quinta-feira, novembro 08, 2007
O Senhor, depois da cruz, usa uma ciência para lidar com o ser humano
Romanos 12, verso 3. “Digo, pois, pela graça que me é dada, a cada qual que está entre vós, que não tenha mais alto…” Eu colocaria aí: Nem mais baixo tão pouco. “…Conceito de si que deve ter, se não que pense de si com moderação, conforme a medida de fé que Deus repartiu a cada um.”
Você sabe que nós tratamos com muitas pessoas que tem conceitos, e quando chegam onde tu chegou, as vezes são muito pesados esses conceitos. Ou as vezes tu dizes: -Que pessoa mais difícil é esta, me caiu mal. Então as vezes chegam outros com uns conceitos bem baixos e tu diz: -Pobrezinho, me dá pena que pense tão mal de si mesmo. Mas tu sabe que, que nenhum dos dois conceitos servem. Nem o alto, nem o baixo.
O conceito que vale é o que Deus tem de ti. O espiritual. Porque o Apóstolo disse, que nós somos anjos, que somos tesouros em vasos de barro. E um tesouro tem muito valor. Agora, quando tu descobre o teu conceito - que tem Deus de ti - é o que vai te fazer feliz.
E se o conceito que tem Deus de ti não te faz feliz, é que tu vens danificado de fábrica, ou te passa algo! Porque no conceito de Deus não existe competência. Tu não competes. Tu és quem tu és.. E seja alto, ou baixo, isso não conta, o que conta é a medida que Deus te dá. Seja 30, seja 60 ou 100 por um. Com essa medida está conforme. Tu te conformas com o que Deus diz o que tu és, e o que vai fazer por Ele, o faz com alegria.
Vamos buscar algo que me chama muito atenção, na Primeira carta aos Coríntios capítulo 14, verso 20, quando tu descobre o conceito que Deus tem de ti, no verso 20. Há um modo de pensar, diz: “Irmãos, não sejais criança no modo de pensar, sedes criança na malícia, e maduros no modo de pensar”.
Tu sabes, que se tu és maduro e pensas corretamente, não é malicioso. Tu sabe que a malícia é algo que desagrada tanto. Tu tem visto essas pessoas que sabem tudo. Tu sabe, que dizem: -Este a mim não me engana… e andam em malícia. Agora, se tu… se tu tem teu modo de pensar, na medida da fé que tem, então tu não tem que andar em malícia. Não tem que estar, se te vão enganar, se não te enganam. Se te fazem, se não te fazem.
Uma das coisas que, por exemplo: Em meu caso pessoal, eu tenho muitas igrejas, muitos pastores, bispos por todas as partes do mundo, e ás vezes eu quisera como, controla-las todas, um controle completo. Sem dúvida, eu tenho que confiar. Eu tenho que confiar em que aquele bispo é fiel, que aquele pastor é fiel, que cada qual é fiel.
-Apóstolo, E se lhe estão enganando?
-Não há nenhum problema, aqui ninguém engana a ninguém, tu te engana a ti mesmo.
As pessoas que são maliciosas sempre se ferem a elas mesmas. Diz aqui que tu deves ser como uma criança em teu modo de pensar, maduro na tua forma de pensar. E isso, te mantém jovem, te mantém tranqüilo. As vezes há pessoas que perguntam: - E como tu pode manejar tanta gente, tantas situações que se levantam da mesma vez.
- Simplesmente eu não as manejo. Eu sou maduro em meu modo de pensar e o que leva isto é Deus, eu não vou levar. José Luis não o leva, ainda que seja. Eu procuro que José Luis não se meta aí. Senão que seja o espírito. Igual, de igual forma, se tu andas nesse repouso, tu vai repousar em uma forma maravilhosa, por teu modo de pensar.
Diga: Minha forma de pensar conta.
Porque tudo está na mente. Com a mente e teu modo de pensar tu vais vencer muitos obstáculos em tua vida, e vai repousar, vai descansar. Com teu modo de pensar é que tu andas nas promessas deste pacto, mas tem que ter um modo de pensar. E deve ser um modo de pensar em maturidade, não em criancice. Porque o Apóstolo ve que a maturidade anula a malícia. A maturidade anula a malícia.
Se tu trabalha em um escritório com muita gente, tu tens que ter um bom modo de pensar, porque vais desejar ver os demais prontinho. Vais desejar ver tua insensatez, tu sabes porquê? Por que se tu é malicioso, é porque demonstra uma medida de fé bem baixa do pacto que tu confessas.
Malícia, é todo o oposto do viver por fé. Porque se tu vives por fé, tu não te preocupas, diz: - O que está para mim, ninguém me tira. (APLAUSOS)
A malícia é pensar com maldade. A malícia produz competência. A malícia produz malícia porque não pode repousar e não está confiando em teus anjos. Para ti os anjos não existem, porque tua malícia é que impede o serviço angelical.
Mas se vives tranqüilo, não tem dúvidas, então isso te da repouso, não andas em malícia porque teu modo de pensar anula essas obras da carne em ti. Os maliciosos não agradam verdade que sim? Uma pessoa maliciosa é tremenda, porque tu lhe fazes algo: Tu dizes por isto. Tu fazes algo e diz: - Tu estavas pensando isto… não, não… Porque tu não ves quem está na defensiva, não tem fé, nem vive por fé. Não relaxa. E vê todo mundo contra ele mesmo.
Qualquer coisa que se diz: Isso foi para mim. Porque está com malícia. Não está em fé. Se tu estás em fé, tu recostas e dormes, digam o que digam passe o que passe. Você recorda de Robertito “Pedra Viva”? Olhe Robertito… eu não me defendo. O que tem a verdade não se defende… Olhe, (APLAUSOS)
Vamos ver Romanos capítulo 12. Estamos falando conselhos paulinos para a tua medida. Para que não te danifique, não te apague, para que não contristas o espírito, e para que as promessas do Senhor cheguem a ti. Porque os anjos vêem tudo isto em tua vida, e não podes andar assim.
Romanos capitulo 12, verso 14 ao 21.. Diz:
“Abençoando os que te perseguem;…“ Que tu irás dizer? Abençoados e Amados, graças por perseguir-me. Graças por promover a graça. “… Abençoas, e não maldizes. Alegrem-se com os que se alegram chorai com os que choram. Sejam unânimes entre vós não altivos,…” Olhe, tu sabe que os altivos aqui não cabem. Olha, podem chegar do país que chegue e dizer: Daqui para o céu. E pode começar a confessar a graça. Que muito sabe este irmão! Mas… quando mostra altivez, imediatamente tu dizes: A medida deste Irmão, ou está escondida, ou vai sofrer muito. Veja o que diz:
“… Senão, associando-vos com os humildes.”
Eu diria: - Só com os humildes. Porque o humilde, Olha… o humilde não é altivo, não busca o seu, não é malicioso. A pessoa humilde não tem que ser assim. Há certas características que vão anular as obras da carne. Porque a graça de Deus é a ciência para a nossa parte humana.. Graça, quando tu a entende – a coloca em prática - vai anular muitas obras da carne em ti que te vão fazer dano.
Disse: “Associando-se com os humildes. Não sejais sábios em vossa opinião. Não pagueis a ninguém mal por mal; procurando o bem diante dos homens. Se é possível, enquanto depender de vós, estando em paz com todos os homens. Não vingueis a vós mesmos, amados meus, se não dai lugar a ira de Deus; porque escrito está: Olha minha é a vingança, eu pagarei, disse o Senhor.” Não te desquites, se te fizeram algo, deixa aí. A mim ás vezes me fazem coisas em certos países, e quando vou pegar o telefone, algo me diz:
-O que vais fazer?
- Tranqüilo não chames nada. E economizo um montão. Olhe, que montão de dinheiro que economizo em telefone!... Eu sim que economizo, eu estive cinco dias agora, fora. E creio que fiz… duas chamadas. Porque é que eu resolvo em meu modo de pensar. Qual é a idéia de chamar? Deixa-me dar lugar a que a outra pessoa ative seu dom. Se chamo, a vou prejudicar contra este, não sei, como que há certo repouso que tu deves ter para com os demais, com os que se associam contigo. Deve haver atitudes em ti. Não apressar as coisas.
Isso de estar chamando:
- Olha, assegura –se de que isto é assim.
- Se te disse isto, diga isto…
- Eu vou por aqui
Isso é malícia! Isso é vangloriar-se em si mesmo. Repousa, deixa que te maltratem se é possível. Deixa que te enganem. Tu nunca foi enganado? A mim já me enganaram um montão de vezes e me vem tão bem! Qual é a competência de que:
- Não, não… a mim ninguém me engana, porque eu… porque…
Não, não, tranquilo. Repousa. Colhe um pouco de sofrimento, relaxa-te, relaxa-te. Deixa que te enganem, deixa que passem por cima de ti um pouco, que te convêm.
Dê lugar a ira de Deus, que quando Deus diz: Eu brigo por ti… Alô! Olha que Ele luta por ti!
Filipenses 4: 8. Conselhos para tua medida.
“Por demais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de bom nome; se há alguma virtude, se algo é digno de louvor, nisto…” Em nisto?... Vosso modo de pensar.
Tu tens que ser maduro em teu modo de pensar. Ser criança na malícia, mas maduro em teu modo de pensar. E como alguém é um maduro no nosso modo de pensar? Pois, aplicando o pacto com o que tu tem aprendido.
- Vou mostrar maturidade aqui, não vou me defender, nem vou dizer uma palavra. Tranqüilo Boby.
- Aqui você vai passar, o que tiver que passar. Os anjos estão comigo.
- Não vou me mover. Vou colher suave.
- Anjos: Have your own way, have your way (Colham seu lugar, façam como vocês quiserem em minha vida).
- Aqui lhes dou a oportunidade para que façam comigo como vocês queiram em minha vida. Se vocês verdadeiramente trabalham… olha, aqui tem um bom candidato. Trabalha com este anjo que está aqui, em vaso de barro.
Faz isso, e falado audível para que tu vejas as mudanças que viram em tua vida. São mudanças que se notam, diz: “O que aprendestes e recebeste e ouviste e viste em mim, isto fazei-o; e a paz de Deus estará convosco.” Não é a paz, é o proprio Deus!... (APLAUSOS)
Vamos terminar com Primeira carta a Timóteo, capítulo 1, verso 5 e 7.
Diga: Eu tenho uma medida, pode ser ouro, pode ser prata, pode ser pedras preciosas. Pode ser 30, 60, ou 100 por um.
A medida que tu sejas, colhe estes conselhos, e aplique-os, que te vai vir ouro, te vai vir bem. Repousa, descansa.
- Apóstolo, é que eu tenho falhado muito.
- Não importa…
- É que me tem passado isto, eu tenho experimentado isto…
- Não importa.
Deus chamou a ti, não ao que está a teu lado, nem ao outro. Foi a ti que Ele chamou, e Ele te exige essa fidelidade.
Verso 5, disse: “Pois o propósito deste mandamento é o amor nascido de coração limpo, e de boa consciência,…” Isso só quem da é a graça, e teu bom modo de pensar. “… e de fé não fingida, das quais coisas desviando-se alguns, se apartaram as vãs palavras, querendo ser doutores da lei, sem entender nem o que falam nem o que afirmam.”
Tu sabes, que fé fingida, isso tu ves todos os dias. Ves em televisão, no rádio. Isso tu ves no irmão que acaba de chegar, que as vezes tu queres lhe falar da graça, e te dizem:
- Não, eu desde pequeno tenho crido em Deus. E sem o conhecimento.
- Oh! não, eu sirvo a Deus da minha maneira.
Nas igrejas, de hoje abunda este tipo de pessoas. Que te falam da Bíblia, te falam de coisas, mas é uma fé totalmente fingida .
Veja. Sabe por que? Porque a graça não foi revelada em seus corações, portanto, não tem sido formados. São fenômenos na igreja. Fenômenos da sociedade, que não tem mudado. Estas pessoas, eu as encontro nos aviões, as vezes as encontro em gente bem educada, bem afeiçoada, e como decepcionam quando abrem a boca. Sim, pessoas que impresionam por seu modo de vestir, por sua forma, por sua pele, por sua personalidade.
Há gente bem elegante, um se senta ao lado deles, e um diz:
- Tem o executivo maior do mundo aí?... até que abram a boca!
Igual, alguém que carrega a Bíblia, ou te diz que é cristão por muito tempo, e quando tu fala com ele, e começa a falar, e nota tanta hipocrisia. Todo fingido.
Disse: Coração puro, o amor nascido de coração puro e limpa consciência. Que quando alguém fala contigo, não veja duplicidade, senão que veja sinceridade, não importa o que vejam em ti, mas que veja sinceridade. Porque os anjos estarão contigo em todo momento te servindo. E essa medida que foi a que Deus te deu, essa medida, vai herdar todas as promessas que Deus tenha dado.
Fé não fingida. Que mal quando tu ves estes cristãos falando muito que amam a Deus. Eu tenho memória que quando eu estava no sistema, que, quando um ia a um restaurante, pois, é obrigatório orar. Então, por cumprir, por cumprir uma atitude de dar graças a Deus em um restaurante, este faz sentir tão mal aos que não estão orando.
- Senhor te damos graças por esses alimentos…
E começam com uma oração larguíssima, e a culpabilidade, e todo o mundo está aí que não se atreve a falar. Eu não me atrevo a orar em um restaurante, não é porque não me atreva, em um restaurante eu me atrevo a abrir a Bíblia e começar a pregar, mas por respeito a essas pessoas, faço melhor, guardo silêncio e em uma forma calada…
- Graças Senhor,
- Olha! Que tremendo que ficou esta comidinha não!
As vezes tu vai a um restaurante e a comida não é a melhor, mas as vezes…
- Olhe que bom bife…
- Que bom serviço fazem aqui, graças Pai!...
Mas isso de começar a orar em voz alta, assim, para que todos te escutem. Assim faziam os fariseus, faziam largas orações para serem vistos pelos demais.
Olhe abençoado, humilde abençoado...humilde abençoado. Seja humilde, não sejas malicioso, caminha tranqüilo.
Você sabe que aqui há muitas pessoas que vêm e ouvem coisas de nós e então eles vêm a ser servidos, E as vezes deixam de vir, e depois tu olhas:
- Como está fulano?...
- Hum...., rapaz o que lhe está passando!...
Uma vez que tu passas por aqui, isso é um ato predestinado que Deus te trouxe aqui. E Ele tem planos de tratar contigo. Vai embora daqui, e te antecipo todas as coisas más que você vai passar!
- Diga-me: Não recebo.
- (A congregação diz: NÃO RECEBO)
- Se te vais, ainda que me digas, não recebo, vais te aborrecer… (APLAUSOS)
Porque, olha… em uma igreja, em uma igreja onde se pregue o evangelho, Deus te traz aí e te mete como em um forno e começa a tirar a medida. E tu sabes todas as coisas que trazes de tua família, de teus país, todas essas contaminações que vem contigo? Isso tem que tirar meu amor!...E isso tem que tirar a boa ou a má, mas vamos tirar! Porque te queremos aqui conosco… (APLAUSOS)
A palavra quer fazer uma obra em ti, olhe, é precioso que quando, passa um ano, dois anos, três anos, e alguém fala contigo, e que delícia é falar contigo! E tu encontra uma bela amizade, digo, toma um tempo, porque tem que tirar muita crosta, teia de aranha.
Digo, tu cres que tua família sem o evangelho não vão te fazer dano? Podem ser os melhores pais… mas sem este conhecimento, te vão fazer dano. Todos os povos estão danificados, são massas de carne.
Mas, Deus tem um povo que Ele tem guardado para si, …(APLAUSOS)
Olhe, e te trouxe aqui para enriquecer-te. Muitas pessoas pensam que nós somos um engano, e olha, e que tremendo engano que nós seríamos!... dos melhores seríamos. O problema é, que todos os enganos nossos estão baseados neste livro, se fossem enganos. E se fossem enganos, seria o melhor engano que nos foi feito.
Mas, o mundo inteiro está sendo exposto pela primeira vez ao Evangelho.
Eu leio os livros esses que escrevem de mim, e que comentam de mim, e começam a falar:
- Não, que o líder é um portorriquenho que se levantou dizendo que é Deus.
Acaso eu tenho dito que eu sou Deus? – Eu nunca tenho me chamado de nada. – Vocês, a igreja, me chamam… Eu nunca fiz me passar por nada!... (APLAUSOS)
Assim, que abençoados eu declaro, este é o primeiro calqueo do ano 05, simples, ponha em prática, que te vai fazer bem. Repousa, seja humilde abênçoados e sem malícia. De agora em diante, olha, tranqüilo não estou pensando nada… os amo muito… os quero.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário