Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quarta-feira, março 01, 2006



Segunda carta aos Corintios, isto é: “Palavras Inefáveis Parte II”.

Quero saudar aos colaboradores que estão nos vendo em Porto Rico. Há uma reunião ali. Um beijo, um abraço lá a Vicente. Em Bogotá, também há. Em Bogotá, verdade, Martín, apresentam no telão? Telão. Donde mais? Houston, Orlando, Nova York. Cavimas, ah, sim, onde acabo de mencionar. Que bom. Que lindo.

Bem. Estivemos falando na semana passada de que Paulo foi arrebatado ao paraíso, mas ficamos pela metade, por causa do tempo. Mas, esta segunda parte diz: Segunda carta aos Corintios, capítulo 12, verso 4 ao 9. Todos encontraram? Sim? Diz: “Que foi arrebatado ao paraíso...”. Ele diz que conhece a um homem em cristo, “que foi arrebatado ao paraíso, e escutou palavras inefáveis que não é permitido ao homem expressar”. Em outras palavras, o homem não pode expressar isto. Por isso é que ninguém o havia dito, porque é que não é dado ao homem expressar isso. Ao homem foi dado lê-lo. Você o lê, mas expressar o que significa é que está escondido. Você não entende isso, a menos que ele escolha alguém e revele isso a esse alguém.

Mas, então, diz aqui, o verso 5. “De tal me gloriarei; mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas debilidades. Ainda que, se quisesse me gloriar não seria insensato, pois, diria a verdade; mas me abstenho, para que ninguém me considere mais do que em mim vê ou ouve. Ainda, com a grandeza das revelações, pelo qual, para que não me enalteça, me foi dado um aguilhão na carne, um mensageiro de Satanás”.

Viram onde está Satanás? Na carne. Satanás foi destruído, mas está em tua carne na expressão desse dano, e então, Paulo chama isso de “mensageiro”. Mensageiro, porque a carne é quem leva pensamentos à tua mente, não se sujeita à lei de Deus. Nesse aspecto satanás ainda existe. Existe nesse aspecto, que te estragou o sangue, te estragou o corpo físico, mas ele como pessoa foi destruído.

Diz: “Que me esbofeteia, a fim de que não me enalteça; por isto três vezes roguei ao Senhor, que o afastasse de mim. E me disse: Basta-te minha graça; porque o poder se aperfeiçoa na debilidade. Portanto, de muito boa vontade me gloriarei mais em minhas debilidades, para que resida, diz esta versão, para que resida em mim o poder de Cristo. Portanto, me comprazo nas debilidades...”.

Olhe, pergunte ao que está a teu lado, ao que está a teu lado: -O que você entende por debilidades? Responda-. Levantem a mão os que pensaram em sexo. Levantem a mão, sejam honestos. Ah, ha, um. Quem mais? Dois. Dois e nada mais? Três. Três e nada mais? Quatro, cinco, seis. Pergunte ao pastor da esquina: -O que são debilidades? Imediatamente ele vai te falar de sexo, ou de relações sexuais fora do matrimonio. Isso é o que ele vai te dizer imediatamente.

O sexo não é uma debilidade. O sexo é um prazer. O sexo é bom. Veja bem como é bom, que os animais, como são animais, o fazem em público. Nós somos os únicos animais que nos envergonhamos do sexo.

Pergunte a Roma, a toda a Igreja Católica, o que são debilidades. Vão te responder: Sexo. Sexo aparece imediatamente, ou bebedices. Mas, Paulo não chama a isso de debilidade. Ou seja, a palavra inefável te diz que debilidade é o que diz o verso 10.

Veja o que diz o verso 10. “Portanto, me comprazo nas debilidades, em afrontas, em necessidades, em perseguições, em angústias, por Cristo; porque quando sou débil, então sou forte”. Aí não mencionou sexo. Quais são as debilidades? Pois, olhe, por exemplo, eu tenho uma debilidade: Perseguição. Isso é uma debilidade que eu tenho, por causa disso eu tenho segurança. Você não necessita de segurança, não, quando vai às lojas? Agora, você tem certa perseguição, mas, a minha está em debilidade. Quer dizer que erra é uma de minhas debilidades, ter segurança.

Afrontas. Sim, afrontas, isso é uma debilidade. Mas, o sexo não é uma debilidade. Eu o que quero é, olhe, o deus deste século, Moisés, estragou a mente de todo mundo com isso. Por exemplo, adultério não é uma debilidade. O adultério é uma falta contra o propósito divino de Deus em guardar um casal. O sexo corretamente, bem feito é o correto. Mas, por exemplo: Não matarás. Isso não é uma debilidade, isso é um mandamento, não faças mal a teu próximo; os mandamentos de Moisés: Não digas falso testemunho, não idolatres. Essas coisas não são debilidades, são desobediências, mas não debilidades.

Por exemplo, hoje eu tive uma debilidade muito grande. Hoje, por pouco eu não venho, porque me intoxiquei lá pelo meio dia. Deu-me uma tremedeira, dores, me deu tanta coisa, tive que colocar uma bolsa de gelo na cabeça estava com quatro casacos todo vestido por causa dos calafrios que eu tinha. E então, eu disse: Bem, vou dar a minha carne até às 5. e enquanto estava com aquela dor porque estava bem afetado, pensei que não iria poder chegar aqui, pois o Senhor me disse: -Aí tens uma debilidade. Estás em debilidade-. Eu estava débil. Mas, se converteu em poder a mim, porque logo como às 5, fez plap! Falei a ela. Falei, sim. (Aplausos).

Digo, não somente lhe falei, mas Myrna me fez uma sopa dessas “levanta mortos” também, e me deu mais ânimo, porém, já me sentia melhor até que, agora mesmo não sei nem onde está essa debilidade. Porque as debilidades passam. Diga: PASSAM.

Olhe, um pastor perguntou a um jovem: E, por quê você adulterou? Respondeu-lhe: -Porque eu sou débil-. Não. Você não adultera porque és débil, é porque és desobediente. Mas, não por ser débil, porque ser débil é uma posição: “Quando sou débil, então sou forte”. Então, como é que você vai criticar a alguém por ser débil? Se é que todos nós somos débeis.

Até o profeta Isaías disse: “Diga o débil, forte sou”. Você sempre é forte, ate em meio da debilidade. Você é forte, você nunca foi débil. Você é débil, mas ao mesmo tempo também és forte. Por causa do corpo, você parece débil. Mas, há que se colocar as coisas em ordem porque então, tudo seria mal: o dinheiro, então, seria mal, ter propriedades seria mal, ter boa roupa seria mal, ter coisas materiais seria mal, o álcool seria mal, a droga seria má. E quando vão te operar, um pouquinho de morfina cai bem. Graças a Deus, por todas essas drogas. Quando se usa mal, então, isso já é outra coisa. O amor ao dinheiro é mal, mas tê-lo é bom; mal é não ter dinheiro.

Há muitas coisas que nós temos enredadas na nossa mente, e então, com uma mente assim não podemos reinar, e as promessas de Deus não podem se manifestar. Mas, ser débil não é nenhum problema. De fato, você tem que ser débil.

Veja bem, que Jesus de Nazaré era débil, ele não era forte; ele era débil em carne. Aí mesmo diz, olhe, no capítulo 13, veja como diz o verso 4 (Segunda aos Corintios 12). O que diz? “E, certamente, foi crucificado por causa de debilidade, mas vive pelo poder de Deus. Em verdade também nós somos débeis nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco”. Ele foi crucificado em debilidade porque ele era débil. Ele veio em semelhança de carne de pecado. Se ele viesse como Deus, o que fez, então, grande coisa, como Deus, qualquer um faria. “Superman” (Super homem). Não, não, ele veio em debilidade.

E você é um débil forte. O que você tem é que organizar bem as coisas em tua mente para que não caias na cegueira que a lei produz. A lei é umas telinhas que você tem aqui que Moisés te colocou, e te faz ver tudo mal. Faz com que você veja pecado até na sopa.

Então, diz aqui em Efésios 4:22, passe um par de paginazinhas para frente. “Quanto à antiga maneira de viver, que vos despojeis do velho homem que está corrompido, segundo os desejos do erro”. Aí diz: “Conforme aos desejos enganosos”. Ou sejam são desejos enganosos que teu corpo tem, mas em si, você não é isso, o que acontece é que você é ambos. Está a carne, que é o débil; está a carne que tem desejos enganosos. Mas, está teu homem interior que é poderoso. Por isso é que a palavra vai te iluminando de tal forma que você começa a viver no homem interior, e não no homem exterior, para que você possa vencer todas as lutas que o homem exterior te traz.

Mas, debilidades, você tem que identificar isso como as coisas que vêm a tua vida, que vêm para te trazer problemas, como a perseguição, as afrontas, ao que Paulo menciona aqui como debilidade. Que são perseguições, são situações em que você se encontra, confrontações familiares, provas que vêm a você.

Então, aí também em Filipenses 3:21, passe um pouquinho a frente aí. “O qual transfigurará...”. Aqui diz: transfigurará; esta versão. Esta é a versão Del Oso, de 1569, que estou lendo. Uma versão bem antiga. “O qual transfigurará nosso corpo miserável..., para que seja semelhante a seu corpo glorioso”. Olhe, isso está tremendo. “Segundo a eficácia do poder com o qual ele também pode submeter a si mesmo todas as coisas”.

Diga o fraco? (Responde a congregação: Forte sou). Então, o que é você? Forte ou débil? Você é débil por fora, e forte por dentro; e se és forte por dentro, então a fortaleza que está dentro vai dar vida à debilidade que está por fora. Você não vai ser arrastado por qualquer desejo enganoso, você tem que identificá-los. Mas, você é forte, você é perfeito, você está bem.

Os erros que você comete é por falta de informação. Nos problemas que nos metemos, nós, seres humanos é por falta de conhecimento, e temos que educar a nossa mente com as palavras inefáveis. Como disse anteriormente, quando você diz a uma pessoa: Olhe, o que é ser débil? Esse pastor que disse ao jovem quando ele disse: -É que eu sou débil, por isso cometi este erro-. O que o pastor tratou de dizer a ele? –Pois, não sejas débil-. Mas, se é que Paulo disse: Me glorio em minhas debilidades. Isso é uma glória, ser débil.

Então, como ficamos? Como você vai dizer a uma pessoa que não seja débil? Se é aí que está a glória, em tua debilidade. Aí é que está o teu glorioso, em você saber que, carnalmente, você é débil, mas como você não é o que se vê... Por isso é que Paulo diz: Conheço a um homem em Cristo, de tal homem me gloriarei. Agora, de mim, de nada, quanto à carne se refere. Mas é que você não é carne, você é espírito.

Veja como diz, voltemos a Segunda carta aos Corintios, por favor, ao capítulo 12, no verso 8, diz: “Por isto, três vezes roguei ao Senhor que tirasse de mim”. Paulo estava orando incorretamente, dizendo: -Muda-me o corpo de debilidade, tira isto de mim. Eu não quero ter lutas-.

Diz: “E me disse: Basta-te minha graça”. Olhe, este pacto que nós pregamos, basta para ti. Você não tem que mudar. O que você tem é que conhecer graça. Você sabe, essa gente que diz às pessoas: -Você tem que mudar-. Então, vêm à igreja para tratar de mudar, e se frustram, porque você nunca vai poder mudar. Você sabe que há pessoas que vão à igreja e para quê? Portar-se bem. Verdade? E vão à igreja tratando de mudar suas vidas.

Isso é como Paulo que disse: Olhe, três vezes roguei que o tirasse de mim, e me disse: Não. Não vou tirar. Vou te deixar com tuas lutas, com tua forma de ser, tal, igualzinho. Assim é que eu te quero. Assim eu te fiz, e assim te trouxe. Olhe, você sabe o alivio que é isso, que você não tem que mudar? (Aplausos).

Por isso alguém disse que o cristianismo é bem difícil, porque vão às igrejas para mudar. Isso é como pedir a uma zebra que não tenha listras. Então, já não é zebra. Verdade? Se não tem listras...

Olhe, as palavras inefáveis do espírito são tão tremendas, porque graças a Deus, que você é como é. E que você não tem que mudar em nada, ao contrário, o Senhor vai te dizer: Olhe, não mudes. Basta-te minha graça. Basta-te o conhecimento que eu dou. Vai te ajudar a te suportar a ti mesmo. Este conhecimento vai tratar contigo.

Você sabe as pessoas culpadas, que vivem em culpabilidade todo o tempo? Que se levantam pela manhã e pensam que Papai Deus os está velando com um chicote, e têm medo, por isso não vão à igreja. Falam a eles das coisas do Senhor, e em seguida: -Mmm-. Porque eles o que pensam é que vão lhes pedir mudanças, e Deus não está pedindo mudanças. Deus o que está buscando é que você se aceite tal e como você é. Como você é? Mas, e como você é? Tal e como você é. Você se conhece? Pois, assim é que Papai Deus te quer.

Agora, há certas coisas que saem do caminho, que quando você conhece graça, a graça as vai acomodando. E Deus tem a paciência, e o tempo enquanto você submete essas coisas, até as cãs ele te suporta. Porque é que há pessoas que mudam em diferentes formas em suas atitudes, e a graça tem a habilidade desse conhecimento, quando entra a tua vida, pega a tua vida e a regula de tal forma, e então começam umas mudanças quanto ao proceder. Mas, você segue sendo a mesma pessoa: alegre, ou às vezes há pessoas tímidas, que são tímidos, mas assim é a sua personalidade. E você sabe de uma coisa? Que Deus te ama tal e como você é. Essa é a melhor noticia: Que Deus te necessita tal e como você é. (Aplausos).

As pessoas que vão até aos psicólogos, vão para mudar. Então o psicólogo os põe a falar: -Diga-me. O que está te acontecendo? E então, a pessoa começa a se criticar. –Não, é que eu nasci assim, e eu nasci assado. Eu sinto assim. Eu penso que minha mãe não me amou-. E começa uma choradeira aí. E então, ele começa a trabalhar em base a isso que você pôs na mesa para ele. Que são desejos enganosos, que são mentiras tuas, então, com isso começa a trabalhar, e daí te faz um arquivo. E esse arquivo ele te apresenta.

Cada vez que você vai lá, ele te diz: Olhe, deixe-me ver. Na primeira semana que você veio...-. E isso é mentira. Isso é mentira. Você é uma pessoa maravilhosa. Você não tem que estar dizendo tuas coisas a ninguém. Você é tal e como você é. O que você tem que fazer é comer graça. Isso é o único que você necessita. (Aplausos).

A única coisa que você necessita é o que Paulo diz. Ele diz: -Tire isso de mim-, três vezes. E a resposta foi: Basta-te minha graça. Pois, se te diz: Basta-te minha graça. O que é que você tem que fazer? Aprender graça. Você tem que comer graça, aprender graça, até que você se realiza como pessoa, e não te deixes criticar por ninguém. Ninguém tem que vir te criticar. (Aplausos).

Se Deus te aceita como você é, por quê você que mudar a mim? Se Deus te aceita tal e como você é. Todas as impressões digitais são diferentes. Então, você quer que as minhas impressões se pareçam com as tuas? Então, você está me roubando as impressões digitais, está roubando minha personalidade. Você tem uma identidade. Deus te fez assim, e Deus faz coisas boas. Ainda que sejam problemáticas como você, mas, são boas.

Eu não sei, mas isto, olhe, isto aqui está feito para te dar paz, e para que você se respeite, e para que ninguém venha brincar com as tuas emoções, a te criticar: -Não, você tem que mudar. Você tem que mudar. –Não, eu não vou mudar nada-. O que você deve fazer, sim, é crescer para que essa personalidade tua, como é, saia, o amor que Cristo derramou em ti se manifeste, para que você seja uma pessoa amorosa. Porque o vínculo perfeito é o amor. Não há razão porquê você não possa ser agradável com os demais.

Quando uma pessoa é desagradável com os demais, ou tem problemas, ou não gosta dela, ou não quer ver a pessoa, mas, você pode manifestar amor. O amor de Cristo foi derramado em ti. E às vezes, Deus permite que você veja a um irmão em debilidade para ver se põe para fora esse amor que está em ti. Quem sabe mais ninguém veja, você é o único que vê isso, e começa a criticar a pessoa. E Deus está dizendo: -Está errando ao alvo. Olhe, está criticando o outro, e o que eu quero é por para fora nele o amor que eu derramei nele, que se manifeste-. E você em cima do irmão, e: “dá-lhe que é tarde”, (uma expressão que significa: Tome, tome, no sentido de começar e não parar mais...), e critica, e critica... E Deus diz: -Não, não está recebendo graça. Não está crescendo em graça-.

Você tem problemas com as debilidades das pessoas? Você não deve ter nenhum problema com isso. Como você pode julgar a alguém? E você não olha a viga que está em teu olho? (Aplausos).

Há pessoas que estão sempre prontas para criticar, que é uma obra da carne. A crítica, o rancor, o ódio; é uma obra da carne. E para que Deus trabalhe contigo vai permitir exatamente que você tenha encontrões nessas áreas, e põe contigo as pessoas adequadas. Ele as busca para você, para aperfeiçoar o amor de Deus em ti. ALÔ! Às vezes no trabalho, verdade quem é assim? Há uma pessoa que te faz crescer.

Assim que, tem que derramar o que foi derramado em ti. Se você vai destruir a essa pessoa, é melhor que se afaste dela. Se você não pode amá-la, afasta-te, porque você a vai destruir, mas, se você tem o amor manifestado, e a graça está em ti, então, faça com delicadeza, e se explique até que a pessoa ou ambos se explicam e ambos se entendem. Mas, não há razão porquê levantar a voz. Não há razão porquê gritar. Não há razão porquê maltratar. Faça as coisas em paz, e em ordem. Com bom proceder você pode conseguir tudo, sem chegar à fúria, à ira, às obras da carne.

Abençoado, receba a graça de Deus. (Aplausos). Graças.


Nenhum comentário: