso-? Há graves problemas com isso porque isso não conduz você à maturidade. E essa é a autoridade que Pedro tem. Era isso que Pedro estava tratando de fazer. Ele lhe fala de uma ocasião em que esteve com Jesus de Nazaré quando curou o leproso e depois: -Irmão, quantos desejam uma cura milagrosa nesta noite-? -Pator, você está sendo contra a cura-. Eu não estou sendo contra a cura porque é herança sua. Mas, há algo mais importante do que simplesmente uma cura da sua carne, do seu físico. Se não houver cura aqui ( apontando para a mente ). De que vale você ter aqui ( apontando para o corpo )? Ele curava e ele estava curando todas as doenças, mas ele se compadecia porque ele via um povo que não tinha pastor. E é assim que está o sistema de hoje. Simplesmente por seguir a um que falava de suas experiências com Jesus de Nazaré, mas não edificava. Ele fascinava, ele enfeitiçava. Esse é o problema com Jesus de Nazaré, enfeitiça você, fascina você. E todo aquele que prega esse tipo de doutrina está fascinando você, mas não está levando você à maturidade.
Por isso é que Paulo diz, vamos rapidamente a 1 Coríntios, capítulo 1 versículo 23. 1 Coríntios 1:23. Vamos ler o versículo 22, para que, talvez, você entenda um pouquinho mais claro. Olhem, nem tudo o que reluz é ouro. Nem sempre onde, supostamente há "unção, unção, unção, poder do alto, unção, unção..." Vamos ler, diz: "Porque os judeus pedem… o quê?" Os judeus pedem o quê? E o que foi que Jesus de Nazaré deu a eles? Sinais. "…e os gregos buscam sebedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado...o quê? …crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e… quê? E o quê? E o quê? Diga: SABEDORIA. "…e sabedoria de Deus."
-Pastor, como que sabedoria de Deus? Cristo é poder, e poder , e poder, e poder, e poder, e poder... -Tenha cuidado com esse "poder, e poder, e desça fogo, e baixe Espírito Santo, e baixe, e baixe, e desce..." Se não há sabedoria, há fascinação. Estão enfeitiçando você. -Irmãos, vamos ficar de pé e vamos levantar nossas mãos até que a unção seja derramada neste lugar-. Estão enfeitiçando você, estão fascinando você. Paulo diz que "Cristo é poder de Deus, e sabedoria de Deus". E vem e diz, "que eu não me envergonho do evangelho porque é... o quê?" Por que é o quê? "Porque é poder de Deus." Olhe, se o evangelho, se a palavra de graça não é suficiente para você, nada será suficiente para você. Por isso é que o Senhor disse a Paulo: -A minha graça te basta. Basta para ti o meu evangelho. O que está escrito basta." O problema é que foi posto um fascínio em nós, por causa de um feitiço que foi feito há dois mil anos atrás. O que Pedro promoveu foi um feitiço em nome do cristianismo, mas não é cristianismo. Por quê? Porque não tem evangelho. E se não há evangelho isso não é poder de Deus. Isso é um feitiço.
-Pastor, você está me dizendo que isso aí do Benny Hinn, e do Yiye, e de tudo isso de: "Poder de Deus, poder de Deus, poder de Deus", e tudo isso que me arrepia o cabelo…? Isso é feitiçaria. Isso é uma das obras da carne. Confundiu-se o evangelho com milagres e prodígios. O evangelho não são milagres e prodígios. O evangelho é sabedoria de Deus que tem poder para lhe dar herança, para sobreedificar você, para consolar você. Não há nenhum consolo em um "Iiiiiiiii, di, da..." E então, no dia seguinte você tem as mesmas más manias da sua carne dispostas aí. Aí não há consolo, aí não há consolo. O que há aí é confusão. iiiiii, di, da…"
A igreja dos coríntios estava dividida, estava em contenda porque Paulo estava pregando o evangelho. Paulo estava pregando sabedoria. E ele diz: "Falamos sabedoria entre os perfeitos." Uma pessoa madura não é a que está seguindo os milagres e prodígios. -Ah, chegou o evangelista tal...Ah, pois eu vou para lá porque ali há poder de Deus-. --Oh, o pastor chegou. Não, eu vou para aquela igreja porque ali sim há poder. Ali sim meu cabelo fica arrepiado--. Isso são infantilidades. Isso é imaturidade.
Paulo diz aos Efésios, -Olhem, por isso é que primeiramente Deus pôs apóstolos, pastores e mestres para a edificação do corpo de Cristo, para que já não sejamos meninos, levados por qualquer vento de doutrina...- Você sabe como o povo hoje está seguindo tudo o que aparece? Há um que tem o riso santo e aparecem dois ou três por lá. Há o que estica as pernas e elas se endireitam e o povo vai para lá. O que coloca azeite nas mãos, o que faz isto, o outro que... E tudo isso é feitiçaria. Mais são os que saem desiludidos do que os que são edificados. Vá a uma capanha de Benny Hinn para que você veja os milhares de pessoas que chegaram ali com uma expectativa de receber um milagre e saem pior do que entraram. Desiludidos, porque não têm sabedoria.
Quando dois ou três somente conseguem subir no púlpito...HELLO! E isso acontece porque não há evangelho. E é porque estão baseados na experiência de um homem que, supostamente, é a cabeça da igreja, o apóstolo Pedro. Você sabe porque isso tem sido promovido? Por causa de um equívoco que Paulo corrigia freqüentemente.
Vamos rapidamente a 1 Coríntios capítulo 14. E o equívoco aconteceu por causa de um sinal que Deus ia mandar para o povo judeu e eles não o entenderam. Eles não o entenderam. Agora vou entrar em águas profundas, com os pentecostais. Se você vem de uma experiência pentecostal, se você tem algum irmão, algum familiar, algum vizinho que vai a uma igreja pentecostal, ele está enfeitiçado com a manifestação de Pedro. Melhor dizendo, um engano de Pedro.
1 Corintios 14:20. Eu falei há pouco sobre isso no Seminário Mundial em abril passado e muitas pessoas foram edificadas, mas outras pessoas disseram: -Hum, não toque nas línguas. Não toque no: Uuuuuuuuuu-. E, sim, tenho que tocar nisso porque é isso que reprime a maturidade. As coisas não acontecem assim, da noite para o dia. Paulo disse: "Não vos enganeis. Tudo o que o homem semeia, isso mesmo colherá". Sua vida não pode estar edificada sobre milagres e prodígios porque você está se enganando. Esses prodígios e milagres seguem os crentes, mas você não pode depender disso. –Não, o serviço estava tão frio que nem os meus cabelos se arrepiaram...Joe não cantou bem porque eu não senti-. E desde quando você caminha pelo que você sente? Todos os concílios pentecostais, sejam americanos, latino-americanos, seja o que for, todos caminham pelo que sentem e por um misticismo, por um "descer do céu", que é o chamado "dia de Pentecostes". E isso não foi "dia de Pentecostes". Ali estava sendo celebrado o dia de Pentecostes por ser uma tradição judaica. Mas, o que aconteceu ali foi um sinal que foi enviado ao povo judeu.
Vamos ler. 1 Coríntios 14:20 diz, "Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no...quê? … no entendimento. Está escrito na lei: Por gente de outras línguas e por outros lábios, falarei... a quê? A quê? "… a este povo; e ainda assim… quê? "…me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um… quê? Por quê? Por quê? "…sinal, não para… quem? "…os fiéis…" Assim, se não é para os crentes e você é crente, para que você precisa de um: -Rapapapapapa, Yasayapacacapapapapa…-? Você me perdoe. Não quero insultar ninguém, mas é necessário que isso seja esclarecido.
O que diz aí? Diz que as línguas são por sinal, não a quem? Não a quem? Diga forte comigo: NÃO AOS CRENTES. "…, mas para os infiéis… quem?" Mas para quem? Mas para quem? "… para os infiéis." E por que você tem que seguir um homem que está: -Aypapaiatatattata… Receba. Receba. Receba. Aí está o poder de Deus....-? Aí está o grande fascínio , aí está o maior feitiço. -Pastor, você está se metendo em graves problemas-. Eu sei. Eu estou em graves problemas há tempos. Paulo mete você em graves problemas.E o que falta!
Diz: "Por gente de outras línguas e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os… quê? … para os fiéis". Mas, agarre-se no que diz: "…mas a profecia…" Não diz: as profecias. Diga: A PROFECIA. Diga: A PROFECIA. Não, as profecias. Todos os profetas e a lei duraram até João Batista. Você não tem que se meter lá em Isaías e em Jeremias e.... -Assim te diz o Senhor, filho meu, Ribabababababab…" Se é de outra maneira, estão enganando você. Você tem que falar o que diz: "a profecia".
E qual é a profecia? A que Paulo lhe explica em catorze epístolas. Você não vê que Paulo fala do seu passado, presente e futuro. Paulo é tanto apóstolo, como profeta. Ele é aquele que explica a você. Por isso, quando você conhece Paulo, você tem um código que decifra toda a bíblia para você. Toda, completa. Para que você não seja levado por qualquer vento de doutrina, qualquer experiência mística, qualquer experiência. Se a palavra não é suficiente, então eu não sei do que você precisa. Talvez uma viagem com a "space shuttle" ( nave espacial) por lá, não sei. -Pastor, e o que você pensa ser suficiente-? A palavra escrita.
Paulo deu um conselho e disse: -Olhem, para que não pensem mais do que está escrito-. Se o que está escrito não é suficiente, então eu não sei o que você está procurando. Se Paulo diz a você que você está abençoado, que está completa, que não lhe falta nada... Por que você tem que depender de : Iquedddddddddddd…? -Ah, pastor, meus cabelos se arrepiam-. E? Porque os seus cabelos se arrepiaram os seus problemas foram resolvidos? É mais provável que você tenha semeado para esses problemas. Assim, da mesma maneira você tem que levar o oposto. Um mau procedimento leva a um mau resultado. Um bom procedimento leva a um bom resultado. Aquilo que você semeia, você colhe. -Pastor,e você quer que eu simplesmente me mantenha nisso-? Sim, porque isso traz maturidade.
Nós estamos lutando contra um sistema criança. Eles o que pensam e para que vão repreender o diabo? Creciendo em Gracia vai desaparecer.O diabo deixou de ser. Creciendo en Gracia não vai desaparecer. Creciendo en Gracia vai continuar daqui para adiante, e para adiante, e educando, e edificando, e consolando. Por isso é que Paulo dizia: -Olhe, eu não dou golpes ao ar. Eu não estou "Icamayadadadadadadadada…"- Ele simplesmente sabia onde estava seu problema. -"Eu esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão", e semeio corretamente. E o que tenho que semear, isso semeio e colho o que tenho que colher-. -Pastor, mas isso não leva a igreja a uma seca espiritual-? Que seca espiritual se você está ativando a mente de Cristo em cada um dos crentes! Isso vai é trazer um espírito de poder, de amor e de domínio próprio. Desviei-me outra vez, perdoem-me.
Paulo está falando que Deus iria falar a este povo através de outros lábios e de outras línguas. Isso foi profetizado por Isaías, em Isaíais 28. Mas vamos ver da maneira como Pedro interpreta este sinal. Isaías 28..., melhor, vamos até lá um momentinho. Simplesmente quero levá-los à confirmação do que Isaías profetizou. Isaías 28 versículo 7. É óbvio que Pedro não quer que você veja isso. Pedro quer lhe dizer que isso foi o que o profeta Joel profetizou: -Que o Espírito Santo foi derramado sobre toda língua e eles falaram em outros idiomas...- E que esse foi o derramamento do poder de Deus no dia de Pentecostes. Não, este foi o sinal que Deus enviou no dia de Pentecostes. Pentecostes era uma festa judaica, era um rudimento do povo de Israel e Deus enviou um sinal. Deus não enviou seu Espírito. Deus enviou um sinal por meio de um anjo de confusão.
Isaías diz, versículo 7: "Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte, são absorvidos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo. Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de imundícia; não há nenhum lugar limpo. A quem, pois, se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento; regra sobre regra; regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali. Pelo que, por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo, ao qual disse: Esté é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram...quê? …ouvir."
Agora, qual é a interpretação que Pedro dá sobre o que aconteceu em Atos capítulo 2? Vamos a Atos capítulo 2. Vamos ver o famoso batismo no Espírito Santo, que Paulo não menciona. -Pastor, não. Eu me lembro de quando fui batizado no Espírito Santo-. Você foi batizado em uma feitiçaria. Você foi enfeitiçado, encantado. Você sabe porque eu sei que você foi enfeitiçado? Porque você não dava fruto. Você sabe que nenhuma dessas pessoas que: Ibabababababablabla…, e não conhecem nada de Paulo,não dão fruto? São pessoas altamente religiosas, têm muito zelo, mas não há fruto. Não há o fruto do Espírito, que Paulo diz que é: Amor, benignidade, paciência, fé, mansidão, moderação, paz. Estão todos atormentados. Incluindo as chamadas "tremedeiras e unções" que eles recebem para lutar contra o diabo. Quer dizer que o Espírito Santo não está ali. HELLO!
Há alguma verdade nessas manifestações carismáticas de libertação, de unção, de dupla unção, de cura, do chamado "repouso" ou do chamado "batismo no Espírito Santo"? -Oh, irmão, quando você receber o batismo no Espírito Santo como aconteceu em Atos 2, como aconteceu com os apóstolos, você vai receber essas línguas dadas como se fossem de fogo-. E há pessoas que são enfeitiçadas com esse tipo de manifestação e elas pensam que foram batizadas no Espírito Santo. Paulo nunca falou de um "batismo no Espírito Santo". Paulo falou do "batismo na sua morte", "na sua morte" segundo Romanos 6:4.
Agora, vamos ver isto, Atos capítulo 2. Diz: "E, cumpirndo-se o dia de Pentecostes… a manifestação de Pentecostes?…" Atos 2:1, estamos todos aí? Diz: "E, cumprindo-se… a manifestação de Pentecostes? …o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar." Por quê? Porque todos eram judeus. Eles estavam celebrando as tradições do seu povo. Diz: "E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do…quê? …do Espírito Santo…" -Viu, pastor, a bíblia diz que "foram cheios do Espírito Santo"-. Quem escreveu isso foi Lucas, porque Lucas pensava que isso tinha sido o Espírito Santo. Isso foi o que disseram a ele.
-Pastor, você está negando o que está escrito-. Se não está de acordo com Paulo... -Pastor, mas aí diz "que foram cheios do Espírito Santo-". Eles não foram cheios do Espírito Santo coisa nenhuma. -Pastor, você está negando que eles foram cheios do Espírito Santo-? Não é que eu o negue. É que eu posso provar que isso não foi o Espírito Santo. Isso foi um sinal para o povo de Israel. Tanto é assim que todo o povo viu. Não é que eles estivessem num lugar, ali, sozinhos, em um aposento alto e ali, de repente, eles começaram a falar em outras línguas e eles receberam... Todo povo entrou ali. O que aconteceu foi um alvoroço.
Vamos continuar lendo. Diz: "…e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do...de onde? …céu. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma… o quê? …multidão…" Por que Deus vai encher com o Espírito Santo para que falem em outras línguas? HELLO! Deus estava era mandando um sinal. Deus não estava mandando o Espírito Santo. Deus não estava derramando do seu Espírito. Paulo lhe diz: -Olhe, "no dia em que você creu, você foi selado com o Espírito Santo da promessa-". Não é no dia em que você falou em línguas. -Pastor, você está negando isso-. Não é que eu não esteja negando, mas é que isso não é nenhum batismo no Espírito Santo. Esse foi um sinal dado ao povo judeu. Obviamente todos erraram. Não compreenderam o sinal que Deus estava enviando. Por isso é que Paulo escreve: -"E nem ainda assim me ouvirão...
-" E vem e diz: "E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria...o quê? …língua." Agarre-se aí. Paulo diz que Deus não é um Deus de confusão. E por que eles estavam confusos? Por que eles estavam confusos? Você nunca se encontrou confuso com uma manifestação dessas línguas? Isso traz confusão ao povo, isso não edifica. Isso nunca edificou ninguém. Isso traz confusão, traz confusão. Você sabe quantas pessoas vivem confundidas com falsos chamados porque um chamado "profeta" profetizou para elas? E com esse feitiço os cabelos ficaram arrepiados e eles: -Ah...E assim te diz o Senhor: Você vai fazer isto,... Você vai fazer aquilo...Sai do teu país, sai do teu trabalho porque eu tenho um chamado para ti-. E depois não acontece nada. -Vai-te para o Japão, vai-te para a África, vai-te para lá...-" E depois suas vidas são destruídas porque um chamado "profeta"...E ai, quando estão do outro lado, dizem: -O que eu faço aqui-? São muitos os chamados, poucos os escolhidos.
Vamos continuar lendo. Diz:"E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e Medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de....quê? …mosto." Estavam cheios de quê? De mosto. Estavam bêbados. O que foi profetizado pelo profeta Isaías.
-Pastor…você está tirando todas as esperanças que eu tinha de passar a frente, que você ia me ungir e que...- Você nunca viu um chamamento desses do nosso apóstolo porque o que isso faz é contaminar. Isso detém a maturidade. Por isso é que o apóstolo Paulo em Hebreus 6:1 diz. "Deixando já...Deixando já os rudimentos...Deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo.
" Versículo 14, "Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notótio, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta… qual? Isto foi dito por qual profeta?...Joel." Estavam todos confusos e isso foi dito pelo profeta Joel. Paulo diz a você que isso é um sinal, e isso não é um sinal para os crentes, mas para quem? Para quem? Para os incrédulos.
Vamos a 2 Tessalonicenses. Quem Deus ia escolher para mandar um sinal para os incrédulos? Se as línguas não são para os crentes, mas para quem? Para os quê? Você crê que era justo que Deus utilizasse um crente para esta obra? Você crê que Deus usaria um crente para ir contra o que Paulo diz? Para fazer afronta ao Espírito da graça? Para pisar o sangue do pacto? 2 Tessalonicenses capítulo 2, versículo 7. "Porque já o… quê?…mistério da injustiça opera…" Estamos todos aí? 2 Tessalonicenses 2:7. Digam-me: -Amém-!, quando tiverem a Palavra. Diz: "Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus…" Diga: DEUS. "E, por isso, Deus lhes enviará...a operação…" O quê? "…operação do erro… quê? Uma operação do quê? … a operação do erro, para que creiam na mentira." Deus envia um poder de feitiço, de feitiçaria, de bruxaria. Quem tinha esse poder de bruxaria? Pedro. -Pastor, mas o diabo foi destruído-. Mas seus filhos não. A semente não está liquidada. Por isso é que Paulo dizia: "Porque a fé não é de todos." Os filhos são disciplinados, os bastardos não. Ou, por acaso, não é esse o espírito que agora opera nos filhos da desobediência?
Vamos a Efésios capítulo 2 versículo 1. Se alguém não está em graça, está em quê? Na mentira. Se alguém não está na verdade, está em quê? Na mentira. Ou você está na verdade ou você está na mentira. Não há meio-termo.Efésios 2:1. Diz: "E vos vivificou, estando vos mortos… quê? …em ofensas e pecados, em que Quando? noutro tempo andastes segundo o… quê?..segundo o príncipe das potestades do ar, do...espírito que agora opera nos… quê?… nos filhos da desobediência". No espírito que agora opera nos filhos de quê? Da desobediência. Agora, você não é um filho da desobediência. Por quê? Porque a verdade chegou até você e iluminou os olhos do seu entendimento e você conhece a verdade. Portanto, você é muito obediente. Mas aquele para quem a verdade não resplandeceu, onde a luz do evangelho não pôde penetrar, é o quê? Um desobediente. E, finalmente, por que a luz do evangelho não pode chegar? Porque é um espírito da desobediência. Neste mundo há duas sementes. Deus não vai levantar um justo para manifestar o mistério da iniqüidade. O mistério da iniqüidade começa através de um filho da perdição.
Nas últimas semanas tem-se falado muito de Pedro. Muitos têm descordado… -Não. Isso não pode ser assim-. E qual é a doutrina que Pedro lhe apresenta? Obviamente, nosso apóstolo nos têm dado evidência após evidência de seu adultério quanto à doutrina. Ele parecia, mas não era igual. Vemos seu proceder com hipocrisia, "ele, sendo judeu vivia como gentio, mas mandava os gentios viverem como judeus." Vemos suas experiências com os sinais que não são para os crentes, são para os incrédulos. E se alguém não é crente, é o quê? Incrédulo. Por isso toda doutrina tem um espírito por trás dela.
2 Coríntios capítulo 11 e com isto terminamos. 2 Coríntios 11:1 e oxalá me tolerassem um pouco de loucura! Porque certamente nesta noite falamos loucura. Isto é loucura para o sistema. Recomendo a vocês o cassete "O Rudimento do Batismo no Espírito Santo" para entenderem mais a fundo o que é o dia de Pentecostes. Esta noite toquei brevemente no assunto, mas esse cassete tem muito mais informação. Portanto, isso é do ano passado. Eladio, se você puder buscá-lo. Porque vai haver perguntas sobre isso e o melhor é o cassete.
Agora, vamos terminar com 2 Coríntios, capítulo 11, versículo1." Oxalá me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro…quê?…Jesus que nós não temos pregado,…" Na semana passada, claramente, nosso apóstolo nos ensinou que Pedro estava pregando "outro Jesus". E esta noite tivemos evidência, segundo seus escritos, que ele estava pregando Jesus de Nazaré, Jesus nos dias de sua carne. Continua dizendo:"…ou se recebeis outro… quê? Outro o quê? Outro o quê? Diga: OUTRO ESPÍRITO. "…que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos." Nem tudo o que brilha é ouro.
Quando você lê todo o contexto do capítulo 11, você vai se dar conta de que está se falando dos apóstolos, e, mais exatamente, de um apóstolo. Daquele a quem foi dado o apostolado da circuncisão, do mistério da iniqüidade. Ele é a cabeça, ele é a cabeça desse mistério, desse apostolado. Olhe, este apostolado combate contra o outro apostolado. Se este apostolado tem a verdade, contra qual apostolado se está combatendo? Contra o da mentira. Se este apostolado é para o espírito, para o quê é aquele apostolado? Para o quê? Para a carne. Paulo chegou à conclusão no versículo 13 e disse assim:"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus… ministros, seus apóstolos, seus escritores, se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme a seus enganos as suas obras."
Tenha muito cuidado com aquilo que não seja o evangelho. Certamente cada um de nós viemos contaminados com certas experiências que tivemos. Certamente cada um de nós fomos ensinados de uma maneira, fomos encaminhados de uma maneira tradicional e há coisas que nós vemos no sistema e dizemos: -Isso é de Deus. Isso tem que ser de Deus-. Não necessariamente. Se seu fundamento está mal, tudo está mal. Tudo está mal por lá. -Não pastor, mas eles ainda não se reconciliaram, como é que desabam-? Se não há evangelho, o que há é feitiçaria. Não se deixe fascinar, não se deixe enfeitiçar pelas chamadas experiências místicas. Deixem-me dizer-lhes, eu venho daí. Certamente, desde o início deste ministério, nós, pouco a pouco, temos nos limpado de toda contaminação de carne e de espírito. E o Senhor está nos amadurecendo pouco a pouco. O certo é que uma verdade conduz você a outra. Eu não estou falando com crianças esta noite. Eu estou falando com maduros. Estou falando na Sede Central. Não estou falando em uma igreja particular. Estou falando com o mundo inteiro. Nós, como ministério, temos que nos cuidar do falso misticismo que ajuda a vida do apóstolo Pedro. Não somente sua doutrina, mas, também, seu procedimento, suas experiências.Você não vê que todo esse sistema, tudo vem dos judeus até os italianos, e é aí onde se forma a igreja católica.
Atos retrata bem isso para você. Que Pedro foi visitar aquele que era dono da companhia chamada "A Italiana" e aí foi onde começou todo o negócio e toda o comércio, em Roma. Depois dessa manifestação, molestaram dois ou três, maltrataram um pelas vendas das indulgências, Martinho Lutero que procurou dois ou três versículos isolados de Paulo como, por exemplo: "O justo viverá pela fé". E começaram os protestantes, mas dentro dos protestantes se meteu a chamada "experiência pentecostal". E os pentecostais acusam os batistas dizendo que os batistas estão frios e isto e aquilo. E há uma tremenda divisão, mas tudo vem, toda essa prostutuição vem da mesma cabeça. Isso tudo é um mesmo engano. Tudo isso, os protestantes se queixam dos católicos, mas eles saíram daqueles mesmos católicos e não estão protestando nada porque sua cabeça representante é o mesmo Pedro.
Assim, você tem que passar por uma reforma total. Você não pode ficar pelo meio.Nós somos a alternativa, somos o verdadeiro cristianismo neste mundo. Paulo disse que o resplendor da sua vinda era o que iria matar o iníquo. Certamente ninguém havia descoberto o iníquo. Creciendo en Gracia o descobriu. Nosso apóstolo o descobriu. Você sabe o que isso quer dizer? Que, certamente o resplendor da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo está para acontecer. Mas, somente estamos vendo o resplendor. Não é que ele já tenha chegado, mas é o resplendor que mata o iníquo e a sua palavra, sua doutrina.
Nós estamos diante de uma reforma mundial e estamos começando, ainda somos bebês. Mas você é das primícias que encontrou este tesouro. E você não pode deixar que este tesouro seja contaminado, você não o pode perder. Agarre-o com tudo o que você tem. Dê sua vida por este tesouro. De outra maneira, vão fascinar você. Nesta noite, eu os declaro abençoados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário