
Quando falamos sobre a cobertura descobrimos algo, e é que o mundo religioso quando lê a Hebreus 12:5 ao 10, que é sobre a disciplina, vamos começar com isso para dar um repasse ao que dissemos, porque se há algum visitante tenha conhecimento do que estamos falando.
Hebreus capítulo 12, verso 5. Todos encontraram? “E já haveis esquecido a exortação que como a filhos se vos dirige, dizendo: Filho meu, não menosprezeis a disciplina do Senhor, nem desmaies quando és repreendido por ele; porque o Senhor ao que ama, disciplina, e açoita a todo o que recebe por filho. Se suportais a disciplina, Deus vos trata como a filhos; porque, que filho é aquele a quem o pai não disciplina? Mas, se vos deixa sem disciplina, da qual todos foram participantes, então, sois bastardos, e não filhos. Por outra parte, tivemos a nossos pais terrenos que nos disciplinavam, e os venerávamos. Por quê não obedeceremos muito melhor ao Pai dos espíritos, e viveremos?”.
Diga: E VIVEREMOS. Veja bem, nós entendemos que para reinar em vida temos que ler o evangelho da incircuncisão, o que Paulo escreveu. Sim ou não? Então, quando diz aqui: Se nos submetemos à disciplina do Senhor, o que está dizendo é, se vocês se submetem as 14 epistolas de Paulo vão viver.
Então, a disciplina do Senhor é a mesma palavra, porque imagine que você venha até a mim e me pergunte: Bem, e, como o Senhor disciplina? E então, eu te digo: Bem, pois, ele às vezes vê que você vai caminhando e um anjo te põe uma pedra e você cai de boca. Ou às vezes, vem com um chicote e te dá uma chicotada, ou te faz coisas más. Deus não opera assim. Então, nos perguntávamos por quê há pessoas que têm medo dele, e dizem: Ui! Deus disciplina? O que eu faço agora com isso?
Então, Deus disciplina, corrige e açoita; são três medidas que ele utiliza. Então, a medida melhor é quando você entende as 14 epístolas do apóstolo Paulo, porque aí te fala de tudo o conselho do Senhor. Então, como um pai disciplina? Com instruções. E, quais são as instruções? O evangelho da incircuncisão. Mas é somente esse evangelho, porque com o outro não pode te disciplinar, porque nos demais, há confusão, no evangelho da circuncisão. Quer dizer que temos claramente que Deus já vai te dar disciplina, que significa ensino.
Então, também diz que corrige. Que maior correção nós recebemos, quando nos inteiramos que o diabo estava destruído? Olhe, diz que nossos pais terrenos quando disciplinavam, aparentemente, a pessoa se chateia, depois dá fruto por ter se submetido, porque o pai busca o melhor.
Mas, quando uma vez na Rua 36, eu descobri que a santa ceia era um deboche com o Senhor... Isso de hóstia, a comunhão, isso era um deboche. Isso estava bem, antes de ele morrer, mas, depois que ele morreu a páscoa já foi sacrificada, ele já mora em ti. Para quê um pedaço de pão em símbolo, quando você já tem a realidade. Mas isso para mim foi uma correção, uma grande disciplina porque eu no sábado estava que não sabia nem o que fazer. Porque eu tenho uns compromissos tremendos.
Agora, meu compromisso maior é com a verdade. A pergunta que eu estava me fazendo era: Como digo? Pouco a pouco, eu adorno, vou utilizando, porque a pessoa tem umas formas de ensinar e chega ao mesmo. Mas, no sábado à noite eu já ministraria no Domingo pela manhã aqui em Miami a Creciendo en Gracia, e Deus me disse: Isso é um rudimento da doutrina de Cristo, e a igreja tem que abandoná-lo. Mas, quando encontrei esse rudimento, então, encontrei que a água era outro rudimento porque para quê te molhar se você já está perfeito cm uma só oferta? E então, quando vi a esse comecei a ver todos, e eu disse: Ai, Pai! Amanhã se eu disser isso se vai meio mundo, se vai, se vai a metade da igreja.
Mas, voltamos ao mesmo, meu compromisso é com a verdade e tratei de explicar da melhor maneira possível, e alguns se foram. O abanador assoprou e encontrou palha e a levou. Mas, esses que se foram estão retornando pouco a pouco. Porque é que uma vez que você coma graça, uma vez que você prove isto, olhe, por mais que você trate... Você não está vendo que isto é um selo? Isto tem a você selado. Você não vai poder ir embora da graça. Você pode até tentar. Pode tentar como Jonas que fugiu para Tarsis, mas, onde ele terminou? Fugiu para onde? Para Tarsis, mas havia sido enviado para onde? E a você, te enviaram para Ninive, e você vai chegar lá, ainda que seja vomitado você chega.
Mas, a palavra corrige. Por isso é que dói tanto quando um pastor vem aqui e de repente ele diz: Hum! Se eu digo isto em minha igreja, numero 1, possivelmente me expulsem da igreja; numero 2, com o quê eu pago o aluguel no próximo mês? Numero 3. E então, se vai daqui sangrando. Ele chega a sua casa totalmente baleado. E diz: Olhe! E então, quando lhe dizem: Não, é que você tem que se submeter a José Luis. –É que eu estou acostumado a fazer o meu próprio. Como eu vou me submeter agora? Ou seja, que para chegar aqui, eu não sei como foi que você chegou aqui... Olhe, eu iria um por um felicitando-os. Na Rua 8, eu via gente que se fazia assim (o sinal da cruz), antes de entrar. Como se isso os fosse livrar, sabe?
Mas, encontramos que Deus não tem outra forma de disciplinar, se não for com a sua palavra. E não com qualquer palavra, com as palavras dadas do espírito, que foram dadas ao apóstolo Paulo. Quer dizer, que ele te tomou por filho, e se você se deixa aplicar essas 14 epistolas, vais viver. Mas tens que permitir tens que agarrar isso, crer a isso.
Se você ler as 14 epistolas de Paulo e não te confundes... O problema é quando dá um pulinho até Pedro. Você não está vendo que aquele é outro vocabulário? Primeira de Pedro, Segunda de Pedro, Primeira de João, Segunda de João, Terceira de João, Tiago, Judas, Apocalipse; esses são livros contaminados com circuncisão, ou seja, não conduzem à mente de Cristo, conduzem à mente de João, conduzem a mente de Pedro, conduzem a mente de Tiago. Leva ao que eles pensaram do que significava Jesus de Nazaré. Agora, Paulo não, porque Paulo diz: Olhe, o evangelho que eu lhes ensino não o recebi de homem algum. A mim, Jesus Cristo pessoalmente, me comunicou no paraíso.
Então, essa é a recomendação, porque se não, és bastardo. Como nós falamos na rádio hoje. Uma pessoa que tem um vocabulário de Deus te abençoe, aleluia, o diabo está me vigiando; o que prova é que é um bastardo. Não o estão tratando como a filho. Por quê? Porque ele não se deixa disciplinar com as 14 epístolas. As 14 epístolas lhe vão dizer que os de fé são abençoados com o crente Abraão, pois, então, você é de fé. As 14 epístolas vão te dizer: Porquanto recebestes o espírito de Jesus Cristo, clamas: ABA PAI! Uma pessoa que diz: Aleluia; é o seu raciocínio carnal. Uma pessoa que diz: ABA PAI! Nasce da revelação da mente de Cristo em ti, porque o entendeu.
Então, isto é uma disciplina que é necessária por causa de teu anjo. Porque enquanto o teu anjo vir vocabulário que não este em linha com a disciplina de Deus, que são as 14 epístolas, eles não vão te servir, e você vai sofrer. Aí é açoite. Açoite significa que você começa a cair em coisas que você não quer cair: Vais preso, bateu o carro, situações... Que não é que Deus as faz, é que você ao se colocar fora de “viveremos”, então, pois, “morreremos”. Não é que Deus está dando pancadas, não, é que você se coloca em uma situação que por não honrar o evangelho, se mete em problemas você mesmo. Ao contrário, os anjos se passam cuidando de você para que não caias em mais problemas.
Olhe, quando você entende a graça, isto produz um sentido de liberdade tão grande. A primeira coisa é que tira de você o medo, o espírito de medo. Ao tirar de você o espírito de medo você começa a dormir tranqüilo, e então, começa a experimentar liberdade, e não te dá medo, e você sabe que Deus te cobre, e você está coberto. Mas, então, isso pode te levar a conseqüências maiores, porque está o fator carne, que o que governa a tua carne é o conhecimento. E se não tem o conhecimento das 14 epístolas, como o que você vai se defender? Com o teu signo do zodíaco? Que pode combinar nesta semana, mas na outra... Com isso Deus não disciplina.
Bem, então, para que vivamos, para que os anjos nos sirvam e para que ao nosso redor haja prodígios e milagres. Vamos ver a Hebreus, aí mesmo, Hebreus 2; estivemos no 12, vamos ao 2. Como funcionam esses anjos.
Hebreus 2, o verso 1 em diante. Aí vamos ver a disciplina. Todos encontraram? “Portanto, é necessário que com mais diligência atendamos às coisas que temos…” Quê? Por quê ouvido? Porque você escuta o evangelho. Isso o que dá é... Se você presta atenção ao que tu tens ouvido, que é a disciplina de Deus, então, veja o que acontece.
Diz: “Não seja que deslizemos”. Não que percamos a salvação, a salvação não se perde, é caminhar em deslize, resvalando. Ou seja, que sai de um deslize a outro deslize, e você se sente como que não esteja acertando ao alvo. Mas, você é filho, você é filha de Deus, e os anjos estão contigo, mas, estás resvalando. Necessitas fazer firme a tua vocação do que estás ouvindo.
Diz: “Porque, se a palavra dita por meio dos anjos foi firme...”. O que foi que os anjos disseram? A lei? Comunicaram a lei? Quem deu a graça? Anjos? Jesus Cristo mesmo me comunicou. Agora, se a palavra dita pelos anjos, veja o que diz: “Foi firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se descuidarmos de uma salvação tão grande?”. De que salvação está falando aqui? Não é da do teu espírito! É do segundo aspecto, a diária, a que você quer triunfar, onde você quer estar bem: “e viveremos”. Esse é o aspecto.
Diz: “A qual, havendo sido anunciada primeiramente pelo Senhor, nos foi confirmada pelos que ouviram, testificando Deus juntamente com eles...”. Com quem? Com os anjos. “Com sinais e prodígios e diversos milagres e repartimentos do Espírito Santo segundo sua vontade”. Se você é disciplinado, esses anjos vão estar ao teu redor, e vai haver repartimentos.
Olhe, eu experimento isso. Pois, é porque eu tenho uma coisa com os hospitais, que eu não gosto de ver hospitais, nem dos cheiros, nem nada. Rapaz, eu, para ir a um hospital... E então, se eu sei que sendo disciplinado eu posso encontrar prodígios e diversos milagres, eu ando agarrado a isso faz anos. Eu sou curado, bem, de tudo o que me veio. Mas, me veio, mas estou curado. Eu poderia testificar coisas maravilhosas, repartimentos, veja, prodígios e milagres. Eu vi. Eu tenho visto a mão do Senhor, é lindíssimo. Naturalmente, isso é um processo, que eles para se deixar ver tomam seu tempo, porque podem te fazer danos se manifestando em uma amplitude em tua vida. Mas, se no velho pacto, sendo um pacto inferior se manifestaram assim, imagine neste pacto.
Olhe, eu conheci um casal em Coral Springs, ao norte de Broward, pois, ela começou a ouvir acerca dos anjos. E então, a principio o esposo estava no hospital e era quando eu estava começando, e me disse: Se você pudesse passar pelo hospital. Eu que odeio os hospitais. Com uma luta tremenda naquele tempo, não estava o ministério e eu tinha mais tempo, e eu fui vê-lo. Então, ele estava morrendo, lhe restavam dias, e então, eu lhe disse: Olhe, há umas palavras que se chamam «recebo» ou «não recebo», que têm um poder tremendo no mundo espiritual. E então, pois, eu lhe ajudei a orar para que ele o dissesse: “Não recebo”. E então, lhe dei sabedoria: Olhe, as Escrituras dizem que a idade dos homens são 70 e os mais robustos 80. Quantos anos você tem? Ele me disse: Cinqüenta e cinco. –Pois, estão te roubando 15-. Digo, se a Escritura diz que são 80, e viveremos. ALÔ! Não sei, mas eu lhe ensinei e lhe disse: Você quer perder os 15?
Eu oro assim. Essa gente por aí começa: Oh, Senhor. Pai nosso que estás... Psss! Oh, não. A pessoa ora, orar é falar, confessar, editar, educar ao espírito, porque se não, imagine só, estaria pescando por ele. Que pesque ele. Eu o que estou lhe dizendo é: Pegue a vara de pescar assim. Ponha a «bait» (isca). Jogue e encontre você o peixe, e limpe-o você, cozinha você e coma você. E se quiser me dá um pedacinho depois.
Olhe, e oramos, e o homem se levantou. E se sanou. A esposa, tremendo, um testemunho tremendo. Nunca veio à igreja. São daqueles 10 que não voltaram. Ele, simplesmente, ficou curado, porque Deus não é mesquinho. Deus cura as pessoas. Mas, de que vale se não és disciplinado para te tratar como a filho? Ele era um curado, bastardo. Um bastardo, curado. Porque a idéia é agarrar a tua mente, te educar, pôr a palavra em você, que a conheças na ponta dos dedos assim. Que a tenhas de memória. –Este verso diz isto. Lá-. Ou seja, que te defendas, que uses a espada bem para que batalhe a boa batalha da fé.
Agora, ela seguiu firme no ministério. Ela me disse, se mentiu para mim, não importa, me ajudou a crer, porque eu creio. Mas, ela é uma mulher séria. Ela teve um homem que foi fazer um trabalho para ela em um pátio, e então, ele deixou a porta aberta e ela tem um pitbull, que se pegar uma criança das crianças do vizinho, liquidava. Bravíssimo, sempre tinha que estar trancado. E esse homem deixou a porta aberta, e esse cão fugiu e ia direto na direção de umas crianças que estavam assim, ia desmandado. Você sabe que esses cachorros são tremendos. E então, ela, a única coisa de que se recordou foi dos anjos, e disse: Recebo anjos a meu favor. E literalmente, o cão deu uma freada, que ficou sem as patas. E olhe, quando ela chegou até a ele, tinha isto aqui levantado (o pescoço), como se uma mão o estivesse levantando o couro aqui assim.
Esse é teu anjo. “Testificando Deus juntamente com eles com prodígios e milagres”. O que acontece é que cuidam tanto de você, que a ti não te passa nada.
Então, diga: EU RECEBO A DISCIPLINA DE DEUS, A ENTENDO, É FÁCIL, ESTÁ ESCRITA EM 14 LIVROS.
Olhe, podemos dar um exame e são bem aprovados? Vocês foram educados nesta noite. Vocês sabem qual é a disciplina de Deus. Ah perdoa-me, e disciplina não é golpe. Você tem que entender. Olhe, depois que você entende graça, parece que, disciplina, correção e açoite, parece que não combinam com o rosto do Senhor. Mas, ao entende agora, você sabe, é amor o que ele faz. Diz: Que Pai que ama, ao que ama quê? Disciplina. Pois, ele te dá 14 livros para que você os aprenda, e alguns são curtinhos, uma página ou duas.
Isso de que eu sou frio; que eu não sinto a Deus. Esqueça disso. Essa são besteiras das pessoas por aí, que querem sentir umas correntes, umas coisas. Sinta melhor a corrente do conhecimento. (Aplausos).
Eu conheci tanta gente que me disse: Olhe, é que eu ia à igreja e eles sentiam, e passavam à frente e tremiam assim, mas, é que eu não sinto nada. E eu penso que Deus não me ama. O sistema está tão corrupto, e as pessoas ficam complexadas. Crêem que Deus não os ama porque não fazem assim: (se movem de lado a lado), ou porque não sentem que os pelos se arrepiam ou algo assim.
Aqui, a idéia é a disciplina que vem com conhecimento, a correção que te educa, que te dá um estilo de vida, ainda que nunca se te arrepie um pelo, ainda que nunca faças assim e nem assim, ainda que nunca fales línguas. A idéia é te disciplinar e você receber o amor de Deus, o melhor de Deus para ti. Isto vai te ajudar. Eu sei que vai te ajudar. Eu sei que a tua vida vai ser impactada por estas diretrizes que eu estou te dando, porque isto te firma. Não te deixa à deriva. –Onde está Deus? Deus vai me disciplinar? Como?-. Não, Deus vai te disciplinar em espanhol. Ele fala espanhol. Aí, em 14 epístolas ele te diz.
Outra coisa, o segundo passo, repassamos a disciplina de Deus, o segundo passo é a ira de Deus. –Vai explodir um planeta e vai se chocar contra a Terra. Tudo vai ser consumido por fogo-. Há pessoas que não dormem pensando nisso. Há pessoas que têm medo, especialmente na noite. Têm um medo ao terror noturno, sentem até sombras assim.
Pois, eu tenho informação para você. Para quem é a ira de Deus? Romanos capítulo 9. Vamos à disciplina. Livro aos Romanos capítulo 9, verso 21.
Memorize estes versos porque o sistema tem uma confusão na cabeça. Eles dizem: Não, não, não. Eu sei que vêm juízos, e isto vai explodir, e Papai Deus virá com chama de fogo, e pela boca vai expelir enxofre, fogo e enxofre.
Mas, vamos ver o que diz a disciplina de Deus, o evangelho da incircuncisão. “Ou não tem poder o oleiro sobre o barro, para fazer da mesma massa um vaso para honra e outro para desonra? E quê? Se Deus querendo mostrar a sua ira e fazer notório seu poder, suportou com muita paciência os vasos de ira preparados para...”. Quê? Pessoas, que foram levantadas. Deus lhes deu vida para destruição.
Olhe, Deus tem muitas criações. Deus fez a galinha para que a matassem e você se alimentasse. Deus fez os peixes para que você os pesque e os coma. Deus fez cães, cavalos, Deus fez de tudo. E entre as criações também preparou seres humanos para destruição. Que silencio!
Digo, eu o estou lendo nas instruções aqui. “E quê? Se Deus para fazer notório o seu poder suportou com paciência vasos, homens, vasos de ira preparados para destruição”.
Mas, há outra mensagem para os que são disciplinados por Deus, e são filhos. Veja o que diz, verso 23. “E para fazer notórias as riquezas de sua glória, as mostrou para com os vasos de misericórdia que ele preparou de antemão para glória, aos quais também chamou, isto é, a nós, não só dos judeus, senão também dos gentios?”. Isso é o que deve importar a ti.
A você não deve dar pena. Quem tu és? Onde estão as tuas emoções para interpretar a Deus? –Não, como Deus... Como Deus-. Mas, se acaba de te dizer: Ou não tem poder o oleiro para fazer vasos? Não tem poder? –O quê? Deus faz homens e mulheres para destruí-los?-. O que deve te interessar é que ele te escolheu para mostrar sua glória. –Mas, é que isso não combina com o caráter de Deus-. Volto e te repito. Leia aí mesmo.
Veja o verso 14. O que diz? Verso 14, “Que, pois, diremos? Que há injustiça em Deus?”. Em quantas maneiras? Diga: DEUS NÃO É INJUSTO, E FAZ O QUE LHE DÁ NA GANA. Pois, ele quis fazer isso.
-E onde o fez, Apóstolo?-. Bem, o fez no ventre de uma mulher chamada Eva. E então, naquele ventre havia dois bebês, um se chamava Caim, e outro se chamava Abel. Imediatamente que Eva estava por dar a luz, uma voz do céu, não de José Luis, do céu. Porque há pessoas que dizem: Não, que José Luis diz que há duas sementes. E eu digo, eu não digo nada. Deus disse, que Deus disse à mulher, lhe disse: Eis aqui que porei inimizade entre a semente dela e a tua semente. Disse: Eu porei inimizade entre essas duas sementes. Daí está o termo «este é pior do que Caim». Isso é dito em toda parte. Deus permitiu que isso acontecesse. Caim e Abel.
Bem, e veja se esse rapazinho era mal que ele se passava debochando de Abel. Ah, e buscou matá-lo imediatamente, buscou a forma. Ah, e quando Deus apareceu não houve humildade. Disse: Quê?! Quem sou eu para cuidar dele? O quê? Mataram-no por aí? E foi ele quem o matou. Porque Satanás quis extirpar a semente de Deus, os vasos de honra que ele preparou de antemão.
Então, a massa é o ventre de Eva, essas duas sementes correram pelo mundo. Agora, eu vou te dizer uma coisa. Eu vou te cobrar por esta informação, porque isso ninguém sabia. Se alguém soubesse, eu já teria lido. E Deus na cruz, quando os dois ladrões estavam ali, voltou a gritar ao mundo: Deixa-me ver se me entendem. Dois ladrões. A um chamavam de «o bom ladrão». Em teu país chamam assim? Você já viu isso? Pois, ele gritou a mundo que há duas sementes. Ah, e até debochou do outro, mal, igualzinho a Caim, do mesmo corte. Disse: -Salva-te tu. O que tu tens que estar metido aqui? Falando-lhe assim, de maneira debochada. Mas, o outro disse: -Lembra-te de mim quando vier a festa-.
Então, numero 1, Deus disciplina a seus filhos. Essa é a parte numero 1 que acabamos de dizer: para lhes dar cobertura, para lhes dar milagres, para lhes enviar anjos, para que vivam, para que reinem em vida. Essa disciplina está em 14 livros. Eu te garanto que se você a estuda, enquanto ouve estes calqueos, os verifica, tenha uma caderneta sempre e anote esses versos aparte, porque ao escrever, a pessoa memoriza mais. Esse é o primeiro aspecto.
Numero 2, não há ira para seus filhos. Por isso é que em Primeira carta a Tessalonicenses, se podes buscar, no capítulo 5, verso 9. Isso fica depois de Colossenses; Filipenses, Colossenses. Olhe, você deve fazer um pouco de exercício. Verdade que sim? Romanos, Primeira aos Corintios, Segunda aos Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Primeira aos Tessalonicenses, Segunda aos Tessalonicenses, Primeira a Timóteo, Segunda a Timóteo, Tito e Hebreus? Ai, Filemon, ficou para trás. Pobrezinho! Filemon. Estamos?
Primeira carta a Tessalonicenses 5:9, diz: “Porque não nos pôs para ira”. Diga: DEUS NÃO ME PÔS PARA IRA. “Senão, para alcançar salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, seja que velemos, ou que durmamos, vivamos juntamente com ele”. Diga: DEUS NÃO ME PÔS PARA IRA.
E então, o que faz aquele “gritador” e aquele outro “gritador”? –A ira de Deus vem. Escapa povo-. Escapa, povo? O povo não pode escapar. Se o povo escapasse, poderia cair na ira que ficaria aqui. E então, todos os pregadores se empenham em falar ao povo de Deus da ira de Deus. Mas, é que nós temos claro, fomos disciplinados, fomos corrigidos por Deus mesmo. Deus nos diz que Deus preparou vasos de ira, mas, de antemão também preparou vasos de honra como nós.
Você é o que Deus mais amou. Você é muito especial. Você não pode estar se olhando na carne com o que te aconteceu quando pequeno, ou pequena. Esqueça dessa porcaria! Deus não se interessa pelo que se passou a teu barro. A Deus o que interessa é a qualidade de espírito que você é, por isso te disciplina. (Aplausos).
Terminemos com dois versos bíblicos: Hebreus. Passe Primeira, Segunda, vamos a Hebreus capítulo 6, verso 1 e 2. ¿Todos encontraram? Sim? Hebreus 6. Olhe, eu creio que se Deus te disciplina com esses 14 livros, você deve conhecê-los já de memória, em ordem cronológica. Escreva-os em tua casa. Ponha-os assim e ponha em uma notinha aí, e de vez em quando olhe assim para ela, e quando for ver já gravou, em seguida. É necessário que você conheça. Esses 14 livros são o evangelho da incircuncisão.
Quando fui levado ao sistema, porque Deus me levou ali, me fizeram aprender os 39 livros do velho pacto de memória. Os únicos que não sabia eram os do novo pacto. Porque a eles lhes interessa que você aprenda a Escritura, porque é ali que estão os juízos, a ira, o medo a Papai Deus. Aí era onde Deus enviava raios e centelhas, e caiu morto o profeta. Gente que é masoquistas religiosos, que gostam de castigo.
Veja o que diz o capítulo 6. “Portanto, deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo”. Por quê tem que deixá-los? Porque Deus já não disciplina com eles. Deus não usa isso para tua educação, os rudimentos da doutrina de Cristo. Olhe, veja, isto dói. Quando Deus está disciplinando a uma visita que está aqui, ela diz: O quê? Vou deixar o quê? A doutrina de Cristo? Bem, aí diz que você tem que deixá-la. É uma ordem. A menos que você seja um bastardo, mas se você é filho, tem que receber a disciplina.
Você tem que deixar isso porque é rudimentar. Todos esses são rudimentos, e rudimento significa algo que já não tem uso. Como dissemos antes, em vez de nos iluminarmos aqui com tochas, é melhor a luz. Porque a tocha é um rudimento da eletricidade. É a mesma coisa que, em vez de enviar um fax, enviar na pata de um pombo, é melhor que envie em uma maquina, pombinho já é um rudimento.
Então, diz aqui que tem que deixar esses rudimentos. Agora, por quê? Veja o que diz: “Vamos adiante à perfeição; não lançando outra vez o fundamento do arrependimento de obras mortas...”. Por quê é arrependimento de obras mortas? Porque Cristo já morreu. “Eis aqui o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Tirou o pecado.
Para quê você vai seguir se arrependendo de obras mortas? Para quê você ir até um padre: Olhe, Padre, é que eu fiz isto? Uma obra morta. E então, ele, como homem, como ele é um indouto que não conhece Bíblia, ele te diz: Minha filha reze três Padres Nossos. E você crendo a essas bobagens. Quando isso é uma obra morta de rudimentos da doutrina de Cristo depois da cruz, que isso ficou invalidado. Já não tem que estar com essas obras de arrependimento.
Diz, numero 2: “Da doutrina de batismos”. Já não tens que se batizar. Da doutrina de batismos, a água já não pode te fazer nada. Ou te molha, ou te dá um resfriado, um dos dois.
“Da imposição de mãos”. Por quê não te impor as mãos? Porque você está completo, e eu estou completo. E aí, sentadinho, você diz: Declaro-me curado. Eu já te ensinei a pescar. Não tenho que estar pescando por ti.
“Da ressurreição dos mortos e do juízo...”. Quê? A ira, o juízo. Você não vê que quando você lê os livros históricos, lá em Mateus diz: Naquele dia a mulher grávida não desça, e corram...Bem, e de repente você vê aí umas coisas que são como juízos. O juízo vindouro que vem, então, as pessoas... É daí que nasce o legalismo: -Olhe, ore. Ore e jejue porque o juízo vem, a ira de Deus te alcança-. E há pessoas que têm como um carisma para te vender isso, rapaz, que te pegam e te deixam assim, olhe, assim, e você caminha direitinho que não se atreve nem a olhar para o lado. –Que santo vai o menino! Santo bem confundido. Quando olha, vai de boca.
Então, todos esses são rudimentos que nós temos que abandonar, a igreja que entrou à perfeição por meio da disciplina de Deus. E, por quê entendemos que isso é assim?
O próximo verso, e é o ultimo verso. Colossenses regressemos a Colossenses capítulo 1 e verso 20. “E por meio dele, Jesus Cristo, e por meio dele, reconciliar consigo todas as coisas...”. Quantas coisas? “Assim as que estão na terra como as que estão nos céus, fazendo a paz mediante o sangue de...”. Quê? Reconciliou tudo. Não há razão para que venham juízos. Não há razão para que venha ira sobre ti. Durma tranqüilo ou tranqüila. Relaxe. Você está na congregação dos espíritos justos feitos perfeitos. E Deus tem uma disciplina maravilhosa que você vai amar, porque assim é que ele manifesta seu amor para contigo.
Assim que te declaro: Abençoado. Reinando em vida. Completo. Sua cobertura contigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário