Graças a Deus! Este tema, eu não fui procurar em um closet, nem em um quarto orando, senão que, repito o que Deus dá a nosso Apóstolo e isso é o que nós, pastores fazemos por todas as partes, para que haja a unidade do Espírito. O tema nesta noite é: “Minha é a Vingança”. Olhe, isso nunca foi dito aqui, verdade? “Minha é a vingança”, isso soa um pouco feio, verdade? Mas eu recebo, eu recebo que o Senhor vai falar a teu coração hoje e que você sairá fortalecido. E eu recebo assim para mim também, que saiamos fortalecidos.
Romanos, capítulo 12, rapidinho, Romanos, capítulo 12, verso 17. Encontraram? Diz: "Não pagueis a ninguém mal por mal; procurai o bem diante de todos os homens. Se for possível, enquanto depender de vós, estai em paz com todos os homens. Não vos vingueis vós mesmos, amados meus, senão, daí lugar a ira de Deus; porque está escrito: Minha é a vingança, eu pagarei, diz o Senhor". Quando a bíblia diz que a vingança é de Deus, Deus é o mesmo ontem, hoje e por todos os séculos, seu pacto mudou, porém, ele não muda. Ele mudou de pacto porque agora temos um pacto melhor, estabelecido sobre melhores promessas, mas, o proceder de Deus não muda. Então, vamos dividir o tema desta noite em três partes: Número 1, a primeira parte, a Parte A: Deus se Vingará. Vingará significa, Deus fará justiça. Às vezes, vemos a vingança como algo prejudicial, mas quando diz, Deus se vingará “minha é a vingança”, o que está dizendo é: Eu farei justiça. Porque vingança não é Deus ir as forras por um capricho, é simplesmente, fazer justiça onde tem que fazer justiça e desde o antigo pacto, Deus vem fazendo isso.
Vejamos a vingança de Deus na profecia, vejamos a profecia em Miquéias, capítulo 5. Vamos a outro livro dos profetas menores, que são chamados assim, porque escreveram pouco, penso eu. Miquéias, capítulo 5, fica antes de Zacarias e depois de Daniel, Amós, Joel, Miquéias, capítulo 5, verso 15. Encontraram? "E com ira e com furor farei vingança nas nações que não obedeceram". Preste atenção, Deus sempre se vingou quando havia desobediência. Na lei, quando havia desobediência, Deus se vingava, sempre dizia: “Deixe isso comigo”. Disse a Moisés: “Deixe isso para mim”. Em múltiplas ocasiões, quando havia rebelião no povo, Moisés se retirava e Deus fazia a vingança. Deus fazia justiça porque o que feria a lei tinha que pagar por isso, na lei era assim. Mas aqui em Miquéias, Miquéias o profeta está falando no tempo futuro, diz: "… farei vingança…" Aonde? “… nas nações…". Quer dizer que está falando de uma vingança que não era para o povo judeu, não era para aquele povo e nem para aquele pacto, senão, para as nações. Não era para aquele tempo, porque as nações ainda não haviam sido descobertas, as nações foram descobertas agora, no novo mundo, onde se conhece todo o ajuntamento de todas as nações. Então, Deus sempre fez vingança, quando se desobedecia ao pacto, Deus fazia vingança. E aqui está profetizando que faria vingança pelas nações não obedecerem, por sua desobediência e está falando do novo pacto.
Vamos ver outra profecia, Isaías 34, rapidinho. Isaías 34. Vejamos outro momento onde se fala a mesma coisa, 34 verso 5. Encontraram? Diz: "Porque nos céus se embriagará minha espada; eis que descerá sobre Edom em juízo e sobre o povo de minha…" Quê? De minha o quê? Diga: ANÁTEMA. Quer dizer que o termo “anátema”, também é encontrado no antigo pacto. O povo “anátema” era um povo que desobedecia às leis estabelecidas por Deus e então, Deus fazia justiça. Porém, esse termo “anátema”, também é encontrado no novo pacto. Lembra de Gálatas? Não precisam ir lá, mas vou citar, Gálatas, capítulo 1, verso 6 onde Paulo diz: “Se alguém pregar outro evangelho diferente do que temos pregado, seja o quê? Seja anátema”. Ou seja, se alguém neste pacto, ouça isto, se alguém hoje em dia, ano 2000, prega um evangelho diferente do que foi mostrado a Paulo, como o novo pacto, porque Paulo foi o apóstolo escolhido por Deus para os gentios, o que pôs o fundamento. O que Paulo está dizendo é: se alguém prega um evangelho diferente do que eu tenho pregado, ainda que seja um anjo do céu, seja anátema, porque Paulo sabia que no velho pacto, Deus se vingava quando havia anátema. Paulo conhecia o caráter de Deus.
Por exemplo, no antigo pacto, quando o povo desobedecia, quando era dado instruções, e o povo desobedecia, vinha a ira de Deus, vinha a vingança. Pois Paulo conhecendo que o pacto mudou, mas Deus não mudou, então ele dizia: “Dai lugar a ira de Deus”. Quer dizer, atente bem, de forma doutrinal, quando uma congregação, quando uma igreja, quando um ministro, quando um pastor, seja da denominação que seja, se aparta do evangelho estabelecido por Deus, mais cedo ou mais tarde, Deus faz justiça nessa vida. Por isso é que o evangelho diz que “todos os que dependem das obras da lei estão debaixo de maldição”. Ou seja, se você vive por obras você não pode reinar em vida, você não pode desfrutar dos benefícios do pacto, porque você está vivendo contra, está vivendo em anátema, está vivendo contra o pacto. Porque o evangelho diz: “o justo pela fé viverá e se retroceder não agradará minha alma”. Ou seja, há um proceder, há umas instruções, há umas diretrizes. Ir a igreja não é simplesmente: - Não, eu vou a igreja, eu leio a bíblia e eu creio em tudo o que está aí -. Não, não, naturalmente, tudo é palavra de Deus, porém, nós já não somos regidos pelo velho pacto. Agora vivemos debaixo de um novo pacto, porque aquele pacto era um pacto com defeitos. HELLO! Foi por isso que Paulo disse: “se o primeiro pacto fosse sem defeito, não haveria necessidade de um segundo pacto”, dando a entender que o primeiro pacto tinha defeito, não aperfeiçoou nada. Então, se hoje em dia se prega um pacto diferente daquele que foi dado para nós, então estamos em anátema e estamos contra o coração de Deus. Não estamos falando aqui de debilidades, não estamos falando aqui que você tem umas tendências em tua carne, não, estamos falando de forma doutrinal.
Por exemplo, vamos ver a seriedade disto. Vamos a Hebreus, vamos um momento a Hebreus, capítulo 10. Veja como é sério violar um princípio doutrinal neste pacto. Hebreus, capítulo 10, verso 29, veja o verso 28, para que você tenha referência. "O que viola a lei de…" Quem? "… de Moisés, pelo testemunho de dois ou três…" O que acontecia? "… morre sem remissão". Agora, veja o verso 29, "Quanto…" Menor castigo? HELLO! Maior do que a morte? O quê? No velho pacto, quando alguém desobedecia, por exemplo, quando alguém violava o sábado, o apedrejavam? Simplesmente e já não havia mais lembrança dele, o apedrejavam, morria sem perdão. Alguém era encontrado em adultério, o apedrejavam, a lei dizia isso e isso era um castigo, morria. Mas Paulo diz que há um castigo como? Maior. Diz: "Quanto maior castigo pensais que merecerá o que pisotear ao Filho de Deus e tiver por imundo o sangue do pacto no qual…" Vai ser santificado? No qual o quê? "… foi santificado, e fizer…" Quê? "… afronta ao Espírito da graça?".
Preste atenção igreja, ou seja, hoje eu não estou pregando religião. O novo pacto não é religião, o novo pacto é o evangelho, é o conhecimento do amor de Deus, é a mente de Cristo expressada em conhecimento. E se você vai contra o novo pacto, um pacto que Deus deixou estabelecido para que lhe sirvamos, para que vivamos por fé, para que vivamos “chamando as coisas que não são como se fossem”. Para que “a ninguém conheçamos segundo a carne, nem ainda a Cristo conheçamos segundo a carne”, para que “deixemos os rudimentos da doutrina de Cristo”, como disse Paulo em Hebreus 6:1. Esse é o coração de Deus neste pacto e aquele que vai contra isso está fazendo afronta ao espírito da graça. Você não está vendo que Deus não tem outro pacto? Aquele que violava a lei morria sem perdão, pois aquele que viola a graça, recebe conseqüências, é maior. Sabe por quê é maior? Porque te deixam vivo. Vivo, porém, morto. HELLO! Vivo em morte, vivo sem desfrutar os benefícios do pacto. Não reina em vida, não herda as promessas, porque está indo contra, está em anátema, está pregando um evangelho diferente.
Então, veja o contexto, quando Paulo fala de fazer afronta ao Espírito da graça, veja o verso que segue, o verso 30. "Pois conhecemos ao que disse…" HELLO! Não foi isso mesmo que lemos em Romanos e o que lemos em Miquéias e o que lemos em Isaías? Ou seja, fazer afronta ao Espírito da graça, diz: "… conhecemos ao que disse: Minha é a vingança, eu darei o pago, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará a seu povo". O Senhor se vingará, o Senhor fará justiça, porém, não é que te vá bater na cabeça assim, não. É que Deus não pode negar-se a si mesmo. Se ele estabeleceu um pacto, se ele estabeleceu umas diretrizes para que lhe sirva, e se você viola isso, então, Deus não pode negar-se, ele fará justiça. E qual é a justiça? Que você não pode viver em limpa consciência vivendo por obras. Jamais você poderá ter uma limpa consciência, pensando que há pecado. Ou seja, se você se aproxima de Deus e lhe diz: - Senhor, eu pequei contra ti, eu creio e recebo que tu me perdoes os pecados -, você está fazendo afronta ao Espírito da graça. Porque, você não sabe que ele te perdoou todos os pecados na cruz do Calvário? Com uma só oferta te fez perfeito para sempre, ele se esqueceu dos teus pecados, ele os deixou de lado, “Não me lembrarei jamais de teus pecados”. E agora você vem trazer pecados diante da presença do Senhor. Então Deus disse: - Eu tenho que fazer justiça, ou seja, eu tenho que me vingar disto. Eu não posso fazer com que você reine em vida, porque há pecado -. Quando a bíblia diz em Hebreus 9:26 que ele aniquilou o pecado. O que disse João, o Batista? “Eis aqui o Cordeiro de Deus...”. Que o quê? “Que tira...”. E não o tirou? Quando você se apresenta diante do Senhor dizendo: - Senhor, o diabo está me afligindo -. Deus diz: - Então, você não leu minha palavra, quando diz em Hebreus 2:14 que eu fiz uma viagem na terra e por meio da morte destruí ao que tinha o império da morte, isto é, ao diabo? -. Então ele tem que fazer justiça.
Veja igreja, olhe isto, por dois mil anos, por dois mil anos a igreja de Jesus Cristo tem feito afronta ao Espírito da graça. Por dois mil anos não se tem honrado ao sangue de Jesus Cristo. – Pastor, como você fala isso? -. Simples, quando alguém diz a você: - Irmão, arrependa-se porque você está em pecado -. Mas, arrepender-se de quê? Se com uma oferta te fez perfeito para sempre? Oh, eu me arrependo de algo errado que fiz, porém, quando vou me arrepender diante de Deus, Deus diz: - De quê você se arrepende? Se para mim você está perfeito, eu te vejo sem mancha e sem ruga. Como você vai trazer a minha presença algo que eu tirei e não me lembrarei jamais disso? -. Igreja olhe, o zelo que este ministério tem pelo evangelho não é um capricho. – Ah, é que queremos ser diferentes. Nós não queremos ser como os demais cristãos -. Não. Não temos complexo de inferioridade, é que tem que se honrar o pacto. É que não se pode pisotear no sangue de Jesus Cristo. Jesus Cristo não fez uma viagem na terra, simplesmente, para que tirássemos fotos. Há um propósito e Deus espera que se honre esse propósito.
Então Paulo disse, olhe, estou lendo o que Paulo disse. "Quanto maior castigo pensais que merecerá o que pisotear ao Filho de Deus… e fizer afronta ao Espírito da graça?" Ou seja, o Espírito de graça te diz que você está abençoado com todas as bênçãos. E se você disser a um irmão: - Irmão, que Deus te abençoe -, você está dizendo: - Deus não te abençoou, eu desejo que te abençoe -, e já está violando o pacto. Porque Efésios 1:3 diz que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais. Olhe, se Deus te abençoou com todas as bênçãos espirituais, eu não devo pisotear o sangue de Cristo e eu devo te dizer: - Irmão, você foi abençoado, você está abençoado -. E você deve dizer-lhe: - Irmão, recebo -. São costumes que o mundo tem por dois mil anos, porém, Deus fará justiça, Deus julgará a seu povo. Você sabe que por dois mil anos, a igreja não tem podido julgar? Por isso Paulo disse: “Não há um sábio entre vós?” Quando um irmão cai em uma debilidade, chame como se chame: adultério, fornicação, lesbianismo, homossexualidade, bebedice, ciúme, contenda, o que seja: por dois mil anos a igreja não tem sabido julgar uma situação tão pequena.
Veja como eu chamei a isso, porque assim chama Paulo em (Segunda) Coríntios, capítulo 6, verso 2. Porque o que tem a mente de Cristo ativada sabe que cada ser humano está vestido de um corpo débil e a debilidade está em teu corpo, porém, você não é o corpo. Você é um espírito que vive dentro de um corpo, então, eu não posso te conhecer em tua debilidade, porque a ninguém conhecemos segundo a carne. Porque Deus mesmo não te conhece segundo a carne. Se Deus nos conhecesse segundo a carne, quando nos apresentássemos diante dele, a terra se abriria e nos tragaria a todos. Porque Deus não aceita pecado, diante da presença de Deus não pode haver pecado. E a bíblia diz que nós fomos assentados juntamente com Cristo em lugares celestiais. E como iríamos estar juntamente com ele e com pecado? (Aplausos).
A igreja não tem julgado coisas tão pequenas. Vocês sabem que as pessoas de hoje estão feridas? Que não vão as igrejas, igrejas católicas, igrejas pentecostais, igrejas metodistas, espíritas, ponha o nome que você quiser. Estão feridos por uma debilidade que o pastor, que o ministro, que o sacerdote, que o judeu, que o rabino, não soube julgar, não soube fazer justiça. Porém, Deus disse: “Eu farei justiça”. Você sabe que há um povo, olhe, há um povo que está esperando por esta palavra de graça? Há um povo, que é a tua família, teus pais, teus tios, teus vizinhos, teus companheiros de trabalho que ainda não alcançaram este conhecimento, que foram feridos pelo sistema, foram feridos pela religião. Mas um dia, Deus fará vingança em suas vidas, fará justiça e os olhos do seu entendimento serão iluminados para conhecer esta palavra de graça e seus corações serão consolados. (Aplausos). “Não há um sábio que possa julgar?” Paulo dizia: - Têm que ir aos tribunais, até aos ímpios para que julguem aos deuses, para que julguem a igreja. Não há um sábio entre vós que saiba julgar, que saiba discernir algo tão pequeno? -.
Então, esta primeira parte, porque são três partes, a primeira parte é: “Deus se Vingará”. Diga: DEUS SE VINGARÁ, Deus fará justiça às nações. Diga: ÀS NAÇÕES e nós vamos ver isso. Deus já está fazendo justiça em tua vida.
Parte B. Não pagueis a ninguém mal por mal. Vamos outra vez a Romanos, capítulo 12, verso 19. Encontraram? "Não vos vingueis vós mesmos amados meus, senão, daí lugar a ira de Deus; porque escrito está…". Veja que Paulo traz isso do antigo pacto. Onde está escrito? Na Escritura, no velho pacto. "… Minha é a vingança, eu pagarei, diz o Senhor”. Já falamos da primeira parte: Deus se Vingará, quanto a trazer justiça na verdade, quanto a doutrina. Agora, a segunda parte é: Não pagueis a ninguém mal por mal. Por exemplo. Aquele que conhece este pacto deve saber que não pode se defender diante de uma acusação, diante de uma difamação. Por exemplo. Um dos procedimentos que tenho visto em nosso Apóstolo, é que quando sobre ele vem difamação, ele cala. Quantos têm visto isso? Ele cala, porque entendeu “que tem que dar lugar à ira de Deus”. Porque ele entendeu “que a vingança é de Deus”. Então você não pode tomar a vingança em tuas mãos. Sabe por quê? Porque quando você a toma em tuas mãos, é você que está dando a paga e então vai julgar a pessoa em carne por aquilo que te fez. – Fez comigo, vai me pagar. Não vou cumprimentar-lhe mais. Vai me pagar, não agüento mais -. Não. Um cristão maduro é um que sabe esperar que a justiça de Deus se manifeste, que o justo se manifeste.
Um pastor, os pastores que estão nos escutando, têm que saber, um pastor que tem uma igreja a seu cargo tem que dar lugar à vingança do Senhor. Tem que deixar que Deus pague, porque às vezes acontecem coisas nas congregações. Vêm divisões, às vezes se levanta alguém: - Olhe, o pastor disse, que fulano disse -. Às vezes se levantam pessoas: - Não, eu penso diferente, a doutrina diferente -, então, o pastor tem que ser sábio em como não conhecer a ninguém segundo a carne, emitir o conselho, o calqueo e dar lugar a que Deus julgue. Você tem visto pastores, como é um pastor que não conhece a palavra, o que vai conhecer a congregação? Nada, tampouco. Porque se o pastor não conhece, tampouco a congregação. Então, o que acontece? De repente, chamam a esposa do pastor: - Fulana, você sabe que cicrano e beltrano estão fazendo isto? Você sabe que fulano, eu o encontrei na rua fazendo aquilo? -. E então, a esposa vai e conta ao pastor e o pastor já tem o tema para o domingo. E aí vem o pastor: - Deus me falou irmão. Deus me disse, à noite, estive orando e Deus me falou que aqui há irmãos com divisões, aqui há irmãos com pleitos -. E então, começa, olhe, começa a castigar a que ele santificou com uma só oferta, a que ele deu a sua vida para aperfeiçoar. Começa, veja, a castigar, a castigar e a castigar, então não está tolerando, esse pastor está fazendo um estrago a essa congregação. Olhe, é melhor que esse pastor vá vender carros antes de estragar a igreja de Jesus Cristo, seria melhor, como dizia Jesus nos dias de sua carne, uma pedra no pescoço, de moinho e atirar-se na água.
Porque, olhe, vocês não são quaisquer coisas. Sabe quem são vocês? Vocês são a noiva de Deus? A igreja é a esposa, não a noiva, nem a amante, HELLO! A esposa com todos os direitos, a esposa de Jesus Cristo. E quando você se apresentar diante da esposa de Jesus Cristo, tem que respeitar a esposa e a seu marido. Ainda que você veja que a esposa esteja falhando em carne, se Deus disse que ela está sem mancha e sem ruga, você tem que dizer o mesmo. Olhe, porque você não se comporta santo e sem mancha. Verdade que você não se comporta santo…? HELLO! Fssssssshh! Vamos considerar isso. Você se comporta santo e sem mancha? O que faz isso que atire a primeira pedra. Verdade que você sabe que você não se comporta santo e sem mancha? Porém, sabe o que disse o marido, papai? Ele disse que ele te fez santo e sem mancha, que ele te purificou pela lavagem de água pela palavra, que com uma só oferta ele te fez perfeito. Por isso Paulo disse que estamos chamados para apresentar a todo homem perfeito. Porém, você não se porta perfeitamente, mas Deus disse que você é perfeito. Então, isso não pode ser violado, tem que esperar.
Veja, eu tenho visto em muitas ocasiões a nosso Apóstolo. Em uma ocasião, olhe isto, como testemunho. Em uma ocasião, no princípio do ministério havia um grupinho que queria fazer um tipo de divisão: - Não, pois eu... -. Reuniram-se três pastores e dividiram a igreja do Apóstolo. – Pois eu tenho os irmãos do norte, você pega os do sul e eu pego os do leste -. E então, quando as notícias chegaram ao Apóstolo, isso foi no princípio da pregação. – Veja pastor, vão fazer uma divisão, já têm tudo planejado, já chamaram aos irmãos -. E sabem o que o Apóstolo fez? – Ah, pois que os levem, não importa, tranqüilo, que os chamem, que os levem -. Porque ele sabia, ele queria nesse momento para testemunho, saber na verdade se Deus o havia chamado a ele, para a pregação. E então, ele o que fez foi, se colocar para trás e deu lugar a ira de Deus e isso não chegou nem na esquina irmãos. Imagine, ficaram envergonhados, porém, você não pode tomar a vingança nas mãos. – Esse meu chefe vai me pagar -. Não, dê lugar, repouse. – Sim pastor, mas é que me fez muito -. Não importa, dê lugar, Deus sabe pagar. Olhe, ele sabe pagar e ele sabe te dar honra, ele sabe pôr você num pedestal quando você dê lugar para que ele o faça. Diga: EU DOU LUGAR A IRA DE DEUS, A VINGANÇA DE DEUS.
Não tome isso em suas mãos, deixe que Deus faça justiça. Se você é dono de um negócio e você tem empregados que estão te subtraindo, dê lugar, não tome a vingança nas mãos, dê lugar. Veja, eu conheço procedimentos do Apóstolo, onde o Apóstolo sabe de situações que estão acontecendo e ele deixa. E quando se encontra com o irmão: - Eh, abençoado. Como está? -. E ele sabe o que está acontecendo, mas ele dá lugar a vingança do Senhor. Porque ele está chamado... A vingança, o Apóstolo não a toma, você não toma a vingança, a vingança, a toma o Senhor. Então, teu chamado é abençoar ao irmão: - Boa noite abençoado -, assim, e lhe dá lugar, porque você não pode tomar em tuas mãos, não se vingue, ou seja, não pague o mal por mal. Você sabe por quê? É porque neste ministério há uma cobertura angelical. Neste ministério há anjos que protegem esta doutrina e todo aquele que se coloca debaixo da sombrinha deste apostolado de graça, quando você se coloca aí, automaticamente há uma proteção de anjos a teu serviço. Eu não sei se você se deu conta desses anjos, dessa proteção angelical. Mas eu vivo isso diariamente. Começam a cuidar de você de acidentes, começam a cuidar de você de enfermidades. Todos os teus vizinhos com enfermidades, operados no hospital e você com saúde. Ah, e ainda se aconteceu algo contigo, pois, cooperou para o bem porque você pregou a alguém que estava ao teu lado na cama, ou seja, tudo coopera para o bem aqui. (Aplausos).
Então, há uma cobertura, mas você tem que honrar, você não pode pisotear no sangue, não pode fazer afronta ao Espírito da graça. Uma vez você debaixo dessa cobertura, se viola um procedimento, ofende a um irmão, ofende a uma irmã, maltrata a um abençoado, viola o pacto, viola o procedimento, então, a cobertura angelical, assim como te mantém com saúde, a torta também vira. E coisas que antes te protegiam, de repente, tiram as mãos e começa a se manifestar a justiça de Deus, começa a colher o que você semeia. Quantos estão entendendo o que falamos? Olhe igreja, atentem bem. Deus me permitiu o privilégio de estar neste ministério por onze anos e eu tenho visto a justiça de Deus. Eu tenho visto a justiça de Deus. Eu tenho visto ao Apóstolo tirar as mãos e os anjos manifestarem a justiça de Deus. Tenho visto para o bem e tenho visto retribuindo pelo mal. Ou seja, eu tenho visto ao Senhor neste ministério trabalhando dessa maneira. E estamos entrando em um ano, este ano 14 o ministério tem dado outro giro, porque você já sabe muito. HELLO! Diga: EU SEI MUITO.
Você não vê que você já sabe, veja, você já sabe que nada, o que pode te separar do amor de Deus? Ninguém pode te assustar com o diabo. – Buuuuu! O diabo, o diabo -, porque você já sabe que o diabo está morto, está destruído. Ninguém pode te acusar com o inferno. – Não, se você fizer isso, vai para o inferno -. Que inferno? Se o inferno era o crematório que havia lá fora de Jerusalém, onde os mortos eram queimados e onde o gusano nunca morria e nem a chama se apagava? Ninguém pode te... – Olhe, se você se comportar mal, o Espírito Santo se vai da tua vida -, porque você já sabe que ele estará contigo todos os dias até o fim do mundo. Você sabe, quanto à doutrina, você já sabe muito, e ao que muito se lhe dá, muito se lhe cobra. Então, há um procedimento neste ministério, você não pode se vingar dos demais, ou seja, não retribua mal por mal.
Por exemplo, um pastor, Deus vai trazer líderes à congregação. Às vezes os pastores são muito rudes e então, Deus lhe quer trazer líderes e o pastor vai e lhes dá na cabeça e os espanta. E então, o pastor: - Senhor, traga-me líderes -. – Mas, eu estou enviando e você os está espantando, não sabe tratá-los --. Então, um pastor tem que saber como tratar com líderes tem que saber como suportar, como na diversidade de dons, guardar a unidade, porque há diversidade de operações, então, não pode violar. O pastor está chamado a não violar duas coisas, nem a doutrina e nem o proceder. Porque se o pastor viola o proceder com um irmão simples, aí irmão, você não vê que está se colocando contra Cristo mesmo? Está pisoteando ao filho de Deus. Estão me entendendo? Você sabia que isto que eu estou pregando alguns entendem e outros não? E por quê alguns entendem e outros não? É porque é de acordo com a medida, de acordo com a medida, olhe, há algo em você, enquanto você está me ouvindo, há algo dentro de você que diz: - Isso é assim -. Verdade que há um testemunho em teu espírito? Eu não estou te dizendo nada novo. Isso você já sabe em teu espírito. Eu venho, simplesmente, te confirmar, te fazer recordar disso porque “minha é a vingança”. Se Deus te chamou para carpinteiro, do céu te caem os pregos, se Deus te chamou para pastor, ainda que tenham te tirado de todas as igrejas, esse pastorado está sobre você, porque os dons são irrevogáveis. Você pode ir para lá para o Deserto de Saara e lá te chegam os irmãos.
Olhe, porém, há um processo de aprendizagem. Você tem que repousar. De pronto, teu filho não entende isto bem e está sendo tratado, está passando dificuldade com a educação de teu filho. Porque às vezes os filhos são um pouquinho... Às vezes você passou por um divórcio e esse filho tem uma rebeldia, e então, você o está criando sozinha, está sendo pai e mãe e esse filho, está reagindo, está tirando uma amargura, uma rebeldia que tem. Você tem que ser inteligente com seu filho e com essa palavra de graça. Não lhe dar na cabeça, com proceder, amando e dar lugar para que Deus faça justiça. Porque ao que Deus toma por filho, a esse, disciplina, corrige e açoita. (Aplausos). E assim você aplica em todas as áreas de tua vida: no pastorado, no teu matrimônio, com teus filhos, na escola, no trabalho, com o negócio, com teu ministério, com o noivo, com a noiva, com o cunhado, com tudo. Você aplica isso, repousa e irão te chegar vozes: - Como você vai estar tão tranqüilo com tanta injustiça que estejam te fazendo? -. Porém, você tem a melhor parte porque está repousando; ao repousar, os anjos atuam, quando você atua, os anjos repousam. (Aplausos) O que você prefere?
E vamos terminar com o C. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 13. Três pontinhos. Você poderá se lembrar desses três pontinhos? Deus se vingará; Não retribua mal por mal a ninguém e o três é: Aprovados e reprovados. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 13, verso 5. Encontraram? Segunda carta de Coríntios? Ou Segunda aos Coríntios? Aos Coríntios, capítulo 13, verso 5. "Examinai-vos a vós mesmos se estais…" Onde? Você está se examinando? HELLO! Ou seja, você está se examinando se você anda na fé? Se você anda no pacto da graça? Se você anda no proceder correto? Está se examinando? “… provai-vos a vós mesmos. Ou não vos conheceis a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós, a menos que estejais reprovados?" Diga: APROVADO, diga: REPROVADO. Um crente aprovado é alguém que sabe que Jesus Cristo está nele; examina-se e anda na fé, a ninguém conhece segundo a carne, anda submetido às autoridades estabelecidas por Deus. Não tem problemas quando dizem: - O apóstolo é o chamado por Deus e tem que estar submetido a ele -. Não tem problemas com isso, porque ele se examinou e anda na fé. Porém, há alguns que não entendem isso. Por isso Paulo disse: “a menos que estejais o quê?”. São pessoas que estão nas igrejas, mas não, conhecem a doutrina, podem até te dizer: “Abençoado”, - Abençoado, reinando -. Porém, quando se encontram com um débil, lhe dão na cabeça, não têm procedimento, não podem se submeter às autoridades, seu deus é seu ventre, procuram o seu. E podem até pregar bonito, e podem até te falar de graça: - Tremendo, olhe, como esse irmão sabe muito, como sabe muito essa irmã -. Mas o que sabe é letra, conhecimento, está reprovado porque não sabe dar lugar a justiça de Deus, se vinga, retribui mal por mal.
Igreja, ser um crente em graça não é só saber o pacto. Aqui há um proceder, aqui há uma maneira de tratar aos deuses. Porque senão, isto se converteria em uma religião. É um conhecimento que te dá vida, que constantemente, ninguém tem que estar te acusando: - Não faça isto -. Não precisa de mandamento, porque a própria palavra que está em você atua poderosamente e constantemente você está se examinando: - Devo falar desta maneira? Ou não devo falar? -. E se equivocou-se, há uma voz dentro de você que te diz: - Olhe, você ofendeu a teu filho, falou muito forte com ele. Foi injusto com tua esposa, HELLO! Diminua a velocidade -. Quantos ouvem esse sentir? Essa voz? A menos que estejais reprovados.
Deus fará justiça. Neste ministério, neste pacto da graça, Deus julgará a seu povo, ele fará separação entre o débil e o forte. Ele fará separação entre a gorda e a magra, disse o profeta. O homem não deve fazer separação, Deus faz, Deus divide, Deus põe, Deus julga: - Este separo para este ministério -. Ainda que você não goste da carruagem onde te puseram, a esse anjo você tem que amar. Ainda que fale feio, mas é um espírito justo feito perfeito que Deus colocou nesse corpo para uma função específica. Ainda que seja gordinho, alto ou magro, ou baixinho, porque tem que amar o que Deus ama. Diga: EU AMO O QUE DEUS AMA. Uma pergunta. Deus tem proceder contigo? Você pode me dar testemunho do proceder que Deus tem com tua vida? Ou Deus fica tirando as coisas de você? – Olhem, peguem-no. Vejam. Fshhh! Veja o que está fazendo, veja -. Ou Deus faz: - Que ninguém veja. Tranqüilo, olhe, enquanto você vai se corrigindo -. (Aplausos).
Eu tenho visto a Deus cobrindo. Neste ministério? Eh! Olhe, sabe onde vejo isso? Vejo isso na vida de meu apóstolo, como ele cobre. Sabe por quê? Porque ele se examinou e ele sabe que Deus cobre a ele e então ele tem que cobrir. E se você tem visto a graça de Deus em tua vida, você não pode retribuir mal por mal. Ainda que te façam o que te façam, guarda o proceder, dê lugar para que Deus retribua. Não retribua o mal, não tome a vingança em tuas mãos, dê lugar à ira de Deus e olhe, e você dormirá tranqüilo. Morte, enfermidades, vícios, abusos, todos esses sofrimentos que tua carne, não teu espírito, tua carne tem passado, esta palavra tem a condição, tem o poder que quando você a ouve, chega a teu homem interior e começa a curar, começa a dar vida. Começa a te dizer: - Olhe, isto que aconteceu na tua infância, foi porque o teu pai e a tua mãe não tinham este conhecimento. Não os culpe, não retribua mal por mal, porque eu não lhes dei este conhecimento, porém, dei a você para curar a você e agora você pode curar a eles com a consolação com que eu tenho te consolado -. ABA PAI! (Aplausos).
Quando você conhece esta palavra, começa a amar até aos que te fizeram mal. Há pessoas que têm sofrido, seu pai lhe causou dano, seu pai abusou dela ou dele, seu tio, seu avô, sua mãe. E pessoas levam feridas na vida, que não há psicólogo, nem psiquiatra que possa curar isso e chegam à religião procurando refúgio e saem pior. Essas amarguras em seu coração e estão na vida até que esta palavra lhes chega e quando esta palavra chega e começa a confrontar com a tua verdadeira identidade, começa a te dizer: - Todos esses anos que você sofreu, você não sofreu. Eu sempre estive contigo, eu nunca te abandonei, eu nunca te deixei, até nesses momentos difíceis, tristes, eu estava ali. Porque tocaram a tua carne, mas não tocaram teu espírito, esse espírito eu guardei sem mancha e sem ruga. (Aplausos). Olhe, e então, essa palavra começa a ministrar para você e você começa a ser consolado e você começa a amar com o amor de Deus. – Digo que amo a meu pai. Digo que amo a minha mãe. Digo que amo a meu avô, morreu, porém, o amo -. Olhe, e você começa a amar, e essas feridas começam a ser curadas, e você começa a mostrar amor com teus filhos, e começa uma geração de liberdade e de limpa consciência. A menos que estejais reprovados.
Olhe, haverá alguém aqui nesta noite que dê graças a Deus por esta bendita palavra de graça? (Aplausos) ABA PAI! Olhe, haverá alguma pessoa que diga: - Senhor, obrigado, porque ainda que tenha sido aos cinqüenta anos, me revelaste tua palavra. É verdade que sofri muito, porém agora, estás me dando dias, anos de repouso, de desfrute. E agora eu quero fazer minha família feliz? -. Nunca é tarde, quando esta palavra chega, você pode estar sofrendo cem anos, mas se você recebeu graça em um dia e morreu, esse dia compensou todos os outros. Você crê que Deus fará justiça? Você crê que os que são de Deus ouvirão a sua voz? E você crê que esta palavra de graça encherá a terra? Somos privilegiados. Igreja, te declaro completo, perfeito. Aos pastores, os declaro nesta palavra de graça e repousados, dando lugar à vingança de Deus. Amém.
sexta-feira, março 24, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário