
Assim que, o tema de hoje tem o título:
A JUSTIÇA e a DISCIPLINA de DEUS.
É importante entender que no velho pacto, a JUSTIÇA se manifestava de acordo à obediência da pessoa. Era requerido um tipo de cumprimento, de obediência de mandamentos rígidos; tinha que se manter um comportamento religioso para alcançar a JUSTIÇA de Deus.
E no antigo pacto era por OBRAS, tinha que se esforçar, por isso em algum momento, a Escritura diz: E quem será aquele (quem subirá) ao monte de Sião, senão aquele puro de mãos e limpo de coração…?
Havia que obedecer, havia que cumprir, havia que preencher todos os REQUISITOS que o próprio Deus havia dado a seu povo porque a JUSTIÇA –não havia fé- e como não havia chagado a fé, era por OBRAS.
Então, se era por obras, pois era por obras, havia que cumprir a LEI. (havia que cumprir os mandamentos), e fora os dez (10) mandamentos, Deus havia dado ao povo, outros seiscentos (600) e tantos mandamentos.
Então, havia que cumprir tarde e noite, ou seja, de manhã e de tarde cumprir e oferecer SACRIFÍCIOS para expiação de pecados pela manhã e pela tarde; e se levantar pela manhã outra vez a buscar expiação pelo pecado e pela tarde (antes de se deitar), outra vez expiação pelo pecado. E havia, era uma vida RELIGIOSA tremenda para poder ser encontrado JUSTO diante de Deus!...
Agora, isso era no VELHO PACTO; no NOVO PACTO a coisa muda… Vamos a Romanos, capítulo 3, verso 21 e 22. Diz: “Porém AGORA, à parte da LEI,…” Viram? Falamos de que a JUSTIÇA era pela lei. “Porém AGORA, à parte da LEI, se manifestou a JUSTIÇA de Deus, testificada pela lei e pelos profetas;…”
Em outras palavras: O que nós estamos vivendo hoje (a JUSTIÇA de Deus), esta foi testificada pelos PROFETAS, foi profetizada, foi anunciada.
Verso 22: “… a JUSTIÇA de Deus por meio de (das OBRAS)…” (Da FÉ).
“… por meio da FÉ em Jesús Cristo, para todos os que crêem nele. Porque não há diferença,…”
Quer dizer que o meio para alcançar JUSTIÇA mudou já na cruz; por isso Paulo diz: À parte da cruz, (à parte da LEI), na lei havia uma forma de alcançar JUSTIÇA; mas AGORA: À parte da lei a justiça de Deus se manifestou pela FÉ. É outra maneira, a fé já (não vai) acompanhada de OBRAS, porque se você acompanha a fé COM obras, então, já NÃO é fé. Você já viu esse DISPARATE que Tiago diz de que a fé sem obras é MORTA? Isso é um disparate. Pois, aí diz que é por meio da fé em Jesús Cristo.
Se temos a fé DE Jesús Cristo, a FÉ de Jesus Cristo não é suficiente para sermos encontrados justos diante dele? O que acontece é que Tiago não entendia porque a ele não se revelou essa fé. E então, o “escolar” (estudioso) teológico de hoje quer reconciliar a Tiago com Paulo. Reconciliar suas doutrinas. Não se pode reconciliar...
Ou é por FÉ, ou é por OBRAS; e foi por obras não era por FÉ, mas, agora é por FÉ e não é por OBRAS...
Não se pode mesclar porque se você mescla isso se forma um “curto circuito”. Então, à parte da LEI, no novo pacto, a JUSTIÇA de Deus (o que é justo para DEUS) se revela por meio da FÉ.
Vamos agora ao próximo capítulo, (Romanos) capítulo 4, verso 6. Isto é básico, fundamental há que se ter isto sólido em nossas vidas.
Romanos 4: 6. Diz: “Como também Davi fala da bem aventurança do homem a quem Deus atribui JUSTIÇA sem obras,…”
Quando diz: Sem OBRAS não está dando lugar (a dizer, por exemplo): -Não, é um pouquinho de obras; Deus faz um pouquinho e você aqui faz outro pouquinho...
Não, não, sem OBRAS e Davi já vinha profetizando, isto é uma profecia do antigo pacto: Bem aventurado o varão a quem Deus atribui (imputa) JUSTIÇA sem obras. Olhe, é abençoado aquele que Deus faz isso com ele, é abençoado… (Aplausos).
Por isso é que nós somos tão firmes em RECHAÇAR as obras, não é que nós tenhamos complexos, nem sentido de perseguição não, não… nós NÃO somos complexados, simplesmente queremos andar na verdade e diz aí: Bem aventurado o varão a quem DEUS atribui (lhe aplica a seu favor) JUSTIÇA sem obrar… Se diz isso aí, você crê? Mas, isso tem que ser mantido FIRME porque é que a CARNE (tua e minha) não está preparada para viver sem obras.
Toda a formação que nos deram em nossa VIDA (sócio-econômica, política, cultural...), tudoooo… até as tradições natalinas, religiosas, tudo está CONTAMINADO com que você tem que fazer “algo” para o Senhor.
(Porque alguns dizem incrédulos): -Como é que somente assim você é salvo?
Então, viver por obras é muito FÁCIL porque isso é parte da carne, a própria carne te pede isso; viver SEM obras é o assunto… isso não é todo mundo que faz...
Ah, e a carne não pode viver sem obras. Não está vendo que a carne é RELIGIOSA? A carne tem um ingrediente que se chama HERESIA. –Você não notou ainda?... Que tua carne tem heresia? Você sabe o que é HERESIA, verdade? Heresia é uma FALSIDADE (uma mentira religiosa). Então, tua carne tem a habilidade sem que você a force nem a imponha as mãos, nem grite com ela... ela te leva a que sirvas a Deus com a carne.
Porque, verdade que você em tua mente quer AGRADAR a Deus?... mas não podes, verdade que sim?... Não, com tua carne você não pode agradar a Deus, mas, em tua mente você quer (com a mente). Agora, você tem uma LEI que se opõe à lei de tua mente.
Então, como você quer agradar a Deus, trata de cumprir pela carne o que está em tua mente, mas, Deus NÃO se agrada de tudo o que sai de tua carne, ele não quer... Então, manter esse BURRO (a carne) somente quando teus olhos são iluminados, porque senão, cais de boca com tudo e carne jurando... pois, começas a buscar jejum a inventar jejuns, a inventar promessas e rezas e sacrifícios...
Não vês que as pessoas fazem o que seja por Deus? Mas, Deus não quer OBRAS. O que ele quer é FÉ. O que ele quer é que você creia que a JUSTIÇA que ele tem, ele te dá sem obras, simplesmente pela fé. Mas, isso é muito fácil para se crer. Então, tem que estar batalhando constantemente, por isso é que Paulo dizia aos gálatas: -Venham aqui: se vocês começaram bem pelo espírito. Por quê agora vão terminar pelas obras?
É como um carro (automóvel) que você o alinha e ele vai bem, mas, depois de mil quilômetros, ele começa (a sair de lado e a perder o seu alinhamento)...
Depois de um tempo de muito rodar, começa a (sair de lado...). Então, na fé –o Apóstolo (José Luis de Jesús Miranda) me dizia: - Carlos, na fé não pode haver nada de obras porque então não é fé.
A fé ANULOU as obras, uma vez que você já está em fé, já não necessitas de OBRAS, porque na fé está ENCONTRADA a justiça de Deus. “It’s too good to be true”, “é muito bom para crer nisso”… porém, essa é a maneira em que Deus o quer.
Vejamos a Gálatas, capítulo 2 e o verso 21. Veja o importante que é entender que esta JUSTIÇA é aplicada pela fé. Verso 21. Diz:
“Não desprezo a graça de Deus;…” Diga: Eu não DESPREZO. –Por quê diz: Eu não desprezo? Porque você a pode desprezar.
Ou seja, se você começa agora uma vida de obras, você está DESPREZANDO a graça de Deus… por isso é que Paulo diz: -Olhem: “Não DESPREZO a graça de Deus; pois, se a justiça de Deus é pelas obras, então Cristo morreu em vão”.
Ou seja, para quê Cristo morreu, se a sua morte não faz falta? Se encontramos a JUSTIÇA através da lei. Então, isso estava correto no antigo pacto, mas, se você continua buscando essa justiça através da lei, então, Cristo morreu em vão, estás PISOTEANDO o sangue. E estás DESPREZANDO a graça de Deus. Note que é importante a graça de Deus, é importante... O Apóstolo (José Luis) me dizia: -Carlos, as pessoas pensam que a graça, o que dizem, é um DOM imerecido; nãooo… é MERECIDO.
Porque quem te sujeitou debaixo do pecado foi o Senhor, ou seja, foi ele quem nos vestiu deste corpo, ou foi você quem se vestiu? Não, foi ele quem nos vestiu, foi ele quem te enviou a esta família onde você nasceu, foi ele quem te vestiu dessa carne cheia de DEBILIDADES… porém, ainda que tenha te vestido desse corpo, ele te apresenta um meio para que você lhe agrade, então, tu tens que OBEDECER a esse meio; NÃO pode ser por obras. Tem que ser por FÉ, porque se não, DESPREZAS a graça de Deus. O que ele usa para que você se veja limpo, o estás pisoteando...
É como se Deus dissesse: -Olhe, eu os salvei (a meus filhos) os salvei, os declarei perfeitos, mas, NÃO lhes mudo o corpo. Seguem com um corpo de debilidades.
E então, diz: -Mas, tranqüilos, não se preocupem, aqui lhes entrego minha graça, aqui lhes entrego o dom da fé.
(E você pode dizer) –Porém, eu não posso te seguir com este corpo, SENHOR? (O Senhor te dirá) -Não, mas não importa, não, não, não... esse corpo, nem tente mudá-lo, porque ele não muda...
Porque o problema é TRATAR DE… -verdade que tua carne não muda? Mas, se você TRATA DE… aí é que se levanta a HERESIA de tua carne, aí é que te tornas um FARISEU.
Então, alguns conseguem (e dizem hipocritamente) –Pois, eu deixei de beber, deixei de fumar… estou a seis (6) meses sem fumar. Já estou a um ano sóbrio…
E então, eles pensam que foi a carne que mudou. Isso é uma MENTIRA, não te engane, a CARNE não muda, isso é uma MENTIRA. A religião te leva (a fazer e te dizem): -Não, você tem que mudar a carne, tente, vamos... trate, lute o bom combate (…)
Você se desilude, porque quando já estavas quase chegando, tornaste a fazer o mesmo que estavas fazendo e Deus o permite para que te desiludas. E depois, à última instância (Deus) te diz: -Mas, venha cá, quem te pediu a ti santidade? Acaso eu te peço que mudes teu corpo?
(E o religioso poderia dizer) –Não, mas é que a “sociedade”...
(Deus te diria): –Não, mas esqueça-te da sociedade, é comigo a coisa, eu atribuo JUSTIÇA sem obras. É por meio da fé, a mim me deu gana de apresentá-los PERFEITOS com uma só oferta e eu quero que por meio da FÉ se vejam perfeitos para sempre, com uma só oferta... (Aplausos).
O assunto é que as pessoas querem AJUDAR a Deus. Verdade que ele nos aperfeiçoou com uma só oferta?... Isso você não pode fazer, isso JÁ é.
(Ainda que você se empenhe em dizer): -Sim, mas eu tenho que ajudar…
Não, e mais, vais é “desajudar” (estorvar, não servir de ajuda, ou estorvar)… você não pode alcançar isso, isso JÁ se obteve. E mais, antes de você nascer (antes de sair do ventre de tua mãe) ele já atribuiu perfeição a teu espírito.
O que ele quer é que agora você o CREIA, e te mantenhas em FÉ... que não SAIAS da fé, porque isso agrada a ele.
Se você sai, se entras em OBRAS, então não estás agradando... entendem a IMPORTÂNCIA do zelo do Ministério Creciendo en Gracia de nos mantenermos sem OBRAS, sem RUDIMENTOS? Não é um empenho de irmos CONTRA o sistema somente, nãooo, nãoooo… é que é assim, essas são as DIRETRIZES de Deus.
Diga: NÃO DESPREZO A GRAÇA DE DEUS.
Então, veja Filipenses, capítulo 3 verso 9. (Diz):
“… e ser encontrado nele, não tendo minha própria…” Igreja, olhe, para chegar a esse ponto aí, você sabe o que você tem que passar? Você sabe os anos que eu estive no adventismo? –Quase vinte e cinco (25) anos.
Aonde, preste atenção, onde fui “TREINADO” para VIVER de minha “JUSTIÇA”… Jamais passou cerveja por minha boca, jamais... he, he, he... então, imaginem, eu andava “inflado” (orgulhoso). Então, imagine a diferença que eu fazia em relação aos demais que sim, tomavam cerveja... Ou seja, me ensinaram desde pequeno (e me diziam): -Teu corpo é “templo” do espírito santo, tens que “santificá-lo”, nada “imundo” passe por tua boca…
Nem Coca-Cola eu tomava, nem café, nada disso… e mais, nem entre as comidas eu podia comer, nem entre as comidas. E mais, não podia beber nem água com a comida... se começar a te falar, não acabo.
Mas então, me formaram em minha própria JUSTIÇA. Agora, daí, o verso outra vez, por favor, (o verso 9). Para alcançar isso: “… e ser encontrado nele, NÃO tendo…” Você sabe o quanto tiveram que... cortar-me? Você sabe o que se tem tratado com tua vida para CORTAR tua própria JUSTIÇA?
Porque é que DEUS NÃO necessita de tua justiça. É que a nós, o sistema está tão programado e está tão estragado a que você tem que “PAGAR o PREÇO”. (Eles dizem): -Tu tens que ajudar a Deus, tu tens que cumprir…
Então, Deus NÃO quer nada de tua própria “justiça”, Deus está te levando a um ponto –você ainda não notou abençoado irmão, a estas alturas (se você ainda não notou)- que Deus, o que está é te conduzindo, ENCURRALANDO-TE em uma esquina para que te CANSES de tua própria JUSTIÇA... para que te canses de você mesmo, do que tu alcançastes. Do que tu representas, de teu “SOBRENOME”, de teu estatus (social), de tua profissão, porém, MATAR isso NÃO é fácil...
Por isso é que Deus permite abanadores (provas diversas) em tua vida, (e isso) é glória porque Deus o que quer é te conduzir a isso de que te encontres nele, não tendo tua PRÓPRIA JUSTIÇA. E ele o vai fazer até encontrá-lo, porque o que COMEÇOU em ti a boa obra a vai TERMINAR até o dia final... (Aplausos).
Então, Paulo, depois de ser educado aos pés de Gamaliel, cegar a dizer isso… tem que estar MORTO. Tu sabes, depois de estudares oito (8) anos a religião, para depois escutar uma fitinha k7, e essa fitinha joga no chão tudo o que aprendeste. Há que ser HUMILDE para dizer: -Olhe, vou a creciendo en gracia.
Há que ser muito humilde. Por isso, aqui somente entram os HUMILDES, porque aqui o altivo NÃO pode entrar, não vê que o altivo tem que ABANDONAR tudo... “That’s too much” (“Isso é demasiado”). Ou seja, eu suei demasiado para abandoná-lo agora, he, he, he...
E veja o verso 9 (…): “… e ser encontrado nele, não tendo minha própria justiça, que é pela LEI, senão, a que é pela fé de Cristo, a JUSTIÇA que é de Deus pela FÉ;…” Essa é a que serve, a justiça que é pela FÉ.
Eu não sei se vocês experimentaram em suas vidas “furacões” e algum tipo de “vento”; ou seja, Deus busca a maneira... (Está buscando a maneira) de “tumbar”(derrubar no chão) em ti toda JUSTIÇA própria, e às vezes, você diz: -Não, eu estou em graça...
E você não vê, mas, ainda resta na tubulação (no corpo) resta essa JUSTIÇA própria… e você ode dizer: -Eu estou firme na DOUTRINA...
Ah, isso é uma coisa. Uma coisa é entender a DOUTRINA e ter zelo e protestar… (Porque alguns abençoados dizem): -Alô, o diabo foi destruído!...
Isso é uma coisa. Outra coisa é ser encontrado nele não tendo minha própria JUSTIÇA... Ahhhhhh… huuuuuyuyuii… e para cegar a isso, não vê que o que não chegou a isso começa a JULGAR (afirmando): -Ai, olhe só aquele e aquele pensa que com essa vida que tem, vai... aqui tem que PAGAR O PREÇO...
Sim, porque quem está em sua JUSTIÇA começa a apontar… (Afirmando):
-Hummm, e não gosto daquele porque olhe como ele se veste, e veja aquele como fala e veja de onde vem aquele, veja de que bairro vem, todo…
-E como você sabe isso pastor? –Porque eu passei por isso... eu fui o primeiro a ser disciplinado e continuam me disciplinando, porque aqui você não pode ser encontrado (nele) tendo tua própria JUSTIÇA, isso é, olhe, bem, Paulo se você lê depois (digo): Tenho isso por esterco...
Coloquei suavezinho para que... (Paulo disse): -Tudo por LIXO para ser encontrado nele não tendo minha própria JUSTIÇA, você tem que jogar tudo no chão. Porque há pessoas que se jactam de seu “testemunho”, e você o nota em sua forma de falar, em sua forma de pregar, em sua forma de cantar, em tudo se nota.
Essa vida está perneada dessa auto-suficiência, e isso FEDE para Deus… por isso é que Deus trata melhor com os débeis, rapaz... Deus se relaciona melhor com os débeis não está vendo que o débil... de quê um débil vai se jactar? Em quê? Se é um marginalizado, um débil é acusado, passou por dois ou três matrimônios, tem um passado negro e o presente está... Ah?
-De quê vai se jactar um que passou por…? Não vai se jactar de nada. Então, Deus se agrada em estar com os HUMILDES. E a mim também… he, he, he… e a você também. Porque quando cheira a legalismo é como que você não gostasse disso, a menos que você tenha e então, isso se pega a você...
Igreja, se você soubesse o tratamento que estão fazendo conosco, se soubesse a operação, a cirurgia que Papai (Apóstolo José Luis) está fazendo com tua vida. Ah, e isso não é da noite para o dia (como para dizer eufórico): -Ohhhhh, eu sou madurooooo… daqui para o céu…
Não, não, nãoooo… isso olhe, isso é DIA a DIA, calqueo após calqueo, DERRUBANDO argumentos, derrubando fortalezas em tua MENTE, conceitos mal formados até que chegues ao ponto que te decepcione de ti mesmo e digas: -MINHA carne NÃO serve, ele (Deus) é forte em mim, ele se glorifica em minha debilidade... (Aplausos).
Diga: EU ME GLORIO em minha DEBILIDADE…
Olhe, quando você entende isto, te GLORIAS em que és débil (palavra em inglês) te glorias, te glorias...! (E expressas): -Graças porque sou DÉBIL...
Isso é gloriar-se. (E segues expressando): -Graças pelos aguilhões que tenho, graças...
Se você soubesse o benéfico que é isso, não pararia de dar-lhe graças… e você pedindo-lhe que tire de você, rapaz... fique calado…!
Não, não, não peça para que o tire, isso é o que ele necessita para que seu PODER se aperfeiçoe em tua VIDA… (Aplausos)…
Aquele que é DÉBIL necessita da JUSTIÇA de Deus, aquele que é débil, necessita da COBERTURA angelical, quem é débil necessita que as obras Sejas preparadas de antemão… (Aplausos).
Aquele que é DÉBIL e NÃO sabe caminhar necessita ser conduzido porque é débil… você quer que o poder de Deus se aperfeiçoe em tua vida? Então, PROCURE ser encontrado nele NÃO tendo tua própria JUSTIÇA, nãooo, nãooo, nãooo…
Você sabe como as demais “congregações” RECHAÇAM a um irmão ou a uma irmã porque é DÉBIL? (eles dizem): –Não, é porque esse irmão fez isto… e essa irmã fez aquilo e aqui é “santidade” a “Jeová”…
Katunga… (Que segundo a interpretação “popular” significa: esterco)…
Se eles soubessem que Deus se goza mais na vida desse débil que do RELIGIOSO. Bem, (…) vou te falar agora bem “popular”: Aonde “jangeaba” (andava=no sentido de passar seu tempo) Jesús de Nazaré?... Ah? No “templo”? –Nãooo.
Ele somente chegava no templo para “regañar” (chamar a atenção, no sentido de reclamar com alguém) ou para dizer: -Hoje se cumpriu a profecia. Isso é tudo... he, he, he… ha, ha, ha, ha… “That’s it” (“Isso é tudo”). (Aplausos).
Senão, você encontrava a jesús lá na... South Beach (Expressando aos religiosos): -Deixe-me quieto aqui, aqui em South Beach que eu estou bem...
Por isso ele lhes dizia: -Olhem, os pecadores e as prostitutas vos guiarão ao REINO… (Aplausos).
E o que o mundo chama vil é o que Deus está USANDO nestes tempos para manifestar sua JUSTIÇA… Aba Paieeeee…! (Ovação da amada).
Agora, como você NÃO maltratar um DÉBIL? Ahhhhhh… isso são “outros vinte (20) pesos” (outros quinhentos). Aí é onde Deus quer te levar, porque se você tem um matrimônio que se manteve, dê graças a Papai, porém, não te JACTES contra o outro... (Muitos que se jactam expressando): -Não, porque eu NÃO tive um passado de vícios como... (Fulano ou cicrano).
Não, porque começa o APONTAMENTO, se te jactas disto, cedo ou tarde... (Podes cair no mesmo).
Você sabe a CONCLUSÃO a que chegamos?... Você sabe qual é a conclusão? –A conclusão é que é MELHOR se não tiveste um passado religioso, é melhor.
Assim que, se você saiu da rua para Creciendo en Gracia, ABENÇOADO és. Agora, se saíste de alguma “denominação” aqui se tem que trabalhar contigo. Olhe, porque Deus quer que sejas encontrado nele NÃO tendo tua própria JUSTIÇA; e, às vezes, Deus permite FILHOS em tua família (que sejam) débeis... para ver se você os vai rechaçar. (Isso inclui) companheiros, esposos, esposas, para ver como tu os vai maltratar, a essa pessoa.
Eu, o que sei, é que ele quer te levar a que vivas por FÉ sem OBRAS, ele não quer justiça tua. Ele não necessita dela. “He’s tired of it” (“Ele está cansado disso”) “FEDE a ela”. Bem, no antigo pacto lhe molestava, não lhe molestaria agora? Você já viu a Papai molesto pelas obras? No antigo pacto, diz: -Estou até aqui (mostra seu nariz), pelas luas novas, até aqui (enfastiado estou) já dos dias de “repouso”.
Estava CANSADO, no velho pacto, o mesmo que os deu, chega um momento que não os suportou mais... imagine AGORA que ele já tirou tudo isso, e você vai lhe trazer uma obra, um sacrifício...!? Vocês estão vendo a IMPORTÂNCIA de VIVER NÃO por obras? E por quê nós protestamos? –Porque é que não se pode agradar a Deus vivendo com obras...
Estes são temas tremendos porque é que há pessoas que estão pondo sua atenção ao TESTEMUNHO da outra pessoa. Ouça, e Deus quer até isso quer cortar em ti. Não te ponhas a estar prestando atenção de quê essa Pessoa vive, esqueça disso, procure que seja encontrado não tendo sua própria justiça, e já...
Se Deus trata com cada um, ao que Deus toma por filho, DISCIPLINA.
(Ainda que digas): -Não, mas, o que vão dizer da “REPUTAÇÃO” do ministério (Creciendo en Gracia)…?
-Reputação do ministério? Pois, se já… mais reputação do que nos dizem... O que você quer, consertar aquilo? Você sai do pacto. Isto aqui é indicio de perdição, ponto. Ponha como você quiser, é INDÍCIO de perdição para ELES (o sistema religioso), mas, para nós é PODER de DEUS… e é para salvação... (Aplausos).
Veja, Romanos 1: 17. Diz:
“Porque no (catolicismo)…” (No EVANGELHO). -Ah? “porque nos… (Nos evangelhos)…” (NO evangelho). -Aonde? (No evangelho). “… no EVANGELHO (essas são as catorze epístolas) a JUSTIÇA de Deus se revela por fé e (para OBRAS)…” (E para fé).
“… por FÉ e para FÉ, como está escrito: Mas o JUSTO pela FÉ vi-ve-rá”. Não é somente ser SALVO por fé...
Há muitas congregações por aí (que dizem): -Ai, irmão, você não tem que fazer nada, a salvação é gratuita, irmão. Deus, gratuitamente, te oferece o perdão de teus pecados, passe a frente, irmão, não é por obras...
E quando você passa a frente (te dizem): –Rrrrrrrrrrr, agora tens que pagar (o preço)...
Então, é por fé e depois é para obras? Não! Diz: “… por FÉ e (para FÉ)…” Alô! (Diz): “… e para FÉ,…” Não podes sair de fé; se começaste não fazendo nada, sigas não fazendo NADA. (E não digas):
-Sim, mas, como eu vou ficar sem fazer NADA?
(A isso te dizemos): -Procure como… procure, porque é que Deus te quer sem fazer NADA. O que você pode fazer que ele já não tenha feito?
Por isso é que o “religioso” diz: -Mas, é que isso é muito FÁCIL!... Aí tem que haver algo mal, porque isso é demasiadamente fácil...
Quando ele, o que quer é que (saibas que o que ele disse): Meu jugo é FÁCIL e minha carga é leve.
-Por quê torná-lo tão difícil? Então, Paulo, diz: NO EVANGELHO…
Digo, se fores à Escritura é outra coisa, mas, no evangelho, (Paulo diz):
“… a JUSTIÇA de Deus se revela (se manifesta a ti através do próprio Jesus Cristo) por FÉ e para FÉ, como está escrito: Mas o JUSTO pela FÉ vi-ve-rá”. Não é somente ser salvo, vi- ve- rá por FÉ.
Eu me lembro quando fui trazido a este ministério, eu venho de um passado ADVENTISTA e tive durante um ano passando pelos “carismáticos”; e aí se pegou a mim todo tipo de mal costume desses carismáticos e todo tipo de sinal e profecia, e danças; e então, o dia em que não havia isso no culto, estava FRIA a coisa...
Tinha que haver “FOGO”… então, quando cheguei a este ministério, FOGO, era aqui na MENTE, era na PALABRA (na doutrina), mas, eu dizia: -Olhe, mas aqui não se sente NADA…!
E chegou um momento em que eu dizia: -Será que é que eu tenho que... ok. Receber a palavra, mas, pelo lado, com algum tipo de sacrifício, postura, algum tipo de rendição, um “jejunzinho”, uma “vigiliazinha” (vigília)...?
Digo, sem anular a palavra, isso está aí, para colocar um “PIE DE AMIGO” (apoio) não? Para… “REFORÇAR” essa palavra. –Quantos passaram por isso? Eu fui o único? Quantos passaram por isso?... Ahhhhhh…! E você sabe que chegou um momento em que te DECEPCIONASTE, e eu até busquei (algo de misticismo, expressando): -Que Deus me fale...
Não entendia um “pito” (nada) do que dizia ali... Antes, eu fazia assim: -Heeei, Deus falou aí...
Mas agora fazia assim, e não encontrava NADA. Me decepcionei com isso… Até que me levaram a SIMPLESMENTE crer no que está ESCRITO, para não me apoiar em minha própria JUSTIÇA. E ele o vai fazer em tua vida; em tuas FINANÇAS também. Alô!... (E você pode perguntar) -Pastor, e nas FINANÇAS há justiça própria?...
Uffff… por isso é que há pessoas que chegam a este ministério e chegaram ao ministério supostamente com as FINANÇAS “estáveis”. E depois de seis (6) meses… (Suas finanças iam baixando).
(E reagem): -Hipppp… (E pasma apertos e com dificuldade confessam):
-Aba Paieeeee… anjooooooooos…
Agora, he, he, he, he… e é que Deus estava TIRANDO a JUSTIÇA própria das finanças. E isso não é mau, isso é GOSTOSO, isso é BOM. Deixe-o, porque uma vez que ele termine contigo, já começa uma BASE SÓLIDA de prosperidade, onde pode vir o “furacão” que seja, tu estás firme e NADA te move. (Não recebes) más notícias, não há nada que te mova, porque tu estás firme, estás ENSINADO nisso.
Salmo 92: 2. Ayy Pai… Os profetas falaram disto, a lei o testificou. (Salmo 98: 2). “O Senhor fez NOTÓRIA sua salvação; a vista das NAÇÕES descobriu sua JUSTIÇA”. (O termo) Nações, é agora, não era lá (antes da cruz).
Nações é agora quando estão descobertas. (Diz o verso de novo):
“O Senhor fez NOTÓRIA sua salvação; (que é por FÉ); a vista das NAÇÕES descobriu sua JUSTIÇA”. E é por FÉ. Então, preste atenção, igreja, o RESUMO disto:
A SALVAÇÃO é por FÉ, mas, como seguir vivendo a vida do crente?
-Tem que ser por fé também. E viver por FÉ é a AUSÊNCIA das obras, não podes invalidar com as obras. Você não pode dizer-lhe: -Senhor, aqui vai um pouquinho disto (ajudar-te um pouco disto), porque ele vai buscar a maneira de te decepcionar nessa área.
E se toma três (3) anos, espere três anos… é melhor que você entenda agora e confesse-o do que tenhas que esperar tanto tempo para que isso se aperfeiçoe em ti.
Vamos terminar com Hebreus, olhem que lindo isto. Hebreus, capítulo 12, verso 5. Diz: “… e haveis já esquecido a exortação que como a filos se vos dirige, dizendo: Filho meu, não menosprezes a DISCIPLINA do Senhor,…” Atente bem, igreja. –Tu és salvo por fé, sim ou não?
Mas, tu necessitas da DISCIPLINA do Senhor, porque disciplina é ENSINO; disciplina NÃO é “palo” (golpes). Você necessita da DISCIPLINA do Senhor para se manter em fé. Porque se não fores disciplinado, sais da FÉ.
Se não fores ensinado pelo PAI dos ESPÍRITOS (Apóstolo José Luis de Jesús) sais de FÉ.
Então, é importante que não menosprezes a DISCIPLINA. Estas reuniões são para nos mantermos em FÉ. A que… se fostes salvo por fé, que continues para fé e não saias havendo começado pelo espírito vás terminar agora na carne. Por isso diz:
“Filho meu, não menosprezes a DISCIPLINA do Senhor, nem desmaies quando fores repreendido por ele;...”. Você já passou por momentos em que a palavra está trabalhando em tua vida, e trabalhando em tua vida até que sentes que estás passando uma situação (em tua vida pessoal), te sentes a ponto de DESMAIAR.
Mas, aí está a palavra.
Tu NÃO podes NEGAR ao Senhor em tua vida nesse momento. Em NADA que aconteça em tua vida podes dizer: -E onde está o SENHOR?
Nãoooo… Diga: NADA. –Você sabe o que é NADA, verdade? É NADA. “He’s in every way of you live”. Ele está em cada passo de tua vida, não vês que aquele que ele tomou por FILHO, e ao que Deus toma por FILHO tem que ensinar-lhe. Ou seja, ele, a encomenda de Deus é: Levar-te a viver por FÉ e para FÉ.
Porque se saíres da fé, retrocedes, não agradas ao Senhor. Então, você necessita ser disciplinado (ensinado) assim como um menino necessita ser corrigido pelo pai, nós necessitamos da DISCIPLINA, porque se não, nos desviamos, naufragamos quanto à fé.
Eu tenho um dom pastoral, mas, se eu não for disciplinado pelo Pai dos espíritos, até eu, NAUFRAGO. -Me faço entender, igreja? Ou seja, os filhos, necessitamos de uma DISCIPLINA; então, por isso chega um momento em que você ama tanto (a disciplina) que não a menosprezas.
Veja o verso 6 (Hebreus, 12: 6). “Porque o Senhor ao que AMA, (ensina) disciplina, e açoita a todo o que recebe por filho. Se suportais a DISCIPLINA,…” O que é DISCIPLINA? -Ensino. –Quantos suportam o ensino? Mas, tens que ser exposto a ela para suportá-la.
Se você não a ouve, como é que sua disciplina vai te afetar se você não a escuta? Por isso é IMPORTANTE ouvir a palavra.
Olhe, por isso é importante CONGREGAR, já estamos salvos, (…) já entramos ao passo de POR fé. Porém, como nos mantermos no segundo passo PARA FÉ? Tem que ser a través da disciplina (através de seu ENSINO), pela fé. A FÉ é pelo ouvir, porque se não, “We go astray”… nos desviamos, não vê que nossa carne está programada para ir CONTRA o espírito?
Você tem que “jejuar” para isso, isso já está programado para isso.
Então, diz: “Se suportais a DISCIPLINA,…” Se você SUPORTA os “calqueos”, aí é que está a disciplina, os calqueos.
“Se suportais a DISCIPLINA, Deus vos trata como a filos; por quê, que filho é aquele a quem o pai não disciplina? Mas, se vos deixa sem DISCIPLINA, da qual todos somos participantes, então, sois BASTARDOS, e não FILHOS”.
-O que acontece com as pessoas que chegaram a este ministério e rechaçaram a doutrina? Então, já NAO podem dizer; Não suportaram a doutrina. Então eu pergunto: Aonde podem comer? Depois de que você entende a JUSTIÇA de Deus que se revela por FÉ e para FÉ; depois que você entende este pacto; abandonas os RUDIMENTOS; te submetes a esta palavra a este apostolado e tornas (voltas) atrás...
Você não pode ser tratado como FILHO… por isso é que eu não sei se você se deu conta, mas, Deus vai trabalhando contigo neste ministério para que a ninguém conheças segundo a carne, a NINGUÉM. A ninguém, porque vai cegar um momento em que alguém vai ser pedra de tropeço a você. Mas, se você é ensinado com antecipação –que a ninguém conheço segundo a carne-, quando chega essa “pedrinha” você a ultrapassa, mas, se não, TROPEÇAS. E pode ser um irmão, pode ser o pastor, pode ser até o próprio Apóstolo (José Luis de Jesús Miranda).
E mais, pode ser até tua própria carne a que te seja por obstáculo para seguir por FÉ e para FÉ. Então, se você notou como Deus vai te conduzindo (vai nos conduzindo) neste ministério, que lindo, verdade? Como ele vai nos levando cada passo, cada passo. (É como se Deus te dissesse): -Olhe, isto é por fé, depois, a ninguém conheças segundo a carne, apresenta a todo mundo PERFEITO...
Porque é que a CARNE vai buscar o que for para interromper a DISCIPLINA de Deus em tua vida. E para que você alcance o que está predestinado para ti, você necessita escutar a palavra, porque no evangelho é que está encerrada a justiça de Deus. O que é justo de Deus para tua vida, você tem que escutá-lo através da palavra; tu necessitas e a DISCIPLINA de Deus.
Olhe, deve chegar um momento em tua vida que este tempo do calqueo seja o mais IMPORTANTE em tua vida, porque é o que você necessita para poder ser um bom pai, um bom cidadão, um bom trabalhados...
Porque aqui é que Deus te disciplina, com isto é que você sai para poder triunfar na vida. Mas, se você considera isso de qualquer maneira (enrugando a cara por estas coisas)... Se você não suporta a disciplina, então, Deus não pode te tratar como a um FILHO. –Eu não seu se me faço entender? Eu recebo que o espírito de graça deste ministério te ilumina os olhos do entendimento e vemos a importância do que é SUPORTAR a DISCIPLINA do Senhor.
E ele te ama tanto que ele mesmo tomou um corpo para te ensinar isso. E segue dizendo no próximo verso. Verso 9 (Hebreus, 12: 9):
“Por outra parte, tivemos a nossos pais terrenais que nos disciplinavam, e os venerávamos. Por quê não obedeceremos muito mais ao Pai dos espíritos, e VIVEREMOS? E aqueles, certamente por poucos dias nos disciplinavam como a eles lhes parecia, mas ESTE, para o que nos é proveitoso, para que participemos de sua santidade”.
“É verdade que nenhuma DISCIPLINA ao presente parece ser causa de gozo, senão, de tristeza; mas, depois…” (igreja, escute). “… porém, depois…”
Diga: Depois… depois pode ser amanhã, no mês que vem. (Ainda que se pergunte): -Hummm, quando?...
Depois… (Ainda que você insista) -Ay, que já…
Depois… já vem.
“… DEPOIS dá fruto aprazível de justiça aos que nela são exercitados. (…) “Pelo qual, levantai as mãos…”. Igreja, aqui o DÉBIL, para que se preocupar? Qual é a preocupação, se você suporta a disciplina? Você vai participar de sua santidade.
Há consolo em sua palavra, para quê nos preocuparmos? Levantai as mãos caídas, os joelhos paralisados. Diz: “E fazei sendas direitas para vossos pés, para que o COXO não saia do caminho, senão, que seja curado. Segui a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém VERÁ o Senhor.
“Cuidai bem, não seja que alguém deixe de alcançar a graça de Deus; que brotando alguma RAIZ de amargura, vos estorve, e por ela muitos sejam contaminados...”.
Igreja, Deus nos AMA tanto que nos trouxe a ver o tempo do Pai dos espíritos e ele mesmo nos disciplina com sua palavra; e ele mesmo nos ensina para que participemos de sua santidade. Para que participemos de sua COBERTURA, de sua glória. Agora, viver a vida de Deus aqui na terra vai te trazer perseguição, porque é por FÉ. E vão te refutar… vão te intimidar.
-Você sabe o que é viver por fé? Vão te chamar de libertino, mas, Deus quer que vivas por fé. Que não te jactes em tua própria prudência, que não sejas encontrado nele, tendo tua própria justiça.
Bem aventurado o varão a quem Deus atribui JUSTIÇA sem obras, jacta-te nisso, gloria-te nosso... Gloriemo-nos de que somos uma congregação que não obramos, mas, fazemos mais do que os demais, porém, não nós, e sim, a graça de Deus em nós. (Aplausos).
Porém, é importante que você escute a PALAVRA. Olhe, eu conheço pessoas que se não vêm por alguma RAZÃO (dizem): -Hei, necessito da fita k7… do CD.
Porque é que dão IMPORTÂNCIA a este tempo de disciplina. E, se não trazem sua semeadura, a acumulam e a trazem na semana que vem (dobrada). Isso de deixar… (e dizer): -Não, não semeei, vou comê-la…
-Assim é que você dá importância ao que você semeia neste ministério?
Ou seja, quão importante é a disciplina de Deus em tua vida? O que é que tem mais prioridade em tua VIDA; Sua DISCIPLINA para que possas participar de sua santidade, ou os AFÃS da vida? Há que se pensar nisso. Não, chega um momento em que (você diz): -Não pode ir por tal razão (nesta quarta feira), eu vou na próxima quarta feira...
E então, na próxima quarta feira (dizes): -Ahhh, não pude. Deixe-me escutar, mas, agora não posso escutá-lo, e mais, eu o verei depois...
E assim passa um mês. E um mês sem escutar a esta palavra, te atrasaste como mil anos. Um mês!... Rapaz!... E veja, eu não estou falando aqui de legalismo, estou falando verdade.
Duas reuniões que você não escute esta palavra, estás perdido (expressando estar desorientado em relação aos demais): -O que se passou aqui...?
Necessitamos de sua disciplina. Então, Papai (Apóstolo José Luis), me disse:
-Carlos, termine com Hebreus 10. E eu quero deixar este verso com todo amor e rogo a vocês.
Hebreus, 10: 25. E eu recebo que a amada (a nível internacional) recebe esta palavra. (Diz): “… não deixando…” –Você já viu versos que dizem: DEIXANDO? Você já viu versos (que dizem): Deixando já os rudimentos…
-Você os deixou? –Pois aqui diz: NÃO deixando algo… Se você obedeceu àquele (de deixar os rudimentos), tem que obedecer a este (não deixando).
-Verdade que você DEIXOU os rudimentos?... (E sei que você diz): -Sim, já os deixei. Mas, este NÃO o pode deixar... (Diz o verso):
“… NÃO deixando de CONGREGAR, como alguns têm por costume,…” Isso se torna um costume. Igreja, olhe, eu necessito que você se mantenha em limpa consciência comigo.
Ou seja, aqui eu não estou acusando, porque em má consciência você não caminha para nenhum lado. Tem que ser em limpa consciência. Ou seja, eu quero te levar ao SENTIR de que necessitamos da disciplina de Deus em nossas vidas.
Sem disciplina não caminhamos; ou seja, NÃO podemos participar de sua santidade se não somos DISCIPLINADOS. Então, a disciplina é sua palavra. O pai, ao que toma por filho, o vai disciplinar, mas, se o congregar NÃO é importante para nós, ou não é tão importante, então, como vamos desfrutar dos frutos aprazíveis de justiça?
(Ainda que você diga): -Sim, não, eu sou um abençoado, e euuuuuu já… o diabo já foi destruído, eu já sei...
Sim, mas, é que NAO é isso, não é isso… Não é somente saber que sou salvo para sempre e que o diabo foi destruído e já Pedro é um iníquo. Não é somente isso, é que o Pai dos espíritos –através de sua disciplina- tem a habilidade de te manter em FÉ, porque se não, vais CAIR em OBRAS…
Há que se entender a IMPORTÂNCIA do congregar, e o congregar envolve muitas coisas. No congregar há louvor (louvamos a Papai, lhe damos graças). Há semeadura (semeamos). Estimula-mo-nos uns aos outros, não me diga que quando você vê a um irmão que está contente, você não se goza também... (e expressas): -Olhe, “fulano” que não te vi, tremendo... abençoado, olha ele aí…
Mas, se ficares em tua casa (ficas chateado, sem edificação...). Não é o mesmo pôr um CD do que vê-lo “Live” (“ao vivo”), não é o mesmo e nem se escreve igual. Há algo, há uma magia no congregar. (Diz):
“… não deixando…” (verso 25): “… não deixando de CONGREGAR, como alguns têm por costume, senão, exortando-nos, e tanto mais, quando vedes que aquele dia se aproxima”. E já está, esse dia já está, igreja, ainda mais temos que (congregar). (Aplausos).
Igreja, na Sede em Miami, no mundo: -Quantos recebem a IMPORTÂNCIA da DISCIPLINA de Deus em suas vidas? Quantos recebem? –Quantos dizem: É importante para mim congregar, é importante escutar esta palavra? Igreja, eu Quero que você participe de sua santidade, porque vai chegar a prova e se não tens disciplina, começas (a chorar e a dizer): -Ayyyy… meuuuuuu Deus… Onde está Deus?
Mas, se és participante de sua disciplina, quando vem a prova, dizes: -Aba Pai, tudo está bem…
E quando os outros (os que estão a teu lado dizem): -Olhe, o que está acontecendo contigo? (Você responde): -O que está acontecendo comigo? É que aquele que começou em mim a boa obra a está terminando até o dia final... e não nego ao Senhor em minha vida, e digo que tudo está bem, há anjos a meu serviço, dou glória a Papai... não me queixo de nadaaaa… A seu nome, glória… (Ovação da amada).
Diga: EU RECEBO SUA DISCIPLINA.
Olhe, diga isto comigo, diga, ouça. Alô! Diga: AMO SUA DISCIPLINA.
Chega um momento em que (dizes). –Ay Papai, que lindo, graças por me disciplinar, graças por me ensinares! “You need it!” Necessitamos do Pai dos espíritos, porque a través da disciplina é que ele nos mostra seu amor.
Você necessita dos “cariñitos” (carinhos) de Papai, você necessita de que Papai te console, você necessita das injeções de Papai, necessitas de que Papai te fortaleza e isso não é com o horóscopo, e nem com as cartas e nem com o tarú (disse bem?).
É com sua PALAVRA, com o evangelho de sua graça... Dê um aplauso forte ao Senhor. Aba Pai… (Aplausos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário