Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sexta-feira, março 30, 2007

FÉ FINGIDA - Parte II


Vamos ao calqueo para deste modo guardar a unidade doutrinal por todas as partes. O tema hoje é "Fé Fingida Parte II". Se há uma fé fingida quer dizer que há uma fé genuína, porque diz "fé fingida", então é porque há uma genuína. Então, Paulo se ocupava muito, ouça bem, a introdução, Paulo se ocupava muito de que Timóteo se mantivesse na fé do evangelho. Por isso, nas duas epístolas, nas duas cartas que Paulo escreveu a Timóteo, se você se lembra de que na primeira carta ele disse: "Mantendo a fé, a limpa consciência e a fé não fingida". Essa foi uma recomendação que ele deu em sua primeira epístola, porém, no início da segunda epístola, ele também lhe fala da fé fingida. Quer dizer, que isso era algo que ocupava a Paulo porque parece que havia uma corrente, uma corrente judaica que se Timóteo não se mantivesse firme, poderia ser arrastado e cair da fé genuína para uma fé fingida. E isso é muito fácil, é questão de se enfeitiçar um pouquinho, como aconteceu com os gálatas, que disse Paulo: - Quem vos enfeitiçou, se vocês estavam bem? Vocês estavam na fé do evangelho, vocês estavam na fé de Cristo. Quem vos enfeitiçou? Quem vos fascinou para não crerem à verdade? -. E assim como Paulo tinha essa missão, você nota em Paulo, em suas epístolas um zelo para manter a igreja na fé verdadeira? Esse é o mesmo zelo que tem o nosso Apóstolo. E é algo que está sobre ele, que não é carne, é algo que o mantém, o faz se manter na doutrina para que não caiamos na fé fingida. Porque a fé fingida traz muitos efeitos maus e vamos ver alguns nesta noite.
Vamos ver aqui, Segunda carta a Timóteo, capítulo 1, verso 5. Vejam como Paulo diz, diz: Todos encontraram? "Trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que em ti também. Pelo qual te aconselho que avives o ânimo do dom de Deus que está em ti pela imposição de minhas mãos. Porque Deus não nos deu espírito de covardia, senão, de poder, de amor e de domínio próprio. Portanto, Timóteo, não te envergonhes de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim, preso seu, senão, participa das aflições pelo evangelho segundo o poder de Deus". Aparentemente, Timóteo, por causa das aflições e dos padecimentos que o Apóstolo Paulo estava tendo, Timóteo estava como que se... Parece que se acovardou, que se intimidou pelas coisas que estavam acontecendo. E era muito fácil, quando uma pessoa se intimida, é muito fácil cair da fé genuína para essa fé fingida.
Por exemplo, às vezes você vê pessoas na televisão e você os vê muito impetuosos: - Irmãos, o Senhor disse -, e fazem muitos milagres. E alguém pode dizer: - Olhem, mas que tremendo é esse ministério -, mas quando você vai analisando para ver se estão no fundamento que Paulo pôs, você vê que não estão nesse fundamento. E fazem milagres, e você os vê que curam os enfermos, e os paralíticos andam, e há milhares de pessoas que lhes seguem, e são muito carismáticos; porém, não têm o fundamento, não estão sobre-edificando em cima do fundamento que Paulo pôs, estão sempre antes da cruz. Você tem notado isso? Estão sempre antes da cruz, não se mantém no novo pacto. Então, é muito fácil ser enfeitiçado e sair da fé que Paulo pregava, e cair na fé fingida. E Timóteo, parece que estava, até o próprio Timóteo estava como... Como se estivesse se acovardando e Paulo lhe disse: - Olhe, não se envergonhe, avive o entusiasmo. Lembre-se da fé que houve em tua avó, a fé que houve em tua mãe e que espero que esteja em ti, que é uma fé não fingida -. Porque a nossa fé, que é a fé de Cristo, é uma fé baseada nas epístolas de Paulo.
Por exemplo, uma pessoa me dizia nesta semana em Porto Rico: - Mas, como é que o diabo foi destruído? Se me contaram que uma pessoa se arrastou pelo chão, e espumou pela boca, e estava como se flutuasse do solo -. Então, começam a interpretar a Bíblia em base a experiências. Você não pode interpretar a Bíblia através do que você sonha, pelo que você vê, pelas experiências que você tem. Você tem que sujeitar essas experiências pela verdade bíblica. A Bíblia diz que foi destruído. Sim ou não? Pois, ainda que você veja uma cobra, ainda que você veja que se arrastou, pois, se foi destruído, foi destruído. – Pastor, então, o que é isso? -. Pois, então isso é carne, isso é uma obra da carne, isso é a feitiçaria da carne. Mas, se você não se mantém no fundamento, pode ser arrastado e cair da fé do evangelho para uma fé fingida. Vocês têm visto um zelo doutrinal em nosso ministério? Vocês têm notado que sempre estamos repetindo as mesmas coisas? Porque é um zelo apostólico para te manter livre dessa fé fingida, porque essa fé fingida é muito perigosa.
Essa fé enfeitiça, essa fé fingida te faz pensar, bem na sementeira... Diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus", e há pessoas que dizem que têm fé. Eu dizia que tinha fé, por vinte e quatro anos: - Eu creio em Jesus Cristo -, mas eu estava baseado em uma fé fingida. Porque em minha fé, havia pecado, naquela fé que eu tinha havia pecado, podia se perder a salvação, o diabo estava de pé, o inferno estava de pé, os rudimentos estavam de pé. Então, isso é uma fé fingida, isso não é a fé do evangelho, porque a fé do evangelho vai te dizer o que diz o evangelho. Então, fé fingida é tudo o que você crê, que está fora do pacto, e você diz: - Pastor, é que eu senti que me arrepiei os pêlos. Eu senti -. Você pode sentir o que for, se não está na Bíblia é uma fé fingida. Estão me entendendo? Então, essa era a missão de Paulo, de que Timóteo, por isso o relembrou em ambas as epístolas: na primeira carta e na segunda carta. A primeira coisa que lhe disse na primeira carta, no primeiro capítulo: - Olhe, mantenha a fé e não finja a fé, mantenha a fé do evangelho, a boa consciência -. E na segunda epístola, disse a ele: - Olhe, lembre-se da fé não fingida que houve em tua avó, em tua mãe e espero que em ti também -.
Agora, qual é o problema dessa fé fingida? Vejamos o problema dessa fé. Vamos a Tito, capítulo 1. Tito está antes de Hebreus e depois de Timóteo. Tito, capítulo 1, verso 10. Encontraram? Diz: "Porque há ainda muitos contumazes, faladores vãos..." E o que mais? E o que eram? Enganadores. Quando você tem uma fé fingida, o que é isso? Isso é um engano, porque não é real, é uma fé fingida. Então, vejam o que Paulo disse, diz: "... há ainda muitos contumazes, faladores vãos e enganadores, então, te especifica, principalmente os da circuncisão...". Quer dizer que, principalmente os da circuncisão, Paulo os identificou como enganadores, como contumazes. E são pessoas, olhem, que têm muito zelo, têm muito zelo por isso, e amam a verdade, e dão a sua vida pelo que pregam. Porém, eles não são enganadores naquilo a que se refere a moral, são pessoas, de pronto, muito morais. São pessoas de uma vida na comunidade inatacável, porém, são enganadores, por causa do evangelho que pregam. Ou seja, como não pregam o verdadeiro evangelho, se constituem em enganadores, porque estão em uma fé fingida, estão antes da cruz, não estão depois da cruz.
Então, essa fé fingida foi trazida, ouça bem, essa fé fingida foi trazida pela circuncisão. Porque a circuncisão pregava a Cristo, porém, antes da cruz, então, esse é o catalisador que te faz viver em uma fé fingida. Se você segue a Jesus antes da cruz, você está em fé fingida. Porque uma vez que Cristo morreu e ressuscitou, já não se pode imitar a vida de Cristo antes da cruz, porque você então, se constitui em um crente com uma fé fingida. Estão me entendendo?
Vamos ver, olhem, Gálatas, capítulo 2, verso 7. Diz: "Antes pelo contrário, como viram que me havia sido encomendado o evangelho da circuncisão, como a Pedro o da..." Quê? Que evangelho se encomendou a Pedro? Diga: CIRCUNCISÃO. Então, Paulo mencionou em Tito que "principalmente os da circuncisão", eram os enganadores. Então, o evangelho da circuncisão foi encomendado a Pedro. Quer dizer, que Pedro foi constituído apóstolo da circuncisão, mas, com fé fingida. Em outras palavras, de quem Paulo queria que Timóteo se cuidasse era daquela corrente apostólica, e essa é a mesma missão de nosso Apóstolo hoje. Por isso, vocês notam que há muitos temas em que ele tem explicado: - Por favor, não se mantenham na doutrina dos apóstolos -. É um zelo para tirar a igreja dessa circuncisão e trazê-la a incircuncisão, onde está o verdadeiro evangelho. Então, o evangelho da circuncisão foi entregue a Pedro.
Então, qual foi o problema daquela circuncisão? Pois olhem, enquanto Jesus estava vivo não havia problemas com isso, eles o pregavam e até batizavam, e Jesus os enviava: - Vão e batizem -. Jesus não batizava, mas eles batizavam. Então, enquanto Jesus estava vivo não havia problemas, o problema foi quando Jesus morreu e ressuscitou. Eles continuaram pregando o mesmo. Então, o que era correto antes da cruz, depois da cruz é falso. ALÔ! Estão me entendendo? Há pessoas que dizem: - Mas, como é que vocês dizem que é falso, se Jesus pregou isso? -. Claro, Jesus pregou antes da cruz, e era verdadeiro para aquela dispensação, mas, uma vez que Cristo morre e ressuscita, é falso se você traz aquilo para hoje. Estão mE entendendo?
Por exemplo: quem deu a lei? Quem trouxe o velho pacto? Ou seja, quem deu as instruções do velho pacto a Moisés? Deus. E quem disse depois: - Tire o primeiro, para estabelecer o último? -. Deus mesmo. Ou seja, o que ele mesmo trouxe e que era correto em um tempo, depois disse: - Não o quero mais -. Então, se constitui em fé fingida, pregar o que se pregava antes da cruz, pregar hoje, isso é fé fingida. Por isso temos esse nosso zelo de te manter depois da cruz, depois da cruz, te manter nas epístolas de Paulo, porque essa é a cobertura. Se você se mantém aí, está protegido dos falsos apóstolos, porque é muito fácil ser enganado. Você se senta para ver televisão e vê pessoas que são curadas assim: - Olhem, Deus me curou -, e chorando, e multidões de pessoas, e pessoas caindo. E você vê manifestações tremendas, e você diz: Uau! Mas, de repente, faz assim, e você sai do feitiço, e diz: - Espere aí. Eles estão no fundamento de Paulo? Não, pois então, eu não recebo, é falso -. Estão em fé fingida. Então, Paulo disse: - Timóteo, cuide-se -; e a Tito: - Olhe, há muitos contumazes por aí -. E essa é a mesma missão nossa, cuidar de você para que você não caia nessa fé fingida.
Por exemplo, vejamos um exemplo, vamos ver um exemplo, Segunda carta de João. Olhem, estas pessoas que estão na circuncisão são muito genuínas. Você fala com eles, e vê que eles têm um zelo tremendo. Olhem, eu estive falando com meus familiares nestes dias e eles têm um zelo tremendo, mas, é um zelo sem ciência. Então, você lhes fala do evangelho, porém, como os seus olhos não estão iluminados, dizem: - Não, isso não pode ser assim, Carlos. Isso é impossível, que isso seja assim -, mas é porque os seus olhos não foram iluminados. Eles estão antes da cruz, têm um zelo tremendo, porém, estão nessa fé fingida.
Veja como diz Segunda epístola de João, verso 9, tem um capítulo só, verso 9. Diz: "Qualquer que se perde, e não persevera na doutrina de..." Quem? "... de Cristo, não tem a Deus; o que persevera na doutrina de Cristo, esse sim, tem ao Pai e ao Filho". Então, você vê aqui que João diz: "aquele que não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus", então, você vê um Paulo em Hebreus 6, que diz: "Portanto, deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo". Paulo diz: - Deixe-os -, e João diz: - Não, persevere -. Estão me entendendo? Então, isso é o que constitui a fé fingida, que te faz perseverar na vida de Cristo antes da cruz, quando Paulo diz "que tem que deixá-lo". Paulo disse: - Não. Vocês têm que deixar os rudimentos da doutrina de Cristo -. Olhem, se ele tivesse dito: - Têm que abandonar os rudimentos do diabo -, então, aí todo mundo estaria de acordo: - Amém irmãos, tem que deixar os rudimentos do diabo -. Porém, o problema foi que ele disse: - Têm que deixar os rudimentos de Cristo -, e isso foi o que atrapalhou. Então, Paulo, como foi o único a quem foi revelado esse evangelho depois de Cristo, era ele que advertia: - Não, não. Deixando já. Quem vos enfeitiçou? Aviva o ânimo. Cuida-te de ti mesmo e da doutrina -. Paulo sempre estava advertindo, porque a doutrina é o que vai te livrar de apostasia.
Por exemplo, eu estive vinte e quatro anos em apostasia, e eu cantava, e eu viajava, e gravava discos, e estava na televisão; em apostasia, em fé fingida. E os enfermos eram curados, ah, e as pessoas se convertiam. Ouçam isto, prestem atenção, na circuncisão há conversões, porém, é a conversão do homem carnal. A conversão do homem espiritual está na incircuncisão, onde são iluminados os olhos do entendimento. Vocês entendem isso? Vejam, a fé fingida traz conversões. O Apóstolo me dizia: - Carlos, no sistema religioso há conversões, mas é uma conversão do homem carnal, é emocional, não está baseada em uma verdade, está baseada em dogmas, em mandamentos, em rudimentos. Porém, a conversão do evangelho é uma conversão do homem interior, é onde o teu homem interior se desperta, são iluminados os olhos do entendimento. E ainda que esteja frio ou quente, ainda que você não sinta nada, você creu na palavra de Deus, e aconteça o que acontecer, você está fundamentado na verdade do evangelho -. Então, o problema é que quem trouxe essa fé fingida, foram os apóstolos, então, eram doze contra um. E isto nunca foi dito sobe a face da terra. Você faz uma revisão, uma investigação pela Internet, ou pelas bibliotecas religiosas e procure saber sobre a relação que havia entre Paulo e Pedro. E sim, dizem que houve certas discrepâncias, coisinhas culturais, mas nada doutrinal, doutrinal é quase o mesmo. Mas não, são dois apostolados diferentes, são dois evangelhos diferentes.
Por exemplo, vamos a Segunda carta a Timóteo, capítulo 3. Vocês estão entendendo o que estamos falando hoje? Verdade que sim? Vejam, que o que eu estou te falando com calma, tranquilo, porque é para que você entenda isso. E eu não estou torcendo o evangelho, - Olhem -. Não, não. Estou lendo e traçando corretamente para que venha a teu entendimento. Veja como diz o capítulo 3, de Segunda a Timóteo, verso 5. Diz: "Que terão aparência de piedade, porém, negarão a eficácia dela; a estes..." Quê? Vejam bem, "terão aparência", isso é fé fingida, isso é uma fé fingida, uma aparência. Você os vê: - Olhe, está pregando graça! Olhe, disse que a salvação é eterna, disse que o diabo foi destruído -. É como uma pessoa que me disse, eu estava lhe falando, e eu lhe disse: - Olhe, é que a Bíblia diz que o diabo foi destruído -. E então, ele leu, e eu lhe disse: - O que diz aí? -. – Não, o diabo foi destruído --. Então, me disse: - Não, aí diz que o diabo foi destruído, mas, não é que tenha sido destruído -. – Mas, o que diz aí? -. – Não, aí diz que foi destruído, mas isso não significa que foi destruído --. Vêem? É como se estivessem cegos, como cegos, estão enfeitiçados, pois então, não podem entender isto.
Então, os apóstolos tinham aparência de piedade, porque, lembrem-se que eles eram acompanhados por sinais. Imaginem a Pedro, Pedro quando passava, diz, que com a sombra, ele já nem impunha mãos, ele, com a sombra dele, passava assim e Fuap! Os enfermos eram curados. Se você visse um homem hoje em dia em Miami que fizesse isso, ele alcançaria Miami completa, esse homem prosperaria da noite para o dia. Porém, como não está baseado no evangelho, é uma fé fingida, é "uma aparência de piedade". Mas, quando você lhes diz: - Venha cá, OK, você foi um predestinado? -. – Ah, não, não, isso é falsa doutrina --. Vêem? Têm aparência de piedade, e quando são apertados, eles negam a eficácia dela; pois então, a estes, evita. Você tem que se cuidar, porque a doutrina é o que te mantém são; a doutrina é o que te mantém em limpa consciência. Se você não se mantivesse nesta doutrina, você estaria em má consciência todo o dia, servindo a Deus e cantando: "Senhor, apieda-te de mim, Senhor". E viria à igreja sempre, porém, em má consciência. Porque a doutrina é o que te mantém na sã doutrina, te mantém em limpa consciência, te mantém na fé não fingida.
Os calqueos, estes calqueos são importantes. Isto não é só para sentar-se e cumprir: - Bati o ponto, marquei presença na quarta feira -. Olhem, a você não acontece o mesmo que acontece comigo? Que cada calqueo é a voz de Deus falando a minha vida. Olhe, mas, não tem te explicado?
Olhe isto, fala a você lá no Rio de Janeiro, a milhares de milhas de distância, esse mesmo tema a pessoa diz: - Mas isso era o que eu precisava -. E você aqui: - Não, não, isso era o que eu necessitava -. Porque não é uma palavra humana, isso era o que eu precisava -. Porque não é uma palavra humana, é a palavra do espírito, é uma palavra que vem direto ao homem interior e traz edificação. (Aplausos). Mas Pedro não estava nessa fé, Pedro estava em uma fé fingida. Vamos ver isso, vamos a Gálatas, isto é um verso que já lemos em várias ocasiões, mas sempre vem com nova glória. E você, como disse Paulo: "Eu sei que estas coisas vocês já sabem, porém, é bom que sejam repetidas uma e outra vez".
Vejam como diz Gálatas 2:11. Diz: "Porém quando Pedro veio a Antioquia, lhe resisti cara a cara, porque era de..." Quê? Quem era de condenar? Pedro. "Pois antes que viessem alguns da parte de..." De quem? Quem era Tiago? Tiago. E, quem era Tiago? O irmão carnal de Jesus. Diz: "... antes que viesse Tiago, Pedro, comia com os gentios; porém, depois que vieram, se intimidava e se apartava, porque tinha medo dos da..." Vejam bem, Pedro tinha medo de Tiago, porque Tiago era um legalista, porém, genuíno. Ou seja, Tiago dizia: - Não, é pela lei, e acabou -, e Tiago dava a sua vida por isso. Porém, Pedro era um hipócrita, ou seja, Pedro jogava dois papéis. Mas Pedro, quando estava com Paulo: - Rapaz, predestinado, completo -, porém, diz que ele tinha medo dos da circuncisão. Quando chegavam os da circuncisão, quando chegava Tiago, e parece que Tiago ouvia falar da hipocrisia de Pedro, e enviava pessoas para que o... Bem, diz que quando chegaram os da circuncisão, Pedro disse: - Tinha medo, se intimidava -. Vocês se lembram quando ele negou a Jesus? Esse mesmo espírito, porque tem aparência, mas negam; vêem? Têm aparência, porém, negam.
Então, há pessoas, vejam o caso de Tiago, são pessoas que estão na lei, e há pessoas assim que têm um zelo e dão a sua vida. Eu dava a minha vida pela lei, eu não quebrava um sábado, ainda que me dessem um milhão de reais. Bem, me fizeram ofertas para cantar ópera no sábado e eu lhes disse: - Não, perdoe-me. Eu canto no domingo, segunda, quarta, quinta, menos no sábado. Paguem o que me paguem, eu não canto no sábado -. Porque para mim isso era, imaginem, esse era o selo. E há pessoas que têm zelo e que dão a sua vida, como Tiago, mas, Pedro... Pedro tinha duas caras. Pedro, vivia em graça, porque havia escutado a Paulo, ele gostava, porém, vinha e quando se encontrava com um gentio, o obrigava a judaizar. É como esses pastores, que sabem que a salvação não se perde, e dizem: - Olhem, eu sei disso, mas, eu não posso pregar isso -. Eles dizem: - O que Creciendo en Gracia diz, é verdade, porém, isso não se pode dizer -, porém, eles vivem isso. Você lhes pergunta: e quem pode te separar do amor de Deus? – Não, eu sou salvo para sempre -. E eles vivendo, mandam jejuar, e eles, comendo. Porque estão imitando a seu apóstolo, estão imitando a Pedro, Pedro vivia assim, Pedro era um hipócrita.
Então, Paulo queria que Timóteo se cuidasse daquela corrente. Dizia a Timóteo: - Cuida-te da falsamente chamada ciência, cuida-te dos da circuncisão, cuida-te dos de Jerusalém. Cuida-te, cuida-te, cuida-te -. Isso é uma advertência, que a mesma advertência apostólica de hoje, de nosso Apóstolo para nós. Insistindo: - Por favor, mantenham-se na verdade, mantenham-se na verdade do evangelho.
Olhem, vamos a Segunda carta aos Coríntios, capítulo 1, verso 15. Vejam como diz: "Com esta confiança quis ir primeiro a vós, para que tivésseis uma..." Quê? Uma o quê? Segunda graça? Notem que Paulo, a missão de Paulo era pregar essa segunda graça, porque a segunda graça é a que te livra da fé fingida. A segunda graça te fala de Jesus, depois da cruz, Jesus Cristo, mas, a fé fingida te fala de Jesus de Nazaré. Quando você ouve pessoas falarem: - Em nome de Jesus de Nazaré -, essa pessoa está antes da cruz. Imagine, eu estava tão enfeitiçado que eu queria ser como Jesus, não sabendo que eu já era um com ele, então, eu queria parecer com Jesus. E eu, até calçava sandálias, eu me recordo, eu comprava sandálias, porque eu queria parecer com ele. E até queria deixar a barba crescer, o que acontece é que eu não possuo barba, porém, eu queria deixar uma barbinha para ficar parecido com ele. Porque isso é um espírito, "Aquele que diz que permanece nele, deve andar como ele andou". Pois, como foi que Jesus andou? Com uma barba e com sandálias, então vamos fazer o mesmo. Vêem, como isso é um espírito? Um engano, uma aparência. Porque você fala: - Jesus -, olhe, isso é o mais lindo, esse é o nome mais lindo: - Jesus -. Pois então, todo mundo: - O que dizem? Pois, vamos lá -, então, se te pregam, se apresentam a você o de antes da cruz, te matam. Jesus, se converte para você em maldição e pedra de tropeço. Igreja, estão me entendendo?
Ou seja, eu não estou te falando, não é que nós estejamos enojados com o sistema, ou que tenhamos raízes de amargura, ou estejamos complexados. Não! É que esta é a verdade do evangelho: "Se ainda a Cristo conhecemos segundo a carne, já não o conhecemos assim". (Aplausos). Então, Pedro e os apóstolos não podiam pregar a segunda graça, porque o único que a entendia era Paulo. Então, a segunda graça é para o teu homem interior, a fé fingida é para a carne.
Por exemplo, vejam qual é a segunda graça, Efésios 5, verso 14, esta é a segunda graça. "Pelo qual diz: Desperta, tu..." Notem que Paulo falou aos efésios, e no capítulo 2, ele disse: - Olhem, eu tenho ouvido a respeito de vossa fé. Eu tenho escutado que vocês são uns tremendos... -, porque aquelas pessoas eram convertidas. Tinham uma conversão, uma conversão de Cristo: - Eu amo a Cristo -; há muitas pessoas que: - Olhem, eu amo a Cristo -. Porém agora, a missão de Paulo, a segunda graça é agora que você está convertido, agora, desperta. Desperta. "Desperta, tu que dormes...", a uma igreja. A igreja estava adormecida. Quando ela está adormecida? Quando está debaixo da fé fingida, quando está sob o evangelho da circuncisão.
Vejam como diz: "Desperta, tu que dormes e levanta-te dentre os..." Quê? Como estava aquela igreja? Adormecida e morta; "levanta-te dentre os mortos". Diz: "... e Cristo te iluminará". Essa era a missão do apóstolo Paulo: "eu oro", dizia ele, "eu oro para que os olhos do vosso entendimento sejam iluminados". Por isso, o importante na vida de um cristão, quando alguém quer ir a uma igreja, é necessário que rapidamente lhe pôr... Iluminar os olhos desse alguém com a segunda graça. Para que não seja enfeitiçado por essa fé fingida, porque pode se enfeitiçar com os milagres. Milagres qualquer um os faz. Vá lá com Walter Mercado, que ele te faz dois ou três milagrezinhos, e é verdade que te cobra, porém, os faz. E qualquer sacerdote por aí te faz milagres, transformam as obturações nos teus dentes, te lêem cartas, predizem o futuro para você, adivinham; e isso funciona, funciona porque a carne é feiticeira. E Deus lhes envia, olhem, um espírito de mentira para que creiam na mentira. – Olhem, aconteceu, ganhou na Loto (Loteria), fulano, com o número que lhe deram -, porém, essa não é a verdade, essa é uma fé fingida. É muito importante, por isso Paulo disse: "Eu quis comunicar-lhes uma segunda graça".
Essa é a missão de nosso Apóstolo, essa é a missão deste ministério, falar uma segunda graça para que você seja livrado desse feitiço, dessa fé fingida, dessa aparência de piedade. Por isso a doutrina é muito importante, a doutrina é o que define quem você é. Por quê você pensa que temos tanto zelo em que os pastores falem o mesmo? Porque é na doutrina é que está a unidade, não é no Estádio. – Não, os cristãos, havia sessenta mil cristãos no Estádio, unidos -. Eles não estavam unidos, estavam juntos, porém, não unidos. Unidos é na mente, unidos estamos nós, espalhados em vinte e dois países, porém, estamos unidos. Porque a unidade é pensar o mesmo, estar em um evangelho, em uma mesma doutrina, com um apóstolo, não com doze, com um. E essas são as garantias de que ao estar na doutrina, somos livrados de homens maus e perversos, somos livrados da apostasia. Quantos dão graças a Deus por esta palavra, por este evangelho? (Aplausos).
Assim que, o sentir de nosso Apóstolo nesta noite, é que você se mantenha nessa fé genuína, nessa fé do evangelho. Que você não venda a tua primogenitura, que não seja movido por todo vento de doutrina, que não se intimide pelos que se opõem. "Em nada intimidados pelos que se opõem", que para eles, o que nós pregamos, sabe o que é? O que nós pregamos, para aqueles que se opõem, o que nós pregamos é "indício de perdição, porém, para nós, é poder de Deus". (Aplausos). Assim é.

Nenhum comentário: