
Hoje nos toca falar de: A Mulher e o Ministério.
Há que se falar das mulheres. –Para quê? –Para maltratá-las? –Não, para defendê-las...
Você não vê, que as mulheres sempre sofreram (através da história), de fato, na mentalidade judaica, para eles, Eva foi quem danificou tudo isto.
Sem duvida, Paulo, as defende e diz: -Não, não, não, Eva foi enganada!... E então, de tal forma que em uma família judaica, se cumprimenta ao esposo, a esposa está lá atrás. Se pergunta: -Como está teu papai? (não como está tua mamãe).
Bem, note que, se é assim, que quando Cristo (fez o milagre dos pães e os peixes) disse: E havia cinco mil homens.
Impossível que os cinco mil homens estivessem sozinhos! Vamos supor que dos cinco mil, três mil fossem casados; pois, já haveriam oito mil. Oito mil pessoas. Mas, quase sempre eram homens, e tudo se dirige ao homem.
Na Bíblia, a mulher, não conta muito. O único defensor da mulher é o Apóstolo Paulo.
Esse é quem diz: Em Cristo Jesus, não há homem e nem mulher; senão, que somos uma nova criação. Por isso é que ele diz que não nos conhecemos segundo a carne.
Então, a mulher foi muito abusada, e então, vamos ler o que diz o evangelho, e explicar porque no evangelho, Paulo, utiliza isso.
O primeiro verso que temos é primeira carta aos coríntios, capítulo 14, verso 34 em diante.
Primeira carta aos Coríntios (veja, já está no telão eletrônico, assim que os que puderem ler lá), Capítulo 14, verso 34. –Todos encontraram? –Sim?
Diz: “Vossas mulheres calem nas congregações; porque não lhes é permitido falar, senão, que estejam sujeitas, como também,…” -Quê? –A lei-.
-Fala de quem? –A LEI-. Nós não estamos em lei.
A lei? E o que me importa o que a lei diz!... He.
-Apóstolo, e por quê, Paulo se põe a falar de lei aí?
-Porque, lembrem, que ele, está falando com uma igreja menina.
Diz: -A esta igreja, eu não pude falar como a espirituais, eu falei a vocês, como a meninos em Cristo. Esses são meninos, do que você pode lhes falar é de lei.
-Entre a uma igreja dessas por aí, e fale de lei (Eles dizem) – Amém... Fale a eles de graça (eles dizem) – Cuidadooo... he.
Então, você tem que ver: -Ah, mas isso diz o evangelho. –Claro, o evangelho diz, PARA ISSO ESTOU EU, PARA EXPLICAR. Para julgar corretamente.
Porque aí mesmo, aí mesmo nesse, primeira carta (que Paulo escreve) veja o que diz o capítulo 3. Leia.
Capitulo 3 (primeira carta aos Corintios).
Porque desse verso, têm as mulheres caladas, de tal forma, que as denominações lutam para ver se permitem que uma mulher ministre em uma congregação.
Faça-se esta pergunta, abençoado:
-Se Deus dá um dom à mulher, depois vai dizer que se cale na congregação? –Depois que lhe dê o dom? Se tem o dom, e os dons são irrevogáveis.
Mas, este verso tem sido usado para que a mulher somente passe “mapo” nas igrejas. Há, há, he.
Há mulheres que estão bem dotadas, bem, veja a Myrna, o trabalho que está fazendo Myrna Cestero por todas as partes.
E em Peru, Claraines (Torres Conde). Em Bolívia, Iby (Borja); -Qual mais? –que não me esqueça nem uma, porque isto aqui é: Isso é pecado aqui, se me esquecer de uma...
Santo Domingo, Lissette (Miranda) minha prima. –Onde vão? – Cuidado! Colômbia, aí... –Ah? –Josefa Pichón! –De repente me esqueço, digam-me todos...
Ah! Norma Chávez (em Honduras). Ajudem-me com isso, que depois, “muchacho!... (Dizem ao Apóstolo). –Me esqueci de mim. Bem, Josefina 9De Jesús), começou, mas ela está, a temos caladinha, a essa sim se tem que calar... Não, não, Josefina, está falando (e muito), está... Tem um programa de televisão aí, que está tremendo e, dois ou três vezes à semana. Daí por dia.
Bem, então, note o capítulo 3 (de primeira carta aos Coríntios).
O verso 1. “De maneira que eu, irmãos, não pode falar-lhes como a espirituais,…”.
Senão, lhes fala... –Como eu falo a vocês? –Como a espíritos justos feitos perfeitos. Agora, quando Paulo diz a uma igreja: -Irmãos, vejam, eu vou tratar a vocês como a “pedaços de carne”; porque, espirituais, aqui não há nenhum.
Por isso, que desta igreja, olhe, aí se fala de: A santa ceia, de línguas, de todo tipo de profecia e tudo... porque essa gente eram “carnais”. Dali... –De onde nasce uma igreja pentecostal? –Desse livro! Por isso é que são tão “carnais” os pentecostais...
As pessoas que mais brigam, no sistema, são os pentecostais. Todos, Não livro a nenhum. Eu fui pentecostal, e eu vi, e eu também pelejava; porque aí, aí isso se pega. É uma “unção” que se pega.
Uma igreja pentecostal é, você já sabe!... Competição, critica, porque a onde há lei, imagine, a lei produz ira. E se a lei produz ira, não produz graça! Essas igrejas, por isso é que se dividem porque se ficam juntos: Se matam todos ali!...
Por quê dali saem tantas “igrejas” (Eles dizem) –Estamos crescendo...! Não, e é: Estamos nos “comendo”.
Para sobreviver, pois, se dividem as igrejas e em um ano, de repente há dez igrejas pentecostais. E em cinco anos, há vinte igrejas pentecostais. Porque se dividem constantemente, porque a competição e a inveja e a falta de submissão (como eles não têm apóstolos) imaginem!...
Não há apóstolo.
Agora, note como diz aqui: (1 Coríntos 3:1).”De maneira que eu, irmãos, não pude falar-lhes como a espirituais, senão…”. -como a quê? –A carnais-.
– “Como a meninos…” -em quê? –Meninos em Cristo…Imaginem. Estão em Cristo, mas, são meninos.
Diz: “Leite vos dei de bber, e não alimento sólido; porque ainda não éreis capazes, nem sois capazes ainda, porque ainda sois carnais; pois havendo entre vós…”. Veja o fruto disso: “Ciúmes, contendas (…) dissensões, não sois carnais, e andais como homens?”.
-E como é que você deve andar? –Como deuses!... Não como homens. Nem como mulheres. Nós andamos como deuses.
“Porque dizendo um: Eu certamente sou de Paulo; e o outro: Eu sou de Apolo, não sois carnais?”. Estavam se identificando com Paulo e com Apolo. Então, estavam divididos.
Então, esta “igreja” aos coríntios, pois, as “mulheres” eram umas mandonas. Porque onde... se são meninos em Cristo... sucedem muitas coisas.
E agora note, diz: (verso 2). “leite vos dei a beber, e não alimento sólido;…”. –E o que significa leite? –Querem ver em Hebreus 5, o que significa leite?
Rapidinho, Hebreus, capítulo 5. Salte esse novo testamento, eu sei que você o tem aí dominadinho já. Capítulo 5, verso 11 em diante.
“Acerca disto temos muito que dizer, e difícil de explicar, porquanto vos fizestes tardios para ouvir”. Quer dizer que eles não eram tardios para “obrar; mas, “tardios” para ouvir.
“Porque devendo já ser mestres, depois de tanto tempo, tende necessidade de que se torne a ensinar quais são os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e haveis chegado a ser tais que tendes necessidade de leite, e não de alimento sólido”.
Naquele caso, os “manjares” eram: “Alimento sólido”. Leite, é o Velho Pacto. A lei. Por isso é que diz aí, que, diz:
(1 Coríntios 3: 2). “Vos dei a beber leite,…” Quando você lê algo em coríntios, isso é leite. Fala de línguas, leite. Milagres e... (Isso é) leite. Sinais, leite.
Então, o Apóstolo (Paulo) nos apresenta esse termo: “Cale-se na congregação”, não significa que se tem um dom, não pregue e nem ensine.
O que está tratando de dizer: Cale, e lhe dizia, se tem uma pergunta (a mulher), fale com o esposo, porque (que feio se vê quando o esposo está, e uma mulher ainda que tenha uma liderança tremenda, que façam uma pergunta ao esposo, e sai à esposa a responder).
(O Apóstolo afirma) –Olhe, calma, esperem! –Não foi a ti, foi a mim que foi perguntado.
Sim, a prudência. Então, nessa “igreja”, pois, não havia prudência, as mulheres contestavam e se manifestavam em uma forma muito imprudente.
Então, se as mulheres, a menos que a mulher esteja só, é diferente mas se a mulher está casada, tem por cabeça a seu esposo.
E então, deve haver uma coordenação, porque, imagine um pastor com uma esposa que trata de “opacar” a ele.
Eu tenho tratado, através dos anos, com pessoas, às vezes eu estou falando com a esposa e então, de repente, o esposo vem –e como que se mete, olhe-. Como que trata de mover... porque está opacando ao esposo.
E então, deve haver uma prudência nesse trato, não. Porque é bem delicado quando um pastor, tem uma esposa, que não sabe se comportar.
E eu falo com exemplo, eu, tenho visto à esposa de nosso irmão Rafael, Bispo Rafael (Encarnación). Magali faz coisas aqui! Ela está metida no escritório, está metida lá, mas você quase não a nota.
-Damaris!... Dama…
-O que eu disse? – Magali? – Parecido. –Perdoa-me Dama, que te chamei de Maga.
Mas, eu tenho visto como Damaris o ajuda em silencio. Por trás.
E o ajuda! No escritório, aqui, lá... Bem, às vezes eu digo a Rafael: -Rafael, você está viajando, Damaris poderia apresentar a imagem, ela?
E ela o faz. Se atreve a fazê-lo, e o faz bem, e o faz com prudência.
Eu creio que todas as esposas do ministério, se fossem como Damaris, eu não teria dores de cabeça! E mais, se todas as mulheres que participam neste ministério tivessem a PRUDÊNCIA DELA, NÃO HAVERIA PROBLEMA.
Porque a mulher deve ser prudente, apta para ensinar também. Deve saber contestar; deve ter uma prudência. Deve ter uma forma de tratar as coisas. Deve... (Os filhos) –Você já viu os filhos de Rafa? –Quietinhos.
Você os vê, você nunca vai ver problemas com os filhos de rafa, jogando pedras (lá fora), ou trepados em cima do edifício. Isso toma... porque para formar um casal (que represente o evangelho) isso leva tempo. E as pessoas, quando vêm de fora, o que olham é... é conduta nesses aspectos; e é prudência.
Note que há outro capitulo aí que, Paulo, escreve a Timóteo. Vamos buscar a Timóteo, capitulo 2.
Primeira carta a Timóteo capítulo 2, verso 9 e 12.
Olhe, eu disse que iriam defender as mulheres, ainda as estou defendendo. Ainda as estou defendendo, sabe? Não vá a...
Capítulo 2, verso 9 em diante.
“Assim também que as mulheres se ataviem de roupa decorosa, com pudor e modéstia; não com penteado ostentoso, nem ouro, nem pedras, nem vestidos custosos,…”
-Calma, deixem-me explicar, calma, ah?...
“… senão, com boas obras, como corresponde a mulheres que professam piedade. A mulher aprenda em silêncio, com toda sujeição. Porque não permito à mulher ensinar, nem exercer domínio…” Sim, domínio…
“… sobre o homem, senão estão em silencio. Porque Adão foi formado primeiro, depois Eva; e Adão não foi enganado, senão, que a mulher, sendo enganada, incorreu em transgressão”. Diz também:
“Porém, se salvará gerando filhos, se permanecer em fé, amor e santificação, com modéstia”.
Se salvará desse problema, porque você não se salva por “gerar filhos”, você se salva por ser uma predestinada; e por ter fé.
Aqui (no texto) a palavra “salvação”, não é do espírito, está falando: Se salvará do “problema” de que se está falando.
Agora, quando diz aí, não com “penteados ostentosos” nem com “vestido custoso”, é que naqueles tempos, haviam uns trajes que a cauda, chegava daqui até lá... Estavam como doze pessoas levantando (esse vestido).
Ele (Paulo) está falando conforme há seu tempo. Hoje, um vestido, não se aplica como aqui (segundo o que diz o verso lido); e um “penteado ostentoso” não se aplica como lá, que levava perolas, apliques; se faziam mil coisas, tardavam uma semana para prepará-las.
Hoje isso, o faz em uma hora, no (cabeleireiro – pronunciado em inglês) he, he.
Digo uma hora, Oxalá fosse uma hora, he, he, he. Mas, há que aplicar “os tempos”, não?
E então, a palavra aí (aonde o verso diz): “Não permito que domine”. Porque há mulheres dominantes. Uma coisa é “sugerir”, e outra coisa é “dominar”. Então, quando você vê o contexto, está dizendo, está enviando uma mensagem: “Nem que domine, nem que ensine”. Porque quando você se casa, o homem é quem mais ou menos leva as pautas de um matrimonio, mas, que a mulher tenha a “batuta” na mão; e o homem apareça como um... Você sabe aí...
(E se você pergunta) –Olhe, o que fazemos nisto?
(O homem responde).
- Pergunte a minha mulher.
(Torna a perguntar) –O que fazemos nisto?
- Pergunte a minha mulher…
O que fazemos nisto?...
A palavra: “DOMÍNIO”, é a que o Apóstolo Paulo está evitando aí. Mas, rapaz!... ouro e perolas, he... a quem não lhe, a que mulher não parece gostoso ter umas boas perolas e umas boas coisinhas de ouro, e se ver bonita, verdade que sim?
Melhor, senão, você sabe que o tradicional evangélico quando lê isto, pois, então, as mulheres andam, rapaz! Que parecem “bruxas”. E não se penteiam e não se atrevem a usar uma jóia, e se ha ouro, vêem ao “diabo”, dizem:
-Cuidado que isso tem ouro!
E então, você não viu certos cristãos, nos aeroportos, você vê pessoas com uns (parecem uns vestidos de freiras) porque eles lêem isso (e expressam).
-A Bíblia diz!
E não buscam o contexto dos tempos, porque isto se escreveu faz dois mil anos atrás. E então, pois, se vestem em uma forma, e então, eles dizem:
-Não, olhe, isso é ouro! E isso é perola! E isso brilha muito!... (Você sabe , têm um medo tremendo do brilho).
Sem duvida, eles dizem: -Ai, estou louco que chegue o dia para caminhar em “ruas de ouro”!
-A deus, mas, você tem medo do ouro aqui, então, está esperando caminhar em quê? Em ruas de ouro?
E diz que Jesus Cristo aparece com um cinto de ouro, assim você sabe, e então, dizem: -E você tem medo do ouro aqui.
O que está tratando de dizer (Paulo) é dos “extremos”. E os valores dependendo de como você possa manter a tua vida, verdade? E que podes comprar, que não podes comprar. Mas, tem que se entender o contexto do que Paulo está falando aqui.
Então, a palavra: “Vestido ostentoso”, não tem a conotação do que nós pensamos hoje. Agora, imagine uma mulher no altar, com uma saia aqui em cima, e... deve se vestir com modéstia. A pessoa não vem à igreja a fazer um show de moda, e mostrar carne. A pessoa vem bem vestido.
Agora, você vai para a praia, mostre toda a que queira, porque lá, lá é conveniente, não? Se você vai lavar o carro, ponha um shortinho curto em sua casa, e o que importa? Está lavando o carro. Está limpando sua casa, mas, quando vem para a igreja, à mulher se atavia. Se veste decentemente. Ninguém vem à igreja a fazer um show de moda. Especialmente quando está com a família da fé, quando se vai a falar da palavra do Senhor, pois, a pessoa vem o melhor possível.
Ah, e para isso não ha medida, dizer até aqui, ou até lá, porque há, você sabe que há igrejas que lá em Hasward havia uma igreja que media a roupa.
Sim, então, quando as mulheres entravam, (era uma mulher a pastora, imaginem), saudava as mulheres assim, e lhes pegava as mãos, e olhava para ver se tinham pintura na...
Uns disparates tremendos! Sabe? Olhava a pintura e (lhes dizia).
–Tem as unhas pintadas. Imaginem!
E então, havia uma coisa que se chamava “panos de modéstia”. (Palavra em inglês) Ou seja, a mulher chegava, e se a saia era curta, vinha uma diaconisa e te punha... para que não vejam tuas pernas. Todas essas coisas ocorrem por estes versos “mal aplicados”.
(Quando Paulo diz) “Que se vista com modéstia”, pois eles pensam que a santidade significa um “pedaço de pano” más. ALO!
Efésios capítulo 3, verso 26.
Destes versos se tem feito grandes religiões; às vezes eu vejo mães com jovenzinhas com um turbante, com uma saia bem (nos aeroportos se vê isso). Eu tenho visto a meninas (bem bonitas) e encerradas em um sem-numero de atavios e postas em uma forma e lhes destroem suas vidas, por uma má aplicação de um verso bíblico.
E então, em outro lugar, se a mulher se levanta para falar a mandam calar.
(Eles dizem e interpretam) – Aí diz que se calem na congregação!... Imaginem uma mulher que dê uma opinião e que você a mande calar... porque pegam e usam de maneira literal, sem dar-lhe a devida aplicação ao verso.
Efésios capitulo 3, verso 26 ao 29 –Não!
3, olhe, aí se me foi o verso. Rafa, aonde é que diz: Que em Cristo Jesus não há mulher e nem... varão nem mulher, aonde é que diz?
“Porque em Cristo Jesus...: Ai Pai, agora sim!... (…)
Deixe-me ver, - Será Gálatas? Parece que é Gálatas. Sim, Gálatas. É que estava... Gálatas 3, aí sim, aí era.
Gálatas capítulo 3 verso 26. Todos encontraram? - Sim?
“Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos os que haveis sido…”. (Diz todos, no?) “Haveis sido batizados em Cristo Jesus, de Cristo estais… quê? –Revestidos-.
-Vestidos? –Revestidos-. (Uma vez mais).
(Verso 28) “Já não ha judeu e nem grego; não ha escravo nem livre; não ha varão nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E se vós sois de Cristo, certamente linhagem de Abraão sois, e herdeiros segundo a promessa”.
Quer dizer que em Cristo Jesus, não há “varão” nem “fêmea”. Não há “homem” nem “mulher”. Se Deus, te dá um dom, você deve utilizá-lo esse dom.
E não deves deixar que ninguém, te menospreze porque és mulher, ou porque és homem. Se o fazes bem, e te submetes à palavra e te educas, você deve pegar o teu dom e aplicá-lo.
Especialmente neste ministério, ha oportunidades para aquele que Deus lhe dá o dom. Seja “homem” ou seja “mulher”, o que seja… Deus, se, Deus te dá o dom, há que honrar esse dom. Você não pode afogá-lo.
Vamos ver agora a Filipenses. Passamos Gálatas, Efésios.
Filipenses capítulo 4, verso 1 e 3.
“Assim que, irmãos meus amados e desejados, gozo e coroa minha, estai assim formes no Senhor, amados. Rogo a Evodia e a Síntique, que sejam de um mesmo sentir no Senhor”.
Alguém disse: -Sintique era o esposo, e Evodia era a esposa. Não, mas, estas são duas mulheres. (O verso diz):
“… que sejam de um mesmo sentir no Senhor”. O próximo verso diz: “Assim também te rogo a ti, companheiro fiel, que ajudes a estas que combateram juntamente comigo no evangelho,...”.
Ao parecer, estas duas abençoadas, trabalhavam com Paulo e tinham problemas de competição. Isso, bem, isso sucede entre varões também; mas, que feio se vê isso entre as mulheres. Duas mulheres competindo.
E então, elas eram colaboradoras de Paulo, estavam submetidas ao Apóstolo Paulo, eram trabalhadoras e fiéis colaboradoras. Estavam cortadinhas pela graça, mas, quando se tratava de unidade, parece que tinham graves problemas.
Bem, então, a idéia é que a mulher seja: Prudente, humilde, ajuda idônea.
Leremos um verso mais e com isso terminamos.
Tito capítulo 2 verso 3 e 4.
É uma recomendação que Paulo dá a Tito.
Tito (antes do livro aos Hebreus) Capitulo 2, verso 3 e 4.
“As anciãs (aquelas que cresceram, que já estão a anos) assim também sejam reverentes em seu porte; não caluniadoras, não escravas do vinho,…”. Ou seja, que se bebem uma taça ou duas, que não sejam escravas. Aí não diz que não beba vinho. No sistema dizem:
-Viram, que não podem beber vinho.
Aí diz que não sejam escravas do vinho. “Mestras do bem; que ensinem às mulheres jovens a amar a seus maridos e a seus filhos, a ser prudentes, castas, cuidadosas de sua casa…”.
Você sabe que há, isso sucede muito, que ha irmãs que gostam do ministério, e não cuidam da casa. Elas dizem:
-Não, que eu estou trabalhando para o Senhor.
-Bem, pois, mas, atenda as crianças. Se você se casou, e tem filhos, tem que dedicar-te a eles. Quando uma mulher se casa, e tem filhos, a isso foi chamada. Não pode dizer:
- Não, eu os mando para que alguém cuide.
Podem cuidar para você por certo tempo, mas, se os tens, você tem que dar a eles o afeto, tens que criá-los porque para isso é que se tem filhos; para criá-los. Não é para que outro os cria.
Diz: “…maridos e a seus filhos, a ser prudentes, castas, cuidadosas de sua casa, boas, sujeitas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada”.
Olhe, que classe de calqueo tremendo temos nesta noite! Tremendo calqueo! – Ouviram este amém… -Ah! Parece que as mulheres são as que dão os améns mais fortes aqui e...
Tremendo corte, o que trouxe nesta noite!
Bem, a defesa de vocês é, que se têm filhos que os cuidem, e se tem dons, que os usem.
Primeiro terminem com os filhos e depois, há que esperar... Há que esperar enquanto os filhos crescem e depois aplique o dom, mas não vá deixar aos filhos abandonados, e que por que você tem um dom para aplicá-lo ao Senhor.
Se tens esse filho, tens que esperar que sejam já grandinhos que saibam já... quando você vir que sabem se cuidar e isso, então, podes participar mais e se tens um dom, não o ocultes.
Mas, não te apresse, não te “desmandes”. Espera teu tempo, e em seu tempo, Deus vai honrar a ti, e esse dom vai aflorar e vais ser usada em uma forma tremenda para a igreja. (Aplausos).
E se teu esposo é pastor, pois, cuida-te, submeta-te, dê boa imagem a teu esposo, não te sobrepasse. E se é bispo, ainda mais. Se teu esposo tem uma liderança na igreja, respalda-o em silencio, guardando-te.
Não que aparente que você é quem sabe mais, e que, senão, que tens que estar aí submetida. Isso não quer dizer caladinha, submetida significa: -Há tal opinião. Está a tua opinião por debaixo da mesa: -Veja eu creio que isto... (E isso ajuda muitíssimo).
Mas, não vá sobressair você mais que teu esposo.
Abençoados com todas as bênçãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário