Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, dezembro 20, 2005



"ACOMODANDO O ESPIRITUAL AO ESPIRITUAL"
EL APOSTOLADO
CALCANDO 27/12/2000

Primeira carta aos Coríntios, capítulo 2. Diga: EU TENHO A MENTE DE CRISTO. Assim é. Temos a mente de Cristo. Primeira carta aos Coríntios, capítulo 2, vamos começar no verso 13. Estamos aí? Diz o apóstolo Paulo: “O qual também falamos, não com palavras ensinadas com sabedoria humana, senão com as que o Espírito ensina, acomodando...” O carnal ao espiritual? Acomodando o quê? “... o espiritual ao espiritual”. Diga: ACOMODANDO. Olhem para mim um segundinho. Quando um crente tem a mente de Cristo ativada, porque você tem a mente de Cristo, porém, quando por meio deste apostolado, Deus te ilumina com esta palavra e você é ativado no homem interior acontecem muitas coisas. E uma das coisas que acontecem é que você começa a acomodar, você começa a dividir, a separar muitas coisas.
Por exemplo, uma das coisas que sempre acontece quando um crente conhece esta palavra, é que ele começa a se ver. Ver que ele é um espírito em um vaso de barro. Ele começa a dividir o espírito da carne e começa a separar essas duas identidades que antes ele não conhecia. Ele pensava que era um pedaço de carne aqui na terra, porém, começa a separar, a acomodar. Diga: ACOMODAR. E desta maneira começa a mente a ser ativada e começa a dividir os pactos. Começa a dividir os desejos da carne, começa a ver os desejos do Espírito e o desejo da carne. E começa a ver que estes dois se opõem entre si. Ainda que ele queira fazer o bem, há uma lei em seus membros, a lei do pecado que está aí, como disse Paulo: “Encontro esta lei, que o mal está em mim”. E começa e tem que exercitar os sentidos para dividir, para separar. Será importante separar? Será importante dividir e acomodar? Claro que sim! Todo crente deve fazer isso. Supõe-se que um crente, supõe-se que um pastor, se você está vendo este vídeo ou está escutando este cassete, que você seja instruído em como separar, como acomodar. E Deus nos trouxe um Apóstolo que nos ensinou a acomodar o espiritual ao espiritual.
Nesta noite queremos falar de três pontos acerca deste tema. O primeiro, o primeiro ponto é: Reconhecer ou identificar o que é o que acomodamos. Porque, se tem que acomodar o espiritual ao espiritual, vamos identificar o que é que devemos acomodar. Amém? O que devemos acomodar? E dentro deste item, vamos ver cinco aspectos. O primeiro está em Hebreus, capítulo 8, rapidinho. Hebreus, capítulo 8. Vamos ler muitos versos. Há vários versos nesta noite, por isso, vamos rápido. Veja a primeira coisa que um crente deve acomodar. Hebreus, capítulo 8, verso 6. Estamos aí? Diz: “Porém agora, tanto melhor ministério é o seu, quanto é mediador de um...” Pacto igual? De um o quê? “... melhor pacto, estabelecido sobre...” Sobre o quê? “... sobre melhores promessas”. A primeira coisa que um crente... Igreja, a primeira coisa que um crente, que um líder em uma igreja deve entender pela mente de Cristo através deste apostolado, é aprender a acomodar, a dividir os dois pactos. Que há um velho pacto e que há um novo pacto; que há um pacto que foi defeituoso e há um pacto que é o quê? Melhor. Quando diz melhor, o que significa? Que o outro não era da mesma maneira. Então, você começa a dividir e a entender que a lei esteve aqui e agora, quem está é a graça.
Por exemplo, você entende que a lei, você entende que a lei foi dada a quem? A Moisés. E foi um pacto para a carne, um pacto de abluções, que o homem tinha que fazer umas coisas: “o homem que fizer estas coisas, viverá por quê? Por elas”. Era um pacto que causava consciência de pecado, porque se você não cumprisse todo o pacto, se fazia culpado de todo ele. Por isso, todos os que dependiam da lei estavam debaixo de maldição. Foi um pacto acrescentado. Paulo disse que foi um pacto de morte, um pacto que foi escrito em tábuas de pedra, um pacto que se acrescentou por causa das transgressões. E então, o crente acomoda e entende que há outro pacto, o pacto da graça. Que não foi dado a Moisés, foi dado a quem? A Paulo. Que não foi acrescentado, senão, que nos foi dado quando? Antes da fundação do mundo. Que esse pacto não é para a tua carne, e sim, para teu homem interior. Já não tem a ver com o dia de repouso, ou guardar dias de festa, ou jejuns, ou sacrifícios, senão, que você serve ao Senhor com a mente. Diga: DOIS PACTOS. E este não é um pacto de maldição, é um pacto glorioso, um pacto que te apresenta perfeito. E ainda que você seja infiel ele permanece fiel. ALÔ! Tem que acomodar os pactos; um para a carne e outro para o espírito. A lei foi dada para o justo? Não. A lei foi dada para quê? Para o transgressor. A graça foi dada para nós, em Espírito, antes dos tempos dos séculos.
Então, a primeira coisa que você tem que acomodar, são esses dois pactos. Um que esteve vigente e um que está vigente. Por isso, o apóstolo Paulo disse: “Tira o primeiro para estabelecer o último”. Diga: TIRA O PRIMEIRO. Então, uma pessoa que entende isso, pega a bíblia e entende que há dois pactos. Mas alguém que não saiba acomodar isso, o que faz? Mistura e então, causam problemas em tua mente. Transtornam os teus sentidos: - Porque Deus diz -. Não, não é Deus diz, não. É Deus disse. ALÔ! Porque esse pacto passou. É como a aspirina e o Tylenol. A aspirina é muito boa, porém, se está vencida e você a toma, como você se sente? Então, foi boa, para aquele pacto, para a carne, mas, foi boa. Agora estamos sobre um pacto melhor, estabelecido sobre o quê? Diga: MELHORES PROMESSAS.
Número 2. Algo que devemos acomodar. Gálatas 2:7, rapidinho. Então, a primeira coisa é acomodar os dois pactos: o velho e o novo. Gálatas 2:7. O que diz em Gálatas 2:7? “Antes, pelo contrário, como viram que me havia sido encomendado o evangelho da incircuncisão, como a Pedro o da circuncisão”. Que evangelho foi dado a Pedro? O da circuncisão. Que evangelho foi dado a Paulo? O da incircuncisão. Então, um crente que tem a mente de Cristo ativada tem que separar. Tem que acomodar os dois evangelhos; um da circuncisão e outro da incircuncisão. – E o que é circuncisão, pastor? -. Aquilo que tem a ver com a tua carne. Por exemplo, nesse pacto que foi dado para os judeus, nesse evangelho que foi dado para os judeus, a circuncisão era um ritual que era aplicado, um sinal que era aplicado ao corpo físico do homem. Então, no menino, quando tinha oito dias de nascido, o que se fazia? Circuncidavam a sua carne. Certo? Isso tinha a ver com a lei. Porém, no evangelho que foi dado a Paulo depois da cruz, Jesus Cristo lhe disse: - Veja Paulo, já não é a circuncisão, senão que na cruz, eu circuncidei meus filhos com a circuncisão não feita por mãos -. De tal maneira que o que nasce depois da cruz, como nasce? Circuncidado. E o que foi que circuncidaram? O corpo pecaminoso carnal. De tal maneira que o que você faz em tua carne não invalida, não mancha o tesouro que você é. Diga: DOIS EVANGELHOS. Um para a carne e outro para o espírito.
E não só identificar estes dois evangelhos nesta mesma bíblica, senão, identificar esses dois personagens: Pedro e Paulo que não são os mesmos e nem se parecem. ALÔ! Tem alguém parecido aqui? Então, um crente entendido quando lê diz: - OK. O que estou lendo? Ah, OK. Isto é da circuncisão -. Quantos são entendidos aqui? Amém? Então, discernir, separar, acomodar os dois evangelhos. E o sistema de hoje em dia, o sistema religioso entende isto que falamos nestes cinco minutos? Eles não. Eles misturaram. E por causa de misturar esses dois evangelhos é que acontece o que tem acontecido nas nações. Porque eles ainda querem servir a Deus com a sua carne. E a carne para o quê aproveita? Paulo disse: “Os desígnios da carne são inimizades contra Deus, não se sujeitam e nem tampouco podem”. – Mas eu, não. Nós podemos e por meio do jejum e da oração podemos servir a Deus -. E Deus disse: - Não se pode -. E então, enganaram as nações. Fizeram uma pessoa que ama a Cristo, pensar que pode servir a Deus por meio de seu esforço. E isso será verdade? Essa é a mentira, o engano de dois mil anos. Amém? Diga: DOIS EVANGELHOS.
Número 3. Neste pontinho. Tem que dividir, além dos dois pactos, dos dois evangelhos, tem que dividir judeus de gentios, judeus de gentios. Veja Colossenses, capítulo 1. Passe por Efésios e chegue a Colossenses, capítulo 1. Veja como o apóstolo Paulo, o perito arquiteto faz referência a isto, verso 27. Diz: “A quem Deus...” o quê? Diga: DEUS QUIS. Quem foi que quis? Deus. “... Deus quis dar a conhecer as riquezas da glória deste mistério entre...” Os judeus? Entre quem? E quem quis dar a conhecer essas riquezas? Deus. Entre quem? Entre os gentios. “... que é Cristo em vós, a esperança da glória”. Vejam bem, o evangelho te leva a separar isso e a acomodar, porque no sistema religioso de hoje em dia, quando se fala do povo judeu se fala como se esse povo fosse o máximo. Certo? - Oh, os judeus, rapaz -. E tem pessoas que gastam o seu dinheiro para ir a Israel e conhecer os judeus e para olhar por onde foi que o Senhor Jesus Cristo nos dias de sua carne como judeu também, andou. E quem foi o povo judeu? O Senhor revelou ao povo judeu os seus mistérios? As riquezas da glória deste mistério? Foram reveladas a quem? Diga: A MIM, a nós, os gentios.
Por isso, Paulo em uma ocasião fez referência de que Deus estava levantando um povo para por ciúmes nesse outro povo. E quando a mente de Cristo é ativada em você, você não se menospreza. Você vê um judeu e ainda que você não o conheça em carne, você sabe que você é uma nação especial, que você é especial. – Pastor, não. O povo judeu é o povo mais especial -. Não. É o menor povo sobre a face da terra. Veja, para quem foram feitas as promessas? A Abraão. Abraão era judeu? Diga: OS MISTÉRIOS DE DEUS SÃO PARA NÓS. Então, tem que dividir isso, os judeus e os gentios.
O quarto aspecto que você deve dividir está em Gálatas 2:11. Um verso que quase nunca lemos aqui, porém hoje, vamos ler. E ainda que não conheçamos ninguém segundo a carne, porque se um judeu for apresentado a você, então, você o conhece em espírito, certo? O apresenta perfeito, mas, você conhece isto que acabamos de falar. Amém? Que os mistérios de Deus foram reservados para o povo gentio. Veja em Gálatas 2:11. Este é o ponto que você tem que acomodar melhor. Gálatas 2:11. Diz: “Porém, quando Pedro veio a Antioquia, lhe resisti cara a cara, porque...” Estava confundido? Tinha umas diferenças doutrinais mínimas? Não. Como estava? De condenar. E por quê estava de condenar? Porque ele estava obrigando os gentios a judaizar. E não foi somente nesta ocasião. Paulo lhe deu catorze anos de vantagem. Esteve quinze dias com ele e lhe mostrou o evangelho. E ele persistiu em judaizar, em levar o evangelho da circuncisão aos gentios. Um evangelho que, supostamente, não é para nós. Mas ele persistiu. Por isso, Paulo, em várias ocasiões falou e disse: - E lhes repito isto, que o que ensinar um evangelho diferente do que vos tenho ensinado seja o quê? Anátema -. Seja o quê? Seja maldito.
Então veja, estes indivíduos, porque se você lê o verso 14, leia o verso 14. Diz: “Porém quando vi que não andavam...” Já não está falando somente de Pedro, está falando de vários. ALÔ! “.. .não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro diante de todos: Se você, sendo judeu, vive como os gentios e não como judeu, por quê obriga os gentios a...” Quê? A seguir a graça? “... a judaizar?”. Estes homens persistiram. Isso não foi um fim de semana que se extraviaram. Não. Persistiram em judaizar, em levar um evangelho de obras para um povo que Deus tinha reservado para a graça. – Pastor. E Deus estava aborrecido por causa disso? -. Claro que sim! Tanto que Paulo veio e lhe disse: “Você está de condenar”. E estes homens persistiram em escrever. Paulo morreu e eles continuaram escrevendo. ALÔ! Uma pergunta. Você pode pôr a tua confiança em umas cartas escritas por homens que Paulo disse que estavam de condenar? Você pode ter confiança em livros como Tiago, como Pedro, como Apocalipse? Em pessoas, em indivíduos que não entenderam o evangelho? E não somente não entenderam, senão que persistiram em perverter o evangelho, homens maus e perversos.
- Pastor, e então o que é que o mundo fez por tantos anos? Sobre quem a igreja de hoje em dia tem as suas doutrinas baseadas? Sobre quem? Sobre Paulo ou sobre os apóstolos? -. Paulo chama a atenção por sua ausência. Você entra em uma sinagoga de hoje em dia e o que eles menos pregam é Paulo. De fato, se Paulo estivesse no panorama de hoje, se chegasse hoje a teu país, a tua cidade, Paulo e chegasse Pedro, quem seria mais convidado para pregar na tua igreja? Quem? Pedro. Eu creio que Paulo ficaria sem convite. Por quê? Porque estes homens faziam sinais, eram de reputação, porém, estavam de quê? De condenar. Estes homens não estavam acomodando o espiritual ao espiritual. Estavam pegando a igreja, que é espiritual e a estavam levando a judaizar. Acomodando o carnal ao espiritual.
Então veja, o que tem que acomodar, número 1: tem que dividir o velho pacto do novo pacto. Número 2: circuncisão versus incircuncisão. Judeus de gentios. Pedro versus Paulo e por último, o quinto: a lei, da graça. Vejam em Gálatas, aí, pertinho de onde estamos. Gálatas, capítulo 5. Vejam, se vocês entendem isto que acabamos de falar nestes dez minutinhos, lhes salvamos. Certo? Já está do outro lado, porque vai acomodar. Isso é como quando uma pessoa come, não enche a colher toda aí. Não, não, ele sabe comer. Certo? Vai acomodando. Pois vejam em Gálatas 5, verso 4. Diz: “De Cristo vos desligastes, e está falando com crentes, os que pela...” Graça? “... os que pela lei vos justificais; da graça haveis...” Quê? Da graça haveis o quê? Imaginem vocês, uma pessoa que compra uma bíblia, porque lhe convidaram a uma igreja e muito atencioso, vai e congrega aos domingos, às quartas feiras, semeia, dizima, assiste aos cultos, cultos de solteiros, de casados. Vai nas saídas, vai aos retiros, aos jejuns, dez anos, quinze anos e encontra no ano quinze desse processo que está desligado de Cristo. Isso é muito forte, certo?
- Pastor, e isso pode acontecer a uma pessoa em pleno século vinte e um? -. Aconteceu conosco. Quantos passaram por isso? Porque ainda que amássemos a Cristo, estávamos nos justificando por quê? Pela lei. – Irmão, você vai para o céu? -. E você imediatamente pensava: - Jejuei suficiente? Como tenho me comportado? Tenho obrado bem? -. Porque você se justificava pelas obras que você podia produzir. Agora perguntam a você: - Se você morrer para onde você vai? -. E tenha se portado como tenha se portado, que, de fato, todos nos portamos mal. Quantos se portam bem aqui? Levantem a mão. Menos mal que ninguém levantou a mão. Há alguns que se portam o menos mal possível, porém, o que não desliza por um lado, pelo outro... Porém, a sua justiça já não é a justiça de obras, senão, que a tua justiça é Jesus Cristo. ALÔ! Você não se justifica pelo que você faz, senão pelo que ele fez na cruz, que com uma só oferta ele te fez perfeito para sempre. Diga: EU ESTOU PERFEITO. Essa é a tua justiça. Porém, se a tua justiça é as obras, de Cristo você se desligou. De fato, no verso 2, Paulo diz: “Cristo de nada lhes aproveita”. – Pastor, estamos diante de milhares de crentes que estão desligados de Cristo? -. Sim. Caíram da graça por seguir um evangelho diferente, por não acomodar o espiritual ao espiritual.
- Pastor e se eu entendo esta palavra, que conseqüências há? -. Há umas conseqüências lindas, certo? Esse é o segundo ponto. As conseqüências de entender a este apostolado, de entender esta graça. Por exemplo, o Apóstolo nos citou três coisas que te beneficiam. Número 1: que você entende que aqui há uns livros que foram chamados “os evangelhos”, como Mateus, Marcos, Lucas e João. E esses, quando em tua bíblia, se você procura em tua bíblia, aí diz: - O santo evangelho segundo São Mateus -, - O santo evangelho segundo São Marcos, São Lucas e São João -. Uma pergunta. Esses são evangelhos? São parte do evangelho? Não. São história. Você lê Lucas, capítulo 1, verso 1 e o historiador Lucas diz que ele tratou de pôr em ordem o quê? A história das coisas. Por isso, Paulo lá em Gálatas 1:7, diz: “Não há outro evangelho, senão, que há quem vos perturbe, porém, evangelho há somente um”. Para a igreja, quantos evangelhos existem? Um só. Diga: HÁ UM EVANGELHO. Então, você entende primeiro que esses livros são história, história da vida de Jesus guardando a lei; trinta e três anos guardando a lei.
- Número 2. Outra conseqüência é que você entende que o evangelho começa em Romanos e termina aonde? Em Apocalipse? Onde? Em Hebreus. Quantas epístolas? Catorze epístolas que estão na bíblia e são o evangelho. Quantos podem entender isso? Ou seja, nesta bíblia há história, certo? Há inspiração, porém, está também o evangelho, de Romanos a Hebreus.
Outra conseqüência é que quando você aprende a acomodar o espiritual ao espiritual, você começa a acomodar uma terminologia em tua boca, diferente da que você tinha quando você não conhecia esta graça. Por exemplo, expressões como “Deus te abençoe”, fazem parte da tua terminologia? Não. Por quê? Porque essa foi uma saudação, essa foi uma expressão de Moisés, milhares de anos atrás. O evangelho diz que você está abençoado com quantas bênçãos? Com todas as bênçãos. E em Gálatas 3:9 diz que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão. Então, você não pode se dar ao luxo, abençoado e abençoada, se você é um crente entendido, se você foi iluminado, se você ama a verdade, você não pode sair a estas alturas com um: “Deus te abençoe”. ALÔ!
Por exemplo, outra expressão que o Apóstolo nos dava é a expressão de “adoração”, “a adoração”. A adoração tinha a ver com o quê? Com o espírito ou com a carne? Com a carne. – Adoremos irmãos -, e você se prostrava, você se ajoelhava e fazia algo. Porque a adoração tem a ver com a carne. Isso não é acomodar o espiritual ao espiritual. Ali, era o carnal ao espiritual e você dobrava os joelhos ali e quando você se sentia ali, então: - Ah, que bom! Sinto-me bem, está doendo -. Certo? Porque você queria adorar a Deus com o teu corpo. Então, o evangelho te ensina que nós fomos predestinados para quê? Para o louvor da glória de sua graça. Diga: O LOUVOR. Por isso o termo adoração, chama a atenção por sua ausência nos lábios de Paulo. Paulo não te fala de adoração, Paulo te fala de louvor. Diga: LOUVOR.
Outra expressão que você nunca vai escutar em uma igreja que foi iluminada por esta palavra é a expressão “aleluia”, certo? Porque a expressão “aleluia”, tinha a ver, da mesma maneira, com a debilidade. De fato, note bem que uma referência interessante é que a expressão “aleluia”, só aparece na bíblia, nos salmos e em apocalipse. E quem escreveu os salmos? Um chorão, disse Frank. Um homem melancólico que às vezes estava feliz e às vezes estava triste. E quem escreveu Apocalipse? Pois esse não necessita de apresentação, certo? Agora, uma pergunta: O perito arquiteto te fala de “aleluia”? Nunca. O que Paulo te diz?
Procuremos essa referência, por causa dos visitantes. Pode haver um visitante. Romanos 8. porque alguém pode chamar a tua atenção. – Olhe, eu venho de uma igreja onde se diz “aleluia” a cada dois minutos. E aqui estou estranhando. O que acontece aqui? Romanos 8, versículo 15. Veja o que diz aí, “Pois não haveis recebido o espírito de escravidão para estar outra vez em...” Quê? Em temor, em medo como esteve Davi, lá, que estava sempre com medo e em depressão. “... senão, que haveis recebido o espírito de...” Quê? De adoção, espírito de segurança, de firmeza. “... de adoção, pelo qual clamamos: Aba Pai!” Diga: ABA PAI! E o que é ABA PAI? Essa é a expressão mais linda que você pode dar a teu papai. Assim é: “Papaizinho, sou teu”. ALÔ! E você diz isso com segurança. E um crente que foi iluminado, passa por situações, passa por leves e momentâneas tribulações, porém, em meio a tudo isso, ele sabe que ele é de Cristo, que você é dele e sempre foi dele. Que uma vez salvo, sempre salvo e então, você levanta o teu rosto e diz: - ABA PAI -, você levanta tuas mãos e tua voz em meio a isso. Quantos dizem constantemente isso? Como uma expressão de gratidão? Amém? ABA PAI! SOU TEU! Sou e serei teu. Amém?
Porém, a expressão “Aleluia”, imagine, a estas alturas você não pode tê-la. Um crente, um pastor que entenda este evangelho. E voltamos ao mesmo, Paulo nunca disse “aleluia”. E Paulo disse: “sejam imitadores de quem? De mim”. Pois então, imite ao teu apóstolo, imite a Paulo nisso. Você não pode dizer “aleluia”. Amém?
Outra expressão é a expressão “Jeová”. Quantas vezes o apóstolo Paulo disse: “Jeová”? Não. Por causa de que Paulo entendeu que Deus se deu um nome. Que é sobre o quê? Sobre todo nome. Diga: DEUS TEM UM NOME. Porque Jeová significava “Eu Sou o que Sou”, ou algo assim. Porém, Paulo não. Paulo o chama por seu nome. Diz que ele se pôs um nome que é sobre todo nome. Veja, sobre a enfermidade, sobre o câncer, sobre a AIDS, sobre a pobreza, há um nome que é sobre todo nome. Qual é o nome? Jesus Cristo, o Senhor. Diga: JESUS CRISTO. Então, você já não canta, nem fala assim. Isso era lá, quando você ainda não tinha sido iluminado, que nós cantávamos, “Jeová está em seu templo, louve-o porque ele vive”. Isso já não pode, não pode ser assim. Diga: DEUS TEM UM NOME.
Então vejam bem, Paulo nunca usou: Deus te abençoe. Nunca usou: Adoração, nunca usou: Aleluia e nunca usou: Jeová. O Apóstolo me dizia: - Martín veja, na medida em que Deus foi me revelando esta palavra, então eu fui acomodando o espiritual ao espiritual -. E então, fomos corrigindo o quê? Nossa maneira de falar, nossa maneira de pensar, nossa maneira de proceder, por causa da excelência desta palavra. Agora, quero terminar com o terceiro ponto. Quero que você vá a Colossenses, capítulo 2. O terceiro ponto, vejam bem. Além dos benefícios que vimos agora, há um benefício que é o mais maravilhoso e é dividir carne de espírito. Quando você acomoda o espiritual ao espiritual, quando você foi iluminado pelo Consolador, pelo Espírito Santo, foi confirmado por este apostolado, então, você divide carne de espírito.
Veja em Colossenses 2, verso 20. Estamos aí? Diz: “Pois se morrestes com Cristo...” Quantos morreram com Cristo? “Pois se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por quê, como se vivêsseis...” Onde? Olhem, e então, onde é que Paulo quer que vivamos se não é no mundo? Certo? “... por quê, como se vivêsseis no mundo, vos submeteis a...” Quê? “... a preceitos tais como: Não pegues, não proves, nem ainda toques...” Vejam bem um segundinho antes de continuar lendo. A primeira coisa que você entende através deste apostolado é que você morreu com Cristo. Não é que você vá morrer, senão, que você morreu. Quando Cristo morreu, você morreu com ele. Por isso, ele te pôs em uma posição de morto ao pecado, morto à lei. Por isso, ninguém pode te encontrar em pecado. Você pode continuar falhando, porém, em pecado não podem te encontrar, porque ele te colocou como? Morto ao pecado. Diga: EU MORRI COM Cristo. E a glória disto é que não ficou aí, em que morremos com ele, senão, que juntamente com ele, o quê? Ressuscitamos.
Veja aí mesmo em Colossenses 2, porém, o verso 12 diz: “Sepultados com ele no...” Quê? “... no batismo, que foi o batismo em sua morte, no qual fostes...” Diga: FOSTES. “... fostes também ressuscitados com ele, mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dos mortos”. Pois, se você morreu com ele, se você foi sepultado com ele, você também o quê? Ressuscitou. Diga: EU RESSUSCITEI. Por isso, o pecado pode se assenhorear de você? Não. Você é uma nova criação em Cristo. Diga: EU SOU UMA NOVA CRIAÇÃO. Então, você foi sepultado, você morreu, porém, foi mais o quê? Ressuscitado. Você tem que dividir isso.
Veja em Romanos, outra referência que o Apóstolo nos deu quanto a dividir carne e espírito. Esta é bem preciosa. Romanos, capítulo 6. Olhem, estamos acomodando o espiritual ao espiritual. Eu recebo que você acomoda isso, amém? Que teus sentidos são exercitados, são exercitados nisso. Veja o que diz Romanos 6, verso 6. Diz: “Sabendo isto...” Isto você tem que saber. “... que nosso velho homem...” Vai ser crucificado? O que aconteceu a nosso velho homem? O que aconteceu com o teu velho homem, abençoado? “... foi crucificado juntamente com ele, para que o corpo de pecado seja...” Quê? “... a fim de que não sirvamos mais...” Veja, por mais que você queira servir ao pecado, você não pode. ALÔ! – Pastor, por mais que eu me proponha? -. Não pode. Sabe por quê? Porque o teu corpo pecaminoso foi crucificado. Quanto a Deus, quando Deus vê a um crente, como o vê? Perfeito, santificado, justo. Aos que antes conheceu, a estes também o quê? Predestinou; a estes também chamou; a estes também santificou. De tal maneira, dizia Paulo, se Deus é por nós, quem será contra nós?
Você é o que é em tua mente, Paulo dizia: “Despojai-vos do velho quê? Homem”. Porém ocorre onde? Em tua mente, porém, na mente de Deus, para Deus já há uma divisão. Houve uma circuncisão. Quem tem que se despojar do velho homem é você e eu. Porém, quanto a Deus, você está perfeito. Isso será boa notícia para você abençoado? Será isso boa notícia para o mundo? Que o nosso velho homem foi crucificado. – Pastor e se eu faço uma dessas coisas que às vezes gosto de fazer por aí, que não quero fazer e faço? -. Nada pode te separar do amor de Deus. Porque o propósito disto, Paulo o diz aqui: “Para que o corpo de pecado seja destruído, a fim de que não sirvamos mais ao pecado”. Você não pode mais servir ao pecado. Quantos se sentem agradecidos por isso? Estamos perfeitos, o corpo pecaminoso foi destruído. (Aplausos).
Agora veja bem, uma vez que você divida isso, você tem que entender a tua posição nele. Por exemplo, Paulo disse ali: “Por quê, como se vivêsseis no mundo?”. E alguém pode se perguntar: - Pastor e então, onde vivemos? -. Porque eu, vivo é aqui na Rua tal com a Avenida tal. Vejam o que Paulo diz em Efésios, capítulo 2. Olhem, estamos renovando nossa mente com esta palavra, amém? Teu entendimento, para que você se veja como Deus te vê. Porque Deus sim, que acomoda o espiritual ao espiritual, eh? Amém? E nos deu este conhecimento por meio do Apóstolo. Olhem, Paulo dizia: “Por quê, como se vivêsseis no mundo”. Pois vejam a Efésios 2:6. Diz, volta a repetir e diz: “E juntamente com ele nos ressuscitou e também nos..., perguntou se queríamos nos assentar? Perguntou-nos? Perguntaram a você? O que fez? Nos fez. O que é “fez”? Pois, você já viu quando uma criança está por aí dando voltas e você diz: - Um momentinho -, e você o pega e: - sente-se aí -. O que o Senhor fez conosco? “... Nos fez assentar...”. E estamos o quê? Assentados. Ah, e não é só isso, estamos assentados juntamente com quem? Com ele. Onde? Nos lugares celestiais. Onde você está assentado? Está aí, assentado. – Pastor, um demônio pode entrar em alguém aí? -. E quem está assentado aí juntamente com ele, pode ser encontrado em pecado? Aí, assentado com ele, alguém pode me acusar, pastor? Com as debilidades que eu tenho, será que alguém pode me acusar? -. Não. De quantas maneiras?
Será esta uma palavra de consolação para você abençoado? Será que isto te consola? Que quando você veja as situações que você vive, você diz: - Olhe, isso são leves tribulações, eu não sou do mundo. De fato, eu não vivo neste mundo. Eu vivo onde? Nos lugares celestiais, onde tudo está bem, onde há anjos a meu serviço, onde chamam as coisas que não são como se fossem, onde somos mais que vencedores -. (Aplausos). Você se atreve a se ver assim? Assentado em lugares celestiais. E quando chegam esses recibos e essas coisinhas e esses “biles” (contas). É aí que te convém se ver assim. Certo? – Pastor, porém, isto é uma loucura -. Isso mesmo, a loucura da pregação, que para outros é indício de perdição. Para nós é poder de Deus. Diga: PODER DE DEUS. Porque quando vêm essas situações, ao final, abençoado, você sabe que você não vive aqui? Porque você não é daqui. Você nem nasceu aqui. Isso é para as pessoas daqui. Haverá alguém aqui que seja daqui de baixo?
Nós somos do céu, nós somos deuses em poder, espíritos justos feitos perfeitos, que estamos de passagem por aqui para reinar em vida. Que estamos de passagem por aqui, para, olhe, para mostrar a criação a manifestação gloriosa dos filhos de Deus. (Aplausos). Para isso estamos aqui, para que a criação ouça uma sabedoria que nunca se ouviu aqui. Mas nós não estamos aqui para sofrer. Que você queira sofrer, é outra coisa, mas Deus não me colocou aqui para sofrer. Vejam, Deus me colocou no solo para reinar, ele me diz que ele sempre me conduz em triunfo. O demais... Por isso, quando Paulo via essas coisinhas, dizia: - Isso? Leves e momentâneas tribulações, uma bombinha -. – É que morreu fulano --. – Eh, uma bobeira -. – É que o trabalho acabou, que acabou isto... --. Há uma consolação para você, você está assentado juntamente com Cristo em lugares celestiais, com teu papai. Diga: TUDO ESTÁ BEM. Olhe, no colo do papai, como alguém se sente? Como se sente o bebê quando está ali, sentado? Ele, olhem, pode se acabar o que seja, ele está tranqüilo. E assim você está, assim eu te declaro, certo? Em repouso, tudo está bem em tua vida. (Aplausos).
Pois veja, voltemos a Colossenses e terminamos por aqui. Voltemos a Colossenses. Colossenses 2. Estamos vendo no ponto 3, acomodando, dividindo carne de espírito. Olhe que precioso. Colossenses 2:20, já havíamos lido, certo? Voltemos a retoma-lo a partir do verso 20. Diz: “Pois se morrestes com Cristo...” Estou esperando a alguns. Já chegaram? Sim? “Pois, se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por quê, como se vivêsseis no mundo...” Agora entendemos isso melhor. “... vos submeteis a preceitos tais como: Não pegues, não proves, nem ainda toques (em conformidade a mandamentos e doutrinas de Deus? De homens). Isso era para a carne, coisas que, algumas se destroem com o uso...” Quantas se destroem com o uso? Diga: TODAS. – Pastor, essas coisas de não toque, não pegue, não faça, não olhe, não guarde isto, não coma isto, não se vista assim, não olhe para lá, olhe para cá, não vá a praia -. Tudo isso que Paulo disse, se destrói com o uso. Você não está vendo que isso é doutrina para a carne e você não é carne? Você é um espírito perfeito, assentado em lugares celestiais. O que faz você assentado em lugares celestiais guardando o sábado? Vejam, assentado juntamente com ele em lugares celestiais jejuando? Como é que o Senhor vê a sua igreja? – Olhe, está assentada. Eu a assentei e ela está jejuando? -. Isso se torna muito ridículo, essa é a palavra, certo?
- Pastor, quer dizer que o que tem havido é um engano? -. Uma mistura, uma mistura. – Você aceitou a Cristo? -. – Sim, eu o aceitei --. – Ah, então hoje Deus escreveu seu nome no livro da vida irmão. Hoje você passou da morte para a vida, hoje você foi salvo -. – Mas eu não fiz nada --. – Não, é que foi pela fé, você creu -. – Ah, pela fé. Que lindo! E amanhã? --. – Amanhã lhe diremos o que você tem que fazer irmão -. – Mas, não era pela fé? --. – Sim, mas é que não é só pela fé -. ALÔ! – Venha ao jejum, venha a vigília e repreenda ao diabo que anda solto e pode te devorar. Em um descuido, arrrr! -. – Então, eu posso acabar...? Mas, não era pela fé? --. Eles mis-turaram e isso se destrói com o uso, porque estão tratando de acomodar algo carnal à igreja que é espírito, que é perfeita, que está sem mancha e sem ruga, a que ele ataviou com uma só oferta.
Por isso, Paulo continua te dizendo: “Tais coisas...” Veja o verso 23, “Tais coisas têm na verdade, certa...” Quê? Tem reputação. Certo? Isso é muito: - Ah, que religioso. Veja como se ajoelha. Veja como não olha nem para o lado, é que não vê nem televisão -. Isso tem reputação. E sua mente? Em sua mente não vê televisão, porém, lhe passa um filme aqui. ALÔ! Diz: “Tais coisas tem na verdade, certa reputação de sabedoria, em culto...” Quê? Voluntário. Deus não pede isso, é voluntário, eles o fazem. “... em humildade e em duro trato...” De quê? Aí está a carne, o corpo. “... porém, não têm valor...” Quê? Não têm o quê? “... contra os apetites da carne”. Acomodar, igreja, acomodar o carnal ao espiritual tem algum valor? Essas coisas se destroem com o uso. Será importante aprender a acomodar isto que falamos aqui? É importante? Você não pode se esquecer disso. Acomodar é o melhor que você pode fazer.
O Apóstolo dizia que quando ele chegou agora a Nova York, ele chegou com uma malinha pequena, dessas que cabem no avião, que as pessoas colocam ali, que tem rodinhas. E então, ele chegou com uma malinha na sexta feira. E Nelson Paredes, o pastor ali, viu que o Apóstolo estava vestido com uma roupa na sexta feira, com outra no sábado de manhã, outra no sábado a tarde e outra no domingo. E ele ficou pensando e disse: - Mas, nessa malinha? Apóstolo onde você trouxe toda essa roupa? -. E então, ele lhe dizia: - O que acontece é que eu sei acomodar -. Porque às vezes, não é o tamanho da maleta, é como você a arruma. ALÔ! Então, onde está a frustração de uma pessoa que não sabe acomodar e se frustra? Agora, o sistema tem acomodado? O sistema misturou e um pouquinho de fermento leveda, a metade da massa? Quanta massa? Toda a massa. Por isso, eles, eles tratam de aplicar a carne ao espírito. Isso não funciona. Ah, e quando você trata de acomodar o espiritual, eles pensam carnalmente.
Por exemplo, você lhes diz: - Eu estou em lugares celestiais -. Te dizem: - Que lugares celestiais, se eu te vejo aí sentado nesse banco? -. Porque eles querem entender a mente de Cristo com sua mente carnal. Você lhes diz: - Irmãos, você sabe que eu sou rico? -. – Como rico? Se você não tem nem uma bicicleta? --. – Eu tenho anjos a meu serviço -. – Que anjos? Se nestes dias, o carro não parou? Onde estavam os anjos? --. Porque eles pensam, Paulo disse: “O homem natural não percebe as coisas que são do espírito”. Olham para você e dizem: - Como está? -. – Ah, eu estou curado --. – Como curado, se acabou de sair do hospital? -. – Não importa, eu chamo as coisas que não são como se fossem. A fé é a certeza do que se espera, a convicção do que não vejo, porém, estou convencido disso --. Naturalmente, eles com o tempo vão se dar conta que essa palavra, que ainda que não a tenham visto, verão manifestada em sua vida. Porém, os crentes do sistema não conseguem acomodar, senão, que eles o que fazem, é misturar. Por isso, são crentes que têm tudo, porém, não desfrutam. São herdeiros de todas as coisas, todas as promessas de Deus são sim e nele o amém e nele estamos completos, porém, eles não as desfrutam.
É como alguém que tem um depósito de víveres e tem muitos víveres, porém, os tem em desordem e quando vem alguém lhe pedir algo, não o encontra. E diz: - Não tenho -. Sim, ele tem. O que acontece é que não está acomodado. ALÔ! Então diga: DA MESMA MANEIRA. Da mesma maneira estamos frente a um mundo, supostamente crente, porém, que não tem crido a Deus, supostamente crêem no Senhor, porém, não crêem a ele. Deus lhes diz: - Vocês estão perfeitos -, e eles não se vêem assim. – Vocês estão completos -. – Não, não, não, eu, completo nada --. Vocês estão livres, porém, vivem como escravos. São ricos e vivem como o quê? Como pobres. Deus lhes diz: - Aba Pai – e eles dizem: - Aleluia -. – Olhe, é abençoado -, -- Não, é Deus te abençoe --. Não querem reinar. ALÔ! Não desfrutam sua herança porque não acomodam o espiritual ao espiritual.
Igreja. E isto vai continuar assim como temos visto? Não. Deus levantou este ministério, Deus levantou este governo, Deus levantou a nosso Apóstolo, ao Consolador, ao que hoje em dia é Deus para nós, para que nos ensine a acomodar o espiritual ao espiritual. E temos uma missão. Tudo o que está a teu lado, porque as nações começam com o teu vizinho. ALÔ! Você tem que ensinar a esse vizinho a acomodar o quê? O espiritual ao espiritual, para que você o guie à obediência à fé. Salvando os crentes com a loucura desta pregação. – Pastor. E isso vai acontecer? Será que podemos continuar acomodando o espiritual ao espiritual? -. Na medida em que formos fiéis em comunicar o sentir do apóstolo, Deus vai nos dando mais, porque somos fiéis em acomodar, em acomodar. E não a nosso estilo. Acomodando da maneira que ele acomoda, com o mesmo sentir de quem? Do apóstolo. E então, as nações serão salvas, as nações irão presenciar a última reforma, pensarão de forma diferente, falarão de forma diferente. Quantos recebem isso? Assim é. Dêem graças ao Senhor por isso.


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