LANÇANDO FORA O QUE DEUS LANÇOU FORA
Vamos a Colossenses capítulo 2, verso 10 e 11, versos que você quase nunca leu, ah. Colossenses capítulo 2, verso10, 11 diz: "E vós estais completos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade." Diz que nele estamos completos, verdade que sim? E o que é completo? Que não nos falta nada. Quando se refere ao espírito, a ti não se te pode acrescentar nada mais, porque se te acrescentar algo mais, então és maior que Deus. Tu estás completo nele, quer dizer, que teu espírito tem as mesmas qualidades que ele tem. Jesus Cristo, que é Deus, é santo, pois teu espírito que é um deus, é santo, estás limpo, estás perfeito em teu espírito. E como tu estás tão perfeito e limpo e completo, estás sem ruga, sem mancha, não tens contaminação, teu espírito é igual à Jesus Cristo porque cada semente dá fruto por seu gênero. Se você semeia uma árvore de manga e a manga dá fruto depois, tu não podes distinguir. Se tiras uma foto da manga que tu tiraste a semente para semear, e logo depois tens mais mangas, vais ver que são semelhantes porque a semente deu fruto por seu gênero, então, quando Deus criou espíritos, criou anjos, os criou semelhantes à ele. O que acontece é que ao nos vestir de carne houve mudanças, houve deterioração no conhecimento, portanto, por isso é que Paulo diz que nós estamos completos nele, espiritualmente.
Então, o verso11 te dá uma informação que por isso é que tu não te vês completo, se não entendes bem o verso 11. 2:11 diz, "Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mãos, ao separar de vós o corpo pecaminoso carnal, na circuncisão de Cristo." Note que a bíblia diz, o evangelho diz, que Cristo padeceu uma só vez e tirou o pecado, de quê? Aniquilou o pecado. Acabou com o pecado, sim ou não? Padeceu uma vez e aniquilou o pecado. O profeta disse que quando Jesus Cristo viesse na cruz, ele iria tirar o pecado da terra em um só dia. Quer dizer que o pecado foi tirado, mas o corpo pecaminoso carnal, continuou posto. O pecado foi aniquilado, a ti, não se pode achar em pecado porque o pecado foi tirado. Para te achar em pecado, se faz necessário trazer a lei e pôr leis para dar vida ao pecado, mas, como o fim da lei é Cristo e o pecado foi aniquilado, então, estás completo. Porém, ao deixar o corpo pecaminoso carnal, Deus o lançou for a de sua presença para jamais ver-te em pecado. Deus não pode ver a nenhum de seus filhos em pecado porque, exatamente, para isso foi que ele veio, para aniquilar o pecado. Quer dizer que você não pode ser achado em pecado. Só o mistério da iniquidade tem tentado enganar a todos os cristãos e pastores e líderes do mundo, fazendo-lhes pensar que o pecado ainda está de pé. E é por isso que eles pregam arrependimento de pecados e é por isso que também pensam que um crente pode se perder. Porque, como eles pensam que pode ser achado em pecado, pois então, estão omitindo e desfazendo o valor do sangue derramado na cruz que foi para aniquilar o pecado.
Mas, o que acontece? Como o corpo pecaminoso carnal ainda é parte nossa, pois, Deus o lançou fora. O problema é que você e eu necessitamos aprender a lançá-lo fora. Mas, como lançá-lo fora? Se tu vives pela lei, jamais vai lançá-lo fora, porque sempre tu vais vê-lo, mas se tu vives em graça tu o lanças fora com a mente. HELLO! Por isso, é que Paulo disse, "Agora nós servimos a Deus com a mente". Porque com a mente tu te apoderas da informação escrita e quando o corpo faz uma dessas obras que lamentamos, que te trazem culpabilidade, que te dizem que você não está aprovado, que te fazem sentir que não venhas à igreja. Que te fazem sentir quando estamos cantando, "Toda minha vida está em ti", pois, esse corpo pecaminoso carnal te diz: - Hipócrita, veja como você tem se portado. Como te atreves cantar que toda tua vida está em mim ?- Então, esse corpo pecaminoso, fala, mas se tu sabes lançá-lo for a com a mente quando o corpo pecaminoso te fala e te traz acusação, como tu já sabes que Deus o lançou for a, tu, pensando como Deus, imitando a Deus com a mente, tu dizes: - Não me acuses. Não me acuses que eu estou bem com Deus. Eu sou um ser perfeito, que tenho lutas, mas sou perfeito -. E assim, não podes ter consciência de pecado.
Veja o que diz Hebreus capítulo 10, rapidinho, Hebreus capítulo 10. Porque se tu não sabes lançar teu corpo pecaminoso carnal for a como Deus o lançou vais estar sempre em culpabilidade e não vais alcançar triunfos em tua vida porque o que vais alcançar, é depressão. Hoje vivemos em um mundo que, eu sei que esta é uma palavra gramaticalmente mal dita, mas tu ouves por aí, - Estou "estressado"-. Isso vem da palavra "stress", ou melhor, estou deprimido, porém, já até se usa isso, estressado. Eu tenho ouvido pessoas que dizem: - Eu estou tão estressado ou tão estressada -. Imagine, mas nós o que entendemos é que tem estado deprimido. Agora, note o que produz a depressão nas pessoas, a falta de conhecimento de Hebreus 10, veja o que diz o verso 1. "Porque a lei, tendo a sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca pode, HELLO!, nunca pode pelos mesmos sacrifícios que se oferecem continuamente cada ano, fazer perfeitos aos que sacrificam. De outra maneira cessariam de oferecer-se, pois os que tributam este culto, limpos uma vez, não teriam jamais consciência de pecado." Não teriam o quê? Em outras palavras, na lei a pessoa que vive por sacrifícios, a pessoa que vive por abstinências, a pessoa que sempre tu a vê, - Não se pode comer carne, não se pode ouvir isto, não se pode ir ali. O cristão não pode isto, não pode aquilo -, porque vive por mandamento sempre vai estar em culpabilidade porque a carne, a carne vai falhar. Porque a lei nunca pôde fazer perfeito a ninguém, por isso é que esse pacto ainda está nos púlpitos das igrejas, o legalismo. E por isso é que há tanta culpabilidade nas igrejas porque eles ainda têm as características, têm as contaminações do velho pacto.
Isso foi o que fizeram os apóstolos do Senhor Jesus Cristo, que como não entendiam graça, eles pregavam à Cristo e criam que ele havia ressuscitado mas o misturaram com o pacto velho trazendo consciência de pecado. Por isso é que você ainda ouve em certos sistemas "minha culpa, minha culpa". E você ainda vê sacrifícios, em uma missa, e você vê os pastores convidando à frente as pessoas chorando, - Deus meu, Deus meu, tem misericórdia de mim -, porque eles não conhecem o evangelho da graça e sempre estão em culpabilidade. E então deixam de ir às igrejas, eles dizem: - Como é que vou à igreja, se olham e se acham hipócritas, como vou chegar ali, como estou me comportando. Veja o que tem me acontecido -. Até perdem às vezes sua membresia. Há organizações religiosas que por um mau comportamento do corpo pecaminoso, como eles não sabem que Deus o lançou fora e também eles não sabem lançá-lo fora, então, tiram a membresia dos seus membros. Essas pessoas saem destruídas, amarguradas, - Veja como me trataram na igreja, veja o mal…, como me maltrataram -. E então, por todas as partes do mundo o que há é gente maltratada porque eles não sabem que estão aplicando lei.
Diz aqui que se aqueles sacrifícios pudessem conseguir algo, não teriam jamais consciência de pecado, mas, ainda têm consciência de pecado. De fato, uma pessoa que pensa que a salvação se perde, está em consciência de pecado, por isso é que ele pensa que pode se perder. Veja, quando alguém diz a você: - Ai! Vocês ensinam salvos sempre salvos -. Você já sabe que está tratando com um contaminado de consciência de pecado. Ele não o entende, porém, ele, o que está pensando é que se pode achar em pecado. Por isso João, o discípulo amado, que se recostava no véu de Deus chamado Jesus de Nazaré, quando ele ouviu Paulo falando estes mistérios, você vê que João ainda dizia: - Irmãos meus…-, irmãos meus, à igreja, - se alguém tem pecado, temos advogado junto ao Pai -. Vê, trazendo pecado de novo à igreja, por desconhecimento. De maneira que, nós temos que desenvolver um discernimento interior para entender que Deus lançou o corpo pecaminoso carnal e tens que crescer e amadurecer para que aprendas a fazê-lo. Eu tenho tido que lutar com isso. Porque José Luis, carne, quer se interpor ante minha verdadeira identidade, acusando-me, maltratando-me. São anos que eu tenho passado entendendo essas duas naturezas, dividindo, a Palavra, separando alma e espírito; carne e espírito.
Isso é um processo que leva anos, para que você possa entrar em repouso. Tu não vês que esta sociedade está cheia de ordens? Você vai ao trabalho, - Quanto vendeste -? – Vendi cinqüenta pedidos --. – Não, você tem que procurar vender setenta e cinco -. E quando você crê que alcançou as setenta e cinco, o chefe te diz, - Veja, na nossa companhia em West Palm Beach (cidade da Flórida), há um homem que vendeu duzentos -. Ou seja, você nunca vai se sentir satisfeito, sempre vai haver pressão. As mães, dizem à seus filhos, - Essas notas estão baixas – e então, o menino recebe pressão. Então, o esposo diz à mãe, - Veja, tu tens que melhorar teu cuidado com os meninos, é tua responsabilidade -, porque ao esposo, estão oprimindo no trabalho também. Esta é uma sociedade de depressão, uma sociedade composta para te maltratar, para te manter ocupado, preocupado, culpado, - Não alcançou ainda, tens que melhorar -. E quando tu cais nos laços desse sistema, tu nunca vais ter paz. Eu tenho tido que aprender, "to master", dominar, aperfeiçoar, meu trabalho com minha mente porque eu estou em um ministério que requer tantas coisas. Eu represento tantas nações, há tanta gente olhando para mim para me imitar, porque eu sou o apóstolo. Então, isso pode trazer a mim um estado de depressão, onde se eu recebo isto em carne, me destruo. Mas, se eu aprendo a lançar José Luis fora, então é diferente, então a carga se torna fácil e leve de levar. E tu, tu às vezes te afogas em um vaso de água aí, com tres filhos e um trabalhos e um carro que enguiçou, - Aiiii!! (chorando), vou me dar um tiro -. Ou que o esposo te maltratou por uma coisinha e já não aguenta mais, tu sabes. Quer dizer, que tu dizes, - Senhor, usa-me – e Deus diz, - Usa-me, e ainda não sabe brigar com cinco problemas -. – Usa-me Senhor. Eu quero fazer mais – e então, quando o vizinho te olhou mal ou vens à igreja, ou chegou uma conta e não podes pagar, - ahhhhhhhh (como se estivesse perdendo o fôlego) -, pelas opiniões que te deram, que se pagares for a do prazo… Então, você tem, diga comigo: LANÇAR FOR A. Esse é o tema desta noite, Lançando fora; Lançando fora o que Deus lançou fora.
Note que uma vez no livro histórico, João, exibindo um pouquinho de história, que depois ele mesmo negou, porque depois ele dizia que o diabo não pode te tocar. Mas no primeiro livro que escreveu, narrou melhor a história, ele disse, - Agora, é lançado for a o príncipe deste mundo -. E depois o trouxe para dentro ele mesmo. Verdade que ele disse: - Agora é lançado for a o príncipe deste mundo -. E lá estava Pedro dizendo: - O diabo anda como leão que ruge -. O sistema protestante, o tem dentro, tem diabo ainda. Quando você vê uma pessoa que crê que o diabo ainda está vivo, está em má consciência. Ele não soube lançar fora o que Deus lançou fora. Diga: COM A MENTE EU SIRVO A DEUS. Tens que aprender a lançá-lo fora por causa das responsabilidades do teu matrimonio, pelo trato com teus filhos, pelos tratos sociais, pelas demandas de tua família, pelo amor e respeito que deves aos demais que estão ao teu lado, teu próximo. Se tu não sabes lançar fora esse corpo pecaminoso carnal, maltratas, criticas, te dá inveja, te dá ciúme; dentro da mesma igreja. Quando você vê um irmão criticando, - Não, que este, que aquele, que isto…- é que não tem sabido lançar fora todo esse corpo pecaminoso carnal. Digo e você pode julgar, porque o que tem a mente de Cristo julga e ele não pode ser julgado, mas, há diferentes tipos de juízos. Eu julgo situações nos irmãos e nos pastores, mas é para ajudá-los e não para destruí-los, que é um ângulo diferente. Quando algo está mal, está mal e a atitude não serve porque há irmãos que não tem sabido lançar for a este corpo pecaminoso carnal. Este é um corpo que está viciado.
Veja o que diz Efésios, capítulo 4, versículo 22; Efésios 4, verso 22. Diz: "E quanto a antiga maneira de viver, despojai-vos do velho homem…" Despojai-vos de quê? O que é despojar-se? Lançar fora, mas como vais lançá-lo fora? Vais pegar um machado e te vais partir em pedaços e morrer? Como vais despojar-te? Com um despojo desses que os espiritistas fazem por ai, que te põem dois ou tres pózinhos em cima? Esta carne, você não pode tirar de cima, mas Paulo diz: - Despoja-te dela -. Então, como vais despojar-te? Com a informação do evangelho. O evangelho te ensina a despojar-te desse velho homem, que veja como está, veja. Como está? "…está viciado…" Esteve viciado? O seja, que tu andas com o diabo em cima, tu andas com o gênero carne contigo. Ah, e vou te dizer uma coisa, veja, eu admiro as coisas bem feitas e gosto de reconhecê-las. E uma das coisas que mais admiro na minha carne, é que não para de me perturbar, ela é fiel à sua natureza caída. Por isso, já não me surpreende quando me acusa, quando começa uma depressão, quando começa uma acusação, quando começa uma tentação, quando… de tudo, de tudo quanto lhe dê sua santa vontade de ela fazer comigo. Porque a natureza que eu tenho, diz Romanos que não se sujeita, os desígnios de minha carne não se sujeitam à lei de Deus. Então eu admiro o fiel que é, ou melhor, o fácil que se levanta todas as manhãs esperando uma oportunidade, - José Luís, eh, eu terei oportunidades de transtornar tua vida aqui na terra? Por onde eu poderei me meter na tua vida para fazer você se sentir mal, complexado, sem realização em tua vida pessoal? Há algo que eu possa fazer para de cansar, para "estressar-te", para te deprimir, para te roubar o bom ânimo que eu sei que desde dentro, do teu tesouro, tu tens aí umas provisões? Mas, se eu posso evitar que tu as uses, eu vou me manifestar contra ti -.
Olhe, que bom é o evangelho! Tu sabes por que o evangelho é bom? Porque depois desta informação que eu te dou, tu decides se vais andar deprimido ou andar em bom ânimo. E decides tu, e não tens que lançar a culpa para ninguém, simplesmente, - Hoje eu decidi viver em derrota. Hoje eu vou me atribular, hoje vou me deixar deprimir. Hoje não vou dizer que tenho domínio próprio, hoje não vou confessar a palavra, hoje quero me aborrecer bem aborrecido -. E se aborrece, e já está. Ou tu podes ir a teu trabalho, - Hoje não vendo nem um automóvel. Hoje não vendo nem um produto. Digo que hoje, tudo vai mal -. E há uns anjos tão obedientes, - Veja, ele disse que vai mal. Fantástico -! Tu sabes que Martín Guío, Martín Guío perguntou à sua avó, - Avó, nos anos 25 e 20, como eram as pessoas -? E ela lhe disse: - Igual a como são hoje em dia. Eles sempre vêm dizendo, as coisas estão más, este país está mal, o presidente está mal, as leis estão más, desde lá. Há pobreza -. Pois então, isso é o que eles vêm dizendo por 75 anos, pois exatamente assim está a Colômbia com os que não têm renovado a sua mente e não sabem lançar for a o corpo pecaminoso carnal. Mas com os que têm aprendido, com os que se educam conosco, eles dizem: - Estamos ricos, estamos abençoados -. Os irmãos em Cuba, com tudo, e o regime que estão vivendo, os abençoados que nos entendem a nós, eles dizem: - Estamos reinando em vida. Estamos abençoados com todas as bençãos e enriquecidos com toda a riqueza -. Por quê? Porque isso é um século. Levou 75 anos dizendo, estão más as coisas, pois pode ser que leve uma boa quantidade de anos, até que as coisas se ajeitem. Nós temos que educar as nações. Nós temos que ensinar as pessoas a falar, aos presidentes, aos políticos, aos governadores, aos jovens, aos anciãos, aos meninos, as escolas. Temos que ensinar-lhes a falar a palavra. (Aplausos)
Por isso é que tu tens que entender a Deus, por isso é que Deus vê uma nação mal e segue mal, porque algo a levou ao mal. E dizem: - Mas, porque Deus não tem misericórdia da nação tal que está se arrasando, afundando-se. Veja e agora vem um terremoto em cima, e um furacão também, para que o pouquinho que ainda tem, lhe seja tirado -. Pois o Senhor disse: - Ao que tem, se lhe dará mais e ao que não tem, o que tem lhe será tirado -. Porque o que não tem, é porque algo mal está fazendo e lhe será tirado e seguirá se arrasando. Sem dúvida, aqui nos Estados Unidos seguem surgindo milionários e há mais dinheiro e se gera mais dinheiro e seguem as coisas modernas e há dinheiro para gastar e de tudo. Aqui, há de tudo, porque é que aqui se pensa positivo, porque ao que tem se lhe dará mais. Então, o que não tem se segue tirando desse, Deus tem anjos para que tire deles. Esses furacões as vezes vão por aí e as vezes os anjos os sopram, a menos que nós sopremos contra. Como este que ia para Porto Rico, que Cheo me chamou e disse, - Vou andando para preparar a casa porque vem fulano -. E eu lhe disse: - Olhe Cheo, no nome de Jesus, no nome de Jesus Cristo, eu digo que esse furacão e muito menos à Ponce porque ali vivo eu. Ali eu tenho casa -. E eu telefonei e me disseram que nem água caiu, e ia diretinho para lá. Mas eu estou aprendendo a falar. Quando tu aprendes a lançar for a o corpo pecaminoso carnal que anda contigo, acontecem grandes coisas, acontecem grandes coisas, a natureza espera essa manifestação.
Eu disse a vocês e sigo repetindo, quando eu comprei essa casa, é em Juana Diaz, pertinho de Ponce, porque são povoados próximos, nunca tu vês grama verde a menos que tenhas um sistema de irrigação. E então, a casa que eu comprei é uma casa bonita, tu sabes, mas quando se olha, se vê tão feia com toda essa erva assim seca. E então, tinha que pôr um sistema de irrigação e isso é caro e eu não tenho tempo porque eu quando vou ali, são vários dias a descansar, a pensar, a contemplar o que está acontecendo, recolhendo minha mente, educando-a nestes conhecimentos. Eu não tenho tempo para me meter a capinar, a regar com uma mangueira encher de água aquilo, porém, eu tenho tempo para usar a mente. E então, eu sei que há uma área em Porto Rico que chove muito, ali é a água que incomoda, chove quase todos os dias. E então, eu disse, - Senhor, se eu não estou violando um decreto, se a ecologia não sofre com isto que eu vou te dizer, eu recebo que várias dessas nuvens se movam para cá e molhem isto aqui. Porque qual é a idéia de tirar tanta água de lá que não faz falta -. E eu tenho o testemunho que fazem dois anos, eu tenho grama verde e está verdinha. Está tão verde que eu tive que empregar uma pessoa para todos os meses cortá-la. Antes não gastava nem um centavo para cortá-la porque se não crescia, mas, se tu queres uma coisa, te custa outra. (Aplausos)
Imagine, o que vais fazer? Imagine que agora eu diga: - Senhor, veja, que veja como isso me custa -. – E para que me pediste as nuvens para lançar água aí. Onde ficamos? Define-te. Esta vida está cheia de retas, verdade que sim? E tens que pensar bem, porque veja, se tu não pensas bem, as vezes tu pensas tão mal de Deus que fazes umas perguntas tão injustas. Em tua mente chegam umas perguntas tão injustas diante de Deus que por isso os anjos não servem a ti, porque tu és injusto na forma em que tu pensas. E quando chega um terremoto, nessas cidades que as pessoas morrem afogadas, em um terremoto desses que mata 500, ficas dizendo: - Senhor, onde tu estás -? E quem é você para estar perguntando a Deus? Vocês sabem as injustiças que cometam esses países, as confissões, os roubos que há as vezes construindo esses edifícios, que não põem nem uma varinha para lhes sustentar. Não faças perguntas, e mais, Davi disse: - Quem é o homem para altercar com Deus -? Por isso eu não pergunto, ainda que morra quem morra, familiares meus, o que seja. Eu não tenho perguntas, o que tenho são respostas para enfrentar essa necessidade. Mas fazer perguntas injustas em tua mente é o que faz com que tua vida se seque e esses anjos chamados a servir se detém pelas injustiças que as vezes passam pela tua boca. – Não, eu cheguei primeiro e este chegou por último. Por que se tomou esta decisão?, e por que isto?, e por que isto -?
Isto não é questão de quem chegou primeiro, veja. O Senhor pôs exemplo para evitar as queixas. Alguns foram trabalhar na vinha às 8:00 da manhã e outros começaram a trabalhar às 3:00 da tarde. Quando a vinha se fechou à 4:00 da tarde este havia trabalhado meia hora e aquele havia trabalhado oito horas. Então, quando foi pagar, pagou igual aos dois e em seguida os que trabalharam oito, lhe disseram: - Olhe, isto é injusto -.E ele teve que dizer: - O que é injusto -? – Bem, é que este chegou à meia hora e lhe pagas igual à este que chegou à oito horas --. – E o que é que você tem com isso? Você não está cobrando bem? Nós não combinamos que em vez de te pagar 10 dólares à hora, eu concordei em dar-te 20 dólares à hora, não cobraste teus 20 dólares à hora -? – Sim --. Pois então, me deixe resolver o que eu quero fazer com isto, o que você tem que estar me dizendo -. (Aplausos) As pessoas sempre estão olhando para o lado para ver, - quanto lhe deu, quanto -. O que importa isso à você?, o importante é que você cobrou bem. Ou ele pode dizer-te: - Olhe, não venha mais trabalhar -. – Veja, não, a vinte dólares à hora, rapaz isto é tremendo --. Não, é que você se queixou porque eu paguei o mesmo à este e o dinheiro é meu não é teu, pois então, eu faço como eu quero -. E assim é Deus, Deus faz como quer. As vezes tu não entendes porque Deus pagou igual à este por meia hora. Saberá Deus o que este faz nessa meia hora! Hum! Há pessoas que resolvem em meia hora o que tu não fazes em oito dias. A idéia é não perguntar porque quando tu perguntas, tu entras em iniquidade e a iniquidade é símbolo de Adão, do homem pecaminoso carnal. A iniquidade, a iniquidade é pensar, é maquinar.
Onde estávamos? Em Efésios 4:22, "E quanto à maneira antiga de viver, despojai-vos do velho homem, que está viciado conforme a, o quê? aos desejos enganosos." Olhe, está o quê? Viciado. Ou seja, que o teu corpo tem muitos desejos enganosos, muitos, de diferentes variedades, de diferentes ângulos e se manifestam à você e mentem à você. Mas, se tu aprendes a lançar for a o que Deus colocou for a, é um corpo pecaminoso carnal que está for a da presença dele e tem desejos enganosos, viciado. Suficientemente capaz de transtornar tua vida e tirar você dos trilhos. Diz o verso 23, "e renovai-vos no espírito de vossa mente." HELLO! Se não te renovas nisto, na mente, então, os desejos enganosos te levam, te enganam. Verso 24, "e vesti-vos…" Hem! Vesti-vos de quê? "…do novo homem, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade. Pelo qual, deixando a mentira…" O que é a mentira? Os desejos enganosos. "…falai a verdade cada um com seu próximo; porque somos membros uns dos outros,"
Veja o que diz Romanos 8:10, vamos à Romanos, capítulo 8, verso 10. Diz o verso 10, "Porém, se Cristo está em vós, o corpo pecaminoso carnal na verdade está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça." Em outras palavras, que tu tens um corpo morto, no tocante à Deus, está morto porque é impecável, ou seja, já não pode mais fazer dano ao teu depósito. É um corpo que está morto, porém, teu espírito está dentro do corpo, o corpo sem espírito não vive. Então, tu tens temporariamente um vestido que tem vida, é um animalzinho e então quer te prejudicar, te causar dano, roubar a beleza que há dentro de você. Você sabe o belo que tu és? Perfeito. Imagine você, um ser perfeito, como pode ser? Belíssimo, mas a roupa que tu tens aí, posta em ti, te ofusca muito tua personalidade e quando tua personalidade é ofuscada, tu te vês feio, feia, te faz mal. As vezes eu vejo pessoas que se comportam, da forma que falam e decepcionam tanto porque às vezes, são personalidades que alguém diz: - Olhe, que dama mais tremenda, que cavalheiro – e num momento, quando abrem a boca. - Ahhhh! Eu pensei que esta era uma pessoa mais culta, mais educada, pensei que era mais amável, pensei que se expressava diferente, porque a impressão que dá, é essa. E é verdade, o potencial está aí, mas os maus costumes, as formas de vida, a forma em que foi criado, o que aprendeu de seus pais, de sua política, a desconfiança que desenvolveram, e então quando alguém fala com eles as primeiras manifestações são tão desagradáveis. Eu tenho conhecido pessoas que quero estar mais próximo delas e então, ao ver a manifestação de sua boca, eu digo: - Deste ou desta, não me aproximo mais, vou evitá-los. Serão meus irmãos por obrigação, porém, meus amigos não -. Irmãos é obrigado, todos somos irmãos, mas amigo, amigos são aqueles que suavizam tua vida e tu suavizas a vida deles.
Ainda que seja abençoado, ainda que seja predestinado, ainda que se chame quem se chame, se não serve, não serve, que se afaste. Está se comportando mal, não sabe tratar-te, não sabe dar-te amizade, não te respeita, está abusando da bondade que tu dás. A igreja, a igreja está assim, os abençoados também. Há abençoados que não têm comportamento, são grossos, buscam o que é seu, não pensam nos demais, não sabem lançar for a esse corpo pecaminoso carnal, esse mal caráter, maltratam aos demais e não se dão conta que estão maltratando. Você não pode ferir a ninguém, se você não quer anjos aborrecidos com você, não fira a um irmão. A um irmão não se pode ferir. Trate com ele e se não te convém a forma que ele é, afaste-se dele. Se afaste pelo bem dele porque ele não sabe tratar ainda, não sabe separar tua vida. É melhor, porque vai te maltratar se não tem um comportamento. E isso não é falta de amor, isso é tato para que tu não o maltrates, porque cedo ou tarde ele coloca a ti na mesma atitude de maltratar à ele. Ele te maltrata e tu maltratas à ele, e depois, se faltam com o respeito e isso não serve. O melhor é cortar, - Com essa pessoa trato de não andar mais. E mais, vou mudar até o número do telefone, se eu lhe dei, para que nem me telefone mais -. Pelo bem dele e pelo meu bem e pelo bem de minha família. Não quero esta pessoa me chamando na minha casa. Porque estas pessoas nem se dão conta que estão incomodando. HELLO! Ai Pai! Eu não estou zangado sabe? O que eu tenho é coragem. Ha, ha! Não estou aqui fazendo gracinha, gracejando. Mas é que eu tenho vivido, tu sabes, eu tenho passado, tem chovido. Nós vivemos e a experiência conta, verdade?, a experiência serve para algo.
Veja o que diz o verso 6, "Porque o ocupar-se da carne é morte…" O ocupar-se do corpo pecaminoso carnal é morte. "…mas, o ocupar-se do, homem interior, do Espírito é vida e paz. Porquanto os desígnios da carne são inimizade contra Deus…" Por isso é que tens que despojar-te desse velho homem. Tu não vês que o velho homem é contaminado?, seus desígnios não pensam como Deus. Por isso tu vês que no sistema protestante, tu dizes a alguém: - Olhe, tu sabes que em Hebreus 10:14, diz que com uma só oferta te fez perfeito para sempre -? Mas, como ele vive nos desígnios de sua carne, diz: - Hum! Eu não creio nisso -. Tu não vês que quando te ocupas da carne, te dá cegueira? Bem, ouça o que Cristo disse dos fariseus, - Fariseus cegos, hipócritas -. Lhes chamou de cegos. Por quê? Porque é fariseu. Não é que eles estavam cegos é que quando tu praticas coisas da carne, te cegas, não vês? E então, os desígnios da carne são inimizades contra Deus, porque diz que não se sujeitam. Diz: "…porque não se sujeitam à lei de Deus, nem tampouco podem e os que vivem segundo à carne não podem agradar à Deus." Tu não podes viver segundo a carne. Tu tens que aprender a despojar-te desse velho homem porque ele não pode agradar à Deus.
Vamos ver Gálatas, capítulo 2, verso 20. Diz; "Com Cristo estou juntamente crucificado, e já não vivo e…" Diga: JÁ NÃO VIVO EU. Tu sabes o que significa isso? Que Paulo já sabia lançar for a o corpo pecaminoso carnal com sua mente. – Não me convém que eu viva, eu estrago tudo, me meto em problemas -. Quer dizer, Paulo conseguiu amadurecer de tal forma que o corpo pecaminoso carnal que o acompanhava, ele conseguia separá-lo. Veja o que diz: - Já, já não funciono eu -. É que chega o momento em que tu tens que fazê-lo porque sofres, sofres. E eu falo por mim, sabes? Tu sabes o que Paulo diz: - Para consolar com a consolação com a qual fomos consolados -. Tu não vais consolar se primeiro não passas. Eu não faço acusações para ninguém se eu tenho um corpo suficientemente mau que passa por todas essas coisas. E me glorio nessas debilidades, não é que eu me envergonhe de minhas debilidades, me glorio para que o poder de Deus se aperfeiçoe. O dia que eu disser: - Não quero ser débil -. Deus diz: - Pois então, até esta glória chegaste, José Luis. Não há mais calqueo, não há mais glória, ias de glória em glória e ficaste aí nessa glória -. Porque é que tu tens que entender, tu não estás para pelejar, por isso aqui, não ofendemos quando damos duro no teu corpo pecaminoso carnal. Tu dizes: - Amém, Pastor, dê mais duro -. No sistema não, no sistema o pastor ofende, porque lá se vive conforme a carne. E lá é: - Carnal, não estás orando suficientemente, em vez de jejuar. Porque não vieram na vigília? Ah. O diabo está levando um montão de vocês -. Porque ofendem, mas aqui não se ofendem porque aqui nós chamamos carne de carne e você gosta que chamemos a carne de carne. Porque estes são conselhos para o espírito, estas não são indiretas, que a mim contaram acerca de você ou que eu te vi por aqui ou te vi por lá. Aqui não funciona assim. "A ninguém conhecemos segundo a carne". A mim, não precisam contar nada sobre você, se eu mesmo faço, eu me vejo a mim mesmo. E com isso, te consolo.
Eu tenho muitos defeitos, verdade? Bem, Deus me tem dado uns defeitos. Os defeitos são muitos, muitos e então Deus me diz: - Queres mais -? – Bem, se é tua vontade --. – Pois, há mais, porém, tens que aprender a despojar-te de José Luis porque senão, te afogo, te mato com mais bençãos. Queres que a palavra siga correndo -? – Sim Senhor, que corra --. Pois, põe o velho homem para correr também de ti -. Sim, é porque às vezes, as coisas se apresentam bem pesadas, bem fortes. Bem, eu te digo que fazem umas duas semanas eu amanheci virado do outro lado. Tinha o corpo pecaminoso carnal, estava abraçado com ele, amanheci abraçadinho com ele, como fiel companheiro. Rapaz! E havia chegado de viagem e as coisas não iam muito bem, não. Pois, todos esses problemas que Deus permite a alguém, porque Deus os permite, sabe? Ele diz que não há tentação que não seja humana. Um demônio não é, é o demônio pecaminoso carnal, esse sim, porque diz que não há tentação que não seja o quê? Diga: HUMANA. Quer dizer, que no espiritual, não são demônios do ar nem espíritos maus. Tu sabes, é que todas as tentações são humanas, vêm do gênero carne, vêm do vestido que tu tens posto, que é tão mau como o seu pai. Portanto, tem as características do diabo e então, está aí para… Veja, está aí para criar-te um problema. Deus nos deu um corpo diferente a cada um de nós e tu não deves te queixares. Eu não me queixo do corpo que eu tenho, melhor, eu o conheço e admiro o modo de que ele é tão fiel à sua natureza carnal. Tudo que Deus fez, fez muito bem. E me fez um corpo suficientemente mau de maneira que eu mesmo às vezes, não gostasse, mas se não gostas, não o ponhas, então morra, Mas, se queres viver, então, tens que enfrentá-lo, com todas as demandas que vêm a você.
Eu creio que tu serias um covarde se ficasses chorando. – Deus meu, por que não me ajudas. Que veja as provas que eu tenho -. Tudo isso é ser covarde porque isso não é enfrentar a realidade da vida tal e como tem que ser nesta terra. Porque essa gente que diz: - Senhor, se tu não me mudares, não vou mais à igreja -. – Pois, veja que disparate, veja. Como se eu andasse mudando carnes --. A carne nunca muda, o que muda é a mente, o conhecimento para se sobrepujar ao veículo carne. Tem pessoas que até culpam à Deus, - Que injusto és, que levaste a minha mamãe -. – E o que você tem com isso que eu levei a tua mãe? Se a pobre velha já não agüentava mais. Deixa que morra para que repouse --. É como um homem que eu conheci em Porto Rico que tinha um nível de confissão e ele se gloriava, - Minha confissão, isso é o mais poderoso -. E eu lhe disse: - Olhe, pois te felicito. Que boa confissão -. – Ah! Tenho a velha aí, ainda que esteja numas máquinas no hospital, eu a tenho aí debaixo de minha confissão --. E eu disse: - Olhe, tremendo -. Porque às vezes há pessoas que tu tens que dizer-lhe, pois que bom que tens uma boa confissão. Porque há pessoas que se gloriam dos atributos que possuem, não? – Eu sim conheço a palavra, eu sim domino, eu sim que isto…- E um anjo, em seguida põe por aí uma casca de banana para que escorregue bem escorregado. Olhe, e um dia me deu vontade de perguntar-lhe: - Olhe, e quantos anos tem tua mãe -? Que ele disse que já estava seis meses no hospital e não morria por causa da confissão dele. E me disse: - Tem 97 anos -. E eu disse: - Rapaz, 97 anos, mas ela fala contigo -? – Não, ela está em estado de coma. Mas eu vou ao seu ouvido e lhe digo, estás viva, estás viva, recebe vida, rechaça a morte -. E então, um dia eu fui a Porto Rico e era cedinho e eu lhe disse: - Olhe, podes me levar para ver a tua mãe -? Rapaz, esse espírito estava me chamando, o espírito dela, então ele me levou e eu lhe disse: - Me espere lá for a que quero confessar. Me deixe confessar com tua mamãe -. Então eu fui e lhe disse ao ouvido, - Vai em paz, parte, vai, morre -. Matei a mamãe por amor à ele. Rapaz, eu não havia nem chegado a Miami, quando chegou o telefonema dizendo que a mãe do abençoado havia morrido. E não foi só isso, quando lhe disse: - Vai-te, me deu um apertão de mãos, me fez assim na mão. Como quem diz: Graças! Que este filho meu está lutando aqui entre a vida e a morte.
De maneira que tenhas cuidado quando tu me disseres: - Ora por minha mamãe, ora por meu papai, ou… - porque isso tem que ser julgado. Cuidado se tu me dizes: - Pastor, ore por mim -, porque eu vou orar conforme ao que eu penso que é. – Ore por mim, pastor, que estou passando aflições -. E eu digo: - Senhor, quadruplique, aumente mais um pouquinho, para que aprenda. Tu sabes que Jesus nos dias de sua carne disse, olhe, nos dias de sua carne ele disse: - O discípulo, não é melhor que seu mestre -. Se o mestre sofreu para ensinar, o discípulo sofre para ensinar. Ele foi honesto, no mundo tereis aflição. Vêm, mas tu tens que aprender a tratar com isso. Note que eu não tenho problema quanto a forma em que eu vejo meus problemas. Eu tenho muitos problemas, não?, mas eu não tenho problema em ter problemas. Ou seja, eu não tenho problema por ter dificuldades, eu o que necessito é a sabedoria para tratar com essas dificuldades. Tu não podes dizer ao Senhor, - Não, é que eu quero viver uma vida tranqüila -. Dependendo, tu podes viver tranquilo, tratando com as intranquilidades, verdade? Mas não há tal coisa como um caminho de rosas aqui. Agora, dependendo de como tu penses, vives melhor, naturalmente. Tu sabes, é que há pessoas que às vezes me dizem: - Rapaz, José Luis, olhe, é que tenho uns problemas -. E eu tenho o dobro deles, então, eu calado. E eu lhe digo: - Pois, veja, faz isto -. – Rapaz, graças que bom --. E então eu digo: - E quem é que me consola -? He, he! Tu sabes quem me consola? A palavra. E se ele aprendesse a tratar com a palavra, tu crês que me pediria ajuda? Não pediria nada. He, he! Isso é assim.
Então, Gálatas 2:20 diz: "Com Cristo estou juntamente crucificado, e já não vivo eu, mas Cristo vive em mim; e o que agora vivo na carne…" HELLO!, aqui é que está, o que fica para este meu corpo. "…e o que agora vivo na carne, o vivo na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não abandono a graça de Deus; pois se a justiça fosse pela lei, então, Cristo teria morrido em vão."
Vamos terminar com Filipenses 3:21, passe várias páginas para a frente. O tema desta noite é "Lançando fora o que Deus já lançou fora", aprendendo a despojar-te do homem viciado conforme aos desejos enganosos. Isso temos que aprender a fazê-lo, os jovens, temos que aprender a fazê-lo todos: crianças. Tem que se ensinar as crianças a despojar-se disso, mas vais estar sempre atrás de um psicólogo. Vais sempre ter que estar gastando teu dinheiro em remédios, em médicos porque também tens que ir vê-los. Digo, este corpo adoece, mas tens que também olhar o ponto de que tens um corpo viciado conforme aos desejos enganosos e às vezes tens que dar-lhe oportunidade à tua confissão de trabalhar. Mas, se ao primeiro sintoma sais correndo para um médico, ao primeiro sintoma. Chamas-te à tua mamãe e tua mãe: - Veja. Deves atendê-lo imediatamente -, e então não há oportunidade melhor de meter-lhe um canhão de graça aí, confessando a palavra. Que a vida de Jesus que está em ti se manifesta em teu corpo mortal. Quando tu estiveres aí desesperado, a primeira coisa que tu deves dizer: - Este sintoma não é bom porque estou desesperado e o Espírito que mora em mim é um Espírito de amor, de poder e domínio próprio. Quer dizer que hoje, não tomo decisões, vou esperar até amanhã para ver como eu me levanto -. Rapaz e cada dia traz o seu próprio cuidado, ao outro dia até que se levante o sol, saberá Deus esse dia, quando estiver nublado; ou até que haja sol, até um telefonema, até um bom café da manhã, até assistir um filme, uma notícia, uma revista, um programa de televisão desses, e de um momento para outro mudou a direção aos desejos enganosos. Porque este corpo se sujeita conforme ao vento que está aqui e de um momento para outro tu dizes: - Que infantil teria sido eu se tivesse ido ao médico ontem -. Igual a uma chamada telefônica, - Vou telefonar – e naquele momento em que chamas, está ocupada a linha e Deus está te dizendo: Shh, não trates agora, te acalmes. Não telefones ainda porque a pessoa não está com um bom ânimo, agora não vai te entender -. Mas como tu és um desesperado que não tens o domínio próprio manifestado, Fum!, e então prejudicaste tudo e piorou ainda mais.
Este ministério está cheio de gente assim, com essas atitudes ainda, afobados, que não pensam, não dão lugar ao Espírito para que ele lhes sugira. Tomam as decisões imediatamente e depois pagam as conseqüências e depois dizem: - Esta graça não trabalha tanto. Isso é mentira, isso de que estou reinando em vida -. É certo, que vais reinar em vida se a única forma que tu podes reinar em vida é lançando for a o corpo pecaminoso carnal com suas manifestações e seus desejos enganosos. E isso se aplica para todas as partes, isso se aplica com os filhos, isso se aplica com a esposa, isso se aplica com o trabalho, isso se aplica quando recebes dinheiro, quando pegas o dinheiro na mão. – Nesta semana não podes dizimar e tens que ofertar menos -. E aí, o corpo pecaminoso carnal está te ministrando, Agora, não solta a semente, uma violação a mais contra ele. Não quis semear. – Não pastor, é que não tenho que semear…- A obra de Deus é tua e tens que mantê-la. Da mesma forma que, quem paga o aluguel de tua casa ou o "mortgage" ( financiamento da casa própria ) quem o paga? Tu o pagas porque tu vives na casa. Quem paga a prestação do teu automóvel? Quem a paga? Eu? A do teu automóvel, quem paga? Tu a pagas. E quem vai pagar os gastos do Ministério Creciendo en Gracia? Tu o pagas porque este é o teu ministério. Tens que pagá-lo. – Não pastor, eu dou se eu quiser -. Isso é uma falta de respeito ao Senhor, isso é uma covardia tua dizer que dá se quiser. Não, tu tens que dar porque o ministério é do Senhor. Aquele que vem à igreja e não dizima e não dá suas ofertas está faltando com o respeito ao Senhor. Está dizendo-lhe, - Senhor, eu pago minha casa, porém a tua, não -. (Aplausos) HELLO!
Tu tens que manter as coisas de Deus, tu não vês que aqui somos membros uns dos outros e todos temos que cobrir isto? Aí sim, não há escapatória, a menos que você não tenha lançado for a o corpo pecaminoso carnal que te fala e te diz: - Não, não, não, tu não, aí não. Tu visitas, recolhes o bom, recebes a palavra, porém, essa coisa de dar, não -. Estás violando princípios, que os anjos dizem: - A atitude está mal, não abras as portas à este homem ou à esta mulher. Não querem sustentar a casa -. Se tu tens um bebê, quem o mantém? Tu o mantém. Pois então, este é o teu bebê, se chama Ministério Internacional Creciendo en Gracia e tens que mantê-lo, tens que mantê-lo. (Aplausos) Senão, vai te acontecer como aquele exemplo que fazem anos demos da safra. Aquele de que a safra havia terminado e haviam oitenta homens trabalhando na vinha e acabou a safra e então pois, agora iam para suas casas por vários meses até que voltasse a época da safra e voltassem a trabalhar na vinha. E então, um deles se levantou e disse: - Bem, vamos celebrar à isto. Vamos nos reunir com nossa família, vamos celebrar este dia. De maneira que cada um, quantos podem trazer uma garrafa de bom vinho? O.k. aqui há oitenta garrafas de vinho, aqui convidamos ao povo, convidamos ao patrão, convidamos à este e aqui desfrutamos. Prometem cada um trazer uma garrafa de vinho -? – Sim, prometemos --. E diz: - Bem, e para que haja unidade vamos colocar todo o vinho neste barril, esvaziamos as oitenta garrafas e dali do barril, nos servimos todos -. – De acordo --. E então, como nessa safra se trabalha seis meses sim e seis meses não, veio um desejo enganoso e disse à um deles. – Pegue uma garrafa das que você tem usado, encha de água que isso não se nota e além disso, um barril com 79 garrafas de vinho, quem é que vai notar -? E parece que os desejos enganosos estavam trabalhando em todos os trabalhadores e quando chegou o dia da celebração que então se serviriam do barril, o primeiro vaso de vinho, era de água.
Olhe, foi Kennedy que uma vez disse: "Não perguntes o que a nação pode fazer por você, mas pergunte o que você pode fazer pela nação". Boa coisa essa que Kennedy falou, verdade que sim?, há homens que dizem coisas ilustres.
De maneira que, Filipenses 3:21, é o último verso para encerrar este tema. Diz o verso 21, "O qual transformará o corpo de nossa humilhação…" Veja o que é o corpo que tu tens posto. Corpo de quê? De humilhação, corpo de morte, corpo de mentira, corpo pecaminoso, corpo de desejos enganosos, corpo que não se sujeita à lei de Deus, e agora, corpo de humilhação. Tudo isso, tu tens aí, posto. Carregando esse tubarão, em Porto Rico diziam, peixe que cheira mal. Eu vivo num povoado costeiro e então, ali se trabalha muito com sardinhas e todo esse tipo de peixes e os trabalhadores dali se conheciam pelo cheiro que traziam nas roupas. Tu tomava um ônibus desses, rapaz, e vinham tres trabalhadores dali e então tinha que abrir as janelas porque estavam cheirando mal. Te lembras daquela emulsão, do homem, que tinha no rótulo um homem carregando um tubarão, bacalhau, um bacalhau desses, pois então, isso é o que tu tens posto. Por isso é que tu tens que banhá-lo, por isso a fábrica de cosméticos e de desodorante prospera tanto, o que tu tens posto, é um peixe que cheira mal. Por isso é que tens que tomar banho todos os dias, rapaz.
Olhe para mim, veja, eu ando até com pastilhas, já preparadas, não? Quando eu venho pregar aqui, eu ando até com umas pastilhinhas, para quando termino, veja, de pregar sempre, porque quando alguém fala muito, fica com mau hálito, e eu digo: - Senhor, eu não quero faltar com o respeito à um abençoado destes que venham me cumprimentar e… saia um gambá da minha boca -. E uso isto para matar os gambazinhos que humilham o apóstolo e tem que estar… Imagine, tu com tua esposa ou teu esposo, sem se dar conta, com um mau hálito. Tens que estar sempre cuidando, o asseio, a higiene bucal e sempre buscando. Veja, eu sou tão cuidadoso com isso que às vezes digo à minha esposa, - Estou com mau hálito -? E ela me diz: - Chegue perto – e eu faço, -Jahhhhhhhh- E me diz: - Estás bem -. Tem que ser assim, verdade?, porque, imagine que eu represento uma mensagem tão bela e estragar tudo por causa de mau hálito. E você sabe que há abençoados por aí que andam com o corpo pecaminoso e não lhes importa, e às vezes, vieram de um trabalho, um esforço físico e suaram tanto, que as pessoas têm que se manter de longe, olhe, e nem se dão conta. E então, depois se perguntam por que têm problemas no matrimônio. É que a esposa não aguenta, tu sabes. – É que faz tempo que não me dá um beijinho -. Como é que ela vai te beijar rapaz, se tu não te cuidas? Olhe, isto entrou em terapia familiar agora. Mas, se tu queres ser um abençoado bem abençoado, uma pessoa agradável, uma pessoa que represente bem esta palavra, você tem que estar bem posto. Para isso, não precisa ser rico, há pessoas pobres que tu vês, com uma roupinha. Quando eu viajo, às vezes eu vejo essas velhinhas e às vezes, pobres, um lugar que tu vês que é pobre, mas tu vês essas velhinhas passadinhas e bem asseadinhas. E uns trajezinhos velhos mas tu vês que estão bem lavadinhos, que te oferecem uma xícara de café e tu aceitas com muito gosto. Porém, há outros que não lançam o corpo pecaminoso carnal for a e nem um café você pode aceitar de alguém assim.
Isso se reflete no lar, no apartamento na casa, tudo isso reflete. Quando você entra numa casa e você vê tudo bagunçado, ou sujeira por todas as partes, esse é um descuidado. Se acabam os matrimônios, se prejudicam as relações, porque são descuidados. A pessoa tem que lutar bem com esse peixe mau cheiroso que vive, com esse tubarão. Veja o que diz o verso 21, "O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para que seja semelhante ao corpo de sua glória, pelo poder com o qual também pode sujeitar a si mesmo todas as coisas…todas as coisas." Transformará o corpo de quê? Da nossa glória? HUMILHAÇÃO, se pode te humilhar, veja se não pode enganar, Hummm! Te humilha. Se não pode te enganar e humilhar, maltrata. E se não puder fazer isso, mente para você. Tu não podes dizer: - Não, não, pastor, que o Senhor se encarregue -. Pois, ele já se encarregou deixando-te as instruções. Te deixou a receita para que… para tratar com isso.
Bem, são dez da noite, tempo de irmos à nossas casas. Fique de pé e diga ao que está ao teu lado: LANÇAMOS FOR A O CORPO PECAMINOSO CARNAL, ESTÁ FOR A, FOR A, For a. Agora, é que tens que dizer: - Sai -! Ha, ha, ha!
As nações são abençoadas, enviamos uma saudação a todos os pastores.
Então, o verso11 te dá uma informação que por isso é que tu não te vês completo, se não entendes bem o verso 11. 2:11 diz, "Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mãos, ao separar de vós o corpo pecaminoso carnal, na circuncisão de Cristo." Note que a bíblia diz, o evangelho diz, que Cristo padeceu uma só vez e tirou o pecado, de quê? Aniquilou o pecado. Acabou com o pecado, sim ou não? Padeceu uma vez e aniquilou o pecado. O profeta disse que quando Jesus Cristo viesse na cruz, ele iria tirar o pecado da terra em um só dia. Quer dizer que o pecado foi tirado, mas o corpo pecaminoso carnal, continuou posto. O pecado foi aniquilado, a ti, não se pode achar em pecado porque o pecado foi tirado. Para te achar em pecado, se faz necessário trazer a lei e pôr leis para dar vida ao pecado, mas, como o fim da lei é Cristo e o pecado foi aniquilado, então, estás completo. Porém, ao deixar o corpo pecaminoso carnal, Deus o lançou for a de sua presença para jamais ver-te em pecado. Deus não pode ver a nenhum de seus filhos em pecado porque, exatamente, para isso foi que ele veio, para aniquilar o pecado. Quer dizer que você não pode ser achado em pecado. Só o mistério da iniquidade tem tentado enganar a todos os cristãos e pastores e líderes do mundo, fazendo-lhes pensar que o pecado ainda está de pé. E é por isso que eles pregam arrependimento de pecados e é por isso que também pensam que um crente pode se perder. Porque, como eles pensam que pode ser achado em pecado, pois então, estão omitindo e desfazendo o valor do sangue derramado na cruz que foi para aniquilar o pecado.
Mas, o que acontece? Como o corpo pecaminoso carnal ainda é parte nossa, pois, Deus o lançou fora. O problema é que você e eu necessitamos aprender a lançá-lo fora. Mas, como lançá-lo fora? Se tu vives pela lei, jamais vai lançá-lo fora, porque sempre tu vais vê-lo, mas se tu vives em graça tu o lanças fora com a mente. HELLO! Por isso, é que Paulo disse, "Agora nós servimos a Deus com a mente". Porque com a mente tu te apoderas da informação escrita e quando o corpo faz uma dessas obras que lamentamos, que te trazem culpabilidade, que te dizem que você não está aprovado, que te fazem sentir que não venhas à igreja. Que te fazem sentir quando estamos cantando, "Toda minha vida está em ti", pois, esse corpo pecaminoso carnal te diz: - Hipócrita, veja como você tem se portado. Como te atreves cantar que toda tua vida está em mim ?- Então, esse corpo pecaminoso, fala, mas se tu sabes lançá-lo for a com a mente quando o corpo pecaminoso te fala e te traz acusação, como tu já sabes que Deus o lançou for a, tu, pensando como Deus, imitando a Deus com a mente, tu dizes: - Não me acuses. Não me acuses que eu estou bem com Deus. Eu sou um ser perfeito, que tenho lutas, mas sou perfeito -. E assim, não podes ter consciência de pecado.
Veja o que diz Hebreus capítulo 10, rapidinho, Hebreus capítulo 10. Porque se tu não sabes lançar teu corpo pecaminoso carnal for a como Deus o lançou vais estar sempre em culpabilidade e não vais alcançar triunfos em tua vida porque o que vais alcançar, é depressão. Hoje vivemos em um mundo que, eu sei que esta é uma palavra gramaticalmente mal dita, mas tu ouves por aí, - Estou "estressado"-. Isso vem da palavra "stress", ou melhor, estou deprimido, porém, já até se usa isso, estressado. Eu tenho ouvido pessoas que dizem: - Eu estou tão estressado ou tão estressada -. Imagine, mas nós o que entendemos é que tem estado deprimido. Agora, note o que produz a depressão nas pessoas, a falta de conhecimento de Hebreus 10, veja o que diz o verso 1. "Porque a lei, tendo a sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca pode, HELLO!, nunca pode pelos mesmos sacrifícios que se oferecem continuamente cada ano, fazer perfeitos aos que sacrificam. De outra maneira cessariam de oferecer-se, pois os que tributam este culto, limpos uma vez, não teriam jamais consciência de pecado." Não teriam o quê? Em outras palavras, na lei a pessoa que vive por sacrifícios, a pessoa que vive por abstinências, a pessoa que sempre tu a vê, - Não se pode comer carne, não se pode ouvir isto, não se pode ir ali. O cristão não pode isto, não pode aquilo -, porque vive por mandamento sempre vai estar em culpabilidade porque a carne, a carne vai falhar. Porque a lei nunca pôde fazer perfeito a ninguém, por isso é que esse pacto ainda está nos púlpitos das igrejas, o legalismo. E por isso é que há tanta culpabilidade nas igrejas porque eles ainda têm as características, têm as contaminações do velho pacto.
Isso foi o que fizeram os apóstolos do Senhor Jesus Cristo, que como não entendiam graça, eles pregavam à Cristo e criam que ele havia ressuscitado mas o misturaram com o pacto velho trazendo consciência de pecado. Por isso é que você ainda ouve em certos sistemas "minha culpa, minha culpa". E você ainda vê sacrifícios, em uma missa, e você vê os pastores convidando à frente as pessoas chorando, - Deus meu, Deus meu, tem misericórdia de mim -, porque eles não conhecem o evangelho da graça e sempre estão em culpabilidade. E então deixam de ir às igrejas, eles dizem: - Como é que vou à igreja, se olham e se acham hipócritas, como vou chegar ali, como estou me comportando. Veja o que tem me acontecido -. Até perdem às vezes sua membresia. Há organizações religiosas que por um mau comportamento do corpo pecaminoso, como eles não sabem que Deus o lançou fora e também eles não sabem lançá-lo fora, então, tiram a membresia dos seus membros. Essas pessoas saem destruídas, amarguradas, - Veja como me trataram na igreja, veja o mal…, como me maltrataram -. E então, por todas as partes do mundo o que há é gente maltratada porque eles não sabem que estão aplicando lei.
Diz aqui que se aqueles sacrifícios pudessem conseguir algo, não teriam jamais consciência de pecado, mas, ainda têm consciência de pecado. De fato, uma pessoa que pensa que a salvação se perde, está em consciência de pecado, por isso é que ele pensa que pode se perder. Veja, quando alguém diz a você: - Ai! Vocês ensinam salvos sempre salvos -. Você já sabe que está tratando com um contaminado de consciência de pecado. Ele não o entende, porém, ele, o que está pensando é que se pode achar em pecado. Por isso João, o discípulo amado, que se recostava no véu de Deus chamado Jesus de Nazaré, quando ele ouviu Paulo falando estes mistérios, você vê que João ainda dizia: - Irmãos meus…-, irmãos meus, à igreja, - se alguém tem pecado, temos advogado junto ao Pai -. Vê, trazendo pecado de novo à igreja, por desconhecimento. De maneira que, nós temos que desenvolver um discernimento interior para entender que Deus lançou o corpo pecaminoso carnal e tens que crescer e amadurecer para que aprendas a fazê-lo. Eu tenho tido que lutar com isso. Porque José Luis, carne, quer se interpor ante minha verdadeira identidade, acusando-me, maltratando-me. São anos que eu tenho passado entendendo essas duas naturezas, dividindo, a Palavra, separando alma e espírito; carne e espírito.
Isso é um processo que leva anos, para que você possa entrar em repouso. Tu não vês que esta sociedade está cheia de ordens? Você vai ao trabalho, - Quanto vendeste -? – Vendi cinqüenta pedidos --. – Não, você tem que procurar vender setenta e cinco -. E quando você crê que alcançou as setenta e cinco, o chefe te diz, - Veja, na nossa companhia em West Palm Beach (cidade da Flórida), há um homem que vendeu duzentos -. Ou seja, você nunca vai se sentir satisfeito, sempre vai haver pressão. As mães, dizem à seus filhos, - Essas notas estão baixas – e então, o menino recebe pressão. Então, o esposo diz à mãe, - Veja, tu tens que melhorar teu cuidado com os meninos, é tua responsabilidade -, porque ao esposo, estão oprimindo no trabalho também. Esta é uma sociedade de depressão, uma sociedade composta para te maltratar, para te manter ocupado, preocupado, culpado, - Não alcançou ainda, tens que melhorar -. E quando tu cais nos laços desse sistema, tu nunca vais ter paz. Eu tenho tido que aprender, "to master", dominar, aperfeiçoar, meu trabalho com minha mente porque eu estou em um ministério que requer tantas coisas. Eu represento tantas nações, há tanta gente olhando para mim para me imitar, porque eu sou o apóstolo. Então, isso pode trazer a mim um estado de depressão, onde se eu recebo isto em carne, me destruo. Mas, se eu aprendo a lançar José Luis fora, então é diferente, então a carga se torna fácil e leve de levar. E tu, tu às vezes te afogas em um vaso de água aí, com tres filhos e um trabalhos e um carro que enguiçou, - Aiiii!! (chorando), vou me dar um tiro -. Ou que o esposo te maltratou por uma coisinha e já não aguenta mais, tu sabes. Quer dizer, que tu dizes, - Senhor, usa-me – e Deus diz, - Usa-me, e ainda não sabe brigar com cinco problemas -. – Usa-me Senhor. Eu quero fazer mais – e então, quando o vizinho te olhou mal ou vens à igreja, ou chegou uma conta e não podes pagar, - ahhhhhhhh (como se estivesse perdendo o fôlego) -, pelas opiniões que te deram, que se pagares for a do prazo… Então, você tem, diga comigo: LANÇAR FOR A. Esse é o tema desta noite, Lançando fora; Lançando fora o que Deus lançou fora.
Note que uma vez no livro histórico, João, exibindo um pouquinho de história, que depois ele mesmo negou, porque depois ele dizia que o diabo não pode te tocar. Mas no primeiro livro que escreveu, narrou melhor a história, ele disse, - Agora, é lançado for a o príncipe deste mundo -. E depois o trouxe para dentro ele mesmo. Verdade que ele disse: - Agora é lançado for a o príncipe deste mundo -. E lá estava Pedro dizendo: - O diabo anda como leão que ruge -. O sistema protestante, o tem dentro, tem diabo ainda. Quando você vê uma pessoa que crê que o diabo ainda está vivo, está em má consciência. Ele não soube lançar fora o que Deus lançou fora. Diga: COM A MENTE EU SIRVO A DEUS. Tens que aprender a lançá-lo fora por causa das responsabilidades do teu matrimonio, pelo trato com teus filhos, pelos tratos sociais, pelas demandas de tua família, pelo amor e respeito que deves aos demais que estão ao teu lado, teu próximo. Se tu não sabes lançar fora esse corpo pecaminoso carnal, maltratas, criticas, te dá inveja, te dá ciúme; dentro da mesma igreja. Quando você vê um irmão criticando, - Não, que este, que aquele, que isto…- é que não tem sabido lançar fora todo esse corpo pecaminoso carnal. Digo e você pode julgar, porque o que tem a mente de Cristo julga e ele não pode ser julgado, mas, há diferentes tipos de juízos. Eu julgo situações nos irmãos e nos pastores, mas é para ajudá-los e não para destruí-los, que é um ângulo diferente. Quando algo está mal, está mal e a atitude não serve porque há irmãos que não tem sabido lançar for a este corpo pecaminoso carnal. Este é um corpo que está viciado.
Veja o que diz Efésios, capítulo 4, versículo 22; Efésios 4, verso 22. Diz: "E quanto a antiga maneira de viver, despojai-vos do velho homem…" Despojai-vos de quê? O que é despojar-se? Lançar fora, mas como vais lançá-lo fora? Vais pegar um machado e te vais partir em pedaços e morrer? Como vais despojar-te? Com um despojo desses que os espiritistas fazem por ai, que te põem dois ou tres pózinhos em cima? Esta carne, você não pode tirar de cima, mas Paulo diz: - Despoja-te dela -. Então, como vais despojar-te? Com a informação do evangelho. O evangelho te ensina a despojar-te desse velho homem, que veja como está, veja. Como está? "…está viciado…" Esteve viciado? O seja, que tu andas com o diabo em cima, tu andas com o gênero carne contigo. Ah, e vou te dizer uma coisa, veja, eu admiro as coisas bem feitas e gosto de reconhecê-las. E uma das coisas que mais admiro na minha carne, é que não para de me perturbar, ela é fiel à sua natureza caída. Por isso, já não me surpreende quando me acusa, quando começa uma depressão, quando começa uma acusação, quando começa uma tentação, quando… de tudo, de tudo quanto lhe dê sua santa vontade de ela fazer comigo. Porque a natureza que eu tenho, diz Romanos que não se sujeita, os desígnios de minha carne não se sujeitam à lei de Deus. Então eu admiro o fiel que é, ou melhor, o fácil que se levanta todas as manhãs esperando uma oportunidade, - José Luís, eh, eu terei oportunidades de transtornar tua vida aqui na terra? Por onde eu poderei me meter na tua vida para fazer você se sentir mal, complexado, sem realização em tua vida pessoal? Há algo que eu possa fazer para de cansar, para "estressar-te", para te deprimir, para te roubar o bom ânimo que eu sei que desde dentro, do teu tesouro, tu tens aí umas provisões? Mas, se eu posso evitar que tu as uses, eu vou me manifestar contra ti -.
Olhe, que bom é o evangelho! Tu sabes por que o evangelho é bom? Porque depois desta informação que eu te dou, tu decides se vais andar deprimido ou andar em bom ânimo. E decides tu, e não tens que lançar a culpa para ninguém, simplesmente, - Hoje eu decidi viver em derrota. Hoje eu vou me atribular, hoje vou me deixar deprimir. Hoje não vou dizer que tenho domínio próprio, hoje não vou confessar a palavra, hoje quero me aborrecer bem aborrecido -. E se aborrece, e já está. Ou tu podes ir a teu trabalho, - Hoje não vendo nem um automóvel. Hoje não vendo nem um produto. Digo que hoje, tudo vai mal -. E há uns anjos tão obedientes, - Veja, ele disse que vai mal. Fantástico -! Tu sabes que Martín Guío, Martín Guío perguntou à sua avó, - Avó, nos anos 25 e 20, como eram as pessoas -? E ela lhe disse: - Igual a como são hoje em dia. Eles sempre vêm dizendo, as coisas estão más, este país está mal, o presidente está mal, as leis estão más, desde lá. Há pobreza -. Pois então, isso é o que eles vêm dizendo por 75 anos, pois exatamente assim está a Colômbia com os que não têm renovado a sua mente e não sabem lançar for a o corpo pecaminoso carnal. Mas com os que têm aprendido, com os que se educam conosco, eles dizem: - Estamos ricos, estamos abençoados -. Os irmãos em Cuba, com tudo, e o regime que estão vivendo, os abençoados que nos entendem a nós, eles dizem: - Estamos reinando em vida. Estamos abençoados com todas as bençãos e enriquecidos com toda a riqueza -. Por quê? Porque isso é um século. Levou 75 anos dizendo, estão más as coisas, pois pode ser que leve uma boa quantidade de anos, até que as coisas se ajeitem. Nós temos que educar as nações. Nós temos que ensinar as pessoas a falar, aos presidentes, aos políticos, aos governadores, aos jovens, aos anciãos, aos meninos, as escolas. Temos que ensinar-lhes a falar a palavra. (Aplausos)
Por isso é que tu tens que entender a Deus, por isso é que Deus vê uma nação mal e segue mal, porque algo a levou ao mal. E dizem: - Mas, porque Deus não tem misericórdia da nação tal que está se arrasando, afundando-se. Veja e agora vem um terremoto em cima, e um furacão também, para que o pouquinho que ainda tem, lhe seja tirado -. Pois o Senhor disse: - Ao que tem, se lhe dará mais e ao que não tem, o que tem lhe será tirado -. Porque o que não tem, é porque algo mal está fazendo e lhe será tirado e seguirá se arrasando. Sem dúvida, aqui nos Estados Unidos seguem surgindo milionários e há mais dinheiro e se gera mais dinheiro e seguem as coisas modernas e há dinheiro para gastar e de tudo. Aqui, há de tudo, porque é que aqui se pensa positivo, porque ao que tem se lhe dará mais. Então, o que não tem se segue tirando desse, Deus tem anjos para que tire deles. Esses furacões as vezes vão por aí e as vezes os anjos os sopram, a menos que nós sopremos contra. Como este que ia para Porto Rico, que Cheo me chamou e disse, - Vou andando para preparar a casa porque vem fulano -. E eu lhe disse: - Olhe Cheo, no nome de Jesus, no nome de Jesus Cristo, eu digo que esse furacão e muito menos à Ponce porque ali vivo eu. Ali eu tenho casa -. E eu telefonei e me disseram que nem água caiu, e ia diretinho para lá. Mas eu estou aprendendo a falar. Quando tu aprendes a lançar for a o corpo pecaminoso carnal que anda contigo, acontecem grandes coisas, acontecem grandes coisas, a natureza espera essa manifestação.
Eu disse a vocês e sigo repetindo, quando eu comprei essa casa, é em Juana Diaz, pertinho de Ponce, porque são povoados próximos, nunca tu vês grama verde a menos que tenhas um sistema de irrigação. E então, a casa que eu comprei é uma casa bonita, tu sabes, mas quando se olha, se vê tão feia com toda essa erva assim seca. E então, tinha que pôr um sistema de irrigação e isso é caro e eu não tenho tempo porque eu quando vou ali, são vários dias a descansar, a pensar, a contemplar o que está acontecendo, recolhendo minha mente, educando-a nestes conhecimentos. Eu não tenho tempo para me meter a capinar, a regar com uma mangueira encher de água aquilo, porém, eu tenho tempo para usar a mente. E então, eu sei que há uma área em Porto Rico que chove muito, ali é a água que incomoda, chove quase todos os dias. E então, eu disse, - Senhor, se eu não estou violando um decreto, se a ecologia não sofre com isto que eu vou te dizer, eu recebo que várias dessas nuvens se movam para cá e molhem isto aqui. Porque qual é a idéia de tirar tanta água de lá que não faz falta -. E eu tenho o testemunho que fazem dois anos, eu tenho grama verde e está verdinha. Está tão verde que eu tive que empregar uma pessoa para todos os meses cortá-la. Antes não gastava nem um centavo para cortá-la porque se não crescia, mas, se tu queres uma coisa, te custa outra. (Aplausos)
Imagine, o que vais fazer? Imagine que agora eu diga: - Senhor, veja, que veja como isso me custa -. – E para que me pediste as nuvens para lançar água aí. Onde ficamos? Define-te. Esta vida está cheia de retas, verdade que sim? E tens que pensar bem, porque veja, se tu não pensas bem, as vezes tu pensas tão mal de Deus que fazes umas perguntas tão injustas. Em tua mente chegam umas perguntas tão injustas diante de Deus que por isso os anjos não servem a ti, porque tu és injusto na forma em que tu pensas. E quando chega um terremoto, nessas cidades que as pessoas morrem afogadas, em um terremoto desses que mata 500, ficas dizendo: - Senhor, onde tu estás -? E quem é você para estar perguntando a Deus? Vocês sabem as injustiças que cometam esses países, as confissões, os roubos que há as vezes construindo esses edifícios, que não põem nem uma varinha para lhes sustentar. Não faças perguntas, e mais, Davi disse: - Quem é o homem para altercar com Deus -? Por isso eu não pergunto, ainda que morra quem morra, familiares meus, o que seja. Eu não tenho perguntas, o que tenho são respostas para enfrentar essa necessidade. Mas fazer perguntas injustas em tua mente é o que faz com que tua vida se seque e esses anjos chamados a servir se detém pelas injustiças que as vezes passam pela tua boca. – Não, eu cheguei primeiro e este chegou por último. Por que se tomou esta decisão?, e por que isto?, e por que isto -?
Isto não é questão de quem chegou primeiro, veja. O Senhor pôs exemplo para evitar as queixas. Alguns foram trabalhar na vinha às 8:00 da manhã e outros começaram a trabalhar às 3:00 da tarde. Quando a vinha se fechou à 4:00 da tarde este havia trabalhado meia hora e aquele havia trabalhado oito horas. Então, quando foi pagar, pagou igual aos dois e em seguida os que trabalharam oito, lhe disseram: - Olhe, isto é injusto -.E ele teve que dizer: - O que é injusto -? – Bem, é que este chegou à meia hora e lhe pagas igual à este que chegou à oito horas --. – E o que é que você tem com isso? Você não está cobrando bem? Nós não combinamos que em vez de te pagar 10 dólares à hora, eu concordei em dar-te 20 dólares à hora, não cobraste teus 20 dólares à hora -? – Sim --. Pois então, me deixe resolver o que eu quero fazer com isto, o que você tem que estar me dizendo -. (Aplausos) As pessoas sempre estão olhando para o lado para ver, - quanto lhe deu, quanto -. O que importa isso à você?, o importante é que você cobrou bem. Ou ele pode dizer-te: - Olhe, não venha mais trabalhar -. – Veja, não, a vinte dólares à hora, rapaz isto é tremendo --. Não, é que você se queixou porque eu paguei o mesmo à este e o dinheiro é meu não é teu, pois então, eu faço como eu quero -. E assim é Deus, Deus faz como quer. As vezes tu não entendes porque Deus pagou igual à este por meia hora. Saberá Deus o que este faz nessa meia hora! Hum! Há pessoas que resolvem em meia hora o que tu não fazes em oito dias. A idéia é não perguntar porque quando tu perguntas, tu entras em iniquidade e a iniquidade é símbolo de Adão, do homem pecaminoso carnal. A iniquidade, a iniquidade é pensar, é maquinar.
Onde estávamos? Em Efésios 4:22, "E quanto à maneira antiga de viver, despojai-vos do velho homem, que está viciado conforme a, o quê? aos desejos enganosos." Olhe, está o quê? Viciado. Ou seja, que o teu corpo tem muitos desejos enganosos, muitos, de diferentes variedades, de diferentes ângulos e se manifestam à você e mentem à você. Mas, se tu aprendes a lançar for a o que Deus colocou for a, é um corpo pecaminoso carnal que está for a da presença dele e tem desejos enganosos, viciado. Suficientemente capaz de transtornar tua vida e tirar você dos trilhos. Diz o verso 23, "e renovai-vos no espírito de vossa mente." HELLO! Se não te renovas nisto, na mente, então, os desejos enganosos te levam, te enganam. Verso 24, "e vesti-vos…" Hem! Vesti-vos de quê? "…do novo homem, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade. Pelo qual, deixando a mentira…" O que é a mentira? Os desejos enganosos. "…falai a verdade cada um com seu próximo; porque somos membros uns dos outros,"
Veja o que diz Romanos 8:10, vamos à Romanos, capítulo 8, verso 10. Diz o verso 10, "Porém, se Cristo está em vós, o corpo pecaminoso carnal na verdade está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça." Em outras palavras, que tu tens um corpo morto, no tocante à Deus, está morto porque é impecável, ou seja, já não pode mais fazer dano ao teu depósito. É um corpo que está morto, porém, teu espírito está dentro do corpo, o corpo sem espírito não vive. Então, tu tens temporariamente um vestido que tem vida, é um animalzinho e então quer te prejudicar, te causar dano, roubar a beleza que há dentro de você. Você sabe o belo que tu és? Perfeito. Imagine você, um ser perfeito, como pode ser? Belíssimo, mas a roupa que tu tens aí, posta em ti, te ofusca muito tua personalidade e quando tua personalidade é ofuscada, tu te vês feio, feia, te faz mal. As vezes eu vejo pessoas que se comportam, da forma que falam e decepcionam tanto porque às vezes, são personalidades que alguém diz: - Olhe, que dama mais tremenda, que cavalheiro – e num momento, quando abrem a boca. - Ahhhh! Eu pensei que esta era uma pessoa mais culta, mais educada, pensei que era mais amável, pensei que se expressava diferente, porque a impressão que dá, é essa. E é verdade, o potencial está aí, mas os maus costumes, as formas de vida, a forma em que foi criado, o que aprendeu de seus pais, de sua política, a desconfiança que desenvolveram, e então quando alguém fala com eles as primeiras manifestações são tão desagradáveis. Eu tenho conhecido pessoas que quero estar mais próximo delas e então, ao ver a manifestação de sua boca, eu digo: - Deste ou desta, não me aproximo mais, vou evitá-los. Serão meus irmãos por obrigação, porém, meus amigos não -. Irmãos é obrigado, todos somos irmãos, mas amigo, amigos são aqueles que suavizam tua vida e tu suavizas a vida deles.
Ainda que seja abençoado, ainda que seja predestinado, ainda que se chame quem se chame, se não serve, não serve, que se afaste. Está se comportando mal, não sabe tratar-te, não sabe dar-te amizade, não te respeita, está abusando da bondade que tu dás. A igreja, a igreja está assim, os abençoados também. Há abençoados que não têm comportamento, são grossos, buscam o que é seu, não pensam nos demais, não sabem lançar for a esse corpo pecaminoso carnal, esse mal caráter, maltratam aos demais e não se dão conta que estão maltratando. Você não pode ferir a ninguém, se você não quer anjos aborrecidos com você, não fira a um irmão. A um irmão não se pode ferir. Trate com ele e se não te convém a forma que ele é, afaste-se dele. Se afaste pelo bem dele porque ele não sabe tratar ainda, não sabe separar tua vida. É melhor, porque vai te maltratar se não tem um comportamento. E isso não é falta de amor, isso é tato para que tu não o maltrates, porque cedo ou tarde ele coloca a ti na mesma atitude de maltratar à ele. Ele te maltrata e tu maltratas à ele, e depois, se faltam com o respeito e isso não serve. O melhor é cortar, - Com essa pessoa trato de não andar mais. E mais, vou mudar até o número do telefone, se eu lhe dei, para que nem me telefone mais -. Pelo bem dele e pelo meu bem e pelo bem de minha família. Não quero esta pessoa me chamando na minha casa. Porque estas pessoas nem se dão conta que estão incomodando. HELLO! Ai Pai! Eu não estou zangado sabe? O que eu tenho é coragem. Ha, ha! Não estou aqui fazendo gracinha, gracejando. Mas é que eu tenho vivido, tu sabes, eu tenho passado, tem chovido. Nós vivemos e a experiência conta, verdade?, a experiência serve para algo.
Veja o que diz o verso 6, "Porque o ocupar-se da carne é morte…" O ocupar-se do corpo pecaminoso carnal é morte. "…mas, o ocupar-se do, homem interior, do Espírito é vida e paz. Porquanto os desígnios da carne são inimizade contra Deus…" Por isso é que tens que despojar-te desse velho homem. Tu não vês que o velho homem é contaminado?, seus desígnios não pensam como Deus. Por isso tu vês que no sistema protestante, tu dizes a alguém: - Olhe, tu sabes que em Hebreus 10:14, diz que com uma só oferta te fez perfeito para sempre -? Mas, como ele vive nos desígnios de sua carne, diz: - Hum! Eu não creio nisso -. Tu não vês que quando te ocupas da carne, te dá cegueira? Bem, ouça o que Cristo disse dos fariseus, - Fariseus cegos, hipócritas -. Lhes chamou de cegos. Por quê? Porque é fariseu. Não é que eles estavam cegos é que quando tu praticas coisas da carne, te cegas, não vês? E então, os desígnios da carne são inimizades contra Deus, porque diz que não se sujeitam. Diz: "…porque não se sujeitam à lei de Deus, nem tampouco podem e os que vivem segundo à carne não podem agradar à Deus." Tu não podes viver segundo a carne. Tu tens que aprender a despojar-te desse velho homem porque ele não pode agradar à Deus.
Vamos ver Gálatas, capítulo 2, verso 20. Diz; "Com Cristo estou juntamente crucificado, e já não vivo e…" Diga: JÁ NÃO VIVO EU. Tu sabes o que significa isso? Que Paulo já sabia lançar for a o corpo pecaminoso carnal com sua mente. – Não me convém que eu viva, eu estrago tudo, me meto em problemas -. Quer dizer, Paulo conseguiu amadurecer de tal forma que o corpo pecaminoso carnal que o acompanhava, ele conseguia separá-lo. Veja o que diz: - Já, já não funciono eu -. É que chega o momento em que tu tens que fazê-lo porque sofres, sofres. E eu falo por mim, sabes? Tu sabes o que Paulo diz: - Para consolar com a consolação com a qual fomos consolados -. Tu não vais consolar se primeiro não passas. Eu não faço acusações para ninguém se eu tenho um corpo suficientemente mau que passa por todas essas coisas. E me glorio nessas debilidades, não é que eu me envergonhe de minhas debilidades, me glorio para que o poder de Deus se aperfeiçoe. O dia que eu disser: - Não quero ser débil -. Deus diz: - Pois então, até esta glória chegaste, José Luis. Não há mais calqueo, não há mais glória, ias de glória em glória e ficaste aí nessa glória -. Porque é que tu tens que entender, tu não estás para pelejar, por isso aqui, não ofendemos quando damos duro no teu corpo pecaminoso carnal. Tu dizes: - Amém, Pastor, dê mais duro -. No sistema não, no sistema o pastor ofende, porque lá se vive conforme a carne. E lá é: - Carnal, não estás orando suficientemente, em vez de jejuar. Porque não vieram na vigília? Ah. O diabo está levando um montão de vocês -. Porque ofendem, mas aqui não se ofendem porque aqui nós chamamos carne de carne e você gosta que chamemos a carne de carne. Porque estes são conselhos para o espírito, estas não são indiretas, que a mim contaram acerca de você ou que eu te vi por aqui ou te vi por lá. Aqui não funciona assim. "A ninguém conhecemos segundo a carne". A mim, não precisam contar nada sobre você, se eu mesmo faço, eu me vejo a mim mesmo. E com isso, te consolo.
Eu tenho muitos defeitos, verdade? Bem, Deus me tem dado uns defeitos. Os defeitos são muitos, muitos e então Deus me diz: - Queres mais -? – Bem, se é tua vontade --. – Pois, há mais, porém, tens que aprender a despojar-te de José Luis porque senão, te afogo, te mato com mais bençãos. Queres que a palavra siga correndo -? – Sim Senhor, que corra --. Pois, põe o velho homem para correr também de ti -. Sim, é porque às vezes, as coisas se apresentam bem pesadas, bem fortes. Bem, eu te digo que fazem umas duas semanas eu amanheci virado do outro lado. Tinha o corpo pecaminoso carnal, estava abraçado com ele, amanheci abraçadinho com ele, como fiel companheiro. Rapaz! E havia chegado de viagem e as coisas não iam muito bem, não. Pois, todos esses problemas que Deus permite a alguém, porque Deus os permite, sabe? Ele diz que não há tentação que não seja humana. Um demônio não é, é o demônio pecaminoso carnal, esse sim, porque diz que não há tentação que não seja o quê? Diga: HUMANA. Quer dizer, que no espiritual, não são demônios do ar nem espíritos maus. Tu sabes, é que todas as tentações são humanas, vêm do gênero carne, vêm do vestido que tu tens posto, que é tão mau como o seu pai. Portanto, tem as características do diabo e então, está aí para… Veja, está aí para criar-te um problema. Deus nos deu um corpo diferente a cada um de nós e tu não deves te queixares. Eu não me queixo do corpo que eu tenho, melhor, eu o conheço e admiro o modo de que ele é tão fiel à sua natureza carnal. Tudo que Deus fez, fez muito bem. E me fez um corpo suficientemente mau de maneira que eu mesmo às vezes, não gostasse, mas se não gostas, não o ponhas, então morra, Mas, se queres viver, então, tens que enfrentá-lo, com todas as demandas que vêm a você.
Eu creio que tu serias um covarde se ficasses chorando. – Deus meu, por que não me ajudas. Que veja as provas que eu tenho -. Tudo isso é ser covarde porque isso não é enfrentar a realidade da vida tal e como tem que ser nesta terra. Porque essa gente que diz: - Senhor, se tu não me mudares, não vou mais à igreja -. – Pois, veja que disparate, veja. Como se eu andasse mudando carnes --. A carne nunca muda, o que muda é a mente, o conhecimento para se sobrepujar ao veículo carne. Tem pessoas que até culpam à Deus, - Que injusto és, que levaste a minha mamãe -. – E o que você tem com isso que eu levei a tua mãe? Se a pobre velha já não agüentava mais. Deixa que morra para que repouse --. É como um homem que eu conheci em Porto Rico que tinha um nível de confissão e ele se gloriava, - Minha confissão, isso é o mais poderoso -. E eu lhe disse: - Olhe, pois te felicito. Que boa confissão -. – Ah! Tenho a velha aí, ainda que esteja numas máquinas no hospital, eu a tenho aí debaixo de minha confissão --. E eu disse: - Olhe, tremendo -. Porque às vezes há pessoas que tu tens que dizer-lhe, pois que bom que tens uma boa confissão. Porque há pessoas que se gloriam dos atributos que possuem, não? – Eu sim conheço a palavra, eu sim domino, eu sim que isto…- E um anjo, em seguida põe por aí uma casca de banana para que escorregue bem escorregado. Olhe, e um dia me deu vontade de perguntar-lhe: - Olhe, e quantos anos tem tua mãe -? Que ele disse que já estava seis meses no hospital e não morria por causa da confissão dele. E me disse: - Tem 97 anos -. E eu disse: - Rapaz, 97 anos, mas ela fala contigo -? – Não, ela está em estado de coma. Mas eu vou ao seu ouvido e lhe digo, estás viva, estás viva, recebe vida, rechaça a morte -. E então, um dia eu fui a Porto Rico e era cedinho e eu lhe disse: - Olhe, podes me levar para ver a tua mãe -? Rapaz, esse espírito estava me chamando, o espírito dela, então ele me levou e eu lhe disse: - Me espere lá for a que quero confessar. Me deixe confessar com tua mamãe -. Então eu fui e lhe disse ao ouvido, - Vai em paz, parte, vai, morre -. Matei a mamãe por amor à ele. Rapaz, eu não havia nem chegado a Miami, quando chegou o telefonema dizendo que a mãe do abençoado havia morrido. E não foi só isso, quando lhe disse: - Vai-te, me deu um apertão de mãos, me fez assim na mão. Como quem diz: Graças! Que este filho meu está lutando aqui entre a vida e a morte.
De maneira que tenhas cuidado quando tu me disseres: - Ora por minha mamãe, ora por meu papai, ou… - porque isso tem que ser julgado. Cuidado se tu me dizes: - Pastor, ore por mim -, porque eu vou orar conforme ao que eu penso que é. – Ore por mim, pastor, que estou passando aflições -. E eu digo: - Senhor, quadruplique, aumente mais um pouquinho, para que aprenda. Tu sabes que Jesus nos dias de sua carne disse, olhe, nos dias de sua carne ele disse: - O discípulo, não é melhor que seu mestre -. Se o mestre sofreu para ensinar, o discípulo sofre para ensinar. Ele foi honesto, no mundo tereis aflição. Vêm, mas tu tens que aprender a tratar com isso. Note que eu não tenho problema quanto a forma em que eu vejo meus problemas. Eu tenho muitos problemas, não?, mas eu não tenho problema em ter problemas. Ou seja, eu não tenho problema por ter dificuldades, eu o que necessito é a sabedoria para tratar com essas dificuldades. Tu não podes dizer ao Senhor, - Não, é que eu quero viver uma vida tranqüila -. Dependendo, tu podes viver tranquilo, tratando com as intranquilidades, verdade? Mas não há tal coisa como um caminho de rosas aqui. Agora, dependendo de como tu penses, vives melhor, naturalmente. Tu sabes, é que há pessoas que às vezes me dizem: - Rapaz, José Luis, olhe, é que tenho uns problemas -. E eu tenho o dobro deles, então, eu calado. E eu lhe digo: - Pois, veja, faz isto -. – Rapaz, graças que bom --. E então eu digo: - E quem é que me consola -? He, he! Tu sabes quem me consola? A palavra. E se ele aprendesse a tratar com a palavra, tu crês que me pediria ajuda? Não pediria nada. He, he! Isso é assim.
Então, Gálatas 2:20 diz: "Com Cristo estou juntamente crucificado, e já não vivo eu, mas Cristo vive em mim; e o que agora vivo na carne…" HELLO!, aqui é que está, o que fica para este meu corpo. "…e o que agora vivo na carne, o vivo na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não abandono a graça de Deus; pois se a justiça fosse pela lei, então, Cristo teria morrido em vão."
Vamos terminar com Filipenses 3:21, passe várias páginas para a frente. O tema desta noite é "Lançando fora o que Deus já lançou fora", aprendendo a despojar-te do homem viciado conforme aos desejos enganosos. Isso temos que aprender a fazê-lo, os jovens, temos que aprender a fazê-lo todos: crianças. Tem que se ensinar as crianças a despojar-se disso, mas vais estar sempre atrás de um psicólogo. Vais sempre ter que estar gastando teu dinheiro em remédios, em médicos porque também tens que ir vê-los. Digo, este corpo adoece, mas tens que também olhar o ponto de que tens um corpo viciado conforme aos desejos enganosos e às vezes tens que dar-lhe oportunidade à tua confissão de trabalhar. Mas, se ao primeiro sintoma sais correndo para um médico, ao primeiro sintoma. Chamas-te à tua mamãe e tua mãe: - Veja. Deves atendê-lo imediatamente -, e então não há oportunidade melhor de meter-lhe um canhão de graça aí, confessando a palavra. Que a vida de Jesus que está em ti se manifesta em teu corpo mortal. Quando tu estiveres aí desesperado, a primeira coisa que tu deves dizer: - Este sintoma não é bom porque estou desesperado e o Espírito que mora em mim é um Espírito de amor, de poder e domínio próprio. Quer dizer que hoje, não tomo decisões, vou esperar até amanhã para ver como eu me levanto -. Rapaz e cada dia traz o seu próprio cuidado, ao outro dia até que se levante o sol, saberá Deus esse dia, quando estiver nublado; ou até que haja sol, até um telefonema, até um bom café da manhã, até assistir um filme, uma notícia, uma revista, um programa de televisão desses, e de um momento para outro mudou a direção aos desejos enganosos. Porque este corpo se sujeita conforme ao vento que está aqui e de um momento para outro tu dizes: - Que infantil teria sido eu se tivesse ido ao médico ontem -. Igual a uma chamada telefônica, - Vou telefonar – e naquele momento em que chamas, está ocupada a linha e Deus está te dizendo: Shh, não trates agora, te acalmes. Não telefones ainda porque a pessoa não está com um bom ânimo, agora não vai te entender -. Mas como tu és um desesperado que não tens o domínio próprio manifestado, Fum!, e então prejudicaste tudo e piorou ainda mais.
Este ministério está cheio de gente assim, com essas atitudes ainda, afobados, que não pensam, não dão lugar ao Espírito para que ele lhes sugira. Tomam as decisões imediatamente e depois pagam as conseqüências e depois dizem: - Esta graça não trabalha tanto. Isso é mentira, isso de que estou reinando em vida -. É certo, que vais reinar em vida se a única forma que tu podes reinar em vida é lançando for a o corpo pecaminoso carnal com suas manifestações e seus desejos enganosos. E isso se aplica para todas as partes, isso se aplica com os filhos, isso se aplica com a esposa, isso se aplica com o trabalho, isso se aplica quando recebes dinheiro, quando pegas o dinheiro na mão. – Nesta semana não podes dizimar e tens que ofertar menos -. E aí, o corpo pecaminoso carnal está te ministrando, Agora, não solta a semente, uma violação a mais contra ele. Não quis semear. – Não pastor, é que não tenho que semear…- A obra de Deus é tua e tens que mantê-la. Da mesma forma que, quem paga o aluguel de tua casa ou o "mortgage" ( financiamento da casa própria ) quem o paga? Tu o pagas porque tu vives na casa. Quem paga a prestação do teu automóvel? Quem a paga? Eu? A do teu automóvel, quem paga? Tu a pagas. E quem vai pagar os gastos do Ministério Creciendo en Gracia? Tu o pagas porque este é o teu ministério. Tens que pagá-lo. – Não pastor, eu dou se eu quiser -. Isso é uma falta de respeito ao Senhor, isso é uma covardia tua dizer que dá se quiser. Não, tu tens que dar porque o ministério é do Senhor. Aquele que vem à igreja e não dizima e não dá suas ofertas está faltando com o respeito ao Senhor. Está dizendo-lhe, - Senhor, eu pago minha casa, porém a tua, não -. (Aplausos) HELLO!
Tu tens que manter as coisas de Deus, tu não vês que aqui somos membros uns dos outros e todos temos que cobrir isto? Aí sim, não há escapatória, a menos que você não tenha lançado for a o corpo pecaminoso carnal que te fala e te diz: - Não, não, não, tu não, aí não. Tu visitas, recolhes o bom, recebes a palavra, porém, essa coisa de dar, não -. Estás violando princípios, que os anjos dizem: - A atitude está mal, não abras as portas à este homem ou à esta mulher. Não querem sustentar a casa -. Se tu tens um bebê, quem o mantém? Tu o mantém. Pois então, este é o teu bebê, se chama Ministério Internacional Creciendo en Gracia e tens que mantê-lo, tens que mantê-lo. (Aplausos) Senão, vai te acontecer como aquele exemplo que fazem anos demos da safra. Aquele de que a safra havia terminado e haviam oitenta homens trabalhando na vinha e acabou a safra e então pois, agora iam para suas casas por vários meses até que voltasse a época da safra e voltassem a trabalhar na vinha. E então, um deles se levantou e disse: - Bem, vamos celebrar à isto. Vamos nos reunir com nossa família, vamos celebrar este dia. De maneira que cada um, quantos podem trazer uma garrafa de bom vinho? O.k. aqui há oitenta garrafas de vinho, aqui convidamos ao povo, convidamos ao patrão, convidamos à este e aqui desfrutamos. Prometem cada um trazer uma garrafa de vinho -? – Sim, prometemos --. E diz: - Bem, e para que haja unidade vamos colocar todo o vinho neste barril, esvaziamos as oitenta garrafas e dali do barril, nos servimos todos -. – De acordo --. E então, como nessa safra se trabalha seis meses sim e seis meses não, veio um desejo enganoso e disse à um deles. – Pegue uma garrafa das que você tem usado, encha de água que isso não se nota e além disso, um barril com 79 garrafas de vinho, quem é que vai notar -? E parece que os desejos enganosos estavam trabalhando em todos os trabalhadores e quando chegou o dia da celebração que então se serviriam do barril, o primeiro vaso de vinho, era de água.
Olhe, foi Kennedy que uma vez disse: "Não perguntes o que a nação pode fazer por você, mas pergunte o que você pode fazer pela nação". Boa coisa essa que Kennedy falou, verdade que sim?, há homens que dizem coisas ilustres.
De maneira que, Filipenses 3:21, é o último verso para encerrar este tema. Diz o verso 21, "O qual transformará o corpo de nossa humilhação…" Veja o que é o corpo que tu tens posto. Corpo de quê? De humilhação, corpo de morte, corpo de mentira, corpo pecaminoso, corpo de desejos enganosos, corpo que não se sujeita à lei de Deus, e agora, corpo de humilhação. Tudo isso, tu tens aí, posto. Carregando esse tubarão, em Porto Rico diziam, peixe que cheira mal. Eu vivo num povoado costeiro e então, ali se trabalha muito com sardinhas e todo esse tipo de peixes e os trabalhadores dali se conheciam pelo cheiro que traziam nas roupas. Tu tomava um ônibus desses, rapaz, e vinham tres trabalhadores dali e então tinha que abrir as janelas porque estavam cheirando mal. Te lembras daquela emulsão, do homem, que tinha no rótulo um homem carregando um tubarão, bacalhau, um bacalhau desses, pois então, isso é o que tu tens posto. Por isso é que tu tens que banhá-lo, por isso a fábrica de cosméticos e de desodorante prospera tanto, o que tu tens posto, é um peixe que cheira mal. Por isso é que tens que tomar banho todos os dias, rapaz.
Olhe para mim, veja, eu ando até com pastilhas, já preparadas, não? Quando eu venho pregar aqui, eu ando até com umas pastilhinhas, para quando termino, veja, de pregar sempre, porque quando alguém fala muito, fica com mau hálito, e eu digo: - Senhor, eu não quero faltar com o respeito à um abençoado destes que venham me cumprimentar e… saia um gambá da minha boca -. E uso isto para matar os gambazinhos que humilham o apóstolo e tem que estar… Imagine, tu com tua esposa ou teu esposo, sem se dar conta, com um mau hálito. Tens que estar sempre cuidando, o asseio, a higiene bucal e sempre buscando. Veja, eu sou tão cuidadoso com isso que às vezes digo à minha esposa, - Estou com mau hálito -? E ela me diz: - Chegue perto – e eu faço, -Jahhhhhhhh- E me diz: - Estás bem -. Tem que ser assim, verdade?, porque, imagine que eu represento uma mensagem tão bela e estragar tudo por causa de mau hálito. E você sabe que há abençoados por aí que andam com o corpo pecaminoso e não lhes importa, e às vezes, vieram de um trabalho, um esforço físico e suaram tanto, que as pessoas têm que se manter de longe, olhe, e nem se dão conta. E então, depois se perguntam por que têm problemas no matrimônio. É que a esposa não aguenta, tu sabes. – É que faz tempo que não me dá um beijinho -. Como é que ela vai te beijar rapaz, se tu não te cuidas? Olhe, isto entrou em terapia familiar agora. Mas, se tu queres ser um abençoado bem abençoado, uma pessoa agradável, uma pessoa que represente bem esta palavra, você tem que estar bem posto. Para isso, não precisa ser rico, há pessoas pobres que tu vês, com uma roupinha. Quando eu viajo, às vezes eu vejo essas velhinhas e às vezes, pobres, um lugar que tu vês que é pobre, mas tu vês essas velhinhas passadinhas e bem asseadinhas. E uns trajezinhos velhos mas tu vês que estão bem lavadinhos, que te oferecem uma xícara de café e tu aceitas com muito gosto. Porém, há outros que não lançam o corpo pecaminoso carnal for a e nem um café você pode aceitar de alguém assim.
Isso se reflete no lar, no apartamento na casa, tudo isso reflete. Quando você entra numa casa e você vê tudo bagunçado, ou sujeira por todas as partes, esse é um descuidado. Se acabam os matrimônios, se prejudicam as relações, porque são descuidados. A pessoa tem que lutar bem com esse peixe mau cheiroso que vive, com esse tubarão. Veja o que diz o verso 21, "O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para que seja semelhante ao corpo de sua glória, pelo poder com o qual também pode sujeitar a si mesmo todas as coisas…todas as coisas." Transformará o corpo de quê? Da nossa glória? HUMILHAÇÃO, se pode te humilhar, veja se não pode enganar, Hummm! Te humilha. Se não pode te enganar e humilhar, maltrata. E se não puder fazer isso, mente para você. Tu não podes dizer: - Não, não, pastor, que o Senhor se encarregue -. Pois, ele já se encarregou deixando-te as instruções. Te deixou a receita para que… para tratar com isso.
Bem, são dez da noite, tempo de irmos à nossas casas. Fique de pé e diga ao que está ao teu lado: LANÇAMOS FOR A O CORPO PECAMINOSO CARNAL, ESTÁ FOR A, FOR A, For a. Agora, é que tens que dizer: - Sai -! Ha, ha, ha!
As nações são abençoadas, enviamos uma saudação a todos os pastores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário