
Bem, vamos ao tema de hoje, porque no tema de hoje há revelação. Quantos querem revelação? Olhe, tão tremendo é quando a palavra inefável chega. Verdade que si? Hoje eu imagino que vão cair os pesos ao chão, e temos diáconos que vão ajudar a recolher os pesos que você vai deixar depois que você se vá leve para sua casa. ABA PAI!
Assim que, ouvimos falar que nos despojemos de quê? Do velho homem; e nos vistamos como? Do novo. Como a pessoa se veste? Como se veste? Na mente.
Em Romanos 7:25. Vamos começar por aí, Romanos 7:25, o apóstolo nos dá um mistério. Todos vocês, os que queiram ser fortes hoje, os que queiram uma mudança em suas vidas bem radical, estejam atentos porque vão ter mudanças poderosas em sua vida. Romanos 7:25. Há um mistério aí. No velho testamento você servia a Deus com o corpo, porque era por obras e para você fazer precisa corpo físico como sacrifícios, lavamentos. Mas ao mudar o pacto, então o apóstolo diz que agora, olha como diz.
Diz, o verso 25. “Graças dou a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso. Assim que, eu mesmo…”. Isto não é por família é “eu mesmo”. Se o que está a teu lado não usar a mente está liquidado, e não entende. Não vai te entender. “Eu mesmo…”. Diga: COM A MENTE. Toque-se aqui olhe, “a mente”; esse é o coração. Com isso é que você vai ganhar batalhas bem grandes. Com isso é que eu fabriquei este edifício, com a mente. Com isso é que você está aqui, eu te trouxe com a mente. Porque a mente não é um membro físico de teu corpo físico, a mente é teu espírito. Se você morre a mente não morre, a mente é teu espírito.
Por isso é que Jesus Cristo nos dias de sua carne disse que os que iam me servir após a cruz, me serviriam em espírito e em verdade. Espírito e mente são sinônimos. Ou seja, que ele já vinha dizendo: -Vai chegar um pacto onde eu o que preciso é a mente-. E então, você vai servir a Deus não se abstendo de comer carne, ou andando de joelhos, ou todas essas coisas que te ensinaram no sistema, untando-te com cinzas. Você pode fazer o que te der vontade de fazer, se não usas a mente estás liquidado, não vais para nenhum lado. Porque Deus o que procura é tua mente. Você não vê que tua mente é a verdadeira personalidade tua? E Deus te quer a ti, e a forma que ele vai te encontrar é se agarrar tua mente.
Por isso, isto é um ministério que não se pode gritar muito porque as mentes estão trabalhando, está todo mundo ouvindo. Se você não me ouve eu perco o tempo. Não é como a igreja da esquina, que lá é: -Aleluia, Aleluia-; a gritar, e a saltar e a dar voltas, e te fazem um montão de coisas, mas, não te agarram a mente. Uma missa, o que é? Uma recordação, que se repete, e se repete, e se repete, então, a tua mente fica em branco. O outro ministério de lá que fazem sinais e milagres, põem-te a mão e você sente que se arrepiam os pelos, mas te deixaram a mente vazia. Ou te curam, você pode ser curado e tudo; podem te curar um braço, mas te deixaram a mente vazia. Então, aí você tens que equipar tua mente com um conhecimento.
Então, para você se vestir do novo homem precisamos de tua mente, Deus precisa de tua mente. Porque a forma de vestir ao novo homem criado segundo Deus é com o conhecimento. Então, há um conhecimento, preste atenção. Há um conhecimento, que é toda tua responsabilidade, meter essa memória, como diz Rafael, esse conhecimento metê-lo aí, logo, isso é tudo o que você pode fazer. Você não pode fazer mais nada. Dizes: -Bem, Senhor, eu fiz o que você me pediu, que eu pusesse um conhecimento em minha mente, agora a responsabilidade é tua-. Porque o religioso não, o religioso te diz: -Faça a tua parte-. Mas, se a tua parte não serve...
Aí mesmo te diz. Olhe, em Romanos 8:7. Que diz? Olhe, veja em Romanos 8:7, o que diz? “Porquanto os desígnios da carne são…”. Quê? “Inimizade contra Deus; porque não se sujeitam à lei de Deus, nem tampouco podem”. Imagine teu papai te dizendo: -Comporte-se bem-. Ou o pastor, ou o padre, ou o sacerdote: -Você tem que pôr força de vontade-. Que vontade? Se você não tem nenhuma. Os desígnios de tua carne não se sujeitam a Deus, assim que, você vai dizer: -Pois, olhe, eu sou um fracassado-, então? Por isso é que muitos se sentem como a ovelhinha negra, porque dizem: -Rapaz, eu tentei, mas sigo caindo no mesmo...-.
Pois, se você tratou. Você pode tentar tudo o que você queira e vais falhar. Ah, e essa gente que tenta muito, aparentemente consegue, aparentemente consegue; mas levam uma carga que um dia o feixe de molas, sabe: -Não agüento mais. Isso é como pegar um porquinho e pintá-lo bem, ou, leitãozinho, pô-lo bem bonito e levá-lo a tua casa e dizer: -Olhe, eu sim que tenho um porco, um porco, um “chancho”(outra palavra para se referir a um porco)-, eu não sei como você o chama em teu país. E você pega o “chancho” e põe um lacinho e, olhe, e você passeia com teu “chancho”: -Rapaz, tremendo porco que tenho aqui. Isto sim que é um tremendo porco-. Espere que chova e dê um passeio com ele por aí, que quando ele veja lodo, diz: -Isto é o meu. Assim que, você pode tentar mudar, e isso é hipocrisia. Por isso as igreja estão cheias de hipocrisia.
-Apóstolo, e que vou fazer eu para as demandas de Deus? Deus só te pede uma coisa bem simples. Você sabe o que Deus te pede? –Preciso que você ponha uma informação em tua mente. –Mas, isso e nada mais, Apóstolo? Isso e nada mais, uma informação. A mente é o espírito. Você lhe põe a gasolina, a informação e o carro corre solto.
Então, é Deus quem vai fazer isto, não eu? Eu te garanto. Se você quer ser feliz: Pare de tratar. E se você tem uma mãe que fica todo tempo em cima, ou ten um familiar, um esposo, diga-lhe: -Olhe, deixe-me quieto já. –Não, mas prometa-me. –Não te prometo nada também não. –Não, mas eu espero que você mude. –Pois, não vou mudar nada. –Não, é que você vem caminhando mal. –Pois, sigo caminhando mal. Deixe-me, que quero entregar-me nas mãos de Deus. Vou para o Ministério Creciendo en Gracia, que vão me dar uma informação que vou vencer.
Agora, eu terei Bíblia para o que eu estou falando? Hebreus capítulo 13, verso 20. Todos vocês, os que têm vícios, que gostam de erva, que gostam de “party” (a festa), que gostam de “parrandear”(farrear). Em Porto Rico dizem “os que gostam de “mamitiar”(outra expressão que quer dizer: fazer farra). Escuta-me, porque tenho que te colocar uma informação para que reines, para que isso não te controle. Você precisa que Deus se meta em tua vida, mas que se meta ele. Ele tem uma forma de se meter em tua vida, e conseguir mudanças.
Vamos ver agora em Hebreus 13:20. O têm todos? Olhe, já não dizem: Aleluia. Aqui não fale más palavras que o sacamos daqui. Você pode dizer aqui como Carlos diz: -Não me fodas mais. Isso não é mau. Agora, dizer: Aleluia; isso é, Fora! Que ministério mais estranho este. Verdade que sim? Você diz aqui um Aleluia, rapaz, podem te olhar mal e tudo.
13:20 (Hebreus). “E o Deus de paz que ressuscitou dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, o grande pastor das ovelhas, pelo sangue do pacto eterno, faça-vos aptos em toda, olhe, faça-vos aptos em toda obra boa para que façais sua vontade, fazendo ele em vocês…” Fazendo quem? Já não é você. Diga: JÁ NÃO SOU EU.
Olhe, se você é um ser sofrido, e você ten uma debilidades que te envergonham, e você vem lutando, por quê você não dá uma oportunidade a que a palavra do Senhor entre a tua mente, e se rende? Renda-te nas mãos do Senhor. –Senhor, olhe, eu já não posso mais com este vício. Eu já não posso mais com esta situação. Eu tratei...-. E o Senhor diz: -Aí está o problema: Você tratou. Deixa-me. Fazendo ele em... Deixa-me a mim-. Mas, para isso tens que te render. Tens que te render.
Olhe, “fazendo ele…” Olha, olha que mistério. “Fazendo ele em vocês o que é agradável diante dele por Jesus Cristo”. Fazendo ele. Você sabe como é fácil o cristianismo? E por aí te dizem: -Rapaz, ser cristão é mais difícil-. Porque isso foi pintado a você pelos pastores que vivem no velho homem ainda. Pregadores que não conhecem o mistério da palavra e te põem peso: -Passem à frente os que estão mal-. Para quê você vai passar aqui à frente? A quê? Você pode passar aqui, e chorar: -Prometo-. Nada, continua na mesma. Todas essas igrejas que sempre estão cheias de gente, e o pastor orando: -Ajuda-o, Senhor-, e ele é pior do que o que está... –Ajuda-o-. Cambada de hipócritas!
Isso é hipocrisia. Se aqui todos andamos no mesmo bote, andamos com o velho homem em cima. Se ele não fizer, estamos liquidados. Se ele não faz. –Mas, é que eu tratei, Apóstolo-. Não, não trates mais. É uma nova glória que você vai entrar. A fé. A fé dele em ti. O único que ele te pede é que confesses a palavra. –Senhor, eu digo que está feito. Eu digo que minha vida entra em outra glória-.
Mira, é a mente e a boca. É tudo o que ele te pede, a mente e a boca, um conhecimento, e isso é fácil. Isso você faz deitado, se banhando, no trabalho dirigindo. É um trabalho fácil. Ele o advertiu: “Porque leve e fácil de levar é meu fardo”. Os homens tornaram isso difícil, mas Deus não o faz difícil. Ele disse que nesse pacto era fácil. Diz: “Por mais torpe que seja o que caminhar por esse caminho, por mais bruto, por mais torpe que seja não se extraviará”.
Mas o homem pegou isso nas mãos para manipular as massas, e feriram as ovelhas do Senhor. Ele é o grande pastor das ovelhas, e você é sua ovelha, e ele não vai te abandonar, é ele que vai fazer em ti o trabalho que você precisa. O que você tem que fazer é colocar a informação em ti mesmo e confessar a palavra. (Aplausos). Diz: “A palavra, a qual atua em vocês os crentes”.
Segunda aos Corintios capítulo 3. Vamos ver se é verdade. Segunda carta aos Corintios capítulo 3, verso 4, 5 e 6. “E tal confiança temos mediante Cristo para com Deus, não que sejamos competentes por nós mesmos para pensar algo como de nós mesmos”. Olhe, tantas pessoas pensam algo. Você já viu essas igrejas que dizem: -Eu sim que oro. Eu me levanto às cinco. Eu me levanto às 4 da manhã e o primeiro que faço é a chamada telefônica, ALÔ! Para falar com Papai Deus. Eu sim-. As igrejas estão cheias de gente que estão competindo, e fazem as outras senhoras se sentirem mal. –Essa é uma carnal, olha como se veste. E esse, esse não ora. Esse é um domingueiro. Aquele é isto-, e sempre estão, olhe, com o olho posto assim. Porque eles estão fazendo sua coisa, e então, pois, começam a competir porque a competência é deles.
Mas aqui Paulo diz: -Não para pensar algo como de nós mesmos, se nós todos somos maus-. Agora mesmo vou te dar um retrato Polaroid de quem você é, para que não esperes. Polaroid desses, Pss! Instantâneos. Por isso é que aqui, veja, nesta congregação, aqui não há isso de divisões como aquela igreja que você ia que se dividiam e tinham grupos. Aqui não podem ter grupos porque aqui todos somos…, (deuses. Gritam desde a congregação), mas em carne, em carne todos somos iguais: Maus. E não podemos nos conhecer na carne, porque se nos conhecemos na carne temos que ir embora, todos. Lembra de quando Cristo disse: -OK. O que esteja livre de…, atire a primeira pedra-. E começaram desde os mais adultos até o menor: -Pois, vamos embora-.
O que esteja livre de quê? Se aqui, como dizem em Porto Rico, “o que não tem dinga tem mandinga”, mas algo tem. Por isso aqui não nos fazemos sentir mal uns aos outros, e não podemos julgar a ninguém. Cada qual leva sua própria carga. Porque Deus nos ama a todos. Deus é nosso amigo. Por isso é que te dá palestras como esta, porque ele está expressando seu coração. Para que você não entre em culpabilidade, para que te ames, para que te aceites tal e como você é. –Não, mas é que eu levo um ano...-. Pois, espere dois. –Não, mas eu já levo três anos e não consegui isto-. Pois, quem sabe, em cinco o consigas, ou em dez. –Mas, é que podem me menosprezar-. Aqui ninguém tem que te menosprezar. Ninguém. Ninguém. (Aplausos).
Diz: “Senão que nossa competência provém…”. De onde? E como provém essa competência? Orando longas horas de joelhos? Não. A competência vem conforme ao conhecimento, e esse conhecimento entra em tua mente. E então, os anjos dizem: -Já tem o conhecimento, agora vamos tratar com ele-, porque esse é trabalho dos anjos. Você tem um anjo atribuído a tua vida, e é a ele que cabe dirigir tua vida. Porque como você que é um ser carnal, que Paulo diz que os desígnios de tua carne não se sujeitam à lei de Deus, então, agora Deus vai te pôr este peso? Ou seja, que ele te dana teu corpo e te diz: -OK. Comporte-se bem-. Você tem que lhe dizer: -Papai Deus. O que está acontecendo? Como vou me portar bem, se você mesmo me danificou? Isso é trabalho teu. Faze-o você. Eu não posso-.
Repousa, abençoado. Você tem que entrar em repouso, ainda que te passes da risca um pouquinho e depois regresses, sabe? Porque isso acontece. Isso é uma linha fininha que cada um leva sua própria carga. Mas você tem que aprender a entender que em todas estas coisas somos mais do que vencedores. Paulo disse: -Dou graças a Deus que sempre me conduz em triunfo-. Essa é a marca de teu automóvel: Triunfo. “Sempre te conduz em triunfo”. Esse é o carro que nunca fica velho, que não tem que mudar. Sempre te leva em triunfo.
Essa é a fé. A fé é a confiança. –Não, eu sei que eu vou vencer-. Olhe, eu levo... Faz mais de 20 anos dizendo: -Senhor, eu sou rico-. Mas, “d’onde tela, muchacho”(uma expressão que significa: Mas, eu não estou vendo nada disso em ti...)-. Fazia assim (faz gesto de procurar nos bolsos). Eu não sei quantas ofertas eu pedi a vocês para pôr tapetes novos e investir aqui todo este dinheiro. Ou quantos pasteizinhos eu vendi, ou quantas rifas fiz. Eu não tive que fazer isso, eu o saquei de meu talão de cheques. –Martín, o que se passa? –Dá-me mais oito cheques. Dá-me dez. –Dá-lhe. Ponha, equipe nova, luzes, aquilo. (Aplausos).
Perdão, e sem deixar de viajar. Viajando, pagando hotéis, pagando isto, pagando aquilo, pegando aviões. A palavra tem que correr. Sem maltratar também não. Quando estava em vermelho, você nunca me viu uma Quarta-feira aqui dizer: -Irmãos olhem, a coisa está... Eu não sei, vamos ter que fechar, ou tirar o programa de televisão-. Não, sempre positivo. Por quê? Porque nós estamos supostos a chamar as coisas que não são como se fossem. Se o teu neném te pede o brinquedinho que você não pode comprar. Você não vai dizer a ele: -Meu filho, não me peça isso. Eu não posso-. Você lhe diz: -Por agora, não, mas o terás-. Para que ensines também a ele. –Ah, ou seja, que minha mamãe não é (faz senha com o dedo polegar para embaixo). –Não, é que pelo momento não está, mas chegará-. Você tem que criar na mente deles o positivismo. (Aplausos).
Não podes conduzir a ele nesse estilo de vida assim. Se pode, é porque foi vestido do novo homem. O novo homem é como Cristo, que quando não tinha dizia: -Pedro, que tens na mão? Lance-, e tinha um peixe aí. Na última hora tinha um peixe. –Abra a boca do peixe-. Tinha uma moeda. E lhe dizia: -Pois, paga os impostos. Vá-. As pessoas de fé sempre tratam... Ainda que sejam às 11:59, aparece. Porque você é de fé. Diga: EU SOU DE FÉ. Se você é de fé, és abençoado juntamente com o crente Abraão.
Você não pode entrar em “subir nesse trem”(um trecho de uma nova musica do Bispo Iván) como diz Iván. Nesse trem de: não posso, no trem do não se pode, está má a coisa. Você não pode falar assim porque estragas a Miami. Nós somos muitos para estragar a Miami. Podemos arrumá-lo. Compartilhando uns com os outros, consertamos a Miami. Se você conserta a um, olhe quantos somos aqui. Um que você conserte, cada um, já no próximo ano teremos dobro consertado. Tens que falar a palavra.
Então, nossa competência provém de Deus, e é fazendo ele em vocês, o demais cabe a Deus. Se resultar mal, ponha na conta. Dize-lhe: -Olhe, aí-, que ele não joga isso na tua cara. Ele tem paciência contigo. -Vais seguir confiando? –Sigo confiando. Sigo dizendo. Seguirei dizendo. Sigo confessando o que tu dizes de mim, que você faze em mim, e o que você faze é bom.
Você sabia que teve um homem que era inimigo de Paulo? Você acha que os pastores de Miami gostam do que eu estou dizendo aqui? O quiosque deles vai à falência. Dizem: -Não, nós estamos dizendo: Paga o preço. Irmão, olhe, segure a batuta que Cristo vem e você fica. Então, eu aqui dizendo: -O preço está pago. Solta a batuta. Relaxa-te. Pois, você sabe que Paulo naqueles dias ele falava assim, e então, tinham outros apóstolos que diziam: -Olhe, este homem vai nos prejudicar nisto. Está dizendo que é fazendo ele. A pessoa tem que fazer a sua parte-. Mas é que tua parte está estragada.
E então, este apóstolo, irmão de Jesus na carne, Tiago, quando ouviu a Paulo dizer isso, ele lhe respondeu com uma carta. Encontre aí a Tiago para que você veja os inimigos de Paulo, como os terei eu e você também se pregares isto que te estou dizendo. Tiago que é Jacobo, vice-presidente do evangelho da circuncisão, assistente de Pedro, imagine, assistente de Pedro.
Capítulo 1. Note bem como este homem, os inimigos que Paulo tinha. Por quê isto não se pregou em 2000 anos? Porque Paulo tinha uns inimigos que escreviam, ao escrever, pois, contradiziam, porque mataram a Paulo e eles seguiram escrevendo cartinhas. Então, veja bem, esta é uma das cartas que escreveram depois.
Como Paulo dizia: -É fazendo ele. Nossa competência provém de Deus. Os desígnios de minha carne não se sujeitam à lei de Deus. Eu não posso fazer nada, é ele, fazendo ele. Se ele não fizer, estou liquidado. Eu fiz o que ele me pediu, tenho o conhecimento, sou mais do que vencedor, estou livre do diabo, passei de morte à vida, tudo posso em Cristo que me fortalece. Eu posso dizer tudo isso, mas de aqui até lá... O querer está em mim, mas não o fazê-lo. DIGA Romanos 7, porque o querer o bem está em mim, mas o fazer, há um grande trecho. Do dito ao feito há um grande espaço-.
Pois, Tiago quis menosprezar a Paulo, e olha o que diz no verso 22 do capítulo 1. Para que entendas por que o sistema está em confusão. “Mas, sede praticantes da palavra e não tão somente ouvintes”. Viram? Diz: “Enganando-vos a vós mesmos. Porque se alguém é ouvinte da palavra, mas não praticante…”. Notaste? Esses eram os inimigos de Paulo. Paulo escrevia e depois vinha Tiago e dizia: -Hey. Cuidado. Que os anticristos estão dizendo por aí, os salvos sempre salvos estão dizendo que é fazendo ele. Não, não, é fazendo você-.
Por isso é que o sistema, estes pregadores, um dia, no Domingo aparecem: -Irmãos, repousem, tudo está bem-. E você diz: -Ai, como o Pastor falou bem-. Então passam 7 dias, e no outro Domingo é: -Irmãos, tem que ser praticantes da palavra, porque se não, você está se enganando a si mesmo-. Então, esses são dois espíritos: circuncisão e incircuncisão; dois evangelhos. Então, pegam a tua mente e a reviram.
Olhe, olhe isso aí. Vamos seguir lendo. Olhe. ALÔ! Orelhinha. Aí é que está o mistério da iniqüidade escondido, que as pessoas pensam que estes livros todos estão de acordo um ao outro. Não. Você tem que entender que Paulo disse: -Tenham cuidado ainda por carta como se fosse nossa-. Como quem diz, ele já vinha dizendo: -Tenham cuidado que virão umas cartinhas por aí-. Porque, olhe, esta é a carta de Tiago, de Tiago, pessoal dele.
E olha como diz. Diz: “Porque se alguém é ouvinte da palavra mas não praticante dela, este é semelhante ao homem que considera num espelho seu rosto natural. Porque ele se considera a si mesmo, e se vai, e logo esquece como era. Mas ao que olha atenciosamente na perfeita lei…” Rapaz. Diz a da liberdade. E quem disse que a lei é da liberdade? Se isso é um ministério de morte. “A da liberdade, e persevera nela, não sendo ouvinte esquecido, senão praticante da obra…”. Viram? “A obra”. “Este será bem aventurado no que faz”. Imaginem.
Por um lado, você sabe? É como o que foi a uma igreja e se sentou na parte de trás e entrou um irmão e o saudou, e lhe disse: -Bem-vindo. Boa noite. Como está? Você é visitante? –Sim. –Repouse que o Senhor lhe ama. –Olhe, que bacana é esta igreja. Mas passou outro depois e lhe disse: -Bem-vindo irmão. Como está? Olhe, o diabo anda rugindo como leão. Cuidado. -¡Uff! Diz: -Pois, aquele me disse: Repousa. E agora este me diz. Sabe? É como um neném que vai até seu papai e o papai lhe bate com o cinto, e então diz: Mamãe! E então, a mamãe lhe dá uma bofetada. Ele diz: -Em que ficamos? A onde irei?
Olhe, isto é um pouquinho grande. Isto vai ter que ter uma segunda parte porque a outra... Crentes nus. Ai Pai.
Vamos terminar com Colossenses 3:10, e depois retocamos isto em outra ocasião. Colossenses capítulo 3, verso 10. Este é o mandato. Isto é um mandato, se não o fazes te privas do serviço angelical. Há anjos que querem te ajudar. Diga: HÁ ANJOS QUE QUEREM ME AJUDAR. Mas você tem que fazer isto.
Olha como diz o verso 10. “E revestidos do novo, o qual conforme a imagem do que o criou vai se renovando até o conhecimento pleno”. Até o conhecimento quê? Revestidos. Esse novo homem que está em ti, tua mente representa um anjo. Você é um anjo que encarnou num copo de barro. Essa mente é a mente de um anjo. Como se chama? Eu não sei. Eu conheço o meu. Ou seja, a hierarquia que eu venho é hierarquia arcanjo, o nome eu não o sei. Mas você é uma hierarquia, e então, aí está a mente. Agora, essa hierarquia, Paulo disse que é um tesouro, e o salmo, David diz: “Eu disse: Vós sois deuses”. Então, tua carne cumpre um papel aqui para que você cresça espiritualmente. Tua carne não vai te ajudar, teu corpo físico não tem parte neste pacto.
Agora, há um conhecimento que é a graça, que você continua depositando e vai se formando esse deusado, até que um dia explode, e solta o corpo, e entramos no mundo espírito. Temos que nos vestir do novo homem. Sabe por quê? Porque quando o novo homem fala os anjos escutam. Agora, o velho homem, os anjos não vão dar-lhe voz, porque o velho homem gosta de tentar: -Anjo, se você é verdade, manifesta-te. Faz que deixe de chover agora mesmo-. Você sabe? -Olhe, é verdade. Existe-. O velho homem gosta de tentar, mas o novo homem o faz com bom proceder. Vai-se educando até que chega o momento que você fala e aí vai o anjo. –Falou conforme a minha vontade-, e vai fazer uns milagres lindíssimos em tua vida.
Não te canses de confessar. Não sejas preguiçoso na confissão. (Aplausos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário