Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

segunda-feira, setembro 25, 2006

(calqueo ministrado em 16/01/2002)
Bem, pois temos bom tempo. O tema de hoje é: “O Decreto de Deus”, ou, perdão, “Um Decreto, dos muitos decretos, de Deus”. Está bem? Já podemos dizer como introdução: Para quê Jesus morreu? Quanto ao nosso espírito. Vamos agora pôr o corpo à parte. Porque nós somos um tesouro que vive em um vaso de barro. Vamos falar do tesouro. Cristo morreu por esse tesouro, quer dizer que nosso espírito é um tesouro. E a Bíblia diz que “o que se une ao Senhor, um espírito é com ele”. Quer dizer que teu espírito e o Espírito de Deus já é um. A única coisa é que ele usa os dons para te comunicar a teu espírito, porque eu te ensino. Eu não sabia isso e sem dúvida, o Espírito de Deus está contigo. Mas ele, para honrar o apostolado, segura a revelação e me dá a mim e não dá a você. E você tem o mesmo que eu, porque somos o mesmo, ele não dá seu Espírito por medida, mas, como ele anda submetido também... Então, ele diz: - Se der isso a todo o mundo, imaginem? Então, para quê vou pôr apóstolo? -. Então, o que ele faz é que me dá a mim, para que eu revele a ti.
Agora, o que eu revelo a você, logo você vai e encontra no evangelho e você diz: - Se isso está aí, por quê eu não havia visto antes? Isso está aí -. Porque você não pode me ver edificando fora daí, porque se me pega fora, olhe, estou liquidado, ando em mentira e sou encontrado falso. Mas, se o que eu te digo está no fundamento que Paulo deixou, então essa é a minha proteção e a tua proteção. Essa coisa de fé cega, como as pessoas dizem por aí: - Essas pessoas têm uma fé cega nesse homem -. Não. Nós somos pessoas inteligentes, não é uma fé cega. Você tem uma fé bem 20/20, porque vocês estão olhando o fundamento. Se não está aí, então, para quê estar aqui, então?
Agora, quando ele morreu, diz que: “com uma só oferta te fez perfeito para sempre”, no que se refere a teu espírito. Isso é bíblico? Sim ou não? Onde está isso? Em Hebreus 10:14. E então, onde diz que: “o que se une ao Senhor é um espírito com ele? Primeira aos Coríntios 6 o quê? 17. e, onde diz: “Eu disse: Vós sois deuses?”. Salmo 82:6, aí diz isso. Olhe, aqueles que não têm muita memória, vão anotando, memorizem. Então, logo Paulo diz que “temos este tesouro”. Porque se você é um deus e o Espírito de Deus mora junto com o teu e te fez perfeito com uma só oferta e te lavou e te santificou e te regenerou e te fez uma nova criação, isso, Deus chama de: “um tesouro”. E então, quanto à carne, que nela não mora o bem, porque ainda está em um estado de corrupção... porém, ainda que esteja nesse estado, diz que ele adotou nossos corpos e os fez templos do tesouro. Por isso é que temos que cuidar do corpo e tratamos de nos cuidar nos vícios, de não exagerar. Tratamos. Quantos tratam? Tratamos de não comer exageradamente. Você, em seguida pensa que o vício é álcool, cigarro, mas, comer é um vício que mata. Colesterol. ALÔ!
Olhe, hoje eu estava em um restaurante e tive que exercer o domínio próprio, porque era um restaurante hispânico e então, hoje eu viria pregar, e quando eu venho pregar eu não gosto nem de comer muito e venho sempre leve. E lutei ali grandemente, pelejei a boa batalha da fé, e o que eu fiz foi que pedi uma sopinha de frango, digo, prato, não sopinha, um prato para ainda que seja, me manter aí. E então, exerci o domínio próprio e comi a metade de um sanduíche, como às duas... Isso é domínio próprio. Digo, quando alguém diz a mim: - Apóstolo, você está bem aparentado -. Eu digo a essa pessoa: - Você não sabe o que me custou isso -. Ah? Sim. Porque no espírito é grátis, mas no corpo, tem que se esforçar.
De fato, que eu estava para recomendar a vocês que leiam o livro de Provérbios neste ano. Porque diz que o livro de Provérbios é a sabedoria de debaixo dos céus, ou seja, para a terra. Mas, tem que ter cuidado porque Salomão era um legalista e ali há lei também. Ou seja, você tem que lê-lo com as lentes de Paulo e dividir e olhar aí... Porque ali, há coisas boas. Assim que, se você o ler, é com essa condição, cuidando que não te faça danos. Porque nós estamos chamados ao evangelho, esse é o pacto correto. Porque Salomão fez uma porção de coisas, imaginem, trezentas mulheres, trezentas concubinas. Você não vá se deixar levar por isso. Há pessoas por aí que dizem: - que na palavra de Deus tudo é inspirado -, me disse um pastor, americano. Disse-me: - Não, não, não, não, não; desde Gênesis 1:1 a Apocalipse -. E eu lhe disse: - OK. Pois então tudo é inspirado: trezentas mulheres, trezentas concubinas -. Tem que ter cuidado.
E então também diz: “Confie no Senhor e dê a ele as primícias de teu dinheiro e teus lagares transbordarão de mosto”, de álcool. Olhe, você sabe, não é o mesmo que uma garrafinha, uma coisinha, mas já é um galpão. Digo, há pessoas que sempre estão: - Não, não, desde aqui até lá -, pois daqui até lá você tem que dividir. Porque também a Bíblia diz que: “Judas foi e se enforcou”. Você vai fazer o mesmo? Vocês sabem por quê nós falamos assim? Porque conhecemos a graça e a graça nos dá o privilégio de passear por toda a Bíblia e dividir, e entender.
Então, quer dizer que o espírito está perfeito, mas o corpo foi adotado, foi feito templo do espírito e Deus quer esse corpo e você tem que protegê-lo. Você tem que pedir sabedoria ao Senhor para que você possa durar muitos anos. Porque às vezes, a pessoa paga conseqüências de anos atrás. Bem, os anjos fazem como lhes dá vontade conosco. Aí eu não me meto, porque Deus faz como ele quer com cada um, ele trabalha de maneira diferente. Vejam a Estevão. Sendo tão fiel o mataram cedinho a pedradas e outros duram muito, e outros duram menos. E, existem pessoas muito boas que o Senhor as leva antes do tempo. E mais, há pessoas más que duram muito, e pessoas boas que morrem, e aí nós não podemos nos meter.
Mas então, com base nisso há um decreto que o apóstolo falou e está na Segunda carta aos Coríntios, capítulo 5, do verso 11 em diante. Diz: “Conhecendo, pois, o temos do Senhor, persuadimos aos homens; mas a Deus lhes é manifesto o que somos; e espero que também lhes seja a vossas consciências. Não nos recomendamos, pois, outra vez a vós, senão, vos damos ocasião de se gloriarem por nós, para que tenhais com que responder aos que se gloriam nas aparências e não no coração, no espírito, na mente. Porque se estamos loucos, é para Deus; e se conservamos o juízo, é para vós. Porque o amor de Cristo nos constrange, pensando isto: que se um morreu por todos, logo todos morreram”. Irão morrer? Ou seja, Deus os vê mortos ao pecado, mortos à lei, mortos à condenação. E isso é um mistério, porque, vejam, que Adão pecou e logo todos morreram, porque foi espiritualmente. Aqui, Cristo morreu e logo, todos morreram ao que havia dado morte espiritual.
Diz, verso 15, “E por todos morreu, para que os que vivem, já não vivam para si, senão, para aquele que morreu e ressuscitou por eles”. E isso é o que espera, que você conheça o evangelho, para que tudo o que você faça, o faça em nome do Senhor. Ou seja, que tudo o que você faz o Senhor está envolvido; - Senhor olhe, vou comprar um automóvel, recebo uma boa compra, uma casa, vou passear, vou sair de férias -. Tudo, que você ponha o Senhor em tudo, isso é viver para o Senhor. Diz, verso 16, “De maneira que nós, de aqui em diante…”. Em outras palavras, depois da cruz, antes da cruz não se podia fazer isto, mas, depois da cruz se pode, é o decreto. Diz: “De maneira que nós, da aqui em diante a ninguém conhecemos segundo a carne; e ainda, se a Cristo conhecemos segundo a carne, já não o conhecemos assim. De modo que se alguém está em Cristo, nova criação, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que todas são feitas novas”.
Agora, o decreto está, você sabe o que eu estava pensando? Estávamos almoçando, Josefina e eu, e nos chegou um mau testemunho de um irmão do ministério. Um mau testemunho, e me deu pena. Porque aos do Ministério Creciendo en Gracia também ocorrem coisas, e nos dá pena porque não gostaríamos que acontecesse nada de mal a ninguém. E de repente, eu disse a ela: - Veja, como Deus é que esse irmão com tudo, e mau testemunho, ele vai pagar conseqüências, mas, ninguém pode tocar nele, porque não se pode conhecer a ele em carne -. Ao que me refiro?
Eu me refiro a Romanos, capítulo 8. Vamos ver o que aconteceu com um irmão que lhe aconteceu algo mau. Porque você sabe que as pessoas por aí falam de nós e dizem: - Rapaz, se essas pessoas com isso de não conhecemos a ninguém segundo a carne fazem o que lhes dá vontade de fazer. Eles fazem de tudo e como não conhecem segundo a carne, então, esqueça. Ali, dão permissão para tudo -. E é verdade, Paulo é quem nos dá permissão, Paulo disse: “Tudo me é lícito. Tudo. Tudo”. O que é tudo? Tudo. Mas nem tudo me convém. Aí está o mistério: “nem tudo convém”. Mas, como a mim esse decreto interessa, porque isto é um decreto. Diz: “De maneira que de aqui em diante, a ninguém”, então, eu, como Apóstolo, Presidente desta corporação, deste ministério, eu tenho que respeitar esse decreto de Paulo. Ainda que digam por aí, que falem, que digam: - Não, não, não, como é que a ninguém conhecemos segundo a carne, pois eles se metem por aqui e por lá, e fazem e de tudo -. Hum! Mas, olhe, a mim interessa manter este decreto pelo bem de todas as ovelhas, e você vai ver porquê, quando eu terminar.
Veja bem o que diz o verso 31, (capítulo) 8 (de Romanos), 31 em diante. “Quê, pois, diremos a isto? Aí estamos todos? ABA PAI!? Sim? Sim? “Quê, pois, diremos a isto? Se Deus é por nós, quem será contra…”. Contra mim? Ah? “… nós? O que não poupou nem a seu próprio Filho, senão, que o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele…”. Quantas coisas? “… todas as coisas?”. Olhe, verso 33, “Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus é que…”. Quê? Quem o quê? Acusará de quê? Acusará. Quantos são filhos de Deus aqui? E quem acusará vocês? Ninguém, se foi Deus quem justificou... Quando eu ouvi isso desse irmão, eu disse: - Veja como é poderoso este Ministério Creciendo en Gracia. Que tremendo é este ministério! Que esse irmão o que lhe aconteceu... Ele está sofrendo, naturalmente, porque quando acontece algo com alguém, a pessoa sofre. Mas, quem é que pode acusá-lo? -. E eu disse: - Olhe, que sabedoria tem o apóstolo Paulo, que cada membro fica em pé, cada membro tem garantia de que está em pé -. Essa é a liberdade gloriosa dos filhos de Deus. Você sabe que há igrejas que tiram a membresia das pessoas por elas se comportarem mal? Por quê? Porque os acusam e os expulsam. Mas então, aqui diz que a um escolhido: “Quem acusará”?
E veja bem como segue dizendo, verso 34, “Quem é o que condenará? Cristo foi quem morreu; ou melhor, o que também ressuscitou…” Você sabe para quê ressuscitou? Para ver se está se cumprindo este decreto. “… o que além do mais está a destra de Deus, o que também intercede por nós”. O que o quê? Diga: INTERCEDE. E o quê vai interceder? Diga-me. – Olhe Senhor. Livra-o do diabo -. Intercede. – Senhor olhe, José Luis está... -. Ah? Intercede? Não. Ele intercede diante da nuvem de testemunhas, diante da nuvem de testemunhas, junto com os que já morreram que são nuvens de testemunha, aí é onde ele... Imagine, os que já morreram em Cristo, entre os anjos, - Olhe, tem que cobrir a esse irmão ou a essa irmã. Cubra-o, porque o estão maltratando. Anjo Gabriel olhe -, porque há muitos tipos de anjos. Então, “interceder” significa que ele dá autoridade para a tua proteção e a minha, para que isto se cumpra.
Diz, “Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou desnudes, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por causa de ti somos mortos todo o tempo; somos contados como ovelhas de matadouro”. Ou seja, que nos compara com Jesus Cristo, porque um morreu e todos morreram. “Antes, em todas estas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Pelo qual estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem potestades, nem o presente, nem o porvir, nem o alto, nem o profundo, nem nenhuma outra coisa criada poderá nos separar do amor de Deus, que é em Cristo Jesus Senhor nosso”. Olhe, que classe de segurança. Ah?
Veja o que diz João 8:35, livro histórico, Jesus falando nos dias de sua carne. Todos encontraram? Diz: “E o escravo não fica na casa para sempre; o filho…” O que diz? Quantos são filhos de Deus aqui? “… fica para sempre”. Não por um tempinho.
Rapidinho, Gálatas, capítulo 6. Diz: “Irmãos…”. Aí estamos todos? Gálatas 6, (verso 1): “Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, restaurai-o com espírito de mansidão…”. Manso. “… considerando-te a ti mesmo, não seja que tu também não sejas tentado”. Você sabe o que isso quer dizer? Que quando você acusa e julga, prepare-se, porque a banana, a casca de banana vem logo sobre você. Há probabilidades de que a você aconteça o mesmo. Sabe por quê? Porque quando você acusa, Jesus está intercedendo com seus anjos e quando ele intercede por um anjo como você, há anjos que dizem: - Senhor, eu quero ser uma casca de banana, de guineo para esse irmão. Será que eu poderia me colocar debaixo de seus sapatos e colocar para ele uma casquinha para ver se ele gosta? -. O Senhor faz, o Senhor é um especialista nisso.
Diz: “Levai sobre si as cargas uns dos outros, e cumpri em si a lei de Cristo”. Levai sobre si. Ou seja, finja que não viu, abençoado. Não o envergonhe. “Porque aquele que crê ser algo, não sendo nada…” Ou seja, quando você se mete nesses papéis de julgar, de criticar, você é nada. Olhe, sendo tanto. Diz: “… a si mesmo se engana. Assim que, cada um submeta a prova sua própria obra, e então, terá motivo de se gloriar só a respeito de si mesmo, e não em outro; porque cada um levará a sua própria carga”. Este é um ministério que restaura. O que acontece é que quando você obedece ao evangelho, você tem que fazer como ele diz e não como você pensa que deve ser. Por isso é que é tão fácil se afastar do evangelho, é muito fácil. Você sai assim. Ou seja, isto é um princípio que quando você o viola, são tantas violações que começam a tomar lugar. Número 1, a primeira coisa que começa é que você pisoteia o sangue de Jesus Cristo. Imediatamente, comete anátema e está maldito. Diz: “Se alguém não ama a Jesus Cristo”, e Jesus Cristo é você, no aspecto de que seu Espírito está unido ao teu. Então, isto rompe relações de amigos, isto rompe igrejas, isto rompe matrimônios, isto rompe amizades.
Vou te dar um conselho. Quando eu conheço alguém que trata de me dizer o seu passado, eu procuro a forma inteligentemente, de que ele não continue. E depois de tudo vou te dizer um segredo, e isto não é evangelho, estas são experiências e ditos meus. Às vezes Paulo dizia: - Não Deus, falo eu -. Mas, há pessoas que estão procurando a alguém para despejar toda a sua miséria. Olhe isto. Então, você, eu não sei qual é o melhor termo, de ingênuo, bobo, tolo, tonto, eu não sei em teu país qual é a melhor forma de usar isso, porque estamos falando com nações. Você, como um tolo quer se fazer de salvador e diz: - Vou te aconselhar. Despeje... -. Então, depois que desembucha tudo isso, que você agora lhe dá seu conselho, essa pessoa já despejou, depois não quer saber de você porque você é quem conhece toda a sua miséria. E então, começa a tirar o corpo fora (se esconder de você) e você começa a perder amizades e você diz: - Eu não sei por quê eu perco tantas amizades, se olhe, eu me presto para que me contem de tudo -. É que você está cheirando a vômito. (Aplausos).
Por isso, você não pode ser amigo de muita gente. Escolha as tuas amizades. Ah, até mesmo dentro do ministério, porque ainda que estejam no ministério não quer dizer que já cresceu em graça. Ele está crescendo, olhe, vai em espiral, ele está crescendo em graça, e crescer em graça leva tempo. Eu, às vezes me esqueço, me esqueço que eu levo 20 anos que eu tive esta revelação e então, às vezes como a revelação se aprende assim, pois, eu penso que uma pessoa que tem seis meses, que já corta como eu corto, então, tem as mesmas experiências que eu. E de repente, o prejudico, ou lhe posso causar danos. E então, a razão deste decreto é conservar as amizades, para conservar a igreja, para conservar a saúde, para conservar a você, para que você seja sábio. Diga: EU SOU SÁBIO, MAS, MINHA SABEDORIA VAI SER ATIVADA. Porque veja bem, Deus já disse que Cristo foi feito sabedoria em você. Aí Salomão dá uns bons conselhinhos, que você se cuide do homem altivo e da mulher altiva, há muitos conselhinhos aí em provérbios que podemos aproveitar. Outros não, como te disse agora mesmo, outros sim e buscar, porque há sabedoria. Ele foi um dos homens mais sábios da terra, ou o homem mais sábio, quanto a coisas terrenas.
Mas o princípio, o decreto de não conhecer a ninguém segundo a carne você deve manter. Não pode conhecer, a teu esposo você tem que dividir entre o teu esposo e o anjo que vive com o teu esposo. É como eu, aqui no púlpito você conhece ao Apóstolo, quando eu desço, eu sou José Luis. E então, pois, José Luis sua, José Luis tem que se pentear, José Luis tem que fazer umas coisas que também acontecem com você, que às vezes você as faz de maneira privada, não quer que ninguém te veja, vai ao banheiro, faz de tudo. E então, as pessoas criam imagens e sobre você, eles têm uma imagem de perfeição: - Olhe, essa aí vai à igreja -. Então, estão vigiando os mínimos detalhes porque pensam que você não pode nem rir. Pensam que você não pode nem dizer uma piada.
Agora, eu vou te dizer uma coisa, se você não gosta disso, você não cabe aqui. Não cabe neste ministério. E o pastor que não respeite isto, que pegue as maletas e se vá. Olhe, eu ia trazer uma placa, o que acontece é que esta mais pesada, não cabia aqui. Uma placa lindíssima que eu tenho, que um pastor me deu. Dizia: “Ao máximo intérprete da teologia paulina”, e escreveu uma carta tão feia sobre mil há pouco tempo atrás. E uma pessoa pode dizer: - Adeus. Mas, como ficamos? Ou sou o intérprete... -.
É igual a que eu tenho uma foto em... Como se chama aquele lugar no Rio de Janeiro? Pão de Açúcar. Eu tenho uma foto ali com um evangelista, ou é doutor já, creio, ah... Ou apóstolo também, se chama Miguel Ângelo. Então, eu tenho essa foto e então, esse homem vinha aqui e eu, por amor ao Brasil, eu lhe dava oito horas diárias em uma casa, ensinando-lhe. – E isto? -. – Isto --. – E isto? -. – Isto --. E quando ele vinha, eu tinha que me preparar porque ele vinha com perguntas, e perguntas, e perguntas. E então, pois, se foi ao Brasil e um dia o escutaram falando e lhe disseram: - Olhe, e de onde você tirou isso? -. E ele disse: - Olhe, o que acontece é que um anjo me apareceu e me revelou tudo isto -. O que ele não disse foi o nome do anjo. Não, e com a sabedoria que eu lhe dei, ele tem um edifício ali que custa milhões de dólares, e tem uns cinco mil membros, ele tem ali. E quando me conheceu estava em um teatrinho como este aqui, mais ou menos, e não era dele, era alugado. Mas, com esta sabedoria, ele enriqueceu. A única coisa é que ele tem um problema. É que o que intercede, o que intercede ante a nuvem de testemunhas diz: - Olhe, está mentindo, enriquecendo. Isso é, enriquecendo ilicitamente -. Há pouco tempo atrás entraram na igreja, o assaltaram na própria igreja, balearam o carro dele, e lhe fizeram não sei quantas coisas. Porque Cristo nos dias de sua carne disse: - Com a vara que medis-.
Assim que, vamos nos comportar bem, abençoado. Verdade que sim? O melhor é se comportar bem. Semear bem, para colher bem porque tudo o que uma pessoa semeia, isso se colhe. E cada um levará. Olhe, mas eu me alegro de como você está seguro. Eu me alegro de que ninguém possa te julgar, ninguém, ninguém, você está livre em Cristo. Quem te condenará? Cristo disse: - Nem o alto e nem o profundo -. Ah? E mais, uma vez ele disse: - quem se meter com um destes meus pequenos, é melhor que amarre uma pedra de mó -, parece que elas eram muito pesadas, - e que se atire no fundo do mar e que se afogue -. Assim é, que Deus te ama, abençoado. Olhe, este é minha primeira mensagem do ano, que eu dou, porque a outra deu Martín, “A Destruição da Morte”.
Olhe, a igreja do Senhor está segura, a igreja do Senhor está segura, o ministério está seguro. Nenhuma ovelha vai se perder. O Senhor ama a todas, o Senhor cuida de todas. Assim que eu te declaro, Abençoado com todas as bênçãos, fique de pé e dê um aplauso ao Senhor.

Nenhum comentário: