Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, junho 12, 2007

O CRENTE É CHAMADO A ANDAR EM LIMPA CONSCIÊNCIA. SAIBA MAIS


Este é um tema de suma importância, no passado, falamos deste tema, mas agora ele vem de um outro ângulo. Hebreus, capítulo 10, no verso 1; vamos ler isso, detidamente, com espírito de discípulo, com espírito de ensinamento. Hebreus, capítulo 10, começando pelo verso 1. Diz: "Porque a lei..." Diga: A LEI. "...tendo a sombra de..." Quê? A lei tinha a sombra de quê?, dos bens vindouros. Bens o quê? Vindouros. Diz: "...não a imagem real das coisas..." O que é uma imagem? Você se põe na frente de um espelho e vê sua imagem e então, se você se move, a imagem no espelho, se move. Se levanta a mão, vai fazer exatamente o que você faça. Pois a lei, nem isso tinha, nem imagem. Note que era um pacto acrescentado! Deus deu a lei, Deus deu a lei como acréscimo para que se conhecesse o que é mau, porém esse, não é o coração de Deus, esse não é o coração de Deus. Deus não queria isso, mas teve que dar-lhe para que se soubesse o que é mau, mas, logo iria tirar a lei do meio. Nos dá lástima quando vimos irmãos ainda empenhados em cumprir a lei, verdade?, - que tem que guardar a lei de Deus, que tem que guardar o sábado, que tem que ser fiel à lei -. Nos dá lástima, porque estão dizendo à você: - Seja fiel à algo que não é nem a imagem. Seja fiel à uma sombra -. Tu sabes o que é ser fiel à uma sombra? Dê uma voltinha com o bebê. Por aí há um bebê chorando? Uma voltinha bem bonita, verdade?, e o bebê se acalma. Certo?
Então, a lei, a lei foi acrescentada, não era nem uma imagem e só possuía a sombra do que tu e eu temos hoje. Veja, uma sombra e tu sabes que uma sombra nunca fala claro. Se tu olhas a sombra, eu meço quinze pés, dependendo do ângulo de onde a luz me pegue. Se tu vês a sombra, vou chegar até lá longe, se a luz muda, então de um momento meço menos do que media antes, porque era uma sombra, a lei não é verdadeiro. Eu nãos sei como tu podes ser fiel à uma sombra? Ou tratar de cumprir uma sombra. Ah? Ou de seguir uma sombra. Tu sabes o que é isso? A sombra.
Agora, veja o que diz, "...nunca pode..." Eu não sei porque há gente que se empenha, porque diz que “nunca pode”. Você está empenhado em algo que “nunca pode”, não pode o quê? O que diz? "...pelos mesmos sacrifícios que se oferecem continuamente a cada ano, fazer perfeitos aos que o quê? se aproximam." Em outras palavras, que tu te aproximas da lei de Deus e aí segues guardando o sábado, todo dia tratas de ser fiel aos dez mandamentos e tratas de ser fiel aos outros seiscentos e tres mandamentos, porque ao todo, eram seiscentos e treze, e tu tratas de ser fiel à algo que “nunca”, diga: NUNCA. Pois se “nunca pode”, para que você vai se empenhar em servir a algo que “nunca pode te fazer perfeito”? Olhe, é preciso que haja um véu nas pessoas que tratam de servir à algo que nunca vai ajudá-las. Tem que haver um véu bem grande, ou um véu, ou um embrulho, um hipnotismo. Por isso é que Paulo, quando falou aos gálatas, lhes disse: - Oh gálatas insensatos! Quem os fascinou -? Uma fascinação, algo que tu nunca vais alcançar. Diz: - Quem os fascinou -? Bem, uma versão diz, em inglês, diz: "bewitched", que é, - quem os embrulhou -? Ou seja, servir-lhe, a esta hora tratar de ser fiel à Moisés e aos mandamentos de Deus, o que acontece é que como se chamam mandamentos de Deus, então dizem: - Tudo o que é de Deus, é bom -. Não, nem tudo o que é de Deus, é bom. Veja, nem tudo o de Cristo é bom porque Paulo disse que devemos deixar já os rudimentos da doutrina de Cristo. Porquê? Porque já não eram bons. Foram bons em um tempo, mas agora, não são bons, porque as coisas mudam.
Então, o que acontece, que a lei não podia te fazer perfeito. Sabe porquê? Porque se chegasse a te fazer perfeito, os efeitos, seriam vistos no verso 2. Veja o que diz o verso 2, se a lei pudesse, "De outra maneira cessariam de oferecer-se, pois os que tributam este culto, limpos uma vez, não teriam mais consciência de pecado.” Não teriam mais o quê? O que significa “não ter consciência de pecado”? Que tu não te sentes o quê? Culpado. Em outras palavras, dava a entender, aquela lei, aquela lei sempre fazia você se arrepender, sempre te viam em pecado, sempre te vias sujo, sempre vias que havia algo mau em tua vida com Deus, nunca podias te aproximar de Deus. Era como um inspetor que vinha te inspecionar todos os dias, - Como estás te portando, ah? Cuidado que Cristo vem e você fica -. Assim funcionam por aí alguns ainda. Então, dando a entender que quando Cristo morreu, olhe isto, dando a entender que quando Cristo morreu, tu não deves ter consciência de pecado. – Explique-me, pastor. Em outras palavras, eu vou fazer o mau e não devo me sentir culpado -? Não, não deves se sentir culpado quando fizeres algo mau. Tu sabes o que deves fazer? Tratar com esse assunto, porque sentindo-te culpado, tu não resolves nada. Se te sentes culpado, é pior porque então, entras em uns efeitos pessoais que nunca te levarão à melhorar essa situação. HELLO! (Aplausos)
Ouçam-me, abençoados, vocês sabem das pessoas que vivem em culpabilidade hoje. Por isso os meninos, veja, os meninos se suicidam. Há pessoas que se sentem tão mal, - Deus meu, tira-me a vida. Não posso mais -. Há pessoas que sentem que o que vem é um ardor de fogo sobre eles, que Deus um dia, vai pegá-los assim e vai vomitá-los, frfr! Bem, assim falava João. João dizia, - Te vomitarei de minha boca -. Rapaz, se esse homem, o que ele via, era…, tu não vês que João vivia debaixo da lei, e todos os que vivem debaixo da lei estão sempre julgando aos demais, sempre. É que a lei…, note que a bíblia diz que a lei, nada aperfeiçoou. – Pastor, e é mau sentir-se culpado -? Olha abençoado, olhe isto, veja, eu recebo que tu me entendes. Isto é Deus falando contigo, imagine, é como se Deus descesse aqui para te dizer – Deixa-me te explicar isso, para livrar-te -. Tu sabes que é daí que vem a grande meretriz?, o sistema religioso mundial, rapaz, tu lhes tira a consciência de pecado e ficam sem sermão todos os pastores ficariam sem sermão, não teriam mais o que pregar. Tu não vês que a pregação deles é dirigida, a pregação deles é dirigida a obrigar que tu te sintas culpado, que tu estás mal, tu tens pecado. – Pastor, então não se peca -? Aí é que está o detalhe, porque veja, o capítulo 10, em si isto é uma carta. Não deveria dizer, capítulo 1, capítulo 2, capítulo 3, capítulo 4, isso era uma carta inteira. Mas a imprensa querendo tornar mais fácil, penso que terminou aí e colocaram capítulo 10, verso l. Mas leia o verso 26 anterior, para que tu vejas de que está falando, porque é que tu não podes ter consciência de pecado.
Veja o que diz no capítulo 9, verso 26, "De outra maneira teria sido necessário que ele padecesse muitas vezes desde o princípio do mundo; porém agora..." Hum!, depois que Cristo morreu, começa esse “agora”. Faz dois mil anos que começou esse “agora”. Diz: "...porém agora, na consumação dos séculos..." HELLO! A consumação de quê? Tu sabes que os séculos se consumaram nesse “agora”, dois mil anos atrás? E as pessoas estão esperando a mudança dos séculos, isso se consumou ali. Nós vivemos, fazem dois mil anos, nos bens vindouros, mas como não se sabia, nos venderam gato por lebre. Nos enganaram, os legalistas, os religiosos. Roma enganou ao mundo inteiro e não disse à ninguém que os bens vindouros já tinham vindo. Não disseram que os bens vindouros começaram há dois mil anos atrás, e agora, o Ministério Creciendo en Gracia, dois mil anos mais tarde, veja que atraso há. Estamos começando a apresentar os bens vindouros, porém isso já começou há dois mil anos atrás. Ah? E Lutero também nos enganou, disse que nos abriu uma porta, mentira. Que porta Lutero abriu? Se ele também estava enredado na mesma coisa? Escondido, trouxe todos os utensílios e os rudimentos da doutrina de Cristo. O que ele disse foi que o justo viverá pela fé. Hum! Até o diabo sabe isso. Tiago disse que os demônios crêem e estremecem. Ha, ha, ha!
Olhe, veja o verso 26, veja, veja que maravilha. Diz: "...porém agora, na consumação dos séculos, se apresentou uma vez para sempre pelo sacrifício de si mesmo para tirar..." Diga: TIRAR, "...o pecado do meio." Então, se ele aniquilou o pecado, onde está tua consciência, abençoado? – Ai pastor, eu tenho medo destas práticas. Me dá medo de como você fala, porque agora penso…Ai, que bom!, que meu esposo não veio porque se ele viesse e tivesse ouvido, ah, isso é o que ele quer, não se sentir culpado. Com essa culpabilidade, eu o prendo -. Até quando poderás prendê-lo, abençoada ou abençoado? Vais seguir amarrando? Os apóstolos nos amarraram, Roma nos amarrou e tu agora vais seguir amarrando. As pessoas têm que ser livres, abençoado. Por isso é que o profeta Isaías disse que esse que viria edificar a cidade, lá em Isaías 45, verso 11 em diante diz: - Ele soltará seus cativos -. Isso é o que eu faço, soltando-te, abençoado. Tu estás solto, tu não tens amarras, ataduras. Tanto que as igrejas falam de ataduras, verdade? Rapaz, e esses pastores, o que têm, são rolos de gaze nos púlpitos, amarrando. Cada vez te amarram mais, até que um dia te põem uma camisa de força e tu dizes: - Se olho prá lá, peco. Se olho prá lá, peco. Se Cristo vem, fico -. As pessoas estão assustadas, abençoado. Há pessoas que crêem que Deus anda com um chicote dando chicotadas. Veja, Deus entrou em seu repouso, se foi sua coragem. O profeta disse, - Pegou nossos pecados e os colocou atrás de si e se esqueceu deles -. Deus, o que faz é, veja, repousando e se alegrando desta mensagem do Ministério Creciendo en Gracia. (Aplausos)
Tu sabes, abençoado, tu sabes que Paulo falou em código, verdade? Tu sabes que Paulo só se empenhava em falar de Isaías? Te lembras que ele às vezes dizia, - como Isaías. Como o verso diz -, te lembras, o profeta Isaías. E tu sabes para que é isso? Um código para mim. Me ligaram da Guatemala e me disseram: - Apóstolo, leia todo o livro de Isaías, porque aí está todo o seu ministério incluído nesses sessenta e seis capítulos -. E agora é que eu vim entender, terminando, veja, entrando para o novo milênio, agora compreendo que minha vida está escondida no livro de Isaías. Tu sabes, abençoado que está me escutando, olhe, olhe. Tu sabes que ninguém falou como eu estou falando? Em seis mil anos na terra, não se havia falado assim, porque Paulo te escreveu aí, abençoado, mas tu não podias vê-lo. – Ai, pastor, você está enganado, porque eu li Hebreus mais de vinte vezes. E mais, eu fiz um curso de hebraico, e mais, eu tenho um compendio bíblico em minha casa que fala do livro de Hebreus pelo Dr. Smith e isso é um estudo minucioso de Hebreus -. Eu nunca via o que eu estou te dizendo, abençoado, porque eu tinha um véu posto que não podia.. (Aplausos) Tu sabes porque abençoado? Porque tu não podes escrever nada do evangelho ou da Escritura ou da história com uma consciência de pecado. Porque quando escreves metes a tua consciência pecaminosa em teus escritos. Por isso agora, tu podes descobrir o que é a verdade e o que não é a verdade. E quando tu lês um livro desses que vendem por aí nas livrarias, quando tu lês um livro diz logo, está contaminado- Uma irmã estava me dizendo que tem um amigo que esta preso, que passa ouvindo e ouvindo e ouvindo a palavra. E esta livre, esquece, porém esta preso…,porém esta livre, ve, porém já conhece a palavra. Então ela lhe perguntou o que queria de presente de Natal ele lhe disse :Ultimamente , um bom livro da graça.-. Então ela ainda vai nas livrarias porém disse: - Deixa-me ver se encontro algo porque ele quer um livro - E então, pois correu e procurou na livraria e começou a ler, - Ai, este vai bem -, mas como ela é uma abençoada daqui que está esperta, que tem maturidade, quando passava por uma página havia um pouquinho de lei. E manuseava outra página, pap!, um pouco de lei e voltava a outra página… Você sabe que ninguém pregou graça em dois mil anos? Ninguém. Os que tu pensas que pregam graça, é uma mentira porque têm consciência de pecado. Se tu tens consciência de pecado, tu não podes falar de Deus, nem de Deus podes falar. ( Aplausos ) Porque vais representá-lo mau, abençoado, um pouquinho de fermento leveda toda a massa, um pouquinho, veja, um pouquinho. Ai pastor!, mas ele fala de graça. O que acontece é que fica um “chin” ( um pouquinho ). Esse “chin”, esse pouquinho, esse é o que estraga a massa. Por isso é que dizem que uma maçã poder em um barril, estraga as demais, e sem dúvida, as demais não podem recuperar a podre.
Olhe abençoado, tu estás me escutando? Tu estás me escutando, eu sei. Verdade que isto está claro? Diga: CLARO, “crispy”, “crispy”, clarinho, bem claro, ah? Em Porto Rico, dizem: - Mais claro não canta o galo -, porque um galo, é inconfundível. – Não pastor, mas diga-me, devo me sentir culpado -? Não, não convém. – Pastor, e se eu estou fazendo algo que está errado e eu sei, algo me diz que está errado, o que devo fazer -? Segue tratando com essa situação. – Mas eu devo me sentir culpado -? Não, vai te ajudar isso, o sentimento de culpa, nunca ajuda. Tu sabes o que é sentimento de culpa? Em relação à Deus, ou seja, que tu te sentes culpado. Não te atreves nem a orar, tu sabes, não te atreves nem olhar assim. – Senhor, tu estás aí -? Sabes, existem pessoas que têm medo de orar. Por isso quando aqui cantamos, - Toda minha vida é para ti. Todos meus sonhos estão em ti -, e tu vês que alguém não está cantando, ou é porque não sabe cantar, ou é porque está de mal humor. Mas se antes cantava e agora não canta mais, hum!, é porque está com sentimento de culpa. – Pastor, então eu jamais, a partir desta noite, não devo mais me sentir mal com Deus -? Sim, ele é teu amigo, como é que tu vais te sentires mal com um amigo? Ao contrário, é melhor ter intimidade com ele. (Aplausos) Com um amigo tu não te sentes culpado, tu compartilhas com ele e ele é teu melhor amigo. Olhe, se todos os abençoados do mundo inteiro entendessem isso, ah? Como sofre a humanidade. Isso dói em mim. Às vezes eu penso nas pessoas e eu digo: - Pobrezinhos -. Veja, eu vejo esses pastores na televisão e escuto os programas de rádio aqui em Miami. Quando viajo eu me levanto no domingo pela manhã para pregar e me levanto cedinho e então, ligo o rádio e quando ouço esses programas. Olhe, e pessoas que têm umas vozes, e uma eloquência, porque eu não, o meu espanhol é tão pobrezinho… Não, não recebo, mas não é o melhor do mundo. Mas essa gente com uma verbologia, olhe, veja, cavalheiros com um timbre de voz que eu queria ter uma voz assim tão elegante. Olhe, e como o usam mal, estragam tudo, destroem tudo, põem tudo à perder. Olhe… aparência, verdade?, aparência de piedade. Olhe, mas tu sabes porquê?
Atente-me bem, abençoado. Ninguém que te fale de Deus, que te fale de pecado, se te fala de pecado, se te fala de, - Olhe, tu tens que arrepender-se, sabes -? Ah, e se ele disser à você, - Hum! Vem um juízo de Deus contra você -, Deus não tem juízo, isso acabou. Paulo disse que nós não estamos para alcançar ira, mas para alcançar misericórdia. – Pastor, e de onde saem todas essas coisas que fazem as pessoas estarem horrorizadas assim como estão -? Bem, é que quando tu vês esses desenhos na história que se têm feito de Deus, o inferno ardente, o inferno de Dante, isto, as almas do purgatório chorando porque vem um juízo e então, isso vai contaminando tua consciência até que te destrói. Vocês sabem as vidas que estão sofrendo por todas as partes do mundo?
- Pastor, muito bem, então estou me portando mal, penso. Penso que devo melhorar umas áreas de minha vida…- Quantos pensam que têm que melhorar áreas em suas vidas aqui? Ah? Todos, verdade? Quando não é isto, porque é que a nossa vida é como esse peixe. Em Porto Rico, há um peixe que nós chamamos de Guabina. A Guabina é um peixe escorregadio, que para tu pegares esse peixe, rapaz, Bup!, escorrega, porque não há quem o agarre. Veja que em Porto Rico havia um jogador de basquete bem famoso que era chamado de “Guabina” Gutiérrez. É porque ele jogava basquete e não havia quem o agarrasse e lhe apelidaram de Guabina porque era difícil de ser agarrado. O que acontece então, é que tua carne, tu estás coberto com uma carne que quando não te escapas por aqui, sai por ali, ou sai por lá. É como uma “Guabina”, veja. Tu tens um corpo, ah e foi “the Master Builder”, foi Deus quem te fez esse corpo assim e ele não fez assim para que tu te sintas culpado. Olhe, como o Senhor está alegre agora mesmo. Diz: - José, segue explicando-lhes assim, para que se sintam livres, para que lidem, para que tratem os assuntos com mais sabedoria. Porém, que não entrem em sentimento de culpa, que isso já, eu já apaguei isso -. Olhe, eu creio que isso é o que vai acontecer no Y2K, que irá se apagar das mentes a consciência de pecado, que seja apagado. (Aplausos)
Olhe, e tu sabes que esse tipo de prática, veja este tipo de prática, o que acontece é que para o débil na fé… Veja, tu sabes quem é um débil na fé? Uma pessoa dessas que se ofende fácil, uma pessoa dessas que sempre é muito estreita. Ou seja, é tão estreito no modo de pensar, é um débil na fé. E aparenta que não tem erros e é bem estreito e ama à Deus sobre todas as coisas, é um legalista. O que ama à Deus de verdade, sempre tem um sorriso e é suave e tranquilo. Digo, também tem suas tristezas, não? Mas o que ama à Deus não tem que estar assim com esse tipo de aparência. – Olhe, que santo deve ser esse homem! Essa mulher, Hum!,… - Isso é aparência, isso é mentira. “Pão para hoje e fome para amanhã” ( um dito popular ).
Então veja abençoado, “quanto mais o sangue de Cristo…” Onde é que está esse verso? “…limpará de vossas consciências para que sirvais ao Deus vivo”. Ah? 9:14, veja aí mesmo em Hebreus 9:14, veja, veja, veja que bonito. Bem, veja, vamos dar-lhe um pouquinho 9:11, veja como está bonito. Deixe-me marcá-lo aqui, porque está, está lindíssimo. Hebreus 9:11, veja, veja como diz: "Porém, estando já presente Cristo…” Olhe, que bom estão os versos anteriores, ah? Deixa, leia-os depois, veja. "Porém, estando já presente Cristo, sumo sacerdote de…” Quê? Dos quê? Verdade que essa palavra “Bens vindouros” está também no verso 2, do capítulo 10? Ah? Sim, então diz: "...sumo sacerdote dos bens vindouros, pelo maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não pelo sangue de bodes nem de bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez para sempre no Lugar Santíssimo, tendo obtido... limitada redenção eterna redenção." Veja isso aqui, isso é salvo sempre salvo, veja aí as tres letras s (sss). Viste? “Eterna redenção”. Diz: "Porque se o sangue de touros e de bodes, e as cinzas de bezerros espalhadas aos imundos, santificam para a purificação da carne…” Porque no velho pacto se fazia isso, Moisés, a lei. Daí é que os espíritas aprendem essa coisa de sangue e pó, é aí que os espíritas se pegam. E têm razão, não têm revelação, mas têm razão, se pegam nisso. Diz, agora veja o verso 14, veja que exclamação mais linda, "... quanto mais, olhe, quanto mais o sangue de Cristo..." Diga: O SANGUE DE CRISTO. Olhe, é com esse sangue que nós aqui, tratamos. Nós somos espiritas também, porque tratamos com o sangue, ah?, com sangue. He, he, he! Veja, "quanto mais o sangue de Cristo, o qual mediante o Espírito eterno se ofereceu a si mesmo sem mancha à Deus, limpara vossas consciências de obras mortas para que sirvais ao Deus vivo?
Olhe, tu crês que eu estou torcendo algo aqui? Tu estás entendendo bem claro? Ah? E porquê as pessoas não nos entendem? O que é que elas têm nas cabeças? Véus? Diga. VÉUS. E o que mais? “cobras e lagartos”? Como é? “Minhocas”?, teias de …, cera religiosa, porque nós falamos, é que isto está tão claro, irmãos. Você está vendo isto claro, e o vê escrito no evangelho, no seu evangelho? Não são todos os que tratam. Olhe, aqui não é de quem quer nem de quem corre, mas de Deus que… Olhe, e a quem Deus quiser revelar, diz. Olhe, por isso é que Paulo dizia, “Eu oro para que os olhos... HELLO!, os olhos do entendimento sejam iluminados”. Se Deus ilumina, irmãos, esse teu familiar, vai continuar te vendo mal. Esse teu familiar vai dizer, - Tu estás em uma falsa doutrina. Veja, cuidado, porque esse José Luis, é um apóstata. Veja, é que aí fazem uma lavagem cerebral nas pessoas -. Vão seguir assim. Olhe, e o que estamos lendo aqui, é tão claro, está tão claro. Ah? – Pastor, então a conclusão é que de agora em diante eu não vou mais me sentir culpado -? Não, tu sabes, não deverias, mas alguém sempre se sente um pouco culpado. Tu sabes porquê? Porque as obras da carne não pegam bem para ninguém. Quando alguém faz alguma coisa que está for a de ordem, é inevitável que se sinta mal, te dá um mal estar, te dá umas coisas, - Deus meu, mas porquê esta… ? Porque eu não pensei isto à tempo? Porquê cometi este erro -? Verdade? Não é assim que funciona? Porque a carne envergonha as pessoas, verdade?, as pessoas se sentem tão mal. Por isso é que há pessoas que sofrem tanto, porque depois que fazem as coisas… (Intervenção de alguém na congregação dizendo: - Porém, há solução -.) Claro, que há solução. É disso que estamos … ( Outra intervenção ) Sim, sim, isso é assim.
Veja, vamos ver Romanos 7, para que tu vejas como as pessoas se sentem, Romanos 7. Romanos, capítulo 7, o verso 14. Aqui parece que Paulo está dizendo que há pecado, quando nos acaba de dizer que aniquilou o pecado, mas não é que Paulo está dizendo que há pecado, é que este é um corpo que como foi vendido ao pecado, teu espírito foi libertado, mas teu corpo ainda…, ou seja, hipoteticamente, Paulo está te refrescando a memória com o que diz aqui. Veja o que diz o verso 14, 7:14, do livro aos Romanos, "Porque sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido ao pecado. Porque o que faço, não entendo; pois não faço o que eu quero, mas o que aborreço, isso faço. E se faço o que não quero, aprovo que a lei é boa.” Ou seja, a lei tem razão em dizer, - Tu és culpado -. O problema é que como Cristo já pagou a lei por você, agora, a lei já não pode fazer isso, porém, ele fala mais ou menos como funcionavam as pessoas quando serviam à lei. Diz: "De maneira que já não sou eu quem faz aquilo, mas o pecado que mora em mim. E eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não mora o bem; porque o querer o bem está em mim, porém, não o fazê-lo.. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, isso faço. E se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas o pecado que mora em mim.” Ele está lançando a culpa à uma lei que está metida em teus membros, que foi acomodada na tua carne, por Satanás, no Éden. Adãozinho te injetou isso e Cristo veio e tirou os efeitos separando teu espírito de tua carne. E então, lançou for a o corpo pecaminoso carnal da presença dele, para que não te sintas culpado porque agora, você não está mais aqui para se sentir culpado. Mas, não é que tu não faças coisas más, tu fazes coisas que são más, porém, estás programado à não entrar em sentimento de culpa, senão, tratar com elas, aprender com elas. Isso é o que Deus chama “que Deus ao que toma por filho, a esse, disciplina”. Disciplina não significa que Deus tem ira contigo. Disciplina significa que Deus está te dando educação, que está te educando, tratando em um corpo de morte que tu tens e te dá educação com paciência, com a paciência de Cristo ele trata contigo. E uns demoram mais em uma coisa e outros tardam menos em outra coisa.
Veja, comigo, aconteciam coisas que agora, não me acontecem mais. Porquê? Porque as considerei “meninas”, debilidades carnais, situações, que eu já nem oro por elas. Não preciso mais confessar nada sobre elas, porque já não há mais vontades. O que acontece, é que quando deixo um desejo, aparece outro e sempre…, por isso foi, porque tu crês que Paulo, porque tu crês que Paulo disse: - Olhe Senhor, tenho te pedido tres vezes que tires essa coisa de cima de mim -. – Não, meu amor, isso eu não tiro dos seres humanos. Se eu tiro tudo, se te faço perfeito em carne, você se rebela contra mim, igual Adãozinho. Ou seja, que o ser humano, não vai estar livre de coisas que o incomodem, então, o que tu tens que fazer é buscar a forma de segurar a “guabina”. Fazer algo, ou enfiar-lhe um anzol e a deixas na água para que viva com o anzol posto. De fato, isso é o que é o evangelho, “firme âncora da alma”. O anzol te prendes-te e agora, veja, Paulo disse, estou preso nestas cadeias, rapaz. HELLO! Veja o verso 22, 7:22, "Porque segundo o homem interior, me deleito na lei de Deus" E qual é a lei de Deus? Porque acabou de dizer que tirou a lei. De que lei está falando aqui? Olhe, veja que lei. Veja o verso 2, veja o verso 2 de Romanos 8, "Porque a lei de quê? do Espírito de..." Quê? Não está falando da lei de Moisés, porque está a lei de Deus, a lei do Espírito de vida. Por isso é que ainda há pessoas que guardam o sábado, ainda há pessoas que estão empenhadas com Moisés, porque eles pensam que quando diz: - a lei de Deus é boa -, a lei do Espírito é boa. A lei de Moisés, Paulo chamou de ministério de maldição, ministério de morte. HELLO! Assim diz o hino de Ivan, que tudo está bem.
Vamos à segunda carta de Paulo ao jovem Timóteo, segunda carta de Paulo ao jovem Timóteo, capítulo 4 verso 16. É primeira, não é segunda, perdão. Primeira, primeira carta, não sei porque, pus aqui, segunda. Primeira de Timóteo 4:16, diz: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persiste nisso, pois fazendo isto, te salvarás a ti mesmo e aos que te ouvirem." Veja bem, porque Paulo diz aqui, “Tem cuidado de ti mesmo”? Tu podes olhar isto por diferentes ângulos, - Ah, disse que tem cuidado de ti mesmo, não é que tomes uma bebedeira e brigues, cuidado para que não vás fazer isto… - Não necessariamente, Paulo está falando disso. Porque note que imediatamente fala da doutrina. “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”. Sabe porquê? Porque a tua experiência pode tratar de mudar a doutrina. Por exemplo, Paulo falou aos romanos estas coisas e em seguida Roma disse: - Ah, isso é uma licença para pecar. O que Paulo ensina é viver como lhe dá vontade -. Por isso, imediatamente Paulo disse: Veja Timóteo, tem cuidado com tua interpretação, tem cuidado com teus sentimentos, de como tu palpas a doutrina, porque esta doutrina que eu te ensino, é o evangelho. Mas tu tens que ter cuidado de que forma tu vais interpretar o que Deus disse -. Imaginem as opiniões, sim eu digo a você, veja, se eu agora mesmo dissesse: - O que você entende por Primeira carta a Timóteo, capítulo 4, verso 16 -? Então começo a pedir opinião: Ivan, o que tu entendes? Abel, o que tu entendes? Victor, o que tu entendes? Nerio, o que tu entendes? Raul, o que tu entendes? Então, você verá muitas interpretações, verdade? A menos que eles estejam agarrados pelo evangelho e digam: - Não, eu entendo o que diz aí -. Mas para isso, você tem que educar-se na graça e submeter-se a uma forma de doutrina. Porque senão, imagine, todo mundo está interpretando, por isso é que em todas as partes, estão os intérpretes. – Não, isso significa isso. O que isso significa é que você tem que cuidar de você mesmo porque senão, o diabo vai te levar -. Imagine, sim, as pessoas falam o que lhes dá vontade, mas quando Paulo fala a Timóteo, - Veja, Timóteo há uma forma de doutrina e tens que cuidar-te porque veja, podes te desviar. Podes desviar-te -.
Porém, diz aí, - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, estes dois vão bem seguidos um do outro. Tu és Timóteo, mas Timóteo, tua experiência não pode modificar a doutrina. Tenhas cuidado para que pelas tuas experiências, não torças o verso bíblico -. Esse foi o problema de Paulo, por isso é que Paulo disse: - Todos me abandonaram, ninguém quis se submeter -. Todo mundo ficou com suas próprias coisas, com suas próprias interpretações. João, o discípulo amado, se aborreceu com Paulo. João se aborreceu com Paulo, tu sabes porquê? Porque Paulo disse: - Não, não, já não têm consciência de pecado – e João o apóstolo, disse: - Não têm o quê? Hum! Se alguém pecar, temos advogado junto ao Pai -. Viste? Tiago se aborreceu imediatamente também. E Pedro? Hem? Pedro, Pedro, todos se turbaram com Paulo. Bem, ele disse: - Veja, todos me abandonaram, os da Ásia me abandonaram -. Até Timóteo estava um pouquinho aí, duvidando, e Paulo lhe disse: - Veja Timóteo, não te envergonhes de mim -. Lhe disse, - porque eu sou o perito arquiteto. Eu sou o que tenho a doutrina -. O que acontece é que se zangaram porque, veja, Paulo havia matado à Estevão, obrigou as pessoas a blasfemarem, então, ouviam o testemunho de Paulo e diziam: - Hum! Saberá Deus o que este homem está nos despejando aqui e quem sabe está interpretando isso errado. Diz que foi ao paraíso e quem sabe não foi nada. E se ele não foi ao paraíso, quem tem razão é Pedro e os apóstolos -? Havia uma luta com isso.
Então, Paulo lhe disse, Veja Timóteo, cuida de ti mesmo e da doutrina -. Esse é o mesmo problema que eu estou tendo. Veja, eu sou uma pedra de tropeço para você, se você não souber quem eu sou. Por exemplo, eu tenho tido pessoas que têm ido embora deste ministério que tem doído muito em mim, porque são pessoas que eu tenho carinho, são pessoas que eu tenho entregue minhas emoções à elas, tenho entregue minha vida, minha amizade. Mas então, por se aproximarem de mim, te lembras de que Paulo disse: - Irmãos, a aparência corporal é débil -. As cartas, não, as cartas, agüentam tudo. Eu não digo as cartas, digo, os cassetes agüentam tudo, mas minha aparência é débil, porque eu sou um ser humano. E então, veja, eu tenho visto essas pessoas terem problemas com minha pessoa, com minha forma de ser, com a forma que eu sou, não sei, até de como eu me visto, ou o meu automóvel que dirijo, ou algo. Algo aconteceu, ou o anel que me deram, eu uso. – Esse anel é de brilhantes -. Bem, houve um aqui, que uma vez me disse: - Veja, esse anel vale muito, você deve vendê-lo e ajudar a causa -. E ele tinha um parecido e lhe disse: - E você, quer vender o seu também -? – Não, este não, este é meu --. – E porquê um pastor não pode ter uma jóia -?, porque ele era um legalista, por isso não está aqui. E a mim, me deram este brilhante, este anel de brilhantes e então, incomodou à ele ver um pastor com um anel de brilhantes e se aborreceu e não está aqui. Quer dizer, que o brilhante, foi tropeço para ele. Veja, uma pessoa como Tristani, se lembram, Paulo mencionava nomes, por isso eu o faço nesta noite. Porque às vezes, Paulo dizia, - Veja, eh, Alexandre me… - Sim, mencionava por nomes. Por exemplo, Tristani foi uma pessoa que eu amei, à ele eu amei, e me fazia companhia, e fui à sua casa, comi em sua casa, preciosa. A esposa cozinha como ninguém, e eu então, quando chegava à Porto Rico, ia à sua casa vê-lo, mas então, começou a fazer perguntas. Disse: - Olhe, como é que este homem com tão pouco dinheiro pode fazer funcionar tantas coisas de uma vez só -? E fez comentários com meus amigos, aos apóstolos, - Vejam, tenham cuidado. Despertem -. Disse à Carlos Cestero: - Veja Carlos, cuidado com José Luis -. Imagine, Carlos que isso é…
Paulo foi pedra de tropeço, quando você põe os olhos no homem que se pode turbar. Não vês que carne é carne e então, estas pessoas que se molestam, quando se turbam, veja, eu escrevi aqui, veja, há um evangelho, há uma unidade do espírito, há uma interpretação, há uma forma de doutrina, há uma porta de entrada para esta graça que é pela fé, há uma fé, há uma voz. Ou seja, Deus não pode ter diferentes formas de interpretação, se Deus está em um ministério, Deus tem que se expressar para manter a unidade do espírito. Verdade que sim? Então, o que acontece? Tão logo, note que o problemático, é isto, tão pronto você tem problemas comigo, com minha interpretação, então, a porta te apresenta uma portinha ao lado. Diz: - Bem, essa porta não é, é esta -. Então, se você tem problemas comigo, em vez de dizer, - Não, com você não, com Deus -, mas é que voltamos ao mesmo, Deus usa homens. Então, o que acontece é que tão logo você tira a vista da interpretação que eu te dou, te aparece outra, então, quando você se mete por essa porta que você abre começa a ver muitas outras portinhas e diz: - Va.. – e te aparecem vinte mil versos que aprovam para você a portinha que você viu ao lado. Eh! E Deus mesmo te ajuda para que te acabes de turbar. Ou seja, é um problema, verdade que sim? Que delicado é o ministério! Verdade? O ministério da graça. Por isso eu tenho que cuidar-me tanto, nesse aspecto, verdade?
Mas o “cuida de ti mesmo”, por exemplo, eu tenho que me cuidar. Eu não posso, por minha experiência, interpretar isso. Por minha experiência interpretar? Não, eu tenho que traçar a palavra. Por isso é que quando Deus me revela algo, me sento com os pastores, - Olhe, o que tu pensas disto? O que tu pensas sobre isto -? E começamos a cozinhar todos juntos. Quando eu vejo que é um pensamento delicado, quando chega uma revelação nova ao ministério, isso não se joga assim de qualquer jeito. Isso, submetemos à bíblia, traçamos, comparamos. – O que diz Efésios? O que diz em Gálatas?, o que diz aos Romanos. Primeira aos Coríntios? E lá em Tessalônica, o que diz…-? E então, começamos a usar o que eu chamo de “o filtro paulino”. Nenhuma doutrina deste ministério pode sair, se não passa pela aprovação do perito arquiteto, Paulo. Porque eu vou te dizer uma coisa, Paulo não é o teu apóstolo, Paulo é meu apóstolo. Teu apóstolo, sou eu. (Aplausos) E mais, dói em mim, quando alguém diz: - Meu apóstolo é Paulo -. E eu digo: - Teu apóstolo não é Paulo nada porque você tinha este livro vinte anos nas mãos e nunca o entendeu e agora entendeu porque eu o apostolei e vem e diz que Paulo é teu apóstolo -. (Aplausos) Veja, o único que pode dizer que Paulo é seu apóstolo, sou eu porque ele foi o que deixou o fundamento para eu entender isto. Mas então, tu não podes dizer que ele é teu apóstolo. Ah, uma fé, um batismo, um apóstolo, não há dois. Tão logo aparece outro apóstolo, então, agora é duas fés, dois evangelhos, porque irão pensar diferente. Um só apostolado. Delicada tarefa, verdade que sim? Delicada tarefa que temos daqui em diante.
- Pastor, e você crê que Deus possa convencer à homens que se convençam que têm que submeter-se a você -? Esse é o mistério que até agora não se havia encontrado. Em dois mil anos ninguém havia se submetido ao homem. Todo mundo se submete à Jesus Cristo, é bem fácil, - Não, não, eu estou submetido à Deus -, porém, isso é uma mentira. Você não pode se submeter à Deus, porque Deus não pede que você se submeta à ele. Ou melhor, Deus te disse: - Submeta-se às autoridades que Deus estabeleceu -. Porém, Deus não te disse, - submeta-se à mim -. Cristo não vai te dizer isso, por isso é que Paulo falou: - Vejam, sejam meus imitadores, não de Cristo, de mim, como eu sou de Cristo -. Paulo exigiu que ele era o modelo. Disse assim: - Sejam imitadores meus, esqueçam-se de Cristo, é de mim como eu sou de Cristo, como eu de Cristo -. Porque ele era o único que interpretava Jesus Cristo. Então, o mistério dos séculos, o mistério, isto é um mistério encerrando o milênio, que Deus, Deus com seu poder, com seu evangelho, vai buscar milhares de milhares milhares de pessoas que dirão: - Eu morro à minha interpretação para seguir pela interpretação que o apóstolo José Luis dá -, e assim eu cuido de mim mesmo. Se tu não fazes isso, tu não estás cuidando de ti mesmo.
Veja, quando alguém nesta congregação, começa por aí, e cuide-se deles, essa gente que tem suas próprias interpretações, - Oh, eu venho porque eu gosto, porque não há outro lugar para ir, mas eu não estou de acordo com isto, com isto, com isto -. Esse fermento vai te levar a não estar de acordo com a maior parte das coisas, porque diz que uma verdade atrai outras verdades, pois então, uma mentira, atrai outras mentiras. Então, quando as pessoas não se submetem completamente, #1 não é feliz no ministério, não vai envolver-se com o ministério, não vai respaldar com o seu dinheiro. As pessoas que estão neste ministério, são as que respaldam com o seu dinheiro, com seu apoio, com tudo o que elas são, mas eventualmente, encontram uma desculpa para não vir mais. Assim tem sido todo aquele que deixou de crescer em graça e não está submetido à este apostolado. E por discordarem, ao se colocarem em discordância, não cuidam de si mesmos e nem da doutrina e finalmente são traspassados com muitas dores. Que ministério mais delicado é este, verdade que sim? Que delicado! Eu mesmo estou assombrado. Eu digo: - Deus meu, mas… - É como livre, mas com umas cadeias que eu tenho postas porque é que não posso parar mais. Tem que ser assim por amor ao ministério, não por amor de que eu queira que estejam submetidos à mim. E mais, às vezes, eu em carne digo: - Oxalá, eu estivesse livre destas cadeias, porque agora, estou preso aqui. Tu sabes, estou atado -. Eu sim é que estou preso. Bem, prenderam Paulo e disse: Ai de mim! Eu preso no Senhor. Ai de mim! Se não anunciar… - , porque é uma responsabilidade tremenda. Qualquer um diria, - Olhe, que bom seria ser como José Luis -. Eu estou certo de que se te metessem dentro dos meus sapatos, tu dirias, - Olhe, se eu pudesse ser livre, se me tirassem daqui -, porque isto é um caminho sem saída. O Niágara de bicicleta! O Niágara de bicicleta! Aí sim que este rapaz não pode safar-se, verdade que sim?
Então, concluímos, concluímos que não devemos nos sentir culpados, o pecado foi tirado, tua consciência deve estar tranqüila, deves aprender com as coisas que te acontecem, mas esse negócio de arrependimento, aqui não cabe. Disso é que vive o sistema, todos os domingos em uma igreja, o altar está cheio, os degraus, eles chamam a isto de altar, está cheio de gente chorando. E choram e choram, até que encontram um pouco de alívio e em dois ou tres meses, voltam ao pastor e dizem: - Irmão, veja, se você não se arrepende, não há salvação para você. Você acabará no inferno -. De maneira que, o chamado é a desfrutar o evangelho, mas cuida de ti mesmo, cuida-te, e de qualquer um que esteja fazendo comentários sobre a doutrina deste ministério, - Que veja isto, tem cuidado… - Cuida-te, porque te põe um pouco de fermento. Ah, uma coisa é falar para aprender, - Olhe, me explique isto. Tu entendeste?, estou um pouquinho… Não entendo -. Isso é diferente, mas quando tem um espírito de, - Mm, mm, mm – e tu ficas calado e lhe empresta o ouvido, isso te pega e tira você do ministério porque é isso que eu tenho visto. E depois, regressar é mais difícil.

Nenhum comentário: