O tema nesta noite tem como título "Vosso Modo de Pensar", e vamos buscar o verso lá em Segunda carta aos Tessalonicenses, capítulo 2 e vamos ver desde o verso 1. Diga: VOSSO MODO DE PENSAR, esse é o tema. Estamos todos aí? ABA PAI!? Assim é. Diz: "Porém, com respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e nossa reunião com ele, vos rogamos..." O apóstolo Paulo rogava. "... vos rogamos, irmãos, que não vos deixeis mover facilmente de vosso modo..." De obrar? De vosso modo de quê? "... de pensar, nem vos conturbeis, nem por espírito, nem por palavra, nem por carta como se fosse nossa, no sentido de que o dia do Senhor está próximo". Vejam bem, estas são as instruções, e eu declaro as palavras do Espírito, submetido a meu Apóstolo para comunicar o sentir dele à amada. Assim eu recebo.Diz aqui neste contexto que Paulo está falando acerca da segunda vinda do Senhor e nosso Apóstolo já nos comunicou quanto a isto em calqueos passados. Agora, nosso Apóstolo quer que vejamos algo muito importante aqui e é que o apóstolo Paulo se ocupava de que a igreja não fosse movida facilmente de seu modo de quê? De pensar. Ou seja, parece que o apóstolo Paulo se ocupava porque notava que havia uma importância nisso. E lhes exorta, de fato, lhes roga, lhes diz: - Lhes rogo que não se deixem, por favor, não se deixem mover facilmente de seu modo de pensar -. E não era porque ele pensava que na igreja cada um tinha um modo de pensar diferente. Não. Porque, de fato, o apóstolo Paulo ensinava a unidade do Espírito, e ele dizia "que todos faleis uma mesma coisa", "que sejais de um mesmo sentir, de um mesmo parecer". Assim que, havia um modo, diga: HAVIA UM MODO DE PENSAR. E esse modo de pensar era a mente de Cristo manifestada, ou expressada pelo apóstolo. E essa mente de Cristo, manifestada pelo apóstolo, através dos lábios de um apóstolo era o que havia salvado a igreja. Lembrem-se de que ele disse: "Para que sejam salvos pela loucura da pregação".
O que foi que te salvou? A loucura da pregação. Uma explicação, um modo de pensar que o Apóstolo te comunicou e te conduziu a viver em uma limpa consciência, a viver em repouso, a declarar que tudo coopera para teu bem, que há anjos. Olhem, a desfrutar de um serviço angelical, que por muito tempo você nem sabia que havia anjos a teu serviço. Você desfruta hoje desse serviço angelical? Pois, esse modo de pensar foi o que te trouxe firmeza, te trouxe repouso. Esse modo de pensar foi o que te ensinou a não conhecer a ninguém segundo a carne, apresentar a todo homem perfeito em Cristo. E isso tem que entender, isso foi um modo de pensar que chegou através do Apóstolo. E é por isso que você está bem hoje, você está feliz, você está realizado, você está em repouso.
Agora, vejam o que o apóstolo exorta, especificamente, a se cuidarem para que não fossem movidos e diz: "... nem vos conturbeis..." Vejam a parte B do verso, diz: "... nem vos conturbeis, nem por espírito...". Que é espírito? Pois, espírito ali, com esse "e" minúsculo é um ânimo, do ânimo de um pregador, isso é um espírito. Quando um pregador, quando alguém te comunica algo te transmite esse ânimo e se esse ânimo não é correto, ALÔ! Se esse ânimo se parece, mas não é o correto, esse ânimo pode te levar, pode te mover do teu modo de pensar e pode te escravizar. Pode acontecer a você o que se passou com a igreja dos gálatas: "Quem vos fascinou?" Por quê? Porque eles se deixaram mover facilmente de seu modo de quê? De pensar. Esse espírito, s não for o correto, pode ser com palavras, de fato, mas adiante diz: "nem por palavra", porque pode ser, como dizia o apóstolo Paulo, "com palavras persuasivas". Ou seja, que te persuadem e vão te conduzindo e te movem da mente de Cristo, da mente do Apóstolo, manifestada à igreja. E mais adiante diz: "... nem por carta como se fosse nossa...". Ou seja, parece que Paulo suspeitava, ou melhor, não suspeitava, estava certo, ele estava certo de que além de escrever, parece que havia uns indivíduos que não lhes convinha o que Paulo ensinava, e parece que ele já os via fazendo ponta no lápis por lá. Disse: "Não se deixem mover nem por espírito, nem por palavra, nem por carta como se fosse o quê? Nossa"; e diz "nossa". Não havia muitos que escreviam, era Paulo, senão, que havia colaboradores. Então, parece que viriam umas cartas que iriam se opor ao modo de pensar que Paulo havia comunicado à igreja.
Quantos entenderam até aqui? Será importante se manter no modo de pensar correto? Claro, você não está vendo que neste pacto você serve ao Senhor com a mente? Você não está vendo que é em tua mente que começa a prosperidade? Vejam, em tua mente, preste atenção, a prosperidade começa na tua mente, na tua mente começa a saúde. Em tua mente começam os bons negócios, as boas decisões, as boas amizades. Tudo isso começa onde? Na mente e então, se você se mantém no modo de pensar correto, então, você pode reinar em vida. E você pode manifestar o que esta palavra fez em tua vida, que é manifestar que você é mais que vencedor em todas as coisas. ALÔ! Agora, da mesma maneira, se você se deixa mover do modo de pensar, pois assim como começa a tua prosperidade, pode começar a decadência, pode começar a deslizar, a naufragar. Vocês se lembram de que houve uns que naufragaram na fé? Onde começou isso? Na mente, quando você se deixa mover de vosso modo de pensar. Diga: EU TENHO UM MODO DE PENSAR QUE OUVI DO APÓSTOLO. O Apóstolo te gerou neste evangelho? Te comunicou esta verdade? Pois esse é um modo de pensar que te mantém firme, e que hoje em dia te dá repouso.
Agora, vejam bem, vamos entrar agora no desenvolvimento do tema e há pelo menos três aspectos que eu quero que tomem nota deles, que são bem importantes. Três aspectos ou três coisas que podem te mover de teu modo de pensar. A primeira, a letra A, pode ser, é que você pode ser movido de teu modo de pensar, pelo que acontece ao teu redor. Diga: PELO QUE ACONTECE. E isso se manifesta em várias áreas, por exemplo, a área das experiências, notem bem, a área das experiências, a tua experiência, ou a experiência de outra pessoa. Essa pessoa está passando, vamos dizer que está passando por uma situação e essa pessoa se aproxima de você e te comunica sua experiência e te diz: - Olhe, eu, na verdade, eu vejo que esta palavra parece que não funciona. Eu declaro que sou próspero e eu digo, e eu creio que sou rico, mas rapaz, vou de mal a pior. Como se a coisa em vez de arrancar, é como se eu retrocedesse, algo acontece. Está parecendo a mim que esta palavra não funciona -. Ele está comunicando a você a sua experiência.
O que você não sabe é que esse abençoado está declarando a palavra, está crendo, mas possivelmente olhe, possivelmente, ou não está semeando corretamente, e os anjos estão lhe dando uma ajudazinha para que ele entre no privilégio de semear. Ou Deus o está passando por uma etapa na qual está tratando com as prioridades em sua vida. Possivelmente, é uma pessoa que tem o seu coração no material e então, pois, o Senhor está lhe dando um "trainning", (um treinamento); porque o Senhor ao que ama, treina, capacita, vai ensinando. Mas esse abençoado te comunica essa experiência e se você não está firme no que você crê, isso te afeta. E você diz: - Hum! Olhe, já é o segundo que me diz o mesmo. E a mim, minha mamãe também me disse -, porque de repente a tua mamãe se opõe, ou tua tia. – Minha tia me disse, que desde que eu entrei neste ministério, que... -, e então, quando você se dá conta, se você não está firme, fup!!!! Você desliza da tua firmeza. Diga: AS EXPERIÊNCIAS. Eu declaro que isso não te move.
Olhem, outra coisa dentro do mesmo numeral: As Provas, as provas. Quantos passam por leves e momentâneas tribulações? Certo? E isso se manifesta em todas as áreas de tua vida. Mas essas provas, às vezes quando acontecem, olhem, que às vezes há umas provinhas que você como se... Às vezes em meio às lágrimas e às vezes são como se fossem uma ocupação por causa disso, é como se você dissesse: - Senhor, por quê isso está acontecendo comigo? -. E quem não disse isso, às vezes? Certo? Ou quem não perguntou: - Mas, por quê? Mas, Senhor, eu gostaria de entender por quê eu estou passando por isto -. Eu creio que todos podemos dizer que passamos por situações assim, e às vezes, é como que tratamos de negar ao Senhor, como se pensássemos que o Senhor não está presente nisso: - Senhor, onde estás? Anjos, o que está acontecendo? -. Certo? E então, essas provas se você não entende, se você não está firme em teu modo de pensar, pois então, começa a te mover. Agora, se você é entendido, você diz: - A tribulação produz paciência, e a paciência, prova e a prova, esperança; e tudo coopera para bem; e o Senhor está presente nesta situação -, e sai adiante. E diz: - O Senhor não pode me dar uma carga mais forte do que a que eu possa carregar, e eu creio nisso -. E ainda que esteja aí um pouquinho trancado em tua casa, ou nessa situação, é como se levantasse um ânimo, - Cri, por isso, falei, Senhor. Digo que sou mais que vencedor -. Porque aqui entre nós, você sabe que ele sempre tirou você, seja às 11:59h, ou às 11:59h e meio, e até às 12:10h, já não importa, mas te tira. ALÔ! Quantos dizem: ASSIM É, PASTOR. Mas as provas não podem te mover.
Outra coisa é o que você vê. Note bem, dentro do mesmo item, o que acontece; falamos das experiências, as provas, o que você vê. Porque há pessoas que gostam de viver conforme ao que vêem, e conforme ao que elas vêem, elas avaliam, vivem. Por exemplo, olhem, isto se aplica em muitas áreas, mas esta área de que há pessoas que em algum lugar ouviram deste ministério, ouviram uma fita cassete, ouviram um programa, ou alguém lhes compartilhou e dizem: - Wow! Isso é tremendo, essa palavra é excelente. Eles dizem que são ricos, eles dizem que são prósperos, eles dizem que são o governo de Deus. Wow! Eu gostaria de ir lá -. E essa pessoa chega a um Centro Educativo em alguma parte do mundo. Mas então, chega de repente a um lugar onde possivelmente, o pastor e a igreja estão começando e ainda não cresceram no proceder em certas áreas e há deficiências. Então, chega e nota que como que não há excelência nisto, naquilo outro... – Caramba, não me receberam como eu pensava. Quando disseram: "Eu sou rico", eu imaginei que iria encontrar ali tudo cheio, o estacionamento cheio de BMW, Mercedes Benz, Rolls Royce, porque eles dizem que são milionários -, porque essa pessoa vive pelo que ela o quê? Vê.
Então, chega de repente, a um país onde ainda há leves e momentâneas tribulações e não encontra nem um carro, às vezes encontra bicicletas. E diz: - Onde estão os ricos, onde estão os milionários? -. E então, essa pessoa, como não foi exercitada nesse modo de pensar e não vive pela fé, senão, pelo que ela vê, então diz: - Não. Ricos? -. Mas é que a verdade do evangelho é que você é rico, se foi manifestado ou não. Porque uma coisa é tua posição, outra coisa é tua condição. Quantos são ricos aqui? Isso é o que Deus diz de você. (Aplausos). Então, a recomendação aqui nisto é, naquilo que você vê, tem que ver o eterno. Você se lembra da canção do Pastor Iván? Mirando lo eterno? Quantos sempre olham para o eterno? Ou seja, não é que você veja os lados. Não, não, o eterno. E onde está o eterno? Aqui no evangelho.
Vejam a recomendação neste primeiro item. Primeira carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 6. Estamos aí? Diz: "Porém isto, irmãos, os apresentei como exemplo em mim e em Apolo por amor de vós, para que em nós aprendais a não..." A não o quê? "... pensar..." Olhem, aí está o modo de pensar. "... a não pensar mais além do que o que está..." Quê? Do que está o quÊ? Então, qual é a recomendação? Que você se mantenha aonde? No escrito. Escrito onde? No evangelho. Então, você vê as situações, você vê as experiências, você vê as provas que você está passando, provas que os outros estão passando; sem dúvida, você não se deixa mover. Você diz: - Eu vivo pelo que está escrito -. O que é que está escrito? Bem, aqui diz "que esta leve tribulação produz em mim, paciência". O que está escrito? "Poderoso é Deus para fazer com que haja". Diga: PODEROSO É DEUS PARA FAZER. Está passando em uma situação de escassez? Mas, você diz: - Poderoso é Deus -. O que está escrito? "Que não nego ao Senhor, que o Senhor me disse que ele sempre me conduz em triunfo. Que tudo coopera para meu bem. Que ele preparou boas obras de antemão para mim". O que está escrito? "Que devo apresentar a todo homem perfeito". Porque, possivelmente, naquilo que você viu, viu alguém em debilidades e disse: - Mm! Este ministério é como se servisse para situações e olhe, fulano, eu o vi besta debilidade, e cicrano nesta outra -. Mas, se você se mantém no escrito, você diz: - Mas, eu o apresento perfeito, não o conheço segundo a carne -. Diga: ESTÁ ESCRITO.
Pois igreja, nesta parte eu recebo que você não se deixe mover de teu modo de pensar, que você vive pelo que está escrito. E não só escrito, senão, comunicada através de um Apóstolo. Amém?
Vejam o segundo ponto. Você pode ser movido pelo que você escuta, pelo que você escuta. Procure comigo, Colossenses capítulo 2, carta de Paulo aos colossenses, capítulo 2. eu recebo que você é edificado, consolado com esta palavra. Diz, Colossenses, capítulo 2, verso 8; vejam como diz o verso. "Acautelai-vos de que ninguém..." Diga: NINGUÉM. "Acautelai-vos de que ninguém vos engane por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo as tradições dos homens, conforme aos rudimentos do mundo, e não segundo..., e não segundo Cristo". Olhem, a recomendação de nosso Apóstolo é que você não se deixe mover pelo que você ouve, pelo que você escuta. Porque quando você ouve, às vezes, você ouve opiniões, não só opiniões tuas, porque possivelmente, você ainda goste de opinar muito, mas ouve opiniões de outras pessoas. E aqui entre nós, veja bem, se você se dá conta, quando nós estávamos... Quando não havíamos chegado a este ministério, o Senhor não havia nos trazido a este ministério, no sistema, quantas opiniões você conheceu? Quando você entrava em uma livraria cristã, quantos livros você via ali? Quantas opiniões? Cinquenta mil opiniões. Este te falava dos juízos, este te falava do diabo, este te falava da disciplina, estes te falavam de uma suposta santidade, todos com uma opinião diferente. Pergunta: Essas opiniões te levaram a uma limpa consciência? Essas opiniões te apresentaram perfeito em Cristo Jesus? Essas opiniões te levaram a deixar os rudimentos e seguir adiante à perfeição? Não. O que foi que levou você a viver em uma limpa consciência? O modo de pensar do Apóstolo. ALÔ!
Então, se agora você chegou, por quê não se mantém nesse modo de pensar? Por quê chegar e ainda buscar opiniões? – Olhe, e o que você opina sobre isso? -. Você sabia que há pessoas assim? Que já não tem tema e: - E o que você opina sobre esse calqueo? -. – Pois, veja, eu opino... E o que você opina? --. Então, essa pessoa ainda não morreu, é um "opinador". Pode se chamar assim? Uma pessoa que não é.. Olhe, no final do verso, Paulo diz: "E não segundo Cristo". E como é ser "segundo Cristo"? como é ser "segundo Cristo Ressuscitado"? Sabem como é? Levam Paulo ao paraíso e ali lhe revelam a graça. Quantos sabiam disso? As coisas que olhos não viram, e ali, começa logo a escrevê-las. Quem foi que as comunicou a Paulo? Cristo Ressuscitado. Isso é ser segundo Cristo. E logo vem um Apóstolo, e sobre o mesmo fundamento que Paulo põe, ele te explica. Isso é ser segundo Cristo. Diga: É SEGUNDO Cristo. Então, qual é a recomendação? Que naquilo que você ouve, você aprenda a ouvir e ouça a teu Apóstolo, porque pode haver muitas vozes: - Mas fulano disse... E cicrano disse... -. – Não, um momentinho. Eu estou atento àquilo que o edificador disse. Eu me mantenho no que o edificador disse --. ALÔ! Porque essas são as instruções de Deus para a sua igreja. Diga: HÁ UMAS INSTRUÇÕES ATRAVÉS DE UM EDIFICADOR.
Você está chamado a se manter aí, se não... Se você é uma pessoa que não sabe ouvir, te movem do teu modo de pensar e você fica criança, não progride, não cresce. Você se lembra que Paulo dizia: "Devendo já ser mestres, ainda são crianças, ainda têm a mamadeira". Devendo já ser o quê? Mestres. Por quê? "Porque vos fizestes tardios...". Tardios para quê? Para ouvir. Ah, eles ouvem rapidamente as opiniões, porém, se fizeram tardios para ouvir a seu Apóstolo. E aqui você tem que ter os sentidos e-xer-ci-ta-dos; aqui você tem que ter, olhe, as anteninhas sempre aí... ALÔ! – O que disse meu Apóstolo? -. Praa! E você pega a fita cassete e se inteira pela Internet, pelo vídeo, você está atento para as recomendações, porque isso é Deus falando contigo. ALÔ! Ou como você esperava que Deus falasse contigo? Em um closet? Ou por aí lendo um livro? Não. Deus fala através de quem? De um instrumento, de um embaixador seu aqui é que ele te comunica o seu modo de pensar. Diga: EU NÃO SOU TARDIO PARA OUVIR.
E notem, duas coisas que podem te mover: o que acontece ao teu redor e o que você escuta. A terceira, a terceira é, note bem: o que você lê pode te mover, o que você lê. Alguém pode te dizer: - Olhe, mas na Bíblia diz aqui, aqui na minha Bíblia diz que, aqui neste versículo diz que o diabo está vivo e anda rugindo como um leão, buscando a quem possa devorar -. E está aonde? Escrito, você está lendo isso. ALÔ! Ah, e procura por lá e diz: - Olhe, e aqui em Tiago... -. Porque isso você viu em Pedro, - e aqui em Tiago diz que se há um enfermo, temos que ungi-lo com óleo -. E está escrito, ALÔ! E você está lendo. A pergunta é: Onde é que você está lendo isso? No evangelho da circuncisão ou no evangelho da incircuncisão? Isso foi escrito pelos apóstolo de Jesus de Nazaré chamados antes da cruz ou está escrito pelo perito arquiteto depois da cruz, chamado por Jesus Cristo Ressuscitado? Será que é importante entender isso? Se você não entende essa divisão, podem te mover, mas olhe, assim, fácil. Porque chega alguém com uma Bíblia e te diz: - Não, não. Isso de que estamos perfeitos, que nada! Se aqui diz que se dizemos que não temos pecado, fazemos a ele mentiroso, ou seja, quer dizer que ainda temos pecados -. – Onde diz isso, abençoado? --. Aqui na primeira carta de João -. – Ah. O evangelho diz isso? As catorze epístolas dizem isso? --. Não. Nas catorze epístolas, quando Paulo subiu a paraíso Jesus Cristo lhe disse que a igreja não está em pecado, que a igreja está morta ao pecado e que com uma só oferta ele nos fez perfeitos para sempre. Diga: PARA SEMPRE. E você tem que entender o que você lê. Diga: EU SOU ENTENDIDO NAQUILO QUE EU LEIO.
Por isso, olhe, o apóstolo Paulo, quando você ler essas catorze epístolas, você vai se dar conta de que constantemente Paulo está dizendo, por exemplo, ele diz: "Ao que pode confirmar-lhes segundo o meu evangelho". Mais adiante ele diz: "No dia em que o Senhor julgará os segredos dos homens conforme ao meu evangelho". E depois ele diz: "Segundo a graça de Deus que a mim me foi dada. Segundo a administração do mistério que esteve oculto, que a mim me foi encomendado". Por quê Paulo tinha que...? porque ele havia se dado conta de que havia alguns indivíduos, como havíamos falado antes, que escreviam cartas como se fossem nossas, parecidas. Você vai até Pedro e você vê a Pedro dizendo: "Antes bem, crescei na graça". - Wow! Isso é graça! –. ALÔ! Não. Porque a esse indivíduo, Paulo o confronta lá em Gálatas 2:11 e lhe diz: "Você está de condenar". E se você é entendido começa a ver com a mente de Cristo, com o modo de pensar correto e você diz: - Hum! Ali não está o fundamento, o que há ali é circuncisão. O que há ali é rudimento, ainda. Esse não é o meu apóstolo. Eu tenho um Apóstolo, eu tenho uma cabeça -. E então, você é livrado desses homens maus e perversos.
Então, qual é a recomendação aqui? Veja bem a Segunda carta aos Coríntios, como é que Paulo fala com a igreja quanto a isto, Segunda carta aos Coríntios, capítulo 11. assim é. Estamos aí? Vejam o verso 4, (Segunda aos Coríntios, capítulo 11) diz: "Porque se vier..." Se vier quem? "... alguém..." Em outra ocasião, ele disse: "Se ainda um anjo do céu". Vocês se lembram? Pois aqui ele diz: "Porque se vier alguém pregando..." A quem? "... a outro Jesus que o que temos pregado, ou se recebeis outro". Quê? Diz aí: "outro espírito", de novo. "... outro espírito que o que haveis recebido, e outro evangelho que o que haveis aceitado, rapaz, com razão o sofrereis". Parece que ainda lhe dava um aplauso, "com razão o sofrereis".
Verso 5, "E penso que em nada fui inferior àqueles..." Quê? "... grandes apóstolos". Quem fez grandes a esses apóstolos? Pois, o legalismo, a ignorância daquela época, mas Paulo diz: - Olhem, eu não sou inferior a nenhum deles -. ALÔ! Porque eles estiveram com Jesus de Nazaré e tinham reputação. Se tinham reputação? Rapaz! Mas ele diz: "Os de reputação, esses apóstolos, nada de novo eles me comunicaram". Por exemplo, havia um que tinha muita reputação, porque ele se reclinava... Parece que ele gostava de fazer a sesta ali no peito do Mestre. Imaginem! E isso era reputação. – O quê? Você estava lá? -. – Sim, eu, imagine. Aí, olhem... --. Porque isso dava reputação, isso dava a ele uns galões tremendos. Mas Paulo, Paulo aqui lhes diz: - Olhem, se chegar alguém ensinando a outro Jesus... -, porque eles apresentavam ao Cristo judeu, Jesus de Nazaré. Apresentavam outro espírito e outro o quê? Outro evangelho. Então, será que é importante você entender o que você lê? Discernir o que você lê, igreja? Claro que sim. Não somente, e fazendo um resumo do tema, é importante discernir o que acontece ao teu redor, o que você escuta e o que você lê, o que você lê, para que você não seja movido do vosso modo de pensar.
O Apóstolo me dizia: - Martín -, e já entrando nas conclusões do tema, dizia: - Esta palavra, nós a temos aqui, olhe, no modo de pensar -. Aquele que está a teu lado, precisa te ouvir, porque você tem aquilo que aquele que está a teu lado necessita. Você é portador da verdade do evangelho. Quantos entendem isso? Então, o Apóstolo me dizia: - Martín, estamos chegando a um ponto em que esta palavra -, ouça-me bem, - esta palavra, você não somente deve recebê-la, senão, que você tem que afirmá-la -. Olhe, medida apertada. Diga: EU A AFIRMO. Por isso, Paulo dizia: "Retém. Retenha. Retenha a forma". Constantemente arraigados, cimentados, afirmados. O apóstolo Paulo teve homens a seu lado que estavam muito firmes, andavam com ele: - Submetido, apóstolo -, e andavam, viajavam com ele, comiam com ele. E depois, quando ele foi procurá-los: - Olhe, e o que foi? Adeus. O que aconteceu com as pessoas? -. Olhem, houve um exemplo bem claro, lá em Gálatas, capítulo 2. Diz que Barnabé... E Barnabé era dos dali, dos do "team" (equipe), sem dúvida diz que foi. Como diz, Frank? Foi arrastado, foi arrastado, foi movido de seu modo de quê? O que aconteceu com Barnabé? O moveram do seu modo de pensar. Ele pensava como o apóstolo, porém, vieram outras vozes, vieram experiências, vieram situações, vieram comentários. Este disse: - Olhe, Paulo, mas Paulo, só Paulo... Nós somos vários, ele é um só -, e começou, não sabemos por quê, mas ele foi arrastado.
Pergunta: Você também quer ser movido do teu modo de pensar? Por um modo de pensar diferente do modo do teu Apóstolo? Diga: NÃO RECEBO. – Pastor, e esse modo de pensar, de quê se compõe? -. Olhem, dois ingredientes poderosos: Número 1, se compõe de uma informação, catorze epístolas escritas por quem? Pelo apóstolo Paulo. E qual é a outra parte? A explicação, o modo de pensar de um Apóstolo. Isso junto funciona, olhem, um pôs o fundamento, o outro vem e te edifica. Por quê? Porque está escrito, que você é um abençoado, que você está abençoado com todas as bênçãos espirituais. Está escrito que você está morto ao pecado, mas você passou por cima disse cinquenta mil vezes e não entendeu. E foi ao seminário, e leu a Bíblia e jejuou e fez e saltou e gritou, e jejuou e nunca entendeu. O que foi que te salvou? Uma maneira de pensar, um modo de pensar que veio através de um Apóstolo e por isso você vive agradecido. ALÔ! (Aplausos). Graças papai!
Olhe, o verso em si é letra, o versículo é letra, está escrito aí, aí estava escrito. E o que aconteceu com isso? Nada. De nada te aproveitou, porque a letra, a letra como está, se não vier um apóstolo, ela não te aproveita. O que converte essa letra em vida, em espírito... Você se lembra de que o Apóstolo no calqueo passado nos explicava que até o evangelho está como letra? E é vida, é espírito, mas, para que essa letra se converta em vida para você, para que produza umas mudanças permanentes em tua vida, em tua mente, tem que haver um modo de pensar para que você entenda o mistério do evangelho, para que você entenda a senda da vida. ALÔ! Quantos estão me entendendo nesta noite? Será que isso que estamos falando é importante? Olhem, estas são as instruções de nosso Apóstolo. Você não pode usar isso de qualquer maneira, porque isto é o que vai te manter. Virão ventos, e vêem ventos, possivelmente agora mesmo estão passando ventos, tormentas. Alguém disse por aí: - Um furacão -, e às vezes é como se você se desesperasse: - o que está acontecendo? -. Mas, se você é entendido, você diz: - Um momentinho, aqui há uma instrução. Não devo me deixar mover do meu modo de... -. De meu modo de que? De pensar.
O Apóstolo me dizia: - Para que este ministério siga adiante e conduza as expectativas que Deus prometeu para este ministério, você deve estar atento ao teu modo de pensar -. Diga: EU ESTOU ATENTO. Se não, seremos somente mais um ministério, uma igrejinha a mais. Por exemplo, ele nos falava da "Growing in Grace Baptist Church" (Igreja Batista Creciendo en Gracia). Vocês se lembram que ele viu isso por aí na rua? Há alguns que se chamam até Creciendo en Gracia. E o outro diz: - Não, eu ouvi graça ali. Não, eu li algo sobre a graça, lá. De fato, eu tenho um livro em minha casa de Calvino e fala da predestinação -. Se você não se mantiver firme no modo de pensar, vai acabar sendo um a mais, e você não é um a mais. Deus te predestinou para este ministério. Olhe, Deus predestinou a você, diga: A MIM. Não olhe ao que está ao lado, é a você, e te pôs umas algemas de amor, que são a verdade do evangelho. Porque Deus tem um propósito com a tua vida, mas você tem que cuidas do modo de pensar. Não só a graça, não só os versículos, o versículo aguenta tudo. Você pode pegar o versículo por este lado, ou por este lado, ou por este lado, mas não é este e nem aquele, é o que o Apóstolo disse.
Olhe, você pega três copos, as irmãs me perdoem se eu me equivoco, vamos ver. Você pega três copos de água, pega um copo com arroz, ou posillo, melhor, pega umas fatias de frango; você vai preparar um arroz com frango para que entendam o que eu estou falando. – De que está falando o Pastor Martín? -. E então, você tem pimentão, cebola. E põe assim? Tem os ingredientes e dá os mesmos ingredientes a um abençoado e os dá a outro abençoado, - Prepare um arroz com frango -. Certo? E ele vai e prepara seu arroz com frango e o outro prepara o seu arroz com frango. E então, o arroz com frango preparado por este abençoado, te agrada, fica gostoso. Você diz: - Mm! Olhe, que bom -, porque não somente o preparou de uma maneira, de um modo, senão, que depois ele te serviu com estilo e então, logo ele enfeitou para você. Você sabe, essas abençoadas que fazem decoração? Então, pôs um vinhozinho aí. Ah, e te deu a tempo, não te serviu muito tarde, e nem te serviu muito cedo, te deu em seu tempo. ALÔ! Então, ah, isso pegou bem, rapaz, que você gostaria de continuar comendo. Mas não, era uma medida exata e essa medida te caiu bem, você dormiu bem e isso se acomodou bem a você, te nutriu, te deu ânimo.
Sem dúvida, o outro abençoado te preparou o mesmo arroz com frango, com os mesmos ingredientes, porém, a seu modo. Não te serviu da maneira, no estilo, no proceder. Ele serviu aí a maneira dele, e então, serviu as coisas antes de tempo. Parece que colocou água antes, ou tirou a tampa antes, não sei. Perdoem-me, as irmãs de que falei isso, mas, esse mesmo arroz te pegou mal, não dormiu bem, e mais, teve até pesadelos de noite, - Rapaz, esse arroz... -. Quantos estão me entendendo? Então, aqui há uma maneira, e não se engane, só há uma. ALÔ! E essa maneira de cozinhar, de temperar, de pegar isto que é letra e apresentá-lo a amada, Deus só deu isso a um ser somente, e esse ser se chama Nosso Apóstolo José Luis De Jesús Miranda. (Aplausos). ABA PAI!
Então, não é inventar uma maneira, não é pegar por aqui e sair pelo outro lado. Por isso, olhe, me cabe anotar e ter aqui anotado, porque imagine, senão, o arroz fica mal feito. Sem, há pessoas, eu não entendo como às vezes podem pegar cinco versos aí, e já... Não, eu tenho que olhar como foi que ele o pôs, para que você se sinta bem. E então, os pastores que são entendidos, que são deste ministério, diga: QUE SÃO DESTE MINISTÉRIO, entendem do mesmo e dizem: - Um momentinho, o Apóstolo o preparou assim, eu o preparo assim -. E é proveitoso para sua igreja em Cuba, na Colômbia, em Honduras, na Austrália, na China, onde seja, a palavra continua correndo. (Aplausos). ALÔ!
Olhe, as instruções, termino com isso; Colossenses, capítulo 2, notem que havíamos lido o verso 8, agora vamos ler o verso anterior. Lembrem-se que isto é uma carta e vem no mesmo contexto. Por exemplo, ali, Paulo no verso 4, está lhes dizendo: - Olhem, para que ninguém nos engane com palavras persuasivas -. Você se lembra que ele dizia: Que ninguém nos engane nem por espírito, nem por palavra? E aí lendo, exortando à igreja. E olhe o verso 7, (Colossenses, capitulo 2) diz: "Arraigados e sobre edificados em..." Quem? Nele. Arraigados e sobre edificados nele. "... e confirmados na..." Quê? "... na fé, assim como..." Cada um quer? Como dê na vontade de cada um? "... como haveis sido..." Quê? "... ensinados..." Ensinados por quem? Pelo Apóstolo. "... abundando em ações de graças". Olhem, como deseja o Apóstolo que você esteja nesta graça? Número 1, que estejais como? Arraigado. O que é arraigado? Que tenha raiz. Você já viu essas árvores que para arrancá-las, rapaz, é necessário trazer uma máquina? Assim você está nesta graça. Eu recebo que está assim. Está como? Arraigado, que está, olhe, que retenha. Como essas irmãs que às vezes em nossos países se metem pelas ruas, que vão fazer mercado ou algo assim, e há anjinhos que gostam do alheio. Então, elas pegam suas carteiras, uma vez o Pastor Carlos dava esse exemplo, pegam sua carteirinha, essas carteiras que prendem e vem e fazem um nó duplo. Elas, olhem, elas retém, sua carteira está como? Arraigada.
Pois, quando o Apóstolo vem com um tema, dizem: - Eu o ouço, recebo, então, me declaro arraigado -. O que mais? Sobre edificado. O que quer dizer sobre edificado? Que já foi edificado por quem? Por teu Apóstolo. Você já sabe o modo de pensar e então, aplica a tua vida e aí está sobre edificado. O retém, "Cri, por isso falei", você retém essa palavra, crê nela e a retém. O que mais diz? "E confirmados". E quem é que confirma a você? Aquele que pode o quê? Confirmar-vos. Não quem quer, e sim, aquele que pode. Quem te confirma? O Apóstolo, o que pode te confirmar na fé, assim como também haveis sido ensinados. Diga: EU FUI ENSINADO POR MEU APÓSTOLO.
Assim que, igreja, eu recebo que você é encontrado arraigado, que você é encontrado confirmado, que você é encontrado sobre edificado para que o que vem adiante, olhe, e esperamos o melhor, o melhor vem para nós. ALÔ! O que veremos é, olhe, o que os profetas quiseram ver, é você quem vai ver. Vem uma abundância, vem uma prosperidade que é a explosão da graça, vem as nações. ALÔ! Deus prometeu e eu crio, eu recebo. Mas você tem que ser achado, olhe, para quê? Para que as situações, olhe, o que acontece ao teu redor, o que te contaram, o que você sonhou, o que você está passando nessas leves e momentâneas tribulações, o que você sofre, às vezes, o que sofre aquele que está a teu lado e te contou e te afeta, o que desconfia de você, às vezes, para que nada disso, diga: NADA, como dizia Paulo: "Ninguém vos prive de vosso prêmio". Para que ninguém te prive dessas boas obras de antemão, porque o que vem para tua vida depende do modo de pensar. O restante dos anos que te faltam aqui por viver, aqui nesta terra até que troquem este nosso corpo, ALÔ! Até que mudem esse nosso corpo, depende, como é que vou vivê-los? Como é que eu vou viver esses anos com minha família? Como é que eu vou vivê-los em minhas finanças? Como vou vivê-los em meus planos? De acordo com teu modo de pensar.
E Deus te ama tanto que te comunicou seu modo de pensar, a mente de Cristo. Deus que está assentado ali em seu trono, em lugares celestiais juntamente com a igreja, comunica ao Apóstolo esta ciência, esta graça, este mistério e agora põe em você, em tua mente. Renova você, ilumina tua mente para que você pense como ele pensa e nada te mova. ALÔ! E que nada te mova, nem para a esquerda, nem para a direita, me mantenho em um modo de pensar e nesse modo de pensar eu sou mais que vencedor e reino em vida. Quantos recebem a palavra nesta noite? Você recebe? Vamos estar em pé. Assim é.
Diga: EU RECEBO QUE ESTA PALAVRA É FIRME ÂNCORA EM MINHA MENTE E EU A RETENHO PARA QUE O QUE ACONTECE, O QUE VAI ACONTECER, AS EXPERIÊNCIAS, AS PROVAS, AS LEVES E MOMENTÂNEAS TRIBULAÇÕES, O QUE VEJO ÀS VEZES, O QUE ESCUTO, O QUE LEIO, QUE NADA ME MOVA DO MODO DE PENSAR QUE ME SALVOU, QUE ME TROUXE REPOUSO. GRAÇAS SENHOR, POR MEU APÓSTOLO E POR SEU MODO DE PENSAR, QUE É O QUE TU LHE DEU. E DECLARAMOS A ÚLTIMA REFORMA EM TODAS AS NAÇÕES, E QUE SOMOS EMBAIXADORES DO GOVERNO DE DEUS NA TERRA. ME DECLARO MAIS QUE VENCEDOR E REINO EM VIDA SOBRE TODA SITUAÇÃO QUE VIER. GRAÇAS PAPAI. ABA PAI! ,
Nenhum comentário:
Postar um comentário