Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quinta-feira, março 23, 2006

AS CADEIAS DO APOSTOLADO
Vamos começar com Efésios 6:20, vejam o que me disse. Mas não me deu a mim, vai te dar também, veja como se desenvolve. Livro aos Efésios, capítulo 6, bem, o verso 19, diz: "Orai por mim, a fim de que ao abrir minha boca..." Aí estamos todos? Sim? "... a fim de ao abrir minha boca me seja dada palavra para dar a conhecer com denodo o mistério..." O mistério de? "... pelo qual sou embaixador..." Em quê? "... que com denodo fale dele, como devo falar". Então, o Senhor me disse: - José Luis, eu não posso te dar essa oportunidade porque você é um embaixador meu em cadeias. Ou seja, você está em cadeias, você não pode, estas são as cadeias que eu te pus. Você não pode escapar disto e nem me pedir férias. Para isto não. Você pode sair de férias na quinta feira, mas na quarta feira... Ou de onde você esteja, chame a um dos colaboradores para que ele o dê. Porém, preciso de tua mente, porque a igreja, a igreja, imaginem: "o mistério do evangelho" -. Vocês sabem, que o evangelho é um mistério, é um mistério. Um mistério por todas as partes, porque você chama as coisas que não são como se fossem, já aí começou uma loucura. Então, diz que você dá para receber, é uma loucura por todas as partes. Porque o evangelho é por fé e "fé é a certeza do que se espera e a convicção do que não se vê". Mas, isto tem que ser explicado com denodo.
Ou seja, isto não se pode dizer assim: - Olhem, o evangelho é um mistério -. Não. Você tem que, com delicadeza, dizê-lo, porque um mistério é algo escondido à mente humana. O raciocínio humano não caminha nisto, então, você tem que cortar para penetrar e conduzir a pessoa a que ela diga: - Eu entendi -. Porque uma vez você entendeu, se você entende, você funciona bem, mas, se não entende, começa a dar voltas e fica confuso, e te faz confusão, porque o evangelho é um mistério. Vocês sabem, o evangelho não é uma coisa, não é uma leitura, que você lê, porque isso é letra. O evangelho é letra, agora, o evangelho também é vida, é espírito. Então, você para levá-lo de letra a espírito tem que entender o mistério. Imaginem, há pessoas que em letra me entendem, - Olhem, isso estava bom. Gostei. Hoje entendi o evangelho, entendi a letra -. Vêem? Mas então, não chegam a entender o espírito da letra.
E para isso, pois, o Senhor me falou assim e me disse, olhem também o que me disse no capítulo 4. Continuei lendo essa linha de pensamento, vejam como diz, Efésios 4:1. Diz: "Eu pois, preso no..." Quê? Você sabia que Paulo, não só estava preso fisicamente, porque ele estava em prisões, mas até estando livre estava preso. Ou seja, um Apóstolo é uma pessoa que está presa para um propósito. E aqui você não pode cantar o corinho: "Cristo quebra as cadeias". Lembram desse corinho? Que dizia: "Cristo quebra as cadeias". Aqui não, aqui Cristo te acrescenta mais cadeias, porque você está preso no Senhor. Diz: "Eu pois, preso no Senhor..."
Também diz em Colossenses, passe várias páginas para frente. Colossenses, capítulo 4, verso 3. "Orando também ao mesmo tempo por nós, para que o Senhor nos abra a porta para a palavra, a fim de dar a conhecer o mistério de Cristo, pelo qual também estou..." Quê? "... preso".
Vamos seguir adiante a Segunda carta a Timóteo, capítulo 1, no verso 8 Quando encontrarem digam: ABA PAI! Diz: "Por tanto, não se envergonhe de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim..." Notem que isso segue junto, se você fala do Senhor, tem que falar de mim, porque eu sou quem o represento. Ou seja, você não pode falar do Senhor, nem dizer: - Não, não, não, isso do Apóstolo não, é o Senhor -. O Senhor não caminha se não for com o Apóstolo, porque Deus sempre usa um homem. E então, diz: - Olhe, dê testemunho do Senhor e de mim -, porque isso caminha junto. Diz: "... nem de mim, preso..." Quê? Preso o quê? Olhem, pois esse é o calqueo de hoje: "As Cadeias do Apostolado". E eu estava pedindo aí umas férias e me disseram: - Tome este calqueo para que você a aplique nas férias -. Você está preso nisto. E então, é como em si é algo que você não possa, por exemplo, eu não posso tirar isto da minha cabeça aconteça o que acontecer. Eu fico pensando nisto vinte e quatros horas ao dia, até dormindo isso é assim, porque isto é algo que te possui, isto é um espírito, o Espírito de Deus que possui tua mente e não te deixa pensar em outra coisa além disso, constantemente.
Como por exemplo, a mente de Cristo. Qual é a mente de Cristo? Pois, a mente de Cristo é o apostolado, porque a mente de Cristo é o mistério do evangelho. Ou seja, eu tenho a minha mente carnal que eu já sei como ela pensa, mas em mim se ativou a mente de Cristo, que é entender o mistério do evangelho. Então, quando eu entendi que estava morto ao pecado, essa é a mente de Cristo: - José Luis, você está morto ao pecado -. E qual é a mente de Cristo? Pois que Cristo veio destruir ao diabo, pois essa é a mente de Cristo, destruiu ao diabo. E Cristo veio com uma só oferta e te fez perfeito, ao entender todas essas coisas a mente de Cristo ia se formando em mim. Porém, ao mesmo tempo, isso é estar preso, em cadeias com essa mente, porque você já não pode pensar diferente. Um evangélico regular não. Um evangélico regular pensa em coisas carnais e ele pensa que está pensando coisas espirituais, mas não são espirituais. Ainda que ele trate de espiritualizá-las, por exemplo, jejuando três dias, ele trata de espiritualizar isso. Nisso não cabe a espiritualidade, porque ao mudar o pacto, então, já mudou o pacto e o que antes era espiritual, já não é mais.
Você pode ficar de joelhos, castigar o teu corpo e Deus diz: - Olhe, está muito bonito se estivesse em outro pacto, mas neste pacto não caminha -. No velho pacto, você tomava a páscoa, pois, o que fazem os evangélicos, que pegam um pedacinho de pão, "este é meu corpo que por vocês é partido", e o comem. E depois uma tacinha, "este é o sangue, símbolo do sangue", e a bebem, e eles tratam de espiritualizar esse ato, mas é que quando Cristo morreu e ressuscitou, isso passou a ser um rudimento. A páscoa já foi sacrificada e não te faz nada, porque você não pode espiritualizar isso. Da mesma maneira que podem te batizar e podem te colocar um roupão branco, e te dizerem: - Olhe, quando eu te mergulhar nas águas, você virá para uma nova vida e vai começar uma força em você e vai te limpas -. Mas isso era antes da cruz, depois da cruz, eu faço isso contigo, e te molho, e você se levanta igualzinho, com o mesmo gênio, com as mesmas tribulações e a água já não te fez nada. Porque o que funciona em você efetivamente é o mistério do evangelho explicado, isso sim é que toma a mente. Porque te diz: - Você já está limpo, a água não te limpa, eu já te limpei -, e então, esses valores começam a ativar algo em você. Por isso é que todos vocês dizem que se sentem felizes, que se sentem realizados, que perderam o medo da obscuridade, que aconteceu algo. Não sei, que vocês agora têm um novo estado de ânimo. E quem foi que fez isso? O mistério do evangelho.
Então, Cristo te faz livre, mas depois, te põe em cadeias. E não há umas cadeias mais doces do que as cadeias do evangelho, porque é uma liberdade gloriosa. (Aplausos). É uma liberdade bem gloriosa. Olhem, eu tenho umas cadeias, por exemplo, vejam, vocês me chamam de "Pai". Cada vez que vocês dizem: "Pai", eu sinto uma grande cadeia, wap! Cada vez que vocês dizem: - Você é "o Outro" -, as cadeias fazem, ran! Quando vocês dizem: - Você é Deus para a igreja - Uuuu! Essa é a que dói mais, porque essas são cadeias. Naturalmente, como eu disse na Convenção: Você entende que Cristo habita em luz inacessível, ou seja, ele habita em luz inacessível, que o homem não pode vê-lo. E ele ao mesmo tempo está assentado juntamente com a igreja em lugares celestiais, mas quando ele ressuscitou, ele, aquele corpo, ele o glorificou e está em luz inacessível, nos céus. Esse corpo é o corpo de Deus. Deus nunca teve corpo, Deus foi um Espírito sem corpo, e então, por baixar à terra a levar os teus pecados, ele necessitava de um corpo para levar o pecado. Então, depois que ele recolheu todos os pecados nesse corpo, veio e o ressuscitou. Ao ressuscitá-lo, se glorificou e agora esse corpo você não pode jogá-lo em uma esquina. Quer dizer, que esse corpo é Jesus Cristo, o Deus sobre todas as coisas de Romanos 9:5, "que ele é Deus sobre todas as coisas". Assim que, eu não posso ser Deus, imaginem, se eu sou Deus, mude-se para o lado de minha casa. Assim disse um na Guatemala, disse: "Se você é Deus, eu vendo tudo o que tenho e me mudo para o lado de sua casa, porque aí sim é que há segurança".
Digo, eu sou "naive" como diz o americano, "ingênuo", e a mim me chamam de Deus e eu digo: - O que ele está tratando de dizer é que é como Deus a nível de representante -. Porque você tem que entender que, imagine, como Deus vai se meter logo em quem, em José Luis De Jesús? Deus tem o seu próprio corpo, ele não cabe dentro de mim. Se ele se colocasse dentro de mim, imaginem, eu incharia, morreria. Mas no aspecto, representante, isso são cadeias. Vejam bem tudo o que eu tenho que explicar para poder... Essas são cadeias que estão postas sobre mim. Imaginem, em Guayaquil, as pessoas lutavam para me cumprimentar. Fizeram para mim uma cadeia assim e empurravam, empurravam e eu tive que correr e entrar na limo, porque já iam me derrubar, na parte de fora. Porque as pessoas querem tocar em Deus, imaginem, e há pessoas que vêem isso assim. Há outros que entendem isso muito bem, - Não, o que acontece é que ele é um escolhido porque Deus usa um homem para revelar um conhecimento -, mas são cadeias. Essas são cadeias que eu tive que is arrastando enquanto as entendia melhor, depois serão mais leves para mim, enquanto vamos prosperando e enquanto vamos crescendo mais, e enquanto as coisas se explicam melhor.
Porque você sabe, olhe, o Pastor Carlos Cestero é quem recebe os meus correios eletrônicos, e ele recebe 40 por dia, 50 correios eletrônicos. Imagine, quando ele fica uma semana sem me escrever o que chega para mim são 300 correios eletrônicos que eu tenho que responder e então, eu diria que desses 200 correios eletrônicos, 100 são contra o apostolado. – Olhe, eu não entendo isso, que vocês estão idolatrando a esse homem e esse homem é de carne e osso como nós, como vão chamá-lo de Deus? -. Vêem? Como eles não cresceram espiritualmente, eles não entendem, mas isso é uma cadeia para mim, porque tenho que estar suportando.
Bem, aí, creio que tenho uma quantidade guardada por aí, uns insultos tremendos, mas uns insultos belíssimos, de pessoas que se inspiram por aí. E como nas cartas podem dizer tudo, eles escrevem com estilo, veja só: - deixe-me ver o que lhe digo agora. Idiota -. E começam, e com estilo, você sabe, te insultam com estilo, e isso por causa das cadeias do apostolado. Assim vivia Paulo, Paulo vivia, alguns o entendiam; bem, os gálatas o receberam como a Cristo Jesus mesmo. Ele disse: - Vocês, ao princípio, me receberam como a Cristo e agora não querem saber de mim -. Porque os apóstolos da circuncisão chegaram ali e lhes disseram: - Olhe, este homem matou a Estevão, tenham cuidado com ele -, até que o negaram. Os gálatas, foi Paulo quem começou essa igreja, mas depois eles mesmos... Ele disse: - Filhinhos meus, pelos quais volto a sofrer dores de parto. Tornei-me vosso inimigo por dizê-los a verdade? -. E essas são cadeias, quando vem a perseguição.
E então, essas cadeias apostólicas acontecem com os pastores. Os pastores também têm as mesmas cadeias, porque então, o pastor tem que se submeter a mim. Vejam que problema. Digo, eu não digo isso a ninguém, - que tem -. Devem, porque Paulo nunca obrigou a nada, Paulo disse: - Eu vos rogo que faleis uma mesma coisa. Oh, eu rogo que me imiteis -. Mas isso era um rogo apostólico, se eles quisessem, porque há um apóstolo neste ministério e as normas já são conhecidas e então, tem que estar submetido, não pode pregar o que querem, têm que esperar receber de mim. Eu digo que tenho minhas algemas, mas então agora, ao pastor o pegam e dizem a ele: - Bem, agora estas algemas, você as põe. Você não pode falar o que você quiser. Você tem que falar o que o Apóstolo diz -. E então, a cadeia começa a se multiplicar. E então, esse pastor agora já não pode conhecer as pessoas segundo a carne, e quem sabe o pastor esteja louco para dar um par de insultos a dois ou três malcriados que ele tem por ali. E diz: - Olhe, o Apóstolo disse que não posso conhecê-lo em carne, rapaz. Que pena! Eu teria gostado de tirá-lo daqui se fosse possível. Da maneira má que está se portando aquele ou aquela -. Mas, o que acontece? É que ele tem as algemas de que não posso conhecê-lo em carne porque viola um princípio.
Notem que a mim, me pediram, quando me puseram a faixa de Presidente da Graça, o Pastor Nelson disse: - Apóstolo, Presidente deste movimento, você quer dar um decreto? -. E sabem o que me veio à mente? Um decreto, pois o decreto que eu dou é: QUE DAQUI EM DIANTE A NINGUÉM CONHECEMOS SEGUNDO A CARNE. Você não pode, porque se você conhece na carne, vai te dar ira e você vai se aborrecer, porque somos seres humanos. Mas quando sabemos, digo a Bíblia diz "que se alguém não tem o espírito de Cristo não é dele", mas isso quem o sabe é Deus, nós não sabemos isso. Portanto, o pastor, eu tenho feito todo o possível para não conhecer a ninguém em carne. Eu me pus essa tarefa, e essa tarefa, pois, me trouxe umas cadeias muito pesadas.
Sabe por quê? Porque às vezes eu tenho tido líderes comigo que eu sei que eles estão contra mim. E eu digo: - Senhor, o que eu faço? -. E os vejo... Você sabe, e me fazem queixas internacionais. Quando viajo, me dizem: - Olhe, me chamaram da Sede e fulano disse isto -. E eu digo: - Ai, Pai! -. Bem, que já graças a Deus já não estão aqui conosco, mas são pessoas que me fizeram um dano tremendo. E eu sempre com o procedimento: - Senhor, olhe, tu dizes: Minha é a vingança, eu pagarei -, assim que, eu agüentarei aqui, porque eu não posso pegar a vingança em minhas mãos. Então, Deus tem que operar em consertar tudo, porque eu não posso consertar nada.
Essa sim é que é uma algema, que eu não posso fazer nada, eu tenho que agüentar. Ah, e nada do que acontece comigo, eu posso me defender. Eu tenho, quando me dizem: - Olhe, José Luis, estão dizendo isto por aí, isto e isto -. Eu, psss! – Senhor, alô, defenda a minha causa porque eu não posso falar -. Porque se eu falo, conheço em carne e violo, isso é o que a carne quer, que eu viole o princípio de conhecer em carne. Eu não posso conhecer em carne, para mim, todo o mundo está bem, porque estão bem, porque Cristo com uma só oferta te fez perfeito para sempre. Agora, tua carne é outra coisa, no tocante a ela, vai e vem, você tem que ir melhorando. Mas os pastores têm a mesma carga, porque se o pastor conhece em carne, então, a congregação diz: - Adeus, mas o Apóstolo -, então, caem em cima do pastor. Porque os pastores estão... Estão bem enlaçadinhos com essas algemas. Não, e quando um pastor por lá, dizem qualquer coisa, como daqui sai o calqueo em seguida eles saem: - O Apóstolo não disse isto -, e tornam a vida impossível. Porque os membros começam: - Olhem, o Apóstolo não disse isso -, então, ele está por lá e pensa que está livre para fazer o que lhe dá vontade e quando vê, tem a congregação em cima. Diz: - Anda, olhe, mas isto é sério -, é que são cadeias, cadeias que prendem e olhem, e uma cadeia agarra bem. Você está preso e se por acaso... Em algemas, ou seja, que é de dupla segurança.
Mas, ao mesmo momento, você entende a sabedoria disto, verdade? A sabedoria disto é que a unidade do Espírito é guardada por estas cadeias. Estas algemas são as que guarda a unidade do Espírito para falar todos o quê? Uma mesma coisa e que a doutrina não seja torcida e termine como está o sistema. Que no sistema, aquele disse isto, e aquele diz aquilo, e aquele diz lá, e todo mundo pensa como lhe dá vontade naquele sistema. Ali sim, que não há cadeias, ali, Cristo quebrou as cadeias, mas aqui não, aqui há algemas. Imaginem, de fato, essas algemas, graças a Deus! Diga: GRAÇAS A DEUS POR ESSAS CADEIAS.
Olhem, essas prisões são as que sustentam este ministério mundialmente, olhem, presinho aí falando uma mesma coisa. Ah, essas cadeias são as que formam um governo, se não, não há governo, o regime do Espírito faz assim, bup! As cadeias sustentam este governo espiritual que estamos formando mundialmente. Que quando as pessoas vierem a abrir os olhos, estamos governando de tal maneira que os presidentes vão ter que chamar. Ou seja, os presidentes, para tomar uma decisão dirão: - Vamos checar com Creciendo en Gracia, porque se não considerarmos este governo, perderemos votos. Olhe, o que você pensa sobe isto? -. E terão que consultar. O que acontece é que por agora estamos prematuros, mas está sendo formado. As algemas o quê? As algemas estão fazendo o quê? Elos. (anéis de corrente). Assim que, é bom que eu tenha essas algemas e é bom que os pastores também as tenham. Ah? Por quê só eu? Que as tenham também eles.
Procedimento. Essa é outra cadeiazinha que os pastores têm. Que têm que usar um procedimento. Quando vier alguém e começar a falar ele se arma contra, guardando o procedimento. E então, é porque estão representando um governo e cada governo tem um procedimento. Imaginem, uma vez eu ia cruzando Porto Rico, naquela estrada que vai de norte a sul e ultrapassei a velocidade e me pararam, me tiraram a licença, para que eu pagasse a multa, - Vá buscá-la em tal lugar -. Então, eu fui pagar a multa e quando estava ali chegou um tenente, um tipo bem vestido, tinha muito uniforme, uma porção de galões e coisas. E então, como demoravam em buscar a minha licença, parece que havia se extraviado, aquele tenente começou a me falar mal do governo de Porto Rico. Disse: - Ah, eu não entendo -, parece que ele era de outro partido, disse: - eu não entendo estas coisas. Olhem, olhem, que irresponsabilidade. Já deveriam ter te entregado a tua licença. E se cuide por aí quando sair porque estão assaltando automóveis ali na parte tal, e na parte tal. Este governo aqui eu não sei para onde vai... -. E eu dizendo: - Que feio -, para mim pegou tão mal, porque você sabe lá o que é um representante do Governo de Porto Rico, da autoridade, falando mal da autoridade? Que feio, isso é feio.
Agora, imagine um pastor nosso que esteja em outro lugar e que não tenha cadeias e fale mal, - Ah, eu não sei o Apóstolo isso, lá eles... Eu recebo o calqueo e tudo, mas eu prego o que me dá vontade aí... -. Onde está o proceder? Bem, eu tenho tido pessoas que visitaram, abençoados que têm ido a outros países e visitaram uma congregação e me chamaram: - Olhe, isso é Creciendo en Gracia? -. Em Costa Rica, em Costa Rica uma vez, foi um abençoado de Bogotá que teve que ficar um tempo lá Martín, e passou pela Costa Rica e quando chegou me chamou e disse: - Isso é Creciendo en Gracia? -. Por isso, eu tive que resgatar a Costa Rica, indo eu mesmo a pastorear. No ano passado eu fui pastorear a Costa Rica e depois, então, Carlos me disse: - Apóstolo, como seja, ando com as malas... -. Fup! E esteve um ano lá, Carlos, e depois Iván López, e agora, sabe quem a tem? Rafael Encarnación, como Nelson faz com Nova York e Equador, pois Rafael agora... Tirei essa algema de mim porque eu tinha que estar atento à Costa Rica todos os domingos. E então agora, Rafael está em Porto Rico e por lá mesmo, dá um pulinho e cobre a Costa Rica, porque os governos têm que ser atendidos.
Os pastores deste ministério têm umas cadeias pesadas, porque para sustentar a doutrina tem que guardar um proceder. O calqueo, ah, a semeadura, hum! Um pastor que não semeie aqui ao Apóstolo, os demais o pegam e o atacam. Dizem: - O quê? Você não está semeando ao Apóstolo? -. Porque você sabe o que acontece? É que há pastores que gostam de que a congregação semeie a eles, oh, se gozam. – Como esteve a sementeira? -. – Rapaz, olhe, a sementeira esteve assim de gorda, programas de rádio, vamos fazer isto, vamos fazer aquilo --. Mas então, ele vem e não semeia a mim, come toda a semente lá, quando eu sou quem o nutro, ele está violando, está quebrando os elos. E então, ele faz assim, e não semeia. Graças a Deus, pelos pastores que Deus está nos dando internacionalmente que são zelosos. Vejam como apareceu Héctor, com um cartão de crédito, para que chegue rápido ao Apóstolo, para que lhe chegue rápido, para que não tenha que ir a Western Union preencher um papelzinho. Aqui passa pelo mesmo aeroporto, faz, bup! E por aí mesmo segue.
Quarenta mil dólares foram gastos nessa Convenção e vai chegar um dia em que serão oitenta mil, porque teve que se alugar o Coliseu, coisas, um sem número de gastos. Quarenta mil dólares, e graças a Deus que apareceram. Na última noite faltavam... Haviam me dado, porque no Equador usam dólares agora e então, haviam me dado muitas ofertas de 5, de 10, de 15, de 20 e eu tinha 3.200 dólares, que os segurei ali. Eu disse: - Vamos ver como está a coisa -, e quando chegou Nelson à noite, veio Diógenes e eu disse: - Como está a coisa? -. Disseram a mim: - Bem, já foi pago trinta e não sei quantos -. E eu disse: - Mas, quanto falta? -. E me disseram: - 3.200 dólares -, e eu já havia contado eles pela manhã. E eu disse: - Pois veja, aí estão -, e zeramos tudo, não se devia um centavo. Amém? Isso é assim. (Aplausos). Digo, para não contar as carteiradas de crédito que deu Eliar Tórrez e Nelson, essas pessoas foram ali umas maravilhas semeando.
Mas, o verdadeiro evangelho te dá liberdade, uma liberdade gloriosa e logo te algema e te diz: - Você é meu -. É como o escravo que foi comprado e trabalhou sete anos para seu amo e ao final dos sete anos ele ficou livre, mas o procedimento do amo foi tão bom e o trataram com tanto respeito que quando o libertaram no sétimo ano, ele disse: - Vocês poderiam aceitar que eu ficasse, não como escravo, como servidor de vocês gratuitamente pelo bem que me trataram? -. Assim, que se escravizou outra vez o escravo, mas voluntariamente, já não obrigatoriamente. E assim somos nós, Cristo nos fez livres, como os dez leprosos: - Quantos? Não foram dez os que eu limpei? -. Um voltou para dar graças, pois nós representamos a esse um, a esse um, nós representamos que estamos livres, porém, algemados. Estamos presos nas cadeias deste evangelho. Assim que, todo colaborador que você veja posto em cadeias, é deste ministério. Todo pastor com cadeias é deste ministério.
Mas olhem, as cadeias não ficam só com o Apóstolo e com os pastores. Agora, vem os membros da igreja. ALÔ! A cadeia continua. (Aplausos). A cadeia continua porque os membros são os que recebem a perseguição. Sim, os pastores não, os pastores estão por aqui dando sua comidinha, o calqueo, que se isto... Mas então, os membros quando saem por aí, dizem a eles: - Olhe, você vai na congregação desses loucos? São vocês que estão ensinando que o diabo foi destruído, rapaz, quando o diabo anda solto por aí. Olhe essas duas torres, como ele as destruiu -. Esse diabo que destruiu as duas torres tinha carne e osso.
E então, vem a perseguição, e então, vem a submissão que tem que estar submetido a esse pastor, goste ou não goste. Bem, mas é que está posto, assim que, por respeito me submeto, ainda que você pense que ele não está de todo bem. E então também, ah, não deixando de congregar. Isso é para os membros, porque os pastores têm que congregar obrigatoriamente, esses tem que ir obrigados. "Porém, não deixando de congregar como alguns tem por costume", isso é para os membros da igreja, que congregam para se fortalecer. E então, também, a semeadura, que olhe, o Apóstolo não funciona se os pastores não dizimam a ele, assim ando eu. Porque agora, eu não recebo da igreja, eu recebo dos pastores. Com isso é que eu funciono, com o que os pastores me dão. Sim, com o que os pastores me dão é que eu funciono. Se os pastores não me derem, eu não chego, ainda que sempre chegue, mas, falando simbolicamente. Os pastores semeiam a mim.
Agora, quem é que semeia aos pastores? A igreja. Ou seja, isto é uma cadeia, isto caminha tudo algemado, isto é uma cadeia que Deus pôs espiritualmente sobre cada uma das pessoas que somos obedientes a este chamado. E a evangelização, o crescimento da igreja, a quem cabe? Aos membros da igreja. A mim não me cabe isso, porque eu não posso sair a falar para as pessoas. Digo, eu quando pego a alguém no avião, ou na esquina onde estou por ali, então, o faço. Mas, quem é que faz a igreja crescer? Você. Porque se você disse ao teu tio, o tio disse a este, e lhe deu uma fita cassete por lá... E olhe, e nós somos milhares já. E esse trabalho de evangelização você é quem faz. Porque você levou a essa fita cassete a esse homem lá no teu bairro e levou uma revista, e disse a ele: - Olhe pastor, escute isto -. Assim que, essas são cadeias que estão postas sobre a igreja, e são as cadeias mais preciosas. Porém, a liberdade aqui não existe.
Você sabe que as pessoas da lei dizem: - Rapaz, essas pessoas aí têm uma libertinagem ali -. Eles pensam que isto é libertinagem. Eu não vi ninguém estar mais preso do que neste ministério porque a graça é enganosa. Perdão, deixem eu me corrigir, a graça te diz: - Olhe, tudo está bem, fique tranqüilo -, e você vai levando. É como quando você está pescando e usa uma isca de carne, e o peixe vai atrás: - Ai, que lindo -. Mas logo diz que é firme âncora da alma, quando come a isca de carne, está preso. E uma vez que a graça te agarre, você não pode se soltar disto, não pode. Uma vez que você conheça esta palavra, ah, você pode até deixar de vir, isso pode, como tem feito e o tem feito. Mas, se safar disto, uma vez que o conhecimento do mistério do evangelho te alcance, isto é demasiado bom para que você o rechace. E ainda que você se vá depois, - Olhe, como estará a glória? Saberá Deus o atraso que eu tenho. Saberá Deus por onde irá a glória. De que estarão falando? De que estarão falando agora? -. Outro dia eu ouvi a alguém que disse: - Olhe, nos vemos lá na igreja -, e depois disse: - Não, no edifício que a igreja... -. Mas, se não estivesse acompanhando diria: - O que foi o que ele disse? -. Olhe, aqui já dois ou três fizeram... O que será isso? Espere aí. Nos vemos no edifício porque este é o edifício, a igreja é você. Ah?
Assim que, eu quero terminar nesta noite deixando estes pensamentos de que você não deve se sentir mal se está se sentindo algemado, porque estas são as cadeias mais saborosas que podem ter te dado. Estas cadeias te agarram, mas ao mesmo tempo, olhe, são cadeias que consolam ALÔ! São cadeias que consolam. Aqui, todos, olhando para cá, olhem, isto te agarra a mente, te pega a mente e te faz feliz. Ah, e te explica tudo, e vai levando tua vida em uma forma. E quando você não tem consolo te diz: - Acalme-se, olhe, isto é por isto; isto é por isto -, e vai te explicando. Mas são umas cadeias saborosas porque essas cadeias é Jesus Cristo mesmo, é o Espírito de Deus que foi derramado em nossos corações, que nos tem amarradinho para sempre, para sempre. Assim que, quando você ler esses versos: "Eu pois, preso no Senhor". Quantos estão presos no Senhor aqui? (Aplausos). O Apóstolo está preso, os pastores estão presos e a igreja está presa.

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