sexta-feira, novembro 02, 2007
A Loucura deste Evangelho
Bem, então vamos ao calqueo. Gálatas capítulo 4, verso 19: “Filhinhos meus, por quem volto a sofrer dores de parto, até que Cristo seja formado em vós…”
-Você sabe que Paulo, quando via os gálatas, ele foi ali, foi o pastor dali. Levantou uma congregação com a graça. Mas, o que acontece é que a presença da circuncisão (dos apóstolos), começaram a opacar o ZELO que eles tinham por aquela graça.
Foi como aconteceu aqui, às vezes você convida alguém, ele se entusiasmou e, de momento, gostou e quase aceitou, mas então vem a próxima semana e de momento encontrou com um abençoado da circuncisão (da lei) e lhe diz:
-Cuidado de ficar indo aí....
E, de momento, aborta a criança, abortou depois de já estar quase formado o bebê. -Ah? É como a mãe diz: -Veja isto... estou de 3 meses.
E então, quando vem o ultra-som, diz: -Olha, já aparece, o bebê está se formando.
Pois, um ABORTO seria a pior coisa neste momento, um acidente que aborte esse bebê.
Pois, na parte espiritual, Paulo sofria muito por causa da circuncisão. E, como vocês sabem que os apóstolos se meterem ali na Galácia, fizeram um dano tremendo à congregação que ele levantou. Que por causa dos problemas que ele teve, precisou ficar na Galácia. E ali, naquele tempo, levantou essa congregação. Mas, ao chegar a circuncisão (-ao chegarem os protestantes daquele tempo, os evangélicos daquele tempo, ou os católicos daquele tempo-), pois, então, teve que dizer-lhes: “Filhinhos meus, sofro dores de parto, enquanto Cristo é formado”. (Gálatas 4: 19).
Então, para FORMAR a Cristo em uma vida toma um tempo. Para formar você, no que você se põe firme, no que você perde os temores e o medo que a experiência de tua vida te trouxe, a experiência religiosa; nós temos perdido, temos visto abortos aqui nesta congregação. Temos visto pessoas que quase, por pouco as tivemos, por pouco, por pouco saíram à luz.
E, de fato, eu tenho memória pessoalmente, tive que passar por esse processo porque eu comecei, ou seja, isso começou em mim; mas haviam momentos, por exemplo, tirar os rudimentos. Eu tenho memória aqui em Miami, um dia o Senhor me disse: -Olha, isso de batismo em água é uma bobeira, se você já está batizado em “sua morte”.
Ai, Pai! Se eu digo isto no domingo, as pessoas vão embora. Porque isso foi dito a mim, não a vocês.
Ah!, e tínhamos acabado de celebrar um batismo meses atrás lá no Tropical Park que de… Porque você sabe que o próprio Paulo diz: “e nas vezes que aparecerei a ti”; ou seja, Paulo ia também, era uma revelação progressiva, porque o próprio Paulo batizou a Gaio e sua família, e agora diz: “Cristo não me enviou a batizar”.
(Alguém poderia perguntar): -E como ficamos, batizastes a Gaio e, agora, Cristo não te enviou a batizar?
Pois esse mesmo processo eu passava. E eu dizia: -Andaaaa.
Ah! E quando Deus me diz algo, eu não posso parar isso. Eu não posso dizer: -Vou deixar para depois... Jaaaaa…
Se ele diz que tem que ser dito, eu tenho, ainda que as pessoas se vão. E, de fato, eu vim preparado, ainda que fiquem 5, com esses cinco eu volto a funcionar.
Bem, até que me dei conta que isso era uma bobagem, isso de molhar as pessoas, isso é o maior abuso. Olha, te batizar em água... Je, je... isso é te molhar. Isso é um rito, sim. E mais, isso não tem sentido, porque você já está batizado em sua morte, você já está livre do diabo, livre do pecado e isso é um símbolo de perdão de pecados e você está morto ao pecado. Assim que, te batizar para quê?
Mas isso eu entendi que, quando chega a MENTE de CRISTO e me fala. Bem, eu disse. Se me foram 2 ou 3, naturalmente. Mas eu continuava com a santa ceia, porque isso... je, je…
Olha, e quando eu lia... um dia que estava lendo, que diz: “Porque vossa páscoa, que é Cristo, já foi sacrificada”. –Aiii, já? E o que eu faço com um pedacinho de pão, como um bobo aí, comendo pão e bebendo; e suco de uvas, porque não é vinho. E eu disse: Ai, Pai!
Bem, e outros detalhes mais, bíblicos, e eu disse: Uuiii!, e tens que dizer no domingo. E outra vez, mas eu não ABORTAVA, Deus não tinha dores de parto comigo, porque eu dizia “este bebê vai sair”.
Não foi fácil, porque é que o mundo foi danificado pela religião, mas danificado. E são uns temores que você já tem na... isso se te mete desde pequeno, desde o BERÇO vão te metendo aí e você vai sendo envenenado, quando te dizem isso...
Eu tenho memória quando fui a Santo Domingo uma vez e havia um irmão que, cada vez que eu dizia uma verdade, ele dizia: Eia! diabo…
Teófilo, Teófilo se chama, verdade? -Teófilo, sim, e então je, je, je, je… e eu dizia outra verdade e ele dizia: Eia! Diabo. Ja ja, ja, ja, ja, ja, ja…
O que ele estava sentindo, diz: -Onde eu me meti, se isto é...
Mas Teófilo está aí firme, não, o bebeu foi dado (nasceu)... je, je, je, je.
Imagine formar a Cristo em você, você sabe o que é formar? E depois que se forma, estás do outro lado da poça. Uuuf! Quando Cristo é formado em você, então você se lança, olha a vida, não há prova nesta terra que possa contra você. Não há situação econômica, física... nada.
Mas formar a Cristo na vida de alguém é o mais maravilhoso, porque é que de fato o evangelho é para salvação. Salvar-te a ti de ti mesmo.
Veja como Paulo diz a esta igreja neste verso, aí mesmo, no próprio capítulo 4, mas 9 a 11. No verso 9 veja como diz:
(Gálatas 4: 9 a 11). (Diz): “…mas agora, conhecendo a Deus,…” se corrigiu em seguida, porque você não conhece a Deus, Deus conheceu você.
(Por isso se lê): “…ou melhor, sendo…” porque o livre arbítrio não está, não. (Diz): “…ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como é que voltais novamente aos débeis e pobres rudimentos…”
Veja como é a lei: Débil e pobre. Tem gente que se vai daqui aos débeis e pobres. E assim terminam: débeis e pobres. (Diz): “…aos quais vos quereis voltar a escravizar? Guardais os dias, os meses, os tempos e os anos. Temo por vós, que haja trabalhado em vão convosco...”
Que pena, ah, esta igreja na Galácia, Paulo já estava perdendo as esperanças. Diz: Temo que tenha perdido tempo aqui, lhes preguei a graça em vão. Eles não conseguiram assimilar por causa da influência dos apóstolos. E esse trabalho não somente aqui, mas através das câmeras, temos muitos abençoados que já foram gerados, mas no processo de formação do bebê, aí vem o sacerdote com sua boba missa, pensando que com um pouquinho de cinza na frente as pessoas irão se libertar de um fogo ardente, que indecentes! (Aplausos).
E então, aparece o pastor pentecostal (dizendo): -Olha, tenha cuidado que nos últimos dias vão (vir) falsos demônios, falsos profetas, tenha cuidado!
E então, com isso, ainda que a pessoa seja gerada, tende a pôr essa preocupação no pastor local, e os pastores sofrem. Aqui, não, aqui estamos já formadinhos, aqui pode vir o furacão Andrew, o que vier, que aqui isto não há quem pare.
Mas há congregações que estão começando e estão nos ouvindo e não entendem o processo do que acontece e o pastor tem que ter cuidado no que vai se formando Cristo nesse crente.
E a idéia é pô-lo a escutar, escutar, porque Cristo se FORMA pelo ouvido. Bem, e veja que até mesmo Cristo, enquanto Jesus de Nazaré, -perdão- quando estava em sua luta, ele tinha momentos em que poderia abortar, quando disse: Que passe de mim este cálice, porque estava sentindo o poder da carne, ministrando a ele. Porque ele se acomodou à vida social daqueles dias e tinha uma mãe, e tinha irmãos, e ainda que ele tivesse uma visão, também estava na carne, porque ele veio em semelhança de carne de pecado.
Quer dizer que ele tinha uma luta, como eu as tive, também, e dizia: -Se eu disser isto no domingo, com quê vou pagar a luz e o aluguel? Se fulano se for e beltrano, e... a pessoa pensa... E então, ali a carne se mete, não? Naturalmente, ele disse: Se for tua vontade... Ele se defendeu e passou na prova, não a lançou para trás. E você passa por isso, também. Você tem passado por momentos, em que você diz: -Olha, isso será verdade? Tantas situações, tantas coisas, por quê dizem tanto? O que é isto, por quê aquilo?
E tem gente que, de momento, o barco fica à deriva e, se fraquejar, Cristo não se FORMA, porque a idéia é seguir até o fim.
Olha, seu eu parasse, não saberia que Cristo estava na terra, porque eu mesmo estava sendo formado, e tão claro é para mim que sou Jesus Cristo, isso é para mim como dizemos aqui: -É uma bombinha al pitcher (fácil).
(Alguém afirma): -Que você é Jesus Cristo!
-E eu disse: -Que lhe parece?
Isso é tão fácil. Que eu sou Deus!... Deus se mete em piores. Je, je, je. Em lugares piores Deus já se meteu. Deus se esconde.
Naturalmente, pois, dizem: -Se você é Deus, responda-me isto.
Digo): -É que eu não sei isso. Este véu não sabe isso, para este véu saber, a mente de Cristo tem que me dizer primeiro. Se não me disser, sou tão ignorante como aquele da esquina.
Eu sei o que ele me diz e o que ele me diz, eu digo. E isto é um processo. Tudo tem um processo. A vida de Paulo foi um processo.
Na vida de Jesus de Nazaré, ele estava brincando por aí e não sabia quem era. Se aquela pomba não se manifestasse (quando disse): -Olha, este é meu filho amado...
Ele estava por aí, e Maria, com tudo o que sabia, Maria todavia tinha suas dúvidas, ela questionava e dizia: -Ai, Pai! Mas será que eu passei por uma questão emocional e ouvi que o anjo me disse que ele se chama Jesus, e que viria morrer por seu povo? Porque este garotinho até se perde de mim e tudo, e vai por aí a falar com os fariseus...
O que acontece é que tudo tem um processo. E em tua vida há um processo. (Aplausos).
E ele está tratando contigo, e aí, sim, há um aborto em tua mente. Não abortes. Agüenta o bebê aí até nascer, pois Cristo se está formando em ti. E quando isso acontece, quando isso, você vai ser a pessoa mais feliz, se já não és a pessoa mais feliz da terra, porque nada pode contra você. Não há situação que você não possa vencer. (Aplausos).
E isso é doutrinariamente. Agora, o prático, a mim me ocupa muito o prático, porque tem pessoas que a elas é difícil a confissão, porque o evangelho é poder de Deus para salvação, para formar a Cristo em você.
Mas há algo que você tem que fazer, porque senão vais sofrer.
Vamos ver em Hebreus capítulo 1 no verso 14 em diante; esqueça-te que o 2 está aí, isso foi a gráfica que colocou. Isso é uma carta, e em uma carta você não coloca 1, 2, 3 e 4.
Quando você escreve uma carta a um familiar, você simplesmente abre parágrafos. Mas, desgraçadamente, os que escreveram a Bíblia puseram capítulo 1, capítulo 2, capítulo 3, capítulo 4 e isso te prejudica o entendimento.
Com isso, é uma “orelhinha” que estou te dando. Veja o que diz o capítulo 1, verso 14.
(Hebreus 1:14 em diante). “Não são todos espíritos ministradores, enviados para serviço…? -Será que você precisa de serviço? -(Assim é).
(Diz): “…a favor dos que serão herdeiros da salvação?”
E segue o verso 1 do capítulo 2, que neste caso seria o verso 15. (Diz): “Por tanto, é necessário que, com mais diligência, atentemos às coisas que temos ouvido, não seja que nos deslizemos. -Vês? Que ABORTES.
Não é que percas a salvação, isso é um... (dom). Deus não é mesquinho. Você está salvo sempre salvo, ainda que deslize, ainda que entres de cabeça, ainda que abortes, seja o que for, você está salvo para sempre. Mas o importante é que, enquanto estiveres aqui em teu corpo, que tires proveito desse serviço.
(Diz Hebreus 2: 2): “Porque se a palavra dita por meio dos anjos foi firme, (a lei) e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se descuidarmos de uma salvação tão grande? Olhe, o mundo não escapou.
Há dois mil anos de descuido, e você crê que o mundo escapou? –Olha como está o mundo, o que dá é pena. Com toda a inteligência, com toda a matéria prima que Deus deu, com toda a ciência que se manifestou. Que lindo é ter um celular,ah. Que você não tem que se meter num orelhão e lançar 10 centavos ali, ficar preso... teu bebê tem um celular. Que preciosa é a tecnologia, como avançou a ciência... Olha, eu não tenho que estar falando com fio (do microfone). Antes, os pregadores tinham que falar com fio, veja que lindo, a tecnologia.
Com tudo isso, esta sociedade está em descuido; descuidaram de uma salvação tão grande.
E então, está o câncer, estão as misérias, está a AIDS, estão... por um descuido. Por descuido. Veja como estão os governos, todos, como sofrem os povos, a pobreza, a corrupção política, a desunião que há mundialmente, eles não tem as respostas para nada. Veja o governo dos Estados Unidos, está cansado, o de... todos estão iguais. Todos.
O que há é miséria. O que há é um... um desassossego. (Dizem): -O que vai acontecer? Todo mundo está assustado, a moeda. Tudo está danificado.
-Ah, não, nós somos uma história à parte. Somos esse povo que Joel mencionou, um povo como jamais houve sobre a face da terra. (Aplausos).
Mas muitos de vocês descuidam disso. Você não pode ficar calado diante de uma situação e continuar se queixando: -“Ui, veja, me sinto assim; ai, que mal está isto. Veja que isto... ai, me dói aqui, me dói ali, o carro está estragado, ai que esta situação, me esqueci disto, sempre me esqueço disto...”
E dá-lhe, dá-lhe, e os anjos aí, observando… Alô! E queixa vem e queixa vai. E queixa vem... Você não pode viver assim, abençoado, com essa, olha, com essa cobertura de anjos que estão checando você aí. Essa é a tua salvação. (Aplausos).
Olha, esses anjos são os que põem o evangelho da salvação, eles são os que o ativam através de tua confissão: -Cri, pelo qual falei... Você não pode ficar calado! (Aplausos).
Você não vê que, se você ficar calado, veja, se você ficar calado, olha o que vai acontecer, vou te advertir: Se você ficar calado, a carne começa a fabricar uma miragem, e essa miragem te diz: -Há fracasso. Olha, e você está se sentindo ultimamente, verdade que está te doendo aqui e ele... je, je, je. E a miragem, olha, bom, você sabe o que é uma miragem? –Um indivíduo que está em um deserto e vê um manancial e vai de cabeça e quando chega era areia.
Pois a carne está cheia de miragens.
Olham a mim ela me faz, a mim me... (faz); o que acontece é que o bebê já cresceu um pouco... não?, um pouquinho mais. Je, je, je…
Um pouquinho mais, mas esta carne disparou em mim com todos os canhões que ela tem. O que acontece é que isto que eu lhes digo é para consolar vocês. Para consolá-los com a consolação com que eu fui consolado. Porque se não, te mata, te mete no hospital, morres e ficas aí; a carne tem poder para isso.
Você vive em um corpo de morte que não se sujeita à lei de Deus, nem tampouco quer. Rapaz! É uma batalha campal.
Eu tenho pelejado a boa batalha da fé, não outra forma. Ah, e nem tudo vai ser fácil, tampouco, nem porque você seja Jesus Cristo homem, nem porque seja amigo dele, nem porque estejas com ele. Aqui é cada um levará sua própria carga.
E o evangelho é poder de Deus para salvação. (Aplausos).
Você tem que começar pelo dia, pelo dia, se possível logo pela manhã (confessa): -Digo que hoje é o melhor dia de minha vida.
O teu companheiro, a tua companheira, se não está nisto, diz: -Hipócrita, que é o melhor dia de minha vida...
Se você está com um familiar desses que não convergem (dirá): -Está louco, danificaram a cabeça dele nessa igreja.
Porque eles não entendem o que você está fazendo, porque você foi salvo pela loucura da pregação. E então, o que você faz é confessar o que diz a palavra. O que não se vê, você está chamando como se fosse. (Aplausos).
Mas você sabe o que é estar aí em sua cama, não se sentindo bem, dizer: -A vida do Senhor Jesus –audível- isto não é meditação-.
Diz: Cri, pelo qual (meditei)… Fale, você tem que falar. I’m sorry Papa, (sinto muito, papai). Tens que falar. Isto não é, aqui ninguém vive de contos. Se você não fala, fica. Ficaste. Se você não fala, o trem se foi. Você tem que falar.
Olha, veja ainda no velho pacto, Deus deu a lei e a lei, ainda que você não pudesse cumpri-la, mas dizia “não faltará em tua boca este pacto, pela manhã o falarás a teus filhos, de tarde o dirás.
E até mesmo Davi diz: “Enquanto guardei silêncio, enquanto calei, meus ossos envelheceram”. Davi disse isso “enquanto eu fiquei calado, os ossos por pouco se me secaram”. Até mesmo na lei, imagine neste pacto.
Neste pacto você tem que falar. Você tem que confessar. Aí está a vida. ABBA PAI. (Ovação).
Neste pacto eu falo até mal quando a carne (me acossa, digo), vou te... as más palavras que aprendi quando pequeno neste pacto, quando a carne começa a me atacar (digo): -Vai para (o caralho), não me... Me respeites, coño… (Aplausos).
Você tem que fazer isso, porque é que... de outra, de outra maneira... Je, je, je… Se não entender em espanhol, entende (em outro idioma) : -“Chitu, chite, chite”. Je, je, je, je, je, je…
Bem, esta é a loucura deste evangelho ; aí é onde nós nos gloriamos. Daí é que dizem que estamos loucos, mas é uma LOUCURA. Alô ! Que funciona, é uma loucura que dá vida.
Digo, uma loucura em base a outra loucura escrita. Mas, se você guarda silêncio, vais ter que comprar essas coisinhas que vendem por aí para os... para que te mova os... je, je, os ossos se te secam.
Bem, terás que te encher de pastilhas e pastilha para isto, líquido para isto, líquido para aquilo, para o cachorro, para as plantas, je, je, je, je…
Olha, havia uma mulher que tinha gastado toda sua fortuna em suas enfermidades, nos tempos de Jesus de Nazaré, que não haviam quase médicos, o que haviam eram 2 ou 3 medicininhas,e ela tinha gasto tudo. E diz que se chegou a Jesus de Nazaré e o tocou, e diz que saiu virtude dele e ela ficou curada.
Se não fosse curada, lá se ia o dinheiro em medicinas ou em hospitais, se vai; fica presa. Assim que você tem pegar, veja, essa mandíbula e jogar-lhe azeite. Ah, e as criancinhas desde pequenininhas; fazer as criancinhas pararem de se queixar e chorar: -Mamãe, está doendo...
Não, à criança, pegue-a aí mesmo, desde pequena: -Dê-lhe esta palavra, confesse isto. (A criança poderá dizer): -Não, não, não, não…
(Você, com amor, lhe dirá): -Confessa essa…
E a criança aprende. E, quando a criança receber o golpe, diz: -Espere, encontrei um novo caminho, que funciona na mamãe e funciona em mim. (Aplausos).
Se não, a miséria te come e diga-me: -Não o recebo.
(Jesus Cristo homem diz): -A miséria te come.
(Você dirá): -Não recebo.
(Jesus Cristo homem diz): -Não recebes? Fique calado, para você ver.
Ah, você não pode jogar com isto, isto é uma coisa séria. Isto é uma questão séria.
É igual ao teu amigo, tua amiga, teu esposa, teu noivo, tua companheira, ela tem um anjo e você tem outro anjo. E quando você fala a esse anjo, esse anjo do outro se atribula contigo. Por isso é que não podemos nos conhecer na CARNE, porque é que te dá por... e então, esse outro anjo está aborrecido com a tua atitude; por isso, a situação é delicada.
Você pega a sua esposa (e lhe diz): -Não, que…
E então, de momento, o anjo de tua esposa –que pode ser de um calibre que se educou na terceira fila da academia de anjos lá- (e ele pode te dizer): -Eu a conheço melhor do que você.
E, veja, isto é sério...je, je, je… Você tem que respeitar esses anjos que estão, por isso é que Paulo disse: Daqui em diante, a ninguém conhecemos segundo a carne, porque se você falhar com seu companheiro, ou com sua companheira, você vai pagar. Bem, o que você semeia, você colhe.
A coisa é séria. (Alguém poderia dizer): -Não, estamos em graça, Apóstolo. Não, estamos em um pacto de graça, tranqüilo, aí não há problema.
(Jesus Cristo homem responde): -É verdade, estamos em graça; esse é o problema, que estamos em graça. Ja, ja, ja…
Esse é o problema, que estamos em graça e a graça é demandante. Você não vê, você não vê que a graça o que faz é que te “solta a corda” (e te diz):
-Quer mais…?
E você... é como quando você pega alguém que está abusando de você, e como você tem paciência, você diz: -Deixa que continue, vou esperar, deixa que continue aí, quando eu apertar... verdade? É assim que você faz?
(Você diz): -Deixa que continue, ele acha que eu sou um... ele acha que eu sou boba, continue. Mas um diz eu vou me aborrecer e vou lhe chamar a atenção. Digo, se é a atenção.
Pois, assim é a graça, vai te soltando a “cordinha” e você vai e “puxa, puxa, puxa” e tudo vai bem. Assim foi Sansão, você se lembra de Sansão brincando com Dalila? Je, je, até que um dia, lhe disse: -Olha, Dalila, meu poder está no cabelo.
(Dalila disse): -Ah! Não, bem…
Dito isto, procurou uma tesoura –eu não sei se haviam tesouras- olha... Abba Pai.
Olha, hoje não temos um calqueo muito organizado, verdade? (Aplausos).
O que acontece é que eu não parei para estudar, porque eu não viria, e então vim para cá sem as anotações, pus dois versos bíblicos aí para me lembrar deles... Assim que, esses são os melhores, verdade, quando alguém está compartilhando assim. (Aplausos).
Olha, vamos pedir aos músicos que nos façam um pouco de uma boa desordem, aí. Alô!
Diga a quem está a seu lado: EU CONFESSO ESTA PALAVRA DE FORMA AUDÍVEL, A FALO, NÃO ME ENVERGONHO DELA. ELA É PODEROSA EM MINHA VIDA, ME DECLARO CURADO, PRÓSPERO, VENCENDO EM TODA CIRCUNSTÂNCIA. Olha! (Aplausos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário