Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, maio 16, 2006


Desta vez, vamos, começar pela Escritura, o velho pacto. Assim que, todos os que tenham o velho pacto com vocês, em Isaías 46. E se você vir a um visitante e puder lhe emprestar sua Bíblia, faria muito bem para que ele identifique, para que aprenda a confiar no que está lendo, sabendo que está na Escritura.

Vocês estão bem bonitos hoje aqui. Quantos apreciam a música, o louvor que apresenta nosso abençoado? (Aplausos).

Em Isaías 46. Este é um verso bem conhecido pelo ministério porque fala do começo de um ser humano aqui na terra. Os que não estejam acostumados olhem bem o que estão lendo. Porque Deus fala que ele se mete no ventre das mães e dá começo a um bebê pondo um espírito nele. Porque o pai e a mãe o que podem fazer é formar carne, podem formar o barro, mas se Deus não põe espírito, então nasce morto. Não, não teria vida.

Quando se faz uma ultra-sonografia e vêem que o bebê se move, ou quando uma mãe sente que o bebê está dando chutes e socos, é que já o espírito está no bebê, porque tem vida. Um corpo sem espírito está morto, seja dentro ou fora. Todo corpo físico sem espírito, morre. Portanto, aí fala de um começo muito interessante e devemos lê-lo detidamente.

Verso 3, em diante, (Isaías 46), por favor. Diz: “Ouvi-me, oh casa de Jacó, e todo o resto da casa de Israel, os que sois trazidos por mim desde o ventre”. Você sabe por quê diz: Os que são trazidos por mim desde o ventre? Porque nem todos são trazidos por Ele. Para as visitas que estão aqui; os que vêm de Caim não são trazidos por Ele, os que vêm pela linha de Abel... Você ouviu falar quando alguém diz: -Este é pior do que Caim? Isso não se diz assim por dizer isso tem um propósito.

Então diz: “Os que sois trazidos por mim”. Há outros que eu não trago. Agora, os que sois trazidos por mim, esses espíritos escolhidos, a esses, olhe o que diz o que Ele faz a esses, e ele é exclusivo. Você é exclusivo com teus filhos. Verdade que sim? Você presenteia a teus filhos com boas coisas, mas aos rapazes que você vê pela rua, talvez por misericórdia você pode lhes presentear algo, mas não o que você dá a teus filhos. Diga: A MEUS FILHOS. Teus filhos, você os trata diferente, porque são teus filhos, saem de ti.

Agora, Deus diz: “Os que sois trazidos por mim, olha o que diz, os que sois trazidos por mim desde o ventre, e logo que chegam diz, os que sois conduzidos desde a matriz”. Há uma formação que Deus vai dando a esse bebê, que é predestinado, escolhido, que Deus dá seguimento desde lá de dentro, e está cuidando dele.

As mães que perderam filhos, que às vezes se perguntam: -Senhor, por que o levou? Há crianças que não cumprem a missão a que foram enviadas, e há versos bíblicos para isso. Assim que, se você perdeu uma criança que teve vida, que teve cinco meses, quatro, seis e o perdeu, não é ocasião para falar disso porque me desviaria do tema, mas há explicação bíblica.

Agora, os que sois trazidos e conduzidos, ou seja, que Deus os vai vigiando como a Moisés, que ainda que o tenham posto num cesto, já estava sendo cuidado e ele tinha que ser cuidado. Como Paulo, que diz: Agora; Paulo perseguia aos cristãos e os obrigava a blasfemar. Mas então, quando Paulo, agora que é apóstolo diz: -Olhe, agora compreendo que desde o ventre de minha mãe Deus me conduzia para ser apóstolo aos gentios. Então, se você está aqui nesta noite você é um espírito que Deus vem com essa calma tratando contigo para ver se te agarra.

Então, olhe o que diz: “Os que sois conduzidos por mim, os que sois trazidos, conduzidos desde a matriz”. Então, diz isto deles: “E até a velhice eu mesmo, e até às cãs vos suportarei eu; eu fiz”. Não foram teus papais. Isso não foi um capricho teu, não. Há espíritos que são perseguidos por ele, que ainda que dê um soco em alguém, ainda que caiam pelas escadas, o neném não morre. Ha! Ha! Passam sustos, pegaram sarampo, varíola, uma doença, rapaz, e não morre, tem mais vidas do que um gato. E é que é uma pessoa que Deus se fixa nele. Desde o ventre o vem monitorando, desde o ventre.

Diz: E a esses, “até a velhice eu mesmo, e até as cãs vos suportarei eu”. Olhe, eu vi uma “cãzinha” em mim hoje por aqui. Eu não tenho muitas, mas tenho umas tantas por aí escondidinhas que estou checando-as. Mas, bem, e os que têm muitas, pois, olhe para o lado e diga: -Como te suportam-. Ha! Ha!

Diz: “E até a velhice eu mesmo, e até às cãs”. Você sabe por que até as cãs? Porque há pessoas que não entendem, e chegam a velhinhos cheios de cãs, e aí é que Deus os atinge. Porque são travessos, e Deus lhes procura a volta e não encontra como achá-los. E se refugiam em religião, refugiam-se aqui, refugiam-se lá, dão mil voltas, passam por mil religiões, e Deus monitorando a ele, procurando ver se o agarra.

Diz: “Eu fiz, eu levarei, eu suportarei…”. Olhe, duas vezes diz: Suportarei. “Eu suportarei e guardarei”. Olhe, eu me pergunto: -Mas, e por quê tem que suportar? Que, que são maUs? Comportam-se mal? Sempre é como quem diz. Não diz aqui: Que os que são trazidos por mim. É porque são ovelhas e as ovelhas é o animal mais teimoso que há. Perde-se, extravia-se, o pastor tem que estar tomando conta porque o lobo vem e faz festa com eles. Porque são pessoas que ainda que não o sabem têm como uma confiança nelas mesmas, em seu andar pela vida, como se algo lhes dissesse que tudo vai sair bem para elas.

Olhe, eu me portei mal quando jovenzinho, mas eu tinha algo dentro que sempre me dizia: -Esqueça-te, que você sai disto-. Ha! Ha! Ha! Já aconteceu isso a você? Sim? É como se a pessoa tem uma confiança extra, como se soubesse que Papai Deus está por aí pertinho, digo, os escolhidos. Os escolhidos são assim, mas temos que suportá-los. Eu não sei por que é que tem que se suportar. Porque aquele se sente assim às vezes se porta um pouquinho mal e exagera, e faz coisinhas que não deve, e há que se estar suportando-o.

Logo ele diz: Tenham cuidado a quem vocês me assemelham. Vejam, o outro verso, diz: “A quem me assemelhais, e me igualais, e me comparais, para que sejamos semelhantes?”. Diz: “Sacam ouro da bolsa, e pesam prata com balanças, alugam um ourives para fazer um deus disso; prostram-se e adoram ao boneco de ouro. Sobre os ombros o tomam, levam-no, e o colocam em seu lugar; ali está, e não se move de seu lugar. Gritam a ele, e também não responde, nem livra da tribulação”.

Você se recorda quando você orava a uma virgenzinha, a um santinho? Porque foi feito, foi feito de prata, de gesso. E aí: -Ajuda-me, Santo Aleixo, São Isto...-. Eu me lembro que eu era San Martín de Porres, “Fray Escoba”. Mas eu lhe falava, chorava, mas como era de gesso, poderiam ter feito daquele gesso um cachorro ou um santo porque é de gesso. E então, Deus diz: -Vocês me assemelham a um ídolo? Não! Eu mesmo sou quem os cuido a vocês, é um atendimento especial meu. Eu não sou um boneco, eu não sou um ídolo-. Você sabe que o que Deus mais odeia é que você olhe a uma imagem antes de confiar em que ele está? (Aplausos).

Verso 7. “Sobre os ombros o tomam, levam-no, e o colocam em seu lugar; ali está, e não se move de seu lugar. Gritam-lhe, e também não responde, nem livra da tribulação. Lembrai-vos disto, e tende vergonha, sem vergonhas…”. Olhe, eu já tenho vergonha porque eu já me atrevo a isso. “Lembrai-vos disto, e tende vergonha; olhai para dentro em vós, desperta! Prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas desde os tempos antigos; porque eu sou Deus, e não há outro Deus, e nada há semelhante a mim, que anuncio o por vir desde o princípio, e desde a antiguidade o que ainda não era feito; que digo: Meu conselho permanecerá, e farei tudo o que quero”.

Ou seja, Deus está nos dizendo: -Olhe, abençoado, os meus escolhidos eu tenho que suportar-. O quanto Deus me suportou a mim. E que bom que ainda estou em pé, porque tem que nos suportar; suportou-nos, até as cãs, nos suportou. Os escolhidos de Deus não são gente boa. São bons em intenção, mas se portam mal porque há que os suportar. Digo, Deus esperando que um dia vá melhorando a coisa, porque estamos chamados a dar bom testemunho. Verdade que sim? Mas, se estamos chamados a dar bom testemunho é porque há probabilidades de não o darmos.

Veja, Deus nos coloca em pacto. Olhe o pacto que Paulo diz que agora estamos. Diz que o espírito que ele pôs em ti é um espírito de poder, de amor e de domínio próprio. Ah, Deus diz que não é você, diz: “Fazendo ele em vós”, que não é nem você. Exigem-te bom testemunho, mas não podes dá-lo. Exigem-te que te portes bem e você não pode fazer nada, porque tens um corpo que está contra ti. O mesmo corpo em que ele te pôs é teu pior inimigo.

Então, ele diz: -Olhe, eu, eu sou tua suficiência-. Você não é suficiente como para pensar algo de ti mesmo, senão que nossa competência provém de onde? De Deus. E isso é o que diz o pacto. E o que é que a pessoa faz quando ouve, por exemplo, três manifestações assim: “O Espírito que pus em ti é um espírito de domínio próprio”; e você diz: -Senhor, confesso que tenho domínio próprio-. “Fazendo ele em vós”; -Senhor, confesso que você faz em mim-. “Vossa competência, somos ministros competentes. Diga o débil forte sou”. Então, o que você faz, você confessa, verdade? Primeiro, é o conhecimento. –Eu já tenho conhecimento que não sou eu; é ele-. Logo vem o segundo passo, primeiro conhecimento, o segundo passo é o confesso, o recebo; terceiro passo, eu chamo as coisas que não são como se fossem. Esse é nosso dever, a nossa parte é essa. Mas, o que acontece quando passa o tempo e você confessou tudo isso, e por enquanto te encontras... A tua medida não está muito boa, está cometendo erros, que te estás te portando mal?

Há um verso em Segunda aos Coríntios 13:5. Vamos procurá-lo rapidinho, Segunda aos Coríntios 13:5. Todos encontraram? O verso 5 diz: “Examinai-vos a vós mesmos se estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não vos conheceis a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós, a menos que estejais reprovados?” Você sabe, quando você confessa a palavra, porque você tem o conhecimento e o espírito te dá testemunho de que você é um crente em Cristo Jesus, mas por enquanto te encontras que estás te portando como não deves. Você sabe que eu me fiz essa pergunta? Para mim. Eu a ponho a ti porque eu primeiro aprendo e logo a compartilho contigo. Paulo diz: “Para consolar com a consolação com que fomos consolados”. Porque eu fui consolado, e eu quero consolar a ti. Porque teu dever é confessar, teu dever é reclamar isso: -Pai, eu recebo-. Agora, o problema é o fator tempo, o fator tempo. Às vezes as mudanças não vêm assim. Às vezes te toca padecer, te toca combater o bom combate da fé -Pai, eu recebo que minha vida está em tuas mãos. Eu recebo que você me dá forma como o oleiro dá ao barro-.

Eu padeci isso. Você não vê que nós fomos chamados a uma liberdade que até este dia ninguém a tinha entendido? Você não vê que os homens se portam bem por mandamentos? Todas as igrejas têm mandamentos: -Aqui, para você ser um membro, as mulheres têm que se vestir desta forma, os homens têm que ter um testemunho inatacável, que tem que encher até uma aplicação-. Há igrejas que você tem que preencher um questionário, e tem que pôr se foi casado mais de uma vez, ou duas vezes. E antes de recebê-lo como membro o chamam a um comitê e lhe dizem: -Por que você se casou duas vezes? Pois, você não está qualificado para esta congregação. Aqui somos muito bons e muito santos-. Não, há igrejas assim. Há outras que não dão o questionário, mas do púlpito estão te castigando constantemente até que você diz: Mm! Aqui eu não caibo. Estão me olhando de lado. Sim, pelo conceito doutrinal. A doutrina é quem forma a um grupo, a doutrina é o que forma a igreja. E então, aí está a família da fé.

Olhe, eu da família da fé, que são vocês, eu não me envergonho de nenhum, ainda que se porte... se espatife, aconteça o que for. Eu tenho família da fé que estão até presos, e eu ainda lhes envio beijinhos desde aqui enquanto não saem de lá. Que, que porque ele está preso tem menos espírito? Não. Há abençoados que caem presos. Há abençoados que se divorciam. Há abençoados que passam por situações que não quiseram e passaram. E daí? Por isso deixam de ser abençoados? Não, são parte da família da fé, e há que respaldá-los e ajudá-los.

Olhe, eu me recordo de Robertito Pedra Viva, que agora está na nuvem de testemunhas. Robertito era um rapaz, imagine só, esteve no exército, no Vietnã, esteve a ponto de morrer uma porção de vezes, usou todas as drogas do mercado, a lista completa. Aquele ali tinha tudo, olhe, adúltero, fornicário, bêbado, viciado em drogas, “tramposo”(que faz trampas), brigão, tinha de tudo. Mas, há uma diferença, que Robertito era um escolhido de Deus. (Aplausos).

E então, qual é meu dever como ministro de Jesus Cristo. Diz: “Os que sois levados por mim desde o ventre”. Uma vez, Cristo disse: “Porquanto estive preso, porquanto estive preso e fostes visitar-me”. E mais, em outra ocasião disse: “Lembrai-vos dos presos, como se vocês estivessem presos ali com eles”. Porque Deus tem gente que passa por situações, que isso lhes envergonha, e mais, há pessoas que lhes passam coisas que até se mudam a outros lugares para começar de novo. –Oxalá ninguém me pergunte, e mais, vou mudar até o nome-. Graças, que a ti não te passou nada e você é tão bom. Verdade que sim? Mas, há outros que não têm a mesma sorte que você, e você precisa amá-los.

Pois, eu, a Robertito, lhe dei todo o amor que pude. Eu o recebia e passava um ano, dois anos, três anos e ao quarto se portava pior, porque é que esta palavra é tão rica que lhe trazia tanto repouso que então, portava-se pior. E mais, uma vez me disse: -Olhe, Apóstolo…- Veja bem o que ele me disse uma vez, que atrevido, que eu por pouco pensei que eu estava perdendo tempo. Disse-me: -Apóstolo, olhe, veja bem, que agora quando você prega a palavra e eu chego a minha casa, eu uso um pouquinho de erva e a vejo mais clara-.

Eu lhe disse: -Robertito, você está fazendo isso a mim? Mas, você não vá trazer isso aqui, que a polícia vai te colocar preso e vão dizer que esta igreja é uma igreja que está promovendo isso. –Não, não, não, não. Isso eu o faço por lá. –Rapaz, mas como me defraudas. Tanto que eu confiei, tanto que eu confessei que tua vida vai melhorar. E me dizia: -Rapaz, Apóstolo. Perdoa-me. É que se você soubesse. Eu pensava que você ia me aplaudir porque olha, olha que eu me portava mal, agora o que me resta é uma ervinha e veja bem, e te defraudei-. Porque para ele, ele medindo o mal que era chegar a uma porcariazinha assim, ele disse: -Rapaz, agora o Apóstolo me dá um aplauso-.

Essa semana não pôde dormir e apareceu no Domingo e me disse: -Apóstolo, decidi ir-me da igreja. -Vais embora? –Sim, porque em verdade eu me dei conta que eu já estou aqui há vários anos e eu não melhorei em nada. Assim que, eu, olhe, eu te amo tanto a ti que vou te prejudicar e vou prejudicar aos irmãos. Assim que, eu creio que é melhor que eu me vá-. Olhe, se eu chegasse a ter legalismo e não tivesse o amor de Cristo derramado em mim, eu lhe diria: -Bem, pois vá embora enquanto te limpas-. Você sabe o que eu lhe disse? Pois, Robertito, pois, olhe, pois eu me vou também. Diga-me para onde você vai para eu ir também. Porque Cristo uma vez disse: -Olhe, o que esteja livre de… Porque quiçá para ti a vida de Robertito era bem má. E você não, você é muito decente, mas, tens uma ira dentro. E Cristo disse que o que entra não contamina, é o que sai. O de Robertito era tudo entrando, mas o teu pode ser de dentro para... (Aplausos). ALÔ!

Olhe, há pessoas que são uns experts e não fazem nada; não fumam, não bebem, não fazem, não dançam, são gente espetacular, de uma conduta inatacável, sempre com juízo claro; mas procures em seu coração, que têm uns ódios e uns desprezos e não suportam àquele que é mau, e são pessoas que estragam a seus filhos, sua família, a estragam, porque são tão estritos... Bem, isso lhe passou, a parábola do filho pródigo. Que passou? Que tinha um que foi jogar tudo fora, e tinha outro que ficou. Esse era o pior, o que ficou com o papai. Por quê? Porque quando o irmão regressou arrependido, se zangou. E disse: -Por que você dá amor a este bandido que foi e jogou tudo fora? –Mas, e você que está aqui comigo se zanga por isso? O que está havendo aqui? Os religiosos são assim, os religiosos não suportam ao mau.

Agora, olha o que diz o apóstolo Paulo. Vamos a Primeira carta a Timóteo, capítulo 3. Vamos procurar isso porque há que aplicar todos os ângulos. Quando todos tiverem encontrado, me dêem um Aba Pai. “Palavra fiel: Se alguém anseia bispado, boa obra deseja. Mas é necessário que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher”. Isso não quer dizer que não seja divorciado, ou seja, que sempre tenha tido mais que uma. O que trata de dizer é: que, se divorciou de uma e tem outra, que se mantenha com uma. Isso é o que trata de dizer.

“Marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, decoroso, hospedador, apto para ensinar; não dado ao vinho”. Não dado significa que pode tomar vinho, mas não dado, não entregado, “borracho”(bêbado). “Não tendencioso, não cobiçoso de ganhos desonestos, senão amável, aprazível, não avarento; que governe bem sua casa, que tenha a seus filhos em sujeição com toda honestidade (pois o que não sabe governar sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não um neófito, não seja que se envaidecendo, caia na condenação do diabo”. “D” minúsculo, diabo, opositor. “Também é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, para que não caia em descrédito e em laço do diabo”.

Ou seja, que você não pode dizer: -Olhe, como o Apóstolo me consolou-. Sim, há consolo diante de Deus, mas você tem que ter bom testemunho com os de fora. Você não vê que nós fomos chamados a uma liberdade tão tremenda, tão e tão tremenda que descuidamos de nossa carne? A mim não me molesta que isto vá para a Internet e que toda Miami escute. –Olhe, está aceitando que esta graça produz também certo descuido-. Não! Porque é que nós temos que aprender a nos comportar dentro do terreno da liberdade, você não vê que é bem fácil falhar? Você não vê que olha, não há condenação, tudo me é lícito, ninguém te conhece em carne, ou seja, nós estamos com um cartão de crédito que te disseram: -Usa-a. –Mas, quanto é o limite? –Usa-a-. E então, descuidamo-nos. Descuidamo-nos.

Nessas convenções que nós tivemos, graças a Deus que ainda nos recebem, podemos voltar. Estamos como a licença quando te dão um, dois “tickets” (multas), três “tickets”, tiram a tua licença, porque nos descuidamos. Em Apo’s Restaurant, ai, que descuido. Têm ido gente ali que nem são do ministério e dizem: -São do ministério? Olhe, como se divertem-. Mas há que ter bom testemunho com os de fora. Temos que nos puxar as orelhas até às cãs, até as cãs.

Bem, eu comecei este ano pensando tanto. Olhe, que liberdade tão gloriosa. Mas é que esta liberdade tem umas demandas tremendas, umas demandas que, olhe, se Deus cantasse como Celia Cruz diria: ♫Você abusou… tirou proveito de mim, abusou…♫

Mas, olhe, tudo obra para bem. Verdade que obra para bem? Você notou a medida que deste? Como é tua medida? Não responda, que isso é para ti e para Deus.

Primeira carta aos Coríntios, capítulo 9. Esse Paulo, como nos consola. Graças a Deus por meu apóstolo Paulo, que nele é que eu encontro consolo para consolar a ti. Você sabe o que acontece? Que nós somos um espetáculo. E a nós, os pastores em Miami, olhe, essa gente, essa gente sim é que são maus. E esses sacerdotes são piores, porque esses são homossexuais, e fazem mil coisas, escondidos. E estes pastores são ladrões, magoam. Eu tenho evidência disso, mas isso são eles porque eles não são espetáculo. O problema é o que encontrou a pérola de grande preço, como nós. A nós, estão nos vigiando no mínimo. Esses sacerdotes são pegos a cada momento fazendo coisas e os escondem, isso para que não saiam à luz, porque há os que não saem. Roma está muito preocupada.

Eu li um artigo de pastores protestantes, numa revista americana, porque a igreja protestante nos Estados Unidos é a maior, são milhares e milhares de pastores. E as coisas que eu li nessa revista, mas como eles não são espetáculo, eles são batistas, metodistas, pentecostais, põem a culpa às denominações. Mas nós não somos uma religião, nós somos um povo que entendemos, que fomos trazidos, conduzidos, cuidados, protegidos.

E olhe o que aconteceu ao Apóstolo, veja bem o que se passou com ele e aprenda disto. Todos com Bíblia quero a todos com Bíblia agora. Leia para o lado com o que seja, porque aqui há muita revelação. Diz: “Não sou apóstolo?” Primeira carta aos Coríntios, capítulo 9. Olhe o que ele diz. “Não sou apóstolo?” Como quem diz: -Sim, eu sou apóstolo-. Diz: “Não sou livre? Não vi a Jesus o Senhor nosso? Não sois vós, minha obra no Senhor? Se para outros não sou apóstolo, para vós certamente o sou; porque o selo de meu apostolado sois vós no Senhor. Contra os que me acusam, note bem que a Paulo o acusavam, contra os que acusam esta é minha defesa: Também não temos direito de comer e beber?”

Olhe, uma pessoa tem que dizer comer e beber, para beber água? Beber água... Você tem que beber água porque senão, te desidratas. Está falando: “Não tenho direito de ter uma comidinha, e dar meus traguinhos normal em controle?” Isso é o que está dizendo, digo, se você está, a menos que você tenha a cabeça eu não sei onde. Sim, porque os evangélicos dizem que não se pode beber, isso é pecado. Agora, o meu apóstolo me diz: Não, não, eu tenho direito a comer e a beber em controle, em sujeição, em domínio próprio, em bom testemunho. Claro que tenho direito.

Olha o que diz: “Não temos direito de trazer conosco uma irmã por mulher como também os outros apóstolos?” O primeiro Papa, Pedro, não tinha esposa? Claro, se Cristo lhe curou a sogra. Por isso foi que o negou, porque lhe curou a sogra. Não, mas, olhe, o tema é outro, mas aqui a vocês os religiosos que lhe disseram que Papa nunca se casa, o primeiro se casou. Nos enganaram e mentiram para nós, tudo isso é mentira. Ele mesmo diz isso aqui: -Que, os demais apóstolos, eles tiveram mulher, eu não posso ter uma? Porque a Paulo, o estavam vigiando, naqueles tempos, vigiavam a Paulo. Não vê que chamavam a ele de promotor de sedições, baderneiro?

Chamavam a Paulo, como a mim, como me tratam a mim em Miami, rapaz, de mim dizem que eu... O que não dizem de mim, e não é longe, minha própria família. –Rapaz, esse é... Olhe-. E tão bem que eu os trato a eles. Mas como eu represento uma palavra que produz inveja naquele que não a conhece, e uma liberdade que as pessoas me vêem tão livre, me vêem tão relaxado que dizem: -Hum. Não o vemos assustado, não tem medo-. E aqui você tem que estar assustado para que te tratem bem, para que pensem que você é bom, você tem que dar aparência de piedade, andar como um santinho, dizem: -Esse é boa gente-.

Diz: “Como também os outros apóstolos, e os irmãos do Senhor, também tiveram, os irmãos do Senhor, ALÔ! Tiveram esposa, e Cefas, que é Pedro, porque se por acaso alguém diga: Pedro não. Cefas”. Todos tiveram mulheres, todos se casaram devidamente como tinham que o fazer. Ainda que eles não, eles, a história diz que eles arrastavam as mulheres e as viúvas nas casas, digo, história. Não estou aqui por atacar aos protestantes nem aos católicos, porque esse não é meu papel. Meu papel é despertar teu claro entendimento para que tenhas maturidade e saibas do que estamos falando.

“Ou só eu e Barnabé não temos direito de não trabalhar? Quem foi jamais soldado a suas próprias custas? Quem planta vinha e não come de seu fruto? Ou quem apascenta o rebanho e não toma do leite do rebanho? Digo isto só como homem? Não diz isto também a lei? Porque na lei de Moisés está escrito: Não porás focinheira ao boi que debulha. Tem Deus cuidado dos bois? Ou o diz inteiramente por nós? Pois por nós se escreveu; porque com esperança deve arar o que ara, e o que debulha, com esperança de receber do fruto. Se nós semeamos entre vós o espiritual, é grande coisa se recebermos o material?”

Você sabe que há pessoas que pensam que um pastor não deve cobrar. Olhe, a mim me presentearam este anel faz como 8 anos e tem diamantes por montões, e então, aqui tinha um diácono, graças a Deus que não está, porque é que gente assim não pode ficar aqui. Um dia ele entrou e me viu a mão e disse: -Apóstolo e esse anel? –Me deram de presente-. O joalheiro te recordas? José Do Porto. Deu vontade nele de me presentear, e eu vou dizer-lhe que não para que não digam? Não, eu não. Eu, o que me dão eu uso. Se eu gostar e for bom eu uso. Sabe o que ele me disse? Disse-me: -E por quê você não o vende para a obra do Senhor? E eu não tenho problemas com isso, eu vendi mais do que isto para a obra do Senhor. Vendi minha própria casa com carros e tudo para começar isto, não vou vender um trapo de anel, eu?

Mas que eu olhei para o dedo dele e ele tinha um montão de anéis assim, e eu lhe disse: -Olhe, e por quê você não vende o teu também? –Ah não, eu não. E eu lhe disse: -Pois, e por quê você quer que eu o venda? Qual é a diferença? Há pessoas que são atrevidos. Bem, mas como esta leitura é tão longa, depois você a lê se quiser, o capítulo 9, em tua casa. ESTUDA-O.

Mas, olhe o que diz o verso 24. “Não sabeis que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só se leva o prêmio? Correi de tal maneira que o obtenhais. Todo aquele que luta, de tudo se abstém; eles, na verdade, para receber uma coroa corruptível, mas nós, uma incorruptível. Assim que, eu desta maneira corro, não como à ventura; desta maneira brigo, não como quem golpeia o ar, senão que golpeio meu corpo”. Daí é onde os religiosos... Lembra, os tempos religiosos que se davam e usam pedrinhas nos sapatos, e se punham correias com arames farpados, e caminhavam de joelhos até sangrar? Mas não é esse tipo de golpeio de corpo, é levar cativo os desejos carnais do corpo é o que está falando aqui.

Diz: “Desta maneira brigo, não como quem golpeia o ar, verso 27, senão que golpeio meu corpo, e o ponho em servidão, não seja que tendo sido pregador para outros, eu mesmo venha a ser…” Agora, que eliminado é este aqui? De salvação? Não, não estamos falando de salvação. Eliminado em que se eu não cuido chega o momento em que não posso subir ao púlpito, não me atrevo. Ou seja, você tem ministério? Os dons são irrevogáveis, não há quem os tire, mas ser arauto, manifestar o dom, se você se deixar levar pela carne chega o momento em que não podes subir mais ao púlpito porque dás vergonha. Porque não tens bom testemunho com os de fora e estão te checando, estás dando mau testemunho.

É perigoso. Perigosíssimo. Imagine que eu me porte de tal forma que não possa pregar mais. Que feio se vê isso, um apóstolo sem chamado. É que esta liberdade é tão linda que a pessoa se descuida. Mas estão te vigiando, os de fora. Há pessoas que se escandalizaram com coisas que viram de membros desta congregação. Viram coisas: -Olhe, mas esse aí é do ministério? Que é isto? E que é aquilo?

Romanos, capítulo 14. E há uns que se cuidam. Mas há outros que não lhes importa, ao ar livre em puro espetáculo e não há verdadeiro espetáculo, outro. E então, as pessoas vêem e levam isso a outro, e então, o outro se escandaliza porque é débil na fé, e deixa de vir. E às vezes vemos cadeiras vazias e não sabemos por que é, e é porque alguém disse: -Não, eu não vou aí-. Então, cabe a nós, olhe, cerrar fileiras, ter cuidado. E tenha cuidado com o que eu digo. Não interprete isso como te der vontade. Sim, porque às vezes eu digo coisas, e aquele diz: -Não, o Apóstolo o que quis dizer é que comamos e bebamos que amanhã morreremos-. Não, eu não disse isso.

Olha o que diz Romanos, capítulo 14, verso 13. “Assim que, já não nos julguemos mais uns aos outros, senão, melhor, decidí”. Diga: DECIDÍ. “Não pôr tropeço ou ocasião de cair ao irmão. Eu sei, e confio no Senhor Jesus, que nada é imundo em si mesmo, mas para o que pensa que algo é imundo, para ele o é”. Porque há gente débil na fé. Há pessoas que você pode dizer coisas que fulano diz: -Isso é uma bobeira-. Mas há outros: -Olha o que disse-.

Olhe, eu tenho ido a países que dizem umas palavras e as pessoas nem reagem... Mas eu em Porto Rico com uma débil consciência, fiquei vermelho. Eu vi em Costa Rica a esposa de um pastor dizer à criança: -Olhe, meu amor não “fodas”(perturbes) mais. E eu fiquei vermelho como um tomate, porque em Porto Rico se você disser isso pela rádio, te expulsam. É como aqui que Alvarez Guedes. Há coisas que em países são más e em outros não. Pois, o que acontece? É que eu, pois, agora eu lhe digo -Olhe, não fodas(atrapalhe) mais, garoto-. Eu agora o digo em limpa consciência. Mas, o que pode acontecer é eu me descuidar e estar num seminário em Porto Rico e dizer: -Olhe, como este aí fode muito-. E então em Porto Rico dizem: -Você sabe que o Apóstolo está numa classe de libertinagem, falando sujo-. Pois, porque para ele é sujo. Paulo diz: Olhe…

Veja, qual é o subtítulo disto? Os débeis em quê? O débil na fé é uma pessoa que te escuta, há coisas que eu digo que há pessoas que chegam aqui que são débeis na fé. Não é que a fé é débil, eles débeis numa fé grande. Imagine. Vá a Espanha e você vai ouvir umas tantas palavras ali... Escute a Alvarez Guedes para que você veja, e aí, ALÔ! Dizem coisas. Ou seja, estamos tratando com gente débil na fé.

Então, veja bem o que sucede quando você magoa a alguém... Olha o que diz o outro verso, verso 14. “Eu sei e confio no Senhor Jesus, que nada é imundo em si mesmo; mas para o que pensa que algo é imundo, para ele o é. Mas se por causa da comida teu irmão é contristado, já não andas conforme ao amor. Não faças que pela tua comida se perca aquele por quem Cristo morreu”.

-Pastor, por um prato de comida perdeu a salvação? Não estamos falando da salvação de seu espírito, porque como uma comida... Bem, foram teus pecados e não fizeram você se perder, agora uma comida vai te fazer se perder? O que está tratando de dizer é que o irmão ao escutar certas coisas se vai da coberta da congregação. E então, deixa de vir à igreja e fica por lá só, e então se perde. Perde-se de quê? Perde a vantagem de estar sob a cobertura, sob os conselhos.

Olhe, agora mesmo, olhe o que estamos falando aqui. Quem sabe quantos de vocês disseram: Ai, que bom que o Apóstolo explicou isso. Ai, que bom que disse isso. Pois, é porque estás aqui, mas e o que não veio que já está ferido porque viu uma coisa que fizeste ou disseste? Ele é débil na fé e uma congregação está cheia de maduros na fé e de débeis na fé, e então os maduros têm que olhar como se comportam, como falam porque o débil está aí e você vai fazer eles se perderem.

Eu não sei quanta gente você já fez se perder, ou eu fiz se perder num momento dado. E eu peço perdão ao Senhor. Quisera me corrigir em tudo o máximo possível, em coisas que às vezes... É que há pessoas que se escandalizam, fé débil.

Olhe, uma vez eu vesti uma bermuda curta e fui a BJ ’s(um shopping) a comprar umas coisas, então tinha uma camisa, estava sport, você sabe, com um boné aí... E uma senhora me viu e me disse: -Você não é o da televisão? Eu lhe disse: -Sim-. E ela me olhou assim de cima abaixo como quem diz... Porque é que as pessoas pensam umas coisas das outras...? Imagine. E então, se eu sou o mesmo, o “mesminho” da televisão. Saberá Deus tenha ido embora e dito ao pastor: -Olhe, esse homem anda nu por aí-.

Vamos terminar, ai Pai, hoje sim que passei da hora. Não, não, cinco “minutitos” a mais. Segunda carta a Timóteo, 2:11. Cuida-te ainda até como te vestes. Às vezes as irmãs se descuidam, e, pois, como estão livres no Senhor. ALÔ! –Eu estou jovem-. E então, pois, “põem-se o mais coquetonas”(se vestem de maneira a ficar mais atraentes), mas há gente por aí, tanto cristino que há aqui em Miami diz: -Olhe, como vestem essas pessoas aí, as mulheres...-. Bem, aqui disseram que aqui os diáconos recolhem a oferta, bêbados. Aqui falam de nós um sem-número de coisas. As pessoas gostam de falar. As pessoas são um problema. Se te vêem bem vestido dizem: -Viu como está vestido? Então, se te vêem mal vestido: -Viu como está mal vestido? Como queira.

Bem, você é um espetáculo. Eu espero que você leve tua própria carga e deixe de... Como diz Rafael, de “zanganerías”(deixe de besteiras). Que te ponhas ativo nas coisas: -Deus me chamou a isto e o débil, ou aquele, isto-. Vais correr o risco de perder o teu por causa do que você viu? Melhor ficar sem a vista! É melhor que fiques cego então, se isso te convém, que baixe em você a cegueira e assim não tenhas problemas.

Segunda carta a Timóteo, 2, verso 11. “Palavra fiel é esta: Se morremos com ele, também viveremos com ele”. Amém? “Se sofremos, também reinaremos com ele”. Digo, nós não sofremos numa cruz, crucificado. Como é que se sofre aqui? Quando falam de nós como de malfeitores, verdade que sim? Quando dizem coisas, e vitupérios, e falam.

“Se lhe negarmos, ele também nos negará”. Olhe, eu não nego a meus irmãos em nenhum momento. Mas quando se vão daqui e começam a difamar, pois eles mesmos se negam. –Não, é que eu me fui porque isto, porque aquilo. Porque passaram pelo meu lado, não me cumprimentaram, não isto-. Não sei. Ou, -saí do edifício e vi a alguém fumando na frente do edifício-. Você tem que entender que em frente a uma igreja não se fuma. Porque as pessoas já têm na mente, digo, vocês os que dão um cigarro ou algo assim, pois têm que entender que tem que se cuidar do débil na fé. Porque depois de tudo, isso é um fumo com fumaça e uma pessoa por trás chupando.

Há coisas piores que você faz, como pôr para dentro um prato de arroz com feijão assim. Isso é pior do que um cigarro, cheio de gordura. Mas, como isso é comida você diz: -Não, comida não, mas fumo...-. Porque é que as pessoas já estão predispostas a julgar com coisas... É igual a que você beba uma “tacinha” de vinho -Ou, vinho não. Jesus Cristo fez bom vinho, e Paulo tomava bom vinho-. É claro, porque não tinham outras companhias desenvolvidas ainda. Você sabe? As pessoas são estúpidas, eu não sei. Há muita gente estúpida.

Olhe você vê que eu trato assim, e eu trato de me humilhar e explicar, mas na última hora, olhe, eu sigo reinando. Eu trato, até onde posso trato, mas se me… Se me fizerem muito, se me “foderem” muito… A pessoa trata. Você trate. (Aplausos).

Isso é versão Costa Rica para não te falar a versão Colômbia.

Diz: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” Você tem que ser fiel à palavra, tem que seguir lutando. –Pastor, mas eu tenho estado falhando. Perdoe que estava causando mau nome à igreja-. Esqueça-te. Isso não é questão que se você tem estado falhando. Arruma-te. Melhora. Digo, pelo bem desta mensagem. Eu vou fazer um chamado aqui à frente esta noite.

Não, digo, há chamados para arrependimento, mas há um chamado para dizer: -Apóstolo, vamos nos cuidar um pouquinho mais porque somos espetáculo e vou tratar de fazer o melhor para que minha “carninha” não…-Diz que o coxo não saia. Estás coxo, mas fora do caminho te vais de boca. Paulo diz: Para que o coxo não saia do caminho. Fazei sendas direitas para vossos pés. Caminhe por onde está “sereninho”, porque onde há pedras, você pode torcer um tornozelo.

Agora, que estamos na verdade? Contra a verdade nada. Olhe, Paulo defendeu a esses, Roma, imagine, em Roma que se xingavam por comida. Sim, olha o que diz aí: Se pela comida teu irmão se ofende. Você não vê que aquela gente eram uns religiosos, pagãos que as carnes as punham nos altares e a sacrificavam aos ídolos? Então, para eles essa carne estava endemoninhada. Mas Paulo dizia: -Isso é bobeira. Está fresca a bezerra? -Sim, mas estava no púlpito. –Esqueça-te disso. Dá-lhe uma lavadinha aí que eu a como que tenho fome.

Tinha um espírita em Porto Rico uma vez que me enviou uns “guineítos”(uma forma de guisado) “em escabeche”(bem temperado), você sabe? E depois me enviou uns pasteizinhos. E esses espíritas gostam de colocar coisas e isso, mas eu fiz assim sniff! sniff! (Cheirou), rapaz, e estávamos no natal e eu disse: -Esqueça-te disso. Passe prá cá-, e comi, e até o dia de hoje.

Eu não creio nessa bobagem, que isto está contaminado, que isto é de má sorte, que não se deite assim porque pode te vir má sorte lá, que o horóscopo. Isso para mim é besteira. Esse assunto sobre má sorte e de maldições... Em Cristo Jesus não há quem te toque. O único que pode tocar a ti é você mesmo, mas a ti ninguém te toca. (Aplausos).


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