Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sábado, outubro 07, 2006


(Calqueo ministrado em 12/01/2000)
Bem, vamos ao tema desta noite, que é um tema realmente para nós que estamos neste conhecimento de graça, é um tema apaixonante, que é o mesmo que estivemos falando no domingo pela manhã aqui, é A Igreja do Novo Milênio. De maneira que, as instruções têm sido dadas pelo nosso apóstolo José Luis de Jesus, e para começar, como dissemos na introdução de domingo, a igreja é a representação de Deus aqui na terra e estamos começando este milênio, trazendo isso, como uma responsabilidade de Creciendo en Gracia, porque é uma realidade. Não é uma fantasia, nem é um mito, é uma realidade. Quando alguém visita uma embaixada de qualquer país, não pode se dar conta, vendo a embaixada, do quanto aquele país, é poderoso. Não precisa ir ao país, ao ver a embaixada, a pessoa tem idéia de como aquele país é poderoso, e ali se tem idéia de como se comportam as pessoas daquele país, tem idéia também, veja, de como falam as pessoas daquele país, que linguagem utilizam. O fato de ir à embaixada, faz alguém se dar conta de como é esse país, e a importância que tem, a grandeza ou a simplicidade que esse país tem, tudo isso se reflete na embaixada que o representa. São coisas, quem sabe, muito elementares de serem consideradas, não obstante, ao aplicá-las ao tema, ajudam muito à apreciar o que é a igreja do Senhor. Além do mais, note que se alguém quer ir à um país, tem que passar pela embaixada. Sim? Tens que chegar ali e pedir autorização, tens que ter o visto de aprovação, uma permissão para poderes entrar no país ao qual tu queres ir. Bem, Deus quis que a igreja o represente neste mundo, diante de toda a criação, idéia de Deus; diante dos seres humanos, diante dos governos, diante da natureza, e como dizíamos também no domingo: Deus, que é o criador de todo o universo, de todas as galáxias, constelações, planetas, estrelas, de todo o cosmo, tudo o que existe, Deus quis que a igreja fosse seu representante aqui neste planeta. A pergunta que pode passear de um lado para outro em sua mente: - E o que haverá em outros mundos -? Porque há mundos, que nem sabemos que existem, verdade? Bem, o apóstolo Paulo disse que não devíamos pensar mais além do que aquilo que está escrito, a nós, compete do gênesis da criação, para cá.
E por certo um irmão me fazia o comentário outro dia e me dizia: - Mas, o que foi feito dos animais pré históricos que nós sabemos que existiram -? Terça feira, segunda pela noite ou terça, creio que foi, à noite estava na casa de uns amigos com outros amigos e tive em minhas mãos um ovo de dinossauro, nas minhas mãos, pesava mais ou menos quinze ou vinte libras, era um pouco grande, verdade? Interessante, que quando estava com o ovo do dinossauro nas minhas mãos, eu pensava, bem, isto é uma realidade que existiu, mas o gênesis da criação para nós diz que para nós a criação começou há seis mil anos, nossa existência. O que aconteceu dali para trás, certamente está entre os versos 3 e 1 do livro do gênesis, quando diz que no princípio, criou Deus os céus e a terra, mas diz que depois, a terra estava desordenada e vazia. Então, para nós, só começou quando diz: - E Deus disse: Haja luz -, e começou à organizar tudo e aí entramos nós. Não façamos confusão na cabeça com isso, sabemos que existiram porque estiveram ali, mas fazem oitenta milhões de anos, o que importa isso? Quantos milhões de anos, o que importa um milhão, o que importa cinqüenta milhões de anos, não importa nada, verdade? O que importa é que fazem seis mil anos que começou a criação para nós. Não vou ficar aqui dando voltas, porque senão sigo me enredando, verdade? Melhor seguir adiante.
Bem, Deus quis que sua igreja fosse sua representante aqui na terra e naturalmente, até o mundo do ateísmo em relação à vida e quando há energia, quando há existência, se dedicam a negar a criação de Deus, chega um momento em que quando estão há um passo entre a vida e a morte, é aí então que as coisas mudam. Tenho lido histórias de muitos homens, célebres que têm negado a existência de Deus e que nesse momento crucial entre a vida e a morte, sempre têm que reconhecer, pedir algum tipo de ajuda em sua ignorância, não?, essas são as palavras. Me lembro de um pensador greco-romano, que se chamou Marco Túlio Cícero, este homem viveu no terceiro século antes de Cristo e dedicou sua vida inteira a negar a existência de Deus. E quando estava em seu leito de morte, para partir deste mundo, foram visitá-lo, e a última oração que disse, veja que tremendo, - Causa das causas, tem misericórdia de mim -. Bem, essa “causa das causas” é a que nós sabemos que criou e chamou à existência todo o universo e que um dia, disse: - E quero que a igreja seja minha representação aqui na terra -, DEUS.
Bem, se isso tudo parece para você demasiado para teu pensar que assim é, vamos começar nesta noite com Colossenses, capítulo 1, versos 16 ao 18. Temos uma série de versos do evangelho que nos ajudam a entender o conceito da igreja como representante de Deus aqui na terra. Colossenses 1:16, diz o apóstolo, "Porque nele foram criadas todas as coisas..." Você pode dizer isso: TODAS AS COISAS, até os sapatos que temos postos nesta noite, todas as coisas. Diz: "...as que existem nos céus e as que existem na terra, visíveis e invisíveis…”, como os anjos. HELLO!. Não se vêem, mas foram criados, existem, foram criados por Deus. Sim? "...visíveis e invisíveis; sejam tronos, sejam domínios, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por meio dele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas nele subsistem; e ele é a cabeça do corpo que é a igreja, ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” O verso 18 é o que nos interessa, depois de dizer que ele criou todas as coisas; domínios, tronos principados e potestades, diz que ele é a cabeça do corpo, que é a igreja, o corpo é a igreja. Como Deus ama sua igreja! À sua embaixada! Tanto ama que diz que é o corpo dele, e é interessante irmão, porque Deus mesmo sabe que aquilo que as pessoas vêem na igreja, é o que supõem que Deus é. Que pena, verdade? Que pena até aqui, até este tempo, até agora! Mas, como dizíamos das embaixadas, o conceito que uma pessoa terá da igreja é que quando ele entra numa igreja e vê uma assembléia como esta, o que vão pensar, é que assim é Deus, que assim é o reino de Deus.
Me recorde de uma ilustração que nosso apóstolo deu, fazem já uns oito anos, me lembro que a escutei, de uma senhora que vivia convidando o marido para ir à igreja, e o marido não queria ir, não queria ir. Talvez você se lembre disso, e por fim, um dia, para deixá-la tranqüila, este homem disse: - Bem, vou à igreja, para que não me chames mais, mas só irei uma vez e não volto mais -. E você sabe como pensam as pessoas do sistema, que se conseguem que um filho, que o esposo, que um amigo, que alguém entre na igreja é como se algo místico fosse acontecer ali e aquele era mudar. Esse é o pensamento das pessoas, verdade? Bem, e então o marido lhe disse: - Vai na frente que eu chego lá mais tarde -. E a senhora se foi para a igreja e quando estava no processo do serviço entrou o homem e estava no momento das petições. O que lhes parece isso? E então, ele chegou e se sentou atrás e se chegou à ele uma senhora e disse, - Eu quero que orem por mim, porque meu filho está nas drogas e está muito mal -. E aquele homem, que a mulher vivia dizendo-lhe, - Vem para a igreja e tu verás que felicidade. Vem para a igreja e tu verás como tudo muda. Vem para a igreja e tu verás que tudo vai ser uma benção -. E outro, e você? – Bem, orem por mim porque estou desempregado e estou numa calamidade e em uma aflição -. E você? – Bem, a mim, o diabo já me pegou, não sei o que é -. E o homem estava escutando isso e o pastor disse: - Bem, temos um visitante aqui nesta noite e queríamos saber quem o convidou e como se sente aqui na nossa igreja -. E quando lhe disse isso, - Bem, minha mulher, disse ele, já a tempos vem me dizendo para vir, que aqui há felicidade e que há alegria, mas o que estou vendo nesta noite, não é assim -. E por aí mesmo, veja… Abençoado, o que a igreja faça e o que a igreja pregue, é o que as pessoas pensam que é Deus, que é o reino de Deus.
Paulo, veja, disse em 1 Timóteo 3:15, não vá lá, menciono como referência, um pouquinho antes de falar do mistério da piedade, ele se refere à igreja, como coluna e baluarte da verdade. Não é a Corte Internacional dos Direitos, não é a Corte Suprema de Justiça, nenhuma dessas agências do governo terrenal é a que Deus escolheu para que o represente, é a igreja do Senhor. Quando Paulo fala dela, não pode pensar em nenhuma outra forma de descrevê-la e a única coisa que pode imaginar é o idílio amoroso entre um homem e sua mulher. Lá em Efésios, capítulo 5:25, Paulo disse que ele amou tanto a igreja, que se entregou a si mesmo por ela. Como e Senhor ama sua igreja!, é que ela é a sua embaixada, é sua representação. Ele sabe que as pessoas vão ver uma imagem dele, na igreja. Mais adiante, diz que ele cuida dela, diz que ele a sustenta e não encontrando mais palavras para descrever, no verso 32 diz, grande é este mistério, Cristo, Cristo, Deus e a igreja. Não que andemos buscando, irmãos, exclusividade em Creciendo en Gracia, ainda que haja razões de sobra para isso, HELLO! Como dizem? Dizem Amém, verdade? Mas, Deus ama a igreja, como é, com seus defeitos e tudo, mas nós temos nos dado conta de que a forma em que esta embaixada tem representado a Deus desde que Deus a estabeleceu não tem sido a melhor forma. Por isso é que quando o evangelho da graça foi apresentado à você, uma das coisas que invariavelmente foi dita é, eu sabia que havia algo mais. Alguém aqui disse isso quando se lhe apresentou a graça? “Eu sabia que tinha que haver algo mais”.
Meu pai, um homem de oitenta anos, bem, fazem uns nove anos, quando se lhe apresentou a graça, isso foi o que ele disse. Um homem temente à Deus, um homem de toda vida na igreja e quando eu lhe falei da graça, ele me disse: - Eu sabia que tinha que ser assim -. Tu entras hoje em dia em uma embaixada de Deus, em uma igreja, e a linguagem que se escuta ali, dá pena, dá lástima. Grande parte do culto se vai em petições, porém, é por isso que dizemos, - não é em todas as embaixadas que Deus está sendo bem representado, o governo de Deus -. Você entra noutra embaixada por aí, estão pelejando com os diabos e com os demônios. Quando as instruções que têm essas embaixadas, é dizer, Hebreus 2:14, que o diabo foi destruído; Colossenses 2:15, que ele triunfou publicamente sobre eles, na cruz. E o que está fazendo essa embaixada? Que é isso que está fazendo? Repreendendo-o, dando vida a algo que Deus já destruiu. Entra em outra igreja, em outra embaixada por aí e escutas a saudação, - Que Deus te abençoe -, quando as instruções que o Presidente deu à esta embaixada, o legislador de tudo o que existe, o que escolheu a igreja para representá-lo, as instruções que ele deu, - Digam que já foram abençoados com todas as bençãos, Gálatas 3:9, abençoados com o crente Abraão -. Entra em outra igreja por aí e escuta as pessoas falando de aceitar Jesus, que tu tens o poder de decidir para aonde vais, para onde vais, quando as instruções que tem essa embaixada é de dizer às pessoas que são predestinados para salvação desde antes da fundação do mundo, (Aplausos) que essa é a verdadeira missão da igreja.
Faz tempo que não lemos Colossenses 1:28, que está aí mesmo, verdade? Veja o que diz: "a quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda sabedoria, a fim de apresentar a todos, perfeitos em Cristo Jesus…” Diga: A TODO HOMEM. Não é isso que você escuta nessas muitas embaixadas que existem por aí, que estão reclamando ser embaixadas de Deus aqui na terra. Por isso é que eu dizia, não é que andemos loucos buscando exclusividade, mas é que temos uma exclusividade. Porque até onde eu sei, no Ministério Creciendo en Gracia, a toda pessoa, a todo homem, a toda mulher que entra por essas portas, se declara “perfeito em Cristo Jesus”, porque essas são as instruções que temos de nosso chefe máximo, de Deus. (Aplausos)
Vamos à Primeira carta de Paulo aos coríntios, capítulo 2, versos 6 em diante e vamos apreciar o que é a missão da igreja. Primeira de coríntios, capítulo 2, verso 6; "Sem dúvida, falamos sabedoria entre os que alcançaram maturidade; e sabedoria, não deste século, nem dos príncipes deste século, que perecem. Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta, a qual Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória…” Isso é importante, isso de “para nossa glória”. Você pode dizer isso? Diga: PARA, PARA NOSSA GLÓRIA, porque assim nos fazemos participantes dessa sabedoria, desses mistérios. Quer dizer, a idéia que tinha o apóstolo Paulo é que quando nós lêssemos isto, que nos envolvêssemos, que disséssemos, “nossa”. Porque quando você diz, “nossa casa”, se supõe que você é parte dessa casa, que você tem identidade com ela. Então, quando diz, de novo, o verso 7, "Mas falamos sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta, a qual Deus predestinou antes dos séculos…” Diga: PARA NOSSA GLÓRIA, "...a que nenhum dos príncipes deste século conheceu; porque se a tivessem conhecido, nunca teriam crucificado ao Senhor da glória. Antes, disse o apóstolo, como está escrito: Coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem nunca subiram ao coração do homem, são as coisas que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus, no-las revelou, revelou a nós..." De novo, se inclua aí, diga: A NÓS, "...Deus no-las revelou pelo Espírito; porque o Espírito tudo esquadrinha, até mesmo as profundezas de Deus.”
Paulo disse que ele foi arrebatado ao terceiro céu e nessa experiência ele ouviu coisas e em suas próprias palavras disse, “inefáveis”. “Coisas inefáveis”, sabem o que é? Inexplicáveis, inexpressáveis, isso é o que significa inefável, algo que não há forma de ser expressado. Sem dúvida, à ele se revelou com o propósito de que uma vez que sua viagem desse paraíso fosse concluída, que viesse a escrever e assim foi, precisamente, o que ele fez, começou a escrevê-lo. Mas essas, são coisas como que inexplicáveis, como são inefáveis, abençoados, só lendo-as não podem ser entendidas. Veja irmão, falando com o apóstolo há uns dias atrás, comentando sobre o tema de “A Criação Geme”, que ele pregou aqui na igreja e depois demos um segmento. Eu dizia ao apóstolo, - Mas é que, quantas vezes eu abria a bíblia em púlpitos onde eu servia e eu nunca pude pregar isso -. E ali estava, abençoado, e quem sabe quantas coisas mais lindas ainda existem aqui, que serão pregadas. Não se vá, fique por aqui, “stick around”, como dizem em inglês, “fiquem por aqui dando voltas”. E eu dizia ao apóstolo, - Mas apóstolo, se eu tivesse visto coisas tão lindas como essa, você crê que eu não teria compartilhado disso com a congregação que eu pastoreava -? Sim, supomos que o pastor, que sente isso genuinamente, de servir à Deus, sempre quer servir o melhor para a amada do Senhor. Mas o melhor que alguém tem para dar é esse círculo vicioso de rudimentos, de aceitar ao Senhor, de todo esse joguinho, de todo o simulacro, de aparência religiosa, isso de faz com que alguém sempre esteja metido nas igrejas do sistema. Mas que tremendo, essas coisas que ele viu, coisas inefáveis escreveu e que bom que um dia Deus escolheu a nosso apóstolo José Luis de Jesus, para que deixassem de ser inefáveis.(Aplausos) Que tremendo, pensar que essas coisas, para nós, já não são inefáveis, já não são inexprimíveis. Agora, já não são inefáveis, já não são inexprimíveis. Agora, nós podemos explicá-las, quando você fala com uma pessoa, sobre a graça, essa pessoa fica olhando com os olhos inefáveis para ela. Mas que abençoados somos nós, para nós já são fáceis de entender, de assimilar. Claro que isso é assim.
Bem, essas coisas que o apóstolo ouviu no terceiro céu, “inefáveis”, inexplicáveis, são as que, precisamente, faz referência aqui em coríntios onde diz, “Antes, como está escrito: Coisas que olhos não viram nem ouvidos ouviram, nem subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para nós.” Sabe de uma coisa? Essas coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem subiram, ainda o mundo não as viu, nem os ouvidos do mundo ouviram, porque não subiram ao coração do homem. E a missão da igreja deste milênio é fazer subir essas coisas ao coração do homem, que as ouçam, que as vejam, porque olhos não as têm visto, nem ouvidos, só os de Creciendo en Gracia. Modéstia à parte… Um irmão me dizia noutro dia, - Porém, porque você diz que só aqui -? É porque já estamos cansados, eu já estou cansado, eu creio que tenho até calos aqui, de mudar os canais da televisão, de ouvir o rádio para ver o que se ouve, em que outra parte se ouve isto e com certo ar de alegria, com certo ar de, não sei, de privilegiado sorrio por dentro de mim mesmo e digo: - Que benção é estar na graça, em Creciendo en Gracia! Todos os demais são imitações -. O que Paulo ouviu, coisas inefáveis, eram, vejam, e segue sendo, mistérios até que seja explicado como Deus nos tem dado explicações à nós.
Que ouvidos haviam ouvido?, uma redundância, não?, que nós estávamos perfeitos? Que ouvido aqui havia ouvido isso antes? E mais, tu sabes o quê? Eu até posso perguntar, que olho dos que estamos aqui, havia visto algo perfeito antes? Tu sabes por que não? Porque tu, sempre, e eu, olhávamos as pessoas na carne. Aqui em Creciendo en Gracia, nos ensinaram a ver algo, que os olhos nunca antes haviam visto e isso é ver a cada pessoa, a cada um, a cada abençoado em completa e plena perfeição. Isso, os olhos nunca haviam visto antes, pelo menos, os meus não, isso nunca havia subido ao meu coração. Somente com isso, somente isso subindo ao coração de um pastor, de um homem, de uma igreja, somente com isso, deixam de existir imediatamente todos os chamamentos ao altar. Como você se vê nesta noite? Isso, isso, olhos não haviam visto, e essas foram as coisas inexplicáveis que o apóstolo Paulo recebeu. Nenhum ouvido havia escutado essas coisas. Veja, em dois mil anos de existência da embaixada de Deus na terra, as embaixadas não haviam dito isso às pessoas até agora, até agora. Como Deus ama a igreja! Verdade? Veja que, a igreja, a embaixada de Deus na terra, sempre existiu, desde que ele à estabeleceu, ainda que tenha havido épocas, períodos de obscurantismo, ainda que tenha havido períodos de corrupção aguda na igreja, Deus a amava, Deus permitia que de tempos em tempos viessem reformas. Mas todas essas reformas podemos chamar de “reformazinhas”, verdade?, que apenas reformavam, digamos, dez por cento, ou oito por cento… Veja, se nós tivéssemos pregado a graça à Martinho Lutero, ele começaria a nos repreender e a querer tirar os demônios de nós, se assustaria e sairia correndo. Nunca havia subido ao coração do homem isso de nossa pré - existência, isso, olhos nunca haviam visto, nem ouvidos; quer dizer que tu estavas lá, antes, com ele. Abençoado, que mais evidência tu queres que somos exclusivos em Creciendo en Gracia, com esta mensagem? E tudo mais que se desprende com um ensino como esse. Não reclamamos por simples palavra, exclusividade, mas se tens entrado em uma embaixada e a linguagem que ouves ali não é a linguagem que te introduz na dimensão de reinar em vida, essa não é uma embaixada de Deus aqui na terra. Sim ou não? Se entras em uma embaixada, e não te ensinam como servir à Deus e viver para Deus com limpa consciência, não é uma embaixada, não é uma representação. Porque um dos benefícios que ele nos deu na cruz, é a limpa consciência.
Há pessoas que, eu dizia outro dia pregando, creio que foi em Tamarac, que há pessoas para as quais a limpa consciência não é nenhum benefício, porque eles são auto suficientes, até que Deus permite algo. A limpa consciência é um benefício que é como uma carta que tu andas aqui, e assim somos, eu creio que, os filhos abençoados de Deus, devemos ser assim, devemos andar na forma mais correta possível, caminhar e representar dignamente a graça, mas andar com essa carta de limpa consciência, que é um benefício, que está para nós, obtida por Cristo na cruz. Ele disse que se o sangue de touros e de bodes nunca pôde aperfeiçoar, bem, o seu sacrifício sim, pode fazer limpos, quanto a consciência e quando te acontece algo, podes estar completamente seguro, que podes sacar a carta de limpa consciência. E se tu entras em uma embaixada e não te ensinam a ter uma limpa consciência, essa não é uma verdadeira representação de Deus, porque as ordens que há dele, é que com o sacrifício, nós caminhemos com uma consciência pura, com uma consciência limpa diante de Deus.
Poderíamos falar muito. Se entras em uma embaixada e não podem ver a perfeição nos filhos de Deus, senão que os vêem em carne e os vês desfilando uma e outra vez ao altar, se lhes estão ministrando somente as necessidades físicas das pessoas que estão enfermas e Deus pode, e Deus cura, Deus faz milagres, tudo o que tu queiras, mas as igrejas de hoje em dia estão cheias desse tipo de ministério. Sem dúvida, não têm ouvido coisas que jamais ouvidos ouviram, nem visto coisas, nem coisas que têm subido ao coração do homem, estão sendo manifestada à eles. Não são uma verdadeira representação, e como disse nosso apóstolo, - não merecem ser chamadas de igreja, quem sabe, sinagogas, mas não, igrejas -. Agora, se entras em uma igreja, e isso é lindo, se você entra em uma igreja onde estão pregando coisas, mistérios, sabedoria que sobe ao coração do homem, seu espírito vai notar isso imediatamente. Talvez, sua carne lute com seu espírito por alguns dias, e isso tem acontecido. Seu espírito escuta uma coisa tão refrescante, tão linda, porém, sua carne diz, - Não, é que na minha igreja onde eu vou, não é assim -, e você começa. Talvez tenha conflitos por uns dias, porém, seu espírito sempre vai ganhar. HELLO! O espírito é o que necessita escutar isso.
Agora, abençoado, falando de linguagem, os anjos são espíritos ministradores, enviados à serviço, para nos servir, nós que somos herdeiros da salvação. Para herdar os benefícios de reinar em vida, necessitamos da assistência angelical. Para obter a assistência angelical, é necessário usarmos nossa confissão. Sim? Ainda que pareça loucura. Quantos aqui têm vergonha de falar com os anjos? Porque os anjos, parece que não há ninguém ouvindo, está falando sozinho. Você sabe quem é capaz de dizer que você está louco e está falando sozinho? Uma pessoa a quem não subiu ao coração, estas verdades, estas riquezas, mas nenhum abençoado que tenha sido atingido por essas verdades, que estas verdades tenham subido ao seu coração, se atreveria a dizer isso à você, se o visse falando sozinho. Porque ele sabe que você está falando com anjos, você está dando ordens. E não é com pensamentos, abençoados, que os anjos operam, os anjos não operam com pensamentos. No domingo, eu dizia o que um abençoado me disse: - Quer dizer que o meu destino está sujeito ao que eu confesso ou não confesso? Os anjos não sabem já, o que eles têm que fazer antes que eu diga? Eles estão enviados para servir e para fazer o que têm que fazer -. E bem, então, como justificaríamos tanta desgraça, tanta calamidade, que maltrata a criação, e os anjos não fazem nada? Os anjos não têm esse atributo que pertence somente à Deus, que é a onisciência. Os anjos obedecem ordens, não pensamentos. (Aplausos) Não, esperes, que tu estás dizendo…
Você sabe o que eu estava dizendo? Sim, eu estava dizendo algo, mas, para dentro de mim, porém, só para mim. E eu vou dizer outra vez… Que disse? Que disse? Assim estão os anjos. – Que diria -? Você sabe, o que eu estava dizendo? Você sabe, eu estava dizendo que sou abençoado, que eu estou completo, que eu sou próspero, que eu estou…, todas essas coisas, eu as disse, que eu estou reinando em vida e agora você as sabe, porque eu as disse, e agora os anjos sabem sobre elas, porque eu as disse. (Aplausos) Eles não sabem o que estou pensando, mas têm ordem de Deus, para me servir, quando eu ordeno. Abençoado, faça-me um favor e recebas, e creias nisto e pratique isto, porque vai te fazer bem, vais notar isso em tua vida. Como vais notar isso se nunca pões em prática, nem fazes? Como exercício, antes de se deitar, mande-os fazer algo. Você se atreveria fazer isso? Sim? Dia, diga-lhes o que você… exercite-os, exercite-os porque é muita teoria e pouca prática. Nós temos que entrar no campo da prática com mais seriedade, irmãos. Temos que exercitá-lo, é um beneficio muito grande que Deus nos deu como filhos de Deus que somos, para reinar em vida; os anjos, os anjos. Para herdar, repito, o prometido, é que tem que usar a assistência angelical e para obter a assistência angelical tem que confessar. “Crí, pelo qual, falei”. Se fosse diferente, não sei…
Sabe o que disse o apóstolo Paulo? Segunda carta aos coríntios, capítulo 5, verso 20, "De maneira que, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus rogasse por meio de nós; os rogamos em nome de Cristo…” Diga, ARREPENDEI-OS?, “RECONCILIAI-VOS COM DEUS”. Estamos de acordo irmãos?, em que a igreja é a embaixada de Deus na terra? Veja, nada que Deus fará em seu decreto e seu plano, fará for a da igreja. Porque a igreja, temos lido em Efésios, em Colossenses, ele é a cabeça e a igreja é o seu corpo, uma cabeça fazendo coisas. Seria de sair correndo de susto, verdade? Que susto ver uma cabeça fazendo coisas! Nem um corpo sem cabeça, é pior ainda. E ele disse que todo domínio, todo nome que se nomeia, toda potestade, toda autoridade está debaixo de seus pés. Ele é a cabeça e a igreja é o seu corpo. Irmãos, isto não é coisa pequena, isto é algo sublime, verdadeiramente. E então, você está de acordo comigo em que a igreja é a embaixada de Deus na terra? Deixe-me ouvi-lo. Você é parte da igreja? Você é membro da igreja? Então, sabe o que Deus diz que você é? Um embaixador, diga: UM EMBAIXADOR. Às vezes, alguém vai andando pela rua, e vê uma placa, uma tabuleta diplomática, tem acontecido comigo e eu vejo isso por aí, e então, passa alguém ao lado dele, - quem será o senhor embaixador que vai ali? Quem sabe que eminência, que personagem ilustre de outra nação, e se pensa muitas coisas. Pois então, precisamente assim, se veja você mesmo assim, como um embaixador, como um personagem de importância, como uma pessoa grande neste governo de Deus aqui na terra. Porque isso é o que você é, um embaixador. (Aplausos). Nós, nós, irmãos, nós não somos pouca coisa.
Outro dia estava compartilhando com uns irmãos, e eu lhes dizia, o apóstolo estava também, e eu lhes dizia: - É que nós somos tão importantes nesta terra, e não é que esteja louco. Não, não, não -. Nós sabemos tanto, imagine, temos ouvido coisas que ouvidos jamais ouviram, e temos visto coisas que nunca tinham sido vistas e temos em nosso coração, coisas que nunca tinham subido ao coração do homem. E então, assim eu dizia, que se viesse algum teólogo, algum personagem de importância no sistema religioso, e se sentasse conosco em uma mesa, somente com uma coisa que nós digamos, toda sua teologia se vê em maus lençóis, toda. Conosco, não se pode falar, a menos que nós queiramos falar. Não há forma, irmãos. É como tirar um peixe de for a d’água. Alguém que venha discutir sobre graça, é como tirar um peixe for a d’água, começa a se bater, a brincar, nada mais. Que mistérios! Mistérios “da mesma maneira”, de que em um dia tirou o pecado do mundo, que Adão era o diabo. Uma só coisa é suficiente para que tenham meses de estudo no sistema religioso analisando como é possível e tratando e figurar e dar nós e… Nós somos uns embaixadores tremendos, com um conhecimento muito grande, irmãos. O que aquele que nos encarregou como embaixadores disse?
Olhe o verso 18, estamos na segunda carta de Paulo aos coríntios, capítulo 5, verso 18. "E tudo isto provém de Deus, quem nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; que Deus estava em Cristo reconciliando consigo ao mundo…” Ouça abençoado, quando você entra numa embaixada comum dessas por aí, numa “embaixadazinha”, HELLO!, e você ouve um pastor que para na frente e diz: - Deus está me revelando que aqui, há pecado -. Estarão representando bem à Deus? O que diz aí? "...que Deus estava em Cristo reconciliando consigo ao mundo…” Diga comigo: NÃO LEVANDO EM CONTA AOS HOMENS… é porque já não contam, é porque um dia, o pecado foi tirado, em um dia. Eu, às vezes, antes, me atrevia a dizer-lhes, às pessoas em graça, - Veja, eu permito que vocês, as congregações que estão em graça, que vão à uma igreja para que se dêem conta -, agora, me dá até pena de dizer isso à vocês, porque é perder uma ou duas horas sentado ali ouvindo nada. Se você algum dia for a um batismo, por alguma coisa, um compromisso social, porque é isso que é, Paulo quando os coríntios estavam celebrando a ceia e fazendo suas coisas, lhes disse: - Os reunis para o pior -. Isso é o que faz a igreja do sistema, reunindo-se para o pior. E você entra ali por algum compromisso social, e de tudo o que dizem, o pouco que você pode tirar de bom, você já sabia. É ou não é? Ai, Senhor! Que tremendo! Agora, cada vez que você entra em Creciendo en Gracia, você sai com um sorriso e com algo novo. Você sai com ânimo, você sai, sabendo que esta embaixada está cumprindo com o que Deus disse que tem que fazer. Os homens, disse Paulo, têm que considerar-nos como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. (Aplausos)
Veja o que nosso Presidente, se podemos chamá-lo assim, neste caso, com sua embaixada que é a igreja na terra, o que nos recomendou a nós, para fazermos, ah. Ele disse, dá instruções: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo ao mundo, não levando mais em conta, verso 19, os pecados dos homens, e logo diz, nos encarregou..." Diga isso comigo: NOS ENCARREGOU, fazer convites ao altar? Batizar as pessoas para perdão de seus pecados? Orar pelas pessoas? Impor mãos? Dar conselhos? A chamar-lhes ao arrependimento? Isso é o que fazem todas as embaixadas por aí, tudo isso é o que eles fazem. Disse é que eles vivem. A falar em línguas? "...e nos encarregou..." Diga comigo: A PALAVRA DA RECONCILIAÇÃO. E logo diz: "De maneira que, somos embaixadores..." Seja um bom embaixador. Quem você representa? O GOVERNO DE DEUS NA TERRA. E que posição você tem? É de gari? É uma posição de quem varre por aí? Não, com licença, eu sou embaixador, senhores e senhoras. E onde estão as credenciais? Porque cada vez que um embaixador chega à um país tem que, imediatamente, a primeira coisa que faz, é se apresentar no despacho presidencial para mostrar as credenciais que o outro presidente o deu, e isso é o que o autoriza e lhe dá crédito. Aí está. Onde estão suas credenciais? Abra a boca, e nada mais, isso é tudo o que tens que fazer, e o que vai sair. – Oh, não, este fala mistérios, diz coisas que nunca haviam dito. Anda com o coração cheio de coisas que nunca haviam subido ao coração do homem -. Que tremendo! A embaixada de Deus na terra e nós, embaixadores, representantes de Deus. Você pode imaginar um representante de Deus, chorando no altar? Fazendo perguntas à Deus? – Porquê -? Há “embaixadorzinhos” por aí que dizem, - Não, chegou o momento em que eu tive que me aborrecer com Deus -. Ai, pobrezinho de Deus! Verdade? Imagine você, um montão de embaixadores, “embaixadorezinhos” de Deus, em greve de fome para que Deus faça algo? Jejuando. E gritando com Deus, - Tu tens que fazer algo. Tu fazes, tu tens que fazer algo porque tu o disseste e tu não podes mentir e… - E Deus, eu imagino que Deus está encurralado, assim cada vez mais para trás. Que vergonha! Que vergonha! E pensar que andamos ali, verdade? Aiiiiii!
Conselho final, abençoado, para esta igreja do novo milênio que vai possuir toda a terra. Veja irmão, se você crê que Deus vai governar, o vai fazer por meio de sua embaixada. Ou Deus estará buscando gente ignorante por aí?, que conhecem muito de ciências políticas, talvez sim, da economia global, que conhecem muito de tecnologia, de tudo, mas que não têm nada em seu espírito? Não. Talvez você seja o mais ignorante em ciências políticas e quanto a todos os outros ramos intelectuais seculares, mas tu tens o principal e Deus trabalha é com isso, com o conhecimento da mente de Cristo que tu tens. (Aplausos) Aí sim que cabe um ABA PAI! Bem tremendo, verdade?, oh.
Hebreus 10, e com isso fechamos. Hebreus 10:25, diz o apóstolo Paulo, eu não sei se isto ele ouviu no paraíso ou é simples sabedoria paulina, mas sabe o que disse o apóstolo, "Não deixando de congregar, como alguns…” Tu não és “alguns” verdade? E se tu és “alguns” e estás vendo o vídeo e ouvindo por cassetes, deixa de ser “alguns”. Não seja mais “alguns”. Sabe porquê? Porque se tudo o que temos dito é certo, como é possível que deixemos de congregar na embaixada de Deus na terra? Como é possível? Isso, só é possível se você pensa que tudo o que dissemos anteriormente é simplesmente um belo conceito, é bonito. Porém, se tu crês que isso é uma verdade, que é uma realidade; que Deus, o que governa todo o universo, decidiu que quem vai representá-lo na terra é sua igreja e se tu és parte dela e fostes nomeado embaixador, não é possível descuidar desta área tão importante. "Não deixando de congregar, como alguns…” Diga: ESSE NÃO SOU EU. Todo o mundo. "...têm por costume..." Não, mau costume, diria eu, - Pastor, mas não podemos voltar àquele legalismo -. Não se trata de legalismo, isto é uma questão séria. Tu sabes o que te dizia o legalismo? Que se você não vem à igreja e Cristo volta, você fica. Aqui, em Creciendo en Gracia, temos entendido que ainda que nunca pises numa igreja, se tu és um predestinado, não podes ficar. Porém, que este governo e esta embaixada têm que ser bem representadas, isso sim o dizemos também. "...como alguns têm por costume, senão, exortando-nos; e tanto mais, quanto vejam que aquele dia se aproxima.” Não congregar, nas palavras de nosso apóstolo, é um mau costume. Que tremendo isso ah! É um mau costume.

Nenhum comentário: