
(calqueo ministrado em 01/10/2006) (…).
O tema leva por título:
“FORMANDO a CRISTO no CRENTE II”.
Vamos começar com o verso que usamos na quarta-feira (27/09/006), de Gálatas capítulo 4, verso 19. Tome nota destes versos, destes conselhos, porque depois você pode COMPARTILHAR e confirmar isso em sua casa.
Diz o Apóstolo Paulo, escrevendo aos gálatas. (Gálatas 4) verso 19: “Filhinhos meus, por quem volto a sofrer dores de parto,…”
Já tinha sofrido uma vez, os GEROU, se foi, eles se apartaram (por causa da circuncisão), então Paulo, outra vez, volta a sofrer dores de PARTO pela mesma criança.
(Diz): “…até que Cristo seja…” –o quê? -(Diz: Seja FORMADO).
Veja, que as DORES de parto de um APÓSTOLO para com uma igreja são até que CRISTO seja FORMADO. Uma vez que Cristo é formado, já não sofre mais. E esse é o TRABALHO de nosso Pai (Apóstolo José Luis De Jesús Miranda) com este ministério.
(Como diz o verso): “…até que Cristo seja FORMADO…” em teu espírito.
Ouça bem: Em teu ESPÍRITO, você é como Cristo (você é igual a Cristo). Aquele que se une ao Senhor, um espírito é com ele. Temos sua FÉ, temos sua SANTIDADE, sua justiça, sua PERFEIÇÃO.
Sem dúvida, esse ESPÍRITO, ainda que já esteja completo e igual a Cristo, tem que conhecer sua IDENTIDADE. Tem que ser ENSINADO. Tem que ser CONFIRMADO. Cristo tem que ser FORMADO em teu entendimento.
Uma coisa é ser ILUMINADO (quando o véu se te tira). (É quando dizemos): -Uiii, entendi, não há diabo, entendi, o pecado foi tirado. Entendi que sou salvo para sempre... Mas logo após essa iluminação, então o próximo passo é que Cristo seja FORMADO em ti, e isso NÃO é da noite para o dia, isso é um processo.
Assim como se forma uma criança e vai crescendo, vai crescendo. Assim como se FORMA um embrião (feto) e vai crescendo à medida em que as semanas vão passando, e vem acrescentando-se essa estatura. Pois, igualmente NÓS, somos formados em Cristo. Cristo tem que ser FORMADO em tua MENTE (em ti).
E, para isso (para que Cristo seja FORMADO em ti), olha o que o Apóstolo Paulo recomenda para isso. Romanos capítulo 2, verso 16. –Que é que pode FORMAR a Cristo em ti?
Diz: …no DIA…” Paulo, quando diz: “…no dia em que Deus julgará (está falando FUTURO)…”
-Você sabe que Paulo NÃO pôde –ouça- FORMAR a Cristo em NENHUM crente? Porque para FORMAR a Cristo, número um: Fazia falta o NOVO PACTO. Você NÃO pode formar a Cristo com o “antigo pacto”. E Paulo NÃO tinha escrito o “novo pacto”. Ele estava sobre isso. Em seus dias, ele estava ESCREVENDO. E NÃO havia IMPRENSA para reproduzir esses papiros. Não é como agora, que (o Pastor) Abner fez um panfleto aqui, e já o temos multiplicado em centenas. Não havia isso (no tempo de Paulo).
Quer dizer que NÃO se podia FORMAR a Cristo; NÃO havia Internet, não havia computadores, não havía telões (eletrônicos). Não havia Bíblia.
Bem, tanto assim que, quando Paulo terminou seu ministério, quantos o abandonaram? -(TODOS). Se houvesse um com Cristo FORMADO nele, NÃO o haveria abandonado. Diz que TODOS o abandonaram, porque essa é a reação de um CRENTE que NÃO está formado em Cristo. Apostata.
Desliza, naufraga (na fé)…
Agora, por isso é que Paulo diz: “mas vem um dia, agora estou assim porque é que NÃO posso FORMAR a ninguém, e além do mais, NÃO é meu trabalho formar a ninguém. É quando VIER o Senhor. O meu, agora, é ESCREVER o FUNDAMENTO, para que quando ele venha, ele use esse fundamento para formar a CRISTO no crente.
Ele intentou FORMAR a Cristo em cada crente, e sofreu DORES DE PARTO, mas a oposição da incircuncisão (a lei) era tão forte que a INFLUÊNCIA mosaica (de Moisés) era tão poderosa nesse tempo, que os que ele “ganhava” em uma semana –e Paulo viajava seis meses- quando voltava, já estavam outra vez em RUDIMENTOS (tinham voltado atrás, à circuncisão).
Não é como aqui, que se você deixa de vir, pode ver a Internet. Lá, NÃO havia Internet, e quando Paulo saía de viagem, regressava após um ANO, porque não tinha Avianca nem American Airlines (empresas aéreas).
Eu saio e volto, em dois dias já estou aqui, ou aos três dias; mas Paulo ia e demorava meses, enquanto o barco zarpava, e voltava, e dava a volta. E, quando ele chegava para trás, diizia: -Mas, vem cá, se eu deixei vocês bem... quem se meteu aqui?, quem vos enfeitiçou? Tendo começado pelo espírito, agora terminais na carne...
Mas ele deu uma PROFECIA, diz: “…no dia em que Deus julgará…” Gosto disso (diz): “…Deus julgará por… -(Diz: Jesus Cristo).
-Quem Deus iria usar para JULGAR? -(A Jesus Cristo). -Através de que meio Deus iria JULGAR? –Jesus Cristo, mas tinha que ser Jesus Cristo homem (com corpo). NÃO pode ser lá em cima, julgando, é aqui EM BAIXO
(Diz): “…Deus julgará por Jesus Cristo…” -E o quê é que iria a julgar?
(Diz): “...os segredos dos homens, (usando) conforme a meu evangelho.” Dando a entender que o EVANGELHO de Paulo, um dia, Deus o usaria por meio de Jesus Cristo e iria julgar os SEGREDOS dos homens. Aí, a religião não chega (aos SEGREDOS). A RELIGIÃO trata com a “aparência”, (com o que se vê, como te vestes, o que comes). Mas não com os segredos. Aí NÃO pode chegar. Nenhuma “filosofia” pode chegar ali.
Então, Paulo profetizou: -Vem um dia, quando o próprio Deus, através de Jesus Cristo... Mas está falando de Jesus Cristo homem, porque se vai usar o evangelho de Paulo, pois seria uma manifestação de JESUS CRISTO que iria abrir a Bíblia (e diria): -Vamos a Hebreus, vamos a Romanos, vamos a Efésios… Iria usar o evangelho de Paulo para julgar (dividir, aclarar) os teus segredos Porque em nós há segredos, em nós há inquietudes, há pensamentos, há dúvidas, há de tudo.
Então, se o EVANGELHO de Paulo não chega ao teu espírito a tempo, então, esses segredos, vão te “NUBLANDO” a vida. E então, começas a dar voltas assim, como um barco sem rumo, buscando, e te metes aí na “RELIGIÃO”, buscando aclarar teus segredos. Alí NÃO o encontras. E vens aqui ao “DINHEIRO”, buscando, e tão pouco. E vens aos PRAZERES, tão pouco o encontras. Até que chegas a Creciendo en Gracia. Porque o evangelho o faz. (Aplausos).
E veja como... que é que faz este evangelho que julga os segredos dos homens. Veja onde te leva: Primeira carta aos Corintios 2: 11.
Diz: “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que está (nele)? -Onde? (Diz: Nele).
-Quem conhece as tuas coisas? –Quem conhece as coisas do homem? Teu espírito (meu espírito), que está onde? –Dentro de nós. Estamos claros até aí? Diz ali que o ESPÍRITO do HOMEM, que está dentro do homem, sabe as coisas do homem. –Sim ou não? –(Assim é).
Mas, se esse espírito que está dentro de você, não é educado, então, você não pode se CURAR. Você não pode se curar, você não pode RENOVAR sua mente. Você sabe que neste Ministério ninguém faz nada por você, é a PALAVRA.
Aqui não se te impõe mãos (nem te dizem): -Não, passe à frente, que vou te dar um aconselhamento especial. Que vou te dar uma UNÇÃO especial. Não, aqui é a PALAVRA. Ela é poderosa para atuar em você. E você a leva para sua casa, e de momento, em duas horas, “fora”, essa palavra explodiu dentro de você. (E expressas): -Ouça-me, agora entendi.
Porque é que ela tem que JULGAR. Essa palavra não fica na superfície. A “palavra” da RELIGIÃO fica fora.
Mas esta se mete. E esta entra em lugares obscuros que papai, mamãe, tio e tia não puderam entrar. Nem o psicólogo entrou, nem o padrezinho da esquina. Nem o parapsicólogo, nem o astrólogo, porque para chegar aos SEGREDOS dos homens, tem que ser uma SABEDORIA que chegue ao espírito do homem. E essa sabedoria, é a sabedoria PREDESTINADA a qual nenhum dos príncipes deste SÉCULO conheceu. Sabedoria oculta, a qual Deus predestinou para nossa glória. (Aplausos).
Então, necessitas recordar a teu espírito sua IDENTIDADE. Para que, então, teu próprio espírito vá te levando.
Olha, às vezes você está em casa, e quando és EDUCADO (quando teu espírito é educado), e vem uma “enfermidade” a teu corpo, você nos liga (e diz): -Bispo, ore por mim, pastor, ore por mim.
Não, não, você ali mesmo diz: -Espera, eu não recebo isto, eu me declaro curado.
(E depois dizes à tua esposa): -Meu amor, estamos de acordo aqui?
(Ela te diz): -Sim.
Porque teu espírito já está EDUCADO. Cristo já está sendo FORMADO em você. Você NÃO tem que recorrer a “curadores”; nem a um aio (guia, conselheiro), senão à própria PALAVRA em você. Como teu espírito está sendo educado (esse mesmo espírito, esse mesmo novo homem criado segundo Deus) começa a ministrar CURA a teu corpo físico. Você mesmo se cura. Você mesmo cura seu corpo, você mesmo... com a palavra que está em você. Curas teus traumas, teus complexos, teus sentimentos de culpa. Você mesmo, com o espírito, com a graça que te foi dada. Você mesmo.
Vai iluminando (essa palavra vai iluminando) esses lugares obscuros em você. E você diz: -Olha, eu não tenho que estar mais sofrendo toda a minha vida por isto que aconteceu. Isto teve um propósito em minha vida, não vou negar a Papai. Vou prá frente! (para adiante)... (Aplausos).
Mas olha, a RELIGIÃO vive de culpa. Olha, sabe qual é a finalidade de cada religião? Levar-te à culpabilidade. Porque se conseguem te levar à culpabilidade, vais dar mais DINHEIRO. Se conseguem te levar à culpabilidade, vais assistir TODOS os dias na igreja. Se consegue te culpar vais estar à frente, arrependendo-te” cada vez que se faz um chamamento.
A eles não interessa que se diga que não há CULPA. Que o diabo foi tirado. Que o pecado foi tirado; não, eles te querem em culpabilidade, e isso NÃO é do ESPÍRITO... (Aplausos).
-Quem acusará aos escolhidos de Deus, se Deus é o que os justificou? (Aplausos).
O que Deus deixou preparado de antemão para curar teus SEGREDOS, é o evangelho da incircuncisão, mas tens que dar-lhe TEMPO, tens que te expor a esse poder. Tens que dar tempo para que teus filhos sejam expostos, que ouçam esta PALAVRA, e cedo ou tarde, é um processo, mas é lindo, irmão, é processo, porque não é chato.
Imagine, que te curassem em um só dia, que chato seria isso. Você aprender tudo em um só dia. Isso é chato. Agora, que você vá aprendendo dia a dia, aaaah!... e outro pouquinho mais... (E você dirá): -Olhe, que precioso está isto.
E quando já terminaste de saborear, outro pouquinho mais (e dizes): -Ai, que precioso, dá-me mais! (Deus como que diz): -Aqui vai outro pouquinho mais... Olhe, assim é melhor. Você não crê, irmão? Je, je, je… (Aplausos).
Olhe como Paulo o expressa em Hebreus capítulo 4, verso 12.
(Diz): “Porque a palavra de Deus…” Está falando do evangelho da incircuncisão.
(Diz): “… é viva…” –É uma palavra o quê? (Diz: Viva).
-Você sabe o que é VIVA, verdade? -Que não está MORTA. –Você tem escutado palavra morta, que você...?
Olha, esta manhã eu estava vendo um programa de televisão do sistema (religioso), e olha, as pessoas... (com cara de bobos). Eles estão ali, não porque gostam da palavra, eles não estão aí (expressando): -Ai, eu quero que Cristo seja formado...! Ai, essa pregação! Forma-me, pastor!... Não, não, não, eles fogem dessa pregação. Mas estão ali por culpabilidade. Porque lhe disseram que se não estiverem ali, “o diabo anda solto”, “estão fritos”, “ficam”.
Então, a motivação é diferente. Mas aqui, NÃO. Aqui, a PALAVRA que você recebe fica VIVA dentro de você. E você vai para o trabalho...
Você tem observado as vacas, quando comem? Elas comem a comida e bubububu! E, de momento, se vão. E, de momento, umas duas horas depois, lhes dá fome, e em vez de voltar a comer, fazem (faz gesto de mascar de novo a comida). Isso é ruminar (mastigar de novo). Isso se chama ruminar. E voltam a comer o que comeram há duas horas. Quer dizer que essa comida está viva ali.
Pois, essa palavra que está em você, é VIVA e EFICAZ, e no momento que você necessita dela, aí mesmo se levanta dentro de você, e te diz: -Não temas, há anjos contigo. Não temas, eu vou terminar a obra que fiz em você. Ja, ja, ja. Abba Pai! (Aplausos).
Viva e eficaz, funciona onde a palavra põe o olho, põe a bala. De momento, você está assim, e você está vendo televisão (e dizes): -Anda, agora entendi. A quantos isso tem acontecido? Porque é que você está vendo televisão, mas a palavra continua ATUANDO poderosamente em você. Não é você, é a palavra em você. (Aplausos).
-Por quê você crê que o Senhor repousa contigo? (Ele nos diz): -Tranqüilo, tudo te é lícito. Esquece... ufff... Porque Ele sabe que, uma vez que te meta a palavra adentro, esta palavra não te deixa quieto.
Olha, há pessoas que chegaram a este Ministério e que hoje não estão –ouça bem, hoje não estão. Mas já foram iluminadas. Somente que nesse processo de Cristo ser FORMADO nelas, ABORTARAM. Ou seja, não esperaram o processo, e qualquer situação visível que suceda, (dizem): -Ah! Não quero mais...
Mas, olhe, qual é o problema? Se uma pessoa é iluminada aqui, por Papai (Apóstolo José Luis De Jesús) e, por alguma raiz de amargura, ou por alguma situação que lhe aconteceu, ou que se deixou de fazer (algo de carne), de momento, se molestou essa pessoa, ou com o Apóstolo, ou com o Bispo de bispos, ou com o irmão (dizem): Não vou mais para esse Ministério. Como ela já foi ILUMINADA, essa pessoa se vai. Mas, então, começa (a ouvir pela Internet), mas não assiste, mas continua na Internet, olha, (comendo da palavra), porque está iluminada. (Tem essa luta, e dizem): -Sim, mas não gosto...
Mas então, continua (nos ouvindo)... E se vai por ali, e tenta levantar uma igreja... E (continua ouvindo ao Apóstolo José Luis). –Porque, onde mais vai comer...?
Depois que uma pessoa é iluminada aqui, onde mais, diga-me? Ah, diga-me? Onde você pode comer alimento sólido, se não é neste Ministério?
Então, você se foi por uma raiz de amargura, por um mal-entendido, ou porque o pastor não te saudou, ou seja o que for, te fostes. Mas já fostes iluminado, vais a outra congregação (e dizes): -Não, isto, não. Não, não, não.
E vais a outra congregação (e dizes): -Pois tão pouco. Pois eu estou cansado disto. Ah, é melhor que fique em minha casa.
Mas, ao estar em sua casa, esta palavra segue atuando em você (e dizes): -E eu necessito ouvir, sim, mas não vou voltar lá, porque estou aborrecido com sicrano e fulano. Vê, tem uma raiz de amargura. Mas, então (dizes): Vou ver pela Internet. Mas como não se curou da raiz de AMARGURA, ainda que ouça a Internet, essa raiz de amargura atrapalha o seu crescimento. E tudo por causa de CARNE, porque já fostes GERADO.
Você não pode negar sua PATERNIDADE. Se você foi gerado por Papai (Apóstolo José Luis De Jesús Miranda), você não pode NEGAR essa paternidade. Que estejas aborrecido, eu entendo. Que te aborreceu a maneira como se pintou o prédio, está bem. Que a música é dura, pois está bem, que o pastor viaja muito, também, isso está certo.
Mas tens que chegar a uma CONCLUSÃO: -Onde mais vais ouvir esta palavra? Então, se é aqui, pois, então, não a recebas de ladinho. Submeta-te.
Olha, aqui tem havido pessoas MARAVILHOSAS: Guillermo Núñez, Eladio Ramos, Abel Beita, pessoas que nos ministraram. gente que nos ministrou a nós. Frank Rodríguez, pessoas que amamos, e que os amamos, todavia.
Olha, sabe o lindo deste Ministério, que aquele que se foi por alguns anos e volta, o recebemos com “bumbos e pratos”. A nós não nos interessa (ou expressamos): -Não, pois, agora senta-te, porque fostes embora...
Os amamos porque são nossos. (Aplausos)
Uma pessoa que é iluminada aqui, já não se pode DESAPEGAR disto. Então, estas pessoas se vão aborrecidas por alguma coisa (por uma raiz de amargura, e então, tratam de formar um Ministério e NÃO podem; porque essa palavra com que você está tratando de formar o ministério, você a tirou deste APOSTOLADO.
Então, ao levar a palavra a outro lado, e deixar o Ministério (ou o apostolado), essa palavra não caminha sem o APOSTOLADO.
É como se agora mesmo você dissesse: -Pastor, não, eu vou levar essa água para lá (te dirá): -Pois leve-a, tome, não a beba... já.
E você a leva em suas mãos e vais caminhar e levar esta água para lá. Quando chegares lá, ela ficou pelo caminho. Porque essa água pertence a este vaso.
-Você quer água? –Tome-a daqui. Tome-a deste vaso, você não pode separar, você não pode separar a GRAÇA do APOSTOLADO.
Paulo diz em Romanos (1: 5): “…e por quem recebemos graça e o apostolado, para a obediência à fé em todas as nações...”
Não vai prosperar, irmão. (Dirás): -Não, eu posso. (Te dizemos): -Tente. Não pode. Não vais conseguir.
A menos que regresses ao sistema (religioso). Ah!, isso, sim. Regressa ao sistema, negue tudo o que aprendeste, vai-te a comer outra vez do mesmo VÔMITO, aquilo que comias ANTES, e ali debaixo daquela cobertura –que não é do meu espírito- (da circuncisão), ali, sim, ao melhor te virão muitas pessoas.
Mas NÃO podes meter graça lá.
Então, veja, eu mencionei nomes, porque Paulo, em seu tempo, mencionou nomes. Me dizia o Apóstolo (José Luis De Jesús): -Carlos, menciona NOMES. Paulo mencionou a Himeneu, Fileto, Alexandre “o latoeiro”.
Porque é que olha, por isso é que aqui você NÃO pode ver carne. E nessa FORMAÇÃO de Cristo no CRENTE, o anjo vai te permitir ver carne e muita. Porque você necessita ser FORMADO. Você não pode levar aqui dois anos, e não começar uma FORMAÇÃO. É impossível. Aqui, cedo ou tarde esta “cobertura” vai te agarrar e vai dizer: -Não, você tem que estar aqui unicamente pela PALAVRA, porque você está convencido de que esta é a VERDADE. Não porque gostei de como o pastor prega, não porque gostei da música, gostei do local, NADA disso.
O ANJO vai procurar com que a única coisa que te mantenha aqui seja a VERDADE do EVANGELHO, e que você o ame sobre TODAS as coisas. (Aplausos).
Vais ser PROVADO. Vais ser provado, porque Deus necessita que você se “FORME” dentro de seu REINO. E virão situações... que privilégio...” Que privilegiado serás ao seres TESTEMUNHA dessas coisas que vão acontecer!
Isto é como uma universidade, que Ele te dá o EXAME e te dá a PROVA, e te dá a SAÍDA. E que melhor universidade que essa, que te dão o exame e te dizem: -Também vou te dar as respostas. Mas tens que passar no exame.
-Sabes o que acontece, irmão? –Que esta palavra é tão PODEROSA, que quando a recebes em tua MENTE (em teu espírito), Deus diz: -Te fiz compartilhar (te fiz participante de minha MENTE). Estou te revelando meus segredos.
(E dizemos): -Sim, dá-me... (Ele disse): -Queres mais? Aqui vai. Queres mais? (Respondemos): -Dá-me mais.
(Deus disse): -Já, gostou?... (Respondemos): -Ai, que precioso, Papai!, reino em vida.
(Deus disse): -OK, agora, age como eu. Não, porque já te dei os segredos. (Dizemos): -Sim, sim, mas o que aconteceu? (Deus disse): -Não. Já te dei os segredos. Já te dei minha mente. Agora, você tem –com essa mente- julgar como eu julgo. í
(Respondemos): -Está bem. (Deus nos disse): -Estás pronto?
(Respondemos): -Sim, estou pronto.
(É quando Deus diz): -Ánjos, está pronto, já. Comecem.
E começa, olha, o furacão, Suuuuh! Fusuuuu! (a soprar-nos)…
Olha, Papai é tão bom contigo, que Ele espera primeiro que a palavra se afirme em teu CORAÇÃO (mente). (E depois, pergunta): -Estás pronto? Estás cheio de palavra? (Respondemos: -Sim. (Deus pergunta): -Que mais tu és? (respondemos): -Sou um deus. (Deus diz): E que mais?
(Dizemos): -Tenho anjos. (Deus pergunta de novo): -O que mais? (Respondemos): -Sou rico. (Deus pergunta): -Estás seguro?
(Reiteramos): -Rico. (Deus diz): -OK.
(Nós também dizemos): -Estou curado. (Deus diz): -Estás seguro? (Respondemos): -Sim… (Deus expressa): -Tremendo…
E quando se levou a palavra… (Deus ali pergunta): -Quanto dás pela palavra? (Dizemos): -Entrego tudo. Tudo. (Deus diz): -Tremendo. Anjos, vamos. Vamos, está pronto, ponha-lhe a mão. (Aplausos).
E então, o anjo, que levava anos DORMINDO ao teu lado, de momento, lhe dão trabalho (e diz):
-Ai, finalmente, chico. Finalmente, vamos SOPRAR este homem, para ver se se vai a palha que tem no meio. O feno e a madeira...
E o anjo começa, olha (a soprar): -Fuuuuuu! Fuuuuuu! Fuuuuuuu!
E de momento, o irmão diz: -Olhe, que está acontecendo, que eu levo aqui três anos, e a mim nunca havia acontecido isto?
(E outro irmão terno lhe diz): -Olhe, eu não sei. Será que José Luís De Jesús Miranda, não é Jesus Cristo homem?
E de momento, o anjo diz: -Como? (e sopra mais forte) -Fuuuuuuuuuu! Fuuuuuuuuu!!
E de momento, ele diz: -Ai, meu Deus, eu creio que me meti em FALSA doutrina. (E o anjo sopra mais FORTE): -Fuuuuuuuuu!
Je, je, je… (Aplausos).
Olhe, e assim é que acontecem os NAUFRÁGIOS (na fé). Diz: -Ah, não, é melhor eu ir daqui, porque antes eu estava melhor! Antes, meu negócio me dava dinheiro. Agora, o dinheiro se foi. E como o anjo sabe que teu aguilhão é o DINHEIRO, o furacão vem vestido de dinheiro.
Eu te digo isso porque te AMO. E estou te advertindo, porque te amo. Mas, se ainda não te chegou, vai te chegar.
Mas, ao contrário, se você ama a VERDADE, e sabes no que crês, e sabes que temos que ser PROVADOS, e temos que ser FORMADOS, e que há um trabalho de maturidade, que Papai está fazendo em nossas vidas, quando vem o furacão, você diz: -Meu amor, agarra-te nesta PALAVRA e não deixes de congregar. Ali vou às quartas-feiras, preciso dessa palavra, vou passar por isto porque sei que esta é a palavra poderosa, e NADA me separará deste Ministério. Abba Pai!... Je, je, je. Uuuuu! (Ovação).
Olhe, e de momento, quando você está ali AMARRADO, olha, com tua esposa, com tua família, está SOPRANDO o vento, mas você está aí (firme, suportando). Olha, você dobra assim, (quase caindo)... mas voltas outra vez... E de momento, vem a BONANÇA (calmaria). (E respiramos tranquilos):
-Fuuuuuuu! Ai, que precioso, meu amor! Eu me sinto bem. Olhe, eu sinto como que isto já passou (a esposa diz): -Eu também, meu amor, me sinto tão bem.
(O esposo pergunta): -Estamos firmes? (A esposa responde): -Estou firme.
(Diz o esposo): -Isto é o que é. Eu vejo Papai em tudo isto. Não negas ao Senhor? (a esposa diz): Não o negas? Não, eu não o nego. E você?
(O esposo diz): -Tão pouco o nego. Abaaaa Paaaaiiiiiiiii!
-E sabe o lindo disto, irmão? –Que quando você é... você passa por provas (esse FURACÃO), já não te tornam a passar. Te passam por outro, mas esse não. Esse não, esse já não repetem, porque já fostes APROVADO. (Aplausos).
E por te aprovar nesse, quando vier o outro, já estás mais FIRME, já estás mais EXERCITADO.
A mim me encanta ver quando uma pessoa, que eu sei que está passando pelo FOGO (uma prova), me encanta ver sua confissão diáfana (transparente). E eu sei que está padecendo, e eu sei que está com sua família, estão, olhe...
(E ainda que alguém lhe pergunte): -E como estão? (Eles respondem): -Bispo, estamos tão contentes... (E o bispo diz): -Ai, que precioso.
Eu me GOZO, porque isso é uma batalha (a batalha da fé. A batalha da fé), que eu não posso lutar por você. É você... Aqui, cada um levará sua própria CARGA.
E olha, vais ser provado em TUDO: Nas finanças, em tua reputação, em tua saúde, em teu crédito, em teu matrimônio, com teus filhos, com teus estudos, com tuas propriedades... tudo. Porque é que Deus, o que está procurando, é que você tire a tua VISTA de tudo o que não seja Ele. E Ele o faz por amor, uma vez que você enfoque bem tua vista, então, Ele dá todas as coisas em ABUNDÂNCIA.
Mas, se as tem que tirar por um tempo, ele te tira. Porque Ele é um Deus ZELOSO. É com Ele e nada mais. Depois que você conserta isso (Deus diz): -Agora, vou começar a te dar.
Olha o que me dizia o Apóstolo (José Luis) em Efésios 4: 22. Efésios 4:22. “Quanto à passada maneira de viver, despojai-vos do velho homem, que está viciado conforme aos desejos…” –o quê? (Diz: Enganosos).
Olhe, este VELHO HOMEM não está “CONVERTIDO”. (Mesmo que você diga): -Não, agora, sim, que sou um deus... (Lhe respondemos): -Sim, és um deus em teu espírito, mas o teu corpo continua viciado. E o corpo vai vir com paixões desordenadas, e vai te vir com sugestões.
Olhe, uma das coisas que eu mais dou graças a Papai (Apóstolo José Luis) é porque há um só Apóstolo. Aqui não há 12 apóstolos. Nem doze (12) cabeças neste Ministério. Uma só cabeça. –E por quê digo que me alegra? –Porque aqui eu não decido, quem decide é Papai.
Quando há uma situação do Ministério, eu vou tomando nota... (escrevo) e quando é o momento correto, eu digo: -OK, este é o momento, sim, ligo para o Apóstolo (José Luis, e lhe digo): -Abençoado Apóstolo, bom dia, tudo bem... (o Apóstolo diz): -Tremendo, Carlos...
(Depois, o Bispo de bispos lhe diz): -Tem uns minutinhos?
(O Apóstolo me diz): -Sim. (E lhe expõe os pontos): -Um, dois, três...
Porque eu tenho desejos enganosos, eu tenho sugestões (por exemplo, em dizer-lhe): -É que veja isto, se pode fazer assim, e isto se pode fazer assado...
Mas, se eu estabeleço minha FORMA de ser, violo a UNIDADE do espírito.
E se eu violo a UNIDADE do espírito (a COBERTURA que está neste Ministério) NÃO pode respaldar o que estou fazendo, porque estou VIOLANDO a cobertura (estou violando a unidade do espírito). Leves dez (10) anos, quinze (15) anos ou um ano. Não se pode fazer isso aqui.
Aqui NÃO se pode. E você pode fazer às escondidas em sua casa, lá em outro país, mas ainda que eu não te veja, nem nenhum pastor te veja, nem o Bispo te veja, nem o Apóstolo (José Luis), a “cobertura angelical” te vê. Com isso, é suficiente.
Então, igreja, olhe, conhecer os mistérios é GLORIOSO, mas Cristo vai ser formado em você, você necessita que Cristo seja FORMADO em você. É necessário que Cristo seja formado em você.
E neste reino, me dizia o Apóstolo (José Luis): -Carlos, neste reino, acontecem mil coisas; coisas que, se você não estiver bem parado, te tornam LOUCO.
Não vês que Deus, no REINO, Ele vai permitir que você viva coisas no reino, não FORA do reino, é aqui. E que você vai ver tão escandaloso (e dirás):
-Meu Deus, isso não pode ser teu...!
Mas é Dele. E não podes negá-lo. E tudo isso, é um exercício (de confessar): -Não o nego, me submeto, o vejo, não digo nada, digo que está no controle, que os anjos...
Esse exercício, é o que vai exercitando teus SENTIDOS, até que Cristo se FORME em você. E que lindo ver uma pessoa que tem Cristo formado, NADA o move.
Pode passar o furacão, pode se esvaziar a igreja (e ele confessa):
-Abençoado, estou firme. Estou firme.
Seus filhos podem deixá-lo, seu esposo (a), seu dinheiro, o trabalho, o podem deixar na rua, mas está firme; porque ele CREU na PALAVRA.
Então, primeira carta a Timóteo capítulo 1, verso 3. Olhe o que diz Paulo.
Primeira a Timóteo 1: 3. (Diz): “Como te roguei que ficasses em Éfeso, quando fui à Macedônia, para que mandasses a alguns que não ensinem diferente…” o quê? (Diz: DOUTRINA).
-Você sabe que os DESEJOS ENGANOSOS também podem vir com doutrinas diversas? Não somente um “desejo enganoso” (é) uma “paixão desordenada”, ou de temores, senão desejos enganosos, DESEJOS mosaicos (doutrinas judaicas).
(Pergunto): -Olhe, e se eu estou bem repousado nesta palavra, não será que tenho que acrescentar um jejunzinho?, não será que tenho que acrescentar um pouquinho, um culto de unção...? –Ah?
Então, por isso Paulo diz: “Como te roguei que ficasses em Éfeso, (…) que mandasses a alguns que não ensinem diferente doutrina…”
Verso 4. (Diz): “…nem prestem atenção a fábulas e genealogias intermináveis, que acarretam disputas, mais do que edificação de Deus, que é por fé, assim te encarrego agora. Pois o propósito deste mandamento…” -Diga: MANDAMENTO.
-O que é o mandamento? –De NÃO pregar diferente DOUTRINA. (Depois diz): “… é o amor nascido de um coração limpo, e de boa consciência, e de fé não fingida, das quais coisas, desviando-se alguns, se apartaram às vãs palavrerias,…”
Naufragam na fé, se apartam (da doutrina). Muitos dos que ouviram a palavra de Paulo, por algo que viram em Paulo, pela gravata que usou, pela viagem que fez, ou pela mulher com que se casou (se se casou, se deixou), não sei, mas naufragaram.
Pela DOUTRINA que trouxe, que era muito FORTE. Naufragaram (se desviaram. Se apartaram da fé).
Então, olhe o CONSELHO que Paulo traz, e é o mesmo que traz nosso Apóstolo (José Luis) neste dia. Capítulo 4 verso 16.
Aí mesmo, primeira a Timóteo 4:16. (Diz): “Tem cuidado…” -Diga: Tem cuidado. De DUAS coisas.
Olha (diz): “Tem cuidado de ti mesmo…” porque esse é o pior INIMIGO. –Você. Não é o “diabo” que anda solto. Esse já foi destruído (Hebreu 2: 14).
(Diz): “Tem cuidado de ti mesmo…” E olha o que coloca ao lado: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina,…” Olhe, a DOUTRINA quem traz é o Apóstolo (José Luis).
Ouça bem, igreja, podem haver doutrinas que para você podem parecer insensatas (sem razão). (Você pode dizer): -Ai, essa doutrina não serve! Ai, isso é um escândalo, essa doutrina! Como vai ser? Mas você tem que SE CUIDAR, porque nessa DOUTRINA, ainda que pareça que NÃO é, essa doutrina contém um PÊSO que te faz manter-se firme em momentos de turbulência.
E lembre-se, como dizíamos quarta-feira, o crescimento, você não dá conta do crescimento. –Você sabe quem se dá conta? –Aquele que está do teu lado. E, sabe quando você se dá conta? –Quando vem o furacão. E de momento, você se sustém assim, e diz: -Olhe, no ano passado, eu teria gritado. Há dois anos, eu teria caído a chorar como uma menina. Mas aqui me mantive.
Porque a palavra que cada calqueo traz, você recebe em seu espírito e isso vai “FORMANDO” a Cristo em você.
Mas a advertência (a exortação paulina) é: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina;…”
Igreja, se cuidamos de nós e da doutrina, REINAMOS.
Porque nosso pior inimigo somos NÓS mesmos. Nesta mesma CARNE, que está viciada. –Quantos são honestos e veem as sugestões de sua carne? –Você tem visto, ou, entretanto, não teve o privilégio de VÊ-LA?
(Não venhas dizer): -Ah, não, pastor, eu vejo as do meu irmão, mas as minhas não vejo.
(Se lhe dirá): -Então, você é um perigo. Não, não, não, olhe para o lado, é a sua. E uma das conquistas desta palavra, é que te ilumina os olhos ao PONTO de que você se torne tão MADURO que vejas as tuas próprias insuficiências (faltas).
O imaturo nunca se vê a si próprio; o imaturo sempre vê o outro. Mas, aquele que é maduro, diz: -Olhe, eu teria feito pior.
Verdade que, então, como que te cobres, te cuidas a ti mesmo, tens compaixão dos demais.
(Diz o verso 16 outra vez): “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persiste (nisso que estás cuidando) persiste nisso, pois fazendo isto, te salvarás a ti mesmo e aos que te ouvirem.”
Você sabe que isso é uma palavra para os pastores. E para os Mestres e Bispos. Todo aquele que tem um ministério, diz, “para ti e para os que te ouvirem.”
Quer dizer que você tem um ministério onde as pessoas te OUVEM. Pois esse é o conselho, tens que cuidar-te de ti mesmo.
(NÃO digas): -Não, que esta congregação não semeia. Não, é que esta congregação aqui, as pessoas não vem à igreja, ficam em casa, ficam na Internet...
Nãããooo, o problema dessa Igreja não é a igreja, é o Pastor, o Bispo que tem que cuidar-se de si mesmo e da doutrina.
Nunca lance a culpa na Igreja. Nunca. A Igreja nunca tem culpa. Nunca. A Igreja é a ESPOSA de Jesus Cristo. (Aplausos)
Se uma igreja não cresce, é o Pastor. Não é a Igreja. Se a Igreja cresceu, é o Pastor. Se não há prosperidade, o culpado é o Pastor. Se há prosperidade, o responsável é o Pastor. Ou para bem ou para mal.
-Tem cuidado de ti mesmo; olha, os que estamos na liderança, ao que muito se dá, muito se é cobrado.
Você tem que julgar suas intenções, seus segredos. (Examinar-se e dizer): -Por quê eu quero fazer isto? Por quê eu quero fazer este protesto em meu país? O que eu estou querendo? Por quê eu quero...? até mesmo quando vais à Ministração da Semeadura...
Olha, eu isto, te digo por experiência própria, às vezes, a Igreja está cheia, e a carne me diz: -Chico, hoje sim, que o que vem é abundância, aqui...
Porque a Igreja está cheia, vê?... pelo que alguém vê. Então, se, por acaso, na ministração (da semeadura), eu ajudo um pouquinho ao Senhor... E aperto um pouquinho, e eu falo um pouquinho para que as pessoas soltem MAIS, porque tem MUITA gente, e esse é o dia em que MENOS entra (dinheiro).
E no outro dia... (a carne diz): -Olhe, aqui tem pouca (gente)... ah, bem, irmão, semeie aí, se quiser...
E, de momento, é o dia que mais entra. (Aplausos)
Você tem que julgar as intenções do seu coração. Esta palavra (te faz perguntas): -Por quê você está fazendo isso? Por quê você não quer que outros líderes se levantem em sua congregação? Que medo você tem? Ah?...
-Por quê você tem que manter o controle assim humanamente, e não solta a congregação à cobertura angelical e aos dons que Deus pôs em sua congregação, ou em seu ministério?
Esta palavra é poderosa, esta palavra se mete por todas as áreas de sua vida. Por TUDO. E quando você entende isto, não MALTRATAS a Igreja.
(Dizes): -Não, aqui, o CULPADO não é a Igreja. É que Deus está tratando comigo.
Então, como você ama a Igreja, você se corrige rapidinho. Porque você não quer que a igreja sofra. E te conduzes, e te cuidas; e cuidas da doutrina, e te submetes e levas cativo o ventre, e amarras aqui, e não falas... mordes a língua. (Expressas): -Tudo está bem, irmão. Completo.
E o ANJO diz: -Gostei dessa conduta, vou respaldar.
E isso, isso é para o Ministério, isso é para o teu negócio, para a educação dos teus filhos. Isto serve para tudo.
Isso, você tem visto esses... essas coisas que há, que curam tudo...? –Você tem visto essas pastilhas que “curam tudo”... Pois isto, te cura tudo. Serve para tudo.
E por último, conselho do Apóstolo: Romanos capítulo 5 verso 1: “Justificados pois, pela fé, temos paz para com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;...” -Alôo! (Diz): “…por quem também…”
-Em outras palavras: Somos justificados pela fé, e também: “…temos entrada pela fé (pela qual fomos justificados) também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos…” –o quê? (Diz: FIRMES).
Em outras palavras, por fé você é JUSTIFICADO, e por esta mesma fé você entra a esta o quê? (Diz: GRAÇA).
(Diz): “…graça na qual…” –estás o quê? (Diz: FIRMES). -Como Paulo diz: Por fé e para fé. Não é por fé e depois por obras, não. Entras por fé, para viver por fé.
(Diz o verso): “Justificados, pois, pela fé, -e também- (…) por quem também temos entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes,…”
Virão situações... Virão desejos enganosos; se não chegaram ainda à tua vida, vão chegar. Isso é um privilégio de cada crente que está sendo formado em Cristo Jesus. Quando isso chegar (dirás): -O que eu faço, Pastor?
(Se te dirá): -Tranquilo, por fé e para fé. Continua da maneira que fostes iluminado.
-Que fizestes para ser iluminado? -Nada. –E o que vais continuar fazendo? -Nada. Porque se o fizeres, estragas. Continua no repouso, mas é por fé. (Confessa): -Não, digo que isto vai acabar, isto é uma leve tribulação momentânea que produz cada vez mais um excelente e eterno peso de glória. Não vou me queixar, não vou desmaiar. Eu sei que isto tem um propósito, não vou negar o Senhor em minha vida, Deus disse que vai fazer, e eu creio, aconteça o que acontecer. (Aplausos).
E quando você tem a Cristo FORMADO, pode vir o furacão que vier, pode cair metade de Miami, e você continua... Que lindo é ver gente assim firme, aconteça o que acontecer.
Eu quero terminar fazendo um convite a todos aqueles que, em algum momento, por alguma situação, se apartaram do Ministério, mas que em verdade foram iluminados por Jesus Cristo homem (por nosso Pai), e minha exortação em AMOR é que não permitas que essa RAIZ de amargura atrapalhe a graça de Deus em você... Não o permitas.
Cristo vai ser formado em você. Cristo ser formado em ti, e são as situações da VIDA que ele usa para que Cristo seja FORMADO em você.
“Limpai-vos de toda contaminação de carne e de espírito.” Não há outro lugar para ser FORMADO. Não há outro lugar. Não há outro Ministério. Não há outro apostolado.
Deus levantou este Ministério, e se manifestou na vida do Doutor José Luís De Jesús Miranda, que é teu PAI e é meu PAI.
E eu recebo que em teu coração há humildade... se em verdade você ama a VERDADE por sobre todas as coisas, você vai poder superar essa etapa. E, quando regressares, aqui estaremos; para te receber, para te amar, e para te declarar abençoado.
-Quantos recebem essa palavra? Vamos estar em pé, os músicos... (Aplausos).
-Diga ao que está a seu lado: -Estou firme nesta graça, pela fé.
Je, je, je. Firme nesta Graça. Nada me move, tenho a âncora. Conheço meu Papai. Tenho minha verdadeira identidade.
Dê outro aplauso a Papai. (Aplausos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário