
Gálatas, capítulo 2, verso 7. Tome nota. O tema, nesta oportunidade, é dado por nosso apóstolo, José Luis de Jesús, para todas as nações. Para que todos os pastores falemos uma mesma coisa, e ao falar uma mesma coisa, sentimos uma mesma coisa e pensamos uma mesma coisa. Verso 7, diz, Gálatas capítulo 2, verso 7; "Antes pelo contrário, como viram que me havia sido encomendado o evangelho da… incircuncisão, como a Pedro o da… circuncisão.” O tema é "Dois Evangelhos Parte III", "Os Dois Evangelhos Parte III". Vemos claramente, neste verso que há quantos evangelhos? Dois evangelhos: o evangelho que foi encomendado à Paulo que é o evangelho da incircuncisão, que tem a ver com o teu espírito. HELLO! O evangelho que Paulo pregou, não tem a ver com mandamentos, com carne, com roupas, com cerimônias. Ao contrário, o evangelho que foi encomendado à Pedro, foi o da circuncisão, que tem a ver com carne, tem a ver com obras, com posturas físicas, com abstinências de alimentos, não proves, não toques, observância de dias, rudimentos, símbolos, azeite, imposição de mãos, profecia. Profecia quanto ao quê? Dizendo que não se cumpriu na graça, porque os profetas falaram desta graça. Claramente, Paulo explica que há dois evangelhos.
Agora, veja o verso 7 diz: "Antes por ele…” Quê? Porque vem falando do verso 4, de falsos irmãos, vem falando dos apóstolos, dos de Jerusalém, que não andavam nesta verdade, andavam em outro evangelho. Então, Paulo disse: - Pelo contrário -, diga: PELO CONTRÁRIO, - a mim, foi encomendado o evangelho da incircuncisão. Dando a entender, Paulo faz uma diferença, isto são coisas que você não pode discernir em outro ministério. Você pode estar em uma igreja trinta anos e você passa por cima disso, porque isso não se vê. Há uns véus, que mantém essa verdade oculta para você, isso só se aprende neste governo, neste ministério. Então, Paulo fala do evangelho da incircuncisão e Pedro, do evangelho da circuncisão, são dois evangelhos. Agora, quantos evangelhos existem para nós, que somos a igreja? Um. Mas Paulo está mencionando dois. Porque um fala de Cristo ressuscitado e outro fala de Jesus de Nazaré. Se você prestar atenção, Paulo nunca falou de Jesus nos dias de sua carne, Paulo nunca disse: - E um dia Jesus se levantou e caminhou um sábado, e caminhou no templo e lançou fora demônios e curou a um leproso -. Porque Paulo não esteve presente ali para ver o que aconteceu, mas, isso não foi uma casualidade. Predestinadamente, Deus poupou Paulo dessas cenas para que Paulo não visse com seus olhos o comportamento físico de Jesus. Ao contrário de Paulo, os apóstolos estiveram três anos e meio vendo à Jesus lançar fora os demônios, vendo Jesus curar, vendo Jesus falar de arrependimento, vendo Jesus mandar que se batizassem. E então, esse foi o evangelho que eles viram e pregaram, mas Paulo não viu, porque Paulo foi escolhido, Jesus Cristo lhe apareceu depois que ressuscitou e ascendeu. Por isso, você nota uma diferença entre o que os apóstolos pregaram e o que Paulo pregou.
O sistema de hoje trata de fazer uma união, um casamento entre o que Paulo prega e o que os apóstolos pregam, mas não podem porque são dois evangelhos diferentes. HELLO! – Pastor, e por quê estão na bíblia esses livros dos apóstolos -? Para que você veja a diferença, para que você veja que há outro evangelho. Mas nós, não estamos chamados à viver pelo evangelho dos apóstolos. Nós estamos chamados à pregar o evangelho de Paulo, que é para nós, os gentios. Os apóstolos foram escolhidos para levar o evangelho da circuncisão para os judeus e Jesus Cristo mesmo lhes disse: - Pelo caminho dos gentios, não sigais -. Mas quando Paulo morreu, foram para o caminho dos gentios e chegaram à nossos países. Quando colonizaram, quando descobriram nossos países, quando ali estavam os índios, chegou ali o descobridor e ao seu lado uma representação do evangelho da circuncisão. Porque Paulo era o único que defendia o evangelho da incircuncisão, mas, quando Paulo morreu, yyyyy! Arrasaram o mundo com o outro evangelho. Por isso, hoje, quando pregamos o evangelho correto, o de Paulo, as pessoas dizem: - Falsa doutrina -! Não é falsa doutrina, eles é que têm estado em apostasia por dois mil anos, pensando que estão no correto. Por isso, ao que é bom, chamam de… mau e ao que é mau, chamam de… bom.
Veja como diz o verso 8, "…(pois o que atuou em Pedro para o apostolado da incircuncisão, atuou também em mim para com os gentios)." Quer dizer, que um é para o povo judeu e outro é para o povo gentio. Não se supõe, ouça isto, não se supõe que um gentio esteja guardando o sábado. Isso é ridículo. E eu estive nessa coisa ridícula ignorante por vinte e quatro anos, porque eu não sabia. Você sabe que eu, se em um sábado eu visitasse alguém, porque fazíamos obras missionárias aos sábados. Eu não sei se alguém aqui foi adventista, igual à mim, alguns sim? Outras pessoas lá. Podem se lembrar disso, podem identificar isso que estou dizendo agora. Quando eu fazia obra missionária, como no sábado não se podia ver televisão, chegávamos a uma casa e o televisor estava ligado, porém, como não se podia ver, o televisor estava na minha frente e eu estava assim (de lado). Então mudava minha posição, porque minha consciência não deixava que eu visse a televisão porque estava violando o sábado. Não se supõe que um gentio esteja sendo batizado; não se supõe que um gentio esteja participando da páscoa, a ceia, ou a hóstia, ou a comunhão, como queiram chamar, ou a eucaristia. Isso é uma prática judaica, que Jesus Cristo praticou, porque era judeu, mas nós, não estamos chamados à viver vidas judaicas. Porque a lei, veio para um povo, mas a graça veio para todas as nações e nós, hoje, com a vinda de Jesus Cristo, ficamos livres da lei. O fim da lei, é Cristo. O fim do batismo, é Cristo. O fim da imposição de mãos, é Cristo. Parece que não quer dizer nada!
Há pessoas que dizem: - Ai pastor! Como vamos tirar a imposição de mãos -? Como que como? Se Cristo já veio. Azeite não faz falta; água não faz falta; não fazem falta pão e vinho; não fazem falta rudimentos, se já temos à Cristo. Por isso é que já estamos completos. Por isso é que não podemos fazer afronta ao Espírito da graça. Não se supõe que um gentio esteja jejuando. HELLO! Se tudo o que Deus fez é bom para comer. Você sabe quantos anos eu passei sem comer costeletas? Veja, não como nem mariscos hoje, porque o paladar não se acostumou. Estragaram o meu paladar. Nós estamos chamados à viver o evangelho da incircuncisão, onde não há carne. E nesse evangelho, não se imita Jesus de Nazaré, porque Jesus de Nazaré, veio para ser servo da circuncisão e nós estamos na… incircuncisão. Agora, na “semana santa”, quando chegar, você sabe que as pessoas vão imitar à Jesus de Nazaré? E eles crêem que cristianismo é fazer o que Jesus fez. Cristianismo não é fazer o que Jesus fez, cristianismo é deixar de fazer o que Jesus fez, isso é que é cristianismo, não fazer mais. Cristianismo é crer que o que Jesus fez, eu não tenho que fazer, porque com uma só oferta ele me fez perfeito para sempre. Isso é cristianismo para nós. (Aplausos) Porém, você tem que estar firme nesse evangelho.
Veja como diz Gálatas, capítulo 1, verso 6. "Estou maravilhado de que tão depressa, vos tenhais afastado do que vos chamou pela graça de Cristo, para seguir um evangelho…”Quê? Diferente em relação ao de quem? Ao de Paulo. Aí mostra que há outro evangelho. E quem foi que pregou esse outro evangelho? Pedro e os apóstolos, não havia mais ninguém. Os “apóstolos de Cristo”, eram estes apóstolos. E Paulo disse que vieram alguns pregando outro evangelho diferente. Por quê? Porque pregavam à Cristo com Moisés, e Paulo pregava à Cristo sem Moisés. Quando você vai à uma igreja e que você entra pela porta e o diácono te diz: - Deus te abençoe. Bom dia -, você já sabe que se o diácono te disse isso, o pastor está da mesma maneira. Estão no evangelho da circuncisão. Porque o termo, “Deus te abençoe”, vem da circuncisão, vem do velho pacto. Apresentação de crianças, isso é velho pacto, porque isso se fazia conforme ao rito… de Moisés. E Paulo havia levantado a igreja dos gálatas, porém, como não haviam cassetes, não havia vídeo, não havia Internet, não havia rádio, não havia televisão, Paulo seguia para uma viagem e quando ele voltava depois de nove meses, encontrava a igreja em outro evangelho. Porque os apóstolos tinham vindo e haviam falsos irmãos para espiar a liberdade e os reduziam à escravidão.
Veja o verso 7, "Não que haja outro…" Há outro? Mas nós não acabamos de dizer que havia um evangelho diferente? Qual é o evangelho diferente? O evangelho da circuncisão. Mas, pergunto eu: Em graça, haverá outro evangelho? Não, não há outro. "…senão que há alguns que vos perturbam…” Quem fazia isso de “alguns”? "… perturbam e querem perverter, querem mudar, trocar, o evangelho de Cristo.” Quando você encontra uma pessoa que quando aqui se prega: - Irmãos, somos salvos para sempre, predestinados -, e de repente alguém quer mudar isso e dizer: - Não, não. Não é pré-existência, é presciência. Não, não. Não é reconciliação, é arrependimento -. Isso é perverter o evangelho de Cristo. Isso foi o que fez Pedro, isso foi o que fizeram os apóstolos, perverteram. Paulo não está falando aqui de espíritas e feiticeiros e dos astrólogos dali de então. Paulo não tinha problemas com essas pessoas. Por quê Paulo não tinha problemas com essas pessoas? Porque esta palavra de graça, para pessoas que não são religiosas, não tem problema. Porque uma pessoa que não tenha passado pelo evangelho da circuncisão, quando ouve isto, recebe a palavra. Porém, se passou pelas mãos dos apóstolos, se passou pelas mãos dos falsos apóstolos que pregam para você o evangelho da circuncisão, aí é que é o problema.
Então, Paulo disse, verso 8, "Mas se ainda nós mesmos, ou um anjo…" De onde? "…vos anunciar outro evangelho diferente do que vos temos anunciando, seja…” Quê? E de onde apareceu o anjo à João na ilha de Patmos? De onde veio esse anjo? Do céu. – Pastor, e Deus envia anjos do céu para trazerem outro evangelho ? Certamente, se você não se submete ao evangelho de Paulo, então Deus te envia anjos que são especiais. Te dão visões, te dão sonhos, você sente coisas te acontecendo, te dão revelações, mas é um poder enganoso para que você creia na mentira por não se submeter à verdade. E Paulo disse, Paulo, olhe, antecipando o livro de Apocalipse, HELLO! Antecipando o livro das bestas e dos dragões, Paulo disse: Se um anjo do céu lhes anunciar outro evangelho diferente do que os tenho pregado, seja anátema. – Pastor, então só o evangelho de Paulo é o evangelho correto -? Digo, você está vendo isso aí, não estamos torcendo, está escrito. Agora, na bíblia, não há um só evangelho. Na bíblia, está o evangelho dos apóstolos, que era o evangelho da circuncisão; está a lei; está a história e está o evangelho. Então, você tem que separar e pôr cada coisa em sua justa perspectiva.
Nós, a igreja dos gentios, a igreja de Jesus Cristo, estamos chamados a viver pelo evangelho de Paulo. E no evangelho de Paulo, não há pecado. Se você vai à uma igreja onde dizem: - Irmãos, venham à frente os que estão em pecado -. Você deve sair dali rápido e sem problemas de estar ofendendo ao Senhor, porque ali, não estão pregando o evangelho da incircuncisão. Porque no evangelho de Paulo, não há pecado. O pecado foi aniquilado. No evangelho de Paulo, não há diabo. O diabo foi destruído. Se você vai à uma igreja que diz: - Irmãos, cuidem-se, porque o diabo anda… -. Você já sabe, fuja de lá rápido, que estão andando em outro evangelho, ainda que se levantem os paralíticos. Porque às vezes, você vai à uma dessas igrejas e as pessoas estão com uma… e os paralíticos se levantam e as pessoas gritam e isso arrepia até os teus cabelos. E as pernas encolhidas, esticam, e crescem e aparecem dentes de ouro e há curas, porém, andam em outro evangelho. É um poder de Deus, são anjos que Deus envia, porém, é um poder enganoso porque não vem acompanhado da verdade. HELLO! Não se deixe enganar pelos milagres. Milagres, qualquer curandeiro na esquina é capaz de fazer. Pague dois ou três reais à alguém que te leia cartas e te faz um milagre. Isso não quer dizer que Deus esteja no assunto, o que tem capacidade de te dizer que está na verdade, é o evangelho de Paulo. Paulo não falou de inferno. HELLO! Paulo nunca falou de inferno. Nunca. – Sim pastor, mas Jesus falou -. Porque Jesus estava se referindo ao crematório que ficava fora de Jerusalém, onde queimavam os corpos das pessoas que morriam, onde o gusano nunca morria. Ah, Sempre haviam gusanos, porque os corpos eram jogados ali e queimados, o corpo morto, então, se converte em gusano. E o fogo nunca se apaga, porque se o fogo se apagasse, se descompunha tudo aquilo. O fogo tinha que estar queimando os corpos, constantemente. Paulo nunca falou de inferno.
De maneira que, se você vai à uma igreja que te falam de pecado, de diabo, de inferno e de arrependimento e de rudimentos e de imitar à Jesus de Nazaré e de Deus te abençoe; você pode estar certo de que ali, está em outro evangelho. Veja, eu estou tratando de dizer isto, o mais decente possível, com todo o respeito. Mas, se você anda em outro evangelho, isto te incomoda. Ainda que eu te diga isso de maneira bem suave, ainda que eu te diga isto, cantando, certamente vai te incomodar. Porque isto vai jogar no chão todos os anos que você passou empregando em outro evangelho. Porém, é conveniente, ainda que doa em você, que eu te diga a verdade para que você seja livre, porque, conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres. Você tem que conhecer isto.
Segunda carta aos coríntios, rapidinho, capítulo 11, verso 4. Já o têm? "Porque se vier alguém pregando a outro…" Quê? Diga: OUTRO JESUS. Quantos Jesus existem? Mas que “outro Jesus” estavam pregando eles? Ao Jesus de Nazaré. Paulo não pregava Jesus de Nazaré, Paulo pregava ao Jesus Ressuscitado, que já não é o de Nazaré, é do céu, é Deus sobre todas as coisas. Porém, Paulo disse: "…se alguém vier pregando a outro Jesus…" Você tem que se cuidar na semana santa, porque aí pregam “outro Jesus”. E se você não se cuida, acaba chorando na frente da cruz. Veja, eu me lembro que quando eu estava no sistema, o pastor punha uma cruz bem grande, apagava todas as luzes e colocava umas luzes coloridas na cruz. E então, o pianista começava a tocar uma música dessas de funeral, dessas de fazer as pessoas chorarem. E você começava, você já começava a escutar: Snif! Então, o pastor dizia: - Irmãos, foi por sua culpa -. Minto, ou digo a verdade? Você não pode dizer outra coisa porque eu estive ali. E dizia: - Irmãos, foi por sua culpa, foi por causa do seu pecado. Você deve se arrepender hoje disso e se entregar ao Senhor, porque por sua culpa, pregaram as mãos do Mestre -. Veja irmãos, chegou um momento que quando me falavam disso, me dava tanta pena e tanta dor, que em minha intimidade com Deus, eu dizia: - Snif, Senhor, por quê o Senhor morreu? Melhor que fosse eu, Senhor -. Assim eu dizia. Veja que aberração. Veja que aberração, pedir à Deus que não morresse, porque eu queria morrer em seu lugar. Imagine. Não estaríamos aqui, nenhum de nós hoje, porque isso é o que faz o evangelho da circuncisão. E começam a te falar de Jesus e te mostram ele assim em uma cruz com coroa e então, as pessoas chorando. Cristo não está assim. Ele foi crucificado em fraqueza, porém, ressuscitou em poder. Ele é Todo poderoso.
"Porque se vier alguém pregando a outro Jesus diferente do que temos pregado, viu? O ressuscitado, ou se recebeis outro espírito diferente do que o que tendes recebido, o espírito da graça, é o que temos recebido, ou outro evangelho…" Quê? E qual é o “outro evangelho”? O da circuncisão, o de Pedro, o dos apóstolos. "… outro evangelho que o que haveis aceitado, com razão o tolerais; e penso que em nada tenho sido inferior àqueles grandes apóstolos.” Quem eram os que pregavam “outro Jesus”? Outro espírito e outro evangelho? Os grandes apóstolos. E os coríntios haviam tolerado isso, depois, Paulo disse: - Veja, lhes dão até bofetadas e vocês agüentam isso aí -. Porque um pastor, uma igreja que esteja debaixo desse evangelho da circuncisão, abusa da igreja, tosquia as ovelhas.
Mas, veja o verso 5, "e penso que em nada tenho sido inferior àqueles grandes…” Quê? "…apóstolos..." Verso 13, "Porque estes são falsos apóstolos…” HELLO! Fffffffffsh! Olhe para mim. Você leu isto que lemos? Veja o verso 5, outra vez, "e penso que em nada tenho sido inferior àqueles grandes…” Quê? "…apóstolos..." Verso 13, "Porque estes…" Quem? Os grandes apóstolos. "…são falsos, obreiros fraudulentos…” Por quê são falsos apóstolos? Porque estão em um falso evangelho. "…obreiros fraudulentos que se disfarçam como apóstolos de Cristo.” HELLO! Se amarre agora no assento. – Pastor, então eles não eram apóstolos de Cristo -? Não. Eles eram apóstolos de Jesus de Nazaré. Paulo era apóstolo de Jesus Cristo, o Ressuscitado. Porém estes, se disfarçavam de apóstolos de Cristo. Quando Paulo levantava uma igreja, como as igrejas de Paulo eram prósperas, eram saudáveis, havia uma confissão transparente, quando Paulo saía de lá, eles chegavam: - Oh, nós somos apóstolos de Jesus Cristo também -. E com toda a sua reputação: - Eu caminhei com o Mestre -, e começavam à enfeitiçar, a embruxar a igreja. – Eu vi quando Jesus curou um leproso -. Uau! E as pessoas ficavam assim, - Uau! Que tremendo -. E assim, enfeitiçavam e deixavam a igreja caída da graça, retornavam à escravidão. Por isso, você, veja, ainda que você esteja na graça, nunca diga: - Cheguei aqui, nada me tira daqui…-. Não, mantenha-se firme. E você sabe como é que você se mantém firme? Não é com os joelhos, não é orando em um quarto. Você se mantém firme, submetido à este apostolado, imitando uma mesma coisa. Se você se submete à isto todas as quartas-feiras, todos os domingos, a esta forma de doutrina, há garantia de que você não cairá em apostasia, jamais. Porque Deus, delegou uma autoridade, a mesma autoridade que estava em Paulo. Se você estivesse com Paulo naqueles dias, você estaria livre de apostasias, se você se afastasse de Paulo, naufragava quanto à fé, caía no evangelho da circuncisão. E os apóstolos não andavam na verdade. Eles não andavam na verdade. O único que andava na verdade, era Paulo. Eles andavam em “outro evangelho”.
Vamos ver isso, Gálatas capítulo 2, que você já leu tantas vezes, mas veja agora, Gálatas 2, verso 11. "Porém quando…" Quem? Olhe, Paulo chama pelo nome. HELLO! "Porém quando…" Quê? Você se atreve a dizer também? Dizer: - Pedro -. HELLO! "Porém quando veio à Antioquia, lhe resisti cara a cara, porque era de…” Quê? E o que foi que te disse, Paulo no primeiro capítulo? Que se alguém prega outro evangelho, seja o quê? Aí está, estava de condenar, estava em anátema, porque estava em outro evangelho. Veja o verso 12, "Pois antes que viessem alguns da parte de…, de…” De quem? E quem era Tiago? Santiago, o irmãozinho de Jesus, o irmão na carne, Tiago. Imagine, Pedro, o que caminhou sobre as águas; Tiago, o irmão, que viveu na mesma casa com Jesus. Imagine, que tipo de representação e de reputação tinham esses homens. Esses eram uns fenômenos da circuncisão. Pois veja, Paulo repreendeu à Pedro e depois, disse, verso 12, "Pois antes que viessem alguns da parte de Tiago, Pedro, comia com os gentios; porém, depois que vieram, se retraía e se apartava, porque tinha medo dos da …” Viu a hipocrisia de Pedro? Uma das características, quando você entra no evangelho da circuncisão, você se torna um hipócrita, bem rápido. E mais, você pode exalar hipocrisia. Você mostra isso, porque quando há carne, você tem que entrar em hipocrisia para aparentar santidade, porque na carne não há santidade, porém, você tem que aparentar e então, cai em hipocrisia. Então, Pedro andava nessa hipocrisia.
E veja o verso 13, "E em sua dis-si-mu-la-ção -…" HELLO! Em sua hipo… "…em sua dissimulação, participavam também os outros judeus, de tal maneira que até mesmo Barnabé foi também, quê? arrastado pela hipo…crisia deles." Diga: ARRASTADO. Olhe para cá, igreja, olhe bem. Você pode levar vinte anos em graça, neste ministério, porém, você tem que se cuidar para não ser arrastado, porque este evangelho te faz mal. O evangelho da circuncisão, adormece, te enfeitiça e você o assiste pela televisão e quando o pastor faz assim, Fuffffff! (assopra) e as pessoas…., caem. E as pessoas choram ali, compungidas e louvam e choram e dançam e fazem de tudo, mas se você não se cuida, você é arrastado, porque isso faz mal. Experimente ficar sem vir aqui dois meses e ficar sem ouvir graça. Se você mesmo, que diz que está em graça, qualquer um que diz que está em graça, fica dois meses sem estar sujeito à esta palavra e sem ouvir graça, a tua carne mesmo começa a ministrar e você acaba dando ouvidos e tua confissão desanima, o ânimo se afasta de você, porque tua carne está desviada. E mais, tua carne tem heresia, na carne há heresia que te desvia da doutrina.
Veja o verso 14, "Porém quando vi…”Aí vem o olho paulino. Sim, porque o evangelho da incircuncisão te dá, veja, discernimento. "Porém, quando vi que não andavam, plural, retamente conforme a verdade do evangelho, disse…” Disse à quem? Disse a quem? E por quê à Pedro? Porque Pedro era o cabeça. Por isso é que Paulo em Gálatas disse: - A mim, foi encomendado o evangelho da incircuncisão e a Pedro -, veja, por nome, - a Pedro, o da circuncisão -. E então, Paulo identifica, "… pois veja, disse a Pedro diante de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por quê "permites?" aos gentios a judaizar?" Por quê ensinas aos gentios a judaizar? O que Pedro fazia? – Irmãos, se você não se arrepende, o diabo te pega -, isso é obrigar. – Irmãos, venha à frente porque se você sair por aí e passar um caminhão, não há esperança, amanhã, pode ser tarde demais -. Há muitas formas de obrigar, de manipular. Pois então, Pedro andava nessa simulação.
Atente bem, os pastores que estão nos escutando nesta hora, isto tem que estar claro em nossa doutrina, em nossas pregações e em nossas igrejas. Os apóstolos de Jesus, andavam em um falso evangelho. Não há forma de reconciliar Paulo com Pedro. Não. Pedro falou de arrependimento, Paulo falou de reconciliação. João disse: - Escrevo o que meus olhos viram e o que minhas mãos apalparam, no tocante ao verbo de vida -. E Paulo disse: - Não, à esse, já não conhecemos, não conhecemos à Jesus segundo a carne -. Tiago disse: - Não, a fé sem obras é morta -, mas Paulo disse: - Não, concluímos que o homem é justificado por fé sem as obras -. São dois evangelhos diferentes, não podem se reconciliar. Veja, por anos a fio, os teólogos tem tratado de reconciliar Tiago com Paulo e não se pode fazer isso, isso nunca vai dar certo. Porque eles não andavam corretamente conforme a verdade do evangelho.
Agora, preste atenção, se prenda com isso que eu vou te dizer, os apóstolos, os apóstolos não viam à Paulo com bons olhos. Preste atenção, Paulo chegou como temporão, depois que Pedro e os apóstolos tinham programas de televisão, tinham uma estação de rádio, tinham até hotéis, tinham retiros e aviões. Digo, verdade que falo sobre aquele tempo. Tinham trinta anos de ministério, tinham milhares de membros por toda a Jerusalém. E de repente, chega um assassino, como abortivo, chega por último e diz que é o primeiro. E diz: - Perdoem-me, eu cheguei por último, mas a mim foi revelado primeiramente toda a clemência de Deus e eu ponho o fundamento -. Imagine, - eu sou o perito arquiteto. Eu sou o apóstolo aos gentios, a mim, foi encomendado o evangelho da incircuncisão -. Então, você tem que entender, os apóstolos não poderiam ver isso com bons olhos. Não vê que o que os apóstolos tinham, era um negócio em Jerusalém? Como o que têm os pastores de hoje em dia, um negócio, uma mercadoria. Oh, eles não velam pelo teu espírito, eles velam pelo teu bolso. Para eles não importa se você tem uma limpa consciência, o que eles querem, é que se você não vai à igreja, que mande o cheque pelo correio, ou que o envie ao banco e lhes autorize sacar. Porque eles servem à seus próprios ventres, porque nesse evangelho da circuncisão, é aí que cabem os lobos. Aí é que cabem os que buscam, os que seu deus, é o terrenal. Neste ministério, quando chegam aqui, não encontram lugar, não duram muito, têm que ir embora daqui, porque aqui, não há nada para alimentar isso. Aqui não há carne, aqui não há reconhecimento de carne, aqui não há obra, aqui não há rudimentos, então, têm que ir embora daqui. Porém, estes apóstolos eram apóstolos fraudulentos, que não estavam contentes com Paulo.
Por isso, acompanhe-me a Atos, capítulo…. E quero entrar nesta última parte que o apóstolo nos deu para que com especificação, falemos. Atos 21, verso 21; 21:21. O têm? Veja o que dizem os apóstolos, Tiago, "Porém, estão informados a teu respeito, que ensinas a todos os judeus que estão dentre os gentios a…” Quê? Olhe para cá, eu preciso de teu entendimento, preste atenção. Ou seja, eu quero que você entenda e seja despertado e receba o corte. Ouça bem. Os apóstolos disseram: - Ouça, nos disseram que você ensina aos judeus que estão entre os gentios, a apostatar de Moisés. Que verdade há nisso -? Por quê lhe fizeram essa pergunta? Porque a pregação de Paulo, era precisamente fazer com que apostatassem de Moisés e a pregação de Paulo ia contra ao que os apóstolos haviam estabelecido em Jerusalém. E por isso, o chamaram rápido: - Vem cá. É verdade isso que dizem de você? Que você encontra com um judeu e lhe diz que não tem que se batizar? Que não precisa circuncidar aos meninos? Que não tem mais que guardar o sábado? Que não precisa impor as mãos? Que não tem mais que guardar os costumes? Que verdade há nisso, Paulo? Diga-nos frente à frente -. E Paulo, imagine, a reputação de Paulo era conhecida em toda parte.
Imagine o que Paulo ensinava, vire umas páginas atrás, Atos 18, veja o que Paulo pregava, veja, 18:13. "Dizendo: Este persuade aos homens a honrar à Deus…” Como? Como Paulo pregava? A honrar à Deus contra o sábado, HELLO! Contra a lei, contra o Deus te abençoe, contra o pecado, contra o velho pacto, contra a lei, contra Jesus de Nazaré. – Não convém que este homem esteja vivo. Não convém, se deixarmos ele continuar assim, ele vai fazer o nosso negócio falir -. Olhe, você nunca pensou por quê Paulo morreu primeiro do que eles? Se Paulo ficasse vivo, toda a Terra estaria cheia da graça, mas de maneira predestinada, Deus levou Paulo, olhe, levou Paulo porque, olhe, o plano de Deus dizia que o evangelho da circuncisão iria encher a Terra. Olhe, que o evangelho da circuncisão, o dos apóstolos, seria espalhado por toda a Terra, para que quando soasse a última trombeta, se escutasse a voz da verdade, o evangelho da incircuncisão e assim, as nações obedecessem à fé e fossem livres pelo evangelho da graça. Isso estava no decreto de Deus. (Aplausos) Por isso, foi que Paulo morreu e não sabia: - Olhem irmãos, depois de minha partida, não se preocupem porque virão lobos vorazes, estes apóstolos vêm para cortar cabeças. Não se preocupem. Eu já cumpri, eu já escrevi as epístolas, Deus me disse que virá outro para pregá-las, eu não as explicarei, eu não vou explicá-las, eu simplesmente ponho o fundamento e “outro” edifica em cima. Eu faço minha missão, mas, lhes advirto que nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé e seguirão atrás das fábulas judaicas -. E isso foi exatamente o que aconteceu.
Mas você sabe quem era que queria que Paulo não vivesse? Os apóstolos. HELLO! Você tem que entrar neste zelo. Não diga: - Ai pastor, não fale assim de Pedro. Não fale assim de João. Não fale assim de Tiago -. É necessário falar assim deles para que você não seja intimidado por aqueles que se opõem. (Aplausos) Porque estes homens são os que estragaram todo o mundo. Estes são os que danificaram os povos, a política das nações. Por isso, há pobreza nos países, por isso, há enfermidades, por isso, há guerra, porque todo aquele que se submete à lei, está debaixo de maldição. Por isso, nossos povos estão divididos, e esses apóstolos eram os que estavam maquinando contra Paulo.
Veja, veja Atos 23, verso 12. Se já encontrou diga: ABA PAI! Atos 23, verso 12, "Vindo o dia, alguns dos judeus tramaram um …” Quê? O que é um “complô”? Uma trama. "…um complô, se puseram sob juramento debaixo de maldição, dizendo que não comeriam até que tivessem matado a Paulo.” HELLO! De onde esses judeus aprenderam isto? Quem foram os mestres desses judeus que fizeram esse juramento? Os apóstolos. Eles eram seus mestres. O que acontece é que os apóstolos manipulavam de longe, vê? E pela influência que tinham. Porém, foram eles que conspiraram, os que prepararam as coisas para que a morte de Paulo acontecesse. HELLO! – Pastor, e Pedro podia pensar assim -? Pedro. Se na frente de Jesus ele cortou a orelha de um … Aqui é que está o centro do assunto. Por isso é que Paulo disse: - Veja, até o presente momento há quem detenha o homem iníquo, porém, antes da vinda do Senhor, o homem iníquo irá se manifestar. Agora mesmo, há quem o detenha, porém, quando for tirado aquele que o detém -, que era ele mesmo, quando ele partir, esse homem vai se manifestar com toda a sua iniquidade. Pergunto eu, a história diz que se manifestaram com toda a iniquidade? Que este homem se manifestou com toda a iniquidade? Certamente. Mas também, Paulo profetizou que com a vinda, com o resplendor da vinda do Senhor, este homem iria ser destruído pelo Espírito de sua boca. Nunca houve nenhum ministério que tenha detectado a iniquidade que houve em Pedro, só este ministério, com a vinda do Senhor.
- Pastor, e o Senhor já chegou -? O Senhor chegou em informação, certamente que sim. Porque diz que com a vinda do Senhor, se aclarará o oculto das trevas, pois então, tem que ser algo que te faça saber, que te faça entender o oculto das trevas, a verdade, da mentira. Tem que ser uma vinda de informação. Estamos vivendo a história, estamos dentro da história. Olhe, você é pioneiro nesse povo que viveu os tempos quando o iníquo foi delatado, quando se destruiu o iníquo. O apóstolo disse: - De hoje em diante, já não tomamos mais como base doutrinal os livros de Pedro -. Porque Pedro mudava a graça de Paulo para trazer sua própria interpretação. Paulo falava de pré existência e Pedro dizia, presciência.
Eu quero terminar com Tito, capítulo 1. Eu quero que você entenda bem este verso. Tito, capítulo 1, verso 9. Paulo está falando a Tito e aos pastores e lhes diz: "Retendo a palavra fiel, tal como foi…” Quê? Você quer se manter livre do evangelho da circuncisão? Livre de apostasia? Retenha a palavra tal como te foi ensinada, não varie. Não mude. Olhe igreja, por isso é que somos tão zelosos em calcar (imitar). Você sempre tem visto que se fala de calcar, de calcar? Há pessoas que no princípio não queriam saber disto. – Não me fale mais de calcar, não me fale mais de submissão, porque eu não quero saber. Estou até aqui com o apostolado -. Hoje, não estão conosco porque a única maneira de te livrar de ser arrastado pela hipocrisia dos da circuncisão, é retendo a palavra tal como foi ensinada, é calcando. Se você é pastor e você é mestre e você tem dom e você tem um ministério que Deus te deu para ensinar a palavra, retenha, não se adiante em novas interpretações. Por quê você tem que ir ao piso dezoito se nós estamos no piso catorze? Porquê você quer chegar a novas revelações antes que seja pregada, colocar em ordem correta? Por quê? Está buscando o teu? Precisa de reconhecimento? Há ventre. O que não tem ventre, se submete à ordem, o que busca o que é seu, não pode se submeter, busca sempre a sua própria glória. Por isso, há pessoas que não cabem neste ministério, há pastores que não cabem aqui. Oh, são muito eloqüentes, porém, quando passam pelo fogo do calqueo (imitação), não resistem em reter a palavra, resistem em calcar ao apóstolo, porque seu deus é seu ventre e amam ao terrenal, amam suas próprias vidas mais do que outras coisas. HELLO! Você recebe isso?
Veja o verso 9, "…tal como foi ensinada, para que também possa exortar com sã doutrina e convencer aos que contradizem." Um pastor que não esteja submetido ao apostolado da incircuncisão, ao apostolado da graça, quando prega, não convence. HELLO! Um pastor que diz que está em graça e não está submetido, quando prega, sua palavra não é como espada, é como uma água, e não acontece nada. Não convence, não edifica, não consola, porque não anda em sã doutrina, não está retendo o que aprendeu. Verso 10, "Porque há ainda muitos contumazes…” Veja como Paulo os chamou: "…faladores de coisas vãs…”HELLO! Você tem visto pessoas que falam muito? Que quando vão pregar, começam a falar de Platão e de… e do que diz o livro tal, de Aristóteles e o que diz, e começam a falar coisas de sabedoria humana. Paulo os chamou de “faladores de coisas vãs”. Aqui, a sabedoria humana não é a que cura, é a sabedoria predestinada, a que vai até ao homem interior. " …há muitos contumazes, faladores de coisas vãs e enganadores, principalmente…” HELLO! Aqui vem Paulo, "…principalmente os da…” E quem eram os da circuncisão? Os apóstolos. Ah, e quando Paulo diz, “principalmente”, é que havia uma pequena porcentagem que também se levantava de dentro dos ministérios da graça, que não conseguem estar submetidos a ninguém, são “habitantes solitários”. Na graça, sempre chegam dois ou três, não duram muito, porém, sempre há, mas, são “principalmente” os da circuncisão.
E veja o que Paulo diz, diz, isto não sou eu que estou dizendo, Paulo disse: "aos quais é preciso tapar a boca…” HELLO! "…que transtornam casas inteiras…" Você sabe o que é “transtornar casas inteiras”? Acabam matrimônios, rompem relações de pais com filhos, trazem vícios, trazem maldição. "…transtornam casas inteiras ensinando por ganância desonesta o que não…” Quê? O evangelho da circuncisão não convém porque isso é para tua carne. E por quê diz que recebem ganância desonesta? Porque ao receber os dízimos e as ofertas pregando esse evangelho, isso se chama “desonestidade”. Onde está o teu zelo hoje? Você tem zelo pelo evangelho da incircuncisão? Olhe, olhe, há zelo em você por este apostolado? Porque à Pedro foi entregue um apostolado, a Pedro foi encomendado um evangelho e um apostolado. Agora, à Paulo, foi encomendado um evangelho e outro apostolado. Você vai à uma igreja por aí, - em que apostolado vocês estão firmados -? – Oh, estamos fundamentados na doutrina dos santos apóstolos de Jesus Cristo --. Esse é outro evangelho. Você pergunta aqui, em que doutrina estão fundamentados? Na doutrina do apóstolo Paulo. E se você quer se manter firme nessa doutrina, precisa estar submetido à um apostolado. Oh, eu gostaria de te dizer: - Vai por aí solto que as coisas irão bem para você e vai te chegar revelação correta e ainda que você vá por aí só, vamos falar todos uma mesma coisa e todos chegaremos ao mesmo caminho -. Não. Paulo disse: “Por quem recebemos a graça e o apostolado para a obediência à fé em todas as nações, por amor de seu nome.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário