
O tema de hoje é “A Sã Doutrina”. . Não é que seja só doutrina, mas, que seja sã, que te sane, que seja o que agrade ao Senhor.
Vamos buscar imediatamente, rapidinho, todos com Bíblia, Primeira carta a Timóteo, capítulo 1, verso 3 al 11. Quando todos tiverem encontrado, digam: Aleluia.
Isso já não se diz. Aleluia é uma má palavra. Depois da cruz é uma má palavra, porque Aleluia era bom antes da cruz. Mas, aleluia é uma pessoa que diz: -Meu Deus, não me desampares. Venha a minha vida. Estou órfão. Aleluia significa ajuda-me, meu Deus. Mas, na cruz já te ajudou, te abençoou, te fez completo, te perdoou, te justificou, te santificou. Então, você dizer: Aleluia, é insultar a Deus. Assim que, não torne a passar pela boca de um abençoado essa palavra. A menos que você ainda não entenda, siga dizendo: Aleluia, que seguiremos orando por você enquanto não te chega o ABA PAI!
Diz o verso 3. “Como te roguei que ficasses em Éfeso, quando fui a Macedônia, para que mandasses a alguns que não ensinem diferente doutrina”.
Olhe, se diz: Diferente doutrina; é que já para aquele tempo haviam diferentes doutrinas. Verdade que sim? E se lês o contexto e olhas bem, verás que o que ele diz depois, te diz qual era a doutrina diferente que ele não queria que se ensinasse.
Diz: “Nem prestes atenção a fábulas e genealogias intermináveis, que causam muito mais disputas do que edificação de Deus que é por fé, assim te encarrego agora. Pois, o propósito deste mandamento é o amor nascido de coração limpo, e de boa consciência, e de fé não fingida, das quais coisas, desviando-se alguns, se apartaram às vãs palavras, querendo ser doutores da lei, esta era a outra doutrina que se ensinava, a lei, doutores da lei, sem entender nem o que falam nem o que afirmam”.
Mas, sabemos que a lei é boa, se alguém a usa legitimamente; conhecendo isto, que a lei não foi dada para o justo”. Quantos são justificados aqui? Pois, não se meta com isso, que isso não foi dado para você.
“Senão, para os transgressores e desobedientes, para os ímpios e pecadores, para os irreverentes e profanos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicários, para os sodomitas, para os seqüestradores, para os mentirosos e perjuros, e para quantos se oponham, diga: À SÃ DOUTRINA”.
A sã doutrina é uma boa consciência. E o que significa ter uma boa consciência? Bem, quando a palavra da graça vem, o primeiro que te diz é que você é perfeito, que está igual ao Senhor, e que você está perfeito desde antes da fundação do mundo, e que Adão, o que fez foi entregar teu corpo ao pecado, mas não o teu espírito. Davi disse: E teu cuidado guardou meu espírito.
Então, uma vez que você entenda que nunca foi um pecador, o que estava debaixo do pecado era teu corpo, por isso foi adotado; teu espírito predestinado, teu corpo adotado. Portanto, quando você sabe quem tu és, então, tens uma limpa consciência.
Porque o mal que você fez é pela chegada do conhecimento da lei ao corpo físico que tu tens. Então, essa mescla de carne, essa experiência almática, quando você chega aqui e nasce de pais humanos, e então, o semi-ambiente que te rodeia e as coisas que você ouve, vês e palpas, vão pegando teu corpo físico e lhe dá uns maus costumes, uns desejos enganosos. Por isso somos diferentes nas debilidades, e entendemos que nós temos um corpo que, por isso é que necessita ser transformado, porque não está transformado.
Agora, a boa consciência significa quando você sabe que você é perfeito, que és um espírito igualzinho a Jesus Cristo, igualzinho, igualzinho a Deus. “De tal palo, tal astilla”(assim como é o tronco, são os galhos). Cada semente dá fruto por seu gênero. Por isso, você não pode se conhecer em carne, porque vai se sentir mal. Vais necessitar de um psiquiatra, um psicólogo. Uma pessoa que tem boa consciência não necessita de que lhe estejam dando aconselhamento. Você, economiza esse dinheiro e semeie-o para a graça. (Aplausos).
Porque o próprio psicólogo que está dando aconselhamento não tem boa consciência. Por isso lhe dá aconselhamento, porque ele não tem boa consciência e pensa que aconselhando vai ajudar a você. A você, ninguém pode ajudar. O único que pode te ajudar é você mesmo quando entende de onde você vem, então, isso te dá boa consciência.
E, quando diz: Fé não fingida; o que isso significa é que você não finge que você é mais santo do que ninguém aqui. Fé fingida é quando você é um hipócrita. –Eu não, porque eu... Você viveu nesses ambientes, e eu também. –Eu oro. Eu não sou domingueiro, eu venho muito à igreja. Eu dizimo mais do que você. Eu jejuo mais que você. Eu repreendo mais do que você. Você se lembra dessas terminologias? E então, às vezes, você trata de fazer os demais se sentirem mal, como que você seja melhor do que os demais. Isso é fé fingida.
Uma fé correta é: -Olhe, eu sou o que sou pela graça de Deus. E se algo bom tenho conseguido é pela graça de Deus. E se algo estou conseguindo é porque Deus me permitiu que conseguisse, porque se não, eu estaria jogado em uma esquina, estaria louco, estaria morto, estaria... Saberá Deus como eu estaria-.
E quando falam de adultério e de blasfemos, e de idólatras; você diz: -Bem, eu seria o primeiro. Eu tenho todos os 19 atributos de Gálatas 5, nas obras da carne e isso sou em carne. Minha posição em carne, isso é o que eu sou. Mas, pela graça de Deus não o pratico. Pela graça, porque senão, tens todo potencial de fazer o mal. (Aplausos).
Diz que a lei é boa se a usa legitimamente. E o que é usar a lei legitimamente? Pois, numero 1, saber que não é para ti, que tu não estas debaixo da lei. E que quando infringes, quando cometes uma dessas coisas que a lei diz, você dá razão à lei. –A verdade é que esta carne é má, mas eu não vou me deixar acusar porque eu sou um anjo perfeito e já não me julgo conforme a minhas obras, ou melhor, o que vou julgar é a minha ação. Não a mim, minha ação, a ver se a melhoro. Se posso melhorá-la, se não a melhoro, tampouco garanto a ninguém que a vou melhorar. Porque minha carne vem formada desde pequena com uns maus costumes, e umas coisas. Estou melhorando, estou tratando, quem sabe, se puder, mas aqui não há garantia. Em carne não há garantias.
Isso de que: -Olhe, não torne a fazer isso. –Eu te prometo, Deus. E depois, dois dias depois fazes pior. Aqui você não pode.
Assim que, se a usas legitimamente é que é boa para sustentar ao filho de perdição, é boa para manter a sociedade tranqüila. Porque se não tivessem te dado lei, em si, em teu espírito está o fazer o bem. Paulo disse isso: -Eu sei que em meu homem interior me deleito nas coisas boas de Deus, na lei de Deus. Mas, se nós não conhecêssemos a lei, ainda assim, nos julgamentos internos do espírito, te diz: Não faças isto porque estás maltratando.
Então, entendemos que nós necessitamos de uma sã doutrina, que é o que eu acabo de te resumir em vários minutos. Que o sistema não vive assim. O sistema vive em má consciência. Por isso se acusam, por isso pensam que podem perder sua salvação, porque, não estás vendo que eles estão em má consciência? Por mais que você lhes explique, se não lhes limpar a consciência primeiro, eles não vão raciocinar. Porque eles pensam que o que você diz é: -Viva como te der na gana e és sempre salvo. Eles pensam que o que tu lhes diz é isso.
Ainda que seja uma realidade, ainda que tu vivesses como quisesse, segues sendo salvo. Porque a salvação não há quem a tire de você. Você não está vendo que nasceste salvo? Tu sempre estiveste salvo. Antes, agora e depois, tu sempre fostes filho de Deus. Uma vez filho, sempre filho, não importa o que aconteça. Naturalmente, você quer fazer o bem, porque nós adornamos a graça com nossas boas obras. Verdade? Assim diz em Tito, que não somos salvos por obras, mas, para boas obras.
Agora, há outra coisa aqui que pode te levar. A lei te leva a uma falsa doutrina, a uma doutrina que não sana, que não é sã. É uma doutrina, mas, não é sã, não vai te ajudar.
Agora, há outra coisa também que pode te desviar da sã doutrina, e está aí mesmo, Primera carta a Timóteo, no capítulo 4, verso 1. Pase uma página, e no capitulo 4, o verso 1, veja o que diz: “Mas, o Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé”.
Como se apostata da fé nesta ocasião? Diz: “Escutando a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”.
Você sabe que eu sempre me perguntava: Bem, o único lugar que uma pessoa vai para escutar doutrina é a uma igreja, ou a um lugar onde se prega a palavra de Deus; doutrina de demônios. O que eu não entendia era, como um demônio pode pregar? A princípio eu não entendia, porque a pessoa diz: Doutrina de demônios. Então, depois pensei: -Não, é que um homem a prega. Mas, como a aprende de um demônio? Porque é doutrina de demônios. Bem, e eu ficava dando volta ao verso porque eu tenho que renovar minha mente, a princípio: Doutrina de demônios faz apostatar da fé.
Até que entendi que quem ensinava doutrina de demônios foi Jesus de Nazaré. Quem pregou doutrina de demônios? Mas, se os demônios não se atreviam a falar. Os demônios começaram a falar quando Jesus os identificava, e ao identificá-los, Jesus os expulsava. Então, aí se formou uma doutrina de como tratar com os demônios.
É simples, não estamos tratando de insultar aqui a Jesus de Nazaré, senão, que ele foi quem começou, o criador da doutrina de demônios. E então, às vezes lhe diziam: -Não nos tire daqui fora de tempo. Ou, falavam com ele, lhe diziam: -Olhe, envia-nos a esses porcos. Não nos envie a outro lugar. Então, assim se formou uma doutrina que os evangélicos praticam hoje. Como praticam isso? Pois, expulsando-os. Eles fazem o mesmo que Jesus de Nazaré. –Te expulso, fora. Como lhes encanta dar tonalidade: -Te lanço, fora!
E então, o que acontece? Os evangélicos, todos, porque todos estão assim, desde o mais simples até o mais pentecostal, carismático. Todos, eles pensam que Satanás existe. E mais, ainda que uma igreja não expulse demônios, com o fato de crer que Satanás existe, já tem doutrina de demônios na mente.
Se você crê que o diabo está vivo e que o diabo ainda está em pé, e que há demônios por aí, pelo ar te vigiando, você tem doutrina de demônios incrustada em sua mente. Essa indiazinha que falou aí sabe mais do que você. Porque ela diz: -Não, se Satanás foi destruído.
Pois, desde que Satanás foi destruído, as doutrinas de demônios terminaram, mas Paulo sabia que por causa dos apóstolos, iriam seguir pregando essas doutrinas e expulsando demônios. Não, porque às vezes você vê uma pessoa botando espuma pela boca e você diz: -Pois, tem que ter algo mau. Mas, é que você não sabe que a carne é tão má como o próprio demônio. E então, a carne tem uns atributos que um deles é a feitiçaria. Então, ela mesma se enfeitiça e faz com que você bote espuma, ou te finge a voz. E mais, a carne até pode te dizer: -Vivo aqui faz muito tempo. (Aplausos).
A carne é tão parecida com os demônios que pode dizer: -Vivo aqui faz muito tempo; porque é que ela leva muito tempo existindo. E então, nesses cultos evangélicos se formam uns tumultos. Bem, para mim hoje em dia é para que eu ria. Verdade? Isso se converte em algo de piada, boas piadas que alguém faz disso aí. Porque a pessoa escuta os evangélicos falando dos demônios.
Uma vez eu fui a um lugar em San Juan, e estavam expulsando o demônio de um rapaz que tinha, como se chama esse baile dos jovens agora? “Break dancing”. Então, o homem se virava todo, fazendo assim. Então, pois, ele tratava até de subir pelas paredes, mas, não podia. E então, levaram o pastor, o assistente a pastor, estavam já suados ali. Esgotados, esgotados.
E então, eu cheguei e já estava iluminado, e aprendendo destas coisas, e então, quis fazer alarde e quem sabe ensinar-lhes uma lição. E eu lhes disse: -O que está acontecendo? E então, me disseram: -Não, rapaz, é que são muitos demônios porque não saem, e estão há muito tempo em cima deste rapaz e não sai. E eu lhes disse: -Se vocês me disserem o nome do rapaz, eu o expulso em um segundo. Então, me deram o nome do rapaz. –Como se chama. –Julio. E eu lhe disse: -Julio! E ele me disse: -O que foi?
Chamei o demônio por nome. E eu lhe disse: -Pare com isso, Julio. E então, pois, eles ficaram assombrados de que: que poder tem este aí para expulsar demônios. Mas, se o que fiz foi que falei com ele. É que isso é uma mentira. Pobrezinhos, pentecostais, por aí fazendo vigílias. Ficam sem comer durante dias inteiros e para quê? Para expulsar demônios. Se isso, olhe, vá comer e mencione-os pelo nome: -Julio, venha cá-, e isso se acaba. Isso é uma mentira. Isso tudo está na mente.
Esse é o engano do feitiço dos séculos. O feitiço de Roma com suas mentiras e suas coisas. Isso é uma doutrina que diz aqui que te desvia da fé. Se tu crês em demônios, e crês em exorcismos, isso te desvia da fé. Por quê? Porque a fé diz que o diabo está destruído. Então, se tu crês nisso, então não estás na fé. Simples, verdade que sim? Vou te cobrar por essa aula quando saíres.
Vamos à terceira parte. Falei: A, B e C. Primeira carta aos Coríntios, capítulo 4, verso 18 em diante; que quero falar algo aí contigo.
Antes de ler, você sabe, eu tenho tido pessoas que me disseram: -É que, José Luis, vocês ensinam muita doutrina. Tudo é doutrina e doutrina e doutrina e doutrina. E onde está o poder de Deus? Poder! O que vale é isso. Que falatório que nada, é poder de Deus-. Com tonalidade: Poder de Deus. Podeeeer. Podeeer.
Pois, veja o que diz aqui, Paulo diz que é assim. Veja como diz. Diz: “Mas alguns estão envaidecidos, como se eu nunca houvesse de ir a vós. Mas irei logo a vós, se o Senhor quiser, e conhecerei, não as palavras, senão, o poder dos que andam envaidecidos. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, senão em...”. Quê? “Em poder. Que quereis? Irei a vós com vara, ou com amor e espírito de mansidão?”.
Pois, veja, aqui diz que o reino de Deus não consiste em palavras, e veja quantas palavras nós usamos. A única coisa é que há palavras sem poder, e há palavras com poder.
Imagine que eu te diga: -Passe a frente que vou orar por ti-. E então, eu venho e te ponho a mão, e enquanto estou falando contigo assim, digo: Fora! E de repente, você cai no chão, ou te assustaste, ou algo que te aconteceu que fez você cair, ou você sente que se arrepiam os pelos, ou sentes uma experiência mística. Porque quando alguém está falando contigo, e psst! Te pega: -No nome de... De repente você diz: -O que é isto?
Agora, depois que você se levanta, que poder você tem? Você vai para casa dependendo desse homem, ou dependendo da próxima vez que venha a ver se te toca outra vez. Porque aí não há fruto em tua mente, o que houve foi uma experiência em teu corpo.
Agora, Imagine que eu não te ponha a mão, mas te diga: -Venha cá. O que significa para você este verso? E você diz: -Qual? –Aqui diz que com uma só oferta fez teu espírito perfeito para sempre. –Como? Que meu espírito está perfeito por quanto tempo? E se eu falhar? –Não, é que isto é para sempre. Que fruto você leva a tua casa? Esse é Hebreus 10:14.
E se te digo Hebreus 2:14? Diz que porquanto os filhos participaram de carne e sangue, ele também participou do mesmo para destruir ao que tinha o império da morte, isto é, ao diabo. O diabo está destruído. (Aplausos).
Ou, se leio para você Gálatas 3:9, que diz que os que são de fé, não de lei, são abençoados com o crente Abraão? Ou, Colossenses 2:10, que diz que nele tu estás completo e não te falta nada?
Isso é poder, sim ou não? Porque o evangelho é o quê? Poder de Deus. Então, há pessoas que têm uma má informação, e não sabem o que é o poder de Deus. Porque eles esperam como o profeta lá na gruta, que disse que veio uma ventania, uma tormenta e ali não estava Deus; e voltou e soprou, e eram trovoadas, e ali não estava Deus. Mas, de repente, houve um sibilo suave, suavezinho, e ele disse: Aí não pode estar Deus porque isso é muito suave. E aí estava Deus.
Então, as palavras do Senhor são uma informação que chega a tua mente e em tua mente te dão um conhecimento, e esse conhecimento sujeita teu corpo físico para que andes relaxadamente e com inteligência. (Aplausos).
Isso é poder de Deus. Diga: AQUI ESTÁ O PODER DE DEUS. Diga: EU TENHO PODER, PORQUE TENHO CONHECIMENTO.
Olhe, que bom é ter uma igreja onde todo mundo tem poder de Deus. Há igrejas que o poder de Deus está repartido entre dois ou três, porque é um poder de obras, de jejuns e de vigílias, e intermináveis festas religiosas. E dizem: -essa irmã sim que tem poder. E aquele irmão tem poder. Pastor, e os demais? –Ah, esses são um montão de carnais que eu tenho aqui que não oram, não jejuam, não buscam o rosto de Deus. –Olhe, que pena.
E assim estão todas as igrejas, onde uns poucos têm o poder e uma porção não tem nada. Olhe, que bom, que em Creciendo en Gracia cada pessoa que está aqui está cheia do poder de Deus. (Aplausos).
ABA PAI! PODER DE DEUS! Diga: PODER DE DEUS. O PODER DE DEUS ESTÁ EM MIM. (Aplausos).
Olhe, que bem que o conhecimento faz a uma pessoa, ah? Que o mais simples, o que fala baixinho, o que tem uma voz tremenda, ou o débil, ou o ancião, ou o mais jovenzinho, se tem mente, tudo o que faz falta é a mente, diga: A MENTE. A mente é o espírito. Você enche a mente deste conhecimento, não tens nem que estar ajoelhado, deitado ou em uma piscina ou na praia lá: Tenho o poder de Deus.
Enquanto há dois ou três cabeçudos que têm que estar na igreja no Domingo para dizer: -Agora sim que tenho o poder. Mas, se você o sente onde queira que esteja; em férias, no trabalho, deitado, dormindo. Tens poder de Deus para sempre. (Aplausos).
Ouça, se isto não é o poder de Deus, que o venha ver Deus. Verdade que o está vendo? Ha! Ha! Ha!
Pois, nós temos que levar isto a toda língua. Você sabe o que é pegar todas as línguas e a toda pessoa, e enchê-la deste conhecimento? Você sabe que o mundo, diz que a língua é um mundo de maldade e contamina. O quê contamina? A roda. Quer dizer que se nós colocamos na mente o conhecimento a todas as pessoas, a língua deles vai inflamar cheia de poder ao mundo inteiro e vai se acabar a pobreza, a enfermidade. Todas essas coisas acabarão porque a mente vai mudar o mundo. (Aplausos).
Bem, agora isto “pica y se extiende”(pica e se espalha). Assim que, prepara-te agora.
Vamos ver a Apocalipse, 3:15 ao 22. Vamos fazer um exercício aqui para atrevidos. Vamos usar um verso mais de Apocalipse, mas, primeiro vamos ler a este, e logo, usamos um verso mais e aí terminamos nossa Convenção numero 14. Que saborosa esteve.
Apocalipse, capítulo 3, verso 15 ao 22. Este escritor João é membro da circuncisão, judeu, e vivia por obras e não por fé. E ele escreveu à igreja assim. “Eu conheço tuas obras, que nem és frio e nem quente”. Quantos frios há aqui? Onde está o poder de Deus não há frieza.
Oxalá, fosses frio ou quente! Mas, porquanto és morno, e nem és frio e nem quente, vomitar-te-ei de minha boca”. Que linguagem. Que o Espírito escreve à igreja, e lhe diz: Vomitar-te-ei? Depois que te lavou, te santificou, te justificou, te apartou, te aperfeiçoou, agora vai te vomitar? Essa não é uma linguagem confiável diante do evangelho da incircuncisão.
Diz: “Porque tu dizes: Eu sou rico”. Olhe, aqui quase... Estava falando com uma pessoa. Você sabe quem dizia: Eu sou rico? Paulo. “Porque tu dizes: Eu sou rico, e enriqueci, e de nada tenho necessidade”. Paulo dizia: Não nos falta nada. Estamos completos.
“E não sabes que és um desventurado, miserável, pobre, cego e nu. Portanto, eu te aconselho que de mim compres ouro refinado em fogo, para que sejas rico, e vestiduras brancas, para que te santifiques, para vestir-te, porque a santidade de Cristo não é suficiente, e que não se descubra a vergonha de tua desnudez; e já que a luz de Jesus no caminho de Damasco te afetou a tua vista e tens cegueira e te dá coisinhas nos olhos, unge teus olhos com colírio, para que vejas, Paulo”.
Por isso ele dizia: -Veja com quão grandes letras vos escrevo, porque ele não enxergava bem. Aquele clarão o deixou meio... Estava como eu, que tenho que usar humilhantes. Isto não existia naquele tempo, e então, escrevia bem grande para poder ler o que ele mesmo escrevia.
Diz, verso 18. “Eu repreendo e castigo a todos os que amo”. Dessa forma? Vomitando-os?
Diz: “Sê, pois, zeloso e arrepende-te”. Arrepende-te? Se já estou justificado, João. –Não, mas aqui tens que te arrepender. “Eis aqui, eu estou à porta e chamo; se alguém ouve minha voz e abre a porta, entrarei a ele”. –Ou seja, que é por livre arbítrio, João? –Sim, não, é por livre arbítrio. Se tu não abres, não entra. “E cearei com ele, e ele comigo. Ao que vencer...”. Olhe, João, mas é que já somos mais que vencedores. –Não, mas, neste pacto, aqui há que vencer. Na circuncisão há que vencer.
“Deixarei que se sente comigo em meu trono, assim como eu venci, e me sentei com meu Pai em seu trono”. Ou seja, que há dois: O Filho se senta ao lado do Pai? Trindade?
“Quem tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Eu tenho ouvido, João. Diga: EU TENHO OUVIDO. E como eu tenho ouvido, veja o que vou fazer hoje.
Vamos buscar a Apocalipse, capitulo 22. Digo, aquele que tiver ouvidos, não, o que o Espírito diz à igreja. O Espírito está dizendo: Não receba isso. Se esse é um escritor que se opôs a Paulo, e Paulo teve que repreender porque estava de condenar junto com Pedro. Lá em Gálatas, capítulo 2, verso 11 ao 14.
Agora, veja o que o atrevido do João se atreve a escrever. E eu vou e colocar na parede hoje. Apocalipse, capítulo 22, verso 18 ao 21. Ele disse: “Eu testifico a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro: Se alguém acrescentar a estas coisas, Deus trará sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. E se alguém tirar das palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida, e da santa cidade e das coisas que estão escritas neste livro. O que dá testemunho destas coisas diz: Certamente venho em breve. Amém; sim, vem, Senhor Jesus”.
E depois, veja como termina saudando: “A graça...”. Mas, e o quê tu estás falando de graça, rapaz, se está me vomitando? “A graça de nosso Senhor Jesus cristo seja convosco”.
Bem, pois, eu, em Venezuela, Décima Quarta Convenção Mundial, através de Telegracia, Internet, todo meio de comunicação, eu vou acrescentar a este livro, e lhe vou tirar; e as pragas não podem chegar aqui. (Aplausos).
-Apóstolo, vou esperar que você morra agora mesmo no púlpito. Vai lhe chegar uma praga, e vão tirar seu nome do livro. –Pois, eu acrescento ao livro, e tiro à profecia deste livro, porque isto não está conforme ao novo pacto. Este é um livro acrescentado, cheio de confusão. João foi um confuso, um mentiroso. Este é um homem dos que contribuíram ao engano de 2000 anos de enganar à igreja. Portanto, ninguém em 2000 anos declarou o que eu declaro nesta Convenção.
E se tu não te atreves comigo a dizer isso é porque tens medo que te venha a praga. Ponham-se em pé os que se atrevem a dizer: NÃO VEM PRAGA CONTRA ESTE POVO. RECUSAMOS ESSA MENTIRA. A um abençodo não se vomita. A um abençoado não se chama de desventurado, pobre e mentiroso. O que Deus limpou, não o chames tu de imundo, João.
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