Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, novembro 27, 2007

SAIBA COMO É O FILHO DE PAI CELESTIAL


Bem, vamos fazer uma viagem ao velho testamento. Uma viagenzinha por lá; vamos à segunda de Samuel capítulo 12 versos 1 a 9.

Hoje vou falar das atitudes que possuem espíritos como o de Davi. Esse Davi, ainda que fosse um guerreiro e tenha cometido coisas feias, como as que vamos ler agora; feias, não –para ele foram bonitas naquele momento- mas tiveram umas conseqüências...

Mas, a mim, o que me chama a atenção é quando o repreendem, a atitude de um abençoado, como ele reage. E amanheci pensando nisso, desde às 5 da manhã estou com isso, e punha de lado, e comecei: Vamos ver de quê ele está tratando.

Diz: “O Senhor enviou a Natã…”

Você se lembra que uma vez ele enviou a quem? A Samuel para ungir a Davi. Quem foi, o profeta quem? Você se lembra que foi e disse a Jessé: -Você não tem outro filho? Lhe disse: -Bem, eu tenho um rapazinho ali... Samuel, sim, o profeta Samuel. Você se lembra que, uma vez, o enviou e o escolheu.

Desta vez, enviaram a Natã, mas não para escolhê-lo, e, sim, para repreendê-lo. Uma pá de cal e outra de areia. Você sabe que, às vezes, há momentos bons e há momentos (maus) na vida. Há tempo de rir, tempo de chorar, tempo de louvar, tempo... aqui há tempo de tudo um pouquinho. E enviaram a Natã.

(Segunda de Samuel capítulo 12, 1 a 9), diz: O Senhor enviou Natã a Davi; e, vindo a ele, lhe disse: Havia dois homens em uma cidade, um rico e outro, pobre”. Olhe, que trabalhinho esse, do profeta Natã, verdade?

(Natã pensou): -Olhe, tenho que ver o rei para levar a ele este conto de...

Um paradoxo, não? Como são as pessoas. É como quando Deus escolhe alguém, às vezes o escolhe para coisas assim.

(Diz o verso 3): “…mas o pobre não tinha mais do que uma cordeirinha, que ele tinha comprado e criado, e que tinha crescido com ele e juntamente com seus filhos, comendo de seu bocado e bebendo de sua taça, e dormindo em seu seio, e a tinha como a uma filha.”

Imagine, essa je, je, essas ovelhas, que cheira mal, essa lã, quando (cresce). Veja, a tinha, parece quando você pega um ‘pet’ (mascote, estimação) e o tem em casa e o cachorrinho o lambe, e você o pega assim e o cachorrinho é pequeno e dorme com você e tudo, assim...

Pois, esse homem, que é pobre, mas tinha uma cordeirinha bem linda e a tinha em cima, bebia, comia do mesmo prato e tudo, imagine...

(Diz o verso 4): “E veio um de caminho ao homem rico; e este não quis tomar de suas ovelhas e de suas vacas, para cozinhar para o caminhante que tinha vindo a ele, senão que tomou a ovelha daquele homem pobre,...”

Ou seja, ele tinha um montão de ovelhas em seu redil, e poderia ter matado uma dentre tantas, mas teve vontade da ovelhinha do vizinho pobre, que só tinha esta cordeirinha.

Olhe, como o profeta é verdade, eu fico imaginando a Davi (pensando): -Olhe, de onde virá esse homem e o que está tentando me dizer?

Diz: “…e a preparou para aquele que tinha vindo a ele. Então, se acendeu a ira de Davi...”

O rei se atribulou. Porque –você sabe- ele é justo, ele tem um coração justo e se aborreceu (e disse): -Mas, como podem haver assassinos aqui no meu reino, que abusem de um pobre que o que tem é uma ovelhinha...

Diz que (verso 5): “…se acendeu a ira de Davi em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que aquele que fez tal coisa é digno de morte”. Olhe, aplicou juízo em seguida: -Este tipo tem que ser morto.

(Verso 6): “E deve pagar a cordeira com quatro tantos, porque fez tal coisa, e não teve misericórdia”. Aqui está o trabalhinho do profeta:

(Verso 7): “Então, disse Natã a Davi: Você é esse homem. Assim disse o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi por rei sobre Israel, e te livrei da mão de Saul, e te dei a casa de teu Senhor, e as mulheres de teu Senhor em teu seio; além do mais, te dei a casa de Israel e de Judá; e se isto tivesse sido pouco, eu te teria acrescentado muito mais”.

(Verso 9): “Por quê, pois, tiveste por pouco a palavra do Senhor, fazendo o que é mau diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e tomaste sua mulher por tua mulher, e matastes a ele com a espada dos filhos de Amom.

Pelo que, agora, não se apartará jamais de tua casa a espada, porquanto me menosprezastes, e tomastes a mulher de Urias, o heteu, para que fosse tua mulher. Assim disse o Senhor: Eis aqui vos farei levantar o mal sobre ti de tua própria casa, e tomarei tuas mulheres diante de teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres a sol aberto. Porque tu o fizestes em segredo; mas eu farei isto diante de todo Israel, a pleno sol”.

Você se lembra do calqueozinho que disse que nada há oculto que não deixará de ser manifestado.

(Verso 13): “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E Natã disse a Davi: O Senhor também redimiu teu pecado; não morrerás”. Olhe, mas de onde era o versículo? O 15. Até o 15.

(Verso 14): “Mas, porquanto com este assunto fizestes com que os inimigos do Senhor blasfemassem, o filho que te nasceu certamente morrerá. E Natã voltou para sua casa. E o Senhor feriu ao menino que a mulher de Urias havia dado a Davi, e adoeceu gravemente”. Bem, Davi rogou, mas o menino morreu.

Olhe, viu, veja o verso 15, como diz o verso 15? –Dá-me um reverso aí.

(Verso 15): “E Natã voltou para sua casa”.

Que trabalhinho o do profeta, verdade? Diz (o profeta): -Já terminei. Vou embora. Você sabe o que é dizer isso ao rei? O rei poderia ter feito assim: -Matem esse profeta estúpido que está me envergonhando, aqui.

Mas, veja que o coração de Davi, por isso que era conforme ao coração de Deus. Sim, não é tanto o que aconteceu, é a atitude de Davi (ele disse): -Eu falhei.

Ele aceitou. E isso... essas atitudes são atitudes dos verdadeiros filhos de Deus, aceitar quando se está equivocado.

Agora, veja, há outra atitude que me chamou a atenção em Davi, e está em segunda carta de Samuel capítulo 4, verso 4. Veja o que diz esse verso.

(Diz): “E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Tinha cinco anos de idade quando chegou de Jezreel a notícia da morte de Saul e de Jônatas, e sua babá o pegou e fugiu; e, enquanto estava fugindo apressadamente, o menino caiu e ficou coxo. Seu nome era Mefi-boset”.

Vejam o inimigo de Davi era Saul. Saul queria matá-lo, por isso é que o profeta lhe disse: -Te livrei da mão de Saul. Agora: Jônatas era o amigo favorito de Davi, bem, era uma amizade lindíssima.

Vamos continuar lendo, agora segunda carta de Samuel capítulo 9, verso 9 a 13. Aí mesmo, o capítulo 9: 9 ao 13. Vamos ler duas escrituras mais daí.

Segunda carta de Samuel capítulo 9, verso 9 ao 13. (Diz): “Então, o rei chamou a Siba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que foi de Saul e de toda sua casa, eu dei ao filho de teu Senhor. Tu, pois, lhe lavrarás as terras, tu com teus filhos e teus servos, e armazenarás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas a Mefi-boset, o filho de teu senhor comerá sempre à minha mesa”.

Olhe, aí não era, o que me aconteceu? Um verso, busca-me o verso, capítulo 9, verso 1 em diante. Ah, aí é que está, sim.

(Diz): “Disse Davi: Ficou alguém da casa de Saul, a quem eu faça misericórdia, por amor de Jônatas?

Veja, Saul estava procurando a Samuel para matá-lo; Natã lhe diz: -Te livrei da mão de Saul...

E agora, Davi está buscando alguém da casa de Saul para mostrar misericórdia, quando ele o estava procurando para matá-lo .

Mas a atitude de Davi era: -Eu queria abençoar qualquer familiar desse rei que estava me procurando para me matar. Que atitude, verdade?

E então, veja o que lhe disseram (verso 2):

“E havia um servo da casa de Saul, que se chamava Siba, ao qual chamaram para que viesse a Davi. E o rei lhe disse: Você é Siba? E ele respondeu: Teu servo.

Diz: “O rei lhe disse: Não ficou ninguém da casa de Saul, a quem eu faça a misericórdia de Deus? E Siba respondeu ao rei: Ainda ficou um filho de Jônatas, aleijado dos pés”.

“Então, o rei lhe perguntou: Onde está? E Siba respondeu ao rei: Eis aqui, está em casa de Maquir filho de Amiel, de Lodebar”.

Este é o menino que caiu quando chegou a notícia de que haviam morto a Saul e a Jônatas.

(Diz o verso 5): “Então enviou o rei Davi, e lhe trouxe da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lodebar. E veio Mefi-boset, (o coxo) filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, e se prostrou sobre seu rosto e fez reverência. E disse Davi: Mefi-boset. E ele respondeu: Eis aqui teu servo”.

“E lhe disse Davi: Não tenhas temor, porque eu, na verdade, farei contigo misericórdia, por amor de Jônatas, teu pai, e te devolverei todas as terras de Saul, teu pai; e tu comerás sempre à minha mesa”.

“E ele, inclinando-se, disse: Quem é teu servo, para que atentes para um cachorro morto, como eu? Então, o rei chamou a Siba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo que foi de Saul e de toda sua casa,...” Bem, e a bênção.

Veja, no coração de Davi, um homem que Saul matava a milhares e Davi a seus 10 milhares, ele era um guerreiro tremendo. Comete um erro e é aceito diante de todo o povo. Esse é o espírito de Davi. Então, quando o reinado lhe sobe, ele pede pelos familiares das pessoas, seus piores inimigos. Os piores inimigos de Davi eram (os de) Saul. Diz: -Mas eu quero fazer misericórdia. Busquem-me alguém. E apareceu Mefi-boset, que era coxo.

Então, veja o capítulo 19 (de segunda de Samuel), verso 24 ao 30. (Bem, essa foi uma falha que cometeu Mefi-boset, não vou ler isso). O que eu vou deixar é a atitude dos filhos de Deus.

Por exemplo, eu amanheci pensando nas pessoas que, pois que, às vezes, alguém tem tropeços com elas. E eu estava pensando em mim, com as coisas que estão acontecendo com a perseguição, o Imposto de Renda, Josefina com sua situação e, às vezes, a pessoa como que oprime, porque ela quer sair disso e como que demora, e demora... E isso continua como que demorando, não?

E então, eu estava pensando nisso e o Senhor me levou a Mateus 5: 43 - 48. Vamos buscar o livro histórico de Mateus capítulo 5, verso 43 a 48.

(Diz): “Ouvistes que foi dito: Amarás a teu próximo, e aborrecerás a teu inimigo”. “Mas eu vos digo: (este é Jesus de Nazaré falando) …”

(Verso 44): “Mas eu vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei aos que vos maldizem, fazei o bem aos que vos aborrecem, e orai pelos que vos ultrajam e vos perseguem;...”

Agora, vez para quê: “…para que sejais filhos de vosso Pai, que está nos céus, que faz nascer seu sol sobre maus e bons, e que faz chover sobre justos e injustos. Porque, se amais aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem também o mesmo os publicanos? E, se saudais somente a vossos irmãos, o que fazeis de mais? Não fazem também assim os gentios? Sede, pois, vós, perfeitos, como vosso Pai, que está nos céus, é perfeito...”

Você sabe, e eu me pus a ver isso e eu digo, digo, se você diz que é um espírito comigo. Porque aí diz que, senão, você não é filho de vosso Pai celestial.

E você sabe que eu –veja- eu não tenho problema nem com o Juiz Piñeiro. Ah, eu não tenho problema com Josefina. Eu não sinto rancor, olha, pode fazer (o que for), para mim, e mais, eu até a quero muito. Eu disse a ela, uma vez: -Olha, por quê não acertamos isto de tal forma? Como eu estou com Nydia. Nydia é minha amiga (sua primeira esposa). Eu lhe disse: -Por quê você, tranquilinho, se esqueça de tudo isso e continue nas congregações e somos amigos, e nos vemos em alguma viagem, alô!, E assim...

Mas ela optou por outra atitude. Mas, até mesmo assim, ah, e lembrando que ela tem um filho chamado Quike (Pioni) que é Pastor deste ministério, e que ele ama esta palavra, e você sabe como ele se sente se maltratam a ela, como um filho tem que se sentir.

E eu estou fazendo isto em público, mundialmente, especialmente por causa de Barranquilla, porque imagino que os abençoados de lá, por mostrar zelo a mim e ao ministério, saberá Deus se a estarão maltratando e, por sua vez, maltratando seus filhos. E eu, como que o espírito me dizia: -Você tem que consertar isso, porque isso está lhe causando uma ira, que está demais.

E me lembrei de Paulo, quando diz, falando daquele que o pegaram com a madrastra (a Tito), aquele que Paulo entregou a Satanás. Diz: -Não o consumam de tristeza…

E eu estava pensando nisso esta manhã, veja onde eu estava metido. E, então, o Senhor me levou a Davi e me disse:

-É que você é desse sangue. Você é parte do ramo, da descendência, e em seu espírito não há problema com ninguém. E eu te fiz assim. (Aplausos).

E quero fazê-lo em público e para toda Colômbia, que não a consumam de tristeza, já chega o que ela tem passado. Isso em um par de anos passa, se esquece, e saberá Deus até que ela se restitua e volte ao ministério. Oxalá, por amor a Quike e a seus filhos.

Porque eu, pessoalmente, não tenho problemas com ela. E, veja, ela fez e desfez, mas é que está irada, também. Além do mais, eu não sou nenhum anjinho, eu sou travesso e demando e exijo muito. Ou, não muito, tudo.

Você sabe que em mim está o espírito de zeloso. Eu sou zeloso, como Deus é zeloso.

Veja que, uma vez, mandaram Ezequiel a corrigir o deficiente entre o povo de Israel, e então disseram a Ezequiel: -Olha, você pode passar por qualquer lugar, se meter por aqui, se meter por ali. Agora, tem um lugarzinho aí onde eu tenho uma estátua que se chama zelo. Meu zelo. Nessa não me toques, porque vou te... aí, não me toques. E deu a Ezequiel assim.

Ou seja, na natureza de uma pessoa como eu há muito ZELO. E alguém é como forte, especialmente com a pessoa que está ao lado de alguém. Se não, pergunte a Lisbet (sua esposa) para que vocês vejam como eu sou, os problemas que dou. Eu demando demasiadamente. Ou seja, eu quero governar, quero, se possível, minha tendência é de dirigir. Olha, minha tendência é, olha, minha tendência é de te dizer onde você deve sentar e por onde você deve pegar, ah, e se dirigir a teu lado, te digo: -Vire aqui, vire ali...

Você dirá: -Olha, pois então dirija você.

Você pode me dizer: -Pois, dirija você.

Porque é que já é uma tendência. E então, pois, vocês já sabem que ela passou por isso, sofreu muito com minha personalidade. E não é fácil. Estar ao meu lado é um problema. Eu, por isso, não tenho muitas amizades. Digo, tenho muitos amigos, mas relacionar-me muito, assim, porque é que lhes faço dano.

E então, eu pensava em tudo isto e o Senhor me dizia: -Mas, note que você é assim, mas ao mesmo tempo, é misericordioso.

Eu não tenho mas nem uma fagulha (de rancor), o que Josefina fez, para mim é um beliscãozinho que não dói. –Você já viu alguém sem unha beliscando? Não dói, porque não tem dedos, nem unhas. Para mim é fácil, e mais, não tenho nem que esquecer, parece que esse atributo da carne, eu como que não tenho, Carlos. Sim, porque você sabe que a carne guarda rancor e gosta de se desquitar e maquina, e diz: -Este vai me pagar, cedo ou tarde, eu vou pegar... Ah e quando acontece algo mau com quem feriu você, você se alegra: -Eu não te disse? Viu?

Pois, eu não sou assim (digo): -Coño, me dá pena que lhe tenha acontecido isso.

Olha, quando, aqui aconteceram coisas nesta cidade, até pastores que morreram por estar debochando de mim. E eu sei que é por isso, porque eu tenho evidência. E a mim, me ponho a pensar nos filhos (digo): -Olha, que pena. Papai não tinha outra solução.

Eu não gosto de me desquitar, não há em mim natureza para ser assim.

E eu não quis dizer isso por amor a Quike, também, que há pouco me ligou, contente, e me disse: -Apo, vou para um “graça parque” , que eles chamam assim, quando tem reunião.

E eu o vi tão lindo me saudando, e me pus a pensar: -Saberá Deus o que ele está sofrendo...

Você sabe o que é isso? Que ele é Pastor deste ministério, zeloso por este ministério, e tenha que ouvir coisas de sua mãe, que alguém esteja falando mal dela?

Rogo a Barranquilla que, por favor, não a consumam de tristeza, senão que deixem isto nas mãos do Senhor, quanto…

Porque veja o que diz aí, diz: Que diferença fazeis se vocês amam aos que...? Aos que te tratam bem…

(Tú dirás): -Vá, meu veludo. Esse é meu amigo. Você não serve... Este não é meu amigo.

Saberá Deus se não é teu melhor amigo. Porque, veja, olhe para Davi. Saul o procurava para matá-lo e ele disse: -Olhe, em vez de pagá-lo com mal, procura-me um familiar de Saul e de Jônatas, quero abençoá-lo. E o sentou à mesa, não, ele fez misericórdia a toda a sua casa, e lhes deu terras e propriedades, mas depois lhe disse: -A ti te quero comendo comigo.

Olhe, e se a mesa era de cristal -para esse tempo não havia mesas de cristal- mas você podia ver o coxinho com os dois pés, ali. E, uma vez, Davi o repreendeu (porque expressou), e lhe disse: -Meu Senhor, é que eu sou coxo, não cheguei a tempo.

E, wow! Eu quis falar disso, porque eu sou obediente a quem, quando a mente de Cristo me pega pela manhã e me diz:

-Você tem que falar disto... Não posso escapar.

E então, e mais, aí em Mateus há um verso que diz: -Olha, se você vai à igreja e vai levar uma oferta ao Senhor, e se lembra que alguém tem algo contra você (não você contra ele), é melhor que fiques com a oferta e procure reconciliação com ele, mas não (a tragas), porque teu coração estará aí: -Oxalá que um raio a parta, oxalá que aconteça isto...

Digo: SE VOCÊ QUISER SER FILHO DE TEU PAI.

Digo, SE VOCÊ DIZ QUE É UM ESPÍRITO COMIGO E NÃO FOR ASSIM, ALGO MAU HÁ.

O rancor, o desquitar, a separação, isso de tomara que vá... Eu não quero ser participante desse espírito.

Vamos ver em Colossenses capítulo 3, verso 12 a 14 para ver o que diz:

“Vesti-vos,…” Ai, Pai, isso é uma vestimenta.

“Vesti-vos, pois, como escolhidos de Deus, santos, e amados, de entranhável misericórdia, de benignidade, de humildade, de mansidão, de paciência; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro. Da maneira que Cristo vos perdoou, assim também fazei vós”.

Da maneira que Cristo, de quê te haverá perdoado o Senhor? Pois, é dessa maneira que você tem que aprender a perdoar. Veja, Paulo disse: -Considerai aos demais como superiores a você.

E eu penso que wow!, que atitude essa, verdade que sim? Esse é o espírito que nos acompanha.

E mais, veja, o juiz Pineiro, até dele eu, melhor, oro por ele: -Tem misericórdia dele. Que está me fazendo, está me dando duro, mas ele pode estar tendo um papel em minha vida que eu talvez não entenda agora. Vou entender depois. Ah, Josefina pode estar tirando a medida de muita gente no ministério.

A mim não tirou, no aspecto de que eu não tenho nada. Ao contrário, eu quero que saia disso tudo e que tudo que ela queira seja solucionado. Mas pode estar tirando a tua medida, ou a de seus irmãos em Barranquilla. Deus tira medidas em tudo.

Ah, e ouça isto, Jesus de Nazaré, quando falava de Judas, dizia: -Meu amigo Judas.

E mais, eu imagino o que lhe disse: -Judas, veja, não te adiantes neste projetinho que tens comigo.

(Judas) disse: -Que projeto?

(Jesus respondeu): -Não falemos disso, mas em seu devido tempo, o que tiveres que fazer, faças.

Porque esse foi o melhor amigo dele. E mais, vou te dizer uma coisa: Judas foi o teu melhor amigo. Porque, se Judas não o entregasse, ele não morreria e, se não morresse, ainda estaríamos em pecado. (Aplausos).

Olhe, quantos “améns” há hoje. Hoje, sim, que há muito Abba Pai, aqui. Mas não podemos negar ao Senhor em nossas vidas.

Veja, eu tive um Pai alcoólatra, e foi forte comigo, forte. Naturalmente, os pais dele foram fortes com ele, porque isso é um arrastão que fazem, uma maldição que vão arrastando. E teu papai foi assim porque alguém teve responsabilidade em teu papai ser assim. E então, tudo isso são maldições que vão se arrastando e você acaba pagando.

Agora, eu, quando eu tive filhos, eu disse: -Eu não quero ser assim. Eu quero melhorar o que a mim não foi melhorado. E tratei de ser com meus filhos o melhor que pude. MAS VOCÊ NÃO PODE NEGAR AO SENHOR. Não pode negar ao Senhor.

Olha, você sabe que Martín Guío da Colômbia, o Bispo da Colômbia; olha, ele me disse que uma vez, veio de viagem e foi ver sua mamãe –que está no sistema- mas que ele sempre ia ver, em Orlando, e foi lá; e parece que Martincito levou sua malinha e a colocou por ali, e como que a mamãe, depois de falar um pouquinho com ele –porque ela é fiel ao assunto- diz que lhe disse:

-Não abras a maleta, porque aqui não podes ficar.

Olha, a mamãe ao filho (lhe disse):-Você não pode entrar nesta casa com esse 666 em cima e com essa maldição eu não te quero aqui... Porque ela é fiel a seus princípios. Veja, que ela, o que quer é ser fiel, e quer amar tanto a verdade que lhe disse: -Vá para um hotel, porque em minha casa você não fica.

Agora, Martín não pode se separar, ao contrário, nisso é que ele tem que se gloriar (dizer: -Não, eu a deixo com os anjos.

Mas quis cumprir com esse sentir que tinha, porque não quero que te metas naquilo que Paulo disse: -Não te metas em pecados alheios. Não participes de pecados, Por assim dizer ‘pecados’; porque o pecado não está, mas diz: Não participes de coisas alheias, que não te importam.

Porque você pode estar lá, veja, maldizendo e falando, e eu aqui, tranquilo (dizendo): -Obrigado, Pai, que a estás usando por um propósito que eu não entendo, agora, mas que mais tarde eu entenderei.

E, às vezes, acontecem coisas com você e alguém julga e, depois, a larga, você diz: -Veja isto, operou para o meu bem.

-Ou nem tudo opera para o bem? (TUDO).

-TUDO? (TUDO).

Diz: Para que sejais chamados filhos de vosso Pai celestial. (Aplausos).

As atitudes dos espíritos que Deus escolhe são assim. Porque nós não vivemos para a carne. Somos pessoas que tem muito perdão para dar, não temos rancor.

Diga: ESSA OBRA DA CARNE A MIM NÃO PEGA. EU SEI PERDOAR. SEI ME PÔR NO LUGAR DO OUTRO, PARA ENTENDER POR QUÊ ELE FEZ ISSO.

Nenhum comentário: