terça-feira, julho 17, 2007
Indenização para vítimas de abusos sexuais cometidos por padres
16.07.2007
A Igreja Católica vai pagar o equivalente a mais de um R$ 1,2 bilhão para vítimas de abusos sexuais cometidos por padres de Los Angeles, nos Estados Unidos. O acordo foi aceito hoje pela justiça americana.
Em frente ao tribunal onde o acordo foi fechado, as vítimas contaram os abusos que sofreram. Com a foto da primeira comunhão, ao lado do padre que abusou dele, um homem diz: "a fé e a esperança que aparecem no meu rosto quando era um menino desapareceram."
A indenização é a maior paga pela Igreja nos EUA desde que esses casos começaram a ser revelados cinco anos atrás. O dinheiro vai para 508 vítimas. Alguns casos têm mais de 60 anos.
"Eu peço desculpas a qualquer um que tenha sido ofendido, que tenha sofrido abuso de qualquer pessoa da Igreja Católica", disse o cardeal Roger Mahoney ao anunciar o acordo, depois de quatro anos de negociações com as vítimas.
Para evitar novos casos, a arquidiocese prometeu investigar detalhadamente padres e auxiliares que trabalham com crianças.
Pelo acordo, os arquivos sobre os abusos, que estão sendo mantidos em sigilo pela arquidiocese de Los Angeles, vão ser analisados por um juiz aposentado. Ele vai decidir quais documentos serão divulgados. Segundo as vítimas, é importante para mostrar quando as autoridades da Igreja souberam dos casos e se houve omissão.
(site da TV GLOBO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário